zona de conforto e a escalada intelectual da literatura: a mais recente treta das book redes

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 жов 2024
  • E aí, mundo!
    vídeos mencionados:
    • • A descriticalização da...
    • • A ANTI-INTELECTUALIDAD...
    • • A desculpabilização do...
    curso vida do livro:
    Cupom: VDLESTANTECOSMICA
    www.seiva.com....
    seja membro do canal 🪐💜:
    catarse.me/Est...
    grupo de promos no telegram 📢:
    t.me/estanteco...
    ganhe 20 reais com o recarga pay:
    recargapay.com...
    ​⁠
    assine o Scribd e ganhe 2 meses de audiobook grátis🎧:
    pt.scribd.com/...
    minha lojinha é “EstanteCosmica” na Shopee💈
    links pra amazon:
    geral - amzn.to/3jlKDjw
    3 meses de ku por 1,99 - amzn.to/3gFz0Cw
    teste grátis Amazon Prime - amzn.to/3eFfuUH
    minha wishlist - www.amazon.com...
    minhas redes sociais:
    Tiktok - / mayaramirandax
    Instagram - / estantecosmica
    Skoob - www.skoob.com....
    e-mail para contato 📧:
    contatoestantecosmica@gmail.com

КОМЕНТАРІ • 36

  • @raholiv
    @raholiv День тому +15

    Acho esse discurso de "Minha leitura é única" "eu leio mais e sou mais inteligente" na visão dos que pregam que ler livros não classicos não formam indivíduos críticos etc, totalmente sem fundamento. Cada leitura é única,e sim, acho válido de que todos deveriam ler pelo menos 1 clássico na vida,pra entender sobre a escrita dos autores que formaram os autores que temos hoje. Cada leitura é única,leitura também é personalidade,nem todos gostam do mesmo gênero,e também,nem todos os livros precisam ser acadêmicos ou com linguagem difícil. Como você disse,may! Às vezes a gente só quer chegar de um dia difícil e ler algo cozy,fofo.. e isso não nos diminui como leitores. Não é só as leituras que nos trazem informações,a criação crítica de um indivíduo vai além disso. Esse tópico é clássico daquele meme do finado twitter "se sair daqui,isso ainda vai existir?" KKKKKKKKKKKKKKK acho incrível mds. Concordo com TUDO o que você disse neste vídeo ❤

  • @Ludy.n9
    @Ludy.n9 День тому +13

    o pincel pra sustentar o microfone kkkkkkk morri. Amei o video🩷

  • @asurito4701
    @asurito4701 День тому +6

    Concordo plenamente contigo, a literatura além de um alívio no dia a dia, também é um forte instrumento de ampliação da percepção, sempre deixa uma marca em nós e por isso a pluralidade é tão importante, e o desenvolvimento de um senso crítico auxília não na "elevação" da pessoa, mas pode ajudar muita gente, por exemplo a perceber formas de abuso normatizadas ou como pessoas de diferentes lugares de fala vêem a realidade e a vivem.

  • @lucascosta-vq2bb
    @lucascosta-vq2bb День тому +4

    Quando voltei a me interessar pela leitura em 2020, assistia muitos booktubers diferentes justamente pra conseguir me encontrar novamente na leitura. Com o passar do tempo acabei só acompanhando seu canal may, porque me identifico muito com o seu gosto, e quase sempre você acerta nas indicações além de ser super eclética. Sei lá, a forma como você conversa com a gente me faz sentir próximo, como se fossemos amigos, mas obrigado pelo toque! Vou voltar a acompanhar outros canais :)))

  • @angelicasantos259
    @angelicasantos259 День тому +6

    Leio qualquer genero de livro que caia na minha mão. Adoroooo. Só não leio mais porque não tenho condições de comprar muitos livros.
    Comecei a seguir alguns influenciadores literários recentemente. Mas só mesmo pra saber o que o pessoal anda lendo e ver algumas resenhas. Gosto de saber a percepção das pessoas sobre um determinado livro. E não julgo ninguém, cada um faz o que quer, lê o que quer e tá tudo bem.
    Livro é pra distrair, pra fazer a gente sonhar, adquirir conhecimento, fazer refletir. Livro é tudo de bom. Fisico, digital, não faz diferença, o que importa é ler sempre. ❤

  • @livrariadololomba
    @livrariadololomba День тому +5

    Apesar de seguir muitos bookinfluencer da vida, eu só leio aquilo que realmente me interessa. Dificilmente vou ler alguma coisa porque alguém falou sobre. Então penso que o problema não é o bombardeio de uma mesma informação infinitamente, mas da falta de personalidade de quem consome.

  • @andrelimablues
    @andrelimablues День тому +2

    Eu estava pensando sobre isso essa semana, cara, só se fala dos clássicos ( nos canais que acompanho), que coisa massante!! Estou lendo O Arranha Nuvens do Richard Rayner, tô gostando, procurei e só achei uma resenha no UA-cam e olhe lá! Nos canais de música é a mesma coisa, parece que é feito pra massificar mesmo! Ótimo vídeo ❤

  • @archemiyaren
    @archemiyaren День тому +3

    Quando essa discussão começou a aparecer no booktube gringo eu achei bem interessante. Apesar do tema ser o mesmo, a discussão tomou outra forma quando veio pra cá, o que achei mega bacana. Mas meio que a discussão já rolava em comunidades menores, agora q explodiu.
    Hj em dia já n acompanho tanto conteúdo nem leio mais como antes, esse ano n terminei um livro mesmo estando curtindo a experiência, o trabalho me cansa tanto que fico muuuito crítica com os livros, sem necessidade, a respeito dos menores aspectos e de coisas irrelevantes, não tenho pq sabotar as leituras assim então só n leio. Sinto uma saudade genuína de voltar a amar ler😢
    Acho bem "então vai me avisando, tá?" Essa galera q se sente superior e melhor que os outros só por ler um determinado tipo de livro, seja ele qual for 😅 se sentem tão melhores que os outros, sendo q na realidade são uma gentinha insuportável, pedante e muito chata de conviver, onde a personalidade é resumida em se "acharem melhor q os outros por lerem x tipo de livro". Se são superiores pq n são melhores, o ápice da humanidade? 🤔
    Vídeo excelente 😊 Pode trazer mais vídeos de discussão.

  • @Enyyg
    @Enyyg День тому +1

    Você é minha booktuber favorita, e seu gosto é bem diferente do meu! E tá tudo bem 😊

  • @splitox9925
    @splitox9925 День тому

    Triste essa dinâmica que se retroalimenta e empobrece tudo: Leitor-algoritmo-editoras-youtube. Ainda há a discussão do utilitarismo até no entretenimento: desde a quantidade de livros o quanto antes a "qualidade" do livro (técnicos, clássicos, científicos etc). Que assunto complexo..

  • @isabelamartinez2886
    @isabelamartinez2886 23 години тому

    Amei o vídeo. Achei um assunto muito pertinente. Outro assunto interessante a ser abordado é o próprio YT e para onde ele está se encaminhando. Anúncios cada vez mais longos, ferramentas que estão se tornando apenas pagas, etc.
    acredito que eles vão eventualmente se tornar uma plataforma paga de streaming como as outras. Como isso afetaria a comunidade de UA-camrs.

  • @isabelvitoria8866
    @isabelvitoria8866 21 годину тому

    Nossa foi tão necessário esse vídeo, detalhe: sua voz é maravilhosa, ss devemos procurar coisas novas sempre em todos os aspectos da vida, não vale a pena se prender a um tipo só, e bom conselho sobre procurar novos influencers, show

  • @k.b.1641
    @k.b.1641 День тому

    Eu vi algo sobre esse assunto há algumas semanas e me interessei tanto que fiz uma redação sobre. Salvou meu boletim👍

  • @camila7458
    @camila7458 22 години тому

    Necessaria! Um dos melhores videos que vi sobre toda essa treta

  • @RobertoMarcosescritor
    @RobertoMarcosescritor День тому

    Quanta coragem! Adorei.

  • @apanapaula32
    @apanapaula32 День тому +2

    Eu sempre achei que ler era um ato de amor e não que você precise ler algo para subir em cima dos outros e os chamarem de burro. Eu gosto de ler porque me conforta, me trás paz, e eu conheço muitos lugares através da leitura e isso não empobrece meu senso crítico, as pessoas precisam parar de colocar seus próprios pensamentos na cabeça dos outros e achar que todo mundo tem que ser igual. Leitura é um ato de reflexão, mas você também tem que gostar de ler e não querer se aparecer sobre os outros.
    Todo dia uma briga idiota entre os leitores, ao invés de fazerem o que querem, ficam colocando regras nos outros.

  • @yocarlosf
    @yocarlosf День тому

    Amo esse tipo de vídeo, você é luz

  • @pedromourr
    @pedromourr День тому

    👏👏👏

  • @Enyyg
    @Enyyg День тому

    Eu leio de tudo um pouco, e gosto de ler sobre várias coisas. Já fui rotulada por não gostar de livros clássicos, mas eu só não tenho pique para ler por exemplo um “dom Casmurro”, mas até after eu li, li todos os livros aliás kkkkkkk.
    Cada livro tem sua palavra e sua lição, vai da gente querer aprender sobre a lição.

  • @IngrydMe1995
    @IngrydMe1995 22 години тому

    Eu gosto de ler de quase tudo hahaha como geralmente leio 2 a 3 por vez eu alterno os gêneros. Agora to lendo Os Miseráveis (clássico), A impostora (romance hypado do ticoteco) e As boas mulheres da China (não ficção de uma jornalista sobre como é ser mulher na China). To amando todos, foco em cada um dependendo do dia e do meu humor, assim me divirto e não me limito. Equilíbrio é tudo.

  • @AliceSouza417
    @AliceSouza417 20 годин тому

    Gostei muito do vídeo!

  • @Raila_Avelar
    @Raila_Avelar День тому

    Arrasou May

  • @pedromourr
    @pedromourr День тому

    ❤❤❤ oi linda, tá boa?
    vídeo polêmico esse, amei!!!

  • @Raila_Avelar
    @Raila_Avelar День тому

    Sair da zona de conforto literária é muito gratificante

  • @SuperCarla37
    @SuperCarla37 3 хвилини тому

    Cada um é livre de ler o que quiser, a leitura é arte e a arte é subjetiva. Viva a liberdade de escolha.

  • @maleticiacampos
    @maleticiacampos 12 годин тому

    Eu sempre gostei muuuito de ler! Mas com a vida, universidade, trabalho etc fui me distanciando da leitura... quando enfim retomei um pouco o habito me sentia culpada por ler coisas que achava futil pq sentia que precisava sempre ler algo que me agregasse... com o passar do tempo passei a ver a leitura como uma serie de tv ou filme... uma forma de me entreter que me desconexa com o mundo e não é terapia mas é muito terapeutico haha... gostaria ainda de ler coisas mais uteis, menos famosas, ler mais diversidade, mas hoje em dia ta dificil 😅

  • @janaineestevesdasilva6512
    @janaineestevesdasilva6512 19 годин тому

    Sim

  • @gilvanaanjos624
    @gilvanaanjos624 12 годин тому +1

    Algumas pessoas se interessam em ler de tudo, outras não, e tudo bem.

  • @angelaserranoleituras
    @angelaserranoleituras 17 годин тому

    Esse ponto de todo mundo estar lendo a mesma coisa eu discordo porque consumo diversos produtores de conteúdo e tem muita gente lendo coisas diferentes sim daqueles mais famosos nas redes.

  • @yukariorihashi7036
    @yukariorihashi7036 День тому

    Eu tbm me incomodo com essas pessoas que desprezam a leitura do outro, achando que só o que ela lê é "leitura de verdade". Acho muito ignorante, pois, há várias formas de transmitir críticas e assuntos pertinentes sem ser essa forma "erudita/clássica".
    Enfim, vejo que em quase todos os nichos há pessoas assim, no mundo dos animes o que não falta é pessoa dando pitaco no que o outro vê 😑

  • @sirleimirandasilva2761
    @sirleimirandasilva2761 День тому

  • @Raila_Avelar
    @Raila_Avelar День тому

    Sextoouu de um jeito diferente

  • @adrianofarias-so9gx
    @adrianofarias-so9gx День тому

    Hablou

  • @heloisapossato
    @heloisapossato День тому

    Eu tinha preconceito com fanfic. Hot também. Já na casa dos 20 e tantos caí num mundo totalmente louco, nem sei como, foi aí que finalmente li minha primeira fanfic e foi maravilhosa. Antes eu tentei uns hots porque vi muitas falarem bem (bridgerton que eu nem sabia que romance de época tinha), não gostei, tentei outras áreas, tinha até vergonha alheia.
    Mas sou grata a Julia Quim, eu não conseguia ler nada, tive um problema de memória que me afetou demais. Os livros eram bastante repetitivos e isso fez eu conseguir ler numa época muito complicada. Eu tenho dislexia, o que já agrava a situação.
    Tem que me prender de verdade, nem que seja raiva ou sentimentos ruins.
    Voltando a fanfic, me deparei com: profundidade das personagens, personagens diferentes que tem atitudes fora do comum, inteligência. Sempre tem avisos, por isso você pode filtrar se não quiser Hot, por exemplo. Eu amei, me prendeu como nenhum outro livro. Estou lendo uma, ainda não acabada, que a autora é autista. Há autores de todas as idades, profissões… é realmente impressionante a dimensão desse mundo.
    Ano passado foi o ano que mais li na minha vida, eram muitos calhamaços - mais de 1000 páginas -, nem me lembro quantos. Fiquei orgulhosa de mim. Por mais que tenham o mesmo casal, sempre há novas abordagens, um mundo criado a partir de outro, transtornos mentais muito bem trabalhados - que eu não encontro em livros convencionais.
    Hoje não tenho vergonha de falar que leio, porque eu tinha uma visão diferente. Não julgo quem lê Hots, pois não sei como é a vida daquela pessoa. Nem quem busca algo totalmente clichê, deve ser isso que faz a pessoa seguir em frente todos os dias.
    E sobre não querer discutir um livro, eu entendo. Algumas pessoas tem tantos problemas, já não tem mais esperança, é pessimista quanto ao mundo, que para ela é melhor não fazer isso, é melhor ler e pronto, conseguiu terminar, teve um bom momento com algo fofo talvez e pronto.
    Para mim, hoje a ignorância se tornou uma benção, mas já pensei o contrário. Nós mudamos, nos reinventamos. Deixem que sigam o que os fazem felizes.

    • @heloisapossato
      @heloisapossato День тому

      Vários erros de pontuação e repetições de palavras. Desculpem-me, mas não ver o texto completo e digitar faz com que eu tenha mais dificuldade ainda na escrita.

  • @literalana
    @literalana День тому

    habla mesmo mami