Bom dia Bruna, por favor, o que você pode dizer a respeito desta situação? Hoje, minhas composições, já foram executadas numa média de 150 Milhões de vezes em séries animadas no UA-cam. Uma, por exemplo, que após 1 mês de sua postagem, já em quase 800Mil views (hoje é 12/10/2024) (Não vou postar o link para não queimar uma estratégia futura, quem sabe).
Nunca recebi nenhum centavo de direitos autorais, conexos, etc, sendo que sou o compositor, arranjador, intérprete e instrumentista. Ou seja, fiz tudo. Inclusive, tenho cadastro no ECAD também. Ao questionar a Abramus, a resposta que recebi foi esta: "Olá, bom dia! Tudo bem? Infelizmente, não há pagamento de execução pública para as músicas que fazem parte de um audiovisual exibido no UA-cam. A plataforma não envia a lista das músicas para o ECAD, não sendo possível essa distribuição." Afinal, o UA-cam está burlando as leis de direitos autorais brasileiras ou a Abramus e Ecad não estão cumprindo sua função? Att.
Objetividade & Sinceridade da BC . É o apoio q precisamos no início da carreira . Obrigado gente , por reconhecer essa maravilhosa pessoa da nossa área da Composição e Direitos Autorais, a BC . Valeu
BC um abraço a vc que Deus lhe dê muita sabedoria e conhecimento é verdade hoje em dia se tornou muito fácil liberar uma obra musical a distância éo que eu que eu tenho feito quando um cantor vem pedir autorização tenho minha ficha de autorização já pronta digital como sou filiado a ubc e os outros parceiros musicais são de outras associações faço o preenchimento ambos para autorizar hoje em dia o mundo digital se tornou mais fácil para preencher os documentos de autorização e muito obrigado BC por tudo e por tornar a nossa vida com as dicas e informações para o dia a dia envolvendo musicalmente um abraço a vc que Deus lhe abençoe ❤
a distribuidora apenas gera o ISRC ela não cadastra, a UBC assim como ABRAMUS e outras demoram para fazer o registro deste ISRC pois precisam verificar todas as infos e encaminhar para os orgãos reguladores, lembrando o ISRC Gerado pela distribuidora não tem validade se não for cadastrado na Associação!
@@MeuPagoSul ..ah sim. a UBc está demorando pra gerar o fonograma. Lembrando que há menos de dois meses meu outro ISRC foi gerado por ela em dois dias. Obrigado pela resposta.
Distribuidora não cadastra ISRC. Esse código é um código vazio que não tem informação nenhuma dentro dele, você tem que pegar esse código e jogar dentro do ECAD e alimentar com todas as informações que você coloca no ISRC que cadastra dentro da UBC, igual. Por isso que é rápido porque é só atrbuir um número, não gera nenhum direito pra você. Portanto, Renato, a UBC demora porque a checagem das informações que todos os titulares colocam nos ISRC é humana, feita uma a uma, pra evitar apropriação de autoria, fraude e outras irregularidades. Fica tranquilo que assim que você salva o ISRC você pode usar o código, não precisa aguardar validar pra jogar na agregadora. E a primeira distribuição só vem 8 meses após o lançamento da música. Abs.,
@renatocoelho88 A UBC está sobrecarrega por conta das fraudes das MTG. Tenha um pouco de paciência, as camadas de segurança são importantes pra nós. Abs.,.
Olá Bruna, queria tirar uma dúvida. No processo de licenciamento e negociação da obra para ser gravada por um artista, junto com as porcentagens de reproduções de suporte físico (CD, LP, etc..), eu poderia de alguma forma exigir uma porcentagem das vendas de ingressos de shows de uma turnê? mesmo levando em consideração a arrecadação de gestões coletivas de execução publica ao redor do mundo?
Em um CD, a gravadora recebe o valor e paga em torno de 10% de direitos artísticos ao artista. Os músicos recebem quando a gravação toca nas rádios e TVs e etc, através do ECAD que repassa esse valores à associação. Para os compsitores, a editora tira 9,17% pra pagar autores. Pega o total, tira 9,17% e divide entre o número de faixas, depois divide entre os autores e editoras de cada faixa.
O indicado é você pegar essa orientações com seus colegas. Quem indica trabalho de empresa é quem usa o serviço dessa empresa. E eu só recomendo editora se você já tem músicas com muitas execuções, é o seu caso?
@@canaldabc Oi Bruna boa noite tudo bem ! Minhas músicas foram gravadas como demonstração e estão devidamente registradas, mas não foram gravadas por nenhum artista, eu gostaria de ter uma editora para administrar essas composições. Minhas músicas são do segmento sertanejo.
@camarada2010 Pelo que entendi, você quer uma editora pra te ajudar em encaminhamentos. Então você vai precisar mesmo de indicação dos seus colegas porque hoje os artistas procuram mais os compositores que as empresas pra ouvir músicas.
@@canaldabc É exatamente isso, preciso apresentar minhas músicas aos Artistas, porém contatos não tenho de ninguém, mesmo em época de rede sociais ainda é muito difícil um compositor anônimo chegar em um Artista .
@camarada2010 Antigamente você tinha que dormir na porta de um estúdio. E só chegava lá pelas mãos de uma editora. Hoje, com as redes sociais, você pode conhecer colegas e unir forças, estourar uma música num viral com um artista pequeno e abrir portas pra participar de uma audição. As perspectivas não são melhores?
Oi Bruna, parabéns pelo vídeo e gratidão por compartilhar conhecimento. Eu cadastrei na ABRAMUS acerca de 2 anos. Porém não lancei nenhuma obra musical em plataforma alguma ainda. Como sou produtor, compositor e intérprete, posso criar os ISRC'S antes e depois lançar na plataforma ou a plataforma que gerará o meu ISRC?
Olá Bruna Campos, boa noite Gostaria de sugerir um tema que está causando muita confusão em relação a agregadora OneRpm. As pessoas que assinaram com essa agregadora (Muitos artistas independentes) estão sendo impedidos de subir suas músicas e "convidados" a se inscrever em outra agregadora chamada Off Step. Gostaria de saber se eles (essa agregadora) podem fazer isso e uma orientação do que fazer nesse caso. Eu me sinto enganado pela empresa pois assinei para subir minhas músicas e em troca eles ficam com uma porcentagem dos ganhos. A questão é que eles agora impedem os artistas que não ganham muito de subirem as músicas e oferecem candidamente outra empresa que é PAGA para fazer o mesmo serviço sendo que no plano básico nem mesmo o mínimo como link de pré=save oferecem. Peço se puder um video que sirva pra orientar a galera que assim como eu está completamente sem saber o que fazer e se temos algum direito quanto a isso. Não sei se expliquei direito e peço desculpas se não consegui ser mais claro. Obrigado
Gostaria de tirar uma dúvida com você se puder ajudar é claro... Eu fiz uma obra de minha autoria, cadastrei na associação o título e letra.... Posteriormente contratei um vocalista e um produtor para reproduzir uma guia melódica instrumental para ter a canção e apresentar aos músicos nos quais desejo que gravem a minha composição... Está guia de amostra eu devo cadastrar o fonograma dela eu meu nome para proteger a melodia? Ou o fonograma somente será feito quando o artista que eu pretendo fornecer gravar? Gratidão 🍀
Olá bc tudo bem ... Sendo eu mesmo o interprete e colocando o meu fonograma já com isrc feito em meu nome e colocando no sportfy eu recebo algum valor quando a música for ouvida por meus seguidores??
Eu queria tirar uma dúvida eu sou Cantor e Compositor Daí um produtor fonografico independente entrou em contato comigo e com outros compositores; ele, pagou pela obra e colocou em sua plataforma e gerou código ISRC ater air tudo foi concordado e assinado todos de acordo Mas o problema é que o codigo ISRC que ele gerou não nos dar direito de divulgar nas redes sociais porque cilência as músicas Ele tá correto em fazer isso ou era pra dar liberdade para todos da coletânea poder divulgar? Moral da história ninguém da coletânea gostou Por que não dá liberdade da gente divulgar e olha que eu sou o compositor intérprete de algumas que ação devo tomar nisto ou deixa quieto?
O que vocês precisam entender é o seguinte: quando vocês deixam uma empresa fazer o ISRC e subir uma faixa pras plataformas, é ela e sua agregadora quem define as regras de divulgação. Quando o fonograma está nos canais previstos por eles, o controle dos autorais e conexos é melhor. Se todos vocês quiserem divulgar, ao invés de compartilhar o áudio da biblioteca ou o vídeo do perfil oficial do produtor fonográfico, o resultado em arrecadação pode não ser satisfatório porque o perfil pessoal de vocês pode gerar visualizações que não serão contabilizadas. Quando a gente vai divulgar no nosso perfil uma gravação de uma gravadora, o limite são 20 segundos, videos maiores são silenciados. Eu sou artista da Virgin Music. Quando eu coloco um vídeo no meu perfil de artista, eu não ultrapasso esse limite. É uma forma de controlar as cópias. Então, vocês precisam entender essas limitações, que não são impostas arbitrariamente, são formas de fazer com que a faixa de vocês arrecade melhor porque se não arrecadar vocês vão cobrar a gravadora. Portanto, todos os artistas de gravadora passam por isso. É possível colocar os perfis de vocês em uma whitelist. Não recomendo, mas fale sobre isso com a agregadora. Bjs.,
Bom dia Bruna, por favor, o que você pode dizer a respeito desta situação?
Hoje, minhas composições, já foram executadas numa média de 150 Milhões de vezes em séries animadas no UA-cam.
Uma, por exemplo, que após 1 mês de sua postagem, já em quase 800Mil views (hoje é 12/10/2024)
(Não vou postar o link para não queimar uma estratégia futura, quem sabe).
Nunca recebi nenhum centavo de direitos autorais, conexos, etc, sendo que sou o compositor, arranjador, intérprete e instrumentista. Ou seja, fiz tudo.
Inclusive, tenho cadastro no ECAD também.
Ao questionar a Abramus, a resposta que recebi foi esta:
"Olá, bom dia!
Tudo bem?
Infelizmente, não há pagamento de execução pública para as músicas que fazem parte de um audiovisual exibido no UA-cam.
A plataforma não envia a lista das músicas para o ECAD, não sendo possível essa distribuição."
Afinal, o UA-cam está burlando as leis de direitos autorais brasileiras ou a Abramus e Ecad não estão cumprindo sua função?
Att.
Objetividade & Sinceridade da BC . É o apoio q precisamos no início da carreira . Obrigado gente , por reconhecer essa maravilhosa pessoa da nossa área da Composição e Direitos Autorais, a BC . Valeu
Obrigada!
BC um abraço a vc que Deus lhe dê muita sabedoria e conhecimento é verdade hoje em dia se tornou muito fácil liberar uma obra musical a distância éo que eu que eu tenho feito quando um cantor vem pedir autorização tenho minha ficha de autorização já pronta digital como sou filiado a ubc e os outros parceiros musicais são de outras associações faço o preenchimento ambos para autorizar hoje em dia o mundo digital se tornou mais fácil para preencher os documentos de autorização e muito obrigado BC por tudo e por tornar a nossa vida com as dicas e informações para o dia a dia envolvendo musicalmente um abraço a vc que Deus lhe abençoe ❤
@@canaldabc eu que te agradeço muito
Bruna sua linda você é o nosso anjo da guarda dos direitos autorais 😇
Obrigada, meu querido.
Distribuidora demora 2 dias pra cadastrar o ISRC, enquanto a UBC está demorando mais de um mês. Poxa UBC, assim fica difícil hein?!
a distribuidora apenas gera o ISRC ela não cadastra, a UBC assim como ABRAMUS e outras demoram para fazer o registro deste ISRC pois precisam verificar todas as infos e encaminhar para os orgãos reguladores, lembrando o ISRC Gerado pela distribuidora não tem validade se não for cadastrado na Associação!
@@MeuPagoSul ..ah sim. a UBc está demorando pra gerar o fonograma. Lembrando que há menos de dois meses meu outro ISRC foi gerado por ela em dois dias. Obrigado pela resposta.
Distribuidora não cadastra ISRC. Esse código é um código vazio que não tem informação nenhuma dentro dele, você tem que pegar esse código e jogar dentro do ECAD e alimentar com todas as informações que você coloca no ISRC que cadastra dentro da UBC, igual. Por isso que é rápido porque é só atrbuir um número, não gera nenhum direito pra você. Portanto, Renato, a UBC demora porque a checagem das informações que todos os titulares colocam nos ISRC é humana, feita uma a uma, pra evitar apropriação de autoria, fraude e outras irregularidades. Fica tranquilo que assim que você salva o ISRC você pode usar o código, não precisa aguardar validar pra jogar na agregadora. E a primeira distribuição só vem 8 meses após o lançamento da música. Abs.,
@renatocoelho88 A UBC está sobrecarrega por conta das fraudes das MTG. Tenha um pouco de paciência, as camadas de segurança são importantes pra nós. Abs.,.
@@canaldabc ok. Agradeço a resposta Bruna. O negócio eh aguardar
Olá Bruna, queria tirar uma dúvida.
No processo de licenciamento e negociação da obra para ser gravada por um artista, junto com as porcentagens de reproduções de suporte físico (CD, LP, etc..), eu poderia de alguma forma exigir uma porcentagem das vendas de ingressos de shows de uma turnê? mesmo levando em consideração a arrecadação de gestões coletivas de execução publica ao redor do mundo?
Poder, pode. Mas é muito difícil você conseguir isso. Se conseguir, me conta.
@@canaldabc Pode deixar, obrigado
Em 1 cd os cantores e instrumentistas além do autor tem que ganhar sua parcela? Quem decide o oercentual é o autor?
Em um CD, a gravadora recebe o valor e paga em torno de 10% de direitos artísticos ao artista. Os músicos recebem quando a gravação toca nas rádios e TVs e etc, através do ECAD que repassa esse valores à associação. Para os compsitores, a editora tira 9,17% pra pagar autores. Pega o total, tira 9,17% e divide entre o número de faixas, depois divide entre os autores e editoras de cada faixa.
Bruna vc conhece a distribuidora músic pró? confia?
Boa tarde ! Como consigo uma Editora para administrar minhas músicas , tão difícil um compositor anônimo fazer as coisas .
O indicado é você pegar essa orientações com seus colegas. Quem indica trabalho de empresa é quem usa o serviço dessa empresa. E eu só recomendo editora se você já tem músicas com muitas execuções, é o seu caso?
@@canaldabc Oi Bruna boa noite tudo bem !
Minhas músicas foram gravadas como demonstração e estão devidamente registradas, mas não foram gravadas por nenhum artista, eu gostaria de ter uma editora para administrar essas composições.
Minhas músicas são do segmento sertanejo.
@camarada2010 Pelo que entendi, você quer uma editora pra te ajudar em encaminhamentos. Então você vai precisar mesmo de indicação dos seus colegas porque hoje os artistas procuram mais os compositores que as empresas pra ouvir músicas.
@@canaldabc É exatamente isso, preciso apresentar minhas músicas aos Artistas, porém contatos não tenho de ninguém, mesmo em época de rede sociais ainda é muito difícil um compositor anônimo chegar em um Artista .
@camarada2010 Antigamente você tinha que dormir na porta de um estúdio. E só chegava lá pelas mãos de uma editora. Hoje, com as redes sociais, você pode conhecer colegas e unir forças, estourar uma música num viral com um artista pequeno e abrir portas pra participar de uma audição. As perspectivas não são melhores?
Oi Bruna, parabéns pelo vídeo e gratidão por compartilhar conhecimento.
Eu cadastrei na ABRAMUS acerca de 2 anos. Porém não lancei nenhuma obra musical em plataforma alguma ainda.
Como sou produtor, compositor e intérprete, posso criar os ISRC'S antes e depois lançar na plataforma ou a plataforma que gerará o meu ISRC?
É exatamente isso que você deve fazer: criar o ISRC antes e colocar esse código na plataforma. O contrário não é o recomendado. Abs.,
Olá Bruna Campos, boa noite
Gostaria de sugerir um tema que está causando muita confusão em relação a agregadora OneRpm. As pessoas que assinaram com essa agregadora (Muitos artistas independentes) estão sendo impedidos de subir suas músicas e "convidados" a se inscrever em outra agregadora chamada Off Step. Gostaria de saber se eles (essa agregadora) podem fazer isso e uma orientação do que fazer nesse caso. Eu me sinto enganado pela empresa pois assinei para subir minhas músicas e em troca eles ficam com uma porcentagem dos ganhos. A questão é que eles agora impedem os artistas que não ganham muito de subirem as músicas e oferecem candidamente outra empresa que é PAGA para fazer o mesmo serviço sendo que no plano básico nem mesmo o mínimo como link de pré=save oferecem. Peço se puder um video que sirva pra orientar a galera que assim como eu está completamente sem saber o que fazer e se temos algum direito quanto a isso.
Não sei se expliquei direito e peço desculpas se não consegui ser mais claro.
Obrigado
Gostaria de tirar uma dúvida com você se puder ajudar é claro...
Eu fiz uma obra de minha autoria, cadastrei na associação o título e letra....
Posteriormente contratei um vocalista e um produtor para reproduzir uma guia melódica instrumental para ter a canção e apresentar aos músicos nos quais desejo que gravem a minha composição...
Está guia de amostra eu devo cadastrar o fonograma dela eu meu nome para proteger a melodia? Ou o fonograma somente será feito quando o artista que eu pretendo fornecer gravar?
Gratidão 🍀
Olá bc tudo bem ... Sendo eu mesmo o interprete e colocando o meu fonograma já com isrc feito em meu nome e colocando no sportfy eu recebo algum valor quando a música for ouvida por meus seguidores??
Pra mim não aparece a opção SEJA MEMBRO no seu canal
Por que será?
Eu queria tirar uma dúvida eu sou Cantor e Compositor
Daí um produtor fonografico independente entrou em contato comigo e com outros compositores; ele, pagou pela obra e colocou em sua plataforma e gerou código ISRC ater air tudo foi concordado e assinado todos de acordo
Mas o problema é que o codigo ISRC que ele gerou não nos dar direito de divulgar nas redes sociais porque cilência as músicas
Ele tá correto em fazer isso ou era pra dar liberdade para todos da coletânea poder divulgar?
Moral da história ninguém da coletânea gostou Por que não dá liberdade da gente divulgar e olha que eu sou o compositor intérprete de algumas que ação devo tomar nisto ou deixa quieto?
O que vocês precisam entender é o seguinte: quando vocês deixam uma empresa fazer o ISRC e subir uma faixa pras plataformas, é ela e sua agregadora quem define as regras de divulgação. Quando o fonograma está nos canais previstos por eles, o controle dos autorais e conexos é melhor. Se todos vocês quiserem divulgar, ao invés de compartilhar o áudio da biblioteca ou o vídeo do perfil oficial do produtor fonográfico, o resultado em arrecadação pode não ser satisfatório porque o perfil pessoal de vocês pode gerar visualizações que não serão contabilizadas. Quando a gente vai divulgar no nosso perfil uma gravação de uma gravadora, o limite são 20 segundos, videos maiores são silenciados. Eu sou artista da Virgin Music. Quando eu coloco um vídeo no meu perfil de artista, eu não ultrapasso esse limite. É uma forma de controlar as cópias. Então, vocês precisam entender essas limitações, que não são impostas arbitrariamente, são formas de fazer com que a faixa de vocês arrecade melhor porque se não arrecadar vocês vão cobrar a gravadora. Portanto, todos os artistas de gravadora passam por isso. É possível colocar os perfis de vocês em uma whitelist. Não recomendo, mas fale sobre isso com a agregadora. Bjs.,
@@canaldabc muito Obrigado fico muito feliz por ter tirado minhas Duvidas