A pessoa que se propõe a morar na área rural tem de estar ciente de que ela terá de se virar sozinja para resolver as coisas. A mina d'água secou, entupiu uma mangueira, faltou energia elétrica, arrebentou uma cerca e os animais estão invadindo a plantação do vizinho, quebrou um equipamento, faltou gasolina num motor, enfim... situações que exigem que a pessoa saiba se virar sozinha e, ainda, que ela tenha as ferramentas necessárias (e saiba usa-las) para ao menos solucionar provisoriamente o problema na hora do aperto. O ideal é que a pessoa fizesse um experimento antes de se mudar definitivamente. Enquanto isso não é possível vamos nos contentando com os vídeos e conteudo fantástico publicado pelo "Na Roça".
Muito bem colocado Fernando! A ideia de "experimentar antes de encarar" também é muito boa. E, muitíssimo obrigado pelo elogio, ele nos ajudar a continuar e a fazer melhor.
Assim que se fala Mario José. Abraços e obrigado pelo comentário.
3 роки тому+37
Como diz o velho ditado “sítio são duas alegrias a da compra e a da venda” Este ditado se aplica aqueles aventureiro que acha que no sítio as coisas acontecem por acaso. Vivo no sítio a 14 anos e sei bem como as coisas são. Sou apaixonado pelo que faço e produzo dai não vira fardo é sim prazer. Seu conteúdo foi muito bom parabéns.
Obrigado pelo comentário e pela visita Moisés! Tem gente que não sabe que trabalhar no que gosta não é trabalho kkkk, mas aventureiro não falta. Abraços e tudo de bom.
Meu grande amigo Moisés Svensson. Direto do espírito santo, para rio branco no Acre, você formou uma bela parceria, com o amigo Rui, pois vocês tem algo em comum, que é a vida na Roça né.
Mai esse vídeo me ensinou muito. É verdade! A gente não pode criar uma fantasia de lugar perfeito porq não existe. Quero mudar com minha família pra roça, mas tô estudando TODAS as vantagens e desvantagens também. E recomendo que TODOS façam o mesmo. :)
Hoje amanheceu chovendo e não tem como descrever a sensação de tomar café da manhã sentindo o cheiro da terra . Várias famílias estão maravilhadas as suas experiências, e encontrado um incentivo para buscar realizar o sonho de ter contato com o campo. 9 famílias nos juntamos, planejamos e estamos vivendo em uma pequena terra, e sempre estou disponível para partilhar com outras pessoas como fizemos para conseguir um pedaço de terra e viver com tranquilidade, não é impossível e pode estar ao alcance de toda família de classe média , de uma forma muito acessível. Se alguém precisar, conte comigo.👍❤️
Que coisa fantástica Giordano! Se algum de vocês se sentir a vontade, crie um canal aqui no UA-cam e divulguem essa experiência para o mundo. Agradecemos as suas palavras, eles nos ajudam a continuar. Abraços!
@@recantocuricaca Sigam em frente, ter uma vida mais tranquila, comer de forma mais saudável e viver com aquilo que te traz alegria não tem valor. Talvez, muitas pessoas vão acordar para esta realidade, e partir para uma nova vida. Quanto ao canal, não temos este plano, porém, sempre estarei disponível para ajudar com dicas para aquelas famílias que também desejam ter uma comunidade rural. Precisou podem me chamar.👍
É isso aí. Não existe lugar perfeito. Todo lugar vai ter vantagens e desvantagens em relação a outro. Tudo isso dependerá do estilo de vida que vc escolheu para viver.
Excelente! Planejamento e disposição é essencial. Qualquer comprinha no supermercado aqui em Rio Branco não sai por menos de 500,00 reais. O consumo de combustível está muito elevado também na cidade, não dá pra ficar rodando de bobeira. A maioria das pessoas não fazem um planejamento financeiro familiar, e aí não tem dinheiro que resolva. Parabéns
Olá eu sou Maria moro em Rio Branco no Acre estou aprendendo muito com você eu tenho um sonho deser alto sustentável mais minha saúde não está mim ajudando eu fiquei encantada com sua historia parabéns você é exemplo pra nós eu moro em uma mine chácara ao pocos mais já estou tendo muitos benefícios uns peixes galinhas e patos ovos e agora vou conseguir planta minhas verduras gosto muito das suas orientações o nome da minha chácara fugimos do caos
Olá Maria! Ficamos felizes que você está achando o que fazemos interessante. Muito obrigado pela visita e pelo comentário. Melhoras para você e mande um abraço pro Sr. Sérgio também. Até mais.
roça e assim mesmo desde quando a pessoas descide morar la tem que esta preparado para isso mesmo.ha nao ser se a pessoa morar na roça perto da cidade que não precisa ir de carro.mas se for numa lugar longe tem que ter uma condução boa que nao estraga fácil tem roça que e muito longe do trevo da cidade.
Olá Zizabete! Muito obrigado pelos elogios e que bom que os vídeos estão cumprindo seu propósito. Sucesso na sua procura pelo seu pedaço de terra e que você seja bem feliz nele. E é a gente que tem que agradecer você pela visita e pelos comentários. Abraços e bom 2022!
Faz um ano que comprei um sitio em busca de silencio e tranquilidade , durante esse tempo nunca tinha dormido no local , sempre ia e voltava no mesmo dia e nunca ouvi barulho de som , achei que era o lugar ideal . No dia que resolvi dormir , foi o dia mais triste . Pois tem um sitio próximo que o dono aluga e foi quando percebi o barulho ensurdecedor com vários carros de som , que durou a noite toda e as musicas de baixo calão . Estou muito triste . Botei pra vender . Valeu o video
Olá Joilson. Triste o teu relato. Mas isso é muito frequente. Vez ou outra tínhamos uma surpresinha no sítio em Rio Branco. Felizmente isso acontecia muito raramente e, apesar de incomodar, a fonte do som ficava bem longe da gente. Aqui em Santa Catarina, numa região bem isolada como essa onde moramos, ainda é possível se ouvir som automotivo em alguns lugares bem distantes. Isso acontece em alguns finais de semana e em feriados. A gente fica imaginando como os vizinhos de lugar onde está o som devem estar. E que tipo de criatura (perturbada) pode gostar de levar o inferno pra todo o lugar onde vai. Obrigado pelo relato e bom feriado.
@@recantocuricaca Tenho uma chácara que herdei da minha saudosa mãe, mas ela fica grudada a outras e esse é um dos maiores empecilhos que eu vejo para começar a investir nela. Uma dessas chácaras vizinhas já teve um caseiro que gostava de passar o dia e a noite ouvindo música sertaneja com o volume alto. Agora não estamos com esse problema, mas fico imaginando o que pode acontecer se vier outro caseiro com o mesmo costume para morar lá. O nível de educação, de civilidade do brasileiro é infelizmente muito baixo. Onde moro, num bairro de classe média, às vezes temos o mesmo tipo de problema com vizinhos barulhentos, ou seja, a falta de modos não escolhe classe social.
no sitio sim tem alguns desvantagems sim amigo porque e dificio na rosa porque tem muito problemas de aguas e do custo por causa tem que devidir pra outra pesoa que tem compra o terreno no mesmo lugar
5 horas da tarde fecho toda as portas , durmo legal sem mosquitos, é so se prevenir, roça é tudo de bom. No inverno abasteco com comida para 3 meses fico isolada não tem estrada mais quem se importa
Olá Barros. Quando a gente morava em Rio Branco era a mesma história. Na época das chuvas a estrada ficava intransitável por dias. O jeito era ficar quieto ou enfrentar a estrada a pé, o que fizemos muitas e muitas vezes...abraços.
Avanir reso para não ficar doente e fico só no sítio cuidado das plantas e animais, um trecho de 20 minutos já levei uma hora e meia então prefiro ficar só no sítio, mais eu amo essa vida no campo, plantar ver florir e frutificar não tem preço
Muito obrigado pelas suas dicas,precisa ser bem realista,sem ilusões,pra ter certeza de q se quer realmente morar no mato.Omeu maior medo são escorpiões e cobras, alguma dica.Grata🙏🙏
Olá Angela! Acessa o link is.gd/Go0lku. É um livro sobre construções "alternativas". Na página 500 dele há uma ideia para evitar a entrada de escorpiões dentro de casa. A ideia vai servir se a casa ainda não estiver sido construída. Se já foi, não deixar área gramada perto da casa, não acumular madeira ou tijolos e evitar o aparecimento de morada de baratas (como acontece muitas vezes em caixas de gordura ou de passagem de fios), ajudam a diminuir a população de aranhas e escorpiões nos arredores da casa. Uma coisa boa também é deixar patos e galinhas andarem nas proximidades da casa umas horas por dia (de manhãzinha ou de tardinha). Nesse caso, as vezes, você terá que relevar os cocozinhos que aparecem na varanda. Abraços e obrigado pela visita e pelo comentário!
PARABÉNS AMIGO! SÃO FATOS QUE DEVEMOS ESTÁ ATENTO, SOU DE PARACAMBI FINAL DA BAIXADA FLUMINENSE, TENHO MUITO VONTADE DE CRIAR UM PROJETO PARA ROÇA; MAIS VOU ASISTIR SEUS VÍDEOS PRIMEIRO, PARABÉNS!!
Boa noite amigo! Sou divorciado e moro sozinho na capital do Paraná. Tenho vontade de morar no mato, mas estou com 70 anos - graças a Deus com otima saúde - e nao sei como fazer esta transição. Poderia me dar uma dica de como fazer acontecer? Se puder responder agradeco! Abc.
Olá Barros. Difícil dar um dica realmente útil, mas vamos lá. Eu acredito que o primeiro passo é encontrar um terreno que te agrade e que caiba em teu bolso. Nada de ficar descapitalizado. Reserva financeira é sempre importante. Conseguido o terreno, vem a mudança. Mas é preciso saber se tem casa habitável no lugar, água utilizável, energia elétrica, estrada transitável a maior parte do ano, etc. Enfim, coisas que ajudam a gente viver com mínimo de conforto e comodidade. Quanto mais completo o terreno, melhor. Mas isso tem sempre um custo. Tendo o lugar habitável...é manter as coisas em ordem. Isso sempre dá trabalho. Trabalho que você deve fazer. Caso contrário, alguém poderá ser pago pra fazer...Claro que você pode deixar as coisas meio "abandonadas". Mas acho que isso não faz bem pra cabeça da gente. Enfim...não há uma fórmula pra todos. Mas repito. A primeira coisa é ter um terreno disponível e utilizável...o resto vem depois. E sempre será preciso coragem pra abraçar o novo. Abraços e espero ter sido útil.
Cada um tem seus gostos e prioridades, no meu caso a alegria durou 2 meses apenas, muito gasto, muito trabalho...bichos cobra, escorpião, e outros vontade afinal é seu ambiente, carro sempre sujo se tá sol muita poeira com chuva barro sítio e chácara é ótimo para ser visitante proprietário é furada
Para diminuir esses bichos indesejados, o ideal é manter o envolto da casa sempre limpo e arejado. Por exemplo, envolta da casa trace 10/12 metros que devem ser limpos em todas as direções e faça o cercado com alambrado e pilar de concreto, se possível coloque também um degrau de concreto entre os pilares unindo eles. No espaço interno até a casa sem muitas arvores, somente grama curta não mais que poucos centimetros. Concreto em volta da casa pelo menos 1 metro. Isso ajuda muito e afasta os bichos, pois eles gostam de ficar entocados, no campo aberto eles raramente atravessam. É legal manter nesse espaço galinha, gatos, gansos e cachorros, além de protegerem contra ladrões vão caçar esses bichos se entrarem.
Olá Miriam. Ainda não tivemos coragem de adotar a produção de energia elétrica com placas solares. Quem sabe um dia. Hora é o preço, hora a legislação, enfim...contamos com o gerador nos casos de emergência e com a boa vontade da CELESC aqui em Santa Catarina. Abraços e obrigado pela visita e pelo comentário.
Olá Dan. Obrigado pela dica. Tenho que ver como resolver a questão dos cortes e da duração do vídeo. Mas nada impossível de ser feito. Agradecemos também sua visita.
É verdade Val. Não temos pedras na maior parte do Estado. Chegamos aqui sem saber disso kkkk. Agora não lembro dos detalhes, mas a maior parte do solo acreano tem origem sedimentar. Tem locais aqui perto de casa que é possível achar conchas de moluscos aquáticos nos barrancos. Isso indica que uma boa parte do território esteve embaixo d'água num passado remoto. É como se a gente morasse no que foi um dia o fundo de um grande lago, por exemplo. Ficamos com todo aquele material que vai assentando no fundo desse lago e as pedras ficam muito raras. Na região de Cruzeiro do Sul a coisas são um pouquinho diferente. Em todos caso, acho que 99% das pedras usadas em construção aqui vem de fora do estado, principalmente de Rondônia. Obrigado pela visita e pelo interesse.
Olá Joslei. Se a vizinhança não for boa, isso é realmente problema. Em Rio Branco a gente tinha essa preocupação também. Aqui onde estamos agora...pode deixar a casa aberta que nada acontece. É uma tranquilidade sem tamanho. Espero que fique assim por muito tempo. Abraços e obrigado pelo comentário.
@@josleifortunato7538 Isso é de cada, Joslei. Pra gente, quanto mais isolado, melhor. O isolamento pode ser uma benção. Tendo estrada transitável, telefone, internet e sabendo se defender...não há porque se preocupar demais. Inté.
Olá Anselmo. Quanto mais perto melhor, mas isso pode trazer alguns problemas. Mas não se pode ter tudo e lugar perfeito não existe. Obrigado pela visita e pelo comentário. Bom 2022!
Corretíssimo! Quando a gente sai do Acre e vai comer carne é que a gente sente a diferença...a carne bovina daqui é mesmo muito boa. Abraços Radson e obrigado pela visita e pelo comentário!
Olá novamente Ericles. Paramos de plantar arroz por que a maquina de beneficiamento (peladeira) que fica no 6 de agosto fechou. Ai passamos a limpar o arroz lá no Quinari. Mas a gente chegava lá com o arroz, a máquina estava quebrada. O telefone de lá nunca funcionou...enfim, a coisa estava ficando muito complicada. E pra quem não come nem 60 quilos de arroz por ano, não valia a pena tanto malabarismo. O feijão é mais ou menos a mesma coisa. Comemos pouco feijão e decidimos usar a terra para outra coisa. A gente nunca produziu nada destinado à venda. Sempre foi pra nosso consumo. então a gente se adequa àquilo que dá menos dor de cabeça. Abraços e até mais.
Olá Christine. Não desista, não. Eu não disse coisas negativas. Apenas avisei sobre a realidade que alguém que deixa a cidade pra morar em um sítio vai encontrar. O UA-cam é um lugar bom pra gente falar sobre aquilo que não faz. Felizmente não é nosso caso. E, acho, que a maioria das pessoas que vivem realmente na roça vão concordar com a minha fala e ainda acrescentar outros tantos pontos importantes (avisos) para quem quiser ouvir. O fato é que deixamos a cidade de vez há quinze anos e não temos nenhuma intenção de voltar. Abraços e obrigado pelo comentário. Ah! Isso é meu ponto de vista. Ninguém precisa concordar com ele. Inté.
eu nao acho nao e ro mato matagau que nos ver nao pesoas eu to na roça tbm alguma coisa nao sao bom porque tem que fica pidino pra bombar a agua iso e ruim pedio pro outro la
a minha mae vai volta dinovo na cidade ela e cigana quem muda asim gosta de ficar mudano prami e cigano que nao param vai vai vai aruma outra casa rsrsrsrsrsrsrsrs
Nada disso Coriolano kkkkk....desistir jamais. Há muita coisa boa na vida na roça, mas a gente não pode ir pra ela achando que tudo é lindo e maravilhoso. Abraços e obrigado pela visita e pelo comentário.
A pessoa que se propõe a morar na área rural tem de estar ciente de que ela terá de se virar sozinja para resolver as coisas. A mina d'água secou, entupiu uma mangueira, faltou energia elétrica, arrebentou uma cerca e os animais estão invadindo a plantação do vizinho, quebrou um equipamento, faltou gasolina num motor, enfim... situações que exigem que a pessoa saiba se virar sozinha e, ainda, que ela tenha as ferramentas necessárias (e saiba usa-las) para ao menos solucionar provisoriamente o problema na hora do aperto. O ideal é que a pessoa fizesse um experimento antes de se mudar definitivamente. Enquanto isso não é possível vamos nos contentando com os vídeos e conteudo fantástico publicado pelo "Na Roça".
Muito bem colocado Fernando! A ideia de "experimentar antes de encarar" também é muito boa. E, muitíssimo obrigado pelo elogio, ele nos ajudar a continuar e a fazer melhor.
Eu faria tudo isso com maior satisfação só pra ir embora da Cidade grande que pra mim e quase o inferno
meu sitio terá duas alegrias, uma quando comprar e outra quando produzir tudo que eu preciso
Assim que se fala Mario José. Abraços e obrigado pelo comentário.
Como diz o velho ditado “sítio são duas alegrias a da compra e a da venda” Este ditado se aplica aqueles aventureiro que acha que no sítio as coisas acontecem por acaso. Vivo no sítio a 14 anos e sei bem como as coisas são. Sou apaixonado pelo que faço e produzo dai não vira fardo é sim prazer. Seu conteúdo foi muito bom parabéns.
Obrigado pelo comentário e pela visita Moisés! Tem gente que não sabe que trabalhar no que gosta não é trabalho kkkk, mas aventureiro não falta. Abraços e tudo de bom.
Meu grande amigo Moisés Svensson. Direto do espírito santo, para rio branco no Acre, você formou uma bela parceria, com o amigo Rui, pois vocês tem algo em comum, que é a vida na Roça né.
São muitos desafios morar na roça, tem que gostar muito!
Olá! E tem que gostar mesmo...Obrigado pela visita e pelo comentário.
Mai esse vídeo me ensinou muito. É verdade! A gente não pode criar uma fantasia de lugar perfeito porq não existe. Quero mudar com minha família pra roça, mas tô estudando TODAS as vantagens e desvantagens também. E recomendo que TODOS façam o mesmo. :)
Obrigado Louie pela visita e pelo comentário.
Hoje amanheceu chovendo e não tem como descrever a sensação de tomar café da manhã sentindo o cheiro da terra .
Várias famílias estão maravilhadas as suas experiências, e encontrado um incentivo para buscar realizar o sonho de ter contato com o campo.
9 famílias nos juntamos, planejamos e estamos vivendo em uma pequena terra, e sempre estou disponível para partilhar com outras pessoas como fizemos para conseguir um pedaço de terra e viver com tranquilidade, não é impossível e pode estar ao alcance de toda família de classe média , de uma forma muito acessível. Se alguém precisar, conte comigo.👍❤️
Que coisa fantástica Giordano! Se algum de vocês se sentir a vontade, crie um canal aqui no UA-cam e divulguem essa experiência para o mundo. Agradecemos as suas palavras, eles nos ajudam a continuar. Abraços!
@@recantocuricaca Sigam em frente, ter uma vida mais tranquila, comer de forma mais saudável e viver com aquilo que te traz alegria não tem valor. Talvez, muitas pessoas vão acordar para esta realidade, e partir para uma nova vida.
Quanto ao canal, não temos este plano, porém, sempre estarei disponível para ajudar com dicas para aquelas famílias que também desejam ter uma comunidade rural. Precisou podem me chamar.👍
@@giordanoxavier5139 Obrigado Giordano!
É isso aí. Não existe lugar perfeito. Todo lugar vai ter vantagens e desvantagens em relação a outro. Tudo isso dependerá do estilo de vida que vc escolheu para viver.
Novamente muito obrigado pela vista e pelo comentário. As tuas palavras sempre nos incentivam! Abraços.
Se for só uma chácara perto da cidade é bom. Se for um sítio grande longe aí é muito complicado
Obrigado pela visita e pelo comentário Edmilson!
É isso aí Rui, são situações que causam um certo desconforto mas que podem ser contornadas com um pouco de organização e persistência
Eh isso ai...Obrigado pela visita e pelo comentario.
muito legal !mudou minha visão romantica da roça.
Obrigado pela visita e pelo comentário Kátia!
Acredite, fiquei infinitamente mais feliz quando vendi do que quando comprei.
Excelente! Planejamento e disposição é essencial. Qualquer comprinha no supermercado aqui em Rio Branco não sai por menos de 500,00 reais. O consumo de combustível está muito elevado também na cidade, não dá pra ficar rodando de bobeira.
A maioria das pessoas não fazem um planejamento financeiro familiar, e aí não tem dinheiro que resolva. Parabéns
Nós é que agradecemos José Moacir, pela visita e pelo comentário!
Tmj Rui! Vivendo e aprendendo! Obrigado por interagir conosco.
A gente é que agradece Max e Bere!
Olá bom dia amigo. Um belo conteúdo amigo, você pois tudo na ponta do lápis ✏️✏️, mostrando a realidade, e as dificuldades, da vida na Roça. Parabéns
Nós é que agradecemos a tua visita e teu comentário Silvano!
Olá eu sou Maria moro em Rio Branco no Acre estou aprendendo muito com você eu tenho um sonho deser alto sustentável mais minha saúde não está mim ajudando eu fiquei encantada com sua historia parabéns você é exemplo pra nós eu moro em uma mine chácara ao pocos mais já estou tendo muitos benefícios uns peixes galinhas e patos ovos e agora vou conseguir planta minhas verduras gosto muito das suas orientações o nome da minha chácara fugimos do caos
Olá Maria! Ficamos felizes que você está achando o que fazemos interessante. Muito obrigado pela visita e pelo comentário. Melhoras para você e mande um abraço pro Sr. Sérgio também. Até mais.
roça e assim mesmo desde quando a pessoas descide morar la tem que esta preparado para isso mesmo.ha nao ser se a pessoa morar na roça perto da cidade que não precisa ir de carro.mas se for numa lugar longe tem que ter uma condução boa que nao estraga fácil tem roça que e muito longe do trevo da cidade.
Obrigado pelas dicas Paulo. Abraços.
Achei muito interessante, é fico grata por aprender sobre o banheiro seco
Olá Zizabete! Muito obrigado pelos elogios e que bom que os vídeos estão cumprindo seu propósito. Sucesso na sua procura pelo seu pedaço de terra e que você seja bem feliz nele. E é a gente que tem que agradecer você pela visita e pelos comentários. Abraços e bom 2022!
Morei na roça e sempre visito a roça,lá e'' muito complicado.
E'' gostoso,e'', mas só pra visita .
Obrigado pelo comentário José. Abraços.
Parabéns, uma aula sempre é bom para ensinar e incentivar.
Obrigado Gilmar!
Faz vinte dois anos que moro na roça sempre tem que saber onde gasta. ..
Olá! Certamente, sem planejamento fica difícil. Obrigado pelo visita e pelo comentário.
Boa.noite, sou do Paraná, gosto do seu canal! Pois é inspirador!
Não vejo a hora de fazer minha transição para a roça
Obrigado pela visita e pelo comentário Nando e que a transição seja tranquila e aconteça em breve.
ViIdeo clara pédagogica, realista y permit visualizar bem as dificultades. Obrigado por su trablho, de Paris (França). Claude
Muito obrigado Claudio pela visita (de tão longe) e pelo comentário!
Faz um ano que comprei um sitio em busca de silencio e tranquilidade , durante esse tempo nunca tinha dormido no local , sempre ia e voltava no mesmo dia e nunca ouvi barulho de som , achei que era o lugar ideal . No dia que resolvi dormir , foi o dia mais triste . Pois tem um sitio próximo que o dono aluga e foi quando percebi o barulho ensurdecedor com vários carros de som , que durou a noite toda e as musicas de baixo calão . Estou muito triste . Botei pra vender . Valeu o video
Olá Joilson. Triste o teu relato. Mas isso é muito frequente. Vez ou outra tínhamos uma surpresinha no sítio em Rio Branco. Felizmente isso acontecia muito raramente e, apesar de incomodar, a fonte do som ficava bem longe da gente. Aqui em Santa Catarina, numa região bem isolada como essa onde moramos, ainda é possível se ouvir som automotivo em alguns lugares bem distantes. Isso acontece em alguns finais de semana e em feriados. A gente fica imaginando como os vizinhos de lugar onde está o som devem estar. E que tipo de criatura (perturbada) pode gostar de levar o inferno pra todo o lugar onde vai. Obrigado pelo relato e bom feriado.
@@recantocuricaca Tenho uma chácara que herdei da minha saudosa mãe, mas ela fica grudada a outras e esse é um dos maiores empecilhos que eu vejo para começar a investir nela. Uma dessas chácaras vizinhas já teve um caseiro que gostava de passar o dia e a noite ouvindo música sertaneja com o volume alto. Agora não estamos com esse problema, mas fico imaginando o que pode acontecer se vier outro caseiro com o mesmo costume para morar lá. O nível de educação, de civilidade do brasileiro é infelizmente muito baixo. Onde moro, num bairro de classe média, às vezes temos o mesmo tipo de problema com vizinhos barulhentos, ou seja, a falta de modos não escolhe classe social.
Sentirá mais alegria quando vender do que no dia que comprou
@@francis1961cuidado ao investir pois raramente se consegue recuperar na venda
Lamentável
Bom dia amigo. Excelente seu vídeo e a forma clara que expõe os prós e contras. Mais roça é tudo de bom. Parabéns
Olá Magno. Concordo com você. A gente só não pode ir pra ela enganado kkkk. Abraços e obrigado pela visita e pelo comentário.
no sitio sim tem alguns desvantagems sim amigo porque e dificio na rosa porque tem muito problemas de aguas e do custo por causa tem que devidir pra outra pesoa que tem compra o terreno no mesmo lugar
Obrigado pelo comentário Alex!
Ajudou, com certeza. Deus abençoe a sua vida
Que bom que ajudou. Obrigado pela visita e pelo comentário Domingos.
Excelente exposição. Obrigado do Ceará Brasil. D.R.A. Sl,33:12.
Obrigado Diogo!
Parabéns 👏
Obrigado Maria Francisca!
Muito boas dicas como sempre !!
Novamente obrigado!
Muito bom seus conselhos.
Obrigado Joe pela visita e pelo comentário.
Bom vídeo !
Obrigado!
Concordo com vc plenamente Rui 👍👍👍👍
Obrigado pela visita e pelo comentario!
5 horas da tarde fecho toda as portas , durmo legal sem mosquitos, é so se prevenir, roça é tudo de bom. No inverno abasteco com comida para 3 meses fico isolada não tem estrada mais quem se importa
@terezinhamiguel, como vc se locomove se nao tem estrada? Fiquei curioso!!!rsrs
Olá Barros. Quando a gente morava em Rio Branco era a mesma história. Na época das chuvas a estrada ficava intransitável por dias. O jeito era ficar quieto ou enfrentar a estrada a pé, o que fizemos muitas e muitas vezes...abraços.
Avanir reso para não ficar doente e fico só no sítio cuidado das plantas e animais, um trecho de 20 minutos já levei uma hora e meia então prefiro ficar só no sítio, mais eu amo essa vida no campo, plantar ver florir e frutificar não tem preço
Muito obrigado pelas suas dicas,precisa ser bem realista,sem ilusões,pra ter certeza de q se quer realmente morar no mato.Omeu maior medo são escorpiões e cobras, alguma dica.Grata🙏🙏
Olá Angela! Acessa o link is.gd/Go0lku. É um livro sobre construções "alternativas". Na página 500 dele há uma ideia para evitar a entrada de escorpiões dentro de casa. A ideia vai servir se a casa ainda não estiver sido construída. Se já foi, não deixar área gramada perto da casa, não acumular madeira ou tijolos e evitar o aparecimento de morada de baratas (como acontece muitas vezes em caixas de gordura ou de passagem de fios), ajudam a diminuir a população de aranhas e escorpiões nos arredores da casa. Uma coisa boa também é deixar patos e galinhas andarem nas proximidades da casa umas horas por dia (de manhãzinha ou de tardinha). Nesse caso, as vezes, você terá que relevar os cocozinhos que aparecem na varanda. Abraços e obrigado pela visita e pelo comentário!
PARABÉNS AMIGO! SÃO FATOS QUE DEVEMOS ESTÁ ATENTO, SOU DE PARACAMBI FINAL DA BAIXADA FLUMINENSE, TENHO MUITO VONTADE DE CRIAR UM PROJETO PARA ROÇA; MAIS VOU ASISTIR SEUS VÍDEOS PRIMEIRO, PARABÉNS!!
Obrigado Silva e sucesso na tua empreitada!
Boa noite amigo! Sou divorciado e moro sozinho na capital do Paraná. Tenho vontade de morar no mato, mas estou com 70 anos - graças a Deus com otima saúde - e nao sei como fazer esta transição. Poderia me dar uma dica de como fazer acontecer? Se puder responder agradeco! Abc.
Olá Barros. Difícil dar um dica realmente útil, mas vamos lá. Eu acredito que o primeiro passo é encontrar um terreno que te agrade e que caiba em teu bolso. Nada de ficar descapitalizado. Reserva financeira é sempre importante. Conseguido o terreno, vem a mudança. Mas é preciso saber se tem casa habitável no lugar, água utilizável, energia elétrica, estrada transitável a maior parte do ano, etc. Enfim, coisas que ajudam a gente viver com mínimo de conforto e comodidade. Quanto mais completo o terreno, melhor. Mas isso tem sempre um custo. Tendo o lugar habitável...é manter as coisas em ordem. Isso sempre dá trabalho. Trabalho que você deve fazer. Caso contrário, alguém poderá ser pago pra fazer...Claro que você pode deixar as coisas meio "abandonadas". Mas acho que isso não faz bem pra cabeça da gente. Enfim...não há uma fórmula pra todos. Mas repito. A primeira coisa é ter um terreno disponível e utilizável...o resto vem depois. E sempre será preciso coragem pra abraçar o novo. Abraços e espero ter sido útil.
@@recantocuricacaagradeço a dica. Sucesso pra vcs. Deus te abençoe.
...DEPOIS...
...A PAZ...
... NÃO TEM PREÇO!!
Obrigado pelo comentário!
Excelentes explicações...
Obrigado Wolfgang!
Bacana demais as explicações! Valeu!🙏
Nós é que agradecemos sua visita e seu comentário Aurea!
Cada um tem seus gostos e prioridades, no meu caso a alegria durou 2 meses apenas, muito gasto, muito trabalho...bichos cobra, escorpião, e outros vontade afinal é seu ambiente, carro sempre sujo se tá sol muita poeira com chuva barro sítio e chácara é ótimo para ser visitante proprietário é furada
Para diminuir esses bichos indesejados, o ideal é manter o envolto da casa sempre limpo e arejado. Por exemplo, envolta da casa trace 10/12 metros que devem ser limpos em todas as direções e faça o cercado com alambrado e pilar de concreto, se possível coloque também um degrau de concreto entre os pilares unindo eles. No espaço interno até a casa sem muitas arvores, somente grama curta não mais que poucos centimetros. Concreto em volta da casa pelo menos 1 metro. Isso ajuda muito e afasta os bichos, pois eles gostam de ficar entocados, no campo aberto eles raramente atravessam. É legal manter nesse espaço galinha, gatos, gansos e cachorros, além de protegerem contra ladrões vão caçar esses bichos se entrarem.
É isso aí Gil. Obrigado pelo relato kkkk tem que gostar ou ser meio maluco mesmo kkkk ou os dois. Abraços.
Boa noite,já morei na roça,um limão faz uma limonada,outros faz um bolo,outros um sorvete,o pessimismo é uma doença,.
Ola Petronio. Voce esta certo. Pessimismo (e complacencia) sao um grande problema pra muita gente. Obrigado pela visita e pelo comentario.
Morar no mato é bom pra quem tem muita saúde, morar na cidade já não é fácil, imagina no mato 😢
Obrigado pelo comentário Adeilton!
Pra o que pesa é o transporte mesmo
Olá Joelma! Obrigado por sua visita e por seu comentário.
Bom dia. Muito bom
Olá Eudes! Obrigado pela visita e pelo comentário.
Energia solar nao seria uma boa opção , híbrido? Gente é so uma pergunta.
Olá Miriam. Ainda não tivemos coragem de adotar a produção de energia elétrica com placas solares. Quem sabe um dia. Hora é o preço, hora a legislação, enfim...contamos com o gerador nos casos de emergência e com a boa vontade da CELESC aqui em Santa Catarina. Abraços e obrigado pela visita e pelo comentário.
Muito bom o conteúdo, só uma crítica construtiva, faça menos cortes no vídeo quando vc fala, chega a dar agonia de tantos cortes deixa fluir, abraço
Olá Dan. Obrigado pela dica. Tenho que ver como resolver a questão dos cortes e da duração do vídeo. Mas nada impossível de ser feito. Agradecemos também sua visita.
me esclareça uma coisa , é verdade que no Acre não tem pedras ?
É verdade Val. Não temos pedras na maior parte do Estado. Chegamos aqui sem saber disso kkkk. Agora não lembro dos detalhes, mas a maior parte do solo acreano tem origem sedimentar. Tem locais aqui perto de casa que é possível achar conchas de moluscos aquáticos nos barrancos. Isso indica que uma boa parte do território esteve embaixo d'água num passado remoto. É como se a gente morasse no que foi um dia o fundo de um grande lago, por exemplo. Ficamos com todo aquele material que vai assentando no fundo desse lago e as pedras ficam muito raras. Na região de Cruzeiro do Sul a coisas são um pouquinho diferente. Em todos caso, acho que 99% das pedras usadas em construção aqui vem de fora do estado, principalmente de Rondônia. Obrigado pela visita e pelo interesse.
Sou de bh , moro na roça… no bairro Vitoria kkkk
Obrigado pela vista Macedinho!
Amigo verdade na roça tem vantagens e desvantagens depois de estruturar o custo é menor
Olá Shirlei! Também achamos que com o tempo as coisas entram nos eixos e as despesas ficam menores. Obrigado pela visita e pelo comentário.
Querendo ir com a família, maior preocupação é precisar sair e deixar esposa e filhos sozinhos durante dia. Isso é foda
Olá Joslei. Se a vizinhança não for boa, isso é realmente problema. Em Rio Branco a gente tinha essa preocupação também. Aqui onde estamos agora...pode deixar a casa aberta que nada acontece. É uma tranquilidade sem tamanho. Espero que fique assim por muito tempo. Abraços e obrigado pelo comentário.
@@recantocuricaca a área lá não tem muito vizinho, são fazendas e bem isolados. Por isso minha maior preocupação.
@@josleifortunato7538 Isso é de cada, Joslei. Pra gente, quanto mais isolado, melhor. O isolamento pode ser uma benção. Tendo estrada transitável, telefone, internet e sabendo se defender...não há porque se preocupar demais. Inté.
Estou comprando um pequeno sítio...
Pense 1000 vezes,
Sítio tem guê está no máximo a guinze km da cidade
Olá Anselmo. Quanto mais perto melhor, mas isso pode trazer alguns problemas. Mas não se pode ter tudo e lugar perfeito não existe. Obrigado pela visita e pelo comentário. Bom 2022!
Achei um a 10 km e a mulher achou longe.
👏👏👏👏
Obrigado Henrique!
que lucidez
Obrigado pela visita e pelo comentário Rodrigo!
...SEM FALAR QUE A PICANHA DE RONDÔNIA, ACRE E AMAZONAS...
É A MELHOR DO BRASIL...
Corretíssimo! Quando a gente sai do Acre e vai comer carne é que a gente sente a diferença...a carne bovina daqui é mesmo muito boa. Abraços Radson e obrigado pela visita e pelo comentário!
BIXU...
...eu tô aqui em Toledo com uma
inveja dôida docê!!!
rsrsrs...
@@radsonbrandao9372 kkkk. Abraços cara!
Pq parou de planta arroz e feijão?
Olá novamente Ericles. Paramos de plantar arroz por que a maquina de beneficiamento (peladeira) que fica no 6 de agosto fechou. Ai passamos a limpar o arroz lá no Quinari. Mas a gente chegava lá com o arroz, a máquina estava quebrada. O telefone de lá nunca funcionou...enfim, a coisa estava ficando muito complicada. E pra quem não come nem 60 quilos de arroz por ano, não valia a pena tanto malabarismo. O feijão é mais ou menos a mesma coisa. Comemos pouco feijão e decidimos usar a terra para outra coisa. A gente nunca produziu nada destinado à venda. Sempre foi pra nosso consumo. então a gente se adequa àquilo que dá menos dor de cabeça. Abraços e até mais.
@@recantocuricaca valeu por responde .sucesso aí nos vídeos
@@Ericlematias Obrigado!
Estou procurando. Mata meu sonho. De novo mim ajude mora em uma terra 🌎. Amigos.
Obrigado pelo comentário Dalva. Esperamos que consiga realizar teu desejo e não deixe teu sonho morrer.
Comprar o sítio é fácil, duro é manter sem renda....
Concordo Zezeinho! Tem que ter uma reserva ou alguma entrada de dinheiro, senão fica complicado. Obrigado pelo comentário.
@@recantocuricaca eu que agradeço pelo conteúdo, só ouvi verdades. Abraço
💝
De novo obrigado Liege pelas visitas comentários!
😂😂😂😂 mosquito é o pior coloca mosqueteiros 8:38 vc falou tantas coisas negativas desse jeito vou desistir 😂😂😂😂
Olá Christine. Não desista, não. Eu não disse coisas negativas. Apenas avisei sobre a realidade que alguém que deixa a cidade pra morar em um sítio vai encontrar. O UA-cam é um lugar bom pra gente falar sobre aquilo que não faz. Felizmente não é nosso caso. E, acho, que a maioria das pessoas que vivem realmente na roça vão concordar com a minha fala e ainda acrescentar outros tantos pontos importantes (avisos) para quem quiser ouvir. O fato é que deixamos a cidade de vez há quinze anos e não temos nenhuma intenção de voltar. Abraços e obrigado pelo comentário. Ah! Isso é meu ponto de vista. Ninguém precisa concordar com ele. Inté.
Desisti em dois meses e ele só falou verdades e de forma bem leve realidade e tudo piorado
eu nao acho nao e ro mato matagau que nos ver nao pesoas eu to na roça tbm alguma coisa nao sao bom porque tem que fica pidino pra bombar a agua iso e ruim pedio pro outro la
a minha mae vai volta dinovo na cidade ela e cigana quem muda asim gosta de ficar mudano prami e cigano que nao param vai vai vai aruma outra casa rsrsrsrsrsrsrsrs
É isso aí Alex! Obrigado pelo comentário.
🇧🇷
Poxa, desisto... Kkkkkk
Nada disso Coriolano kkkkk....desistir jamais. Há muita coisa boa na vida na roça, mas a gente não pode ir pra ela achando que tudo é lindo e maravilhoso. Abraços e obrigado pela visita e pelo comentário.
O cara vai morar no sitio que é pra ser tranquilo e leva cachorro, bixo mais barulhento que existe. Vai entender
Obrigado pelo comentário Matheus.
Muito bla bla
Obrigado pelo comentário Marcos!