O AVANÇO DA TECNOLOGIA NOS GAMES
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- Leon e Nilce falam sobre a nova versão da Unreal Engine.
Esse é um canal de cortes de lives e vídeos dos demais canais de Leon e Nilce. Aqui, você vê com destaque um tema relevante. Para assistir todo conteúdo, conheça os demais canais.
⚠️ As lives estão acontecendo sexta-feira (ou sábado, ou domingo), por volta das 20h, no canal República Coisa de Nerd!
República: / @republicacoisadenerd
Coisa de Nerd: / coisadenerd
Cadê a Chave: / cadeachave
Trabalho com a Unreal no mercado de Arquitetura para simulações de ambientes. O motor tem ajudado e muito a crescer ainda mais o nicho! Atualmente com a versão 5.4 consigo fazer com que meu cliente caminhe pela casa, acenda luzes, abra portas e todas as interatividades que quiser em um imóvel que ainda não foi construído! Além de possibilidades de simular diferentes climas e situações. Ansioso para começar a usar a 5.5 que trouxe essa questão do MegaLight! Participo de grupos onde meus colegas sairam de 50FPS pra 120FPS dentro da viewport renderizada em tempo real enquanto ainda se está fazendo as configurações. Sobre a questão de ser Ray Tracing levantada no vídeo, de fato é sim! A Unreal investe pesado no Lumen, motor de simulação que faz toda a questão de Renderização em Tempo Real que utiliza o RT e o MegaLights está dentro desse pacote
esse RT no hardware do ps5.. AMD? po.. só acredito vendo e vendo não acredito 😂😂
Que daora😊
@@davibelo Aí já acho difícil também apesar do vídeo apesar do evento ter apresentado no PS5. Meu workflow é sempre com computador para tour em televisões Touch ou pelo próprio PC. O máximo que faço fora disso são otimizações pro MetaQuest, então não entendo muito bem das exigências e do quanto precisa "podar" o projeto pra console
e nao rode em uma 4090 , to zuando kkkkkkkkkkkkkk mais ou menos
Daria para usar um oculos VR e fazer o cliente visualizar a casa através do VR?
Muito bonito, mas não resolve o principal problema da indústria atual que é: Jogos AAA levam de 5 anos pra mais pra serem produzidos e saem em sua maioria no final da vida do console. Em vez das empresas se preocuparem como aspecto gráfico (afinal apenas 10% do público deles vai ter uma 4070), eles deveriam se focar em meios de agilizar as produções de jogos e qualidade de vida, como traduções em outros idiomas e acessibilidade. Atlus tá provando por A+B que consegue fazer coisa muito melhor indo na contramão do foco da indústria. Até hoje eu vejo uns jogos tipo GTA V e maluco me manda um "n tá real o suficiente". isso é cancerígeno em tantas formas que eu nem sei por onde começar, mas a pior parte é que as empresas dão atenção justamente pra esse tipo de consumidor.
Eu vejo de outra forma: jogos de desenvolvedoras menores e/ou indies conseguindo produzir games mais bonitos de forma mais acessível e facilitada. Mesmo n tendo modelos 3D ultrarealistas, o jogo de luzes mais maravilhoso q isso promete proporcionar pro desenvolvedor de Unreal, somado a uma boa criatividade que games indies costumam ter... As possibilidades que isso abre são enormes. É só win.
A gente sempre quer graficos melhores conforme os sistemas avançam. Isso é o que move a industria de games. Pq tanta gente fala que o ps5 não apresentou quase nenhum jogo que justifique a existencia ? Simplesmente não tem jogos impressionantes o suficiente que a antiga geração já não rodava. Avanço gráfico nunca foi problema.
Com IA vai ficar mais rápido, ainda bem
Mas a proposta de ganho de performance que Leon explicou muito bem, pode sim, ajudar a resolver muitos problemas que hoje em dia atrasam a finalização dos jogos.
Muitas vezes o jogo tá pronto mas perdem muito tempo otimizando performance. As tecnologias atuais tem que focar é nisso mesmo, fazer o mesmo que já se faz mas de forma otimizada.
RT a gente já tem, mas fazer isso usando 1/3 da capacidade gráfica é brilhante (com o perdão do trocadilho rsrs)
Exatamente, prefiro um game de gameplay espetacular do que os gráficos
Vou listar alguns pontos que o Leon errou nesse vídeo:
1:29 - O Nanite não aumenta a quantidade de detalhes nem de polígonos. O que ele faz é diminuir a quantidade de polígonos com base no que aparece na tela. Por exemplo, um polígono que é menor que 1 pixel não aparece. É algo parecido com o que os LODs já fazem, só que de maneira dinâmica e suave.
3:52 - Nessa parte, não são os polígonos, mas sim os gizmos das luzes. Gizmos representam a área em que a luz afeta. Por exemplo, uma point light ilumina em formato de esfera, uma spot light ilumina em formato de cone, entre outros.
4:20 - Nesse caso, não são cubemaps nem screen space reflection, mas sim o Lumen, que é uma tecnologia de global illumination. Global illumination é uma técnica que faz "bounces" das luzes, permitindo reflexos em superfícies difusas. O Lumen também é capaz de gerar reflexos normais além de fazer o global illumination.
6:04 - Isso não é um denoiser, mas sim artefatos do Lumen. Esses artefatos são causados por vários fatores, como o número de samples, que é como se fosse a "resolução" do Lumen.
Outro detalhe. Sombras suaves, ou soft shadows são mais pesadas de renderar do que a sombra "seca" por assim dizer. Todas a sombras nesse caso são soft shadows e sem perda de FPS.
3:52 acho que tá mais para ray caster nesse caso.
@cruzz1474, vc tem as moral de me dar uma consultoria 0800?
Errou isso tudo, mas da pra pontua um bocado de erro do seu tb kkk, mais tô com preguiça, pode dizer que não sei, vai muda nada da minha vida kkkk
@@rafaelc.4585 Acredito que você me interpretou errado. Não sou hater do Leon e muito menos estou aqui para tentar parecer o "bonzão" em Unreal. Só fiquei um pouco preocupado, principalmente na parte do suposto 'Denoiser'.
Só não quero que ele acabe sendo um Davy Jones do Game Dev. Então, se eu errei em alguma coisa, gostaria que você apontasse o erro.
A área de gamedev/3D é muito complexa, portanto, não dá para saber de tudo ao mesmo tempo. Eu realmente gostaria que você apontasse o erro para que eu não o repita e, principalmente, para que este comentário não seja uma fonte de desinformação.
primeiro youtuber que eu vi falando dessa apresentação. sinto falta desse conteúdo mais técnico, não sou da área mas acho muito interessante. obrigado !
Gráficos realísticos é bacana, mas eu gostaria mesmo é que as empresas pensassem mais como a Nintendo e explorassem mais jogabilidade do que gráficos... Preciso algo que me de mais dopamina que Overwatch hahaha
O engraçado é que a Nintendo é uma das principais patrocinadoras da Unreal Engine.
eu penso igual e acho que isso é o futuro! jogos de criação também.
Ótima explicação sobre o FPS ! Isso mostra que metade do empenho pra rodar jogos 60 quadros é do programador , não somente do hardware. Tudo é uma questão de cálculo e inteligência na programação .
Tem um desenvolvedor de unreal engine que fez um video recentemente explicado exatamente essa questão, de até onde é responsabilidade do desenvolvedor e onde é do hardware, para deixar jogo o mais fluido possível, o nome dele é Alyrio Neto caso tenha interesse.
Por isso que alguns jogos com Gráficos Ultra Realistas rodam melhor do que jogos mais "simples" A rockstar por exemplo é um exemplo.. GTA V e RD2 Pra época seriam extremamente pesados e não são. Muitos bem polidos pelos programadores e designers.
@@ofcjester rockstar sempre que lança jogo parece q ta 10 anos na frente de qualquer empresa. gta 6 vai ser loucura
@@Kleberzitooo Real, ele fez uma análise super detalhada mostrando onde compensa ou não usar o nanite.
na veradade é dos 2, por exemplo vamos supor que tu tenha uma placa de video de mais de 15 anos atraz, vamos exagerar ai seila naoo vou falar de placa de video VOODO seila pega uma 9800gt ou seja qual for, tu pode fazer um jogo rodar a 60 fps nela? obvio que pode, MAS se tu quiser que o jogo tenha um certo nivel de grafico vamos supor da epoca do ps4, parecido com os jogos na media do ps4, sombra dinamica reflexo, resoluçao de de textura do mkx por exemplo etc, a placa de video vai rodar? não vai, é culpa do programador? não, nao importa o quanto ele otimize aquilo ali como o padrão minimo de qwualidade que ele quer é muito alto, aquela placa não vai aguentar de jeito nenhum, nao vai ter milagre que faça aquela placa ser capaz de aguentar o padrão de qualidade que o desenvolvedor quer.
Obrigado Leon e Nilce, agora tenho mais certeza que não preciso de um PS5 Pro
Ótimo vídeo, Leon. Não criticando o vídeo em si, mas de modo geral, não sei quando a ficha vai cair que o jogo pra ser bom não necessariamente precisa ser realista. Os jogos sempre foram avaliados pelo quanto são capazes de cativar com a história e pela diversão que são capazes de proporcionar. A Nintendo com todo o seu sucesso preservou a essência e tá aí no topo pra provar meu ponto.
basta não consumir esse estilo de jogo, sao publicos diferentes e os dois fazem sucesso. eu ja nao gosto da maioria dos jogos da nintendo, e nao vou mandar eles mudarem a produção dos jogos deles.
Cara, o ponto do vídeo é falar da tecnologia, não o que faz um jogo ser divertido. Abraço e que você aprenda interpretar os as pessoas estão falando ante de dar a sua opinião.
Assim, concordo que o jogo nao precisa ser bonito pra ser bom, mas acho que a maior questão dessa tecnologia nao eh fazer o jogo ser bonito e sim performático, onde as pessoas nao precisam de uma puta maquina pra rodar teu game
Ela tá só dando informações e não condenando jogos mais cartoonescos.
A Nintendo se tornou uma patrocinadora Platinum da Unreal Engine, então até a Nintendo vê futuro nele. Realmente gráficos não fazem um jogo bom, mas pelo jeito até a Nintendo vê futuro nas coisas que são possíveis de se fazer na Unreal Engine. Já fez Pikmin 4 e o filme da Zelda também vai usar a UE.
Ah vei serio mesmo eu sinto saudades e de quando vcs dois caçavam pokémon vei, na epoca tava mo frio eu so pegava um biscoito um Toddy e ficava assistindo kkkk❤️
Meu único questionamento é: será que precisa disso tudo? Kkkkkkk eu jogo até hoje os games de game boy e Nintendo DS e me divirto demais kkkkkkk
O engraçado é que a Nintendo se tornou uma patrocinadora Platinum da Unreal Engine, provavelmente no Switch 2 vão fazer alguns jogos usando ela, fora o filme da Zelda que vai usar também.
Não quer dizer que jogos assim vão deixar de existir. A evolução sempre vai existir, se não, iriam chegar lá no ps1 e iam dizer "será se precisa de tudo isso? Jogo no meu snes e eu se divirto" ou no ps3 e diriam "precisa de tudo isso? Jogo no meu ps1 e eu si divirto"
Unreal ❤ Eu sou um felizardo por ter acompanhado essa engine desde seu primeiro jogo lá em 98 cujo engine leva o seu nome ate hoje, uma pena a Epic ter abandonado a franquia de vez, Unreal Tournament é um jogo do meu top 5 de todos os tempos 😢
a Engine mais barata da história, apenas UM REAL hahahaha
Genial! 😂
Mds kkkkk
Só eu que apesar de ficar impressionado não me importo com esses gráficos mega realistas ?
Migrar um projeto para uma versão próxima da que vc esta trabalhando é bem fácil.
5.4.3 para 5.5 preview n é recomendado, mas da pra fazer, mas quando lançar a versão estável é só migrar e dale!
leon sou arquiteta e esse assunto me interessa muito pois trabalho com renderizações, lança mais videos explicando esse tema por favor (o avanço do mundo dos games implica diretamente em muita coisa, não é apenas pra o entretenimento)
Leon, você é necessário pros entusiastas. Eu não conheço mais ninguém que traz esse tipo de conteúdo por aqui. Ainda mais facilitado desse jeito. Faz mais se for possível! Pelo amor!
Não sei se tem conexão com o vídeo em si (por que ainda não o terminei), mas uma coisa que falta e muito nos jogos ultimamente é um setor de *otimização*
Com essa vinda de tecnologias, Ray Tracing, 4K e etcs, muito se esqueceu da parte mais importante, que é a porcaria do jogo estar rodando sem travar ou engasgar.
Pega os efeitos especiais de 2010 pra cá, no cinema. A gente assistia os filmes na época achava o máximo, hoje a gente percebe que tinha bem menos detalhes do que os efeitos de hoje
Estipular = verbo transitivo direto Formular de maneira muito nítida uma cláusula, uma convenção num contrato; ajustar, convencionar: estipular garantias. verbo transitivo direto e bitransitivo Determinar, explicitar; indicar a partir de uma análise: estipular os gastos da empresa; estipular que os lucros sejam distribuídos.
Então acho que na afirmação dele (aos 5:30 no vídeo) estava usando o termo correto.
10:36 hummmm, Vai meter luz em tudo então agora
isso tem muito potencial de virar meme xD
Eu prefiro que o cenário seja mais interativo que com iluminação/texturas realistas
A serie rtx 5000 que vão lançar em pouco tempo vai literalmente elevar o nivel de hardware a outro patamar, a rtx 5090 vai ter o dobro de potencia da rtx 4090, estamos caminhando para começar a englobar muitos dos aspectos visuais e fisicos que temos na nossa realidade, isso ocorre porque o hardware vai poder renderizar isso em frames altos ja que o hardware e o graficos andam lado a lado, como não tem sentido jogar acima de 120 fps ja que a maioria dos monitores são de 120 fps, voce usa toda essa capacidade extra para colocar mais detalhes na tela criando assim graficos com muitos dos elementos que temos na nossa realidade, eu tenho uma rx 5700xt da radeon que é uma placa intermediaria e roda todos os games atuais de boa a mais de 60 fps e 2k, pelo menos os que joguei, claro não é ativado o ray tracing, mas minha placa é intermediaria, tanto a radeon como a nvidia vão lançar a proxima geração em pouco tempo, acho que no mes que vem ja lançam as rx 8000 e as rtx 5000, eu vou estar a 3 gerações de placas atras das que vão lançar em pouco tempo, ja da para ter uma noção do que vai ser essas placas, serão insanas de potentes e rapidas essas placas, a pena disso tudo é que os produtores de jogos ainda estão na unreal engine 4 criando jogos para a minha placa de video e não as atuais, isso tudo por causa dos consoles que são de 2020 a 4 anos atras, e nesse tempo ja houve uma evolução enorme nos hardwares, é isso.
Ainda vejo alguns questionamentos sobre o avanço na tecnologia gráfica atual, pois visualmente algumas coisas não são tão perceptíveis, pelo menos num primeiro momento
Mas não se trata mais de produzir apenas gráficos realistas, mas sim conseguir mais processamento de todos os elementos na tela.
Estou ansioso para quando os jogos de celular daqui a mais 5 ou 10 anos, puderem rodar gráficos de nível de console com armazenamento absurdo.
Quanto mais realismo menos diversão
Não joga elden ring então
2:31 isso vai pesar os jogos que vai ser uma maravilha 😏
Leon, você me motiva a estudar. Obrigado 😊😊😊😊
Rapaz, eu vou te dizer que fiquei com mais vontade de jogar essa demo ai doq os jogos atuais kaskakskas
Sla, parece q tem um universo tão interessante nessa demo kakakasksak coisa triste
Saudades de assistir vcs caçando pokémon
4:17 essa textura quadrada do chão é assim mesmo, meio desgastada. Eu usei hj ela inclusive kkkkk
"Nem só de gráfico vive o homem"
Um aleatório~~
Eu não disse isso, mas poderia
Gráfico vêm após a diversão, a história, o menu tanto itens quanto botões, ae vêm Gráficos
até lançar um jogo com isso, o trem já ficou velho
Tem como mudar a versão da engine no meio do jogo, o problema é q eles tem q lidar com os possíveis bugs que vão aparecer e coisas que vão parar de funcionar
acho que com o tempo os jogos que vão se destacar mais visualmente vão ser os mais criativos e com melhor direção de arte, pq realismo pelo jeito vai ser cada vez mais simples de se fazer
Aí pula pras empresas querendo demitir o pessoal da direção de arte pra usar IA 😂😂😂 ou seja, vai continuar o mesmo. Um monte de jogo genérico de empresa grande, e o povo se apegando a jogos indies que fogem do padrão.
esse genérico se aplica aos indies tb, toda vez que um jogo indie faz sucesso, saem 1000 novos jogos indies copiando, so ver stardew valley e quantos jogos estão para lançar com graficos e mecanicas idênticas
Traduzindo, não veremos isso tão cedo, nem só pelo tempo de desenvolvimento dos jogos, mas por que as empresas vão ficar guardando essas coisas pra tacar na nossa cara quando for lançar console novo, prometendo que só lá vai ser possível ter essas coisas, mesmo com um console atual ou até da geração anterior possuindo a capacidade de rodar. Essa geração mal teve jogo novo com gráficos da UE5, e provavelmente nem vai ter, cada lançamento de tecnologia ou de jogo novo é menos empolgante, mas o público geral já está zumbificado comprando só por que é novidade.
Aí o gamer fps-maníaco desativa todos os efeitos possíveis pra ter mais fps 😂
Entendo que é interessante esse apelo estético e tal. Mas eu quero mesmo é saber de jogos originais e divertidos.
Eu fiz isso no Minecraft hoje kkkkkkk
Só quero que o jogo rode fluído, detalhezin na grama não faz muita diferença na gameplay
Mas nesse caso o Megalights não é só um avanço visual mas sim uma ferramenta pra otimizar a performance da renderização de iluminação, proporcionando que os artistas desenvolvedores façam cenas com iluminação muito mais complexa do que poderiam antes e ainda ganhar uma performance muito melhor. Ou seja, é justamente pra ter mais FPS.
Achava que só eu fazia isso. Eu só jogo o game se pegar 60fps +, abaixo os gráficos por isso.
5:39 a Nilce puxo um espirito de prof de português kkkkkk
A tecnologia avança mais rápido do que consigos usar
Leon, mal espero para que chege no dia em que as IAS estarão tão avançadas que poderei ver infinitos filmes incríveis do homem aranha (vou mandar o robozinho fazer o filme)
É tão real que não funciona na nossa realidade 😂
Acho a Unreal horrível para jogos, infelizmente os jogos em Unreal parecem todos iguais e normalmente tem uma performance pífia.
Uns culpam denuvo, outros culpam a engine. Eu não sei exatamente qual é o problema, mas de bater o olho você sabe que é unreal e já está me caindo num vale da estranheza lascado.
Mais realista que a vida real
Se hj ao jogar mt um jogo eu ja sonho com aquilo
Imagina mais imersivo nos detalhes
Cara o jogo esta tão realista que vai te que chamar um arquiteto de interior para fazer os cenarios agora, kkkkkkkk
Nessas demos técnicas o PS5 roda tudo de buenas, mas em um jogo real, com trocentos outros sistemas rodando ao mesmo tempo e não apenas meia dúzia de sistemas de uma tech demo, o console precisa de upscaling e frame generation pra conseguir rodar a 30fps com resolução interna de 864p
Os gráficos já são bem realistas, mas sempre eles vão dando pequenos incríveis aprimoramentos, acho que pra superar e dar um verdadeiro salto chegando a confundir com a realidade, só se as IA conseguirem transmitir texturas realisticas em tempo real nos jogos, talvez isso aconteça no futuro quem sabe.
Não, a iluminação tbm... As textura já são bonitas
Quando eu penso no Switch 2, meu hype é principalmente aos JOGOS que virão nele, o gráfico é segundo plano.
Porem esse é um caso diferenciado porquê a diferença gráfica do Switch pro Switch 2 será, provavelmente, significativa, porém, essa mostrada no vídeo, se eu fosse um jogador de máquinas mais parrudas, eu não me contentaria em nada, porque fala sério, diferença assim tem que comparar lado a lado pra perceber, não é nada que inove a gameplay nem nada. Só me deem os 60 fps e um jogo bom e eu tô feliz, mesmo se for a 30 estáveis sem queda e o jogo for BOM, tudo bem.
Mais tecnologia não é ruim, nunca, mas é chato quererem tentar fazer hypar por uma diferença gráfica tão baixa já que oque já existe já é tão avançado, então... Pra que avancar mais graficamente? As vezes fazer oque não poderia antes envolvendo a gameplay seria melhor, por exemplo, aquele ratched and Clank que você vai de dimensão a outra sem loading, isso é daora
Eu não queria jogo bonito e realista, só quero jogos divertidos
Mn sendo sincero mesmo, é foda dms o nivel q os jogos evoluindo so q pra q tanto realismo se a gente nao vai ter o principal do video game q é se divertir, eu entendo que tem jogos realistas como red dead e tlou so q eles sao excessoes, nao é como se fosse algo comum ver jogos realistas bons, outro exemplo é o black mith wukong q é realista e um jogo q é mt bom so que eu sinto q a indústria ta se importando dms com a qualidade grafica, eu sei q é importante so que nao é tudo. Eu prefiro mt mais um jogo com um grafico piorzinho so que com uma historia pica e uma trilha sonora memoravel sabe, pq quando essas tecnologias eram novidades era algo super daora so que se vc ver fica um bagulho datado e q deixa o jogo sem personalidade pois as desenvolvedoras se importam dms com grafico, por exemplo eu estou jogando outer wilds esse jogo nao tem os melhores graficos mas ta me entregando uma das melhores experiências que eu ja tive com video games ou seja nao precisa ter um grafico fods pra ser um jogo bom
O Problema pra mim é que o pessoal está focando só nessa área mais técnica, realismo de imagem e etc e estão esquecendo de uma boa jogabilidade
Não adianta de nada a maiores evoluções nos gráficos, se os desenvolvedores não conseguirem acompanhar... os jogos continuarão sendo a mediocridade que tem sido desses tempos pra cá...
Referindo-me aos AAA recentes no caso
Fiquei cansada só de ver kkkkkkkkkk jogo realista me deixa sobrecarregada, esse tanto de detalhe de luz já me deixou tonta kakakwkakak
acho engraçado a nilce corrigindo o leon, lembra o peter e a gwen, ele sempre é muito inteligente mas ai vem a gwen corrigindo algo dele KSKSKSK
Eu sinceramente não tô curtindo toda essa complexidade nos videogames (gráficos, mecânicas e tudo mais)
O último jogo que gostei foi sea of stars, que é um rpg pixelado bem bonitinho e bem besta, acho que estamos perdendo o conceito de videogame que era para se divertir
(Só deixando claro que não é uma crítica ao vídeo, somente um adendo a indústria, tecnologias novas que melhoram são sempre bem vindas, mas até quando é necessário)
Mas esses jogos não deixaram e/ou deixarão de existir... A indústria Indie está aí mostrando isso.
pois é kkkkkk, o gráfico vai ser ultra realistas e os requisitos também rs
Tem espaço para todo mundo, eu gosto muito de alguns jogos triple AAA, e tem vários indies ai que são excelentes, e o avanço dos triple AAA inovam em recursos que posteriormente populariza para indies, todo mundo ganha
@@gabriellopesl_ sim, mas não muda o fato que os triples A estão deixando esse conceito de diversão e focando ainda mais no realismo e complexidade em todos os sentidos
A muito tempo, desde de Last Of Us ou até mesmo antes, a ambianção por controles gráficos e experiencias "imersivas" tem aumentado e continuará aumentando até eventualmente ser o crash da bolha de jogos.
O conceito de jogo foi deturpado para algo que é realista, em primeira ou terceira pessoa, com uma história de filme. Não há jogo algum, apenas um filme interativo.
O pessoal tá focando demais no realismo e esquecendo de melhorar a experiência e história do game, que é mais importante
Único problema da Unreal é ter um computador pra rodar mesmo, além de pesada tem mt stutter, mas tomara que consertem com o passar do tempo. O remake do Silent Hill 2 saiu mais otimizado dq a vasta maioria dos jogos com UE5
acho que vc nao assitiu essa intrevista, mas os desenvolvedores da unreal 5 quando saiu a versao eles comentaram que com a nova ferramenta parte de um jogo que demorava uns 30 dias para fazer eles conseguiam em poucas horas, eles disseram que oque se demorava meses coma nova ferramenta demoraria poucas semanas. entao esse tempo que se gastava de 4, 5 ou mais anos nao era para diminuir ? e agora com inteligancia artificial nao era para a fortuna que se gasta para criar um jogo ser menor ? algo errado esta acontecendo nesse mercado de jogos.
Não entedi nada, mas acredito em vocês 👍🏽
Acho incrível essa dedicação para melhorar ainda mais a parte visual dos games, mas acaba sendo detalhe que só os mais entusiastas vão considerar. 99% dos jogadores só vão falar que o game está "feio" ou "bonito". Simples assim. No final das contas, o que importa é o gameplay, e parece haver cada vez menos esmero dos desenvolvedores nessa parte. É só observar quando vem uma FromSoftware da vida, por exemplo, com novas mecânicas de combate, e geral sai copiando o estilo. Até a Ubisoft bebeu dessa fonte.
Povo que fala que jogo tem que ser menos realista é o mesmo povo que diz que som de vinil é melhor que HD
Jogos ruins são ruins pq são mau escritos pq precisam vender muito pq são produzidos em massa
Não pq a tecnologia melhorou
Tinha um batelada de jogo ruim antigamente tb claro que só vão lembrar dos bons
Nostalgia que fala
No mesmo período que lançaram Concorde tem Elden Ring tem Baldours Gate 3 Tem Stray
Prometeram realismo na atual geração, que jogos igual a demo do matrix iriam começar a sair e até agora nada!
Raytracing e nanite dando monte de problema em projetos grandes monte de desenvolvedores tendo de fazer downgrades dos projetos, mas pra galera de arquitetura é maravilhoso para criação de demoreals
Tem efeitos muitos bonitos realmente, mas não achei muito impressionante. Está com a mesma cara de "jogo realista" que boa parte dos jogos tem hoje em dia, sem muito caráter ou algo que vá distinguir de outros.
Ótima tecnologia, mas tenho medo dos jogos no futuro acabarem todos com a mesma cara kkkkk
Leon e Nilce, não sei se são poucos que pensam assim, mas eu vejo que nos últimos anos se presa mais em gráficos do que a jogabilidade.
Vejo muitos games com gráficos exuberantes porém a jogabilidade é entediante e porca...
Sei lá, tô sentindo que indústria está focando nos jogos ficarem mais realistas e esquecendo de inovar.
Tamo sobrevivendo de Zelda, The Last of Us e God of War até hoje
Eu tô na vibe dos anos 2000 e recomendo. Os jogos daquela época são bons e o gráfico pode ser melhorado com Mods.
Se tivesse esse mecanismo na época do Watch Dogs 1.... Nunca vi um jogo sofrer tanto por não ter sombra nas coisas 😅
Acho legal que a própria NINTENDO se tornou patrocinadora Platinum da UE. Ela já fez o Pikmin 4 na UE4, provavelmente vão passar a fazer mais jogos na UE no Switch 2, além do filme da Zelda que também vai usar a UE.
UE é a melhor Engine pública para a maior parte dos jogos, talvez se investirem em algo mais light para jogos cartoon e 2d se tornariam a melhor em simplesmente tudo se comparada as outras públicas
@@guilhermesteiner.8639 eu achei o Pikmin 4 muito bem feito na UE, a única coisa é que ele roda em uma resolução mais baixa em comparação com jogos atuais. A UE aparenta ser muito boa para desenvolver os jogos, tanto que a própria Nintendo começou a usar.
Eu não quero esses cenários cheios de luzes, reflexos e blá blá blá. Eu quero jogo bom, esses cenários ultra realistas não fazem um jogo melhor. É lindo? É. Mas, e daí? Não adianta ser bonitinho, mas ordinário. Espero que as desenvolvedoras tenham como prioridade fazer bons jogos e a construção desses cenários cheios de luzes seja secundário.
Se os jogos fossem tão bonitos quanto nos comerciais do play3 e 360 já tava bom.
Isso só mostra que o cara do Detonando Geek diz sobre o futuro ser software e não hardware.
Resumindo a gente já não tava jogando e agora a gente não vai jogar de vez !
Pq a gente não vai ter grana para comprar esse bagulho 😂😂😂😂😂😂😂
eu acredito que daqui a alguns anos estará mais acessível. justamente porque novas tecnologias serão lançadas e as mais antigas vão ficando mais baratas
@@cassiano.mp3 daqui alguns anos ?????
eu não sei nem se eu vou sobreviver esse dia piorou daqui alguns anos 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Isso roda em hardware de PlayStation 5, significa que se vc tem acesso a um ou a um hardware semelhante, roda na sua máquina também
Lógico, PS5 e hardwares do tipo não são baratos, mas isso não pode impedir a tecnologia de avançar. Como o Leon disse, isso só deve chegar lá pelo fim da vida do PS6, então dá tempo de juntar de pouquinho em pouquinho pra se atualizar e tudo mais. O que não dá é pra querer continuar tendo lançamento pra Xbox 360
@@hobbygab PlayStation 6? Você acha que vai demorar quantos anos para isso chegar?
Isso ai e so pra deixa jogo mais pesado e tu esquece disso quando ta jogando uns 15min+ seguidos, por mais jogos criativos divertidos e bem optimizados
Ah, tá bacana, agr a gnt tem luizinhas melhores. Mas os jogos segurarem 60fps q é bom só no PS6 pelo visto né? kkkkkk vide Alan Wake e Wukong no PS5 (que são jogos feitos na UE).
Resumindo: todo mundo que criticou a engine estava correto. Agora ela vai fazer muito mais, consumindo menos.
Tudo isso pra gente passar correndo dando tiro haushusahuuh :D
Eu realmente não entendo essa tara pelo realismo extremo em jogos, isso não deixa o jogo melhor, só mais bonito. Existe vários jogos que não dão foco pra gráfico e fazem muito sucesso. E tem muitos jogos que eu não vejo necessidade de trazer realismo.
(Comentando só pelo título)
E quando vão começar a ficar bons, pq bonitos já estão?
Agora vou assistir.
Mano eu adoro os vídeos do leon, mas a Nilce é muito aleatória pqp. Sem ela os vídeos são 10x melhores kkkk
leon, jogou black myth wukong? queria saber sua opinião sobre o jogo!!!
Finalmente algo que parece que vai melhorar performance e não só gráfico kkkkkkkkkkk
Pra quem desenvolve na ue5 tá ligado o que é isso slk, é um. Adianto só colher na produção
jogadores antigamente: NOSSA UM QUADRADO FLUTUANTE, COM CERTEZA ISSO É UM ANJO 😍😍😍😍😍😍
jogadores hj em dia: TA REAL DEMAIS, PAREM DE FAZER JOGOS REALISTAS😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭
Eu acho lindo e bacana, mas até hoje, nunca vemos um jogo nesse nível de detalhe.
Mesmo os tech demos anteriores de Unreal 4 e 5 até hoje não chegamos no mesmo nível de detalhe.
uma duvida,os jogos ja feitos em unreal engine podem adicionar isso com o apertar de um botão ? ou teria que refazer o projeto para atualizar ? pq ai o black myth ou outros que já são bons ficarão ainda melhores e ainda mais otimizados
O certo seria vc criar um clone do projeto e testar na versão nova com possibilidade de dar conflito, então pode ser que não compense. Agora ficar otimizado é uma palavra muito forte
Cyberpunk 2077 * - * que venha o 2
Cyberpunk 2078
Interessante, dito isso, nao tenho nenhum interesse nesses jogos ultra realistas, prefiro os estilizados lindos, épicos. Esses jogos q apostam em parecem reais, acabam parecendo tudo igual, especialmente se nao tiverem uma direçao de arte boa.
Ok, legal. Mas o objetivo do vídeo game não é ser realista, mas sim divertir. Algo pode ser muito divertido, porém sem firulas tecnológicas.
Depois de jogos como Uncharted 4, os remakes de RE2,3 e HellBlade, honestamente, nada mais parece um avançando. Não vi nada que fosse muito superior a esses jogos de PS4 que eu citei. A geração tem o mesmo aspecto visual dos jogos de PS4... O que tem de melhor está nos detalhes, tipo essas relfexões de fontes de luz realistas, mas... São coisas que vc só percebe se te mostrarem, se apontarem e, ainda assim, não mudam mudo o aspecto visual.
eu tenho medo de focarem só em gráficos invés da gameplay...
E eu aqui amando Holow knight😂😂😂 jogo n precisa ter gráficos realistas para ser bom
Ainda n tá 100% xD quando a mulher passa no corredor as luminarias n refletem nas pilastras que ficam escuras xD
Eu me HUMILHO perante esse Venom 😭😭😭
Você viu a tech demo Time Ghost da Unity 6?
O que adianta ser tão realista quanto um espelho se o preço for de metade de um salário mínimo? Se GTA fosse lançado hj n teria metade do sucesso q teve sendo lançado na época q qualquer um jogava em qualquer lan house. O hype que tem os jogos da franquia é graças a isso
Comparado ao salário mínimo, o jogo lançamento tá barato comparado a antigamente. Não q seja barato, claro
Vão ficar mais genéricos kk
Eu só queria uma I. A pra modelagem
Botar o desenho lá kk e ela fazer o 3D
The Last of Us e Red Dead Redemption são extremamentes realistas, então eles são genéricos?
Vai do esforço de cada desenvolvedora, os caras só tão dando as ferramentas, se o jogo sair genérico é culpa de quem desenvolveu
@@inkihito4234são jogos ótimos, ele tá se referindo à aquela grande maioria que sempre prioriza ser bonito e realista ao em vez de ter qualidade e ser divertido
@@inkihito4234infelizmente jogos assim sao excessao
Acredito que irão implementar essa tecnologia primeiro nos jogos de playstation 4 para depois lançarem um remaster para o playstation 5.
PlayStation 5, o console da geração remaster.
A tecnologia não avançou, Fortnite é de graça baixem e testem, tirem suas conclusões por conta própria, parem de acreditar em tudo só pq alguém famoso disse, quase todas as tecnologias que a unreal apresentar está no Fortnite, entrem no jogo e ativem o nanite, vejam seu FPS sumir e o jogo não ter quase nenhum impacto visual significativo, principalmente para um jogo de FPS.
Para não ser injusto, existem ferramentas novas para criação de animações dinamicas, onde você não precisa criar cada uma manualmente, mas a propria ferramenta interpreta a velocidade do personagem e modifica a animação em tempo real. Porém isso ninguém fala sobre, simplesmente algo que fica 100% do tempo na sua tela e impacta na gameplay.
O nivel do hardware aumenta e o consumo de recursos tbm aumenta, junto com a necessidade de menos otimização, oq é bom e ruim, o jogo fica pronto mais rápido, precisa se especializar menos, mas sai todo cagado. Alan Wake 2 é um exemplo, não roda direito nem em uma RTX 4090, geral ativa DLSS e acha normal, simplesmente normal, não é normal ter que usar DLSS, vou ajudar vcs a pensarem pq não é normal.
Se o nivel do hardware aumenta, junto com o consumo de recursos dele na criação de jogos, vc renderizar ele em uma resolução menor é dar um passo pra frente e 2 para trás, vc está consumindo mais doq a evolução.
Daqui a pouco vão renderizar o Mapa de GTA V todinho pra você ver quando estiver sobrevoando de avião. *IMAGINA ISSO TAMBÉM NUM FORZA HORIZON!*
Se vc falasse que isso estava rodando em um telefone eu gritava cinema, pq seria um plot do crlh
Opa gente 0:00