12:15 Nesse caso, o tradutor reconheceu como o substantivo "tela", quando na verdade é o verbo "triar" (screening). No final, isso significa que adicionaram processos de triagem na fabricação pra detectar esse tipo de problema nos processadores antes deles virarem produto.
@@carlosfischer4705 Isso é bem improvável. Porque eles não tem como controlar com precisão a vida útil do processador. As frequências e voltagens de base deles são o ponto onde a fabricante acredita que o processador pode rodar de forma estável sem dar problema por um longo tempo. Vale lembrar que os primeiros a darem problema foram da linha 9, que normalmente são usados em servidores e rodam 24/7 com altas cargas. Nem a 13a série ainda passou o tempo de garantia inicial, então eles só estariam dando um tiro no próprio pé tentando uma ideia dessa. A realidade é que eles fizeram M, tentaram esconder pelo máximo de tempo possível e agora tão tendo que pagar pela burrice. Embora, os que vão pagar são os 15 mil funcionários que vão ser demitidos para "cortar custos".
Para eles é melhor vender 100 e tipo 30 apresentar problema e eles substituirem do que perder os 100 pelo pé pq no médio prazo alguns "podem" apresentar defeito.
@@ranierealves6543 o ruim é que tem gente que vai ter problema e nem vai saber o que houve.Imagina a mae que comprou pc po filho,dando defeito,e vai levar para aquelas assistencias de esquinas que vao condenar o pc inteiro...
@@famdv É, agora estamos vendo as consequências de uma empresa fazer isso em um livre mercado, o capitalismo de livre mercado não perdoa, adeus soberania Intel
Vi um vídeo que o processo para fabricação de um chip (CPU), é super demorado podendo demorar mais de 30 dias. Imagine a precisão dos equipamentos, tantos processos, etapas de deposição de camadas, é tanto processo tipo silkscreen, imagine se uma matéria prima estiver um pouco fora da especificação. Fico imaginando como foi feito projeto que já esta na casa dos bilhões de transistores. Eu nem imagino como isso é projetado, os processos, é algo inimaginável. Quando eu comecei a trabalhar com microprocessador foi com os 8080 e o Z80 da Zilog.Cpus de 8 bits. Isso em 1983, e nem consigo imaginar como os caras conseguiram evoluir tanto e tão rápido.
A falha foi na aplicação de tântalo sobre o cobre que tem efeito antioxidante, pra ser mais específico, o Tantalo que devia proteger não tá fazendo isso.
@@dawn3846 Sim, más com projetos muito, muito semelhantes e exatamente o mesmo processo de fabricação. Não é coincidência as duas gerações apresentarem o mesmo problema...
5 місяців тому+6
Se pensar logicamente por questões de geração. A décima terceira é pra estar toda zoada, e a décima quarta pelo menos metade, já que identificaram em 2022.
Aí MW salve. Miguel podia fazer uma série de vídeos aí decorando planejando montando melhoria nesse espaço aí, pra gente seguidor ter algumas ideias junto a ti para melhorias nos nossos setup o que acha? Automação no espaço nichos dentre outros.
Miguel, uma dica. Próxima vez que tiver um problema como esse no áudio vc pode passar o áudio da câmera no adobe enhance speech, melhora um bocado, tira esse som horrível de sala, é muito bom, abraço.
Olá Miguel. Mas um vídeo TOP da Balada. Parabéns. Agora o importante é ficarmos atentos quanto a estes processadores que serão desovados no marcado. Como você bem falou ainda comercializamos CPUs Intel de 3ª e 4ª geração e que estão funcionando. Obrigado.
Eu já não uso INTEL há muito tempo e agora nunca mais. Sempre fui contra o monopólio dessa empresa e dos abusivos preços dos seus produtos. E agora motivo ainda maior. Sempre gostei dos produtos da AMD e agora motivos a mais. Está entrando a Qualcom também nesse seguimento. Concorrência sempre é bem-vinda
@@bpzadm Depende pra que???? Pra usar word,, excell, ppt.... Qualquer um... Pra jogos de alto detalhamento gráfico e/ou trabalhar com softwares de alto desempenho gráfico, como Blender, Lúmion, SolidWorks, Inventor, etc.... Nenhum notebook, apenas desktop... Algum notebook vai rodar esses jogos e esses programas....???? Sim, más sempre vão ter desempenho "capado".... E serão muito mais caros...
Comprei o primeiro processador intel hyper-threading, o famoso Pentiun HT. Diziam que esquentava demais, que tinha um monte de problemas e blablabla; Já se passaram 20 anos e ele continua funcionando até hoje.
Eu tenho dois desses Pentium 4 HT 3.0 GHz x2 😅 um é 533 e um 800 ambos 1MB de cache, instalei o polêmico e mais pesado de todos Windows Vista x64, 4GB DDR2 800 num HP Compaq 5100 SFF rodando lindo leve e temperatura 🌡 está em 46° no estresse!
Concordo com o seu argumento! E acho que vc deveria comprar um i7/i9 de 13ª/14ª... E não dê ouvidos aos blablablabla, pois é tudo teoria da conspiração para denegrir a imagem da intel!
@Adriano-vh7oh Claro cara, problemas graves assim a nível global tem prejuízo, o que resta é ir para AMD, pelo mesmo não mudam o socket a cada 2 ou 3 anos.
@@Coguvisk eu tinha um processador mó antigo de 4 núcleos que tinha quase o mesmo desempenho do ryzen 5 5600g q estou agora, porém perdeu o suporte, se não tava usando ele até hoje, muito mais estável
Tenho um 13700K e infelizmente sofri com o problema. Sou da área de tecnologia, testei tudo que era possível de HW e SW, achei que eram as memórias inicialmente. Não sabia sobre o problema até começar ver matérias sobre. Resolvi paliativamente o problema setando alguns parâmetros na BIOS (Aorus B760M Elite) e o problema deixou de ocorrer. No meu caso o ponteiro do mouse apresentava stuttering, parecia uma lesma pra se mover kkkkk e não era só em cargas altas do CPU, era realmente aleatório. Em fim, consultei minha garantia e esta coberto até 2026 vou aguardar mais um pouco, mas com certeza irei fazer a troca do produto. MW Parabéns pelo conteúdo, um dos poucos vídeos que vi sobre o assunto que foi explicado para qualquer um entender. Gostaria que disponibiliza-se os links do vídeo se for possível. Abraços ✌
Pedi o reembolso do meu i9 ontem, dentro dos 7 dias de devolução, nessa e nas próximas gerações vou ficar com AMD, o problema é tão grave que a Intel deu mais 2 anos de garantia pra quem está comprando essa bomba, nas duas gerações!
@@andrerodrigo9929 exatamente, tem uma máquina aqui intermediária de uso secundário há uns 6 anos e nunca deu problema algum, e olha que as crianças pinta os diabos com ela, fica ligada as vezes 12, 14 horas num único dia, AMD deixou há muito tempo o sinônimos de qualidade intermediária ou algo do tipo!
@MW essas telas que eles mencionam pode ser as telas de matriz serigraficas usadas na produçao dos chips, pensa na estampa de uma camisa voce tem uma tela onde tem a imagem a ser estampada só que essa imagem esta no negativo ou seja onde voce quer depositar a tinta nao tem a pelicula e onde voce nao quer passar a tinta tem a pelicula. eu nao sei como é atualmente mas as primeiras cpus usavam um processo analogo ao serigrafico só que microscopico né ou melhor nanoscopico, talves eles tenham algum defeito na produçao dessas telas que nao haviam sido observados antes de iniciar a produçao dos chips. isso é só uma suposiçao do que poderia ser essas telas mencionadas. cada camada tem varias telas a serem usadas e cada tela referente a uma substancia especifica a ser depositada (cobre, tantalo, etc etc) igual na serigrafia onde voce tem pra uma mesma estampa varias telas uma pra cada cor. espero que eu tenha sido claro com essa curtissima explicaçao. 😅
Fala Miguel, gostaria que você fizesse uma pesquisa maior e falasse novamente sobre o problema de forma aprofundada. A bomba da Intel nos ultimos meses não se da somente pelo problema de oxidação, mas sim 4 problemas diferentes e não relacionados. O primeiro problema a surgir foram processadores I9 da 14° começando a falhar desde alguns meses após seu lançamento, conforme mais posts (principalmente no reddit) e reclamações referentes a processadores top de linha falhando foram tragos a tona reclamações do inicio de 2023 sobre processadores da 13° parando de funcionar sem causa aparente com os mesmos sintomas que a nova geração, isso fez com que a comunidade começasse a buscar a possível causa para isso. Posso estar errado sobre a ordem dos fatores mas aqui vai oque eu pesquisei sobre: O primeiro problema a ser evidenciado (pois já era conhecido) era relativo a placas-mães dos chipset 1700 (14°) estarem acompanhando sua configuração stock (padrão) um limite de tensão muito alta, a minha placa mãe Asus vinha com um limite padrão de fabrica de PL1 e PL2 de 4000 Watts apesar da recomendação da Intel ser de um limite de 253 Watts, junto dessa evidencia relacionada a configurações padrões de fabrica das placas-mães foi encontrado um bug no micro-código do processador relacionado ao eTVB onde fazia com que o processador ultrapasse certos limites não permitidos por padrão. Ambos esses problemas foram corrigidos via atualização de BIOS, o problema relacionado a limites foi corrigido à 2 ou 3 meses onde a Intel liberou uma tabela de limites e as empresas de placa-mães lançaram um update adicionando uma configuração de "Intel Base Line" para colocar esse limite (porém a configuração padrão da placa mãe ainda é com o limite errado, deve-se selecionar os limites da intel manualmente na BIOS), e o problema com eTVB foi solucionado através de um update na BIOS no inicio do ultimo mês de julho. Ao mesmo tempo enquanto a comunidade buscava as causas encontrando duas possiveis ocorrencias (citadas acima), foi encontrado esse problema de oxidação em alguns processadores da 13° geração (até o momento não encontrei citações desse problema na 14°). Com o problema explodindo em fóruns e comunidades, a intel fez um anuncio falando que o problema de oxidação de fato existe mas foi referente a somente processadores de 13° produzidos entre o final de 2022 e meados de 2023, porém a Intel até o momento se nega a compartilhar o numero de lote dos processadores afetados. E enfim nas ultimas semanas a comunidade descobriu a mais provavel causa raiz do problema dos processadores fritando sozinho. Acontece que as ultimas gerações de processadores da Intel (13° e 14°) trabalho com uma tecnologia de requisição de voltagem que o processador faz para determinados núcleos, foi descoberto que em certos momentos aleatórios essa requisição sofre um mal funcionamento que faz com que o processador faça uma requisição absurda de energia alcançando limites, como você disse, de até 1,7v. Vale ressaltar que voltagens acima de 1.4v já são de certa forma preocupantes e desgastam de forma absurda os processadores. O problema dessa requisição, é que ela não é vista em programas como os quais você mostrou no video, pois ela ocorre em fração de micro-segundos (milesimos de milesimos de segundos) e só é possivel detecta-la utilizando um osciloscópio (o canal "Actually Hardcore Overclocking" fez um video recentemente mostrando esse problema no osciloscópio). A Intel já fez um comunicado informando que saira uma atualização de microcódigo para resolver esse problema em meados de agosto junto de uma forma de detectar se seu processador sofreu qualquer tipo de dano durante seu tempo de vida. Posso ter falado asneira aqui mas apenas compartilhei oque conheço do problema até o momento, se alguem quiser contribuir com mais informação, seja bem vindo
VID (Max) é a voltagem que o processador ''pede' para a placa mãe... não é necessariamente a voltagem real. Para saber a voltagem real, é necessário olhar o VCORE. Uma forma de vocês (usuários de 13 e 14) descobrirem se o CPU esta sofrendo o problema de degradação, é olhando o VID. Quando o processador esta em processo de degradação, ele começa pedir (VID) valores cada vez maiores para manter os clocks e estabilidade. Quando a situação se torna insustentável (mesmo com a alta voltagem sendo oferecida ao processador) ele começa apresentar travamentos, perca de desempenho e tela azul. Ou seja, se seu PC apresentou uma tela azul por conta da cpu, por exemplo, significa que a cpu se degradou de tal maneira, que é praticamente irreversível a solução do problema.
Ainda bem que fui de AMD nessa geração, eu sempre usei processadores Intel, mas o meu ultimo PC Intel morreu depois de uma queda de luz e felizmente dessa vez eu dei uma chance para a AMD e estou curtindo o desempenho do meu Ryzen 5 7600X nos jogos, que é o meu foco atualmente.
eu montei um 12400F ano passado no AE só porque tava muito barato na china, isso foi logo quando ameaçaram taxar as compras acima de U$50 pela primeira vez, paguei R$1200 entre placa-mãe, processador e 32gb de memória, mas se fosse hoje em dia eu montaria mais um Ryzen sem pensar duas vezes, porque eu ja tenho uma maquina com um R5 5600, quando eu comprei o 12400F ainda não tinha lançado o 5700x3D, senão eu teria o dom de montar mais um AM4 com certeza no preço china ele seria o melhor CxB pra quem quer longevidade em jogos.
o mesmo meu amigo, mais de 15 anos de intel e fui de amd, nao dava mais, preços exorbitantes até em placa mae lga intel, fui de ryzen 7 7500x para ter uma vida maior...
Qual sua placa de video mano? to querendo pegar um tbm, to na duvida entre 13400f e ryzen 7 57003xd, minha placa de video é uma RX6600, fico na duvida porque o i5 tem 10 nucleos
Cara, poderia fazer um teste de placa de vídeo, comparando vram? Tipo, pega entre duas placas da AMD e da NVidia de 6, 8, 12 gb de vram, comparar o quão impactante é em questão de vram entre elas...
Trabalho a 20 anos consertando pcs, ate hoje nunca peguei um computador que o problema era o processador da intel, já amd peguei muitos, isso que aconteceu é algo nunca visto.
Interessante que trabalho na área a 22 anos, e minha trajetória é o inverso da sua, mais Intel com diversos problemas do que AMD, e tenho ambas as marcas pra uso pessoal e profissional. Penso eu, que tudo é possível... As versões dos sistemas operacionais, modelos e séries de placas mãe entre outras peças também contribuem nas variantes...
Tava na alegria braba q finalmente consegui primeiro computador monstro da vida, chegou ontem e agr to com medo kkkkkk veio montado já pela kabum mas pelo menos vem com caixa do i5 13600k, obrigado pelas infos camarada MW
Tem um streamer que acompanho que trocou o set dele porque a CPU i9 de 13 geração que simplesmente morreu. Ele trocou pelo Ryzen 7800x3d. Aí ele comentou sobre esses BOs das cpus da intel.
Saí dos Correios agora, depois de deixar o pacote com um i9 14900K que não parava de dar BsOD. A Intel aceitou o RMA depois de quase um mês de negociações. Comprei agora um i7 12700f pra ver se não tenho mais problemas.
A gente troca todas as peças do pc procurando o problema e o problema de tela azul continua e a gente nunca vai pensar que é o processador. Fico pensando o quanto foi estressante para várias pessoas com o pc dando problemas e depois de muito tempo descobre-se que é o processador.
5:03 posso estar errado, mas o fato de ter havido uma queda de tensão com o porcessador no maximo mostra que a resitencia do circuito do mesmo não esta preparada par corrente eletrica que ele necessita para trabalhar principalmento no maximo, mas tambem podem haver outros fatores
Vídeo de ouro que pode salvar muitos desavisados, pode postar todo mês até sair a 15° geração! Muitos como eu vão agradecer. Eu sou leigo e resolvi montar o Pc agora e tô pegando o melhor nas minhas condições. E até escolhi e comprei hoje mesmo a placa mãe pensando na geração mais atual possível no caso peguei a z790 aorus elite, no site da Kabum diz q não chega a suportar 14°, alguém sabe se suportaria? No caso agora vou ir de 12°
Com bastante certeza, algum dos processos foi corrompido por algum "infectatne", demoraram muito pra descobrir qual/quais, só que não pararam as linhas de produção, kkk, pois o prejuízo em teoria seria maior, só que eles não contavam de dar "biziu" tão rápido.... Se lascaram de qualquer jeito.... Deveriam ser processados e obrigados à devolver o dinheiro de volta! Quem vai querer se arriscar com processador INTELL depois dessa cagada???? Nem da próxima geração... Quem garante que não vai vir com defeito?.....
No processo de fabricação de processadores, as "telas" referem-se a uma etapa crucial conhecida como **fotolitografia**. Este é um processo usado para transferir padrões extremamente pequenos de circuitos elétricos para a superfície do wafer de silício, que é o material base para a fabricação de chips. Aqui está uma visão geral de como isso funciona: 1. **Preparação do Wafer**: O processo começa com a preparação do wafer de silício, que é polido até ficar extremamente liso. 2. **Aplicação de Fotoresiste**: Uma camada de material sensível à luz, chamado fotoresiste, é aplicada na superfície do wafer. Este material reagirá à luz para ajudar a formar o padrão desejado. 3. **Exposição à Luz**: O wafer revestido de fotoresiste é então exposto à luz ultravioleta através de uma **máscara**. A máscara funciona como uma tela que bloqueia a luz em determinadas áreas e permite que ela passe por outras, criando um padrão específico no fotoresiste. 4. **Revelação do Padrão**: Após a exposição, o wafer passa por um processo de revelação que remove o fotoresiste das áreas expostas ou não expostas, dependendo do tipo de fotoresiste (positivo ou negativo). Isso revela o padrão no wafer. 5. **Gravação**: O wafer é então submetido a um processo de gravação química ou de plasma, que remove as partes do wafer não protegidas pelo fotoresiste, esculpindo o padrão do circuito diretamente no silício. 6. **Remoção do Fotoresiste**: Finalmente, o fotoresiste restante é removido, deixando para trás o padrão gravado no wafer de silício. A fotolitografia é um processo repetido múltiplas vezes para criar as várias camadas de circuitos complexos que compõem um processador moderno. A precisão e a miniaturização permitidas por essa técnica são fundamentais para a evolução contínua dos semicondutores, permitindo o desenvolvimento de chips cada vez mais poderosos e eficientes.
Pareceu um texto copiado de ChatGPT, não é uma crítica e sim uma curiosidade. Sobre os processadores, eu só queria um concorrente bem difundido em arquitetura ARM no mercado.
Está parecendo revelação de filme e fotografia no processo quimico com aleto de prata, a diferença é que não se consegue ver nem com microscópio eletrônico.
Eu acho que ele deve ter lido em ingles tambem, se eu não me engano ele ja demonstrou em outros videos que pelo menos se vira no ingles. Claro pode não ser o caso e ele só ter lido noticias traduzidas kkk
montei meu pc tem uns 2 meses... sempre tive processadores intel... mas nessa geração optei pelos ryzen pelo seu custo beneficio... eu realmente pensei em apesar do custo ficar na intel pela minha afinidade com as nomenclaturas e já o hábito de trabalhar com placas intel... mas no fim acabei estudando um pouco mais e acabei optando por um ryzen... mano... como sou feliz pela minha escolha porque eu não sabia dessa parada ai da intel...
Comprei um Asus tuf f15 em maio, ele teve esse problema, mandei pra assistência da ASUS, ficou 20 dias lá. Trocaram o processador, a placa mãe e a tela. O meu é o core i5. Tá funcionando perfeitamente após o reparo.
Estava nesse exato momento olhando esse notebook para comprar, mas o processador é o 12500H. (Notebook Gamer ASUS TUF Gaming F15 Intel Core i5 12500H, 16GB RAM, SSD 512GB, Tela 15.6" FHD, RTX 3050, KeepOS, Mecha Gray - FX507ZC4-HN232)
Na área de veículos, quando há um problema sério, os fabricantes são obrigados à fazer RECALL e chamar os consumidores à levar o veículo em uma conssessionária pra que seja feito o reparo.... No caso aqui, por que a INTEL não relata os números de série dos processadores afetados e chama os clientes para substituir o produto defeituoso???? Eles é que tem que procurar os clientes, e não os clientes à INTEL...
E pior que a dois meses atrás eu sem saber desses BO eu comprei um i7 14700K, vou rezar pra que o meu não apresente esses defeitos já que a intel informa que não são todas as unidades que são afetados, até agora o meu está perfeito, fiz uma atualização de Bios recomendada pela MSI que e minha placa mãe atualizando o micro código e é isso ai agora a sorte está lançada.
Eu no seu lugar, venderia a placa mãe, solicitaria a devolução do processador e o extorno do seu dinheiro, e mudaria pra AMD.... Não duvido nada a próxima geração ainda ter problemas... Quando acontece algo assim, isso detona a marca, eles vão ficar com essa "pincha" de processadores defeituosos... O bom é que isso pode forçar eles à baixarem o preço...
@@lucasesilva3294 uso em automático, já instalei uma nova atualização de bios que já tinha disponível no site de MSI no caso da minha mobo, corrigindo um micro código.
Miguel, teste o processador AMD Ryzen 7 7800x3d em relação ao processador Intel Core i7 de Décima Terceira Geração. Só para ver a temperatura, TDP, clock sem precisar aumentar nada no software das empresas concorrentes e veja também a questão do FPS. Teste 4 jogos e um aplicativo gráfico: Photoshop ou Lightroom. Se puder veja o desempenho dos processadores concorrentes nos programas de teses: Geekenchmark, PW Monitor e Fun Mark. Desafio aceito? Boa noite!
faz tempo que estou no ryzen! ja abandonei a intel devido a constante troca de soquete! estava usando ryzen 3 segunda geração, fui para quarta geração e nao precisei mexer no sockete!
eu usando um i5 2400 e foi o melhor primeiro processador que eu já adquiri, vou trocar logo logo, mas ainda tem muito potencial pra entregar msm que seja um processador antigo ele suporta muita coisa ainda
Fala Miguel.. blz? Poderia abordar um assunto que pode ser intrigante para muitos, como para mim. Pq alguns xeon são mais caros que outros? Encontramos xeon com especificações inferiores, que custa mais caro que um com especificações superiores da mesma família.
Eu me lembro de quando lançaram essa geração e o pessoal tava falando que as temperaturas chegavam a absurdos 100ºC e diziam que era normal, que o processador foi programado pra isso, que era o novo normal, mas aparentemente alguns lotes estavam tendo esse problema
processador realmente tem uma vida útil muito grande. Montei um retro PC com umas peças antigas que eu tinha aqui, só pra eu jogar os games da época, e estou usando meu intel Q9550 sem problemas e pelo jeito, vai viver muito tempo ainda.
São todos processadores da INTEL do i3 a i9 da 13 e 14a geração querido, se informa mais não é só oxidação não, é problema de degradação interna por erro no projeto...
Miguel, boa noite! Preciso te fazer duas perguntas: 1. Acha que agora não é um bom momento para trocar de computador (por conta desses problemas com a Intel e os boatos de vulnerabilidades nos AMD)? 2. Quanto você cobraria para me dar uma consultoria, uma ajuda para escolher peças novas (a fim de evitar gargalos, incompatibilidades, etc). Obrigado!
Ai o cara compra um i9 de 14ª tendo q comprar praticamente um radiador de carro pra resfriar e mesmo assim ainda fazer undervolting e aparece mais essa, isso ai deveria ter garantia vitalícia, não atoa as ações da Intel derretem com o calor de seus processadores!
Comprei meu i512600K em 2022 por 1.5k no ali (não fui taxado) e hoje após 2 anos ele está esse preço no Brasil, nesse meio tempo quase fiz um "upgrade" pra geração 13, ainda bem que não fiz, mas é uma sacanagem da intel de qualquer forma.
O pior foi no meu caso, montei um pc com processador intel de 13ª geração, memórias ddr4, placa de vídeo, pois o processador não tinha vídeo, fonte, tudo, montei tudo certo, o pc ligava mas não iniciava, não conseguia entender o que estava errado, desmontei o pc quando estava tentando tirar o processador da placa-mãe danifiquei os contatos do processador e com isso matei a minha placa-mãe. Depois dessa experiência só compro computador montado e funcionando, não me arrisco a comprar peças pela internet para montar meu pc, você pode se deparar com palhaçadas de fabricantes de placas-mãe e de processadores, o pior é ter feito tudo certo, pago caro por isso e no final não ter o que se espera.
olá MW resolvi o problea pra clientes com a estanhagem dos pontos de conexao com o soquete e um estanho e o protetor do day subistituí por proteçoes de geraçoes anteriores!
Olá MW Informática, realmente é difícil um processador dá algum ou ter um problema, tenho gardado e já testei vários processadores da 775, por exemplo p4 631, pentium d tenho 2 processadores da linha core 2 duo, E5400, E5500 E7500, e funcionando tenho uma placa mãe 775 testei e funcionando de boa e tem alguns que não funcionaram, mas pode ser problemas da bios que não reconheceram os processadores os quais não funcionaram, e quase todo domingo dou um pulo na feirinha aqui perto de casa, ve se eu acho mais uma placa mais moderna. Que situação da Intel, mas a Intel vai da a volta por cima. Valeuu Deus abençoe
Como a umidade do ar aumenta a possibilidade de corrosão, quem sabe uns saquinhos de sílica gel dentro do gabinete ajude um pouco a reduzir o problema?... Principalmente em regiões de umidade alta, perto do litoral ou com muita chuva.
A grande questão é a "bomba relógio". Valor muito alto $ para um risco iminente. Quanto a garantia, 5 anos é extramente pouco, digo isso pois o meu atual i7 8770k tem 6 anos de uso e me atender super bem nas minhas atividades: desenvolvimento de SW. Um indicador para troca de processador é qdo vc começa a "esperar" pelo processamento e isso impacta na sua entrega.
Era pra ter um recall, mas o orgulho da empresa não vai deixar… A garantia estendida não resolverá os problemas das peças que forem se manifestar só no futuro, já que cada um vai falhar em um tempo aleatório.
Recall só existe se coloca em risco a vida dos utilizadores… por isso só existe no meio automobilístico kkkkk. Na pior das hipóteses um processador que teria uma vida útil de 15 anos, vai ter de 10 anos. Algo que já passou de longe da garantia q ela dá.
@@guilhermedinizz se tem processador dando problema com menos de 6 meses, acho que muitos vão ter bem antes dos 10 anos kkkk mas é meio sorte (ou azar) já que nem todos serão afetados no mesmo ritmo. E ainda tem a tentativa de correção que prometeram numa atualização do microcode.
@@techmanja o que mais pesa é a confiança: a empresa vendeu um produto com defeito, negou a garantia para vários antes do problema explodir, culpou as fabricantes de placa mãe, negou até onde pode... E no final deu uma mísera garantia de 2 anos extras pra tentar suavizar. Ela já não vive um bom momento, com isso piora mais ainda a imagem. Mas faz parte. É raríssimo dar problema em projetos de processadores, uma hora ou outra ia acontecer.
A Intel disse que são dois problemas isolados. Um foi a oxidação, que segundo eles foi resolvida. Outro é a sobretensão de voltagem, aonde o processador aceita voltagens excessivas vindas da placa mãe o que corrói os circuitos. O patch de microcode virá pra resolver esse problema de sobretensão, segundo a Intel. Acho que no vídeo isso ficou misturado, como se a oxidação que estivesse causando a sobretensão e segundo a Intel não é isso.
sempre preferi intel do que AMD , mas depois que usei um M1 ... minha preferencia mudou completamente ... Não estou falando de SO e sim de eficiencia de processador..
Ótima informação, Eu não sabia. Não vai se chatear com essa observação, mas sua voz está com excesso de "esses", tipo soprando. Dá uma conferida. No mas tá tudo show!!! Abração.
Essa geração introduziu novos designs nunca vistos antes em produtos da Intel. São novas tecnologias... Nem tão novas assim né tipo a muitos anos atrás a Fury X fez algo parecido só que bem menos avançado digamos assim... Mas ainda sim são tecnologias que a sociedade não teve muito contato até agora e tá dando problemas.
Eu vi em algum lugar , se nao me engano .. Que os processadores de notebook tambem estão propensos a este defeitos sim Qualquer processador da 13 ou 14 geração com + de 65w está propenso ao defeito ! O buraco e mais embaixo , e a intel esta tentando amenizar , Mas pelo visto ate nos i3 de 13 geracao ja tem relatos de instabilidade!
esse de não da o lote que ta com problema é o ponto chave pra negar RMA em massa vai ter gente querendo RMA so pra nao correr o risco, sem necessidade, e por conta disso a intel pode facilmente negar aos montes pra evitar troca de processador
Excelente video...Mas eu tenho uma duvida enorme para o meu caso amigo... tenho uma Motherboard Huananzhi QD4 com 32 gigas de ram ECC quad.. e tenho um processador Xeon 2697A V4 atualmente em uso nesta motherboard... mas quando comprei o KIt ela vinha com Processador Xeon 2670 V3 ... terei cometido algum erro ao colocar um processador mais forte... visto que o que estou a usar tem 145 TDP e o outro 120 TDP... vou danificar a motherboard a longo prazo ?? é que quando o processador puxa noto que o VRM aquece bem... com Xeon 2697A V4 , mas tambem aquece com o Xeon 2670 V3.... afinal em que ponto ficamos ?? gostava de ouvir uma opinião.??
Sobre a garantia você errou, o em caixa que eles citaram onde falaram em aumentar a garantia em 2 anos, é referente as pessoas que compraram produto solto e utilizaram em sistema aberto, eles indicaram que produto OEM essa garantia teria que ser vista com o fabricante, tendo em vista que eles não podem garantir um notebook inteiro por exemplo ou fazer a substituição já que não teria como enviar o notebook pra eles.
@@marcoseliasmep cara obrigado, achei que já tinha perdido a garantia, mas acessei o site da Intel e vi que a garantia vai até 2026. Vou ver se consigo o reparo ou troca e vou tentar vender pra um amigo que tem um i3 10105F
olá MW eu resolvi esse problema pra clientes estanhando os pontos de conexao do processador, obs fazer isso logo nos primeiros sinais de oxidaçao visual, assim prologa um pouco mais a vida ultil do cpu, mas fazer apos apresentar tela azul e consumo alto já nao adianta pois significa que a oxidaçao ja penetrou o cpu! alguns cpus passaram a funcionar normal apos o processo logo no inicio mas nao ha garantias alem dos 90 dia da lei!
@@RenanMsV_YT a parte de baixo do processador, recebi alguns com oxidaçao inicial e parcial dando tela azul e alguns se quer ligava o pc, lixei com lixa 2000 e estanhei com auxilio do microscopio, alguns voltarama funcionar e outros pararam de dar tela azul, mas se a oxidação avançar pra dendtro da pcb rumando ao day fica impossivel recuperar, de 17 apenas 10 voltaram, os outros 7 estavao muito oxicidados de modo que os pontos de pinos nem existiammais, a estanhagem nos pontos de conecção so da uma vida ultil maiors se nao tiver atingido ainda a parte interna!
"precisa ser mais potente que a concorrência, si não vamos perder dinheiro" na concorrência tem esses riscos. e já já vão ser 5 empresas de processadores brigando entre si pela maior preferencia do publico.
Ou seja, lascou muito pra eles. O consumidor que tá procurando fazer um upgrade do PC ele não vai buscar esses raptor lake, eles vão atrás dos Ryzen. A Epic Games já vai fazer isso, pra poder trabalhar tranquila no UE5.
Eu não esperaria dar o problema. Já abria um chamado dizendo que tinha o problema e via o que eles iriam fazer para "solucionar" o problema. Imagina ai, hoje, amanhã, daqui a 2 anos tudo ok e do nada... Pá! Tela azul... E La se foi 2-3 mil conto... Eu tava com uma RX580 da AsRock. Garantia de 1 ano. Começou a travar, travar, uma hora no começo do uso, outras depois de um tempo usando. Falaram que era driver, falaram que era a placa, enfim, tava na garantia eu fiz foi enviar. Resultado, placa com defeito e não deu reparo. Então fica a dica. Não espere acontecer o pior, aproveita que a Intel reconhece a bronca e ver o que ela vai oferecer para vc no período de garantia. Como o MW falou e mostrou, processador dura MUITO tempo.
12:15 Nesse caso, o tradutor reconheceu como o substantivo "tela", quando na verdade é o verbo "triar" (screening). No final, isso significa que adicionaram processos de triagem na fabricação pra detectar esse tipo de problema nos processadores antes deles virarem produto.
@@WagnerGFX obrigado!
Será que foi realmente "falha" ou a ideia é começar fabricar os processadores com uma vida útil inferior...?
@@carlosfischer4705 Isso é bem improvável. Porque eles não tem como controlar com precisão a vida útil do processador.
As frequências e voltagens de base deles são o ponto onde a fabricante acredita que o processador pode rodar de forma estável sem dar problema por um longo tempo.
Vale lembrar que os primeiros a darem problema foram da linha 9, que normalmente são usados em servidores e rodam 24/7 com altas cargas.
Nem a 13a série ainda passou o tempo de garantia inicial, então eles só estariam dando um tiro no próprio pé tentando uma ideia dessa.
A realidade é que eles fizeram M, tentaram esconder pelo máximo de tempo possível e agora tão tendo que pagar pela burrice. Embora, os que vão pagar são os 15 mil funcionários que vão ser demitidos para "cortar custos".
Beleza, professor de português.
@@carlosfischer4705foi falha pois podiam ter criado um tipo de falha mais difícil de ser detectado.
Foi identificado em 2022 mas só relatam agora quando todo o estoque foi vendido. Bonzinho eles.
Mancada 😢
Para eles é melhor vender 100 e tipo 30 apresentar problema e eles substituirem do que perder os 100 pelo pé pq no médio prazo alguns "podem" apresentar defeito.
@@ranierealves6543 o ruim é que tem gente que vai ter problema e nem vai saber o que houve.Imagina a mae que comprou pc po filho,dando defeito,e vai levar para aquelas assistencias de esquinas que vao condenar o pc inteiro...
Boas vindas ao capitalismo
@@famdv É, agora estamos vendo as consequências de uma empresa fazer isso em um livre mercado, o capitalismo de livre mercado não perdoa, adeus soberania Intel
Vi um vídeo que o processo para fabricação de um chip (CPU), é super demorado podendo demorar mais de 30 dias. Imagine a precisão dos equipamentos, tantos processos, etapas de deposição de camadas, é tanto processo tipo silkscreen, imagine se uma matéria prima estiver um pouco fora da especificação. Fico imaginando como foi feito projeto que já esta na casa dos bilhões de transistores. Eu nem imagino como isso é projetado, os processos, é algo inimaginável. Quando eu comecei a trabalhar com microprocessador foi com os 8080 e o Z80 da Zilog.Cpus de 8 bits. Isso em 1983, e nem consigo imaginar como os caras conseguiram evoluir tanto e tão rápido.
A falha foi na aplicação de tântalo sobre o cobre que tem efeito antioxidante, pra ser mais específico, o Tantalo que devia proteger não tá fazendo isso.
Eles demoram 30 dias e eu, anos pra comprar um processador. Volta estudar Intel. Estagiária!
É galera, fujam de PCs montados com intel 13 e 14 geração. A chance de dar ruim e não ter garantia da Intel é gigante
Ainda bem que a quase 1 ano atrás montei meu kit AMD DDR4 até agora tá um foguete
Pois é, meu pc usa AMD hj em dia.
Tenho sorte de eu ter 12
@@FranciscoMatheusgb eu tenho o 11 e tive problemas. Acionei a garantia essa semana
@@dariogms eu só peguei Intel por que na época o 12400f tava 150 reais mais barato que o 5600 e a performance e igual
O mais zoado é terem sido duas gerações seguidas. Em 2022, identificaram o problema e só agora realmente fazem algo...
É que a 14º geração nada mais é do que um refresh da 13º geração...
@@julianoteixeira888São 2 gerações diferentes.
@@dawn3846Mas a 14° geração é basicamente a 13° geração com algumas mudanças
@@dawn3846 Sim, más com projetos muito, muito semelhantes e exatamente o mesmo processo de fabricação. Não é coincidência as duas gerações apresentarem o mesmo problema...
Se pensar logicamente por questões de geração. A décima terceira é pra estar toda zoada, e a décima quarta pelo menos metade, já que identificaram em 2022.
Aí MW salve. Miguel podia fazer uma série de vídeos aí decorando planejando montando melhoria nesse espaço aí, pra gente seguidor ter algumas ideias junto a ti para melhorias nos nossos setup o que acha? Automação no espaço nichos dentre outros.
Acabei de te ver no estacionamento do mãe de deus! Espero q esteja tudo certo! Abs e sucesso!
Ótimo vídeo, professor!
Miguel, uma dica.
Próxima vez que tiver um problema como esse no áudio vc pode passar o áudio da câmera no adobe enhance speech, melhora um bocado, tira esse som horrível de sala, é muito bom, abraço.
da aflição ver que tem um baita microfone na cara dele e o vídeo ter esse som de aquario kkk
só não assistir ou assista legendado 👍@@hermmida
Olá Miguel. Mas um vídeo TOP da Balada. Parabéns. Agora o importante é ficarmos atentos quanto a estes processadores que serão desovados no marcado. Como você bem falou ainda comercializamos CPUs Intel de 3ª e 4ª geração e que estão funcionando. Obrigado.
Audio do vídeo não ficou no padrão MW… pareceu o processo de fabricação da Intel 😂😂
Foi só no começo, man KKKKK. Mas deu pra perceber tbm.
Eu já não uso INTEL há muito tempo e agora nunca mais. Sempre fui contra o monopólio dessa empresa e dos abusivos preços dos seus produtos. E agora motivo ainda maior. Sempre gostei dos produtos da AMD e agora motivos a mais. Está entrando a Qualcom também nesse seguimento. Concorrência sempre é bem-vinda
Augustos, qual notebook AMD você recomenda de até R$5K?
@@bpzadm Depende pra que???? Pra usar word,, excell, ppt.... Qualquer um...
Pra jogos de alto detalhamento gráfico e/ou trabalhar com softwares de alto desempenho gráfico, como Blender, Lúmion, SolidWorks, Inventor, etc.... Nenhum notebook, apenas desktop...
Algum notebook vai rodar esses jogos e esses programas....????
Sim, más sempre vão ter desempenho "capado".... E serão muito mais caros...
Muito obrigado pelo vídeo Mewing Informática 🙌🙏
Comprei o primeiro processador intel hyper-threading, o famoso Pentiun HT. Diziam que esquentava demais, que tinha um monte de problemas e blablabla; Já se passaram 20 anos e ele continua funcionando até hoje.
oH LOCO MEU !
Eu tenho dois desses Pentium 4 HT 3.0 GHz x2 😅 um é 533 e um 800 ambos 1MB de cache, instalei o polêmico e mais pesado de todos Windows Vista x64, 4GB DDR2 800 num HP Compaq 5100 SFF rodando lindo leve e temperatura 🌡 está em 46° no estresse!
Concordo com o seu argumento! E acho que vc deveria comprar um i7/i9 de 13ª/14ª... E não dê ouvidos aos blablablabla, pois é tudo teoria da conspiração para denegrir a imagem da intel!
@@guileao123 E correr para os ryzen fodidos? Bela solução. o bagulho tá pegando fogo também, não adianta passar pano.
@@Juarez-uh5xzpegando fogo só na sua imaginação 😂
AEEEEE TAVA ESPERANDO ESSE, DAMNN
Segundo sites de notícias, a empresa Intel acumulou um prejuízo de cerca de 1 bilhão e meio, estão fazendo demissão em massa. A coisa foi grave mesmo.
@Adriano-vh7oh Claro cara, problemas graves assim a nível global tem prejuízo, o que resta é ir para AMD, pelo mesmo não mudam o socket a cada 2 ou 3 anos.
demisssão aonde precisa fazer tbm filho
Certeza que eles programaram os processadores para oxidarem com o tempo, só que erraram a mão e foi rápido demais hahahgsha
Não falei asneira conspiracionista
@@gyusbs Por experiência própria os novos produtos eletrônicos têm durado menos que os velhos, não sei se é proposital, apenas fiz uma piada
@@rochap1998 ok, dessa vez passa, mas que não se repita
Faz sentido. Pois processadores tem durado mais de 10 anos, tem gente usando core 2 duo ate hoje.
@@Coguvisk eu tinha um processador mó antigo de 4 núcleos que tinha quase o mesmo desempenho do ryzen 5 5600g q estou agora, porém perdeu o suporte, se não tava usando ele até hoje, muito mais estável
Excelente vídeo! Estou montando uma máquina nova e optei por um i5 12600kf. Acabei saindo dessa roubada! 😅
e na hora que quiser ou precisar fazer um upgrade de cpu?
Tenho um 13700K e infelizmente sofri com o problema. Sou da área de tecnologia, testei tudo que era possível de HW e SW, achei que eram as memórias inicialmente. Não sabia sobre o problema até começar ver matérias sobre. Resolvi paliativamente o problema setando alguns parâmetros na BIOS (Aorus B760M Elite) e o problema deixou de ocorrer. No meu caso o ponteiro do mouse apresentava stuttering, parecia uma lesma pra se mover kkkkk e não era só em cargas altas do CPU, era realmente aleatório.
Em fim, consultei minha garantia e esta coberto até 2026 vou aguardar mais um pouco, mas com certeza irei fazer a troca do produto.
MW Parabéns pelo conteúdo, um dos poucos vídeos que vi sobre o assunto que foi explicado para qualquer um entender. Gostaria que disponibiliza-se os links do vídeo se for possível.
Abraços ✌
Eu se fosse vc já pediria o RMA, não sei se no Brasil vai ser tão simples como no EUA.
@@PauloSYSengineering vdd concordo com Paulo, já corre atrás disso não deixa para dps.
só lamento, mas não uso Intel a anos, nunca foi um empresa correta, desde prática a marketing, sac.
Tem que fazer a troca pois pode piorar no futuro. E aproveita enquanto há unidades novas para receber.
Mano já troca o melhor seria dinheiro de volta. Teve caso de trocar na garantia e ter o mesmo erro.
Pedi o reembolso do meu i9 ontem, dentro dos 7 dias de devolução, nessa e nas próximas gerações vou ficar com AMD, o problema é tão grave que a Intel deu mais 2 anos de garantia pra quem está comprando essa bomba, nas duas gerações!
E a placa mãe, vai fazer como?
@@Seu_Lunga vou guardar e deixar em off mesmo, se a Intel não lançar um novo soquete nos próximos dois ou três anos tá de boas!
@PhelipeBraga mudem para AMD, hoje está bem melhor.
@@andrerodrigo9929 exatamente, tem uma máquina aqui intermediária de uso secundário há uns 6 anos e nunca deu problema algum, e olha que as crianças pinta os diabos com ela, fica ligada as vezes 12, 14 horas num único dia, AMD deixou há muito tempo o sinônimos de qualidade intermediária ou algo do tipo!
@MW essas telas que eles mencionam pode ser as telas de matriz serigraficas usadas na produçao dos chips, pensa na estampa de uma camisa voce tem uma tela onde tem a imagem a ser estampada só que essa imagem esta no negativo ou seja onde voce quer depositar a tinta nao tem a pelicula e onde voce nao quer passar a tinta tem a pelicula. eu nao sei como é atualmente mas as primeiras cpus usavam um processo analogo ao serigrafico só que microscopico né ou melhor nanoscopico, talves eles tenham algum defeito na produçao dessas telas que nao haviam sido observados antes de iniciar a produçao dos chips. isso é só uma suposiçao do que poderia ser essas telas mencionadas. cada camada tem varias telas a serem usadas e cada tela referente a uma substancia especifica a ser depositada (cobre, tantalo, etc etc) igual na serigrafia onde voce tem pra uma mesma estampa varias telas uma pra cada cor. espero que eu tenha sido claro com essa curtissima explicaçao. 😅
Fala Miguel, gostaria que você fizesse uma pesquisa maior e falasse novamente sobre o problema de forma aprofundada.
A bomba da Intel nos ultimos meses não se da somente pelo problema de oxidação, mas sim 4 problemas diferentes e não relacionados.
O primeiro problema a surgir foram processadores I9 da 14° começando a falhar desde alguns meses após seu lançamento, conforme mais posts (principalmente no reddit) e reclamações referentes a processadores top de linha falhando foram tragos a tona reclamações do inicio de 2023 sobre processadores da 13° parando de funcionar sem causa aparente com os mesmos sintomas que a nova geração, isso fez com que a comunidade começasse a buscar a possível causa para isso. Posso estar errado sobre a ordem dos fatores mas aqui vai oque eu pesquisei sobre:
O primeiro problema a ser evidenciado (pois já era conhecido) era relativo a placas-mães dos chipset 1700 (14°) estarem acompanhando sua configuração stock (padrão) um limite de tensão muito alta, a minha placa mãe Asus vinha com um limite padrão de fabrica de PL1 e PL2 de 4000 Watts apesar da recomendação da Intel ser de um limite de 253 Watts, junto dessa evidencia relacionada a configurações padrões de fabrica das placas-mães foi encontrado um bug no micro-código do processador relacionado ao eTVB onde fazia com que o processador ultrapasse certos limites não permitidos por padrão. Ambos esses problemas foram corrigidos via atualização de BIOS, o problema relacionado a limites foi corrigido à 2 ou 3 meses onde a Intel liberou uma tabela de limites e as empresas de placa-mães lançaram um update adicionando uma configuração de "Intel Base Line" para colocar esse limite (porém a configuração padrão da placa mãe ainda é com o limite errado, deve-se selecionar os limites da intel manualmente na BIOS), e o problema com eTVB foi solucionado através de um update na BIOS no inicio do ultimo mês de julho.
Ao mesmo tempo enquanto a comunidade buscava as causas encontrando duas possiveis ocorrencias (citadas acima), foi encontrado esse problema de oxidação em alguns processadores da 13° geração (até o momento não encontrei citações desse problema na 14°). Com o problema explodindo em fóruns e comunidades, a intel fez um anuncio falando que o problema de oxidação de fato existe mas foi referente a somente processadores de 13° produzidos entre o final de 2022 e meados de 2023, porém a Intel até o momento se nega a compartilhar o numero de lote dos processadores afetados.
E enfim nas ultimas semanas a comunidade descobriu a mais provavel causa raiz do problema dos processadores fritando sozinho. Acontece que as ultimas gerações de processadores da Intel (13° e 14°) trabalho com uma tecnologia de requisição de voltagem que o processador faz para determinados núcleos, foi descoberto que em certos momentos aleatórios essa requisição sofre um mal funcionamento que faz com que o processador faça uma requisição absurda de energia alcançando limites, como você disse, de até 1,7v. Vale ressaltar que voltagens acima de 1.4v já são de certa forma preocupantes e desgastam de forma absurda os processadores. O problema dessa requisição, é que ela não é vista em programas como os quais você mostrou no video, pois ela ocorre em fração de micro-segundos (milesimos de milesimos de segundos) e só é possivel detecta-la utilizando um osciloscópio (o canal "Actually Hardcore Overclocking" fez um video recentemente mostrando esse problema no osciloscópio). A Intel já fez um comunicado informando que saira uma atualização de microcódigo para resolver esse problema em meados de agosto junto de uma forma de detectar se seu processador sofreu qualquer tipo de dano durante seu tempo de vida.
Posso ter falado asneira aqui mas apenas compartilhei oque conheço do problema até o momento, se alguem quiser contribuir com mais informação, seja bem vindo
VID (Max) é a voltagem que o processador ''pede' para a placa mãe... não é necessariamente a voltagem real. Para saber a voltagem real, é necessário olhar o VCORE. Uma forma de vocês (usuários de 13 e 14) descobrirem se o CPU esta sofrendo o problema de degradação, é olhando o VID. Quando o processador esta em processo de degradação, ele começa pedir (VID) valores cada vez maiores para manter os clocks e estabilidade. Quando a situação se torna insustentável (mesmo com a alta voltagem sendo oferecida ao processador) ele começa apresentar travamentos, perca de desempenho e tela azul. Ou seja, se seu PC apresentou uma tela azul por conta da cpu, por exemplo, significa que a cpu se degradou de tal maneira, que é praticamente irreversível a solução do problema.
Ainda bem que fui de AMD nessa geração, eu sempre usei processadores Intel, mas o meu ultimo PC Intel morreu depois de uma queda de luz e felizmente dessa vez eu dei uma chance para a AMD e estou curtindo o desempenho do meu Ryzen 5 7600X nos jogos, que é o meu foco atualmente.
eu montei um 12400F ano passado no AE só porque tava muito barato na china, isso foi logo quando ameaçaram taxar as compras acima de U$50 pela primeira vez,
paguei R$1200 entre placa-mãe, processador e 32gb de memória,
mas se fosse hoje em dia eu montaria mais um Ryzen sem pensar duas vezes, porque eu ja tenho uma maquina com um R5 5600,
quando eu comprei o 12400F ainda não tinha lançado o 5700x3D, senão eu teria o dom de montar mais um AM4 com certeza no preço china ele seria o melhor CxB pra quem quer longevidade em jogos.
o mesmo meu amigo, mais de 15 anos de intel e fui de amd, nao dava mais, preços exorbitantes até em placa mae lga intel, fui de ryzen 7 7500x para ter uma vida maior...
Eu nunca gostei de Intel, acho AMD mais "agradavel". Lado vermelho da força!
@@djquakerpsvconsegue me recomendar um Ryzen em até 1000 superior ao i5 12400F?
Qual sua placa de video mano? to querendo pegar um tbm, to na duvida entre 13400f e ryzen 7 57003xd, minha placa de video é uma RX6600, fico na duvida porque o i5 tem 10 nucleos
Cara, poderia fazer um teste de placa de vídeo, comparando vram? Tipo, pega entre duas placas da AMD e da NVidia de 6, 8, 12 gb de vram, comparar o quão impactante é em questão de vram entre elas...
Ainda bem que eu optei pela linha Ryzen, saindo do 5600G pra upar pro 5600 apenas.
Trabalho a 20 anos consertando pcs, ate hoje nunca peguei um computador que o problema era o processador da intel, já amd peguei muitos, isso que aconteceu é algo nunca visto.
Interessante que trabalho na área a 22 anos, e minha trajetória é o inverso da sua, mais Intel com diversos problemas do que AMD, e tenho ambas as marcas pra uso pessoal e profissional.
Penso eu, que tudo é possível... As versões dos sistemas operacionais, modelos e séries de placas mãe entre outras peças também contribuem nas variantes...
Tava na alegria braba q finalmente consegui primeiro computador monstro da vida, chegou ontem e agr to com medo kkkkkk veio montado já pela kabum mas pelo menos vem com caixa do i5 13600k, obrigado pelas infos camarada MW
A maioria dos casos foi com os 900 e 700. Dificilmente terá problemas.
@@RenanMsV_YT🙏🙏
Bom, você ainda tem tempo hábil pra devolução, eu não correria esse risco e pegava um com um ryzen equivalente.
Ótimo vídeo como sempre, só o audio que está estranho
Tem um streamer que acompanho que trocou o set dele porque a CPU i9 de 13 geração que simplesmente morreu. Ele trocou pelo Ryzen 7800x3d. Aí ele comentou sobre esses BOs das cpus da intel.
Saí dos Correios agora, depois de deixar o pacote com um i9 14900K que não parava de dar BsOD. A Intel aceitou o RMA depois de quase um mês de negociações. Comprei agora um i7 12700f pra ver se não tenho mais problemas.
A gente troca todas as peças do pc procurando o problema e o problema de tela azul continua e a gente nunca vai pensar que é o processador. Fico pensando o quanto foi estressante para várias pessoas com o pc dando problemas e depois de muito tempo descobre-se que é o processador.
5:03 posso estar errado, mas o fato de ter havido uma queda de tensão com o porcessador no maximo mostra que a resitencia do circuito do mesmo não esta preparada par corrente eletrica que ele necessita para trabalhar principalmento no maximo, mas tambem podem haver outros fatores
Depois de mil videos sem sentido e muita enrrolação no youtube vem o miguelzão e mata charada em 19min, por isso que eu amo esse canal.
Vídeo de ouro que pode salvar muitos desavisados, pode postar todo mês até sair a 15° geração! Muitos como eu vão agradecer. Eu sou leigo e resolvi montar o Pc agora e tô pegando o melhor nas minhas condições. E até escolhi e comprei hoje mesmo a placa mãe pensando na geração mais atual possível no caso peguei a z790 aorus elite, no site da Kabum diz q não chega a suportar 14°, alguém sabe se suportaria? No caso agora vou ir de 12°
Alguém soltou um Pum na hora da fabricação e não querem abrir o jogo .
kkkkkk pior que na sala onde fica a máquina não pode ter nem AR, tem que ser vácuo constante
As tias da limpeza lavaram as máquinas para deixar limpinho... 😂
Funcionário da Intel: CAGARO AQUI Ó!
é vacuo, nem pode entrar nesses lugares é tudo controlado pelo computador. Tudo lindo na teoria, mas será que respeitaram isso.
Com bastante certeza, algum dos processos foi corrompido por algum "infectatne", demoraram muito pra descobrir qual/quais, só que não pararam as linhas de produção, kkk, pois o prejuízo em teoria seria maior, só que eles não contavam de dar "biziu" tão rápido....
Se lascaram de qualquer jeito....
Deveriam ser processados e obrigados à devolver o dinheiro de volta!
Quem vai querer se arriscar com processador INTELL depois dessa cagada???? Nem da próxima geração...
Quem garante que não vai vir com defeito?.....
Ow MW esse áudio foi editado com esses processadores 13/14? Kkkk zuera, ótimo vídeo como sempre❤❤❤
Estava na dúvida entre pegar um AMD ou Intel. Agora não vou arriscar, vou de Ryzen. Valeu!
Muito obrigado pelo conteúdo
Passa seu áudio no Adobe Podcast, só subir um mp3 ou m4a. Vai tirar toda essa reverberação e é de graça.
No processo de fabricação de processadores, as "telas" referem-se a uma etapa crucial conhecida como **fotolitografia**. Este é um processo usado para transferir padrões extremamente pequenos de circuitos elétricos para a superfície do wafer de silício, que é o material base para a fabricação de chips. Aqui está uma visão geral de como isso funciona:
1. **Preparação do Wafer**: O processo começa com a preparação do wafer de silício, que é polido até ficar extremamente liso.
2. **Aplicação de Fotoresiste**: Uma camada de material sensível à luz, chamado fotoresiste, é aplicada na superfície do wafer. Este material reagirá à luz para ajudar a formar o padrão desejado.
3. **Exposição à Luz**: O wafer revestido de fotoresiste é então exposto à luz ultravioleta através de uma **máscara**. A máscara funciona como uma tela que bloqueia a luz em determinadas áreas e permite que ela passe por outras, criando um padrão específico no fotoresiste.
4. **Revelação do Padrão**: Após a exposição, o wafer passa por um processo de revelação que remove o fotoresiste das áreas expostas ou não expostas, dependendo do tipo de fotoresiste (positivo ou negativo). Isso revela o padrão no wafer.
5. **Gravação**: O wafer é então submetido a um processo de gravação química ou de plasma, que remove as partes do wafer não protegidas pelo fotoresiste, esculpindo o padrão do circuito diretamente no silício.
6. **Remoção do Fotoresiste**: Finalmente, o fotoresiste restante é removido, deixando para trás o padrão gravado no wafer de silício.
A fotolitografia é um processo repetido múltiplas vezes para criar as várias camadas de circuitos complexos que compõem um processador moderno. A precisão e a miniaturização permitidas por essa técnica são fundamentais para a evolução contínua dos semicondutores, permitindo o desenvolvimento de chips cada vez mais poderosos e eficientes.
@@FernandoMPDO obrigado!
Pareceu um texto copiado de ChatGPT, não é uma crítica e sim uma curiosidade. Sobre os processadores, eu só queria um concorrente bem difundido em arquitetura ARM no mercado.
@@Tony-ue9dlsim, copiou do gpt kkkkk
@@Tony-ue9dlirá ter os snapdragon agr
Está parecendo revelação de filme e fotografia no processo quimico com aleto de prata, a diferença é que não se consegue ver nem com microscópio eletrônico.
11:57 Pode ser a tradução ao pé da letra que traduz como "tela" é deve ser outra coisa, isso já aconteceu bastante comigo 😅
Eu acho que ele deve ter lido em ingles tambem, se eu não me engano ele ja demonstrou em outros videos que pelo menos se vira no ingles. Claro pode não ser o caso e ele só ter lido noticias traduzidas kkk
montei meu pc tem uns 2 meses... sempre tive processadores intel... mas nessa geração optei pelos ryzen pelo seu custo beneficio... eu realmente pensei em apesar do custo ficar na intel pela minha afinidade com as nomenclaturas e já o hábito de trabalhar com placas intel... mas no fim acabei estudando um pouco mais e acabei optando por um ryzen... mano... como sou feliz pela minha escolha porque eu não sabia dessa parada ai da intel...
Comprei um Asus tuf f15 em maio, ele teve esse problema, mandei pra assistência da ASUS, ficou 20 dias lá. Trocaram o processador, a placa mãe e a tela. O meu é o core i5. Tá funcionando perfeitamente após o reparo.
O seu é da 13ª geração?
Estava nesse exato momento olhando esse notebook para comprar, mas o processador é o 12500H.
(Notebook Gamer ASUS TUF Gaming F15 Intel Core i5 12500H, 16GB RAM, SSD 512GB, Tela 15.6" FHD, RTX 3050, KeepOS, Mecha Gray - FX507ZC4-HN232)
Na área de veículos, quando há um problema sério, os fabricantes são obrigados à fazer RECALL e chamar os consumidores à levar o veículo em uma conssessionária pra que seja feito o reparo....
No caso aqui, por que a INTEL não relata os números de série dos processadores afetados e chama os clientes para substituir o produto defeituoso???? Eles é que tem que procurar os clientes, e não os clientes à INTEL...
No canal TJ Gaming já chegou alguns processadores 13 e 14 com tela azul
Ae Miguel.... o áudio está dando eco . Já está na hora de fazer isolamento acústico no estudio ai í... e já aproveitar e fazer vídeo sobre o assunto
E pior que a dois meses atrás eu sem saber desses BO eu comprei um i7 14700K, vou rezar pra que o meu não apresente esses defeitos já que a intel informa que não são todas as unidades que são afetados, até agora o meu está perfeito, fiz uma atualização de Bios recomendada pela MSI que e minha placa mãe atualizando o micro código e é isso ai agora a sorte está lançada.
Tô nessa torcida também. Quase 4 anos juntando pra um PC e mês passado montei um com i5 14600KF. Sem problemas até o momento.
Vlw pelo aviso, vou de i5 gen 12 mesmo então
Eu no seu lugar, venderia a placa mãe, solicitaria a devolução do processador e o extorno do seu dinheiro, e mudaria pra AMD.... Não duvido nada a próxima geração ainda ter problemas...
Quando acontece algo assim, isso detona a marca, eles vão ficar com essa "pincha" de processadores defeituosos...
O bom é que isso pode forçar eles à baixarem o preço...
Nao faça overclocking ... deixe no automatico e atualize as firmewares da mobo.
@@lucasesilva3294 uso em automático, já instalei uma nova atualização de bios que já tinha disponível no site de MSI no caso da minha mobo, corrigindo um micro código.
Miguel, teste o processador AMD Ryzen 7 7800x3d em relação ao processador Intel Core i7 de Décima Terceira Geração. Só para ver a temperatura, TDP, clock sem precisar aumentar nada no software das empresas concorrentes e veja também a questão do FPS. Teste 4 jogos e um aplicativo gráfico: Photoshop ou Lightroom. Se puder veja o desempenho dos processadores concorrentes nos programas de teses: Geekenchmark, PW Monitor e Fun Mark. Desafio aceito? Boa noite!
faz tempo que estou no ryzen!
ja abandonei a intel devido a constante troca de soquete!
estava usando ryzen 3 segunda geração, fui para quarta geração e nao precisei mexer no sockete!
eu usando um i5 2400 e foi o melhor primeiro processador que eu já adquiri, vou trocar logo logo, mas ainda tem muito potencial pra entregar msm que seja um processador antigo ele suporta muita coisa ainda
Agora sim, microfone certo 😂 3:45
Fala Miguel.. blz? Poderia abordar um assunto que pode ser intrigante para muitos, como para mim. Pq alguns xeon são mais caros que outros? Encontramos xeon com especificações inferiores, que custa mais caro que um com especificações superiores da mesma família.
Eu me lembro de quando lançaram essa geração e o pessoal tava falando que as temperaturas chegavam a absurdos 100ºC e diziam que era normal, que o processador foi programado pra isso, que era o novo normal, mas aparentemente alguns lotes estavam tendo esse problema
processador realmente tem uma vida útil muito grande. Montei um retro PC com umas peças antigas que eu tinha aqui, só pra eu jogar os games da época, e estou usando meu intel Q9550 sem problemas e pelo jeito, vai viver muito tempo ainda.
Imagina quem comprou os galaxy book 3 ultra, problema na placa de video capada, problema na tela que trinca, problema no processador que oxida
Esse problema afeta os processadores de notebooks?
Por essas e outras que eu sempre preferi o lado vermelho da força! rsrsrs
Salve mestre
São todos processadores da INTEL do i3 a i9 da 13 e 14a geração querido, se informa mais não é só oxidação não, é problema de degradação interna por erro no projeto...
Miguel, boa noite! Preciso te fazer duas perguntas:
1. Acha que agora não é um bom momento para trocar de computador (por conta desses problemas com a Intel e os boatos de vulnerabilidades nos AMD)?
2. Quanto você cobraria para me dar uma consultoria, uma ajuda para escolher peças novas (a fim de evitar gargalos, incompatibilidades, etc).
Obrigado!
Obrigado pelo video! Estava bem em dúvida se eu pegava o i5-14600KF ou Ryzen 5 9600X. Mas estou achando que vou de ryzen.
Ai o cara compra um i9 de 14ª tendo q comprar praticamente um radiador de carro pra resfriar e mesmo assim ainda fazer undervolting e aparece mais essa, isso ai deveria ter garantia vitalícia, não atoa as ações da Intel derretem com o calor de seus processadores!
Comprei meu i512600K em 2022 por 1.5k no ali (não fui taxado) e hoje após 2 anos ele está esse preço no Brasil, nesse meio tempo quase fiz um "upgrade" pra geração 13, ainda bem que não fiz, mas é uma sacanagem da intel de qualquer forma.
ufffffffffa ainda bem que aos 3:20 ele ligou o microfone
Deboas MW, eu também estou com problemas de audição então desculpa por não te ouvir melhor :/
É impressionante a vantagem da AMD nos quesitos TDP, temperatura, geração de FPS e desempenho em aplicativos gráficos e jogos.
O pior foi no meu caso, montei um pc com processador intel de 13ª geração, memórias ddr4, placa de vídeo, pois o processador não tinha vídeo, fonte, tudo, montei tudo certo, o pc ligava mas não iniciava, não conseguia entender o que estava errado, desmontei o pc quando estava tentando tirar o processador da placa-mãe danifiquei os contatos do processador e com isso matei a minha placa-mãe. Depois dessa experiência só compro computador montado e funcionando, não me arrisco a comprar peças pela internet para montar meu pc, você pode se deparar com palhaçadas de fabricantes de placas-mãe e de processadores, o pior é ter feito tudo certo, pago caro por isso e no final não ter o que se espera.
O áudio do vídeo ficou ruim no começo, mas o conteúdo salvou.
olá MW resolvi o problea pra clientes com a estanhagem dos pontos de conexao com o soquete e um estanho e o protetor do day subistituí por proteçoes de geraçoes anteriores!
Faz anos que migrei de intel para AMD e nao me arrependo.
Olá MW Informática, realmente é difícil um processador dá algum ou ter um problema, tenho gardado e já testei vários processadores da 775, por exemplo p4 631, pentium d tenho 2 processadores da linha core 2 duo, E5400, E5500 E7500, e funcionando tenho uma placa mãe 775 testei e funcionando de boa e tem alguns que não funcionaram, mas pode ser problemas da bios que não reconheceram os processadores os quais não funcionaram, e quase todo domingo dou um pulo na feirinha aqui perto de casa, ve se eu acho mais uma placa mais moderna. Que situação da Intel, mas a Intel vai da a volta por cima. Valeuu Deus abençoe
Ótimo video
São 2 anos a mais de garantia para todos os processadores 13a e 14a, novos ou já em uso e não somente para os comprados agora...
Como a umidade do ar aumenta a possibilidade de corrosão, quem sabe uns saquinhos de sílica gel dentro do gabinete ajude um pouco a reduzir o problema?... Principalmente em regiões de umidade alta, perto do litoral ou com muita chuva.
O MW JA VENHO UM TEMPO TE PERGUNTANDO QUE EU QUANDO ENTRO NUM JOGO ELA FICA NO DESENPENHO NORMAL E DO NADA TRAVA TUDO NUNCA FIZ LIMPEZA
A grande questão é a "bomba relógio". Valor muito alto $ para um risco iminente. Quanto a garantia, 5 anos é extramente pouco, digo isso pois o meu atual i7 8770k tem 6 anos de uso e me atender super bem nas minhas atividades: desenvolvimento de SW.
Um indicador para troca de processador é qdo vc começa a "esperar" pelo processamento e isso impacta na sua entrega.
Era pra ter um recall, mas o orgulho da empresa não vai deixar…
A garantia estendida não resolverá os problemas das peças que forem se manifestar só no futuro, já que cada um vai falhar em um tempo aleatório.
Recall só existe se coloca em risco a vida dos utilizadores… por isso só existe no meio automobilístico kkkkk.
Na pior das hipóteses um processador que teria uma vida útil de 15 anos, vai ter de 10 anos. Algo que já passou de longe da garantia q ela dá.
Mano la fora os caras trocam PC a cada 3, 4 anos, se vc ver a 13 foi lançado já a quase 2 anos, com mais 2 de garantia iria pra 4/5 anos
@@guilhermedinizz se tem processador dando problema com menos de 6 meses, acho que muitos vão ter bem antes dos 10 anos kkkk mas é meio sorte (ou azar) já que nem todos serão afetados no mesmo ritmo. E ainda tem a tentativa de correção que prometeram numa atualização do microcode.
@@techmanja o que mais pesa é a confiança: a empresa vendeu um produto com defeito, negou a garantia para vários antes do problema explodir, culpou as fabricantes de placa mãe, negou até onde pode... E no final deu uma mísera garantia de 2 anos extras pra tentar suavizar.
Ela já não vive um bom momento, com isso piora mais ainda a imagem.
Mas faz parte. É raríssimo dar problema em projetos de processadores, uma hora ou outra ia acontecer.
@@marcoseliasmep sim, mas como eu disse, para o mundo não vai dar nada, para nos br que depende de hardware veio, aí pesa um pouco
A Intel disse que são dois problemas isolados. Um foi a oxidação, que segundo eles foi resolvida. Outro é a sobretensão de voltagem, aonde o processador aceita voltagens excessivas vindas da placa mãe o que corrói os circuitos. O patch de microcode virá pra resolver esse problema de sobretensão, segundo a Intel. Acho que no vídeo isso ficou misturado, como se a oxidação que estivesse causando a sobretensão e segundo a Intel não é isso.
se saber um pouco de como funciona a corrente eletrica, quanto mais resistência, mais voltagem tem que passar para vencer a resistência.
sempre preferi intel do que AMD , mas depois que usei um M1 ... minha preferencia mudou completamente ... Não estou falando de SO e sim de eficiencia de processador..
Ótima informação, Eu não sabia. Não vai se chatear com essa observação, mas sua voz está com excesso de "esses", tipo soprando. Dá uma conferida. No mas tá tudo show!!! Abração.
Sabe se o 13900 HX ( que tem no Alienware M16 R1) foi afetado tb? Parabéns pelo video
Obsolescência programada chegou ao processador. Tenho um i7 de 2011 e uso até hoje, 13 anos funcionando com carga
Essa geração introduziu novos designs nunca vistos antes em produtos da Intel. São novas tecnologias... Nem tão novas assim né tipo a muitos anos atrás a Fury X fez algo parecido só que bem menos avançado digamos assim... Mas ainda sim são tecnologias que a sociedade não teve muito contato até agora e tá dando problemas.
Tenho o i7 14700, não tive problema até agora, já fiz a atualização da Bios com a correção do Microcode para minha placa Z790 MSI. Bem estável.
Comprei o i7 14700kf chega quarta feira, será melhor devolver?
To querendo comprar um i9 14th nao queria ir de ryzen kkk
Eu vi em algum lugar , se nao me engano ..
Que os processadores de notebook tambem estão propensos a este defeitos sim
Qualquer processador da 13 ou 14 geração com + de 65w está propenso ao defeito !
O buraco e mais embaixo , e a intel esta tentando amenizar ,
Mas pelo visto ate nos i3 de 13 geracao ja tem relatos de instabilidade!
Devia ter um grupo no Whats também :')
Tem um reparo muito bom, ir de Ryzen 7900x! Sem medo de tela azul
Parece tradução automática, o termo "telas" ai parece ser originalmente "screen" que pode ser usado num sentido de monitor/monitoração.
esse de não da o lote que ta com problema é o ponto chave pra negar RMA em massa
vai ter gente querendo RMA so pra nao correr o risco, sem necessidade, e por conta disso a intel pode facilmente negar aos montes pra evitar troca de processador
Excelente video...Mas eu tenho uma duvida enorme para o meu caso amigo... tenho uma Motherboard Huananzhi QD4 com 32 gigas de ram ECC quad.. e tenho um processador Xeon 2697A V4 atualmente em uso nesta motherboard... mas quando comprei o KIt ela vinha com Processador Xeon 2670 V3 ... terei cometido algum erro ao colocar um processador mais forte... visto que o que estou a usar tem 145 TDP e o outro 120 TDP... vou danificar a motherboard a longo prazo ?? é que quando o processador puxa noto que o VRM aquece bem... com Xeon 2697A V4 , mas tambem aquece com o Xeon 2670 V3.... afinal em que ponto ficamos ?? gostava de ouvir uma opinião.??
Sobre a garantia você errou, o em caixa que eles citaram onde falaram em aumentar a garantia em 2 anos, é referente as pessoas que compraram produto solto e utilizaram em sistema aberto, eles indicaram que produto OEM essa garantia teria que ser vista com o fabricante, tendo em vista que eles não podem garantir um notebook inteiro por exemplo ou fazer a substituição já que não teria como enviar o notebook pra eles.
Tambem entendi isso que vc falou, espero que seja isso mesmo.
Passa vida vendo os PCs monstros apenas em vídeos, ae quando chega minha vez da esse B.O.
Meu i5 11400F queimou com menos de 2 anos de uso. Por sorte consegui um 11400 normal por 600,00, mas ainda assim é osso. Próximo upgrade eu vou de AMD
Não chegou a acionar a garantia? Geralmente a Intel dá 3 anos de garantia. Não sei se no caso desse foi diferente.
@@marcoseliasmep cara obrigado, achei que já tinha perdido a garantia, mas acessei o site da Intel e vi que a garantia vai até 2026. Vou ver se consigo o reparo ou troca e vou tentar vender pra um amigo que tem um i3 10105F
olá MW eu resolvi esse problema pra clientes estanhando os pontos de conexao do processador, obs fazer isso logo nos primeiros sinais de oxidaçao visual, assim prologa um pouco mais a vida ultil do cpu, mas fazer apos apresentar tela azul e consumo alto já nao adianta pois significa que a oxidaçao ja penetrou o cpu! alguns cpus passaram a funcionar normal apos o processo logo no inicio mas nao ha garantias alem dos 90 dia da lei!
estanhou o processador? mais detalhes por favor
@@RenanMsV_YT a parte de baixo do processador, recebi alguns com oxidaçao inicial e parcial dando tela azul e alguns se quer ligava o pc, lixei com lixa 2000 e estanhei com auxilio do microscopio, alguns voltarama funcionar e outros pararam de dar tela azul, mas se a oxidação avançar pra dendtro da pcb rumando ao day fica impossivel recuperar, de 17 apenas 10 voltaram, os outros 7 estavao muito oxicidados de modo que os pontos de pinos nem existiammais, a estanhagem nos pontos de conecção so da uma vida ultil maiors se nao tiver atingido ainda a parte interna!
"precisa ser mais potente que a concorrência, si não vamos perder dinheiro" na concorrência tem esses riscos. e já já vão ser 5 empresas de processadores brigando entre si pela maior preferencia do publico.
Salve MW, mano coloca caixas de ovo embaixo moveis ou nas paredes para reduzir o eco. abraço.
Rapaz. parece que o audio que foi da camera, tem muit eco da sala, com certeza esse não é o som do mic
Ou seja, lascou muito pra eles. O consumidor que tá procurando fazer um upgrade do PC ele não vai buscar esses raptor lake, eles vão atrás dos Ryzen. A Epic Games já vai fazer isso, pra poder trabalhar tranquila no UE5.
Muito antes de saberem desse problema eu já não recomendava esses processadores devido ao clock baixo, consumo de energia alto e performance mediocre.
Eu não esperaria dar o problema.
Já abria um chamado dizendo que tinha o problema e via o que eles iriam fazer para "solucionar" o problema.
Imagina ai, hoje, amanhã, daqui a 2 anos tudo ok e do nada... Pá! Tela azul... E La se foi 2-3 mil conto...
Eu tava com uma RX580 da AsRock. Garantia de 1 ano. Começou a travar, travar, uma hora no começo do uso, outras depois de um tempo usando. Falaram que era driver, falaram que era a placa, enfim, tava na garantia eu fiz foi enviar. Resultado, placa com defeito e não deu reparo. Então fica a dica. Não espere acontecer o pior, aproveita que a Intel reconhece a bronca e ver o que ela vai oferecer para vc no período de garantia.
Como o MW falou e mostrou, processador dura MUITO tempo.