Mais um processo histórico elucidado, esclarecido... "justiçado"! Parabéns. A maioria das pessoas pensa que "fake news" é um fenômeno contemporâneo. Nada mais enganoso. Quando nos debruçamos sobre a História, notamos as "toneladas" de desinformação que precisam ser removidas! Por isso tudo, mais uma vez, parabéns.
Interessante a narrativa. Normalmente à Igreja cabe o papel de vilã e anti ciência. O conservadorismo da Igreja foi até mais próximo do que hoje vemos no método científico. E, se mesmo agora ainda são vistos os "linchamentos de reputação " por divergência de opinião , até que para a época foi tranquilo.
Exato, superestimam demais o processo inquisitorial de Galileu, isso quando não confundem ele com Giordano Bruno e dizem que ele foi queimado na fogueira kk. Muitos exageros foram cometidos na Inquisição, principalmente quando os Estados confiscaram seus tribunais, mas definitivamente o que aconteceu com Galileu passa longe de ser algo tenebroso. Paulo V e Urbano VIII incentivaram muito as descobertas de Galileu, mas quando Galileu e seus partidários começaram a se meter em exegese bíblica, é de se estranhar que naquele contexto, com o protestantismo crescendo absurdamente, a Igreja não tenha pegado mais pesado com Galileu.
@@loboconservador Lobo C, soube que abriram os arquivos da inquisição no vaticano, na época do JPII, e dizem que as "condenações" nao foram nem 10% do que falavam. Na verdade, durante muitos anos vivemos no mundo da mentira.
@@loboconservador Se não fosse por Nicolau Copérnico e Giordano Bruno que morreram pq desafiaram as leis da merda da igreja a gente estaria acreditando na teoria do geocentrismo até hj
Basicamente, devemos saber que o Estado é um fato. Partindo disso, saberemos que, se, em algum momento, o Estado acabar, surgirá outro e esse outro pode ser uma ditadura, por exemplo. Exemplifico: as milícias no rio, com certeza, tomariam ainda mais conta das favelas, podendo expandir ainda mais, com treinamento de exército (os próprios milicianos treinam outras pessoas). Mas, claro, tem outras 300 formas de o Estado reaparecer. Resumindo: discutir o fim do Estado é tão produtivo como ficar no sofá fazendo nada.
@@shitfut estupro é errado, todo dia acontecem milhares de estupros. Mesmo assim, passaremos o resto da vida lutando contra e "pregando" contra esse ato. Resumindo, seu argumento é um belo de um lixo desprezível. O certo é sempre difícil, se você desistir de lutar pela verdade antes da largada, jamais será um vencedor, jamais será livre.
Lobo, estou querendo voltar para a igreja catolica, sou protestante hoje em dia, sempre assisto seu canal, mas estou estudando e vendo a realidade... Vocês me receberiam bem denovo na igreja catolica? (Ja fui catolico)... Edit: eu sempre discutia, dizendo que Cristo nao fundou Igreja (tipico protestante, era eu).. nao tenho vergonha de admitir isso.. Eu vinha no seu canal pra assistir videos.. e quando eu via um comentário dizendo que a igreja catolica era a unica verdadeira eu sempre discutia.. mas estou vendo a realidade... Peço desculpa a todos!!
@Tiago Fragallo você ja deve ter me visto sempre debatendo por aqui... eu nunca quis discutir, pois amo esse canal, mas esse é um canal catolico, mas eu (bobo) insistia em discutir... Estou me tornando catolico novamente..
O Lobo eu tenho uma pergunta que eu acho que poderia dar até um vídeo: Qual a sua opinião sobre a Princesa Isabel e principalmente sobre seu Catolicismo fervoroso?
Processo de canonização aberto. Emperrado (assim como o do Gabriel García Moreno, presidente do Equador) tanto pela descrença republicana, intervenção maçônica e positivista, etc.
Uma boa fonte é o livro A Evolução das Ideias da Física de Antônio Pires. Eu tive aula na faculdade com esse professor. Ele falava que a religião e a ciência têm propósitos distintos, não podendo ser antagônicos.
Vc foi preciso na narração dos fatos sobre Galileu parabéns pela pesquisa. A igreja sempre foi uma grande incentivadora dos estudos científicos por sempre buscar a verdade. Poderia ser até uma sugestão de tema no futuro. estudos científicos financiados pela igreja católica.
Valeu Fábio, quanto a sugestão, excelente. Creio que seriam necessários centenas de vídeos para comentar superficialmente as contribuições da Igreja para a ciência haha.
@@thiagoserafim7545 normal hoje nesse século só fala disse sem provas minha professora levantou muitas mentiras até disse que a igreja matou milhões kkkkkk.
Olá, voce poderia citar um exemplo de que a igreja católica no período de trevas foi a favor da ciência? de verdade, gostaria de ler algum artigo, tese.....
Que que a igreja que se diz de Jesus querem se meterJesus disse bem aventurado os pacificadores papel da igreja seria pacificar as duas situações e não
Lobo, acho que dois temas bem importantes são a Teologia da Libertação: surgimento, dispersão e combate pela igreja, também acho que seria uma boa fala sobre A Guerra dos 30 anos e como ela dividiu a Europa.
@@thinker8286 Cara, foi sinistro n foi? Não manjo tanto sobre mas sei que os otomanos chegaram aos fuking portões de VIENA!!! Tens algum vídeo, site ou livro que esplique direitinho?
@@joaovictorcorreia7274 Eu uso a ferramenta de busca duckduckgo.com, sempre que for possível é bom pesquisar na língua inglesa. Primeiro teve o Cerco de Viena, depois a Batalha de Lepanto, que contribuiu pra retardar o avanço dos otomanos por um tempo, e por fim a Batalha de Viena.
@@joaovictorcorreia7274é interessante estudar esse tema para realmente conhecer nossos inimigos mulcumanos para entendemos que por mais atrasados que eles sejam moralmente eles tinham sim uns bons avanços tecnológicos que inclusive fizeram nos do ocidente pensar que era feitiçaria
Aristoteles e Ptolomeu diziam que a Terra é o centro do Universo. Escreveram livros afirmando isso. Para dar certo as orbitas dos demais planetas e do Sol, eles descreveram orbitas muito malucas, com planetas dando voltas em outros planetas. Copernico leu esses livros, e simplesmente refez o mapa das orbitas, colocando o Sol como centro. As orbitas davam certo, mas não tinha como comprovar.
Mas Galileu havia mostrado todas as provas a favor do heliocentrismo, e o método científico ainda não era desenvolvido, então não faz sentido falar que "a Igreja seguiu a ordem do método". Isso é ser parcial e ignorar os fatos, o que a Igreja fez com Galileu é incabível em quaisquer circunstâncias
Mas as provas que Galileu Galileu apresentou não eram suficientes, e analisando sobre prisma de hoje que o método científico está pronto, faz sentido sim falar que a Santa Igreja Católica é que usou o método científico.
@@Neoguelfo então tá, você já viu algum cientista condenar o outro para prisão domiciliar perpétua por falta de provas para sustentar sua hipótese ?(sugiro que você leia sobre as observações de galileu, ele observou satélites naturais ao redor de Júpiter, provando que existiam outros corpos orbitando entre si no sistema solar). Na academia, se uma ideia não tem sustentação SUFICIENTE ela permanece como hipótese até ser provada como teoria. Condenar alguém a prisão perpétua por discordar de sua religião é INCABÍVEL
@@joaquimmendes143 Mas na verdade à pena que à Santa Inquisição deu para o Galileu Galilei foi apenas ele rezar 1 vez por semana os 7 salmos penitenciais, e ele até podia mandar alguém rezar por ele.
@@Neoguelfo mas aí você está defendendo a inquisição, o que é incabível em qualquer contexto. Os valores ocidentais tanto defendidos pelos cristãos se baseiam em liberdade de fé e expressão. Em países muçulmanos você não pode expressar qualquer outra fé ou dogma errado do islamismo, e não seria nada benéfico ver esses conceitos de opressão debatidos no ocidente novamente, né?
@@lucassalesfonseca3303 concordo, não podemos tirar coisas daquela época e colocar hoje em dia. Mas, perceba que foi exatamente o que eu disse, é um absurdo alguém apoiar a inquisição hoje em dia, como o lobo, que claramente a defende nesse vídeo
Lobo, sugestão d'um vídeo explicando se um católico pode ser Anarco-capitalista ou não. (Eu sei que você deixou de ser ancap) Perdão minha ignorância caso você já tenha feito ou mesmo falado do assunto.
Aí amigo assiste o vídeo desse link abaixo, vai te ajudar a sanar essa dúvida(caso vc esteja em dúvida). Um abraço ua-cam.com/video/z2ZVxK12KJU/v-deo.html
Lobo você poderia fazer vídeos falando sobre a diferença entre o Conservadorismo X Tradicionalismo,o Direito Romano,as Leis da Sharia,o Parlamentarismo,o Positivismo,o Sedevacantismo e o Concílio Vaticano II e além de claro a Teologia da Libertação e o Modernismo.
Boa pesquisa, esclarecedora e direta. Tirando pelo comentário sobre a inquisição ser aclamada pelo povo, chamando a responsabilidade da igreja para uma espécie de "necessidade social". Foi uma tática de dominação muito simples na verdade, e é claro que boa parte dos povos cristãos era simpatizante da prática, mas vale lembrar que a grande maioria dos ancestrais desses mesmos cristãos, eram pagãos convertidos à força. Após dizimar povos pagãos inteiros e converter muitos outros, com a desculpa de libertar Jerusalém nas cruzadas, o povo cristão precisava de controle, já que estavam em números crescentes. Se pensar pelo povo, é a defesa da própria fé. Mas se pensar pela igreja, é uma estratégia de controle, por força e medo, que serviam tanto para pagões, quanto para o povo cristão (afinal, para quê tanta brutalidade, se não para a disseminação do medo? Bastava enforcar...) É lógico que, em 400 anos de inquisição, muitos cardeais e juízes da inquisição não viam desta forma e realmente acreditavam que aquele sangue todo era realmente a vontade de Deus, e estavam apenas defendendo a sua fé. O que era de uma inocência perturbadora, já que tiravam do povo em geral o maior presente que o seu próprio Deus deu até aos mais miseráveis: o Livre Arbítrio...
Percebe-se que seu conhecimento sobre INQUISIÇÃO, CRUZADAS e HISTÓRIA do CRISTIANISMO, tende a ZERO. Mas a culpa não é totalmente sua, e sim da nossa sociendade atual, "filha" de correntes intelectuais judaico-maçonicas (protestantes inclusive).
@@thiagomorassi1767 Meu amigo, todo historiador que se preze sabe que, além dos fatos históricos, deve-se levar em consideração as abrangências sociais e culturais da época em questão, principalmente quando se trata de religião, onde temos a forte influência da fé. Meu comentário considera esses fatores, tendo em vista que, boa parte da história se resume pela escrita e mesmo no fim na idade média, a maioria esmagadora da população era analfabeta, sendo a grande maioria das escritas feitas pelo próprio clero ou por políticos que, na época, eram fortemente influenciados pela própria igreja. Não sei qual é a sua base histórica para proferir tais palavras contra as minhas suposições, já que você não teve a humildade de explicar e tentar me ensinar o seu ponto de vista, você apenas julgou o meu. Dito isso, acho a tua ingenuidade assustadora, justamente por não saber quais são as tuas bases para por à prova as minha bases. Vale lembrar que estamos em um diálogo em uma rede social, de forma amadora. Ou seja, tudo o que é dito aqui são opiniões e ideologias embasadas nos testemunhos históricos pela escrita, achados arqueológicos ou noções culturais e sociais que temos do passado, e não uma real constatações dos fatos...
@@joaovicthormaciel1746 certo, então vamos ao FATO de que sua HIPÓTESE não encontra amparo algum nas fontes primárias. NÃO HOUVE povos inteiros "dizimados" por cristãos (as Cruzadas foram a tentativa de interromper genocídios ideológicos ARBITRÁRIOS, e só atuaram numa MINÚSCULA região dos maometanos), NÃO HOUVE supressão do livre arbítrio, após a investigação era SEMPRE dada a oportunidade de aceitar a VERDADE, e pasme voce, muitos criminosos comuns (ladrões e assassinos) se diziam HEREGES para ter a oportunidade de um julgamento mais justo, visto que o Tribunal do Santo Ofício era ABSOLUTAMENTE mais leviano que a arbitrariedade secular da época. Fontes: KONIK, Roman. Inquisição: Mito e realidade histórica, 2006. PETERS, Edward. Torture. Expanded Edition. University of Pennsylvania Press, 1996 VIDMAR, John, O.P.. 101 Questions and Answers on the Crusades and the Inquisition: Disputed Questions. Paulist Press, 2013. Entre outras que, se não são fontes primárias, citam as primarias nos seus conteúdos.
@@joaovicthormaciel1746 Sobre a FALÁCIA de suposta "influência cega e maldosa" dos escritores da época, em detrimento de uma "pobre e oprimida" população de "analfabetos", diria que sua narrativa está mais para ESTÓRIA que HISTÓRIA, visto que não há indícios MÍNIMOS que corrobore para esta. Por outro lado, vemos SEMPRE a Igreja, composta por clero e leigos (ambos com representantes nobres e pobres, doutos e analfabetos) buscando propagar a VERDADE, desenvolver a HUMANIDADE e enfrentar a INJUSTIÇA e o ERRO É "difícil" acreditar nisso quando estamos presos a correntes, essas sim MALDOSAS e TENDENCIOSAS, influenciadas pelas Revoluções Protestantes, por "culturas" judaico-maçonicas que influenciaram o (pseudo)"iluminismo", a Revolta Francesa, as absurdas ideologias hegelianas e marxistas etc
@@thiagomorassi1767 Você aqui de novo meu amigo. Primeiramente eu queria te agradecer por deixar a tua opinião. Conhecimento é sempre bem vindo, obrigado. Eu estava sim levando em muito em consideração a minha interpretação sobre os fatos, mas já vi que você se detém à história sem livre interpretação. Claramente as fontes se dividem entre as cristãs e as mulçumanas, e acho que você leva em consideração apenas uma delas. De fato os mulçumanos teriam disseminado a religião deles em terras cristãs também por uso da força, como na cidade de Antioquia, que foi retomada mesmo contendo cristãos ativos em sua população. Concordo que muitos povos queriam o controle dos dos cristãos, como Edessa, que já era de supremacia cristã, mas discordo quê estavam nesse "pedestal" que você os coloca. Quando digo que povos foram dizimados, me refiro á populações de cidades inteiras mortas mesmo. Logo na primeira cruzadas os francos conquistaram jerusalém e mataram a população de mulçumanos vigente. Entendo quê era e ainda é um lugar sagrado para os cristãos por ser o local da morte do Messias, mas também era e ainda é sagrado para os mulçumanos, sendo o local onde Maomé transcendeu. Ainda nas primeiras cruzadas a cidade de Ma'arrat al-numan também foi invadida, saqueada e toda a população morta acho que no final do século XI. Há relatos até mesmo de canibalismo por parte dos francos. Ocorreram também muitas batalhas entre os próprios cristãos, como a invasão e o saque da cidade de Constantinopla já na quarta cruzada, cidade que já era de domínio cristão, e a tomada de Palestrina e Colonna, ordenadas pelo Papa Bonifácio VIII, se não me engano em 1302, já fora do período das cruzadas, mas ainda sendo considerada (até dá pra entender os motivos políticos do Pontífice nesse caso, mais ainda sim morreu muitos cristãos). Também discordo que o livre arbítrio não foi quebrado, afinal, para quê precisariam invadir muralhas nas cruzadas se fosse de comum consentimento? Ou então você está afirmando quê não houve nenhuma invasão franca, termo usado para se referir ás cruzadas na época. Na inquisição essa quebra também era frequente. Temos o exemplo de Joana D'arc, que teve 71 processos, entre bruxaria, heresia, dentre outros, sendo nenhum deles realmente provado e mesmo assim foi queimada por não respeitar os costumes de vestes da época. Erro reconhecido pelo próprio catolicismo em 1456 e, posteriormente ela foi canonizada pelo Papa Bento XV. Ela é só uma das mais notáveis, mas não a única. Foram cerca de 150mil julgamentos pela igreja, e mais de 3mil executados, segundo Ricardo García Cárcel, historiador com estudos bem interessantes. Mas concordo com você à respeito de muitos criminosos comuns optarem pelo julgamento da inquisição, mas em crimes hediondos, quando os julgamentos eram realmente piores. Nem vou citar nada sobre o massacre dos judeus nas cruzadas, e acho que só mencionei a primeira e a quarta, das oito cruzadas... Sobre o teu relato das cruzadas terem acontecido em um espaço minúsculo, só na primeira cruzada, os exércitos francos marcharam de Roma até Jerusalém, e fui obrigado à colocar no GPS. Dá mais de 4mil km em linha reta, sem os desvios para as cidades menores que os mesmos fizeram. Já sobre o que você chama de "falácia", não precisamos nem de fatos históricos para entender que a história foi e ainda é manipulada por organizações com poder, incluindo as religiões. Não é teoria de conspiração, é apenas bom senso e falta da ingenuidade que citei anteriormente. A história foi constantemente alterada e revisada ao passar dos anos, e até mesmo o Catolicismo já foi reformado algumas vezes, a última mais significativa sendo fruto do encontro entre o historiador Jules Isaac e o Papa Bento XVI (um dos meus Pontífices prediletos), implantando a idéia de Jesus ser judeu e do seu julgamento ter sido obra romana.
Ola lobo , gostei muito do vídeo pois estava veneo uns vídeos antigos lá do nando moura e vi um VIDEO dele falando sobre "galileu" E estava querendo saber mais dele e você fez um vídeo dele muito obg AAA e como sempre a ideia de vídeo Faz um vídeo sobre quem foi "Abraham Lincoln"
Demorei em manifesto , admitir a coerência e harmonia na conclusão dos fatos narrados . Agora pode contar com minha colaboração financeira . Parabéns pela sua coerência metódica...!!!
@Kamarad Brasilisk Imperialist eu tbm, as pessoas ficam só falando nisso, sendo que o ancap era pra ser o padrão a muito tempo e não só na teoria, tá chato já as pessoas só ficarem falando nisso, parece o felipe neto falando "o racismo é errado", eu concordo contigo não vejo a hora de que não será preciso ver as pessoas falando sobre o ancap, pq já tá ficando chato já
Chato isso, ele nunca foi ancap! Pelo menos não desde que tem esse canal. Não acredita? Procure os vídeos mais antigos deles, de ancap ele nao tem nada.
Excelente vídeo, quem quer outro vídeo também excelente sobre Galileu tem um vídeo recente de Lucas Lancaster muito bom. Tem mais alguns detalhes importantes que completam bem.
Então, a questão é que a Igreja católica sempre se considerou dona da verdade, até mesmo os judeus não aceitaram o helicentrismo. Mas Galileu foi sim contra, provando que todos os astros giram sim, em torno do Sol. E na morte, ele disse mesmo: "mas que gira, gira".
Estavam dizendo na minha sala de aula que ele foi perseguido pela Igreja porque criou uma teoria contrária a "crença inquestionável de que a terra era o centro do universo".
L'inquisizione. Atti del Simposio internazionale DESMASCARANDO AS MENTIRAS! TRIBUNAL DA SANTA INQUISIÇÃO O Tribunal do Sancto Offício nasceu da NECESSIDADE de barrar as matanças arbitrárias promovida pelos Senhores Feudais, uma vez que, no Período Medieval, com a descentralização do poder, cada Feudo passou a ter seu próprio governante e, consequentemente, seu conceito de Heresia. Ou seja, a definição de Heresia variava de feudo para feudo, levando o acusado à morte sem sequer saber do motivo "concreto" de sua condenação. Por isso a Igreja proclamou para si o direito de determinar o que, de facto, viesse a ser Heresia, já que ela era a unica Instituição COMPETENTE para lidar com assuntos religiosos, tendo em vista a sua formação filosófica e teológica. A Inquisição Católica nasceu com o propósito de impedir as mortes sem analise do caso proposto. Foi da Inquisição Católica que nasceu o Inquérito Policial, o Delegado de Polícia Civil, o Promotor, o Direito de Ampla Defesa e do Contradictório, de que todos são inocentes até que se prove o contrário e do réu ter um Defensor. Haja vista que antes, quando alguém era acusado, era condenado quase que sumariamente. Vendo isso, a Igreja criou o papel do Inquisidor para investigar se a acusação era legítima ou não. O acusado passava a ser condenado somente depois de comprovado o seu crime. É da Inquisição que nasce o Direito à Dignidade da Pessoa Humana. Pois agora não bastava apenas o acusador acusar, ele teria que PROVAR. E se as provas não fossem suficientes, o réu era inocentado. Essa "estória" de que o Tribunal do Sancto Offício matou milhões é lenda que foi criada pelos Antropologistas e Iluministas como Voltaire, para tentar difamar a Igreja, já que ele sempre se referia a ela como 'A Infame', 'Esmaguem a Infame'. A quantidade de pessoas condenadas com a instauração do Tribunal da Inquisição é ínfima se comparado à quantidade de Processos, não chegaram sequer a 2%, significando em torno de 1.600 pessoas em 400 ANOS!. DETALHE! Se condenadas, eu disse /SE/, não era a Igreja que praticava a pena de morte, e sim o Estado e, ainda sim, antes da execução, a Igreja insistia até o último instante para que o já então condenado renunciasse seu crime, a fim de que fosse absolvido perante as Leis Seculares. Com o advento do Tribunal do Sancto Offício, muitos homens que eram condenados pelas Leis Régias apelavam para a Igreja, pois sabiam que, se seus Processos Penais fossem transferidos para o Tribunal da Inquisição Eclesiástico, receberiam uma pena bem mais branda. Na Igreja Católica, existe uma verdadeira lista de Inquisidores canonizados por terem salvado várias vidas. Visto que o acusado, com os Processos Inquisitivos passou a ser ouvida a sua versão do caso. O Professor Americano, Reitor Universitário e Doutor em História Medieval Thomas Maddem disse que "o Tribunal da Santa Inquisição nasceu para acabar com as execuções injustas." Portanto, o Tribunal do Sancto Offício foi sim necessário para a modernização das relações processuais. Foi um grande divisor de águas. Se hoje nós temos nossos direitos garantidos em lei perante um Tribunal Secular, isto se deve à Santa Inquisição. Lembrando também que foi o Código Justiniano que tornou a Heresia um crime capital, e NÃO a Igreja. Por isso a Igreja tomou para si o direito de julgar tal conceito para que cessassem as mortes por linchamento em público a mando dos senhores feudais. Os inimigos da Religião Cristã sempre se utilizam de sofismo para atacar a Igreja, porém, no Pontificado de Papa João Paulo II, devido a esse alarde contra a Inquisição, foram chamados para vasculharem os Processos Inquisitoriais 30 Historiadores e Cientistas não ligados ao Vaticano, e no final não encontraram nada que fosse comprometedor da época e, em conjunto, criaram um documento com tudo que acessaram chamado: *SOBRE* L'INQUISIZIONE. ATTI DEL SIMPOSIO INTERNAZIONALE" Há cerca de 20 anos, São João Paulo II abriu o Arquivo Secreto do Vaticano para o acesso dos maiores especialistas do mundo no tema Inquisições. Em 1998, trinta historiadores renomados se reuniram no Simpósio Internacional sobre as Inquisições. As investigações teriam fim seis anos depois, em 2004, quando o resultado dos trabalhos foi publicado. E assim surgiram as Atas do Simpósio Internacional sobre as Inquisições (L'inquisizione. Atti del Simposio internazionale (Città del Vaticano, 29-31 ottobre 1998)). É um verdadeiro tijolão, com quase 800 páginas! Nunca antes um volume só reuniu informações tão amplas, atualizadas e aprofundadas sobre as Inquisições! Antes que algum nearderthal diga que o L'inquisizione é um estudo encomendado para dourar a pílula e contar uma versão favorável à Igreja Católica, vamos ressaltar que: os historiadores *envolvidos* no Simpósio *NÃO* eram ligados ao *Vaticano;* alguns historiadores eram católicos, outros não, e pertenciam a diversas linhas ideológicas; os historiadores eram reconhecidos internacionalmente como grandes especialistas em Inquisições. Portanto qualquer um que se proponha a debater com ar de autoridade sobre as Inquisições, mas não teve acesso ao conteúdo do L'inquisizione (ao menos por meio de fonte secundária, como um bom livro que apresente os seus principais pontos), simplesmente não merece respeito. É uma Fanfarrão. O documento derruba toda a falácia que se propaga contra a Igreja Católica, em especial, dessa época medieval tão atacada pelos revolucionários, ateus, marxistas e afins. Bem... Espero ter ajudado. AMADO IRMÃO. ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️Que o criador abençoe e mutiplique seu conhecimento alegria e amor ao próximo cada dia mas, desejo muitos anos de vida e que cristo le de tudo de bom, tenho certeza que você é uma pessoa boa e que deseja mais que tudo a verdade. Sobre as fontes e só pesquisar que verá que é 100% Confiável.
É mais fácil aceitar que a igreja perseguia quem se opunha a ela. Não tem necessidade de tentar justificar a opressão da igreja nos séculos passados, fazer isso é relativizar a ética. É como dizer que a escravidão era aceitável porque a moral da época permitia isso, ou que a união soviética tinha o direito de proibir a liberdade de culto porque o contexto era outro.
Sugestão... Coloque as fontes pesquisadas para fazer o vídeo (de preferência sempre neutras ideologicamente), pois assim não fica parecendo que leu em algum lugar, tirou suas próprias conclusões. Não quero parecer rude, é só uma sugestão mesmo.
Vou mostrar isso para meus professores de história, ciências e filosofia pra ver o que eles vão dizer depois de aprenderem a verdade kkkkkkk. Eu cheguei nesse canal a pouco tempo, então eu não sei você já faz isso mas seria legal fazer mais vídeos falando sobre o que ensinam errado nas escolas.
Excelente exposição Lobo! A minha geração (baby boomers) foi afetada pela visão deturpada da esquerda revolucinária e pelo progressimo falsamente cientifico. A verdade aos poucos vem à tona, graças a pessoas dedicadas, cultas e inteligentes como você e suas excelentes fontes de pesquisa. Um forte abraço.
@@thinker8286, pois então... realmente o meu referencial é mesmo a terra. Até porque eu nunca fui no "espaço sideral" para ver o formato da terra e também não tenho evidências concretas que ela gira. O que está escrito nas escrituras sagradas faz muito mais sentido do que a astronomia moderna nos conta. Inclusive o que eu vejo movimentando é o Sol, a Lua e as estrelas. Finalizando: não confio em QUASE nada do que essas agências espaciais nos dizem.
@@jairjoaquimborges7216 Se você está dentro de um carro em movimento, você vê as árvores se movendo. O carro está parado no seu referencial, mas em movimento em relação à Terra. Esse raciocínio também se aplica a movimentação dos corpos celestes. Podemos também fazer uma analogia com um carrocel em movimento giratório. Pra quem está dentro, vê as coisa de fora em movimento, no entanto para um observador externo é o carrocel que gira.
O problema que vejo, é ser dito que é um livro inspirado no Espírito Santo. O trio Pai, Filho e Espírito Santo, erra?Não seria melhor assumir que é um conjunto de livros, criados pelos homens? Deus errou?
Olá Lobo, sou um conservador e ultimamente estou conhecendo um pouco sobre o libertarianismo, inclusive estou achando as idéias interessantes, mas tenho medo de de estar apoiando algo ruim que vá contra as leis de Deus. Me ajude, é possível ser um conservador anarco capitalista?
Ótimo vídeo, Lobo. Tinha retirado minha inscrição depois que você virou ancap kkkk. Mas agora depois dessa "guinada Católica" eu voltei a ser inscrito e com muito gosto. Continue com esse trabalho maravilhoso.
Acredito que todas as instituições tiveram o seu papel ao longo da história, a todas devemos a qualidade e o progresso da civilização ocidental, mas a Igreja Católica foi a grande propagadora da fé cristã, erros e acertos, sim, mas ela veio trazendo os ensinamentos que fizeram com que a humanidade, utilizasse mais a moral, as virtudes e com isso, acalmasse os ânimos dos homens, quanto as paixões, claro nem tudo é sucesso, mas estaríamos, irremediavelmente piores sem ela.
Mano gostaria que vc fizesse um video falando sobre Giordano Bruno de como ele pegou o sistema Heliocentrico de Nicolau Copernico pra fazer oposição ao Cristianismo.
Galileu não conseguia refutar o argumento da paralaxe, argumento utilizado pelos geocentristas. Esse argumento só pude ser respondido anos depois após inovações científicas, mas mesmo assim ele escreveu o livro dizendo que o heliocentrismo era o único científico. Não esqueça que ele também acabou zombando o papa e o clero que defendiam o geocentrismo, mas nada ainda foi confirmado. Bom vídeo!
Me perdoe questionar assim mas E O CASO DE GIORDANO BRUNO? Esse sim me parece bem violento e infeliz por parte da Igreja. Você teria algum vídeo sobre esse caso? Abraços e parabéns pela ÓTIMA qualidade dos vídeos! Maravilha defendendo a Santa Igreja Católica!!
@@alexmenezes2198Descrição da gravidade, paralaxe estelar, pêndulo de Foucault, aberração da luz estelar, giroscópios baseados em laser ring, satélites etc. O que você quer mais?
@@gabriel_gago vc não provou nada. Tudo que vc citou admite a hipótese de terra imóvel e universo em movimento. Ademais, se a terra não está no centro do universo, como vc explica TODOS os corpos celestes estarem se afastando dela?
Injustiça, foram todos e qualquer processo inquisitorial, ou, apenas os que conheci..... Aliás, Copérnico era Padre.... e foi também condenado a negar, creio.
Com certeza uma prisão bem tranquila. Em uma época em que se matava pessoas queimadas por defender uma posição contrária a super igreja. Mais pessoas morrerem queimadas não e nada afinal foi uma minoria. Não é mesmo!
Mais um processo histórico elucidado, esclarecido... "justiçado"! Parabéns. A maioria das pessoas pensa que "fake news" é um fenômeno contemporâneo. Nada mais enganoso. Quando nos debruçamos sobre a História, notamos as "toneladas" de desinformação que precisam ser removidas! Por isso tudo, mais uma vez, parabéns.
Exatamente!
Interessante a narrativa. Normalmente à Igreja cabe o papel de vilã e anti ciência. O conservadorismo da Igreja foi até mais próximo do que hoje vemos no método científico. E, se mesmo agora ainda são vistos os "linchamentos de reputação " por divergência de opinião , até que para a época foi tranquilo.
Exato, superestimam demais o processo inquisitorial de Galileu, isso quando não confundem ele com Giordano Bruno e dizem que ele foi queimado na fogueira kk. Muitos exageros foram cometidos na Inquisição, principalmente quando os Estados confiscaram seus tribunais, mas definitivamente o que aconteceu com Galileu passa longe de ser algo tenebroso. Paulo V e Urbano VIII incentivaram muito as descobertas de Galileu, mas quando Galileu e seus partidários começaram a se meter em exegese bíblica, é de se estranhar que naquele contexto, com o protestantismo crescendo absurdamente, a Igreja não tenha pegado mais pesado com Galileu.
@@loboconservador Lobo C, soube que abriram os arquivos da inquisição no vaticano, na época do JPII, e dizem que as "condenações" nao foram nem 10% do que falavam. Na verdade, durante muitos anos vivemos no mundo da mentira.
@@loboconservador Lobo, você poderia me recomendar livros que explicam de forma mais detalhada sobre o processo inquisitorial de Galileu?
A merda da igreja sempre e é contra a ciência
@@loboconservador Se não fosse por Nicolau Copérnico e Giordano Bruno que morreram pq desafiaram as leis da merda da igreja a gente estaria acreditando na teoria do geocentrismo até hj
Lobo Conservador parabéns pelo canal. Gostaria muito que fizesse um vídeo sobre Paulo Freire.
Quem Paulo Freire?? Veja esse outro exemplo ua-cam.com/video/kcoOpn-Gg7M/v-deo.html
Paulo Freire merece o título de patrono da educação brasileira?
Não vale apena falar sobre o pulgas Paulo freire.
@@mauriciocunhaeng merece nem ser chamado de pedagogo
Um cara que alfabetizar 40 brasileiros em poucas horas não é um pedagogo e sim um messias pra fazer milagres, pois pensa numa raça preguiçosa
Lobo, fala da sua saída sobre o Anarcocapitalismo e como refutar o Anarcocapitalismo. Da UP pra ele ver
Amo seu canal lobo
Basicamente, devemos saber que o Estado é um fato. Partindo disso, saberemos que, se, em algum momento, o Estado acabar, surgirá outro e esse outro pode ser uma ditadura, por exemplo. Exemplifico: as milícias no rio, com certeza, tomariam ainda mais conta das favelas, podendo expandir ainda mais, com treinamento de exército (os próprios milicianos treinam outras pessoas). Mas, claro, tem outras 300 formas de o Estado reaparecer. Resumindo: discutir o fim do Estado é tão produtivo como ficar no sofá fazendo nada.
@@shitfut estupro é errado, todo dia acontecem milhares de estupros. Mesmo assim, passaremos o resto da vida lutando contra e "pregando" contra esse ato.
Resumindo, seu argumento é um belo de um lixo desprezível.
O certo é sempre difícil, se você desistir de lutar pela verdade antes da largada, jamais será um vencedor, jamais será livre.
Se vc precisa de argumentos martigadinhos pra "desconstruir" qualquer ideia que seja, já mostra o tipo de ser humano que você é!
Up
@@shitfut Faz sentido.
Lobo, estou querendo voltar para a igreja catolica, sou protestante hoje em dia, sempre assisto seu canal, mas estou estudando e vendo a realidade...
Vocês me receberiam bem denovo na igreja catolica? (Ja fui catolico)...
Edit: eu sempre discutia, dizendo que Cristo nao fundou Igreja (tipico protestante, era eu).. nao tenho vergonha de admitir isso..
Eu vinha no seu canal pra assistir videos.. e quando eu via um comentário dizendo que a igreja catolica era a unica verdadeira eu sempre discutia.. mas estou vendo a realidade...
Peço desculpa a todos!!
Claro irmão, irei rezar pela sua volta à Santa Igreja!
@@miguel_3659 amém!! Ja estou quase me dizendo católico..
Sinto falta de vocês!!!!
Claro! A Igreja te convida com braços abertos!
@@georgios3939 amém. Obrigado mesmo!!
@Tiago Fragallo você ja deve ter me visto sempre debatendo por aqui... eu nunca quis discutir, pois amo esse canal, mas esse é um canal catolico, mas eu (bobo) insistia em discutir...
Estou me tornando catolico novamente..
O Lobo eu tenho uma pergunta que eu acho que poderia dar até um vídeo:
Qual a sua opinião sobre a Princesa Isabel e principalmente sobre seu Catolicismo fervoroso?
Processo de canonização aberto. Emperrado (assim como o do Gabriel García Moreno, presidente do Equador) tanto pela descrença republicana, intervenção maçônica e positivista, etc.
MAS NÃO TENHA DÚVIDA de que sua santidade é inquestionável. Posso te mandar uns livros se quiser.
@@lvcas982 fala aí.
@@lvcas982 eu quero saber mais sobre o processo da santificação da princesa Isabel
@@lvcas982 Presidente Gabriel, foi um grande governante.
Lobo, você nunca pensou em criar um podcast para se aprofundar mais diversos assuntos do canal? Seria legal
Vim mais rapido que os illuministas sendo hipocritas
Kkkkkk mds essa foi pra matar!
Caraca, Então tu quebrou algumas leis da física nisso daí, porque mais rápido que a hipocrisia dos iluministas poxa kkkk
@@esqueletolegal1233 morto kkllkklkklkkkkkkkkkkkkkkkkk
Como pode ser hipocrisia hein?
@@accent1666 oq
Sugestão: coloque na descrição dos vídeos as fontes bibliográficas. Fica na paz de Deus.
Uma boa fonte é o livro A Evolução das Ideias da Física de Antônio Pires.
Eu tive aula na faculdade com esse professor. Ele falava que a religião e a ciência têm propósitos distintos, não podendo ser antagônicos.
Vc foi preciso na narração dos fatos sobre Galileu parabéns pela pesquisa. A igreja sempre foi uma grande incentivadora dos estudos científicos por sempre buscar a verdade.
Poderia ser até uma sugestão de tema no futuro. estudos científicos financiados pela igreja católica.
Valeu Fábio, quanto a sugestão, excelente. Creio que seriam necessários centenas de vídeos para comentar superficialmente as contribuições da Igreja para a ciência haha.
@@loboconservador verdade, são muitas 😂😂😂.
Na escola só aprendi que a igreja matava tudo e todos e ignorava totalmente a ciência
@@thiagoserafim7545 normal hoje nesse século só fala disse sem provas minha professora levantou muitas mentiras até disse que a igreja matou milhões kkkkkk.
Olá, voce poderia citar um exemplo de que a igreja católica no período de trevas foi a favor da ciência? de verdade, gostaria de ler algum artigo, tese.....
Esse vídeo e maravilhoso,sempre fui enganado pela escola dizia que a igreja católica era malvada,viva a santa igreja católica apostólica
Que que a igreja que se diz de Jesus querem se meterJesus disse bem aventurado os pacificadores papel da igreja seria pacificar as duas situações e não
Ave Império
Faz um vídeo desmentido a "leyenda negra" da colonização das Américas ibéricas
o que é isso? Tem haver com o possivel papel da igreja na escravidão(ps:outra mentira contada)?
É SURREAL VER PESSOAS LEVANDO O Q ESSE VIDEO DIZ A SÉRIO CARA,SURREAL
Surreal é crer em fanfic iluminista
então refute com argumentos de fontes primárias.
Lobo, acho que dois temas bem importantes são a Teologia da Libertação: surgimento, dispersão e combate pela igreja, também acho que seria uma boa fala sobre A Guerra dos 30 anos e como ela dividiu a Europa.
A Guerra dos 30 Anos em meio à ameaça do Império Otomano foi uma loucura. Mas logo teve um tratado para que nenhum país europeu atacasse o outro.
@@thinker8286 Cara, foi sinistro n foi? Não manjo tanto sobre mas sei que os otomanos chegaram aos fuking portões de VIENA!!! Tens algum vídeo, site ou livro que esplique direitinho?
@@joaovictorcorreia7274 Eu uso a ferramenta de busca duckduckgo.com, sempre que for possível é bom pesquisar na língua inglesa.
Primeiro teve o Cerco de Viena, depois a Batalha de Lepanto, que contribuiu pra retardar o avanço dos otomanos por um tempo, e por fim a Batalha de Viena.
@@joaovictorcorreia7274é interessante estudar esse tema para realmente conhecer nossos inimigos mulcumanos para entendemos que por mais atrasados que eles sejam moralmente eles tinham sim uns bons avanços tecnológicos que inclusive fizeram nos do ocidente pensar que era feitiçaria
Aristoteles e Ptolomeu diziam que a Terra é o centro do Universo. Escreveram livros afirmando isso. Para dar certo as orbitas dos demais planetas e do Sol, eles descreveram orbitas muito malucas, com planetas dando voltas em outros planetas. Copernico leu esses livros, e simplesmente refez o mapa das orbitas, colocando o Sol como centro. As orbitas davam certo, mas não tinha como comprovar.
Essa órbitas malucas são os epiciclos.
O modelo ajudava prever eventos celestes e orientar a navegação, no entanto foi refutado pela observação da luas de Júpiter feita por Galileo.
Queria ter visto esse vídeo um mês atrás quando tive que fazer um trabalho escolar
Mas Galileu havia mostrado todas as provas a favor do heliocentrismo, e o método científico ainda não era desenvolvido, então não faz sentido falar que "a Igreja seguiu a ordem do método". Isso é ser parcial e ignorar os fatos, o que a Igreja fez com Galileu é incabível em quaisquer circunstâncias
Mas as provas que Galileu Galileu apresentou não eram suficientes, e analisando sobre prisma de hoje que o método científico está pronto, faz sentido sim falar que a Santa Igreja Católica é que usou o método científico.
@@Neoguelfo então tá, você já viu algum cientista condenar o outro para prisão domiciliar perpétua por falta de provas para sustentar sua hipótese ?(sugiro que você leia sobre as observações de galileu, ele observou satélites naturais ao redor de Júpiter, provando que existiam outros corpos orbitando entre si no sistema solar). Na academia, se uma ideia não tem sustentação SUFICIENTE ela permanece como hipótese até ser provada como teoria. Condenar alguém a prisão perpétua por discordar de sua religião é INCABÍVEL
@@joaquimmendes143 Mas na verdade à pena que à Santa Inquisição deu para o Galileu Galilei foi apenas ele rezar 1 vez por semana os 7 salmos penitenciais, e ele até podia mandar alguém rezar por ele.
@@Neoguelfo mas aí você está defendendo a inquisição, o que é incabível em qualquer contexto. Os valores ocidentais tanto defendidos pelos cristãos se baseiam em liberdade de fé e expressão. Em países muçulmanos você não pode expressar qualquer outra fé ou dogma errado do islamismo, e não seria nada benéfico ver esses conceitos de opressão debatidos no ocidente novamente, né?
@@lucassalesfonseca3303 concordo, não podemos tirar coisas daquela época e colocar hoje em dia. Mas, perceba que foi exatamente o que eu disse, é um absurdo alguém apoiar a inquisição hoje em dia, como o lobo, que claramente a defende nesse vídeo
Lobo Conservador, pode me dizer o nome das músicas de fundo dos vídeos? Muito bom o canal!
Lobo, sugestão d'um vídeo explicando se um católico pode ser Anarco-capitalista ou não. (Eu sei que você deixou de ser ancap)
Perdão minha ignorância caso você já tenha feito ou mesmo falado do assunto.
Católico não pode ser ancap.
Aí amigo assiste o vídeo desse link abaixo, vai te ajudar a sanar essa dúvida(caso vc esteja em dúvida). Um abraço
ua-cam.com/video/z2ZVxK12KJU/v-deo.html
Ou vcs apoiam a monarquia oi apoiam anarcocapitalismo os dois é foda amigo kkkkkk
Sugestão para o tema de vídeo.
- O Cisma do Ocidente.
Abraço de Portugal!
Seria o grande cisma entre o Ocidente e oriente? Se for, ele já fez
@@saturno44 Não,é que houve um grande cisma no Ocidente entre o final do Século XIV e o início do Século XV.
Devolva nosso ouro... brincadeira, não faz isso não se voces ainda tiverem ouro pode ficar.
Lobo você poderia fazer vídeos falando sobre a diferença entre o Conservadorismo X Tradicionalismo,o Direito Romano,as Leis da Sharia,o Parlamentarismo,o Positivismo,o Sedevacantismo e o Concílio Vaticano II e além de claro a Teologia da Libertação e o Modernismo.
Poderia fazer um vídeo sobre Giordano Bruno, dito ter sido morto na fogueira pela igreja?
Boa pesquisa, esclarecedora e direta. Tirando pelo comentário sobre a inquisição ser aclamada pelo povo, chamando a responsabilidade da igreja para uma espécie de "necessidade social". Foi uma tática de dominação muito simples na verdade, e é claro que boa parte dos povos cristãos era simpatizante da prática, mas vale lembrar que a grande maioria dos ancestrais desses mesmos cristãos, eram pagãos convertidos à força. Após dizimar povos pagãos inteiros e converter muitos outros, com a desculpa de libertar Jerusalém nas cruzadas, o povo cristão precisava de controle, já que estavam em números crescentes. Se pensar pelo povo, é a defesa da própria fé. Mas se pensar pela igreja, é uma estratégia de controle, por força e medo, que serviam tanto para pagões, quanto para o povo cristão (afinal, para quê tanta brutalidade, se não para a disseminação do medo? Bastava enforcar...) É lógico que, em 400 anos de inquisição, muitos cardeais e juízes da inquisição não viam desta forma e realmente acreditavam que aquele sangue todo era realmente a vontade de Deus, e estavam apenas defendendo a sua fé. O que era de uma inocência perturbadora, já que tiravam do povo em geral o maior presente que o seu próprio Deus deu até aos mais miseráveis: o Livre Arbítrio...
Percebe-se que seu conhecimento sobre INQUISIÇÃO, CRUZADAS e HISTÓRIA do CRISTIANISMO, tende a ZERO.
Mas a culpa não é totalmente sua, e sim da nossa sociendade atual, "filha" de correntes intelectuais judaico-maçonicas (protestantes inclusive).
@@thiagomorassi1767 Meu amigo, todo historiador que se preze sabe que, além dos fatos históricos, deve-se levar em consideração as abrangências sociais e culturais da época em questão, principalmente quando se trata de religião, onde temos a forte influência da fé. Meu comentário considera esses fatores, tendo em vista que, boa parte da história se resume pela escrita e mesmo no fim na idade média, a maioria esmagadora da população era analfabeta, sendo a grande maioria das escritas feitas pelo próprio clero ou por políticos que, na época, eram fortemente influenciados pela própria igreja. Não sei qual é a sua base histórica para proferir tais palavras contra as minhas suposições, já que você não teve a humildade de explicar e tentar me ensinar o seu ponto de vista, você apenas julgou o meu. Dito isso, acho a tua ingenuidade assustadora, justamente por não saber quais são as tuas bases para por à prova as minha bases. Vale lembrar que estamos em um diálogo em uma rede social, de forma amadora. Ou seja, tudo o que é dito aqui são opiniões e ideologias embasadas nos testemunhos históricos pela escrita, achados arqueológicos ou noções culturais e sociais que temos do passado, e não uma real constatações dos fatos...
@@joaovicthormaciel1746 certo, então vamos ao FATO de que sua HIPÓTESE não encontra amparo algum nas fontes primárias.
NÃO HOUVE povos inteiros "dizimados" por cristãos (as Cruzadas foram a tentativa de interromper genocídios ideológicos ARBITRÁRIOS, e só atuaram numa MINÚSCULA região dos maometanos), NÃO HOUVE supressão do livre arbítrio, após a investigação era SEMPRE dada a oportunidade de aceitar a VERDADE, e pasme voce, muitos criminosos comuns (ladrões e assassinos) se diziam HEREGES para ter a oportunidade de um julgamento mais justo, visto que o Tribunal do Santo Ofício era ABSOLUTAMENTE mais leviano que a arbitrariedade secular da época.
Fontes: KONIK, Roman. Inquisição: Mito e realidade histórica, 2006.
PETERS, Edward. Torture. Expanded Edition. University of Pennsylvania Press, 1996
VIDMAR, John, O.P.. 101 Questions and Answers on the Crusades and the Inquisition: Disputed Questions. Paulist Press, 2013.
Entre outras que, se não são fontes primárias, citam as primarias nos seus conteúdos.
@@joaovicthormaciel1746 Sobre a FALÁCIA de suposta "influência cega e maldosa" dos escritores da época, em detrimento de uma "pobre e oprimida" população de "analfabetos", diria que sua narrativa está mais para ESTÓRIA que HISTÓRIA, visto que não há indícios MÍNIMOS que corrobore para esta.
Por outro lado, vemos SEMPRE a Igreja, composta por clero e leigos (ambos com representantes nobres e pobres, doutos e analfabetos) buscando propagar a VERDADE, desenvolver a HUMANIDADE e enfrentar a INJUSTIÇA e o ERRO
É "difícil" acreditar nisso quando estamos presos a correntes, essas sim MALDOSAS e TENDENCIOSAS, influenciadas pelas Revoluções Protestantes, por "culturas" judaico-maçonicas que influenciaram o (pseudo)"iluminismo", a Revolta Francesa, as absurdas ideologias hegelianas e marxistas etc
@@thiagomorassi1767 Você aqui de novo meu amigo. Primeiramente eu queria te agradecer por deixar a tua opinião. Conhecimento é sempre bem vindo, obrigado. Eu estava sim levando em muito em consideração a minha interpretação sobre os fatos, mas já vi que você se detém à história sem livre interpretação. Claramente as fontes se dividem entre as cristãs e as mulçumanas, e acho que você leva em consideração apenas uma delas. De fato os mulçumanos teriam disseminado a religião deles em terras cristãs também por uso da força, como na cidade de Antioquia, que foi retomada mesmo contendo cristãos ativos em sua população. Concordo que muitos povos queriam o controle dos dos cristãos, como Edessa, que já era de supremacia cristã, mas discordo quê estavam nesse "pedestal" que você os coloca. Quando digo que povos foram dizimados, me refiro á populações de cidades inteiras mortas mesmo. Logo na primeira cruzadas os francos conquistaram jerusalém e mataram a população de mulçumanos vigente. Entendo quê era e ainda é um lugar sagrado para os cristãos por ser o local da morte do Messias, mas também era e ainda é sagrado para os mulçumanos, sendo o local onde Maomé transcendeu. Ainda nas primeiras cruzadas a cidade de Ma'arrat al-numan também foi invadida, saqueada e toda a população morta acho que no final do século XI. Há relatos até mesmo de canibalismo por parte dos francos. Ocorreram também muitas batalhas entre os próprios cristãos, como a invasão e o saque da cidade de Constantinopla já na quarta cruzada, cidade que já era de domínio cristão, e a tomada de Palestrina e Colonna, ordenadas pelo Papa Bonifácio VIII, se não me engano em 1302, já fora do período das cruzadas, mas ainda sendo considerada (até dá pra entender os motivos políticos do Pontífice nesse caso, mais ainda sim morreu muitos cristãos).
Também discordo que o livre arbítrio não foi quebrado, afinal, para quê precisariam invadir muralhas nas cruzadas se fosse de comum consentimento? Ou então você está afirmando quê não houve nenhuma invasão franca, termo usado para se referir ás cruzadas na época. Na inquisição essa quebra também era frequente. Temos o exemplo de Joana D'arc, que teve 71 processos, entre bruxaria, heresia, dentre outros, sendo nenhum deles realmente provado e mesmo assim foi queimada por não respeitar os costumes de vestes da época. Erro reconhecido pelo próprio catolicismo em 1456 e, posteriormente ela foi canonizada pelo Papa Bento XV. Ela é só uma das mais notáveis, mas não a única. Foram cerca de 150mil julgamentos pela igreja, e mais de 3mil executados, segundo Ricardo García Cárcel, historiador com estudos bem interessantes. Mas concordo com você à respeito de muitos criminosos comuns optarem pelo julgamento da inquisição, mas em crimes hediondos, quando os julgamentos eram realmente piores.
Nem vou citar nada sobre o massacre dos judeus nas cruzadas, e acho que só mencionei a primeira e a quarta, das oito cruzadas... Sobre o teu relato das cruzadas terem acontecido em um espaço minúsculo, só na primeira cruzada, os exércitos francos marcharam de Roma até Jerusalém, e fui obrigado à colocar no GPS. Dá mais de 4mil km em linha reta, sem os desvios para as cidades menores que os mesmos fizeram.
Já sobre o que você chama de "falácia", não precisamos nem de fatos históricos para entender que a história foi e ainda é manipulada por organizações com poder, incluindo as religiões. Não é teoria de conspiração, é apenas bom senso e falta da ingenuidade que citei anteriormente. A história foi constantemente alterada e revisada ao passar dos anos, e até mesmo o Catolicismo já foi reformado algumas vezes, a última mais significativa sendo fruto do encontro entre o historiador Jules Isaac e o Papa Bento XVI (um dos meus Pontífices prediletos), implantando a idéia de Jesus ser judeu e do seu julgamento ter sido obra romana.
Ola lobo , gostei muito do vídeo pois estava veneo uns vídeos antigos lá do nando moura e vi um VIDEO dele falando sobre "galileu"
E estava querendo saber mais dele e você fez um vídeo dele muito obg AAA e como sempre a ideia de vídeo
Faz um vídeo sobre quem foi "Abraham Lincoln"
Demorei em manifesto , admitir a coerência e harmonia na conclusão dos fatos narrados . Agora pode contar com minha colaboração financeira . Parabéns pela sua coerência metódica...!!!
Fala sobre a tua saída do Anarcocapitalismo e a sua incompatibilidade com o Catolicismo
Olha eu tenho quase certeza que ele acha que a agressão é algo errado, então técnicamente ele ainda é um
@Kamarad Brasilisk Imperialist Tem de ser...
@Kamarad Brasilisk Imperialist eu tbm, as pessoas ficam só falando nisso, sendo que o ancap era pra ser o padrão a muito tempo e não só na teoria, tá chato já as pessoas só ficarem falando nisso, parece o felipe neto falando "o racismo é errado", eu concordo contigo não vejo a hora de que não será preciso ver as pessoas falando sobre o ancap, pq já tá ficando chato já
Chato isso, ele nunca foi ancap! Pelo menos não desde que tem esse canal. Não acredita? Procure os vídeos mais antigos deles, de ancap ele nao tem nada.
@Kamarad Brasilisk Imperialist não fui eu que disse isso foi o felipe neto home
Excelente vídeo, quem quer outro vídeo também excelente sobre Galileu tem um vídeo recente de Lucas Lancaster muito bom. Tem mais alguns detalhes importantes que completam bem.
Faça um vídeo sobre a virgem Maria, mãe de Jesus
Alguém sabe alguma fonte que ele usou para fazer esse vídeo??
Então, a questão é que a Igreja católica sempre se considerou dona da verdade, até mesmo os judeus não aceitaram o helicentrismo.
Mas Galileu foi sim contra, provando que todos os astros giram sim, em torno do Sol.
E na morte, ele disse mesmo: "mas que gira, gira".
A igreja nunca foi obscurantista; mesmo porque; a Igreja teve e tem vários cientistas, entre eles Copérnico .
Estavam dizendo na minha sala de aula que ele foi perseguido pela Igreja porque criou uma teoria contrária a "crença inquestionável de que a terra era o centro do universo".
Nada justifica os excessos da inquisição. Milhares morreram por pensar diferente.
L'inquisizione. Atti del Simposio internazionale
DESMASCARANDO AS MENTIRAS!
TRIBUNAL DA SANTA INQUISIÇÃO
O Tribunal do Sancto Offício nasceu da NECESSIDADE de barrar as matanças arbitrárias promovida pelos Senhores Feudais, uma vez que, no Período Medieval, com a descentralização do poder, cada Feudo passou a ter seu próprio governante e, consequentemente, seu conceito de Heresia. Ou seja, a definição de Heresia variava de feudo para feudo, levando o acusado à morte sem sequer saber do motivo "concreto" de sua condenação. Por isso a Igreja proclamou para si o direito de determinar o que, de facto, viesse a ser Heresia, já que ela era a unica Instituição COMPETENTE para lidar com assuntos religiosos, tendo em vista a sua formação filosófica e teológica.
A Inquisição Católica nasceu com o propósito de impedir as mortes sem analise do caso proposto. Foi da Inquisição Católica que nasceu
o Inquérito Policial,
o Delegado de Polícia Civil,
o Promotor,
o Direito de Ampla Defesa e do Contradictório,
de que todos são inocentes até que se prove o contrário
e do réu ter um Defensor.
Haja vista que antes, quando alguém era acusado, era condenado quase que sumariamente.
Vendo isso, a Igreja criou o papel do Inquisidor para investigar se a acusação era legítima ou não. O acusado passava a ser condenado somente depois de comprovado o seu crime. É da Inquisição que nasce o Direito à Dignidade da Pessoa Humana. Pois agora não bastava apenas o acusador acusar, ele teria que PROVAR. E se as provas não fossem suficientes, o réu era inocentado.
Essa "estória" de que o Tribunal do Sancto Offício matou milhões é lenda que foi criada pelos Antropologistas e Iluministas como Voltaire, para tentar difamar a Igreja, já que ele sempre se referia a ela como 'A Infame', 'Esmaguem a Infame'.
A quantidade de pessoas condenadas com a instauração do Tribunal da Inquisição é ínfima se comparado à quantidade de Processos, não chegaram sequer a 2%, significando em torno de 1.600 pessoas em 400 ANOS!. DETALHE! Se condenadas, eu disse /SE/, não era a Igreja que praticava a pena de morte, e sim o Estado e, ainda sim, antes da execução, a Igreja insistia até o último instante para que o já então condenado renunciasse seu crime, a fim de que fosse absolvido perante as Leis Seculares.
Com o advento do Tribunal do Sancto Offício, muitos homens que eram condenados pelas Leis Régias apelavam para a Igreja, pois sabiam que, se seus Processos Penais fossem transferidos para o Tribunal da Inquisição Eclesiástico, receberiam uma pena bem mais branda.
Na Igreja Católica, existe uma verdadeira lista de Inquisidores canonizados por terem salvado várias vidas. Visto que o acusado, com os Processos Inquisitivos passou a ser ouvida a sua versão do caso.
O Professor Americano, Reitor Universitário e Doutor em História Medieval Thomas Maddem disse que "o Tribunal da Santa Inquisição nasceu para acabar com as execuções injustas."
Portanto, o Tribunal do Sancto Offício foi sim necessário para a modernização das relações processuais. Foi um grande divisor de águas. Se hoje nós temos nossos direitos garantidos em lei perante um Tribunal Secular, isto se deve à Santa Inquisição.
Lembrando também que foi o Código Justiniano que tornou a Heresia um crime capital, e NÃO a Igreja. Por isso a Igreja tomou para si o direito de julgar tal conceito para que cessassem as mortes por linchamento em público a mando dos senhores feudais.
Os inimigos da Religião Cristã sempre se utilizam de sofismo para atacar a Igreja, porém, no Pontificado de Papa João Paulo II, devido a esse alarde contra a Inquisição, foram chamados para vasculharem os Processos Inquisitoriais 30 Historiadores e Cientistas não ligados ao Vaticano, e no final não encontraram nada que fosse comprometedor da época e, em conjunto, criaram um documento com tudo que acessaram chamado:
*SOBRE* L'INQUISIZIONE. ATTI DEL SIMPOSIO INTERNAZIONALE"
Há cerca de 20 anos, São João Paulo II abriu o Arquivo Secreto do Vaticano para o acesso dos maiores especialistas do mundo no tema Inquisições.
Em 1998, trinta historiadores renomados se reuniram no Simpósio Internacional sobre as Inquisições. As investigações teriam fim seis anos depois, em 2004, quando o resultado dos trabalhos foi publicado.
E assim surgiram as Atas do Simpósio Internacional sobre as Inquisições (L'inquisizione. Atti del Simposio internazionale (Città del Vaticano, 29-31 ottobre 1998)). É um verdadeiro tijolão, com quase 800 páginas!
Nunca antes um volume só reuniu informações tão amplas, atualizadas e aprofundadas sobre as Inquisições!
Antes que algum nearderthal diga que o L'inquisizione é um estudo encomendado para dourar a pílula e contar uma versão favorável à Igreja Católica, vamos ressaltar que:
os historiadores *envolvidos* no Simpósio *NÃO* eram ligados ao *Vaticano;*
alguns historiadores eram católicos, outros não, e pertenciam a diversas linhas ideológicas;
os historiadores eram reconhecidos internacionalmente como grandes especialistas em Inquisições.
Portanto qualquer um que se proponha a debater com ar de autoridade sobre as Inquisições, mas não teve acesso ao conteúdo do L'inquisizione (ao menos por meio de fonte secundária, como um bom livro que apresente os seus principais pontos), simplesmente não merece respeito. É uma Fanfarrão.
O documento derruba toda a falácia que se propaga contra a Igreja Católica, em especial, dessa época medieval tão atacada pelos revolucionários, ateus, marxistas e afins.
Bem... Espero ter ajudado. AMADO IRMÃO. ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️Que o criador abençoe e mutiplique seu conhecimento alegria e amor ao próximo cada dia mas, desejo muitos anos de vida e que cristo le de tudo de bom, tenho certeza que você é uma pessoa boa e que deseja mais que tudo a verdade.
Sobre as fontes e só pesquisar que verá que é 100% Confiável.
Me disseram que Galileu foi excomungado e depois foi tirada a excomunhão, procede?
Excelente aula.
Faz um vídeo falando sobre dr. Enéas Ferreira Carneiro
O primeiro filósofo, matemático e astrônomo a defender o heliocentrismo foi Aristarco de Samos quatro séculos antes de Galileu e Copérnico.
É mais fácil aceitar que a igreja perseguia quem se opunha a ela. Não tem necessidade de tentar justificar a opressão da igreja nos séculos passados, fazer isso é relativizar a ética. É como dizer que a escravidão era aceitável porque a moral da época permitia isso, ou que a união soviética tinha o direito de proibir a liberdade de culto porque o contexto era outro.
FONTE: LINDÓIA, Aguas de.
Lobo, poderia fazer um vídeo falando sobre a igreja e a ciência
Lobo fala sobre a reforma protestante
não sei se já tem,mas eu gostaria de um video sobre o paulo freire na sua opinião
"A igreja é infalível em questões de fé e moral"?
Parabéns a você lobo,vi na versão mentirosa na TV history e acabei achando que era verdade,agora eu achei a verdade
Seus vídeos são pequenos mas tem bastante conteúdo e explicação, gostei muito do seu canal
Sugestão... Coloque as fontes pesquisadas para fazer o vídeo (de preferência sempre neutras ideologicamente), pois assim não fica parecendo que leu em algum lugar, tirou suas próprias conclusões.
Não quero parecer rude, é só uma sugestão mesmo.
Não tem fontes caras, o canal dele é de opinião não de História
muito bom, só discordo da parte que foi dita que a Inquisição foi um processo necessário...
Excelente vídeo
Lobo, faz um vídeo sobre as mortes dos discípulos de Jesus... Sobre os mártires.
Qual música ele ultilizou nesse vídeo?
Muito bom, alguém recomenda um livro da biografia de Galileu sem essa visão deportada da igreja vilã?
Vou mostrar isso para meus professores de história, ciências e filosofia pra ver o que eles vão dizer depois de aprenderem a verdade kkkkkkk. Eu cheguei nesse canal a pouco tempo, então eu não sei você já faz isso mas seria legal fazer mais vídeos falando sobre o que ensinam errado nas escolas.
Mostre pra eles uma fontes histórica e bibliográfia também só um vídeo aleatório de opinião de UA-cam não vai mudar em nada
Isso mesmo,😂 que tonteira.
Excelente exposição Lobo! A minha geração (baby boomers) foi afetada pela visão deturpada da esquerda revolucinária e pelo progressimo falsamente cientifico. A verdade aos poucos vem à tona, graças a pessoas dedicadas, cultas e inteligentes como você e suas excelentes fontes de pesquisa. Um forte abraço.
Sou católico e não acredito que a terra se move. Para mim a terra está parada e quem se move são os corpos celestes.
Pra algo estar em movimento, você precisa de um referencial. No seu referencial, a Terra está de fato parada.
@@thinker8286, pois então... realmente o meu referencial é mesmo a terra. Até porque eu nunca fui no "espaço sideral" para ver o formato da terra e também não tenho evidências concretas que ela gira. O que está escrito nas escrituras sagradas faz muito mais sentido do que a astronomia moderna nos conta. Inclusive o que eu vejo movimentando é o Sol, a Lua e as estrelas. Finalizando: não confio em QUASE nada do que essas agências espaciais nos dizem.
@@jairjoaquimborges7216 Se você está dentro de um carro em movimento, você vê as árvores se movendo. O carro está parado no seu referencial, mas em movimento em relação à Terra.
Esse raciocínio também se aplica a movimentação dos corpos celestes.
Podemos também fazer uma analogia com um carrocel em movimento giratório. Pra quem está dentro, vê as coisa de fora em movimento, no entanto para um observador externo é o carrocel que gira.
CONTINUA COM AS ANALISES DE MÚSICAS
Cara, eu já li, reli e re-reli a Bíblia... De onde os caras tiraram modelos astronômicos de lá que eu nunca acho?
Deveria fazer um vídeo sobre a DSI da igreja católica
Fala sobre o Sionismo, Lobo Conservador.
Lobo faz um vídeo sobre o MBC - Movimento Brasil Conservador
O problema que vejo, é ser dito que é um livro inspirado no Espírito Santo. O trio Pai, Filho e Espírito Santo, erra?Não seria melhor assumir que é um conjunto de livros, criados pelos homens? Deus errou?
Olá Lobo, sou um conservador e ultimamente estou conhecendo um pouco sobre o libertarianismo, inclusive estou achando as idéias interessantes, mas tenho medo de de estar apoiando algo ruim que vá contra as leis de Deus. Me ajude, é possível ser um conservador anarco capitalista?
Bom, eu não sei qual das subdivisões do cristianismo você segue, mas o próprio Lobo já disse que não dá pra conciliar libertarianismo com catolicismo.
Fala sobre as atas do simpósio de 1998 acerca da pesquisa sobre a inquisição católica, lobo.
Ótimo vídeo, Lobo. Tinha retirado minha inscrição depois que você virou ancap kkkk.
Mas agora depois dessa "guinada Católica" eu voltei a ser inscrito e com muito gosto. Continue com esse trabalho maravilhoso.
Faz um vídeo sobre o "Ofício do Sábio" de São Tomás de Aquino
#PrisaoDoAlexandreDeMoraes
Lobo conservador você poderia fazer um video sobre o padre Cícero Romão Batista.
Sugestão de vídeo: A grande cisma do ocidente.
Lobo faça um vídeo falando sobre a farsa das cotas raciais ou sobre o fracasso do desarmamento civil.
Parabéns, você fala muito bem. Seu conteúdo está crescendo ❤️💪 espero aderir um pouco mais do que você tem pra nos mostrar.
Sou admiradora do seu Canal responsável e mto instrutivo. Obrigada.
Fala sobre o a Bandeira de Gadsden (don't tread on me).grato desde já!
Acredito que todas as instituições tiveram o seu papel ao longo da história, a todas devemos a qualidade e o progresso da civilização ocidental, mas a Igreja Católica foi a grande propagadora da fé cristã, erros e acertos, sim, mas ela veio trazendo os ensinamentos que fizeram com que a humanidade, utilizasse mais a moral, as virtudes e com isso, acalmasse os ânimos dos homens, quanto as paixões, claro nem tudo é sucesso, mas estaríamos, irremediavelmente piores sem ela.
Ele só estava uns 200 anos a frente da igreja.
Fala um pouco sobre a DSI
Infalível...
Lobo, faz um vídeo explicado o por que de você ter deixado de ser ancap.
2x só eu assisto videos em 2X?
1,5 -1,75x. Se não for mais rápido que o original me dá muuuuita ansiedade... Ou na pior das hipóteses eu durmo kkkkkk
ótima explicação
Muito obrigado por isso
E eu achava mesmo que galileu morreu queimado pela igreja, o que teve de professor que falou isso.
Mano gostaria que vc fizesse um video falando sobre Giordano Bruno de como ele pegou o sistema Heliocentrico de Nicolau Copernico pra fazer oposição ao Cristianismo.
Não tem como falar de um fiel de uma crença egípcia no século XV sem chamar de louco.
Amo essa música de fundo
Excelente vídeo!
Galileu não conseguia refutar o argumento da paralaxe, argumento utilizado pelos geocentristas. Esse argumento só pude ser respondido anos depois após inovações científicas, mas mesmo assim ele escreveu o livro dizendo que o heliocentrismo era o único científico. Não esqueça que ele também acabou zombando o papa e o clero que defendiam o geocentrismo, mas nada ainda foi confirmado. Bom vídeo!
Me perdoe questionar assim mas E O CASO DE GIORDANO BRUNO? Esse sim me parece bem violento e infeliz por parte da Igreja. Você teria algum vídeo sobre esse caso?
Abraços e parabéns pela ÓTIMA qualidade dos vídeos!
Maravilha defendendo a Santa Igreja Católica!!
Parabéns. Deus o abençoe
Excelente vídeo. Gostaria muito de ver um vídeo sobre o que aconteceu de fato com Bruno Giordano.
Morreu e acho pouco.
@@lvcas982 porque falar assim que Giordano morreu e acha pouco,que tipo de ser humano é Vc?
Giordano morreu vivo em uma fogueira.😔
Lobo, fala sobre o iluminismo e o que ele é na verdade
Lobo conservador,fala da história de Genebra,Miguel de servetus e João calvino
Como o movimento é relativo, não é possível dizer que a terra não é o centro do Universo
A Terra não é o centro do universo, e o movimento ser relativo não faz da Terra imóvel.
@@gabriel_gago prove.
@@alexmenezes2198Descrição da gravidade, paralaxe estelar, pêndulo de Foucault, aberração da luz estelar, giroscópios baseados em laser ring, satélites etc. O que você quer mais?
@@gabriel_gago vc não provou nada. Tudo que vc citou admite a hipótese de terra imóvel e universo em movimento. Ademais, se a terra não está no centro do universo, como vc explica TODOS os corpos celestes estarem se afastando dela?
@@alexmenezes2198 Vc sabe o que é um giroscópio? Sabe o que significa referencial de movimento e como isso se relaciona com a questão?
Faz um vídeo sobre Ricardo coração de leão
Estou pensando seriamente em criar um político
Faz um vídeo sobre dr. Enéas Ferreira Carneiro. Em minha opinião o melhor presidente que o brasil não teve.
❤❤❤
Faz um vídeo sobre a vinda de Portugal, a maioria só falam mal dos portugueses e dizem que vinheram roubar pai Brasil e outras coisas
Injustiça, foram todos e qualquer processo inquisitorial, ou, apenas os que conheci.....
Aliás, Copérnico era Padre.... e foi também condenado a negar, creio.
Faz do Jordano Bruno.
Só verdades
Gostava de ver algum video do Lobo sobre o Calvinismo e o Aarminianismo.
Mas o Giordano Bruno morreu na fogueira
Com certeza uma prisão bem tranquila.
Em uma época em que se matava pessoas queimadas por defender uma posição contrária a super igreja.
Mais pessoas morrerem queimadas não e nada afinal foi uma minoria.
Não é mesmo!