Consumi vários conteúdos sobre esse tema nos últimos dias. É um balsamo ouvir análises diferentes do discurso securitizarante que estamos vivenciando. Indico também o vídeo da filósofa Viviane Mosés, que vai discutir sobre as alternativas de intervenção nas escolas e na comunidade. Obrigado pela contribuição, Maria Homem!
A escola é um micro universo, mais ou menos protegido e mais ou menos protetor, dependendo do lugar em que está inserida, que reflete o "espaço" macro - a sociedade, a cultura, as modas/tendências, a ação/inação do estado, etc. Para o bem e para o mal, ela é uma espécie de maquete do mundo... Quando este tipo de coisas macabras acontece, fica ainda mais claro que falhamos todos, que falhou tudo: a família, o afeto, a educação (formal e informal), o "projeto" social, etc. Enfim, o desequilíbrio, a angústia, a frustração e todos os males da sociedade acabam por desembocar também nos espaços que deveriam ser de acolhimento, de segurança, de criação de vivências positivas e libertadoras... É muito triste e preocupante.
O local que mais sofri violência emocional e física foi dentro das escolas 😢maior campo de concentração da maldade humana. Surpresa zero de minha parte infelizmente 😢essa imagem romântica das escolas só existe na mente sonhadora.♠️
Olha. Passei por muitas coisas tbm. É tudo muito intenso na escola, mas tive sorte de encontrar acolhimento e amor na minha família e em amigos. Superei aquela fase, a idade adulta e a maturidade (+ terapia) dilui muita coisa ruim que a gente carrega conosco. Espero que com todos esses atentados promova um debate sobre saúde mental nas escolas e em outras instituições.
Fato é que vivemos atualmente uma era de abandonos. Abandono dos indivíduos, das famílias principalmente mais vulneráveis socialmente e financeiramente, abandono do Estado em relação aos cidadãos, abandono do sistema religioso que somente visa arrecadação financeira. Aliado a tudo isso uma pandemia e uma guerra com proporção de desastre mundial . O que impera hj é um sentimento de desilusão, desesperança e abandono generalizado. Somos todos sobreviventes nesse mundao de Deus.
@@sibora461 sim amigo ou amiga. Mas não podemos perder as esperanças e lutar. Creio que os momentos de crise também servem para nós fortalecer como seres humanos e cidadãos. Boa sorte e muita fé em DEUS e na vida.
As ideias externadas corroboram plenamente com o atual estudo a respeito da temática, mediante levantamentos bibliográficos de abordagem qualitativa, que envolve as definições de violência na escola, â escola e da escola, e suas relações com as violências subjetivas, simbólicas e sistêmicas, diante dos crescentes e infelizes casos de violência no interior das escolas. Excepcional apresentação.
Não sei, fico pensando que tem algo a mais. Veja, nesse perspectiva trazida, fica sem resposta a pergunta "por que outras pessoas, nas mesmas circunstâncias, não fazem o mesmo?", isto é, por que outras pessoas que não têm reconhecimento nem familiar nem da sociedade, que vive como um pária, não praticam chacinas? Acho que não se trata de mera falta de reconhecimento do corpo social, mas talvez da forma como essa falta foi resolvida pelo indivíduo, e essa forma depende de fatores inclusive biológicos, mas também sociais e ideológicos. Alguns desses fatores não são levados em conta na sua análise.
Concordo com vc. No que se refere à indagação do porquê as pessoas que passam pela mesma coisa não se comportam da mesma forma, a gente acaba entrando na discussão de correlação ser diferente de causalidade. Também não acho que a Maria Homem esteja sendo simplista ao trazer ideia dela, porém me agrada a resposta que a Fernanda Landeiro deu para o caso de Blumenau: não há respostas simples para problemas complexos. Ou melhor, isso é uma questão multifatorial e multifacetada, passeando pela ontogênese individual e social, até a filogenética da pessoa. É como a Maria Homem termina o vídeo: somos complexos, né?
Apesar de vivermos em grupo e sermos fruto dele, temos processos de individualidade únicos onde filhos gêmeos idênticos podem ser extremamente diferentes em personalidade. A interação do ambiente pouco acolhedor e a individualidade única leva a escolhas diferentes.
"Na multidão, todo sentimento, todo ato é contagioso, e isso em grau tão elevado que o indivíduo muito facilmente sacrifica seu interesse pessoal ao interesse coletivo. Essa é uma aptidão inteiramente contrária à sua natureza, da qual o homem só é capaz na condição de membro de uma massa." ( Ibid., p. 16 [p. 35].) "Portanto, as principais características do indivíduo que se encontra na massa são as seguintes: desaparecimento da personalidade consciente, predomínio da personalidade inconsciente, orientação dos pensamentos e dos sentimentos na mesma direção por meio da sugestão e do contágio, tendência à execução imediata das ideias sugeridas. O indivíduo não é mais ele mesmo; tornou-se um autômato desprovido de vontade." (Ibid., p. 17 [p.36].) Freud - Psicologia das massas e análise do eu • Enquanto não encontrarmos o - um - que real-mente somos, viveremos tal qual Freud observou. E mesmo quando - si - descobre não deixa de ser difícil, porque é o "um diante de todos os outros - no um" o que difere? O eixo do qual está ciente de si... - equilibrado ••• • ((()))
@helel • Do ponto de onde observo: o único perigo da vida - nós seres humanos - porque nossas buscas são contrárias ao natural. Se tivéssemos sabedoria para observar a totalidade, teríamos somente que lidar, vez ou outra, com forças da natureza - maiores que nós. • E sinto que, se quiséssemos mesmo, tudo seria mais leve.
Cara Maria. Achei bem interessante sua abordagem: a perda do narcisismo. Penso que aliado a esse pensar está a negação, no processo educacional, da existência do mal, da agressividade. Esta negada em sua possibilidade de existência, fora, como disse, da civilidade. A tensão assim gerada tende a se romper, explodir em alguma instância da teia social.
Análise perfeita! Mas, me recai duas perguntas: - o que fazer para evitarmos novos episódios? - o que fazer para consertar esse distúrbio existente nesse ser que não se encontrou? Sei que a resposta não é fácil....
Obrigado, Maria Homem! Me deu uma nova dimensão! Ajudou a ampliar minha percepção e como diz um sábio, agora não lembro o nome; _Sou humano; Nada do que é humano me é estranho_
Creio que seria interessante que Maria Homem comentasse o quanto as pessoas desejam atribuir a escola diversas funções de acordo com o que desejam para a sociedade. Em uma visita aos comentários de canais de finanças dizem que deveria se ter a disciplina na escola, na saúde aplicam vacinas nas escolas (o local está preparado para casos de reações adversas graves?!), houve época em que as professoras faziam triagem ocular (tinha aquele pôster com as letras), tinha uma distância que deveria ser colocada a criança e o pôster... É muito mais complexa do que parece essas questões.
A escola não consegue nem ensinar as quatro operações da matemática e você falando em psicanalise? Acorda! Vá à alguma escola e não se surpreenda se você encontrar alunos do 9° ano e do ensino médio que não sabem o básico de qualquer disciplina. Adolescentes que não sabem fazer uma conta simples de Subtração, Multiplicação, divisão, não sabem escrever uma frase, não sabem a capital do próprio estado e vocês falando em psicanalise nas escolas? Os cursos de pedagogia, os "normais" e as licenciaturas são pessimos, formam maus professores e a Educação absorve todas as besteiras, modas e lixos que surge. A educação abandonou o tradicional porque o tradicional é "opressor" em nome do libertador. Agora o "libertador" está aprisionando a todos em suas garras do medo! A sociedade está apenas colhendo o que plantou e está plantando.
@@wald1679vc tem razão por tudo oque disse e super compreendo sua frustração ,porém é por isso mesmo que penso que o primordial a aprender seria o “conhecer a si mesmo “ é muito difícil mesmo um aluno não saber o básico de Matemática , Português ….. se antes não aprendeu nem a conhecer a si mesmo , ou seja saiu do sistema familiar onde não teve suas necessidades básicas supridas e foi para as instituições que em segundo lugar era pra ser o próximo “sistema ,a continuar preparando o cidadão para o mundo. Mas isso realmente é apenas uma pontinha no meio do macro , pois pra mudar a situação é mais complexo que imaginamos porém a Psicanálise nas escolas ,não pioraria a situação ,pode ter certeza .
16:35 'No alvo!' Vide o tanto de material sobre serial killers documentado no streaming hoje, mas já tantas vezes roteirizado por Hollywood há tantos anos, que a gente consome.
Eu iria mesmo pedir aqui nos comentários do canal um vídeo sobre este tema com o olhar da Maria, sempre pertinente. Apenas acho que além do aspecto subjetivo, isso tenha relação também com a apologia à violência, ao armamento vividos socialmente nos últimos anos. Obrigada, querida.
Потому что все хотят власти и контроля, и для молодежи вариант добиться этого есть только через силу и асоциальное поведение. Бунтарь рушит систему, он герой потому что делает то, что хотят делать многие.
@Ana Soares concordo que tem pais que terceirizam a obrigação de educar para os professores... Mas convenhamos que tem muito professor mais burros que os próprios alunos, principalmente professores marxistas e doutrinadores, esses são os piores professores!!!
Esse vácuo onde nasce o ódio é a falta de sociabilidade. Cada vez mais tenho pensado q nossos laços sociais estão partidos e o isolamento é característica do nosso tempo. Isolamento é terreno fértil pra esse tipo de comportamento.
As falas sobre espetáculo me lembraram a premissa do filme Nope! ou Não, não olhe! de Jordan Peele, que aborda o fascínio pelo espetáculo em um contexto mais ligado às indústrias cinematográficas e de entretenimento, a comercialização e exploração de traumas pelo espetáculo. No caso da busca pelo reconhecimento através de um ato tão repugnante como esses recentes, e que sejam feitos como são justamente pelo espetáculo do repugno, não dá pra deixar de evidenciar como a sociedade que a nós foi dada, avançando cada vez mais no capitalismo tardio, com as condições materiais e condições de uma vida preenchida e digna nichando-se mais e mais, gera uma sociabilidade mais doentia, menos presente e consciente.
Na minha cidade ( Garça SP) uma diretora surda e uma servente carola durante 10 anos estimulavam o bulling e a violência física contra um menino q elas julgavam q era homossexual.
Maria Homem é negacionista. É bom tomar o que ela diz com um _grain of salt._ Está havendo um colapso da trama social, catalisado pelas novas tecnologias, sociedade de mercado e afluência econômica, e as pessoas estão cada vez mais sozinhas. Entre as novas gerações as coisas estão ainda piores. Além do que, os homens adolescentes de hoje são em grande parte educados por mulheres, o que dificilmente pode dar certo.
Vídeo interessante para entender crimes que a cada dia estão mais frequentes, que possamos dar atenção para as crianças antes dessa entrar na lógica da agressividade.
Obrigado por jogar um pouco de lucidez naquilo que inicialmente parece irracionalidade. Sou professor, e estava angustiado na tentativa de buscar respostas, que não fossem simplistas a essa questão, que infelizmente tem se tornado na nossa sociedade cada vez mais frequente.
Bonito discurso porém não basta responsabilizar o indivíduo e dar a desculpa da patologia, fissura, quando a questão é intrinsicamente ligada à cultura e ideologia predominante. Evidente que existem indivíduos com essas características problemáticas/patológicas, porém o problema é muito maior do que a culpa individual.
A psicanálise não pode se afastar da biológia no sentido de entender que parte da psiqué é uma estrutura física e por ser física, sofre com os efeitos da Seleção Natural, como sosmos animais que a milhões de anos vivemos em bando, os que não sabiam viver por muito eram mortos ou expulsos e foi essa ferementa de seleção que faz com que hoje a grande maioria de nós se comporte. Meia duzia de pessoas que fazem esses atos entre milhões e milhões que não fazem nada mais é do que patologias esporádicas complexas que são normais e que apenas aparentam crescer por conta da população mundial igualmente crescer.
Maria, E agora? Deve ter um monte de jovens com esse sentimento. Sou professora estou assustada, com medo.... Preocupada com tudo isso. Vão acontecer quantos mais para obter essa fama?
Também passei por experiências ruins na escola, hoje como mãe tenho muito receio de como meus filhos receberão esses desconfortos. Nos faz um tema de orientação sobre por gentileza
А еще многие рождаются с врожденной агрессивностью выше среднего, и бьют других учеников, не смотря на то что у них хорошая образованная семья с отличным финансовым фундаментом.
Olha, a Maria Homem é muito competente mas creio que apenas "arranhou" a questão que envolve principalmente o domínio socioeconomico exercido pelo neoliberalismo no ocidente que consegue transformar TUDO em capital, passando pela deturpação do feminismo onde tem se formado cada vez mais "homens de caráter fraturado", a competição na sociedade gerando cada vez mais ambição e ganância o que inevitavelmente gera uma sociedade corrupta, sociedade essa onde as crianças estão se tornando sócios... Sei que pode ser meio básico e simplista, mas basicamente vejo o "ambiente" formando o indivíduo, e esses estão saindo de fábrica já aleijados ética e moralmente.
@@qapsuporte manda pra casa da tua mãe kkkk, vou arriscar que se trata de um vigilantezinho de uns 30 anos que sonha ser autoridade de alguma coisa, pega o oitão da empresa e se acha muito machão pagando de PM, odeia pobre pq sabe que tá muito mais perto de ser um do que alguém de importância... Típico bolsonarista fodido e ressentido que não faz nem ideia do seu lugar na sociedade, o famoso capitalista de carteira assinada, abraço meu querido 😘
Você não acha que este tipo de notícia deveria ficar restrito aos especialistas e ao debate (como feito aqui)? Me parece que a veiculação da notícia é a grande motivação para gatilhar ataques como estes aqui e ali. O armamento nas escolas ("armar" as escolas) piora a situação de iminente ataque.
Me desculpe! Mas eu não sou um player. Eu sou uma trabalhadora assalariada e explorada. Então eu sou apenas uma peça nesse jogo e não concordo com as regras pq elas só beneficiam uma pequena parte da população, esses sim são os players ou mais popularmente conhecidos como ricos!
Como pode ser esse fascínio pós crimes, massacres? Qual análise se faz desses fãs? Significa que um facínora tem um mundo de pessoas que o apoiam e por isto ele existe? Significa que há um mundo cheio de criminosos em potencial, e eles se realizam nós poucos que existem? Os dois filmes são catárticos neste sentido. A sociedade produz esse movimento de crime para se aliviar da sede de sangue? E compactua desavergonhadamente com isso? A sociedade não disse desse modelo não seria cúmplice. Só existe um criminoso herói porque existe uma sociedade criminosa e agradecida ao criminoso. Depois dizem que o mundo não é ruim?
Todas as prefeituras mantem guardas municipais, é dever dos municipios destacarem essas guardas para fazerem rondas e sentinelas nas escolas, tanto municipais quanto particulares. Não entendo porque Lula ofereceu dinheiro para reforçar este tipo de segurança, se as GCMs existem e são mantidos pelos munícipes então os prefeitos não precisam de mais verbas para tal. Este dinheiro desaparecerá e nenhuma segurança as crianças terão!
Existem pessoas que são más. Tiveram tudo e mesmo assim são inteiramente más. Nem sempre a culpa é da mãe ou do pai. Parar de tentar justufucar o injustificável
Preciso é - cuidar do mental da sociedade, caso contrário ninguém poderá solucionar nada - nenhuma "autoridade"... usar "força com força física" nunca teve melhora. Pense e verá. O passo primeiro é no profundo - interior-mente.
@@umafolhaaumanota Os jovens a quem ela se refere não sabem de psicologia e psicanálise. As novas redes sociais causam desestímulo educacional e profissional, mas isso não é um salve-se quem puder, ou se conscientiza ou tem que buscar ajuda.
@@qapsuporte • Sabe que, enquanto continuamos rindo de coisas sérias, um ou outro está fazendo algum movimento com seriedade para tratar de questões importantes como a que está sendo discutida aqui. Existe um equilíbrio na vida que nos coloca em seu eixo se buscamos por ele. Depois disso, talvez, possa ter algum motivo para se alegrar.
@@umafolhaaumanota kkkkkk vai fundo, 8 bilhões de seres humanos no nundo mas vc acredita que pode mudar algo antes que o seu caixão se feche , vai fundo, vx tem toda a vida rsssssss
Interessante. Porém, acho que interessa também as influencias sobre o Brasil da cultura contemporânea do armamentismo norte americano, entre tantas violências vistas em filmes, jogos, etc. E o fato sempre do problema ser o OUTRO, (tbm importado da cultura norte americana). Enfim.....minha opinião.
Ela mesma disse "ser mais um". Esse é o efeito colateral da modernidade. A pessoa perde todos os vínculos comunitário e se transforma em "mais um". Eu não sou conservador, mas isso parece ser um argumento a favor do conservadorismo.
Querem pertencimento, reconhecimento de um grupo. A pessoa se sente burra, excluída, daí encontra um grupo com a mesma fala. Nasceu aí, o bolsonarismo. São todos soldados do myto. Cargo super importante dentro da sua pequenez.
Desculpe Maria, seu discurso é bastante vago; raciocinando neste ritmo nossos estudantes continuarão morrendo nas mãos de internautas desvairados, filhos sem berço e religião, desorientados sociais.
Consumi vários conteúdos sobre esse tema nos últimos dias. É um balsamo ouvir análises diferentes do discurso securitizarante que estamos vivenciando. Indico também o vídeo da filósofa Viviane Mosés, que vai discutir sobre as alternativas de intervenção nas escolas e na comunidade. Obrigado pela contribuição, Maria Homem!
obrigado! 🌹
Rodrigo Batista . Bom dia , Cachorro Doido
O vídeo da moze é de quem não acompanha a realidade dos ataques, coloca os assassinos como vítimas de bullying.
@@redeethernet1216 e pq vc acha q não são?
@@estfms8770 é só vc ver os casos e vc vê q ao contrário de receber bullying eles praticavam.
A escola é um micro universo, mais ou menos protegido e mais ou menos protetor, dependendo do lugar em que está inserida, que reflete o "espaço" macro - a sociedade, a cultura, as modas/tendências, a ação/inação do estado, etc.
Para o bem e para o mal, ela é uma espécie de maquete do mundo...
Quando este tipo de coisas macabras acontece, fica ainda mais claro que falhamos todos, que falhou tudo: a família, o afeto, a educação (formal e informal), o "projeto" social, etc.
Enfim, o desequilíbrio, a angústia, a frustração e todos os males da sociedade acabam por desembocar também nos espaços que deveriam ser de acolhimento, de segurança, de criação de vivências positivas e libertadoras... É muito triste e preocupante.
Que maravilha... Maria, Maria
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Verdade . Concordo com você , Cão Sarnento .
O local que mais sofri violência emocional e física foi dentro das escolas 😢maior campo de concentração da maldade humana. Surpresa zero de minha parte infelizmente 😢essa imagem romântica das escolas só existe na mente sonhadora.♠️
😂= erro que escapou, bem como nós=nos.
Olha. Passei por muitas coisas tbm. É tudo muito intenso na escola, mas tive sorte de encontrar acolhimento e amor na minha família e em amigos. Superei aquela fase, a idade adulta e a maturidade (+ terapia) dilui muita coisa ruim que a gente carrega conosco. Espero que com todos esses atentados promova um debate sobre saúde mental nas escolas e em outras instituições.
4þþ
🥱
O pior é que o tema em si, Violência nas escolas, é algo exterior. Ele não nasce em ambiente escolar, ele só é intensificado lá.
Fato é que vivemos atualmente uma era de abandonos. Abandono dos indivíduos, das famílias principalmente mais vulneráveis socialmente e financeiramente, abandono do Estado em relação aos cidadãos, abandono do sistema religioso que somente visa arrecadação financeira. Aliado a tudo isso uma pandemia e uma guerra com proporção de desastre mundial . O que impera hj é um sentimento de desilusão, desesperança e abandono generalizado. Somos todos sobreviventes nesse mundao de Deus.
Era de abandono - acho q o termo resume bem a situação, a gente se sente abandonado e mtas vezes não vemos saída , parece q tá tudo desmoronando
@@sibora461 sim amigo ou amiga. Mas não podemos perder as esperanças e lutar. Creio que os momentos de crise também servem para nós fortalecer como seres humanos e cidadãos. Boa sorte e muita fé em DEUS e na vida.
Boa noite.Nascemos sozinhos,vivemos sozinhos e morremos sozinhos.Gratitadão.Shalom.
Talvez uma percepção de quem se sinta só!
Nascemos das vísceras de alguém e somos só mais um! 😉
Fascínio pelo personagem real com imaginário. Forte isso 🤝
Finalmente uma alternativa lucida sobre a origem de tudo isso
Maria, sua fala é doce, agradável aos ouvidos mesmo se tratando de um tema tão espinhoso, altamente convidativa para a discussão, excelente!
As ideias externadas corroboram plenamente com o atual estudo a respeito da temática, mediante levantamentos bibliográficos de abordagem qualitativa, que envolve as definições de violência na escola, â escola e da escola, e suas relações com as violências subjetivas, simbólicas e sistêmicas, diante dos crescentes e infelizes casos de violência no interior das escolas. Excepcional apresentação.
Não sei, fico pensando que tem algo a mais. Veja, nesse perspectiva trazida, fica sem resposta a pergunta "por que outras pessoas, nas mesmas circunstâncias, não fazem o mesmo?", isto é, por que outras pessoas que não têm reconhecimento nem familiar nem da sociedade, que vive como um pária, não praticam chacinas?
Acho que não se trata de mera falta de reconhecimento do corpo social, mas talvez da forma como essa falta foi resolvida pelo indivíduo, e essa forma depende de fatores inclusive biológicos, mas também sociais e ideológicos. Alguns desses fatores não são levados em conta na sua análise.
Concordo com vc. No que se refere à indagação do porquê as pessoas que passam pela mesma coisa não se comportam da mesma forma, a gente acaba entrando na discussão de correlação ser diferente de causalidade. Também não acho que a Maria Homem esteja sendo simplista ao trazer ideia dela, porém me agrada a resposta que a Fernanda Landeiro deu para o caso de Blumenau: não há respostas simples para problemas complexos. Ou melhor, isso é uma questão multifatorial e multifacetada, passeando pela ontogênese individual e social, até a filogenética da pessoa. É como a Maria Homem termina o vídeo: somos complexos, né?
Apesar de vivermos em grupo e sermos fruto dele, temos processos de individualidade únicos onde filhos gêmeos idênticos podem ser extremamente diferentes em personalidade. A interação do ambiente pouco acolhedor e a individualidade única leva a escolhas diferentes.
"Somos complexos né", melhor desfecho!
ou seja, ela 😅nao sabe o que dizer
"Na multidão, todo sentimento, todo ato é contagioso, e isso em grau tão elevado que o indivíduo muito facilmente sacrifica seu interesse pessoal ao interesse coletivo. Essa é uma aptidão inteiramente contrária à sua natureza, da qual o homem só é capaz na condição de membro de uma massa." ( Ibid., p. 16 [p. 35].)
"Portanto, as principais características do indivíduo que se encontra na massa são as seguintes: desaparecimento da personalidade consciente, predomínio da personalidade inconsciente, orientação dos pensamentos e dos sentimentos na mesma direção por meio da sugestão e do contágio, tendência à execução imediata das ideias sugeridas. O indivíduo não é mais ele mesmo; tornou-se um autômato desprovido de vontade." (Ibid., p. 17 [p.36].)
Freud - Psicologia das massas e análise do eu
•
Enquanto não encontrarmos o - um - que real-mente somos, viveremos tal qual Freud observou. E mesmo quando - si - descobre não deixa de ser difícil, porque é o "um diante de todos os outros - no um" o que difere? O eixo do qual está ciente de si... - equilibrado •••
•
((()))
@helel
•
Do ponto de onde observo: o único perigo da vida - nós seres humanos - porque nossas buscas são contrárias ao natural. Se tivéssemos sabedoria para observar a totalidade, teríamos somente que lidar, vez ou outra, com forças da natureza - maiores que nós.
•
E sinto que, se quiséssemos mesmo, tudo seria mais leve.
Cara Maria. Achei bem interessante sua abordagem: a perda do narcisismo. Penso que aliado a esse pensar está a negação, no processo educacional, da existência do mal, da agressividade. Esta negada em sua possibilidade de existência, fora, como disse, da civilidade. A tensão assim gerada tende a se romper, explodir em alguma instância da teia social.
Que delicado é, não termos um acompanhamento psicológico nas escolas e como seria necessário.
Entap tu nao serve pra ser mãe
Análise perfeita!
Mas, me recai duas perguntas:
- o que fazer para evitarmos novos episódios?
- o que fazer para consertar esse distúrbio existente nesse ser que não se encontrou?
Sei que a resposta não é fácil....
Caramba! Bem complexo... Sigo tensa com tudo isso, me peguei planejando rotas de fuga durante as aulas. Tenso.
Estranho ter a sensação de que, depois de anos na escola, passo a considerá-la um dos piores ambientes que possam existir no Brasil.
...nossa que forma lucida e serena de nos tirar do esturpor de tamanha violência..
love won't receive - Luke temple, é uma música que aborda esse tema, e pontua que essa pessoa carente desse reconhecimento pode ser qualquer um de nós
Sugestão de vídeo: Por que no Brasil programas policiais fazem tanto sucesso, quando tudo o que as pessoas querem é segurança (teoricamente)
e so pra tomar uma cervejinha 😅😅😅
Exatamente 🎉
Obrigado, Maria Homem! Me deu uma nova dimensão! Ajudou a ampliar minha percepção e como diz um sábio, agora não lembro o nome; _Sou humano; Nada do que é humano me é estranho_
Psicanálise como uma das disciplinas nas escolas ,há como o mundo seria diferente .👏👏
Concordo!
Penso que não seria. Viviane Mosé diz isto: a escola não é a solução pros problemas do mundo, na verdade, a escola faz parte do mundo
Creio que seria interessante que Maria Homem comentasse o quanto as pessoas desejam atribuir a escola diversas funções de acordo com o que desejam para a sociedade. Em uma visita aos comentários de canais de finanças dizem que deveria se ter a disciplina na escola, na saúde aplicam vacinas nas escolas (o local está preparado para casos de reações adversas graves?!), houve época em que as professoras faziam triagem ocular (tinha aquele pôster com as letras), tinha uma distância que deveria ser colocada a criança e o pôster...
É muito mais complexa do que parece essas questões.
A escola não consegue nem ensinar as quatro operações da matemática e você falando em psicanalise? Acorda!
Vá à alguma escola e não se surpreenda se você encontrar alunos do 9° ano e do ensino médio que não sabem o básico de qualquer disciplina. Adolescentes que não sabem fazer uma conta simples de Subtração, Multiplicação, divisão, não sabem escrever uma frase, não sabem a capital do próprio estado e vocês falando em psicanalise nas escolas?
Os cursos de pedagogia, os "normais" e as licenciaturas são pessimos, formam maus professores e a Educação absorve todas as besteiras, modas e lixos que surge. A educação abandonou o tradicional porque o tradicional é "opressor" em nome do libertador. Agora o "libertador" está aprisionando a todos em suas garras do medo!
A sociedade está apenas colhendo o que plantou e está plantando.
@@wald1679vc tem razão por tudo oque disse e super compreendo sua frustração ,porém é por isso mesmo que penso que o primordial a aprender seria o “conhecer a si mesmo “ é muito difícil mesmo um aluno não saber o básico de Matemática , Português ….. se antes não aprendeu nem a conhecer a si mesmo , ou seja saiu do sistema familiar onde não teve suas necessidades básicas supridas e foi para as instituições que em segundo lugar era pra ser o próximo “sistema ,a continuar preparando o cidadão para o mundo. Mas isso realmente é apenas uma pontinha no meio do macro , pois pra mudar a situação é mais complexo que imaginamos porém a Psicanálise nas escolas ,não pioraria a situação ,pode ter certeza .
16:35 'No alvo!' Vide o tanto de material sobre serial killers documentado no streaming hoje, mas já tantas vezes roteirizado por Hollywood há tantos anos, que a gente consome.
AMO TE OUVIR . MUITO OBRIGADA ESTIMADA PSICANALISTA MARIA HOMEM .
Eu iria mesmo pedir aqui nos comentários do canal um vídeo sobre este tema com o olhar da Maria, sempre pertinente. Apenas acho que além do aspecto subjetivo, isso tenha relação também com a apologia à violência, ao armamento vividos socialmente nos últimos anos. Obrigada, querida.
Maria Homem, por favor, nos apresente uma discussão sobre o porquê desse tipo de figura despertar um fascínio sobre muitos outros. Obrigada!
Потому что все хотят власти и контроля, и для молодежи вариант добиться этого есть только через силу и асоциальное поведение. Бунтарь рушит систему, он герой потому что делает то, что хотят делать многие.
lucidez em meio a dor. Ainda que nem de longe maior que a dor, mas necessária. busquemos a lucidez sempre. Obrigado Maria!
Os dois filmes que você citou. Mostra como a sociedade foi cruel com as mães. Um exemplo que a sociedade não pode seguir.
Uma leitura clara e lúcida de um comportamento tão perverso e doentio.
Tem que ter psicólogos nas escolas já!.
Depende o tipo de profissional
Tem um psicológos só jesus na causa
@@claytonnascimento2394 - Né!
@Ana Soares concordo que tem pais que terceirizam a obrigação de educar para os professores...
Mas convenhamos que tem muito professor mais burros que os próprios alunos, principalmente professores marxistas e doutrinadores, esses são os piores professores!!!
@@cardekhalan1146 é um fato! 😁
@@claytonnascimento2394 a maioria, não confio nesta psicologia brasileira.
Gostei demais!
Lidamos a vida toda com "somos só mais um". E alguns lidam muito mal com isso... Obrigada.
Parece tudo tão simples,mas não é 😢
Esse vácuo onde nasce o ódio é a falta de sociabilidade. Cada vez mais tenho pensado q nossos laços sociais estão partidos e o isolamento é característica do nosso tempo. Isolamento é terreno fértil pra esse tipo de comportamento.
viver é muito perigoso.....
@helel não entendi patavinas, amigo....
As falas sobre espetáculo me lembraram a premissa do filme Nope! ou Não, não olhe! de Jordan Peele, que aborda o fascínio pelo espetáculo em um contexto mais ligado às indústrias cinematográficas e de entretenimento, a comercialização e exploração de traumas pelo espetáculo. No caso da busca pelo reconhecimento através de um ato tão repugnante como esses recentes, e que sejam feitos como são justamente pelo espetáculo do repugno, não dá pra deixar de evidenciar como a sociedade que a nós foi dada, avançando cada vez mais no capitalismo tardio, com as condições materiais e condições de uma vida preenchida e digna nichando-se mais e mais, gera uma sociabilidade mais doentia, menos presente e consciente.
Precisa de mais!!!??? Que maravilha o que já conseguimos entender de Nós!!
Parabéns! A parte negativa é que acaba, faz uma live, por favor, dando continuidade sobre esse assunto! Agradeço mais uma vez.
Maria, suas reflexões e análises me fortalecem. Obrigada!
Muito obrigado pela reflexão, Maria!💚
As pulsoes de morte, e a falta de castração, falta de limites e falta de responsabilidades, infelizmente imperam nos ambientes escolares.
Suas reflexões são extremamente lúcidas e instrutivas.❤
Sempre muito bom ouvi- la
Na minha cidade ( Garça SP) uma diretora surda e uma servente carola durante 10 anos estimulavam o bulling e a violência física contra um menino q elas julgavam q era homossexual.
Maria Homem é negacionista. É bom tomar o que ela diz com um _grain of salt._
Está havendo um colapso da trama social, catalisado pelas novas tecnologias, sociedade de mercado e afluência econômica, e as pessoas estão cada vez mais sozinhas. Entre as novas gerações as coisas estão ainda piores. Além do que, os homens adolescentes de hoje são em grande parte educados por mulheres, o que dificilmente pode dar certo.
Vídeo interessante para entender crimes que a cada dia estão mais frequentes, que possamos dar atenção para as crianças antes dessa entrar na lógica da agressividade.
Obrigado por jogar um pouco de lucidez naquilo que inicialmente parece irracionalidade. Sou professor, e estava angustiado na tentativa de buscar respostas, que não fossem simplistas a essa questão, que infelizmente tem se tornado na nossa sociedade cada vez mais frequente.
Muito complexo. Obrigada pelo diálogo, Maria.
É um alento ouvi-la!
muito bom, sua didática é atraente à atenção
COM PAULO FREIRE COMO PATRONO DA EDUCAÇÃO FICARA IMPOSSIVEL QUALQUER MELHORA
E por acaso o método Paulo Freire é o utilizado no Brasil?
Maria, tão necessária ❤
maravilhosa, AMO OUVIR A MARIA!
Adoro esse quadro atrás da Maria❤
Que maravilha de vídeo!
Bonito discurso porém não basta responsabilizar o indivíduo e dar a desculpa da patologia, fissura, quando a questão é intrinsicamente ligada à cultura e ideologia predominante. Evidente que existem indivíduos com essas características problemáticas/patológicas, porém o problema é muito maior do que a culpa individual.
Talvez uma culpa coletiva !
Violência é uma questão de "desinfância"???
Video maravilhoso! Se olharmos pros seriais killers também vai por aí
Somos extremamente complexos 🤦🏻♀️
Que explicação fenomenal!
Excelente reflexão!
Obs.: os meninos não indexaram, não, e eu fiquei curioso pelos outros vídeos.
A psicanálise não pode se afastar da biológia no sentido de entender que parte da psiqué é uma estrutura física e por ser física, sofre com os efeitos da Seleção Natural, como sosmos animais que a milhões de anos vivemos em bando, os que não sabiam viver por muito eram mortos ou expulsos e foi essa ferementa de seleção que faz com que hoje a grande maioria de nós se comporte. Meia duzia de pessoas que fazem esses atos entre milhões e milhões que não fazem nada mais é do que patologias esporádicas complexas que são normais e que apenas aparentam crescer por conta da população mundial igualmente crescer.
Que conteúdo sensacional!!
Maria,
E agora? Deve ter um monte de jovens com esse sentimento.
Sou professora estou assustada, com medo.... Preocupada com tudo isso.
Vão acontecer quantos mais para obter essa fama?
essa busca por atenção...
Antes de começar a melhorar, vai piorar ainda muito mais. Vocês terão saudades de 2022 !
fui pego de surpresa no final da conversa
Nossa, que análise perfeita! 👏
Também passei por experiências ruins na escola, hoje como mãe tenho muito receio de como meus filhos receberão esses desconfortos. Nos faz um tema de orientação sobre por gentileza
Polis...normalizou! Escola...educa! E, a família? #complexo
А еще многие рождаются с врожденной агрессивностью выше среднего, и бьют других учеников, не смотря на то что у них хорошая образованная семья с отличным финансовым фундаментом.
Maria, fale mais. Um curso.
Se tivesse vigilante armado não teria ocorrido...
E a Maria Mulher ? Onde ela está ?
Vídeo lúcido, depois de tanto tempo com os mesmos acontecimentos os imbecis só sabem falar em bullying.
Sextoou com Maria. Obrigado!
Queria muito saber o nome da música de abertura e encerramento dos vídeos por gentileza
Melhor dia é a sexta
Mundo anda muito triste
Olha, a Maria Homem é muito competente mas creio que apenas "arranhou" a questão que envolve principalmente o domínio socioeconomico exercido pelo neoliberalismo no ocidente que consegue transformar TUDO em capital, passando pela deturpação do feminismo onde tem se formado cada vez mais "homens de caráter fraturado", a competição na sociedade gerando cada vez mais ambição e ganância o que inevitavelmente gera uma sociedade corrupta, sociedade essa onde as crianças estão se tornando sócios... Sei que pode ser meio básico e simplista, mas basicamente vejo o "ambiente" formando o indivíduo, e esses estão saindo de fábrica já aleijados ética e moralmente.
nossa,onde fica tua casa pra eu mandar uns mendigos pra tu provar sua tese humanitaria de acolhimento ?
@@qapsuporte manda pra casa da tua mãe kkkk, vou arriscar que se trata de um vigilantezinho de uns 30 anos que sonha ser autoridade de alguma coisa, pega o oitão da empresa e se acha muito machão pagando de PM, odeia pobre pq sabe que tá muito mais perto de ser um do que alguém de importância... Típico bolsonarista fodido e ressentido que não faz nem ideia do seu lugar na sociedade, o famoso capitalista de carteira assinada, abraço meu querido 😘
🌹
❤
Cadê a Responsabilidade dos Pais???
Você não acha que este tipo de notícia deveria ficar restrito aos especialistas e ao debate (como feito aqui)? Me parece que a veiculação da notícia é a grande motivação para gatilhar ataques como estes aqui e ali. O armamento nas escolas ("armar" as escolas) piora a situação de iminente ataque.
Muito interessante!!!
Me desculpe! Mas eu não sou um player. Eu sou uma trabalhadora assalariada e explorada. Então eu sou apenas uma peça nesse jogo e não concordo com as regras pq elas só beneficiam uma pequena parte da população, esses sim são os players ou mais popularmente conhecidos como ricos!
Mas seu celular nao foi feito com exploracao de ninguém ne ? so vc e explorada no mundo 😅😅😅
@@qapsuporte falou mais um jumento explorado! Obrigada! 😗🤣🤣🤣
Como pode ser esse fascínio pós crimes, massacres? Qual análise se faz desses fãs? Significa que um facínora tem um mundo de pessoas que o apoiam e por isto ele existe? Significa que há um mundo cheio de criminosos em potencial, e eles se realizam nós poucos que existem?
Os dois filmes são catárticos neste sentido. A sociedade produz esse movimento de crime para se aliviar da sede de sangue? E compactua desavergonhadamente com isso? A sociedade não disse desse modelo não seria cúmplice. Só existe um criminoso herói porque existe uma sociedade criminosa e agradecida ao criminoso.
Depois dizem que o mundo não é ruim?
Excelente
Todas as prefeituras mantem guardas municipais, é dever dos municipios destacarem essas guardas para fazerem rondas e sentinelas nas escolas, tanto municipais quanto particulares. Não entendo porque Lula ofereceu dinheiro para reforçar este tipo de segurança, se as GCMs existem e são mantidos pelos munícipes então os prefeitos não precisam de mais verbas para tal. Este dinheiro desaparecerá e nenhuma segurança as crianças terão!
Maria, voce cita o sobrenome de um autor neste vídeo. Não consegui anotar. Poderia postar?!
E pq sempre em escolas? Com crianças tão pequenas?
Coringa
Existem pessoas que são más. Tiveram tudo e mesmo assim são inteiramente más. Nem sempre a culpa é da mãe ou do pai.
Parar de tentar justufucar o injustificável
É verdade, parece que são "os filhos de caim"!
O que matou Abel.
👍
Quem deve cuidar disso são os policiais, delegados e órgãos federais, o que vc faz é dialética.
Preciso é - cuidar do mental da sociedade, caso contrário ninguém poderá solucionar nada - nenhuma "autoridade"... usar "força com força física" nunca teve melhora. Pense e verá. O passo primeiro é no profundo - interior-mente.
@@umafolhaaumanota Os jovens a quem ela se refere não sabem de psicologia e psicanálise. As novas redes sociais causam desestímulo educacional e profissional, mas isso não é um salve-se quem puder, ou se conscientiza ou tem que buscar ajuda.
ela ta mais pra gerador de lero lero psico😅😅
@@qapsuporte
•
Sabe que, enquanto continuamos rindo de coisas sérias, um ou outro está fazendo algum movimento com seriedade para tratar de questões importantes como a que está sendo discutida aqui. Existe um equilíbrio na vida que nos coloca em seu eixo se buscamos por ele. Depois disso, talvez, possa ter algum motivo para se alegrar.
@@umafolhaaumanota kkkkkk vai fundo, 8 bilhões de seres humanos no nundo mas vc acredita que pode mudar algo antes que o seu caixão se feche , vai fundo, vx tem toda a vida rsssssss
Interessante. Porém, acho que interessa também as influencias sobre o Brasil da cultura contemporânea do armamentismo norte americano, entre tantas violências vistas em filmes, jogos, etc. E o fato sempre do problema ser o OUTRO, (tbm importado da cultura norte americana). Enfim.....minha opinião.
Ele usou um machado 😅😅😅 vai pedir o desmachadamento ?
Ela mesma disse "ser mais um". Esse é o efeito colateral da modernidade. A pessoa perde todos os vínculos comunitário e se transforma em "mais um". Eu não sou conservador, mas isso parece ser um argumento a favor do conservadorismo.
'Mais um' não num sentido de comodismo ou 'mais um' num sentido de uma valoração de massa, e sim num sentido de ser humano.
Querem pertencimento, reconhecimento de um grupo.
A pessoa se sente burra, excluída, daí encontra um grupo com a mesma fala.
Nasceu aí, o bolsonarismo.
São todos soldados do myto. Cargo super importante dentro da sua pequenez.
Desculpe Maria, seu discurso é bastante vago; raciocinando neste ritmo nossos estudantes continuarão morrendo nas mãos de internautas desvairados, filhos sem berço e religião, desorientados sociais.
me ruim mesmo tipico de quem nao quer se comprometer ,quase um gerador de lero mero psiquiátrico