Sou professor de História. E no primeiro dia de aula eu sempre leio os sobrenomes de todos os meus alunos e aproveito para dar uma aula sobre a origem dos sobrenomes, pois é algo muito legal de se aprender, pois acaba aprendendo um pouco sobre a história. Então, sempre menciono que existe 6 tipos de sobrenomes: - Profissão: Schmidt, Smith, Ferreira. (ferreiros) - Local: Vinci (cidade de Vinci), Assis (cidade de Assis), Heck (aparentemente é essa origem alemã do meu sobrenome) - Patronímico (filho de..): Rodrigues (filho de Rodrigo), Borison (FIlho de Bóris). - Religioso: Santana (dia de Santa Ana) , Reis (dia de Reis), Cristo. - Adjetivo: Klein (pequeno), Albino (branco), Piccolo (pequeno). - Animais: Leão, Wolf... aí tem problemas para se identificar origem, pode ser relativo a religião (católica como Leão de Judá) ou ainda relativo a cidade (León na Espanha). O que gosto também de dizer para os meus alunos que antes de haver os sobrenomes, nós éramos identificados como Gandalf apresenta Aragorn aos outros: "Aragorn, filho de Arathorn, Senhor dos Dúnedain).
@@anaisabel2956 Costa é topônimico (do litoral, da costa), ou pode ser cristão novo. Já Alves pode ser patronímico (filho de Álvaro) ou outra ideia que não sei. Infelizmente não conheço a origem de todos os sobrenomes
@@anaisabel2956 Mas assim Ana, para ter certeza sobre origem e significado do teus sobrenomes tem que se fazer um estudo genealógico. Que é aquela "brincadeira" de montar a "Árvore da Família". Tem sites que ajudam nisso (normalmente pagos) mas só pesquisando para ter total certeza.
O meu sobrenome é um dos casos interessantes pois nomeia tanto nobres alemães como famílias judias. Perto de Heilbronn tem um burgo que era a sede do principado de Löwenstein. Vale a pena um passeio até lá. A origem desse nome está nas Löwensteinerberge, o habitat do extinto leão europeu. O último príncipe von Löwenstein emigrou para Inglaterra. Nossa família, judia, recebeu esse sobrenome durante a inquisição provavelmente porque eram todos muito loiros ou viviam nessa região.
Minha bisavó tb era descendente de alemã judia. Porém aqui eles eram luteranos. Na lista dos mortos do na.z.ismo na região da minha bisa que é Bade Wurtemberg ,la tinha mts Mildemberger).
Belo trabalho, meu interesse em teus vídeos não é pela língua alemã em si mas pelo conteúdo que envolve história e cultura, que claro estão ligados. Parabéns e siga com essa qualidade 💪
sou gaucho de Viamão-RS e tenho sobrenome alemão porem sou negro, isso me gera alguns ''problemas'' e situações desde o colegial e pior ainda no alistamento militar, voces precisam ver a cara das pessoas quando anunciam Hofmann e aparece eu. as pessoas ficam totalmente confusas. e eu as entendo 100% .
Não pretendo estudar alemão, tão pouco morar na Alemanha, mas seus vídeos ou aulas são muito, mas muito interessantes , e também divertidos . Adorei o assunto dos sobrenomes ; é curioso que não existam tantos sobrenomes alusivos às profissões entre os brasileiros/portugueses como se dá com os alemães e ingleses .
Isso é o comum em todas as línguas, em português é bem fácil de saber a origem da família pela profissão ou o dia que nasceu, na França tb as portas tem o sobrenome da família
Essa cultura da importância do sobrenome veio junto para o Brasil com os imigrantes alemães. Aqui em nossa região, ao chegar na casa de alguém, a primeira pergunta que se faz: "de qual família você é?"
Por causa de meu trabalho acadêmico, estou lendo algumas biografias de nazistas, em especial Heinrich Himmler e Josef Mengele e existem várias passagens onde os biógrafos falam exatamente do poder do sobrenome na sociedade alemã. Essa importância também ocorre na sociedade francesa. Podemos ver isso em vários locais, como nos créditos dos filmes franceses, onde o sobrenome vem em letras garrafais. Um historiador comentou que você estuda cinco anos numa universidade francesa sem ter jamais ouvido o prenome de um professor ou do diretor da instituição, pois todos são conhecidos unicamente pelo nome de família.
Dependendo do sobrenome isso é comum no Brasil também, mais precisamente se for um sobrenome incomum ou em algum idioma diferente. Tenho professores que são conhecidos apenas pelo sobrenome aqui no Paraná.
@@pbnetto É verdade, porém no caso brasileiro é a exceção enquanto que em alguns lugares na Europa, é a regra. Por exemplo, no meio da aviação no Brasil, em geral, o sobrenome do funcionário é o que vale. Tipo, conhecemos os colegas da empresa apenas pelo sobrenome.
Sou mineira, casada com filho dr lituano. Na minha cidade as pessoas se cumprimentam perguntando: filho de quem você é? Portanto é cultural ou herança cultural essa necessidade de associar a pessoa ao seu histórico familiar. Falsa segurança ou status co?
Boa tarde, Professora! o meu sobrenome é RIBEIRO e achei interessante ter a tradução para o Alemão "Bach" - Indicava um ancestral que habitava próximo de um curso d'água. Ótima aula. 👏
Meu sobrenome Hoff. Saíram da Alemanha, Borstel(antiga Prússia) em 31 out 1859 e chegaram no Porto de S. Francisco,SC em 22 jan 1860. 83 dias no mar. Que difícil. O trisavo era Johann Christoph e o bisavô Johann Gottfried . O avô Evald Criton (nasceu no Brasil 1888). A bisavó Catharina Ehmke(a trisavo tinha sobrenome Krueger). Pesquisei no arquivo histórico de Joinville e no site, Family Search(arquivo dos mórmons). Quem tiver curiosidade são esses os primeiros passos. Minha bisavó nasceu em Friburgo ( próximo de Indaiatuba, SP).
Meu pai herdou o Sobrenome Eller da minha avó. Os pais dela eram primos, porém antes de se casar, minha bisavó tinha o sobrenome Mildemberger. Nenhum desses sobrenomes foi passado para mim nem para meus irmãos.
Muito bom o vídeo. No Brasil e Portugal temos a mesma tradição. Também entre nós muitos nomes originam-se de profissões, de adjetivos identificadores de características físicas ou ainda referências a lugares. Por exemplo, Machado (Axt), Ferreira (Schmidt), Souza (da região de Sousa de Portugal), Silva (possivelmente referente a selva, isto é, morador do interior), Castro (do latim Castrum, fortaleza, geralmente militar), ou nomes de frutas, ligados, algumas vezes, a tradições dos judeus novos, ou seja, aqueles que mudaram de nome em virtude das perseguições da “Santa”Inquisição (Pereira, Laranja, Macieira, e outros). Nossos nomes, sem exceção, representam e honram nossos antepassados e suas respectivas lutas e tradições, alegrias, sofrimentos, sucessos e desilusões. 🙏🏻
Sabia do Smith para Ferreira, mas aprendi hoje sobre o equivalente Schmidt. Meu avô era Ferreira, embora não tenha herdado o sobrenome. A parte dos sobrenomes judaicos foi incrível! Adoro seus vídeos culturais!
vc está de parabéns, adiro seus vídeos e vc ensina exatamente como eu creio ser o correto, mesclando todos os aspectos culturais. Muito bons seus vídeos, ah q dor no coração, sempre quis aprender alemao, a vida avança e vamos protelando, graças a Deus a internet é sensacional para isso, muito obrigado palas dicas!!!👏🏻👏🏻
Tema interessante, meu sobrenome faz parte das profissões relacionadas ao processamento da lã :) na sequencia tem o Schäfer, Scherer, Spindler e Weber - pastor, tosquiador, fiandeiro e tecelão.
Segundo meu tio alemão o sobrenome da minha família seria em alemão antigo… Hastenreiter… que seria cavaleiro que faz as coisas “de maneira descuidada”, não de correr como seria a tradução literal.
Eu amei saber do Lenk!!! Eu me chamo Vivian Lenk. Amo meu Lenk. O Lenk era meu avó pai do meu pai. E interessante, eu trabalhei minha vida inteira em escola, minha filha que tem o Lenk e acabou sendo conhecida como Taiz Lenk trabalha com acessibilidade cega, ela é locutora e faz audio descrição, ou seja ela dá continuidade ( direção) aos cegos qdo em um filme, programa de tv, jogos, etc ninguém fala nada.... nesse momento o cego não sabe o q está acontecendo na tela é quando entra sua voz explicando. Muito, muito lindo o significado do Lenk. Obrigada pela informação.
*MOLINEIRO* é aquele que opera o moinho. Lembrando que a Língua Portuguesa antiga, ou o Galego, ou Galego-Português, era muitíssimo mais parecida com a Língua Espanhola.
Muito interessante. Meu sobrenome Siedschlag é bem raro de encontrar, eu sei que Schlag é algo como batida, pancada, mas nunca descobri a origem exata, vou tentar pesquisar mais profundamente sobre.
Interessante. Bisavó da minha mulher veio da Alemanha criança. Os pais morreram no navio. No Porto foi adotada por espanhóis. Agora estamos fazendo DNA e teste genético para descobrir de onde ela veio da Alemanha. Fora que na imigração eles sempre abrasileirava os sobrenomes. Tudo errado desde 1500. Ela veio em 1900 por ai. Abraços desde Blumenau. SC.
Na verdade Alexandre, o sistema brasileiro de registro de imigrantes, pela época, era até bem avançado, tanto q se tem os arquivos até hoje preservados A maioria dos países latino-americanos, africanos e asiáticos naquela época não faziam esse serviço tão eficazmente. Mas claro q havia dificuldades com as diversas línguas, escritas, etc.
Muitos imigrantes antigamente eram analfabetos então falavam o nome e não sabiam corrigir a escrita. Fora que até mesmo hoje em dia no formulário da PF você pode "abrasileirar" seu sobrenome se for da sua vontade.
BOA TARDE ! ACABEI DE ASSISTIR ESSE VÍDEO HOJE 25.06.23 , GOSTEI MUITO MAS MUITO MESMO, QUERO PESQUISAR O NOME DA FAMÍLIA DA MINHA MÃE QUE EU TENHO O ORGULHO DE TER E AS DEMAIS IRMÃS NÃO TEM ; GOSTARIA DE SABER AONDE POSSO PESQUISAR, MUITO OBRIGADO MARCOS SCHWEBEL ROSSI
Professora gostei muito de ouvi-la. As primas do meu avô com as quais convivi, fez com que eu me recordasse tanto do som da língua germânica. Minha mãe ia aprender porém na segunda guerra foi proibido. Que pena.
Meu Name é Heuseler 🌷 ( Meu avô foi o primeiro Heuseler a nascer aqui no Brasil) no início do século xx. Até onde entendi são pessoas pequenos proprietários de terra Meu avô era florista e pianista. Havia nobres e também judeus na família antes das guerras.
@@lap.2666 Na verdade não são cidades com língua oficial, mas o alemão, por exemplo, faz parte do currículo das escolas (aula de alemão), uso cotidiano, nomes alemães em partes públicas etc
Muito interessante, sei que meus ancestrais vieram da Alemanha para o Sul do Brasil antes de 1900! Incrível saber um pouco mais do meu sobrenome Müller!
Hallo Lehrerin Ingrid Lenk! Ich fand die Bedeutung deines Nachnamens faszinierend, du hast uns diese Information eingeprägt und wir können dich nicht vergessen, mein Nachname ist Heller, was bedeutet das?
Ich bin mir nicht sicher, ob das, was ich schreibe, für Sie ausreicht, als ich es geschrieben habe. Ich habe es herausgefunden und weiß nicht, ob es wahr ist, dass mein Nachname bedeutet (er, der in Bäumen lebt oder lebte ... traurig, sehr traurig.😂😂😂😂😂
Sou descendente de alemães, alguns parentes moram na mesma localidade que meu avó se estabeleceu quando chegou ao Brasil, uma comunidade tipicamente alemã, lá realmente o sobrenome é muito importante. Meu tio já havia me dado uma breve explicação sobre a relação sobrenome/profissão.
Adorei o vídeo, tenho um filho que casou com uma alemã e mora lá com a família, por isso gosto de saber curiosidades de lá. Não lhe conhecia e hoje abri seu vídeo sem qualquer pretensão e amei, já me inscrevi e marquei o sininho, agora serei sua fã rsrsrs.
Olá. Gostei das informações. Entendi porque os descendentes de alemães no Brasil valorizam tanto o sobrenome. Meu sobrenome é Ritter. Poderia por favor falar algo sobre esta familia? Obrigado
Sensacional Ingrid! Muito obrigado pela aula e por compartilhar! Sou neto de alemães, Engelmann por parte de Pai e Rösch (que não tenho no nome) por parte de Mãe.
Interessante como os alemães se apresentam no telefone ou até pessoalmente com o sobrenome. É a ilustração da maneira mais formal de tratamento em geral não apenas na Alemanha, mas na Europa em geral. Outra pegada, né?🌏🌍🌎
Sou professor de História. E no primeiro dia de aula eu sempre leio os sobrenomes de todos os meus alunos e aproveito para dar uma aula sobre a origem dos sobrenomes, pois é algo muito legal de se aprender, pois acaba aprendendo um pouco sobre a história.
Então, sempre menciono que existe 6 tipos de sobrenomes:
- Profissão: Schmidt, Smith, Ferreira. (ferreiros)
- Local: Vinci (cidade de Vinci), Assis (cidade de Assis), Heck (aparentemente é essa origem alemã do meu sobrenome)
- Patronímico (filho de..): Rodrigues (filho de Rodrigo), Borison (FIlho de Bóris).
- Religioso: Santana (dia de Santa Ana) , Reis (dia de Reis), Cristo.
- Adjetivo: Klein (pequeno), Albino (branco), Piccolo (pequeno).
- Animais: Leão, Wolf... aí tem problemas para se identificar origem, pode ser relativo a religião (católica como Leão de Judá) ou ainda relativo a cidade (León na Espanha).
O que gosto também de dizer para os meus alunos que antes de haver os sobrenomes, nós éramos identificados como Gandalf apresenta Aragorn aos outros: "Aragorn, filho de Arathorn, Senhor dos Dúnedain).
sensacional sua explicação
E Costa? É o quê? Alves? ?
@@anaisabel2956 Costa é topônimico (do litoral, da costa), ou pode ser cristão novo. Já Alves pode ser patronímico (filho de Álvaro) ou outra ideia que não sei. Infelizmente não conheço a origem de todos os sobrenomes
@@Eddiehunte muito obrigada por responder. Tudo de bom.👍
@@anaisabel2956 Mas assim Ana, para ter certeza sobre origem e significado do teus sobrenomes tem que se fazer um estudo genealógico. Que é aquela "brincadeira" de montar a "Árvore da Família". Tem sites que ajudam nisso (normalmente pagos) mas só pesquisando para ter total certeza.
Wallor é meu sobrenome
Eu agradeço.
Muito interessante!
O meu sobrenome é um dos casos interessantes pois nomeia tanto nobres alemães como famílias judias. Perto de Heilbronn tem um burgo que era a sede do principado de Löwenstein. Vale a pena um passeio até lá. A origem desse nome está nas Löwensteinerberge, o habitat do extinto leão europeu. O último príncipe von Löwenstein emigrou para Inglaterra. Nossa família, judia, recebeu esse sobrenome durante a inquisição provavelmente porque eram todos muito loiros ou viviam nessa região.
Muito lindo
Lovenshtein filho de Levi
Meu sobrenome é "Löwe" achei interessante, deve ter alguma ligação
Meu sobrenome é Goessling, não sei o significado.
Minha bisavó tb era descendente de alemã judia. Porém aqui eles eram luteranos. Na lista dos mortos do na.z.ismo na região da minha bisa que é Bade Wurtemberg ,la tinha mts Mildemberger).
Belo trabalho, meu interesse em teus vídeos não é pela língua alemã em si mas pelo conteúdo que envolve história e cultura, que claro estão ligados. Parabéns e siga com essa qualidade 💪
Dito🤩
sou gaucho de Viamão-RS e tenho sobrenome alemão porem sou negro, isso me gera alguns ''problemas'' e situações desde o colegial e pior ainda no alistamento militar, voces precisam ver a cara das pessoas quando anunciam Hofmann e aparece eu. as pessoas ficam totalmente confusas. e eu as entendo 100% .
Não pretendo estudar alemão, tão pouco morar na Alemanha, mas seus vídeos ou aulas são muito, mas muito interessantes , e também divertidos . Adorei o assunto dos sobrenomes ; é curioso que não existam tantos sobrenomes alusivos às profissões entre os brasileiros/portugueses como se dá com os alemães e ingleses .
Isso é o comum em todas as línguas, em português é bem fácil de saber a origem da família pela profissão ou o dia que nasceu, na França tb as portas tem o sobrenome da família
De onde será que vem o sobrenome Pinto?
@@klausmfuchsnão é de onde vc imagina. Antes de nomearmos o órgão masculino de forma vulgar, o filhote da galinha já era pinto
Ingrid, seus vídeos são aulas incomparáveis de cultura alemã. Agradeço sua dedicação.
Essa cultura da importância do sobrenome veio junto para o Brasil com os imigrantes alemães. Aqui em nossa região, ao chegar na casa de alguém, a primeira pergunta que se faz: "de qual família você é?"
Em Curitiba isso ainda é muito comum entre os mais velhos.
Aqui em Minas também, com o famoso "Cê é fi de quem?" kkkkkkk
De que gente tu é 😄
@@jackson88bass Adorei! É isso mesmo!
@@rafaella6236 ora ora temos uma Xeroque Rolmes aqui 🤦🏻♂️.
Não fode a zuera kkkkk
Na altura do campeonato não vou aprender o idioma, mas, é maravilhoso conhecer a cultura e história desse país!! Obrigado professora!!! Feliz 2022?
Na Dinamarca 🇩🇰 tbm é assim!
Du bist Ingrid und Ich bin auch Ingrid !! Küsse !
O NOME da família tem muita importância, remete à história e à dignidade (Würde) dela.
Warkentin são menonitas, que seguem a cultura alemã no mundo inteiro.
Por causa de meu trabalho acadêmico, estou lendo algumas biografias de nazistas, em especial Heinrich Himmler e Josef Mengele e existem várias passagens onde os biógrafos falam exatamente do poder do sobrenome na sociedade alemã. Essa importância também ocorre na sociedade francesa. Podemos ver isso em vários locais, como nos créditos dos filmes franceses, onde o sobrenome vem em letras garrafais. Um historiador comentou que você estuda cinco anos numa universidade francesa sem ter jamais ouvido o prenome de um professor ou do diretor da instituição, pois todos são conhecidos unicamente pelo nome de família.
Exato
Faz sentido. Estudo na Alemanha e não faço ideia do nome dos meus professores, somente sobrenome.
Dependendo do sobrenome isso é comum no Brasil também, mais precisamente se for um sobrenome incomum ou em algum idioma diferente. Tenho professores que são conhecidos apenas pelo sobrenome aqui no Paraná.
@@pbnetto É verdade, porém no caso brasileiro é a exceção enquanto que em alguns lugares na Europa, é a regra. Por exemplo, no meio da aviação no Brasil, em geral, o sobrenome do funcionário é o que vale. Tipo, conhecemos os colegas da empresa apenas pelo sobrenome.
Sou mineira, casada com filho dr lituano. Na minha cidade as pessoas se cumprimentam perguntando: filho de quem você é? Portanto é cultural ou herança cultural essa necessidade de associar a pessoa ao seu histórico familiar. Falsa segurança ou status co?
Meu sobrenome é Angst (medo, angústia), meus pais vieram da Suíça (parte alemã). O sobrenome de solteira da minha mãe era Hess.
Angst em norueguês é ansiedade🙂
Oi!
Um afilhado do meu pai que mora em Taquara-rs tem sobrenome Hess
Jair Hess.
Caraio. Igual "Maria das Dores". Tipo Mano, quem q adota esse sobrenome? Kkkk
"Claudia da Angústia".
Adoro tuas falas. Aprendo muito da cultura alemã e sobre humanidades. Piraju-SP Brasil
Em apenas uma única aula tanto aprendizado. Muito obrigado!
Grato por ter mais conhecimentos pelos comentários de todos.
Boa tarde, Professora! o meu sobrenome é RIBEIRO e achei interessante ter a tradução para o Alemão "Bach" - Indicava um ancestral que habitava próximo de um curso d'água. Ótima aula. 👏
Sou nova aqui e estou muito encantada com a sua didática e a simpatia de falar sobre a Alemanha. Parabéns !!!!
Vídeo excelente! Gostei muito, professora! Obrigado! (Vielen Danke!)👏👏👏👏👏
Meu sobrenome é Schuhmacher
Meu tataravô Aloys Schuhmacher nasceu em Sankt Leon, Wiesloch, Heidelberg, Baden, Alemanha 🇩🇪❤️
Meu sobrenome Hoff. Saíram da Alemanha, Borstel(antiga Prússia) em 31 out 1859 e chegaram no Porto de S. Francisco,SC em 22 jan 1860. 83 dias no mar. Que difícil. O trisavo era Johann Christoph e o bisavô Johann Gottfried . O avô Evald Criton (nasceu no Brasil 1888). A bisavó Catharina Ehmke(a trisavo tinha sobrenome Krueger). Pesquisei no arquivo histórico de Joinville e no site, Family Search(arquivo dos mórmons). Quem tiver curiosidade são esses os primeiros passos. Minha bisavó nasceu em Friburgo ( próximo de Indaiatuba, SP).
Sou novo por aqui, mas amo o idioma alemão há muito tempo e tô curtindo muito suas aulas. Parabéns pelos ótimos vídeos!
Que canal delicioso ou eu que amo o sotaque, o conhecimento a cultura? Tudo junto e misturado. 🥰
Lehrerin, vc é pura cultura!🤗
Meu pai herdou o Sobrenome Eller da minha avó. Os pais dela eram primos, porém antes de se casar, minha bisavó tinha o sobrenome Mildemberger. Nenhum desses sobrenomes foi passado para mim nem para meus irmãos.
Mas vc pode entrar com um processo de inclusão de sobrenome. Só juntar os documentos dos seus antepassados
@@victormorais1625Nossa,eu nem sabia que existia isso.
Será que dá pra eu criar meu próprio sobrenome,ou isso é contra a lei?
Muito bom o vídeo. No Brasil e Portugal temos a mesma tradição. Também entre nós muitos nomes originam-se de profissões, de adjetivos identificadores de características físicas ou ainda referências a lugares. Por exemplo, Machado (Axt), Ferreira (Schmidt), Souza (da região de Sousa de Portugal), Silva (possivelmente referente a selva, isto é, morador do interior), Castro (do latim Castrum, fortaleza, geralmente militar), ou nomes de frutas, ligados, algumas vezes, a tradições dos judeus novos, ou seja, aqueles que mudaram de nome em virtude das perseguições da “Santa”Inquisição (Pereira, Laranja, Macieira, e outros). Nossos nomes, sem exceção, representam e honram nossos antepassados e suas respectivas lutas e tradições, alegrias, sofrimentos, sucessos e desilusões. 🙏🏻
Seus vídeos são bastante interessantes, Além de trazer aula de gramática, traz conteúdos históricos.
Sou recém chegado mas gostei do conteúdo e da forma como você explica os tópicos. Ganhou um inscrito.
Top ! Top ! Sensacional
Olha quem eu achei aqui. A moça das voltinhas na água gelada.👏👏👏🇧🇷🌹
Caí aqui de paraquedas, mas fiquei impressionada. Muito interessante 👏🏼👏🏼
Sabia do Smith para Ferreira, mas aprendi hoje sobre o equivalente Schmidt. Meu avô era Ferreira, embora não tenha herdado o sobrenome. A parte dos sobrenomes judaicos foi incrível! Adoro seus vídeos culturais!
vc está de parabéns, adiro seus vídeos e vc ensina exatamente como eu creio ser o correto, mesclando todos os aspectos culturais. Muito bons seus vídeos, ah q dor no coração, sempre quis aprender alemao, a vida avança e vamos protelando, graças a Deus a internet é sensacional para isso, muito obrigado palas dicas!!!👏🏻👏🏻
Tema interessante, meu sobrenome faz parte das profissões relacionadas ao processamento da lã :)
na sequencia tem o Schäfer, Scherer, Spindler e Weber - pastor, tosquiador, fiandeiro e tecelão.
Professora Ingrid; Você é muito linda, mas a simpatia e excelentes explicação, nos faz assimilar o aprendizado mais facilmente.
Segundo meu tio alemão o sobrenome da minha família seria em alemão antigo… Hastenreiter… que seria cavaleiro que faz as coisas “de maneira descuidada”, não de correr como seria a tradução literal.
Eu amei saber do Lenk!!! Eu me chamo Vivian Lenk. Amo meu Lenk. O Lenk era meu avó pai do meu pai. E interessante, eu trabalhei minha vida inteira em escola, minha filha que tem o Lenk e acabou sendo conhecida como Taiz Lenk trabalha com acessibilidade cega, ela é locutora e faz audio descrição, ou seja ela dá continuidade ( direção) aos cegos qdo em um filme, programa de tv, jogos, etc ninguém fala nada.... nesse momento o cego não sabe o q está acontecendo na tela é quando entra sua voz explicando. Muito, muito lindo o significado do Lenk. Obrigada pela informação.
Obrigada pela explicação dos sobrenomes.
Minha família é FISCHER e já fiz a genealogia até a 4°geração.
Muito bom,NAME.
poxa legal, na próxima encarnação eu quero aprender alemão
aprendo muito com vídeo assim. e aproxima a gente da língua
Obrigado
Fantástico, Professora. Primeiro vídeo que vejo do seu canal. Muito didático e o tema (sobrenomes) eu adoro. Adorei.
Adoro essa alemã! Adoro essa Lenke!
Interessante
Muito interessante
Não sabia do significado dos nomes!
Muito legal. Obrigado por compartilhar conosco.
Cheguei aqui por acaso - por algoritmo, na verdade, rsrsrs - encantei-me com esse vídeo. Acabo de me inscrever, vou devorar o canal. ;)
Conheci o seu canal hoje,e gostei..então irei me escrever aqui👏🏼💐
*MOLINEIRO* é aquele que opera o moinho.
Lembrando que a Língua Portuguesa antiga, ou o Galego, ou Galego-Português, era muitíssimo mais parecida com a Língua Espanhola.
Muito interessante. Meu sobrenome Siedschlag é bem raro de encontrar, eu sei que Schlag é algo como batida, pancada, mas nunca descobri a origem exata, vou tentar pesquisar mais profundamente sobre.
10:17 Acho que eu encontrei o filme que procurava. Baron von Münchhausen. Assisti quando criança. Incrível.
Amo!!!
Vídeo muito interessante! Obrigado!
Super interessante obrigado
Fascinante!
Excelente!!! Meu sobrenombre e Wünsch. Moro no Uruguay.
Gratidão ...
Adorei , o meu é Weingaertner 😀
Interessante. Bisavó da minha mulher veio da Alemanha criança. Os pais morreram no navio. No Porto foi adotada por espanhóis. Agora estamos fazendo DNA e teste genético para descobrir de onde ela veio da Alemanha. Fora que na imigração eles sempre abrasileirava os sobrenomes. Tudo errado desde 1500. Ela veio em 1900 por ai. Abraços desde Blumenau. SC.
Na verdade Alexandre, o sistema brasileiro de registro de imigrantes, pela época, era até bem avançado, tanto q se tem os arquivos até hoje preservados
A maioria dos países latino-americanos, africanos e asiáticos naquela época não faziam esse serviço tão eficazmente. Mas claro q havia dificuldades com as diversas línguas, escritas, etc.
Muitos imigrantes antigamente eram analfabetos então falavam o nome e não sabiam corrigir a escrita. Fora que até mesmo hoje em dia no formulário da PF você pode "abrasileirar" seu sobrenome se for da sua vontade.
Parabéns!
No meu caso, na Enfermagem aqui, eu já passei apuros no começo da Rotina Intra-Hospitar.
Não sabia disso, muito legal!!!
Muito bom o video, como sempre!! Bjoss
Ingrid obrigado pela informação
Parabéns pelo excelente conteúdo!!
BOA TARDE !
ACABEI DE ASSISTIR ESSE VÍDEO HOJE 25.06.23 , GOSTEI MUITO MAS MUITO MESMO, QUERO PESQUISAR O NOME DA FAMÍLIA DA MINHA MÃE QUE EU TENHO O ORGULHO DE TER E AS DEMAIS IRMÃS NÃO TEM ; GOSTARIA DE SABER AONDE POSSO PESQUISAR, MUITO OBRIGADO
MARCOS SCHWEBEL ROSSI
Gostei muito desse vídeo interessante!
Professora gostei muito de ouvi-la. As primas do meu avô com as quais convivi, fez com que eu me recordasse tanto do som da língua germânica. Minha mãe ia aprender porém na segunda guerra foi proibido. Que pena.
Conteúdo explendido
Muito legal, aqui na Holanda muitos nomes são derivados tbm da profissão.
Excelente video...obrigada por compartilhar
Acabei de descobrir o seu canal e já me tornei inscrito.Adoro o alemão e a sua forma de explicar é cativante.
Muito interessante. Cai de paraquedas.
Gostei bastante.
caí no teu canal por acaso; mas te achei muito massa. Parabéns por sua didática. Sucesso.
aqui em Curitiba temos um shopping com nome de MULLER
Ingrid, você é maravilhosa! Aprendo tanto com você!!! Parabéns, parabéns, parabéns!!! 💜
Meu Name é Heuseler 🌷 ( Meu avô foi o primeiro Heuseler a nascer aqui no Brasil) no início do século xx. Até onde entendi são pessoas pequenos proprietários de terra Meu avô era florista e pianista. Havia nobres e também judeus na família antes das guerras.
Ótima explicação!!!! 👏👏👏
Aqui no Rio grande do Sul, há cidades em qy o Alemão, é língua oficial.
Qual cidade por ex?
@@lap.2666 Na verdade não são cidades com língua oficial, mas o alemão, por exemplo, faz parte do currículo das escolas (aula de alemão), uso cotidiano, nomes alemães em partes públicas etc
@@lap.2666 Canela, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Morro Reuter, Ivotí, Teutônia, Gramado...
Muito interessante, sei que meus ancestrais vieram da Alemanha para o Sul do Brasil antes de 1900! Incrível saber um pouco mais do meu sobrenome Müller!
Hallo Lehrerin Ingrid Lenk! Ich fand die Bedeutung deines Nachnamens faszinierend, du hast uns diese Information eingeprägt und wir können dich nicht vergessen, mein Nachname ist Heller, was bedeutet das?
Hast du herausgefunden?
Ich bin mir nicht sicher, ob das, was ich schreibe, für Sie ausreicht, als ich es geschrieben habe. Ich habe es herausgefunden und weiß nicht, ob es wahr ist, dass mein Nachname bedeutet (er, der in Bäumen lebt oder lebte ... traurig, sehr traurig.😂😂😂😂😂
Sou descendente de alemães, alguns parentes moram na mesma localidade que meu avó se estabeleceu quando chegou ao Brasil, uma comunidade tipicamente alemã, lá realmente o sobrenome é muito importante. Meu tio já havia me dado uma breve explicação sobre a relação sobrenome/profissão.
Eu achava que quem tinha os mesmos sobrenomes eram pq tinham algum parentesco em comum
Adorei o vídeo, tenho um filho que casou com uma alemã e mora lá com a família, por isso gosto de saber curiosidades de lá. Não lhe conhecia e hoje abri seu vídeo sem qualquer pretensão e amei, já me inscrevi e marquei o sininho, agora serei sua fã rsrsrs.
Olá minha irmã graça e paz, muito legal sua aula. Sucess. Deus lhe abençoe. Ótima semana.
Acontece aqui no sul nas cidades colonizadas por imigrantes, vc chega e já pede. Que família você é
Que vídeo top!👏
Olá. Gostei das informações. Entendi porque os descendentes de alemães no Brasil valorizam tanto o sobrenome. Meu sobrenome é Ritter. Poderia por favor falar algo sobre esta familia? Obrigado
Sensacional Ingrid! Muito obrigado pela aula e por compartilhar! Sou neto de alemães, Engelmann por parte de Pai e Rösch (que não tenho no nome) por parte de Mãe.
Meu avô era Schumacher ele teve 5 filhos no BR, 3 foram registrados como Schumacher e 2 como Schumann .
Você tem uma ótima didática ! Parabéns !!
Aqui na Itália é assim também.
Estou nas últimas cadeiras de engenharia em uma universidade pública, e sou o ÚNICO com silva e outro sibrenome comum
achei interessante a relação do lenkt com corpo e outras relaçãoes
Que legal!!!
Professora , isso sim é encinar parabéns.
Interessante como os alemães se apresentam no telefone ou até pessoalmente com o sobrenome. É a ilustração da maneira mais formal de tratamento em geral não apenas na Alemanha, mas na Europa em geral. Outra pegada, né?🌏🌍🌎
Boa noite excelente vídeo parabéns pelo seu trabalho
Muito legal 👏🏻👏🏻👏🏻
Ich liebe deine Videos. Obrigado por todo esse conteúdo maravilhoso.
Vc é otima, explica mto bem