Quais são as porcentagens e divisões do ISRC?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 25 гру 2024

КОМЕНТАРІ • 52

  • @FalcaomorenoProducoesmusicallt
    @FalcaomorenoProducoesmusicallt 7 місяців тому

    Top

  • @devanilalmeida4395
    @devanilalmeida4395 Рік тому

    Muito bom! Rápido e rasteiro👏

  • @felipeoutono
    @felipeoutono 3 роки тому

    Parabéns pela explicação... Segue o som!

  • @danisoares1130
    @danisoares1130 3 роки тому

    Claro e objetivo ... curti

    • @GarbelaHomeStudio
      @GarbelaHomeStudio  3 роки тому

      valeu Dani! A intenção é essa mesmo. Satisfação ajudar!

  • @asora.
    @asora. 2 роки тому

    Faz um vídeo explicando como gerar o ISRC prfv

    • @GarbelaHomeStudio
      @GarbelaHomeStudio  2 роки тому

      Tá na mão:
      - Cadastro de obra (pra gerar o ISWC):
      instagram.com/tv/CNf8rRBr2J8/?igshid=NDRkN2NkYzU=
      - Cadastro de fonograma (pra gerar o ISRC):
      instagram.com/tv/CN0joOCL_F8/?igshid=NDRkN2NkYzU=

  • @klkuk70
    @klkuk70 2 роки тому

    Oi qual e mais importante registrar ou gerar isrc?? Pra mandar pras distribuidoras, pra não ter problemas com direitos autorais etc? Registrar e mais importante?

    • @GarbelaHomeStudio
      @GarbelaHomeStudio  2 роки тому

      Salve. Tanto o registro quanto o cadastro (gerar ISRC) são essenciais. Faça os dois, porque cada um tem uma função e sua música precisa das duas coisas. Porém, se fosse pra escolher entre um ou outro, com certeza seria o ISRC, já que só com ele você garante a arrecadação e proteção dos seus direitos autorais e conexos. E sempre lembrando, nunca mande uma música pra distribuidora sem antes ter gerado o seu ISRC pela sua associação (Abramus, UBC, etc). Nenhuma distribuidora gera ISRC, o que elas geram é só um código fake aleatório que não tem validade nenhuma, e te traz vários prejuízos, além de não proteger sua música e não te trazer nenhuma arrecadação.

    • @klkuk70
      @klkuk70 2 роки тому

      @@GarbelaHomeStudio ok mas se eu gerar o isrc depois de já distribuida tem problema??

    • @GarbelaHomeStudio
      @GarbelaHomeStudio  2 роки тому

      @@klkuk70 Sim, porque se a música foi distribuída sem o seu ISRC (o que você gerou na associação) significa que ela foi distribuída com esse ISRC fake que eu falei, e aí vc vai ter todos esses problemas. E não dá pra mudar ele pelo ISRC verdadeiro, só se vc derrubar a música e subir ela de novo com o ISRC certo, mas aí você perde todos os plays :/ é um baita prejuízo. Se vc ainda não tiver muitos plays na música, talvez valha a pena derrubar ela pra que seja distribuída com o ISRC certo. Analisa aí e vê o que acha. Se não quiser derrubar e vai manter ela distribuída sem ISRC, ainda assim gera o verdadeiro na sua associação. Na distribuidora a música vai continuar sem ISRC, mas pelo menos se ela tocar em uma rádio e etc vc tem como solicitar sua arrecadação.

    • @klkuk70
      @klkuk70 2 роки тому

      @@GarbelaHomeStudio ok obrigado

    • @klkuk70
      @klkuk70 2 роки тому

      @@GarbelaHomeStudio mais uma coisa tentei lançar minha música e a distribuidora pediu documentos para provar que e minha, registrei e mandei pra eles, mas no caso eles estäo pedindo o isrc ou o registro vale??

  • @analisecritica8722
    @analisecritica8722 Рік тому

    E como é feito a distribuição dos royaltis dentro da ONErpm?

    • @GarbelaHomeStudio
      @GarbelaHomeStudio  Рік тому

      Vai em contabilidade > royalty share (ou algo assim)

    • @analisecritica8722
      @analisecritica8722 Рік тому

      @@GarbelaHomeStudio ok, e qual o percentual da receita que devo pagar ao cantor? e ao produtor? sugiro vc fazer um video falando sobre a divisão da receita, porque acredito que muitos compositores desejam saber dessa informação. O cara distribui a música, mas não sabe como repartir as receitas com os participantes.

    • @GarbelaHomeStudio
      @GarbelaHomeStudio  Рік тому

      @@analisecritica8722 no royalty share não existe um padrão mano, vai do acordo que vocês fizerem. Ou seja, é vocês que decidem. Tem gente que divide meio a meio, outros 75/25, 60/40, 33/33/33 etc. O que é padronizado são as porcentagens do fonograma/ISRC (nem a obra é, podendo ser as % que vocês decidirem também), que são: 41,7% pros produtores fonográficos, 41,7% pros intérpretes e 16,6% pros músicos e arranjadores. Aqui no canal tem bastante informação sobre isso, e também no insta @garbelahomestudio , caso queira saber mais. Tmj!

    • @analisecritica8722
      @analisecritica8722 Рік тому

      @@GarbelaHomeStudio ok, eu me fudendo pra bancar tudo, divulgar, distribuir, fazer videos, etc..., vou lá dividir com ninguém, que se fodam, tô tirando tudo do meu bolso, kkkkkkkk

  • @Jorgin_louvor_cristao
    @Jorgin_louvor_cristao 7 місяців тому

    HELP AMIGO, ESCREVI A LETRA, COLOQUEI A MÚSICA, COMO NÃO TENHO BOA VOZ, CHAMEI UM CASAL DE CANTORES PRA GRAVAR, PAGUEI UM ESTUDIO PRA FAZER O PLAYBACK E JUNTAR AS VOZES, FICOU PRONTO, EU QUERO COLOCAR UM DOS CANTORES COMO PARCEIRO MEU NA COMPOSIÇÃO ASSIM:
    LETRA: EU FIZ e
    MUSICA: EU E ELE, O PRODUTOR FALOU QUE NÃO PODE, OU SÓ EU DE COMPOSITOR, OS OS DOIS COM 50% PARA CADA, É VERDADE?

    • @GarbelaHomeStudio
      @GarbelaHomeStudio  5 місяців тому

      não é verdade, vc pode dividir as porcentagens de autoria como quiser quando for cadastrar a obra na sua associação, e também tem as porcentagens da gravação que, apesar de já serem predefinidas, também podem ser divididas entre mais de uma pessoa. Isso tudo em relação ao ISRC. Já em relação à divisão de royalties no streaming, também pode dividir como quiser e com quem quiser.

  • @diogopinheiro964
    @diogopinheiro964 2 роки тому

    essas porcentagens são fixas? ou mudaram desses tempos pra cá?

  • @faellcompositor8535
    @faellcompositor8535 Рік тому

    Quem pagou pela gravação pode colocar como produtor fonográfico e gerar irsc?

    • @GarbelaHomeStudio
      @GarbelaHomeStudio  Рік тому

      Fala Fael. Exatamente. O produtor fonográfico é quem paga pela gravação, gera o ISRC e é o dono do fonograma.

  • @paulovitor2861
    @paulovitor2861 Рік тому

    Em questão ao fonograma, sou beatmaker e vendi o beat pro meu cliente, ai no contrato a gente entra em acordo que eu vou registrar a música novamente, nesse caso o cara que comprou o beat entrará como produtor fonográfico, mas como so eu que estou registrando a música novamente, tem problema de eu gerar o ISRC e depois mandar o código pro cara que comprou?

    • @GarbelaHomeStudio
      @GarbelaHomeStudio  Рік тому

      o único "problema" que eu vejo aí é o seguinte: quando vc cadastra uma obra e um fonograma, AUTOMATICAMENTE vc já entra como compositor e produtor fonográfico. Na parte de compositor vc até consegue colocar 0% por exemplo, mas se o combinado foi que vc não vai entrar como compositor, aí não tem como pq pelo menos o seu nome vai aparecer. Agora na parte de produtor fonográfico não tem como retirar seu nome também, e a porcentagem vai ser a de 41,7%, não dá pra alterar. O que dá pra fazer é vocês dois entrarem como produtor fonográfico, aí essa porcentagem divide pelos dois, mas se for fazer isso combina certinho com o cliente. E vcs dois podem entrar como compositor também, intérprete, músico, etc. Só combinar que dá bom, mas lembra que quando é vc que cadastra obra e fonograma não tem como remover seu nome e automaticamente já entra como compositor e produtor fonográfico.

    • @paulovitor2861
      @paulovitor2861 Рік тому

      @@GarbelaHomeStudio entendi mano, mas no caso se eu for registrar novamente, não tem problema se for eu que gerar o ISRC né?

    • @paulovitor2861
      @paulovitor2861 Рік тому

      @@GarbelaHomeStudio e em questão de gringo, se eu vender para um gringo, tem como registrar ele nessas associações brasileiras?

    • @GarbelaHomeStudio
      @GarbelaHomeStudio  Рік тому +1

      @@paulovitor2861 os problemas que eu vejo são esses aí que eu falei. Sobre o gringo, o país dele provavelmente tem pelo menos uma associação. Ou ele se filia a ela e te passa as informações (que são internacionais, valem no mundo todo e por isso não tem problema cada um ser de um país e de uma associação), ou ele pode tentar se filiar em uma associação do Brasil, como a Abramus que aceita estrangeiros. É só entrar em contato com ela pra ver o passo a passo. O que você pode fazer também é colocar o nome dele dentro da obra ou do fonograma nas funções que vocês combinaram mesmo sem ele ser filiado, pelo menos na Abramus dá pra fazer isso. Só que ele não recebe absolutamente nada até se filiar, e quando se filiar precisa notificar a associação para que seja feito o link entre aquela obra/fonograma e ele.

    • @paulovitor2861
      @paulovitor2861 Рік тому

      @@GarbelaHomeStudio entendi mano, vlw, ajudou muito

  • @Jazzpressochannel
    @Jazzpressochannel 3 роки тому +1

    Sou um mc,comprei uma licensa de um beat do beatstar. Criei uma letra,gravei e postei no youtube (a licensa que eu comprei permitia) o beatmaker tem alguma porcentagem na receita que eu fizer no video? Eu posso criar um isrc e só me colocar como criador da musica? Eu posso publicar essa música na onerpm só com meu nome?
    Sou iniciante,me sana essas dúvidas pf

    • @GarbelaHomeStudio
      @GarbelaHomeStudio  3 роки тому

      Salve. No geral, o certo seria inserir tanto você quanto o beatmaker no ISRC, já que a música é uma composição dos dois. Porém isso depende de cada caso. A publicação, a divisão e as demais respostas pra todas essas perguntas estão justamente na licença que você comprou. Já leu ela (ou o contrato dela) pra ver quais são os termos que o beatmaker colocou?

    • @Jazzpressochannel
      @Jazzpressochannel 3 роки тому

      @@GarbelaHomeStudio
      O que voce acha do contrato da beatplace?
      O mc compra o beat lá,desenbolsando o dinheiro dele, criando uma letra,dando vida ao beat e o mc ainda tem que dividir 50% dos ganhos de sua produçao? Sendo que você já pagou pelo beat. 50% É METADE dos ganhos.
      Na minha opnião é meio injusto pro mc iniciante e com poquíssima verba. Deveria ser algo justo às 02 partes. Fora o dinheiro que o mc desenbolsa na produção da música, estúdio, clipe e etc. O beatmaker querer metade da receita é extremo exagero.Não desmerecendo mas, o trabalho dele não corresponde a metade da produção final da obra (um clipe no youtube por exemplo) para ele querer metade dos ganhos. E novamente, o mc já pagou pelo beat, não foi algo de graça.
      O que voce acha sobre isso?

    • @GarbelaHomeStudio
      @GarbelaHomeStudio  3 роки тому +5

      @@Jazzpressochannel Duas coisas devem ser consideradas aí. A primeira, que é normal as pessoas confundirem, é a diferença de prestação de serviços e direitos de reprodução.
      A prestação de serviços é o preço que você vai pagar pelo valor que o beatmaker entrega pra você ao fazer o beat. Ou seja, a mão de obra, o tempo de serviço, estudo, conhecimento, estrutura, alcance, marca etc. Quanto maiores forem esses itens, maior tende a ser o valor agregado, e consequentemente maior o preço.
      Os direitos de reprodução são os direitos que todas as pessoas envolvidas na criação e gravação da música tem. Conforme a música for sendo tocada, todas essas pessoas tem direito a receber uma porcentagem pela sua participação. No caso dos compositores (e na maioria das vezes aqui o mc entra junto com o beatmaker), a divisão em partes iguais (50/50, 33/33/33, etc) é o caminho mais justo, já que nem o mc e nem o beatmaker fizeram a música sozinhos.
      Em relação a obra, vamos lembrar que obra é letra e melodia. Aqui, novamente, mc e beatmaker tem participação conjunta, e por isso podem ser considerados co-autores da música, já que um fez o beat com melodia, e o outro a letra também com melodia.
      A segunda coisa a ser considerada é sobre o investimento que você citou do mc fazer na produção da música, estúdio, clipe e etc. Também temos que lembrar o investimento que o beatmaker fez pra te entregar um beat. Tanto em estudo, conhecimento, tempo e esforço, quanto financeiro, comprando computador, interface, cabos, monitores de áudio, fones de referência, controladores, instrumentos, plugins, microfones, pedestais e mais uma infinidade de coisas. Montar e manter um estúdio (ou home studio) tende a ser extremamente caro, bem mais do que pagar pela produção de uma música e clipe em grande parte dos casos, por exemplo.
      Considerando tudo isso, é justo tanto na teoria quanto na prática que - se o beatmaker e mc compuseram a música juntos - eles também recebam os direitos de reprodução juntos. E isso não anula o fato do mc pagar também pela prestação de serviço, já que prestação de serviços e direitos de reprodução são coisas diferentes.

    • @Jazzpressochannel
      @Jazzpressochannel 3 роки тому +3

      @@GarbelaHomeStudio Obg por responder, me esclareceu mt. Continue com os videos

  • @stephaneb5930
    @stephaneb5930 2 роки тому

    Ei irmão, estou iniciando agora, realmente não sei nada, mas vamos lá!
    Entrei em contato com um cara que faz (base uso livre) ele disse que eu poderia lançar nas plataformas digitais, com fins lucrativas, que a única coisa que ele queria era que eu desse os créditos (colocando somente o nome dele como o Dj do beat e dizendo que a base é de uso livre) nesse caso, na hora dos ganhos, como seria? Já que ele disse isso! Eu sou a compositora da letra e a intérprete da música. Consegui um estúdio para fazer a mix e masterização da música. Me diga..... Quem está fazendo a Mix e Master da música, deve ganhar quanto? Me explica pfv. Bjs, desde já, agradeço!

    • @GarbelaHomeStudio
      @GarbelaHomeStudio  2 роки тому +1

      Salve! Como ele aparentemente está cedendo todos os direitos pra você, não precisa dividir nada de royalties e nem de direitos autorais/conexos com ele, nem pela sua associação (abramus, ubc, etc) e nem pela sua distribuidora (onerpm, distrokid, etc). Ou seja, os ganhos vão ser todos seus!
      De qualquer forma, confirma com ele se ele não vai querer receber nada mesmo, nem das plataformas digitais e nem vai querer entrar no ISRC.
      O ideal seria ter um documento, contrato ou uma troca de email pra ter isso registrado, mas se não tiver, tira um print dessa conversa e deixa salvo pra caso vc precisar um dia.
      Aí quando for gerar o ISRC na sua associação, se ele não quiser entrar mesmo você entra como tudo: compositora, intérprete, música e produtora fonográfica.
      E quando for distribuir a música não esquece de colocar ele nos créditos como ele pediu.
      Já sobre a mixagem e masterização, geralmente esses profissionais só cobram pela prestação do serviço, então quem vai te dizer o valor é o próprio profissional. Dificilmente ele vai pedir algo de royalties ou direitos autorais/conexos, mas se pedir, não há um padrão de valores aqui. Cabe a você e ele decidirem uma porcentagem e negociação justa, de repente em troca dele baixar um pouco o valor da prestação do serviço pra receber essa porcentagem.

  • @guilhermeverratti739
    @guilhermeverratti739 3 роки тому

    passa tabs de hidrogenia!

    • @GarbelaHomeStudio
      @GarbelaHomeStudio  3 роки тому

      Salve. Se for referente a música da Banda Saturno que produzi, fala com eles nas redes deles.

  • @saitam_hmc
    @saitam_hmc 3 роки тому +1

    cara, fala da "audius" Plataforma de musica descentralizada. Vai engolir o mercado atual

    • @GarbelaHomeStudio
      @GarbelaHomeStudio  3 роки тому +1

      Salve! Eu prefiro falar sempre sobre o que já testei e tenho mais conhecimento, o que ainda não foi possível no caso da Audius. Em breve algo pode sair sobre isso, obrigado pela sugestão. Abraços!

  • @LeoBeatsz
    @LeoBeatsz 2 роки тому

    Salve mano. Tenho uma dúvida: eu preciso ter o isrc do meu beat antes de mandar para o artista lançar nas plataformas?

    • @GarbelaHomeStudio
      @GarbelaHomeStudio  2 роки тому

      Se o beat foi lançado individualmente (só o beat sem voz) sim, antes de lançar vc gera o ISRC dele. Mas se vc já for lançar o beat direto com a voz do artista (música completa), vc que sabe.

    • @LeoBeatsz
      @LeoBeatsz 2 роки тому

      @@GarbelaHomeStudio no caso, se eu fizer essa segunda opção, será que eu posso ter problemas? Ainda voue cadastrar na abramus que só vai abrir cadastros dia 20 desse mês, e talvez o artista queira lançar antes, aí não vai ter como eu gerar o isrc antes 😔 agradeço pela sua resposta man, melhor canal pra produtores 🔥

    • @GarbelaHomeStudio
      @GarbelaHomeStudio  2 роки тому

      @@LeoBeatsz Se quiser, deixa o artista gerar o ISRC pra música, e depois que você se filiar você gera um ISRC pro beat. O importante é lançar a música com o ISRC verdadeiro gerado na associação, e nesse ISRC ter o seu nome e o do artista nas suas funções. Nunca deixe a Onerpm nem outra distribuidora gerar o código fake pra vocês porque depois já era, só dá pra mudar se derrubar a música e perder todos os plays. E não espera a abramus pra se filiar não, eles aumentaram o prazo. Se filia em uma das outras 7 associações (tem a Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC).

    • @LeoBeatsz
      @LeoBeatsz 2 роки тому

      @@GarbelaHomeStudio sim mano, eu me filiei na ubc, vou esperar agora a resposta deles. Valeuzão pela ajuda man, de coração 👊🏼🔥 continua com os vídeos man, vc é foda

  • @BLDiniz
    @BLDiniz 3 роки тому +1

    Não faz sentido o vocalista receber mais q o arranjador.

    • @GarbelaHomeStudio
      @GarbelaHomeStudio  3 роки тому +2

      Acho que quem criou essas porcentagens deve ter ido na linha de que no fim das contas a música acaba tendo mais visibilidade por causa do intérprete, que é quem "bota a cara" e se expõe pra que a música tenha um bom alcance. Mas aí depende de cada acordo. Por exemplo, hoje os beatmakers entram como autores, intérpretes, produtores fonográficos e músicos dependendo da música. É só especificar e combinar quais são seus termos de trabalho se acha que faz sentido receber mais. Tmj!