Na real, o Cerbasi é defensor ferrenho do uso do cartão de crédito. Ele só não defende comprar muito a prazo. Mas ele mesmo compra tudo o que pode no cartão de crédito.
Realmente pessoal, quando vc monta uma planilha de orçamento, vc começa a assustar com o somatório de gastos e vc passa a se incomodar com o alto valor gasto e principalmente com as comprar parceladas, que todos os meses serão um gasto "fixo" até vc quitar, as dicas do Gustavo realmente funcionam,eu hj compro absolutamente tudo avista ! E cada mês faço um desafio, diminuo gradativamente o meu teto de gasto mensal para que sobre mais no final do mês, ai vejo o que faço. Um grande abraço a todos e boa gestão de suas finanças !
1. Analiso se realmente preciso daquele bem/produto/serviço. 2. Posso pagar em dinheiro (do salário do mês) à vista para obter desconto? 3. Se não puder pagar em dinheiro à vista com o salário do mês, posso esperar? 4. Se não puder esperar, analiso se vale a pena usar o dinheiro da poupança (reserva de emergência) para a compra. 5. Se não valer a pena (vou ficar com pouco saldo para emergências), negocio para pagar parte com o dinheiro da poupança e parte parcelada no cartão (só faço isso se tudo sair pelo preço de à vista, ou seja, com desconto). 6. Se não tiver qualquer tipo se desconto dessa forma e nem for cobrar juros, eu parcelo a compra, porém, sabendo se vou ter condições de assumir a parcela nos meses seguintes. Agindo assim, minha qualidade de consumo aumentou e não tenho dívidas que eu não possa pagar. Já estou na fase de completar a reserva de emergência (3 a 6 meses do total das despesas mensais) para poder começar a guardar dinheiro para os investimentos. É questão de tempo. Há 3 anos atrás eu estava atolada em dívidas, mas li todos os livros do Cerbasi e conquistarei minha independência financeira.
Eu concordo com vc. Confesso que tenho vergonha de pedir desconto, mas este será meu desafio. Pq já faço isso que vc faz quando a loja já oferece aos clientes!!!
Pensar no futuro é fundamental! Nada melhor que quitar as contas o quanto antes e pagar à vista. Quando se vê que , adiante, você não terá pendências financeiras, é um grande alívio.
Mas deixar esse valor na NUCONTA rende mais. Quando não tenho descontos a vista é parcelado sem juros, parcelo, mas já transfiro para a NUCONTA o valor da parcela. Só ganho com isso.
A maior parte do desconto é dado nas primeiras parcelas. Sempre parcelo (quando não há juros) e calculo a % de desconto de todos os meus parcelados. Normalmente, se o desconto for maior que 1% eu antecipo, se não, deixo as parcelas. Ah, também deixo o que seria minha "conta corrente" na NuConta, rendendo diariamente. Para investimentos utilizo o Banco Inter p/ RF de longo prazo e na Monetus mesclo RV e RF, mais para curto-médio prazo (reserva de emergência e objetivos específicos).
Uso minhas compras no Cartão de Crédito pq ganho cashback de 1% e sempre mantenho as contas em dia, não tenho problemas de parcelar, mas mantenho uma estratégia que só parcelo se o valor for maior do que R$300,00 e em no máximo 3x.
Minha nossa, ainda bem que assisti você no programa da Fátima Bernardes.... E logo depois entrei na internet e assisti uma reportagem sua, precisa saber disso. Sou independente a anos, sou casada, tenho uma filha, sou professora de Informática e Pedagoga. Mas ultimamente perdi o controle financeiro. E olha q em minhas aulas ensino meus alunos a economizar. Mas tudo bem, vamos vivendo e aprendendo. Estou achando massa tudo isso, e vou por em prática. Obrigada.
Cortei meus cartoes. Passei 6 meses comprando tudo à vista. Me serviu pra perceber o quanto ainda ajo por emoçao quando saio de casa. Mas gastar no mes apenas o que se realmente tem é comportamento cultural muito incomum do brasileiro. Muito difícil, porem possivel, desde que se tenha muito autocontrole financeiro. Resumo: nao aguentei e voltei a ter 1 cartao e comprar parte de coisas com valores maiores por ele. Mas a maioria de produtos e serviços pereciveis como alimentaçao, gasilina, diversao sao sempre a vista.
Sarah Canti com essa tua experiência em pagar tudo à vista, vc acha que o dinheiro que economizou gastando menos por ter mais noção dos preços das coisas (pois pagar a prazo "dói" menos e o descontrole é maior) supera o dinheiro que teria recebido se tivesse pago a prazo e o dinheiro estivesse investido até o momento de ser gasto pagando a fatura? É uma coisa que sempre me pergunto quando me dão as opções: no débito ou crédito?
@@brunon5054 vc tem que ver que pra um investimento render alto que supere as compras a vista o valor preciso ser alto, pq se não vc vai tá emprestando dinheiro aos bancos prA eles lucrarem alto em cima e pagarem uma merreca de juros, dinheiro q seria maior com desconto se fosse feito um compra a vista
Estou no caminho certo, ja consegui pagar uma dívida e agora falta outras 2, mas já comecei a fazer outra atividade para quitar essas dívidas e me organizar financeiramente!😊💪💪❤
Excelente vídeo Mestre Cerbasi... #IF4 #SomosMultiplicadores.... Vamos conseguir educar esse Brasil financeiramente e ajudar a reverter o histórico negativo do nosso país!!!
Ótimo vídeo Cerbasi! Realmente as parcelas no cartão são um grande incômodo. O jeito é lembrar disso antes de comprar parcelado... Haja disciplina! Hahah
Muito legal... Parcelar quando não tem um desconto atrativo não é tão ruim, mas sempre incomoda! Sem considerar que sem um controle adequado vira uma bola de neve... Outra coisa ruim é quando você não lembra o que está pagando. Muito legal o vídeo!
Esse masterclass minha esposa e eu não perdemos, estamos lendo também "casais inteligentes enriquecem juntos". obrigado cerbasi, muito bom seu conteúdo.
Comprava, sempre parcelado hj em dia compro no meu cartão tudo a vista já deixo tbm um dinheiro ,na minha conta corrente sempre para não me - pegar de surpresa comprei .um eletrônico comprei a vista 2.500 já tenho o dinheiro em minha conta .vai fechar minha fatura vou no meu App pago avista é meu e não ficar devendo nada ao banco Abç Deus abençoe !!
Decidi dar um basta nessas parcelas do cartão e criei um orçamento doméstico rigoroso por uns 3 meses, até reduzir por completo as parcelas e valor da fatura, pagando tudo à vista. Qdo as contas extrapolam as entradas, complemento com um pequeno valor das aplicações que tenho.
Estou na mesma situação mas como trabalho como representante comercial e recebo por comissão minha renda é variável. Então geralmente tenho que recorrer ao cartão de crédito para comprar comida. Sempre que tenho dinheiro compro a vista mas como as vendas tiveram uma baixa no meu ramo nesses últimos meses, depois que pago os impostos, contador, escola, o pós, telefone... só sobra o cartão de crédito para comprar comida. Eu olho constantemente o meu extrato do cartão de crédito e controlo ao máximo para não passar de R$1.200,00 mas tem meses que não dá e realmente me incomoda muito ter o limite quase todo consumido todos os meses. Em outra época de vendas boas, cartão de crédito era só para objetos de consumo de alto valor que eu não tinha todo o dinheiro disponível, eu sempre tinha limite e as parcelas sempre eram bem baixas pois só usava o cartão novamente quando terminava de pagar o que eu havia comprado (ex. guarda-roupa..televisão etc).
Eu não vejo pq comprar a vista algo que tem o mesmo valor em 10x. O erro que vejo é a pessoa ter o dinheiro pra comprar a vista, mas prefere comprar parcelado pra gastar todo o dinheiro. Aí realmente o melhor é pagar a vista pq 10 meses é muito tempo e muita coisa pode acontecer. Foi bom saber que o Nubank dá desconto. Vou estudar a mudança do meu cartão e já vejo uma vantagem neste aí. Obrigada!!!
Geralmente qd Vou comprar algo, já estou com o $ na mão, de o desconto do avista for interessante pago a vista de ñ parcelo o minimo possível e deixo na poupança o restante rendendo algum Más a maioria das pessoas vai comprar contando com o salário, o que tá errado, pois imprevistos acontecem e tá lá vc td endividado. Comigo tá dando certo
O Nubank dá desconto por antecipar compras parceladas, não é muito, mas dá...sempre que parcelo algo passo nele pra ganhar um descontinho a mais que a loja nega...
Vale também entender se há outro rendimento de baixo risco ou outro que seu dinheiro já está investido, que pagará mais no período em que suas parcelas estão abertas...
Eu adotei a prática de comprar somente itens de alto valor no cartão de crédito e somente se necessário, evito gastos com coisas supérfluas, só compro o que realmente preciso, no mais uso somente débito, assim não preciso tirar dos investimentos para cobrir despesas. Estou certo seguindo esta linha de raciocínio?
Quando eu fiquei sem cartão de crédito nos primeiros 3 messes sofri me senti como se tivesse passando necessidade. Mas quando respirei e revi minhas atitudes financeiras vi que cartão de crédito me privou foi de endividamento desnecessários que eu fazia e já estou a um ano e meio sem cartão e não vou voltar a ter adimiro quem saiba usar com controle mas para mim não deu certo.
Gustavo,comecei a seguir vc depois de assistir a Nath,estou aprendendo a organizar minha vida financeira e apesar de adorar o canal dela minha pergunta não dá pra ser em 3 linhas rsrs. Então preferi perguntar a vc.No caso apesar de não ter dinheiro nenhum aplicado e não ter nada de reserva,ao longo da minha vida conseguir comprar alguns imóveis,hj tenho 3 terrenos e 5 casas alugadas ,vc acha que continuar investindo em imóveis é viável?Ou terei mais retorno investindo conforme vcs orientam em tesouro direto, LCI,etc ..???
Essas são apenas algumas opções de renda fixa, estudando um pouquinho e verificando se tem um perfil para risco pode Investir em FIIS que são fundos de investimento imobiliário, comprando cotas pode receber aluguéis e sem ter que se preocupar em cuidar fisicamente do imóvel.
@@cpbomfim30 a maioria dos meus gastos no cartão são a vista De parcelamento tenho nem 100,00 Assim consigo me relacionar com o Banco, meu $ rendendo na poupãnça, e tiro somente pra pagar minhas contas e a despesa do cartão Concentro td nele, mercado, açougue,etc Assim consigo controlar os gastos
Mestre,Teria como vc fazer um video com um esquema de estudo para quem está começando a estudar sobre área financeira (investimento e tals)? Começar sem um "norte" dado por alguém da área é ruim
Excelente canal! Já gostava dos livros e agora também virei assinante! Ultimamente temos visto ofertas de CDB com rentabilidade aproximada de 122% do CDI e também CDBs com rentabilidade atrelada ao IPCA + 6,5%, oferecidos por algumas corretoras. Nas projeçoes o CDB IPCA+ rende mais, porém esse rendimento é baseado no CDI e IPCA atuais. Qual desses investimentos você Vê maior vantagem a longo prazo? (já que ambos tem longas datas de carencia para resgate, de 5 a 6 anos) #CerbasiResponde
Cerbasi, já fiz meu orçamento e inclusive já delimitei os gastos para cada área, mas tenho a dívida passada no cartão, que continuo alimentando para o futuro por já ter usado o valor do mês atual pagando a fatura do mês passado. Meu primeiro passo foi diminuir as compras, mas imprevistos com relação à saúde surgiram e o ciclo de compras parceladas continuam. Realizo a meta de poupar todos os meses, mesmo com essas dívidas. Deixo de poupar e aplicar nos meus investimentos por alguns meses para quitar esses parcelamentos no cartão ou resgato da reserva para cobrir toda essa dívida e começar do zero a usar somente débito?
Cerbasi, a maior vantagem de pagar a vista... Cash... É a pechincha. Os comerciantes aceitam pq não precisaram pagar a tarifa da máquina do cartão. E desconto de 5 a 10% é muita coisa. Nenhum investimento nos dará essa taxa imediatamente! Rsrs
Eu parcelo a zorra toda. Se for R$10 reais, e der pra fazer em 10 x sem juros eu faço. Na minha realidade funciona bem. Uso o dinheiro na mão para investir, e não pra pagar as coisas a vista. entendo que em muitos casos, para pessoas desorganizadas, é interessante sair quitando tudo. Mas no meu entendimento, algumas dívidas valem a pena esticar.
Tô nessa dúvida. Eu estava fazendo isso. Agora dei uma parada e só compro a vista. Mas estou estudando o que é melhor. Por exemplo se fosse comprar 4000 dividia e ficava com o dinheiro, mas não investia o dinheiro.
#Cerbasiresponde Boa tarde Gustavo, gostaria de uma ajuda, estou planejando fazer uma viagem de volta ao mundo de moto, daqui 15 meses quero partir, tenho R$20.000 na poupança e consigo guardar R$5.000 todo o mês, o que vc sugere, continuo investindo na poupança ou invisto em algo de curto prazo até eu pegar a estrada?
Em outro vídeo você nos indica a utilizar o cartão de crédito e ganhar a barganha das milhagens incluindo um melhor controle/faturamento das despesas do mês. Neste vídeo acima, essa solução é somente aplicável a esta pessoa que lhe enviou a dúvida? O que fazer agora com dois tipos de instrução divergente?
Leandro, acredito que para uma pessoa que tenha um bom controle das suas finanças, seja interessante comprar no cartão e acumular milhas. Agora quem esta endividado, é um perigo! A pessoa já esta descontrolada e o cartão irá contribuir para que a pessoa contraia mais dívidas. Ainda não vi o outro vídeo, mas tudo depende.
Esse comprar à vista pode ser no cartão de crédito também? Exemplo: bastaria depositar o equivalente ao gasto no crédito para pagar no dia do vencimento da fatura? Assim você ganharia pontos de relacionamento no cartão? Exemplo: comprei um produto por R$ 500 no crédito, então depositei R$ 500 da conta corrente na poupança ou outro investimento que renda algo em 30 dias. Isso paga a fatura e rende alguns centavos a mais? Com o tempo teria ganhos e vantagens?
@Sou o Dan eu faço exatamente como vc. Ex: eu queria uma Hair Fraier, custa 500,00 Negocie o valor baixou para 430,00, fiz garantia estendida de 3 anos.( produto deu defeito troco por um novo) Total da compra 550,00 é ainda dividi em 10×. Meu cartão me dá desconto se eu adiantar as parcelas é o que vou fazer no final do ano.
Acho que parcelar é necessário em compras de valores consideráveis, em bens duráveis e se você não tem como comprar à vista. Claro que se for parcelado e sem juros.
Faby X concordo. Se for um bem durável com um valor maior acho que vale a pena parcelar no cartão sem juros. Sendo que muitas vezes não há desconto para pagamento a vista.
Olá #Gustavo cerbasi, em questões de comprar a prazo móveis?. Pois muitos lugares que pesquisei não dão desconto no valor desejável. Pois tenho que comprar todos meus móveis fiz um orçamento o valor a vista e parcelado no cartão é o mesmo. O que me duz
#CerbasiResponde Sou uma pessoa controlada e nunca deixei de pagar as faturas dos meus cartões. Recentemente venho acompanhando os vídeos de um consultor americano chamado Dave Ramsey que é completamente contra a utilização do cartão de crédito uma vez que gastar dinheiro está muito relacionado com nossas emoções do que matemática, portanto ele aconselha a utilização somente de dinheiro ou cartão de débito. Tendo isso em consideração e levando em conta a realidade brasileira contra a da americana, você acha que para nós essa recomendação também é válida? Ou seja, como emocionalmente gastamos mais no crédito, gastar no débito ou dinheiro nos faria sobrar mais dinheiro no final do que os ganhos dos rendimentos com a estratégia em deixar os gastos do cartão rendendo até o pagamento das faturas? Obrigado!
Olá mestre , seria possível fazer um vídeo pra dizer se vale a pena investir no Brasil trabalhando de dekasseki no Japão ? Quero atingir minha independência financeira pra não me matar de trabalhar .
#cerbasiresponde Cerbasi.. Qual sua recomendação sobre o quanto tem que se gastar da renda por cada coisa, tipo, meus gasto com aluguel, água, luz, telefone, mercado (principalmente) gasto mais ou menos 80% da minha renda, quase 20% com lazer e o pouquinho que me sobre invisto. Tem alguma recomendação pra isso?
Na pior das hipóteses, 10%, mas faça um esforço pra ser no mínimo 20%. É assim mesmo, requer sacrifício ou optar por uma renda passiva à parte do seu trabalho. "O TRABALHO GARANTIRÁ A SUA SOBREVIVÊNCIA, SÓ O TRABALHO APÓS O TRABALHO TE GARANTIRÁ A PROSPERIDADE.''
O Gustavo Cerbasi já comentou algo do gênero em vídeos anteriores. O que ele havia comentado foi que, se suas contas fixas são muito elevadas e mal sobra dinheiro no final do mês, você está vivendo uma vida que não é coerente com sua renda. Repense esse valor de aluguel, gastos com telefone ou algum outro gasto que possa diminuir, pois qualquer imprevisto que aconteça, talvez você não tenha como arcar com as despesas. É melhor dar um passo pra trás nesse ponto.
Primeiramente, obrigado pelas dicas sou muito seu fã e tento seguir seus conselhos pois eles me ajudaram a me livrar de algumas dívidas. Tenho uma reserva de emergência , e recentemente venho verificando o tesouro direto . Você indica investir todo esse valor no tesouro direto selic e tirá-lo da poupança ? #CerbasiResponde
Olá Gustavo boa tarde ! Sigo a todos os seus vídeos e estou acompanhando o master class, porém não tenho o Facebook para acompanhar as planilhas. Teria a possibilidade de mandar no meu e-mail? Obrigada desde já e estou amando todos os ensinamentos!
Consegui me livrar do cartão!!! Agora tudo à vista!
passou 7 meses, já deve ter pedido outro kkkk kkkk deve estar entupido já...kkk
ÔH RICONA KKKKK
Na real, o Cerbasi é defensor ferrenho do uso do cartão de crédito. Ele só não defende comprar muito a prazo. Mas ele mesmo compra tudo o que pode no cartão de crédito.
Parabens mulher🙌
@@marcosgomes1989
Exatamente.
Realmente pessoal, quando vc monta uma planilha de orçamento, vc começa a assustar com o somatório de gastos e vc passa a se incomodar com o alto valor gasto e principalmente com as comprar parceladas, que todos os meses serão um gasto "fixo" até vc quitar, as dicas do Gustavo realmente funcionam,eu hj compro absolutamente tudo avista ! E cada mês faço um desafio, diminuo gradativamente o meu teto de gasto mensal para que sobre mais no final do mês, ai vejo o que faço. Um grande abraço a todos e boa gestão de suas finanças !
1. Analiso se realmente preciso daquele bem/produto/serviço.
2. Posso pagar em dinheiro (do salário do mês) à vista para obter desconto?
3. Se não puder pagar em dinheiro à vista com o salário do mês, posso esperar?
4. Se não puder esperar, analiso se vale a pena usar o dinheiro da poupança (reserva de emergência) para a compra.
5. Se não valer a pena (vou ficar com pouco saldo para emergências), negocio para pagar parte com o dinheiro da poupança e parte parcelada no cartão (só faço isso se tudo sair pelo preço de à vista, ou seja, com desconto).
6. Se não tiver qualquer tipo se desconto dessa forma e nem for cobrar juros, eu parcelo a compra, porém, sabendo se vou ter condições de assumir a parcela nos meses seguintes.
Agindo assim, minha qualidade de consumo aumentou e não tenho dívidas que eu não possa pagar. Já estou na fase de completar a reserva de emergência (3 a 6 meses do total das despesas mensais) para poder começar a guardar dinheiro para os investimentos. É questão de tempo. Há 3 anos atrás eu estava atolada em dívidas, mas li todos os livros do Cerbasi e conquistarei minha independência financeira.
Eu concordo com vc. Confesso que tenho vergonha de pedir desconto, mas este será meu desafio. Pq já faço isso que vc faz quando a loja já oferece aos clientes!!!
Estamos juntas, tenho o mesmo raciocínio Qt a compras.
Ainda estou construindo mina reserva de emergencia
Pensar no futuro é fundamental!
Nada melhor que quitar as contas o quanto antes e pagar à vista. Quando se vê que , adiante, você não terá pendências financeiras, é um grande alívio.
Um cartão de crédito sempre ajuda.... Mas tem que pagar o total da fatura sempre como o Cerbasi orienta.
Eu costumava deixar o cartão de crédito em casa, até baixar radicalmente a dívida do cartão. Foi medida preventina contra mim mesma.
Estou fazendo o mesmo
Nubank dá desconto. Pequeno, mas dá. Ao antecipar, dá desconto de 4,95% ao ano. Vc pode escolher qual compra quer antecipar
É uma boa estratégia, caso queira desconto a vista, e não consiga. Compre parcelado no cartão, e antecipe a fatura com desconto.
Mas deixar esse valor na NUCONTA rende mais. Quando não tenho descontos a vista é parcelado sem juros, parcelo, mas já transfiro para a NUCONTA o valor da parcela. Só ganho com isso.
A maior parte do desconto é dado nas primeiras parcelas. Sempre parcelo (quando não há juros) e calculo a % de desconto de todos os meus parcelados. Normalmente, se o desconto for maior que 1% eu antecipo, se não, deixo as parcelas. Ah, também deixo o que seria minha "conta corrente" na NuConta, rendendo diariamente. Para investimentos utilizo o Banco Inter p/ RF de longo prazo e na Monetus mesclo RV e RF, mais para curto-médio prazo (reserva de emergência e objetivos específicos).
Lucas Rocha antecipação da para ela paga IPCA, a taxa é fixa. A NUCONTA paga 100%do CDI, informação fornecida pelo próprio NUBANK.
Nossa vou cancelar a conta do itau e ficar só com a Nubank
Uso minhas compras no Cartão de Crédito pq ganho cashback de 1% e sempre mantenho as contas em dia, não tenho problemas de parcelar, mas mantenho uma estratégia que só parcelo se o valor for maior do que R$300,00 e em no máximo 3x.
Ô loco... Estou comentando no dia 13/04/2020. Em tempos de COVID-19, esse vídeo foi uma profecia.
Cínthia Santiago Sobreira não é profecia. É planejamento!
@@GustavocerbasiBr 👏👏👏👏👏
@@cinthiasantiagosobreira411 Não é feitiçaria, é tecnologia...
Conheci vc agora e já virei fã .toda hora quero ver seus vídeos
Nanci
Obrigada pela orientação .acho melhor poder pagar a vista.
Minha nossa, ainda bem que assisti você no programa da Fátima Bernardes.... E logo depois entrei na internet e assisti uma reportagem sua, precisa saber disso. Sou independente a anos, sou casada, tenho uma filha, sou professora de Informática e Pedagoga. Mas ultimamente perdi o controle financeiro. E olha q em minhas aulas ensino meus alunos a economizar. Mas tudo bem, vamos vivendo e aprendendo. Estou achando massa tudo isso, e vou por em prática. Obrigada.
obrigado professor Gustavo Cerbasi por esta aula
Cortei meus cartoes. Passei 6 meses comprando tudo à vista. Me serviu pra perceber o quanto ainda ajo por emoçao quando saio de casa. Mas gastar no mes apenas o que se realmente tem é comportamento cultural muito incomum do brasileiro. Muito difícil, porem possivel, desde que se tenha muito autocontrole financeiro. Resumo: nao aguentei e voltei a ter 1 cartao e comprar parte de coisas com valores maiores por ele. Mas a maioria de produtos e serviços pereciveis como alimentaçao, gasilina, diversao sao sempre a vista.
Sarah Canti com essa tua experiência em pagar tudo à vista, vc acha que o dinheiro que economizou gastando menos por ter mais noção dos preços das coisas (pois pagar a prazo "dói" menos e o descontrole é maior) supera o dinheiro que teria recebido se tivesse pago a prazo e o dinheiro estivesse investido até o momento de ser gasto pagando a fatura? É uma coisa que sempre me pergunto quando me dão as opções: no débito ou crédito?
@@brunon5054 vc tem que ver que pra um investimento render alto que supere as compras a vista o valor preciso ser alto, pq se não vc vai tá emprestando dinheiro aos bancos prA eles lucrarem alto em cima e pagarem uma merreca de juros, dinheiro q seria maior com desconto se fosse feito um compra a vista
@@CaioHenriqueSNW exatamente
Ganhar $05, no mês ñ é investimento
Vc ganha mt mais com desconto.
Brilhante, professor!!!
À vista sempre é o melhor!!
O bom de pagar a vista com dinheiro em espécie é obter descontos na hora. A longo prazo o montante de desconto obtido é representativo.
Nubank é o UNICO que oferece descontos em compras à prazo adiantadas. Amo o Nubank! haha
digio tbm é legal, até por ser Visa
Muito obg. Respondeu minhas perguntas
É isso q estou fazendo. E mesmo só divido no maximo três vezes valores altos. Ai as ultimas vieram alto.
Eu tb
Gustavo é top!!! Só agradecimentos a você fazer nos tornarmos aptos para cada dia aprender mais sobre finanças.
Estou no caminho certo, ja consegui pagar uma dívida e agora falta outras 2, mas já comecei a fazer outra atividade para quitar essas dívidas e me organizar financeiramente!😊💪💪❤
Eu to nessa vibe e era o video ki eu tava precisando 👏👏👏👏👏👏
Excelente vídeo Mestre Cerbasi... #IF4 #SomosMultiplicadores.... Vamos conseguir educar esse Brasil financeiramente e ajudar a reverter o histórico negativo do nosso país!!!
Assistindo agora!!Mais estou caminhando e aprendendo para sair das parcelas,investir e comprar tudo a vista 🙏🙏
conseguiu?
tô neste rolo ai ,porém ja vou evitar a usar o cartão e começar a comprar tudo a vista. obrigado gustavo pelas dicas um grande abraço.
Ótimo vídeo Cerbasi! Realmente as parcelas no cartão são um grande incômodo. O jeito é lembrar disso antes de comprar parcelado... Haja disciplina! Hahah
Vdd
Compro no cartão mas só a vista
Negociei adiantar as mensalidades da academia e da minha internet e consegui descontos de até 16,6%.
Estou exatamente nessa situação
Muito legal... Parcelar quando não tem um desconto atrativo não é tão ruim, mas sempre incomoda! Sem considerar que sem um controle adequado vira uma bola de neve... Outra coisa ruim é quando você não lembra o que está pagando. Muito legal o vídeo!
Esse masterclass minha esposa e eu não perdemos, estamos lendo também "casais inteligentes enriquecem juntos". obrigado cerbasi, muito bom seu conteúdo.
Sou nova no canal e estou aqui pra agradecer,por tantas informações e conhecimento 🥰
Juliana, aproveite! E sucesso ao colocar os ensinamentos em prática!
Excelente
Eu e a minha filha nos livramos dessas contas parceladas no cartão, só compramos à vista. Abçs!
Nossa falou tudo que precisava ouvir
Cada vídeo uma aula do mestre Cerbasi!!!
O melhor conteúdo sobre finanças sem dúvida...
Comprava, sempre parcelado hj em dia compro no meu cartão tudo a vista já deixo tbm um dinheiro ,na minha conta corrente sempre para não me - pegar de surpresa comprei .um eletrônico comprei a vista 2.500 já tenho o dinheiro em minha conta .vai fechar minha fatura vou no meu App pago avista é meu e não ficar devendo nada ao banco Abç Deus abençoe !!
Decidi dar um basta nessas parcelas do cartão e criei um orçamento doméstico rigoroso por uns 3 meses, até reduzir por completo as parcelas e valor da fatura, pagando tudo à vista. Qdo as contas extrapolam as entradas, complemento com um pequeno valor das aplicações que tenho.
#Cerbasiresponde qual melhor app pra celular, para fazer um controle de gastos (planilha financeira)?
Muito esclarecedor. Resposta clara e dicas pra vida. Obrigada!
A melhor parte é perceber que estando nesta situação, eu analisei o caso e tomei a decisão exatamente como estou vendo a recomendação agora! Yes!!
deu certo?
Muito bom esse vídeo .....estou na mesma ....
Estou na mesma situação mas como trabalho como representante comercial e recebo por comissão minha renda é variável. Então geralmente tenho que recorrer ao cartão de crédito para comprar comida. Sempre que tenho dinheiro compro a vista mas como as vendas tiveram uma baixa no meu ramo nesses últimos meses, depois que pago os impostos, contador, escola, o pós, telefone... só sobra o cartão de crédito para comprar comida. Eu olho constantemente o meu extrato do cartão de crédito e controlo ao máximo para não passar de R$1.200,00 mas tem meses que não dá e realmente me incomoda muito ter o limite quase todo consumido todos os meses. Em outra época de vendas boas, cartão de crédito era só para objetos de consumo de alto valor que eu não tinha todo o dinheiro disponível, eu sempre tinha limite e as parcelas sempre eram bem baixas pois só usava o cartão novamente quando terminava de pagar o que eu havia comprado (ex. guarda-roupa..televisão etc).
Adorei!!! Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento Cerbasi.
Claro, direto, esclarecedor 👏👏👏
Valeu sempre prestativo
Professor, esse vídeo foi feito pra mim! Agradecida!!
O duro é que não tem investimento pra resgatar , por isso estou me policiando em fazer parcelamentos.
Vídeo fantástico como sempre! Parabéns! Obrigado!
Eu não vejo pq comprar a vista algo que tem o mesmo valor em 10x. O erro que vejo é a pessoa ter o dinheiro pra comprar a vista, mas prefere comprar parcelado pra gastar todo o dinheiro. Aí realmente o melhor é pagar a vista pq 10 meses é muito tempo e muita coisa pode acontecer. Foi bom saber que o Nubank dá desconto. Vou estudar a mudança do meu cartão e já vejo uma vantagem neste aí. Obrigada!!!
Geralmente qd Vou comprar algo, já estou com o $ na mão, de o desconto do avista for interessante pago a vista de ñ parcelo o minimo possível e deixo na poupança o restante rendendo algum
Más a maioria das pessoas vai comprar contando com o salário, o que tá errado, pois imprevistos acontecem e tá lá vc td endividado.
Comigo tá dando certo
Obrigado professor 👍
Abraços 💲
Obrigada ótimas dicas
Parabéns e obrigado pelas dicas mestre!
Muito bom. Obrigado Cerbasi!
Esclarecedor! Gratidão! Bjs e muito sucesso!
O Nubank dá desconto por antecipar compras parceladas, não é muito, mas dá...sempre que parcelo algo passo nele pra ganhar um descontinho a mais que a loja nega...
Vale também entender se há outro rendimento de baixo risco ou outro que seu dinheiro já está investido, que pagará mais no período em que suas parcelas estão abertas...
O que eu estava precisando!!!!
Valeu mestre, ótimo vídeo.
Gustavo o que vc acha da estratégia de blindagem patrimonial como seguros da prudential ?
Excelente!!
Eu adotei a prática de comprar somente itens de alto valor no cartão de crédito e somente se necessário, evito gastos com coisas supérfluas, só compro o que realmente preciso, no mais uso somente débito, assim não preciso tirar dos investimentos para cobrir despesas. Estou certo seguindo esta linha de raciocínio?
Quando eu fiquei sem cartão de crédito nos primeiros 3 messes sofri me senti como se tivesse passando necessidade.
Mas quando respirei e revi minhas atitudes financeiras vi que cartão de crédito me privou foi de endividamento desnecessários que eu fazia e já estou a um ano e meio sem cartão e não vou voltar a ter adimiro quem saiba usar com controle mas para mim não deu certo.
Show de bola valeu Gustavoo
*Como se livrar de qualquer dívida: pagando. Até a próxima.*
Como faço pra me livrar das dívidas com o salário mínimo
@@alessandracristina7742 Definindo prioridades, diminuindo gastos fixos e não gastar com supérfluo!!!
@@alcimariamariz8001 obrigada
Quando é seguro de carro devo pagar avista ou parcelado. Pois eles nunca dão desconto avista.
Gustavo,comecei a seguir vc depois de assistir a Nath,estou aprendendo a organizar minha vida financeira e apesar de adorar o canal dela minha pergunta não dá pra ser em 3 linhas rsrs. Então preferi perguntar a vc.No caso apesar de não ter dinheiro nenhum aplicado e não ter nada de reserva,ao longo da minha vida conseguir comprar alguns imóveis,hj tenho 3 terrenos e 5 casas alugadas ,vc acha que continuar investindo em imóveis é viável?Ou terei mais retorno investindo conforme vcs orientam em tesouro direto, LCI,etc ..???
Essas são apenas algumas opções de renda fixa, estudando um pouquinho e verificando se tem um perfil para risco pode Investir em FIIS que são fundos de investimento imobiliário, comprando cotas pode receber aluguéis e sem ter que se preocupar em cuidar fisicamente do imóvel.
NuBank resolve isso. Basta antecipar as parcelas das compras e receber um descontinho. 🥂
A 2 anos não th nenhum tipo de cartão só compro avista agora eu preciso aprender a investir.
Beatriz Aparecida Ferreira Meus parabéns!!!!
Comprar a vista no cartão eh muito bom pra quem usa os pontos para viajar. Pagar no cartão à vista,o Cerbasi já recomendou.
@@cpbomfim30 a maioria dos meus gastos no cartão são a vista
De parcelamento tenho nem 100,00
Assim consigo me relacionar com o Banco, meu $ rendendo na poupãnça, e tiro somente pra pagar minhas contas e a despesa do cartão
Concentro td nele, mercado, açougue,etc
Assim consigo controlar os gastos
Coloco tudo no cartão por ganhar pontos. Estou evitando comprar a prazo.
Perfeitoooo !!!!!
Mestre,Teria como vc fazer um video com um esquema de estudo para quem está começando a estudar sobre área financeira (investimento e tals)? Começar sem um "norte" dado por alguém da área é ruim
Excelente canal! Já gostava dos livros e agora também virei assinante! Ultimamente temos visto ofertas de CDB com rentabilidade aproximada de 122% do CDI e também CDBs com rentabilidade atrelada ao IPCA + 6,5%, oferecidos por algumas corretoras. Nas projeçoes o CDB IPCA+ rende mais, porém esse rendimento é baseado no CDI e IPCA atuais. Qual desses investimentos você Vê maior vantagem a longo prazo? (já que ambos tem longas datas de carencia para resgate, de 5 a 6 anos) #CerbasiResponde
Boa noite, Gustavo! Tudo bem? Por favor, queria fazer uma pergunta, mas, de forma particular.
Sugiro mandar uma mensagem direta através do perfil @superricobr no Instagram.
Maravilha!! Precisava desse vídeo! Obrigada! :)
em qual investimento poderia colocar meu dinheiro que renda mensal e poder pagar minha fatura do cartão ?
Cerbasi, já fiz meu orçamento e inclusive já delimitei os gastos para cada área, mas tenho a dívida passada no cartão, que continuo alimentando para o futuro por já ter usado o valor do mês atual pagando a fatura do mês passado. Meu primeiro passo foi diminuir as compras, mas imprevistos com relação à saúde surgiram e o ciclo de compras parceladas continuam. Realizo a meta de poupar todos os meses, mesmo com essas dívidas. Deixo de poupar e aplicar nos meus investimentos por alguns meses para quitar esses parcelamentos no cartão ou resgato da reserva para cobrir toda essa dívida e começar do zero a usar somente débito?
Cerbasi, a maior vantagem de pagar a vista... Cash... É a pechincha. Os comerciantes aceitam pq não precisaram pagar a tarifa da máquina do cartão. E desconto de 5 a 10% é muita coisa. Nenhum investimento nos dará essa taxa imediatamente! Rsrs
Cartão aqui é só pra gastar com besteiras, tipo MC'Donalds, pizza, almoço em Shopping. Quero acabar com isso, mas a família insiste com as saidinhas.
Eu parcelo a zorra toda. Se for R$10 reais, e der pra fazer em 10 x sem juros eu faço. Na minha realidade funciona bem. Uso o dinheiro na mão para investir, e não pra pagar as coisas a vista. entendo que em muitos casos, para pessoas desorganizadas, é interessante sair quitando tudo. Mas no meu entendimento, algumas dívidas valem a pena esticar.
Tô nessa dúvida. Eu estava fazendo isso. Agora dei uma parada e só compro a vista. Mas estou estudando o que é melhor. Por exemplo se fosse comprar 4000 dividia e ficava com o dinheiro, mas não investia o dinheiro.
@@leandromarcos9900 ai ñ compensa.
Dúvida mas envista o $ Pra ñ correr o risco de gastar e depois perder o sossego
Ameiiiiiiiiiiiiiiiii esse videooooooo TOP
#Cerbasiresponde
Boa tarde Gustavo, gostaria de uma ajuda, estou planejando fazer uma viagem de volta ao mundo de moto, daqui 15 meses quero partir, tenho R$20.000 na poupança e consigo guardar R$5.000 todo o mês, o que vc sugere, continuo investindo na poupança ou invisto em algo de curto prazo até eu pegar a estrada?
Pagar no cartão de crédito com parcela única equipara-se a pagar a vista?
Em outro vídeo você nos indica a utilizar o cartão de crédito e ganhar a barganha das milhagens incluindo um melhor controle/faturamento das despesas do mês. Neste vídeo acima, essa solução é somente aplicável a esta pessoa que lhe enviou a dúvida? O que fazer agora com dois tipos de instrução divergente?
Leandro, acredito que para uma pessoa que tenha um bom controle das suas finanças, seja interessante comprar no cartão e acumular milhas. Agora quem esta endividado, é um perigo! A pessoa já esta descontrolada e o cartão irá contribuir para que a pessoa contraia mais dívidas. Ainda não vi o outro vídeo, mas tudo depende.
Ótimo vídeo!
Eu queria saber se com o dólar alto, ainda vale a pena se comprar?
Vlw Mestre!
Esse comprar à vista pode ser no cartão de crédito também? Exemplo: bastaria depositar o equivalente ao gasto no crédito para pagar no dia do vencimento da fatura? Assim você ganharia pontos de relacionamento no cartão? Exemplo: comprei um produto por R$ 500 no crédito, então depositei R$ 500 da conta corrente na poupança ou outro investimento que renda algo em 30 dias. Isso paga a fatura e rende alguns centavos a mais? Com o tempo teria ganhos e vantagens?
@Sou o Dan eu faço exatamente como vc.
Ex: eu queria uma Hair Fraier, custa 500,00
Negocie o valor baixou para 430,00, fiz garantia estendida de 3 anos.( produto deu defeito troco por um novo)
Total da compra 550,00 é ainda dividi em 10×.
Meu cartão me dá desconto se eu adiantar as parcelas é o que vou fazer no final do ano.
Acho que parcelar é necessário em compras de valores consideráveis, em bens duráveis e se você não tem como comprar à vista. Claro que se for parcelado e sem juros.
Faby X concordo. Se for um bem durável com um valor maior acho que vale a pena parcelar no cartão sem juros. Sendo que muitas vezes não há desconto para pagamento a vista.
Edson harnisch isso aí.
Olá #Gustavo cerbasi, em questões de comprar a prazo móveis?. Pois muitos lugares que pesquisei não dão desconto no valor desejável. Pois tenho que comprar todos meus móveis fiz um orçamento o valor a vista e parcelado no cartão é o mesmo.
O que me duz
#CerbasiResponde Sou uma pessoa controlada e nunca deixei de pagar as faturas dos meus cartões. Recentemente venho acompanhando os vídeos de um consultor americano chamado Dave Ramsey que é completamente contra a utilização do cartão de crédito uma vez que gastar dinheiro está muito relacionado com nossas emoções do que matemática, portanto ele aconselha a utilização somente de dinheiro ou cartão de débito. Tendo isso em consideração e levando em conta a realidade brasileira contra a da americana, você acha que para nós essa recomendação também é válida? Ou seja, como emocionalmente gastamos mais no crédito, gastar no débito ou dinheiro nos faria sobrar mais dinheiro no final do que os ganhos dos rendimentos com a estratégia em deixar os gastos do cartão rendendo até o pagamento das faturas? Obrigado!
Olá mestre , seria possível fazer um vídeo pra dizer se vale a pena investir no Brasil trabalhando de dekasseki no Japão ? Quero atingir minha independência financeira pra não me matar de trabalhar .
#cerbasiresponde Cerbasi.. Qual sua recomendação sobre o quanto tem que se gastar da renda por cada coisa, tipo, meus gasto com aluguel, água, luz, telefone, mercado (principalmente) gasto mais ou menos 80% da minha renda, quase 20% com lazer e o pouquinho que me sobre invisto. Tem alguma recomendação pra isso?
Inverter as prioridades, a primeira coisa é SE PAGAR (investir) !
Sim.. Mas quanto? 5%? 10%? Pq se eu investir muito fico sem pro fixo.. Por isso faço com o que sobra.. 😔
Na pior das hipóteses, 10%, mas faça um esforço pra ser no mínimo 20%. É assim mesmo, requer sacrifício ou optar por uma renda passiva à parte do seu trabalho. "O TRABALHO GARANTIRÁ A SUA SOBREVIVÊNCIA, SÓ O TRABALHO APÓS O TRABALHO TE GARANTIRÁ A PROSPERIDADE.''
O Gustavo Cerbasi já comentou algo do gênero em vídeos anteriores. O que ele havia comentado foi que, se suas contas fixas são muito elevadas e mal sobra dinheiro no final do mês, você está vivendo uma vida que não é coerente com sua renda. Repense esse valor de aluguel, gastos com telefone ou algum outro gasto que possa diminuir, pois qualquer imprevisto que aconteça, talvez você não tenha como arcar com as despesas. É melhor dar um passo pra trás nesse ponto.
Excelentes respostas aqui... investir no mínimo 10% e tentar viver um degrau abaixo do seu grau de vida.
Nossa o queria tmb perguntar a mesma coisa
Bom dia cerbasi, me indica uma forma de investimento.
Primeiramente, obrigado pelas dicas sou muito seu fã e tento seguir seus conselhos pois eles me ajudaram a me livrar de algumas dívidas.
Tenho uma reserva de emergência , e recentemente venho verificando o tesouro direto . Você indica investir todo esse valor no tesouro direto selic e tirá-lo da poupança ?
#CerbasiResponde
Anderson Galvao Sem dúvida! Poupança jamais: as opções COMEÇAM no Tesouro Direto.
Quando não dão desconto nas compras parceladas, parcelo no nubank e adianto o pgto, já me rende uns trocados.
Olá Gustavo boa tarde !
Sigo a todos os seus vídeos e estou acompanhando o master class, porém não tenho o Facebook para acompanhar as planilhas. Teria a possibilidade de mandar no meu e-mail? Obrigada desde já e estou amando todos os ensinamentos!
Eu pago todo mês o cartao credito em dia. Eles não envia a fatura.
Show