Um resumo da Teoria Geral de Keynes

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 26 лип 2024
  • O mundo assistiu a dois tsunamis nos últimos anos: a crise financeira de 2008 e a crise da pandemia do coronavírus em curso em 2020. A primeira iniciou no lado financeiro para então atingir o lado produtivo da economia; já a segunda atingiu em cheio o setor produtivo para então impactar o setor financeiro. Tanto a economia brasileira quanto a economia mundial foram diretamente atingidas por essas crises. Em ambas medidas extraordinárias foram adotadas, como a adoção de políticas não-convencionais pelo banco central, todas com inspiração em Keynes: impressão de moeda para compras de títulos públicos e privados, politicas de gastos públicos para evitar grandes depressões, entre outras medidas. Sempre que uma grande crise surge Keynes retorna. Foi assim em 2008, está sendo assim agora na crise da pandemia global. John Maynard Keynes é um economista britânico que desenvolveu as bases da macroeconomia e os instrumentos de política econômica para enfrentar as crises. Com viés fortemente reformista, Keynes propôs uma nova filosofia social para resolver “os principais problemas da sociedade econômica em que vivemos: […] sua incapacidade para proporcionar o pleno emprego e a sua arbitrária distribuição de renda”. Suas noções de economia monetária em que a moeda é não neutra (“a moeda afeta motivos e decisões dos agentes”), de incerteza radical para o qual o passado não é guia para o presente, e seu princípio de demanda efetiva - empresários decidem produzir e empregar com base nas suas expectativas de venda futura, não havendo qualquer mecanismo que garanta de antemão o pleno emprego - continuam atuais e servem de inspiração para a construção de uma visão de mundo alternativa a ideias liberais.
    Neste curso tomamos como ponto de partida os desenvolvimentos teóricos de Keynes e autores pós-keynesianos para entender o funcionamento da política monetária e do sistema financeiro provendo instrumentos analíticos teóricos e práticos visando entender as transformações e desafios do mundo atual e do Brasil. Está voltado para um público amplo, não especializado, razão pela qual será usada uma linguagem simples, didática e direta. O curso tem 20 horas de conteúdo online e duração média estimada de 3 meses, mas pode ser feito no ritmo que melhor se adequar a cada participante. Cada aula tem duração média de 30 minutos. As aulas podem ser acessadas em smartphones, tablets e desktops e ficarão disponibilizadas por prazo ilimitado. Disponibilizamos também amplo material bibliográfico, dados e gráficos para download que complementam as discussões das aulas. As dúvidas serão respondidas por escrito na área de discussão de cada aula em nossa plataforma EAD usada no curso. As vagas são limitadas pois vamos tirar as dúvidas de todos os alunos matriculados.
    mais informações:
    www.paulogala.com.br/curso-ea...

КОМЕНТАРІ • 189

  • @nanico929
    @nanico929 3 роки тому +33

    Professor Gala dando o roteiro de estudos para entendimento sobre economia básica,economia aplicada.Os videos do prof.Gala são verdadeiras vídeo-aulas.

  • @leonardodasilveiraev3255
    @leonardodasilveiraev3255 3 роки тому +25

    Esse vídeo é um verdadeiro serviço de utilidade pública. Parabéns, Paulo!

  • @odeonesantos9581
    @odeonesantos9581 3 роки тому +25

    Paulo Guedes tente assistir seus vídeos pra entender um pouco de economia. Ele agir igual investidor e um especulador do mercado financeiro

  • @pulha25
    @pulha25 3 роки тому +48

    Possivelmente Guedes até leu, mas a ideologia dele manda mais: enriquecer o lobby bancário.

    • @ricardomendesgoncalves1173
      @ricardomendesgoncalves1173 3 роки тому +8

      É exatamente Isso! Ele quer lucrar muito e lucrar agora e que se danem as consequências.

    • @cleivercardoso4340
      @cleivercardoso4340 3 роки тому +6

      @@ricardomendesgoncalves1173 o sociólogo Jessé Souza usa uma expressão que classifica bem Guedes e sua turma no Brasil........
      " Elite de Rapina "....querem roubar tudo que puder e o mais rápido possível para poder ir embora.....

    • @heliomoura6848
      @heliomoura6848 3 роки тому +7

      O pensamento de Guedes é de 1968/70. Parou aí.

    • @danielmoura9421
      @danielmoura9421 3 роки тому +1

      Ele disse que leu tudo do Keynes na faculdade, mas que ao longo das décadas você vai se tornando liberal.

    • @jairocabral3952
      @jairocabral3952 2 роки тому +1

      Naquela famosa REUNIÃO MINISTERIAL que derrubou Ministros, PAULO GUEDES, meu professor na FGV, declarou que leu, e entendeu, a TEORIA GERAL 4 VEZES JÁ!!!!! O fato é que PAULO GUEDES pode, numa LIVE de 2 horas, demonstrar todo o TEOREMA DA FUNÇÃO IMPLÍCITA e o Modelo Generalizado de Keynes com absoluta facilidade, pois que eu já fiz isso por 6 anos na Universidade. Mas somente um público de iniciados que dominam álgebra avançada.

  • @kennyrogersmoreira7550
    @kennyrogersmoreira7550 3 роки тому +18

    Essa teoria botou geral pra pensar no Circus de Cambridge.

  • @msofontes
    @msofontes 3 роки тому +9

    É possível,mediante investimentos dirigidos, produzir o pleno emprego ou próximo disso. Entretanto isto torna o trabalhador insolente, rebelde, não subserviente, isto é perigoso para elites. O desemprego é algo intencional e favorece as elites de um poder super concentrado.

    • @diego-matos
      @diego-matos 3 роки тому +1

      Exato, pois uma vez que os trabalhadores tiverem direitos e bons salários eles conseguirão Alcançar educação e qualidade de vida, isso por si só já faz o pensamento dessas pessoas mudarem e quererem preservar a valorização por trabalho.

    • @jairocabral3952
      @jairocabral3952 2 роки тому +1

      Meu Deus do Céu, que pensamento de MARX ridículo é esse? Se o trabalhador ganhar um bom salário ele vai se rebelar e jogar tudo no lixo????!!!!!! Economia é um TRIO: VOCAÇÃO, AMBIÇÃO E FORMAÇÃO.

    • @nickolasrobert7340
      @nickolasrobert7340 2 роки тому

      Isso é chamado de poder monopsonico,que é onde há um(ou poucos) compradores (no caso,empresas que contratam) para um produto ou mercadoria (força de trabalho),aí esse único comprador tem muito mais poder para ditar os termos(No caso, condições piores de trabalho,baixos salários,etc...).

  • @professorvictorlima
    @professorvictorlima 2 роки тому +5

    Valeu, Paulo. Já tinha lido antes. Agora vou ler por esse método que você mencionou.

  • @regfab1
    @regfab1 3 роки тому +14

    Parabéns pelo vídeo e pela iniciativa! Já assisti a uma palestra do Belluzzo, provavelmente o maior conhecedor brasileiro da obra de Keynes, em que ele também afirma que é melhor ler a Teoria Geral de trás pra frente.

    • @regfab1
      @regfab1 3 роки тому +1

      Agradeço o comentário! Mas...Doutor Eneas arrrrgh!!!!! Muda esse nick cara!

    • @diego-matos
      @diego-matos 3 роки тому +3

      Creio eu que os caras com ética nunca chegam ao poder e quando chegam fazem revoluções, mas são sucedidos por canalhas que desfazem tudo que eles conquistaram. O Dr. Enéas foi um legítimo nacionalista, assim como políticos como o Brizola, Getúlio Vargas, Itamar Franco, Ciro Gomes. Embora cada um deles com seus próprios ideais e anseios.

    • @pep7810
      @pep7810 3 роки тому

      @Doutor Enéas Um nazi de verdade luta contra os grandes capitalistas, igual o bigodudo fez com os Rothschilds.

    • @ODeflator
      @ODeflator 3 роки тому

      @Doutor Enéas Sem sombra Dr Eneas era um figurão, um dos homens mais inteligentes da nossa política, adoro o posicionamento dele contrário ao FMI, mas de fato esse ultra-nacionalismo era muito inclinado a uma possível ditadura.

    • @jairocabral3952
      @jairocabral3952 2 роки тому

      @@diego-matos CARO DIEGO, que estória é essa de que Brizola, Getúlio, Itamar, Ciro são HOMENS ÉTICOS, MORAIS, e que tudo fizerem, e fazem, por amor ao povo pobre e miserável do Brasil e do mundo?????!!!!! Não há ser humano moral-ético, e sim democracias com pleno Estado Democrático de Direito, que possibilita este mundo que vivemos, EM DESARMONIA E DESAMOR E MUITO ÓDIO E AMBIÇÃO. E assim caminha a humanidade.

  • @quantisz4416
    @quantisz4416 3 роки тому +125

    Esse é o tipo de livro que o liberal fala: não li e não gostei.

  • @victorfranklin2272
    @victorfranklin2272 2 роки тому +4

    Ótimo conteúdo! Parabéns

  • @ricardocartista8940
    @ricardocartista8940 3 роки тому +38

    Keynes mostra que a CLT nunca foi problema

    • @eheriton
      @eheriton 3 роки тому +6

      claro jovem..claro...

    • @ricardocartista8940
      @ricardocartista8940 3 роки тому +4

      @@eheriton claroool

    • @Degenerado308
      @Degenerado308 3 роки тому +4

      E pq os chineses que são pragmáticos, e que o Gala tanto usa de exemplo de sucesso, não adotam a "CLT"? Creio que nem Coreia, Taiwan, Singapura, nenhum Tigre Asiático também não. Se vc for ver, nesses países o que houve por um bom tempo foi ditadura, inclusive com violenta repressão ou proibição de sindicatos, tal como eu vi num documentário sobre o desenvolvimento de Singapura. Nenhum desses países cresceu durante as suas décadas de alto crescimento e boom econômico usando "CLT". Qual é o exemplo de sucesso de país que cresceu e chegou ao desenvolvimento usando "CLT", existe algum? Se o Brasil conseguir isso, talvez seria o primeiro caso isolado... O que a China e tigres asiáticos na verdade usam é um keynesianismo ou desenvolvimentismo "conservador" ou "de direita", diferente do que os keynesianos do Brasil, que são de esquerda, propõem.

    • @luizcadu
      @luizcadu 3 роки тому +13

      @@Degenerado308 Não entendo muito bem esse raciocínio de "A China não tem CLT". Obviamente, se há aspectos datados nas normas estabelecidas pela CLT, tudo bem, vamos discuti-las. Agora, fazer parecer que a China de hoje não tem nenhum direito trabalhista não é intelectualmente honesto. Por exemplo, joguei "mininum wage china" no google e apareceu uma lista de salário mínimo em várias regiões da China, que chegam a 350 dólares em locais mais desenvolvidos.

    • @deck_dicas
      @deck_dicas 3 роки тому +2

      Ja a vida real mostra que a clt falhou

  • @ccaca1235
    @ccaca1235 Рік тому +2

    Vídeo excelente, parabéns

  • @marciobarreto4168
    @marciobarreto4168 3 роки тому +4

    Boa aula!

  • @Placcinho
    @Placcinho 3 роки тому +6

    Sensacional!!

  • @JoseSantos-xh9mp
    @JoseSantos-xh9mp 3 роки тому +6

    Micheal Stewart é um autor que discute a teoria de um modo mais simples que qualquer pessoa possa entender. Os livros que tenho, em ingles e francês, são muito antigos, não sei se foram lançados em portugues. Nunca vi.

  • @Pregador281
    @Pregador281 3 роки тому +3

    Excelente!!

  • @henderson3469
    @henderson3469 3 роки тому +4

    Obrigado pelo vídeo

  • @freidenker4602
    @freidenker4602 3 роки тому +7

    Ótimo vídeo

  • @jeanlemos8220
    @jeanlemos8220 2 роки тому +1

    Tu és show!!!

  • @inominado1774
    @inominado1774 3 роки тому +9

    Bom seria videos de leitura comentada

  • @alexandreverissimo3011
    @alexandreverissimo3011 3 роки тому +5

    Muito bom. Mal meu ainda não ter lido Keynes, mesmo me considerando um estruturalista. Já ta marcado como o próximo da lista. Paulo, me lembro que em um de seus vídeos, não me lembro qual porque são vários, você menciona um artigo sobre a correlação entre aumento da produção manufatureira e aumento do salário dos serviços (inclusive os "serviços marmitex"). Queria saber que artigo foi esse usado, o nome dele? Pois estava procurando esses dias pra referência, e não consegui achar.

  • @fabriziodemenezes
    @fabriziodemenezes 3 роки тому +6

    Professor, existem muitos livros sobre as teorias Marxistas e Liberais, falado em lingua portuguesa, poderia indicar livros bons de teoria Keynesiana também em português.

    • @jairocabral3952
      @jairocabral3952 2 роки тому +1

      Compre: INTRODUÇÃO À ECONOMIA: PAUL SAMUELSON; MACROECONOMIA: SIMONSEN-RUBENS CYSNE e você precisa dominar pelo menos Cálculo 1, 2 e 3. Veja no SAMUELSON, TODOS os rodapés de um livro de INTRODUÇÃO dando os TEOREMAS com álgebra.

  • @norbertosantios
    @norbertosantios 3 роки тому +4

    Professor, gostei da aula! Muito boa mesmo! Perdão pela minha falta de entendimento..., mas me diga: Como reduzir o custo/oneração do Mercado de Trabalho, implicaria, necessariamente, a diminuição dos níveis de salários dos trabalhadores??? A reforma trabalhista não buscava reduzir os salários, mas os custos do empregador e do governo, penso eu.....!

  • @ignaciobulhoes4721
    @ignaciobulhoes4721 3 роки тому +4

    Muito bom, Paulo Gala, dar essa força ao iniciante.

  • @bombado34
    @bombado34 3 роки тому +1

    good one

  • @jesusfreitas6573
    @jesusfreitas6573 3 роки тому +4

    Muito boa iniciativa Paulo, força. Estou ligado

  • @alinesanchezramirezbaruchi2658

    Oi, Paulo. Tá um momento, sim.

  • @mauriciomsc
    @mauriciomsc 3 роки тому +2

    Show de bola, deu até vontade de ler esse livro.

  • @CristianoSilvestrecs
    @CristianoSilvestrecs 2 роки тому +1

    Expetacular! Parabéns!

  • @alexlinhares506
    @alexlinhares506 Місяць тому

    Venho do futuro pra falar que as medidas de flexibilização da folha de pagamentos aumentou a demanda por trabalho na pandemia e evitou um colapso maior na economia. Keynes refutado empiricamente.

  • @nalkmim
    @nalkmim 3 роки тому +2

    Paulo, já leu o livro de macroeconomia do Richard Koo?

  • @gustavosabbag5559
    @gustavosabbag5559 3 роки тому +3

    Paulo, primeiro parabéns pela trajetório e pelo canal, acompanho com gosto seus vídeos. Gostaria de fazer uma sugestão: que você faça um vídeo comentando sua percepção sobre o trabalho de Karl Marx e sua análise do capitalismo, até onde você acha que ela ajuda a compreender este sistema, quais seus limites e por que a teoria keynesiana seria mais conveniente. Abraços.

    • @jairocabral3952
      @jairocabral3952 2 роки тому

      Prezado GUSTAVO, você pode assistir dezenas de excelentes AULAS do RUI PIMENTA PCO, nas quais ele apresenta MARX detalhadamente, profundamente, pois que PAULO GALA sabe muito, mas precisaria de vários vídeos de 4 horas para uma apresentação de MARX.

    • @danielsphor2535
      @danielsphor2535 2 роки тому

      Chutando uma resposta bem resumida: não seria mais conveniente por questões ideológicas, mas sim por pragmatismo. Pra adotar medidas de Keynes bastam reformas, para adotar medidas de Marx precisa o fim do capitalismo.

    • @gustavosabbag5559
      @gustavosabbag5559 2 роки тому

      @@danielsphor2535 Marx não propôs medidas econômicas, ele cunhou uma teoria do valor baseada no trabalho. Minha pergunta era sobre a contribuição de seu trabalho pra compreender o capitalismo, na visão de Gala.

  • @chicobernardino544
    @chicobernardino544 3 роки тому +1

    Como que o Keynes explica a superprodução de capital especulativo?

  • @destavezediferente6143
    @destavezediferente6143 3 роки тому +1

    No nosso canal temos o resumo do livro Liberdade e Capitalismo do Milton Friedman.

  • @ricardocartista8940
    @ricardocartista8940 3 роки тому +7

    E a versão em português ?

  • @flabiofreitasnascimento5738
    @flabiofreitasnascimento5738 3 роки тому +1

    Bom dia professor. O sr. tem algum vídeo falando sobre o socialismo e comunismo de Marx?

  • @azulmarinho881
    @azulmarinho881 3 роки тому +23

    É esse o livro queo Guedes leu três vezes no original?! Rs

    • @renankm5933
      @renankm5933 3 роки тому +13

      Leu, mas não entendeu kkk

    • @fr899
      @fr899 3 роки тому +6

      Ele leu a orelha do livro. E olhe lá

    • @macvinnigamer5360
      @macvinnigamer5360 3 роки тому +3

      Ele tem a memória fraca🤷‍♀️

    • @DewyMoonlight
      @DewyMoonlight 3 роки тому +3

      Tbm li, no idioma original inclusive. Isso N faz de mim economista, menos ainda uma boa economista.

    • @ricardomendesgoncalves1173
      @ricardomendesgoncalves1173 3 роки тому +14

      O Guedes não é burro. Ele entendeu, mas o pessoal do mercado financeiro não está nem aí para o mercado real. Eles vivem em uma bolha que gera bilhões de dólares por ano e se isso significa a falência da economia, do emprego e da política, eles não ligam porque quando tudo explodir, eles já estarão tão ridiculamente ricos que nada disso importa. É simples assim!

  • @AlexanderDenarelli
    @AlexanderDenarelli 3 роки тому +1

    Excelente Análise !!!
    Felicitações Professor !!

  • @calou9733
    @calou9733 3 роки тому +1

    Não existe essa ideia de que a reforma trabalhista, por si só, vá aumentar o nível de empregabilidade. Só o crescimento econômico consegue isso. Agora, no crescimento, com a reforma trabalhista feita, o nível de empregabilidade é sem dúvidas maior do que sem ela. Afinal, se o custo do produto é menor, mais produtos são vendidos e mais demandados são os trabalhadores.

  • @amandinha4799
    @amandinha4799 7 місяців тому

  • @gregoryfrederick2582
    @gregoryfrederick2582 5 днів тому

    Temos que levar em conta a realidade de que quase todos os países gastam mais do que arrecadam.
    A partir daí cada teoria de economia sugere uma ação para contornar o problema.
    E no fim, seja por qual motivo for, nenhuma teoria tem interesse real em explicar exatamente o que ocorre na realidade, então é infrutífero ficar com brigas acaloradas quando todos os lados só querem criar narrativas e esconder a verdade

  • @GabrielSilva-ob7yb
    @GabrielSilva-ob7yb 3 роки тому +4

    Faz sentido a teoria do keynes

  • @sanzioprais673
    @sanzioprais673 3 роки тому

    Muito bom professor!!!Decisões estratégicas macroeconômicas ?
    Quem e o fomentador?
    Parece aver uma dúvida público ou privado?
    Devemos bater mais neste assunto para que ñ reste dúvidas.
    Ate que ponto o estado deve ir??

    • @andersonlucas4481
      @andersonlucas4481 3 роки тому +2

      Ambos deveriam ser fomentadores, Estado e Setor privado!

  • @1oetermo143
    @1oetermo143 Рік тому

    👏👏👏

  • @wesleydamazio4317
    @wesleydamazio4317 3 роки тому

    Cara, não houve uma confusão ai?
    Pois normalmente quando se fala de cortar custo de trabalho, não é necessariamente diminuir o salário, uma vez que liberais defendem que eles sejam regulados pelo mercado, e não diminuídos, porem defende-se sim que diminua encargos encima do trabalhador e do empregador. Ai até defendendo o contrário, que os salários irão subir, juntamente com a produtividade.
    Outro ponto nesse sentido, China. Os salários lá não subiram justamente com a crescendo demanda por operários?

  • @arthurstival4477
    @arthurstival4477 3 місяці тому

    Eu tenho uma dúvida, considerando que para Keynes o Estado deveria poupar em época de bonança para investir em época de crises (12:20), o professor acha que o atual endividamento exorbitante dos Estados se devem a não prática dessa recomendação? Ou seja, gastam muito o tempo todo e não poupa em tempo algum...

  • @lucianobentodeoliveira4358
    @lucianobentodeoliveira4358 2 роки тому +4

    qual seria a sequencia correta de capitulos que voce recomenda?

    •  2 роки тому +3

      Começa no último e vem para trás até o
      Comeco

  • @JoseSantos-xh9mp
    @JoseSantos-xh9mp 3 роки тому +1

    Como ler a teoria geral? Tem um livro muito antigo de Alvin Hanson (em portugues) que explica como deve ser lido. Não tive coragem de ler Keynes mas li o livro de Alvin. È também dificil em algumas partes. Tem que ser iniciado!

    • @jairocabral3952
      @jairocabral3952 2 роки тому +1

      O maior Keynesiano da História do Brasil é o Doutor Mário Henrique Simonsen, que tem 2 dos melhores livros de MACRO: APEC-2 volumes. MACRO: Simonsen-Cisne, 1 volume. Mas é preciso ter Calculo 1 a 3, e pelo menos a Introdução do PAUL SAMUELSON, senão não dá para ler.

    • @jairocabral3952
      @jairocabral3952 2 роки тому

      INTRODUÇÃO À ECONOMIA - PAUL ANTONY SAMUELSON. 1 VOLUME.

    • @matheuslimadecastrolemospi3791
      @matheuslimadecastrolemospi3791 Рік тому

      @@jairocabral3952 o que você quer dizer com cálculo 3? tive até cálculo 2 mas não sei se serei capaz de entender(já que os conteúdos variam de universidade para universidade)

  • @kaiquebarbieri1147
    @kaiquebarbieri1147 3 роки тому +2

    Vsf mano não é possível que tô gostando do keynes

  • @arthurgode1423
    @arthurgode1423 3 роки тому

    Dali colocando um easter egg no vídeo

  • @blgama
    @blgama 3 роки тому

    Muito bom !! 8-)

  • @bernardobelmont3015
    @bernardobelmont3015 3 роки тому +14

    Eu estou lendo esse livro, e o Keynes no capítulo 3 aplica um termo e diz que lá no capítulo 17 vai explicar o que é, tem que ler esse livro de trás pra frente mesmo kkkk

    • @andersonlucas4481
      @andersonlucas4481 3 роки тому +7

      Ou lê igual livro de direito, quando remeter pro capítulo tal, você já vai diretamente pra lá!

  • @inominado1774
    @inominado1774 3 роки тому

    Keynes defendia a condição de equilíbrio na economia?

    • @jairocabral3952
      @jairocabral3952 2 роки тому +1

      SIM, o equilíbrio entre a Oferta agregada X Demanda agregada. Y = C + I + G + X - M. Esta igualdade significa que, no dia 31 de dezembro, TUDO o que a economia produziu é igual a DEMANDA total no ano, EXCETO o que ficou estocado, OU O que foi vendido MAS NÃO FOI ENTREGUE - seria um estoque negativo.
      Essa foi a GENIAL e importantíssima sacada do KEYNES: Em 2020, ninguém sabe quanto será a VARIAÇÃO DOS ESTOQUES de 2022. Com essa sacada, KEYNES TRANSFORMOU uma IGUALDADE numa EQUAÇÃO!!!!! UMA CONTABILIDADE EX POST NUMA PROBABILIDADE EX ANTE. ISSO É A MACROECONOMIA KEYNESIANA.

  • @MrFelipesna
    @MrFelipesna 3 роки тому +1

    Um conhecido meu, formado na FEA, disse que tanto Paulo Guedes quanto Milton Friedman são keynesianos. O que você acha disso professor?

    •  3 роки тому +1

      Felipe Andrade acho que não

    • @MrFelipesna
      @MrFelipesna 3 роки тому

      @ ah. Sim. Mas a pergunta era o que vc acha de um ecomista pensar isso. É uma interpretação possível ou ele entendeu tudo errado ? Rs

    • @MrFelipesna
      @MrFelipesna 3 роки тому

      @ Quer dizer. Tem alguma linha de pensamento na economia que trata Milton Friedman como Keynesiano?

    •  3 роки тому +1

      @@MrFelipesna pior que tem sim. friedman leu bastante Keynes. ha quem dia que ele teria algo de keynesiano mesmo

  • @jairocabral3952
    @jairocabral3952 2 роки тому

    Grande Professor PAULO GALA, é impossível a um NÃO INICIADO entender a TEORIA GERAL já enfrentando diretamente o SUPER CLÁSSICO "TEORIA GERAL". O melhor caminho mesmo é fazer uma super graduação, um MESTRADO NA FGV RIO, e depois estudar pra valer o super ARTIGO: "

    • @jairocabral3952
      @jairocabral3952 2 роки тому

      Um atalho bem legal seria entrar o amazon e comprar o super livro MACROECONOMIA de SIMONSEN e CISNE.

    • @lhama1187
      @lhama1187 Рік тому

      É sempre possível ler livros difíceis. É questão de paciência e perseverança.

  • @marcosaurelioandraderocha6520
    @marcosaurelioandraderocha6520 2 роки тому

    leiam gt

  • @edineasilva835
    @edineasilva835 3 роки тому +2

    Sugestão de leitura: Como os mercados quebram _ A lógica das catástrofes econômicas de John Cassidy

  • @alansantos7964
    @alansantos7964 3 роки тому +2

    Cara...lê o livro em português...se for ler em inglês leia direito.

  • @rafaelcosta3691
    @rafaelcosta3691 Рік тому

    Se ele vai explicar em português pq tbm não em português ?!?! Fora isso ótima explicação!

  • @JoseSantos-xh9mp
    @JoseSantos-xh9mp 3 роки тому +1

    Treze admiradores da escola austriaca não gostaram. eheheheh.

  • @danmineiro7461
    @danmineiro7461 3 роки тому

    Keynes não era abstrato d+?

    • @heliomoura6848
      @heliomoura6848 3 роки тому +3

      Certas colocações Keynesianas são exatas e irrepreensíveis. O mercado não é abstrato? quem é o mercado, e onde está sua mão invisível senão em uma abstração, mas uma abstração mal explicada e que pode existir sim, mas em algumas situação e em determinadas condições. O que acontece atualmente é anacrônico.

  • @marcosaurelioandraderocha6520
    @marcosaurelioandraderocha6520 2 роки тому

    efeito pigou-keynes
    uma questão de tempo
    tantonement.

  • @isabeleperes578
    @isabeleperes578 3 місяці тому +1

    Deixa de ser exibido. Faça as leituras em português.

  • @eheriton
    @eheriton 3 роки тому +2

    Comparar os custos da nossa CLT com a "CLT" americana, quando Keynes escreveu, chega a ser engraçado.

    • @fabioxs5252
      @fabioxs5252 3 роки тому

      Qual é a mais pesada? a americana ou a brasileira?

    • @eheriton
      @eheriton 3 роки тому

      @@fabioxs5252 qual vc acha ?

    • @fabioxs5252
      @fabioxs5252 3 роки тому

      @@eheriton A Brasileira

    • @eheriton
      @eheriton 3 роки тому

      @@fabioxs5252 entao... nao faz sentido comparar custos trabalhistas aqui e eua... ainda mais na epoca de keynes...

    • @fabioxs5252
      @fabioxs5252 3 роки тому

      @@eheriton mas fora essa parte, eu achei verídico o resto do vídeo

  • @sanjuro787
    @sanjuro787 3 роки тому

    se você tem uma demanda por serviços publicos,você tem uma demanda por SERVIÇOS.Serviços que o mercado tende a suprir,nada garante que o estado vai suprir essa demanda nem o mercado.Porém a livre concorrência do mercado melhora a qualidade desses serviços e da aos consumidores a liberdade de consumir,e as pessoas não vão consumir de forma coercitiva

  • @carlospassos72
    @carlospassos72 3 роки тому +1

    Quem fala que o sistema trabalhista brasileiro não é problema , nunca empreendeu no país. É claro que somente ele, embora anacrônico , não seja a única causa , mas a somatória de diversas dificuldades que fazem com que o país seja um dos últimos colocados no ranking mundial de facilidade de se desenvolver economicamente . Não discordo que o estado tenha que ter algum papel no desenvolvimento de um país , mas a somatória das questões trabalhistas , complexidade tributária , burocracias e excesso de leis destroem o potencial brasileiro

  • @lonchainin
    @lonchainin 3 роки тому

    Resumindo pra keynes nao existe inflaçao

  • @israelmielli827
    @israelmielli827 3 роки тому +5

    Olá Paulo, tudo bem ? Espero que sim. Cara, faz um reagindo a esse post do Instituto Mises onde eles "explicam" a posição dos keynesianos em 17 assuntos: www.mises.org.br/article/1349/a-posicao-das-escolas-austriaca-de-chicago-keynesiana-e-marxista-em-17-questoes-economicas
    Sei que esse não é o intuito do canal mas por favor, eu nunca te pedi nada !!

  • @carlospassos72
    @carlospassos72 3 роки тому +2

    Abra uma empresa, contrate funcionários no Brasil, e depois de anos venha contar sua a experiência real, ou para reduzir esse tempo , converse com os empresários brasileiros . Sou empresário há mais de 20 anos na construção civil , não existe uma palavra para definir a somatória de CLT, justiça do trabalho ,mpt e todas as sobrepostas leis e instâncias trabalhistas brasileiras , talvez nojento seja uma boa palavra . Se quiser continuar na teoria , tudo bem , mas não venha com opiniões do mundo acadêmico

  • @guilhermealtenfeldergarcia8304
    @guilhermealtenfeldergarcia8304 3 роки тому +4

    Num regime tão oneroso como a CLT, com a alta carga tributária e direitos trabalhistas que duplicam o custo de um funcionário, como o salário não impactará na formação de preços de maneira abrupta, e consequentemente causará perda de competitividade do país?

    •  3 роки тому +12

      so em relação a produtos exportados

    • @ricardocartista8940
      @ricardocartista8940 3 роки тому +10

      Não , Alemanha tem mais direitos trabalhistas que no Brasil

    • @guilhermealtenfeldergarcia8304
      @guilhermealtenfeldergarcia8304 3 роки тому +1

      @@ricardocartista8940 não dá pra fazer esse tipo de comparação. Além de serem realidades completamente distintas em termos de industrialização e da própria divisão do trabalho, nota-se uma diminuição paulatina nos encargos trabalhistas dos países do g7 na última década, enquanto o oposto ocorre entre os países emergentes. Se o país tivesse setores de alta complexidade desenvolvidos, desenvolvimemto de patentes e ao invés de exportar commodities e importar bens de alto valor agregado, até poderia ser discutido. Fora isso, a carga tributária empresarial no Brasil é altíssima, e em CUT relativo estamos bem a frente da Alemanha, tanto salário médio real relativo, produtividade de trabalho relativa e taxa de câmbio real.

    • @guilhermealtenfeldergarcia8304
      @guilhermealtenfeldergarcia8304 3 роки тому +1

      @ sim, mas isso em termos lineares, posto que a realidade é essa. Minha indagação foi no sentido de que a simplificação tributária e uma certa desoneração não seriam benignas para o empreendedor, tanto no aspecto de possibilidade de vislumbrar melhores taxas de retorno, quanto nas consequências desse processo (maior investimento, maior poupança futura, aumento no capital de giro)? Ainda mais num país com pouca complexidade laboral como o nosso (e consequentemente menores margens de lucro ou volume), me parece que ignorar o salário na formação dos preços não é assim tão salutar.

    • @julio4694
      @julio4694 3 роки тому +4

      Na verdade já causou, Brasil se encontra entre os piores países competitivos.

  • @alansantos7964
    @alansantos7964 3 роки тому

    Keynes era um contador... escrevia mal...mal mesmo. Mds...acho que é o pior escritor dentre esses liberais, inclusive pior que essa galera da escola austríaca.

  • @valderlisouza1161
    @valderlisouza1161 3 роки тому

    Digamos que você é um empresário que produz uma determinada quantidade de cachaça. E que um ministro qualquer lhe prometeu, de forma bem alegórica, que faria a mágica de multiplicar sua capacidade de empregabilidade. A fórmula? Aprovaria uma lei com a qual você não precisaria nem mesmo pagar salário, mais. Só alimentação e uma garrafa de pinga por semana. Você seria um senhor de escravos, mas sem a aporrinhação do custo de compra. Que você seria o maior empregador da região.
    Só que você olha o mercado, vê que outros setores tiveram a mesma benesse e pensa: vou vender pra quem, se não tem mais, quase, quem possa comprar?
    “Teu rabo, animador de bolsa, que eu vou ter esse ‘enorme’ gasto trabalhista com alimentação sem ter aonde enfiar minha produção”, diria você, talvez.
    Né não?”

  • @vilsonrauch4794
    @vilsonrauch4794 2 роки тому

    Keynes nunca deu certo... vc acha que tá certo até a economia provar que não está!

  • @DiegoMarquesBrazil
    @DiegoMarquesBrazil 3 роки тому

    Que parte do corte de custos do trabalho significa cortar salários? Precisa inventar algo pra sustentar seu ponto? hahahaha

    • @fabioxs5252
      @fabioxs5252 3 роки тому +1

      N entendi seu coments

    • @fabioxs5252
      @fabioxs5252 3 роки тому

      @Comrade Dante pq ele é burro?