Isso aí! Nunca será esquecido. Espero que Dado, Bonfa e Gavin tenham visto os comentários aqui. Não sei os bastidores do q aconteceu com eles no pessoal, mas podiam sair por cima e fazer jus à memória da Legião profissionalmente
@@criacriaturas quarteto na formação, trio na maior parte do tempo e uma banda completa com teclado e mais instrumentos na formação ao vivo. Quarteto, só nos três primeiro discos....
Uma coisa inadmissível é esquecer tem do Renato Rocha. O cara contribuiu muito com a sonoridade. As linhas de baixos dele nos 3 primeiros álbuns são o diferencial. É perceptível qual linha foi feita pelo Renato Russo e por ele no primeiro álbum. Não sei o que aconteceu entre eles mas esquecerem do Negrete que contribuiu com a banda vou repetir de novo é inadmissível.
pra mim dos primeiros discos as letras da maioria das musicas sao muito simples apesar de mesmo assim eu ainda gostar,a partir do v o renato russo começou a fazer musicas com letras mas elaboradas incluindo algumas progressistas estilo pink floyd que minha banda favorita,por isso para mim os últimos discos sao os melhores.
Sobre os cds que você falou, o v tenho aqui mas não ouvi com maior frequência, já a tempestade e uma outra estação são Cd´s que eu me bloqueei de ouvir( um dia tomo coragem de ouvi-los todos) porque remete a um tempo complicado do Renato Russo onde quando ouço algumas músicas desses álbuns me deixa lá pra baixo.
Faço coro como os outros amigos que comentaram, uma sacanagem eles "esquecerem" o Renato Rocha. A linha de baixo marcante dele, não poderia ser esquecido jamais.
Dado (dá muito) e Maufa (Bonfa o karai!) são dois canceres do Legião! Os Renatos que eram ¨os caras¨!! Ainda bem que o Giuliano coloca esses dois no lugar deles!
melhor músico do Legião Urbana, sem dúvida nenhuma chama-se RENATO ROCHA deve ser rocha tentar esquecer isso mas é FATO! A prova ? discos 1, 2 e 3 falam por ele.
O lance é músicos limitadíssimos terem feito tanta coisa boa e de muito bom gosto. Central do Brasil é absurda. O silêncio entre as notas, a bateria, os baixos dos Renatos. Uma das coisas mais bonitas isso aí.
A musicalidade do baixo do Renato Rocha elevou o nivel da banda, descartar a genialidade do Renato Rocha é simplesmente inadmissivel, nem dado nem bonfá possuem um décimo do talento do Renato Rocha vide o baixo de eduardo e monica
Concordo que Rocha era um baita músico, mas o baixo de Eduardo e Mônica foi criado e gravado pelo Renato Russo, tá escrito no próprio encarte do disco.
O baixo do Renato Rocha é extremamente original e fez com que a banda tivesse o som muito mais profissionalizado. Que pecado ele não ter sido mencionado!
O Rocha tem tanto mérito musical quanto qualquer outro deles. Mas é foda tentarem - e estarem conseguindo - apagá-lo da história. Mas tá a testa dele na capa do terceiro disco e sempre alguém vai perguntar. E sempre terá alguém para lembrar dele.
Não gosto da forma como eles excluem o Renato Rocha, não importa como ele saiu da banda, pros fãs ele é parte importante da história e merece ser mencionado
Nos Beatles o Ringo entrou de uma forma parecida com a do Renato Rocha na Legião e nem o antigo baterista, o Pete Best foi esquecido por eles, triste essa falta de reconhecimento dos próprios integrantes da banda.
Cara, ainda continuo acreditando que 1986 foi um ano magico para a musica em vários estilos/gêneros. Basta ver o histórico dos discos lançados nesse ano! Legião Vive!!
Adoro a Legião Urbana. Vivi a adolescência no momento de maior sucesso da banda e me vejo nas músicas. No entanto, este trabalho aí (documentário) não tem, para mim, o menor valor, não o considero legítimo. Não se muda a história e na história da Legião tem um cara chamado Renato Rocha, que merece todo o respeito. E mais, a identidade sonora da banda nos primeiros álbuns é dada pelo baixo do Renato Rocha, enquanto a identidade cultural é dada pelas letras do Renato Russo.
Acabei de descobrir esse programa e já me apaixonei. Legião Urbana é tudo de bom. Charles Gavin... sem comentário. Que coisa magnífica é ver esse pessoal que fez história contando um pouco de sua própria história. Parabéns a todos vocês.
Charles Gavin, além de excepcional baterista, é um profundo conhecedor e pesquisador musical. No mais, é sempre bom reverenciar a Legião Urbana. Os Renatos (Russo e Rocha), Dado, Marcelo, os músicos de apoio (Fred, Gian, etc.) e os produtores daqueles tempos produziram alguns dos álbuns mais importantes da música brasileira. Neles, estão canções tocadas até hoje, com letras e melodias ainda comtemporâneas por conta da indiscutível qualidade e do bom gosto de quem as fez. Sensacional!
...em 2011 eu e meu amigo fomos ao Jardim Botanico no RJ, e lá tivemos a surpresa e o enorme prazer de conhecer pessoalmente o Charles Gavin...!!!...foi muito legal, pois foi por acaso, e notório nosso bate papo....foi então que eu havia dado uma idéia pro Charles e ele gostou, e meu amigo complementou depois, o enconto de Dois TITÁS....rs
Gavan , esquecer Renato Rocha é inadmissível a meu ver o baixo do Rocha era incomparável tentam esquecer do Negrete mas quem entende um pouco de música verá que Renato Rocha era o melhor músico na minha opinião. Dado vem em segundo ...... Viva Renato Russo e o Rocha dois monstros sagrados que não estão mais neste plano.
Eis que o motivo pelo qual muitos criticaram o Negrete se prova verdadeiro, a Legião Urbana foi um parquinho de diversões, uma panelinha dos três citados. Grandes artistas, porém, meninos mimados. Viva a memória do querido e renegado Renato Rocha, Negrete!
Nossa, eles ignoraram completamente o Renato Rocha. Quando há documentário dos Titãs eles sempre comentam sobre o Nando Reis, Arnaldo Antunes, Fromer, etc. Até os Raimundos não ignoram a passagem do Rodolfo pela banda. Com certeza não é nada de contrato, pois o R. Rocha já até morreu. Parece quando o Victor do Victor e Léo foi acusado de agredir a esposa e foi completamente ignorado nas edições do programa The Voice kids haha
O próprio Renato Russo falava que Renato Rocha já era conhecido na cena como um excepcional baixista de rock punk, os outros da banda estavam começando. Ninguém tira o que está feito.
Erro fundamental não incluir o Negreti, Renato Rocha, em todo contexto deste conteúdo. Eu trabalhei com eles nesta gravação e o Negreti estava super ativo e participativo em tudo. Lamentável apagá-lo covardemente da estória deste LP.
Incrível como eles não citam o Renato Rocha em nenhum momento, esquecem bque ele era o principal sim porque tocava muito era na verdade o único músico de verdade.
Power Trio é o Caralho, musicalmente o mais competente no quesito instrumental foi o Negrete. Por maiores as divergências, esquecer a contribuição do cara nos primórdios do Legião mostra como já mencionaram, uma deselegância enorme.
@@pedrogappalli4489 tem muita história do Renato Rocha dando muita dor de cabeça no estúdio, inclusive mais próximo à saída dele da banda o vício em drogas estava atrapalhando muito e tornando ele um cara mais complicado ainda. As pessoas falam, mas ninguém sabe o que rolava.
@@karolynagomes5805 dependendo de como a separação se deu a gente tenta esquecer o ex ou a ex, né? Normal. 🤷🏻♂️ O cara ia no estúdio depois de já ter saído da banda, todo zuado, pedir dinheiro pros caras, eles davam achando que ele iria gastar com a família dele e ele torra a tudo em droga. História contada pelo Toni Platão, que era amigo próximo do Bonfá e do Dado. Isso deve te deixar chateado depois de algum tempo. Mas, enfim, quem sou eu pra julgar? Só estou relatando fatos.
O fato de tds os fãs lembrarem do Renato Rocha diz td ,que legião Urbana era uma das poucas bandas que conseguiram traduzir bem o significado da palavra BANDA. Tdas as outras se intitulam banda mas apenas o vocalista é lembrado e TDS os demais integrantes são PCs descartáveis e substituiveis.
Sou fã da legião urbana. Mais ae Bonfa e Dado se vocês ignoraram o Renato Rocha nós sempre lembraremos dele maior mancada de vocês .Viva Renato Russo viva Renato Rocha.
Que barato o programa! Embora meu disco favorito da Legião seja o V de 1991, as músicas do Dois fazem parte da minha história assim como de toda uma geração.
descobri Legião aos 8, 9 anos e logo resolvi juntar dinheiro fazendo pequenas tarefas pra comprar a discografia que tava em promoção no Carrefour. Lembro de ficar encantado com o encarte d'O Descobrimento e já separei ele pra ouvir primeiro quando chegar em casa. O segundo foi o Dois, pq poxa, aquela simplicidade no encarte e aquelas letras, que letras! E tinha "Indios" que eu já adorava. De vez em quando e muito comumente são meus favoritos!
Por mais que o Renato Rocha não quis mais nada com a banda depois do 3º álbum, não lembrar do cara que foi importante nos 3 primeiros álbuns é uma baita sacanagem.
Todo mundo comentando do esquecimento do Renato Rocha mas sem conhecimento. É muito difícil fazer um programa sobre um disco ou uma banda seguindo integralmente a lei, já que a legislação de direitos autorais exige que todos os músicos e demais produtores autorizem. Existem diversos documentários e projetos parados por conta disto, o próprio Gavan já disse que tentou lançar discos que ele encontrou arquivados nas gravadoras mas não consegue por conta disso. Deve ser muito difícil conseguir autorização de algum responsável pela imagem do Negrete, já que ele passou os anos finais da vida como mendigo, abandonado até pela família e pelos fãs que só fazem chorar aqui nos comentários.
Gostem ou não, Legião virou o país de pernas pro ar... Esse desdém de alguns _"hyper-experts"_ com a banda, só mostra o quanto eles mexeram com a cabeça da geração que pôde viver esse tempo... Legião fez, faz e sempre fará parte da história da música brasileira... Pra vcs que não curtem Legião, engulam, não assistam e voltem pro lugar de perfeição onde vcs vieram.
Eu tocava contra baixo e sei que o Renato Rocha tocava muito bem. Quem manda na base da instrumentação de uma banda de rock é o baixo. Como que esqueceram do Renato Rocha? Porque ele era um viciado? Quem não tinha seus defeitos? Pra mim a maior banda de rock do Brasil foi a Legião, mas como todas as outras bandas famosas de todo o mundo, nem citarei quais, todas tem um o calcanhar de Aquiles. Só achei um desrespeito muito grande com o Renato Rocha.
Gosto muito do programa, mas é um absurdo um programa falar de de um disco composto e gravado por quatro pessoas e uma delas ser completamente ignorada.
O Renato Rocha participou ativamente nos arranjo dos três primeiros disco e isso é perceptível para um bom ouvinte, pois a sonoridade de baixo mudou bastante após sua saida . Não entendo porque não foi citado. um egoísmo da parte dos demais integrantes. não da para esconder o nome de Renato Rocha por questão de direitos autorais e o mesmo aparece durante a execução de alguns trechos das músicas.
A família do Renato Rocha deveria procurar o apresentador e pedi-lo mais respeito. Até porque os outros indivíduos do grupo não têm respeito há muito tempo.
Eu posso chamar vocês de meninos. Porque na minha casa, eu já ouvia Legião e fiz filho e os amigos do filho ouvir e vira fã. Foi uma grande conquista . Choramos juntos a morte do Renato.
Sacanagem mesmo Renato Rocha contribuiu muito para a legião urbana, o nome dele aparece até nas composições. A legião nunca mais foi a mesma depois da saída dele
Absurdo não citar o Renato Rocha ainda mais se falando do Dois que o Renato Rocha fez um arranjo maravilhoso de contra baixo em todas as músicas. No primeiro tb quando o Renato Rocha chegou ele mudou os arranjos de baixo das músicas e no Dois ele criou todos os arranjos das músicas fez um trabalho muito bom e sem dúvida ele era o melhor músico da Legião. Muita falta de consideração com a história da própria banda apagar o Renato Rocha.
O desprezo deles por Renato Rocha destroi qualquer imagem positiva que se tenha deles. É de se supor que o processo de auto abandono de Negrete veio muito disso.
Banda nua e crua com muita técnica e poesia de sobra. Orgulho de ser brasiliense mas nunca os vi tocar ao vivo por ter ido moram em Manaus em 1986. Pena.
3 роки тому
Excelente vídeo, assisto ele como ouço canções..... abraços legionários!!!
Gratidão é uma coisa muito linda ! O Renato Rocha é que o diga . Nem o apresentador do programa mencionou o nome do baixista . Sempre achei os caras da Legião de origem duvidosa . Não sei se o mundo dá voltas mas o filho do Renato está aí acabando com todas as situações . Coincidência ? Não sei . Sempre ouvi um ditado que dizia : ' Uma geração constrói , outra mantém , e a outra destrói " . Eu não gostaria de estar escrevendo isso .
Deveriam explorar com mais detalhes a produção do disco "Dois", que em muito difere do disco anterior. Seria interessante, também, mostrar algo sobre as vendagens, a turnê, bem como o seu impacto na época (1986, ano de vários lançamentos importantes no rock BR. Como será que a banda se via no meio daquela explosão criativa de seus contemporâneos?). Além disso, não houve nenhuma citação à participação de Renato Rocha no disco. Como bate-papo, ficou legal. Mas, no geral, parece que deram mais destaque ao início da carreira e primeiro álbum.
Renato Rocha......Fica tranquilo........Quem curte Legião não vai nunca esquecer suas linhas de baixo......Você fez coisas maravilhosas......
Isso aí! Nunca será esquecido. Espero que Dado, Bonfa e Gavin tenham visto os comentários aqui. Não sei os bastidores do q aconteceu com eles no pessoal, mas podiam sair por cima e fazer jus à memória da Legião profissionalmente
@@kfrangao cara morreu, velho. De tanto usar drogas foi parar nas ruas. Que viagem!
Exatamente brother..negrete é nois
Pra mim que conheci em 85, Legião sempre foi um QUARTETO, como ignorar o Renato Rocha??
5:19 baixo do renato
@@criacriaturas quarteto na formação, trio na maior parte do tempo e uma banda completa com teclado e mais instrumentos na formação ao vivo. Quarteto, só nos três primeiro discos....
@@criacriaturas do Renato - Russo, no caso. Ele era o baixista da banda antes do Rocha entrar. Apagaram o Renato Rocha.
Uma coisa inadmissível é esquecer tem do Renato Rocha. O cara contribuiu muito com a sonoridade. As linhas de baixos dele nos 3 primeiros álbuns são o diferencial. É perceptível qual linha foi feita pelo Renato Russo e por ele no primeiro álbum.
Não sei o que aconteceu entre eles mas esquecerem do Negrete que contribuiu com a banda vou repetir de novo é inadmissível.
pra mim os melhores discos da legião sao os ultimos,v,a tempestade e uma outra estação.
@@pablojonataan10 Para mim os 4 primeiro são os que mais gosto onde o melhor deles considero o dois.
pra mim dos primeiros discos as letras da maioria das musicas sao muito simples apesar de mesmo assim eu ainda gostar,a partir do v o renato russo começou a fazer musicas com letras mas elaboradas incluindo algumas progressistas estilo pink floyd que minha banda favorita,por isso para mim os últimos discos sao os melhores.
Sobre os cds que você falou, o v tenho aqui mas não ouvi com maior frequência, já a tempestade e uma outra estação são Cd´s que eu me bloqueei de ouvir( um dia tomo coragem de ouvi-los todos) porque remete a um tempo complicado do Renato Russo onde quando ouço algumas músicas desses álbuns me deixa lá pra baixo.
Tenho notado esse "esquecimento" do Renato Rocha em muitas coisas relacionadas à Legião atualmente. Isto é simplesmente inadmissível!
O baixo do Negrete em AINDA É CEDO é foda! Tocava demais!
E em O Reggae?
Faço coro como os outros amigos que comentaram, uma sacanagem eles "esquecerem" o Renato Rocha. A linha de baixo marcante dele, não poderia ser esquecido jamais.
Negrete ninguém fala
Renato Rocha
Pois é... E o Negrete?
Você só vale alguma coisa enquanto tem dinheiro 💰. quando acaba você não é mais nada
Dado (dá muito) e Maufa (Bonfa o karai!) são dois canceres do Legião! Os Renatos que eram ¨os caras¨!! Ainda bem que o Giuliano coloca esses dois no lugar deles!
Negrete não foi um músico convidado, ele fazia parte da Legião Urbana, e não deve ser ignorado!!!!
melhor músico do Legião Urbana, sem dúvida nenhuma chama-se RENATO ROCHA
deve ser rocha tentar esquecer isso mas é FATO! A prova ? discos 1, 2 e 3 falam por ele.
O lance é músicos limitadíssimos terem feito tanta coisa boa e de muito bom gosto. Central do Brasil é absurda. O silêncio entre as notas, a bateria, os baixos dos Renatos. Uma das coisas mais bonitas isso aí.
Limitados! Olha os arranjo, das músicas meu amigo.
A musicalidade do baixo do Renato Rocha elevou o nivel da banda, descartar a genialidade do Renato Rocha é simplesmente inadmissivel, nem dado nem bonfá possuem um décimo do talento do Renato Rocha vide o baixo de eduardo e monica
Concordo que Rocha era um baita músico, mas o baixo de Eduardo e Mônica foi criado e gravado pelo Renato Russo, tá escrito no próprio encarte do disco.
Os baixos do Renato Rocha são gigantes nesse disco "Dois".
O baixo do Renato Rocha é extremamente original e fez com que a banda tivesse o som muito mais profissionalizado. Que pecado ele não ter sido mencionado!
O Rocha tem tanto mérito musical quanto qualquer outro deles. Mas é foda tentarem - e estarem conseguindo - apagá-lo da história. Mas tá a testa dele na capa do terceiro disco e sempre alguém vai perguntar. E sempre terá alguém para lembrar dele.
@@andreseben9743 Não se admire se um dia mudarem a capa.
O ''Dois'' é o meu disco preferido da banda. Nasci no mesmo ano do disco: eu envelheço; o ''Dois'' não envelhece!
Já dizia Dona Canô, mãe de Caetano: "Quem não morre, envelhece."
Não gosto da forma como eles excluem o Renato Rocha, não importa como ele saiu da banda, pros fãs ele é parte importante da história e merece ser mencionado
5:19 baixo do renato
Lamentável o esquecimento do Renato Rocha.
Sacanagem
Na maioria das composições dos primeiros álbuns, além de baixista, o Renato Rocha está sempre presente em quase todas.
Clichezaço, mas verdade eterna: Tempo Perdido é o hino de toda uma geração!
Não para vocês, petebas.
O núcleo duro da Legião foi Renato Russo, Renato Rocha, Bonfá e Dado. Não tem como não mencionar o Renato Rocha.
Nos Beatles o Ringo entrou de uma forma parecida com a do Renato Rocha na Legião e nem o antigo baterista, o Pete Best foi esquecido por eles, triste essa falta de reconhecimento dos próprios integrantes da banda.
Cara, ainda continuo acreditando que 1986 foi um ano magico para a musica em vários estilos/gêneros. Basta ver o histórico dos discos lançados nesse ano! Legião Vive!!
Renato Rocha
Melhor cd da Legião, inclusive vou escutá-lo agora.
E o Renato Rocha tambem foi Legiao e é Legiao !! abraço
RENATO ROCHA , COM CERTEZA ... E LIDER ; RENATO RUSSO!....
Eu ia comentar exatamente sobre o esquecimento do Negrete, mas lendo as postagens Aki, vejo q não tem necessidade.
mas comentou né?
5:19 baixo do renato
@@criacriaturas
Mencionei, comentar é desenrolar de um assunto.
@@criacriaturas babaca ela tá se referindo ao Russo
Adoro a Legião Urbana. Vivi a adolescência no momento de maior sucesso da banda e me vejo nas músicas. No entanto, este trabalho aí (documentário) não tem, para mim, o menor valor, não o considero legítimo. Não se muda a história e na história da Legião tem um cara chamado Renato Rocha, que merece todo o respeito. E mais, a identidade sonora da banda nos primeiros álbuns é dada pelo baixo do Renato Rocha, enquanto a identidade cultural é dada pelas letras do Renato Russo.
Acabei de descobrir esse programa e já me apaixonei. Legião Urbana é tudo de bom. Charles Gavin... sem comentário. Que coisa magnífica é ver esse pessoal que fez história contando um pouco de sua própria história.
Parabéns a todos vocês.
Charles Gavin, além de excepcional baterista, é um profundo conhecedor e pesquisador musical. No mais, é sempre bom reverenciar a Legião Urbana. Os Renatos (Russo e Rocha), Dado, Marcelo, os músicos de apoio (Fred, Gian, etc.) e os produtores daqueles tempos produziram alguns dos álbuns mais importantes da música brasileira. Neles, estão canções tocadas até hoje, com letras e melodias ainda comtemporâneas por conta da indiscutível qualidade e do bom gosto de quem as fez. Sensacional!
Não mencionar a beleza dos arranjos do baixo do Renato Rocha é sacanagem
5:19 baixo do renato
Tempo maravilhoso... músicas maravilhosas... e tudo passou, virou saudades... e será eterno.
...em 2011 eu e meu amigo fomos ao Jardim Botanico no RJ, e lá tivemos a surpresa e o enorme prazer de conhecer pessoalmente o Charles Gavin...!!!...foi muito legal, pois foi por acaso, e notório nosso bate papo....foi então que eu havia dado uma idéia pro Charles e ele gostou, e meu amigo complementou depois, o enconto de Dois TITÁS....rs
Gavan , esquecer Renato Rocha é inadmissível a meu ver o baixo do Rocha era incomparável tentam esquecer do Negrete mas quem entende um pouco de música verá que Renato Rocha era o melhor músico na minha opinião. Dado vem em segundo ...... Viva Renato Russo e o Rocha dois monstros sagrados que não estão mais neste plano.
O musico mais talentoso era o Russo como vocalista e que não fazia mal uma base no baixo ou violão, e isso deixa ele no topo. Depois o Negrete.
O melhor disco do Rock Nacional em todos os tempos.
Gosto muito desse disco tmb , todas as músicas são boas.
Eis que o motivo pelo qual muitos criticaram o Negrete se prova verdadeiro, a Legião Urbana foi um parquinho de diversões, uma panelinha dos três citados. Grandes artistas, porém, meninos mimados. Viva a memória do querido e renegado Renato Rocha, Negrete!
Incrível como o dado é um guitarrista limitado e fez coisas maravilhosas...as vezes precisamos ser simples musicalmente falando!
Nossa, eles ignoraram completamente o Renato Rocha. Quando há documentário dos Titãs eles sempre comentam sobre o Nando Reis, Arnaldo Antunes, Fromer, etc. Até os Raimundos não ignoram a passagem do Rodolfo pela banda.
Com certeza não é nada de contrato, pois o R. Rocha já até morreu.
Parece quando o Victor do Victor e Léo foi acusado de agredir a esposa e foi completamente ignorado nas edições do programa The Voice kids haha
O próprio Renato Russo falava que Renato Rocha já era conhecido na cena como um excepcional baixista de rock punk, os outros da banda estavam começando. Ninguém tira o que está feito.
Como pode esquecer do Renato rocha a linha de baixo é sensacional um grande música isso não se faz um pecado não ser mencionado
super banda que conheço década de 80... todos discos tenho e dois shows inesquecíveis.... com minha amada Carmem Silva Medina
Emocionante ver e ouvir o Dado na introdução de Tempo Perdido.
Erro fundamental não incluir o Negreti, Renato Rocha, em todo contexto deste conteúdo. Eu trabalhei com eles nesta gravação e o Negreti estava super ativo e participativo em tudo. Lamentável apagá-lo covardemente da estória deste LP.
Incrível como eles não citam o Renato Rocha em nenhum momento, esquecem bque ele era o principal sim porque tocava muito era na verdade o único músico de verdade.
Power Trio é o Caralho, musicalmente o mais competente no quesito instrumental foi o Negrete.
Por maiores as divergências, esquecer a contribuição do cara nos primórdios do Legião mostra como já mencionaram, uma deselegância enorme.
Com certeza
@@pedrogappalli4489 tem muita história do Renato Rocha dando muita dor de cabeça no estúdio, inclusive mais próximo à saída dele da banda o vício em drogas estava atrapalhando muito e tornando ele um cara mais complicado ainda.
As pessoas falam, mas ninguém sabe o que rolava.
@@FrozenCariocaso que tem a ver? E por isso fingem que o cara não existe?
@@karolynagomes5805 dependendo de como a separação se deu a gente tenta esquecer o ex ou a ex, né? Normal. 🤷🏻♂️
O cara ia no estúdio depois de já ter saído da banda, todo zuado, pedir dinheiro pros caras, eles davam achando que ele iria gastar com a família dele e ele torra a tudo em droga.
História contada pelo Toni Platão, que era amigo próximo do Bonfá e do Dado.
Isso deve te deixar chateado depois de algum tempo.
Mas, enfim, quem sou eu pra julgar? Só estou relatando fatos.
Meu disco favorito da Legião junto com o primeiro claaaaro só de ter Índios e Fábrica ..Andrea Doria já vale o álbum🤘🍺🥃🌿😎
Um dos grandes albuns do rock brasileiro. Espetacular.
No disco dois o que mais me impressiona são as linhas de baixo do Negrete. Pena que o Negrete foi omitido na abertura.
Muito bom o documentário, mas ignorar o Renato Rocha é sacanagem com a contribuição do cara pra banda.
Qualidade transcende o tempo
O fato de tds os fãs lembrarem do Renato Rocha diz td ,que legião Urbana era uma das poucas bandas que conseguiram traduzir bem o significado da palavra BANDA. Tdas as outras se intitulam banda mas apenas o vocalista é lembrado e TDS os demais integrantes são PCs descartáveis e substituiveis.
Renato ( ROCHA ) Forever!!!!!
Sou fã da legião urbana. Mais ae Bonfa e Dado se vocês ignoraram o Renato Rocha nós sempre lembraremos dele maior mancada de vocês .Viva Renato Russo viva Renato Rocha.
Que barato o programa! Embora meu disco favorito da Legião seja o V de 1991, as músicas do Dois fazem parte da minha história assim como de toda uma geração.
Charles Gavin, gente como a gente, maravilhado com os riffs e tudo mais
Esse álbum é o mix de tudo que há de bom no rockbrasileiro
Também acho que o Renato Rocha deveria ser considerado no legião urbana.
Só direi uma coisa; RENATO ROCHA!!!! (porque se vcs os ignoram, nós não)
Legião pra Sempre!
Tempo Perdido, eita música perfeita !!!
Nem foi tempo perdido assistir esse episódio, né?
descobri Legião aos 8, 9 anos e logo resolvi juntar dinheiro fazendo pequenas tarefas pra comprar a discografia que tava em promoção no Carrefour. Lembro de ficar encantado com o encarte d'O Descobrimento e já separei ele pra ouvir primeiro quando chegar em casa. O segundo foi o Dois, pq poxa, aquela simplicidade no encarte e aquelas letras, que letras! E tinha "Indios" que eu já adorava. De vez em quando e muito comumente são meus favoritos!
MEUS PARABÉNS PELA OBRA REALIZADA, ETERNO EM NOSSOS CORAÇÕES, SUCESSO !!
Legião Urbana II e Descobrimento do Brasil são os que mais gosto da Legião Urbana.
Amo Legião Urbana ❤️
o Dois sem dúvida, foi "o álbum" da Legião.
Renato Rocha
Por mais que o Renato Rocha não quis mais nada com a banda depois do 3º álbum, não lembrar do cara que foi importante nos 3 primeiros álbuns é uma baita sacanagem.
Sim ! bando de babcas esse dois ai !DADO e Marcelo playboy Bonfá!
Simplismente agnorar a existência de Renato Rocha na banda foi sacanagem mesmo .
5:19 baixo do renato
Todo mundo comentando do esquecimento do Renato Rocha mas sem conhecimento. É muito difícil fazer um programa sobre um disco ou uma banda seguindo integralmente a lei, já que a legislação de direitos autorais exige que todos os músicos e demais produtores autorizem. Existem diversos documentários e projetos parados por conta disto, o próprio Gavan já disse que tentou lançar discos que ele encontrou arquivados nas gravadoras mas não consegue por conta disso.
Deve ser muito difícil conseguir autorização de algum responsável pela imagem do Negrete, já que ele passou os anos finais da vida como mendigo, abandonado até pela família e pelos fãs que só fazem chorar aqui nos comentários.
Renato Rocha fez linhas de baixo inesquecíveis em Tempo Perdido e Acrilic On Canvas. Por que foi ignorado ?
Banda que marcou minha Cidade! "Brasília " e gerações!!
Amo a Legião urbana
Renato Rocha grava três discos com a legião, contribui com o seu talento no baixo , e o Dado e o Bonfá não lembra do Renato Rocha é uma sacanagem!
Simplismente fantástico!!!
Gostem ou não, Legião virou o país de pernas pro ar...
Esse desdém de alguns _"hyper-experts"_ com a banda, só mostra o quanto eles mexeram com a cabeça da geração que pôde viver esse tempo...
Legião fez, faz e sempre fará parte da história da música brasileira...
Pra vcs que não curtem Legião, engulam, não assistam e voltem pro lugar de perfeição onde vcs vieram.
Negrete a alma da legião urbana tocava muito grande baixista
Amooooooo legião urbana mas cadê Renato Rocha?
O 2 e 4 foram clássicos. O 5 foi top demais. Os demais foram ótimos, tenho todos.
Eu tocava contra baixo e sei que o Renato Rocha tocava muito bem. Quem manda na base da instrumentação de uma banda de rock é o baixo. Como que esqueceram do Renato Rocha? Porque ele era um viciado? Quem não tinha seus defeitos? Pra mim a maior banda de rock do Brasil foi a Legião, mas como todas as outras bandas famosas de todo o mundo, nem citarei quais, todas tem um o calcanhar de Aquiles. Só achei um desrespeito muito grande com o Renato Rocha.
Essa banda faz muita falta 😢
Eles esqueceram do Renato rocha, caralho!!!!!!
Legião urbana para sempre!
Essa banda marcou muitas gerações mais deveriam ter falado do rocha
Gosto muito do programa, mas é um absurdo um programa falar de de um disco composto e gravado por quatro pessoas e uma delas ser completamente ignorada.
Power trio onde???
SENSACIONAL!!!!
Viva a legião urbana!!!
Não se esqueçam do Renato Rocha, por favor!!!!!
O Renato Rocha participou ativamente nos arranjo dos três primeiros disco e isso é perceptível para um bom ouvinte, pois a sonoridade de baixo mudou bastante após sua saida . Não entendo porque não foi citado. um egoísmo da parte dos demais integrantes. não da para esconder o nome de Renato Rocha por questão de direitos autorais e o mesmo aparece durante a execução de alguns trechos das músicas.
Programa Sensacional
Só eu que fiquei de cara de nao mencionarem o Renato rocha??? Fóda né. Rip.Renato Rocha. E Russo.
A família do Renato Rocha deveria procurar o apresentador e pedi-lo mais respeito.
Até porque os outros indivíduos do grupo não têm respeito há muito tempo.
Se o Renato Russo estivesse dando essa entrevista tenho certeza que ele se lembraria de cada um, Renato Russo sempre foi o cara mais humilde da banda!
Na música Eduardo e Mônica o baixo do Renato Rocha é coisa de outro mundo!
O baixo da música Eduardo e Mônica foi composto e gravado pelo Renato Russo, tá escrito no próprio encarte do disco.
Pega as entrevistas do Renato russo, quase em todas ele fala do Negrete, Esses dois nem cita o nome do cara.
O melhor disco do Rock Nacional pra mim.. E onde tem a mnha música preferida.. ANDREA DORIA
Esse clássico nunca vai morrer!
Canal Brasil verdade
to doente que não vou ver essa música ao vivo, 132 reais no show deles putz...
Bambam Dias .A melhor Música
Stephane Santos sim.. Passei por tal coisa.. Me identifico muito muito mmo mnha amiga..
Renato Rocha também pode até virar filme.
Uma coisa pode ser dita com toda certeza: os melhores discos da Legião Urbana foram produzidos pelo Mayrton Bahia.
Concordo plenamente.
Eu posso chamar vocês de meninos. Porque na minha casa, eu já ouvia Legião e fiz filho e os amigos do filho ouvir e vira fã. Foi uma grande conquista . Choramos juntos a morte do Renato.
Sacanagem mesmo Renato Rocha contribuiu muito para a legião urbana, o nome dele aparece até nas composições. A legião nunca mais foi a mesma depois da saída dele
Quem um dia irá dizer que esse Disco é o melhor da Legião e quem irá dizer que não.
Mas afinal, existe razão para as coisas feitas pelo coração?
@@CanalBrasil kkkkk , VIVA LEGIÃO,VIVA LEGIÃO!!!!!!!
Não falam do Negrete, o cara foi importantíssimo
Que prazer, ouvir coisas que fizeram a mente... Mais sucesso - é o que desejo.
Parabéns Canal Brasil pela excelente matéria. Viva L.U !!!!
Absurdo não citar o Renato Rocha ainda mais se falando do Dois que o Renato Rocha fez um arranjo maravilhoso de contra baixo em todas as músicas. No primeiro tb quando o Renato Rocha chegou ele mudou os arranjos de baixo das músicas e no Dois ele criou todos os arranjos das músicas fez um trabalho muito bom e sem dúvida ele era o melhor músico da Legião. Muita falta de consideração com a história da própria banda apagar o Renato Rocha.
O desprezo deles por Renato Rocha destroi qualquer imagem positiva que se tenha deles. É de se supor que o processo de auto abandono de Negrete veio muito disso.
Banda nua e crua com muita técnica e poesia de sobra. Orgulho de ser brasiliense mas nunca os vi tocar ao vivo por ter ido moram em Manaus em 1986. Pena.
Excelente vídeo, assisto ele como ouço canções..... abraços legionários!!!
Gratidão é uma coisa muito linda ! O Renato Rocha é que o diga . Nem o apresentador do programa mencionou o nome do baixista . Sempre achei os caras da Legião de origem duvidosa . Não sei se o mundo dá voltas mas o filho do Renato está aí acabando com todas as situações . Coincidência ? Não sei . Sempre ouvi um ditado que dizia : ' Uma geração constrói , outra mantém , e a outra destrói " . Eu não gostaria de estar escrevendo isso .
Deveriam explorar com mais detalhes a produção do disco "Dois", que em muito difere do disco anterior. Seria interessante, também, mostrar algo sobre as vendagens, a turnê, bem como o seu impacto na época (1986, ano de vários lançamentos importantes no rock BR. Como será que a banda se via no meio daquela explosão criativa de seus contemporâneos?). Além disso, não houve nenhuma citação à participação de Renato Rocha no disco. Como bate-papo, ficou legal. Mas, no geral, parece que deram mais destaque ao início da carreira e primeiro álbum.
Bem observado
O melhor álbum da melhor banda.