Por isso que eu falo a criação de abelhas sem ferrão ainda tem muito a ser estudado, já perdi muitos enxame sem motivo aparente e isso entristece demais o meliponicutor.
Assistindo hoje, 12/01/24, este vídeo, trago ao debate uma possibilidade, aqui no RS, região Noroeste do Estado, existe um uso desenfreado de defensivos contrabandeados da Argentina e do Paraguai, defensivos não autorizados pela ANVISA ou por outros órgão reguladores, comumente aplicados no cultivo da soja, março. Ocorrem diversas apreensões por parte das forças policiais, mas nunca conseguem apreender tudo. Uma grande possibilidade, seja isso, não só para as nativas, mas também para a ápis.
Quem possui enxames perto de lavouras, uma possível solução seria conversar com o agricultor para saber o dia que ele vai aplicar os inseticidas, a maioria dos produtos é de contato, tendo um residual na lavoura de 1 á 5 dias. Onde ele pode deixar a caixa fechada pelo menos no dia da aplicação, não é a solução perfeita mais já é um começo pra quem não tem muita opção.
Oi Carlos! Tudo bem? Meu nome é Rico Vilela e moro em Caxias do Sul, na serra gaúcha. Tenho mandaçaias, boca de rendas e jataís e este caso da mortandade de mandaçaias aconteceu comigo em duas caixas específicas. Cerca de 50 mortes em 2 dias, entre essas mortes, 11 abelhas sem cabeças que penso que pode ser pela desorientação das abelhas afetadas entrando na caixa de outro enxame por estarem próximos. As mortes já estabilizaram, mas levei um susto a ponto de abrir as caixas por completo para entender se havia algo. Conversei com alguns amigos do meio e não tive relatos de mortes nas criações deles. A média de temperatura aqui está em 15 graus pela madrugada e 30 durante o dia, mas as abelhas já estão adaptadas a este clima. Mas também reparei joaninha próxima as caixas. O vídeo foi bem explicativo, obrigado pelo conteúdo!
Fala aí, cara, blz? Morei aí em 2020 e fiz alguns amigos. Um amigo quer começar a criar. Se tive interesse em vender alguns enxames eu posso te indicar. E vocês negociam aí
Começou morrer em três enxames meus, eu tenho 10 enxames Desconfio do clima pois aqui agora tá entrando o clima seco e frio, e elas tão trabalhando muito
Obrigado pelo vídeo, gostaria de pontuar que já está ocorrendo o mau de março, recebi está informação ontem dia 17/03/22 está observação é em relação a mudança brusca de temperatura, não ocorreu essa situação, a temperatura nos últimos anos não está tendo essa variação, outra situação é que em 2021 o "mal de março" ou está mortandade aconteceu no mês de fevereiro quando ainda estava muito quente!
Moro a 15 km de Porto Alegre, essa semana um enxame de mandaçaia enfraqueceu e morreu todas as campeiras sobrou só os discos e bastante abelhas novas, já tirei todo o mel que pode estar contaminado, tô pensado em trocar de caixa sem nada de mel só os disco os filhotes que sobraram será que é recomendável?
Olá Carlos, moro no interior do nordeste, num município muito pequeno, fui na secretaria de meio ambiente procurar saber como fazer esse cadastro e o secretário não soube informar, onde posso resolver isso no Estado da Paraíba
acho que tem a ver com alguma floração pq as minhas estavam quietas e agora começaram a chegar com muito pólen, minha área está forrada de abelhas hoje dia 16 abril
Nós sabemos o que acontece, mas no estudo que fizeram, não chegaram a nenhuma conclusão:::::: "Por fim, concluímos que a síndrome anual das mandaçaias é resultado da combinação de efeitos subletais de múltiplos fatores, como a genética da colônia, competição por recursos, exposição a patógenos e agroquímicos. Nós acreditamos que há formas de amenizar os efeitos da mortalidade anual das mandaçaias, e que preservando a espécie M. quadrifasciata estaremos também contribuindo para a manutenção de outras abelhas sem ferrão que possam estar sofrendo pela ação dos mesmos fatores."
boa tarde jair de Pauli sou do Rs tinha minhas mandaçaia na cidade e tinha essa espatódeas. no mes de março morria bastante abelhas com a língua de fora. mudei de lugar para o interior onde não tem essa árvore. já faz 2 anos e nunca mais morreu abelha e nao usei nada de carvam.
@@carlosalmeidayrapta Salve Carlos.... Creio que não. Longe de árias agricolas, aqui com muito custo já formei uma "sociedade" conscervacionista ao redor de casa... E não foi só na minha casa, ou melhor No bairro Mas é sempre bom revermos está pocibilidade!
Tenho mandaçaia aqui no rio grande do sul e ainda não tive esse problema ja vai 3 invernos nunca alimentei Acredito na toxina na alimentação artificial
Oba Carlos tudo bem. Em relação ao mal de março aqui no Oeste de Santa Catarina aonde eu moro não é só as mandaçaia mqq que sofrem mas sim as apis também. Mas analisando tudo com o passar dessa temporada com essa seca e as temperaturas altas. E as lavouras de soja acho que é veneno a grande mortalidade de abelhas
É isso mesmo. A Síndrome de Março é envenenamento. Quanto a Mal de Março, é a preparação para o inverno, as abelhas são mortas/decapitadas pela elite da própria colônia.
@@nigeldonner7315 sim é por aí mesmo mas tem uns pontos a ser abservado ainda porque tem pequenas coisas que não é observado por exemplo eu aqui e na minha vizinhança temos floração que não faz bem pras abelhas e principalmente pras mandaçaia e apis estamos eliminando aos poucos mas com muito cuidado por causa da ambiental
Eu percebi as mandaçaia coletando néctar em uma planta chamada cipó de veado (Polygonum convolvulus) que o pessoal usa agrotóxicos para eliminar essa planta. Não tenho certeza se é passado nessa época que está com flor. Estou torcendo muito que não! Pois será um desastre. 😔
Infelizmente esse vídeo irá trazer problema aos que estão iniciando e desconhecem o assunto. O Mal de Março nada mais é que a preparação para o inverno, não ocorre somente no sul do País. Não há abelhas mortas dentro da colmeia. As abelhas são mortas e decapitadas pela própria elite da colônia. Quanto o problema mencionado neste vídeo, trata-se da Síndrome de Março, ou seja, abelhas envenenadas, há mortes dentro da colmeia. Então cuidado, não coloquem carvão dentro da colmeia e nem fiquem abrindo a tampa.
É você quem está confundindo as coisas, a simples expulsão de zangoes, princesas e talvez parte das operárias não é nomeada Mal de Março. Síndrome e mal de março são as mesmas coisas. E se o vídeo não ficou claro o suficiente é porque falta muuuuuita interpretação por parte de quem está vendo, daí não tem o que ser feito.
@@carlosalmeidayrapta Como assim, é a mesma coisa. Você não deve ter visto ainda, mas são situações diferentes. O mal de março que discutimos há muito tempo, nada mais é que a preparação para o inverno. As obreiras que produzem feromônios reais, são eliminadas, muitas abelhas serão mortas. Porém não há abelhas mortas dentro da colônia. A síndrome de março, sabemos que é envenenamento, pois há abelhas mortas dentro da colônia. Se não deixar claro, quando começar as mortes, vão colocar carvão dentro da colmeia, diluindo os feromônios. Não entre nessa do Pizzato.
@@nigeldonner7315 Se é algo natural, a expulsão maior de zangoes e possivel reorganização de castas não deveria chamar de Mal. E está faltando você assistir os vídeos completos antes de vir falar nos comentários, eu falei exatamente da diferença da mortes naturais desse período para a Sindrome multifatorial de Março.
@@carlosalmeidayrapta sim claro, não deveria ser chamado de mal de março, pois é a preparação para o inverno. Mas há muito tempo, não sabiam o por quê das mortes. Eu assisti seu vídeo, não é apenas eliminação de zangões. São muitas obreiras decapitadas ou com pescoços torcidos, quando começarem as mortes, irá confundir muita gente. Você poderia fazer um vídeo mostrando as diferenças, pois tens muitos seguidores.
E proteger as caixas da friagem, evitaria também o mal de março? Aqui em São Carlos, as temperaturas frias começam em março e vão até início da primavera!
Olá Carlos. Eu sou do RS e tive alguns problemas aqui ano passado com o mal... esse ano tivemos muita seca e consequentemente menos aplicação de agrotóxicos nas lavouras, porém o fumacê passou pelo menos 3 vezes, ainda não vi mortes em grande quantidade... todavia estou dando 25 ml de xarope com carvão ativado a cada 7 dias pras minhas mandaçaias, pouca quantidade, pra elas não estocarem. Acho que o mal é ligado a baixa imunidade e ao excesso de veneno.
Essa questão do mel não faz sentido pois se fizesse morreriam todas abelhas mandaçaia do sul todos os anos , o que eu acho é que os meliponicultores devem estar selecionando pra reprodução enxames fracos e deficientes ex: os criadores. De mandaçaia fazem questão de reproduzir enxames que não própolisa muito isso não é uma qualidade é um defeito pois a propolização é pra equilibrar temperatura e evitar micro organismos nocivos .
Olá Carlos as minhas começaram a morrer também , gostaria de saber sobre o xarope com carvão ativado , se devo colocar o carvão com o xarope ainda quente ou tenho que esperar esfriar? E se depois de alimentar elas e sobrar xarope devo guardar na geladeira e quantos dias ele dura ?
Carlos e o Maycon aqui do viveiro blza , acredito que tem vários fatores que possam influenciar isso um deles Espatodea geralmente na nossa região faz uma mudança brusca de temperatura , tem monoculturas que fazem utilização de inseticidas herbicidas no caso da soja para nós aqui os agricultores dessecam a soja colocando além do herbicida o inseticida pois fazem o plantio de milho pós soja então são vários fatores , acho que melhor coisa e março entrar com alimentação energética e proteica para evitar isso .
Carlos a 2 anos comprei 2 mqq ficaram 6 meses comigo e do nada começou a morrer abelhas até se acaba e se passou 8 meses resolvi compra 3 em dezembro do ano de 2020 em março do ano passado elas morreram e não adquiri mais mqq e um mês atrás resolvi compra outra p ver se iria p frente e com 3 semanas o enxame esta morto os 6 enxames morreram do mesmo geito em 2 anos acabei achando 8 spatodhea a 500m a 1 km isso me integrou foi épocas e anos diferentes e jatai e mirins e bora estão todos bonitos
Olá Carlos, grato pela informação e preocupação com este assunto que ocorre aqui no sul. Sabe dizer se isso pode ocorrer já na isca??, tem uma captura recente, a primeira, abraços!
O Mal de Março ocorre com colônias fortes. As abelhas que produzem feromônios reais são mortas para a hibernação poder acontecer. Quanto a Síndrome de Março, é outra coisa, é envenenamento.
Boa noite carlos, eu truce 2 jatai pra casa enchames super fortes e guando truce no outro dia estavam todos mortos na isca truce a 2 kilomedros da minha casa, não amaço nada apenas no outro dia notei que não estavam trabalhando ai fui abrir e estavam mortas, porque sera ?
Carlos, discordo quanto à área de ocorrência, moro em Ribeirão Pires - SP (ABC Paulista) e a mortandade ocorre sim no meu Meliponario. Inclusive ano passado enviei a você um vídeo mostrando as abelhas saindo da colmeia e caindo “estrebuchando” no chão, uma a uma até não restar nenhuma na colmeia. Ocorreu tanto com colmeias fortes e matrizes quanto com divisões. Aqui é uma região de Mata Atlântica, sem plantações, portanto descarto Agrotóxicos como causa, parece mais um vírus.
Aqui eu percebi que em fevereiro e março por ter menos flor as abelhas tenta sugar mais néctar das flores até achei algumas mortas nas flores acredito que morrem de exaustão
Os reais culpados pela disseminação das Espatódeas foi o Nando Reis pela publicização dessa praga com sua música e as floriculturas que lucraram com as mudas dessa planta, muita gente aqui no Rio de Janeiro plantou essas árvores por conta da música que até hoje matam as abelhas nativas. "Espatódea Gineceu Cor de Polén (Morte)"
Oh Carlos excelentes vídeos seus sempre tenho problemas com as abelhas limão esses dias mesmos perdi duas enxames só tenho Jataí e duas bora sou doido para conseguir mandacaia mas nunca dei sorte tenho colocado umas tampinhas furadas para defender as jatais dos ataques limões tem algum problema deixar essas proteções diretas ou tenho que tiralas época enxameacao
Carlão pelo que vi nas spatodea aqui em sorocaba eu contei até agora 83 spatodea, infelizmente a lei da cidade permite elas bom pelo que vi nas flores arapua, tubuna e algumas mirins e borá nas flores as mqq não achei mandaçaias são muito seletivas em flores
Cheguei 5 hs da madrugada do serviço e a luz do quintal estava acesa e com dezenas de mandacaias em volta e bem estressadas, nao sei o que ocorreu pq nunca tinha visto isso ,pode ser o calor ? eu só tenho 1 colonia delas
Boa Carlão tiago itararé aqui, cara esse mal de março é complicado não sei se é local ou esta no genes das abelhas as minhas mqq são de sc, do PR de sp e do RS ainda bem que estão ótimas, parabens pelo video ótimo tema 👏👏👏
Ja aconteceu comigo aqui no rio grande do sul agora ja no final de fevereiro enxames muito fortes trabalhando muito e do nada parece ter ficado mais vulneraveis ate para as formigas elas entraram em algumas colmeias e as mandaçaias simplesmente não se defendiam pareciam fracas eu estava com 21 emxames agora com muita luta estou estou mantendo 15 ja perdi 6
Carlos, meu amigo, boa noite! Parabéns pelo vídeo, muito explicativo. Sou iniciante e tenho três enxames mandaçaias, porém as três fizeram um túnel para frente na entrada, cerca de 30cm, porquê elas fazem este tipo de entrada?
Estava pesquisando hoje sobre esse tal mal de março, obrigada Carlos por postar um vídeo tão interessante 🙌 ainda bem que sou de Curitiba e minhas mandaçaias estão ótimas 💖💖💖
- Conheça o método Diagnóstico Yraptã e domine a criação das Abelhas Nativas Sem Ferrão: bit.ly/3xQlinA
- Siga-nos no Instagram: bit.ly/3GleKBQ
Muito bem obrigado
Por isso que eu falo a criação de abelhas sem ferrão ainda tem muito a ser estudado, já perdi muitos enxame sem motivo aparente e isso entristece demais o meliponicutor.
Verdade.eu perdi uma droryana sem explicaçao sobrou só a rainha tinha mel tinha pólen tinha tudo mas se foi.aqui no centro do RS.
Assistindo hoje, 12/01/24, este vídeo, trago ao debate uma possibilidade, aqui no RS, região Noroeste do Estado, existe um uso desenfreado de defensivos contrabandeados da Argentina e do Paraguai, defensivos não autorizados pela ANVISA ou por outros órgão reguladores, comumente aplicados no cultivo da soja, março. Ocorrem diversas apreensões por parte das forças policiais, mas nunca conseguem apreender tudo. Uma grande possibilidade, seja isso, não só para as nativas, mas também para a ápis.
Ola amigo e na natureza ouve relato de morte do mal de março?
Faz três dias que perco de 8 a 13 abelhas. Agora alimentei e fechei as caixas. Amanhã elas vão ficar em casa.
Interessante aqui tive observando tô perdendo uma média de 150 abelhas por dia
Adorei as explicações!!! Muito bem fundamentado seus vídeos!!!
Ola o carvao ativado q se encontra nas farmacias tambem serve
Quem possui enxames perto de lavouras, uma possível solução seria conversar com o agricultor para saber o dia que ele vai aplicar os inseticidas, a maioria dos produtos é de contato, tendo um residual na lavoura de 1 á 5 dias. Onde ele pode deixar a caixa fechada pelo menos no dia da aplicação, não é a solução perfeita mais já é um começo pra quem não tem muita opção.
É um caminho inicial, mas denunciar caso haja mortes é fundamental.
Oi Carlos! Tudo bem? Meu nome é Rico Vilela e moro em Caxias do Sul, na serra gaúcha. Tenho mandaçaias, boca de rendas e jataís e este caso da mortandade de mandaçaias aconteceu comigo em duas caixas específicas. Cerca de 50 mortes em 2 dias, entre essas mortes, 11 abelhas sem cabeças que penso que pode ser pela desorientação das abelhas afetadas entrando na caixa de outro enxame por estarem próximos. As mortes já estabilizaram, mas levei um susto a ponto de abrir as caixas por completo para entender se havia algo. Conversei com alguns amigos do meio e não tive relatos de mortes nas criações deles. A média de temperatura aqui está em 15 graus pela madrugada e 30 durante o dia, mas as abelhas já estão adaptadas a este clima. Mas também reparei joaninha próxima as caixas. O vídeo foi bem explicativo, obrigado pelo conteúdo!
Fala-se de reorganização das castas, essas abelhas com a cabeça cortada. E podem ser zangões e princesas também.
Bom dia patrão aqui em Avaré tô tendo esse problema Carlos uma média de 150 abelhas mortas por dia no melioponario de casa com 45 mandaçaia
Ótima informação 👍
Show o conteúdo!!!
Sou de Canguçu/RS, felizmente aqui nunca tive esse problema....
Fala aí, cara, blz?
Morei aí em 2020 e fiz alguns amigos. Um amigo quer começar a criar. Se tive interesse em vender alguns enxames eu posso te indicar. E vocês negociam aí
@@thugthug2 opa!! Olha só que bacana... Tranquilo, fala para ele que conversamos!!!
@@rodrigoschulzdasilva3964 buenas! Crio em Morro Redondo e estou atrás de alguns enxames, tens algum para negociar? Grande abraço
@@delciorodrigues tenho... Podemos conversar!!
Boa noite.
Olá 😃🐝
Começou morrer em três enxames meus, eu tenho 10 enxames
Desconfio do clima pois aqui agora tá entrando o clima seco e frio, e elas tão trabalhando muito
Tem que verificar a reserva de alimento então.
@@carlosalmeidayrapta tá cheio,
Obrigado pelo vídeo, gostaria de pontuar que já está ocorrendo o mau de março, recebi está informação ontem dia 17/03/22 está observação é em relação a mudança brusca de temperatura, não ocorreu essa situação, a temperatura nos últimos anos não está tendo essa variação, outra situação é que em 2021 o "mal de março" ou está mortandade aconteceu no mês de fevereiro quando ainda estava muito quente!
Esta*
Moro em Curitiba, tenho 4 enxames de mandaçaia mqq , e tem aparecido muitas mortes já no começo de março.
vou fechar a caixa e tratar se for floração vou saber
Não faz sentido
Moro a 15 km de Porto Alegre, essa semana um enxame de mandaçaia enfraqueceu e morreu todas as campeiras sobrou só os discos e bastante abelhas novas, já tirei todo o mel que pode estar contaminado, tô pensado em trocar de caixa sem nada de mel só os disco os filhotes que sobraram será que é recomendável?
Olá Carlos, moro no interior do nordeste, num município muito pequeno, fui na secretaria de meio ambiente procurar saber como fazer esse cadastro e o secretário não soube informar, onde posso resolver isso no Estado da Paraíba
Teria que ir na defesa agropecuária, mas tem chances de não saberem dizer também
Vou procurar no IBAMA na cidade vizinha que tem mais de cem mil habitantes devem mim ajudar
acho que tem a ver com alguma floração pq as minhas estavam quietas e agora começaram a chegar com muito pólen, minha área está forrada de abelhas hoje dia 16 abril
Assista ao vídeo, como consegue chegar a conclusão que é o pólen?
Minhas tiubas e u. Amarela acontece no inverno e aqui é Nordeste.
Ocorre em Manduri e tbm outras meliponas!!!
Daí é envenenamento direto...
Nós sabemos o que acontece, mas no estudo que fizeram, não chegaram a nenhuma conclusão:::::: "Por fim, concluímos que a síndrome anual das mandaçaias é resultado da
combinação de efeitos subletais de múltiplos fatores, como a genética da colônia,
competição por recursos, exposição a patógenos e agroquímicos. Nós acreditamos que há
formas de amenizar os efeitos da mortalidade anual das mandaçaias, e que preservando a
espécie M. quadrifasciata estaremos também contribuindo para a manutenção de outras
abelhas sem ferrão que possam estar sofrendo pela ação dos mesmos fatores."
Muito bom xará, muita informação importante!
Vc é benção!
Afloração das azaleias decorre entre setembro a março dependendo da região ..
A causa provável será que não teria a ver com o nosso clima aqui no sul?
Até aqui no RS os criadores estão com este problema. Abraço do RS👍🐝🍀
Ou Carlos! E sabe dizer o que cresceu no mel que foi para geladeira? Foi bactéria?
boa tarde
jair de Pauli
sou do Rs tinha minhas mandaçaia na cidade e tinha essa espatódeas. no mes de março morria bastante abelhas com a língua de fora. mudei de lugar para o interior onde não tem essa árvore. já faz 2 anos e nunca mais morreu abelha e nao usei nada de carvam.
carvão
Acredito que isto esteja associado a agrotóxicos.
Eu uso um pouco de carvão ativado no xarope
não os meus foram agora parceiro, as mandaçaia e as manduri
essa planta aí aqui em SC é proibido,se tiver plantado temq botar outra no lugar
Não é planta, assista ao vídeo
Será isso só ocorre com as mandasaias mesmo?
Se tem estudo sobre mandaçaia....
Acontece mais com a mandaçaia populosa, porém pode acontecer com qualquer espécie bem populosa. O mal de março é apenas a preparação para o inverno.
mas nós ja esta em junho parceiro
Olha a data do vídeo...
5k de views, menos de 700 likes. Vms ajudar aí galera, vms curtir o vídeo. O conteúdo foi muito bom e ajudou muito. 💪
Boa tarde Carlos!
Obrigado por compartilhar os seus conhecimentos!👍👍👍👍👏👏👏
😯agora fiquei assustado comprei minhas primeiras mandaçaias recentemente vou cuidar muito.
Fala Carlão!
Corregido
Aqui em São Paulo TB acontece a mortandagem de março!
E não só em mandaçaia!
Plebeias e algumas outras espécies TB!
Plebéias aqui nunca ocorreu mas em meliponas quase todas!!
Daí não é mal de março... é envenenamento
@@antoniodejesusbreda3699 aqui aconteceu com duas plebeias de um.colega
Ele conseguiu salvar só a rainha de uma das colônias
@@carlosalmeidayrapta
Salve Carlos....
Creio que não.
Longe de árias agricolas, aqui com muito custo já formei uma "sociedade" conscervacionista ao redor de casa...
E não foi só na minha casa, ou melhor
No bairro
Mas é sempre bom revermos está pocibilidade!
Oi Carlos, boa noite
Verdade sai bastante zangão
Tenho mandaçaia aqui no rio grande do sul e ainda não tive esse problema ja vai 3 invernos nunca alimentei
Acredito na toxina na alimentação artificial
ja ouvi falar que o ninho mata as abelhas ela faz a rainha ficar esteiro
Boa noite Carlos, moro em Sertaozinho região de Ribeirão Preto, aqui tinha muita espátodia, o secretário do meio ambiente mandou cortar todas,
🙌💖
Aqui em Jaboticabal SP pertinho de Sertãozinho está proibido o plantio dessa espatodea. É lei municipal!😊
Oba Carlos tudo bem. Em relação ao mal de março aqui no Oeste de Santa Catarina aonde eu moro não é só as mandaçaia mqq que sofrem mas sim as apis também. Mas analisando tudo com o passar dessa temporada com essa seca e as temperaturas altas. E as lavouras de soja acho que é veneno a grande mortalidade de abelhas
É isso mesmo. A Síndrome de Março é envenenamento. Quanto a Mal de Março, é a preparação para o inverno, as abelhas são mortas/decapitadas pela elite da própria colônia.
@@nigeldonner7315 sim é por aí mesmo mas tem uns pontos a ser abservado ainda porque tem pequenas coisas que não é observado por exemplo eu aqui e na minha vizinhança temos floração que não faz bem pras abelhas e principalmente pras mandaçaia e apis estamos eliminando aos poucos mas com muito cuidado por causa da ambiental
Eu percebi as mandaçaia coletando néctar em uma planta chamada cipó de veado (Polygonum convolvulus) que o pessoal usa agrotóxicos para eliminar essa planta. Não tenho certeza se é passado nessa época que está com flor. Estou torcendo muito que não! Pois será um desastre. 😔
Infelizmente esse vídeo irá trazer problema aos que estão iniciando e desconhecem o assunto. O Mal de Março nada mais é que a preparação para o inverno, não ocorre somente no sul do País. Não há abelhas mortas dentro da colmeia. As abelhas são mortas e decapitadas pela própria elite da colônia. Quanto o problema mencionado neste vídeo, trata-se da Síndrome de Março, ou seja, abelhas envenenadas, há mortes dentro da colmeia. Então cuidado, não coloquem carvão dentro da colmeia e nem fiquem abrindo a tampa.
É você quem está confundindo as coisas, a simples expulsão de zangoes, princesas e talvez parte das operárias não é nomeada Mal de Março.
Síndrome e mal de março são as mesmas coisas. E se o vídeo não ficou claro o suficiente é porque falta muuuuuita interpretação por parte de quem está vendo, daí não tem o que ser feito.
@@carlosalmeidayrapta Como assim, é a mesma coisa. Você não deve ter visto ainda, mas são situações diferentes. O mal de março que discutimos há muito tempo, nada mais é que a preparação para o inverno. As obreiras que produzem feromônios reais, são eliminadas, muitas abelhas serão mortas. Porém não há abelhas mortas dentro da colônia. A síndrome de março, sabemos que é envenenamento, pois há abelhas mortas dentro da colônia. Se não deixar claro, quando começar as mortes, vão colocar carvão dentro da colmeia, diluindo os feromônios. Não entre nessa do Pizzato.
@@nigeldonner7315 Se é algo natural, a expulsão maior de zangoes e possivel reorganização de castas não deveria chamar de Mal.
E está faltando você assistir os vídeos completos antes de vir falar nos comentários, eu falei exatamente da diferença da mortes naturais desse período para a Sindrome multifatorial de Março.
@@carlosalmeidayrapta sim claro, não deveria ser chamado de mal de março, pois é a preparação para o inverno. Mas há muito tempo, não sabiam o por quê das mortes. Eu assisti seu vídeo, não é apenas eliminação de zangões. São muitas obreiras decapitadas ou com pescoços torcidos, quando começarem as mortes, irá confundir muita gente. Você poderia fazer um vídeo mostrando as diferenças, pois tens muitos seguidores.
E proteger as caixas da friagem, evitaria também o mal de março? Aqui em São Carlos, as temperaturas frias começam em março e vão até início da primavera!
Gostei muito das dicas que você deu, já me inscrevi no canal,onde fica seu meliponário?? Parabéns
Olá Carlos. Eu sou do RS e tive alguns problemas aqui ano passado com o mal... esse ano tivemos muita seca e consequentemente menos aplicação de agrotóxicos nas lavouras, porém o fumacê passou pelo menos 3 vezes, ainda não vi mortes em grande quantidade... todavia estou dando 25 ml de xarope com carvão ativado a cada 7 dias pras minhas mandaçaias, pouca quantidade, pra elas não estocarem. Acho que o mal é ligado a baixa imunidade e ao excesso de veneno.
Pra Meliponas sim
Essa questão do mel não faz sentido pois se fizesse morreriam todas abelhas mandaçaia do sul todos os anos , o que eu acho é que os meliponicultores devem estar selecionando pra reprodução enxames fracos e deficientes ex: os criadores. De mandaçaia fazem questão de reproduzir enxames que não própolisa muito isso não é uma qualidade é um defeito pois a propolização é pra equilibrar temperatura e evitar micro organismos nocivos .
Carlos aqui começou assim ..manha bem fria e depois esquentou bastante.e ai começaram a morrer tanto enxame forte como as divisões... abraço
Ocorreu comigo em São Paulo. Infelizmente com tristeza perdi todas minhas 11 colônias. Fiquei muito chateado e sem entender.
Boa tarde deve ser que não tem alimento para a ranhinha aí para adiapausa. Da glicopan de cavalo 1ml aí vc depois me fala. Mas acrescente o xarope.
Acha válido fazer uma alimentação externa preventiva, com carvão ativado, caso tenha mortandade em um ou mais exames? Ou faz somente na caixa afetada?
Também pensei sobre o carvão ele tira toxinas.
Só caixa afetada, não sabemos o efeito real do carvão sobre as abelhas.
Em março aqui no norte a planta neem indiano faz a festa, então já perdi muito muita Mandaguari em março aqui é complicado
Realmente o nim é outra planta complicada
Deveria ter feito análise de pólen contido no mel que produziu tantas mortes ...
Eu opinaria por intoxicação pela floração da azaleia
Olá Carlos as minhas começaram a morrer também , gostaria de saber sobre o xarope com carvão ativado , se devo colocar o carvão com o xarope ainda quente ou tenho que esperar esfriar? E se depois de alimentar elas e sobrar xarope devo guardar na geladeira e quantos dias ele dura ?
aqui foi duas enxame de abelhas marmelada morreu na flor do assapeixe mata
Carlos e o Maycon aqui do viveiro blza , acredito que tem vários fatores que possam influenciar isso um deles Espatodea geralmente na nossa região faz uma mudança brusca de temperatura , tem monoculturas que fazem utilização de inseticidas herbicidas no caso da soja para nós aqui os agricultores dessecam a soja colocando além do herbicida o inseticida pois fazem o plantio de milho pós soja então são vários fatores , acho que melhor coisa e março entrar com alimentação energética e proteica para evitar isso .
Carlos a 2 anos comprei 2 mqq ficaram 6 meses comigo e do nada começou a morrer abelhas até se acaba e se passou 8 meses resolvi compra 3 em dezembro do ano de 2020 em março do ano passado elas morreram e não adquiri mais mqq e um mês atrás resolvi compra outra p ver se iria p frente e com 3 semanas o enxame esta morto os 6 enxames morreram do mesmo geito em 2 anos acabei achando 8 spatodhea a 500m a 1 km isso me integrou foi épocas e anos diferentes e jatai e mirins e bora estão todos bonitos
Olá Carlos, grato pela informação e preocupação com este assunto que ocorre aqui no sul.
Sabe dizer se isso pode ocorrer já na isca??, tem uma captura recente, a primeira, abraços!
O Mal de Março ocorre com colônias fortes. As abelhas que produzem feromônios reais são mortas para a hibernação poder acontecer. Quanto a Síndrome de Março, é outra coisa, é envenenamento.
Boa noite carlos, eu truce 2 jatai pra casa enchames super fortes e guando truce no outro dia estavam todos mortos na isca truce a 2 kilomedros da minha casa, não amaço nada apenas no outro dia notei que não estavam trabalhando ai fui abrir e estavam mortas, porque sera ?
Carlos, discordo quanto à área de ocorrência, moro em Ribeirão Pires - SP (ABC Paulista) e a mortandade ocorre sim no meu Meliponario. Inclusive ano passado enviei a você um vídeo mostrando as abelhas saindo da colmeia e caindo “estrebuchando” no chão, uma a uma até não restar nenhuma na colmeia. Ocorreu tanto com colmeias fortes e matrizes quanto com divisões. Aqui é uma região de Mata Atlântica, sem plantações, portanto descarto Agrotóxicos como causa, parece mais um vírus.
Aqui eu percebi que em fevereiro e março por ter menos flor as abelhas tenta sugar mais néctar das flores até achei algumas mortas nas flores acredito que morrem de exaustão
Isso não faz sentido...
Grande Carlos sempre com comentários essencial ..para os criadores de afs..eu uso carvão ativado em março direto kk
Os reais culpados pela disseminação das Espatódeas foi o Nando Reis pela publicização dessa praga com sua música e as floriculturas que lucraram com as mudas dessa planta, muita gente aqui no Rio de Janeiro plantou essas árvores por conta da música que até hoje matam as abelhas nativas. "Espatódea Gineceu Cor de Polén (Morte)"
Carlos, você pode disponibilizar o link do estudo da Lilian?
Está na descrição
@@carlosalmeidayrapta oi Carlos. Já vi e já baixei o artigo. Obrigada. É que assisti teu vídeo na horinha da postagem e o link ainda não tava lá.
Na região metropolitana de Curitiba não tem esse tal de mal de março, né?
Tem sim. Ano passado minhas colônias enfraqueceram significativamente. Quatro Barras -PR
Oh Carlos excelentes vídeos seus sempre tenho problemas com as abelhas limão esses dias mesmos perdi duas enxames só tenho Jataí e duas bora sou doido para conseguir mandacaia mas nunca dei sorte tenho colocado umas tampinhas furadas para defender as jatais dos ataques limões tem algum problema deixar essas proteções diretas ou tenho que tiralas época enxameacao
Carlão pelo que vi nas spatodea aqui em sorocaba eu contei até agora 83 spatodea, infelizmente a lei da cidade permite elas bom pelo que vi nas flores arapua, tubuna e algumas mirins e borá nas flores as mqq não achei mandaçaias são muito seletivas em flores
No caso de morrer todas as campeiras e sobrar toda a estrutura, discos, mel, etc, o que fazer com as mesmas?
Discos da pra usar
👍👍👏👏👏
😃🐝
Não teria relação com o florescimento da espatodea? Ela é tóxica para abelhas, beija-flores e insetos. Foi proibido o plantio em alguns lugares.
Veja o vídeo...
Cheguei 5 hs da madrugada do serviço e a luz do quintal estava acesa e com dezenas de mandacaias em volta e bem estressadas, nao sei o que ocorreu pq nunca tinha visto isso ,pode ser o calor ? eu só tenho 1 colonia delas
Mandaçaias saem cedo se a luz do quintal estiver acessa vão todas pra luz e você pode ter muitas perdas de abelhas.
@@icaro3366 o cachorro tava acionando o sensor da lampada , alterei a sensibilidade vamos ver se resolve obrigado
Boa Carlão tiago itararé aqui, cara esse mal de março é complicado não sei se é local ou esta no genes das abelhas as minhas mqq são de sc, do PR de sp e do RS ainda bem que estão ótimas, parabens pelo video ótimo tema 👏👏👏
Minhas mandaçaia estão fortes e preparando mel pro inverno, mas percebi que os discos este ano foram menores em relação a anos anteriores
muito ruim exceticida na flor mata
Ja aconteceu comigo aqui no rio grande do sul agora ja no final de fevereiro enxames muito fortes trabalhando muito e do nada parece ter ficado mais vulneraveis ate para as formigas elas entraram em algumas colmeias e as mandaçaias simplesmente não se defendiam pareciam fracas eu estava com 21 emxames agora com muita luta estou estou mantendo 15 ja perdi 6
Relato interessante, espero que consiga salvar esses 9
Wow ! :-)
Carlos, meu amigo, boa noite!
Parabéns pelo vídeo, muito explicativo.
Sou iniciante e tenho três enxames mandaçaias, porém as três fizeram um túnel para frente na entrada, cerca de 30cm, porquê elas fazem este tipo de entrada?
Estava pesquisando hoje sobre esse tal mal de março, obrigada Carlos por postar um vídeo tão interessante 🙌 ainda bem que sou de Curitiba e minhas mandaçaias estão ótimas 💖💖💖
Mal de março e síndrome de março, não é a mesma coisa.
muito bom veneno na flor do assapeixe mata
👍