DE ACORDO COM ESTA EXPLICAÇÃO, FICA PRA MIM , BEM CLARO QUE A DIVISÃO DE ENTENDIMENTOS DIVISÃO E DISCERNIMENTO, NOS DA A OPORTUNIDADE DE OBSERVAR E SEPARAR O QUE NÃO ESTA DE ACORDO COM A SAGRADA ESCRITURA, A PRIMEIRA INSTITUICAO FUNDADA POR JESUS CRISTO É A CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA...
Rezo sempre pela santificação do Clero, para os que seguem na Doutrina de nosso Senhor Jesus, o Cristo que aumente cada mais sua fidelidade, mas para os fracos, que os fortaleça a cada dia de sua vida. Deus seja louvado e amado!!!
Acabei de rezar o Santo Terço, e sempre peço pela conversão e santificação do Clero! " ao paraiso, ou ao inferno, um Padre nunca vai sozinho" (São João Bosco)
Teologia de Deus sempre é libertadora. Leia Isaías 61,1-9; Amós 8,4-8; Mt 5,1-12; Mt 25,31-46; Tiago 5,1-6; Atos 2,42-47; 3,32-35. Portanto seguir a doutrina católica ensina que a verdadeira teologia de Deus é aquela que liberta.
@@andresantana9484 nos liberta dos pecados e principalmente das ideologias marxistas. Né irmão? Do que adianta se dizer Cristão e apoiar a mentalidade revolucionária?
Muito bom seu vídeo padre. Vou falar da minha experiência com a TL. Eu estava na catequese em 1985, auge das greves dos metalúrgicos no ABC Paulista ... Nos meus encontros de catequese, inúmeras vezes vinham sindicalistas falar de lutas de classes, proletariado.... Eu, criança, com muita vontade de conhecer a Deus, aprender sobre a fé católica, para receber a minha Primeira Comunhão, mas era doutrinada com causas socialistas, eram "aulas" sobre ser revolucionário, sindicalistas, ... resultado. ..da minha turma de catequese só eu permaneci na igreja, graças ao alicerce católico que tive da minha família, não da catequese que tive. Na TL que presenciei na paróquia que eu frequentava, muito se falava de "causas sociais" e pouco ou quase nada sobre espiritualidade, fé, doutrina católica. Todos aqueles "catequistas" e até religiosos eram e são até hoje membros ou simpatizantes de partidos políticos de esquerda, partidos estes que sem cerimônias apoiam abertamente pautas como aborto, ideologia de gênero, ideologias e práticas comunistas e afins, ou seja, pautas nada cristãs. Portanto claramente existe incoerência. Na minha experiência nunca vi algum membro da TL, ver julgar ou agir contra estes partidos políticos que saquearam o Brasil através da corrupção, nunca os vi ver, julgar e agir pela crise humanitária imposta por este regime que apoiam aqui na Amarica Latina, como na Venezuela por exemplo. Pela experiência que tive, esta prática cooperou e muito para a igreja católica perder tantos fiéis.
Eles se infiltraram nos seminários, conquistando ordenação e altos cargos eclesiásticos, para assim, destruir a igreja de dentro para fora. Usando a infraestrutura da igreja católica como meio de espalhar a ideologia comunista e desconstruir o Jesus Cristo divino
Muito bom seu comentário, o bom mesmo é fazer catequese em casa, comprar o catecismo e estudar, se preparar e fazer a primeira comunhão, não depender das catequeses das paroquias, pois todas estão doutrinando e não catequisando.
@@idamors803 discordo diametralmente, há pessoas inclinadas para a tl sim, infelizmente existem. Mas se dermos espaços para elas, a Igreja acaba, Cristo jamais permitiria isto, mas temos que ajudar a salvar as almas dos inocentes, para que não caiam nos erros do maligno. Eu sou catequista e ensino a biblia, a doutrina da Santa Igreja e a busca por um verdadeiro relacionamento com Jesus Cristo. Não podemos abandonar a Igreja para esses infelizes tomarem conta.
@@sede_santos_1P.1-16 Qual é a Bíblia que você ensina? porque se for a pastoral que a maioria dos catequistas utilizam o comentários são puro veneno da T.L, mas foi apenas um comentario da minha parte Deus te abençoe por este ministério, e Viva Cristo Rei, e a Virgem Santíssima!
Que pena que não acabou de uma vez por toda. Graça a Deus que o Divino Espírito Santo veio socorro da igreja de Jesus Cristo. Pra falar a verdade essa frase teologia da libertação da angustia. Que tristeza os hereges querendo desfazer o que Jesus deixou . E infelizmente muitos da igreja abraçando esse lado humano e não Divino. Fico com o que Jesus deixou.
Graças a Deus pela renovação carismática que tem como identidade o batismo no Espírito Santo. Como Pedro na casa de Cornélio. Grato pela aula explicando, sobre essa teologia. Que não fala do Espírito Santo. Jesus é o Senhor graças a Deus.
Gostei muito da explicação. Aqui na minha comunidade,foi muito vivida nos anos 80,90, e posso dizer sem medo de errar foi muito pasitva e ainda estamos colhendo os frutos. Mas confesso são os últimos. Hoje a renovação Carismática destruí tudo.vejo uma que canta e reza.mas não tem obras
Como é bom ouvir pessoas sensatas, equilibradas e com sabedoria. O grande ponto em questão é a maneira de como vc interpreta as coisas e todas as manipulações envolvidas. O viés ideológico e político distorcem completamente tudo aquilo que Deus nos ensina a fazer que, acima de tudo, seria uma sociedade mais justa e com menos desigualdades sociais.
Minha experiência com padres e irmãs na linha da TL foi positiva.A opção preferencial pelos pobres é atitude evangélica.Sou do nordeste sofrido, vi de perto o êxodo rural, o desmatamento dos cocais, e a conduta desses padres e irmãs foi fundamental para aliviar essas feridas.
Que bom que Deus levantou uma corrente de graça através do espirito santo que é a RCC! 🙏🏼🔥 Diferente da TL que não tem espiritualidade nenhuma, a RCC quer propagar o avivamento no espírito santo e a vida em santidade! Louvado seja Deus! 🙌🏼
Resumindo o Santo padre Papa João Paulo ll combateu essa maldição.
2 роки тому
Maldição são aqueles que desviam o evangelho e a proposta cristã. O papa João Paulo II condenou desvios da Igreja e não teologia. Sugiro que releia o que ele escreveu.
A teologia da libertação foi amplamente condenada por São João Paulo II sim. O sr fez muito malabarismo retórico no video para negar esse fato, senhor padre. Não te foi suficiente o sermão do santo papa polonês sobre Hernesto Cardenal, a remoção compulsória de Leonardo Boff e tantas outras censuras a esta pseudoteologia tão daninha? Sua apologética a TL nesse vídeo dá vergonha alheia, ver o senhor a todo custo tentando limpar a barra desse cancro dentro da Igreja.
Conheci um padre na paróquia Nossa Senhora da Assunção,em Fortaleza, chamado Álvaro,de nacionalidade portuguesa.Ele tirou muitos da Igreja ao afirmar que a missa era uma peça teatral,A eucarístia um simbolismo e que deveríamos votar no Lula .Ele criticava o papa João Paulo ll.Infelizmente herege deste tipo presta um mal serviço na Igreja .Vamos lutar para defender a nossa linda e bela fé católica.
Muito boa sua explicação sobre a teologia da libertação na experiência das Cebs em Goiás. Sou apaixonado por este novo jeito de ser Igreja . Abraço. Josué Cunha de Arruda - Morrinhos Go.
O problema da TL é que ela tira Jesus do centro e coloca o homem, então tudo se torna relativo, o evangelho, a tradição e a teologia. Prete atenção se nos seus grupos esta heresia acontece. Papa Bento XVI chamou a TL de pior heresia que a igreja já teve.
Quando comecei na igreja, no grupo jovem, a TL era bem presente e foi o primeiro local onde aprendi a amar o pobre, mas fora deste aspecto, via muita contradição com o que dizia a igreja e quanto mais conhecia da igreja mais via os desvios.
No campo das idéias, que são uma das componentes do espiritual, há muito espaço para o engano. Coisas que o senso comum diz que são boas se misturam com outras que são más e esse novelo só pode ser desfeito pelo magistério da Igreja, que, convenhamos, é um sistema que envolve aprendizado de várias cabeças no decorrer dos séculos. Mas nós cremos na Revelação, graças a Deus, para nos orientar e ser luz no caminho escuro ou de penumbra. Por isso, me lembrei de uma passagem onde Jesus ensina como identificar falsos profetas: "...pelas obras os conhecereis...". Lembrei também de dois componentes do pecado original: querer ser igual a Deus e, menos propalado, ser rebelde, desobediente ou revolucionário. Por isso, da insignificância do meu entendimento, escolho ter Fé no Magistério da Igreja, como escolhi confiar no meu pai terreno quando ele me disse para não por a mão no fogo, pois ele sabia que iria me queimar.
Defender a TL é como querer viver em doce simbiose com uma alcatéia de lobos e confiar à esta o cuidado das ovelhas!! Satanás é realmente muito ardiloso! Há até padres que se deixam enganar...
Madre Teresa de Calcutá é o maior exemplo de santidade e dedicação aos pobres. Ao fundar a instituição de caridade Missionárias da Caridade, no Brasil, fez um pedido específico para que seus membros não estivessem envolvidos com a teologia da libertação. Ela era conhecida por seu compromisso com a fé católica e suas preocupações com algumas das interpretações políticas e sociais da teologia da libertação, que buscava aplicar princípios cristãos à luta contra a injustiça social. Esse pedido reflete suas preocupações em manter a pureza da missão caritativa e espiritual da sua ordem. Apenas isso desmonta toda a narrativa desse câncer que consome a fé dos fiéis chamado teologia da libertaçã. Madre Teresa ajudava os pobres, mas levava a mensagem de conversão e renúncia do pecado, coisa que a TL destrói por onde passa.
Foi muito esclarecedora essa explanação sobre a Teologia da Libertação e gostaria que futuramente falasse sobre as Comunidades Eclesiais de Base(CEBS)resido Campo Grande/MS
É disso que deveríamos falar todo dia e toda hora.... Rezar é muito bom... Mas viver o evangelho é alcançar o outro através de nossos gestos concreto ou seja lutar sem perder a ternura... Mas nunca deixar de lutar... Abraço Fraternal.
Muito prática a explicação! Fácil compreensão.Relatou o histórico da Teologia que tanto ouvia falar com tanta clareza.Utilizo o Método Ver Julgar e Agir e também Celebrar. Muito interessante na fixação do conteúdo. Dá para aplicar e diversos assuntos para explanação do Evangelho. Isto porque a proposta do método tem fundamentação. Obrigada e que o Espírito Santo inspire o senhor a falar tudo que Ele queira. Sua benção!🎉
@@luciaqueiroz9043 não preciso atirar pedra estudem a doutrina da igreja católica e o magistério da igreja. O papa João Paulo 2.e o papa Bento 16 condenaram a teológica da libertação. Vc não conhece os documentos da igreja católica?
TL: muito mais fácil a pessoa se inclinar para uma prática onde não tenha regras, onde tudo é paz e amor! Jesus nos amou e nos ama incondicionalmente . Mas também foi muito exigente , por isso nos deixou Seus mandamentos . Regras! Nunca , jamais podemos deixar de amparar os menos favorecidos, os oprimidos , os necessitados… mas para isso passar por cima do catecismo católico??? Que o Espírito Santo ilumine a todos e que não deixe que nos façam lavagem cerebral pra teorias “revolucionárias “ até dentro das nossas Igrejas🙏🙏
Não tenho nenhuma saudades dessa linha progressista da teologia da libertação na igreja, lá na década de 1980/90 a paróquia Santa Maria Madalena infelizmente passou por isso e as cebs (comunidades eclesiais de base) acabaram por enfraquecer bastante graças a um multirao de evangelização e assim as antigas comunidades eclesiais de base acabaram por ser evangelizadas através dos grupos de oração através da renovação carismática
Na minha paróquia, há um predomínio muito grande da RCC. Inclusive, a Pastoral da Juventude que tínhamos foi se acabando aos poucos. Os padres em si, durante a missa, não pendem para lado nenhum. Gosto muito dessa frase de Dom Helder Câmara que o senhor citou e de de toda a história dele, quemeu marido me apresentou quando éramos apenas amigos ainda, há quase 10 anos. Também já li alguns livros do Boff e gostei. Tem um outro maravilhoso chamado "Jesus aproximação histórica" de José Antônio Pagola. Pessoalmente, gosto da ideia de uma Igreja voltada para os pobres. O centro de nossa fé é Jesus e foi assim que ele agiu, quando passou pela Terra. Como canta Padre Zezinho, "amar como Jesus amou, sonhar como Jesus sonhou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu, sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria". E o maior mandamento "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como si mesmo." É sempre uma reflexão pra mim. Sinto que faço pouco pelos irmãos, principalmente os que mais precisam. Estava buscando formações complementares para cerimoniários e acabei encontrando seu canal com tantas informações valiosas. Estou aqui há 2 dias estudando. Obrigada, padre! A sua bênção!
Sim Helder câmara em uma palestra aqui em Maringá no Paraná, na UEM, orientou aos estudantes incutindo neles a violência que para serem todos com os mesmos direitos deveria se tirar o que é dos outros bem que fosse a pauladas. Pra mim, nunca um homem desse seria uma autoridade na Igreja. Como diz o Padre Paulo Ricardo, está faltando excomunhão...
Aqui na minha Paróquia de Santa Terezinha em Paul, Vila Velha no Espírito Santo. Aqui é todo mundo da teologia da libertação....... A gente sofre pq o pároco fala muito de política.....
Inclusive no último domingo dia 09 de outubro o pároco ffalou só de política nitidamente indicando voto no partido de esquerda e condenando até com agressividade quem vota no candidato da direita. Um absurdo de discurso político travestido de homilia. Mas nada condenando aborto, corrupção, tráfico de drogas ou assassinatos.
Sou católica Tradicional e tenho aversão a TL, mas gostei muito como o sr abordou o tema. Porque até pra gente critcar é preciso conhecer um pouco que seja.
A exposição mais prudente sobre este assunto. Muitos fazem críticas destrutivas ao desconhecido. A Teologia da Libertação não faz oposição à Renovação Carismática nem as Novas Comunidades. Este é um ponto de equilíbrio. 💯
Ufa, um expositor lucido! Não da pra pensar uma corrente teológica tão relevante com o "fígado". É preciso ciência e Bibliografia como o Padre fez. Sou protestante, descobri recentemente, e tenho lido. Mudou minha perspectiva de vida Cristã.
Sr. Padre queira dizer que o Marx não foi um cara que sabia questionar corretamente as sociedades. Não sei se a omissão é proposital, mas queira deixar claro que as ideias do Marx levaram ao comunismo e a morte de muitos milhões de pessoas. Fale de Holomodor (en.wikipedia.org/wiki/Holodomor) na Ucrânia. Fale dos assassinatos em massa na Polônia (pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Katyn). Por favor, se é para falar com esse viés, que deixe claro a história do sujeito.
Gostei da forma com o Padre abordou o tema...Eu li algumas obras Do Boff..não tem como dizer que não seja interessante.. porém. Não traz uma paz interior ..muitas vezes nos trás revoltas ...e decepção; eu penso que surgiu como resultado do momento histórico ...não prosperou justamente por não Saciar a Espiritualidade. Um abraço a todos e que o Divino Espírito Santo nós Ilumine sempre.Amem.
Sugiro assistir os vídeos do pe Paulo Ricardo. Vc vai entender. Os papas Bento XVI e João Paulo ll condenou a teologia da libertação. Não trouxe espiritualidade e nem vai trazer. Concordo com vc
Sr. Padre queira dizer que o Marx não foi um cara que sabia questionar corretamente as sociedades. Não sei se a omissão é proposital, mas queira deixar claro que as ideias do Marx levaram ao comunismo e a morte de muitos milhões de pessoas. Fale de Holomodor (en.wikipedia.org/wiki/Holodomor) na Ucrânia. Fale dos assassinatos em massa na Polônia (pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Katyn). Por favor, se é para falar com esse viés, que deixe claro a história do sujeito.
Jesus não morreu de velhice e sim porque incomodou o poder, estava ao lado dos explorados. Será que só se é cristão dentro da igreja. Na vida é cada um por si e c ada qual que se cuide? A fé sem obra não é uma fé morta, por onde anda o Jesus que multiplica os pães?
Uma igreja sem espiritualidade não e nada. E assim perdemos vários irmãos para o protestantismo. Temos que equilibrar os 2. Espiritualidade e caridade, isso que e seguidor de Cristo de verdade. Não só de pão vive o homem.
Levando em conta as locuções de Nossa Senhora recebida pelo falecido padre Stefano Gobbi, relatadas no livro: Aos sacerdotes, filhos prediletos de Nossa Senhora, Ela fala declaradamente que a TL é um grande Mal na Igreja Católica.
Muio bom, padre. Uma verdadeira aula. Séria, ponderada sem achismos ou conservantismo. Uma exposição embasado no contexto histórico, teologia dos adeptos e demais expoentes. Tratando com respeito, fala mansa e ar de docente! Sem reduzir tudo a uma caricatura vazia! Que Deus continue te abençoando!
Sr. Padre queira dizer que o Marx não foi um cara que sabia questionar corretamente as sociedades. Não sei se a omissão é proposital, mas queira deixar claro que as ideias do Marx levaram ao comunismo e a morte de muitos milhões de pessoas. Fale de Holomodor (en.wikipedia.org/wiki/Holodomor) na Ucrânia. Fale dos assassinatos em massa na Polônia (pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Katyn). Por favor, se é para falar com esse viés, que deixe claro a história do sujeito.
Muito boa a explicação. Essa teologia ficou marcada nos últimos tempos por incompreensões devido a forte de difamação e distorção dos fatos da parte de alguns grupos que discordam dessa teologia. Apesar de tudo isso, a práxis dessa teologia ainda continua muito viva. Enquanto existir pobres e excluídos na sociedade ela sempre estará presente na ação da Igreja.
Paz e Bem Padre José Carlos, seu video me apareceu aqui aleatóriamente e tive a graça de poder assistir. Gostei muito da sua explicação porque estamos vendo um combate injustificado e raivoso contra umas das grandes perolas da nossa igreja latino americana, com história de lutas contra injustiças e opressões principalmente contras os mais vulneráveis. Minha formação cristã foi muito influenciada no sentimento do que dizia São Tiago, "a fé sem obras é morta". A pastoral da juventude, as Cebs e figuras icônicas da nossa Igreja como, Dom Helder Camara, Dom Luciano Mendes, Dom José Maria Pires, Dom Pedro Casaldáliga me fizeram ter uma noção de uma Igreja que sai do comodismo contemplativo e vai ao encontro do outro. A grande critica raivosa que vejo contra a teologia da libertação é por associa-la ao comunismo, mas, o grande carisma no meu modo de entender, é estar justamente ao lado dos marginalizados, sobretudo numa época triste da história latino americana de grandes ditaduras, onde a igreja com coragem se posicionou em defesa da vida, e aqui faço uma reverência a Dom Oscar Romero, martir dessa luta. Vejo muita critica como digo; raivosa, de muita gente que critica sem conhecer a historia. Nossa igreja é muito linda e plural, onde há espaço para quem quer só orar e contemplar como para quem tembém quer por a mão na massa e lutar pelo bem de todos, aliás, essa é uma graça do Espírito Santo, de suscitar em nós carismas diferentes. O próprio Jesus quando escolheu seus discipulos, o fez na diversidade. Parabens pelo vídeo. À todos um abraço fraterno.
Рік тому+1
Infelizmente hoje o autêntico cristianismo está sendo confundindo com comunismo. O que diria Jesus de tudo isso se estivesse fisicamente presente entre nós.
Creio que já disse:" Mas,quando vier o Filho do homem acaso achará fé sobre a terra?" Lc 18, 8 O que vemos é uma aversão a tradição, ao verdadeiro magistério da igreja e aos ensinamentos dos Santos... Acolhem a todos mas sem intenção de mostrar a verdade e tirar do erro, enquanto aqueles que querem ser verdadeiramente católicos não podem pq é "pecado" comungar de joelhos e na boca, usar véu e roupas modestas, famílias numerosas então... Vish... É insanidade! Daí não tem espaço na igreja, têm que se adaptar aos tempos modernos 😢
Precisamos de mais espiritualidade.. Que através da espiritualidade chegamos à justiça fraternidade solidariedade misericórdia e AMOR verdadeiro com nossos irmãos.T.L mta polemica..
Sim. Tenho 65 anos. Participei, em minha cidade , Taubaté de 1977 a 1981 dd grupo jovem, JUC(Juventude Unida a Cristo), Paroquia SCJ. Participei de encontros na regional em S. J. dos Campos. Líderes traziam nao a bíblia ou novo testamento, mas "OCapital." E a linha de conduta era "marxismo no Evangelho." Me afastei. Horrível.
Gostei muito dessa síntese. Respeito muito a TL. Ela nos ajuda a perceber uma verdade incômoda: tudo o que fere o homem, fere, de algum modo o próprio Deus. Se Deus não é indiferente à dor dos pobres, também não o é em relação aos que se recusam a enxerga-lo nos marginalizados e nos excluídos.
A TL não respeita a hierarquia da Igreja. Trata a hierarquia como opressão. Lembrando que foi Deus que criou a hierarquia. "A pobreza fere a Deus", mas o que fere Deus é o pecado. Isaías 52 e 53 mostra que Jesus não veio para os pobres!
Deus está nos pobres, então o Diabo está nos ricos? Não notou a falácia? Deus SÓ é Pai dos pobres? Se Deus é Pai é Pai tanto de bons e ruins como Jesus disse por que Deus seria somente dos pobres?
Muito boa explicação, o que ouvia era preocupante, pois é sempre sob o viés político, isso me causou por vezes revolta. E até hoje observo que toda e qualquer pessoa pra assumir alguma pastoral na igreja se não tiver o discurso dessa ideologia, não pode assumir e nem palestrar para os grupos e ou comunidades. E assim é em geral, toda e qualquer pessoa convidada a dar curso ou palestrar, tem o viés da tal teologia. Podemos destacar inclusive homilias com essa característica ideológica, acompanhada de política partidária. O que considero verdadeira aplicação da militância marxista. Penso que isto abre um cisma na igreja, que racha e que divide: os de Cristo, os de Paulo e os Pedro, ou ainda , os conservadores , e os de esquerda. É assim que vejo a igreja hoje, não é mais a igreja católica de todos, independente de suas raça ou nação. Que Jesus nos ajude e nos liberte de tais ideologias.
Obrigada, Padre José Carlos, por esclarecer muito sobre a Teologia da Libertação sem sataniza-la, como tenho visto tantos outros líderes da igreja. Tenho saudade desse movimento tão presente em minha paróquia na década de 80. A igreja era mais viva, tinha como propósito construir uma sociedade mais justa e mais fraterna. Nossos padres, assim como Leonardo Boff, foram silenciados. Sinto saudade daquele tempo.😔
O Papa bento XVI na época de prefeito da congregação para a doutrina da fé , ele escreveu um documento chamado libertatis núncio , e libertatis consciência .
"Se ouvirdes as monhas palavras e as colocarem em prática, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos concederá. " Disse- nos Jesus. E disse ainda: " E disse a Judas, que fingiu estar preocupado com os pobres, quando disse a Jesus para distribuir as moedas da bolsa aos pobres: Pobres sempre tereis." O que significa que devemos conhecer os Evangelhos para colocá-los em prática, assim estaremos também assistindo a todos os necessitados que é o o a Santa Igreja sempre fez, desde os primórdios até hoje no mundo inteiro.
Uma teologia que nega o transcendental, não fala de salvação, desconsidera a Sagrada Tradição e só valoriza o material deve ser afastada e banida da Igreja Católica. “””Pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.”””” Jo 12,8
Explicação muito boa para conhecermos melhor este assunto. O senhor é um padre muito consciente.Fico apreensiva devido a mistura que se encontra no momento com a nova ordem mundial. Está tudo confuso.O poder realmente da nova ordem mundial é o que estamos vendo?O comunismo entrar no Brasil? A teologia da libertação entrará? Como ficará nos? Tantas coisas que querem mudar mas o bem ficará para os poderosos? Os pibres mais pobres? Estou confusa. Obrigada.
Certíssimo, você falou com poucas palavras. Infelizmente o padre se equivocou. Posicionou a favor da TL, não explicou corretamente a origem da TL, falou apenas dos fatos históricos da TL. O padre precisa estudar profundamente sobre a TL e ser sincero com os leigos.
Não, Sr. Padre, não é a pergunta que induz a percepção "comunista", mas a resposta implícita da pessoa que a faz (faz a pergunta). Não queira passar tanta inocência, pois o Sr. sabe muito bem a história que se passou no país na época do Sr. Bispo Helder Câmara.
explicação maravilha, eu confesso não ser conhecedora a fundo da TL, porém um padre que eu ouvia diariamente, falava ser contra e nos dava exemplos. Para mim é suficiente o que aprendi com ele.
A TL é uma total subversão da fé Católica. É a tentativa de destruição da Santa Igreja por dentro. Mas como Jesus nos prometeu: as portas do inferno não prevalecerão sob a Igreja de Cristo! Amém! 🙏🏻
@@matheussousa1346 Esse padre deve ser da TL, nota-se pelo que ele falou sobre isso, tentou disfarçar passando por "isento" e neutro, mas não tem como ser morno na Santa Igreja, ou você é frio ou quente, o morno é vomitado. E graças a Deus hoje temos bons sacerdotes que evangelizam e ensinam a verdade nas redes sociais, e os católicos hoje conseguem ter discernimento e sabedoria para identificar a maldição que é a TL. Há um vídeo ótimo aqui no UA-cam do pregador Eudes falando sobre a telogia da liberação, que esclarece muita coisa, e tem também um outro muito didático do Professor Felipe Aquino, além do filme do Bernardo Kuster "eles estão entre nós", além de tantos outros, claro, e o nosso querido pároco do Brasil, Padre Paulo Ricardo 🙏🏻
A modernidade não entra jamais na nossa igreja, que foi instituída por Cristo Jesus; a missão é evangelização, como diz a boa nova: “ Ide e pregai o evangelho. Infelizmente alguns teólogos esquerdista inventou a teologia da libertação, mas o nosso Papa Bento 16 ( em sua época) na luz do evangelho puniu alguns seguidores. Parabéns pelo vídeo, muito bom.
Se fosse tão boa a corrente que segue a teologia da libertação foi condenada pelo então Joseph ,futuro papa Bento l6 e também sim pelo santo Papa João Paulo ll.
Sua exposição embora sendo didática e clara inadvertidamente passa pano nos autores e expoentes da Teologia da Libertação, minimizando Marx e o desastre e a incoerência que é pensamento de Leonardo Boff. Como resultado muita gente pode achar que esta "teologia" não é tão ruim assim... mas é!
@@HelvecioPereira em qual documento oficial da Igreja estão essas condenações? Me diga pra eu poder lutar contra eles provando que eles foram condenados. Porque até hoje isso nunca ocorreu. No máximo, a Igreja silenciou por um tempo alguns teólogos, mas a TL em si nunca foi condenada e nenhum teólogo da Libertação foi excomungado por causa disso.
@@umcatolicosincero Amigo, estou ocupado criando provas para as minhas turmas, não é uma negativa a seu pedido, mas pode dar um Google ou consultar entre vários canais católicos, um chamado "Monte Carmelo"
Gostei muito padre , o senhor fez uma análise histórica, sem em nenhum momento, fazer juízo de valor. Aprendi muito. Vou pesquisar e estudar mais sobre o tema.
Parabéns! Bom professor o Padre José Carlos. Explica muito bem. Seria bom que as outras pessoas, explicassem com essa sabedoria. Sem ataques! No passado ouvi horrores sobre a Teologia da Libertação, não queria nem ler, e nem saber do assunto. Hoje vejo a importância de conhecer os dois lados da história. Já ouvi vários vídeos sobre o assunto, mas amei a explicação desse Padre, principalmente porque não tem ataques. Muita sabedoria! Que Deus os ilumine e proteja sempre.
Isso não tem ataques só apoio a teologia da libertação..responsável por esvaziar a evangelho e impedir que as pessoas tenham avanço espiritual necessário para atrair mais fiéis para a verdade .....não gosto de quem é da doutrina da teologia da libertação
Sou Catolica Apostolica Romana e amo a Igreja Catolica àquela verdadeira . Nunca pensei em deixar de frequentar nossa Igreja mas se isso acontecer deixarei de participar com muita dor no coracao não mudarei para outra Igreja mas me recolherei em minha casa com Jesus e Maria. Sobreo que voce diz do Papa Bento XVI foi o que fizeram com ele o expulsaram do papado para dar lugar ao Papa atual.
Sr. Padre queira dizer que o Marx não foi um cara que sabia questionar corretamente as sociedades. Não sei se a omissão é proposital, mas queira deixar claro que as ideias do Marx levaram ao comunismo e a morte de muitos milhões de pessoas. Fale de Holomodor (en.wikipedia.org/wiki/Holodomor) na Ucrânia. Fale dos assassinatos em massa na Polônia (pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Katyn). Por favor, se é para falar com esse viés, que deixe claro a história do sujeito.
Eu acho que a Teologia da Libertação veio para trazer um novo entusiamo, novos sonhos novas perspectivas para a Igreja. Sou apaixonado pelos milhares de pessoas que com ela se identificam e levam a frente sua missão. Jesus através do seu anúncio e do seu testemunho nada mais fez que mostrar um Deus que liberta. Portanto não precisa ter medo da Teologia da Libertação. Se uma teologia não liberta totalmente a pessoa humana não é teologia. Toda a vida de Jesus foi libertar as pessoas de suas escravidões pessoais e sociais que estão impregnadas em cada um de nós e em nossas estruturas.
Você não entendeu nada de evangelho. Jesus não veio libertar o homem do "capitalismo" veio libertar o homem do pecado! Jesus não veio para criar um reino na terra e sim um reino dos céus.
Era bem pequena, porém meus avós eram adeptos e conheceram frandest vultos:D.Helder, Pe.Geraldo Leite, Boff, Reginaldo Veloso e outros .Tal silêncio, conforme meus avós, não aceitaram tal posição dos papas atuais.
Ontem houve um encontro paroquial pelo zoom sobre a Quaresma por parte de um diacono lá da Bahia. Em sua explanação ele disse que usava um excelente livro sobre a Liturgia e citou o autor: Padre José Carlos! Então contamos a ele que o senhor foi nosso pároco! Ficamos muito felizes com isto!
Eu não conhecia a TL, só escutava falar através das pessoas que tinham aversão. Eu não sou de defender ou atacar de maneira absoluta, acho que tudo deve ser criticado, discutido e dialogado. Gostei muito da sua aula.
Respeito muito o meu irmão sacerdote, mas as informações que ele aponta sobre a TL vai contra a fala do Papa Emérito Bento XVI. E totalmente questionado a TL. Que nossos pensamentos diferentes não nos faça indiferentes na fé! Deus abençoe
Sr. Padre queira dizer que o Marx não foi um cara que sabia questionar corretamente as sociedades. Não sei se a omissão é proposital, mas queira deixar claro que as ideias do Marx levaram ao comunismo e a morte de muitos milhões de pessoas. Fale de Holomodor (en.wikipedia.org/wiki/Holodomor) na Ucrânia. Fale dos assassinatos em massa na Polônia (pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Katyn). Por favor, se é para falar com esse viés, que deixe claro a história do sujeito.
Jesus veio pra salvar o homem do pecado que é o maior mal da humanidade e não dá pobreza
Dom Henrique Soares falar sobre a teologia da libertação, ele deixa bem claro a pura verdade...
Ao contrário desse padre sim
Bem verdade, concordo. Dom Henrique Soares deve ser mais assistido. Há certos canais tendenciosos!!!
DE ACORDO COM ESTA EXPLICAÇÃO, FICA PRA MIM , BEM CLARO QUE A DIVISÃO DE ENTENDIMENTOS DIVISÃO E DISCERNIMENTO, NOS DA A OPORTUNIDADE DE OBSERVAR E SEPARAR O QUE NÃO ESTA DE ACORDO COM A SAGRADA ESCRITURA, A PRIMEIRA INSTITUICAO FUNDADA POR JESUS CRISTO É A CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA...
Teologia da Libertação, instrumento de satanás dentro da Igreja.
José Carlos Pereira.
O Sr é um defensor dessa teologia da libertação pra mim Sr fala com a verdade.
É como na campanha da fraternidade 2022
Rezo sempre pela santificação do Clero, para os que seguem na Doutrina de nosso Senhor Jesus, o Cristo que aumente cada mais sua fidelidade, mas para os fracos, que os fortaleça a cada dia de sua vida. Deus seja louvado e amado!!!
Acabei de rezar o Santo Terço, e sempre peço pela conversão e santificação do Clero!
" ao paraiso, ou ao inferno, um Padre nunca vai sozinho"
(São João Bosco)
Teologia de Deus sempre é libertadora. Leia Isaías 61,1-9; Amós 8,4-8; Mt 5,1-12; Mt 25,31-46; Tiago 5,1-6; Atos 2,42-47; 3,32-35. Portanto seguir a doutrina católica ensina que a verdadeira teologia de Deus é aquela que liberta.
Se o evangelho nao nos libertar .....seremos somente cristaos verticalizados.
@@andresantana9484 nos liberta dos pecados e principalmente das ideologias marxistas. Né irmão? Do que adianta se dizer Cristão e apoiar a mentalidade revolucionária?
@@antoniorobertopimenta1718 mais liberta pela força do Espírito Santo e da graça de Deus, não pelo materialista que não santifica ninguém.
Muito bom seu vídeo padre. Vou falar da minha experiência com a TL. Eu estava na catequese em 1985, auge das greves dos metalúrgicos no ABC Paulista ... Nos meus encontros de catequese, inúmeras vezes vinham sindicalistas falar de lutas de classes, proletariado.... Eu, criança, com muita vontade de conhecer a Deus, aprender sobre a fé católica, para receber a minha Primeira Comunhão, mas era doutrinada com causas socialistas, eram "aulas" sobre ser revolucionário, sindicalistas, ... resultado. ..da minha turma de catequese só eu permaneci na igreja, graças ao alicerce católico que tive da minha família, não da catequese que tive. Na TL que presenciei na paróquia que eu frequentava, muito se falava de "causas sociais" e pouco ou quase nada sobre espiritualidade, fé, doutrina católica. Todos aqueles "catequistas" e até religiosos eram e são até hoje membros ou simpatizantes de partidos políticos de esquerda, partidos estes que sem cerimônias apoiam abertamente pautas como aborto, ideologia de gênero, ideologias e práticas comunistas e afins, ou seja, pautas nada cristãs. Portanto claramente existe incoerência. Na minha experiência nunca vi algum membro da TL, ver julgar ou agir contra estes partidos políticos que saquearam o Brasil através da corrupção, nunca os vi ver, julgar e agir pela crise humanitária imposta por este regime que apoiam aqui na Amarica Latina, como na Venezuela por exemplo. Pela experiência que tive, esta prática cooperou e muito para a igreja católica perder tantos fiéis.
Eles se infiltraram nos seminários, conquistando ordenação e altos cargos eclesiásticos, para assim, destruir a igreja de dentro para fora. Usando a infraestrutura da igreja católica como meio de espalhar a ideologia comunista e desconstruir o Jesus Cristo divino
Muito bom seu comentário, o bom mesmo é fazer catequese em casa, comprar o catecismo e estudar, se preparar e fazer a primeira comunhão, não depender das catequeses das paroquias, pois todas estão doutrinando e não catequisando.
@@idamors803 discordo diametralmente, há pessoas inclinadas para a tl sim, infelizmente existem. Mas se dermos espaços para elas, a Igreja acaba, Cristo jamais permitiria isto, mas temos que ajudar a salvar as almas dos inocentes, para que não caiam nos erros do maligno. Eu sou catequista e ensino a biblia, a doutrina da Santa Igreja e a busca por um verdadeiro relacionamento com Jesus Cristo. Não podemos abandonar a Igreja para esses infelizes tomarem conta.
@@sede_santos_1P.1-16 Qual é a Bíblia que você ensina? porque se for a pastoral que a maioria dos catequistas utilizam o comentários são puro veneno da T.L, mas foi apenas um comentario da minha parte Deus te abençoe por este ministério, e Viva Cristo Rei, e a Virgem Santíssima!
@@idamors803 Uso a bíblia Ave Maria pois sua linguagem é ótima para oração, e a nova edição da Cnbb, pq foi recomendada pelo padre Paulo Ricardo.
Que pena que não acabou de uma vez por toda.
Graça a Deus que o Divino Espírito Santo veio socorro da igreja de Jesus Cristo.
Pra falar a verdade essa frase teologia da libertação da angustia.
Que tristeza os hereges querendo desfazer o que Jesus deixou .
E infelizmente muitos da igreja abraçando esse lado humano e não Divino.
Fico com o que Jesus deixou.
Graças a Deus pela renovação carismática que tem como identidade o batismo no Espírito Santo. Como Pedro na casa de Cornélio. Grato pela aula explicando, sobre essa teologia. Que não fala do Espírito Santo. Jesus é o Senhor graças a Deus.
Ótima dissertação padre!
Gostei muito da explicação. Aqui na minha comunidade,foi muito vivida nos anos 80,90, e posso dizer sem medo de errar foi muito pasitva e ainda estamos colhendo os frutos. Mas confesso são os últimos. Hoje a renovação Carismática destruí tudo.vejo uma que canta e reza.mas não tem obras
Como é bom ouvir pessoas sensatas, equilibradas e com sabedoria. O grande ponto em questão é a maneira de como vc interpreta as coisas e todas as manipulações envolvidas. O viés ideológico e político distorcem completamente tudo aquilo que Deus nos ensina a fazer que, acima de tudo, seria uma sociedade mais justa e com menos desigualdades sociais.
Minha experiência com padres e irmãs na linha da TL foi positiva.A opção preferencial pelos pobres é atitude evangélica.Sou do nordeste sofrido, vi de perto o êxodo rural, o desmatamento dos cocais, e a conduta desses padres e irmãs foi fundamental para aliviar essas feridas.
Obrigada, padre! É muito importante entender bem tudo sobre nossa querida igreja católica 🙏
Que bom que Deus levantou uma corrente de graça através do espirito santo que é a RCC! 🙏🏼🔥 Diferente da TL que não tem espiritualidade nenhuma, a RCC quer propagar o avivamento no espírito santo e a vida em santidade! Louvado seja Deus! 🙌🏼
Dizer que o ES é a rcc é heresia filho.
GRAÇAS a Deus 🙏🙏 agora temos a RCC ...🙏🙏🙏
Resumindo o Santo padre Papa João Paulo ll combateu essa maldição.
Maldição são aqueles que desviam o evangelho e a proposta cristã. O papa João Paulo II condenou desvios da Igreja e não teologia. Sugiro que releia o que ele escreveu.
Porque a Igreja Católica condenou a Teologia da Libertação? | Pe. Wander Maia:
ua-cam.com/video/BWgIwviuBLg/v-deo.html
A teologia da libertação foi amplamente condenada por São João Paulo II sim. O sr fez muito malabarismo retórico no video para negar esse fato, senhor padre. Não te foi suficiente o sermão do santo papa polonês sobre Hernesto Cardenal, a remoção compulsória de Leonardo Boff e tantas outras censuras a esta pseudoteologia tão daninha? Sua apologética a TL nesse vídeo dá vergonha alheia, ver o senhor a todo custo tentando limpar a barra desse cancro dentro da Igreja.
Conheci um padre na paróquia Nossa Senhora da Assunção,em Fortaleza, chamado Álvaro,de nacionalidade portuguesa.Ele tirou muitos da Igreja ao afirmar que a missa era uma peça teatral,A eucarístia um simbolismo e que deveríamos votar no Lula .Ele criticava o papa João Paulo ll.Infelizmente herege deste tipo presta um mal serviço na Igreja .Vamos lutar para defender a nossa linda e bela fé católica.
Parabéns pela sua coragem de opinar. Salve Roma Eterna
A TL é um câncer na igreja.
Se a Missa é uma peça teatral, então ele não é padre mas um ator? O argumento dele é um tiro no pé!
Amei padre Álvaro! Viva J. Lancellotti ! Viva Ignácio-Martin Baró !!
@@sede_santos_1P.1-16 é não vc q é fechado e n sabe o q diz
A mão de Deus é poderosa, sempre agitando por nós, pena que ainda tem muito cristão com escamas nos olhos
Olá, Pe.José Carlos Pereira a sua bênção e uma excelente tarde! Amém!
Padre essa teologia marxista foi condenada pela igreja
Explicou, explicou, muito bonito e não disse uma só palavra sobre o domínio da esquerda, com suas pautas políticas dentro das igrejas.
Acho que ele é simpatizante da TL.
Sem dúvidas
Esse padre é da teologia da libertação, ele não é referência nenhuma para quem busca a verdade , essa teologia da libertação é do demônio
@@soraiacecilia5157n tenho dúvidas 😢
@@soraiacecilia5157 Ainda achando?
Muito boa sua explicação sobre a teologia da libertação na experiência das Cebs em Goiás. Sou apaixonado por este novo jeito de ser Igreja . Abraço. Josué Cunha de Arruda - Morrinhos Go.
O problema da TL é que ela tira Jesus do centro e coloca o homem, então tudo se torna relativo, o evangelho, a tradição e a teologia. Prete atenção se nos seus grupos esta heresia acontece. Papa Bento XVI chamou a TL de pior heresia que a igreja já teve.
Quando comecei na igreja, no grupo jovem, a TL era bem presente e foi o primeiro local onde aprendi a amar o pobre, mas fora deste aspecto, via muita contradição com o que dizia a igreja e quanto mais conhecia da igreja mais via os desvios.
No campo das idéias, que são uma das componentes do espiritual, há muito espaço para o engano. Coisas que o senso comum diz que são boas se misturam com outras que são más e esse novelo só pode ser desfeito pelo magistério da Igreja, que, convenhamos, é um sistema que envolve aprendizado de várias cabeças no decorrer dos séculos. Mas nós cremos na Revelação, graças a Deus, para nos orientar e ser luz no caminho escuro ou de penumbra.
Por isso, me lembrei de uma passagem onde Jesus ensina como identificar falsos profetas: "...pelas obras os conhecereis...".
Lembrei também de dois componentes do pecado original: querer ser igual a Deus e, menos propalado, ser rebelde, desobediente ou revolucionário.
Por isso, da insignificância do meu entendimento, escolho ter Fé no Magistério da Igreja, como escolhi confiar no meu pai terreno quando ele me disse para não por a mão no fogo, pois ele sabia que iria me queimar.
Defender a TL é como querer viver em doce simbiose com uma alcatéia de lobos e confiar à esta o cuidado das ovelhas!!
Satanás é realmente muito ardiloso! Há até padres que se deixam enganar...
Madre Teresa de Calcutá é o maior exemplo de santidade e dedicação aos pobres. Ao fundar a instituição de caridade Missionárias da Caridade, no Brasil, fez um pedido específico para que seus membros não estivessem envolvidos com a teologia da libertação. Ela era conhecida por seu compromisso com a fé católica e suas preocupações com algumas das interpretações políticas e sociais da teologia da libertação, que buscava aplicar princípios cristãos à luta contra a injustiça social. Esse pedido reflete suas preocupações em manter a pureza da missão caritativa e espiritual da sua ordem. Apenas isso desmonta toda a narrativa desse câncer que consome a fé dos fiéis chamado teologia da libertaçã. Madre Teresa ajudava os pobres, mas levava a mensagem de conversão e renúncia do pecado, coisa que a TL destrói por onde passa.
Foi muito esclarecedora essa explanação sobre a Teologia da Libertação e gostaria que futuramente falasse sobre as Comunidades Eclesiais de Base(CEBS)resido Campo Grande/MS
Sugiro assitir os vídeos do Padre Paulo Ricardo para maiores esclarecimentos.
Os papa Benyo XVI e João Paulo ll condenou essa teologia da libertação
É disso que deveríamos falar todo dia e toda hora.... Rezar é muito bom... Mas viver o evangelho é alcançar o outro através de nossos gestos concreto ou seja lutar sem perder a ternura... Mas nunca deixar de lutar... Abraço Fraternal.
Muito prática a explicação!
Fácil compreensão.Relatou o histórico da Teologia que tanto ouvia falar com tanta clareza.Utilizo o Método Ver Julgar e Agir e também Celebrar.
Muito interessante na fixação do conteúdo.
Dá para aplicar e diversos assuntos para explanação do Evangelho.
Isto porque a proposta do método tem fundamentação.
Obrigada e que o Espírito Santo inspire o senhor a falar tudo que Ele queira.
Sua benção!🎉
Irmã a teologia da libertação foi condenada pelo papa Bento XVI e papa João Paulo II. Isso para nós católicos já basta.Sai fora disso.
Padre José Carlos que Deus o abençoe
Essa teológica da libertação é do demônio que está destruindo a igreja .
@@AndreSilva-ip4vw Então atire a primeira pedra?!!!!
@@luciaqueiroz9043 não preciso atirar pedra estudem a doutrina da igreja católica e o magistério da igreja. O papa João Paulo 2.e o papa Bento 16 condenaram a teológica da libertação. Vc não conhece os documentos da igreja católica?
O boff parou nao foi por causa do Santo Papa mas por uma vida devassa com sua secretária!!!
Graças a Deus que essa teologia da libertação não está tão presente assim na minha paróquia onde vivo
Louve a Deus por isso.
A TL quase acabou com a fé de toda a minha paróquia na década de 80. Esvaziou a igreja e fez desaparecer a dimensão espiritual.
Muito bom.
TL: muito mais fácil a pessoa se inclinar para uma prática onde não tenha regras, onde tudo é paz e amor! Jesus nos amou e nos ama incondicionalmente . Mas também foi muito exigente , por isso nos deixou Seus mandamentos . Regras! Nunca , jamais podemos deixar de amparar os menos favorecidos, os oprimidos , os necessitados… mas para isso passar por cima do catecismo católico??? Que o Espírito Santo ilumine a todos e que não deixe que nos façam lavagem cerebral pra teorias “revolucionárias “ até dentro das nossas Igrejas🙏🙏
Não tenho nenhuma saudades dessa linha progressista da teologia da libertação na igreja, lá na década de 1980/90 a paróquia Santa Maria Madalena infelizmente passou por isso e as cebs (comunidades eclesiais de base) acabaram por enfraquecer bastante graças a um multirao de evangelização e assim as antigas comunidades eclesiais de base acabaram por ser evangelizadas através dos grupos de oração através da renovação carismática
Na minha paróquia, há um predomínio muito grande da RCC. Inclusive, a Pastoral da Juventude que tínhamos foi se acabando aos poucos.
Os padres em si, durante a missa, não pendem para lado nenhum.
Gosto muito dessa frase de Dom Helder Câmara que o senhor citou e de de toda a história dele, quemeu marido me apresentou quando éramos apenas amigos ainda, há quase 10 anos.
Também já li alguns livros do Boff e gostei.
Tem um outro maravilhoso chamado "Jesus aproximação histórica" de José Antônio Pagola.
Pessoalmente, gosto da ideia de uma Igreja voltada para os pobres. O centro de nossa fé é Jesus e foi assim que ele agiu, quando passou pela Terra. Como canta Padre Zezinho, "amar como Jesus amou, sonhar como Jesus sonhou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu, sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria". E o maior mandamento "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como si mesmo." É sempre uma reflexão pra mim. Sinto que faço pouco pelos irmãos, principalmente os que mais precisam. Estava buscando formações complementares para cerimoniários e acabei encontrando seu canal com tantas informações valiosas. Estou aqui há 2 dias estudando. Obrigada, padre! A sua bênção!
Sim Helder câmara em uma palestra aqui em Maringá no Paraná, na UEM, orientou aos estudantes incutindo neles a violência que para serem todos com os mesmos direitos deveria se tirar o que é dos outros bem que fosse a pauladas. Pra mim, nunca um homem desse seria uma autoridade na Igreja. Como diz o Padre Paulo Ricardo, está faltando excomunhão...
A Rcc não é teologia da libertação...prega a santidade...oração..amor a bíblia etc..
Jesus veio para todos!!
@@josefreitas2620A RCC não tem nada haver com teologia da libertação. Vamos separar as coisas
@@soniarocharocha3828 exatamente o que estou falando
Gosto muito desse padre mas ele me deixou desconfiada com a análise dele.
Muito interessante
Muito sutil suas palavras.
Se as pessoas não soubesse a História de Constantino e etc, como cruzadas , Inquisição e afins,seu discurso seria perfeito!
Aqui na minha Paróquia de Santa Terezinha em Paul, Vila Velha no Espírito Santo. Aqui é todo mundo da teologia da libertação....... A gente sofre pq o pároco fala muito de política.....
Inclusive no último domingo dia 09 de outubro o pároco ffalou só de política nitidamente indicando voto no partido de esquerda e condenando até com agressividade quem vota no candidato da direita. Um absurdo de discurso político travestido de homilia. Mas nada condenando aborto, corrupção, tráfico de drogas ou assassinatos.
@@carlabonadiman979 m
@@carlabonadiman979Se o Padre mandasse vc fazer arminha, estaria tudo bem?
Sou católica Tradicional e tenho aversão a TL, mas gostei muito como o sr abordou o tema. Porque até pra gente critcar é preciso conhecer um pouco que seja.
A exposição mais prudente sobre este assunto.
Muitos fazem críticas destrutivas ao desconhecido.
A Teologia da Libertação não faz oposição à Renovação Carismática nem as Novas Comunidades.
Este é um ponto de equilíbrio. 💯
Querem que os pobres fiquem sempre pobres param serem usados. Por isso o culto à pobreza.
Ufa, um expositor lucido! Não da pra pensar uma corrente teológica tão relevante com o "fígado". É preciso ciência e Bibliografia como o Padre fez. Sou protestante, descobri recentemente, e tenho lido. Mudou minha perspectiva de vida Cristã.
Opção preferencial pelos pobres! Linha teológica mais fiel ao envangelho! ❤
Gratidão pelo vídeo é muito importante discernir bem claro as celebrações sendo que o principal Senhor dela é o Senhor Jesus sempre concordo .
Sr. Padre queira dizer que o Marx não foi um cara que sabia questionar corretamente as sociedades. Não sei se a omissão é proposital, mas queira deixar claro que as ideias do Marx levaram ao comunismo e a morte de muitos milhões de pessoas. Fale de Holomodor (en.wikipedia.org/wiki/Holodomor) na Ucrânia. Fale dos assassinatos em massa na Polônia (pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Katyn). Por favor, se é para falar com esse viés, que deixe claro a história do sujeito.
Gostei da forma com o Padre abordou o tema...Eu li algumas obras Do Boff..não tem como dizer que não seja interessante.. porém. Não traz uma paz interior ..muitas vezes nos trás revoltas ...e decepção; eu penso que surgiu como resultado do momento histórico ...não prosperou justamente por não Saciar a Espiritualidade. Um abraço a todos e que o Divino Espírito Santo nós Ilumine sempre.Amem.
Este é um engano ....a igreja foi e é contaminada por esta mazela...boa parte do clero está influenciada por esta "doutrina"...
Sinceramente falando: a Teologia da Libertação é o câncer que está corroendo a Igreja.
Sugiro assistir os vídeos do pe Paulo Ricardo. Vc vai entender. Os papas Bento XVI e João Paulo ll condenou a teologia da libertação. Não trouxe espiritualidade e nem vai trazer. Concordo com vc
Que Deus nos livre da teologia da libertação!🙏
Esse medo todo do Marxismo, de pessoas que jamais leram esse autor, reflete o medo primitivo e a ignorância de uma nação!
Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo para sempre seja louvado estou aprendendo muito obrigado Deus abençoe Padre 🙏🙏
Sr. Padre queira dizer que o Marx não foi um cara que sabia questionar corretamente as sociedades. Não sei se a omissão é proposital, mas queira deixar claro que as ideias do Marx levaram ao comunismo e a morte de muitos milhões de pessoas. Fale de Holomodor (en.wikipedia.org/wiki/Holodomor) na Ucrânia. Fale dos assassinatos em massa na Polônia (pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Katyn). Por favor, se é para falar com esse viés, que deixe claro a história do sujeito.
Aprende sim, mas saia dessa TL
Esse teologia não se preocupa com a salvação, só se preocupa com o bem estar social.
Jesus não morreu de velhice e sim porque incomodou o poder, estava ao lado dos explorados. Será que só se é cristão dentro da igreja. Na vida é cada um por si e c ada qual que se cuide? A fé sem obra não é uma fé morta, por onde anda o Jesus que multiplica os pães?
Uma igreja sem espiritualidade não e nada. E assim perdemos vários irmãos para o protestantismo. Temos que equilibrar os 2. Espiritualidade e caridade, isso que e seguidor de Cristo de verdade. Não só de pão vive o homem.
Levando em conta as locuções de Nossa Senhora recebida pelo falecido padre Stefano Gobbi, relatadas no livro: Aos sacerdotes, filhos prediletos de Nossa Senhora, Ela fala declaradamente que a TL é um grande Mal na Igreja Católica.
Falsa aparição
Poderia ter falado dos estupros, mas falou da TL. Estranho...
Muio bom, padre. Uma verdadeira aula. Séria, ponderada sem achismos ou conservantismo. Uma exposição embasado no contexto histórico, teologia dos adeptos e demais expoentes.
Tratando com respeito, fala mansa e ar de docente! Sem reduzir tudo a uma caricatura vazia!
Que Deus continue te abençoando!
Padre você se revela seu marxista
Padre você é um herege Max disfarçado de padre
Sr. Padre queira dizer que o Marx não foi um cara que sabia questionar corretamente as sociedades. Não sei se a omissão é proposital, mas queira deixar claro que as ideias do Marx levaram ao comunismo e a morte de muitos milhões de pessoas. Fale de Holomodor (en.wikipedia.org/wiki/Holodomor) na Ucrânia. Fale dos assassinatos em massa na Polônia (pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Katyn). Por favor, se é para falar com esse viés, que deixe claro a história do sujeito.
Excelente essa explicação sobro a Teologia da Libertação!
Jesus disse que até os escolhidos seriam enganados e muitos sendo enganados com essa teologia da libertação
Os teólogos da teologia da libertação deveriam promover a libertação social na área política.
🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Conheço sim, não liberta ninguém, pelo contrário, vai levar muita gente pro inferno 🙏
Muito boa a explicação. Essa teologia ficou marcada nos últimos tempos por incompreensões devido a forte de difamação e distorção dos fatos da parte de alguns grupos que discordam dessa teologia. Apesar de tudo isso, a práxis dessa teologia ainda continua muito viva. Enquanto existir pobres e excluídos na sociedade ela sempre estará presente na ação da Igreja.
Veja este vídeo, explica as origens da TL e suas bases.
ua-cam.com/video/0NRfpIPRq2M/v-deo.htmlsi=FdDAr3d-CUVeD0gt
Paz e Bem Padre José Carlos, seu video me apareceu aqui aleatóriamente e tive a graça de poder assistir. Gostei muito da sua explicação porque estamos vendo um combate injustificado e raivoso contra umas das grandes perolas da nossa igreja latino americana, com história de lutas contra injustiças e opressões principalmente contras os mais vulneráveis. Minha formação cristã foi muito influenciada no sentimento do que dizia São Tiago, "a fé sem obras é morta". A pastoral da juventude, as Cebs e figuras icônicas da nossa Igreja como, Dom Helder Camara, Dom Luciano Mendes, Dom José Maria Pires, Dom Pedro Casaldáliga me fizeram ter uma noção de uma Igreja que sai do comodismo contemplativo e vai ao encontro do outro. A grande critica raivosa que vejo contra a teologia da libertação é por associa-la ao comunismo, mas, o grande carisma no meu modo de entender, é estar justamente ao lado dos marginalizados, sobretudo numa época triste da história latino americana de grandes ditaduras, onde a igreja com coragem se posicionou em defesa da vida, e aqui faço uma reverência a Dom Oscar Romero, martir dessa luta. Vejo muita critica como digo; raivosa, de muita gente que critica sem conhecer a historia. Nossa igreja é muito linda e plural, onde há espaço para quem quer só orar e contemplar como para quem tembém quer por a mão na massa e lutar pelo bem de todos, aliás, essa é uma graça do Espírito Santo, de suscitar em nós carismas diferentes. O próprio Jesus quando escolheu seus discipulos, o fez na diversidade. Parabens pelo vídeo.
À todos um abraço fraterno.
Infelizmente hoje o autêntico cristianismo está sendo confundindo com comunismo. O que diria Jesus de tudo isso se estivesse fisicamente presente entre nós.
Creio que já disse:" Mas,quando vier o Filho do homem acaso achará fé sobre a terra?" Lc 18, 8
O que vemos é uma aversão a tradição, ao verdadeiro magistério da igreja e aos ensinamentos dos Santos... Acolhem a todos mas sem intenção de mostrar a verdade e tirar do erro, enquanto aqueles que querem ser verdadeiramente católicos não podem pq é "pecado" comungar de joelhos e na boca, usar véu e roupas modestas, famílias numerosas então... Vish... É insanidade! Daí não tem espaço na igreja, têm que se adaptar aos tempos modernos 😢
Precisamos de mais espiritualidade..
Que através da espiritualidade chegamos à justiça fraternidade solidariedade misericórdia e AMOR verdadeiro com nossos irmãos.T.L mta polemica..
Padre sua benção.
Um vídeo muito bom gosto muita de teologia já até estudei teologia para leigos e gostaria de saber mais. Como fasso.
Faça uma faculdade de Teologia
Sim. Tenho 65 anos. Participei, em minha cidade , Taubaté de 1977 a 1981 dd grupo jovem, JUC(Juventude Unida a Cristo), Paroquia SCJ. Participei de encontros na regional em S. J. dos Campos. Líderes traziam nao a bíblia ou novo testamento, mas "OCapital." E a linha de conduta era "marxismo no Evangelho." Me afastei. Horrível.
Louvado seja Deus por sua atitude. É o dom do discernimento.
TL não se preocupa com salvação e sim O Estado
Gostei muito dessa síntese. Respeito muito a TL. Ela nos ajuda a perceber uma verdade incômoda: tudo o que fere o homem, fere, de algum modo o próprio Deus. Se Deus não é indiferente à dor dos pobres, também não o é em relação aos que se recusam a enxerga-lo nos marginalizados e nos excluídos.
A Igreja nunca foi indiferente aos pobres. Se precusamos do marxismo para lembrar disso, melhor jogar a toalha
A TL anula a graça e o sobrenatural. Reduz tudo a luta de classes e conflitos de interesse. É obra de Satanás.
A TL não respeita a hierarquia da Igreja. Trata a hierarquia como opressão. Lembrando que foi Deus que criou a hierarquia.
"A pobreza fere a Deus", mas o que fere Deus é o pecado. Isaías 52 e 53 mostra que Jesus não veio para os pobres!
Deus está nos pobres, então o Diabo está nos ricos? Não notou a falácia?
Deus SÓ é Pai dos pobres? Se Deus é Pai é Pai tanto de bons e ruins como Jesus disse por que Deus seria somente dos pobres?
@@deocleciobertoldi8296 sim, verdade, embora todos nós sejamos pobres diante de Deus, carentes de sua misericódia
Obrigada, Padre José Carlos! Que explicações claras!
Aprendendo e avançado, com seus ensinamentos!
Obrigado mais uma vez...
Muito boa explicação, o que ouvia era preocupante, pois é sempre sob o viés político, isso me causou por vezes revolta. E até hoje observo que toda e qualquer pessoa pra assumir alguma pastoral na igreja se não tiver o discurso dessa ideologia, não pode assumir e nem palestrar para os grupos e ou comunidades. E assim é em geral, toda e qualquer pessoa convidada a dar curso ou palestrar, tem o viés da tal teologia. Podemos destacar inclusive homilias com essa característica ideológica, acompanhada de política partidária. O que considero verdadeira aplicação da militância marxista. Penso que isto abre um cisma na igreja, que racha e que divide: os de Cristo, os de Paulo e os Pedro, ou ainda , os conservadores , e os de esquerda. É assim que vejo a igreja hoje, não é mais a igreja católica de todos, independente de suas raça ou nação. Que Jesus nos ajude e nos liberte de tais ideologias.
Vídeo bem esclarecedor, isento de paixões!!!!
1000 likes!
Deus abençoe!!!
Que explicação objetiva. Já tinha ouvido falar mas nunca me aprofundado. Obrigado por seus esclarecimentos.
Veja Padre Paulo Ricardo!
Obrigada, Padre José Carlos, por esclarecer muito sobre a Teologia da Libertação sem sataniza-la, como tenho visto tantos outros líderes da igreja. Tenho saudade desse movimento tão presente em minha paróquia na década de 80. A igreja era mais viva, tinha como propósito construir uma sociedade mais justa e mais fraterna. Nossos padres, assim como Leonardo Boff, foram silenciados. Sinto saudade daquele tempo.😔
O Papa bento XVI na época de prefeito da congregação para a doutrina da fé , ele escreveu um documento chamado libertatis núncio , e libertatis consciência .
Por sinal é um documento belíssimo, extremamente indicado para um fiel leigo e quem sabe até para sacerdotes também.
Já convivi com padres da Teologia da libertação
Jesus nos liberte dessa TL.
"Se ouvirdes as monhas palavras e as colocarem em prática, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos concederá. " Disse- nos Jesus. E disse ainda: " E disse a Judas, que fingiu estar preocupado com os pobres, quando disse a Jesus para distribuir as moedas da bolsa aos pobres: Pobres sempre tereis." O que significa que devemos conhecer os Evangelhos para colocá-los em prática, assim estaremos também assistindo a todos os necessitados que é o o a Santa Igreja sempre fez, desde os primórdios até hoje no mundo inteiro.
Uma teologia que nega o transcendental, não fala de salvação, desconsidera a Sagrada Tradição e só valoriza o material deve ser afastada e banida da Igreja Católica.
“””Pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.””””
Jo 12,8
Exatamente!!!👏👏👏
👏👏👏👏
Leia Mateus 25
A única teologia verdadeira e pura é a Palavra de Deus, que contempla qualquer viés social econômico e moral.
Explicação muito boa para conhecermos melhor este assunto. O senhor é um padre muito consciente.Fico apreensiva devido a mistura que se encontra no momento com a nova ordem mundial. Está tudo confuso.O poder realmente da nova ordem mundial é o que estamos vendo?O comunismo entrar no Brasil? A teologia da libertação entrará? Como ficará nos? Tantas coisas que querem mudar mas o bem ficará para os poderosos? Os pibres mais pobres? Estou confusa. Obrigada.
Certíssimo, você falou com poucas palavras. Infelizmente o padre se equivocou. Posicionou a favor da TL, não explicou corretamente a origem da TL, falou apenas dos fatos históricos da TL. O padre precisa estudar profundamente sobre a TL e ser sincero com os leigos.
Não, Sr. Padre, não é a pergunta que induz a percepção "comunista", mas a resposta implícita da pessoa que a faz (faz a pergunta). Não queira passar tanta inocência, pois o Sr. sabe muito bem a história que se passou no país na época do Sr. Bispo Helder Câmara.
explicação maravilha, eu confesso não ser conhecedora a fundo da TL, porém um padre que eu ouvia diariamente, falava ser contra e nos dava exemplos. Para mim é suficiente o que aprendi com ele.
Padre vai rezar uma missa epara de falar bestiera
A TL é uma total subversão da fé Católica. É a tentativa de destruição da Santa Igreja por dentro. Mas como Jesus nos prometeu: as portas do inferno não prevalecerão sob a Igreja de Cristo! Amém! 🙏🏻
@@matheussousa1346 Esse padre deve ser da TL, nota-se pelo que ele falou sobre isso, tentou disfarçar passando por "isento" e neutro, mas não tem como ser morno na Santa Igreja, ou você é frio ou quente, o morno é vomitado. E graças a Deus hoje temos bons sacerdotes que evangelizam e ensinam a verdade nas redes sociais, e os católicos hoje conseguem ter discernimento e sabedoria para identificar a maldição que é a TL. Há um vídeo ótimo aqui no UA-cam do pregador Eudes falando sobre a telogia da liberação, que esclarece muita coisa, e tem também um outro muito didático do Professor Felipe Aquino, além do filme do Bernardo Kuster "eles estão entre nós", além de tantos outros, claro, e o nosso querido pároco do Brasil, Padre Paulo Ricardo 🙏🏻
A modernidade não entra jamais na nossa igreja, que foi instituída por Cristo Jesus; a missão é evangelização, como diz a boa nova: “ Ide e pregai o evangelho. Infelizmente alguns teólogos esquerdista inventou a teologia da libertação, mas o nosso Papa Bento 16 ( em sua época) na luz do evangelho puniu alguns seguidores. Parabéns pelo vídeo, muito
bom.
Deixou no ar, ataca depois passa pano.
Se fosse tão boa a corrente que segue a teologia da libertação foi condenada pelo então Joseph ,futuro papa Bento l6 e também sim pelo santo Papa João Paulo ll.
Sua exposição embora sendo didática e clara inadvertidamente passa pano nos autores e expoentes da Teologia da Libertação, minimizando Marx e o desastre e a incoerência que é pensamento de Leonardo Boff. Como resultado muita gente pode achar que esta "teologia" não é tão ruim assim... mas é!
Mas se fosse tão ruim assim, a Igreja já tinha condenado ela ou seus adeptos. E isso não acontece até hoje.
@@umcatolicosincero Mas condenou e mais de uma vez.
@@HelvecioPereira em qual documento oficial da Igreja estão essas condenações? Me diga pra eu poder lutar contra eles provando que eles foram condenados. Porque até hoje isso nunca ocorreu. No máximo, a Igreja silenciou por um tempo alguns teólogos, mas a TL em si nunca foi condenada e nenhum teólogo da Libertação foi excomungado por causa disso.
@@umcatolicosincero Amigo, estou ocupado criando provas para as minhas turmas, não é uma negativa a seu pedido, mas pode dar um Google ou consultar entre vários canais católicos, um chamado "Monte Carmelo"
@@HelvecioPereira Tá bom, obrigado
❤
Gostei muito padre , o senhor fez uma análise histórica, sem em nenhum momento, fazer juízo de valor. Aprendi muito. Vou pesquisar e estudar mais sobre o tema.
Veja Padre Paulo Ricardo.
Veja o Padre Wander Maia também.
Parabéns! Bom professor o Padre José Carlos. Explica muito bem. Seria bom que as outras pessoas, explicassem com essa sabedoria. Sem ataques! No passado ouvi horrores sobre a Teologia da Libertação, não queria nem ler, e nem saber do assunto. Hoje vejo a importância de conhecer os dois lados da história. Já ouvi vários vídeos sobre o assunto, mas amei a explicação desse Padre, principalmente porque não tem ataques. Muita sabedoria! Que Deus os ilumine e proteja sempre.
Isso não tem ataques só apoio a teologia da libertação..responsável por esvaziar a evangelho e impedir que as pessoas tenham avanço espiritual necessário para atrair mais fiéis para a verdade .....não gosto de quem é da doutrina da teologia da libertação
Eu dúvido.
Deus nos livre para sempre da TL.
Amém...
Amém
Sou Catolica Apostolica Romana e amo a Igreja Catolica àquela verdadeira . Nunca pensei em deixar de frequentar nossa Igreja mas se isso acontecer deixarei de participar com muita dor no coracao não mudarei para outra Igreja mas me recolherei em minha casa com Jesus e Maria. Sobreo que voce diz do Papa Bento XVI foi o que fizeram com ele o expulsaram do papado para dar lugar ao Papa atual.
Aula Magna...amei aprendizado de valor... parabéns mestre.
Sr. Padre queira dizer que o Marx não foi um cara que sabia questionar corretamente as sociedades. Não sei se a omissão é proposital, mas queira deixar claro que as ideias do Marx levaram ao comunismo e a morte de muitos milhões de pessoas. Fale de Holomodor (en.wikipedia.org/wiki/Holodomor) na Ucrânia. Fale dos assassinatos em massa na Polônia (pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Katyn). Por favor, se é para falar com esse viés, que deixe claro a história do sujeito.
Padre, o senhor já fez algum vídeo de reflexão sobre o anel de tucum? Gostaria de entender mais …
Bom, ter citado D. Helder O DOM DA PAZ, o amigo e defensor dos excluídoe e oprimidos.
Isso não é comunismo, é libertação de amarras e do Homem Velho.
Eu acho que a Teologia da Libertação veio para trazer um novo entusiamo, novos sonhos novas perspectivas para a Igreja. Sou apaixonado pelos milhares de pessoas que com ela se identificam e levam a frente sua missão. Jesus através do seu anúncio e do seu testemunho nada mais fez que mostrar um Deus que liberta. Portanto não precisa ter medo da Teologia da Libertação. Se uma teologia não liberta totalmente a pessoa humana não é teologia. Toda a vida de Jesus foi libertar as pessoas de suas escravidões pessoais e sociais que estão impregnadas em cada um de nós e em nossas estruturas.
Você não entendeu nada de evangelho. Jesus não veio libertar o homem do "capitalismo" veio libertar o homem do pecado! Jesus não veio para criar um reino na terra e sim um reino dos céus.
Padre José Carlos Pereira O senhor é um herege
Era bem pequena, porém meus avós eram adeptos e conheceram frandest vultos:D.Helder, Pe.Geraldo Leite, Boff, Reginaldo Veloso e outros .Tal silêncio, conforme meus avós, não aceitaram tal posição dos papas atuais.
Lembro da época da TL na paróquia que frequentei, até banho de pipoca faziam no ofertório 😢
Que horror!
Chocada, passada... abalada!
Ontem houve um encontro paroquial pelo zoom sobre a Quaresma por parte de um diacono lá da Bahia. Em sua explanação ele disse que usava um excelente livro sobre a Liturgia e citou o autor: Padre José Carlos! Então contamos a ele que o senhor foi nosso pároco! Ficamos muito felizes com isto!
A CNBB é o reduto desses Teólogos que restaram! Infelizmente!
Eu estava gostando dos ensinamentos desse padre, mas depois dessa, estou tirando esse padre da minha lista.
Extremamente didático, padre. Obrigada pela sua explicação. Sua benção.
Eu não conhecia a TL, só escutava falar através das pessoas que tinham aversão. Eu não sou de defender ou atacar de maneira absoluta, acho que tudo deve ser criticado, discutido e dialogado. Gostei muito da sua aula.
Respeito muito o meu irmão sacerdote, mas as informações que ele aponta sobre a TL vai contra a fala do Papa Emérito Bento XVI.
E totalmente questionado a TL.
Que nossos pensamentos diferentes não nos faça indiferentes na fé!
Deus abençoe
Sr. Padre queira dizer que o Marx não foi um cara que sabia questionar corretamente as sociedades. Não sei se a omissão é proposital, mas queira deixar claro que as ideias do Marx levaram ao comunismo e a morte de muitos milhões de pessoas. Fale de Holomodor (en.wikipedia.org/wiki/Holodomor) na Ucrânia. Fale dos assassinatos em massa na Polônia (pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Katyn). Por favor, se é para falar com esse viés, que deixe claro a história do sujeito.
Quem de fato conhece a TL, por consciência e fidelidade a Deus tem de fato aversão a essa armadilha contra a fé e a Igreja de sempre!
A igreja já tem sua Doutrina social,
Não precisa de eresias.
Papa Bento 16 já definiu a teologia da libertação. De católica não tem nada.
Eu não conheço padre vou saber agora