ERRATA: o Instituto Robert Koch não é responsável pelo controle e prevenção de todas as doenças, mas sim contra doenças infecciosas. Obrigado, querido Diogo por me corrigir.
Já tive experiências bem desagradáveis, mas encontrei bons médicos também. Não me lembro como é a coisa no Brasil, pra falar a verdade, mas tive bons médicos em Campinas.
Vdd. Isso se deve ao sistema de saúde e pelo fato dos médicos terem um orcamento apertado e só ganharem um valor ínfimo por paciente/trimestre e terem gastos muito altos para manterem um consultório, sem falar na burocracia. Muitos médicos passaram a só atender pacientes com seguro privado por conta disso.
De longe, a melhor explicação sobre o tema até hoje! quando a gnt diz pra quem não é daqui que "o sistema público é pago", ninguém entende e chovem perguntas. a partir de agora, vou mandar esse vídeo pra todo mundo que quiser saber e ainda vem com a explicação sobre o pano de fundo da construção desse sistema. Parabéns, Mauro!
Apesar de tudo, tal como V. disse, é um bom sistema assistencial de saúde. Como aqui costumamos dizer, " o óptimo é inimigo do bom " ! Tenha um bom dia.
Sensacional o vídeo Mauro, parabéns!! Por acaso tens a estatística de abstenções (atestados) na Alemanha? Creio que consultas rápidas gerem erros diagnósticos e, claro, prejuízo para ambos. Sabemos que alemão não tem tanta afetividade, mas o impacto disso é devastador. Abraço!
Não sei dizer se o formato do Brasil é Bismarckiano misto com estatal, porque aqui o orçamento público da saúde entra na esfera da seguridade social, junto com a assistência social e previdenciária. Mas ele tem obrigatoriedade de investimento dentre as receitas dos entes da federação. E, infelizmente, como muito incompreendido, não é suficientemente financiado e não é defendido por aqueles que mais deveriam defendê-los: NÓS!
Já havia conversado com minha irmã sobre o sistema ai na Alemanha, gostei de tua didática... de qualquer modo, creio que o melhor entendimento é que o sistema de saúde Alemão é digamos "otimizado", penso assim como engenheiro que sou... parece algo bem racional e digamos com opções para aqueles que querem e os que não querem o Estado, simples assim... As questões de atenção a saúde são problema em qualquer lugar no mundo e com o devido respeito a maioria dos médicos tem mesmo é interesse em trabalhar com a estrutura e os valores Norte Americanos, no Brasil não é diferente... a diferença brasileira e alemã está no financiamento e no acesso.
Muito bom, Mauro! Interessante lembrar que o nosso sistema brasileiro teve inspiração no sistema Bismarckiano, pelo menos é o que a gente estuda em Direito Previdenciário.
Eu gosto desse modelo em que os impostos são definidos, seria bom saber exatamente quanto pagamos por cada serviço público. Por mim todos deveriam ser assim, taxa para a polícia, para bombeiros, enfim, cada imposto separado.
Mauro, vc não explanou se, em caso de necessidade, um turista tem direito a recorrer a Hospitais públicos para ser atendido. Já ne acidentei na Itália e fui ao sistema público de Hospitais e fui atendida plenamente. Isso ocorre na Alemanha?
Que ótimo, Mauro, muita clara a tua explanação! Me foi perguntado como funciona o sistema de saúde alemão, e tive que fazer uma pequena pesquisa, mesmo morando aqui há mais de 25 anos... Teu vídeo teria facilitado a minha vida ainda com alguns requintes históricos!
Oi Mauro, muito legal esse vídeo sobre o sistema de saúde alemão. Vc está de parabéns. Acho que o sistema de saúde alemão funciona e é muito bom, mesmo com esses pequenos contra -tempos que vc citou: os médicos têm pressa de atender, vc tem que pagar um extra se fizer fisioterapia ou precisar de óculos. Na minha opinião, acho isso pouco pelo muito que a Alemanha oferece no quesito saúde. Eu achei perfeito o sistema de saúde aí. O que eu achei bem legal tb é que se vc contribui para a saúde, acaba revertendo para os que precisam, têm destino certo. Isso é muito vantajoso, pq vc sabe que seu dinheiro está sendo bem utilizado e não indo para os bolsos dos políticos. Isso é sensacional❤❤❤❤ Agora,uma pergunta que surgiu ao ver o vídeo. Se,por exemplo, um turista precisar de uma consulta e precisar ser operado na Alemanha, usa o sistema público ou tem que arcar com as despesas? Beijosss 😘😘
Simone, se for turista da UE, pode usar o sistema público, mas se é brasileiro, por exemplo, tem que vir com seguro daí. Inclusive pode até custar a entrada na Alemanha se não tiver seguro.
@@DestinoBerlim Se for turista com menos de 90 dias, o seguro não é obrigatório, correto? Apenas para estadias de turismo com mais de 90 dias, e nesse caso só entra se tiver seguro. Mas se um mero turista de uma semana precisar de um atendimento tem que pagar, mesmo se for uma operação cara. O serviço de saúde na Alemanha não é universal.
@@cesarmatossilva, é quase certeza de que, sim, todo turista tem que ter seguro. Eles não checam todo mundo, mas se resolverem olhar e o turista não tiver, não entra no país. E no fim, como você mesmo diz, melhor ter do que pagar altos valores pelo atendimento privado.
Muito bom. A cada novo vídeo, um aprendizado. Só é uma pena que no final fica um gostinho de quero mais... fazer o quê? Esperar o próximo assunto na próxima semana...
Que bom, fico feliz que o vídeo ficou dinâmico. Juro que tive receio que os gráficos pudessem ser momento de distração! Semana que vem o assunto é... (nem eu sei hahaha)
@@DestinoBerlim para mim não. Goste de visualizar os números que ouço e por isso, não foi distração e sim complemento ao audio. E acredito que vai ajudar também alemães aprendendo português que vejam o video, pois eles tem um pouco de dificuldades com nossos números como nós temos com os deles :-)
Parabéns Mauro, excelente vídeo. Muito bem explicativo. Vou assistir mais uma vez para compreende-lo melhor. Achei bem interessante também os comparativos com outros países, assim, nós que estamos no Brasil, temos um parâmetro de comparação.
@@DestinoBerlim nos falamos há um tempo atrás quando vi um outro vídeo seu. Dei a sugestão de falar sobre os serviços públicos, etc Como trabalho em órgão público, gostaria muito de conhecer o sistema daí. Como são feitas as estradas (tipo, pq elas são melhores que as do Brasil), como a Alemanha, sendo bem menor que o Brasil, é essa superpotência...dentre outras coisas. Quem me apresentou seu canal foi a Viviane, amiga minha de infância que mora aí.
Amigo, vc quer mesmo saber sobre o sistema de saúde brasileiro? Kkkkk lá vai então. Aqui é uma vergonha, as pessoas que dependem do serviço público de saúde aqui no Brasil morrem por falta de atendimento. Às vezes, não tem médico para te atender. Se vc for a um hospital público aqui vc verá pacientes em macas nos corredores dos hospitais pq não tem onde coloca-los. E isso antes da pandemia do corona vírus. De tanto esperar um leito o paciente acaba morrendo nos corredores dos hospitais públicos. Uma consulta só para marcar exames, um primeiro atendimento, demora 3 ou 4 meses se vc tiver sorte. Senão demora mais que isso. Mesmo com a grande quantidade de impostos e taxas que pagamos aqui, quase nada é revertido para o sistema público de saúde daqui. Não preciso nem dizer pra onde vai né? Eu poderia ficar aqui falando do sistema de saúde público do Brasil até amanhã rsrs. Por isso, acho que o sistema alemão é maravilhoso ❤❤ Ah sim, outra coisa que esqueci de mencionar, aqui faltam equipamentos para exames, faltam remédios, enfim, é muito precário mesmo.
@@simonetchalian8276 Você me lembrou meu querido irmão, mais velho que eu 8 anos. E saiba que isso foi no início dos anos 90 do século XX, meu irmão sentiu uma dor profunda no peito, morávamos há uns 15 minutos de carro do hospital do Andaraí, lá embaixo no Rio ( porque hoje moro sozinho na região serrana do Rio), chegamos e nem havia maca, quase sem aguentar, com ajuda de um enfermeiro, sentei no chão e deitei meu irmão, com a cabeça dele na minha perna ( tenho asma ), eu já quase não conseguia respirar, e ali mesmo morreu meu irmão, deitado no chão. A vontade era, se tivesse uma arma, subir na Administração e acabar com a diretoria, mas isso vem bem mais de cima, vem de Brasília. Estou com 72 anos, e após inúmeros exames com pneumologista em 2010, comecei a receber o ALENIA mensalmente para asma, em algumas farmácias está R$ 170,00 e eu recebia de graça há uns 11 anos, junto com outras pessoas. Pararam de enviar em julho desse ano ( 2021), até agora nada! Mas alguns milhões para as malditas campanhas políticas de 2022 há dinheiro. Temos que ir em duas farmácias, pedir para baterem um orçamento, levar no Fórum para a juíza enviar à Prefeitura para o prefeito comprar. A Saúde está quebrada, a Educação está quebrada, a Economia está quebrada, mas a bandidagem política recebe seus salários polpudos em dia, ninguém paga celular, nem gasolina, no mínimo dois seguranças para cada cretino que nada faz para o povo. A Alemanha é o céu, diante desse inferno que estamos passando aqui no Brasil. Saúde para todos.
@@luizcarlosfigueiredo7923 eu sinto muito pelo seu irmão. Sei da sua dor, pois tb perdi uma irmã que só tinha 26anos. Tenho 44 anos e sei do que vc está falando. Há um colapso no nosso sistema de saúde e em todas as áreas. Segurança, educação etc. Porém os que estão lá no poder nem sabem as necessidades do povo brasileiro. Eles só olham para o próprio umbigo. Concordo com vc, o sistema de saúde alemão é um sonho. E é uma vergonha vc ter que pedir na justiça o recebimento de um medicamento de graça, isso já sendo um direito seu. Que Deus te abençoe 🙏🙏
@@simonetchalian8276 Muito obrigado por suas palavras tão compassivas Simone, agradeço do fundo do meu coração e também sinto muito por sua irmã. Muita saúde e paz para você e sua família. Que sua vida também seja abençoada.
Rita, vai depender, primeiro, de quanto você ganha: se ganhar menos que 62K, opte pelo seguro público. Caso contrário, pelo privado. Estando no seguro público, você terá 14,6% descontados de seus rendimentos para pagá-lo.
@@DestinoBerlim se ganhar menos de 62 mil, não que opte pelo público, mas TEM QUE fazer o público como funcionário. Não é opção, é obrigação :-) só depois que passar de 62 mil é que aparece a opção pelo privado ;-)
Eu acho o sistema de saúde na Alemanha péssimo e só passo raiva. Foram poucas as vezes que tive um atendimento impecável. A sorte é que meu médico de família pede muito exame mas quando precisei de uma endoscopia precisei esperar 6 meses e quase morri. Minha filha está a 2 anos na fila de espera de fonoaudióloga e ergoterapia, além dos hospitais que nunca tem vaga. Concordo com os alemães de q eh caro e ineficiente. Com o sistema de ensino e sistema de saúde a Espanha me chama muito mais atenção, estou vendo de mudar pra lá. Na Alemanha posso ter o seguro particular porém falam que é dificílimo de sair, já na Espanha pode cancelar a qualquer momento. Me parece ser muito melhor
A queixa dos atendimentos apressados seria o resultado da estatização, colocando um intermediário entre o usuário do serviço (o paciente) e o provedor desse serviço (o médico), confirmando a regra de que “o único capaz de julgar adequadamente um produto ou serviço é o consumidor”?
Falta médico e atendimento apressado é sinônimo de transformar o sistema em algo mais próximo a uma empresa. Nesse caso, fazendo funcionar a máxima da maior produtividade com o menor custo possível.
Matéria bem interessante. O que não ficou claro é o valor que você menciona 2 vezes quanto aos gastos com o sistema de saúde pela Alemanha. Esses provém das contribuições mensais trabalhador + empresário ou além desta verba arrecadada e obrigatória, é esse valor por você mencionado um valor a mais pago pelo estado? O sistema de saúde não é por si auto sustentável?
Você pegou justamente o ponto em que achei que meu discurso falhou na precisão. Obrigado! Bem, o que quis dizer é que o empregado com carteira assinada paga 50% do valor e os outros 50% são incumbência do empregador. O Estado tem apenas o papel de arrecadar os valores pagos pelos dois e distribuir para os seguros de saúde públicos. E sim: eu também entendo que o sistema, por fim, é quase autônomo, já que o Estado participa apenas como intermediário da remessa dos valores pagos pelo contribuinte aos seguros de saúde. Na fala, quando comparei com o trabalhador autônomo (meu caso), é que este último não tem a ajuda do empregador para pagar o seguro obrigatório.
@@DestinoBerlim exato amigo. Esse é um ponto bastante importante especialmente quando ponderamos uma comparação com o SUS, a autonomia consequentemente a qualidade
Por serem sistemas que tem diferentes princípios de financiamento, há uma certa limitação para se fazerem comparações. Uma comparação mais exata seria com o sistema espanhol, por exemplo. Já se tomamos os sistemas pelo simples fato de serem públicos, há como extrair alguma comparação.
Dúvida: se o seguro é obrigatório para todos, como fica quem está desempregado/ morador em situação de rua? E um estrangeiro sem seguro viagem, tipo, um imigrante ilegal? Essa pessoa é atendida na Emergência e depois mandam a conta?
Professor, poderia me dizer como é para um médico revalidar diploma na Alemanha? Pergunto isso porque minha esposa é médica cubana e mora no Brasil comigo, porém, ao invés de revalidar o diploma aqui, talvez seja mais vantajoso tentar isso na Alemanha ou Portugal.
Uma pergunta: Você diz que o plano privado aumenta conforme a idade. Eu tinha um plano dinamarquês e o valor era fixado pela idade de entrada. Tanto que meus Filhos teriam que sairá aos 18 anos. Disseram que era similar ao modelo alemão. Então não é?
Oi Arno, obrigado pela pergunta. É mais complexo, pelo que eu entendo. Se você paga o seguro privado desde jovem, o valor não sobe tanto. No entanto, se você entra num plano privado já com idade avançada, daí os valores são altos, já que você, por fim, não contribuiu com o plano nos anos anteriores.
Uma dúvida, acho que não peguei muito bem. Quando eu sou operado, eu pago 50% do valor do procedimento operatório ou apenas a minha contribuição para o seguro público... Mensal ou anual?
Bruno, se você pagar seguro público de saúde, sua contribuição mensal no holerite é de 50%. Os outros 50% são arcados pelo seu empregador. Quanto a procedimentos operatórios, em geral serão pagos automaticamente pelo seguro. Ou seja, você não paga metade destes custos, não.
Alguma razão para achar isso? O que menos gosto aqui é, às vezes, a incapacidade de um médico resolver seu problema. Eu tenho esse problema crônico no ombro e, apesar de conseguir datas facilmente, as terapias não me trazem qualquer benefício. Você mora onde, Darlen?
Pelo que percebi o valor e muito caro. Se por exemplo, alguem que tenha o teto de 62K, tendo Que pagar 7,3% seria uns 380 por mes 😳 ou ~4,5K por ano. Imagino Que no privado seja possivel ter algo Mais em conta …
Acho foda quando o sujeito se forma numa Universidade pública brasileira e depois se muda pros países desenvolvidos, aí os contribuintes brasileiros são feitos de trouxa.
É um risco, mas jamais justificaria a privatizacao. Muitos ficam no Brasil, mas do jeito que o mercado de trabalho está, com altas taxas de desemprego, precarizacao do trabalho, esvaziamento do salário mínimo, somando os cortes de verbas na educacao e ciencia, nao é de admirar que muitos tentem a vida no exterior. Muito mais foda é o que os politicos, juízes e milicos ganham às custas dos contribuintes, sem falar na corrupcao.
E mais: não somos uma ditadura, que nos prende a ficar no país e apenas exercer nossa carreira nele. Uma vez que existe competição por cérebros no mundo, o que prenderia um brasileiro no Brasil seria: boa remuneração. O que acham? Obrigado pela discussão, acho interessantíssimo ter gente trazendo seus pontos de vista com nível e educação por aqui. De onde falam CP Models e Helena?
Eu acho o sistema de saúde na Alemanha nada preventivo. Esse é um aspecto extremamente grave no sistema de saúde alemão. Exames, de forma geral, aqui são considerados luxo.
Interessante, isso, Eliane. Eles realmente evitam gastar com exames. Mas há clínicas que preferem fazer eletrocardiograma que ficar muito tempo em uma consulta com pacientes, pois o EKG paga mais. Não é um sistema perfeito. Eu tem vez acho que os médicos brasileiros bons são melhores que os alemães bons. O que você acha?
Esta semana tive uma consulta com o clínico geral e é a mesma coisa. Você não tem chance de falar. É exames e remédio. Acabou. Apesar de primeiro mundo como aí, não existe a medicina preventiva O que poderia economizar muito para ambos os lados. Eu penso que o Brasil tem excelência em Medicina. Não vejo a hora de ir para lá. E sim, falta humanidade no atendimento sim também aqui.
Eu tive privilégio de ter tido ótimos médicos na Unicamp. Acho que no fim não representava em nada a realidade do sistema como um todo. Mas ainda acho os médicos daí muito bem preparados.
Aos poucos as pessoas vão se dando conta que direito existe apenas um: o de não ser agredido fisicamente. Todo o resto não é direito, pois necessita que alguém seja espoliado. O SUS é isso, um sistema caríssimo e de baixíssima qualidade, paga principalmente pelos mais pobres, cujos impostos recaem de maneira mais importante relativamente aos seus ganhos.
Eu acho muita coisa legal da Alemanha, mas a sensação é que os dentistas não realmente tratam os dentes das pessoas lá. Não tratam cárie com seriedade, tártaro. Tenho essa crítica.
Vc tem certeza? Conheço os 2 sistemas aí citados, além do brasileiro. O americano é terrível!!! Só vale a Lena se for para algum tratamento de saúde muito avançado que vc não encontre no Brasil, caso vc more no Brasil. Mas depender de um ER americano?!?
Bonito na teoria mas cada vez pior na prática. Acho que a partir de 2010 foi só ladeira abaixo. Tu nem senta pra falar com o médico faz tudo em pé. Agonia é tanta q tu nem consegue relatar o que tu sente.
Gratuito não é em nenhum lugar, mas sem público e ser de qualidade, acho que rola, sim. É o caso daqui e da Espanha ou Itália, por exemplo. Não são perfeitos, mas melhor até que o sistema privado brasileiro.
ERRATA: o Instituto Robert Koch não é responsável pelo controle e prevenção de todas as doenças, mas sim contra doenças infecciosas. Obrigado, querido Diogo por me corrigir.
Tem médico formado na escola de caixa de supermercado de tanta pressa pra te expulsar do consultório.
Já tive experiências bem desagradáveis, mas encontrei bons médicos também. Não me lembro como é a coisa no Brasil, pra falar a verdade, mas tive bons médicos em Campinas.
Vdd. Isso se deve ao sistema de saúde e pelo fato dos médicos terem um orcamento apertado e só ganharem um valor ínfimo por paciente/trimestre e terem gastos muito altos para manterem um consultório, sem falar na burocracia. Muitos médicos passaram a só atender pacientes com seguro privado por conta disso.
De longe, a melhor explicação sobre o tema até hoje! quando a gnt diz pra quem não é daqui que "o sistema público é pago", ninguém entende e chovem perguntas. a partir de agora, vou mandar esse vídeo pra todo mundo que quiser saber e ainda vem com a explicação sobre o pano de fundo da construção desse sistema. Parabéns, Mauro!
Não é o ultimate guide, mas tem bastante indo aí. Obrigado por me inspirar ❤️
E no Brasil, nao é descontado do salário????
No Brasil se desconta o INSS juntamente com o patronato. Ou seja, pela fala do Mauro, somos "Bismarckano" também .
Ótimo estes sistema de saúde na Alemanha
Muito interessante!
Parabéns pelos vídeos
Excelente!
Que vídeo show!
eu amo esse repórter, portanto!
Eu amo essa DJ ❤️
Apesar de tudo, tal como V. disse, é um bom sistema assistencial de saúde. Como aqui costumamos dizer, " o óptimo é inimigo do bom " ! Tenha um bom dia.
Muito bom.
No Brasil médico também tem pressa em despachar o paciente.
Parabéns pela didática
Ótimo vídeo
Sensacional o vídeo Mauro, parabéns!! Por acaso tens a estatística de abstenções (atestados) na Alemanha? Creio que consultas rápidas gerem erros diagnósticos e, claro, prejuízo para ambos. Sabemos que alemão não tem tanta afetividade, mas o impacto disso é devastador. Abraço!
Belos documentários.
Obrigado, Carlos!
Mauro, teus relatos estão cada vez melhor! Quanta clareza e conhecimento! Com certeza, o sistema de saúde não é tão mal!
Funciona bem, sim, Rosa. Tem o que melhorar, mas o que não tem na vida que não tem que melhorar, não?
Ótimo 👍abraço direto de Frankfurt
Devolvendo o abraço com a gratidão de saber que o canal está chegando em outras partes da Alemanha ❤️
Muito boa sua apresentação!! Parabéns!
Não sei dizer se o formato do Brasil é Bismarckiano misto com estatal, porque aqui o orçamento público da saúde entra na esfera da seguridade social, junto com a assistência social e previdenciária. Mas ele tem obrigatoriedade de investimento dentre as receitas dos entes da federação. E, infelizmente, como muito incompreendido, não é suficientemente financiado e não é defendido por aqueles que mais deveriam defendê-los: NÓS!
Olá Mauro,
teus vídeos sao muito bem feitos. Tanto o roteiro como a sua oratória. Parabéns!
Ja ja seu canal será grande
Obrigado, BR Nas Europa! Esse vídeo me custou o finde ahahah Espero que valha a pena mesmo, pois eu tenho tido muito prazer de construir o canal!
Já havia conversado com minha irmã sobre o sistema ai na Alemanha, gostei de tua didática... de qualquer modo, creio que o melhor entendimento é que o sistema de saúde Alemão é digamos "otimizado", penso assim como engenheiro que sou... parece algo bem racional e digamos com opções para aqueles que querem e os que não querem o Estado, simples assim... As questões de atenção a saúde são problema em qualquer lugar no mundo e com o devido respeito a maioria dos médicos tem mesmo é interesse em trabalhar com a estrutura e os valores Norte Americanos, no Brasil não é diferente... a diferença brasileira e alemã está no financiamento e no acesso.
Muito bom, Mauro! Interessante lembrar que o nosso sistema brasileiro teve inspiração no sistema Bismarckiano, pelo menos é o que a gente estuda em Direito Previdenciário.
Começa tudo ali, mas no fim não somos bismarckianos na saúde. Talvez na pensão. Confere?
Parabéns "Feola"... Um dos melhores vídeos do canal! Informativo, bem resumido e elucidativo! Vc se garante!
Obrigado, Eduardo! O meu favorito é, ainda, o sobre a Unter den Linden :)
@@DestinoBerlimJájá vc fica famoso, tomara que te conheça ainda antes da fama! 😁😁😁😁
@@eduardrn1 , eu já sou famoso em Berlim, sabia? ahahahah
@@DestinoBerlim eita, lascou hahaha sabia não! masss, se vc responde as msg eh pq a fama não subiu a cabeça! 🦄
E nunca vai subir
Mauro obrigada por mais um vídeo cheio de info 👏
E ainda não deu conta dos detalhes do portão ahaha
Imaginava o sistema alemão mais perfeito...Bom, trazer o assunto. Precisamos de pensar a sério nisso, também em Portugal. Boas melhoras. Saudações.
De onde fala, Maria Laura?
Eu gosto desse modelo em que os impostos são definidos, seria bom saber exatamente quanto pagamos por cada serviço público. Por mim todos deveriam ser assim, taxa para a polícia, para bombeiros, enfim, cada imposto separado.
sempre ótimos conteúdos!
Sempre ótimos espectadores pro conteúdo! ❤️
@@DestinoBerlim trilha sonora ímpar!
@@brunofranca1666, fazendo o que posso pra encontrar algo menos ruim na UA-cam Library. Valeu!
Vídeo incrível👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Melhora no ombro, para nossos jogos de vôlei😉
Tá uma novela isso ahahaha
Mauro, vc não explanou se, em caso de necessidade, um turista tem direito a recorrer a Hospitais públicos para ser atendido. Já ne acidentei na Itália e fui ao sistema público de Hospitais e fui atendida plenamente.
Isso ocorre na Alemanha?
Que ótimo, Mauro, muita clara a tua explanação! Me foi perguntado como funciona o sistema de saúde alemão, e tive que fazer uma pequena pesquisa, mesmo morando aqui há mais de 25 anos... Teu vídeo teria facilitado a minha vida ainda com alguns requintes históricos!
Há tantas nuances que nem dá pra saber tudo mesmo. Obrigado por prestigiar o canal, Rodolfo!
Muito bom tem serviço de auxiliar de radiologia aí quais são os procedimentos concorrer uma vaga
Oi Mauro, muito legal esse vídeo sobre o sistema de saúde alemão. Vc está de parabéns. Acho que o sistema de saúde alemão funciona e é muito bom, mesmo com esses pequenos contra -tempos que vc citou: os médicos têm pressa de atender, vc tem que pagar um extra se fizer fisioterapia ou precisar de óculos. Na minha opinião, acho isso pouco pelo muito que a Alemanha oferece no quesito saúde. Eu achei perfeito o sistema de saúde aí. O que eu achei bem legal tb é que se vc contribui para a saúde, acaba revertendo para os que precisam, têm destino certo. Isso é muito vantajoso, pq vc sabe que seu dinheiro está sendo bem utilizado e não indo para os bolsos dos políticos. Isso é sensacional❤❤❤❤ Agora,uma pergunta que surgiu ao ver o vídeo. Se,por exemplo, um turista precisar de uma consulta e precisar ser operado na Alemanha, usa o sistema público ou tem que arcar com as despesas? Beijosss 😘😘
Simone, se for turista da UE, pode usar o sistema público, mas se é brasileiro, por exemplo, tem que vir com seguro daí. Inclusive pode até custar a entrada na Alemanha se não tiver seguro.
@@DestinoBerlim Se for turista com menos de 90 dias, o seguro não é obrigatório, correto? Apenas para estadias de turismo com mais de 90 dias, e nesse caso só entra se tiver seguro. Mas se um mero turista de uma semana precisar de um atendimento tem que pagar, mesmo se for uma operação cara. O serviço de saúde na Alemanha não é universal.
@@cesarmatossilva, é quase certeza de que, sim, todo turista tem que ter seguro. Eles não checam todo mundo, mas se resolverem olhar e o turista não tiver, não entra no país. E no fim, como você mesmo diz, melhor ter do que pagar altos valores pelo atendimento privado.
@@cesarmatossilva qdo fui para a Alemanha precisei fazer seguro viagem. Não só qdo fui pra lá, mas tb para outros países da Europa.
Muito bom. A cada novo vídeo, um aprendizado. Só é uma pena que no final fica um gostinho de quero mais... fazer o quê? Esperar o próximo assunto na próxima semana...
Que bom, fico feliz que o vídeo ficou dinâmico. Juro que tive receio que os gráficos pudessem ser momento de distração! Semana que vem o assunto é... (nem eu sei hahaha)
@@DestinoBerlim para mim não. Goste de visualizar os números que ouço e por isso, não foi distração e sim complemento ao audio. E acredito que vai ajudar também alemães aprendendo português que vejam o video, pois eles tem um pouco de dificuldades com nossos números como nós temos com os deles :-)
Agradecimentos a você no fim do vídeo ❤️
Mais uma grande aula Mauro Feola. Parabéns e obrigado.
Parabéns, você faz a diferença!!!!
Obrigado, Alexandre!
Parabéns Mauro, excelente vídeo. Muito bem explicativo. Vou assistir mais uma vez para compreende-lo melhor. Achei bem interessante também os comparativos com outros países, assim, nós que estamos no Brasil, temos um parâmetro de comparação.
Obrigado, Eduardo. De onde você fala aí no Brasil?
@@DestinoBerlim Falo do interior de SP, Lençóis Paulista.
Pertinho de Bauru.
Tenho família em Bauru. E como acabou chegando no canal? Feliz de saber que o conteúdo tá chegando em toda parte do Brasil ❤️
@@DestinoBerlim nos falamos há um tempo atrás quando vi um outro vídeo seu.
Dei a sugestão de falar sobre os serviços públicos, etc
Como trabalho em órgão público, gostaria muito de conhecer o sistema daí.
Como são feitas as estradas (tipo, pq elas são melhores que as do Brasil), como a Alemanha, sendo bem menor que o Brasil, é essa
superpotência...dentre outras coisas.
Quem me apresentou seu canal foi a Viviane, amiga minha de infância que mora aí.
E o brasileiro ainda reclama do SUS…
Parabéns rapahhh ! Conteudo de luxo
Valeu, Sommelier!
Algum comentário de comparação com o sistema brasileiro? Seria bem legal discutir isso por aqui :)
Amigo, vc quer mesmo saber sobre o sistema de saúde brasileiro? Kkkkk lá vai então. Aqui é uma vergonha, as pessoas que dependem do serviço público de saúde aqui no Brasil morrem por falta de atendimento. Às vezes, não tem médico para te atender. Se vc for a um hospital público aqui vc verá pacientes em macas nos corredores dos hospitais pq não tem onde coloca-los. E isso antes da pandemia do corona vírus. De tanto esperar um leito o paciente acaba morrendo nos corredores dos hospitais públicos. Uma consulta só para marcar exames, um primeiro atendimento, demora 3 ou 4 meses se vc tiver sorte. Senão demora mais que isso. Mesmo com a grande quantidade de impostos e taxas que pagamos aqui, quase nada é revertido para o sistema público de saúde daqui. Não preciso nem dizer pra onde vai né? Eu poderia ficar aqui falando do sistema de saúde público do Brasil até amanhã rsrs. Por isso, acho que o sistema alemão é maravilhoso ❤❤ Ah sim, outra coisa que esqueci de mencionar, aqui faltam equipamentos para exames, faltam remédios, enfim, é muito precário mesmo.
@@simonetchalian8276 Você me lembrou meu querido irmão, mais velho que eu 8 anos. E saiba que isso foi no início dos anos 90 do século XX, meu irmão sentiu uma dor profunda no peito, morávamos há uns 15 minutos de carro do hospital do Andaraí, lá embaixo no Rio ( porque hoje moro sozinho na região serrana do Rio), chegamos e nem havia maca, quase sem aguentar, com ajuda de um enfermeiro, sentei no chão e deitei meu irmão, com a cabeça dele na minha perna ( tenho asma ), eu já quase não conseguia respirar, e ali mesmo morreu meu irmão, deitado no chão. A vontade era, se tivesse uma arma, subir na Administração e acabar com a diretoria, mas isso vem bem mais de cima, vem de Brasília. Estou com 72 anos, e após inúmeros exames com pneumologista em 2010, comecei a receber o ALENIA mensalmente para asma, em algumas farmácias está R$ 170,00 e eu recebia de graça há uns 11 anos, junto com outras pessoas. Pararam de enviar em julho desse ano ( 2021), até agora nada! Mas alguns milhões para as malditas campanhas políticas de 2022 há dinheiro. Temos que ir em duas farmácias, pedir para baterem um orçamento, levar no Fórum para a juíza enviar à Prefeitura para o prefeito comprar. A Saúde está quebrada, a Educação está quebrada, a Economia está quebrada, mas a bandidagem política recebe seus salários polpudos em dia, ninguém paga celular, nem gasolina, no mínimo dois seguranças para cada cretino que nada faz para o povo. A Alemanha é o céu, diante desse inferno que estamos passando aqui no Brasil. Saúde para todos.
@@luizcarlosfigueiredo7923 eu sinto muito pelo seu irmão. Sei da sua dor, pois tb perdi uma irmã que só tinha 26anos. Tenho 44 anos e sei do que vc está falando. Há um colapso no nosso sistema de saúde e em todas as áreas. Segurança, educação etc. Porém os que estão lá no poder nem sabem as necessidades do povo brasileiro. Eles só olham para o próprio umbigo. Concordo com vc, o sistema de saúde alemão é um sonho. E é uma vergonha vc ter que pedir na justiça o recebimento de um medicamento de graça, isso já sendo um direito seu. Que Deus te abençoe 🙏🙏
@@simonetchalian8276 Muito obrigado por suas palavras tão compassivas Simone, agradeço do fundo do meu coração e também sinto muito por sua irmã. Muita saúde e paz para você e sua família. Que sua vida também seja abençoada.
@@luizcarlosfigueiredo7923 de nada, amém, muito obrigada. Que Deus sempre te abençoe 🙏🙏
Uma pessoas com mais de 50 anos e resolva residir aí? Como ficaria ?
Rita, vai depender, primeiro, de quanto você ganha: se ganhar menos que 62K, opte pelo seguro público. Caso contrário, pelo privado. Estando no seguro público, você terá 14,6% descontados de seus rendimentos para pagá-lo.
@@DestinoBerlim se ganhar menos de 62 mil, não que opte pelo público, mas TEM QUE fazer o público como funcionário. Não é opção, é obrigação :-) só depois que passar de 62 mil é que aparece a opção pelo privado ;-)
Como funcionário apenas, correto? Mas como autônomo ou estudante, não necessariamente.
@@DestinoBerlim exatamente. Como autónomo não tem a Schwelle. Só como Angestellten (contratado, assalariado)
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabens pelo canal, obrigada por nos informar tao bem.
Obrigado, Jake! Mora aqui na Alemanha?
Mauro, você tem alguma indicação bibliográfica a respeito da reorganização administrativa da Alemanha após a segunda guerra?
Olá Eduardo, nem ideia… :(
Eu acho o sistema de saúde na Alemanha péssimo e só passo raiva. Foram poucas as vezes que tive um atendimento impecável. A sorte é que meu médico de família pede muito exame mas quando precisei de uma endoscopia precisei esperar 6 meses e quase morri. Minha filha está a 2 anos na fila de espera de fonoaudióloga e ergoterapia, além dos hospitais que nunca tem vaga.
Concordo com os alemães de q eh caro e ineficiente.
Com o sistema de ensino e sistema de saúde a Espanha me chama muito mais atenção, estou vendo de mudar pra lá. Na Alemanha posso ter o seguro particular porém falam que é dificílimo de sair, já na Espanha pode cancelar a qualquer momento. Me parece ser muito melhor
A queixa dos atendimentos apressados seria o resultado da estatização, colocando um intermediário entre o usuário do serviço (o paciente) e o provedor desse serviço (o médico), confirmando a regra de que “o único capaz de julgar adequadamente um produto ou serviço é o consumidor”?
Falta médico e atendimento apressado é sinônimo de transformar o sistema em algo mais próximo a uma empresa. Nesse caso, fazendo funcionar a máxima da maior produtividade com o menor custo possível.
obrigado, Mauro
Obrigado eu, rindu lb!
Matéria bem interessante.
O que não ficou claro é o valor que você menciona 2 vezes quanto aos gastos com o sistema de saúde pela Alemanha. Esses provém das contribuições mensais trabalhador + empresário ou além desta verba arrecadada e obrigatória, é esse valor por você mencionado um valor a mais pago pelo estado? O sistema de saúde não é por si auto sustentável?
Você pegou justamente o ponto em que achei que meu discurso falhou na precisão. Obrigado! Bem, o que quis dizer é que o empregado com carteira assinada paga 50% do valor e os outros 50% são incumbência do empregador. O Estado tem apenas o papel de arrecadar os valores pagos pelos dois e distribuir para os seguros de saúde públicos. E sim: eu também entendo que o sistema, por fim, é quase autônomo, já que o Estado participa apenas como intermediário da remessa dos valores pagos pelo contribuinte aos seguros de saúde. Na fala, quando comparei com o trabalhador autônomo (meu caso), é que este último não tem a ajuda do empregador para pagar o seguro obrigatório.
@@DestinoBerlim exato amigo. Esse é um ponto bastante importante especialmente quando ponderamos uma comparação com o SUS, a autonomia consequentemente a qualidade
Por serem sistemas que tem diferentes princípios de financiamento, há uma certa limitação para se fazerem comparações. Uma comparação mais exata seria com o sistema espanhol, por exemplo. Já se tomamos os sistemas pelo simples fato de serem públicos, há como extrair alguma comparação.
Dúvida: se o seguro é obrigatório para todos, como fica quem está desempregado/ morador em situação de rua? E um estrangeiro sem seguro viagem, tipo, um imigrante ilegal? Essa pessoa é atendida na Emergência e depois mandam a conta?
Professor, poderia me dizer como é para um médico revalidar diploma na Alemanha? Pergunto isso porque minha esposa é médica cubana e mora no Brasil comigo, porém, ao invés de revalidar o diploma aqui, talvez seja mais vantajoso tentar isso na Alemanha ou Portugal.
É possível revalidar, sim. O que tem que ter é nível B2 de alemão, além do diploma, claro.
@@DestinoBerlim obrigado pela atenção!
Kkkkkk
Kkkkkkk
Uma pergunta: Você diz que o plano privado aumenta conforme a idade. Eu tinha um plano dinamarquês e o valor era fixado pela idade de entrada. Tanto que meus Filhos teriam que sairá aos 18 anos. Disseram que era similar ao modelo alemão. Então não é?
Oi Arno, obrigado pela pergunta. É mais complexo, pelo que eu entendo. Se você paga o seguro privado desde jovem, o valor não sobe tanto. No entanto, se você entra num plano privado já com idade avançada, daí os valores são altos, já que você, por fim, não contribuiu com o plano nos anos anteriores.
Uma dúvida, acho que não peguei muito bem.
Quando eu sou operado, eu pago 50% do valor do procedimento operatório ou apenas a minha contribuição para o seguro público... Mensal ou anual?
Bruno, se você pagar seguro público de saúde, sua contribuição mensal no holerite é de 50%. Os outros 50% são arcados pelo seu empregador. Quanto a procedimentos operatórios, em geral serão pagos automaticamente pelo seguro. Ou seja, você não paga metade destes custos, não.
Eu concordo com os alemães, o sistema é extremamente caro e ineficiente.
Alguma razão para achar isso? O que menos gosto aqui é, às vezes, a incapacidade de um médico resolver seu problema. Eu tenho esse problema crônico no ombro e, apesar de conseguir datas facilmente, as terapias não me trazem qualquer benefício. Você mora onde, Darlen?
Nada é sempre perfeito nos sistemas de saúde.
Pelo que percebi o valor e muito caro. Se por exemplo, alguem que tenha o teto de 62K, tendo Que pagar 7,3% seria uns 380 por mes 😳 ou ~4,5K por ano. Imagino Que no privado seja possivel ter algo Mais em conta …
É caro
Essa pressa dos médicos e um caso sério
E também o distanciamento (não estou falando do que temos que ter pelo covid, claro). Ou só acontece comigo?
Acho foda quando o sujeito se forma numa Universidade pública brasileira e depois se muda pros países desenvolvidos, aí os contribuintes brasileiros são feitos de trouxa.
É um risco, mas jamais justificaria a privatizacao. Muitos ficam no Brasil, mas do jeito que o mercado de trabalho está, com altas taxas de desemprego, precarizacao do trabalho, esvaziamento do salário mínimo, somando os cortes de verbas na educacao e ciencia, nao é de admirar que muitos tentem a vida no exterior. Muito mais foda é o que os politicos, juízes e milicos ganham às custas dos contribuintes, sem falar na corrupcao.
E mais: não somos uma ditadura, que nos prende a ficar no país e apenas exercer nossa carreira nele. Uma vez que existe competição por cérebros no mundo, o que prenderia um brasileiro no Brasil seria: boa remuneração. O que acham? Obrigado pela discussão, acho interessantíssimo ter gente trazendo seus pontos de vista com nível e educação por aqui. De onde falam CP Models e Helena?
@@DestinoBerlim Fortaleza CE
@@cpmodels5105, grande abraço!
Eu acho o sistema de saúde na Alemanha nada preventivo. Esse é um aspecto extremamente grave no sistema de saúde alemão. Exames, de forma geral, aqui são considerados luxo.
Interessante, isso, Eliane. Eles realmente evitam gastar com exames. Mas há clínicas que preferem fazer eletrocardiograma que ficar muito tempo em uma consulta com pacientes, pois o EKG paga mais. Não é um sistema perfeito. Eu tem vez acho que os médicos brasileiros bons são melhores que os alemães bons. O que você acha?
Ineficiente e caro! Você paga adicionais e não adianta reclamar! Fora a tratamento frio e desumano dos profissionais!
Talvez, o sistema de saúde da Alemanha, seja mais justo do que as máfias de planos de saúde do Brasil.
Oi
Esta semana tive uma consulta com o clínico geral e é a mesma coisa. Você não tem chance de falar. É exames e remédio. Acabou. Apesar de primeiro mundo como aí, não existe a medicina preventiva O que poderia economizar muito para ambos os lados. Eu penso que o Brasil tem excelência em Medicina. Não vejo a hora de ir para lá. E sim, falta humanidade no atendimento sim também aqui.
Eu tive privilégio de ter tido ótimos médicos na Unicamp. Acho que no fim não representava em nada a realidade do sistema como um todo. Mas ainda acho os médicos daí muito bem preparados.
Aos poucos as pessoas vão se dando conta que direito existe apenas um: o de não ser agredido fisicamente. Todo o resto não é direito, pois necessita que alguém seja espoliado. O SUS é isso, um sistema caríssimo e de baixíssima qualidade, paga principalmente pelos mais pobres, cujos impostos recaem de maneira mais importante relativamente aos seus ganhos.
Seria bom as pessoas terem essa consciência...
Eu acho muita coisa legal da Alemanha, mas a sensação é que os dentistas não realmente tratam os dentes das pessoas lá. Não tratam cárie com seriedade, tártaro. Tenho essa crítica.
Eu concordo com os alemães, o sistema de saúde público é caro é ineficiente, ainda mais pelo valor pago
Tem alguma experiência desagradável? E acha os médicos brasileiros melhores?
Saúde é cara no mundo inteiro
Pois é...
Pode haver queixas mas o sistema de saude alemão é um dos melhores do mundo. Melhor mesmo só o americano mas vai sair do seu bolso.
Vc tem certeza? Conheço os 2 sistemas aí citados, além do brasileiro. O americano é terrível!!! Só vale a Lena se for para algum tratamento de saúde muito avançado que vc não encontre no Brasil, caso vc more no Brasil. Mas depender de um ER americano?!?
Quanto menos vc depender do Estado e seus serviços, melhor pra vc. E isso vale em qualquer lugar do mundo.
Bonito na teoria mas cada vez pior na prática. Acho que a partir de 2010 foi só ladeira abaixo. Tu nem senta pra falar com o médico faz tudo em pé. Agonia é tanta q tu nem consegue relatar o que tu sente.
Saúde é caro em qualquer lugar do mundo. Essa história de "público, gratuito e de qualidade" simplesmente não existe.
Gratuito não é em nenhum lugar, mas sem público e ser de qualidade, acho que rola, sim. É o caso daqui e da Espanha ou Itália, por exemplo. Não são perfeitos, mas melhor até que o sistema privado brasileiro.
É pior do que o Brasil.
Não, talvez como concepção, mas em geral funciona razoavelmente.
Pra quem tem convênio médico no Brasil o da Alemanha eh pessimo