Esclarecimentos Oportunos 023 - Índios, caboclos e pretos velhos no centro espírita?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 13 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 623

  • @adriafreitas9330
    @adriafreitas9330 9 років тому +135

    Eu gostei muito da Palestra, sou Umbandista e entendi o ponto de vista dos palestrantes, o importante que vejo não é ficar falando quem é melhor ou pior, o melhor é o que te faz bem, nasci dentro do kardecismo, mas quando eu estava com 35 anos conheci a Umbanda e me apaixonei, estudo muito, continuo estudando o Kardec, estudo a Umbanda e leio sobre outras religiões, e a única lição que entendo até hoje seja em qualquer religião " DEVEMOS APLICAR O QUE APRENDEMOS DENTRO DA NOSSA RELIGIÃO FORA DELA, AO PRÓXIMO! Fora dos centros, igrejas e terreiros, as pessoas mudam, é isso que deve ser mudado, dentro do seu templo você é um e fora dele é outro, então não importa a "IGREJA" importa a Caridade, o amor ao próximo, a educação no ônibus e metro, o desculpas se errar!!! acredito que é isso que DEUS!! quer...é essa evolução que devemos ter!! OBRIGADA.

    • @talitacoelho572
      @talitacoelho572 7 років тому +6

      Adriana Ferreira de Freitas concordo com vc em tudo o que escreveu!!! FORA da caridade não a salvação!! Seja ela Umbanda , crente , evangélico etc... o intuito é e será o mesmo.

    • @normadias5606
      @normadias5606 5 років тому +1

      ADRIANA E ISSO QUE ACHO E ESPERO QUE UM DIA AS PESSOAS TENHAM CONSCIÊNCIA

    • @sergiobaumann2241
      @sergiobaumann2241 5 років тому

      Perfeito!

    • @vitorhugoa.santos6632
      @vitorhugoa.santos6632 4 роки тому

      Adria, você estava inspirada! Parabéns!

    • @cristianepereira9265
      @cristianepereira9265 2 роки тому

      seu comentário foi fabuloso, meus parabéns. Deus e amor ao próximo está em todas as religiões, pois foi isso que Jesus na sua passagem na terra nos ensinou. ❤

  • @igorrennan13
    @igorrennan13 9 років тому +541

    Sou espírita, porém discordo de alguma falas impostas no vídeo. No espiritismo tem lugares para todos. Independente da forma como os espíritos se apresentam. Joana D´Angelis se apresente como freira e não há nada de mal. Assim como outro espírita pode se apresentar como índio e ter o mesmo conhecimento ou mais do que ela. Creio que ainda existe um preconceito camuflado. Porém lutarei pra que um dia não haja mais isso.

    • @Esotericodosoraculos
      @Esotericodosoraculos 6 років тому

      Igor Rennan rua pra rua.

    • @Esotericodosoraculos
      @Esotericodosoraculos 6 років тому +1

      Álcool lua e gelo não combina com terraplanistas.

    • @valtertredici1
      @valtertredici1 5 років тому +2

      Sim....

    • @fernandalinhares8873
      @fernandalinhares8873 5 років тому +42

      Há ainda muito preconceito para com esses espíritos. Mal sabemos o tamanho do compromisso espiritual que temos com eles...

    • @sabrinadaamazonia6376
      @sabrinadaamazonia6376 5 років тому +15

      Não é questão de ter ou não lugares para todos...É questão da doutrina, existe muita mistura e bagunça por falta de conhecimento. As pessoas precisam parar de ser melindrosas e ignorantes sobre as coisas e distinguir entre o que é mistura e doutrina original...

  • @serpaiva
    @serpaiva 8 років тому +88

    Eu gostaria de saber qual o problema em um guia se apresentar em um destes arquétipos. Preto velho, caboclo ou ainda criança, etc. Eles são "menos" em algum aspecto? Por que não deveríamos nós dar-lhes ouvido, se o que realmente importa é a mensagem? Além disso sabemos que o Espírito, principalmente os de luz, revestem-se da roupagem que melhor lhe aprouver... não é assim?

    • @sabrinadaamazonia6376
      @sabrinadaamazonia6376 5 років тому +2

      Existem espíritos menos evoluídos, espíritos sem luz, ñ é questão de ser melhor é questão de nível.. assim como tem humanos burros, corruptos e ignorantes, dai você julga uma pessoa honesta igual ou melhor que um corrupto? Questão de raciocínio lógico...

    • @brunofigueiredo6697
      @brunofigueiredo6697 5 років тому +2

      Um sábio não se apresenta como tolo. Espíritos de luz se apresentam como realmente são, seja nas vestes, na linguagem, nos modos e etc... Não quer dizer que essas entidades menos esclarecidas não sejam bem intencionadas e estejam a serviço do bem. Dependendo do nível espiritual de cada um haverá preferência pela Umbanda ou pelo Kardecismo.

    • @NutricionistaOrleide
      @NutricionistaOrleide 5 років тому +24

      Se não houvesse tanto preconceito por parte dos espíritas contra a umbanda e se as duas religiões ae unissem e trabalhassem juntas poderiam ser ajudadas muito mais pessoas. Em 2 meses de frequência mais assídua num terreiro de umbanda eu já recebi a ajuda que 48 anos de espiritismo não me deu. E eu recebi preconceito num centro espirita que trabalhava e fui proibida se trabalhar, porque disse que tinha ido num terreiro de candomblé. Fiquei horrorizada e decepcionada com as palavras do Divaldo, chamando os pretos velhos de espíritos atrasados, que querem continuar sendo escravos. Então também Joanna de Angelis é atrasada, porque se apresenta como uma freira e ainda está apegada a essa condição. Os espíritas se consideram melhores sim e acham que o espiritismo é superior às demais religiões.
      O espiritismo tem uma cúpula impenetrável. Nos congressos espíritas são sempre os mesmos que vão e para entrar essa cúpula só se entra com um bom padrinho como Divaldo e outros famosos. Procurei ajuda de espíritas famosos e só recebi desprezo e indiferença. Não é à toa que dizem que o espiritismo estuda e a umbanda trabalha é isso e verdade. Como disse acima 2 meses de frequência mais assídua num terreiro de umbanda eu já recebi a ajuda que 48 anos de espiritismo não me deu e agora minha tendência é virar umbandista.

    • @aldeniscostapeixoto4682
      @aldeniscostapeixoto4682 4 роки тому +4

      Gostei da resposta

    • @nicolasdias2143
      @nicolasdias2143 4 роки тому +16

      @@brunofigueiredo6697 Perdoa Deus, ele não sabe o que diz. Isso é muita arrogância e presunção, graças a Deus no centro espírita que iniciei não encontrei pessoas preconceituosas desse jeito. Um índio ou ex-escravo são tolos? Existe um propósito para os arquétipos de algumas falanges, lendo esse tipo de comentário fica muito claro o tipo de lição que esse espíritos querem transmitir, sobretudo a humildade. Quer dizer que a depender do NÍVEL espiritual escolhe-se Umbanda ou Espiritismo? Tem mais e menos evoluído? Melhor ou pior? Deus, que espiritismo é esse? Eu conheci um médium que trabalhava na Umbanda, até que seu guia, um Preto-Velho chamado Pai João, disse que a missão dele era em outro lugar, inicialmente ele achou que se tratava de abrir um terreiro, mas o Preto-Velho disse que seria um centro espírita, que essa entidade nomeou de "Instituição Beneficente A Luz Divina". Posteriormente os índios Itajubá e Brogotá, e o Dr. Bezerra de Menezes, compuseram a cúpula da casa junto a Pai João. Isso faz 66 anos, localizada no Itaim Bibi - SP, a casa funciona seis dias na semana, e desenvolve diversos trabalhos espirituais tendo uma enorme procura, além dos trabalhos sociais, possuindo um ambulatório com atendimento médico, odontológico e psicológico gratuito, e auxilia 29 instituições e 2000 famílias. Estranho a espiritualidade confiar a um Preto-Velho, (considerado por alguns como espírito menos evoluído), a responsabilidade de orientar a fundação de um centro espírita, uma doutrina mais evoluída (cof, cof), estranho essa empreitada durar quase 70 anos e ter prosperado e crescido tanto, afinal, onde já se viu um centro espírita tendo 3/4 de seus mentores como índios e ex-escravos?

  • @RosaMaria-qg7fs
    @RosaMaria-qg7fs 9 років тому +68

    Retificando: (A entrevista). Quero lembrar, que devemos ter o cuidado para não passar aos nossos irmãos a descriminação. Pois a UMBANDA foi descoberta em uma reunião mediúnica em centro kardecista.

    • @sandrafernandez6910
      @sandrafernandez6910 2 роки тому +1

      Exactamente sin preconceito nenhum ..a Nossa Umbanda así mío nació ..para a prática da Caridades

    • @Cris.Kdl2
      @Cris.Kdl2 Рік тому

      Aonde vc viu isso? Quem começou a umbanda? Obrigada! 🌹

    • @marcossilva-gw1xr
      @marcossilva-gw1xr Рік тому

      Nada a ver

  • @grazidotto
    @grazidotto 2 роки тому +12

    A melhor parte de tudo isso é que estamos caminhando cada vez mais para a união entre todas as linhas de estudos e práticas do bem. Somos todos canais e estamos a serviço dos espíritos, independente da raça e da cultura deles. Somos apenas canais

  • @lilianamartins7613
    @lilianamartins7613 8 років тому +58

    Ola, Sou Espirita, como denominou Kardec, digo onde quer que eu esteja quando perguntam minha religião, respondo ESPIRITA com prazer . Foi a mais que me identifiquei me acolhei me esclareceu o sentido das coisas as logicas etc. Mas ao assistir esse video, argumento sobre o que também pesquisei sobre a umbanda e então faço uma pergunta , para práticar a lei de amor lei da caridade precisa escolher a cara a origem a fala os gestos a cor de algum ser pensante?Quem são os dirigentes de uma casa espirita encarnado para nao permitirem caboclos , indios pretos velhos adentrarem a uma casa espirita para colaborar a diminuir o sofrimento do semelhante? Jesus , Deus tem preconceito com seus filhos que não podem ir ali ajudar ao seus irmãos? Pergunto também ao senhor Milton Felipeli ele começou mesmo as pesquisas de trabalho na umbanda? Ele sabe onde foi que fundou a Umbanda? deixa eu responder: Federação espirita de niterói pelo medium zelio Fernandino de Moraes la atraves dele diz o caboclo das sete encruzilhada vim para fundar a umbanda etccc. ah outra coisa ele em outra encarnaçao foi padre ta, mas para abrir a mente do povo o espirito se apresentou como caboclo. A umbanda tambem pratica a lei de caridade amor a sua maneira os ensinamentos dos cristo que é de fato a lei de AMOR. Para que as pessoas despertem a fé eles usam de algums elementos mas que necessáriamente espirito nenhum precisa de tal é dito nas literaturas da humbanda atraves de psicografia.
    Dizer que quando o espirito se manifesta como indio o medium pede pra ele falar normal tem um pouco de ignorância, está tratando o espirito como um debilmental coitadinho , ze ninguem, tipo quer fazer quer ajudar , peque ali um saco de lixo e joque fora( ai isso foi absurdo) doeu meus ouvidos. É fato que existe a a educação mediunica que do médium para absorver as informações do espiritos, nao acredito que nenhum medium esteja preparado o suficiente para receber as informaçoes dos espiritos, pois se eles dão 100% nós mediuns apresentamos, passamos 1% . Os cacuentes que são feitos algumas coisa é do medium, isso existe por partes, quando o medium não tem certa educação, mas independente seja , caboclo, indio ou espirito sofredor ou outro que tenha a energia pesada, so quem recebe a comunicação sabe como pode suportar ou não, pois ente na pele.
    Sim é fato a ignorância de muita gente confudir espiritirmos com umbandismo etc Existe muita coisa a ser descoberta ser o espiritimos veio para unificar, a umbanda para participar dessa junção a diminuir a dor o sofrimento de uma outra maneira diferente com um pouco mais de impacto em algumas coisas para acordar o povo a ignorância pairada, limpar a mente suja das pessoas que ainda confundem muito. Cabe aos pesquisadores aos mais esclarecedores mostrar aos menos esclarecidos.Espiritos que pratica o bem nao escolhe local para pratica-lo, simplesmente onde vé o portunidade seja como for vai lá e o faz, a lei do cristo, de Deus é oportuna para todos.
    Espiritismo ou espirito que prática o bem não tem preconceito quem tem preconceito somos nós espíritos encarnados que não estamos PREPARADOS para fazer essa prática.
    Sugiro quando forem apresentar um tema, apresente alguém que tenha um pouco mais de conhecimento e com menos preconceito e a pergunta que seja de alguém que tenha nome.
    Peços desculpas pelo desabafo mas esse video , essa conversa me incomodou .
    Fiquem com o AMOR de Deus.

    • @cidasouza1624
      @cidasouza1624 8 років тому +3

      👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Parabéns o que você disse

    • @galvaomcz
      @galvaomcz 8 років тому +5

      Muito interessante sua colocação!! Concordo plenamente!

    • @andrebezerra1792
      @andrebezerra1792 7 років тому +8

      Liliana Martins vc tem todo meu respeito, PARABÉNS!! sou UMBANDISTA e tbm frequento e estudo espiritismo no LAR FREI LUIZ, me irrita muito ver esses tipos de vídeo, sou seu fã, rsrs... PARABÉNS!!! PAZ E MUITA LUZ PARA VC.

    • @Esotericodosoraculos
      @Esotericodosoraculos 6 років тому +1

      Liliana Martins judaísmo

    • @danielpeixoto6805
      @danielpeixoto6805 6 років тому +2

      Liliana Martins sim ,mas casa doutrina tem suas características,numa igreja católica não vão aceitar nenhum tipo de manifestação embora elas existam ,pense nisso

  • @AlexandroSerratine
    @AlexandroSerratine 5 років тому +27

    Bom dia! Estão pressupondo que os espíritos estão se manifestando como estão, por ignorância. Ledo engano. Sou espírita a minha vida toda e consigo ver isso de forma clara. Muitos que trabalham na seara espírita também o fazem na umbanda com outra roupagem. Como dizem nossos irmãos: "é apenas um uniforme de trabalho". Pensem nisso!

  • @mdamorin
    @mdamorin 8 років тому +19

    Sou espírita, estudo e frequento um Centro que segue os livros de Kardec, entretanto, acredito que dentro da Umbanda, originária dos Ritos africanos,, onde os espíritos que nas reuniões umbandistas incorporam e se manifestam como pretos velhos , mães e vovós, são espíritos que estão ali com a finalidade de ajudar, prestar caridade , assim como nos centros Kardecistas, nas reuniões de mediunidade, se manifestam também espíritos que estão ali com o propósito de ajudar, prestar caridade, . Sendo assim, essas ditas diferenças não deveriam , existir,, não tem a menor importância, desde que a intenção desses espíritos, tanto os do Centro kardecistas, quanto do Centro Umbandista, tenham como único objetivo, Fazer a Caridade e o Amor ! Enquanto o homem fizer diferenças, entre essas expressões , esquecendo-se da Magnânima Vontade do Pai Celestial, de que todos fossemos irmãos , unidos pela mesma intenção de Fé, o mundo será sempre dentro das religiões , banhado pelo orgulho e a vaidade, que continuará predominando, ao invés do Amor.

  • @angeladefreitas5404
    @angeladefreitas5404 5 років тому +15

    Frequentei a Federação Espírita muitos anos e ainda volto de vez em quando. Minha vida estava travada e tudo estava dando errado mesmo frequentando a igreja messiânica, recebendo e ministrando johrei, orando muito. Então descobri a umbanda. Eu tinha um preconceito contra a umbanda e sei que muita gente tem. Hoje sei que a umbanda ajuda muita gente. Tem pessoas que foram kardecistas e são da umbanda. Os kardecistas são preconceituosos com relação a umbanda. Eles precisam conhecer melhor a umbanda para perder o preconceito. Acima de tudo temos que ter a capacidade de analisar as coisas, diferenciar o certo do errado, o bem do mal, seja qual for nossa religião.

    • @marinhogoncalves1462
      @marinhogoncalves1462 Рік тому +1

      Cara sou kardecista e descobri no centro espírita que posso e devo recorrer as linhas dos guardiões (caboclos, linha do oriente, Exu, etc. ) Fiquei chocado a princípio, tinha certo preconceito, hoje sou estudioso de umbanda e suas falanges e agradeço muito aos trabalhos dessas entidades

    • @angeladefreitas5404
      @angeladefreitas5404 Рік тому

      Recomendo aos kardecistas que leiam o livro "Sem medo de viver" da Zíbia Gaspareto. Lá dá um pouco de noção de como certas coisas que alguns Kardecistas não entendem. O mal não está em nenhuma religião, está nas pessoas que pratyicam de forma errada.

    • @carloscampos628
      @carloscampos628 4 місяці тому +1

      Não se pode afirmar que todos os Espíritas são preconceituosos. Em todas as religiões tem pessoas boas e outras ainda, distantes das Leis Divinas.

    • @angeladefreitas5404
      @angeladefreitas5404 4 місяці тому

      @@carloscampos628 em nenhum momento eu disse que todos os kardecistas são iguais. Eu frequento centro kardecista então seria sem sentido afirmar isto, muito pelo contrário, o trabalho dos kardecistas é fundamental.

  • @priscilaanhaia8925
    @priscilaanhaia8925 5 років тому +4

    Agradeço aos palestrantes. Acredito q os espíritos escolhem a encarnação q mais lhe tocam para se manifestarem, aquela encarnação chave, onde exerceram gde lição de humildade. Para mim os espíritos são evoluídos e trabalham em conjunto,os homens q procuram separar o q está unido pelo Cristo. O amor em servir.

  • @heroldodeesperanto9676
    @heroldodeesperanto9676 7 років тому +16

    Eu me tornei espíritas aos 17 anos e fiquei vinculado diretamente a centro espírita durantes 25 anos. Passei por todos os campos de trabalho espírita, Depois, sem o engajamento que chegou a ser de domingo a domingo nesses primeiros 25 anos, continuei espírita. Sempre fui universalista e tinha estudado de tudo, além do espiristismo: yoga, quarto caminho, sufismo, budismo, zen, teosofia, monismo ubaldiano etc, mas nunca me interesseu pela umbanda... e até tinha preconceito. No início de 2013 passei em frente a um centro chamado "Jesus, a chave de umbanda", em São Paulo, onde morava na época. O nome me despertou um curiosidade enorme. Resolvi ir lá um dia, meio desconfiado, com um pé atrás, e... me tornei umbandista. Tudo na umbanda tem sentido. Não é um religião fácil para quem está de fora e com a cabeça cheia de preconceitos ou com sentimentos de superioridade, como é o caso dos espíritias kardecistas (digo isso com conhecimento de causa). A umbanda tem uma cosmologia única. A mitologia iorubá é como todo mitologia uma descrição antropomórfica de algo que foi compreendido a com a forma mental de seu tempo. Os orixás são muito mais que as descrições dos antigos africanos. A umbanda também tem sua teologia, sua visão de mundo, sua cosmologia. Vale a pena conhecer a umbanda por dentro, sem ranço ou pretensão hegemônica. Vale a pena conhecer bem os arquétipos da umbanda, os exús e as pomba-giras. Esses senhores do vídeo não demonstraram estar muito bem informados. Adotaram o tom de superioridade, passando a mão na "cabeça da umbanda" como uma manifestação inferior de espiritualidade. Hoje, continuo lendo e estudando muito os livros espíritas, mas cá entre nós, os espíritas precisam praticar mais o muito se ensina nos livros basillares do espíritismo: humildade. E ter também um pouco mais de curiosidade, como eu tive uma vez...vencendo o preconceito.

    • @lucianerenner1114
      @lucianerenner1114 2 роки тому

      A essência do ser humano é tomar partido , seja na religião, política, futebol, e por aí vai. Para mim o que importa mesmo, é a intenção de praticar a caridade , empatia com o seu próximo e a compaixão que significa se colocar na posição do outro, sentir a sua dor e ajudar a deixá-la mais suave. Devemos estudar sim as outras religiões para ampliar o nosso conhecimento e diminuir a nossa ignorância que gera o preconceito.

    • @henrique5873
      @henrique5873 2 роки тому

      ND ver

  • @mariseteprestes3101
    @mariseteprestes3101 4 роки тому +8

    Eu sou uma humilde serva de Deus! Penso que quando Alan Kardec decodificou a doutrina espírita, ele não imaginava que aquele trabalho fosse ser ser engessado. Foi o início do trabalho. Mas Chico Xavier complementou inúmeras informações sobre o plano espiritual. Então eu penso que existe muito mais informações que naquele momento não foram passadas mas nem por isso, deixaram de existir. Prefiro a liberdade de expressão de tantos espíritos que veem acrescentar mais conhecimentos à todos nós. Mesmo porque, cada espírito passa a sua experiência como verdade. E acredito eu, "Cada um tem a sua verdade!" Verdade única, somente Deus! Pai e criador do universo e de todas as criaturas. Assim seja!

  • @verareginadossantos7259
    @verareginadossantos7259 8 років тому +27

    Procure saber mais sobre está religião através do Jefferson Viscardi falando com os espíritos,e assim vão saber que a umbanda não é um teatro.
    bjs

  • @morenaflor1895
    @morenaflor1895 3 роки тому +5

    Minha vó era Umbandistas e fazíamos estudos com as obras de Kardec sempre... Uma religião completa a outra, o Kardecismo, a Umbanda, o Candomblé... Acreditamos também em reencarnação e vida após a morte.
    O importante é que todas nos direciona à Deus! A nomenclatura não é tão importante pois Deus, em cada religião, recebe um nome, mas continua sendo o nosso Pai maior em cada uma... Não sei porque tanta polêmica.

  • @64CEZZAR
    @64CEZZAR 9 років тому +8

    Não importa a denominação da entidade, mas sim; o seu conteúdo na fala. Cada cultura merece seu respeito e assim devemos estabelecer que estamos vivenciando o mesmo patamar evolutivo. Muita Paz!!

  • @mauricioszaboarevalo313
    @mauricioszaboarevalo313 3 місяці тому +1

    Em um verdadeiro Centro Espírita, durante uma reunião mediúnica, devemos acolher todo e qualquer Espírito, pois não devemos julgar quem são, mas sim acolhê-los com muito amor, carinho e, principalmente, utilizando-se da empatia. Assim sendo, devemos acolhê-los com o objetivo de esclarecer-los sobre a situação em que eles se encontram, e auxiliá-los para que compreendam a necessidade de se melhoraram. Inclusive, como sabemos, alguns índios, caboclos e pretos velhos, por serem mais elevados espiritualmente podem exercer diversas funções, e, entre elas como Anjos da Guarda, Guias Mediúnicas, entre outros. Muita luz e paz a todos!

  • @osmarlucianodossantos2799
    @osmarlucianodossantos2799 7 років тому +18

    É por essas e outras que deixei o kardecismo e me dedico (com muito orgulho) apenas à Umbanda, a única religião, genuinamente, brasileira. A Umbanda é FÉ, AMOR, CARIDADE, JUSTIÇA, HUMILDADE, CONHECIMENTO e, acima de tudo universalista, ou seja, respeita a todos...

    • @henreglor
      @henreglor 4 роки тому +4

      O espiritismo respeita a todos. Seria como tu dizer que os evangélicos e os católicos são iguais. Se tu te encontrou na Umbanda , com certeza tu já tinhas programado o teu espirito para isso. Cada um está onde tem que estar. Espiritismo não tem dogmas, não invoca espíritos, não tem rituais. Quem faz essas práticas não é espirita. Simples assim. Pessoal confunde muito, mas ambas são cristãs.

    • @mauricioferreirabarbosa6812
      @mauricioferreirabarbosa6812 4 роки тому +1

      Meu amigo não existe Kardecismo .
      Estude a história do espiritismo .

    • @mauricioferreirabarbosa6812
      @mauricioferreirabarbosa6812 4 роки тому +1

      Comece respeitando a Allan Kardeck.

  • @josephcavalcante7374
    @josephcavalcante7374 6 років тому +38

    Parei de ver quando disse: "meu irmão, pode falar comigo na língua do homem branco". Detenham-se a Doutrina. Parem de querer explicar o que pouco vocês vivem.

    • @poliananunes3190
      @poliananunes3190 4 роки тому

      Também achei ridículo,super preconceituoso. O apresentador coitado,tentou ajudar, parece ser mais inteligente.

    • @mauricioferreirabarbosa6812
      @mauricioferreirabarbosa6812 4 роки тому +1

      Não tem nada de preconceituoso .
      O problema é que umbandista não entende o que é o espiritismo e fica querendo colocar o nome espírita como se fossem também.
      Espiritismo tem um corpo doutrinário .
      Acho que a umbanda também ou não ?.

    • @mauricioferreirabarbosa6812
      @mauricioferreirabarbosa6812 4 роки тому

      Ele está corretíssimo .

    • @mauricioferreirabarbosa6812
      @mauricioferreirabarbosa6812 4 роки тому

      Sou espirita desde de 1978.
      Sei com propriedade o que ele esta falando .

    • @josephcavalcante7374
      @josephcavalcante7374 4 роки тому +5

      @@mauricioferreirabarbosa6812, segue dizendo bobagem!

  • @vferreira
    @vferreira 5 років тому +28

    Brasileiro nao sabe interpretar "texto" no caso aqui uma conversa...Eu como evangélico assistindo aqui o conteudo nao vi em nenhum momento nenhum tipo de preconceito, nenhum desmérito a Umbanda de nenhuma maneira. Ficou bem claro isso....inclusive recomendando autor estudioso da Umbanda....
    O problema do ser humano é o ego, vaidade.
    Foram muito respeitosos na abordagem Parabens!

    • @nicolasdias2143
      @nicolasdias2143 4 роки тому +4

      Quando se diz, "esses espíritos tiveram outras encarnações e podem falar como homem branco", é um desrespeito. A mensagem tem valor se for dita como um homem branco? Como médico, filósofo, advogado e afins? O preconceito está, em achar que trata-se do médium dizer como o espírito deve se portar, ora, trata-se de um espírito de enorme evolução que escolheu se manifestar como Preto-Velho por um propósito.

    • @Lucas-qs6lq
      @Lucas-qs6lq 4 роки тому

      Que novidade o evangélico não ver ofensa em falas como " fala a lingua do homem branco" afinal são vocês que queimam nossos terreiros e ainda o fazem em nome de deus né? pra quem queima terreiro e acha certo uma simples frase não é nada.

    • @nabalada-mauriciopacheco7962
      @nabalada-mauriciopacheco7962 4 роки тому +2

      Perfeito meu amigo, como espírita, também observei o mesmo.

    • @socorrocoelho9177
      @socorrocoelho9177 3 роки тому

      @@nicolasdias2143 , concordo. Por que falar como 'homem branco'? Muitas contradições. Mas, vamos respeitar o grau de evolução deles, né.

  • @Jefsalgado280980
    @Jefsalgado280980 8 років тому +6

    " A mediunidade quando usada sempre para a Luz , sempre há de ser benéfico independente se é de mesa ou terrero é o coração que nos levará até o Criador seguindo os exemplos do nosso Mestre Jesus Cristo.Abraços fraternos a todos "

  • @theocardozo1601
    @theocardozo1601 9 років тому +33

    Acho que algumas linhas do espiritismo precisam tomar cuidado para não ser tornarem velhas e ortodoxas. Esse vídeo acima me deu uma certa preguiça e não assisti inteiro, pois achei o conteúdo meio tendencioso. Sou umbandista e sou espírita tbm, não me venham com o discurso que não podemos ser os dois.O que acontece é que cada doutrina tem um meio de trabalho, e os mesmos espíritos que se manifestam nos templos de umbanda como pretos velhos, caboclos, crianças, etc tbm se manifestam em centros espíritas. A diferença é que dentro dos trabalhos da umbanda existe um lado ritualístico que não há no espiritismo. Apenas isso, pois as fraternidades e falanges de espíritos são basicamente as mesmas. Volto a dizer por experiência própria que alguns centros espíritas precisam tomar cuidado com seus "dogmas" e "ortodoxia" e tbm para não cometerem nenhum tipo de preconceito, pois é tudo que não precisamos mais, é esse tipo de debate.

  • @edneiacunha3707
    @edneiacunha3707 4 роки тому +5

    BOM DIA!
    EU TAMBÉM ACHEI UM POUCO DE MAIS....EU FREQUENTAVA UM CENTRO ESPIRITA KARDECISTA...MAIS QUE TAMBÉM TINHA INCORPORAÇÃO DE ÍNDIOS,PRETOS VELHOS ETC...E NA VERDADE ACHAVA MUITO LINDO A PARCERIA POIS DAVA PRA VER QUE HAVIA PRECONCEITOS... E O RESPEITO ACIMA DE TUDO..... CRESCI VENDO MEU PAI INCORPORANDO....SENTIA MUITO MEDO .... EU PRESENCIAVA MANIFESTAÇÃO DE DIVERSOS ESPÍRITOS....SÓ QUE DETALHE... MEU PAI ERA CATÓLICO ...POR ISSO QUANDO CRESCI COMECEI A LER LIVROS ESPIRITAS,PARA PODER ENTENDER O QUE ACONTECIA COM MEU PAI...AINDA ESTOU EM BUSCA DE CONHECIMENTO....VAI FAZER 5 ANOS QUE MEU PAI FALECEU...MORREU DE INFARTE....SÓ QUE AGORA PARECE QUE ELE QUER SE COMUNICAR ATRAVÉS DO MEU MARIDO....QUE POR COINCIDÊNCIA TAMBÉM E IGUAL MEU PAI.....SO QUE AGORA PARECE QUE MEU PAI VIROU CABOCLO....POR ISSO AGORA ESTOU PESQUISANDO....SEI QUE ESTOU CONFUSA ...SE ALGUÉM PODER ME AJUDAR E ENTENDE MAIS SOBRE ISSO ME MANDA MENSAGEM NO MEU ZAP FICAREI GRATA! 945674062 OBRIGADO!

  • @humanoinvisivel
    @humanoinvisivel 9 років тому +44

    Existem preconceitos no teor da conversa, o Espiritismo é progressistas e jamais deve frear os conceitos contra etnias diferentes de nossos semelhantes.

  • @brunopatario
    @brunopatario 8 років тому +84

    Pensamento antiquado. O proprio Kardec, citando Cristo, registrou na sua obra que a arvore boa é reconhecida pelos seus frutos. Falar como "homem branco"? O que importa a forma como se fala? Mais importante é a mensagem de fundo! Esse é o exemplo do Kardecismo de velha guarda, cheio dos preconceitos de que ele proprio é vitimado por parte dos pentecostais.

    • @luziafelipe1428
      @luziafelipe1428 8 років тому +4

      Verdade

    • @marisasantos1007
      @marisasantos1007 8 років тому +6

      concordo! ! kardemom de velha guarda , cheia de protocolos mas sem nenhum senso de amor universal

    • @MarcelluzGamer
      @MarcelluzGamer 7 років тому +6

      concordo plenamente. cheio de preconceito o video. o espiritismo ensina a jugar a comunicacao mediunica pelo seu teor moral, e nao pela forma ou nome que o espirito se apresenta. os dois que participaram do video devem sim estudar mais a doutrina.

    • @jeniffermoreira8943
      @jeniffermoreira8943 6 років тому +3

      Bruno Sobreira tem kardecista q toma passe na Umbanda!!

    • @claudiacolonno5859
      @claudiacolonno5859 6 років тому +1

      Bruno Sobreira ele só quis dizer que ele pode falar da maneira como as pessoas falam normalmente !

  • @yoshiakisuzuki7697
    @yoshiakisuzuki7697 6 років тому +4

    Fico muito feliz, em saber que um espírita Kardecista, tenha citado o Mestre Rubens Saraceni, sacerdote da Umbanda Sagrada, que também iniciou como médium no espiritismo de mesa branca. O importante é respeitar os fundamentos e doutrinas das outras religiões. Gostei do diálogo, diferente da opinião de Divaldo Franco, a respeito dos pretos velhos.

    • @Luc1nha
      @Luc1nha 3 роки тому +1

      Verdade eu sou da doutrina espírita há muitos anos deste o berço . Hoje eu estou na doutrina espírita e na umbanda. Não fecho mal nenhum. A umbanda é a mesma coisa da doutrina . É amor e caridade fazer o bem sem olhar a quem. Coloca na prática do bem tudo que nosso irmão jesus nós deu te Graças. Não importa a religião o importante é colocar na prática com muito amor os ensinamentos de nosso irmão jesus.

  • @marisasantos1007
    @marisasantos1007 8 років тому +63

    Jesus Cristo, quem são esses caras?????
    A umbanda precisa dos estudos da doutrina de Kardec , e os kardecistas precisam da prática experiente da um banda para lidar com a magia negra. André Luiz cita várias ajudas desses guias em seus livros, Libertação e Nosso Lar, Obreiros da Vida Eterna e só ler com um olhar mais livre de críticas.

    • @lucienedejesus2647
      @lucienedejesus2647 4 роки тому

      No livro Missionários da luz, também....

    • @mauricioferreirabarbosa6812
      @mauricioferreirabarbosa6812 4 роки тому

      Quanta ignorância .

    • @marcellod.257
      @marcellod.257 3 роки тому

      Vai tentar doutrinar um mago negro desencarnado em um centro espírita. Por isso, se faz necessário a esquerda. Como você disse, tudo se completa. E enquanto estivermos separando, estamos longe da união com nós mesmos. Paz e Luz.

  • @djalvasantos5579
    @djalvasantos5579 3 місяці тому

    Adria querida, concordo com você; façamos o bem, o nosso melhor, sempre!

  • @thonycavalcante3241
    @thonycavalcante3241 10 років тому +5

    Cada religião é uma perola nas mãos de Deus. Escolhemos segundo as nossas necessidades para nos auxiliar no desenvolvimento da Espiritualidade. O que vale é a reforma intima. Que vivemos o amor e a tolerança. Muita luz a todos!!

  • @andredomingos87
    @andredomingos87 10 років тому +18

    RECADO AOS "ESPÍRITAS":
    -- Diga aos nossos companheiros do Espiritismo cristão no Brasil que eles receberam de Jesus um sagrado depósito, qual o de associar o Evangelho da Redenção às conquistas científicas, filosóficas e religiosas da Humanidade. Insista para que aproveitem a gloriosa oportunidade em obras de amor. Que eles nos ajudem no benemérito serviço de educação e libertarão daqueles a quem tanto devemos! Mas, ouça! Avise-os para não se aproximarem dos nossos benfeitores humildes como catedráticos orgulhosos e envaidecidos e, sim, como irmãos verdadeiramente interessados no bem. E, sobretudo, diga-lhes que também nós estamos empenhados na mesma luta pela iluminação espiritual, mas que ao ensinarmos a Pai Mateus e Mãe Ambrósia as lições acerca das leis de Kepler, dos movimentos de Brown e das ondas de Marconi, aprendemos com eles, por nossa vez, as lições de humildade, devotamento e renúncia, nas quais já se diplomaram, desde muito, negando a si mesmos, tomando a sua cruz e seguindo a Nosso Senhor Jesus - Cristo.
    LÁZARO REDIVIVO -- CHICO XAVIER/IRMÃO X.
    FINAL DO CAPÍTULO "EM ADITAMENTO"

    • @omasp
      @omasp 9 років тому +2

      Acho que muito centro espírita deve ter agradecido pelo Grande Chico ter morrido, pois aí podiam deturpar o Espíritismo como bem querem...

  • @marciacampos2102
    @marciacampos2102 2 роки тому +1

    Senhor Milton Falipeli sempre sensato e lúcido.

  • @olindadeazevedomarques1917
    @olindadeazevedomarques1917 10 років тому +2

    corrigindo ROBSON PINHEIRO medium! Desculpem-me os erros pois a emoção é tão grande que suas palavras varreram o pó de meu coração que também se emocionou e lavou a tristesa de meu rosto não creio que a divisão entre todas as religiões tenha que prosseguir de algum modo algum dia ainda seremos todos unidos pelo mesmo ideal de nos tornar-mos cada vez mais unidos nesta longa jornada que agora emfrentamos Unidos sem divisão! Abraços a todos e felicidade e continuem com vossos trabalhos que tanto tem nos doutrinado.Mais uma vez obrigado

  • @andresoares9857
    @andresoares9857 5 років тому +21

    Espiritismo e Umbanda são lindas e ambas do bem !

    • @lisasilva9008
      @lisasilva9008 4 роки тому +1

      Concordo !! Ambas são do bem. Mas estou mais integrada na Umbanda, talvez porque as minhas raizes são africanas. Todos os rituais são lindos e nos ajudam a conhecer os nossos guias

    • @patriciafigueiredo1074
      @patriciafigueiredo1074 3 роки тому

      @@lisasilva9008 9a99a⁰a

  • @maracastrosuzini2440
    @maracastrosuzini2440 6 років тому +11

    Eu trabalho na Mesa Branca juntamente com meus Guias de Umbanda onde trabalhei por 10 anos.
    Na mesa Branca eu não incorporo meus guias, eu saio do corpo e vou trabalhar no astral junto com eles.
    Eu entendo o que esse senhor quer dizer.
    Ele não soube se expressar.
    Na mesa Branca os guias de Umbanda podem trabalhar, mas tem que respeitar as diretrizes da casa. Da mesma forma se um médium mesa branca for na Umbanda, ele não vai ficar dando passagem pra espíritos perdidos, senão sai fora das diretrizes umbandista.
    São egregora distintas que na minha opinião, precisam se atualizar no sentido de deixar de ser muletas e ensinar o povo a andar com as próprias pernas.
    E os dirigentes encarnados devem tomar cuidado com a vaidade, domar o ego e ouvir mais os colaboradores das casa, veja bem, eu disse OUVIR, e assim através da experiência de cada um saber aprender.
    Mas eu entendi perfeitamente o que esses Senhores estão dizendo.

    • @Tayy.gitanita
      @Tayy.gitanita 4 роки тому

      Único comentário sensato até agr👏

  • @clebertobias1335
    @clebertobias1335 8 років тому +17

    Percebo um sectarismo muito grande no "Kardecismo" sou Umbandista, e na casa estudamos As obras de Kardec, sem nenhum problema com nossa Doutrina, parece que existe um preconceito doutrinário, vcs estão fixando na forma, nas nomecraturas, vamos nos fixar com a mensagem..."falam na forma de homem branco" foi muito infeliz. Outra coisa, vcs estão dizendo serem Espíritas, Sera? sejam sinceros...Acho que vcs tbm são Espiritualistas e não Kardecistas. Lamentável este vídeo entre todos os outros maravilhosos que vcs postam aqui.

    • @detrimint
      @detrimint 8 років тому +2

      +Cleber Tobias nomecraturas? eu acho que você precisa assisti o vídeo novamente, a todo momento eles estão deixando bem claro, que não existe preconceito, vocês tem a forma de vocês trata os espíritos, e a gente tem a nossa, qual é o problema? aonde está o preconceito nisso? temos que ta a favor de todas as praticas da umbanda? e outra, ele deixou bem claro no vídeo, se o preto velho ou índio, quiser passa mensagem dele, não vai existir problema nenhum, desde que seja da forma que trabalhamos no centro.

    • @marceloborotta388
      @marceloborotta388 2 роки тому

      Exato meu amigo... Se nao for pra viver como divaldo franco.ou chico xavier, somos meros espiritualistas...

  • @semente.criativa
    @semente.criativa 6 років тому +2

    Tenho uma colega de trabalho muito querida que frequentou por muito tempo a Umbanda, e recentemente eu venho estudando o Espiritismo, e hoje vim pesquisar um pouco sobre a doutrina da Umbanda a cunho de entender melhor. Nao assisti o video todo porque senti um certo mal estar e lendo aqui as postagens tambem me senti mal. Amados irmãos espero que um dia possamos viver independente de religiao, sem julgamentos, e que possamos respeitar cada doutrina, tomando cuidado nas casas que passarmos e analisarmos se de fato aquela casa é benevolente, mas o importante é que se onde estas seja umbanda, espiritismo, evangelica, catolica e etc, voces amados irmaos se sintam bem e a cada dia se sintam melhores do que foram ontem, tomemos cuidado com o fanatismo que acaba deturpando e atrapalhando nosso desenvolvimento. Hoje entendo que cada religiao os espiritos de moral mais elevada buscam ajudar-nos se aparecendo conforme a casa, porque isso se faz ainda necessário. Deus é um só.

  • @felipejasper3392
    @felipejasper3392 9 років тому +6

    Paz e luz, falo na condição de irmão espirita, gostaria de deixar uma reflexão ao apresentador.
    O sr falou as obras de Kardec, mas sabemos que as obras são dos espíritos, com a supervisão do espirito de verdade, aquele prometido por Jesus, em João cap VI, assim a terceira revelação tem dois compromissos, falar as coisas novas e relembrar tudo o que esquecemos. Vejo que o relembrar é necessário a nos espiritas, pois me parece esse discurso que o espiritismo é nosso, o mesmo do catolicismo na época da inquisição, também não lembramos que a doutrina é dinâmica, e o próprio kardekc em quatro anos dobrou o numero de respostas do livro dos espíritos, mas concordo fielmente que devemos estudar as obras básicas, mas antes precisamos nos libertar das algemas da incompreensão, e não ver apenas aquilo que queremos enxergar como verdadeiro. Forte abraço a todos.

    • @felipejasper3392
      @felipejasper3392 9 років тому

      Modinha de revolta e seticismo desinformado.

    • @FerMagee
      @FerMagee 6 років тому +1

      Quando repudiam o uso do termo "espírita" em centros de umbanda, muitos espíritas se esquecem que reproduzem exatamente isso com o termo "cristão". Os kardecistas se consideram cristãos porém essa denominação é rejeitada pelos cristãos mais "antigos", e inclusive, por teólogos, segundo o argumento de que para considerar-se cristã uma religião deve seguir alguns dogmas básicos como o da ressurreição e o da santíssima trindade

  • @09julianacaroline
    @09julianacaroline 5 років тому +4

    Amei o vídeo, as explicações são bem lúcidas.

  • @fermuniz1627
    @fermuniz1627 8 років тому +4

    Achei muito interessante e em nada ao meu ver diminuiu a importância de qualquer outro seguimento... Parabéns, uma bela aula.

  • @olindadeazevedomarques1917
    @olindadeazevedomarques1917 10 років тому +2

    Obrigado por compreender a nos os Umbandistas sem nos descriminar é tão bom quando não se tem barreira pois a Umbanda diguina é sim feito com diguinidade sem apelo da parte das entidades. Obrigado mais uma vez e lhes digo que os pretos velhos muitos deles foram medicos doutos e veem até nos desta forma ou com esta vestimenta para conversar com os humildes os caboclos também e a partir do momento que uma força ou energia manifestada é de forma espiritual a gente já adotou a doutrina a Leitura do Evangelho Segundo o espiritismo que é para nos a Nossa Bíblia pois tras as palavras de Jesus e dos bons e Amados espíritos .A prece de Caritas é imprecindivél para o emcaminhamento dos espiritos menos felizes,até mesmo os Anjos Guerreiros chamados por nos de Anjos Guardiões que são na limguagem umbandista os Exus e Bombogiras são os que vão a procura dos espiritos obisessores e trazem para que estes espiritos possam serem encaminhados para os devidos lugares e também servem para proteger os nossos centros de ataques de espíritos mal fazejos,os Orixás são os que se manifestam nos devidos lugares como as matas sobre os rios sobre as aguás do mar sobre as encruzilhadas., e um dos grandes escritores também é robson Pinheiro medio pisicografo de minas gerais e Rubens Saraceni e os livros do Caboclo 7 montanhas onde este espírito fala de uma forma adequada. Um quer dizer DEUS Banda quer dizer Todos Nos e recomendo também lerem o WWW>DAMATA E SILVA que é otimo. Obrigada por não maldizer-nos de coração.Titúlos de pouco servem nesta terra e somos felizes por sermos ligados a natureza. Infelizes são os que não caminho que Deus nos ensinou pois somos todos VIAJANTES DAS ESTRELAS. Mais uma vez obrigada!

    • @elifoguel13
      @elifoguel13 9 років тому

      olinda de azevedo marques Vc expressou meus sentimentos!! Obrigada!

    • @omasp
      @omasp 9 років тому

      Mas não é o que o vídeo mostra.... Tentam dissociar a Umbanda a pejoração branda em detrimento ao Espiritismo. É como se a Umbanda fosse o SUS da espiritualidade e o Kardecismo fosse um Hospital 5 estrelas e está completamente errado.

  • @alexandremedeiros4010
    @alexandremedeiros4010 8 років тому +1

    Como sempre muito lucida as colocações de quem estuda a doutrina espírita. A melhor forma de eliminarmos preconceitos é assumirmos nossas escolhas, quem quiser ser espírita, torne-se um. Umbandistas tenham orgulho de sua religião, assumam sua identidade. Ser espírita não torna ninguém melhor, não importa a estrada que escolhermos para trilhar, o importante é a maneira como iremos nos conduzir. Sempre me afirmei como espírita, não sou Kardecista, não sou de linha branca etc. Sou espírita ! Abraços fraternos !

  • @carloscampos628
    @carloscampos628 4 місяці тому +1

    Boa tarde. Não podemos nos fixar somente nas opiniões destes senhores do vídeo, como opinião geral da Doutrina Espírita. Todas as religiões têm divergências entre seus membros. Kardec pediu sempre o bom senso e o respeito a todas as pessoas e religiões. A bandeira do Espiritismo é: Fora da caridade não há salvação.

  • @RosaMaria-qg7fs
    @RosaMaria-qg7fs 9 років тому +12

    Muito boa a palestra, apenas não entendi o por qual motivo de pedirmos para que as entidades falem como HOMEM BRANCO?

    • @vanycris14
      @vanycris14 7 років тому +4

      Por causa do racismo enraizado na cabeça dos falantes!

    • @FerMagee
      @FerMagee 6 років тому +3

      Acho que mais que enraizada na cabeça dos falantes, infelizmente é um ranço racista de kardec e de alguns dos espíritos que o orientaram. Vamos lembrar que escreviam na europa de 1850, na qual o cientificismo estava muito em voga. Nessa época, era comum o evolucionismo social, a ideia de que os povos tradicionais (indígenas, tribos africanas e etc) eram menos evoluídos e primitivos. Passagens que evidenciam isso podem ser encontradas em toda a obra de kardec. São diversas as vezes em que ele se refere aos povos tradicionais como inferiores pois estão em infância espiritual. Fui kardecista durante muitos anos, e essa doutrina me ensinou MUITA coisa, mas para mim chegou a hora de ir adiante. Desejo muito que possamos mudar esse quadro espírita, porque a mensagem principal é o amor! Tenho 20 anos, abraço!

    • @felipepeixinho3612
      @felipepeixinho3612 6 років тому

      Pedro Feres oxe racismo dos espíritos que os orientaram ???

  • @camisadeforcafight
    @camisadeforcafight 6 років тому +5

    E prq no centro espírita o espírito pode aparecer como padre ou um governador grego antigo mas não pode aparecer como índio ou preto velho?

  • @Lilly4964
    @Lilly4964 8 років тому +2

    Penso que para Deus, nosso Criador, o importante não é a forma de se falar, o lugar onde se pratica a caridade pura, sem preconceito de cor, raça ou cultura. O que importa é a intenção de transmitir as mensagens dos espíritos de luz sem a preocupação de se separar quem está fazendo o bem em um terreiro de umbanda, candomblé ou centro espírita de Kardec.

  • @paulovasconcelos3665
    @paulovasconcelos3665 5 років тому +3

    Budistas, induístas, católicos (freiras e padres), evangélicos sem problema? Próximo passo seria de propor uma higienização cultural nos centros espíritas. Ainda bem que consigo - hoje - separar a ideologia espírita com a ideologia de espíritas. Comunicação se mede pelo conteúdo e não pela forma ou nome do comunicante, assim aprendi. Seria como medir intelectualidade ou moralidade pelo CEP de onde se mora, ou língua que se fala. Infelizmente parece que boa parte de nós ainda não aprendeu isso.

  • @silviamariadt6877
    @silviamariadt6877 4 роки тому +2

    As pessoas têm o direito de concordar ou discordar com as colocações feitas por esses senhores; porém, em momento algum eles foram desrespeitosos . Tem gente q em vez de assistir a um vídeo pra aprender alguma coisa, parece q só querem ficar "caçando" um motivo pra falar mal e enxergam preconceito e discriminação em tudo. Que coisa chata!

  • @RoseMori
    @RoseMori 2 роки тому

    Gostaria de saber o endereço da Fraternidade São Francisco de Assis, bem como dia e horário de trabalho e como chegar. Esclareço que moro em Mogi das Cruzes e gostaria muito de conhecer essa Casa de Caridade. Gratidão

  • @emersongrazziano953
    @emersongrazziano953 8 років тому +5

    no século XIX existia na França, origem do kardecismo, o termo evoluído e em evolução. Isso justificou a dominação de tantos outros povos ditos atrasados! o kardecismo nasceu nesse meio! respeito, desde que o respeito pelo outro não apareça na vida do kardecismo! Se essas entidades da umbanda estão em evolução, como explicar que Joanna de Angelis não conseguiu sair de suas forma de freira ainda? Se é tão evoluída assim? nunca ví tanto atraso vindo dos que se dizem evoluídos!

  • @agnaldodesouza6821
    @agnaldodesouza6821 4 роки тому +1

    Esclarecedor e oportuno abordar esse assuntos, sobre nossa doutrina. Fraterno.abraço.

  • @mundolegal6528
    @mundolegal6528 8 років тому +3

    o espiritismo é ciência. tem como base a educação dos homens encarnados.portanto devemos respeitar todas as religiões. Não existe donos da verdade.o dono da verdade e nosso senhor Jesus Cristo.precisamos entender que a umbanda é uma religiao brasileira.fundada no Brasil.merece nosso respeito.ate porque a umbanda tem prestado relevantes trabalhos do bem.para o povo sofrido.desde que o espírito comunicante.respeite e seja educado.nao ha o menor problema em recebe losango podemos dizer para um espírito que viveu como índio.falar português. isso seria uma falta de lógica.da mesma forma que um espírito que viveu como escravo fale varios idiomas.existe muito sectarismo.infelizmente.lembremos Jesus .que sendo o supremo chefe do planeta.nao fez nenhuma distinção. pelo contrario.veio para unir.agora é claro que se trata de movimentos religiosos diferentes.quem quiser conversar com um preto velho e usar todos os meios que a umbanda oferece.procure um centro de umbanda sério. agora quem quiser estudar a doutrina espírita .procure um centro espírita.religiao nao salva ninguem .porem aponta o caminho.sejamos ecumenicos respeitando a evolução de cada ser.tantas são as religiões quanto o grau de entendimento dos homens.

  • @betebete3988
    @betebete3988 5 років тому

    Gratidão a vocês pelo estudo que me oferta nesses esclarecimentos oportunos

  • @luizmagno4999
    @luizmagno4999 4 роки тому +2

    EXCELENTE !!!
    PARABÉNS !!!

  • @cacau7gourmet565
    @cacau7gourmet565 4 роки тому +2

    Humildade, amor e caridade em preno século XXI ainda tem esse tipo de comentário, "os espíritos tem que se comunicar como homem branco" estou vendo que não melhoramos nada, até dentro da doutrina espírita existe separação , as palavras do nobre irmão em Cristo ainda vem carregada de muito preconceito infelizmente, não melhoramos nada, o nosso comandante é um só, Jesus Cristo .

  • @Gsoftwares
    @Gsoftwares 7 років тому +7

    Perfeito, espíritos superiores não tem cor nem rótulo, não fumam, não bebem nem fazem favores em troca de outros, não estão presos a costumes e rituais do plano material, o kardecismo não é umbanda nem candomblé!

  • @renatochavesrio
    @renatochavesrio Рік тому

    Meus amigos. É muito triste ver esse tipo de preconceito nos dias de hoje.
    Faço parte de trabalho de RESGATE e DESOBSESSÃO.
    São esses irmãos que muitas vezes vão em locais onde as vibrações são muito baixa, para resgatar irmãos necessitados de tratamento.
    E não vejo problema nenhum. Deixa que eles se apresentem aos trabalhos da maneira que eles mais se identifiquem.
    Vamos parar com preconceito. Isso é muito triste. Não existe lugar certo nem errado.
    É por esse tipo de pensamento que vejo muitas casas dizendo que receberam DR Bezerra, Maria e até mesmo Jesus.
    Vamos continuar o trabalho com amor e sem se preocupar quem é o Espírito ou de onde ele vem...
    O espírito pode se apresentar como ele se sentir melhor. Já vi Preto Velho dar aula de mecânica quântica.
    Um abraço. Vamos abrir a mente para mudanças.
    O mais importante é Amar.

  • @lucianaurquiza6200
    @lucianaurquiza6200 4 роки тому +1

    Eu Luciana Urquiza de João Pessoa adoro escuta vcs, pois TB sou Espírita. Eu adoro falar sobre desencarne não sei pq?

  • @georgetegedeon8010
    @georgetegedeon8010 8 років тому +1

    em relação ao IBGE a pergunta não era somente se era kardecista ou umbandista, existia candomblé e outras denominações, respeitando o credo de cada um. Assim como evangélico tem batista, universal, etc....

  • @robertof286
    @robertof286 7 років тому +3

    O grande erro dos irmãos kardecistas, sobretudo os mais ortodoxos, é o de analisar a Umbanda e seus arquétipos e fundamentos pela ótica das obras básicas de kardec, tomando estes ensinamentos como verdade única e absoluta. É triste que kardecistas, que pregam indulgência, tolerancia e amor ao próximo cometam este tipo de preconceito, pois a Umbanda é algo que muitos deles não conhecem. Aqueles que conhecem a Umbanda abandonam de pronto este tipo de pensamento. Sou dirigente de um terreiro de Umbanda, mas me iniciei no kardecismo. A umbanda me adotou e acolheu quando comecei a ver preconceitos e atitudes hipócritas dentro do centro que eu frequentava, sendo este o maior e mais conceituado centro espirita de campinas. Na minha corrente tenho médiuns que trabalham conosco ás sextas feiras e participam de trabalhos dos mais diversos em centros espíritas daqui de campinas, SP. Devemos compreender que espiritos ligados à Umbanda e o Kardecismo trabalham em conjunto, sem as estúpidas barreiras e paredes que os encarnados insistem em erigir na tentativa de segregar as pessoas em seus respectivos grupos. Mas tenho a esperanças de ver um dia, todos nós trabalhando em paz e harmonia pelo bem da humanidade. Meu saravá fraterno a todos!

  • @fabianolima8423
    @fabianolima8423 4 роки тому +3

    Amor e caridade ! Ambas ensinam ❤️

  • @sandovaljosederamosramos1523
    @sandovaljosederamosramos1523 Рік тому +1

    E qual o problema de um espírito vir falando igual índio ou preto velho ?? Infelizmente ainda existe muito preconceito no espiritismo e sabendo que quem divide as espiritualidade somos nós aq encarnados e não os espíritos!!

  • @martaoliveira1584
    @martaoliveira1584 3 роки тому

    Muito feliz em aprender sobre tudo isto. Conhecimento liberta, antes eu tinha medo.

  • @mariadefatimacosta1619
    @mariadefatimacosta1619 5 років тому

    Gratidão sempre a vocês sou grata sempre Amém obrigada

  • @canffelix
    @canffelix 9 років тому +13

    Gostei da explanação do vídeo. Mas, a forma como o espírito se expressa é completamente indiferente. O que é importante não é a forma como se expressa, mas o conteúdo da mensagem. Até porque, o espírito pode assumir a forma que quiser. Às vezes, espíritos de elevada hierarquia podem se revestir dessas formas consideradas simples, para testar a fé e estudos do médium / dirigente. Enfim, a manifestação de espíritos se dá em qualquer lugar, independente de sua forma externa.

  • @deniseaguiar4991
    @deniseaguiar4991 8 років тому +1

    Falaram com muito respeito sobre o assunto.
    O uso do termo espírita para registrar os terreiros de umbanda foi devido a questões legais. Até 1945 o culto dos orixás e os terreiros de umbanda eram proibidos pela polícia de funcionar, mas os centro espíritas eram permitido. Então utilizar a denominação espírita no nome do terreiro de umbanda foi a opção mais lógica de se adotar.

  • @GabrielaJunqueiraBalassiano
    @GabrielaJunqueiraBalassiano 4 роки тому +1

    Excelentes esclarecimentos. Umbanda não é Espiritismo e não há nada de mal em afirmar isso. Fato. Paz e amor! 🙏🏻

  • @sandramara5630
    @sandramara5630 4 роки тому +1

    No Livro Loucura e Obsessão de Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Franco, retrata a ida do Dr. Bezerra Menezes a um Centro Espirita de Umbanda e Dr. Bezerra trata, de forma respeitável, os trabalhos da Umbanda informando ainda a importância das entidades ali presentes.

  • @2010jsilva
    @2010jsilva 2 роки тому

    Concordo com você, infelizmente existe ainda preconceitos, tudo é espiritismo......e ninguém é o dono da verdade......

  • @paulinhomauro9055
    @paulinhomauro9055 7 місяців тому

    "É chegada a hora final da fusão dos corações
    unificação triunfal de todas as religiões".
    -Alziro Zarur (1914 - 1979)

  • @marciafunari326
    @marciafunari326 4 роки тому

    eu adoro ouvir voces

  • @leandroalmmeida535
    @leandroalmmeida535 Рік тому

    MEU DEUS DO CÉU!!! UM SHOW DE PREPOTENCIA!!! Irmãozinhos.. topa um negrão na rua e o cumprimente, e diz pra ele: "FALA COMIGO COMO UM BRANCO..." ai depois me contem o resultado...

  • @MrKlaatus
    @MrKlaatus 5 років тому

    Muitos comentaristas sobre religiões desconhecem que muitos dos irmãos que se apresentam como pretos velhos, caboclos e crianças são seres de altíssima envergadura espiritual. Há arcanjos que, visando auxiliar seus irmãos encarnados, trabalham inclusive como guardiões. Olha-se muito a aparência física e esquece-se da essência. Deus é um só, e ilumina indistintamente todos os seus filhos. Nós é que fazemos diferenciações.

  • @franci_olinda7899
    @franci_olinda7899 8 років тому +4

    Gente!!! to pasma com esses caras.... é muita ignorancia no que se refere a pratica da caridade.. o que importa é a dedicacao e o amor expressados por essas entidades de luz simples e humildes ajudando aos que estao precisando de ajuda, de socorro... independe da roupagem que se apresentam... o que importa é o amor, a humildade, a simplicidade... prestando a caridade em nome de Nosso Senhor Jesus !!!

  • @MAFRAPOLICE
    @MAFRAPOLICE 7 років тому +2

    Que preocupacao é essa que alguns seguidores do espiritismo compilado por Kardec tem com as demais religioes espiritas ou espiritualistas? Que fazem questao de impor suas opinioes preconceituosas sobre os espiritos que se comunicam atraves da umbanda, que na realidade trabalham tambem nas casas espiritas e aonde quer que possam praticar a caridade como recomendou Jesus. Que preconceito é esse que tenta denegrir a figura do preto velho? será que é porque é preto, humilde, que tem um sotaque brejeiro e que sofreu nas maos dos brancos ditos civilizados ou só os brancos de toga, ternos, com habitos de freiras, com SOTAQUES europeus é que sao evoluidos? Sera que curvar-se com voz de pessoa que lembra ser idosa é previlegio de Divaldo e outros? O que pensa a respeito disso Bezerra? O espirito manifesta-se na sua aparencia conforme a sua vontade e/ou a necessidade do momento. Sou Umbandista e lá nao temos esta preocupacao com a religiao A ou B, nao denegrimos as outras religioes. Umbanda manifestacao do espirito em prol da caridade. A Umbanda nao tem livros Manuais de praticas ou ritos, o telefone toca de lá pra cá. A unica religiao Brasileira com dia instituido por decreto do Presidente da Republica. Nao deve ser tao ruim assim. Meu saravá a todos.

  • @dandamotta1717
    @dandamotta1717 6 років тому +3

    Os espíritos se adequam a linhas que trabalham se apresentam da forma que possam ser melhor entendidos nas mensagens q carregam .

  • @Eduardohfm1
    @Eduardohfm1 3 роки тому +1

    O espírita estuda de tudo um pouco não exclusivo as obras de Kardec os espiritualistas estudam também a obra de Kardec o que existe é em alguns casos a elitisação e o preconceito inrustido e disfarçado da mesma forma que o espiritismo sofreu.
    Seria descontar o preconceito recebido !

  • @leandromodel1860
    @leandromodel1860 4 роки тому +1

    Boa tarde, não sou umbandista nem tão pouco espírita , mas chegará o tempo em que a discriminação de como se manifesta esse ou aquele espírito para darmos importância para sua ações, seja intelectual ou moral. Moi espirismo esperasse muito a manifestação do Dr...do Sr...pelo que vejo querem mais e rótulos do que essência

  • @fabiantancredo5356
    @fabiantancredo5356 7 років тому

    Paz de Cristo a todos nós, gostaria de dar uma opinião: as ropagens da umbanda, são as energias que são necessárias para cada tipo de trabalho que é exigido para cada situação presente na sessão . Quando um médio faz uma visita a uma casa de espíritas, pode perfeitamente agir como um de nós, mais no trabalho específico, exige a ropagens, mais isso não quer dizer que ele tenha sido um Índio, preto-velho, crianças ou romano. Gostaria de dar um nome de um livro, de uma pessoa que eu com 52 anos de umbanda aprendi a respeitar, ele também pensava como vocês, mais ao chegar ao mundo espiritual, na colônia acima da cidade de Santos-SP, (Alvorada Nova), foi ajudado pelo Caboclo Pena Branca, comandante em chefe desta colônia, para surpresa dele. Por favor leiam o livro deste grande espírita : Sr. Caibar chutel, o livro chama-se Alvorada Nova, lá existe um departamento para implantar no perispírito, as ropagens de : Pretos- velhos, Caboclos, Crianças e Romanos. Um grande abraço, e muita Paz de Cristo a todos.

  • @miltonito1832
    @miltonito1832 4 роки тому

    7:22 foi o máximo que eu consegui ouvir desse video... meu Deus, quanta arrogância.
    “Esses espíritos não precisam falar desse jeito...”?! E quando Dr. Bezerra de Menezes vem nos abençoar e a entonação e trejeitos do médium muda?!
    Por isso que tento seguir a Espiritualidade, e não religião, religião desuni, Espiritualidade uni!
    ❤️

  • @margaretesinicio9381
    @margaretesinicio9381 4 роки тому

    Ouvi toda conversa. Não vejo nenhum demérito da parte dos espíritas. Entendi bem as semelhanças e diferenças. O catolicismo e o protestantismo tem tbm suas semelhanças e diferenças. Ñ vejo problema algum explicar sobre a Umbanda e o Espiritismo. Muito bom agora eu entendi.👏👏👏

  • @rodolfobass2891
    @rodolfobass2891 6 років тому +1

    Eu ia num.centro espírita chamado irmão.António ...pelo.ai e eu via , não tinham problema nenhum em usar guias de caboclo.e preto velho.em suas sessões ...eu era criança , não sabia o que era ...só depois que conheci a umbanda que comecei a estudar e praticar que compreendi o que acontecia ....
    Cada pessoa ou dirigente pensa de um jeito.e aceita de um jeito...
    Já.vi espíritas dizer que os espíritos da umbanda não são evoluídos , ou que , estavam ainda evoluindo e que consumiam as bebidas e fumos.porque precisavam vir na terra , ou seja , os médiuns eram usados com intuito apenas de satisfazer seus vícios de vidas passadas ..falta muito informação para todos os lados né...de acordo com que eu estudei , eles.usam.do fumo e a bebida , pôr que fazem.desses parte de instrumento para purificar os consulentes e não para satisfazer vícios ...
    Falta leitura e conhecimento , trem para os mediou espíritas .
    Somos.todos um só gente ....respeito todos que falam.com.propriedade e também aquelas que não falam .

  • @widmanluiz7312
    @widmanluiz7312 7 років тому

    A maneira de falar homem branco deixou um tom de racismo,preconceito devemos melhorar a diferença em questão a evolução no jeito do trabalho ou a comunicação nos dias atuais.Mas está de parabéns a explicação muito esclarecedora.

  • @LuizFernando-bo5xh
    @LuizFernando-bo5xh 4 роки тому

    No mais, parabéns ao esclarecimento dos debatedores.

  • @caunonato6334
    @caunonato6334 3 роки тому

    Na minha opinião, por estas falas, de logo se vê, que ainda hoje remanesce algo de discriminação.
    Isso só é importante porque, como é amplamente conhecido, a discriminação racial dirigida à entidade, em relação à forma de se expressar em um centro espírita, no passado, foi a causa primeira da fundação da religião da Umbanda do Brasil.
    Deus permita que possamos abandonar ideias ultrapassadas e dar ênfase à ideias de amor e virtude, as quais vi aqui nesta conversa, é bem verdade, porém precisamos avançar!
    Deus nos guie.

  • @sebastianandrews7833
    @sebastianandrews7833 8 місяців тому

    Para mim todos faz parte da criação divina ,e todos tem a sua importância nos seus trabalhos ,
    Pode ter certeza se eu for em uma casa e houver separação , jamais farei parte desta casa . Todos são importantes diante de Deus.

  • @marioinacio1
    @marioinacio1 9 років тому +3

    Com todo o respeito aos irmãos, mas existem alguns equívocos nessa palestra, não que a desabone por completo, mas, creio eu, que deveria ser revista e atualizada. Somos todos espíritos em evolução e passivos de erros.

  • @MarceloOliveira-tq6id
    @MarceloOliveira-tq6id Рік тому

    Por outro lado, uma vez falei sobre isso e que Alan Kardec hoje está antigo, Alan Kardec viveu no século 19 e muita coisa mudou inclusive na espiritualidade, umbanda, quimbanda,candoblé tem diferenças de dogmas e ritos mas trabalham para a espiritualidade, tanto de uma lado quanto ao outro deve - se pregar o amor, a caridade um espirito pode se apresentar como indio ou preto velho ou o que for e trazer um excelente estudo 1908 a escravidão havia pouco tempo de finalizada e ainda havia preconceito contra negros,índios e os mais pobres os espiritas daquela época vivenciaram a escravidão por mim querer separam a "Espiritualidade" é preconceito.

  • @josegomsant5
    @josegomsant5 5 років тому

    Pelos comentários que vi aqui cheguei a conclusão que nós ainda temos muito que aprender, se não me engano Kardec perguntou para o Espirito o Espiritismo é uma religião? O Espírito responde o Espiritismo não é uma religião mas é a base de todas as religiões.

  • @teofanaguedes3809
    @teofanaguedes3809 4 роки тому

    Excelente e esclarecedor, parabéns

  • @tendaforcacigana-myladomar
    @tendaforcacigana-myladomar Рік тому

    No espiritismo, os espiritos podem se apresentar com titulo que foram adquiridos na Terra, quando estavam encarnados. Por exemplo: doutor ou freira.
    Podem, nas devem se apresentar com etinia, pois a etinia no foi conquista do espirito, ele simplesmente nasceu naquele povo.
    Um espirito que na sua encarnação foi indio ou preto, tambem pode ter sido um Inglês em uma outra vida, ou asiatico ou egipcio. O espirito no tem etinia, por isso ele nas pode se apresentar como indio ou preto velho.

  • @sandovaljosederamosramos1523
    @sandovaljosederamosramos1523 Рік тому +1

    E se dizer que Bezerra de Menezes trabalho em conjunto com os Exus os "espíritas "piram 🤣

  • @rosaliaweber2679
    @rosaliaweber2679 2 роки тому

    Gratidão!! 🙏🙏🌷🌻

  • @carlosalbertocardoso1011
    @carlosalbertocardoso1011 7 років тому +1

    quando uma celebridade espírita que se julga superior, taxa outros seguimentos de ignorantes e tenta separar espiritismo de espiritualismo, esta forma, como dizem os espíritas, de colocar tudo no mesmo balaio, se pratica aí o preconceito sutilmente, quando ele diz que espírita é espírita e umbanda ou seja lá o que for não é espiritismo, passa-se a ideia de que esta praticas, consideradas por eles (os espíritas) ignorantes, não tem nenhum valor, e que só os espíritas são os únicos capazes de lidar com espíritos, isto Poe a população em duvida, e afasta o pretenso trabalhador. É uma atitude que precisa ser revista. o desrespeito pela fé alheia não é difundido na doutrina de Kardec.

  • @rodrigomust8288
    @rodrigomust8288 Рік тому

    Não é o lugar mais o que está dentro de cada um que se forma o seu entendimento,aí vem entendimento de todas as formas,desde os mais puros e proveitosos quanto os de distorção,não se tem amor pela essência humana,agora se tem amor pela bandeira que cada um ergue,a palavra religião perdeu o sentido de religar,,,nos dias atuais se separa e cria grupos de ataques,e os dogmatismo seguem a todo vapor,pra resumir.. .estou a 5 anos fazendo estudo kardecista e quando precisei foi a umbanda que me estendeu a mão,fui falar que vou na umbanda tomar passe e vou no centro kardecista tomar passe,fui enquadrado! Me disseram que teria que escolher o lado que ficar,estou procurando respostas ainda .. não entra na minha cabeça isso,não quero ser militante de nada,quero evoluir e ajudar no que for necessário para mim e para o próximo.

  • @leitaomesquita
    @leitaomesquita 6 років тому +3

    Movimento espírita parou no tempo. Meu Deus. Desconhecem a realidade espiritual das próprias casas que trabalham, imaginem quando souberem que tem ETs em formas mais esquisitas trabalhando na casa.

  • @norivalrocha7056
    @norivalrocha7056 6 років тому +1

    Se foram índios e os espíritos tem resquícios de sua última encarnação assim diz o próprio Kardec eles podem sim se comunicar ainda com resquícios de sua última encarnação, mais uma coisa se o espiritismo Kardecista mesmo diz que existem médiuns conscientes e inconscientes como os inconscientes poderiam intervir na comunicação

  • @fazuro1
    @fazuro1 7 років тому

    Vejam também no evangelho. Veja também na Obra Kardequiana. Quem não contra nós, está com nós.

  • @si7946
    @si7946 8 років тому +8

    Espiritismo é toda ou qualquer religião que existe a manifestação ou comunicação com espíritos, kardecismo e uma doutrina ,assim como umbanda também e uma doutrina,A doutrina umbandista trabalha junto as forças da natureza..quanto preconceito meu deus...

    • @henreglor
      @henreglor 4 роки тому

      Espiritualismo é o que você falou. Espiritismo é o nome da religião, isso é o que a maioria não estendeu. Espiritismo segue a doutrina kardequiana. Eu pergunto: A umbanda segue a linha kardequiana? Não. A umbanda é melhor? Não, não é melhor nem pior. São praticas diferentes. Só isso. A umbanda não é um centro espirita porque? Porque usa rituais, porque evoca os espíritos e etc. O Espiritismo não é Umbanda porque? Porque não tem rituais, os espíritos se manifestam aliatóriamente, etc.

  • @marcoubiratangomesbazhunib5101
    @marcoubiratangomesbazhunib5101 3 роки тому

    Sou espírita mas acredito q se o espírito sabe se comportar de acordo com a doutrina espírita por que não meu pai é da umbanda é eu tenho o nome de UBIRATAN p homenagear os caboclos de Oxóssi tenho orgulho disso e sou espírita

  • @pwilhelm330
    @pwilhelm330 2 роки тому

    Em nenhum momento os apresentadores criticaram, diminuíram ou escarneceram da Umbanda e ou outra religião, alias deixaram isso bem claro! Somente estão dizendo que cada coisa no seu lugar. Que na doutrina espirita, codificada por Kardec, as "roupagens" dos espíritos são desnecessárias, mas jamais disseram estar errado. A umbanda não precisa da aprovação de ninguém, muito menos dos espiritas, ela é uma religião muito bonita por si so e tem a sua própria doutrina. Os espíritas não criticam e nem desdenham de nenhuma outra religião, aceitando a todas indistintamente. Assistam o video inteiro antes de criticar para não cometerem injustiças.

  • @bjj1250
    @bjj1250 4 роки тому

    Na verdade o título está ERRADO! Não houve esclarecimento algum, principalmente após os 9:29 segundos do vídeo. Enquanto a "forma" preocupar ou for motivo de debates, disputa de "termos", a essência (espirito) fica relegada a segundo plano. Nesse momento damos um passo para trás a favor a INvolução. Se é um espírito e faz o bem, não existe CERTO ou ERRADO! Observe também, que foi dito aos 10:30 que a "Umbanda não é espiritismo"! Lamentável.