É o básico que funciona !! De fato esses cálculos estão resumidos. Mas entendi a proposta. como forma didática para iniciantes está corretíssimo. Parabéns.
Gostei da explicação irmão, muito didático Porém identifiquei uns pequenos erros Modulo elástico ao converter de 8500 kgf/mm² para (N/mm²) o valor seria 83300 N/mm², logo 83,3KN/mm² (Me corrija se eu estiver errado) No alongamento (∆L) foi calculado considerando o 833 kN/mm², vamos considerar que fosse esse o valor, durante o cálculo foi esquecido o (k) = 833x10^3 N/mm² (∆L) = (100kg x 9,8m/s²) x (5 m)/(833x10^3 x 27 mm²) Logo (∆L) = 0,2178 x 10^-3 m) (Pelo menos foi o que joguei na calculadora e depois no excel) Não é desmerecendo, gostei da sua explicação foi bem didática!!!
Saudações prevencionista!! obrigado por gostar do conteúdo. Continue com a gente pois esse canal não recebe nada para postar esses conteúdos. Nosso pagamento é o seu like e sua inscrição.
Saudações prevencionista !!! Obrigado amigo. Podemos contar com sua inscrição no canal? vai nos incentivar bastante a postar mais vídeos sobre esse tema.
Como saber quantas linhas tenho que ter no telhado. Meu telhado mede 20x 50 a linha está montada como um l sai da escada e segue pela cominheira teria que termais linha
Saudações prevencionista!!! Muito obrigado pela contribuição. Sim. será utilizado o valor de L1. No caso desse cálculo utililizamos o valor arredondado de 5,0. O resultado não sofreu uma alteração significativa. mas, de fato, é bom utilizar sempre os valores exatos para maior precisão. Um abraço.
Uma dúvida...eu quero dimensionar o chumbador pra ancorar uma linha de vida...no caso pra decompor as forças desse chumbador (Porque a resultante do cabo é inclinada), então pra achar os esforços em X e Y eu vou usar como CATETO essa deflexão d2 + d1? e dai consequentemente o outro cateto seria o vão/2...
Bom dia. Quando faço o cálculo utilizando trava quedas retrátil, altera minha ZLQ? Poderia fazer exemplo de linha de vida de cabo de aço utilizando troler de cabo de aço e um trava quedas retrátil?
Muito bom!! Tenho uma dúvida, caso o vão de fixação do cabo seja guiado por olhais de ancoragem o cálculo muda? Ou os olhais pode representar a fixação (vão de 5m) como representado no vídeo? Outra dúvida: a linha de vida deve estar acima do dorso do trabalhador ou pode estar na altura da cintura? Essa dúvida é pra facilitar a realização das atividades, as movimentações do mesmo...
Saudações prevencionista ! O cálculo muda sim. Mas os olhais não representam uma fixação, por eles não fixam o cabo. O que muda é que o alongamento diminui. Sobre a altura da linha de vida. Depende da configuração do trabalho. se for em telhados pode ser com FQ 2, por exemplo. Mas tirando esse tido de exceção o FQ deve ser no mínimo 1.
Saudações prevencionista! A base do cálculo é a mesma, mas nesse caso deve levar em consideração os efeitos do absorvedor de energia pois pode influenciar na ZLQ . Em breve postarei mais vídeos sobre cálculos e projetos de linha de vida.
Obrigado pela colaboração. Mas não há, em nenhum momento, a alegação de que linha de vida é só isso. Fizemos um cálculo, conforme descrito, e espero ajudar aos colegas que tiverem dúvidas. Entretanto concordo que dentro de um projeto de linha de vida há muitas coisas a serem discutidas. E não dá para esboçarmos, de forma didática em cerca 15 minutos. Deixem suas sugestões de conteúdos e discussões, para enriquecermos nossa comunidade. É para isso que existe nosso canal. Um forte abraço.
@@engbahiasesmt-oficial5935 saudações prevencionistas!! Continue explorando os temas relacionados a segurança do trabalho, com certeza irá sanar as dúvidas e esclarecer pontos a muitos que tem interesse no assunto. Poderia fazer outros vídeos relacionados a linha de vida!
@@katianenunesprieto7835 Saudações Prevencionista !! Com certeza. Esse é o objetivo. Há muito o que podemos discutir nessa comunidade e juntos conseguiremos enriquecer nosso entendimento.
Acho esse vídeo importante pois tem colegas como eu que não conhecem nada ainda e esse vídeo ajuda bastante. Para pessoas mais experientes na área pode ser um conteúdo ainda superficial, mas para mim é bom aprender assim. aos poucos.
vou endossar seu comentário, vejo muita gente amador se aventurando à fazer linha de vida, Segurança do Trabalho vai muito mais além, o cálculo ok, perfeita colocação, mas é muito mais do que isso, estamos falando de vida.
Obrigado pela dica. De fato esse tema é importante eu pretendo fazer, mas no momento estou envolvidos em alguns projetos que estão me deixando sem tempo. Logo que possível farei.
Ola, Evandro! Parabens pelo vídeo, super didatico! Gostaria de um video seu sobre os calculos da linha de vida vertica, aguardo com grande expectativa. Gostaria de citar apenas um pequeno equivoco no 2° passo ao executar os calculos voce colocou L1 como 5m, e seria 5,15m.
Saudações prevencionista!! Obrigado por assistir ao nosso vídeo. Continue com a gente. Amigo, esse fator multiplicador é um dado que todo fabricante deve informar pois trata dos ensaios mecânicos que seu produto foi submetido para poder ser comercializado. Caso não esteja no catálogo que você pesquisou, poderá ter nos laudos técnicos de ensaio que o fabricante fez.
Esse é o ponto mais importante a ser calculado. Além de fazer as contas certas. O q não é o caso aí nesse vídeo. Talabarte sem absorvedor, 0.7 m. O comprimento do talabarte. Não considerar o limite dos 6KN de impacto no trabalhador. Muitos erros em pontos minutos, UA-cam aceita tudo. Infelizmente 😮
meu querido boa trade , eu não achei esse valor na calculadora , ja fiz de todas as formas, mas nao achei, gostaria muito de saber com foi colocado na calculadora cientifica, na comum achei 9,8.. se me responder desde ja agradeço
Paulo. Obrigado por assistir ao vídeo. Inscreva-se no canal para nos dar uma força. Assim você pode mandar suas dúvidas nos comentários e, quando possível, responderemos
Boa tarde. Excelente explicação, muito clara. Obrigado Pode me tirar uma dúvida? Posso considerar o mesmo cálculo para um vão livre de 15 metros? Ou há na norma algum ponto que limite o comprimento do vão livre?
Saudações prevencionista! Sim colega. O cálculo é genérico. Você pode refazer modificando os valores , de a cordo com a sua necessidade. A única observação que faço é observar o ângulo que ficará no final, pois 15 m pode ser uma distância que deixa o ângulo menor que 120° Isso deve ser levado em consideração. Mas somente em relação ao cálculo sim. Pode ser feito
@@engbahiasesmt-oficial5935, opaa, beleza, muito obrigado. No caso dos 120º então, deve ficar sempre acima disso, certo? Esse valor esta em alguma norma?
@@wesleydossantosmoreti8377 Não está numa norma. É que a partir desse ângulo as forças internas nas sessões transversais dos cabos tendem à gerar uma tensão maior, o que pode aumentar o risco de rompimento do cabo.
Boa noite Felipe. Obrigado por ter assistido ao vídeo. Inscreva-se no canal e deixe sua dúvida. Sempre que posso respondo aos membros do canal. Obrigado.
No cálculo do "Delta L" não ocorreu um erro de unidade no calculo não? Pois você calculou utilizando "E" em kN e não em N, e a força "P" encontramos em N. Me confirme se meu pensamento esta correto por favor.
não entendi a formula onde vc ao invés de usar o valor do L1 (comprimento do cabo calculado) usou o L (comprimento do vão). a formula indica P*L1 e não P*L, acredito que esse cálculo esteja errado. não me lembro como faz a conversão de kgf/mm2 para kn/mm2, se puder me ajudar agradeço. já estou inscrito no canal.
Colega boa noite! Estava vendo seu vídeo, por sinal meus parabéns são muito bons, más queria que me tirasse uma dúvida, na conversão do módulo elástico do cabo (kgf para KN) a resposta não seria 83,35kN? Pois -> 8500 x 0,009806655 = 83,35525
Olá tudo bem? Gostaria de saber na fórmula do comprimento do cabo: L> 3%+L O que seria o 3%? É tabelado esse valor? Seria a deformação estrutural do cabo?
Saudações prevencionista! Esse fator de multiplicação é fornecido pelo manual do fabricante do cabo de aço. Cada tipo de cabo possui um fator de multiplicação específico.
Excelente vídeo 👏
Top 👍🏻
Me ajudou muito, excelente aula, muito obrigado.
Excelente conteúdo!
Parabéns, continue assim que vc vai ajudar muita gente. Me ajudou bastante. Muito claro!
É o básico que funciona !! De fato esses cálculos estão resumidos. Mas entendi a proposta. como forma didática para iniciantes está corretíssimo.
Parabéns.
Milton Souza neto na área meu irmão Evandro.
O cara que faz um vídeo desse merece todas as congratulações! Muito obrigado por dividir seu conhecimento!!!
Muito obrigado.
Fico feliz pelo reconhecimento pois esses vídeos são feitos com as melhores intensões.
Um abraço.
Gostei da explicação irmão, muito didático
Porém identifiquei uns pequenos erros
Modulo elástico ao converter de 8500 kgf/mm² para (N/mm²) o valor seria 83300 N/mm², logo 83,3KN/mm² (Me corrija se eu estiver errado)
No alongamento (∆L) foi calculado considerando o 833 kN/mm², vamos considerar que fosse esse o valor, durante o cálculo foi esquecido o (k) = 833x10^3 N/mm²
(∆L) = (100kg x 9,8m/s²) x (5 m)/(833x10^3 x 27 mm²)
Logo (∆L) = 0,2178 x 10^-3 m) (Pelo menos foi o que joguei na calculadora e depois no excel)
Não é desmerecendo, gostei da sua explicação foi bem didática!!!
ótima observação
Boa..
Explicação fantástica e simples....muito obrigado.
Saudações prevencionista!
Obrigado por ter gostado do vídeo. Esse simples trabalho foi feito para vocês.
Abraço.
muito bem explicado parabens
Obrigado
parabéns juventude, ótima didática e conhecimento.
TMJ
Muito obrigada!
Saudações prevencionista!!
Eu que agradeço.
Muito bom!
Saudações prevencionista!!
obrigado por gostar do conteúdo. Continue com a gente pois esse canal não recebe nada para postar esses conteúdos. Nosso pagamento é o seu like e sua inscrição.
Muito esclarecido com seu vídeo, parabéns!
Obrigado amigo. Foi feito com carinho para vocês
Ótima aula. Sou Bombeiro civil e acompanho muito serviço em altura
Obrigado guerreiro.
Em breve teremos mais novidades.
Bom direcionamento, para solucionar o problema de unidades no cálculo do alongamento, basta colocar o peso em KN.
Parabéns Evandro
Topp
Excelente!!!!
Saudações prevencionista !!!
Obrigado amigo. Podemos contar com sua inscrição no canal? vai nos incentivar bastante a postar mais vídeos sobre esse tema.
Esse é o cara !!!!!!!!!
Parabéns, canal com extrema qualidade e didática, conteúdo maravilhoso.
Saudações prevencionista !!!
Obrigado pelo comentário. Realmente esse trabalho, ainda que simples, é feito com dedicação.
Parabéns !!!
Esse tipo de vídeo ajuda muito a profissionais, como eu, que está começando na profissão
Professor
Show de bola sua explicação, o senhor é espetacular.
Saudações Prevencionistas!!!
TMJ companheiro. Continue com a gente.
MUITO BOM
Muito bom otima explicação mas quando for corda qual sera o modulo E e a area também tem algum fator poderia me ajudar
Obrigado!
Excelente material! Claro e objetivo. Parabéns!!!!
Muito bom !!!!!
Apresentação muito didática. Parabens!
Como fazer em linha de vida vertical, em escada marinheiro, uso de trava queda
Muito boa apresentação!!!
Caramba...que top
Obrigado
teria como fazer um vídeo calculando linha de vida com viga e trole??
Saudações prevencionista!!!
Sim meu amigo.
No momento estou me dedicando à alguns projetos mas em breve eu farei.
Obrigado pela contribuição
Como saber quantas linhas tenho que ter no telhado. Meu telhado mede 20x 50 a linha está montada como um l sai da escada e segue pela cominheira teria que termais linha
Usemos travaquedas... Bem melhor 😁
MUITO BOOOMMM...
só uma pergunta para calcular o delta L não teria que ser usado do L1= 5,15 ????
Saudações prevencionista!!!
Muito obrigado pela contribuição.
Sim. será utilizado o valor de L1.
No caso desse cálculo utililizamos o valor arredondado de 5,0. O resultado não sofreu uma alteração significativa.
mas, de fato, é bom utilizar sempre os valores exatos para maior precisão.
Um abraço.
Uma dúvida...eu quero dimensionar o chumbador pra ancorar uma linha de vida...no caso pra decompor as forças desse chumbador (Porque a resultante do cabo é inclinada), então pra achar os esforços em X e Y eu vou usar como CATETO essa deflexão d2 + d1? e dai consequentemente o outro cateto seria o vão/2...
Bom dia.
Quando faço o cálculo utilizando trava quedas retrátil, altera minha ZLQ?
Poderia fazer exemplo de linha de vida de cabo de aço utilizando troler de cabo de aço e um trava quedas retrátil?
Em breve amigo
@@engbahiasesmt-oficial5935 obrigado!
Gostaria de saber o cálculo da linha de vida vertical.
Muito Boa Essa Aula, desde já agradeço.
Queria ver o cálculo do ponto de ancoragem
👍👍👍
Boa tarde ! que modelo de cabo é esse 16 x 9 que você menciona no seu vídeo, não consigo achar essa força em tabela nenhuma de cabo
Muito bom!! Tenho uma dúvida, caso o vão de fixação do cabo seja guiado por olhais de ancoragem o cálculo muda? Ou os olhais pode representar a fixação (vão de 5m) como representado no vídeo?
Outra dúvida: a linha de vida deve estar acima do dorso do trabalhador ou pode estar na altura da cintura? Essa dúvida é pra facilitar a realização das atividades, as movimentações do mesmo...
Saudações prevencionista !
O cálculo muda sim. Mas os olhais não representam uma fixação, por eles não fixam o cabo. O que muda é que o alongamento diminui.
Sobre a altura da linha de vida.
Depende da configuração do trabalho. se for em telhados pode ser com FQ 2, por exemplo. Mas tirando esse tido de exceção o FQ deve ser no mínimo 1.
Buenas,, prezado apenas um equivoco,, se 1 kgf/mm² = 9,81N/mm² (denominadores iguais) logo 8500 kgf/mm² = 83.385 N/mm² (83,3kN/mm²)
Obrigado amigo.
Continue conosco. !!!
Olá , vc faz projeto de linha de vida ?
Esse canal é um dos melhores que já vi.
Quer criar? Faça o seu!!!
Valeu engebaia . Obrigado pela ajuda 👏👏👏👏
Excelente material, quando vai fazer vídeo pra linha de vida horizontal para escada vertical, tipo marinheiro?
Olá! o cálculo é efetuado da mesma forma se a linha tiver vários vão e dissipador de energia instalado no cabo? Obrigada.
Saudações prevencionista!
A base do cálculo é a mesma, mas nesse caso deve levar em consideração os efeitos do absorvedor de energia pois pode influenciar na ZLQ .
Em breve postarei mais vídeos sobre cálculos e projetos de linha de vida.
muito bom, parabéns, só tente fazer sem a musiquinha de fundo o próximo..rs
Saudações prevencionista!
Muitíssimo obrigado por assistir ao vídeo e obrigado pela dica.
Informo que linha de vida não é apenas o cálculo do elemento flexível de tração, vai além disso.
Obrigado pela colaboração.
Mas não há, em nenhum momento, a alegação de que linha de vida é só isso.
Fizemos um cálculo, conforme descrito, e espero ajudar aos colegas que tiverem dúvidas.
Entretanto concordo que dentro de um projeto de linha de vida há muitas coisas a serem discutidas. E não dá para esboçarmos, de forma didática em cerca 15 minutos.
Deixem suas sugestões de conteúdos e discussões, para enriquecermos nossa comunidade. É para isso que existe nosso canal.
Um forte abraço.
@@engbahiasesmt-oficial5935 saudações prevencionistas!! Continue explorando os temas relacionados a segurança do trabalho, com certeza irá sanar as dúvidas e esclarecer pontos a muitos que tem interesse no assunto. Poderia fazer outros vídeos relacionados a linha de vida!
@@katianenunesprieto7835 Saudações Prevencionista !!
Com certeza. Esse é o objetivo. Há muito o que podemos discutir nessa comunidade e juntos conseguiremos enriquecer nosso entendimento.
Acho esse vídeo importante pois tem colegas como eu que não conhecem nada ainda e esse vídeo ajuda bastante.
Para pessoas mais experientes na área pode ser um conteúdo ainda superficial, mas para mim é bom aprender assim. aos poucos.
vou endossar seu comentário, vejo muita gente amador se aventurando à fazer linha de vida, Segurança do Trabalho vai muito mais além, o cálculo ok, perfeita colocação, mas é muito mais do que isso, estamos falando de vida.
Tenho procurado referência para o cálculo de linha de vida vertical, porém, não tenho encontrado. Seria um bom e quase inédito tema para abordares.
Obrigado pela dica.
De fato esse tema é importante eu pretendo fazer, mas no momento estou envolvidos em alguns projetos que estão me deixando sem tempo. Logo que possível farei.
Ola, Evandro!
Parabens pelo vídeo, super didatico!
Gostaria de um video seu sobre os calculos da linha de vida vertica, aguardo com grande expectativa.
Gostaria de citar apenas um pequeno equivoco no 2° passo ao executar os calculos voce colocou L1 como 5m, e seria 5,15m.
Amigo, vídeo muito bom, porém gostaria de saber onde você encontrou esse valor de F? Procurei nos catálogos e não encontrei
Saudações prevencionista!!
Obrigado por assistir ao nosso vídeo. Continue com a gente.
Amigo, esse fator multiplicador é um dado que todo fabricante deve informar pois trata dos ensaios mecânicos que seu produto foi submetido para poder ser comercializado.
Caso não esteja no catálogo que você pesquisou, poderá ter nos laudos técnicos de ensaio que o fabricante fez.
É possivel dimensionar uma linha de vida horizontal com corda?
Bom dia.
Inscreva-se no canal. Assim poderemos responder ao comentário
Por gentileza nos ajude a dimensinar linha de vida com corda de bombeiro
chic
Tem sequência desse vídeo com os esforços nas ancoragens das extremidades?
Esse é o ponto mais importante a ser calculado.
Além de fazer as contas certas. O q não é o caso aí nesse vídeo.
Talabarte sem absorvedor, 0.7 m. O comprimento do talabarte. Não considerar o limite dos 6KN de impacto no trabalhador. Muitos erros em pontos minutos, UA-cam aceita tudo. Infelizmente 😮
meu querido boa trade , eu não achei esse valor na calculadora , ja fiz de todas as formas, mas nao achei, gostaria muito de saber com foi colocado na calculadora cientifica, na comum achei 9,8..
se me responder desde ja agradeço
Aula bem objetiva e didática. Mas na minha opinião, necessitaria refazê-la com os dados corretos.
Obrigado. Vou dar uma olhada
Como fazer linha de vida em telhado de telha cerâmica ? Aquele telhado de madeira
Inscreva- se no canal amigo.
Assim você pode sugerir os temas.
parabéns pela clareza do conteúdo .... mas como vc definiu o cabo a ser utilizado ???
Olá Cícero. Tudo bem?
A especificação é hipotética, apenas para fins de aplicação do cálculo.
@@engbahiasesmt-oficial5935 Certo, mas em um caso real, como eu chego no espessura do cabo?
@@canalomundosemfronteira
Para calcular a espessura ideal do cabo será utilizado outro cálculo.
Podemos fazer esse conteúdo em breve.
Obrigado.
Olá! Como ficaria para fazer esse cálculo de flecha para uma cinta de poliéster?
Paulo. Obrigado por assistir ao vídeo.
Inscreva-se no canal para nos dar uma força. Assim você pode mandar suas dúvidas nos comentários e, quando possível, responderemos
Boa tarde. Excelente explicação, muito clara. Obrigado
Pode me tirar uma dúvida? Posso considerar o mesmo cálculo para um vão livre de 15 metros? Ou há na norma algum ponto que limite o comprimento do vão livre?
Saudações prevencionista!
Sim colega. O cálculo é genérico.
Você pode refazer modificando os valores , de a cordo com a sua necessidade.
A única observação que faço é observar o ângulo que ficará no final, pois 15 m pode ser uma distância que deixa o ângulo menor que 120° Isso deve ser levado em consideração.
Mas somente em relação ao cálculo sim. Pode ser feito
@@engbahiasesmt-oficial5935, opaa, beleza, muito obrigado. No caso dos 120º então, deve ficar sempre acima disso, certo? Esse valor esta em alguma norma?
@@wesleydossantosmoreti8377
Não está numa norma. É que a partir desse ângulo as forças internas nas sessões transversais dos cabos tendem à gerar uma tensão maior, o que pode aumentar o risco de rompimento do cabo.
@@engbahiasesmt-oficial5935 Ok. Muito obrigado :D
Boa noite, Evandro, gostei muito deste vídeo, conteúdo muito bom. Te fazer uma pergunta: qual foram as normas (NBR) utilizadas co.mo referência?
Boa noite Felipe.
Obrigado por ter assistido ao vídeo.
Inscreva-se no canal e deixe sua dúvida. Sempre que posso respondo aos membros do canal.
Obrigado.
Tem alguns detalhes faltando nesse cálculo. Mas como a proposta é demonstrar de forma simples, para dar uma noção, aí está ok.
Mas parabéns pela idéia
8500kgf/mm² = 833kN, ou 83,3kN ?
O meu deu esse resultado, eu dividir 1000 e depois eu multipliquei pela velocidade da gravidade, e deu exatamente o valor de 833 KN/mm2.
Ele errou a unidade pois em N seria 83356,52 e kN seria 83,3.
Opa, vc faz projeto de linha de vida ?
Agradeço
Sua orientação excelente
Gostaria obter calculo linha vertical
Vergilio Eng*Mecanico /Seg.Trabalho
Obrigado pela dica.
Farei em breve
No cálculo do "Delta L" não ocorreu um erro de unidade no calculo não? Pois você calculou utilizando "E" em kN e não em N, e a força "P" encontramos em N. Me confirme se meu pensamento esta correto por favor.
Obrigado pela colaboração. em breve vamos revisar e te dou um retorno
Norma exige que o cálculo seja feito com 600 kg... e adicionado 100kg para cada trabalhador a mais...
qual norma?
Qual é essa norma?
não entendi a formula onde vc ao invés de usar o valor do L1 (comprimento do cabo calculado) usou o L (comprimento do vão). a formula indica P*L1 e não P*L, acredito que esse cálculo esteja errado.
não me lembro como faz a conversão de kgf/mm2 para kn/mm2, se puder me ajudar agradeço. já estou inscrito no canal.
Colega boa noite!
Estava vendo seu vídeo, por sinal meus parabéns são muito bons, más queria que me tirasse uma dúvida, na conversão do módulo elástico do cabo (kgf para KN) a resposta não seria 83,35kN?
Pois -> 8500 x 0,009806655 = 83,35525
Obrigado por assistir ao vídeo.
O analisar o seu questionamento.
Obrigado
Também observei isto, então seria 83kn x 27 mm o resultado seria 2,25 mt e não 0,2179 ,mudou muito o resultado!
Linha vertical faz ai
Saudações prevencionista!!
Inscreva-se no canal colega. Daí posso colocar sua dica de tema para o próximo vídeo
Na formula diz P*L1, sendo L1= 5,15 e na equação está o valor de L=5.
Além do fato de ser 83,3 ao invés de 833
nem em outra vidaa consigo fazer uma conta dessa kkk
Olá tudo bem?
Gostaria de saber na fórmula do comprimento do cabo:
L> 3%+L
O que seria o 3%?
É tabelado esse valor?
Seria a deformação estrutural do cabo?
Saudações prevencionista!
Esse fator de multiplicação é fornecido pelo manual do fabricante do cabo de aço.
Cada tipo de cabo possui um fator de multiplicação específico.