Olá! a meliponicultura está amparada pela RESOLUÇÃO CONAMA Nº 496, DE 19 DE AGOSTO DE 2020 e no estado do Paraná, também pela Lei 19152 - 02 de Outubro de 2017, portanto: Deixa tentar!
@@AbelhaseNativas Olá, Carlos, como diria Didi Mocó, foi apenas um xiste, uma pequena brincadeira envolvendo o nome dessa sujeita. Sou Apaixonado pelos seus vídeos, parabéns pelo trabalho!
Carlos Freitas, você dá muitas dicas que vão muito além da informação básica. Seria ótimo se você criasse uma Sociedade de Meliponicultores , tal existe para orquidófilos e tal. Assim poderia escrever livros e periódicos com essas informações, visitas a meliponários, venderem produtos para meliponicultura, realizar encontros nas cidades, etc. Independente disso, agradeço muito por compartilhar tantas dicas e vídeos incríveis.
Parabéns Carlos muito bom sua explicação referente às capturas .pois eu acho que isso acontece por região eu aqui Oeste de Santa Catarina não tenho doque reclamar. Fiz muitas capturas de jatai. Bora mandaçaia mqq. Canudo e várias merim graças a tudo isso pela sua ajuda quando comecei em começo de 2018 .muito obrigado por tudo.
Amo de mais seu vídeo, porque você mostra do momento da divisão até o desenvolvimento da colônia ❤️🤝🏽 meus parabéns, já assisti a quase todos os seus vídeos, super recomendo seu canal pra alguns amigos que querem iniciar a meliponicultura, e querem aprender manejos com a mandaçaia 🤝🏽🙏🏽🐝❤️
Olá, para Mandaçaias, prefiro por indução, pois elas estruturam rapidamente o módulo ninho, mas demoram para estruturar o sobreninho, então quando fazemos por módulo, a caixa filha se desenvolve rápido, porém a caxa mãe demora um pouco mais para se recuperar e ocupar novamente o módulo sobreninho que estará vazio, pois, o antigo foi doado com estruturas para a caixa filha. Mas, também faço divisão por módulos em Mandaçaias em algumas situações.
Carlos, você está de parabéns. Gosto muito dos seus vídeos e sou apaixonado pelas abelhas. Vídeo ótimo e explicativo, mas ficou uma dúvida. Onde você colocou o exame mãe que doou as campeiras?
🐝 Boa tarde, Carlos ! Parabéns pelo seu canal, e seu conteúdo de extraordinária qualidade. Me tire uma dúvida, por gentileza: A caixa que doou as campeiras, você afasta e deixa fechada por uns dias, pra não perder todas as campeiras ?
Parabéns pela explicação Carlos, muito bom esse método por indução, no entanto existe a possibilidade ou risco da rainha acessar este módulo e ir acabando junto com a divisão?
Olá Carlos. Belo vídeo, bem explicado. Uma dúvida: você levou a caixa mãe para outro local. Você fechou a caixa? A caixa mãe ficou nesse outro local por quanto tempo? Ela retornou para a bancada onde estava antes?
Levo de 3 até 8 metros, dentro do espaço que tenho. Fecho a mãe de 1 até 3 dias, para que possam arrumar as estruturas internas, sem o risco de entrar forídeos.
Olá meu amigo, abri a caixa da mandaçaia para remover geopropolis, mais a postura verde estava muito alta, e quando puxei rompeu alguns discos verdes, tipo uns quatros ovinhos, e ficou as larvinhas expostas! É perigoso pegar forídeo? Oque preciso fazer nesses casos?
Eu achei uma mandaçia num campo de pequi e perto dessa colonia tem um pé de pequi bem grande e grosso se eu colocar uma isca de 3 litros sera que pega um exame dela ???
Boa noite, se a rainha que tiver ido pra essa outra caixa for a rainha que estava embaixo, tem algum problema? Sou apenas um curioso que está começando a gostar do assunto rs
No caso você colocou a caixa filha no lugar da que tinha campeiras, a caixa doadora foi levada pra uma distância grande ou ficou por perto?, Depois de capiturar as campeiras elas não tentam voltar pra caixa mãe?
Boa noite mestre ... Ganhei uma colônia de manduri do Mato Grosso, estou pensando em colocar um sobrinho pq o ninho ja está cheio, mas estou com duas dúvidas. 1) as vezes acho que tem poucas abelhas pra colocar um sobreninho, coloco assim mesmo? 2) o ninho esta coberto com uns 40% de geopropolis, caso eu coloque o sobreninho, devo tirar esse geopropolis? Obrigado.
É uma opção, mas no momento, mantenho apenas as informações com a data em que foi formanda (fixadas em etiqueta em algum local da caixa), e últimos manejos, com o tempo, somente a data dos últimos manejo realmente importa.
Nas espécies de abelhas sem ferrão do gênero Melipona como as Mandaçaias, Uruçus e outras, as princesas (rainhas virgens) emergem de células de cria normais, segundo a literatura, de 5% até 25% das abelhas que vão emergir serão princesas, portanto, não fazem realeiras. Já nas espécies trigoniformes como a Jataí, Borá, Mandaguari preta e outras, as princesas emergem de realeiras, que são células de cria maiores com muito mais alimento.
Meu amigo. Uma duvida que tenho. Nesse caso, vc fez a divisão. E a caixa mãe!. Vc deixa perto? Ou deixa mais longe? Deixa do lado e vai revesando? Deixa fechada por alguns dias ? Rira essas uvidas minha ai por gentileza. Muito obg.
Quando vc retirou o módulo da colônia doadora de campeiras, qual a distância vc deixou a colônia doadora ,da colônia filha?Ela ficou sem campeiras, até emergir novas abelhas?
Nas espécies de abelhas sem ferrão do gênero Melipona, entre 5% e 25% (aproximadamente), das abelhas que vão emergir (sair) das células de cria, serão princesas (rainhas). As abelhas operárias vão escolher uma para ser a rainha da colônia.
Boa tarde mestre... Tenho apenas uma caixa de manduri, mas, são Abelhas desta região, é necessário adquirir outras colônias pra essa minha sobreviver, ou não é necessário? Obrigado.
Se a abelha for nativa da sua região, provavelmente vai ter em sua volta... Mas pra ter mais seguranças, adquira outra colonia Igual o ditado, quem tem duas, tem uma. E lembrando... Não crie abelhas nativas de outros estados em sua região.
@@geanvitor8784 , opa... Boa noite... Moro em Cuiabá-MT, a minha colônia é a manduri do Mato Grosso, já vi abelhas dessas por aqui, em relação a criar abelhas não locais, infelizmente não pode, mas, gostaria muito de criar a uruçu amarela...
@@domingoscesar7387 kkkk te entendo... tenho vontade de ter abelhas de fora tbm. Só q tipo, alem de ser "errado", se vc não conseguir ter os cuidados de temperatura, umidade, e controle de genetica pras divisões, elas vão acabar morrendo com o tempo. Mas vontade até eu tenho, manduri do MT, Uruçu nordestina varias vontades kkk
@@AbelhaseNativas é que estou resgatando uns enxames que estão aqui largados na vizinhança e vou colocar em caixas inpa , pois estão em caixas feitas em casa e muito grande
@@AbelhaseNativas maravilha,eu crio Jataí mandaçaia e outras aqui e pretendo arrumar outras espécie diferente só quem cria abelha sabe o mistério que Deus tem nelas acho elas top demais cada dia aprendemos mais e mais com elas
O problema não seria a técnica, mas é muito difícil realizar multiplicações de abelhas Jataí e obter sucesso. Muito mais fácil capturar em ninho-isca e transferir.
Olha Luiza, Mel. Agora você pode deixar as capivaras em paz!
Olá! a meliponicultura está amparada pela RESOLUÇÃO CONAMA Nº 496, DE 19 DE AGOSTO DE 2020 e no estado do Paraná, também pela Lei 19152 - 02 de Outubro de 2017, portanto:
Deixa tentar!
@@AbelhaseNativas Olá, Carlos, como diria Didi Mocó, foi apenas um xiste, uma pequena brincadeira envolvendo o nome dessa sujeita. Sou Apaixonado pelos seus vídeos, parabéns pelo trabalho!
Carlos gosto muito dos seus vídeos. As imagens são nítidas e suas explicações claras. Muito obrigada.
@@DericK404-v4o minha inscrição foi desfeita e não consigo fazer um comentário novo
Kkkk
Show! Grato pelas dicas importantes!
Carlos Freitas, você dá muitas dicas que vão muito além da informação básica. Seria ótimo se você criasse uma Sociedade de Meliponicultores , tal existe para orquidófilos e tal. Assim poderia escrever livros e periódicos com essas informações, visitas a meliponários, venderem produtos para meliponicultura, realizar encontros nas cidades, etc. Independente disso, agradeço muito por compartilhar tantas dicas e vídeos incríveis.
Eu gosto muito de assistir sou apicultor e estou começando criar abelha cem ferrão mandaçaia, Iraí, Mandaguari bacana de mais sua aula parabéns
Maravilha, bem-vindo a Meliponicultura.
Vídeo que mostra manejo e resultado, são os melhores 👍🏼
Isso aí
Parabéns pelo aula rapaz tem ter tempo para trabalhar certo abraços
Good morning my friend very nice 🎉🎉🎉❤❤❤
Olá muito bom trabalho fica aí meu gostei saudações caipira Tmj
Aprendi muito com vc Carlos, parabéns pelo amor e carinho com q vc maneja essas Maravilhas do nosso ecossistema. Tbm amo as ASFs
Maravilha, isso aí, bora criar abelhas sem ferrão.
O canal que eu mais assisto gosto muito do seus videos tmj
Parabéns uma aula e tanto de uma bela diversão. Que Deus te abençoe 🙏🏾
Acho muito legal esse trabalho repare como ele é educado com as abelhas muito bom.
Parabéns tou muito feliz com esse novo mundo dás abelhas em minha vida é o senhor tá min andando.
Maravilha!
Eu fico hipnotizado pelos seus vídeos. Sensacional!
Ola, bom dia com licença ❤
😃👇 Colabore se tornando membro do canal.
👉 ua-cam.com/channels/-2BCoK882YfknTMCJCobUQ.htmljoin
Achei essa multiplicação por indução muito tranquila, iniciarei minhas multiplicações com essa técnica.show
Maravilha!
Este manejo é o melhor que dá resultado suprendete.maravilha.....
Achei bem interessante as palavras que usa para explicar o vídeo não entendo mais achei interessante ainda bem que as abelhas não tem ferrão
Maravilha! Continue acompanhando os nossos vídeos e estude sobre a meliponicultura, faz muito bem para nós e para as abelhas, vai gostar!
Acompanho pelo Facebook, agora que está no UA-cam n consigo parar de assistir seus videos❤❤❤❤
Maravilha! Obrigado.
Bacana
Q coisa linda 😍
Muito aprendizado em seus vídeos.
Parabéns! Gosto da seu modo tranquilo e didático. Obrigada pela aula. Sou sua fã. Cassilândia MS
Maravilha! Obrigado. 🐝🙂👍
Parabéns,cheguei agora mas quero lhe dar jóia,pois as explicações são claras e a filmagem muito boa!!!
Parabéns Carlos muito bom sua explicação referente às capturas .pois eu acho que isso acontece por região eu aqui Oeste de Santa Catarina não tenho doque reclamar. Fiz muitas capturas de jatai. Bora mandaçaia mqq. Canudo e várias merim graças a tudo isso pela sua ajuda quando comecei em começo de 2018 .muito obrigado por tudo.
Maravilha
Excelente vídeo amigo 😊
Amo de mais seu vídeo, porque você mostra do momento da divisão até o desenvolvimento da colônia ❤️🤝🏽 meus parabéns, já assisti a quase todos os seus vídeos, super recomendo seu canal pra alguns amigos que querem iniciar a meliponicultura, e querem aprender manejos com a mandaçaia 🤝🏽🙏🏽🐝❤️
Maravilha! Obrigado.
Basta
Oi sou de orleans tenho 3 caixas de abelhas sem ferrao tbm
Muito bom professor Carlos, tenho aprendido muito com vc, parabéns.
Maravilha! Parabéns, estudar sobre a meliponicultura é tudo de bom. 🐝😃👍
Muito Interessante essa forma de divisão, nunca tinha visto, é mais trabalhosa , mas bastante eficaz, parabéns, e obrigado por compartilhar
cara parabens seu canal realmente e muito bom
Top
Ótimo vídeo parabéns
Maravilha
Excelente
MARAVILHA!!!!!!
Top demais meu amigo
Muito bom parabéns
Caraca parabéns pela aula. Comecei a criar Jataí
Muito bom, amigo. Parabéns pelo capricho!
Maravilha, obrigado.
Queria ter um sítio pra criar um monte delas é algo bem legal é gratificante
Olhe esse vídeo e fiz também e pra mim deu certo show
Maravilha!
Eu quero !!!
Cara, simplismente muito bom! Você é nota 10! Curando minha ansiedade assistindo seus vídeos 😅❤
Maravilha! A meliponicultura faz muito bem para todos que a praticam.
Maravilhoso
Muito show a divisão.
Maravilha.
“Não fia vcs não podem ir” amei kkkkk
Parabéns pelo cuidado.
Maravilha, obrigado.
O seu foi o primeiro canal sobre ASF que encontrei! Prefere multiplicação por indução ou pó módulo?
Olá, para Mandaçaias, prefiro por indução, pois elas estruturam rapidamente o módulo ninho, mas demoram para estruturar o sobreninho, então quando fazemos por módulo, a caixa filha se desenvolve rápido, porém a caxa mãe demora um pouco mais para se recuperar e ocupar novamente o módulo sobreninho que estará vazio, pois, o antigo foi doado com estruturas para a caixa filha.
Mas, também faço divisão por módulos em Mandaçaias em algumas situações.
@@AbelhaseNativas pq não colocou alimento no pote alimentador?
@@AbelhaseNativas aí fica essa colônia nova só com ninho em torno de um mês até adicionar mais um módulo encima?
Top d mais cara
Maravilha, obrigado.
Top 👏🏾👏🏾👏🏾🐝🐝🐝
Carlos, você está de parabéns. Gosto muito dos seus vídeos e sou apaixonado pelas abelhas. Vídeo ótimo e explicativo, mas ficou uma dúvida. Onde você colocou o exame mãe que doou as campeiras?
Olá, não me lembro ao certo, mas foi algo entre cinco e oito metros de distância.
👏👏👏top demais parabéns depois que retirou o módulo da cx com quantos dias depois viu a rainha pela primeira vez?mais um inscrito
🐝 Boa tarde, Carlos !
Parabéns pelo seu canal, e seu conteúdo de extraordinária qualidade.
Me tire uma dúvida, por gentileza:
A caixa que doou as campeiras, você afasta e deixa fechada por uns dias, pra não perder todas as campeiras ?
Parabéns pela explicação Carlos, muito bom esse método por indução, no entanto existe a possibilidade ou risco da rainha acessar este módulo e ir acabando junto com a divisão?
Improvável, se o módulo for acomodado acima da melgueira.
Muito bom video,quantas abelhas ,as minhas sao menos populosas .tenho apenas 3 caixas .
Boa noite exelente vídeo,se tiver somente uma cx pode fazer esta multiplicação?
Pode utilizar uma só caixa como matriz, desde que possua outras colônias da mesma espécie.
Olá Carlos. Belo vídeo, bem explicado. Uma dúvida: você levou a caixa mãe para outro local. Você fechou a caixa? A caixa mãe ficou nesse outro local por quanto tempo? Ela retornou para a bancada onde estava antes?
Levo de 3 até 8 metros, dentro do espaço que tenho. Fecho a mãe de 1 até 3 dias, para que possam arrumar as estruturas internas, sem o risco de entrar forídeos.
Posso fazer a divisão agora em maio, moro em santa Catarina, as colônias estão bem fortes aqui
Melhor aguardar a primavera.
Olá meu amigo, abri a caixa da mandaçaia para remover geopropolis, mais a postura verde estava muito alta, e quando puxei rompeu alguns discos verdes, tipo uns quatros ovinhos, e ficou as larvinhas expostas! É perigoso pegar forídeo? Oque preciso fazer nesses casos?
É sempre bom evitar que isso aconteça, nesse número que citou, partindo do princípio de que estão numerosas, elas conseguem limpar.
Não entendo muito mais tipo, você tira os "discos de cria" que as abelhas demoram muito pra fazer pra botar em outra colmeia?
Boa tarde. Adorei o vídeo, mas fiquei com uma dúvida. Qual deve ser o posicionamento final das duas caixas, a nova e a que doou as campeiras?
gostaria de perguntar para q sevi esse copo com palitos
Bom dia, Carlos. Quanto tempo após a colocação dos discos a caixa fica matriz, i. e., forte?
Depende do desenvolvimento, entre 6 meses e 1 ano.
Eu achei uma mandaçia num campo de pequi e perto dessa colonia tem um pé de pequi bem grande e grosso se eu colocar uma isca de 3 litros sera que pega um exame dela ???
gostoei do método Carlos, será que serve também pra uruçus? você faz revisão de quanto em quanto tempo?
Sim, pode ser feito dessa forma, mas prefiro para elas fazer por módulo, mas quando as caixas são modelos diferentes, prefiro a indução.
5:52:Faz sentido,até porque elas já nasceram dentro das células de cria,e só emergem após a metamorfose,mas elas já nasceram lá ,viraram larvas .
Boa noite, se a rainha que tiver ido pra essa outra caixa for a rainha que estava embaixo, tem algum problema? Sou apenas um curioso que está começando a gostar do assunto rs
Boa tarde! Gostaria de saber se é comum as abelhas Mandaçaia ficar voando no período das 17:00hrs.? As vezes quase já anoitecendo!
Grato.
No caso você colocou a caixa filha no lugar da que tinha campeiras, a caixa doadora foi levada pra uma distância grande ou ficou por perto?, Depois de capiturar as campeiras elas não tentam voltar pra caixa mãe?
Boa noite mestre ...
Ganhei uma colônia de manduri do Mato Grosso, estou pensando em colocar um sobrinho pq o ninho ja está cheio, mas estou com duas dúvidas.
1) as vezes acho que tem poucas abelhas pra colocar um sobreninho, coloco assim mesmo?
2) o ninho esta coberto com uns 40% de geopropolis, caso eu coloque o sobreninho, devo tirar esse geopropolis?
Obrigado.
Muito bom , sua aula, me diga porque não numera as cxs ? não se confunde >
É uma opção, mas no momento, mantenho apenas as informações com a data em que foi formanda (fixadas em etiqueta em algum local da caixa), e últimos manejos, com o tempo, somente a data dos últimos manejo realmente importa.
Oi Carlos as sua mandaçaias são MQA ou MQQ?
M a r a v i l h a pessoal !
Porque será que minha caixa de mandaçaia não sobe a postura para o sobre ninho
onde consigo essa cera mista??
Você cedeu a entrada e o local da caixa mãe para a nova.. Mas onde você colocou a mãe? As campeiras não foram todas pra nova?
Boa tarde. Gostaria de saber se as rainhas das ASF São produzidas do mesmo jeito q as apis
Não são, tem várias maneiras das ASFs ter uma ou várias várias rainha, depende da espécie.
Nesse caso, qtas campeiras vc coletou, como faz para contar e saber que é suficiente e não vai enfraquecer a doadora.
queria saber a distancia que coloco a caixa mãe. após divisão
Olá Carlos gostaria de saber como as abelhas rainhas mandacaia nasce se elas não produzem realeira ?
Nas espécies de abelhas sem ferrão do gênero Melipona como as Mandaçaias, Uruçus e outras, as princesas (rainhas virgens) emergem de células de cria normais, segundo a literatura, de 5% até 25% das abelhas que vão emergir serão princesas, portanto, não fazem realeiras.
Já nas espécies trigoniformes como a Jataí, Borá, Mandaguari preta e outras, as princesas emergem de realeiras, que são células de cria maiores com muito mais alimento.
@@AbelhaseNativas valeu
Carlos a sua placa de 100k não chegou ?
ou ainda não fez vídeo
não achei no canal
abraços
Olá, chegou sim: ua-cam.com/users/postUgkx6zoUxKZQ8exDXF2bwbLD6N6mKLZ-D75T
@@AbelhaseNativas aeee vou assistir não tinha achado o vídeo
@@AbelhaseNativas faz um vídeo que massa parabéns
Boa tarde , gostaria de saber para onde foi a caixa mãe e quantos dias ficou fechada (ou se ficou fechada)
Ola ... gostaria de tirar umas dúvidas a respeito das mandassaia.
Você grava seus vídeos tudo sozinho?
Sou de Arapongas - qualquer dia quero conhecer o seu meliponário
abraços
Sim, roteiro, gravação e edição.
@@AbelhaseNativas top
Meu amigo. Uma duvida que tenho. Nesse caso, vc fez a divisão. E a caixa mãe!. Vc deixa perto? Ou deixa mais longe? Deixa do lado e vai revesando? Deixa fechada por alguns dias ? Rira essas uvidas minha ai por gentileza. Muito obg.
por favor dentro de quatro dias posso trazer a caixa mãe e por do lado da caixa filha
Quando vc retirou o módulo da colônia doadora de campeiras, qual a distância vc deixou a colônia doadora ,da colônia filha?Ela ficou sem campeiras, até emergir novas abelhas?
Aqui fica entre 3 e 8 mertros.
Dá para fazer a divisão mesmo se tiver pouco mel?
Essa divisão é muito boa ela da para aplicar com a uruçu amarela ?
Sim, uso para Bugias quando vou fazer multiplicação em um padrão de caixa diferente.
Elas fazer uma nova rainha ou já tem uma realeira no disco de cria?
Nas espécies de abelhas sem ferrão do gênero Melipona, entre 5% e 25% (aproximadamente), das abelhas que vão emergir (sair) das células de cria, serão princesas (rainhas).
As abelhas operárias vão escolher uma para ser a rainha da colônia.
Boa tarde mestre...
Tenho apenas uma caixa de manduri, mas, são Abelhas desta região, é necessário adquirir outras colônias pra essa minha sobreviver, ou não é necessário?
Obrigado.
Se a abelha for nativa da sua região, provavelmente vai ter em sua volta...
Mas pra ter mais seguranças, adquira outra colonia
Igual o ditado, quem tem duas, tem uma.
E lembrando... Não crie abelhas nativas de outros estados em sua região.
@@geanvitor8784 , opa...
Boa noite...
Moro em Cuiabá-MT, a minha colônia é a manduri do Mato Grosso, já vi abelhas dessas por aqui, em relação a criar abelhas não locais, infelizmente não pode, mas, gostaria muito de criar a uruçu amarela...
@@domingoscesar7387 kkkk te entendo... tenho vontade de ter abelhas de fora tbm.
Só q tipo, alem de ser "errado", se vc não conseguir ter os cuidados de temperatura, umidade, e controle de genetica pras divisões, elas vão acabar morrendo com o tempo.
Mas vontade até eu tenho, manduri do MT, Uruçu nordestina varias vontades kkk
400 mil cara
Deveria ter mostrado a colônia mãe como ficou?
Levo de 2 até 8 metros de distância, dentro do que é possível no meu meliponário.
Boa Noite carlos, nao existe rejeicao dos discos por serem de outra caixa ???
Sendo da mesma espécie, não. Aceitam normalmente.
@@AbelhaseNativas é que estou resgatando uns enxames que estão aqui largados na vizinhança e vou colocar em caixas inpa , pois estão em caixas feitas em casa e muito grande
E a caixa que vc tirou os ninhos onde vc põem elas do lado mesmo elas não estranha e volta pra caixa da outra não
Acomodo em uma prateleira em novo local, 3 até 8 metros de distância.
@@AbelhaseNativas maravilha,eu crio Jataí mandaçaia e outras aqui e pretendo arrumar outras espécie diferente só quem cria abelha sabe o mistério que Deus tem nelas acho elas top demais cada dia aprendemos mais e mais com elas
maraviiiiiiiiiiiiilha
Boa noite Carlos, tenho alguns exames de Jandaíra, gostaria de saber como faço pra adquirir um exame de uruçu, mandaçaia?
Sou do Ceará.
Olá, se ocorrem na sua região, o ideal é adquirir com meliponicultores próximos (cidades da sua região) do seu meliponário.
Como vc faz pra fixar a tampinha de garrafa na entrada da caixa?
Em quantos dias vc conseguiu deixar esa divisao asim pronta?
Boa noite você vende enxame?
essa forma de formar colonia também da pra fazer com abelhas jatai?
O problema não seria a técnica, mas é muito difícil realizar multiplicações de abelhas Jataí e obter sucesso.
Muito mais fácil capturar em ninho-isca e transferir.