LIVROS CITADOS 1 - Alucinadamente Feliz - Jenny Lawson. 2 - Depois a louca sou eu - Tati Bernardi. 3 - Tartarugas até lá em baixo - John Green. 4 - Diário de uma ansiosa ou como parei de me sabotar - Beth Evans. 5 - apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger. 6 - A redoma de vidro - Sylvia Plath. 7 - Sua voz dentro de mim - Emma. 8 - Garota Interrompida - Susana Kaysen. 9 - Depois do Azul - Elaine Turgcon. 10 - Garotas de Vidro - Laurie Halse. 11 - Hoje eu sou Alice - Alice Jamieson. 12 - Pretty Giri 13 - Luz Coley. 13 - O fundo é apenas o começo - Nial Shusterman. 14 - A menina submersa - Kaitlin Kierman. 15 - Tudo menos normal. 16 - Passarinha. 17 - O que me faz pular - Naoki. 18 - Memórias de um amigo imaginário - Matthew Dicks. 19 - Como procurar um cachorro perdido - Rosa. 20 - Mariana no mundo dos saltisonhos. 21 - Em algum lugar nas estrelas. 22 - O lado bom da vida - Metthew Quick. 23 - A vegetariana. 24 - Querida Konbini - Sayaka Murata. 25 - Eleanor Oliphant está muito bem - Gail Honey. 26 - A pomba - Patrick Suskind.
Faltou: Uma bolota molenga e feliz Ninguém vira adulto de verdade A louca dos gatos (todos da Sarah Andersen) Não tá fácil pra ninguém - Andrew Tsyaston Nascido em um dia azul - Daniel Tammet O estranho caso do cachorro morto - Mark Haddon Mariana Bola de Neve se sente diferente - Marco Aurélio Barbiero
Olá Bia. A título de curiosidade e até de esclarecimento, devemos tomar cuidado com algumas explicações sobre métodos, principalmente o de Eletrochoque. O Eletrochoque realmente é um método que por mim eu chamaria de tortura, era dado a torto e a direita por realmente médicos que não sabiam realmente o que faziam. Porém, hoje em dia existe a Eletroconvulsoterapia, conhecida pela sigla ECT. Esse tratamento consiste em choques no cérebro para tratar por exemplo a bipolaridade e até depressão (dependendo do grau de ambos). Esse choques são dados de forma altamente controlada e com sedações, o paciente recebe o tratamento dentro do hospital e é monitorado o tempo todo, não é nada parecido com o Eletrochoque de antigamente. Venho dizer isso aqui porque tive uma experiência familiar de tratamento de bipolaridade grave com o ECT que era o único tratamento possível para a pessoa, e que ajudou a controlar totalmente suas crises que antes não conseguiam ser controladas por remédios. Sei de muita gente que pode vir falar que ainda existe o Eletrochoque mas não é a mesma coisa, é bem diferente. Você não falou de forma errada, porém muita gente pode confundir... Sobre o vídeo amei as indicações!
Vim fazer a mesma consideração. Sou anestesista e já trabalhei com ECT, que é realizada sob anestesia geral. O paciente não se lembra de nada, nem sente dor; dorme durante todo o procedimento. Tratamos alguns pacientes completamente catatônicos que após poucas sessões começaram a interagir espontaneamente. É uma excelente indicação para casos de refratariedade de tratamento clínico.
Um livro sobre o tema que me toucou muito foi "Dançando sobre cacos de vidro". Um dos personagens principais é esquizofrênico e não se permite criar vínculos com ostros pessoas, pois tem medo de machucá-las. Além disso, ele tem horror a imaginar em ter filhos e passar esses genes para outrem. É uma hitória linda de como ele enfrenta todos esse dilemas. Recomendo.
Um livro que me chocou foi "No Escuro" da Elizabeth Haynes. A personagem principal tem Toc, ela tinha que verificar as janelas e portas várias vezes por várias horas seguidas.
Eu percebo que ainda existe muita desinformação a respeito de transtornos mentais; e particularmente eu vivo isso quando tento falar pra algum familiar sobre a minha ansiedade. As pessoas acham que é frescura, que eu não tenho tantos problemas na vida assim (como se ansiedade dependesse da quantidade ou qualidade dos seus problemas), que eu sou muito jovem pra me preocupar tanto (????). Enfim, e essas coisas só fazem a gente se sentir pior. É muito ruim sofrer por causa da ansiedade ou depressão e não conseguir fazer as pessoas entenderem que tipos de doenças que podem afligir qualquer pessoa, assim como um braço quebrado ou uma garganta inflamada.
@@meymota4195 Olha é uma historia de um homem que tem seus 33 anos e tem deficiência intelectual. E passa por vários bullyng durante a vida. Pela família também, não dar spoiler sobre a família, Então há uma chance de ele ficar inteligente, mas muito msm e ... Ai ao passar da história ele vai vendo e relembrando o passado com outros olhos, como eu e vc e não como uma pessoa inocente que todos zombavam e tiravam vantagem. Eu achei um ótimo livro, foi escrito em 1964 por aí e a temática é muitíssimo atual como temas como autismo, deficiência intelectual, bullyng, amizade, inveja e se vc ler vc vai chorar bastante.
@@meymota4195 os livros de Max Lucado são bons, um que me transformou na época da morte do meu pai foi : Você vai sair dessa. Tem outro dele mas não li, O fim da ansiedade.
Bia, tu ia gostar de "Garota em Pedaços", aborda depressao, automutilação, autoestima, ansiedade, suicidio e varios outros temas. "A hora da estrela" da Clarice Lispector acho q tu ia gostar tb.
Esse lance aí do toque que você falou, eu tinha com a geladeira; olhar, tinha que conferir três vezes antes de dormir pra ver se ela estava fechada. Agora está tudo normal nem confiro mais
Curiosidade sobre tratamento de eletrochoque: sou estudante de medicina e fiquei maravilhada quando vi um documentário passado pela minha professora em um estagio em um hospital psiquiátrico e é um tratamento extremamente efetivo principalmente pra aqueles pacientes que são muito refratários aos medicamentos, é o tratamento mais efetivo para pacientes com ideação suicida e em risco grave de se matar e eu achei isso extremamente importante pq nunca tinha tido essa informação mesmo estando no sétimo semestre de medicina então imagino que pessoas fora da área realmente não tenham acesso a isso, ainda é um tratamento que tem muito tabu, é muito mal retratado na mídia como algo punitivo e de tortura mas é bastante seguro, o paciente faz sob sedação, não sente dor e as contrações musculares são simplesmente pelo estimulo elétrico no cérebro
Eu faço psicologia e só soube disse no quarto período quando eu estudei psicopatologia 1. Como vc falou, ainda é um taboo, mas ajuda muito em casos mais graves.
Quando li Tartarugas até lá embaixo chorei muito,pois me senti representada pela Aza e pude entender que não estava sozinha e que eu não era louca por pensar algumas coisas.Eu tbm amo temas que é sobre a intimidade mental de alguém e isso tbm me ajuda a encontrar um jeito de viver sabendo que não sou a única. E isso me dá um certo conforto e faz com que eu não me sinta sozinha.
Pra quem gosta do estilo recomendo "A Mulher na Janela" do A. J. Finn, eu ja tive depressão e foi como me sentisse na pele,por mais que me de gatilhos emocionais eu amo.
Amei o vídeo Bia! Na minha opinião, a protagonista de O Peso do Pássaro Morto também sofre de problemas mentais por conta dos abusos de sofreu. Eu arriscaria que a personagem sofre de depressão.
Obrigada por esse vídeo! Minha mãe é bipolar e passou por um hospital psiquiátrico uns anos atrás. Eu fiquei impressionada com sua sensibilidade a falar sobre isso. Eu lido com meus problemas na terapia, que tá me ajudando demais mesmo, sinto muita diferença ao ir, ainda que eu não tenha um diagnóstico (e tenha pedido pra minha psicóloga não me dar diagnóstico nenhum), eu sinto que estou muito mais estável e conseguindo passar pelo meu dia a dia de forma muito mais leve e tranquila. Se você sente dificuldade, vá sim na terapia! Salva a nossa vida!
Tive diagnóstico de bulimia nos meus 19 anos e fiz tratamento durante 1 ano. Li garotas de vidro, não é fácil, mas sabia que era ficção. Até que li um que se chama Dissipada: Memórias de uma Anorética e Bulímica. Esse eu chorava enquanto lia indo e voltando do trabalho. Porque eram os meus pensamentos nas páginas kkkkk rindo, mas de nervoso rs
@@wilsonmonteiro954 no livro "Por Lugares Incríveis" o Finch é bipolar, gravei um vídeo falando sobre ele, vou colocar ele no meu canal hoje 23/09/20 às 19:00 vem conhecer meu canal, tem vídeo sobre livros toda quarta 💕
Bia, embaixadora da saúde mental! Que bom, pois ainda temos muito que aprender neste ponto! Também li esse livro "A pomba" faz muitos anos, na época em que eu tinha uma fobia horrível de pombas, morria de medo e chegava a atravessar a rua se visse uma pomba na calçada (hoje não preciso mais fazer isso, parece que superei o medo mesmo).
só uma correção: garota interrompida fala de uma mulher que sofria de borderline, um transtorno de personalidade. muita gente confunde com depressão e/ou bipolaridade devido a psicose que também pode estar presente na listas dos sintomas, de acordo com o dsm-5.
Quantas indicações valiosas! Passarinha me marcou muito! Tb indico demais esse livro (principalmente para minhas amigas professoras). Obs: seu gatinho tentando escolher um livro roubou a cena kkkk
Bia tenho um carinho enorme por vc ,e muito disso é pq me identifico com o que vc tem ,pois sou diagnosticada com ansiedade generalizada,por um bom tempo eu não fui compreendida ,as pessoas não levavam a sério ,mas fiz muitas pesquisas,e li alguns livros ,para conseguir me expressar melhor sobre o assunto e me fazer ser ouvida e de forma que a pessoa ao menos reflita e procure saber um pouco mais sobre o assunto,sobre os livros e filmes sobre esses diversos temas é algo inexplicável o quanto é reconfortante realmente sabermos que não estamos só ,tive uma melhora muito grande e consigo cuidar da casa ,filho pequeno , mesmo estando viúva e com esse fardo que é a ansiedade, porém procuro melhorias dia a dia ,meu filho é minha grande motivação, adoro seus vídeos, sucesso 👏👏👏😍😍😍
A realidade dos hospitais psiquiátricos é mt triste! Fui em um aqui na minha cidade por conta da faculdade e me comoveu dms! E creio q isso vem mt de td o preconceito q a sociedade tem a respeito da saúde mental, q devemos cada dia mais valorizar! Mt importante a leitura sobre esse tema, eu amo e quero cd vez mais saber sobre! Obg por trazer tantas boas indicações!!!
Eu já fiz mto isso. Já fui mto revoltada por ter que tomar remédios tão nova. Aí hoje em dia eu reconheço que preciso deles pra levar minha vida bem. Faço o tratamento direitinho. 😊 Se cuida!
Tartarugas ate la embaixo fez-me compreender melhor TOC, na altura eu tinha descoberto recentemente que tinha e deixou-me muito feliz ver alguém com os mesmos sintomas e pensamentos que eu. é um dos meus livros favoritos e eu recomendo muito, tanto a pessoas com TOC, para se verem representadas, como a pessoas que não sofrem disso, para que possam compreender e conhecer melhor esse problema, que MUITAS vezes é julgado e ridicularizado. o mistério também é muito divertido e o livro tem frases muito boas.
Ontem mesmo eu estava procurando livros com essa temática e não achei nenhum que me interessasse e hoje vc posta um vídeo com 30 livros sobre esse tema ♥️
Eu amo quando vc fala sobre esses assuntos, eu tenho com quem me identificar. Tava cansada de ver tipo os leitores perfeitos e sem problemas e é de pessoas mais verdadeiras que os bookstragrams e o booktube precisam.
Vídeo da Beatriz de 35 minutos sobre questões mentais? Não posso pedir muito mais de uma terça. Bia, você falou algo IMPORTANTÍSSIMO, ler sobre esses assuntos é muito "bom" porque a gente vê que não somos os únicos com esses problemas. Quando a gente está mal, muitas vezes a gente acha que somos os únicos assim... Que ninguém mais nos entende, mas quase nunca é assim!
Olha tem um livro que o protagonista não tem transtorno real, mas finge ter e acaba num hospital psiquiátrico. Ele acaba mostrando muito os outros pacientes e o tratamento que eles recebem. O nome é "Um Estranho no Ninho", tem um filme muito bom.
Fala sobre livros de educação financeira. É muito importante sabermos sobre esse assunto, ainda mais agora que um monte de gente tá perdendo o emprego e passando por dificuldade financeira
Comecei lendo Tudo menos normal e me apaixonei pelo livro, gostaria muito de comprar ele físico mas não acho ele lugar nenhum, depois li passarinha eu eu amei esse livro também
Eu leio bastante esses temas, acho que quanto mais falados mais pessoas podem se indentificar e entender, e com isso verem que tem solução, que não estão só, que devem buscar ajuda, que existem tratamentos! Que mesmo sendo um longo e árduo caminho buscar ajuda é um caminho que vale a pena enfrentar. Eu apenas torço para que todos que sofrem de disturbios e transtornos mentais possam ter pessoas que ajudem e apoiem nessa trajetória. E para quem tem parentes ou familiares sofrendo ajuda muito a ver tudo pelo olhar do outro, a ter mais empatia, a não julgar e saber como ajudar! Também indico Amy e Matthew da Cammie MacGovern (para toc), Conte Me Seus Sonhos do Sidney Sheldon (não posso contar o tema pq é spoiler) e O Projeto Rosie do Graeme Simsion (que é de humor e mostra muito da Síndrome de Asperger um estado do aspectro autista) ❤ Obrigado Bia por esse vídeo tão necessário!
Bia, vc é maravilhosa! Muito, muito obrigada por esse vídeo! ♥♥♥ Não só as indicações, mas tudo que vc disse. Tem momentos que é dificil se abrir sobre saúde mental pelo receio da reação ("ai todo mundo fica ansioso", "é só levantar da cama, deixar de fazer corpo mole"), mas faz tão bem ver que não estamos sozinhos. Qdo minha psiquiatra me diagnosticou minha vida mudou. Foi um alívio imenso ter a certeza que não sou louca, não é exagero e não é culpa minha. Fiquei até mais tranquila para aceitar tomar remédio sempre. Aprendi que é melhor tomar remédio e conseguir viver bem pra me cuidar e melhorar do que mal viver e tentar lidar sozinha. Estou empolgada para ler suas indicações e aprender mais sobre os outros transtornos. Obrigada mesmo ♥
O Menino feito de blocos é um livro com personagem autista tbm. Mundo singular da Dr. Ana Beatriz Barbosa Silva tbm ajuda a entender mais o TEA, é uma linguagem super simples e acessivel.
Eu li Tartarugas Até Lá Embaixo a pouco tempo atrás, eu chorei tanto com esse livro, a personagem é tão real, me fez refletir MUITO, a narrativa dele é tao crua e sincera, virou um favorito, depois que terminei fiquei parada olhando pra parede em branco absorvendo tudo o que eu tinha acabado de ler.
Que vídeo perfeito, quando se tem um problema mental é difícil , o preconceito é muito grande , a falta de empatia , a sociedade te acha louco , os livros ajudam muito a ver que você não é o único no mundo a ter aquele problema , que não está sozinho e que não é coisa da sua cabeça .
"O lado bom da vida" é maravilhoso! Outros livros de ficção que falam de algum problema mental é "O projeto Rosie"/"O efeito Rosie"/"The Rosie Result". O Don tem síndrome de Asperger e eu amo essa série!
Fui tentar ler alucinadamente feliz e me deu ansiedade. Não sei se foi um "gatilho" só parece um fluxo de pensamento muito rápido quando vi minha cabeça sei lá estava muito agitada tive que parar, quem sabe um dia volte a ler. Agora quero ler "depois a louca sou eu". Tu arrasa Bia e ótimas dicas também minha lista só aumenta kkkkk
Passarinha é um livro que quero ler há tempos!!! Assim como O que me Faz Pular. Um livro que acho maravilhoso é Para Sempre Alice, que trata sobre o alzheimer! É incrível de bom!!! Beijosss
Eu sempre quis ler alucinadamente feliz, e não sabia que era sobre ansiedade. Agora quero ler mais ainda. Eu também tenho ansiedade e já tentei parar de tomar os remédios e tentar me melhorar sozinha, mas nunca consigo ficar bem sem os remédios infelizmente. Eu até fico bem um tempo, mas volta depois forte e eu tenho que voltar a tomar. Bjs
Tenho transtorno bipolar com comorbidade em toc e paranóia. E seria tão bom se fosse só uma mudança de.humor! O TOC como vc bem disse são pensamentos intrusivos, comandam a vida. Acho q John Green tem toc, pq descreve muito bem
Esse é um dos vídeos que eu mais gostei do seu canal. É o SEU lugar de fala, assim como o de muitas pessoas que infelizmente são desacreditadas. Achei importantíssimo você abordar esses temas dessa forma. Favoritei o vídeo, porquê com certeza vai pra minha lista de livros desejados
Tem um livro no KU que eu li e lembrei de vc na hora, chama desconstruindo una. É uma autobiografia de quando a autora tinha 12 anos e sofreu um abuso sexual. Ao mesmo tempo tem uns crimes brutais acontecendo contra as mulheres e que a polícia não consegue resolver. Vc vai amar
Beatriz esse é o meu "gênero" de livro preferido, eu me sinto muito acolhida quando leio algo sobre. obg pelo vídeo! 💜 eu indico: por lugares incríveis juntando os pedaços as vantagens de ser invisível.
Oi! Legal sua abordagem mas com relação ao hospital psiquiátrico pesquisa um pouco sobre a história, a época dos grandes enclausuramentos, as instituições totalitários que sequestram a identidade das pessoas! Te garanto que é um lugar de não cuidado! Existem outras formas mais humanizadas de cuidado! Pesquisa sobre a clínica ampliada em saúde mental! Bjo 😘
Quando eu fui diagnosticada com TOC eu passei na frente da livraria e vi esse livro do John Green. Como já tinha lido todos quando era mais nova, resolvi comprar para me sentir melhor com a leitura, e fiquei chocada com o quando me identifiquei com a Ava, como eu via que ela se sentia exatamente da mesma forma que eu. Quando tenho crises, sempre digo para as pessoas próximas que estou entrando no redemoinho, porque é exatamente da forma como ela descreve, são as tartarugas até lá embaixo.
Desculpa a pergunta, quando tempo demorou para o seu diagnóstico? Eu preciso procurar ajuda profissional mas tenho tanto receio ainda apesar de saber que nao preciso me sentir assim... Tem outro livro que voce ja leu sobre o tema? Gostaria de ler mais sobre
Mariana Rodrigues fui diagnosticada em 2018, mas já fazia acompanhamento psiquiátrico desde 2017. Eu li alguns livros mais técnicos da psiquiatria, o DSM 5, uns manuais de psiquiatria e artigos, mas confesso que não muito de literatura com personagens com TOC...
Isso de sentir que não é só você é muito importante. Realmente ajuda muito! Tem um filme no netflix que é baseado em um livro "Se enlouquecer não se apaixone"... infelizmente o livro não saiu aqui no Brasil e eu não pude ler, mas gosto muito do filme
Amei essa seleção de livros. Também me identifico muito com essa temática. Lembro que li "conte-me seus sonhos", do Sidney Sheldon que tem uma protagonista que enfrenta um problema em sua mente enquanto "investiga" um assassinato. Achei bem interessante. Acredito que, se vc não leu, vai gostar muito 👏👏👏
Hoje eu sou Alice foi o livro mais cruel e brutal que já li! As coisas descritas nesse livro são insanas,como essa mulher sofreu, fiquei pertubada por uma semana.
Objeto cortantes foi importante pra entender minha relação com a minha mãe. Fala sobre automutilação e mesmo que eu não sofra disso, me fez levar coisas pra terapia. Passarinha é um favorito que eu li por indicação sua. O lado bom da vida é um livro muito gostoso
Garotas de Vidro é um dos meus livros favoritos da vida! Eu li a primeira vez com 13 anos e fiquei triste por semanas, depois reli mais três vezes. Eu amo demais, me impactou muito ❤
Até hoje eu trato meus problemas mentais como uma fraqueza e quase não admito isso, mas estamos trabalhando nisso :) Também me identifico com algumas características do autismo, por isso sempre me dei bem com pessoas no espectro
Tenho diagnóstico de borderline c/ psicose pelo o psiquiatra e de esquizofrenia por uma outra médica. Lerei com certeza alguns dos livros citados! Obrigada.
Eu tenho esse gosto literário também! Vou deixar como recomendação, o livro Suzane, assassina é manipuladora do autor Ulisses Campbel. Conta a história da Suzane Von Richtofen e toda a parte comportamental dela. Acho que você vai gostar 😘
Oi Bia, enquanto tu tava falando sobre o autismo pensei em te recomendar uma série, não sei o quanto tu é aberta a novas experiências, mas tem uma série coreana na netflix "It's okey not to be okey" que trata sobre o espectro autista e alguns outros transtornos de personalidade. A série ainda tem um mistériozinho de quebra que é bem legal. Acho que tu ia gostar, só tem que passar a fase que é em coreano porque o pessoal tem tendência a virar a cara porque não é americana hehe mas vai ai a dica!
B, se você se identifica tanto com personagens autistas, eu recomendo ir num especialista sobre Autismo é um espectro - o que significa que pode ser bem sutil - e em garotas às vezes o diagnóstico é ainda mais difícil Uma conhecida minha fazia terapia há anos e só descobriu que era realmente quando foi em uma profissional com a atuação focada nessa neuroatipicidade
LIVROS CITADOS
1 - Alucinadamente Feliz - Jenny Lawson.
2 - Depois a louca sou eu - Tati Bernardi.
3 - Tartarugas até lá em baixo - John Green.
4 - Diário de uma ansiosa ou como parei de me sabotar - Beth Evans.
5 - apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger.
6 - A redoma de vidro - Sylvia Plath.
7 - Sua voz dentro de mim - Emma.
8 - Garota Interrompida - Susana Kaysen.
9 - Depois do Azul - Elaine Turgcon.
10 - Garotas de Vidro - Laurie Halse.
11 - Hoje eu sou Alice - Alice Jamieson.
12 - Pretty Giri 13 - Luz Coley.
13 - O fundo é apenas o começo - Nial Shusterman.
14 - A menina submersa - Kaitlin Kierman.
15 - Tudo menos normal.
16 - Passarinha.
17 - O que me faz pular - Naoki.
18 - Memórias de um amigo imaginário - Matthew Dicks.
19 - Como procurar um cachorro perdido - Rosa.
20 - Mariana no mundo dos saltisonhos.
21 - Em algum lugar nas estrelas.
22 - O lado bom da vida - Metthew Quick.
23 - A vegetariana.
24 - Querida Konbini - Sayaka Murata.
25 - Eleanor Oliphant está muito bem - Gail Honey.
26 - A pomba - Patrick Suskind.
Valeu xuxu! Normalmente eles colocam a listinha na descrição mas já reparei que ela não faz isso kkk
@@naiyhstyles acho que é pq tem um povo que nem assiste ao vídeo se tiver a lista na descrição kkkk
@@acccadriana deve ser por isso kkk
Faltou:
Uma bolota molenga e feliz
Ninguém vira adulto de verdade
A louca dos gatos
(todos da Sarah Andersen)
Não tá fácil pra ninguém - Andrew Tsyaston
Nascido em um dia azul - Daniel Tammet
O estranho caso do cachorro morto - Mark Haddon
Mariana Bola de Neve se sente diferente - Marco Aurélio Barbiero
@@acccadriana perdão esse comentário fiz mais pra mim, não coloquei os que já li, não sabia que alguém iria ver esse comentário kkkkkkkk
eu tenho autismo (atraso mental) e déficit de atenção (eu peço pra minha mãe ler pra mim, e me alegro). Gosto de ouvir livros.
Olá Bia. A título de curiosidade e até de esclarecimento, devemos tomar cuidado com algumas explicações sobre métodos, principalmente o de Eletrochoque. O Eletrochoque realmente é um método que por mim eu chamaria de tortura, era dado a torto e a direita por realmente médicos que não sabiam realmente o que faziam. Porém, hoje em dia existe a Eletroconvulsoterapia, conhecida pela sigla ECT. Esse tratamento consiste em choques no cérebro para tratar por exemplo a bipolaridade e até depressão (dependendo do grau de ambos). Esse choques são dados de forma altamente controlada e com sedações, o paciente recebe o tratamento dentro do hospital e é monitorado o tempo todo, não é nada parecido com o Eletrochoque de antigamente.
Venho dizer isso aqui porque tive uma experiência familiar de tratamento de bipolaridade grave com o ECT que era o único tratamento possível para a pessoa, e que ajudou a controlar totalmente suas crises que antes não conseguiam ser controladas por remédios.
Sei de muita gente que pode vir falar que ainda existe o Eletrochoque mas não é a mesma coisa, é bem diferente.
Você não falou de forma errada, porém muita gente pode confundir...
Sobre o vídeo amei as indicações!
Vim fazer a mesma consideração. Sou anestesista e já trabalhei com ECT, que é realizada sob anestesia geral. O paciente não se lembra de nada, nem sente dor; dorme durante todo o procedimento. Tratamos alguns pacientes completamente catatônicos que após poucas sessões começaram a interagir espontaneamente. É uma excelente indicação para casos de refratariedade de tratamento clínico.
obrigadaaaaa por esse comentário
Quando li Tartarugas até lá embaixo senti muita aflição lendo a Aza, me fez entender pelo menos um pouco como uma pessoa com toc se sente
Sim mano, um dos melhores livros dele para mim
Eu tenho TOC e fiquei muito feliz de ver um livro "famoso" falando sobre isso, quero muito ler
@@mayraamaral7267 simm vale muito a pena, até porque o próprio John Green tem o transtorno, então é bem realista
Quando eu li Tartarugas Até Lá Embaixo pela primeira vez, foi um abraço tão enorme que eu senti. Eu me senti Aza, eu sou uma Aza Holmes.
Eu tenho TOC e posso dizer que esse livro representa muito bem alguém com TOC
Um livro sobre o tema que me toucou muito foi "Dançando sobre cacos de vidro". Um dos personagens principais é esquizofrênico e não se permite criar vínculos com ostros pessoas, pois tem medo de machucá-las. Além disso, ele tem horror a imaginar em ter filhos e passar esses genes para outrem. É uma hitória linda de como ele enfrenta todos esse dilemas. Recomendo.
Um livro que me chocou foi "No Escuro" da Elizabeth Haynes. A personagem principal tem Toc, ela tinha que verificar as janelas e portas várias vezes por várias horas seguidas.
Eu percebo que ainda existe muita desinformação a respeito de transtornos mentais; e particularmente eu vivo isso quando tento falar pra algum familiar sobre a minha ansiedade. As pessoas acham que é frescura, que eu não tenho tantos problemas na vida assim (como se ansiedade dependesse da quantidade ou qualidade dos seus problemas), que eu sou muito jovem pra me preocupar tanto (????). Enfim, e essas coisas só fazem a gente se sentir pior. É muito ruim sofrer por causa da ansiedade ou depressão e não conseguir fazer as pessoas entenderem que tipos de doenças que podem afligir qualquer pessoa, assim como um braço quebrado ou uma garganta inflamada.
Pausando o vídeo só pra dizer que em Alucinadamente Feliz não é um personagem, mas a Jenny Lawson contando histórias da vida dela.
Acho que um livro ótimo sobre o assunto é "Flores para Algernon". Senti falta dele aí nessa lista.
Tem ansiedade nele?
@@meymota4195 Olha é uma historia de um homem que tem seus 33 anos e tem deficiência intelectual. E passa por vários bullyng durante a vida. Pela família também, não dar spoiler sobre a família, Então há uma chance de ele ficar inteligente, mas muito msm e ... Ai ao passar da história ele vai vendo e relembrando o passado com outros olhos, como eu e vc e não como uma pessoa inocente que todos zombavam e tiravam vantagem. Eu achei um ótimo livro, foi escrito em 1964 por aí e a temática é muitíssimo atual como temas como autismo, deficiência intelectual, bullyng, amizade, inveja e se vc ler vc vai chorar bastante.
@@mezagamer5314 muito obrigada por responder, estou com ansiedade, no momento livros sobre ansiedade generalizada é a minha prioridade de leitura.
@@meymota4195 humrrum , tá certo . QQ coisa se eu puder ajudar em algo.
@@meymota4195 os livros de Max Lucado são bons, um que me transformou na época da morte do meu pai foi : Você vai sair dessa. Tem outro dele mas não li, O fim da ansiedade.
Tenho depressão e ansiedade e ler livros assim é um abraço bem quentinho, é se sentir entendida. Tartarugas até lá embaixo é um dos meus favoritos
"O jeito que você persebe o mundo não é o mesmo jeito que o outro persebe o mundo"
Uma frase maravilhosa pra levar pra vida!🤗❤💛
Bia, tu ia gostar de "Garota em Pedaços", aborda depressao, automutilação, autoestima, ansiedade, suicidio e varios outros temas.
"A hora da estrela" da Clarice Lispector acho q tu ia gostar tb.
Esse lance aí do toque que você falou, eu tinha com a geladeira; olhar, tinha que conferir três vezes antes de dormir pra ver se ela estava fechada. Agora está tudo normal nem confiro mais
Curiosidade sobre tratamento de eletrochoque: sou estudante de medicina e fiquei maravilhada quando vi um documentário passado pela minha professora em um estagio em um hospital psiquiátrico e é um tratamento extremamente efetivo principalmente pra aqueles pacientes que são muito refratários aos medicamentos, é o tratamento mais efetivo para pacientes com ideação suicida e em risco grave de se matar e eu achei isso extremamente importante pq nunca tinha tido essa informação mesmo estando no sétimo semestre de medicina então imagino que pessoas fora da área realmente não tenham acesso a isso, ainda é um tratamento que tem muito tabu, é muito mal retratado na mídia como algo punitivo e de tortura mas é bastante seguro, o paciente faz sob sedação, não sente dor e as contrações musculares são simplesmente pelo estimulo elétrico no cérebro
Eu faço psicologia e só soube disse no quarto período quando eu estudei psicopatologia 1. Como vc falou, ainda é um taboo, mas ajuda muito em casos mais graves.
yasmin ketellyn sim!
Lembra o nome do documentário?
@@kimberlycorreiasantossouza7633 se chama Shock, ele é de 2007
Quando li Tartarugas até lá embaixo chorei muito,pois me senti representada pela Aza e pude entender que não estava sozinha e que eu não era louca por pensar algumas coisas.Eu tbm amo temas que é sobre a intimidade mental de alguém e isso tbm me ajuda a encontrar um jeito de viver sabendo que não sou a única.
E isso me dá um certo conforto e faz com que eu não me sinta sozinha.
Pra quem gosta do estilo recomendo "A Mulher na Janela" do A. J. Finn, eu ja tive depressão e foi como me sentisse na pele,por mais que me de gatilhos emocionais eu amo.
Esse livro e muito bom!!
Ela era agoraphobic. Mas o livro e muito ruim.
Perfeito esse livro
eu achei o livro um lixoKKKKKKK mas a ideia é boa até
Em 2023, o livro que se destaca dentro da temática de saúde mental é A ultima casa da rua Needless. Imperdível.
Amei o vídeo Bia! Na minha opinião, a protagonista de O Peso do Pássaro Morto também sofre de problemas mentais por conta dos abusos de sofreu. Eu arriscaria que a personagem sofre de depressão.
Obrigada por esse vídeo! Minha mãe é bipolar e passou por um hospital psiquiátrico uns anos atrás. Eu fiquei impressionada com sua sensibilidade a falar sobre isso. Eu lido com meus problemas na terapia, que tá me ajudando demais mesmo, sinto muita diferença ao ir, ainda que eu não tenha um diagnóstico (e tenha pedido pra minha psicóloga não me dar diagnóstico nenhum), eu sinto que estou muito mais estável e conseguindo passar pelo meu dia a dia de forma muito mais leve e tranquila. Se você sente dificuldade, vá sim na terapia! Salva a nossa vida!
Tem um livro sobre depressão muito bom que eu li, ele se chama: o demonio do meio-dia.
Tive diagnóstico de bulimia nos meus 19 anos e fiz tratamento durante 1 ano. Li garotas de vidro, não é fácil, mas sabia que era ficção. Até que li um que se chama Dissipada: Memórias de uma Anorética e Bulímica. Esse eu chorava enquanto lia indo e voltando do trabalho. Porque eram os meus pensamentos nas páginas kkkkk rindo, mas de nervoso rs
bia, o problema do pat e da tiffany em “o lado bom da vida” é transtorno bipolar
Ei vc conhece mas algum livro com personagens bipolar ?
Wilson Monteiro acho que “me diga quem eu sou” pode falar bem desse assunto.
@@isabelaferreira8416 muito obrigado amorzinho ♥
@@wilsonmonteiro954 no livro "Por Lugares Incríveis" o Finch é bipolar, gravei um vídeo falando sobre ele, vou colocar ele no meu canal hoje 23/09/20 às 19:00 vem conhecer meu canal, tem vídeo sobre livros toda quarta 💕
Amei o vídeo ( o seu gatinho tentando pegar o livro foi muito fofo)
Kirinha la atrás cheirando os livros💕
Bia, embaixadora da saúde mental! Que bom, pois ainda temos muito que aprender neste ponto! Também li esse livro "A pomba" faz muitos anos, na época em que eu tinha uma fobia horrível de pombas, morria de medo e chegava a atravessar a rua se visse uma pomba na calçada (hoje não preciso mais fazer isso, parece que superei o medo mesmo).
Vcs pedem desculpas por videos grandes mas se amamos o assunto , isso não importa. Já anotei vários pra ler.
só uma correção: garota interrompida fala de uma mulher que sofria de borderline, um transtorno de personalidade. muita gente confunde com depressão e/ou bipolaridade devido a psicose que também pode estar presente na listas dos sintomas, de acordo com o dsm-5.
Quantas indicações valiosas!
Passarinha me marcou muito! Tb indico demais esse livro (principalmente para minhas amigas professoras).
Obs: seu gatinho tentando escolher um livro roubou a cena kkkk
Também li o Apanhador no Campo de Centeio durante uma fase depressiva.
Bia tenho um carinho enorme por vc ,e muito disso é pq me identifico com o que vc tem ,pois sou diagnosticada com ansiedade generalizada,por um bom tempo eu não fui compreendida ,as pessoas não levavam a sério ,mas fiz muitas pesquisas,e li alguns livros ,para conseguir me expressar melhor sobre o assunto e me fazer ser ouvida e de forma que a pessoa ao menos reflita e procure saber um pouco mais sobre o assunto,sobre os livros e filmes sobre esses diversos temas é algo inexplicável o quanto é reconfortante realmente sabermos que não estamos só ,tive uma melhora muito grande e consigo cuidar da casa ,filho pequeno , mesmo estando viúva e com esse fardo que é a ansiedade, porém procuro melhorias dia a dia ,meu filho é minha grande motivação, adoro seus vídeos, sucesso 👏👏👏😍😍😍
A realidade dos hospitais psiquiátricos é mt triste! Fui em um aqui na minha cidade por conta da faculdade e me comoveu dms! E creio q isso vem mt de td o preconceito q a sociedade tem a respeito da saúde mental, q devemos cada dia mais valorizar! Mt importante a leitura sobre esse tema, eu amo e quero cd vez mais saber sobre! Obg por trazer tantas boas indicações!!!
É muito reallll, eu também paro meu tratamento do nada, pq acho q é frescura, mas aí vou pro fundo do poço e vejo que não é frescura
Eu já fiz mto isso. Já fui mto revoltada por ter que tomar remédios tão nova. Aí hoje em dia eu reconheço que preciso deles pra levar minha vida bem. Faço o tratamento direitinho. 😊 Se cuida!
@@wendyrose9894 nossa muito obrigada, realmente é bem difícil de entender, mas a gente vai se autoconhecendo
Eu queria muito ler livros com essa temática no setembro amarelo, obrigada por esse vídeo, Bia! 💛
A Bia começa falando tudo bonitinho, olá, tudo bem, etc
Aí ela se empolga falando dos livros e fala 360 palavras por segundo, eu amoooo
Tartarugas ate la embaixo fez-me compreender melhor TOC, na altura eu tinha descoberto recentemente que tinha e deixou-me muito feliz ver alguém com os mesmos sintomas e pensamentos que eu. é um dos meus livros favoritos e eu recomendo muito, tanto a pessoas com TOC, para se verem representadas, como a pessoas que não sofrem disso, para que possam compreender e conhecer melhor esse problema, que MUITAS vezes é julgado e ridicularizado. o mistério também é muito divertido e o livro tem frases muito boas.
Eu tenho, mas ainda não li. Vou ler :)
@@mayraamaral7267 lê simmm, espero que gostes! :)
17:25
Eu quase tive um infarto quando o gato sumiu kkkkkkkkkkkkk
hahaha eu pensei: que edição é essa do vídeo? muito boa hein, bia.
Eu gosto quando você fala de temas de livros que gosta de ler
Ontem mesmo eu estava procurando livros com essa temática e não achei nenhum que me interessasse e hoje vc posta um vídeo com 30 livros sobre esse tema ♥️
Sobre TOC recomendo a Mulher que pensava demais: memórias de uma compulsiva de Joanne Limburg.
E uma indicação de filme sobre o tema tbm, Nise: O coração da loucura! Mt bom msm
Oi Bea, sou Danko, tenho Depressão e transtorno de personalidade Borderline, e queria dizer que amei esse vídeo, desejo todo sucesso do mundo pra você
Eu amo quando vc fala sobre esses assuntos, eu tenho com quem me identificar. Tava cansada de ver tipo os leitores perfeitos e sem problemas e é de pessoas mais verdadeiras que os bookstragrams e o booktube precisam.
A Curica lá atrás! Kkkkkkkk Que amor! ❤️❤️
Li, adorei e recomendo: Inventei Você? de Francesca Zappia e Mar da Tranquilidade de Katja Millay.
Amo "Mar da Tranquilidade". A escrita da autora é maravilhosa.
Odoro o livro Inventei você?
Vídeo da Beatriz de 35 minutos sobre questões mentais? Não posso pedir muito mais de uma terça. Bia, você falou algo IMPORTANTÍSSIMO, ler sobre esses assuntos é muito "bom" porque a gente vê que não somos os únicos com esses problemas. Quando a gente está mal, muitas vezes a gente acha que somos os únicos assim... Que ninguém mais nos entende, mas quase nunca é assim!
No O Lado Bom da Vida, o protagonista é diagnosticado com Transtorno Bipolar!
Olha tem um livro que o protagonista não tem transtorno real, mas finge ter e acaba num hospital psiquiátrico. Ele acaba mostrando muito os outros pacientes e o tratamento que eles recebem. O nome é "Um Estranho no Ninho", tem um filme muito bom.
Fala sobre livros de educação financeira. É muito importante sabermos sobre esse assunto, ainda mais agora que um monte de gente tá perdendo o emprego e passando por dificuldade financeira
Que gracinha o gatinho olhando os livros..
suas indicações nunca falham, bia ❤️
Passarinha é lindo.
Eu chorei muuuito.
Comecei lendo Tudo menos normal e me apaixonei pelo livro, gostaria muito de comprar ele físico mas não acho ele lugar nenhum, depois li passarinha eu eu amei esse livro também
Eu leio bastante esses temas, acho que quanto mais falados mais pessoas podem se indentificar e entender, e com isso verem que tem solução, que não estão só, que devem buscar ajuda, que existem tratamentos! Que mesmo sendo um longo e árduo caminho buscar ajuda é um caminho que vale a pena enfrentar. Eu apenas torço para que todos que sofrem de disturbios e transtornos mentais possam ter pessoas que ajudem e apoiem nessa trajetória. E para quem tem parentes ou familiares sofrendo ajuda muito a ver tudo pelo olhar do outro, a ter mais empatia, a não julgar e saber como ajudar! Também indico Amy e Matthew da Cammie MacGovern (para toc), Conte Me Seus Sonhos do Sidney Sheldon (não posso contar o tema pq é spoiler) e O Projeto Rosie do Graeme Simsion (que é de humor e mostra muito da Síndrome de Asperger um estado do aspectro autista) ❤
Obrigado Bia por esse vídeo tão necessário!
Bia, vc é maravilhosa! Muito, muito obrigada por esse vídeo! ♥♥♥
Não só as indicações, mas tudo que vc disse. Tem momentos que é dificil se abrir sobre saúde mental pelo receio da reação ("ai todo mundo fica ansioso", "é só levantar da cama, deixar de fazer corpo mole"), mas faz tão bem ver que não estamos sozinhos. Qdo minha psiquiatra me diagnosticou minha vida mudou. Foi um alívio imenso ter a certeza que não sou louca, não é exagero e não é culpa minha. Fiquei até mais tranquila para aceitar tomar remédio sempre. Aprendi que é melhor tomar remédio e conseguir viver bem pra me cuidar e melhorar do que mal viver e tentar lidar sozinha.
Estou empolgada para ler suas indicações e aprender mais sobre os outros transtornos. Obrigada mesmo ♥
Vídeo importantíssimo. Eu indico "Por Lugares Incríveis", me identifiquei muito c o livro e me ajudou a buscar ajuda!
O Menino feito de blocos é um livro com personagem autista tbm. Mundo singular da Dr. Ana Beatriz Barbosa Silva tbm ajuda a entender mais o TEA, é uma linguagem super simples e acessivel.
Eu li Tartarugas Até Lá Embaixo a pouco tempo atrás, eu chorei tanto com esse livro, a personagem é tão real, me fez refletir MUITO, a narrativa dele é tao crua e sincera, virou um favorito, depois que terminei fiquei parada olhando pra parede em branco absorvendo tudo o que eu tinha acabado de ler.
Que vídeo perfeito, quando se tem um problema mental é difícil , o preconceito é muito grande , a falta de empatia , a sociedade te acha louco , os livros ajudam muito a ver que você não é o único no mundo a ter aquele problema , que não está sozinho e que não é coisa da sua cabeça .
"O lado bom da vida" é maravilhoso!
Outros livros de ficção que falam de algum problema mental é "O projeto Rosie"/"O efeito Rosie"/"The Rosie Result". O Don tem síndrome de Asperger e eu amo essa série!
Fui tentar ler alucinadamente feliz e me deu ansiedade. Não sei se foi um "gatilho" só parece um fluxo de pensamento muito rápido quando vi minha cabeça sei lá estava muito agitada tive que parar, quem sabe um dia volte a ler. Agora quero ler "depois a louca sou eu". Tu arrasa Bia e ótimas dicas também minha lista só aumenta kkkkk
A menina submersa é muitooo bom,estou lendo de novo
Isso é muito bom, saber que você não estar só com esses problemas. E os livros são o meu escape
O lado bom da vida: bipolaridade
Eu também adoro livros sobre esses temas, eu gosto de ir atrás dos "gatilhos" pra poder superá-los. Ótimas indicações!
Também gosto disso ! Apesar de me sentir mal em algumas leituras .
Gosto tanto deste vídeo. Sempre venho rever Rs...
Passarinha é um livro que quero ler há tempos!!! Assim como O que me Faz Pular.
Um livro que acho maravilhoso é Para Sempre Alice, que trata sobre o alzheimer! É incrível de bom!!!
Beijosss
Acabei de ler Tartarugas até lá embaixo e amei a forma que o João verde abordou o TOC da Aza, o livro é tão perfeito que eu fiquei apaixonada demais
Gente, o curico atrás em pé foi a melhor parte 😍
Eu sempre quis ler alucinadamente feliz, e não sabia que era sobre ansiedade. Agora quero ler mais ainda. Eu também tenho ansiedade e já tentei parar de tomar os remédios e tentar me melhorar sozinha, mas nunca consigo ficar bem sem os remédios infelizmente. Eu até fico bem um tempo, mas volta depois forte e eu tenho que voltar a tomar. Bjs
Único canal que dou like antes de assistir de facto o vídeo
esse vídeo e as palavras da Bia me fizeram tão bem, estava em um momento péssimo e as palavras dela foram tão reconfortantes💛
❤
Gosto muito de ler livros nessa temática pq ajudam a gente a entender um pouco como é a luta de quem sofre com essas doenças mentais.
Tenho transtorno bipolar com comorbidade em toc e paranóia. E seria tão bom se fosse só uma mudança de.humor! O TOC como vc bem disse são pensamentos intrusivos, comandam a vida. Acho q John Green tem toc, pq descreve muito bem
Acho importantíssimo lermos sobre a nossa doença,pois com isso vemos que não estamos sozinhos.
17:21 O gatinho 😍😍😍
Traz mais livros sobre Borderline e Bipolaridade
Esse é um dos vídeos que eu mais gostei do seu canal. É o SEU lugar de fala, assim como o de muitas pessoas que infelizmente são desacreditadas. Achei importantíssimo você abordar esses temas dessa forma. Favoritei o vídeo, porquê com certeza vai pra minha lista de livros desejados
Tem um livro no KU que eu li e lembrei de vc na hora, chama desconstruindo una. É uma autobiografia de quando a autora tinha 12 anos e sofreu um abuso sexual. Ao mesmo tempo tem uns crimes brutais acontecendo contra as mulheres e que a polícia não consegue resolver. Vc vai amar
Beatriz esse é o meu "gênero" de livro preferido, eu me sinto muito acolhida quando leio algo sobre. obg pelo vídeo! 💜
eu indico:
por lugares incríveis
juntando os pedaços
as vantagens de ser invisível.
Nossa, eu amei demais Memorias de Um Amigo Imaginario, eu chorei tanto durante esse livro e quando ele acabou, meu deus, amo demais
Oi! Legal sua abordagem mas com relação ao hospital psiquiátrico pesquisa um pouco sobre a história, a época dos grandes enclausuramentos, as instituições totalitários que sequestram a identidade das pessoas! Te garanto que é um lugar de não cuidado! Existem outras formas mais humanizadas de cuidado! Pesquisa sobre a clínica ampliada em saúde mental! Bjo 😘
Quando eu fui diagnosticada com TOC eu passei na frente da livraria e vi esse livro do John Green. Como já tinha lido todos quando era mais nova, resolvi comprar para me sentir melhor com a leitura, e fiquei chocada com o quando me identifiquei com a Ava, como eu via que ela se sentia exatamente da mesma forma que eu. Quando tenho crises, sempre digo para as pessoas próximas que estou entrando no redemoinho, porque é exatamente da forma como ela descreve, são as tartarugas até lá embaixo.
Aza*
Desculpa a pergunta, quando tempo demorou para o seu diagnóstico? Eu preciso procurar ajuda profissional mas tenho tanto receio ainda apesar de saber que nao preciso me sentir assim...
Tem outro livro que voce ja leu sobre o tema? Gostaria de ler mais sobre
Mariana Rodrigues fui diagnosticada em 2018, mas já fazia acompanhamento psiquiátrico desde 2017.
Eu li alguns livros mais técnicos da psiquiatria, o DSM 5, uns manuais de psiquiatria e artigos, mas confesso que não muito de literatura com personagens com TOC...
Notificação que a gente espera o tempo todo.❤️
Isso de sentir que não é só você é muito importante. Realmente ajuda muito!
Tem um filme no netflix que é baseado em um livro "Se enlouquecer não se apaixone"... infelizmente o livro não saiu aqui no Brasil e eu não pude ler, mas gosto muito do filme
Amei essa seleção de livros. Também me identifico muito com essa temática. Lembro que li "conte-me seus sonhos", do Sidney Sheldon que tem uma protagonista que enfrenta um problema em sua mente enquanto "investiga" um assassinato. Achei bem interessante. Acredito que, se vc não leu, vai gostar muito 👏👏👏
Eu amo esse tema de livro. É o tema q eu mais me identifico entt adorooo 😍❤
transtorno bipolar - "dentro da chuva amarela"
caí no seu canal de paraquedas e vc acabou me apresentando um tipo de livro que nunca passou na minha cabeça ler, amei, vou experimentar
E lá vamos nós aumentar a wishlist kkkk ADOREI Billie Elish de fundo! 😍♥️
Hoje eu sou Alice foi o livro mais cruel e brutal que já li! As coisas descritas nesse livro são insanas,como essa mulher sofreu, fiquei pertubada por uma semana.
Objeto cortantes foi importante pra entender minha relação com a minha mãe. Fala sobre automutilação e mesmo que eu não sofra disso, me fez levar coisas pra terapia.
Passarinha é um favorito que eu li por indicação sua.
O lado bom da vida é um livro muito gostoso
BIA
quando tiver lista, ou um vídeo em que CE cite livros, coloca os títulos na descrição pra gente pfvr
Garotas de Vidro é um dos meus livros favoritos da vida! Eu li a primeira vez com 13 anos e fiquei triste por semanas, depois reli mais três vezes. Eu amo demais, me impactou muito ❤
Passarinha foi tudo para mim.... marcou meu coração
Até hoje eu trato meus problemas mentais como uma fraqueza e quase não admito isso, mas estamos trabalhando nisso :) Também me identifico com algumas características do autismo, por isso sempre me dei bem com pessoas no espectro
Tenho diagnóstico de borderline c/ psicose pelo o psiquiatra e de esquizofrenia por uma outra médica. Lerei com certeza alguns dos livros citados! Obrigada.
Eu tenho esse gosto literário também!
Vou deixar como recomendação, o livro Suzane, assassina é manipuladora do autor Ulisses Campbel. Conta a história da Suzane Von Richtofen e toda a parte comportamental dela. Acho que você vai gostar 😘
Oi Bia, enquanto tu tava falando sobre o autismo pensei em te recomendar uma série, não sei o quanto tu é aberta a novas experiências, mas tem uma série coreana na netflix "It's okey not to be okey" que trata sobre o espectro autista e alguns outros transtornos de personalidade. A série ainda tem um mistériozinho de quebra que é bem legal. Acho que tu ia gostar, só tem que passar a fase que é em coreano porque o pessoal tem tendência a virar a cara porque não é americana hehe mas vai ai a dica!
eu adoro que quando a Bia vai falar de transtorno mental tem TRINTA livros
Li passarinha e gostei mto. Obrigada pela indicação.
Achei o peso do pássaro morto tristíssimo!!! Mas é mto necessário
bia, esse tipo de vídeo que você faz aquece meu coração porque me sinto acolhida, obrigada
B, se você se identifica tanto com personagens autistas, eu recomendo ir num especialista sobre
Autismo é um espectro - o que significa que pode ser bem sutil - e em garotas às vezes o diagnóstico é ainda mais difícil
Uma conhecida minha fazia terapia há anos e só descobriu que era realmente quando foi em uma profissional com a atuação focada nessa neuroatipicidade
Sim. Conheço um pessoa que só foi diagnosticado com autismo com 50 e poucos anos.