Saudações. Há décadas eu fazia desse jeito, derivando de uma tomada para outra. Em anos recentes, acompanhando os debates sobre o tema, decidi mudar o procedimento para os rabichos separados. Acho mais eficiente e seguro. Mas ver o uso de visor térmico é um patamar acima em matéria de certezas. Considerando que nunca se sabe como o usuário vai usar as tomadas, é melhor ser conservador e precavido.
Outra vantagem de fazer os rabichos separados é deixar os módulos independentes um do outro. Na hora de fazer a troca basta retirar o módulo com defeito sem precisar tirar os parafusos do bastidor.
Esse canal é simplesmente incrível, é bom em todos os vídeos, não dá lugar à polêmica sem sentido: testa e mostra vantagens e desvantagens, o q é certo e o que é errado e porquê! Queria agradecer por esse serviço prestado, parabéns!
Esse assunto é bem polêmico e divide muitas opiniões nos grupos de elétrica no Facebook, mas eu sempre achei que derivação direto na tomada ainda mais para pequenos equipamentos não tem nenhum problema.
Tive que ligar 3 módulos de tomada Pial Plus dentro de um condulete de 3/4 ". Logicamente, havia pouco espaço e a única forma foi ligar derivando de uma tomada para outra. Me senti um pouco culpado, mas agora estou mais tranquilo. Além do mais, foram ligados apenas um computador e seus periféricos (menos impressora).
Era exatamente o vídeo que eu estava procurando, porque esta dúvida estava me incomodando há tempos, rs. Fiz ponte em locais seguros, onde só tem um computador e um carregador. Já na cozinha tudo com derivações. Obrigado. Abraços.
Isso sim que eu considero uma opinião válida e justa, tem muito professor querendo denegrir eletricista por fazer derivação na tomada sendo que na maioria das vezes o consumo não chega em 10% da capacidade da tomada.
Eu faço derivação numa tomada, porém, o cabo não é cortado. Atualmente a maioria das tomadas, consegue passar o fio direto descascado ligando as duas tomadas e entre eles, pode usar termo retratil. O problema é depois de algum tempo, o que acontece nas conexões com fios cortados. Ambiente pode oxidadar o fio.
Muito bom o conteúdo do vídeo, eu utilizo os dois métodos, dependendo de cada situação, porém eu realmente não tinha o conhecimento, sobre diferenciações de pontos de aquecimentos, entre os dois esquemas de derivação. Parabéns pelo trabalho, obrigado pelas aulas e dicas! Deus abençoe todos! Paz!👊🏻
Eles só precisam investir um pouco mais na comunicação. Não que o Adoniran não saiba se expressar ou passar o conteúdo, muito pelo contrário, é o canal mais informativo e didático de elétrica. É que o público tende a gostar de assistir vídeos mais "divertidos", na falta de um termo melhor. A Engehall ganhou muito em cima disso. Talvez só falte uma interface nova.
Chegaremos lá Wellington, com ajuda de vocês. Nosso estilo não é o mais divertido, como mencionou o Rodrigo, mas cada um tem sua identidade e não podemos fugir da nossa, mesmo sabendo que não atrai um grande público. Muito obrigado pelos comentários meus caros!
@@rodrigo1979 Poxa, até te entendo, mas a excelência das narrativas do Adoniran serve até mesmo para reforçar o fato inquestionável de que eletricidade é coisa séria e muito séria. O cara é uma enciclopédia na área elétrica e seus arredores. Pra mim tá perfeito o canal. Pra quem tem sede de aprender, vale como uma universidade.
@@rodrigo1979 Engehall é para leigos, iniciantes... Eletricity já tem conteúdos e linguagem voltado para profissionais. A qualidade do conteúdo deste canal é referência até em palestras, lives e webnars da Abracopel.
@@alpha-04 A questão apontada não foi a qualidade do canal, mas sim a forma como ele se vende. Eu, particularmente, gosto do estilo mais direto. Mas, como o colega questionou o fato de o canal não ter tantos inscritos como se esperava, eu dei o meu parecer do porquê. É uma questão mercadológica. Se fosse preponderante ganhar milhares de inscritos, seria necessário investir em perfumaria. Infelizmente é assim, quem tem mais conteúdo não tem necessariamente mais atenção. O público busca, no dia a dia, mais descontração do que abstração.
Tive esse problema hoje aqui na minha casa. Tentei fazer derivação com rabichos individuais numa caixinha pequena e não consegui fechar a caixinha devido a quantidade de fios. Após assistir a este vídeo fiquei mais seguro para fazer a derivação no borne da tomada mesmo, uma vez que a tomada é para uso de TV e roteador de internet.
Teoria + prática + teacher = Conhecimento e quebra de tabu, mito e achismo. Parabéns. TOP. Essa derivação já deveria vim na tomada. Seria bem mais prático.
Muito boa a explicação, porém a 2° opção é a mais recomendada pois os pontos de ligação entre as tomadas usando conectores principalmente o todo tipo mola pois não uso a jumper entre tomadas em nenhuma conexão mesmo sendo interruptores independente de envolver tomada ou não, pois o ponto quente se concentrará na derivação e não no primeiro borne quando é feito o jumper, mesmo optando pra 2° opção não gosto do conector de torção pois ele além de estragar as seccoes dos fios na hora de fazer a manutenção de uma das derivações afeta todas ou seja quando retira 1 sai todas, obviamente como você havia falado isso é uma questão pessoal, mas gostei da sua explicação amostrando as 2 opções
Todos os seus vídeos são excelentes! Parabéns! Adoniran, por favor, tire uma dúvida minha em relação ao diâmetro nominal dos eletrodutos. Por exemplo, 1" = 25 mm (NBR 5444) ou 32 mm (NBR 6150)?
Ainda hoje eu "esbarrei" com uma situação assim, tipo ponte, que eu mesmo tinha feito há mais de dez anos e nem me lembrava... rsrs. Mas não eram tomadas e sim dois módulos de interruptores na mesma caixinha. Como eram apenas lâmpadas e ainda por cima de led, apenas conferi os apertos e deixei quieto.
Se agente pegar um fio pp ou um fio paralelo é colocar uma ponta do fio no buraco da tomada da fase nas outras ponta do fio porque as duas ponta ascende a luz da chave de teste.
Boa noite la primera conexion del video corresponde a la conexion guirnalda e nao es correcto porque se suman las corriente y ocaciona un calentamiento en los bornes, es una de las practicas que se le coorige a los alumnos indicandole que esta mal feito, disculpa meu Portuñol. Tus videos llevan a las personas de este rubro eléctrico a actualizarse y corregir las practicas profesionalizante. Un gran abrazo desde meu cidade Tafi Viejo ,provincia de Tucuman; Argentina.
Sempre achei perigoso fazer pontes entre tomadas, em especial na cozinha. A sobrecarga de corrente acaba, cedo ou tarde, superaquecendo a conexão. Gostaria de ver esse tipo de teste com conectores do tipo wago e com tomadas quádruplas ligadas em ponte.
Meu rei fala sobre instalações elétricas em ambientes hospitalares ! Todo eletricistas pode realizar essas instalações??? Tem que ter um curso específico ???
Talvez não faça muita diferença um método ou outro quando se há pouca carga como foi dito no video. Mas mesmo assim nunca se sabe o que pode vir a ser usado em determinada tomada. Na duvida, melhor utilizar a ligação mais segura com relação a concentração de corrente que é a segunda no video. Já tive de reparar tomadas que derreteram devido ao modelo da primeira ligação quando se deriva a alimentação de uma tomada para outra.
com os conectores o fio que vem da rede esquentou mais do que na derivação da tomada. imagine se for uma emenda mal feita somente apertando os fios sem usar conectores. seria bom se tivesse feito os testes também com conectores wago.
Eu sempre usei este critério, se é pequenas cargas pode se interligar, agora quando as cargas forem grande aí sim a situação se modifica, gostei muito do assunto, porque ainda tem muita gente dizendo que é errado, mais não explica o porquê.
tem muito eletricista que condena fazer pontes em tomadas duplas. Uma coisa que eu costumo fazerem algumas tomadas é fazer a ponte, porém atravessando o fio inteiro nos dois terminais. É bem mais fácil de fazer em fios rígidos, e acaba economizando bastante espaço na caixinha. O problema é que precisa desencapar um pedaço grande do fio pra conseguir passar pelos contatos da tomada e uma boa parte desse fio acaba exposto, aí é bom envolver com fita depois.
Gostei do teste mas vc poderia fazer um teste com interruptor pial legrand trewey com led pois encontrei instalado numa residência e todos os testes que fiz avia fuga de corrente mesmo desligado.
eu faço das duas formas, mas as vezes não tem espaço dentro da caixinha pra fazer da segunda forma, então com os devidos cuidados Faço da primeira forma
queria tira um pouquinho de proveito da sua sabedoria professor. Sou Elies do Rio de Janeiro e tenho a seguinte dúvida quando se monta um qdc que tem o sistema de aterramento tns depois do disjuntor geral quem vem primeiro o DR o os dps? como se liga?
Já viram uma tomada dupla americana? Ela tem uma chapa de cobre que conecta uma tomada a outra, com ampla capacidade para distribuir a corrente e dissipar o calor. Então o instalador só precisa facilmente fixar os terminais fase e neutro em qualquer uma delas. Design simples e efetivo. Nossos materiais ainda tem muito o que melhorar. Tem tomada nacional que dá um trabalho desnecessário para montar.
Meu bacana o teste, mais e se fizer o teste utilizando a tecnica de emenda tradicional com fita isolante mudaria o ponto de maior temperarura em comparação com o conector de torção?
Saudações. Há décadas eu fazia desse jeito, derivando de uma tomada para outra. Em anos recentes, acompanhando os debates sobre o tema, decidi mudar o procedimento para os rabichos separados. Acho mais eficiente e seguro. Mas ver o uso de visor térmico é um patamar acima em matéria de certezas.
Considerando que nunca se sabe como o usuário vai usar as tomadas, é melhor ser conservador e precavido.
Outra vantagem de fazer os rabichos separados é deixar os módulos independentes um do outro. Na hora de fazer a troca basta retirar o módulo com defeito sem precisar tirar os parafusos do bastidor.
Esse canal é simplesmente incrível, é bom em todos os vídeos, não dá lugar à polêmica sem sentido: testa e mostra vantagens e desvantagens, o q é certo e o que é errado e porquê! Queria agradecer por esse serviço prestado, parabéns!
Esse assunto é bem polêmico e divide muitas opiniões nos grupos de elétrica no Facebook, mas eu sempre achei que derivação direto na tomada ainda mais para pequenos equipamentos não tem nenhum problema.
Ótima abordagem e didática. Canal para os profissionais se atualizarem, afinal, o processo de aprendizagem é constante.
O melhor canal de elétrica do mundo pra mim 👏👏👏👏👏👏
Tive que ligar 3 módulos de tomada Pial Plus dentro de um condulete de 3/4 ". Logicamente, havia pouco espaço e a única forma foi ligar derivando de uma tomada para outra. Me senti um pouco culpado, mas agora estou mais tranquilo. Além do mais, foram ligados apenas um computador e seus periféricos (menos impressora).
Ôpa muito bom show 👍🥂
Era exatamente o vídeo que eu estava procurando, porque esta dúvida estava me incomodando há tempos, rs. Fiz ponte em locais seguros, onde só tem um computador e um carregador. Já na cozinha tudo com derivações. Obrigado. Abraços.
Isso não é uma aula é show de conhecimentos 👍🤜🤛
Gosto de seus vídeos bem explicativo me ensina muito no meu dia-dia
Isso sim que eu considero uma opinião válida e justa, tem muito professor querendo denegrir eletricista por fazer derivação na tomada sendo que na maioria das vezes o consumo não chega em 10% da capacidade da tomada.
Este canal é uma benção pra nós eletricistas...
Eu faço derivação numa tomada, porém, o cabo não é cortado. Atualmente a maioria das tomadas, consegue passar o fio direto descascado ligando as duas tomadas e entre eles, pode usar termo retratil. O problema é depois de algum tempo, o que acontece nas conexões com fios cortados. Ambiente pode oxidadar o fio.
EXELENTE. LA EXPLICACIÓN....MUY CLARO QUEDA TODO......EXITOS Y BENDICIONES
Particularmente eu só uso conequitores para a derivação segurança sempre
Faço os dois modos depende muito do espaço na caixa 2x4, mais sempre uso conectores nas tomadas.
Saludos bien cómo siempre....de Argentina resistencia chaco....hasta pronto.....
Muito bom o conteúdo do vídeo, eu utilizo os dois métodos, dependendo de cada situação, porém eu realmente não tinha o conhecimento, sobre diferenciações de pontos de aquecimentos, entre os dois esquemas de derivação.
Parabéns pelo trabalho, obrigado pelas aulas e dicas! Deus abençoe todos! Paz!👊🏻
Pela qualidade dos vídeos, acho que 132 mil inscritos é pouco. Logo o canal atingirá seu primeiro milhão de inscritos. Parabéns!
Eles só precisam investir um pouco mais na comunicação. Não que o Adoniran não saiba se expressar ou passar o conteúdo, muito pelo contrário, é o canal mais informativo e didático de elétrica. É que o público tende a gostar de assistir vídeos mais "divertidos", na falta de um termo melhor. A Engehall ganhou muito em cima disso. Talvez só falte uma interface nova.
Chegaremos lá Wellington, com ajuda de vocês.
Nosso estilo não é o mais divertido, como mencionou o Rodrigo, mas cada um tem sua identidade e não podemos fugir da nossa, mesmo sabendo que não atrai um grande público. Muito obrigado pelos comentários meus caros!
@@rodrigo1979
Poxa, até te entendo, mas a excelência das narrativas do Adoniran serve até mesmo para reforçar o fato inquestionável de que eletricidade é coisa séria e muito séria. O cara é uma enciclopédia na área elétrica e seus arredores. Pra mim tá perfeito o canal. Pra quem tem sede de aprender, vale como uma universidade.
@@rodrigo1979 Engehall é para leigos, iniciantes... Eletricity já tem conteúdos e linguagem voltado para profissionais.
A qualidade do conteúdo deste canal é referência até em palestras, lives e webnars da Abracopel.
@@alpha-04 A questão apontada não foi a qualidade do canal, mas sim a forma como ele se vende. Eu, particularmente, gosto do estilo mais direto. Mas, como o colega questionou o fato de o canal não ter tantos inscritos como se esperava, eu dei o meu parecer do porquê. É uma questão mercadológica. Se fosse preponderante ganhar milhares de inscritos, seria necessário investir em perfumaria. Infelizmente é assim, quem tem mais conteúdo não tem necessariamente mais atenção. O público busca, no dia a dia, mais descontração do que abstração.
Sou leigo no tema, mas o canal é excelente. Parabéns pela aula!
Canal de excelência do YT.
👏👏👏
Ótimo! Perfeito. Muito bom vídeo. Parabéns!
Muito boa a aula ,são informações construtivas muito bem explicadas como sempre ,ja utilizei os dois métodos
Vcs como sempre, superando de forma exemplar....abraços!
Parabéns! Sempre muito bem explicado do ponto de vista técnico.
1:51 pelo mapa de calor, da para observar que esta bem mais distribuida a alimentação. Pra mim a segunda opção é a mais correta.
Pra mim o melhor canal pra eletricista sem duvidas
Melhor canal nessa área técnica. Parabéns ao docente. Muito bom mesmo a didática adotada aulas dele é de fácil entendimento
Tive esse problema hoje aqui na minha casa. Tentei fazer derivação com rabichos individuais numa caixinha pequena e não consegui fechar a caixinha devido a quantidade de fios. Após assistir a este vídeo fiquei mais seguro para fazer a derivação no borne da tomada mesmo, uma vez que a tomada é para uso de TV e roteador de internet.
perfeito, daqui a alguns anos vai ser nescessário ter um termovisor pra otimizar o serviço, é um equipamento vital, excelente video
Os dois jeito serve e ponto
Teoria + prática + teacher = Conhecimento e quebra de tabu, mito e achismo. Parabéns. TOP. Essa derivação já deveria vim na tomada. Seria bem mais prático.
Mas já existe tomada dupla pronta. O problema é o valor.
Muito boa a explicação, porém a 2° opção é a mais recomendada pois os pontos de ligação entre as tomadas usando conectores principalmente o todo tipo mola pois não uso a jumper entre tomadas em nenhuma conexão mesmo sendo interruptores independente de envolver tomada ou não, pois o ponto quente se concentrará na derivação e não no primeiro borne quando é feito o jumper, mesmo optando pra 2° opção não gosto do conector de torção pois ele além de estragar as seccoes dos fios na hora de fazer a manutenção de uma das derivações afeta todas ou seja quando retira 1 sai todas, obviamente como você havia falado isso é uma questão pessoal, mas gostei da sua explicação amostrando as 2 opções
Esse canal é o melhor de todos, sem dúvidas!!!!
Muito bom esse vídeo professor, top e mais .
Parabéns pelo vídeo! O bom senso é tudo, inclusive em instalações elétricas.
Muito bom esse conteúdo !!!! Parabéns pelo belo trabalho
Muito bom, parabéns. Esse assunto é muito polêmico e cada eletricista defende uma forma de instalação.
Parabéns pelo vídeo
É amigo muitas coisas que estão na norma tem que ser avaliado e ter o bom senso na hora de executar...
Maravolhosa explicação professor!!! Sanou minhas duvidas! Obrigado por compartilhar orientações seguras! Forte abraço!!!
Como sempre, mais um excelente vídeo que eu já deixo like.
Com a termografia, o serviço fica ainda melhor.
Excelente canal que eu recomendo a todos.
Para tomadas duplas prefiro interligar as duas tomadas e chegar com o fio alimentador no meio do fio q liga as duas tomadas.
Todos os seus vídeos são excelentes! Parabéns! Adoniran, por favor, tire uma dúvida minha em relação ao diâmetro nominal dos eletrodutos. Por exemplo, 1" = 25 mm (NBR 5444) ou 32 mm (NBR 6150)?
Quero comprar uma tomada dupla para colocar um rádio (ligado 24h) e uma extensão(ligada só quando necessário). Irei usar sua dica!
top demais, isso acaba com qualquer discussão em vão, ótimo vídeo
Melhor canal de aprendizagem! 👏
Que coincidencia, eu estava em duvida sobre isso, mas ainda nao havia pesquisado. Muito obrigado. Otima esplicacao como sempre
Ainda hoje eu "esbarrei" com uma situação assim, tipo ponte, que eu mesmo tinha feito há mais de dez anos e nem me lembrava... rsrs. Mas não eram tomadas e sim dois módulos de interruptores na mesma caixinha. Como eram apenas lâmpadas e ainda por cima de led, apenas conferi os apertos e deixei quieto.
Jesus Cristo te ilumine professor muito bom conteúdo como sempre
A segunda opção com certeza!
Deus abençoe a todos!
Se agente pegar um fio pp ou um fio paralelo é colocar uma ponta do fio no buraco da tomada da fase nas outras ponta do fio porque as duas ponta ascende a luz da chave de teste.
usando rabichos além de aquecer menos tem a questão que se a primeira parar de funcionar a segunda continua funcionando....
Bem explicado 👍👍👍👍👍👏
Caraca professor que aula hein !!! Muito show !!!
Boa noite la primera conexion del video corresponde a la conexion guirnalda e nao es correcto porque se suman las corriente y ocaciona un calentamiento en los bornes, es una de las practicas que se le coorige a los alumnos indicandole que esta mal feito, disculpa meu Portuñol.
Tus videos llevan a las personas de este rubro eléctrico a actualizarse y corregir las practicas profesionalizante.
Un gran abrazo desde meu cidade Tafi Viejo ,provincia de Tucuman; Argentina.
Um abraço Victor!!!
Legal.
Campinas -- SP
+ uma super aula do canal n 1 do you tube
Sempre achei perigoso fazer pontes entre tomadas, em especial na cozinha.
A sobrecarga de corrente acaba, cedo ou tarde, superaquecendo a conexão.
Gostaria de ver esse tipo de teste com conectores do tipo wago e com tomadas quádruplas ligadas em ponte.
Valeu. Bom video, opiniao de quem conhece e tem propriedade. Mais um conhecimento pro curriculum👍👍👏👏😁
Meu rei fala sobre instalações elétricas em ambientes hospitalares ! Todo eletricistas pode realizar essas instalações??? Tem que ter um curso específico ???
Mais um like merecido, aliás por mim dava um milhão de like, aula como está é sem dúvida a melhor
Sempre gostei de usar rabicho. Na hora de substituir uma tomada fica mais fácil também.
Talvez não faça muita diferença um método ou outro quando se há pouca carga como foi dito no video. Mas mesmo assim nunca se sabe o que pode vir a ser usado em determinada tomada. Na duvida, melhor utilizar a ligação mais segura com relação a concentração de corrente que é a segunda no video. Já tive de reparar tomadas que derreteram devido ao modelo da primeira ligação quando se deriva a alimentação de uma tomada para outra.
Que canal fantástico!
Derivo usando conectores Wago.
Excelente vídeo aula. Gratidão Mestre Adoniram e Equipe Eletricity.
Como sempre, excelente!
Show de bola professor
Top sempre 👍👍👍👍👍
Abraços.
É like Sempre. Melhor Canal. 🔝
com os conectores o fio que vem da rede esquentou mais do que na derivação da tomada. imagine se for uma emenda mal feita somente apertando os fios sem usar conectores.
seria bom se tivesse feito os testes também com conectores wago.
Eu sempre usei este critério, se é pequenas cargas pode se interligar, agora quando as cargas forem grande aí sim a situação se modifica, gostei muito do assunto, porque ainda tem muita gente dizendo que é errado, mais não explica o porquê.
tem muito eletricista que condena fazer pontes em tomadas duplas. Uma coisa que eu costumo fazerem algumas tomadas é fazer a ponte, porém atravessando o fio inteiro nos dois terminais. É bem mais fácil de fazer em fios rígidos, e acaba economizando bastante espaço na caixinha. O problema é que precisa desencapar um pedaço grande do fio pra conseguir passar pelos contatos da tomada e uma boa parte desse fio acaba exposto, aí é bom envolver com fita depois.
@@robdonola ou então podemos colocar aqueles macarrões que vende para várias bitolas, aqui na minha cidade chamamos de espaguete
Muito bem provado, parabéns. Mas o que aconteceria se eu não pudesse usar conectores nas derivações, só torção dos cabos e fita isolante?
Gostei do teste mas vc poderia fazer um teste com interruptor pial legrand trewey com led pois encontrei instalado numa residência e todos os testes que fiz avia fuga de corrente mesmo desligado.
Melhor aula do UA-cam... o resto....
eu faço das duas formas, mas as vezes não tem espaço dentro da caixinha pra fazer da segunda forma, então com os devidos cuidados Faço da primeira forma
Perfeito equipe eletricity
Explicação incrível, parabéns!
queria tira um pouquinho de proveito da sua sabedoria professor. Sou Elies do Rio de Janeiro e tenho a seguinte dúvida quando se monta um qdc que tem o sistema de aterramento tns depois do disjuntor geral quem vem primeiro o DR o os dps? como se liga?
Perfeito.
Muito bom trabalho
Parabéns professor.
Obrigado pelo esclarecimento.
Parabens excente como sempre, like360!
Show de praticidade!
Muito Bom!
Que Deus conforte seu coração e de seus familiares. 🙏
🤜🤛
Boa entao eu faço sempre fazer o rabixo
Já viram uma tomada dupla americana? Ela tem uma chapa de cobre que conecta uma tomada a outra, com ampla capacidade para distribuir a corrente e dissipar o calor. Então o instalador só precisa facilmente fixar os terminais fase e neutro em qualquer uma delas. Design simples e efetivo.
Nossos materiais ainda tem muito o que melhorar. Tem tomada nacional que dá um trabalho desnecessário para montar.
Valeu 👍
O exemplo com termografia responde qualquer dúvida!
Ótima dica gostei
Boa tarde Adoniran. Muito boa essa explicação didática. Tira a dúvida de qual tipo de conexão utilizar em cada situação. Parabéns pelo vídeo...
Olá Carlos,
A conexão de sua preferência, desde que seja bem feita.
@@eletricityeletrica Na verdade quis dizer que vai tirar a dúvida de qual tipo de conexão utilizar.
Meu bacana o teste, mais e se fizer o teste utilizando a tecnica de emenda tradicional com fita isolante mudaria o ponto de maior temperarura em comparação com o conector de torção?
Avançado
aula top
Eu prefiro a segunda opção, aqui em casa estava ligado na primeira opção, e teve um super aquecimento nas tomada, e só danificou uma,
O melhor !!!
Qual a temperatura ideal de trabalho ,No condutor ou na tomada ou conector
Eu como eletricista,sei baseado em equipamentos eletrônicos. Toda fase tem q sai pelo lado direito .tendo este conhecimento so liga errado quem quer.