Estava pesquisando sobre molinetes anodizados sem saber exatamente o que seria anodização. Foi mais do que uma aula, foi muito esclarecedor. Muito obrigado. Ganhou um escrito!
Eu gostaria de estar anodizando carburador será que dá certo ? E qual seria a proporção de solução de bateria + a proporção de água destilada ? Teria como me dá uma força ? E se posso usar o corante em líquido ?
Obrigada pelo vídeo! Para obter um aspecto de alumínio fosco natural (sem cor) seria só passar direto da anodização para o recipiente com água fervente?
Como eu penduro o objeto se ele for sem furo tipo um botão? se eu amarra ele com o fio de alumínio n vai ficar a marca da linha? N sei se vc e professor mais vc explica muito bem. Parabéns
Obrigado pelo comentário. Eu sou professor de química sim. Eu já fiz em peças assim sem furo ou difícil de amarrar, usado uma caneca de alumínio como suporte e coloquei as peças dentro dessa caneca.
Eu usei a concentração de 15% a 20% massa/volume, que corresponde a aproximadamente 2 mol/L. As soluções de bateria normalmente vem na concentração de 30%. Então você pode fazer uma diluição, baseado nisso. Se for usar o ácido sulfúrico PA (máximo de 98%) misture 1 volume de ácido sulfúrico concentrado com 6 volumes de água. O ideal é usar água destilada. Há um consenso na literatura de que a água clorada da torneira pode causar problemas. CUIDADO! Adicione o ácido concentrado à água, e NÃO a água ao ácido. A reação é violenta e exotérmica (esquenta muito). Adicione um pouco de cada vez e espere esfriar antes de nova adição. Trabalhe com equipamento de proteção. Óculos e luvas são obrigatórios. O objetivo é conseguir uma solução de ácido de aproximadamente 15% em massa. O corante pode ser qualquer um desde que seja um corante mesmo e não pigmento. Lembrando que um corante sempre é solúvel, não pode ser pigmento (insolúvel). No corante a mistura permite a passagem de luz, é o indicio que é uma solução, mistura homogênea. Quando não é solúvel a mistura fica turva, a luz não passa. Estou programando um curso para o segundo semestre, assim que tiver pronto eu aviso.
Parabéns pelo trabalho amei a explicação só não entendi uma coisa você colocou em banho Maria? Ou tem um processo diferenciado parecido com banho maria?
Agradeço o comentário. Depois de colocar no corante é preciso aquecer para fechar os poros com o corante dentro. Como naquele momento eu não tinha um béquer que coubesse o copo de alumínio, eu utilizei uma cuba de vidro e como fiquei com medo dela quebrar se colocasse diretamente numa chapa de aquecimento, usei um banho. Porém, pode aquecer de outras maneiras.
Via Alguns videos sobre anodização aqui no youtube inclusive o seu. Nenhum deles trata a fixição do anodo no catodo e qual a purabilidade após o processo concluído
@marcosdonizete3367 eu não entendi seu questionamento, me manda um e-mail que conversamos por lá ou te passo meu número de WhatsApp pelo e-mail (fernando.quimico@gmail.com)
Boa tarde professor, espero que esteja bem. professor qual o melhor tratamento para um condensador totalmente de alumínio para combater a corrosão gerada por fertilizante? trabalho com caminhões que descarrega fertilizante do navio e leva até o armazém e devido a condição química corrói o condensador do sistema de ar condicionado ocasionando diversos micro furos aonde vasa o gás.
O processo de anodização dupla, ou seja, em duas etapas pode ser uma boa opção. A anodização é um processo para o crescimento do óxido sobre um metal, por meio de um método eletroquímico. Dependendo dos parâmetros do processo, este óxido pode ser do tipo barreira ou tipo poroso. Para o alumínio e suas ligas, os ácidos sulfúricos, fosfórico, oxálico e crômico são os eletrólitos de uso mais frequente neste tipo de anodização. Em aplicações que exigem alta resistência à corrosão, o ácido crômico garante os melhores resultados de proteção.
@@fernandoafonsoquimico Fico muito contende e grato pela sua atenção e tempo em poder me auxiliar, morro em Curitiba -PR. Vou buscar alguma empresa que realiza este trabalho.
Tudo que você escreveu está certo. A placa de cobre está no polo negativo (cátodo da eletrólise) e forma o gás hidrogênio (H2). Poderia ser outros materiais, porém metais com potencial de redução maior que o alumínio favorecem o processo de oxidação no ânodo (alumínio). Assista também ua-cam.com/video/WROf1pGGlwc/v-deo.html
Muito legal o vídeo, resultado parece incrível! obrigado pelo conhecimento que você esta compartilhando... viu? Aproveitando a oportunidade fiquei com algumas dúvidas no final do vídeo, se puder responder, ficarei agradecido: 1. Ao terminar o processo a solução corante depois que esfriar, pode ser guardada em um recipiente para reaproveita-la futuramente? 2. A solução com ácido sulfúrico também pode ser reaproveitada? 2.1. Se caso afirmativo, com o tempo ela perde "força"? (por exemplo como ocorre com uma bateria) e se isso ocorrer seria necessário adicionar apenas mais ácido, ácido e água, tenho que refazer a solução e descartar a anterior? 3. Como devo descartar corretamente o corante e também a solução de ácido caso não tenha interesse em utilizá-la novamente? Muito obrigado pela sua atenção. Um abraço. Daniel.
Agradeço o comentário. Vamos as respostas: 1) Você pode reaproveitar a solução do corante sim. 2) A solução de ácido sulfúrico também pode ser reaproveitada. Porém, deve-se fazer a correção do pH. Em escala comercial isso é feito, mas se for só um procedimento caseiro talvez não compense. 3) Para descartar a solução corante você deve saber qual tipo, mas em geral é feita uma diluição e caso o volume não seja muito grande é feito o descarte na rede de esgoto. Para descartar o ácido sulfúrico você deve neutralizar com uma solução básica, como exemplo uma solução de bicarbonato de sódio, até o pH ficar entre 6 e 8, então pode-se descartar na rede de esgoto.
Muito obrigado pela postagem desse vídeo. Estou precisando fazer anodização negra em algumas peças de alumínio e gostaria de saber qual corante posso utilizar nessa empreitada? Gostaria de saber também se esse processo só se aplica ao alumínio ou pode ser feito em outros substratos metálicos, tais como titânio, aço inoxidável , latão e bronze? Obrigado.
Para corante preto eu sugiro comprar o corante próprio para anodização, você encontra para comprar pequenas quantidades no mercado livre, a cor preta é a mais difícil de obter. Porque tende a mudar a tonalidade se alterar algum parâmetro. A anodização é mais utilizada no alumínio e em segundo no titânio (principalmente em piercing), e também pode ser feito em alguns outros metais. Porém em ferro (aço) e ligas como latão e bronze não é possível.
Na literatura tem descrito o uso de ácido fosfórico. Porém, eu ainda não utilizei nas minhas aulas. Inclusive me veio a ideia de testar e depois fazer um vídeo sobre o uso dele.
Na anodização ocorre a formação de uma camada de óxido de alumínio que é mais dura que o próprio alumínio, e com isso se torna mais resistente a abrasão de uma forma geral. Em relação aos produtos de limpeza química, qual tipo de produto?
legal demais, muito obrigado! Sou torneiro mecânico, vou tentar fazer esse processo em algumas peças que eu fabrico. Você disse que dá pra usar outros tipos de fonte. Basta a fonte ter 3v e vai funcionar? E o corante, o melhor pra usar é o alimentício mesmo?
A voltagem pode ser um pouco maior (9 a 12 V) e a intensidade de corrente em torno de 3 A para peças pequenas. O corante pode ser qualquer um. Lembrando que um corante sempre é solúvel, não pode ser pigmento (insolúvel). No corante a mistura permite a passagem de luz, é o indicio que é uma solução, mistura homogênea. Quando não é solúvel a mistura fica turva, a luz não passa.
Corantes de qualquer cor dá certo, porém dependendo do corante pode alterar a tonalidade com mudanças de pH, temperatura ... Se for fazer de forma mais profissional, sugiro comprar o corante próprio para anodização.
Oi, tudo bem ? Cara sou leigo no assunto, me tira uma dúvida. Quero produzir algumas peças, pote antes de fazer o processo de torno e fresa, preciso trabalhar com descontos? Pensando no processo de anodização? O processo de anodização, altera a medida da peça ?
A espessura da camada de óxido varia de acordo com o tempo e a corrente de tratamento, podendo variar entre 5 e 100 micrômetros. A espessura da camada de óxido também depende da composição do banho e da temperatura. A anodização tipo II, que usa ácido sulfúrico, forma uma camada de óxido mais espessa do que a anodização tipo I, que usa ácido crômico. A camada de anodização comercialmente encontrada tem entre 0,050 mm e 0,120 mm de espessura.
Obrigado Fernando Mas se puder ajudar um pouco Qual a voltagem devo utilizar para 4 amperes a anodisar as 4 peças? E outras 4 mais pequenas que dá 2amperes Qual a duração em minutos para cada caso? O cátodo (negativo) pode ser uma chapa de chumbo? A fonte de alimentação pode ser um carregador de baterias de 6 ou 12 Volts? Se tiver WhatsApp por favor agradeço e envio fotos das peças e do carregador Obrigado
Fernando ,muito boa a sua explicação,um detalhe se eu quiser fazer uma escrita ,por exemplo colocar o nome de uma pessoa nesta caneca ,qual seria o procedimento?
Eu nunca vi fazer escrita em peças anodizadas. Porém, talvez dê certo envelopando ou adesivando, como se faz na lataria de carro, não sei se o adesivo vai aguentar o processo.
A solução de bateria (30%) pode ser usada sim. Se tiver como confirmar a concentração ou pela densidade também dá para saber a concentração, que deve ter acima de 20% de ácido sulfúrico para a anodização.
A anodização faz uma camada fina de óxido de alumínio que é mais dura que o alumínio, indenpendente do tipo de anodização, a anodização desse vídeo é do tipo decorativa. Porém, a anodização dura é bastante utilizada para o fim de aumentar a resistência. Você acha cursos on-line sobre a anodização dura.
Boa noite Aécio, Tenho dificuldade em obter respostas entre a necessidade de amperes e a voltarem correcta. Investigo e vários entendidos me falam em 1Amp por cada dcm2 . Ok tudo bem mas a voltagem? Se tenho 4 peças a adonisar com cerca de 3,556 dcm2 devo aplicar 4 Amp e a voltagem? Que correlação existe entre a Amperagem / Volts? Obrigado Luís Silva (Portugal)
A fonte de alimentação deve ser capaz de fornecer entre 5 e 15 volts. A corrente deve ficar entre 0,3 e 3 amperes por decímetro quadrado (uma área de 10 cm x 10 cm). SOMENTE ALUMÍNIO PODE SER UTILIZADO COMO SUPORTE E CONEXÃO ELÉTRICA DO ANODO.
Olá depois da peça já anodizada e possível repetir o processo em uma peça já anodizada de amarelo por exemplo e mudar para outra cor vermelho por exemplo?
Será difícil de fazer isso, mas uma forma de reverter a anodização e fazer um banho com solução de NaOH 30 a 40%. A peça sofrerá um desgaste, então talvez não seja viável.
Com titânio eu nunca fiz. Mas você compra os kits de anodização para titânio completo no mercado livre. produto.mercadolivre.com.br/MLB-2053947548-kit-para-anodizaco-de-titnio-e-niobio-completo-_JM#position%3D4%26search_layout%3Dstack%26type%3Ditem%26tracking_id%3Df037760a-076b-46b2-a933-83eea5b83ece
Eu já vi roda de moto anodizada, mas elas são feitas com ligas de alumínio. Com a liga leve que tem composição de alumínio, silício e ferro, eu não sei se dará certo, teria que testar para te dar uma opinião mais certeira. Caso você tenha uma amostra pequena dessa liga e me enviar eu posso testar.
@@fernandoafonsoquimico nobre amigo , fico grato da sua resposta , vou fazer aqui na garagem e te informo o resultado , só temo o calculo de voltagem e amperagem pois a roda é muito grande e pesada ( aro 17 ) não vai ser fácil pra eu calcular , mas prometo postar os resultado Obs : o metal predominante é o alumínio logo acredito que dará certo, abraço
A cor está em uma camada da superfície. Portanto, um risco mais profundo pode tirar a cor, porém a camada de óxido de alumínio é bastante resistente. O brilho se dá devido ao polimento e também não pode usar o hidróxido de sódio para limpeza, ele deixa a peça fosca.
@@fernandoafonsoquimico na verdade eu quero preto fosco... Tu acha que fica melhor que uma pintura comum? E em termos de riscos e perda de qualidade com o tempo, a anodização é melhor que uma pintura comum? A peça não vai ser usada em meio agressivo...
FALHA: Olá, efetuei o experimento em casa e tive 5 tentativas falhas: - Conferi a proporção da solução e fiz 1 frasco de solução de bateria + 2 frascos de água desmineralizada; - Todas as peças de alumínio foram testadas em soda cáustica pois antes eram anodizadas; - Usei uma fonte ATX na tensão de 12v (fio amarelo); - Utilizei varetas de solda de alumínio em ambos os contatos. Notei que a vareta do ânodo ficou escura. - Retirei a peça e coloquei em solução corante em pó para tecido, marca "tupi" na proporção de 1 frasco para 400ml de água; - Após 15min, nenhum tingimento aparente. - Refiz o processo mais duas vezes, com o mesmo resultado; - Troquei a vareta de alumínio do ânodo (positivo) por outra peça de alúminio. Dessa vez a peça não escureceu; - Deixei por mais tempo (2h20min) e notei uma redução mínima do nível da solução e formação de bolhas nas laterais do tanque (750ml); - Retirei a peça, lavei em tanque de água desmineralizada (600ml) e coloquei em solução corante a 45º; - Mesmo resultado :(; . Outros detalhes: 1) A solução não apresentou mudança de cor; 2) a peça anodizada não gerava bolhas no processo, apenas o cátodo e a vareta do ânodo (positivo); 3) Ao retirar a peça recém anodizada, eu lavava em tanque de água destilada ao invés de água da torneira; 4) Utilizei 4 tanques com 400ml de corante cada um com uma cor diferente para teste, todas geraram o mesmo resultado falho; . Alguém mais tentou e deu falha?
Tudo bem Daniel? Vou tentar te responder por partes. 1) A solução de ácido sulfúrico deve ter a concentração entre 20 e 30% e você deve verificar se a solução de bateria já está a 30% que é o mais comum. Portanto, não precisa diluir. 2) Se as peças já foram anodizadas, você deve tratar com a solução de NaOH a 40% e depois testar se retirou a camada anodizada. Se estiver anodizada não conduz, teste a condutividade. 3) É sempre importante observar a formação de bolhas no ânodo (+) onde está a peça que irá anodizar, caso não forme as bolhas já é um indício que não está reagindo e deve ter algum erro. Verifique as conexões e a corrente apropriada para o tamanho da peça. Se a intensidade de corrente for alta para o tamanho (superfície tratada) irá escurecer. A corrente indicada é entre 0,3 e 3 amperes por decímetro quadrado (uma área de 10 cm x 10 cm). 4) A solução do corante deve ser aplicada em temperatura baixa, até 30ºC e depois aquecer para fechar os poros. E a concentração vai determinar a tonalidade da cor da peça, não precisa ser muito concentrada.
@@fernandoafonsoquimico primeiramente obrigado demais em responder. 1) Realmente eu diluí a solução de bateria com duas partes de água. Assim, tive uma solução de 3L onde 2L eram de água desmineralizada e apenas 1L era de solução; 2) Fiz o banho em NaOH. Algumas peças já duas ou três vezes imergidas. 3) Não surgiram bolhas nas peças ligadas ao ânodo, irei verificar a continuidade. Mas não formaram bolhas... :( Como estou usando uma fonte ATX, não tenho controle sobre a amperagem, então segui testando.. Esse ponto é relevante, pois não se formam bolhas no ânodo. Porém, fiz o reverso, liguei a peça no cátodo pra ver se ela borbulhava e esta borbulhou... 4) O corante eu testei em todas as vezes, em temperatura ambiente e aquecida até pouco mais que a temperatura das mãos. Em nenhuma houve resultado. Alguns minúsculos pingos de pigmentaçao menores que o furo de uma agulha foram observados. Testei uma última vez com tinta de impressora pigmentada (solúvel em água), que é muito forte e concentrada. Sem resultados. . Retorno para o ponto 3... na busca de identificar porque motivos não se forma bolhas no ânodo...
Boa Tarde Fernando ..... So consigo comprar este acido ( acido-sulfurico-0.2n-fatorada-1l-acs-cientifica ) . Por esta descrição voce pode me dizer se tenho que diluir e qual a proporção ?????? obrigado mestre.....
Tem que ver se a parte em alumínio não está anodizada, e os poros fechados. Se tiver toda anodizada um banho em solução de NaOH 30 a 40% pode reverter a camada anodizada. Tome cuidado para não deixar muito tempo, pode estragar a peça.
@@fernandoafonsoquimico alumínio nessa espessura não tem resistência suficiente, poderia até existir tanques fabricados em liga leve, mas o custo seria alto.
A literatura descreve o uso de vários outros ácidos, como exemplo o crômico. Porém, o mais usado é o ácido sulfúrico, por ser mais eficiente. A voltagem pode ser de 6 a 12 V, e a intensidade de corrente de 0,3 a 3 amperes para peças pequenas. É importante os testes para o ajuste adequado para cada caso.
Junior eu não faço anodização de alumínio comercialmente. Sugiro que procure uma empresa que faça. O objetivo desse vídeo é puramente para o ensino acadêmico.
Você pode pesquisar no Google: Fonte de Alimentação corrente contínua, que vai aparecer muitas opções. A fonte que utilizei nesse vídeo é de 30V / 5A, mas você tem que ver suas necessidades de acordo com o que produzir.
@@fernandoafonsoquimico Obrigado, verifiquei nos comentário que usa de 0,3 a 3 A/dm² Se eu usar um contato de cobre no anodo, atrapalha? tem que ser fio/barra de alumínio mesmo?
@@LeniAvalon Tem que ser alumínio para não reagir. Você encontra fios de alumínio em cabos de alta tensão da rede de distribuição de energia. Em Ferro velho vc acha
Não funciona, os produtos para limpar pedra podem ter ácido sulfúrico e outros, como o ácido clorídrico (muriático), porém mesmo que seja o ácido sulfúrico a concentração é mais baixa e normalmente tem outras coisas como tensoativos que vão atrapalhar.
@@fernandoafonsoquimico Ok muito obrigado pela resposta. Tenho outra dúvida, é possível fazer anodização para pintar uma peça composta de cobre e alumínio? No caso é um dissipador de calor de computador.
Caso eu queira realizar o procedimento apenas para prover proteção à peça e não queira pigmentação, faço o procedimento de eletrólise e depois fervo a peça para fechar os poros ou posso pular as duas últimas etapas (pigmentação e fechamento de poros) ?
O corante usado nesse vídeo é o Amarelo Alimentício, mas existe o corante cor de ouro próprio para a anodização. Essa semana eu recebi duas amostras de cor ouro da CPA corantes. www.cpacorantes.com.br/
a) Preparação da superfície: A anodização não corrige nenhum defeito ou imperfeição. Inicialmente, ambas foram limpas e lixadas com lixa d’água 600. A peça destinada ao acabamento fosco foi mergulhada em solução de soda cáustica. Ocorre uma reação que libera hidrogênio e aos poucos corrói a superfície do alumínio, deixando-a fosca. A peça destinada ao acabamento brilhante foi polida com estopa, massa de polir e, acima de tudo, paciência. O acabamento com soda cáustica é bem menos trabalhoso e produz bons resultados. b) Preparação da solução de ácido sulfúrico: Misture 1 volume de ácido sulfúrico concentrado com 6 volumes de água. O ideal é usar água destilada. Há um consenso na literatura de que a água clorada da torneira pode causar problemas. CUIDADO! Adicione o ácido concentrado à água, e NÃO a água ao ácido. A reação é violenta e exotérmica (esquenta muito). Adicione um pouco de cada vez e espere esfriar antes de nova adição. Trabalhe com equipamento de proteção. Óculos e luvas são obrigatórios. O objetivo é conseguir uma solução de ácido de aproximadamente 15% em massa. c) Montagem do conjunto: usar um cátodo de fio de cobre (foto ao lado, no fundo do recipiente de ácido) permanentemente mergulhado na solução e não houve problema algum, mesmo quando a tensão elétrica foi desligada. Entretanto, o catodo mais usado para anodização é o chumbo. Uma tira de chumbo imersa na solução, com uma parte para fora que permita sua ligação à fonte de alimentação seria ideal; entretanto, o chumbo é difícil de obter e é tóxico. Catodos de alumínio também são muito utilizados atualmente, sendo recomendado montar com uma área de 1,5 a 2 vezes o tamanho da peça. d) Aplicação de eletricidade: A fonte de alimentação deve ser capaz de fornecer entre 5 e 15 volts, e ter capacidade de alguns Ampères. Utilizamos a saída de 5 volts e a corrente ficou entre 0,4 e 1,2 A. A corrente deve ficar entre 0,3 e 3 amperes por decímetro quadrado (uma área de 10 cm x 10 cm). SOMENTE ALUMÍNIO PODE SER UTILIZADO COMO SUPORTE E CONEXÃO ELÉTRICA DO ANODO. Deixe a peça anodizando por cerca de 3 horas. e) Tingimento: Seque levemente com papel toalha e mergulhe a peça no corante ou aplique-o com um pincel. O corante ideal é uma questão de tentativa e erro. De preferência, deve ser solúvel em água. Podem ser testados corantes para tecidos, tintas para canetas hidrográficas, corantes para alimentos, etc. Para um mesmo tipo de corante podem ser obtidos resultados diferentes, dependendo da cor. Existem empresas especializadas na venda de corantes para coloração de alumínio anodizado. Estes corantes apresentam excelente solidez à luz e a intempéries, podem ser encontrados corantes solúveis em água e solvente.
@@fernandoafonsoquimico muito bem explicado .só uma dúvida na falta do equipamento de voltagem posso usar uma fonte de carregar bateria ou até mesmo uma bateria de moto?
@@piauiairguns2949 vc pode usar o carregador sim, mas depende do tamanha da peça, tem que testar. A bateria de moto também, só tome o cuidado e veja se não está muito alta a intensidade de corrente que pode estragar a peça.
Corantes de qualquer cor dá certo, porém dependendo do corante pode alterar a tonalidade com mudanças de pH, temperatura ... Se for fazer de forma mais profissional, sugiro comprar o corante próprio para anodização.
boa tarde professor, tenho uma duvida e gostaria q me esclarecesse, estou aprendendo esse processo de anodizacao, tentei a primeira vez em uma peça de (5Ax4Lx3E)cm, fiz com uma fonte com saida de 12V 50A, coloquei tinta vermelha de carimbo 1 vidro pra cada 500ml de agua, a pigmentacao ficou otima, apesar da amperagem da fonte, fiz um outro teste com um pedaço menor ainda (3Ax2Lx0,5E)cm, dessa vez usei tinta preta, mais uma vez ficou perfeito. usei solucao de bateria 1x2, 200ml de solucao 400ml de agua de ar condicionado, ficou como esperado nos dois testes. dai aumentei um pouco mais a solucao, coloquei 600ml de solucao de bateria e 1200ml de agua desmineralizada, fiz tudo do mesmo jeito que nas perças anteriores, dai tentei em um pedaço maior de aluminium (15Ax5Lx2E) cm, tentei na tinta preta, mas nao deu certo, nao pegou a cor, ela ficou um pouco dourado, notasse que a peça quis pegar a cor, mas foi muito superficial da essa cor meio q dourada, tambem ouve uma mudaça no processo de aquecimento da agua, nas 2 primeiras vezes coloquei a agua com tinta a 40 graus no fogo de casa, dessa vez fiz em outro lugar e nao havia fogo, entao aqueci a agua com tinta com uma resistencia, mergulhando ela dentro da agua, notei que nesse processo a resistencia liberou uns fragmentos de po da cor de aluminium na agua, Entao gostaria de saber onde posso ter errado, se foi na solucao? a fonte tem uma amperagem muito alta? a forma que aqueci a agua foi errada? lembrando que nas 2 primeiras vezes foi a mesma fonte e processo ocorreu perfeito mesmo sendo peças muito pequenas e amperagem alta, dessa vez a peça era maior e ocorreu esse erro. obs: nao tenho como mudar a amperagem da fonte.
amigo não sou professor , mas amperagem da fonte não interfere no seu trabalho , desde de que a peça que voçê não seja muito que a fonte possa trabalhar , 50ampres é uma super fonte , mas quanto mais potente for a fonte você terá condições de trabalhar com peças maiores , o que determina é que para para cada 10 cm quadrados da superficie a ser trabalhado se aplica um tensão até dar 3 amperes e para isso a fonte tem que ter o botão de variar a voltagem para obter os amperes desejado .
@@gilderglanpaixao6736 amigo eu não entendo bem do processo ,apesar de eu ter aprendido bastante neste vídeo mas entendo da fonte , qual a sua duvida com relação a fonte , logo te pergunto , ela tem o botão de regulagem de voltagém? , você tem um multimetro ,tem fonte que tem o amperimetro nela mesma aí não precisa de multimetro , se sua fonte é mesmo de 50amperes é uma super fonte , mas mesmo que for uma de 5.0amperes já é muito boa dá para trabalhar com peça de tamanho quase de 20x20 cm de área depende da superficie , o autor do vídeo fala que é usada uma corrente de 3 amperes para da cada 10cm quadrado área eu ainda não fiz nenhuma experiencia com alúminio , somente com cobre mas não tive bons resultados o cobre solta depois , tenho que me aprimorar mais . mas de fonte eu entendo pode me perguntar e te respondo por aqui mesmo mas se precisar te passo o Wats da que é da minha esposa e te respondo , gostei muito desse vídeo me passou muita informação .
@@JOAOSILVA62 comprei uma fonte de energia ajustável, 30v 10a, faço anodizacao em peças pequenas e nao tenho problema, estava tendo problemas com a cor preta, mas resolvi ja, comprei o corante preto específico pra preto, so estou tendo problema com pecas maiores que faco com mais frequência, pois a água esquenta muito e o tingimento nao penetra bastante na peça, a peça que mais trabalho é 15 x 4 x 3 cm, dai nao sei a amperagem correta e a água esquenta até uns 32 graus, se eu deixar a amperagem entre 3 e 5a, quando a água esquenta a voltagem cai para entre 8 a 9 volts, entao, nao sei o que faco para manter a amperagem entorno de 3a e a voltagem na casa dos 12v, sem que a agua esquente, no começo da pra deixar nesses niveis, mas quando a água vai aquecendo a amperagem sobe e a voltagem diminuiu, dai tenho que escolher, amperagem normal e voltou baixa ou amperagem alta e voltagem normal.
@@gilderglanpaixao6736 o ideal seria montar um sensor de corrente para fonte para manter sempre a mesma corrente que é o que importa mas esse sensor tem que ser feito aí por um técnico eletrônico , se tua fonte tem ajustes de tensão também da para fazer um controle automático de corrente . esse sensor é feito com um pedaço de resistencia de chuveiro ou um arranjo de resistores fio de baixa resistencia , transistor , potenciomentro para para ajustar a corrente , e alguns componente , com esse recurso a voltagem varia mas a corrente mantem , a medida que a temperatura da solução muda ou a deposição vai fechando a corrente vai caindo , neste processo a corrente varia ao passar dos minutos um sistema automático na fonte para ajustar não a voltagem mas a corrente de forma automática seria importante
Bom dia e obrigado pela aula. Estou tentando fazer anodização com fonte de notebook de 18 V e 3,3 A. No entanto, o led da fonte fica piscando e a corrente na peça pulsando (borbulhamento intermitente). O processo de coloração não funcionou. Alguma sugestão para corrigir isso?
Pode ser a questão da fonte, então sugiro que você meça a intensidade de corrente para ver se está realmente com 3,3 A. Ou o corante que não funciona, esse é o problema mais comum. Após a anodização veja se está conduzindo menos a superfície do alumínio, é uma característica da peça anodizada a diminuição da conditividade.
amigo fontes com voltagem fixa não é bom para esse trabalho deve pedir a um técnico eletrônico que monte para você uma fonte variável de 0 a 12 volts a corrente em amperes se dá com a variação da voltagem seria bom ter um multimetro desses mais baratos digital em série com fio positivo da fonte para medir a corrente , só com a fonte de voltagém fixa se torna muito difícil ter resultado
mas com essa mesma fonte de notebok posso de dar uma ideia para resolver isso de forma mais simplificada , mas tem que ter o multimetro para medir os valores .
Sim, a peça que recebe a deposição do metal estará no polo negativo. O íon do metal (ouro - Au +3) com carga positiva é atraído para o polo negativo. E se deposita com a sua redução de carga na forma metálica (Au zero).
O aço inox tem uma camada de passivação de óxido de cromo, que protege contra a corrosão, e dependendo do tipo de aço forma-se magnetita, que é um dos tipos de óxido de ferro. Porém, esses óxidos não são porosos e por isso não é possível adicionar a cor.
A bateria de carro tem uma intensidade de corrente muito alta, 45, 60 ampères ou mais, que pode danificar as peças. Tem que testar para ver isso. Mas as baterias de moto tem um valor menor de ampère, que talvez seja mais indicado.
@@henriquegluon8136 A anodização é mais comum no alumínio, porém é utilizada em nióbio, tântalo, titânio, tungstênio, zircônio. No titânio é muito comum para piercing.
Só uma dúvida: porquê você diz na medida de Ácido Sulfúrico em Gramas e não em Ml? Eu quero usar água de bateria mas no rótulo diz a concentração em Mol/L. Então como saber o quanto de água de bateria devo usar? Muito grato pelo retorno.
Eu usei a concentração de 20% massa/volume, que corresponde a 2 mol/L. As soluções de bateria normalmente vem na concentração de 30%. Então você pode fazer uma diluição, baseado nisso. Confirme a concentração molar da sua solução, mas se precisar de ajuda no cálculo me passa o valor da concentração.
@@fernandoafonsoquimico Então amigo eu fiz o seguinte pesei 150 ml de água destilada deu 153 gramas, pesei a mesma quantidade de água de bateria 150 ml no caso e deu 199 gramas. Diminuindo 199g - 153g = 46 gramas de Ácido Sulfúrico. Baseado nos meus cálculos coloquei 750ml de água de bateria e mais 250ml de água destilada. Vou fazer um teste aqui agora anodizando com um carbono de pilha como Catodo e um fundo de latinha de coca cola no Anodo.
@@VovoRoquiEu usei o ácido concentrado (98%) PA e a solução de bateria já está quase na concentração certa (está a 30%). Você pode testar fazer com uma diluição com 50% de solução de bateria e 50% de água destilada para ficar com 15%, e outra com a solução de bateria na sua concentração. Teste se a latinha está conduzindo, se não estiver conduzindo eletricidade o alumínio já está anodizado e não vai dar certo.
@@fernandoafonsoquimico tentei fazer 2x com 750ml água de bateria + 250ml de água destilada deixando pôr 1h cronometrado e a peça (fundo de latinha) nem chegou á ficar Anodizada. Será quê pode ser o eletrodo de carbono quê estou usando no Catodo, ao invés de pôr uma plaquinha de Alumínio? Ou será que pode ser a voltagem de 12v quê está fora da Amperagem correta?
@@valterb.8940 a Anodização é a formação de óxido poroso do metal, onde o corante se aloja. No plástico não tem como fazer a Anodização, mas pôde-se fazer outros processo de pintura, inclusive por galvanização.
A peça foi tratada com a solução de hidróxido de sódio, NaOH, a 40% (40 g de soda cáustica para cada 100 mL de solução). A solução de ácido sulfúrico deve ter a concentração entre 20 e 30% e você deve verificar se a solução de bateria já está a 30% que é o mais comum. Portanto, não precisa diluir. Se for usar o ácido sulfúrico PA (98%) você pode adicionar 110 mL (200 g) de H2SO4 para cada litro de solução. O corante eu usei 4 g para cada litro, porém é variável de acordo com a tonalidade desejada e o tipo de corante.
Se for peças pequenas e aplicar uma corrente alta, as peças podem ser danificadas. O ideal é fazer um teste para saber se não danifica a peça e o tempo de aplicação de corrente também deve ser testado de acordo com a intensidade aplicada.
outra pergunta... Vc respondeu "A fonte de alimentação deve ser capaz de fornecer entre 5 e 15 volts. A corrente deve ficar entre 0,3 e 3 amperes por decímetro quadrado (uma área de 10 cm x 10 cm).Em uma area de 17CM X 50CM qual amperagem correta a ser usada.
Estava pesquisando sobre molinetes anodizados sem saber exatamente o que seria anodização. Foi mais do que uma aula, foi muito esclarecedor. Muito obrigado.
Ganhou um escrito!
Muito obrigado! Exelente aula. Tenho uma fundição de peças de alumínio e gostaria de banha-las.
Achei mt interessante o processo. Perfeito! Parabéns.
Que lindo!
Já quero fazer em minhas panelas!!!!!!
🤣🤣🤣🤣
Obrigado!
✌😊👍💚💛💙🇧🇷🇧🇷🇧🇷
😊 Ótima aula. Parabéns 😊
Eu gostaria de estar anodizando carburador será que dá certo ? E qual seria a proporção de solução de bateria + a proporção de água destilada ? Teria como me dá uma força ? E se posso usar o corante em líquido ?
Parabéns pelo trabalho, ótimo conteúdo!!!
Ótima aula, professor!!! Ganhou um like e um inscrito. Vou ver mais conteúdos do seu canal, conteúdo bem explicado e sem enrolação.
Muito obrigado Professor . Excelente vídeo muito bem explicado trouxe luz sobre este processo.
Muito interessante, nota 10 Professor
Muito obrigado
Parabéns, muito bem explicado, sem enrolação
Ficou toper todas ispricasao obrigado
MUITO BOA SUA EXPLICAÇAO, NOTA 1000
Excelente aula, obrigado Professor!
Parabéns por compartilhar o conhecimento!
Obrigada pelo vídeo! Para obter um aspecto de alumínio fosco natural (sem cor) seria só passar direto da anodização para o recipiente com água fervente?
Sim. Depois da anodização deve-se lavar com água destilada e aquecer no banho com água fervente para fechar os poros.
@@fernandoafonsoquimico Obrigada!
Otima explicação.
Top!
Obrigado amigo
Oi essa pintura e resistente a Alta temperatura
Explicação bem pedagógica.
Muito Legal!!!!!!
Bom dia amigo, show de bola de serviço, essa anodização é duradoura ?
É muito duradouro. No mercado tem muitos objetos anodizados
qual tipo de acido sulfurico ? tem varios tipos pra vender
Nesse procedimento eu utilizei o ácido sulfúrico com 200g/L, que é 20% m/v. Fiz a diluição a partir do ácido P.A..
@@fernandoafonsoquimico Muito obrigado por responder professor
Como eu penduro o objeto se ele for sem furo tipo um botão? se eu amarra ele com o fio de alumínio n vai ficar a marca da linha? N sei se vc e professor mais vc explica muito bem. Parabéns
Obrigado pelo comentário. Eu sou professor de química sim. Eu já fiz em peças assim sem furo ou difícil de amarrar, usado uma caneca de alumínio como suporte e coloquei as peças dentro dessa caneca.
Que tipo de corante utilizar? Meu ácido sulfúrico é em líquido, qual seria a dosagem para diluição?
Eu usei a concentração de 15% a 20% massa/volume, que corresponde a aproximadamente 2 mol/L. As soluções de bateria normalmente vem na concentração de 30%. Então você pode fazer uma diluição, baseado nisso. Se for usar o ácido sulfúrico PA (máximo de 98%) misture 1 volume de ácido sulfúrico concentrado com 6 volumes de água. O ideal é usar água destilada. Há um consenso na literatura de que a água clorada da torneira pode causar problemas. CUIDADO! Adicione o ácido concentrado à água, e NÃO a água ao ácido. A reação é violenta e exotérmica (esquenta muito). Adicione um pouco de cada vez e espere esfriar antes de nova adição. Trabalhe com equipamento de proteção. Óculos e luvas são obrigatórios. O objetivo é conseguir uma solução de ácido de aproximadamente 15% em massa. O corante pode ser qualquer um desde que seja um corante mesmo e não pigmento. Lembrando que um corante sempre é solúvel, não pode ser pigmento (insolúvel). No corante a mistura permite a passagem de luz, é o indicio que é uma solução, mistura homogênea. Quando não é solúvel a mistura fica turva, a luz não passa.
Estou programando um curso para o segundo semestre, assim que tiver pronto eu aviso.
Muito bom. Vou tentar fazer aqui em casa.
Parabéns pelo trabalho amei a explicação só não entendi uma coisa você colocou em banho Maria? Ou tem um processo diferenciado parecido com banho maria?
Agradeço o comentário. Depois de colocar no corante é preciso aquecer para fechar os poros com o corante dentro. Como naquele momento eu não tinha um béquer que coubesse o copo de alumínio, eu utilizei uma cuba de vidro e como fiquei com medo dela quebrar se colocasse diretamente numa chapa de aquecimento, usei um banho. Porém, pode aquecer de outras maneiras.
@@fernandoafonsoquimico gratidão por sua resposta
Boa noite.... qual melhor marca de corante na cor preta... vc pode me indicar...
Veja esse fornecedor www.cpacorantes.com.br/anodizacao-aluminio.asp
😂😂 valeu amigo
Via Alguns videos sobre anodização aqui no youtube inclusive o seu. Nenhum deles trata a fixição do anodo no catodo e qual a purabilidade após o processo concluído
@marcosdonizete3367 eu não entendi seu questionamento, me manda um e-mail que conversamos por lá ou te passo meu número de WhatsApp pelo e-mail (fernando.quimico@gmail.com)
Boa tarde professor, espero que esteja bem. professor qual o melhor tratamento para um condensador totalmente de alumínio para combater a corrosão gerada por fertilizante? trabalho com caminhões que descarrega fertilizante do navio e leva até o armazém e devido a condição química corrói o condensador do sistema de ar condicionado ocasionando diversos micro furos aonde vasa o gás.
O processo de anodização dupla, ou seja, em duas etapas pode ser uma boa opção. A anodização é um processo para o crescimento do óxido sobre um metal, por meio de um método eletroquímico. Dependendo dos parâmetros do processo, este óxido pode ser do tipo barreira ou tipo poroso. Para o alumínio e suas ligas, os ácidos sulfúricos, fosfórico, oxálico e crômico são os eletrólitos de uso mais frequente neste tipo de anodização. Em aplicações que exigem alta resistência à corrosão, o ácido crômico garante os melhores resultados de proteção.
@@fernandoafonsoquimico Fico muito contende e grato pela sua atenção e tempo em poder me auxiliar, morro em Curitiba -PR. Vou buscar alguma empresa que realiza este trabalho.
Parabéns pelo video! Qual a fonte que vc recomendaria pra fazer esse anodizador pra que fique bom
Uma fonte que tenha como regular a corrente aplicada. Estou programando um curso para o segundo semestre, assim que tiver pronto eu aviso.
Hola! Sirven todos los aluminios? O hay alguna "serie" que no sirva? Gracias
Todo tipo de alumínio funciona. Porem, se já estiver oxidado pode atrapalhar a anodização.
O gás formado sobre a placa de cobre é o hidrogênio ? O cobre age como eletrodo inerte no processo?
Tudo que você escreveu está certo. A placa de cobre está no polo negativo (cátodo da eletrólise) e forma o gás hidrogênio (H2). Poderia ser outros materiais, porém metais com potencial de redução maior que o alumínio favorecem o processo de oxidação no ânodo (alumínio). Assista também ua-cam.com/video/WROf1pGGlwc/v-deo.html
Muito legal o vídeo, resultado parece incrível! obrigado pelo conhecimento que você esta compartilhando... viu? Aproveitando a oportunidade fiquei com algumas dúvidas no final do vídeo, se puder responder, ficarei agradecido: 1. Ao terminar o processo a solução corante depois que esfriar, pode ser guardada em um recipiente para reaproveita-la futuramente? 2. A solução com ácido sulfúrico também pode ser reaproveitada? 2.1. Se caso afirmativo, com o tempo ela perde "força"? (por exemplo como ocorre com uma bateria) e se isso ocorrer seria necessário adicionar apenas mais ácido, ácido e água, tenho que refazer a solução e descartar a anterior? 3. Como devo descartar corretamente o corante e também a solução de ácido caso não tenha interesse em utilizá-la novamente? Muito obrigado pela sua atenção. Um abraço. Daniel.
Agradeço o comentário. Vamos as respostas: 1) Você pode reaproveitar a solução do corante sim. 2) A solução de ácido sulfúrico também pode ser reaproveitada. Porém, deve-se fazer a correção do pH. Em escala comercial isso é feito, mas se for só um procedimento caseiro talvez não compense. 3) Para descartar a solução corante você deve saber qual tipo, mas em geral é feita uma diluição e caso o volume não seja muito grande é feito o descarte na rede de esgoto. Para descartar o ácido sulfúrico você deve neutralizar com uma solução básica, como exemplo uma solução de bicarbonato de sódio, até o pH ficar entre 6 e 8, então pode-se descartar na rede de esgoto.
Muito obrigado pela postagem desse vídeo. Estou precisando fazer anodização negra em algumas peças de alumínio e gostaria de saber qual corante posso utilizar nessa empreitada? Gostaria de saber também se esse processo só se aplica ao alumínio ou pode ser feito em outros substratos metálicos, tais como titânio, aço inoxidável , latão e bronze? Obrigado.
Para corante preto eu sugiro comprar o corante próprio para anodização, você encontra para comprar pequenas quantidades no mercado livre, a cor preta é a mais difícil de obter. Porque tende a mudar a tonalidade se alterar algum parâmetro. A anodização é mais utilizada no alumínio e em segundo no titânio (principalmente em piercing), e também pode ser feito em alguns outros metais. Porém em ferro (aço) e ligas como latão e bronze não é possível.
@@fernandoafonsoquimico Obrigado
eu posso usar o acido fosforico no lugar do sulfurico
Na literatura tem descrito o uso de ácido fosfórico. Porém, eu ainda não utilizei nas minhas aulas. Inclusive me veio a ideia de testar e depois fazer um vídeo sobre o uso dele.
Esse processo é resistente a abrasão e produtos limpeza química?
Na anodização ocorre a formação de uma camada de óxido de alumínio que é mais dura que o próprio alumínio, e com isso se torna mais resistente a abrasão de uma forma geral. Em relação aos produtos de limpeza química, qual tipo de produto?
Ótimo vídeo ...fiz um teste consegui algo bacana como sei qual tensão aplicar ?
Não consigo soltar a caneca da botinha de freio da bengala da gs1200 para anodizar.....como faço então vcs faz serviço só na bengala aí.
Tem como fazer esse processo em arame de aço recozido?
Gostaria de pigmentar o arame para artesanato!
Não tem como fazer em aço. Mas tem fios de alumínio que você pode fazer.
caso queiro anodizar na cor do aluminio exemplo prata o que eu devo usar
Para ficar com a cor do alumínio é só não colocar o corante. Faz a anodização e aquece no banho só com água para fechar os poros.
Assiste ua-cam.com/video/WROf1pGGlwc/v-deo.html
legal demais, muito obrigado! Sou torneiro mecânico, vou tentar fazer esse processo em algumas peças que eu fabrico. Você disse que dá pra usar outros tipos de fonte. Basta a fonte ter 3v e vai funcionar? E o corante, o melhor pra usar é o alimentício mesmo?
A voltagem pode ser um pouco maior (9 a 12 V) e a intensidade de corrente em torno de 3 A para peças pequenas. O corante pode ser qualquer um. Lembrando que um corante sempre é solúvel, não pode ser pigmento (insolúvel). No corante a mistura permite a passagem de luz, é o indicio que é uma solução, mistura homogênea. Quando não é solúvel a mistura fica turva, a luz não passa.
Parabéns professor. Queria aprender a fazer. Vc daria um curso?
Não tenho curso online
Excelentes informações, muito obrigado por compartilhar. Só não entendi a razão do segundo recipiente com a solução em paralelo. Qual a função dele?
O segundo recipiente foi outra peça separada, não tem participação na anodização do copo.
Muito legal!!!
O corante alimenticio vermelho também da mesmo resultado no alumínio?
Corantes de qualquer cor dá certo, porém dependendo do corante pode alterar a tonalidade com mudanças de pH, temperatura ... Se for fazer de forma mais profissional, sugiro comprar o corante próprio para anodização.
Ficaria melhor se fosse vermelho🤩, brincadeira parabéns aula excelente
Vermelho dá azar kkkkkkkk
Oi, tudo bem ?
Cara sou leigo no assunto, me tira uma dúvida.
Quero produzir algumas peças, pote antes de fazer o processo de torno e fresa, preciso trabalhar com descontos? Pensando no processo de anodização?
O processo de anodização, altera a medida da peça ?
A espessura da camada de óxido varia de acordo com o tempo e a corrente de tratamento, podendo variar entre 5 e 100 micrômetros. A espessura da camada de óxido também depende da composição do banho e da temperatura. A anodização tipo II, que usa ácido sulfúrico, forma uma camada de óxido mais espessa do que a anodização tipo I, que usa ácido crômico. A camada de anodização comercialmente encontrada tem entre 0,050 mm e 0,120 mm de espessura.
@@fernandoafonsoquimico ok, me ajudou muito... Obrigado pelas informações
Obrigado Fernando
Mas se puder ajudar um pouco
Qual a voltagem devo utilizar para 4 amperes a anodisar as 4 peças?
E outras 4 mais pequenas que dá 2amperes
Qual a duração em minutos para cada caso?
O cátodo (negativo) pode ser uma chapa de chumbo?
A fonte de alimentação pode ser um carregador de baterias de 6 ou 12 Volts?
Se tiver WhatsApp por favor agradeço e envio fotos das peças e do carregador
Obrigado
62 981129427
Pode usar o carregador de bateria. Pode ser uma chapa de chumbo sim. Faça um teste do tempo, mas eu acredito que 60 min seria o tempo ideal.
What type of aluminum alloy is used in this pot
I bought the part on the market without information about the type of alloy
Fernando ,muito boa a sua explicação,um detalhe se eu quiser fazer uma escrita ,por exemplo colocar o nome de uma pessoa nesta caneca ,qual seria o procedimento?
Eu nunca vi fazer escrita em peças anodizadas. Porém, talvez dê certo envelopando ou adesivando, como se faz na lataria de carro, não sei se o adesivo vai aguentar o processo.
@@fernandoafonsoquimico é para frente de amplificadores ,acho que depois de anodizado se aplicar um silk screen deve funcionar
Gostei de mais, quero comprar este trabalho, como faço para entrae em contato com o senhor ????
Me manda um e-mail que te passo o WhatsApp fernando.quimico@gmail.com
Professor, solução de bateria dá pra usar ou é fraco? Essa eu tenho um frasco cheio em casa.
A solução de bateria (30%) pode ser usada sim. Se tiver como confirmar a concentração ou pela densidade também dá para saber a concentração, que deve ter acima de 20% de ácido sulfúrico para a anodização.
Anodização deixa o alumínio mais resistente a impactos? Se não o que fazer pra ele ficar mais resistente?
A anodização faz uma camada fina de óxido de alumínio que é mais dura que o alumínio, indenpendente do tipo de anodização, a anodização desse vídeo é do tipo decorativa. Porém, a anodização dura é bastante utilizada para o fim de aumentar a resistência. Você acha cursos on-line sobre a anodização dura.
Boa noite Aécio,
Tenho dificuldade em obter respostas entre a necessidade de amperes e a voltarem correcta.
Investigo e vários entendidos me falam em 1Amp por cada dcm2 . Ok tudo bem mas a voltagem?
Se tenho 4 peças a adonisar com cerca de 3,556 dcm2 devo aplicar 4 Amp e a voltagem? Que correlação existe entre a Amperagem / Volts?
Obrigado
Luís Silva (Portugal)
A fonte de alimentação deve ser capaz de fornecer entre 5 e 15
volts. A corrente deve ficar
entre 0,3 e 3 amperes por decímetro quadrado (uma área de 10 cm x 10 cm). SOMENTE
ALUMÍNIO PODE SER UTILIZADO COMO SUPORTE E CONEXÃO ELÉTRICA DO ANODO.
Olá depois da peça já anodizada e possível repetir o processo em uma peça já anodizada de amarelo por exemplo e mudar para outra cor vermelho por exemplo?
Será difícil de fazer isso, mas uma forma de reverter a anodização e fazer um banho com solução de NaOH 30 a 40%. A peça sofrerá um desgaste, então talvez não seja viável.
Posso fazer o mesmo processo com jóias em titânio ? Até colocar na soda cáustica
Com titânio eu nunca fiz. Mas você compra os kits de anodização para titânio completo no mercado livre. produto.mercadolivre.com.br/MLB-2053947548-kit-para-anodizaco-de-titnio-e-niobio-completo-_JM#position%3D4%26search_layout%3Dstack%26type%3Ditem%26tracking_id%3Df037760a-076b-46b2-a933-83eea5b83ece
Bom dia professor!!!
O senhor poderia só me passar a lista do material que precisa pra fazer anodização?
Lixas finas para polimento, Hidróxido de sódio (soda caustica) 40% em agua, acido sulfúrico 20%, fio de alumínio e a fonte de corrente continua.
@@fernandoafonsoquimico obg meu amigo
So uma pergunta,o copo também fica imerso no acido sulfúrico?
Sim, em todo tempo que se aplica a corrente elétrica.
bom dia professor, esse processo dá certo com a liga leve de que as rodas de carro são feitas ?
Eu já vi roda de moto anodizada, mas elas são feitas com ligas de alumínio. Com a liga leve que tem composição de alumínio, silício e ferro, eu não sei se dará certo, teria que testar para te dar uma opinião mais certeira. Caso você tenha uma amostra pequena dessa liga e me enviar eu posso testar.
@@fernandoafonsoquimico nobre amigo , fico grato da sua resposta , vou fazer aqui na garagem e te informo o resultado , só temo o calculo de voltagem e amperagem pois a roda é muito grande e pesada ( aro 17 ) não vai ser fácil pra eu calcular , mas prometo postar os resultado Obs : o metal predominante é o alumínio logo acredito que dará certo, abraço
Lindo, ele é caro ??
Professor, por favor, eu posso anodizar um friso do meu carro para dar a impressão de cromado? Obrigado.
O cromado é mais brilhante, na anodização vai ficar com o brilho meio fosco
meu velho, se raspar sai a cor? risca com facilidade ou não ?
e em termos na ser fosco ou brilhosa a cor, é só o fato de polir antes?
A cor está em uma camada da superfície. Portanto, um risco mais profundo pode tirar a cor, porém a camada de óxido de alumínio é bastante resistente. O brilho se dá devido ao polimento e também não pode usar o hidróxido de sódio para limpeza, ele deixa a peça fosca.
@@fernandoafonsoquimico na verdade eu quero preto fosco... Tu acha que fica melhor que uma pintura comum? E em termos de riscos e perda de qualidade com o tempo, a anodização é melhor que uma pintura comum? A peça não vai ser usada em meio agressivo...
@@Eng_Jardel_Deckmann Em peças de alumínio a anodização sempre fica melhor que pintura comum.
@@fernandoafonsoquimico obrigado cara, e parabens pelo vídeo!
há alguma maneira da peça anodizada ser resistente a abrasão?
A anodização em geral aumenta a dureza da superfície, porém a anodização dura é mais indicada nesse caso de aumentar a resistência a abrasão.
@@fernandoafonsoquimico tem como fazer a anodização dura de forma caseira? Quero testar num pistonete de carburador...
FALHA: Olá, efetuei o experimento em casa e tive 5 tentativas falhas:
- Conferi a proporção da solução e fiz 1 frasco de solução de bateria + 2 frascos de água desmineralizada;
- Todas as peças de alumínio foram testadas em soda cáustica pois antes eram anodizadas;
- Usei uma fonte ATX na tensão de 12v (fio amarelo);
- Utilizei varetas de solda de alumínio em ambos os contatos. Notei que a vareta do ânodo ficou escura.
- Retirei a peça e coloquei em solução corante em pó para tecido, marca "tupi" na proporção de 1 frasco para 400ml de água;
- Após 15min, nenhum tingimento aparente.
- Refiz o processo mais duas vezes, com o mesmo resultado;
- Troquei a vareta de alumínio do ânodo (positivo) por outra peça de alúminio. Dessa vez a peça não escureceu;
- Deixei por mais tempo (2h20min) e notei uma redução mínima do nível da solução e formação de bolhas nas laterais do tanque (750ml);
- Retirei a peça, lavei em tanque de água desmineralizada (600ml) e coloquei em solução corante a 45º;
- Mesmo resultado :(;
.
Outros detalhes:
1) A solução não apresentou mudança de cor;
2) a peça anodizada não gerava bolhas no processo, apenas o cátodo e a vareta do ânodo (positivo);
3) Ao retirar a peça recém anodizada, eu lavava em tanque de água destilada ao invés de água da torneira;
4) Utilizei 4 tanques com 400ml de corante cada um com uma cor diferente para teste, todas geraram o mesmo resultado falho;
.
Alguém mais tentou e deu falha?
Tudo bem Daniel? Vou tentar te responder por partes.
1) A solução de ácido sulfúrico deve ter a concentração entre 20 e 30% e você deve verificar se a solução de bateria já está a 30% que é o mais comum. Portanto, não precisa diluir.
2) Se as peças já foram anodizadas, você deve tratar com a solução de NaOH a 40% e depois testar se retirou a camada anodizada. Se estiver anodizada não conduz, teste a condutividade.
3) É sempre importante observar a formação de bolhas no ânodo (+) onde está a peça que irá anodizar, caso não forme as bolhas já é um indício que não está reagindo e deve ter algum erro. Verifique as conexões e a corrente apropriada para o tamanho da peça. Se a intensidade de corrente for alta para o tamanho (superfície tratada) irá escurecer. A corrente indicada é entre 0,3 e 3 amperes por decímetro quadrado (uma área de 10 cm x 10 cm).
4) A solução do corante deve ser aplicada em temperatura baixa, até 30ºC e depois aquecer para fechar os poros. E a concentração vai determinar a tonalidade da cor da peça, não precisa ser muito concentrada.
@@fernandoafonsoquimico primeiramente obrigado demais em responder.
1) Realmente eu diluí a solução de bateria com duas partes de água. Assim, tive uma solução de 3L onde 2L eram de água desmineralizada e apenas 1L era de solução;
2) Fiz o banho em NaOH. Algumas peças já duas ou três vezes imergidas.
3) Não surgiram bolhas nas peças ligadas ao ânodo, irei verificar a continuidade. Mas não formaram bolhas... :( Como estou usando uma fonte ATX, não tenho controle sobre a amperagem, então segui testando.. Esse ponto é relevante, pois não se formam bolhas no ânodo. Porém, fiz o reverso, liguei a peça no cátodo pra ver se ela borbulhava e esta borbulhou...
4) O corante eu testei em todas as vezes, em temperatura ambiente e aquecida até pouco mais que a temperatura das mãos. Em nenhuma houve resultado. Alguns minúsculos pingos de pigmentaçao menores que o furo de uma agulha foram observados. Testei uma última vez com tinta de impressora pigmentada (solúvel em água), que é muito forte e concentrada. Sem resultados.
.
Retorno para o ponto 3... na busca de identificar porque motivos não se forma bolhas no ânodo...
Boa Tarde Fernando ..... So consigo comprar este acido ( acido-sulfurico-0.2n-fatorada-1l-acs-cientifica ) . Por esta descrição voce pode me dizer se tenho que diluir e qual a proporção ?????? obrigado mestre.....
Jorge, nessa concentração não tem como fazer. Está muito diluído. Tenta comprar a solução de bateria, que é normalmente a 30% de ácido sulfúrico.
@@fernandoafonsoquimico oi professor ... achei uma solução de bateria com densidade min.; 1.200 seria quase isso ou uma outra numeração??
@@jorge.andrade.viola. isso mesmo, está a 30 % nessa densidade
@@fernandoafonsoquimico Obrigado Mestre ...
tenho uma peca que esta metade anodizada de preto e outra metade no aluminio. Se fizer todo o processo e colocar corante preto, fica uniforme ?
Tem que ver se a parte em alumínio não está anodizada, e os poros fechados. Se tiver toda anodizada um banho em solução de NaOH 30 a 40% pode reverter a camada anodizada. Tome cuidado para não deixar muito tempo, pode estragar a peça.
Do you use constant current
Yes, i use constant current
@@fernandoafonsoquimico Why doesn't the voltage start to rise from zero?
Or is it the same effect If the volts are from 12 to zero
@@adamrolo4337 I left it regulated to start at this voltage, but the regulation starts at zero
posso fazer esse processo em um tanque de moto, se a peça de cobre estiver suja posso usar aquela limpeza inicial tbm
Qual o metal do tanque?
@@fernandoafonsoquimico chapa fina nao sei exatamente dizer qual o metal, mas é um tanque comum
@@Maxttor esse processo de anodização é para o alumínio, não dá para fazer em aço.
@@fernandoafonsoquimico alumínio nessa espessura não tem resistência suficiente, poderia até existir tanques fabricados em liga leve, mas o custo seria alto.
Quais tipos de acido posso usar na anodização
O ácido sulfúrico é o mais usado, eu sempre usei ele. Porém, já vi trabalhos que se utilizou o ácido fosfórico e ácido crômico.
Será que dá certo usar o corante Xadrez?
Nunca testei com o corante xadrez. Mas acredito que dará certo.
pode-se usar outro acido menos perigoso do que o ácido sulfúrico? Qual a voltagem utilizada no processo?
A literatura descreve o uso de vários outros ácidos, como exemplo o crômico. Porém, o mais usado é o ácido sulfúrico, por ser mais eficiente. A voltagem pode ser de 6 a 12 V, e a intensidade de corrente de 0,3 a 3 amperes para peças pequenas. É importante os testes para o ajuste adequado para cada caso.
@@fernandoafonsoquimico obrigado pelas informações
Para entender melhor... Para um litro de água eu coloco 40% de soda cáustica?
400 g de soda cáustica e dissolve até atingir um litro (40% m/v)
A tintura fica inerte ou beber nesse copo é nocivo para a saúde.?
O corante fica alojado dentro dos poros e não vai causar nenhum tipo de problema. No mercado existe muitos copos assim.
Olá professor, queria fazer isso em algumas peças do saxofone. Vc faz?
Junior eu não faço anodização de alumínio comercialmente. Sugiro que procure uma empresa que faça. O objetivo desse vídeo é puramente para o ensino acadêmico.
Amigo, se eu for anodizar peças um pouco maior e maior quantidade, e meu reservatório maior precisa de uma fonte maior ? Me ajuda por favor
Você vai precisar de uma fonte mais potente, a corrente deve ficar
entre 0,3 e 3 amperes por decímetro quadrado (uma área de 10 cm x 10 cm).
ONDE COMPRO ESSA FONTE E QUAL A ESPECIFICAÇÃO DELA ?
Você pode pesquisar no Google: Fonte de Alimentação corrente contínua, que vai aparecer muitas opções. A fonte que utilizei nesse vídeo é de 30V / 5A, mas você tem que ver suas necessidades de acordo com o que produzir.
www.amazon.com.br/FONTE-ALIMENTA%C3%87%C3%83O-DC-MPS-3005B-MINIPA/dp/B07YVL3RN1/ref=asc_df_B07YVL3RN1/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379787216792&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=4642250165272204437&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001552&hvtargid=pla-1634940958506&psc=1
Grato
Professor, qual a densidade de corrente usada?
Nesse procedimento usei aproximadamente 3 A. Veja no 3:25 min de vídeo
@@fernandoafonsoquimico Obrigado, verifiquei nos comentário que usa de 0,3 a 3 A/dm²
Se eu usar um contato de cobre no anodo, atrapalha? tem que ser fio/barra de alumínio mesmo?
@@LeniAvalon Tem que ser alumínio para não reagir. Você encontra fios de alumínio em cabos de alta tensão da rede de distribuição de energia. Em Ferro velho vc acha
@@fernandoafonsoquimico Muito obrigado, fiz o experimento hoje com os alunos da graduação, foi um sucesso.
@@LeniAvalon Que legal. Fico feliz com isso. Você é de onde?
Amigo funciona se eu usar limpa pedra como ácido?
Não funciona, os produtos para limpar pedra podem ter ácido sulfúrico e outros, como o ácido clorídrico (muriático), porém mesmo que seja o ácido sulfúrico a concentração é mais baixa e normalmente tem outras coisas como tensoativos que vão atrapalhar.
@@fernandoafonsoquimico Ok muito obrigado pela resposta. Tenho outra dúvida, é possível fazer anodização para pintar uma peça composta de cobre e alumínio? No caso é um dissipador de calor de computador.
@@william918wo se o percentual de cobre for baixo já atrapalha, acredito que não dará certo
Caso eu queira realizar o procedimento apenas para prover proteção à peça e não queira pigmentação, faço o procedimento de eletrólise e depois fervo a peça para fechar os poros ou posso pular as duas últimas etapas (pigmentação e fechamento de poros) ?
Tem que fechar os poros para evitar manchas, pois micropartículas podem entrar nos poros.
@@fernandoafonsoquimico Certo Fernando, muito obrigado pela atenção.
Esse corante amerelo e cor de ouro?
O corante usado nesse vídeo é o Amarelo Alimentício, mas existe o corante cor de ouro próprio para a anodização. Essa semana eu recebi duas amostras de cor ouro da CPA corantes. www.cpacorantes.com.br/
Parabéns professor você pode mandar a relação detalhada
a) Preparação da superfície: A anodização não corrige nenhum defeito ou imperfeição. Inicialmente, ambas foram limpas e lixadas com lixa d’água 600. A peça destinada ao acabamento fosco foi mergulhada em solução de soda cáustica. Ocorre uma reação que libera hidrogênio e aos poucos corrói a superfície do alumínio, deixando-a fosca. A peça destinada ao acabamento brilhante foi polida com estopa, massa de polir e, acima de tudo, paciência. O acabamento com soda cáustica é bem menos trabalhoso e produz bons resultados.
b) Preparação da solução de ácido sulfúrico: Misture 1 volume de ácido sulfúrico concentrado com 6 volumes de água. O ideal é usar água destilada. Há um consenso na literatura de que a água clorada da torneira pode causar problemas. CUIDADO! Adicione o ácido concentrado à água, e NÃO a água ao ácido. A reação é violenta e exotérmica (esquenta muito). Adicione um pouco de cada vez e espere esfriar antes de nova adição. Trabalhe com equipamento de proteção. Óculos e luvas são obrigatórios. O objetivo é conseguir uma solução de ácido de aproximadamente 15% em massa.
c) Montagem do conjunto: usar um cátodo de fio de cobre (foto ao lado, no fundo do recipiente de ácido) permanentemente mergulhado na solução e não houve problema algum, mesmo quando a tensão elétrica foi desligada. Entretanto, o catodo mais usado para anodização é o chumbo. Uma tira de chumbo imersa na solução, com uma parte para fora que permita sua ligação à fonte de alimentação seria ideal; entretanto, o chumbo é difícil de obter e é tóxico. Catodos de alumínio também são muito utilizados atualmente, sendo recomendado montar com uma área de 1,5 a 2 vezes o tamanho da peça.
d) Aplicação de eletricidade: A fonte de alimentação deve ser capaz de fornecer entre 5 e 15 volts, e ter capacidade de alguns Ampères. Utilizamos a saída de 5 volts e a corrente ficou entre 0,4 e 1,2 A. A corrente deve ficar entre 0,3 e 3 amperes por decímetro quadrado (uma área de 10 cm x 10 cm). SOMENTE ALUMÍNIO PODE SER UTILIZADO COMO SUPORTE E CONEXÃO ELÉTRICA DO ANODO. Deixe a peça anodizando por cerca de 3 horas.
e) Tingimento: Seque levemente com papel toalha e mergulhe a peça no corante ou aplique-o com um pincel. O corante ideal é uma questão de tentativa e erro. De preferência, deve ser solúvel em água. Podem ser testados corantes para tecidos, tintas para canetas hidrográficas, corantes para alimentos, etc. Para um mesmo tipo de corante podem ser obtidos resultados diferentes, dependendo da cor. Existem empresas especializadas na venda de corantes para coloração de alumínio anodizado. Estes corantes apresentam excelente solidez à luz e a intempéries, podem ser encontrados corantes solúveis em água e solvente.
@@fernandoafonsoquimico muito bem explicado .só uma dúvida na falta do equipamento de voltagem posso usar uma fonte de carregar bateria ou até mesmo uma bateria de moto?
@@piauiairguns2949 vc pode usar o carregador sim, mas depende do tamanha da peça, tem que testar. A bateria de moto também, só tome o cuidado e veja se não está muito alta a intensidade de corrente que pode estragar a peça.
@@fernandoafonsoquimico obg tenha um ótimo dia
Professor uma dúvida, essa solução aquosa e ácido sulfúrico com água destilada?
Fernando só tem essa cor pra coloração?
Corantes de qualquer cor dá certo, porém dependendo do corante pode alterar a tonalidade com mudanças de pH, temperatura ... Se for fazer de forma mais profissional, sugiro comprar o corante próprio para anodização.
@@fernandoafonsoquimico onde eu acho esses corantes e pra pinta um handguard de Airsoft alumínio
@@cabelominas no mercado livre tem vendedor de corante de Anodização
@@fernandoafonsoquimico valeu muito obrigado
boa tarde professor, tenho uma duvida e gostaria q me esclarecesse, estou aprendendo esse processo de anodizacao, tentei a primeira vez em uma peça de (5Ax4Lx3E)cm, fiz com uma fonte com saida de 12V 50A, coloquei tinta vermelha de carimbo 1 vidro pra cada 500ml de agua, a pigmentacao ficou otima, apesar da amperagem da fonte, fiz um outro teste com um pedaço menor ainda (3Ax2Lx0,5E)cm, dessa vez usei tinta preta, mais uma vez ficou perfeito. usei solucao de bateria 1x2, 200ml de solucao 400ml de agua de ar condicionado, ficou como esperado nos dois testes. dai aumentei um pouco mais a solucao, coloquei 600ml de solucao de bateria e 1200ml de agua desmineralizada, fiz tudo do mesmo jeito que nas perças anteriores, dai tentei em um pedaço maior de aluminium (15Ax5Lx2E) cm, tentei na tinta preta, mas nao deu certo, nao pegou a cor, ela ficou um pouco dourado, notasse que a peça quis pegar a cor, mas foi muito superficial da essa cor meio q dourada, tambem ouve uma mudaça no processo de aquecimento da agua, nas 2 primeiras vezes coloquei a agua com tinta a 40 graus no fogo de casa, dessa vez fiz em outro lugar e nao havia fogo, entao aqueci a agua com tinta com uma resistencia, mergulhando ela dentro da agua, notei que nesse processo a resistencia liberou uns fragmentos de po da cor de aluminium na agua, Entao gostaria de saber onde posso ter errado, se foi na solucao? a fonte tem uma amperagem muito alta? a forma que aqueci a agua foi errada? lembrando que nas 2 primeiras vezes foi a mesma fonte e processo ocorreu perfeito mesmo sendo peças muito pequenas e amperagem alta, dessa vez a peça era maior e ocorreu esse erro. obs: nao tenho como mudar a amperagem da fonte.
amigo não sou professor , mas amperagem da fonte não interfere no seu trabalho , desde de que a peça que voçê não seja muito que a fonte possa trabalhar , 50ampres é uma super fonte , mas quanto mais potente for a fonte você terá condições de trabalhar com peças maiores , o que determina é que para para cada 10 cm quadrados da superficie a ser trabalhado se aplica um tensão até dar 3 amperes e para isso a fonte tem que ter o botão de variar a voltagem para obter os amperes desejado .
@@JOAOSILVA62 olá, poderia me informar seu contato de zap para eu poder tirar umas duvidas que tenho?
@@gilderglanpaixao6736 amigo eu não entendo bem do processo ,apesar de eu ter aprendido bastante neste vídeo mas entendo da fonte , qual a sua duvida com relação a fonte , logo te pergunto , ela tem o botão de regulagem de voltagém? , você tem um multimetro ,tem fonte que tem o amperimetro nela mesma aí não precisa de multimetro , se sua fonte é mesmo de 50amperes é uma super fonte , mas mesmo que for uma de 5.0amperes já é muito boa dá para trabalhar com peça de tamanho quase de 20x20 cm de área depende da superficie , o autor do vídeo fala que é usada uma corrente de 3 amperes para da cada 10cm quadrado área eu ainda não fiz nenhuma experiencia com alúminio , somente com cobre mas não tive bons resultados o cobre solta depois , tenho que me aprimorar mais . mas de fonte eu entendo pode me perguntar e te respondo por aqui mesmo mas se precisar te passo o Wats da que é da minha esposa e te respondo , gostei muito desse vídeo me passou muita informação .
@@JOAOSILVA62 comprei uma fonte de energia ajustável, 30v 10a, faço anodizacao em peças pequenas e nao tenho problema, estava tendo problemas com a cor preta, mas resolvi ja, comprei o corante preto específico pra preto, so estou tendo problema com pecas maiores que faco com mais frequência, pois a água esquenta muito e o tingimento nao penetra bastante na peça, a peça que mais trabalho é 15 x 4 x 3 cm, dai nao sei a amperagem correta e a água esquenta até uns 32 graus, se eu deixar a amperagem entre 3 e 5a, quando a água esquenta a voltagem cai para entre 8 a 9 volts, entao, nao sei o que faco para manter a amperagem entorno de 3a e a voltagem na casa dos 12v, sem que a agua esquente, no começo da pra deixar nesses niveis, mas quando a água vai aquecendo a amperagem sobe e a voltagem diminuiu, dai tenho que escolher, amperagem normal e voltou baixa ou amperagem alta e voltagem normal.
@@gilderglanpaixao6736 o ideal seria montar um sensor de corrente para fonte para manter sempre a mesma corrente que é o que importa mas esse sensor tem que ser feito aí por um técnico eletrônico , se tua fonte tem ajustes de tensão também da para fazer um controle automático de corrente . esse sensor é feito com um pedaço de resistencia de chuveiro ou um arranjo de resistores fio de baixa resistencia , transistor , potenciomentro para para ajustar a corrente , e alguns componente , com esse recurso a voltagem varia mas a corrente mantem , a medida que a temperatura da solução muda ou a deposição vai fechando a corrente vai caindo , neste processo a corrente varia ao passar dos minutos um sistema automático na fonte para ajustar não a voltagem mas a corrente de forma automática seria importante
Bom dia e obrigado pela aula. Estou tentando fazer anodização com fonte de notebook de 18 V e 3,3 A. No entanto, o led da fonte fica piscando e a corrente na peça pulsando (borbulhamento intermitente). O processo de coloração não funcionou. Alguma sugestão para corrigir isso?
Pode ser a questão da fonte, então sugiro que você meça a intensidade de corrente para ver se está realmente com 3,3 A. Ou o corante que não funciona, esse é o problema mais comum. Após a anodização veja se está conduzindo menos a superfície do alumínio, é uma característica da peça anodizada a diminuição da conditividade.
amigo fontes com voltagem fixa não é bom para esse trabalho deve pedir a um técnico eletrônico que monte para você uma fonte variável de 0 a 12 volts a corrente em amperes se dá com a variação da voltagem seria bom ter um multimetro desses mais baratos digital em série com fio positivo da fonte para medir a corrente , só com a fonte de voltagém fixa se torna muito difícil ter resultado
mas com essa mesma fonte de notebok posso de dar uma ideia para resolver isso de forma mais simplificada , mas tem que ter o multimetro para medir os valores .
Me explica pq o banho de ouro em prata a peça que vai receber o banho vai estar no negativo 😮
Sim, a peça que recebe a deposição do metal estará no polo negativo. O íon do metal (ouro - Au +3) com carga positiva é atraído para o polo negativo. E se deposita com a sua redução de carga na forma metálica (Au zero).
Amigo pode fazer com peças de aço inox?
O aço inox tem uma camada de passivação de óxido de cromo, que protege contra a corrosão, e dependendo do tipo de aço forma-se magnetita, que é um dos tipos de óxido de ferro. Porém, esses óxidos não são porosos e por isso não é possível adicionar a cor.
@@fernandoafonsoquimico muito obrigado pela atenção
Tem como fazer sem corante....deixando na cor alumínio mesmo...
Sim, só fazer todas etapa, menos a adição de corante. Vai precisar aquecer na fervura para fechar os poros.
Pode usar uma bateria de veículo para isso?
A bateria de carro tem uma intensidade de corrente muito alta, 45, 60 ampères ou mais, que pode danificar as peças. Tem que testar para ver isso. Mas as baterias de moto tem um valor menor de ampère, que talvez seja mais indicado.
@@fernandoafonsoquimico obrigado
É possível anodizar na cor preta?
@@francibertooliveira7131 sim, existe corante preto próprio para anodização. Porém é o mais complicado de obter.
Professor bom dia ! Como faço pra entrar em contato com vc? Grato.
WhatsApp (62)981129427
Serve para ferro tbm?
No ferro não tem como fazer anodização.
@@fernandoafonsoquimico Legal saber. Prof. quais metais poderia fazer esse processo de anodização, além do alumínio? Obrigado.
@@henriquegluon8136 A anodização é mais comum no alumínio, porém é utilizada em nióbio, tântalo, titânio, tungstênio, zircônio. No titânio é muito comum para piercing.
@@fernandoafonsoquimico Que interessante saber! Muito obrigado Prof. pela orientação.
@@fernandoafonsoquimico Professor, no caso do ferro, não dá. Então em qualquer liga de aço também não daria, por extensão. Faz sentido?
Só uma dúvida: porquê você diz na medida de Ácido Sulfúrico em Gramas e não em Ml? Eu quero usar água de bateria mas no rótulo diz a concentração em Mol/L. Então como saber o quanto de água de bateria devo usar? Muito grato pelo retorno.
Eu usei a concentração de 20% massa/volume, que corresponde a 2 mol/L. As soluções de bateria normalmente vem na concentração de 30%. Então você pode fazer uma diluição, baseado nisso. Confirme a concentração molar da sua solução, mas se precisar de ajuda no cálculo me passa o valor da concentração.
@@fernandoafonsoquimico Então amigo eu fiz o seguinte pesei 150 ml de água destilada deu 153 gramas, pesei a mesma quantidade de água de bateria 150 ml no caso e deu 199 gramas. Diminuindo 199g - 153g = 46 gramas de Ácido Sulfúrico. Baseado nos meus cálculos coloquei 750ml de água de bateria e
mais 250ml de água destilada. Vou fazer um teste aqui agora anodizando com um carbono de pilha como Catodo e um fundo de latinha de coca cola no Anodo.
@@VovoRoquiEu usei o ácido concentrado (98%) PA e a solução de bateria já está quase na concentração certa (está a 30%). Você pode testar fazer com uma diluição com 50% de solução de bateria e 50% de água destilada para ficar com 15%, e outra com a solução de bateria na sua concentração. Teste se a latinha está conduzindo, se não estiver conduzindo eletricidade o alumínio já está anodizado e não vai dar certo.
@@fernandoafonsoquimico tentei fazer 2x com 750ml água de bateria + 250ml de água destilada deixando pôr 1h cronometrado e a peça (fundo de latinha) nem chegou á ficar Anodizada. Será quê pode ser o eletrodo de carbono quê estou usando no Catodo, ao invés de pôr uma plaquinha de Alumínio? Ou será que pode ser a voltagem de 12v quê está fora da Amperagem correta?
@@VovoRoqui Você mediu a corrente? Estava com quantos amperes? Você observou se houve formação de bolhas de gás no ânodo?
Professor o negativo e positivo se escostam?
Não pode encostar quando estiver ligado.
Da pra fazer com plástico?
Não tem como fazer em plástico.
@@fernandoafonsoquimico
Eu vi um vídeo,eles coloca uma tinta que pega eletrólise
@@valterb.8940 a Anodização é a formação de óxido poroso do metal, onde o corante se aloja. No plástico não tem como fazer a Anodização, mas pôde-se fazer outros processo de pintura, inclusive por galvanização.
@@fernandoafonsoquimico
Entendi
Bom dia! Por favor explique melhor como fazer o preparo dos líquidos porque não entendi a sua explicação.
A peça foi tratada com a solução de hidróxido de sódio, NaOH, a 40% (40 g de soda cáustica para cada 100 mL de solução). A solução de ácido sulfúrico deve ter a concentração entre 20 e 30% e você deve verificar se a solução de bateria já está a 30% que é o mais comum. Portanto, não precisa diluir. Se for usar o ácido sulfúrico PA (98%) você pode adicionar 110 mL (200 g) de H2SO4 para cada litro de solução. O corante eu usei 4 g para cada litro, porém é variável de acordo com a tonalidade desejada e o tipo de corante.
Galera da moto em peso aqui rsrsrsrs
Tem que ser 3a só a fonte ? Pode ser mais 50a 100a?
Se for peças pequenas e aplicar uma corrente alta, as peças podem ser danificadas. O ideal é fazer um teste para saber se não danifica a peça e o tempo de aplicação de corrente também deve ser testado de acordo com a intensidade aplicada.
Muito bom, obrigado pelo vídeo, aprendi muito com esse processo.valeu obrigado.
outra pergunta... Vc respondeu "A fonte de alimentação deve ser capaz de fornecer entre 5 e 15
volts. A corrente deve ficar
entre 0,3 e 3 amperes por decímetro quadrado (uma área de 10 cm x 10 cm).Em uma area de 17CM X 50CM qual amperagem correta a ser usada.
Uma intensidade de corrente acima de 3 A, deve ser suficiente. Tem que testar, porém deve ter cuidado para não estragar a peça com uma corrente alta.