@@carmeblue2429 Ah sim! Eles vão ficar com o gado e as plantações de soja transgênica de extensas áreas agrícolas. Virarão barões do agronegócio extrativista explorador. Inteligentíssimo o seu comentário. Talvez assistir à parte final do vídeo passa aclarar suas ideias obtusas.
@@scolotto Ela está certíssima e o seu comentário é que está distante da inteligência! O que vocês estão tentando fazer é entregar a nossa riquíssima biodiversidade nas mãos dos mesmos povos que o vídeo aponta como vilões cruéis e assassinos de índios! Muito inteligente!!!
Eu na primeira vez q ouvi esta história q o Brasil foi descoberto, pensei logo não, foi invadida ! Até hoje o povão sofre com este agronegócio, os políticos, juízes e policiais se juntam e colocam muitas famílias para corre das terras ! Estas pessoas são empurradas para as grotas, morros, favelas, ruas, vielas, favelas a passearem necessidade básicas, e as terras as vezes são vendidas para colocar bois ou canas etc. Ao 40 anos fomos vítimas de expulsão das terras q viviam gerações e gerações ! Eles fazem documento e chegam e simplesmente colocam todos para correm, são fatos q mais acontece pelo o Brasil a fora! Agora eles vão criando muitas estratégias para expulsões dos povo para ogronegocio.
@@JoaraTorres íamos em 6 crianças em uma canoa por cerca de 2 horas pra chegar na escola. Na época de cheia era muito pior. Fomos alfabetizados por pura persistência, porque se dependesse das condições que tínhamos, não seríamos. Hoje dou aula de alfabetização para adultos.
@@yurimuto8028 concordo que mesmo sanguinária, a história não deve ser apagada. Entenda que, os monumentos representam uma homenagem a quela figura, é óbvio que ninguém vai tomar por bandido, mas sim, por bem feitor. Você acha certo manter homenagens a assassinos? HOMENAGEM PELOS SEUS FEITOS. E me diga quantos monumentos há em memórias do povo indígena que foi caçado igual bicho? Esses monumentos devem ser resguardados em museus, onde sua história pode ser contada mais corretamente
Que síntese maravilhosa 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Entender o que é o Marco temporal é fundamental para quem trabalha com povos originários. Mas também é fundamental para quem vive no Brasil. Um Brasil extremamente preconceituoso com relação aos povos indígenas e que não entende que as populações tradicionais (indígenas, ribeirinhos e quilombolas) garantem a nossa sobrevivência. A seca no centro-sul hoje, por exemplo, é resultado do desmatamento e invasão continuada na Amazônia.
Vcs são os meus preferidos, pela elegância,didática,temas escolhidos, sempre uma delícia estar com vcs ❤️❤️❤️❤️❤️ além de nos trazer conhecimento tão pertinentes e atuais 🙏🙏🙏👏👏👏🌹🌹🌹🥰🥰🥰❤️❤️❤️❤️❤️❤️
@@ninguem7165 Não se trata de corrida de quem chega primeiro. Se fosse, os povos originários chegaram primeiro. E eles não estão tentando recuperar todo o território, mas, somente onde eles conseguiram permanecer e resistir ao genocídio.
só chorei... Imagina só, entram na sua casa, matam sua família, e ainda te fazem implorar pra ter algum palmo de terra, que já era sua!!! Meu Deus, quanta covardia.
Gratidão, Meteoro! Fiquei triste depois desse vídeo. Não tem como não ficar!😔 Os nossos índios não tem chance alguma nesse país de sanguessugas. Lamentável! Injusto! Desolador!
Sou de Cabo Frio, no RJ. A região séculos atrás era território indígena puro, principalmente habitado pelos de etnia Tupinambá, mas hoje em dia você dificilmente vê o índio, que foi tão importante na história da cidade durante vários períodos da colônia, da dominação francesa, do império e todos mais, ser mencionado ou valorizado além de estar no nome de alguns bairros e cidades em volta... É entristecedor saber que o maior símbolo da nossa nação é também o menos respeitado hoje em dia
Aqui na cidade que moro no Rio Grande do Sul foi a segunda cidade do Brasil a ser colonizado por alemães nos anos 90 vieram varios povos indígenas da fronteira do Rio Grande do Sul pra ca hoje tem muitas pessoas de origem indígena antes a população era 100% origem alemã hoje é 60%alemã e 40%indígena as ruas e bairros que surgiram dos anos 90 pra ca todos tem nomes indígenas só que os monumentos em praças todos são de alemães eu acho legal o fato de ter bastante pessoas de origem indígena aqui porque o pessoal vem de outras regiões e pensa que só tem alemães na cidade e da de cara com uma população indígena bem forte aqui 🙂
Esse marco Temporal é estritamente do interesse de fazendeiros. 1) A família do novo Ministro do "Meio Ambiente" disputa posse de terra Indígena. 2) Estranhamente Sérgio Reis que já era investigado por querer explorar garimpo em terras indígenas disse ao Cabrini que era "amigo" dos indigenas e que por isso intermediava conversas entre o Bolsonaro e eles(o que é suspeito) 3) Os grandes fazendeiros querem avançar no território indígena para plantar e criar mais itens que possam ser vendidos no exterior, então, deterioramos o nosso meio ambiente e não aproveitamos nada do que é produzido ou criado nele. É apenas dinheiro. 4) Querem acabar com a existência de um povo que um dia foi dono de tudo isso.
Não, o marco temporal é justamente o que limita que os índios tomem qualquer terra a qualquer tempo, pois vão alegar que um ancestral ocupou a terra, ou mesmo podem invadir terras com donos e e tomá-las! Também é mentira do vídeo que isso é uma espécie de anistia a grileiros, grileiros estão por definição na ilegalidade, não serão anistiados!
Que tristeza essa história do início do vídeo, que massacre. 😭 Meu coração fica apertado com essa situação das terras indígenas. Que eles tenham direito ao que sempre foi deles. O agradecimento no final do vídeo traz um pouco de esperança com o João Pedro. Muito obrigada, Meteoro!
Ainda há quem diga que não dê importância a estes assuntos, enquanto o video passava minha avó que assistiu comigo relembrou os tempos da sua mãe, onde massacravam indigenas e até mesmo minha trisavó foi sequestrada de sua tribo e feita de mulher/escrava pelo meu trisavô é muito triste.
Muito obrigado, Meteoro, por esta excelente vídeo. Aqui na Europa, sabemos muito pouco sobre a realidade dos indígenas brasileiros, mas preocupamo-nos muito - talvez por sentirmos uma certa culpa por acontecimentos com 500 anos ou mais. Não podemos mudar o passado, mas podemos mudar o presente e fazer um futuro melhor. Vou pôr este vídeo no meu Facebook e no twiter para que chegue a mais pessoas.
Antes da criação do Marco Temporal, assunto bem semelhante já foi tratado na ACO 323 MG, que tratou direito dos Krenaks às terras que ocupavam e de onde foram expulsos por grileiros e pelo próprio estado. Podem procurar, se foram expulsos, não tem como se exigir que em 05 de outubro de 1988 eles estivessem no local.
A melhor parte do vídeo foi o depoimento do João Pedro com 15 anos se informando direito e se interessando por política! Nos faz sonhar com um futuro diferente para nossos filhos pelo menos! Que bom! Valeu meteoro por serem tão didáticos! Espero que minha filha siga o exemplo do João Pedro!
Maravilha de Vídeo, fundamentado no contexto histórico, busca a compreensão da conjuntura atual, mostrando as injustiças e crimes do passado, alertando para os riscos atuais e futuros. É um Documentário. Parabéns!
@@amauriferreira1125 quando matarem sua família, seus amigos, seus vizinhos e expulsarem os poucos sobreviventes pra outro local, aí tu reivindica esse direito, beleza?
@@amauriferreira1125 Essa porcentagem do agro é maior do que alguns países mundo a fora.... E ainda querem mais... Sem os povos indigenas o agro não sobrevive meu caro, uma vez que este depende de fatores climáticos que o mesmo teima em negligenciar.
@@danielresendi5315 faça sua casa com seu terreno bonitinho, pra depois alguém chegar e tirar tudo pra plantar arroz, quebrando tudo que você preserva. E não ganhe nada com isso, pelo contrário seja ameaçado e tenha membros da sua família mortos. Depois venha comentar
Sim ão marco temporal a agricultura vai preder 10 milhões de hectares ja em produção, quem vai sofrer mais será os pobres porque a inflação vai aumentar
“Deus, por que a vida é tão amarga? Na terra que é casa da cana-de-açúcar” (principia - emicida) tanto sangue inocente derramado na história do nosso país, viu.
Infelizmente, essa não é só a realidade de nossos primórdios. Essa é a história de TODA a humanidade, de todos os povos originários de seus países. A história da humanidade de uma forma geral, esta recheada de sangue, foi construída em cima de muito sofrimento e dor destes que estavam aqui antes de nós... Infelizmente, o homem branco, que se diz racional e desbravador de terras, não tinham o discernimento necessário da inclusão, do social, da importância do acolhimento destes povos.
Muito Obrigado e Parabéns Meteoro, precisamos falar MUITO mais sobre os povos indígenas e sua luta. Uma verdade inconveniente aos ricos e poderosos: O BRASIL É TERRA INDÍGENA! Em todos os estados da federação existem povos indígenas, podem.procurar saber! E tem indígenas nas faculdades, nos hospitais, tribunais e na política (ainda é pouco, mas vai crescer). Infelizmente uma verdade dita é mais real e cruel que nunca, a violência, o apagamento e o extermínio de indígenas continuam ate hoje, relatos de trabalho escravo, assassinatos e perseguições político-jurídica são inúmeras, mas, a luta continua! Viva Abya Ayla (continente americano) Viva Pindorama (Brasil) Decolonizem-se!
E lembrar também que empresários do agronegócio ajudaram a arquitetar - e a financiar - a invasão Bolsonarista do 7 de setembro, em Brasília. Como se não bastasse, essas empresas têm histórico de trabalho escravo, crimes ambientais e agrários! O Agro é tóxico!
Negativo. Conheço assentamentos no Pará que não produzem quase nada. E qdo algum tenta cultivar, alguns esperto vão a noite a furtam de quem planta. Essa ideia difundida é uma mentira deslavada. Vá nas grandes cidades, e veja quem abastece as grandes redes supermercado. Até pq para sustentar 230 milhões de boca, tem q ter produção em grande escala . A agricultura familiar complementa mas não é, e Nunca foi 70%.
Quanto são bem feitos e socialmente úteis os vossos vídeos! Precisamos ter conhecimento sobre verdades assim, para combater as mentiras que rendem o presente tão infernal. Gostaria de ter o dom de explicar aos que não conseguem entender. Que bom que existem pessoas como vocês! Bom trabalho e sorte na vida!
@@evertonkeyrussu6930 Não podemos ensinar 274 línguas, seria necessário escolher uma com um maior peso cultural, mais conhecida, com mais falantes, mais professores, isso caso fosse ser ensinada qualquer língua indígena, acho que se fosse esse o caso, as melhores opções seriam ou o Tupi ou o Guarani. Não sei quantos falantes de Tupi existem, mas de guarani são 8 milhões, então seria mais fácil de achar professores e é uma língua mais conhecida pela população devido ao pouco que ensinam sobre indígenas nas escolas. Forte abraço, mba'éichapa
Parabéns pelo documentário! A preservação dos povos indígenas depende muito da garantia constitucional das suas terras. E todos nós ganhamos com o resgate cultural e conservação do meio ambiente
Muito triste...e agora sabemos melhor quem somos como povo. Estamos quase todos marcados, muito mais que as terras indígenas, mas por apoiarem quem apoiaram, sabemos de suas entranhas, ou ignorâncias.
Sinto muito, mas vc está 'errado'. Tanto Roráima quanto Rorãima estão corretos. Segundo os linguistas, as regras fônicas de uma palavra são regidas pela língua falada. Portanto, não há certo ou errado. Há apenas a maneira como as pessoas falam.
@@laynelins9564 Ele trabalha em um estudio de musica e liguei pra marcar um horario nao tenho muita intimidade penso eu que ele esta la apoiando os indigenas trazendo comida e apoio pois ele esta dormindo la infelizmente nao tenho tantos detalhes mas desejei forças pra eles nao e facil ser indigena infelizmente povo guerreiro
Boa noite. Seria interessante um vídeo fazendo um paralelo entre o marco temporal dos indígenas e a cobrança de foro e laudêmio no Estado do Rio de Janeiro (Petrópolis e Botafogo, p. ex.). Abraço
Essa é a campanha de financiamento coletivo que mantém esse canal no ar: goo.gl/koguaJ
Marco tempor não!
Salvem os nossos Índios!
Meteoro tem a melhor equipe de jornalismo profissional da internet!
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Parabéns Meteoro Brasil!
Meteoro em 2015 conheci uma pessoa de Ponta Grossa e me contou como eles são, os bugres.Só não lembro se ele era parente deles.
Estranhamente os índios só reivindicam terras valiosas e já em plena produção.Plantar e colher, trabalhar eles não querem
@@carmeblue2429 Ah sim! Eles vão ficar com o gado e as plantações de soja transgênica de extensas áreas agrícolas. Virarão barões do agronegócio extrativista explorador. Inteligentíssimo o seu comentário. Talvez assistir à parte final do vídeo passa aclarar suas ideias obtusas.
@@scolotto Ela está certíssima e o seu comentário é que está distante da inteligência!
O que vocês estão tentando fazer é entregar a nossa riquíssima biodiversidade nas mãos dos mesmos povos que o vídeo aponta como vilões cruéis e assassinos de índios!
Muito inteligente!!!
Fui alfabetizada em uma escola da Funai no Mato Grosso. As pessoas da cidade não faz ideia do que os povos indígenas passam.
Eu fiquei sabendo que outras pessoas até hoje tem preconceito com eles, isso foi o que eu ouvi.
Eu na primeira vez q ouvi esta história q o Brasil foi descoberto, pensei logo não, foi invadida ! Até hoje o povão sofre com este agronegócio, os políticos, juízes e policiais se juntam e colocam muitas famílias para corre das terras ! Estas pessoas são empurradas para as grotas, morros, favelas, ruas, vielas, favelas a passearem necessidade básicas, e as terras as vezes são vendidas para colocar bois ou canas etc. Ao 40 anos fomos vítimas de expulsão das terras q viviam gerações e gerações ! Eles fazem documento e chegam e simplesmente colocam todos para correm, são fatos q mais acontece pelo o Brasil a fora! Agora eles vão criando muitas estratégias para expulsões dos povo para ogronegocio.
Nem o presidente sabe depois da crítica que ele fez das manifestações dos índios
Minha mãe foi professora na Funai, numa aldeia no Pará (somos nordestinos). Ela me contava histórias de desolação na minha infância e adolescência.
@@JoaraTorres íamos em 6 crianças em uma canoa por cerca de 2 horas pra chegar na escola. Na época de cheia era muito pior.
Fomos alfabetizados por pura persistência, porque se dependesse das condições que tínhamos, não seríamos.
Hoje dou aula de alfabetização para adultos.
Foda saber que há monumentos em homenagem a esses monstros chamados de bugreiros.
Assim como tem para os bandeirantes
E que tem gente que acha que essas estátuas "devem ser preservadas"
Deveriam ter um mesmo destino daquele outro monumento, o Borbagato.
Essas estátuas devem ser preservadas, é a história do nosso país, a história não deve ser apagada, e não tem como mudá-la.
@@yurimuto8028 concordo que mesmo sanguinária, a história não deve ser apagada. Entenda que, os monumentos representam uma homenagem a quela figura, é óbvio que ninguém vai tomar por bandido, mas sim, por bem feitor. Você acha certo manter homenagens a assassinos? HOMENAGEM PELOS SEUS FEITOS. E me diga quantos monumentos há em memórias do povo indígena que foi caçado igual bicho? Esses monumentos devem ser resguardados em museus, onde sua história pode ser contada mais corretamente
Por mais vídeos como este, defendendo os direitos dos povos originários.
eu não entendi MESMO o q me pareceu quase uma omissão! Vídeos como este são FUNDAMENTAIS E URGENTES...!
Brasil paralelo, cortina de fumaça.
Vc mora em Santa Catarina? Metade do estado é reivindicado por índios. Se a lei passar vc pode perder sua casa, na bala.
devolva o local que voce mora aos indios grileiro de terra hipocrita
Que síntese maravilhosa 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Entender o que é o Marco temporal é fundamental para quem trabalha com povos originários. Mas também é fundamental para quem vive no Brasil. Um Brasil extremamente preconceituoso com relação aos povos indígenas e que não entende que as populações tradicionais (indígenas, ribeirinhos e quilombolas) garantem a nossa sobrevivência. A seca no centro-sul hoje, por exemplo, é resultado do desmatamento e invasão continuada na Amazônia.
Eis um dos vídeos mais importantes desse canal!
e q DEMOROU MUITO a aparecer
Já tava esperando o vídeo! 😊
Vcs são os meus preferidos, pela elegância,didática,temas escolhidos, sempre uma delícia estar com vcs ❤️❤️❤️❤️❤️ além de nos trazer conhecimento tão pertinentes e atuais 🙏🙏🙏👏👏👏🌹🌹🌹🥰🥰🥰❤️❤️❤️❤️❤️❤️
eu tava esperando por esse video. muitissimo obrigada Meteoro e Sandoval Matheus
Valeu!
Obrigada por existirem, Meteoro. Vocês são minha dose diária de esperança 💜✨
São mesmo. Jornalismo de excelência!
Sim ao marco temporal
@@danielresendi5315 Isso é uma canalhice sem tamanho. Se quer terras, vá comprar e não roubar dos povos originários.
@@gilsongarcia2139 Se eu chegar na América primeiro. A América inteira é minha ?
@@ninguem7165 Não se trata de corrida de quem chega primeiro. Se fosse, os povos originários chegaram primeiro. E eles não estão tentando recuperar todo o território, mas, somente onde eles conseguiram permanecer e resistir ao genocídio.
Eu estava aguardando muito esse vídeo! S2
Esse vídeo é essencial! Obrigada, Meteoro!
O trabalho de vcs é fantástico! PARABÉNS.
Uma bosta. Uma desinformação
só chorei... Imagina só, entram na sua casa, matam sua família, e ainda te fazem implorar pra ter algum palmo de terra, que já era sua!!! Meu Deus, quanta covardia.
Cruel demais ! 😢😢😢
@@nataliafacury1971 afrodescendentes são alienados índios são antenados!!!
cala a boca hipocrita. voce ja devolveu o local que voce mora aos indios grileiro de terras.
😢
Gratidão, Meteoro!
Fiquei triste depois desse vídeo.
Não tem como não ficar!😔
Os nossos índios não tem chance alguma nesse país de sanguessugas.
Lamentável! Injusto! Desolador!
Sou de Cabo Frio, no RJ. A região séculos atrás era território indígena puro, principalmente habitado pelos de etnia Tupinambá, mas hoje em dia você dificilmente vê o índio, que foi tão importante na história da cidade durante vários períodos da colônia, da dominação francesa, do império e todos mais, ser mencionado ou valorizado além de estar no nome de alguns bairros e cidades em volta... É entristecedor saber que o maior símbolo da nossa nação é também o menos respeitado hoje em dia
Aqui na cidade que moro no Rio Grande do Sul foi a segunda cidade do Brasil a ser colonizado por alemães nos anos 90 vieram varios povos indígenas da fronteira do Rio Grande do Sul pra ca hoje tem muitas pessoas de origem indígena antes a população era 100% origem alemã hoje é 60%alemã e 40%indígena as ruas e bairros que surgiram dos anos 90 pra ca todos tem nomes indígenas só que os monumentos em praças todos são de alemães eu acho legal o fato de ter bastante pessoas de origem indígena aqui porque o pessoal vem de outras regiões e pensa que só tem alemães na cidade e da de cara com uma população indígena bem forte aqui 🙂
Esse marco Temporal é estritamente do interesse de fazendeiros. 1) A família do novo Ministro do "Meio Ambiente" disputa posse de terra Indígena. 2) Estranhamente Sérgio Reis que já era investigado por querer explorar garimpo em terras indígenas disse ao Cabrini que era "amigo" dos indigenas e que por isso intermediava conversas entre o Bolsonaro e eles(o que é suspeito) 3) Os grandes fazendeiros querem avançar no território indígena para plantar e criar mais itens que possam ser vendidos no exterior, então, deterioramos o nosso meio ambiente e não aproveitamos nada do que é produzido ou criado nele. É apenas dinheiro. 4) Querem acabar com a existência de um povo que um dia foi dono de tudo isso.
issuaí
Não, o marco temporal é justamente o que limita que os índios tomem qualquer terra a qualquer tempo, pois vão alegar que um ancestral ocupou a terra, ou mesmo podem invadir terras com donos e e tomá-las! Também é mentira do vídeo que isso é uma espécie de anistia a grileiros, grileiros estão por definição na ilegalidade, não serão anistiados!
Devolva o Brasil pra eles e te muda daqui, criatura ridícula!
Vou copiar e colar... com os créditos :)
tem que tomar metade das terras desses indios e devolver aos produtores.
Com esse passado de barbárie tão recente não é de admirar o estado em que estamos.
Nossa sociedade é bárbara.
que barbarie pessoa mal informada??
A historia do BRASIL é muito triste...como a maioria dos paises mais pobres do mundo
e ricos tbm!! a história da humanidade como um todo...
O mundo foi criado assim, na própria história da bíblia tem relatos assim, o povo q entra subjulgar o outro em nome de um Deus!
@@DrSUKUNA o deus cristão, nesse caso.
@@luciustrigalvo651 sim!!
Antes de existir Brasil era pior. As tribos guerreavam entre si e uma tribo escravizada a outra.
Ótimo vídeo galera ! Puxa - vendo o comentário do João Pedro me dá esperança nas próximas gerações! Parabéns!
espero que as proximas geraçoes tomem metade das terras desses indios.
Olá ! Sou eu, João Pedro.
Só vi seu comentário hoje, puxa… muito obrigado !!
Quando falam que o Brasil tem uma historia bonita e heroica, vejo que foi e é escrita a sangue!
de o exemplo devolva o local que voce mora aos indios e volte de onde voce veio.
Que tristeza essa história do início do vídeo, que massacre. 😭
Meu coração fica apertado com essa situação das terras indígenas. Que eles tenham direito ao que sempre foi deles.
O agradecimento no final do vídeo traz um pouco de esperança com o João Pedro.
Muito obrigada, Meteoro!
de o exemplo hipocrita. devolva o local que voce mora aos indios e volte de onde voce veio.
"Nós estamos entre vocês escondidos observando resistindo e lutando desde 1500" Obrigado meteoro um Guarani agradece.
Ainda há quem diga que não dê importância a estes assuntos, enquanto o video passava minha avó que assistiu comigo relembrou os tempos da sua mãe, onde massacravam indigenas e até mesmo minha trisavó foi sequestrada de sua tribo e feita de mulher/escrava pelo meu trisavô é muito triste.
Muito obrigado, Meteoro, por esta excelente vídeo. Aqui na Europa, sabemos muito pouco sobre a realidade dos indígenas brasileiros, mas preocupamo-nos muito - talvez por sentirmos uma certa culpa por acontecimentos com 500 anos ou mais. Não podemos mudar o passado, mas podemos mudar o presente e fazer um futuro melhor. Vou pôr este vídeo no meu Facebook e no twiter para que chegue a mais pessoas.
Esse é o homem branco civilizado.
Antes da criação do Marco Temporal, assunto bem semelhante já foi tratado na ACO 323 MG, que tratou direito dos Krenaks às terras que ocupavam e de onde foram expulsos por grileiros e pelo próprio estado. Podem procurar, se foram expulsos, não tem como se exigir que em 05 de outubro de 1988 eles estivessem no local.
A melhor parte do vídeo foi o depoimento do João Pedro com 15 anos se informando direito e se interessando por política! Nos faz sonhar com um futuro diferente para nossos filhos pelo menos! Que bom! Valeu meteoro por serem tão didáticos! Espero que minha filha siga o exemplo do João Pedro!
Obrigado, Meteoro!
Canal De Olho nos Ruralistas é muito bom também.
agradeça aos ruralistas idiota,
Boa tarde excelente vídeo parabéns pelo seu trabalho, obrigado
Maravilha de Vídeo, fundamentado no contexto histórico, busca a compreensão da conjuntura atual, mostrando as injustiças e crimes do passado, alertando para os riscos atuais e futuros. É um Documentário. Parabéns!
Meteoro.Doc é sempre sensacional. Parabéns pelo trabalho.
Pensei que o Marco Temporal fosse o irmão de Zé Trovão.
Poliklinik
Essa foi boa!☝️👍🤭🤣🤣🤣🤣🤣
Esse canal de vcs é simplesmente ... SENSACIONAL!!
Como Historiador e Antropólogo, afirmo, esse vídeo é fantástico. Parabéns.
eu sendo brasileiro quero o mesmo direito dos indios . cade minha terra??
@@amauriferreira1125 quando matarem sua família, seus amigos, seus vizinhos e expulsarem os poucos sobreviventes pra outro local, aí tu reivindica esse direito, beleza?
@@gabriellanda3232 indio tem 15%do territorio nacional. o abrogo ocupa 9% , tem alguma coisa errada nessa estoria,
@@amauriferreira1125 Essa porcentagem do agro é maior do que alguns países mundo a fora.... E ainda querem mais... Sem os povos indigenas o agro não sobrevive meu caro, uma vez que este depende de fatores climáticos que o mesmo teima em negligenciar.
@@LucasSantos-hw9sk teus argumentos sap muito fraco.indio nao serve pra nada.inuteis.14% do territorio e morrem de fome
Meus alunos do oitavo ano verão essa reportagem.
👍👏👏👏
Tenho pena deles, raposa Serra do foi grande produtora de arroz, depois da demarcação Não tem arroz e os índios estão na miséria
@@danielresendi5315 Você respondeu várias vezes a vários comentários. Não me contenho: você é um hipócrita genocida.
@@gilsongarcia2139 hipócrita porque estou defendendo famílias e a agricultura, estou defendendo o que eu acredito, eu não ganho nada pra defender isso
@@danielresendi5315 faça sua casa com seu terreno bonitinho, pra depois alguém chegar e tirar tudo pra plantar arroz, quebrando tudo que você preserva. E não ganhe nada com isso, pelo contrário seja ameaçado e tenha membros da sua família mortos. Depois venha comentar
Me dói o coração ver tantas injustiças!
Eu tava esperando esse vídeo!
Não ao Marco Temporal
Não ao fascimo
Não a desigualdade social
Desigualdade social sempre existirá. A sociedade e seus indivíduos não sao homogêneos.
Não à pobreza, à miséria e a falta de direitos e bens básicos.
Desigualdade existe por conta do capitalismo
Não à falta de respeito!
Não à ganância!
Não à soberba!
"Só" isso já faria muita diferença!
@@marcoscarmo8840 a outra opção é a igualdade... de miséria. Mas é igualdade.
Sim ão marco temporal a agricultura vai preder 10 milhões de hectares ja em produção, quem vai sofrer mais será os pobres porque a inflação vai aumentar
“Deus, por que a vida é tão amarga?
Na terra que é casa da cana-de-açúcar”
(principia - emicida)
tanto sangue inocente derramado na história do nosso país, viu.
Poxa, bateu
@@1Mandacaru amg me ensina n entendi, como assim? bateu ? n conheço essa expressão (?) kkkk tô perdida
Infelizmente, essa não é só a realidade de nossos primórdios. Essa é a história de TODA a humanidade, de todos os povos originários de seus países. A história da humanidade de uma forma geral, esta recheada de sangue, foi construída em cima de muito sofrimento e dor destes que estavam aqui antes de nós... Infelizmente, o homem branco, que se diz racional e desbravador de terras, não tinham o discernimento necessário da inclusão, do social, da importância do acolhimento destes povos.
@@julialovesgfriend "Bateu" ,bateu no sentimento, no coração, na alma...
Eu entendi assim kkk
Essa música é um hino na minha vida
Maravilhoso vídeo...que Deus abençoe todos nossos ancestrais Não tem como dar certo um desgoverno que maltrata esse povo tão lindo.
Muito Obrigado e Parabéns Meteoro, precisamos falar MUITO mais sobre os povos indígenas e sua luta.
Uma verdade inconveniente aos ricos e poderosos: O BRASIL É TERRA INDÍGENA!
Em todos os estados da federação existem povos indígenas, podem.procurar saber! E tem indígenas nas faculdades, nos hospitais, tribunais e na política (ainda é pouco, mas vai crescer).
Infelizmente uma verdade dita é mais real e cruel que nunca, a violência, o apagamento e o extermínio de indígenas continuam ate hoje, relatos de trabalho escravo, assassinatos e perseguições político-jurídica são inúmeras, mas, a luta continua!
Viva Abya Ayla (continente americano)
Viva Pindorama (Brasil)
Decolonizem-se!
Lembrar que 70% do alimento que chega efetivamente à mesa do brasileiro é fruto da agricultura familiar! O Agro é flop!
E lembrar também que empresários do agronegócio ajudaram a arquitetar - e a financiar - a invasão Bolsonarista do 7 de setembro, em Brasília. Como se não bastasse, essas empresas têm histórico de trabalho escravo, crimes ambientais e agrários! O Agro é tóxico!
Bolsonaro considera alimentação bovina como se fosse alimentação humana. Afinal, não seria ele se não atendesse a demanda *do gado.*
Agricultura familiar também e agro 👍🏼
E que muitos dos grandes ruralistas vendem tudo que plantam para fora, aumentando o preço dos nossos alimentos aqui dentro.
Negativo. Conheço assentamentos no Pará que não produzem quase nada. E qdo algum tenta cultivar, alguns esperto vão a noite a furtam de quem planta. Essa ideia difundida é uma mentira deslavada. Vá nas grandes cidades, e veja quem abastece as grandes redes supermercado. Até pq para sustentar 230 milhões de boca, tem q ter produção em grande escala . A agricultura familiar complementa mas não é, e Nunca foi 70%.
Agradecendo o método o trabalho instrutivo, que cedo ou tarde florescerá! 🌹🌹🌹🇧🇷🥰🥰🥰🥰🇯🇵❣️❣️❣️
Vídeo absolutamente necessário!!
Quanto são bem feitos e socialmente úteis os vossos vídeos! Precisamos ter conhecimento sobre verdades assim, para combater as mentiras que rendem o presente tão infernal. Gostaria de ter o dom de explicar aos que não conseguem entender. Que bom que existem pessoas como vocês! Bom trabalho e sorte na vida!
Parabéns Meteoro!
Que bacana este menino João Pedro! 😘
Devíamos aprender tupi nas escolas e precisamos reescrever a nossa história tbm....
Por que só tupi? Existe 274 línguas indígenas no Brasil. Muitas são tupi, mas também tem aruak, jê e outros
@@evertonkeyrussu6930 desculpe a ignorância...
Que eu saiba Tupi era a língua mais falada no Brasil até 1800.
@@evertonkeyrussu6930 Não podemos ensinar 274 línguas, seria necessário escolher uma com um maior peso cultural, mais conhecida, com mais falantes, mais professores, isso caso fosse ser ensinada qualquer língua indígena, acho que se fosse esse o caso, as melhores opções seriam ou o Tupi ou o Guarani. Não sei quantos falantes de Tupi existem, mas de guarani são 8 milhões, então seria mais fácil de achar professores e é uma língua mais conhecida pela população devido ao pouco que ensinam sobre indígenas nas escolas. Forte abraço, mba'éichapa
Sim ão marco temporal
Vídeo mais do que necessário! Obrigada!
Esclarecedora compartilhando sempre...
Parabéns pelo documentário! A preservação dos povos indígenas depende muito da garantia constitucional das suas terras. E todos nós ganhamos com o resgate cultural e conservação do meio ambiente
Parabéns, precisamos cada vez mais de conteúdo como esses nas redes sociais, a raiz de nosso povo precisa ser contada diariamente!
Muito obrigada pelo trabalho de vocês!
Amo vídeos históricos! Parabéns pelo canal, meus queridos e queridas!
Meteoro devia ser tombado, virar patrimônio da humanidade. Obrigada por nós esclarecer sobre assuntos tão importantes.
Muito triste...e agora sabemos melhor quem somos como povo. Estamos quase todos marcados, muito mais que as terras indígenas, mas por apoiarem quem apoiaram, sabemos de suas entranhas, ou ignorâncias.
está vendo como DEMOROU?
Meteoro cada dia melhor!
Obrigado Meteoro! O vídeo está ótimo!
Muitíssimo obrigado, Meteoro Brasil!
Meteoro Brasil
Amo vocês!. 😘❣️😍💕🌹🌺
Obrigado pelo vídeo ♥️
Orgulho de vcs..gratidão 👏👏👏👏
Incrivel está reportagem! Parabéns!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
OTIMO DOCUMENTARIO, OBRIGADA!
Muito obrigada por esse vídeo!
Cada vez que assisto cada vídeo aprendo mais e mais muito obrigado METEORO BRASIL
Obrigada! Sempre acompanhando vocês pelos trabalhos divulgados.
Parabéns pelo trabalho!!!
O nosso grupo de pesquisa fez um vídeo sobre o assunto há 2 semanas, convido todo mundo para conhecer em nosso canal.
O conteúdo de vcs é de utilidade pública.
a pronúncia correta é RORÁIMA (o som da letra A é aberto). Parabéns pelo vídeo❤❤❤❤
Sinto muito, mas vc está 'errado'. Tanto Roráima quanto Rorãima estão corretos. Segundo os linguistas, as regras fônicas de uma palavra são regidas pela língua falada. Portanto, não há certo ou errado. Há apenas a maneira como as pessoas falam.
Parabéns, adoro as reportagens com riqueza detalhes e com embasamento. Muito bom.
Vídeo excelente e necessário. Como tudo o que o Meteoro faz. ❤️
Muito obrigada ao pessoal do Meteoro. 🌷
Mais didático impossível! Vcs são maravilhosos! 💜
Mais uma vez, obrigada, Meteoro! Obrigada por esse canal!
finalmente alguém falando disso mds
Parabéns tomara que essa lei vai pra frente, esses índios são brasileiros tem que tratados igua l qualquer brasileiro
Tenho um amigo que esta com os indigenas acampamento aqui em Brasilia
Desejei boas energias pra eles claro
Fale mais sobre isso. Por favor.
@@laynelins9564 Ele trabalha em um estudio de musica e liguei pra marcar um horario
nao tenho muita intimidade
penso eu que ele esta la apoiando os indigenas trazendo comida e apoio pois ele esta dormindo la
infelizmente nao tenho tantos detalhes mas desejei forças pra eles
nao e facil ser indigena infelizmente
povo guerreiro
Que mundo que vivemos… obrigada meteoro!!!
Essa terra em que vivemos é regada a sangue. Todo respeito e apoio à luta dos povos originarios!
Estava esperando esse vídeo há dias
Eu compartilho primeiro, depois curto e então assisto.
Parabéns Meteoro!
❤
Que incrível esse vídeo! E ao mesmo tempo, que desespero😢 Não podemos permitir isso💪
Ai meteorinho, vcs nunca erram.....
Deus está conosco aleluia
Assistir esse vídeo até o final valeu muito pelo João Pedro!
Muito, muitíssimo obrigado
Excelente vídeo! Excelente aula! O seu canal é excelente! Seus comentários também …
Obrigado por este vídeo! Ajuda muito, pois falta tempo, paciência e plataforma pra explicar o Brasil do zero pra esses perdidos que vivem numa bolha
importante essa informação
Obrigado por explicar a verdade sobre o assunto.
Muito importante esse vídeo. Obrigada
A maneira como esses vídeos foram produzidos eram os melhores do canal. Hoje tá meio engraçadinho.
Otimo vídeo METEORO, sempre realizando um ótimo trabalho!!!!!
O trabalho de vocês é sensacional. Parabéns.
Muito obrigado novamente
Boa noite. Seria interessante um vídeo fazendo um paralelo entre o marco temporal dos indígenas e a cobrança de foro e laudêmio no Estado do Rio de Janeiro (Petrópolis e Botafogo, p. ex.). Abraço
Gratidão por esse vídeo! A questão indígena é muito invisibilizada! Gratidão!