Se os consulados Italianos no Brasil fizessem a parte deles aqui não haveria tantos processos judiciais com alto custo para os descendentes e trabalho para as Comunas Italianas. O consulado aqui em São Paulo nem conseguimos entrar numa lista de espera que demora mais de 15/20 anos.
Mesmo os processos feitos nos consulados geram demandas para os comunes. No fim das contas, os consulados enviam todos os documentos ao comune do antenato.
Olha a Itália é tão burocrática quanto o Brasil. Minha ex-mulher é italiana, no Brasil nosso divórcio já saiu, porém no velho continente ainda estamos casados, não tem nem previsão de quando deve sair, ela é nascida e criada na Itália e nos casamos no Brasil.
a minha foi via materna e não foi judicial. Meu trisavô nascido em 1850 italiano/ bisavô brasileiro em 1878, avó em 1928 e minha mãe nascida em 1949. Foi via administrativa. 🙏🙏
A Itália ainda gosta muito do papel e da caneta, do carimbo, de pilhas e pilhas de documento. Acho que um dos passos pra desfazer esse gargalo do reconhecimento de cidadania é começar a fazê-lo eletronicamente. Vai demorar porque a "burocracia" é algo cultural. Isso reflete muito nos consulados aqui no Brasil também.
Muita burocracia, mas eles nao tem interesse em melhorar isso. E nao 'e so na Italia... espanha demorei 3 meses pra conseguir uma data para solicitar a ID. Portar a carteira de habilitacao entao precisei pagar alguem pra fazer porque tem uma mafia de agendamento no orgao do governo. Isso antes tive que conseguir um agendamento na policia (sim.... outro) porque precisei pedir uma papel de pao dizendo que minha residencia continuava a mesma. Tudo isso muito bem remunerado para cada orgao governamental.
A Italia berco do mundo usa a caneta? Bem feito. Vamos deixar a eletronica para o Brasil. Veja o voto das urnas eletronicas, voto falsificado, con o Lula no poder.
Excelente vídeo ! Parabéns!!! Sempre fui apaixonada pela Itália. 💚🤍❤️Aprendi o italiano, estudo desde 2020. Há 18 meses requeri a minha cidadania. Esse mês recebi a feliz notícia do Consulado do reconhecimento da minha cidadania.
Excelente conteúdo, muito bem contextualizado e reflete exatamente a realidade que eu vejo aqui onde moro na Lombardia província de Lecco. Tem muitas coisas que eu vejo que os italianos estão muito atrás do Brasil, mas tratasse de um viés cultural e nós estrangeiros devemos respeitar. Amar a Itália deveria ser o motivo principal da imigração, mas se não for pelo menos devem se esforçar para respeitar.
Concordo com você. "Amar a Itália deveria ser o motivo principal da imigração, mas se não for pelo menos devem se esforçar para respeitar". Como amor pode ser declarado mas é difícil de aferir, entendo perfeitamente uma possível posição do governo da Italia em exigir provas de conhecimento da língua, da cultura, da história e do contexto político.
Amar? Que amar, mano? Eu amo minha mãe, meu pai, minha irmã, minha esposa, agora amar um país? Eu quero ir pra onde for bom e der pra ter uma vida digna. Não existe essa de "amar a Itália" É cada uma kkkkkkkk
Tenho cidadania italiana e meu antenato era de Gaeta. Fui para Itália me aprofundar mais na cultura, passar conhecimento para meus filhos (também italianos) e falar a língua. Fazemos nossa parte por aqui! Bacio!
Não precisava nem fazer,isso,para conhecer de fato a cultura italiana,bastava vc passar um ou dois anos no bairro da Moca na Grande São Paulo,ou no Bixiga 😅😅😅😅😅😅
Eu estou em processo de cidadania Italiana, pelos meus avós, assim que sair a cidadania, eu e minha Família, iremos morar definitivamente na Itália, se tornará minha primeira casa, a língua, cultura será levado muito a sério, tendo acima de tudo respeito por essa terra ,que será minha nação também.
Engraçado como o orgulho leva as pessoas e até nações a dar um tiro no pé atrás de outro. Os descendentes de italianos (seja brasileiros, argentinos, venezuelanos) perdem muito com essas medidas citadas no vídeo, mas quem perde muito mais é a própria Itália. É verdade que muitos requerentes da cidadania saem da Itália após o reconhecimento, mas muitos também ficam, se inserem na cultura e passam a viver aqui por anos ou até pela vida toda. Muitos também fazem o reconhecimento sem intenção de ficar imediatamente na Itália, mas voltam depois de um tempo, após organizar a vida no Brasil, preparar uma mudança, aprender melhor a língua, etc. Enfim, são muitos os casos de pessoas que de uma forma ou outra acabam na Itália. Aí, de repente, por puro orgulho (“ain, não falam o italiano, ain, não sabem da nossa cultura”) o governo vai lá e coloca um monte de regra que vai cortar toda essa parcela que em algum momento iria acabar morando aqui, contribuindo com impostos, etc. E de quebra ainda acaba com toda o mercado movimentado pelos requerentes durante o processo de cidadania (taxas, selos, consumo - aluguel, mercado, internet, água, luz, que chegam a milhões como disse um colega em um dos comentários. Boa Itália, faça valer seu orgulho e fique com sua população cada vez mais envelhecida, e com os imigrantes ilegais que estes sim custam uma fortuna aos cofres públicos com todo o subsídio e assistência oferecidos de graça, sem receber literalmente nada em troca.
Perder os italo-brasileiros, argentinos, americanos etc. é uma ideia estúpida... é jogar fora bilhões de dólares em soft power. Se tivessem juízo estariam pensando em meios de capitalizar este soft power e não de descartá-lo por causa de problemas burocráticos e custos que, convenhamos, são ridículos para uma economia como a italiana.
@@BrasileiraporacasoPosso falar por mim. Com passaporte brasileiro posso ir a qq lugar e costumo viajar todo ano. Fazem 26 anos que não vou à Itália, mas pretendo estrear meu passaporte italiano neste ano, conhecendo a comune de meu antepassado. Viagem de quinze dias, que provavelmente não será a última. Deixarei em impostos lá, bem mais que a meia hora de trabalho que devo ter custado ao governo. Mais que isso. Minha filha universitária, que nunca teve interesse em morar fora, começou a se interessar por conhecer e, talvez, morar lá no futuro. Fazendo contas. Vamos supor que apenas 5% das pessoas que conseguem a cidadania, efetivamente migrem para a Itália. Considerando 120.000 cidadania concedidas em 2021, isso dá 6.000 imigrantes (mais seus cônjuges). Esse número é aproximadamente igual a queda de nascimentos na Itália em 2022. Além disso, os emigrantes das Américas têm relativa proximidade cultural com a Itália (língua e cultura latina). Resumindo, a Itália investe um pouco em burocracia e ganha cidadãos formados (segundo e/ou superior) prontos para entrar na força de trabalho. Para o país com o mais grave problema demográfico na UE, parece ser uma escolha óbvia.
Acho que alguna coisa tem que façer. Sou argentino e as vezes da vergonha ver que outros argentinos so procuram a cidadania por interesse e nao ligam pra as raíces italianas. Acho que tomar provas di italiano seja uma otima idea. Mais nao limitar as geraçoes!!meus bisnonni erano italianos. COMPRIMENTO pelo teu canal. Aprendo muita coisa. Obrigado
Exatamente o que eu penso. O problema é a pessoa não estar nem aí para a Itália, só querem o passaporte e ir para outro país. Não estão nem aí para a cultura, idioma e nada da Itália, isso é muito triste.
Sono italiano di nascita, sono nato in Sardegna, sono stato in Brasile a San Paolo e sono stato discriminato. La legge deve essere cambiata perché è diventato un mestiere facile commerciale, molti uffici guadagnano un sacco di soldi e non fanno nulla. Ho parlato con alcune persone e pagano una fortuna per i brasiliani la maggior parte di loro passa anni a chiedere a questi uffici e non riesce a ottenerlo. Questa persona ha pagato l'influencer, ha addebitato 5.000 euro per richiedere il documento dell'antenato al COMUNE e la persona dell'ufficio è scomparsa. Fai attenzione a queste truffe.
Tão cedo não irá ser reconhecida, pois a fila está grande na via jurídica, se quiser morar lá, melhor fazer de forma adm na Itália mesmo. A minha eu entrei jurídica em janeiro, já está protocolado.
Parabéns pelo conteúdo. Sou Ítalo-brasileiro e tenho muito orgulho das minhas raizes Italianas,amo a cultura italiana estou sempre buscando estar conectado .viva Itália 🇮🇹
@@Freelancer_Expert Média ?somos inscritos no canal há um bom tempo e gostamos muito do canal e é apenas isso .quem é você ? Educação zero né ? Que Deus te abençoe irmão .
Eu estou esperando meu AIRE. Mas todo esse processo, eu estou estudando a lingua por conta, já aprendi muito da cultura e esse ano é o planejamento para ir de vez pra Italia o quanto antes (sem me ferrar)!
Pra mim que é via materna só judicialmente e sou apaixonada pela Itália desde sempre...estou estudando e pretendo conhecer Castrezatto, Brescia de onde "veio" meu antenato❤
É sempre muito mais fácil dificultar ao invés de dar estrutura e melhor condições das instituições fazerem o cumprimento da lei. Políticos incompetentes tem em todos os lugares.
Excelente vídeo como sempre!!! Recentemente descobri que existe a possibilidade quase 100% de ter ascendência italiana, mas em vista de tudo que está acontecendo fico preocupado de investir tempo e recursos nesse processo e no final acabar ficando sem. Enfim, vamos esperar as cenas dos próximos capitulos!
Nossos ascendentes foram recebidos no Brasil de braços abertos. Aliás, o Brasil recebeu e ainda recebe estrangeiros de todo o Mundo. É no mínimo um dever do governo da Itália reconhecer seus descedentes. Na economia o Brasil sustenta empresas italianas, como a FIAT, há décadas.
@@marikaavezzu843 Pois é. Eles se dizem de braços abertos mas na verdade sabemos como eles são. Quantas vezes me ofenderam e me xingaram por ser "gringo" na policia federal. Ahhhh....quantas vezes. 10 anos pra ter uma porcaria de um visto, mesmo tendo um filho nascido no Brasil.
Acho justo essas restrições que estão querendo implantar. Por ex. Morar por 1 ano no país, mas terão que dar um visto que possibilite trabalhar legalmente.
Deveriam alterar a legilação para que a "via materna" seja um processo administrativo, não judicial, porque sairia do âmbito judicial com relação às obrigações junto aos comunes.
Teria que haver uma alteração constitucional para isso, pois filhos apenas de Italianas, nascidos antes de 1948, continuariam de fora do reconhecimento
Obrigado pelo seu tempo por produzir vídeos que nos ajuda muitoooo.... Estou procurando imóvel para alugar e fazer minha cidadania. Você tem algum para indicar que possa me ajudar nisto?
Olá Giorgia, força, vc tem maturidade e potencial para vencer desafios. Enviei no email indicado acima para contato algumas solicitações de orientações. Grato.
Olá Giorgia. Este assunto de cidadania é sempre polêmico. O rei Umberto despachou 1,4 Milhão de italianos de 1870 a 1920 só para o Brasil, sem contar para outros países. Isto aconteceu para aliviar as pressões socioeconômicas na Itália que estava em crise. Agora os descendentes destes italianos estão solicitando o seu direito a cidadania conforme a constituição italiana. Quanto a motivação, cada um tem a sua, resgate de suas raízes, estudos, facilidade de locomoção na Europa, trabalho etc. Concordo plenamente com a questão da pessoa (ou família) que queira realmente fixar residência tenha uma certa fluência na língua italiana, que poderia (ou deveria) ser cobrado algum certificado. Por outro lado, vejo imigrantes de outros povos que mudaram para a Itália que sequer falam a língua italiana, e nao houve tal comoção. Vide como exemplo Roma, que possui uma China Town, que os chineses ocuparam de tal forma o bairro que as famílias italianas se mudaram para outros bairros; e agora tem a vinda de imigrantes ilegais por Lampeduza, que sabe-se lá as suas reais intenções. O imigrantes IUS SANGUINIS trazem um pouco da cultura italiana, a religião e os costumes, sendo assim mais próximos aos "vero" italianos . Atualmente as comunes italianas cobram de 300 a 2000 euros como taxa de reconhecimento de cidadania para os imigrantes legais, valor que me parece significativo para o caixa das prefeituras das cidades pequenas para ficarem se queixando. Seria mais interessante fazer com que os orgãos públicos municipais funcionassem regularmente para atender a demanda !.
Fabio muito apropriado seu comentário. Tenho a cidadania reconhecida há mais de vinte anos. A cidadania não necessariamente lhe obriga a morar na Itália nem mesmo o fato dd não morar lá significa não gostarmos e não termos orgulho de nossas raizes. Julgar o que cada descendente pretende com seu passaporte é uma invasão de privacidade. Estive na Calábria e chorei muito ao sentir novamente o gosto da cozinha de miei nonni! A porta da igreja de SerraStreta tem um baixo relevo de uma família com sua " catarina" saindo para imigrar. Em respeito aos que tiveram que partir requisitei minha cidadania e dd minha filhas Viva a Italia! Viva o sesquicentenário da chegada do La Sofia no Brasil em 1874!
Só ressaltando que nenhum Comune cobra pela cidadania, essa informação não está correta, não há nenhuma taxa para ser reconhecido cidadão italiano. Quem cobra esses valores são as assessorias de cidadania, pelo seu trabalho.
Tive minha cidadania reconhecida em setembro de 2022 não precisa dizer que foi uma epopéia pra chegar até esse reconhecimento,pois bem meu processo foi pra Riese para que fizessem a transcrição,e depois de qse 7 meses de espera ,recebi a notícia de que tinha um erro na data do ano de meu aniversário nasci em 67 e colocaram 69… e assim meu processo voltou pra Veneza pra corrigir essa data, estou a 4 meses esperando!e pasmem a justiça me mandou uma cobrança aqui no Brasil das custas de meu processo, sendo que nem fizeram a retificação da data ,e sabe se lá qdo vão resolver!e desanimador
O que este senador propõe tem consequências como as seguintes: sou italiano nato e crescido na Itália. Sou casado com uma italiana nata e crescida na Itália. Estou trabalhando na Alemanha, na indústria automotiva. Nosso filho nasceu aqui na Alemanha. Bom, na Alemanha vale o iuris sanguis, logo meu filho não tem direito à cidadania alemã pois nós somos ambos cidadãos italianos. A nova lei diz que descendentes de italianos têm de cumprir certos requisitos para ter a cidadania italiana se nascem foram da Itália, como viver 1 ano na Itália e fazer uma prova de italiano B1. Bom, a criança mora conosco (...) e é recém-nascida, logo não tem como fazer a prova de italiano nem de morar 1 ano na Itália pois nós... vivemos na Alemanha. Assim, meu filho é APÁTRIDA. Não tem cidadania alguma. Não tem direitos de cidadão em lugar algum. Não tem documentos. Não pode viajar. Legalmente não existe nem tem direitos. Em resumo, esta lei vai passar ainda pelas câmara de análise constitucional, entre outras instâncias, e vai ser rejeitada. O projeto é de tão baixa qualidade legal (e pior ainda, constitucional) que deve ser simplesmente rejeitado. Isso não quer dizer que outras iniciativas de lei não sejam elaboradas (lembrando que a questão da cidadania é cláusula pétrea da constituição italiana) , mas este projeto é apenas populesco, típico da extrema direita estúpida que não sabe nem como funciona o regime legal de um país.
Em resumo: não estou dizendo que não vão elaborar uma solução que reduza direitos atualmente vigentes, mas que não é a legislação atualmente em discussão. Particularmente acho que este é um assunto de Estado, não de governo. A Itália tem um número enorme de cidadãos ou pessoas com direito à cidadania em muitos países, no mundo todo. Isso se chama SOFT POWER em uma das suas nuances. Na real, estas pessoas geram pouquíssimos custos para o Estado Italiano, e podem ser mais motivados a interagir e a divulgar a Itália e sua cultura pelo mundo. Uma influência de muitos bilhões de dólares por um custo quase zero... perder isso é de uma estupidez inimaginável.
A única coisa que você tem que fazer é registrar o nascimento do teu filho no Consulado italiano do país onde ele nasceu. Basta que você envie a certidão de nascimento antes que ele complete os 18 anos. Pronto, teu filho é cidadão italiano. Nesse ponto o projeto de lei não faz nenhuma alteração.
@@80ForzaJuve Pela regra atual é isso mesmo. Mas pela nova regra, não. Nasceu na Itália? Não. Então, enquanto os requisitos não forem cumpridos, não pode obter a cidadania. Comunicar o nascimento ao consulado não significa passar a cidadania automaticamente pela regra em discussão. A criança tem de nascer na Itália e ser filho de italianos. Entende o absurdo?
No meu caso a minha bisavó paterna era proveniente de Torino. O meu caso é de mulher Italiana na linha de ascendência. Então só posso via judicial. Estive recentemente em várias cidades na Itália, incluindo Torino. Vi muitos imigrantes. Eu poderia ingressar com o processo pois tenho quase todos os documentos que comprovam, a excessão a certidão de nascimento do antenato. Optei por segunda nacionalidade de outro país por casamento. Sou totalmente a favor de mudanças nessa lei: ao menos a exigência de proficiência em Italiano já seria algo justo. Não tive problemas nessa visita a Itália. Só tenho a agradecer pela hospitalidade e gentileza com que a maioria dos Italianos me receberam.
Olá. Terminei hoje o processo após um ano de saga. Dia 23 vou fazer a "carta di identita". Muito agrato às suas dicas. No aguardo de renovarem a lei para converter a cnh.
É uma ótima reflexão, Gi! Realmente deve ser frustrante para um italiano “nascido e criado” ter os serviços ainda mais demorados. Estou fazendo o processo de cidadania italiana e confesso que não acho errado ter um dos 3 pontos comentados. Eu mesmo comecei a aprender italiano assim q protocolei o processo kkkkk, fiquei pensando o inverso: de como poderia haver alguém que se naturalizasse brasileiro sem conhecer a cultura ou falar português? 🤷🏻♂️ Mas assim, opiniões polêmicas nesse vídeo 😂😂 Fora que a Itália é quase uma mãe nesse assunto de cidadania. O processo não é barato nem fácil, mas se comparamos a lei italiana com a dos demais países da UE, a lei italiana é super abrangente para conceder a cidadania. Não estou julgando isso de forma alguma, afinal de contas sou muito grato porque sou o tataraneto de italianos😅
Eu queria muito ter ficado na Itália depois da cidadania porque realmente me apaixonei, porém é quase impossível alugar casa e para alugar cobram absurdos de taxas que não são cobradas para “os italianos”. Eu amei ter vivido a cultura da Itália, mas algumas coisas desanimaram. Tem que tomar muito cuidado. Porém tenho orgulho em dizer que sou italiana tambem❤
Poxa, e eu aqui fluente em italiano, amo a cultura, vejo tv, leio notícias e tudo mais, sonho em morar e trabalhar na Itália. Só me falta mesmo um avô italiano!
Ao meu ver demostrar conhecimento do idioma é uma ótima ideia, já vi várias histórias de pessoas que conseguiram a nacionalidade, foram sem nem conseguir falar italiano, não conseguiram emprego e ficaram passando necessidade lá
Apesar de falar italiano e morar aqui na italia, minha família e eu passamos diariamente por muitos preconceitos na escola, no trabalho..mas seguimos tentando conquistar nosso espaço. É muito difícil...
No Vêneto há tanta gente com familiares que imigraram para Brasil e Argentina, que esse tipo de preconceito acontece menos. Se você tem origem veneta e se muda para o Vêneto será recebido com carinho. Especialmente se souber um pouco de língua veneta.
Parabéns pelo vídeo. O engraçado é que chegam centenas de imigrantes ilegais, oriundos da África atravessando o Mediterrâneo, sem qqr ligação com a cultura, religião e língua italiana. Nós que possuímos origem porque lá atrás um italiano resolveu vir para o Brasil e constituir família, ficam criando dificuldades. Acredito que quem tem direito e pensa em um dia obter a cidadania, que acelere o processo, antes que haja uma mudança significativa.
@@Brasileiraporacaso Para quem vai fazer por naturalização pode até mudar. Para quem nasceu Italiano não vai mudar absolutamente nada. O que precisa mudar é essa bagunça na via administrativa. Como pode um comune pequeno ter tanta cidadania pra fazer? Onde esse pessoal está morando? O vigile passou e ninguém achou estranho? Bobear esse comune já está no radar da polícia e daqui a pouco mais uma matéria de corrupção. Ai começa a chova de cidadania congelada e a turma que buscou atalho vai ter trabalho dobrado. Um clássico.
@@clodoaldodonato3029 a regra constitucional italiana só há uma e muito simples: iure sanguinis. Curso de italiano com muita oferta não é realidade no Brasil. É mais fácil ver o cometa Haley do que um curso de italiano em uma cidade qualquer no interior dos estados, mesmo no sudeste! Qm tem dinheiro pra pagar curso de idioma geralmente opta pelo ingles. Retirar um direito histórico por exigência linguística é absurdo. É o mesmo que o Brasil recusasse nossos antepassados na imigração pq não aprenderam o portugues antes de ir morar no país. Esse projeto de lei faz sentido até a parte do "evitar que se aproveitem da cidadania e se esqueçam da Italia", o resto é abobrinha.
Em que pese toda a discussão sobre as questões legais e constitucionais, acredito tb que algo irá mudar. Sou da opinião que saber FALAR italiano e tem algum contato com a cultura é essencial. Jus Sanguini, que na prática se dá pela transmissão geracional registrada nos órgãos competentes NÃO EXCLUI a possobilidade desejável de que o requerente tenha alguma ligação cultural com a comunidade italiana em sua localidade, talvez exprimida principalmente pela língua. Torço para que esse requisito sej realmente implantado à lei. Será bom para todos
Eu tenho cidadania italiana por jus sanguinis, tenho passaporte italiano apesar de nunca ter sequer pisado na Itália. Eu já morei na Alemanha e sou fluente em alemão. (Eu não tinha a cidadania italiana reconhecida na época) Hoje eu moro na China com o visto de trabalho no passaporte brasileiro. Falo, leio e escrevo mandarim muito melhor do que italiano apesar de eu não ter nenhuma ascendência chinesa. Sou grato à Itália pelo reconhecimento da minha cidadania mas o aprendizado de italiano vai ficar para mais tarde...
Eu acho hipócrita a sua parte depois com certeza já tirou a sua né nos moldes anterior agora quem tá tirando que se foda né típico do ser humano eu consegui fodasse os outros, eu tenho direito por sangue e documentos e está na constituição e foda se é meu direito agora vai lá pedir para seu senador preconceituoso mudar a porra lei direito é direito e ponto final
Ué apagou minha opinião só vale o que convém mandou o yuotuber me bloquear pois vai denovo hipócrita já usufruiu o direito agora pimenta no dos outros é refresco né vai denovo
Com quem você está falando moço? 😅 olha o tanto de comentário aqui, inclusive discordando de mim. Se o comentário foi excluído é porque era ofensivo e/ou o youtube baniu.
Eu entendo perfeitamente a Indignação de um italiano ao ver ou ouvir um estrangeiro falando mal dos italianos e querendo ser italiano apenas por conveniência de viagens.
Meus avós chegaram aqui no Brasil e não sabiam falar português muito menos como a cultura funcionava aqui e foram todos muito bem acolhidos, agora só estamos migrando novamente, concordo com a parte da crítica aos italianos, mas os italianos criticaram muito o Brasil até mesmo com cunho racial, digo isso porque vivencie isso dentro da nossa família, agora estamos migrando novamente fazendo valer nosso direito de decente italianos, seja lá por seus benefícios ou algo do tipo.
Ciao Gi!! Eu e meu noivo estamos desde o ano passado tendo aula de italiano (desde que visitamos o país e nos apaixonamos pela cultura e pelo povo italiano). Meu noivo tem ascendência italiana (por avó materna) e daríamos entrada por via administrativa ainda esse ano - provavelmente na segunda metade - e continuaríamos morando aí. Esse é o nosso maior sonho no momento. Você acha que, se o projeto for votado e confirmado, como ficaria a questão da legalidade nesse 1 ano “obrigatório” morando na Itália até ser deferida a cidadania? E você acha que, se realmente for implementada essa nova lei, ela vai ser válida ainda esse ano? Muito obrigada por todas as questões que você traz em vídeo.. assistimos seu canal todos os dias e certamente você está fazendo muita diferença no nosso processo!! ❤
Obrigada pelo carinho de vocês Thais ❤️ infelizmente não tem como prevermos nada, esse é apenas um projeto de lei, muitos são aprovados e tantos outros não. Eu não mudaria meus planos com base nisso, seguiria com aquilo que depende de mim, o que não depende a gente deixa pros responsáveis 😉
Obrigado pelo vídeo, concordo plenamente com você, deve-se ter respeito pelo seu antepassado e entender o que a pessoa pretende com a cidadania… abraços!
Oi Georgia, eu tenho cidadania e quero muito aprender italiano. Eu acho importante saber. Eu sinto vergonha de não saber. Fui procurar curso em Copacabana na unidade do Consulado mas não tinha turma aberta só no centro da cidade por falta de alumo. Uma vez te perguntei onde poderia aprender na propria italia e se tinha curso gratuito ou a baixo custo porque gostaria de ir. Muito boas as informações. Valeu
Acho que ele está certo em Partes, mas espero que a minha saia antes. Ao menos com a entrada do processo já consiga ser atingido pela lei atual. Outra coisa acredito que o ideal seria se essa mudança só afetasse que nascesse após essa lei.
Olá tudo bem? Mto bom o vídeo. Eu já gastei uma fortuna no meu processo. Só estou esperando a juíza marcar a nossa audiência. Você acha que existe o risco de mudar algo até lá? Obrigada ☺️
adorei o conteúdo, explicou de forma direta e clara. Meu trisavo paterno veio da Italia e estou iniciando a busca pela documentação para entrar com o pedido judicial. Voce acha que valeria a pena arriscar, ter gastos e no fim mudar as leis? Sempre amei a Italia, sempre sonhei em conhecer (estou com viagem marcada para este ano) e ja estou estudando Italiano mas temo em não conseguir realizar o sonho de tera cidadania reconhecida :(
Você irá conseguir tbm estou fazendo meu trisavo era,, se precisar de ajuda conheço alguns sites para localizar documentos,, principal é o Family Search, Boa sorte, abç.
Ciao Gio, come stai? Tutto a posto? Va be😂....Eu adoro o teu conteúdo e concordo com muitas coisas contigo... Mas, nesta ocasião, o meu concordo vai pro Menia... E por muitas razões que não vou conseguir te descrever acá... Mesmo assim, o carinho pra vcs e pra tudo o povo Brasileiro (sou venezuelano con ascendentes italianos e atualmente moro no Río de Janeiro, por enquanto) é muito muito muito maior... Se les quiere un montón y muchos éxitos para ti y los tuyos Gio.. Ci vediamo prossimamente 🌹
Obrigado pelo vídeo, tema importantíssimo. Infelizmente deve ter muitos oportunistas fazendo desse tema um alerta para ganhar dinheiro em cima do desespero ou sonho das pessoas. A Itália observa tanto o comércio bagunçado que se tornou quanto o perfil de quem tem solicitado, não é nada em vão o movimento do senador (o mesmo que favoreceu o reconhecimento a anos atrás). O ítalo (seja qual for) deveria ter vergonha de reivindicar um direito de um povo ou cultura que não ama e não quer viver. Isso fala muito sobre o caráter da pessoa. Sou a favor que obrigue a língua e tenha experiência de um ano na Itália, já dá para filtrar.
Acho a prova de proficiência oral justa e necessária! Parabéns pelo conteúdo! Só corrigiria o emprego de “descendência”. Quem requer a cidadania, tem a “ascendência “ italiana!
Quanto ao idioma eu concordo e incentivo! Passei o meu final de semana que poderia ter sido motivado pelo motivado pelo prazer e frivolidade apenas estudando italiano, pratica instrumental e academia
Estou angustiada com esse projeto, pois ingressei na fila do consulado recentemente (já que não tinha pressa no reconhecimento), mas meu antenato é o trisavô e não tenho condições de ir viver por 1 ano na Itália por ora, esse era um plano para minha aposentadoria 😢
Se o italianos facilitassem mais pra nós brasileiros honestos alugarmos um imóvel pra morar por 1 ano na Itália pra tirar nossa cidadania e nós familiarizarmos com a cultura italiana, seria tudo mais fácil. Sem um atravessador que quer um rim pra passarmos 3 meses na Itália, fica muito mais difícil essa aproximação 🤷♀️
Parabéns pelo vídeo. Concordo que o mínimo para conseguir a cidadania deveria ser falar fluentemente o idioma Italiano e conhecimento de politica, geografia, tradições. Tenho cidadania, falo fluente o Italiano (por amor), adoro a cultura Italiana e acabei de comprar um imóvel na Italia onde estou neste momento. Em julho estaremos morando na Italia, país que amo e sempre fui muito bem recebido. Faça sua parte, aprenda o idioma, respeite a cultura e seja bem-vindo, se for pra reclamar e encher o saco fique no Brasil.
Giorgia, lendo os comentários, alguns se referiram ao número de pessoas que realmente ficam após o reconhecimento da cidadania. Ajudarei nas estatísticas, finalizei meu processo via judicial, de um total de 10 pessoas apenas (eu e minha mãe) temos interesse em morar na Itália, ou seja, 8 pessoas vão usar para fazer turismo e/ou morar em outros países, para isso estamos estudando italiano, sobre a cultura, assisto todos os seus vídeos e já havia percebido mesmo que os italianos são orgulhosos da sua cultura e tradição, por isso dou razão para os (comunes superlotados) em suas reclamações, ficou até engraçado a bandeira do Brasil na prefeitura citada (rindo com respeito). Pois, convenhamos é muito fácil pegar a cidadania e não residir na Itália, não é mesmo?. Vejo isso principalmente nas solicitações administrativas, onde um processo pode ser finalizado em 60, 90 dias e a pessoa se quer se dá ao trabalho de aprender o idioma pra falar com o vigile. Assim como você, eu credito que haverá mudanças na legislação, não todos os pontos, mas irão escolher um que dificultará mais. Ps. eu vi o vídeo da moça que após pegar a cidadania falou mal dos italianos. Como dizem: ''Pior que cuspir no prato que comeu é voltar a comer no prato que cuspiu''.
Muito bom seu vídeo! Invcluse um senhor na fila do passaporte aqui no BR perguntou pra onde eu iria, respondi Napoli (por minha família ser de lá). Rispidamente o homem disse: "Que horror, lá só tem geente que não presta." Abaixei o rosto e sai de perto. Ele é uma pessoa como a citada no vídeo, e so atrasa os pedidos.
@@BrasileiraporacasoNão é justificativa. Cada caso é um caso. Deveriam olhar para cada um, individualmente. Italianos fazendo turismo, sem vergonha aqui, parece que todo mundo passa pano... mas quando é um brasileiro pedindo apenas uma cidadania, acham ruim.
O problema principal é o impedimento de 48 e as filas nos Consulados. Para resolver isso teriam que promulgar uma lei reconhecendo a igualdade de direitos das mulheres Italianas que nasceram, casaram e tiveram filhos con estrangeiros antes de 48, assim não seria mais por via judicial e sim por via administrativa dando a liberdade da pessoa fazer em qualquer comune da Italia ou nos Consulados. E fortalecer os Consulados com mais pessoas para agilizar os processos de Cidadania.
Amo a Itália, não sou descendente e vou aprender italiano para conhecer esse lugar lindo e sua cultura, arte, culinária,.economia, política é o mínimo quando queremos conhecer um país.😉
Só sei que enquanto fizer parte da constituição italiana. A cidadania é um direito e nao um favor. E esses projetos de lei so causam mais problemas e dívidas para o estado.
Tenho intensão de dar entrada no processo via judicial(bisavo), tenho poucas info da minha bisa, pq nao conheci ela, meus avos ja falecidos a 1 decada..mas minha principal intensão é procurar por familiares..quero conhecer mais os descendentes do meu pai e quem sabe encontrar algum parente perdido por ai rsrs...abraço! ano q vem dou entrada no processo, se tudo der certo. Eu acho a italia um país lindo!
Muito coerente! Creio que quando escolhemos morar fora no nosso país, o mínimo que devemos conhecer é a língua do país que escolhemos viver! A cultura, o idioma, o conhecimento sobre onde estamos tem que fazer parte da nossa evolução quotidianamente! Ser grato a um lugar que te e estudar sobre ele é uma boa forma de viver e conquistar boas experiências e recomeçar!
Ciao a tutti! Eu já dei entrada no meu processo de reconhecimento pela via Judicial. Embora eu nunca ter visitado a Itália, seria um prazer visitar ou até morar. Às vezes penso em fazer o caminho reverso do Meu trisavô. Tenho interesse pela cultura e política do país, estou aprendendo o idioma e consigo cantar o hino da Itália, que aliás é lindo. Arrivederci, grazie mille!
Eu assisti esse vídeo dessa cidadã brasileira que, ainda na Itália, proferiu essas palavras! Parei de seguir na mesma hora. E eu que não tenho ainda minha cidadania italiana! Fico imaginando um italiano ouvir isso!! Acho que pra esses casos devia perder o direito à cidadania italiana! Muito triste!! Graças a Deus meu processo terá a audiência em março! Não vejo a hora!! E diferentemente dessa "UA-camr" que falou contra a Itália e os italianos eu tenho MUITO ORGULHO PELA MINHA DESCENDÊNCIA! Parabéns pelo vídeo!!
@@nivaldoamaraldeoliveira5591receberam terras e mais terras em seus nomes. Tiveram que trabalhar sim, como qualquer um mas tiveram todo apoio estatal. Isso n é opinião, é documentado. Estude.
@@nivaldoamaraldeoliveira5591inclusive a imigração deles era parte de um plano de embranquecimento da nação. Previsto para ter data de inicio meio e fim.
Concordo que saber a Língua deve ser necessário, além disso, conhecer as origens dos nossos antepassados, a cultura, seja primordial para quem quer se tornar um cidadão italiano. Meu grupo familiar tem 11 pessoas e estamos iniciando o processo da cidadania.
Meu antenato é de Val di Zoldo e quando enviei e-mail ao comune solicitando documentos, eles me responderam em 1 dia já com o documento! Rsrs Não sei se foi ironia o pronunciamento dele, mas de fato me atenderam rapidinho…
Talvez o que eu vá escrever aqui dê polêmica, mas vai lá: Eu concordo com a proficiência em italiano para tirar a cidadania, e entendo o motivo pelo qual o pessoal lá fica emputecido. De fato, a grande maioria das pessoas que eu conheço, só quer a cidadania para passear sem maiores dificuldades pela Europa e Estados Unidos. Não se interessam pelo que acontece na Itália, é como viver uma vida inteira no Brasil sem saber o que acontece por aqui. E assim, caso chegue a vez do requisitante para tirar a cidadania e ele não saiba falar a língua, ele pode sempre entrar de novo na fila até o fim da vida. É só fazer a parte dele e aprender. Conheço pessoas que de fato acham que são brasileiros com cidadania italiana... não amigo, você é um ÍTALO-BRASILEIRO. Os mesmos deveres que você tem para com o governo brasileiro, você tem com o governo italiano.
concordo! Apenas não concordo em limitar a cidadania até 3ª geração... isso acho inaceitável! o meu antenato é meu trisavô... e eu tenho todos os meus documentos em mãos... e estou tentando a mais de ano o agendamento pelo Prenotami de Ctba...e não consigo. Meu pai fala palavras do dialeto até hoje... Meu nono me pegava no colo e cantava musiquinhas em italiano pra mim! Jà comecei a estudar o italiano, meu marido vai se aposentar... queremos viver na Italia... mas como eu vou passar 1 ano lá, longe da minha família (marido e filha)????? Não posso no momento, não teria condições financeiras... temos amigos que estão sofrendo pra conseguir lugar pra morar na Itália, uma dificuldade... como eles vão exigir algo assim? Não está certo isso, na minha opinião...
OLá, parabéns pelo video e pelo canal. Quanto aos dados que nos passou, de 12 mil pedidos ao ano no Veneto, sabe dizer que se referem somente aos processos judiciais, ou nesse número já constam os pedidos feitos aí na Itália, diretamente na comune? desde já agradeço
Se a maioria é de Brasileiros, acredito que a maioria seja oriunda de tribunais. E dentro desses números está o pessoal que fez via judicial porque tem mulher Italiana na linha de ascendência e quem fez via judicial para pular a demora nos consulados (casos que seriam via administrativa)
Estou buscando a certidão do meu antenato (trisavô) na paróquia de onara, quero fazer meu processo de cidadania o quanto antes, mas já tenho conhecidos que moram na Itália, então estou estudando o idioma, pq já sei que ir pra Itália sem o idioma e tal,pode saber que sai ser perrengue, é óbvio que quero as benesses da cidadania, mas me interesso muito pela cultura italiana, e por saber quanto as minhas raízes. Espero um dia poder visitar o lugar aonde morou, ou nasceu meus ancestrais, aqueles que me deram o sangue italiano que corre nas minhas veias 🙌🏼🇮🇹❤
Concordo parcialmente com a proposta. Não se pode banalizar o direito a cidadania com fins unicamente de usufruí-la em outras nações esquecendo-se completamente do benefício garantido pelo governo italiano. É uma questão de gratidão aos antepassados demonstrar o carinho pela cultura, língua e estilo de vida (o que seria muito agradável se equivalente ao interesse em obter o passaporte vermelho por parte de muita gente). Vejo muitos italo-brasileiros tendo esse tipo de atitude péssima, o que reflete negativamente. Porém, alguns muitos mantém ainda o apego à família e a tradição, o que é muito nobre. Sobre o domínio da língua, inviável para a realidade brasileira, onde mal é possível encontrar cursos de qualidade presenciais (e onlines, com exceção dos ministrados por nativos - q são raros voltados ao Brasil), na grande maioria apenas nas capitais. Ou seja, bizarrice. Seria mais interessante garantir materiais de estudo governamentais, elaborado por profissionais capacitados voltados aos italo-brasileiros recém reconhecidos cidadãos que ainda não dominam bem o idioma. Em que pese a ironia do prefeito da comune, sua fala é vazia, visto que é irracional priorizar uns italianos que outros, sabendo que a carta italiana diz expressamente que é cidadão italiano quem tem sangue italiano, e não necessariamente quem nasce em território italiano, portanto não há que se dizer em "propridade para os daqui e desleixo para os de lá". É investir, como dito no vídeo, em melhorar os serviços internos, contratar mais funcionarios e desburocratizar processos.
resposta sobre cursos presenciais: sou nativa e trabalho num curso de língua italiano que acho o melhor de todos (não estou brincando), mas hoje em dia dá para encontrar alguém para aprender a língua mesmo não sendo nativo. Além disso, acredito que essa lei valeria para o mundo todo e não somente o brasile: isto é, não pode dar preferência para um país porque não haveria recuso. Aprender a língua da tua futura nacionalidade é o mínimo e se tem dinheiro para fazer cidadania, tem dinheiro para pagar professor e aprender a língua. Outra questão, ser nativo não significa saber dar aula.. eu me especializei no ensino da língua italiana para brasileiro porque sabia que ser nativo às vezes significa só saber pronunciar (e nem sempre porque depende da região que a pessoa vem) o italiano standard.
@@marikaavezzu843 Ciao. Discordo, mas interessante o relato. Discordo porque estamos falando do Brasil, onde a harmonização do ensino não é uma realidade (nem do português, quem dirá do italiano), diferentemente de uma Suécia, Países Baixos, etc. Há bons cursos de italiano sim, porém há de se valorar mais, dada a incerteza da qualidade do serviço, aqueles que oferecem ao menos aulas com nativos, visto que a garantia do domínio do idioma seria garantia e outras váriaveis que só um nativo saberia, se comparado há alguém que sempre estudou o italiano no exterior, se formou recentemente e ainda não obtevo um contato duradouro com o cotidiano da língua. Não dá para dizer que ambos estão no mesmo estágio. Como nativa, vejo que poderia saber melhor do que ninguém de que no italiano a pronúncia faz um diferencial enorme, dificultando no entendimento caso essa não seja aplicada da forma convencional. Ambos podem ensinar, um estrangeiro e um nativo, porém o segundo sai na frente pelo maior contato com o idioma que já teve anteriormente. Apesar de esse não ter sido meu ponto, deixo minha opinião sobre a resposta. Sobre a questão do ter dinheiro para fazer cidadania ser sinônimo de ter dinheiro para pagar curso de qualidade, não vejo sentido nessa analogia. Primeiro porque o mais comum é o requerente ao reconhecimento juntar e separar o suado dinheiro que custa o processo. A moeda brasileira não tem o mesmo valor que o euro, isso é clarissimo, não há como comparar. A taxa consular de 300 euros, por exemplo, doi no bolso de qualquer um, porque não equivale a 300 reais, quem dirá toda a documentação. Raras exceções são quem tem $ para ir a Italia fazer o processo pessoalmente no comune, esses são fora da curva, não dá pra dizer que a média é assim. A média a ser levada em consideração não é essa ao meu ver. E a quem tem oportunidade e dinheiro, geralmente se opta pelo ingles, onde é a maior pedida pelo mercado brasileiro com relação a trabalhos, etc, onde o acesso é bem mais democrático, apesar da péssima qualidade de muitos. Sobre a lei, não entendi ao que se referiu. Se foi a minha proposta de oferta de materiais de estudo do governo italiano ou se sobre o tema do video, então não tenho nada a acrescer. Como percebi que não ficou clara minha opinião, preferi fazer a colocação. Volto há ressaltar que, devido a falta de homogeneidade na oferta de cursos de italiano pelo Brasil, quem tem a perder são apenas os italo-brasileiros, pois muitos destes vivem no interior e não tem acesso prático a bons cursos.
Com humildade, concordo plenamente com essa atualização. Existem muitas pessoas sem noção atualmente. Sou filho direto de italianos, então sempre vivi entre o Brasil e a Itália desde criança. Conheço bem a cultura, a história e os dialetos locais dos dois países. Ultimamente, tenho sentido vergonha de ser brasileiro devido ao comportamento de algumas pessoas. Quando estive no Brasil recentemente, vi pessoas se gabando de serem italianas, sem ao menos saber falar o idioma ou nunca terem pisado na Itália. Ser verdadeiramente italiano é ter nascido e vivido a maior parte da vida na Itália, conhecendo seus costumes, cultura e idioma. Ser reconhecido por uma linhagem distante não te torna italiano. No entanto, é possível tornar-se um, estudando e se inserindo na cultura do país de forma humilde e com mente aberta. Vi muita gente querendo impor a cultura ou pensamento brasileiro na Itália, mas assim como qualquer visitante deve respeitar a cultura brasileira quando estiver no brasil, o respeito deve ser recíproco. Há pessoas que vivem em um mundo de ilusões, achando que vão ficar ricas ao ir para a Itália, sem saber que, na verdade, não é um país fácil para se ganhar dinheiro. A Itália é um país antigo, com uma rica herança histórica e cultural. Muitos de seus costumes são passados de geração em geração. Se você não se interessa por isso, talvez deva reconsiderar sua viagem para lá. A Itália valoriza suas tradições e histórias, que são fundamentais para sua identidade. Sobre aqueles que buscam o passaporte italiano para facilitar a entrada em outros países, entendo que é uma estratégia válida. Não tenho nada contra isso e faria o mesmo se fosse o meu caso, pois abre portas e oportunidades assim como muitos jovens italianos vão para outro pais a procura de um emprego melhor . Por isso, deveria haver um processo mais facilitado para esses casos. Contudo, quando se trata de morar na Itália, mantenho minha opinião.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Vivo no centro de Verona, e cada vez mais eu escuto histórias sobre imigrantes (especificamente marroquinos) que estão destruindo a cidade, e coagindo turistas. Insano, esse povo não trabalha, vivem “disturbando” a sociedade e destruindo pouco a pouco as pequenas melhorias e modernidades das vias publicas. Pelo menos Verona, está transbordando de asiáticos, que sinceramente eu não sei até hoje como vivem, algumas familias com 6..8 pessoas, só um da casa trabalha (e não fala o idioma). Não diminuindo, pois só quem já escutou a historia de vida de um Bengalês, “entende” o porquê de pagarem mais de 10.000€ (dez mil euros, você não está lendo errado) para conseguirem um visto e virem para cá. A pergunta de milhões: Somos mesmo nós brasileiros que estamos povoando a Italia? O que vai virar isso em 10 anos? Os italianos (assim como muitos brasileiros não querem filhos), e existe uma sociedade que não usa métodos contraceptivos pois a religião não permite, eu conto ou vocês contam? De duas uma, ou essa tara que a cultura italiana tem de pagar menos taxas por colaborador está fazendo jus a essa quantidade significativa de imigrantes, ou simplesmente o país vai ser engolido logo logo. Fazem conta de umas picuinhas, mas o que precisa ser visto, ou ser feito, não está. Estudei 3 níveis de italiano desde que cheguei, os imigrantes, lotam as unidades escolares atrás do “livello B1” sabe lá deus para quê, pois não se empenham, levam as aulas meio “no automático”, e o pior, não estão preparados para estarem no nível que estão! Enquanto nós, que estamos ali para de fato aprender a língua (independente do certificado), vivemos aquela bolha de lamentações cotidianas. Enquanto eu, mera mortal lá “da America” preciso levantar todas as manhãs e fazer o que precisa ser feito, porquê as contas chegam aqui também! Me lembro que as pessoas diziam “nao venha para Verona, sua cidadania vai demorar horrores para sair, você nunca vai encontrar um apartamento, etc, etc” (parece que era para ser, então). Fazer amizade com brasileiros aqui, acho que ninguém mais quer, é meia dúzia de gente de bem. O resto só reclama, choraminga e está ali pronto pra te desanimar, mas não compra um voo e volta para o Brasil por nada. Enfim, “tá armado o caos”!
Eu queria muito viver na Itália agora que consegui meu passaporte, mas a questão de trabalho me pegou demais. Não digo nem em relação ao salário, mas sim a dificuldade de conseguir trabalhar com mais de 30 anos em razão dos benefícios dados aos jovens. Chegarei na Europa com 32 anos, então enfrentaria certa dificuldade. Escolhi a Irlanda pela certa “facilidade” de conseguir trabalhar, mas quero muito visitar a Itália, principalmente a cidade do meu dante causa e também por parte pai.
Tem benefícios para empresas que contratam quem tem menos de 30 anos, mas não significa que só contratam com essa idade 🥲 você é super novo, escolhendo uma boa cidade não teria problemas com relação à isso.
Excelente vídeo, somente uma correção se for até a terceira geração isso significa que irão aceitar a descendência até o bisavô. Pais, são primeira geração depois de nós, avós são segunda geração depois de nós e bisavós são terceira geração depois de nós.
Esses projetos de leis de tempos em tempos assobram os italos-descentes. Estou iniciando o meu processo via judical e estou com planos de imigrar para Italia em 2026. Epero que de tempo de ser finalizado meu reconhecimento. Mas de certa forma é até compreensível o desconforto de alguns em relação a cidadania italiana para os descendentes. Infelizmente muitos só querem usar o passaporte para usar como trampolim para outros países. Hoje muitos reconhecem a cidadania por via judical, por exemplo, e nem se dão o trabalho de pisar na Itália, ter um contato, aprender a língua e já mudam para outros paises da UE. Muito triste e complicada essa situação. 😢
Pra mim qm faz isso n é digno de receber o reconhecimento por dois motivos: vc querer ser identificado como nacional de um certo país significa se comprometer com uma série de coisas, uma delas a de se identificar culturalmente com aquele país, o que não passa nem pela cabeça dos interesseiros. A outra, mais óbvia, é que isso é um desrespeito enorme ao legado e a tradição dos antepassados que passaram perrengues bizarros nos navios e durante a vida tb por aqui para algumas décadas depois algum interesseiro querer se aproveitar do status de "europeu" para fazer qualquer coisa menos demonstrar gratidão por suas raízes. Enfim, por mim o governo italiano poderia submeter a analise os que tem a cidadania a 10 anos, por exemplo, e nunca esteve na Italia sendo que ja morou em trocentos outros países da UE e etc, revoga o direito. Cidadania é para os italianos que amam a Italia. Quer ir morar na França ou Alemanha vai pedir naturalização a eles, não existe isso de se aproveitar.
@@pedrodambrosio8695 Quando os italianos vieram pro Brasil, vieram por interesse também, pra conseguir fugir da pobreza que assolava a Itália. Mas essa mania de romantizar a realidade faz com que brasileiros com síndrome de vira-lata fiquem com esse mimimi porque se acham "italianos desde que nasceram". Italiano nenhum veio pro Brasil porque amava o Brasil ou se identificava com a cultura do país. A Europa é cheia de histórias de imigração em massa pra fugir das dificuldades. A lei da cidadania é somente um retorno, o Brasil recebeu muitos italianos, a Itália está recebendo de volta os descendentes desses italianos, mas aparentemente acha que esses descendentes são lixo.
@@samanthaabreu782 acho q vc ta perdida aqui nesse canal, o youtube as vezes faz isso mesmo... recomenda video que nao tem nada a ver com a gnt e da espaço pra comentar barbaridades. Minha querida, não existe isso de "se achar italiano desde que nasceu". Sindrome de vira-lata deve ter quem se intromete onde ñ entende oq ta dando palpite e ainda se incomoda com opiniao alheia. Ninguem aqui entrou no merito que vc ta dando palpite. Nao ta dizendo nada com nada, sinto muito. Em que momento valorizar a cidadania foi sinonimo de exigir que italianos "amassem o Brasil" quando chegaram? Quem veio e se naturalizou nao se enquadra no que estou falando, querida. Qualquer um que procure estudar sobre cidadania italiana entende isso muito bem. Vou te informar um pouco. Os italianos quando chegaram, em sua GRANDE MAIORIA, se fixaram em colonias em que se encontravam apenas italianos. Sabe qual o intuito de fazer isso? Não? Então, te digo, isso se chama valorização cultural e amor à tradição e à família. No momento em que vieram muitos a Italia se encontrava em situação de crise, em algumas regioes. Pela tua colocação, parece que não restou mais ngm na Italia, todos vieram pro Brasil pq lá só tinha pobreza. Famílias continuaram na Italia, sabia? Família dos que migraram, enfim TUDO, quem foi pro Brasil foi a exceção. Não sei qual o problema pessoal que já teve com o assunto, mas por favor, evite falar ab0brinh4 sobre assunto que vc claramente, com teu comentario, demonstrou ZERO conhecimento. Essa tua raiva tá mais parecendo inveja, despejando ódio a troco de nada. Não gostou? Faz uma proposta de Constituição nova pra Italia. Ah, mas é verdade, eles irão te ignorar.. pq quem nada tem a ver com Italia, sobre Italia não pode falar. Abraços!
Se um processo pra tirar a cidadania leva mais de 10 anos pra se solucionar judicialmente, isso com auxilio de advogados, na Itália, imagina quanto tempo vai levar pra aprovar uma medida que muda uma cláusula pétrea da Constituição Italiana. Daqui uns 30 anos a gente volta nesse assunto.
Tenho cidadania italiana e moro no Brasil. Quando recebo as cédulas por correio durante as eleições, sempre voto na chapa que está na frente nas pesquisas eleitorais. Basicamente respeito a opinião da maioria do povo italiano...claro, partindo do pressuposto de que as pesquisas são confiáveis 😅. Pesquiso meia dúzia de institutos e tiro uma média. Já votei em candidatos de esquerda e direita. Não me dou ao luxo de decidir o que é melhor para um povo que vive em uma realidade distinta da minha. Seria muita arrogância e prepotência. Abraço!
Se os consulados Italianos no Brasil fizessem a parte deles aqui não haveria tantos processos judiciais com alto custo para os descendentes e trabalho para as Comunas Italianas.
O consulado aqui em São Paulo nem conseguimos entrar numa lista de espera que demora mais de 15/20 anos.
Mesmo os processos feitos nos consulados geram demandas para os comunes. No fim das contas, os consulados enviam todos os documentos ao comune do antenato.
deixamos nosso nome na lista por muitos anos, um dia nos convocaram e conseguimos! eu já até tinha esquecido!
Nem todos os processos podem ser feitos administrativamente... Via materna per exemplo è so judicial
Olha a Itália é tão burocrática quanto o Brasil. Minha ex-mulher é italiana, no Brasil nosso divórcio já saiu, porém no velho continente ainda estamos casados, não tem nem previsão de quando deve sair, ela é nascida e criada na Itália e nos casamos no Brasil.
a minha foi via materna e não foi judicial. Meu trisavô nascido em 1850 italiano/ bisavô brasileiro em 1878, avó em 1928 e minha mãe nascida em 1949. Foi via administrativa. 🙏🙏
A Itália ainda gosta muito do papel e da caneta, do carimbo, de pilhas e pilhas de documento. Acho que um dos passos pra desfazer esse gargalo do reconhecimento de cidadania é começar a fazê-lo eletronicamente. Vai demorar porque a "burocracia" é algo cultural. Isso reflete muito nos consulados aqui no Brasil também.
Muita burocracia, mas eles nao tem interesse em melhorar isso. E nao 'e so na Italia... espanha demorei 3 meses pra conseguir uma data para solicitar a ID. Portar a carteira de habilitacao entao precisei pagar alguem pra fazer porque tem uma mafia de agendamento no orgao do governo. Isso antes tive que conseguir um agendamento na policia (sim.... outro) porque precisei pedir uma papel de pao dizendo que minha residencia continuava a mesma. Tudo isso muito bem remunerado para cada orgao governamental.
A Italia berco do mundo usa a caneta? Bem feito. Vamos deixar a eletronica para o Brasil. Veja o voto das urnas eletronicas, voto falsificado, con o Lula no poder.
A Europa em grande parte é assim, Alemanha inclusive.
Na Alemanha só de Sírios, Libaneses, Libios, Iraquianos foram de 204. mil nacionalizado. Lembrando que lá tem de falar italiano.
Excelente vídeo ! Parabéns!!! Sempre fui apaixonada pela Itália. 💚🤍❤️Aprendi o italiano, estudo desde 2020. Há 18 meses requeri a minha cidadania. Esse mês recebi a feliz notícia do Consulado do reconhecimento da minha cidadania.
👏🏻👏🏻👏🏻
Complimenti 👏🏻👏🏻👏🏻
Como sempre Giorgia é coerente nos seus videos, passando ótimas informações.
Obrigada Vera ❤️
Excelente conteúdo, muito bem contextualizado e reflete exatamente a realidade que eu vejo aqui onde moro na Lombardia província de Lecco. Tem muitas coisas que eu vejo que os italianos estão muito atrás do Brasil, mas tratasse de um viés cultural e nós estrangeiros devemos respeitar. Amar a Itália deveria ser o motivo principal da imigração, mas se não for pelo menos devem se esforçar para respeitar.
Concordo com você 🙂
Concordo com você. "Amar a Itália deveria ser o motivo principal da imigração, mas se não for pelo menos devem se esforçar para respeitar". Como amor pode ser declarado mas é difícil de aferir, entendo perfeitamente uma possível posição do governo da Italia em exigir provas de conhecimento da língua, da cultura, da história e do contexto político.
Amar? Que amar, mano? Eu amo minha mãe, meu pai, minha irmã, minha esposa, agora amar um país? Eu quero ir pra onde for bom e der pra ter uma vida digna. Não existe essa de "amar a Itália"
É cada uma kkkkkkkk
Muito bom seus vídeos, bem explicado.
Tenho cidadania italiana e meu antenato era de Gaeta. Fui para Itália me aprofundar mais na cultura, passar conhecimento para meus filhos (também italianos) e falar a língua. Fazemos nossa parte por aqui! Bacio!
Bravissimi ❤️
Não precisava nem fazer,isso,para conhecer de fato a cultura italiana,bastava vc passar um ou dois anos no bairro da Moca na Grande São Paulo,ou no Bixiga 😅😅😅😅😅😅
Problema que os italianos. Do Brasil não São iguais os daqui haha
Eu estou em processo de cidadania Italiana, pelos meus avós, assim que sair a cidadania, eu e minha Família, iremos morar definitivamente na Itália, se tornará minha primeira casa, a língua, cultura será levado muito a sério, tendo acima de tudo respeito por essa terra ,que será minha nação também.
Engraçado como o orgulho leva as pessoas e até nações a dar um tiro no pé atrás de outro.
Os descendentes de italianos (seja brasileiros, argentinos, venezuelanos) perdem muito com essas medidas citadas no vídeo, mas quem perde muito mais é a própria Itália.
É verdade que muitos requerentes da cidadania saem da Itália após o reconhecimento, mas muitos também ficam, se inserem na cultura e passam a viver aqui por anos ou até pela vida toda.
Muitos também fazem o reconhecimento sem intenção de ficar imediatamente na Itália, mas voltam depois de um tempo, após organizar a vida no Brasil, preparar uma mudança, aprender melhor a língua, etc.
Enfim, são muitos os casos de pessoas que de uma forma ou outra acabam na Itália.
Aí, de repente, por puro orgulho (“ain, não falam o italiano, ain, não sabem da nossa cultura”) o governo vai lá e coloca um monte de regra que vai cortar toda essa parcela que em algum momento iria acabar morando aqui, contribuindo com impostos, etc.
E de quebra ainda acaba com toda o mercado movimentado pelos requerentes durante o processo de cidadania (taxas, selos, consumo - aluguel, mercado, internet, água, luz, que chegam a milhões como disse um colega em um dos comentários.
Boa Itália, faça valer seu orgulho e fique com sua população cada vez mais envelhecida, e com os imigrantes ilegais que estes sim custam uma fortuna aos cofres públicos com todo o subsídio e assistência oferecidos de graça, sem receber literalmente nada em troca.
Perder os italo-brasileiros, argentinos, americanos etc. é uma ideia estúpida... é jogar fora bilhões de dólares em soft power. Se tivessem juízo estariam pensando em meios de capitalizar este soft power e não de descartá-lo por causa de problemas burocráticos e custos que, convenhamos, são ridículos para uma economia como a italiana.
Na estatistica a maior parte sai, nao adianta criar um cenario hipotetico
Seria um discurso lindo, se a maioria não saísse da Itália. Pra turistar aqui não precisa ser cidadão 😉
Dificultam acesso aos descendentes e abrem as portas para muçulmanos e indianos. Vai entender.
@@BrasileiraporacasoPosso falar por mim. Com passaporte brasileiro posso ir a qq lugar e costumo viajar todo ano. Fazem 26 anos que não vou à Itália, mas pretendo estrear meu passaporte italiano neste ano, conhecendo a comune de meu antepassado. Viagem de quinze dias, que provavelmente não será a última. Deixarei em impostos lá, bem mais que a meia hora de trabalho que devo ter custado ao governo.
Mais que isso. Minha filha universitária, que nunca teve interesse em morar fora, começou a se interessar por conhecer e, talvez, morar lá no futuro.
Fazendo contas. Vamos supor que apenas 5% das pessoas que conseguem a cidadania, efetivamente migrem para a Itália. Considerando 120.000 cidadania concedidas em 2021, isso dá 6.000 imigrantes (mais seus cônjuges). Esse número é aproximadamente igual a queda de nascimentos na Itália em 2022.
Além disso, os emigrantes das Américas têm relativa proximidade cultural com a Itália (língua e cultura latina).
Resumindo, a Itália investe um pouco em burocracia e ganha cidadãos formados (segundo e/ou superior) prontos para entrar na força de trabalho. Para o país com o mais grave problema demográfico na UE, parece ser uma escolha óbvia.
Acho que alguna coisa tem que façer. Sou argentino e as vezes da vergonha ver que outros argentinos so procuram a cidadania por interesse e nao ligam pra as raíces italianas. Acho que tomar provas di italiano seja uma otima idea. Mais nao limitar as geraçoes!!meus bisnonni erano italianos. COMPRIMENTO pelo teu canal. Aprendo muita coisa. Obrigado
Obrigada Sergio 😊
Exatamente o que eu penso. O problema é a pessoa não estar nem aí para a Itália, só querem o passaporte e ir para outro país. Não estão nem aí para a cultura, idioma e nada da Itália, isso é muito triste.
Eu quero pra morar na italia , sou a 4 gereçao e acho la muito top, nao curto nada no brasil principalmente esse povo nojento que só pensa em farra 😂
Só existem processos judiciais para requerer a cidadania por que o SERVIÇO CONSULAR não funciona adequadamente!!!
Órgãos públicos, um pior que o outro 😂
@@Brasileiraporacaso Eu só consegui a nacionalidade italiana entrando com um processo judicial.
Sono italiano di nascita, sono nato in Sardegna, sono stato in Brasile a San Paolo e sono stato discriminato. La legge deve essere cambiata perché è diventato un mestiere facile commerciale, molti uffici guadagnano un sacco di soldi e non fanno nulla. Ho parlato con alcune persone e pagano una fortuna per i brasiliani la maggior parte di loro passa anni a chiedere a questi uffici e non riesce a ottenerlo. Questa persona ha pagato l'influencer, ha addebitato 5.000 euro per richiedere il documento dell'antenato al COMUNE e la persona dell'ufficio è scomparsa. Fai attenzione a queste truffe.
Só sei que vou dar início ao meu processo de cidadania esse ano e o mais rápido possível, já estou estudando italiano porque pretendo morar lá 😉
Isso aí!
Eu gosto muito da italia, estou fazendo curso de italiano e estou iniciando meu processo jurídico, se Deus quiser eu vou morar na italia ate 2026.😊
Parabéns pela dedicação em aprender o idioma 🇮🇹
Tão cedo não irá ser reconhecida, pois a fila está grande na via jurídica, se quiser morar lá, melhor fazer de forma adm na Itália mesmo. A minha eu entrei jurídica em janeiro, já está protocolado.
Video curto e objetivo. Parabéns...🎉🎉
Que bom que você gostou 😉
Melhor vídeo que vi sobre até agora...objetiva e sem sensacionalismo.
Muito obrigada Deni, feliz que tenha gostado 😊
Parabéns pelo conteúdo.
Sou Ítalo-brasileiro e tenho muito orgulho das minhas raizes Italianas,amo a cultura italiana estou sempre buscando estar conectado .viva Itália 🇮🇹
Bravo 👏🏻🇮🇹
@@Freelancer_Expert Média ?somos inscritos no canal há um bom tempo e gostamos muito do canal e é apenas isso .quem é você ? Educação zero né ? Que Deus te abençoe irmão .
Eu estou esperando meu AIRE. Mas todo esse processo, eu estou estudando a lingua por conta, já aprendi muito da cultura e esse ano é o planejamento para ir de vez pra Italia o quanto antes (sem me ferrar)!
Arrasou! Se precisar de ajuda estamos aqui 🙂
Pra mim que é via materna só judicialmente e sou apaixonada pela Itália desde sempre...estou estudando e pretendo conhecer Castrezatto, Brescia de onde "veio" meu antenato❤
Fico feliz em saber ❤️
É sempre muito mais fácil dificultar ao invés de dar estrutura e melhor condições das instituições fazerem o cumprimento da lei. Políticos incompetentes tem em todos os lugares.
Show de Bola! PARABÉNS!
Falou muito bem 👏
Grazie mille 🥰
Excelente vídeo como sempre!!!
Recentemente descobri que existe a possibilidade quase 100% de ter ascendência italiana, mas em vista de tudo que está acontecendo fico preocupado de investir tempo e recursos nesse processo e no final acabar ficando sem. Enfim, vamos esperar as cenas dos próximos capitulos!
No seu lugar eu faria, mas cada um conhece sua realidade 🇮🇹🇧🇷
Prepare o bolso... brincando gastará 5 mil euros! Que pode ser dividido entre os integrantes do processo.
@@taniolo72 5 mil euros onde? Um processo q qualquer um pode fazer sozinho ser precisar de assessor e sem precisar ir a Italia (oq torna mais caro)!
@@pedrodambrosio8695 não te entendi, acho barato ou caro os 5 mil euros?
Nossos ascendentes foram recebidos no Brasil de braços abertos. Aliás, o Brasil recebeu e ainda recebe estrangeiros de todo o Mundo. É no mínimo um dever do governo da Itália reconhecer seus descedentes. Na economia o Brasil sustenta empresas italianas, como a FIAT, há décadas.
A Itália recebe, e muitos, estrangeiros que querem vir morar e trabalhar. Aqui o tema é outro.
olha, sou italiana de nascença e já sofri com preconceito aqui no Brasil. Várias vezes.
Quem disse q os italianos foram recebidos de braços abertos? Acha mesmo isso?
Então eu quero a cidadania Grega porque um meu parente grego, 2500 anos atrás, casou com uma siciliana durante a colonização da ilha 😂
@@marikaavezzu843 Pois é. Eles se dizem de braços abertos mas na verdade sabemos como eles são. Quantas vezes me ofenderam e me xingaram por ser "gringo" na policia federal. Ahhhh....quantas vezes. 10 anos pra ter uma porcaria de um visto, mesmo tendo um filho nascido no Brasil.
Acho justo essas restrições que estão querendo implantar. Por ex. Morar por 1 ano no país, mas terão que dar um visto que possibilite trabalhar legalmente.
Deveriam alterar a legilação para que a "via materna" seja um processo administrativo, não judicial, porque sairia do âmbito judicial com relação às obrigações junto aos comunes.
Teria que haver uma alteração constitucional para isso, pois filhos apenas de Italianas, nascidos antes de 1948, continuariam de fora do reconhecimento
@@rodri79, se vai analisar isso é ridículo e sem sentido. Qtos perdem a chance do reconhecimento por conta disso.
Eu acho tao machista isso, quem gera ,cuida é a mae e ainda nao tem direito de passar a cidadania!
@8568 é a cultura da epoca, mulheres e escravos nao eram considerados pessoas proprias/independentes, assim como crianças nao sao hoje.
Parabéns pelo vídeo!
Grazie mille 🤩
Obrigado pelo seu tempo por produzir vídeos que nos ajuda muitoooo.... Estou procurando imóvel para alugar e fazer minha cidadania. Você tem algum para indicar que possa me ajudar nisto?
Ciao Plinio! Infelizmente ninguém para indicar pois não tenho experiência direta 🙃
Reconheci minha e dos meus filhos a cidadania italiana em dezembro de 2022 e a alemã da minha esposa e filhos em fevereiro de 2023.
Olá Giorgia, força, vc tem maturidade e potencial para vencer desafios. Enviei no email indicado acima para contato algumas solicitações de orientações. Grato.
Grazie mille!
Olá Giorgia. Este assunto de cidadania é sempre polêmico. O rei Umberto despachou 1,4 Milhão de italianos de 1870 a 1920 só para o Brasil, sem contar para outros países. Isto aconteceu para aliviar as pressões socioeconômicas na Itália que estava em crise. Agora os descendentes destes italianos estão solicitando o seu direito a cidadania conforme a constituição italiana.
Quanto a motivação, cada um tem a sua, resgate de suas raízes, estudos, facilidade de locomoção na Europa, trabalho etc. Concordo plenamente com a questão da pessoa (ou família) que queira realmente fixar residência tenha uma certa fluência na língua italiana, que poderia (ou deveria) ser cobrado algum certificado.
Por outro lado, vejo imigrantes de outros povos que mudaram para a Itália que sequer falam a língua italiana, e nao houve tal comoção. Vide como exemplo Roma, que possui uma China Town, que os chineses ocuparam de tal forma o bairro que as famílias italianas se mudaram para outros bairros; e agora tem a vinda de imigrantes ilegais por Lampeduza, que sabe-se lá as suas reais intenções. O imigrantes IUS SANGUINIS trazem um pouco da cultura italiana, a religião e os costumes, sendo assim mais próximos aos "vero" italianos .
Atualmente as comunes italianas cobram de 300 a 2000 euros como taxa de reconhecimento de cidadania para os imigrantes legais, valor que me parece significativo para o caixa das prefeituras das cidades pequenas para ficarem se queixando. Seria mais interessante fazer com que os orgãos públicos municipais funcionassem regularmente para atender a demanda !.
Fabio muito apropriado seu comentário. Tenho a cidadania reconhecida há mais de vinte anos. A cidadania não necessariamente lhe obriga a morar na Itália nem mesmo o fato dd não morar lá significa não gostarmos e não termos orgulho de nossas raizes. Julgar o que cada descendente pretende com seu passaporte é uma invasão de privacidade. Estive na Calábria e chorei muito ao sentir novamente o gosto da cozinha de miei nonni! A porta da igreja de SerraStreta tem um baixo relevo de uma família com sua " catarina" saindo para imigrar. Em respeito aos que tiveram que partir requisitei minha cidadania e dd minha filhas Viva a Italia! Viva o sesquicentenário da chegada do La Sofia no Brasil em 1874!
Ciao Fabio! Obrigada por compartilhar sua opinião ☺️
isso mesmo! SE tenho sangue do meu antenato, sou italiana! Só preciso ser reconhecida pela Itália como tal... é um direito e ponto.
O comentário mais sensato e coerente desse vídeo! 👏🏼
Só ressaltando que nenhum Comune cobra pela cidadania, essa informação não está correta, não há nenhuma taxa para ser reconhecido cidadão italiano. Quem cobra esses valores são as assessorias de cidadania, pelo seu trabalho.
Mesmo que o vídeo fosse ruim (o que definitivamente não é), já ganhou a minha inscrição apenas por tomar uma posição (corajosa).
Obrigada Andre! Seja bem-vindoooo ❤️
Tenho minha cidadania italiana. Amo demais esse país e amo falar o italiano. Eu já estive nesse lugar em Belluno 🇮🇹
Itália linda de norte a sul🥹
Tive minha cidadania reconhecida em setembro de 2022 não precisa dizer que foi uma epopéia pra chegar até esse reconhecimento,pois bem meu processo foi pra Riese para que fizessem a transcrição,e depois de qse 7 meses de espera ,recebi a notícia de que tinha um erro na data do ano de meu aniversário nasci em 67 e colocaram 69… e assim meu processo voltou pra Veneza pra corrigir essa data, estou a 4 meses esperando!e pasmem a justiça me mandou uma cobrança aqui no Brasil das custas de meu processo, sendo que nem fizeram a retificação da data ,e sabe se lá qdo vão resolver!e desanimador
Um caso pior que o outro...
Muito estranho isto! Veja com seu advogado!
Nossa !! Como vc conseguiu retificar o nome ? No cartório?
O que este senador propõe tem consequências como as seguintes: sou italiano nato e crescido na Itália. Sou casado com uma italiana nata e crescida na Itália. Estou trabalhando na Alemanha, na indústria automotiva. Nosso filho nasceu aqui na Alemanha. Bom, na Alemanha vale o iuris sanguis, logo meu filho não tem direito à cidadania alemã pois nós somos ambos cidadãos italianos. A nova lei diz que descendentes de italianos têm de cumprir certos requisitos para ter a cidadania italiana se nascem foram da Itália, como viver 1 ano na Itália e fazer uma prova de italiano B1. Bom, a criança mora conosco (...) e é recém-nascida, logo não tem como fazer a prova de italiano nem de morar 1 ano na Itália pois nós... vivemos na Alemanha. Assim, meu filho é APÁTRIDA. Não tem cidadania alguma. Não tem direitos de cidadão em lugar algum. Não tem documentos. Não pode viajar. Legalmente não existe nem tem direitos. Em resumo, esta lei vai passar ainda pelas câmara de análise constitucional, entre outras instâncias, e vai ser rejeitada. O projeto é de tão baixa qualidade legal (e pior ainda, constitucional) que deve ser simplesmente rejeitado. Isso não quer dizer que outras iniciativas de lei não sejam elaboradas (lembrando que a questão da cidadania é cláusula pétrea da constituição italiana) , mas este projeto é apenas populesco, típico da extrema direita estúpida que não sabe nem como funciona o regime legal de um país.
Em resumo: não estou dizendo que não vão elaborar uma solução que reduza direitos atualmente vigentes, mas que não é a legislação atualmente em discussão. Particularmente acho que este é um assunto de Estado, não de governo. A Itália tem um número enorme de cidadãos ou pessoas com direito à cidadania em muitos países, no mundo todo. Isso se chama SOFT POWER em uma das suas nuances. Na real, estas pessoas geram pouquíssimos custos para o Estado Italiano, e podem ser mais motivados a interagir e a divulgar a Itália e sua cultura pelo mundo. Uma influência de muitos bilhões de dólares por um custo quase zero... perder isso é de uma estupidez inimaginável.
"extrema direita"... menos, meu caro. Volta e meia aparecem deputados de esquerda propondo alterações no ius sanguinis, então segura a onda aí.
A esquerda italiana é a primeira a querer alterações no ius sanguinis.
A única coisa que você tem que fazer é registrar o nascimento do teu filho no Consulado italiano do país onde ele nasceu. Basta que você envie a certidão de nascimento antes que ele complete os 18 anos. Pronto, teu filho é cidadão italiano. Nesse ponto o projeto de lei não faz nenhuma alteração.
@@80ForzaJuve Pela regra atual é isso mesmo. Mas pela nova regra, não. Nasceu na Itália? Não. Então, enquanto os requisitos não forem cumpridos, não pode obter a cidadania. Comunicar o nascimento ao consulado não significa passar a cidadania automaticamente pela regra em discussão. A criança tem de nascer na Itália e ser filho de italianos. Entende o absurdo?
No meu caso a minha bisavó paterna era proveniente de Torino. O meu caso é de mulher Italiana na linha de ascendência. Então só posso via judicial. Estive recentemente em várias cidades na Itália, incluindo Torino. Vi muitos imigrantes. Eu poderia ingressar com o processo pois tenho quase todos os documentos que comprovam, a excessão a certidão de nascimento do antenato. Optei por segunda nacionalidade de outro país por casamento. Sou totalmente a favor de mudanças nessa lei: ao menos a exigência de proficiência em Italiano já seria algo justo. Não tive problemas nessa visita a Itália. Só tenho a agradecer pela hospitalidade e gentileza com que a maioria dos Italianos me receberam.
👏🏻👏🏻👏🏻
Olá. Terminei hoje o processo após um ano de saga. Dia 23 vou fazer a "carta di identita". Muito agrato às suas dicas. No aguardo de renovarem a lei para converter a cnh.
Fico feliz em poder ajudar ❤️
Gostei do conteudo da fala e das verdades contidas
É uma ótima reflexão, Gi! Realmente deve ser frustrante para um italiano “nascido e criado” ter os serviços ainda mais demorados. Estou fazendo o processo de cidadania italiana e confesso que não acho errado ter um dos 3 pontos comentados. Eu mesmo comecei a aprender italiano assim q protocolei o processo kkkkk, fiquei pensando o inverso: de como poderia haver alguém que se naturalizasse brasileiro sem conhecer a cultura ou falar português? 🤷🏻♂️ Mas assim, opiniões polêmicas nesse vídeo 😂😂
Fora que a Itália é quase uma mãe nesse assunto de cidadania. O processo não é barato nem fácil, mas se comparamos a lei italiana com a dos demais países da UE, a lei italiana é super abrangente para conceder a cidadania. Não estou julgando isso de forma alguma, afinal de contas sou muito grato porque sou o tataraneto de italianos😅
Obrigada pelo seu comentário 🙂
Na Itália, há alguma previsão para quando será apreciado esse projeto de lei no Congresso?
"Successione delle letture parlamentari:
S.752 in corso di esame in commissione dal 30 gennaio 2024"
Eu queria muito ter ficado na Itália depois da cidadania porque realmente me apaixonei, porém é quase impossível alugar casa e para alugar cobram absurdos de taxas que não são cobradas para “os italianos”. Eu amei ter vivido a cultura da Itália, mas algumas coisas desanimaram. Tem que tomar muito cuidado.
Porém tenho orgulho em dizer que sou italiana tambem❤
Entendo a dificuldade Andressa 🥲
@@Brasileiraporacaso simm, passei por um golpe que desestabilizou e fez desistir de ficar aí, porém ainda amo a Itália ❤️
Qual cidade vc ficou?
Poxa, e eu aqui fluente em italiano, amo a cultura, vejo tv, leio notícias e tudo mais, sonho em morar e trabalhar na Itália. Só me falta mesmo um avô italiano!
Merecia mais do que mt espertinho por ai que nao faz jus ao direito q tem, nao nos representam....
Kkk casa cmg q eu tô tirando kkk
Zoera
Ao meu ver demostrar conhecimento do idioma é uma ótima ideia, já vi várias histórias de pessoas que conseguiram a nacionalidade, foram sem nem conseguir falar italiano, não conseguiram emprego e ficaram passando necessidade lá
Apesar de falar italiano e morar aqui na italia, minha família e eu passamos diariamente por muitos preconceitos na escola, no trabalho..mas seguimos tentando conquistar nosso espaço. É muito difícil...
Infelizmente é comum acontecer, força pra vocês! ❤️
No Vêneto há tanta gente com familiares que imigraram para Brasil e Argentina, que esse tipo de preconceito acontece menos. Se você tem origem veneta e se muda para o Vêneto será recebido com carinho. Especialmente se souber um pouco de língua veneta.
Parabéns pelo vídeo. O engraçado é que chegam centenas de imigrantes ilegais, oriundos da África atravessando o Mediterrâneo, sem qqr ligação com a cultura, religião e língua italiana. Nós que possuímos origem porque lá atrás um italiano resolveu vir para o Brasil e constituir família, ficam criando dificuldades. Acredito que quem tem direito e pensa em um dia obter a cidadania, que acelere o processo, antes que haja uma mudança significativa.
Obrigada pelo comentário 🙂
Nào vai mudar nada, a lei não vai passar.
Mas é uma situação complicada que muito político vai usar como palanque.
Pode não passar assim, mas coisas irão mudar.
@@Brasileiraporacaso Para quem vai fazer por naturalização pode até mudar. Para quem nasceu Italiano não vai mudar absolutamente nada.
O que precisa mudar é essa bagunça na via administrativa.
Como pode um comune pequeno ter tanta cidadania pra fazer? Onde esse pessoal está morando?
O vigile passou e ninguém achou estranho?
Bobear esse comune já está no radar da polícia e daqui a pouco mais uma matéria de corrupção.
Ai começa a chova de cidadania congelada e a turma que buscou atalho vai ter trabalho dobrado. Um clássico.
Concordo que falar no mínimo um B1 deveria ser requisitos mínimo para reconhecimento junto com a comprovação de sangue.
Uma criança não poderia fazer a nem a A1. Agora, adultos deveriam sim estudar pelo menos para alcançar o nível B1, independente de ter ou não prova.
@@vpillajr é claro que crianças não estão incluídas aí...😊
@@vpillajr Bom dia, Sim..!! Concordo. Até no céu tem regras para entrar, o único lugar que aceita todos sem regras é o inferno.
@@clodoaldodonato3029 a regra constitucional italiana só há uma e muito simples: iure sanguinis. Curso de italiano com muita oferta não é realidade no Brasil. É mais fácil ver o cometa Haley do que um curso de italiano em uma cidade qualquer no interior dos estados, mesmo no sudeste! Qm tem dinheiro pra pagar curso de idioma geralmente opta pelo ingles. Retirar um direito histórico por exigência linguística é absurdo. É o mesmo que o Brasil recusasse nossos antepassados na imigração pq não aprenderam o portugues antes de ir morar no país. Esse projeto de lei faz sentido até a parte do "evitar que se aproveitem da cidadania e se esqueçam da Italia", o resto é abobrinha.
Quem Nasce aqui não tem direito e incrível
Gente, como assim obter uma cidadania e nem saber a língua, história e cultura deste povo? É o mínimo...
Em que pese toda a discussão sobre as questões legais e constitucionais, acredito tb que algo irá mudar.
Sou da opinião que saber FALAR italiano e tem algum contato com a cultura é essencial. Jus Sanguini, que na prática se dá pela transmissão geracional registrada nos órgãos competentes NÃO EXCLUI a possobilidade desejável de que o requerente tenha alguma ligação cultural com a comunidade italiana em sua localidade, talvez exprimida principalmente pela língua.
Torço para que esse requisito sej realmente implantado à lei. Será bom para todos
Com relação ao idioma penso da mesma forma.
@@Brasileiraporacasoquando você tirou você já sabia o idioma?
Sim, eu cresci na Itália 😉
Eu acho muito hipocrisia pedir a cidadania italiana e não ter interesse em aprender o básico do idioma, essa mudança eu acho valida.
Concordo com você ✨️
Eu tenho cidadania italiana por jus sanguinis, tenho passaporte italiano apesar de nunca ter sequer pisado na Itália. Eu já morei na Alemanha e sou fluente em alemão. (Eu não tinha a cidadania italiana reconhecida na época)
Hoje eu moro na China com o visto de trabalho no passaporte brasileiro.
Falo, leio e escrevo mandarim muito melhor do que italiano apesar de eu não ter nenhuma ascendência chinesa.
Sou grato à Itália pelo reconhecimento da minha cidadania mas o aprendizado de italiano vai ficar para mais tarde...
Eu acho hipócrita a sua parte depois com certeza já tirou a sua né nos moldes anterior agora quem tá tirando que se foda né típico do ser humano eu consegui fodasse os outros, eu tenho direito por sangue e documentos e está na constituição e foda se é meu direito agora vai lá pedir para seu senador preconceituoso mudar a porra lei direito é direito e ponto final
Ué apagou minha opinião só vale o que convém mandou o yuotuber me bloquear pois vai denovo hipócrita já usufruiu o direito agora pimenta no dos outros é refresco né vai denovo
Com quem você está falando moço? 😅 olha o tanto de comentário aqui, inclusive discordando de mim. Se o comentário foi excluído é porque era ofensivo e/ou o youtube baniu.
Alias como sempre ótimo conteúdo quando vem para o Brasil ?
Em breve 🙂
Eu entendo perfeitamente a Indignação de um italiano ao ver ou ouvir um estrangeiro falando mal dos italianos e querendo ser italiano apenas por conveniência de viagens.
Meus avós chegaram aqui no Brasil e não sabiam falar português muito menos como a cultura funcionava aqui e foram todos muito bem acolhidos, agora só estamos migrando novamente, concordo com a parte da crítica aos italianos, mas os italianos criticaram muito o Brasil até mesmo com cunho racial, digo isso porque vivencie isso dentro da nossa família, agora estamos migrando novamente fazendo valer nosso direito de decente italianos, seja lá por seus benefícios ou algo do tipo.
Ciao Gi!! Eu e meu noivo estamos desde o ano passado tendo aula de italiano (desde que visitamos o país e nos apaixonamos pela cultura e pelo povo italiano). Meu noivo tem ascendência italiana (por avó materna) e daríamos entrada por via administrativa ainda esse ano - provavelmente na segunda metade - e continuaríamos morando aí. Esse é o nosso maior sonho no momento. Você acha que, se o projeto for votado e confirmado, como ficaria a questão da legalidade nesse 1 ano “obrigatório” morando na Itália até ser deferida a cidadania? E você acha que, se realmente for implementada essa nova lei, ela vai ser válida ainda esse ano? Muito obrigada por todas as questões que você traz em vídeo.. assistimos seu canal todos os dias e certamente você está fazendo muita diferença no nosso processo!! ❤
Obrigada pelo carinho de vocês Thais ❤️ infelizmente não tem como prevermos nada, esse é apenas um projeto de lei, muitos são aprovados e tantos outros não. Eu não mudaria meus planos com base nisso, seguiria com aquilo que depende de mim, o que não depende a gente deixa pros responsáveis 😉
Você deveria abrir uma empresa de reconhecimento da cidadania.
Obrigado pelo vídeo, concordo plenamente com você, deve-se ter respeito pelo seu antepassado e entender o que a pessoa pretende com a cidadania… abraços!
Oi Georgia, eu tenho cidadania e quero muito aprender italiano. Eu acho importante saber. Eu sinto vergonha de não saber. Fui procurar curso em Copacabana na unidade do Consulado mas não tinha turma aberta só no centro da cidade por falta de alumo.
Uma vez te perguntei onde poderia aprender na propria italia e se tinha curso gratuito ou a baixo custo porque gostaria de ir.
Muito boas as informações. Valeu
Oi Tambem sou do do Rio, esses cursos no consulado e no centro sao gratuitos para quem ja tem a cidadania?
Porque não faz online? Tem curso online gratis de italiano na USP, digita Dire, Fare, Partire USP no google que aparece
Estou aprendendo usando Duolingo. A versão gratuita já é muito boa, é a paga não é tão caro assim. Recomendo fortemente.
Aprecio muito esse carinho pela Itália 🇮🇹
@@rricardobs não. São pagos.
Acho que ele está certo em
Partes, mas espero que a minha saia antes. Ao menos com a entrada do processo já consiga ser atingido pela lei atual. Outra coisa acredito que o ideal seria se essa mudança só afetasse que nascesse após essa lei.
Olá tudo bem? Mto bom o vídeo. Eu já gastei uma fortuna no meu processo. Só estou esperando a juíza marcar a nossa audiência. Você acha que existe o risco de mudar algo até lá? Obrigada ☺️
Acredito (e espero!) que não 😉
Eu sou brasileiro, não domino o idioma, mas tenho enorme orgulho de ter a cidadania, sofri tanto para tê-la..
Parabéns Diego 👏🏻
@@Brasileiraporacaso Grazzie mille 😁
Participei de todas as votações, estudo a história, cultura e o idioma Italiano há anos. Mês que vem me mudarei para o Vêneto.
Parabéns pela posição 👏🏻🇮🇹
adorei o conteúdo, explicou de forma direta e clara.
Meu trisavo paterno veio da Italia e estou iniciando a busca pela documentação para entrar com o pedido judicial.
Voce acha que valeria a pena arriscar, ter gastos e no fim mudar as leis?
Sempre amei a Italia, sempre sonhei em conhecer (estou com viagem marcada para este ano) e ja estou estudando Italiano mas temo em não conseguir realizar o sonho de tera cidadania reconhecida :(
Você irá conseguir tbm estou fazendo meu trisavo era,, se precisar de ajuda conheço alguns sites para localizar documentos,, principal é o Family Search, Boa sorte, abç.
Corre atrás da sua cidadania pela via judicial, é o melhor custo benefício no momento😉
Eu to fazendo, eu e meu filho ...ele ta na Croácia treina futebol. O processo dos documentos ta tudo ok , agora vai p juiz na Itália
Ciao Gio, come stai? Tutto a posto? Va be😂....Eu adoro o teu conteúdo e concordo com muitas coisas contigo... Mas, nesta ocasião, o meu concordo vai pro Menia... E por muitas razões que não vou conseguir te descrever acá... Mesmo assim, o carinho pra vcs e pra tudo o povo Brasileiro (sou venezuelano con ascendentes italianos e atualmente moro no Río de Janeiro, por enquanto) é muito muito muito maior... Se les quiere un montón y muchos éxitos para ti y los tuyos Gio.. Ci vediamo prossimamente 🌹
Tutto bene grazie ☺️
Obrigado pelo vídeo, tema importantíssimo.
Infelizmente deve ter muitos oportunistas fazendo desse tema um alerta para ganhar dinheiro em cima do desespero ou sonho das pessoas. A Itália observa tanto o comércio bagunçado que se tornou quanto o perfil de quem tem solicitado, não é nada em vão o movimento do senador (o mesmo que favoreceu o reconhecimento a anos atrás).
O ítalo (seja qual for) deveria ter vergonha de reivindicar um direito de um povo ou cultura que não ama e não quer viver. Isso fala muito sobre o caráter da pessoa. Sou a favor que obrigue a língua e tenha experiência de um ano na Itália, já dá para filtrar.
Acho a prova de proficiência oral justa e necessária! Parabéns pelo conteúdo! Só corrigiria o emprego de “descendência”. Quem requer a cidadania, tem a “ascendência “ italiana!
Quanto ao idioma eu concordo e incentivo! Passei o meu final de semana que poderia ter sido motivado pelo motivado pelo prazer e frivolidade apenas estudando italiano, pratica instrumental e academia
Estou angustiada com esse projeto, pois ingressei na fila do consulado recentemente (já que não tinha pressa no reconhecimento), mas meu antenato é o trisavô e não tenho condições de ir viver por 1 ano na Itália por ora, esse era um plano para minha aposentadoria 😢
Calma Ana Paula! Tem muita coisa pra rolar ainda, espero que dê tudo certo pra você 🇮🇹
Eu preciso com urgência de um genealogista! Quero dar entrada no meu processo o quanto antes
Se o italianos facilitassem mais pra nós brasileiros honestos alugarmos um imóvel pra morar por 1 ano na Itália pra tirar nossa cidadania e nós familiarizarmos com a cultura italiana, seria tudo mais fácil. Sem um atravessador que quer um rim pra passarmos 3 meses na Itália, fica muito mais difícil essa aproximação 🤷♀️
E como seria definido quem é "honesto"? Não tem método de avaliação pra isso. Alugar imóvel é difícil para qualquer pessoa, não apenas brasileiros.
Se a pessoa NAO Tem intencao de vim morar definitivamente, p QUER cidadania?! Deve Dar p Quem jà està integrada no Pais.
aí facilita para brasileiro e italiano que mora na Itália vai ficar bravo para essa preferência, que logicamente não seria certa.
Mas aqui na Itália só quem vive aqui sabe melhor nem começar a falar 😅
Brasileiro quer cidadania facil, para depois se mudar para Eua, entao nao da!
Meus filhos e minha esposa foram reconhecidos semana passada 🙏🙏🇧🇷🇮🇹
Vai mudar sim. O volume de processos está aumentando.
Parabéns pelo vídeo.
Concordo que o mínimo para conseguir a cidadania deveria ser falar fluentemente o idioma Italiano e conhecimento de politica, geografia, tradições. Tenho cidadania, falo fluente o Italiano (por amor), adoro a cultura Italiana e acabei de comprar um imóvel na Italia onde estou neste momento. Em julho estaremos morando na Italia, país que amo e sempre fui muito
bem recebido. Faça sua parte, aprenda o idioma, respeite a cultura e seja bem-vindo, se for pra reclamar e
encher o
saco fique no Brasil.
Penso que é mais do que certo! 3 geração é mais do que justo! Acima disto, já não existe ligação alguma com a itália.
Obrigada por compartilhar sua opinião 😉
Giorgia, lendo os comentários, alguns se referiram ao número de pessoas que realmente ficam após o reconhecimento da cidadania. Ajudarei nas estatísticas, finalizei meu processo via judicial, de um total de 10 pessoas apenas (eu e minha mãe) temos interesse em morar na Itália, ou seja, 8 pessoas vão usar para fazer turismo e/ou morar em outros países, para isso estamos estudando italiano, sobre a cultura, assisto todos os seus vídeos e já havia percebido mesmo que os italianos são orgulhosos da sua cultura e tradição, por isso dou razão para os (comunes superlotados) em suas reclamações, ficou até engraçado a bandeira do Brasil na prefeitura citada (rindo com respeito). Pois, convenhamos é muito fácil pegar a cidadania e não residir na Itália, não é mesmo?. Vejo isso principalmente nas solicitações administrativas, onde um processo pode ser finalizado em 60, 90 dias e a pessoa se quer se dá ao trabalho de aprender o idioma pra falar com o vigile. Assim como você, eu credito que haverá mudanças na legislação, não todos os pontos, mas irão escolher um que dificultará mais. Ps. eu vi o vídeo da moça que após pegar a cidadania falou mal dos italianos. Como dizem: ''Pior que cuspir no prato que comeu é voltar a comer no prato que cuspiu''.
Muito bom seu vídeo! Invcluse um senhor na fila do passaporte aqui no BR perguntou pra onde eu iria, respondi Napoli (por minha família ser de lá). Rispidamente o homem disse: "Que horror, lá só tem geente que não presta." Abaixei o rosto e sai de perto. Ele é uma pessoa como a citada no vídeo, e so atrasa os pedidos.
😂😂😂
Tente se colocar no lugar dos brasileiros de 150 anos atrás que acolheram os italianos sem exigir que eles falassem português.
Tempos e mundo totalmente diferentes.
@@BrasileiraporacasoNão é justificativa. Cada caso é um caso. Deveriam olhar para cada um, individualmente. Italianos fazendo turismo, sem vergonha aqui, parece que todo mundo passa pano... mas quando é um brasileiro pedindo apenas uma cidadania, acham ruim.
O problema principal é o impedimento de 48 e as filas nos Consulados.
Para resolver isso teriam que promulgar uma lei reconhecendo a igualdade de direitos das mulheres Italianas que nasceram, casaram e tiveram filhos con estrangeiros antes de 48, assim não seria mais por via judicial e sim por via administrativa dando a liberdade da pessoa fazer em qualquer comune da Italia ou nos Consulados.
E fortalecer os Consulados com mais pessoas para agilizar os processos de Cidadania.
Amo a Itália, não sou descendente e vou aprender italiano para conhecer esse lugar lindo e sua cultura, arte, culinária,.economia, política é o mínimo quando queremos conhecer um país.😉
Pura verdade. Amo a Itália ❤
Só sei que enquanto fizer parte da constituição italiana. A cidadania é um direito e nao um favor. E esses projetos de lei so causam mais problemas e dívidas para o estado.
Sim, não deixa de ser um direito 👍🏻
Tenho intensão de dar entrada no processo via judicial(bisavo), tenho poucas info da minha bisa, pq nao conheci ela, meus avos ja falecidos a 1 decada..mas minha principal intensão é procurar por familiares..quero conhecer mais os descendentes do meu pai e quem sabe encontrar algum parente perdido por ai rsrs...abraço! ano q vem dou entrada no processo, se tudo der certo. Eu acho a italia um país lindo!
Consigo entender os dois lados.
Muito coerente! Creio que quando escolhemos morar fora no nosso país, o mínimo que devemos conhecer é a língua do país que escolhemos viver! A cultura, o idioma, o conhecimento sobre onde estamos tem que fazer parte da nossa evolução quotidianamente! Ser grato a um lugar que te e estudar sobre ele é uma boa forma de viver e conquistar boas experiências e recomeçar!
Exatameeeente 👏🏻
Ciao a tutti! Eu já dei entrada no meu processo de reconhecimento pela via Judicial. Embora eu nunca ter visitado a Itália, seria um prazer visitar ou até morar. Às vezes penso em fazer o caminho reverso do Meu trisavô. Tenho interesse pela cultura e política do país, estou aprendendo o idioma e consigo cantar o hino da Itália, que aliás é lindo. Arrivederci, grazie mille!
💚🤍❤️
Eu assisti esse vídeo dessa cidadã brasileira que, ainda na Itália, proferiu essas palavras! Parei de seguir na mesma hora. E eu que não tenho ainda minha cidadania italiana! Fico imaginando um italiano ouvir isso!! Acho que pra esses casos devia perder o direito à cidadania italiana! Muito triste!!
Graças a Deus meu processo terá a audiência em março! Não vejo a hora!! E diferentemente dessa "UA-camr" que falou contra a Itália e os italianos eu tenho MUITO ORGULHO PELA MINHA DESCENDÊNCIA! Parabéns pelo vídeo!!
Quem é?
0:05 Marina Mattos
Acho bem importante os italianos reconhecerem os benefícios que lhes foram oferecidos ao chegar no Brasil, só pra começar a conversa.
🫠
Se tiverem q lutar bastante, muitos até escravizados tb
@@nivaldoamaraldeoliveira5591receberam terras e mais terras em seus nomes. Tiveram que trabalhar sim, como qualquer um mas tiveram todo apoio estatal. Isso n é opinião, é documentado. Estude.
@@nivaldoamaraldeoliveira5591inclusive a imigração deles era parte de um plano de embranquecimento da nação. Previsto para ter data de inicio meio e fim.
Concordo que saber a Língua deve ser necessário, além disso, conhecer as origens dos nossos antepassados, a cultura, seja primordial para quem quer se tornar um cidadão italiano. Meu grupo familiar tem 11 pessoas e estamos iniciando o processo da cidadania.
Meu antenato é de Val di Zoldo e quando enviei e-mail ao comune solicitando documentos, eles me responderam em 1 dia já com o documento! Rsrs
Não sei se foi ironia o pronunciamento dele, mas de fato me atenderam rapidinho…
Genteee, morta 😂 que coincidência!!!
Como está o processo agora dia 07/10? Vi um vídeo de um cara falando que a lei foi para votação, é isso mesmo?
Nenhuma novidade por enquanto 😉
Talvez o que eu vá escrever aqui dê polêmica, mas vai lá:
Eu concordo com a proficiência em italiano para tirar a cidadania, e entendo o motivo pelo qual o pessoal lá fica emputecido. De fato, a grande maioria das pessoas que eu conheço, só quer a cidadania para passear sem maiores dificuldades pela Europa e Estados Unidos.
Não se interessam pelo que acontece na Itália, é como viver uma vida inteira no Brasil sem saber o que acontece por aqui.
E assim, caso chegue a vez do requisitante para tirar a cidadania e ele não saiba falar a língua, ele pode sempre entrar de novo na fila até o fim da vida. É só fazer a parte dele e aprender.
Conheço pessoas que de fato acham que são brasileiros com cidadania italiana... não amigo, você é um ÍTALO-BRASILEIRO. Os mesmos deveres que você tem para com o governo brasileiro, você tem com o governo italiano.
Está coberto de razão Erik ✨️
concordo! Apenas não concordo em limitar a cidadania até 3ª geração... isso acho inaceitável! o meu antenato é meu trisavô... e eu tenho todos os meus documentos em mãos... e estou tentando a mais de ano o agendamento pelo Prenotami de Ctba...e não consigo. Meu pai fala palavras do dialeto até hoje... Meu nono me pegava no colo e cantava musiquinhas em italiano pra mim! Jà comecei a estudar o italiano, meu marido vai se aposentar... queremos viver na Italia... mas como eu vou passar 1 ano lá, longe da minha família (marido e filha)????? Não posso no momento, não teria condições financeiras... temos amigos que estão sofrendo pra conseguir lugar pra morar na Itália, uma dificuldade... como eles vão exigir algo assim? Não está certo isso, na minha opinião...
OLá, parabéns pelo video e pelo canal. Quanto aos dados que nos passou, de 12 mil pedidos ao ano no Veneto, sabe dizer que se referem somente aos processos judiciais, ou nesse número já constam os pedidos feitos aí na Itália, diretamente na comune? desde já agradeço
São todos os pedidos 😉
São os pedidos judiciais no tribunal de veneza
Agora fiquei em duvida, ela respondeu que são todos.@@dennis1322
Se a maioria é de Brasileiros, acredito que a maioria seja oriunda de tribunais. E dentro desses números está o pessoal que fez via judicial porque tem mulher Italiana na linha de ascendência e quem fez via judicial para pular a demora nos consulados (casos que seriam via administrativa)
Novamente, todos os casos que chegaram até o comune, independente da via de requerimento.
Meu processo esta rolando ai na italia, e pretendo ir morar e viver na italia, eu esposa e filho.
Estou buscando a certidão do meu antenato (trisavô) na paróquia de onara, quero fazer meu processo de cidadania o quanto antes, mas já tenho conhecidos que moram na Itália, então estou estudando o idioma, pq já sei que ir pra Itália sem o idioma e tal,pode saber que sai ser perrengue, é óbvio que quero as benesses da cidadania, mas me interesso muito pela cultura italiana, e por saber quanto as minhas raízes. Espero um dia poder visitar o lugar aonde morou, ou nasceu meus ancestrais, aqueles que me deram o sangue italiano que corre nas minhas veias 🙌🏼🇮🇹❤
Bravissimo 👏🏻
Concordo parcialmente com a proposta. Não se pode banalizar o direito a cidadania com fins unicamente de usufruí-la em outras nações esquecendo-se completamente do benefício garantido pelo governo italiano.
É uma questão de gratidão aos antepassados demonstrar o carinho pela cultura, língua e estilo de vida (o que seria muito agradável se equivalente ao interesse em obter o passaporte vermelho por parte de muita gente).
Vejo muitos italo-brasileiros tendo esse tipo de atitude péssima, o que reflete negativamente.
Porém, alguns muitos mantém ainda o apego à família e a tradição, o que é muito nobre.
Sobre o domínio da língua, inviável para a realidade brasileira, onde mal é possível encontrar cursos de qualidade presenciais (e onlines, com exceção dos ministrados por nativos - q são raros voltados ao Brasil), na grande maioria apenas nas capitais. Ou seja, bizarrice. Seria mais interessante garantir materiais de estudo governamentais, elaborado por profissionais capacitados voltados aos italo-brasileiros recém reconhecidos cidadãos que ainda não dominam bem o idioma.
Em que pese a ironia do prefeito da comune, sua fala é vazia, visto que é irracional priorizar uns italianos que outros, sabendo que a carta italiana diz expressamente que é cidadão italiano quem tem sangue italiano, e não necessariamente quem nasce em território italiano, portanto não há que se dizer em "propridade para os daqui e desleixo para os de lá". É investir, como dito no vídeo, em melhorar os serviços internos, contratar mais funcionarios e desburocratizar processos.
resposta sobre cursos presenciais: sou nativa e trabalho num curso de língua italiano que acho o melhor de todos (não estou brincando), mas hoje em dia dá para encontrar alguém para aprender a língua mesmo não sendo nativo. Além disso, acredito que essa lei valeria para o mundo todo e não somente o brasile: isto é, não pode dar preferência para um país porque não haveria recuso. Aprender a língua da tua futura nacionalidade é o mínimo e se tem dinheiro para fazer cidadania, tem dinheiro para pagar professor e aprender a língua. Outra questão, ser nativo não significa saber dar aula.. eu me especializei no ensino da língua italiana para brasileiro porque sabia que ser nativo às vezes significa só saber pronunciar (e nem sempre porque depende da região que a pessoa vem) o italiano standard.
@@marikaavezzu843 Ciao. Discordo, mas interessante o relato. Discordo porque estamos falando do Brasil, onde a harmonização do ensino não é uma realidade (nem do português, quem dirá do italiano), diferentemente de uma Suécia, Países Baixos, etc. Há bons cursos de italiano sim, porém há de se valorar mais, dada a incerteza da qualidade do serviço, aqueles que oferecem ao menos aulas com nativos, visto que a garantia do domínio do idioma seria garantia e outras váriaveis que só um nativo saberia, se comparado há alguém que sempre estudou o italiano no exterior, se formou recentemente e ainda não obtevo um contato duradouro com o cotidiano da língua. Não dá para dizer que ambos estão no mesmo estágio. Como nativa, vejo que poderia saber melhor do que ninguém de que no italiano a pronúncia faz um diferencial enorme, dificultando no entendimento caso essa não seja aplicada da forma convencional. Ambos podem ensinar, um estrangeiro e um nativo, porém o segundo sai na frente pelo maior contato com o idioma que já teve anteriormente.
Apesar de esse não ter sido meu ponto, deixo minha opinião sobre a resposta.
Sobre a questão do ter dinheiro para fazer cidadania ser sinônimo de ter dinheiro para pagar curso de qualidade, não vejo sentido nessa analogia. Primeiro porque o mais comum é o requerente ao reconhecimento juntar e separar o suado dinheiro que custa o processo. A moeda brasileira não tem o mesmo valor que o euro, isso é clarissimo, não há como comparar. A taxa consular de 300 euros, por exemplo, doi no bolso de qualquer um, porque não equivale a 300 reais, quem dirá toda a documentação. Raras exceções são quem tem $ para ir a Italia fazer o processo pessoalmente no comune, esses são fora da curva, não dá pra dizer que a média é assim. A média a ser levada em consideração não é essa ao meu ver.
E a quem tem oportunidade e dinheiro, geralmente se opta pelo ingles, onde é a maior pedida pelo mercado brasileiro com relação a trabalhos, etc, onde o acesso é bem mais democrático, apesar da péssima qualidade de muitos.
Sobre a lei, não entendi ao que se referiu. Se foi a minha proposta de oferta de materiais de estudo do governo italiano ou se sobre o tema do video, então não tenho nada a acrescer.
Como percebi que não ficou clara minha opinião, preferi fazer a colocação.
Volto há ressaltar que, devido a falta de homogeneidade na oferta de cursos de italiano pelo Brasil, quem tem a perder são apenas os italo-brasileiros, pois muitos destes vivem no interior e não tem acesso prático a bons cursos.
Com humildade, concordo plenamente com essa atualização. Existem muitas pessoas sem noção atualmente. Sou filho direto de italianos, então sempre vivi entre o Brasil e a Itália desde criança. Conheço bem a cultura, a história e os dialetos locais dos dois países. Ultimamente, tenho sentido vergonha de ser brasileiro devido ao comportamento de algumas pessoas. Quando estive no Brasil recentemente, vi pessoas se gabando de serem italianas, sem ao menos saber falar o idioma ou nunca terem pisado na Itália.
Ser verdadeiramente italiano é ter nascido e vivido a maior parte da vida na Itália, conhecendo seus costumes, cultura e idioma. Ser reconhecido por uma linhagem distante não te torna italiano. No entanto, é possível tornar-se um, estudando e se inserindo na cultura do país de forma humilde e com mente aberta. Vi muita gente querendo impor a cultura ou pensamento brasileiro na Itália, mas assim como qualquer visitante deve respeitar a cultura brasileira quando estiver no brasil, o respeito deve ser recíproco.
Há pessoas que vivem em um mundo de ilusões, achando que vão ficar ricas ao ir para a Itália, sem saber que, na verdade, não é um país fácil para se ganhar dinheiro. A Itália é um país antigo, com uma rica herança histórica e cultural. Muitos de seus costumes são passados de geração em geração. Se você não se interessa por isso, talvez deva reconsiderar sua viagem para lá. A Itália valoriza suas tradições e histórias, que são fundamentais para sua identidade.
Sobre aqueles que buscam o passaporte italiano para facilitar a entrada em outros países, entendo que é uma estratégia válida. Não tenho nada contra isso e faria o mesmo se fosse o meu caso, pois abre portas e oportunidades assim como muitos jovens italianos vão para outro pais a procura de um emprego melhor . Por isso, deveria haver um processo mais facilitado para esses casos. Contudo, quando se trata de morar na Itália, mantenho minha opinião.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Vivo no centro de Verona, e cada vez mais eu escuto histórias sobre imigrantes (especificamente marroquinos) que estão destruindo a cidade, e coagindo turistas.
Insano, esse povo não trabalha, vivem “disturbando” a sociedade e destruindo pouco a pouco as pequenas melhorias e modernidades das vias publicas.
Pelo menos Verona, está transbordando de asiáticos, que sinceramente eu não sei até hoje como vivem, algumas familias com 6..8 pessoas, só um da casa trabalha (e não fala o idioma).
Não diminuindo, pois só quem já escutou a historia de vida de um Bengalês, “entende” o porquê de pagarem mais de 10.000€ (dez mil euros, você não está lendo errado) para conseguirem um visto e virem para cá.
A pergunta de milhões:
Somos mesmo nós brasileiros que estamos povoando a Italia?
O que vai virar isso em 10 anos?
Os italianos (assim como muitos brasileiros não querem filhos), e existe uma sociedade que não usa métodos contraceptivos pois a religião não permite, eu conto ou vocês contam?
De duas uma, ou essa tara que a cultura italiana tem de pagar menos taxas por colaborador está fazendo jus a essa quantidade significativa de imigrantes, ou simplesmente o país vai ser engolido logo logo.
Fazem conta de umas picuinhas, mas o que precisa ser visto, ou ser feito, não está.
Estudei 3 níveis de italiano desde que cheguei, os imigrantes, lotam as unidades escolares atrás do “livello B1” sabe lá deus para quê, pois não se empenham, levam as aulas meio “no automático”, e o pior, não estão preparados para estarem no nível que estão!
Enquanto nós, que estamos ali para de fato aprender a língua (independente do certificado), vivemos aquela bolha de lamentações cotidianas.
Enquanto eu, mera mortal lá “da America” preciso levantar todas as manhãs e fazer o que precisa ser feito, porquê as contas chegam aqui também!
Me lembro que as pessoas diziam “nao venha para Verona, sua cidadania vai demorar horrores para sair, você nunca vai encontrar um apartamento, etc, etc” (parece que era para ser, então).
Fazer amizade com brasileiros aqui, acho que ninguém mais quer, é meia dúzia de gente de bem.
O resto só reclama, choraminga e está ali pronto pra te desanimar, mas não compra um voo e volta para o Brasil por nada.
Enfim, “tá armado o caos”!
Eu queria muito viver na Itália agora que consegui meu passaporte, mas a questão de trabalho me pegou demais. Não digo nem em relação ao salário, mas sim a dificuldade de conseguir trabalhar com mais de 30 anos em razão dos benefícios dados aos jovens. Chegarei na Europa com 32 anos, então enfrentaria certa dificuldade. Escolhi a Irlanda pela certa “facilidade” de conseguir trabalhar, mas quero muito visitar a Itália, principalmente a cidade do meu dante causa e também por parte pai.
Tem benefícios para empresas que contratam quem tem menos de 30 anos, mas não significa que só contratam com essa idade 🥲 você é super novo, escolhendo uma boa cidade não teria problemas com relação à isso.
@@Brasileiraporacaso quem sabe um dia! Hahahaha
Excelente vídeo, somente uma correção se for até a terceira geração isso significa que irão aceitar a descendência até o bisavô.
Pais, são primeira geração depois de nós, avós são segunda geração depois de nós e bisavós são terceira geração depois de nós.
Pai - avô - bisavô = 3 gerações, portanto o bisneto é de terceira geração 🇮🇹
Esses projetos de leis de tempos em tempos assobram os italos-descentes. Estou iniciando o meu processo via judical e estou com planos de imigrar para Italia em 2026. Epero que de tempo de ser finalizado meu reconhecimento.
Mas de certa forma é até compreensível o desconforto de alguns em relação a cidadania italiana para os descendentes. Infelizmente muitos só querem usar o passaporte para usar como trampolim para outros países. Hoje muitos reconhecem a cidadania por via judical, por exemplo, e nem se dão o trabalho de pisar na Itália, ter um contato, aprender a língua e já mudam para outros paises da UE. Muito triste e complicada essa situação. 😢
Os países europeus estão a ficar saturados de brasileiros !!!...Osn brasileiros deixaram de ser bem vindos aos países europeus !!!
Pra mim qm faz isso n é digno de receber o reconhecimento por dois motivos: vc querer ser identificado como nacional de um certo país significa se comprometer com uma série de coisas, uma delas a de se identificar culturalmente com aquele país, o que não passa nem pela cabeça dos interesseiros. A outra, mais óbvia, é que isso é um desrespeito enorme ao legado e a tradição dos antepassados que passaram perrengues bizarros nos navios e durante a vida tb por aqui para algumas décadas depois algum interesseiro querer se aproveitar do status de "europeu" para fazer qualquer coisa menos demonstrar gratidão por suas raízes.
Enfim, por mim o governo italiano poderia submeter a analise os que tem a cidadania a 10 anos, por exemplo, e nunca esteve na Italia sendo que ja morou em trocentos outros países da UE e etc, revoga o direito. Cidadania é para os italianos que amam a Italia. Quer ir morar na França ou Alemanha vai pedir naturalização a eles, não existe isso de se aproveitar.
@@pedrodambrosio8695 Quando os italianos vieram pro Brasil, vieram por interesse também, pra conseguir fugir da pobreza que assolava a Itália. Mas essa mania de romantizar a realidade faz com que brasileiros com síndrome de vira-lata fiquem com esse mimimi porque se acham "italianos desde que nasceram". Italiano nenhum veio pro Brasil porque amava o Brasil ou se identificava com a cultura do país. A Europa é cheia de histórias de imigração em massa pra fugir das dificuldades. A lei da cidadania é somente um retorno, o Brasil recebeu muitos italianos, a Itália está recebendo de volta os descendentes desses italianos, mas aparentemente acha que esses descendentes são lixo.
@@samanthaabreu782 acho q vc ta perdida aqui nesse canal, o youtube as vezes faz isso mesmo... recomenda video que nao tem nada a ver com a gnt e da espaço pra comentar barbaridades.
Minha querida, não existe isso de "se achar italiano desde que nasceu". Sindrome de vira-lata deve ter quem se intromete onde ñ entende oq ta dando palpite e ainda se incomoda com opiniao alheia.
Ninguem aqui entrou no merito que vc ta dando palpite. Nao ta dizendo nada com nada, sinto muito. Em que momento valorizar a cidadania foi sinonimo de exigir que italianos "amassem o Brasil" quando chegaram?
Quem veio e se naturalizou nao se enquadra no que estou falando, querida. Qualquer um que procure estudar sobre cidadania italiana entende isso muito bem.
Vou te informar um pouco. Os italianos quando chegaram, em sua GRANDE MAIORIA, se fixaram em colonias em que se encontravam apenas italianos. Sabe qual o intuito de fazer isso? Não? Então, te digo, isso se chama valorização cultural e amor à tradição e à família.
No momento em que vieram muitos a Italia se encontrava em situação de crise, em algumas regioes. Pela tua colocação, parece que não restou mais ngm na Italia, todos vieram pro Brasil pq lá só tinha pobreza.
Famílias continuaram na Italia, sabia? Família dos que migraram, enfim TUDO, quem foi pro Brasil foi a exceção.
Não sei qual o problema pessoal que já teve com o assunto, mas por favor, evite falar ab0brinh4 sobre assunto que vc claramente, com teu comentario, demonstrou ZERO conhecimento.
Essa tua raiva tá mais parecendo inveja, despejando ódio a troco de nada.
Não gostou? Faz uma proposta de Constituição nova pra Italia. Ah, mas é verdade, eles irão te ignorar.. pq quem nada tem a ver com Italia, sobre Italia não pode falar. Abraços!
Se um processo pra tirar a cidadania leva mais de 10 anos pra se solucionar judicialmente, isso com auxilio de advogados, na Itália, imagina quanto tempo vai levar pra aprovar uma medida que muda uma cláusula pétrea da Constituição Italiana. Daqui uns 30 anos a gente volta nesse assunto.
😂😂😂
Tenho cidadania italiana e moro no Brasil. Quando recebo as cédulas por correio durante as eleições, sempre voto na chapa que está na frente nas pesquisas eleitorais. Basicamente respeito a opinião da maioria do povo italiano...claro, partindo do pressuposto de que as pesquisas são confiáveis 😅. Pesquiso meia dúzia de institutos e tiro uma média. Já votei em candidatos de esquerda e direita. Não me dou ao luxo de decidir o que é melhor para um povo que vive em uma realidade distinta da minha. Seria muita arrogância e prepotência. Abraço!
Achei muito sensato da sua parte 👏🏻