Obras indicadas pelo professor sobre Literatura Brasileira: 1. "A Pequena Bibliografia Crítica da Literatura Brasileira", Otto Maria Carpeaux; 2. "História da Literatura Brasileira", Luciana Stegagno Picchio; 3. "Prosa de Ficção", Lucia Miguel Pereira; 4. "Apresentação da Poesia Brasileira", Manuel Bandeira; 5. "De Anchieta a Euclides", José Guilherme Merquior;
Depois de mais de três anos é uma alegria comunicar que a "Pequena bibliografia crítica da literatura brasileira", de Carpeaux, foi reeditada pela editora Sétimo Selo! Eu e uma amiga que é professora de português nos empenhamos incansavelmente durante um bom tempo para termos a reedição dessa obra. Desejo que todos os amantes da literatura usem e abusem desse guia maravilhoso de nossa literatura.
"Eu não sei pq vc ainda mora Na terra, meu filho"? Kkkkkkkkkk. Muito obrigado, meu querido professor, por nos animar com seu bom humor. Excelente vídeo, professor. Forte abraço. Jesus lhe abençoe.
Um prazer ver alguém fazendo o justo elogio de Lúcia Miguel Pereira, a quem admiro. Tenho apenas um dos seus livros, "A leitora e seus personagens", além da sua obra de ficção que saiu em volume único há alguns anos. O livro citado no vídeo é um dos meus desejados.
Sou professor de Literatura no Ensino Médio e, assistindo a seus vídeos, descobri que a sua voz, quase que totalmente, é a minha voz, pois o senhor detém o discurso que sempre eu quis fazer. Obrigado pelas suas falas. Estava faltando alguém esclarecido, conhecedor do assunto, e de boa fé (e sem rabo preso) para expor o óbvio. Aliás, o óbvio deve ser dito todos os dias. Obrigado.
Prezado professor Rodrigo Gurgel, penso que se o senhor conseguisse uma entrevista com o diplomata e leitor voraz: Ary Norton de Murat Quintela ela se tornaria histórica. Todos seus inscritos sairiam ganhando com tamanha aula de conhecimento literário. Por favor, torne este meu sonho uma realidade. Obrigado e felicidades.
Vídeo fenomenal, professor! (Como sempre, aliás.) O senhor tem um conhecimento incrível, e por mim muito invejado. Obrigado pela aula e pela bibliografia, fessô!
O melhor canal que já vi até hoje, o caminho para evolução humana totalmente sem ideologia, transbordando sabedoria, uma fala encantadora, clara e direta, parabéns.
Boa noite, professor. Sempre aprendendo com seus vídeos. Essa era minha dúvida sobre como estudar literatura brasileira. Sou um dos que já escreveu pedindo esse auxílio. Obrigado.
Olá, caro professor. Tenho mestrado em letras e nunca ouvi falar desses autores que o senhor apresentou. Por que isso ocorre? Sempre me foram apresentados, inclusive no mestrado, os mesmos autores e as mesmas obras: Bosi (história concisa...); Antonio Candido (formação da literatura brasileira); Coutinho pai e filho (a Literatura no Brasil)...
Stablishment, brother. Os que você citou são os de cabeceira (não sei se na universidade de hoje... olha que aqui tivemos uma xérox do livro do segundo ano no nosso 4º semestre de Letras) e vamos aprendendo a tê-los como nossa bíblia. Nossos professores trazem as novidades dos seus orientadores, nos obrigam comprar esses, vamos lendo os artigos de um e outro que tá se promovendo... E... Findamos nosso curso sem vermos o que interessa. No livro da Luciana Picchio o professor dá uma tacada nesse dito stablishment que eu ataco. ☺
Eu costumo dizer para o meu noivo que estou refazendo a faculdade de Letras através do canal do professor Gurgel. 4 anos de graduação, sem nunca ouvir falar destes autores. Brincadeira, neah? Fico pasma!
Mais uma vez, muito obrigado Professor pelos autores e as obras indicadas no vídeo. São autores que eu desconhecia ( pois não são citados nas faculdades ); mas são fundamentais para compreender a riqueza da nossa literatura.
Uma benção achar esse canal! Muito obrigado professor Rodrigo. Sou professor de Língua Portuguesa e Produção textual. Sigo no meu segundo ano de docência! Abraços de Belém do Pará!
Professor Gurgel, obrigado por seus vídeos. Comecei tardiamente a me interessar por literatura e o tenho como muito presente nesta nova fase de meus interesses. Parabéns por sua grande contribuição à cultura neste campo.
Mestre Gurgel: Um respiradouro literário! Não sabes o quanto me ajudastes(e ajuda ainda) nesse cenário intelectual sombrío, tupiniquin! Obrigado, meu caro amigo.
3:15 hahahahaha!!!! vou iniciar Letras e jamais irei me ater apenas a universidade! fiz outro curso e tive sérios problemas com alguns professores, por pensar diferente deles ou da universidade.
Professor! Que incrível, deve haver algum tipo de conexão cósmica entre os que gostam de literatura... Não faz muito tempo, em uma conversa de generalidades com uma amiga que foi durante muitos anos professora de língua de portuguesa, que fui apresentado a obra de Luciana Stegnano, a qual foi defina como “se mordesse a própria língua, morreria envenenada”, devido sua objetividade e sinceridade na análise. Coloquei-me a procurar o livro, após percorrer algumas bibliotecas públicas da região do ABC, consegui encontrá-lo e estou bastante satisfeito pela sinceridade da autora, que logo na Introdução deixa claríssimo que não se vergará ao modernismo e sua visão do que venha a ser a literatura brasileira. Além disso, no Prefácio pelos nomes que cita, fica posto o não sectarismo desta grande italiana.
Ótimo Professor, obrigado pelas preciosas dicas! Sem dúvida, aquilo que é bom (em todos os sentidos da vida, em minha opinião) é difícil de se obter. Um grande abraço!
Mais um excelente vídeo! Professor, poderia fazer um vídeo sobre como ler poesia clássica? De preferência as que seguem métrica, como a Eneida em haxametro datilico. Não achei em legar nenhum um exemplo da leitura ritmada. Abraços e fique com Deus!
Rodrigo, esse vídeo não está aparecendo na aba principal do seu canal, portanto não fomos notificados do envio! Está aparecendo somente na playlist "Livros".
Perfeito, Gurgel! Lembro muito bem as caras surpresas dos alunos na faculdade quando lhes apresentava bibliografias díspares, para que não ficassem com as de sempre. Eu me divertia com o choque deles e o desconforto quando saíam do óbvio...
Muito lúcido. Obrigada professor. Estudo letras por puro prazer...Mas me espantei com a (muita) manipulação ideológica no meio. Gostaria demais de estudar sem sofrer lavagem cerebral...
Tempos atrás li um comentário no qual o senhor sugeria o livro da Luciana S. Picchio e já corri pra pesquisar, pq sempre que o senhor indica, o livro, que já é difícil de achar, torna-se mais raro ainda. Felizmente encontrei uma versão ainda lacrada e muito barata do livro. Adoro as suas sugestões. Nestes tempos em que faltam boas referências, é um privilégio contar com a sua contribuição. Muito obrigado!
Nossa prof. era exatamente o que eu estava precisando para o meu projeto de ler a literatura br e apresentar no meu canal. Já li os livros do senhor. Agora vou me organizar para comprar essas indicações. Obrigado.
Professor, obrigado pelas orientações. O senhor é sempre muito respeitoso e atencioso com quem está iniciando os estudos, leituras e a escrita. Se me permite uma sugestão (sei que está fora do tema do vídeo de hoje), mas fale-nos em algum vídeo sobre a literatura contemporânea de língua inglesa, com nomes como Philip Roth e Ian McEwan. Um grande abraço!
Concordo com a sugestão. Ian McEwan, Philip Roth, Paul Auster, Coetzee, Jonathan Franzen, David Foster Wallace, etc., literatura de língua inglesa contemporânea é sensacional
Professor, quando o senhor cita que "com raríssimas exceções" a maioria das editoras sofre com a influência do momento. O senhor poderia citar algumas que estão livres dessa influência?
Problema pra responder com um vídeo... Mas pense nos gênios que nós temos: Machado, Graciliano, Zé Lins do Rego, Manuel Antônio de Almeida... Esse conseguiram fugir do lugar-comum.
@@RodrigoGurgel Isso citando apenas alguns. Poderíamos citar, apenas na poesia: Sousândrade, Augusto dos Anjos, Olegário Mariano, Jorge de Lima, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Henriqueta Lisboa, Murilo Mendes, Emílio Moura, João Cabral de Melo Neto, Ledo Ivo e Gerardo Mello Mourão. Nossa poesia é singularmente superior a todas do século XX, e mesmo assim, está longe de ter o reconhecimento merecido. Concordo que isso merece um vídeo para ser respondido, mas em minha opinião, se deve principalmente ao provincianismo e pedantismo de boa parte da classe universitária nacional (tanto o corpo docente quanto o discente). A maioria está preocupada somente com o próprio ego, e não em divulgar e pesquisar nossa alta literatura, que por sinal, é muito mais vasta e profunda do que o "clichês" que vemos nos livros didáticos das escolas, e que vai se estendendo até os cursos de Letras. Abraço, boa semana!
Já cheguei dando meu like! Que bom que ainda restam professores e intelectuais que não compram a narrativa que exerce hegemonia no ambiente de debate acadêmico, o Brasil respira!
Concordo com todas as suas opiniões o conhecimento nunca se esgota sempre tem que se renovar Porque você ia ficar obsoleto a pessoa que se acha que sabe de tudo
Esse canal merece no mínimo um milhão de inscritos,percebemos o declínio cultural de um país quando um you tube fútil tem mais inscritos e com mais visualizações do que um canal que trás um conteúdo de extrema importância para o intelecto! Leio de tudo embora devo colocar na minha wishlist livros com conteúdos que me acrescenta mais intelectualmente do que minhas leituras que uso para entretenimento,talvez seja apenas questão de tempo para leituras adequadas e acho que com apenas o hábito da leitura já levo vantagem diante de algumas pessoas! Ótimo conteúdo Rodrigo 😍😊
Rodrigo Gurgel, agradeço suas indicações, " Meditações do Quixote" é algo maravilhoso, é de mudar nossa visão...como não ter lido antes.Mas nunca é tarde ao conhecimento.
Professor, boa noite. Sempre ótimos vídeos , dicas preciosas. Recentemente vi uma pesquisa sobre a JK Rowling, autora de "Harry Potter" Pesquisaram se aquela geração que comprou mais de MEIO BILHÃO de livros da série, continuara lendo outros autores. E o resultado era que não. a maioria só leu Harry Potter mesmo. Na sua experiência , a leitura pode iniciar-se na infância por livros "comuns" ou o Sr. acha que no mínimo Monteiro Lobato, nada abaixo. Um abraço. Sucesso !
Pode começar. E costuma começar. Mas o essencial é a vida familiar, o exemplo. Se há livros na residência, se os pais lêem, se o convívio com os livros é diário... então é meio caminho andado.
Pessoal esse primeiro pesquisei a internet achei em pdf pois fui ver para comprar está R$ 1200,00 no estante virtual.Eu vi um anúncio em falta por R$ 30,00, o livro ficou raro o pessoal já quer tirar proveito.
Ah, como o senhor tem razão, últimos anos muito pobres em bons livros. Tenho 76 anos e minha biblioteca está aqui, à mão. Releio com muito prazer maravilhosos livros que fui adquirindo desde anos 60. Carpeaux presente aqui! 👏🏻
Esse vídeo é uma pérola! Primeiro porque para achá - lo tive de mergulhar fundo. A academia, mesmo estando eu já no 4° período, só recomenda os piores, e até literarura africana com cunho socialista eles fomentam. Muito obrigado.
Que fantástico. Estou encantado e não consigo parar de ver os vídeos. Sou professor de Literatura (COM MUITO A APRENDER) e daria de tudo pra ser seu pupilo; seria uma honra.
Oiii Professor,descobri o seu canal há pouco tempo, porém já estou extremamente inebriado com essa onda entorpecente do mundo da leitura. Que canal estupendo, a sociedade atual carece de conteúdo como esses.
Olá, professor. Há uma edição mais nova da Luciana Picchio. Tenho uma de 2004 de Lacerda Editores (Nova Aguilar). Penso que também está esgotado. Parabéns pela seleção.
Eu amo seus vídeos, professor. Eles são um oásis de serenidade em meio à loucura do mundo moderno. Mesmo entre meios conservadores.
Muito obrigado, Mariana! Vamos em frente!
Obras indicadas pelo professor sobre Literatura Brasileira:
1. "A Pequena Bibliografia Crítica da Literatura Brasileira", Otto Maria Carpeaux;
2. "História da Literatura Brasileira", Luciana Stegagno Picchio;
3. "Prosa de Ficção", Lucia Miguel Pereira;
4. "Apresentação da Poesia Brasileira", Manuel Bandeira;
5. "De Anchieta a Euclides", José Guilherme Merquior;
Exatamente!
Obrigado.
Obrigada, Renato !
Depois de mais de três anos é uma alegria comunicar que a "Pequena bibliografia crítica da literatura brasileira", de Carpeaux, foi reeditada pela editora Sétimo Selo!
Eu e uma amiga que é professora de português nos empenhamos incansavelmente durante um bom tempo para termos a reedição dessa obra.
Desejo que todos os amantes da literatura usem e abusem desse guia maravilhoso de nossa literatura.
Olá, sou leigo em crítica literária. O que serve aquela longa lista enumerada intitulada bibliografia? São ensaios ?
O crítico literário existe para manter o mundo ordenado e seguro. Se já não temos escritores, temos, ao menos, um grande crítico.
Obrigado, Bellei!
Obrigado eu, professor@@RodrigoGurgel! Desculpe a demora.
eu ja colei nele quero me destacar da boiada é aumentar meu qi
Faça uma lista do indispensável da literatura brasileira e outro da literatura estrangeira. Seria muito bom ter uma visão do senhor sobre o assunto.
Que ideia! Espero que aconteça!
Humilde dica para literatura estrangeira: "Livros: tudo o que você não pode deixar de ler (Christiane Zschirnt)".
Já chego dando like pq eu sei q é coisa maravilhosa!
Obrigado!
"Eu não sei pq vc ainda mora Na terra, meu filho"? Kkkkkkkkkk.
Muito obrigado, meu querido professor, por nos animar com seu bom humor. Excelente vídeo, professor. Forte abraço. Jesus lhe abençoe.
Abração!
Que os sebos me aguardem.
Anotei tudo, professor. Muito obrigado!
É isso aí, Gilmar! Bons estudos!
Um prazer ver alguém fazendo o justo elogio de Lúcia Miguel Pereira, a quem admiro. Tenho apenas um dos seus livros, "A leitora e seus personagens", além da sua obra de ficção que saiu em volume único há alguns anos. O livro citado no vídeo é um dos meus desejados.
Boa noite Caríssimo Professor Rodrigo Gurgel, muito obrigado pelas dicas. Deus te abençoe.
Que Ele esteja sempre conosco, Rogério. Obrigado!
Sou professor de Literatura no Ensino Médio e, assistindo a seus vídeos, descobri que a sua voz, quase que totalmente, é a minha voz, pois o senhor detém o discurso que sempre eu quis fazer. Obrigado pelas suas falas. Estava faltando alguém esclarecido, conhecedor do assunto, e de boa fé (e sem rabo preso) para expor o óbvio. Aliás, o óbvio deve ser dito todos os dias. Obrigado.
Ótimas indicações Professor. Vou procurar esses livros.
Boa leitura!
Professor sempre trazendo conteúdo de Qualidade! Obrigado.
Muito obrigado!
Prezado professor Rodrigo Gurgel, penso que se o senhor conseguisse uma entrevista com o diplomata e leitor voraz: Ary Norton de Murat Quintela ela se tornaria histórica. Todos seus inscritos sairiam ganhando com tamanha aula de conhecimento literário. Por favor, torne este meu sonho uma realidade. Obrigado e felicidades.
Vídeo fenomenal, professor! (Como sempre, aliás.) O senhor tem um conhecimento incrível, e por mim muito invejado. Obrigado pela aula e pela bibliografia, fessô!
Obrigado, Carlos!
O famoso cazalbé do NEP
O melhor canal que já vi até hoje, o caminho para evolução humana totalmente sem ideologia, transbordando sabedoria, uma fala encantadora, clara e direta, parabéns.
Boa noite, professor. Sempre aprendendo com seus vídeos. Essa era minha dúvida sobre como estudar literatura brasileira. Sou um dos que já escreveu pedindo esse auxílio. Obrigado.
Que bom, Thiago! Aproveite!
Estava precisando de um vídeo como esse, muito obrigado Sr Gurgel.
Valeu! Um abraço, Caio!
Olá, caro professor. Tenho mestrado em letras e nunca ouvi falar desses autores que o senhor apresentou. Por que isso ocorre? Sempre me foram apresentados, inclusive no mestrado, os mesmos autores e as mesmas obras: Bosi (história concisa...); Antonio Candido (formação da literatura brasileira); Coutinho pai e filho (a Literatura no Brasil)...
Stablishment, brother.
Os que você citou são os de cabeceira (não sei se na universidade de hoje... olha que aqui tivemos uma xérox do livro do segundo ano no nosso 4º semestre de Letras) e vamos aprendendo a tê-los como nossa bíblia.
Nossos professores trazem as novidades dos seus orientadores, nos obrigam comprar esses, vamos lendo os artigos de um e outro que tá se promovendo... E... Findamos nosso curso sem vermos o que interessa.
No livro da Luciana Picchio o professor dá uma tacada nesse dito stablishment que eu ataco.
☺
A resposta está no vídeo, Ezequias. Caciques e pajés... Hahahahahahahahahahahahahaha...
Eu costumo dizer para o meu noivo que estou refazendo a faculdade de Letras através do canal do professor Gurgel. 4 anos de graduação, sem nunca ouvir falar destes autores. Brincadeira, neah? Fico pasma!
Deus abençoe o professor
Rodrigo Gurgel, ele é uma benção, suas dicas são preciosidades.
Obrigado, Leandro!
Todo vez que ouço falar de José Guilherme merquior me lembro do Bruno Tolentino ...💁♂️
Mais uma vez, muito obrigado Professor pelos autores e as obras indicadas no vídeo. São autores que eu desconhecia ( pois não são citados nas faculdades ); mas são fundamentais para compreender a riqueza da nossa literatura.
Fundamentais - você falou bem.
Uma benção achar esse canal! Muito obrigado professor Rodrigo. Sou professor de Língua Portuguesa e Produção textual. Sigo no meu segundo ano de docência! Abraços de Belém do Pará!
Obrigado! Abração!
Dr. Gurgel, mente brilhante e simpatia impar. Tenho aprendido muito com seus vídeos e áudios no Telegram.
Professor Gurgel, obrigado por seus vídeos. Comecei tardiamente a me interessar por literatura e o tenho como muito presente nesta nova fase de meus interesses. Parabéns por sua grande contribuição à cultura neste campo.
Obrigado professor! O senhor têm dado uma grande contribuição sobre nossa cultura.
Muito obrigado, meu caro!
Parabéns pelo canal, excelentes ensinamentos, e dicas.. Obrigada!!
Dá gosto ouvir (dicas, orientações, análises, etc.) o professor Rodrigo Gurgel. 👏👏
Merchior se foi muito novo. Extremamente lúcido, foi um dos melhores diplomatas que a casa já teve. Sou fã
Grande Mestre, sempre uma aula e excelentes sugestões!
Obrigado.
Obrigada professor Gurgel. Grande abraço e Deus lhe abençoe.
A todos nós!
Mestre Gurgel: Um respiradouro literário! Não sabes o quanto me ajudastes(e ajuda ainda) nesse cenário intelectual sombrío, tupiniquin! Obrigado, meu caro amigo.
Que bom! Forte abraço!
3:15 hahahahaha!!!! vou iniciar Letras e jamais irei me ater apenas a universidade! fiz outro curso e tive sérios problemas com alguns professores, por pensar diferente deles ou da universidade.
Adorei esse vídeo! Muito obrigado pelo carinho
Que bom, Nayara!
Professor! Que incrível, deve haver algum tipo de conexão cósmica entre os que gostam de literatura... Não faz muito tempo, em uma conversa de generalidades com uma amiga que foi durante muitos anos professora de língua de portuguesa, que fui apresentado a obra de Luciana Stegnano, a qual foi defina como “se mordesse a própria língua, morreria envenenada”, devido sua objetividade e sinceridade na análise. Coloquei-me a procurar o livro, após percorrer algumas bibliotecas públicas da região do ABC, consegui encontrá-lo e estou bastante satisfeito pela sinceridade da autora, que logo na Introdução deixa claríssimo que não se vergará ao modernismo e sua visão do que venha a ser a literatura brasileira. Além disso, no Prefácio pelos nomes que cita, fica posto o não sectarismo desta grande italiana.
Que bom!
Eu também sou da região do ABC Paulista. Se puder dizer onde encontrou este livro por aqui, eu agradeço. Muito obrigada
Ótimo Professor, obrigado pelas preciosas dicas! Sem dúvida, aquilo que é bom (em todos os sentidos da vida, em minha opinião) é difícil de se obter. Um grande abraço!
Valeu, Felipe! Abração!
Querido professor, mestre e norte para as melhores orientações! Amo suas aulas!
Excelente! Ave Maria! Deus o abençoe!
Obrigado, Sinara!
Mais um excelente vídeo!
Professor, poderia fazer um vídeo sobre como ler poesia clássica? De preferência as que seguem métrica, como a Eneida em haxametro datilico. Não achei em legar nenhum um exemplo da leitura ritmada.
Abraços e fique com Deus!
Não achou só por um motivo: você deve ler de forma absolutamente natural.
Muitíssimo obrigado professor Rodrigo Gurgel, seus conselhos são muito valiosos.
Obrigado pela confiança no meu trabalho, Josias!
Muito bom!!! O senhor sempre nos apresenta riquezas literárias que desconhecemos. Parabéns!!
Obrigado, Lucas!
Belo trabalho Sr Gurgel, obrigado pela dedicação e preocupação com essa área essencial da aquisição de conhecimento.
Vamos em frente, Thiago!
Ajudou enormemente. Obrigado, professor.
Muito obrigado, professor! O senhor é um gênio... fala muito bem, amei o canal, estou assistindo todos os vídeos.
Obrigado, Vandilson!
Rodrigo, esse vídeo não está aparecendo na aba principal do seu canal, portanto não fomos notificados do envio!
Está aparecendo somente na playlist "Livros".
Obrigado por avisar, Marciano!
Perfeito, Gurgel! Lembro muito bem as caras surpresas dos alunos na faculdade quando lhes apresentava bibliografias díspares, para que não ficassem com as de sempre. Eu me divertia com o choque deles e o desconforto quando saíam do óbvio...
Ótimo, Mônica!
Tão importante isso professor...as vezes fica muito difícil ler. NÃO SE SABE O QUE ESTÁ OU NÃO CONTAMINADO COM ESTUPIDEZ... triste
Garantindo os meus pois sei que esgotará em breve. Grande abraço professor
Seria ótimo se tivesse pra todo mundo...
Ótimo vídeo professor, os links deixados na descrição do vídeo ficou ótimo. Parabéns
Obrigado!
Uma vez mais Gurgel, parabéns e obrigado pela transmissão clara e eficiente de seu grande conhecimento.
Valeu, Eduardo! Forte abraço!
Obrigado, professor. As sementes que o senhor plantou hoje florescerão amanhã.
Se Deus quiser!
Muito lúcido. Obrigada professor. Estudo letras por puro prazer...Mas me espantei com a (muita) manipulação ideológica no meio. Gostaria demais de estudar sem sofrer lavagem cerebral...
Muito obrigado, prof. Precisávamos!
Ótimo! Vamos em frente!
Obrigada professor,pela as indicações literárias! 😍📚
Tempos atrás li um comentário no qual o senhor sugeria o livro da Luciana S. Picchio e já corri pra pesquisar, pq sempre que o senhor indica, o livro, que já é difícil de achar, torna-se mais raro ainda. Felizmente encontrei uma versão ainda lacrada e muito barata do livro. Adoro as suas sugestões. Nestes tempos em que faltam boas referências, é um privilégio contar com a sua contribuição. Muito obrigado!
Obrigado! Bons estudos!
Nossa prof. era exatamente o que eu estava precisando para o meu projeto de ler a literatura br e apresentar no meu canal. Já li os livros do senhor. Agora vou me organizar para comprar essas indicações. Obrigado.
Ótimo! Vá em frente!
Estou estudando a História do Brasil e a História da Literatura ajuda muito a entender o Brasil. Grata professor.
Maravilha! Vá em frente!
Professor, obrigado pelas orientações. O senhor é sempre muito respeitoso e atencioso com quem está iniciando os estudos, leituras e a escrita.
Se me permite uma sugestão (sei que está fora do tema do vídeo de hoje), mas fale-nos em algum vídeo sobre a literatura contemporânea de língua inglesa, com nomes como Philip Roth e Ian McEwan.
Um grande abraço!
Sugestão anotada!
Concordo com a sugestão. Ian McEwan, Philip Roth, Paul Auster, Coetzee, Jonathan Franzen, David Foster Wallace, etc., literatura de língua inglesa contemporânea é sensacional
@@marquenibol São ótimos. O Roth já leio faz algum tempo. Mas sua literatura fica melhor quando nós leitores envelhecemos.
Prezado prof. Gurgel,
Consegui adquirir, apesar de salgado o preço, a obra prosa de ficção da Lúcia Miguel, que o senhor recomendou.
Professor, quando o senhor cita que "com raríssimas exceções" a maioria das editoras sofre com a influência do momento. O senhor poderia citar algumas que estão livres dessa influência?
Professor, por que os livros da literatura brasileira parecem sempre iguais, até nas estruturas?
Problema pra responder com um vídeo... Mas pense nos gênios que nós temos: Machado, Graciliano, Zé Lins do Rego, Manuel Antônio de Almeida... Esse conseguiram fugir do lugar-comum.
Também tenho a mesma impressão!!!
@@RodrigoGurgel Isso citando apenas alguns. Poderíamos citar, apenas na poesia: Sousândrade, Augusto dos Anjos, Olegário Mariano, Jorge de Lima, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Henriqueta Lisboa, Murilo Mendes, Emílio Moura, João Cabral de Melo Neto, Ledo Ivo e Gerardo Mello Mourão. Nossa poesia é singularmente superior a todas do século XX, e mesmo assim, está longe de ter o reconhecimento merecido.
Concordo que isso merece um vídeo para ser respondido, mas em minha opinião, se deve principalmente ao provincianismo e pedantismo de boa parte da classe universitária nacional (tanto o corpo docente quanto o discente). A maioria está preocupada somente com o próprio ego, e não em divulgar e pesquisar nossa alta literatura, que por sinal, é muito mais vasta e profunda do que o "clichês" que vemos nos livros didáticos das escolas, e que vai se estendendo até os cursos de Letras.
Abraço, boa semana!
Já cheguei dando meu like! Que bom que ainda restam professores e intelectuais que não compram a narrativa que exerce hegemonia no ambiente de debate acadêmico, o Brasil respira!
Como sempre, mais um vídeo com dicas super valiosas. Obrigado Rodrigo Gurgel.
Obrigado, Dirley!
Salve Gurgel. Esse vídeo veio na hora certa!
Maravilha! Aproveite!
Concordo com todas as suas opiniões o conhecimento nunca se esgota sempre tem que se renovar Porque você ia ficar obsoleto a pessoa que se acha que sabe de tudo
Esse canal merece no mínimo um milhão de inscritos,percebemos o declínio cultural de um país quando um you tube fútil tem mais inscritos e com mais visualizações do que um canal que trás um conteúdo de extrema importância para o intelecto!
Leio de tudo embora devo colocar na minha wishlist livros com conteúdos que me acrescenta mais intelectualmente do que minhas leituras que uso para entretenimento,talvez seja apenas questão de tempo para leituras adequadas e acho que com apenas o hábito da leitura já levo vantagem diante de algumas pessoas!
Ótimo conteúdo Rodrigo 😍😊
Obrigado, Mara! Tudo de bom pra você!
@Nilson Soares Falo declínio,pois de uns tempos pra cá as coisas estão insuportáveis,a ignorância de pessoas fúteis alcançou níveis gigantescos!
Professor achei seu canal por acaso e comecei letras este ano.Adorei as indicações.
Boa professor! Excelente resenha!!
Obrigado!
Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco!
Deus te abençoe! Abraço, professor!
.
Obrigado! Um abraço!
Obrigado professor por tudo.
Vamos em frente!
Certamente que lerei estas obras, afinal, admito que pouco sei de nossa literatura. Obrigado por este empurrãozinho, Professor!
Valeu, Vítor! Bons estudos!
De Genebra na Suíça 🇨🇭.
Obrigado pela dica .
Muito bom o seu comentário.
Rodrigo Gurgel, agradeço suas indicações, " Meditações do Quixote" é algo maravilhoso, é de mudar nossa visão...como não ter lido antes.Mas nunca é tarde ao conhecimento.
Nunca é tarde!
Ótimas dicas, professor! Estudo literatura por minha conta e esses vídeos com indicações de livros teóricos são sempre muito bem-vindos!
Que bom, Michelly!
Professor, boa noite. Sempre ótimos vídeos , dicas preciosas. Recentemente vi uma pesquisa sobre a JK Rowling, autora de "Harry Potter" Pesquisaram se aquela geração que comprou mais de MEIO BILHÃO de livros da série, continuara lendo outros autores. E o resultado era que não. a maioria só leu Harry Potter mesmo. Na sua experiência , a leitura pode iniciar-se na infância por livros "comuns" ou o Sr. acha que no mínimo Monteiro Lobato, nada abaixo. Um abraço. Sucesso !
Pode começar. E costuma começar. Mas o essencial é a vida familiar, o exemplo. Se há livros na residência, se os pais lêem, se o convívio com os livros é diário... então é meio caminho andado.
Pessoal esse primeiro pesquisei a internet achei em pdf pois fui ver para comprar está R$ 1200,00 no estante virtual.Eu vi um anúncio em falta por R$ 30,00, o livro ficou raro o pessoal já quer tirar proveito.
Acho que eles já estão no mundo da lua, professor. Ótimo vídeo!
Hahahahahahahahahahahahahaha... Obrigado!
Dicas preciosas. Obrigado mestre!
Valeu! Vamos em frente!
Professor, o senhor já leu os romances de Ayn Rand? Se sim, o que achou deles literariamente? Abraços!
Nossa... Tem muuuuuuuuuita coisa mais importante pra ler, Leonardo... Muita!
Maravilhoso, professor!
Ah, como o senhor tem razão, últimos anos muito pobres em bons livros. Tenho 76 anos e minha biblioteca está aqui, à mão. Releio com muito prazer maravilhosos livros que fui adquirindo desde anos 60. Carpeaux presente aqui! 👏🏻
Espero chegar aos 76 com o Carpeaux ao meu lado! 🙂
Muito obrigado, grande orientação...
Esse vídeo é uma pérola! Primeiro porque para achá - lo tive de mergulhar fundo. A academia, mesmo estando eu já no 4° período, só recomenda os piores, e até literarura africana com cunho socialista eles fomentam. Muito obrigado.
Eu sei como é... Mas vamos em frente!
Que fantástico. Estou encantado e não consigo parar de ver os vídeos. Sou professor de Literatura (COM MUITO A APRENDER) e daria de tudo pra ser seu pupilo; seria uma honra.
Vamos em frente, Marcos! Inscreva-se também no meu canal do Telegram: cutt.ly/rodrigogurgel
Obrigado pelas sempre preciosas aulas.
Vamos em frente, Bruno!
Oiii Professor,descobri o seu canal há pouco tempo, porém já estou extremamente inebriado com essa onda entorpecente do mundo da leitura. Que canal estupendo, a sociedade atual carece de conteúdo como esses.
Obrigado, Débora! Bem-vinda!
Mais um ótimo vídeo!!! Manda brasa professor Rodrigo!! Compartilhado no Face!!
Obrigadíssimo!
Reluzente Mestre!
Obrigado!
Obrigado professor pelas indicações. Um abraço.
Valeu, André!
parabéns, grande Gurgel.
Obrigado, Alexandre!
Professor, o que o senhor acha da Suma Gramatical do sr. Carlos Nougué? Aliás, o senhor a conhece?
Nunca li, Marcos.
Grato, professor
Muito esclarecedor. Parabéns pelo vídeo.
Obrigado!
Adorei professor, muito obrigado
Professor, o Sr por falar da obra do Afrânio Coutinho sobre a Literatura Brasileira, por favor, foi o que encontrei na Biblioteca aqui.
E os livros de Alfredo Bosi, Afrânio Coutinho, Massaud Moisés, Otto Lara Resende, Haroldo de Campos, Alceu Amoroso Lima etc?
Prof Gurgel, farol com lampejos brilhantes de conhecimento !!!
Obrigado, Francisco.
Professor o senhor é dez.Parabéns
Sou doutor em teoria literária e atuo em Coimbra há um ano, sempre que um aluno pede uma indicação de vídeos no UA-cam, sugiro o professor Gurgel.
Muito obrigado, Túlio! Forte abraço!
Olá, professor. Há uma edição mais nova da Luciana Picchio. Tenho uma de 2004 de Lacerda Editores (Nova Aguilar). Penso que também está esgotado. Parabéns pela seleção.
Que bom, Cláudio! Muito obrigado!