Sensacional! Estive me perguntando como este tipo de sistema funcionava por dias e finalmente encontrei uma ótima explicação com exemplo prático. Muito obrigado!
Saudações Wagner Rambo, somente uma observação, se o circuito ou o relé falhar poderá entrar 220v no primário do 127v, eu coloquei um varistor de 175v no primário do 127 como uma segurança, se houver alguma falha não irá torrar o trafo e sim abrir o fusível de entrada, aguardo seu comentário
Como sempre arrebentando , e como não me canso de repetir, os projetos de sexta ainda são os meu favoritos, mais sei que tem muita coisa boa, nas outra aulas também. Wagner Parabéns! Já dei o meu joinha e até a próxima aula! Michel-RJ
Excelente vídeo!! Achado ao tentar achar referências sobre o funcionamento de uma fonte full range 90-240 --> 12v que os capacitores no setor primário 150uF/400v seguem estufando. Ponte retificadora associada, a princípio não aparenta fuga que passaria componente CA para os capacitores, danificando-os, mas só pode parece, seguem estufando, duram uma semana, estufam e aciona o fusível de proteção.
Eu usuária a saída normalmente comutando 220vca, pois se queimar ou algum retardo no funcionamento a saída estará configurada para 220vca, evitando de colocar 220vca na entrada do tráfo de 110vca..
MUITO BOM WAGNER, EU TINHA ESSA CURIOSIDADE DE COMO FUNCIONAVA A SELEÇÃO AUTOMÁTICA DE TENÇÃO , PARABÉNS . PODERIA FAZER TAMBÉM UMA PROTEÇÃO CONTRA CURTO CIRCUITO PARA PARA FONTE NÃO QUEIMAR COM SOBRECARGA .
Wagner, vou dar uma sugestão de projeto para a aula da sexta-feira. Sou aeromodelista e talvez em seu canal existam outros. Minha sugestão é um projeto de construção de um carregador/balanceador de baterias LIPO. Baterias LiPO são feitas a partir de pacotes/células individuais de 4,20V quando totalmente carregadas 3,80V para armazenamento e 3,30V quando descarregadas. Se eu tiver uma bateria Lipo de 3S eu terei uma bateria feita pela união de 3 pacotes deste que descrevi. A função do carregador/balanceador é carregar cada uma das células de forma uniforme, isto é, ao final do carregamento as 3 células atinjam 4,20 V cada, sendo assim, o carregador deve ter a capacidade de ir dando carga nas células e em intervalos regulares fazer a leitura da carga na célula, caso uma tenha acumulado mais carga que as outras sua carga cessa por um momento, até que as outra atinjam o mesmo nível de carga dela e assim sua carga é restabelecida. Não sei se consegui me explicar. mas enfim, era um projeto que gostaria de ver feito aqui no canal.
Eu não sei se meu raciocínio está correto, mas para garantir uma segurança a mais, inverteria a parte da copmparação e relé para ele ficar normalmente fechado em 220V, para caso haja uma falha nele como por exemplo queima da bobina do relé, não ter risco de sobretensão no equipamento que estiver ligado em 220 e receba 24V ao invés disso, na falha o equipamento receberia 6V. Procede?
Wagner, acredito que o circuito possui uma falha, acredito que o contato NF do rele precise ser o 220 do trafo, pois se um dia houver um problema no circuito, você não vai causar uma sobretensão no circuito, também acredito que poderia colocar um varistor no tape 110 do travo com um fusível simples, caso o rele trave ou outra falha ocorra, mesmo assim parabéns, já está salvo aqui na playlist de projetos futuros, abraço
Terminei de construir e projetei uma placa bem reduzida para o circuito! Já com a modificação para usar o 220v no normalmente fechado e o 110v no normalmente fechado (o relê só arma se conectar em 110v, e não arma se for conectado em 220v). Se alguém quiser o arquivo com a placa e instruções, só me mandar o e-mail que eu envio! (:
você poderia fazer um vídeo de alimentação em rampa? tipo assim quando se alimenta um amplificador de áudio, ele não é ligado instantaneamente, e sim gradual como um rampa kkk essa é só uma sugestão, parabéns pelo vídeo
wagner, se eu quiser apenas 5V, eu poderia pegar um transformador 220v - 15v, retificar esse sinal e conectar direto no LM7805, visto que se minha entrada for 110v, a saida será 7.5V, e o 7805 aguenta tanto 15 quanto 7.5V?
Não seria interessante a alimentação com o relé desligado ficar na 220v e ligado na 110v para caso este circuito falhe, não correr o risco de entrar 220v no 110v do transformador?
Parabéns pelo circuito, muito útil. Supondo que alguém solicite modificação no aparelho para chavear automaticamente entre 110/220 e não autorize colocar outro trafo ou por algum motivo não tenha como colocar outro trafo. O que poderia ser feito? Fazer o mesmo circuito porém ao invés de monitorar 24V/12V, retificar a tensão direto da rede + monitorar o nível de tensão para o relé chavear o primário do transformador? Isso seria perigoso caso o circuito da fonte fique exposto, mas se ele ficar fechado dentro de uma caixa 'patola' etc teria algum problema? Abraço, melhoras da gripe.
Obrigado pelos elogios! Você pode projetar um divisor de tensão com resistores para monitorar a tensão da rede. Projete para uma saída de 24V. O único inconveniente é o desperdício de potência. Obrigado, já estou 100%! abraços
Muito interessante , mas tenho um dúvida o transformador de entrada que monitora a tensão sendo 220 volts e estando ligado em 110 volts , por questões de reatância indutiva não vai esquentar com o tempo e queimar . Pois já vi isso acontecer com bobinas de contactores . Certo de sua orientação agradeço e desculpe se a questão foi incorreta .
Wagner sei que este vídeo é antigo sendo datado de 2016, mas se ver e puder responder agradeceria muito, faria alguma diferença ao circuito se eu retificasse a onda completa ? em vez de apenas meia onda como foi feito ?
alexandre Marinho de Souza Júnior, Bom amigo faz o seguinte, instala um software simulador, circuit wizard, (acredito que na cidade dele seja comum 110), se usar onda completa é melhor.
a minha fonte é bivolt ai liguei ela fora do estabilizador e o fusivel estourou, entao troquei o fusivel e agora estou usando só no estabilizador que ele tem saida de 110. nao tive coragem de ligar em 220 de novo, mas eu preciso ligar em 220 entao to aqui pra ver onde que essa minha fonte falhou kdkskskksks
Tenho uma duvida, se o transformador foi projetado para transformar 220V em 24V, e este apresenta apenas dois terminais de entrada/saida, se eu conectar ele na alimentação 115 vai danificar o transformador? Caso não, sua saida vai ser 12V certo?
+Guigo soldadinho , exatamente, você pode ligar sem problema nenhum um transformador cujo primário é 220Vac na tensão de 110Vac. O que terá de consequência será a saída (secundário) com a metade da tensão. Se é 24Vac, terá 12Vac na saída. Esta técnica utilizamos para implementar o "sensor" de tensão de entrada.
Vagner como fazer com automático. Para um transformador com emrolamento 110 mas 110 ou seja 4 fio de entrada de rede e muito complicado fazer uma automação com transformador de 4 fio de entrada de rede
Wagner, se puder me ajudar eu montei o circuito conforme o esquema e o resistor R1 quando alimentado em 220V ele aquece bastante, poderia me dar uma ajuda com isso.
Bom Dia wagner, eu montei o circuito de acordo com o diagrama, funcionou mas o diodo zener de 12v volts esta aquecendo muito, este eu coloquei de 1watt e o diagrama pede 32ma. o que pode estar acontencendo?
Simples e funcional! Eu quebro cabeça para projetar um ao contrario. Entrada 220 Vac - relé desligado Entrada 110 Vac - Relé ligado! Porque isso? Questão de proteção de equipamento. Se um dia o circuito falhar e a rede for de 220 Vac, não causará sobretensão no trafo!
Você conseguiu o resultado? Estou tentando aqui, já inverti as entradas do comparador, mas nada do relê armar! Já testei o relê e ele está bom, inclusive se eu encostar uma bateria externa com o negativo no pino 4 do comparador e o positivo no pino 1 do comparador, ele arma o relê e esse fica armado!
Olá meu nome é Max, há algum meio de produzir um aparato automático, que identifique a tensão da tomada e automaticamente ao detectar 220v transforme em 110v, pois já queimei alguns aparelhos, na correria de montagem o pessoal acaba não verificando
+Jose carlos tavares ribeiro , obrigado pelos elogios meu amigo, nos acompanhe sempre! Sim, ligando um trafo de 220Vac em 110Vac você terá na sua saída (secundário) metade da tensão.
Fala aí Wr, beleza? tenho uma dúvida cara, eu montei esse circuio em um software de simulação, e quando eu altero a tensão de entrada, o transformador de saída (que seria o meu transformador convencional), altera muito a tensão de saída (o que eu acho normal)... Porém , o seu transformador não altera tanto assim, o que eu poderia fazer? desde já eu agradeço, inscrito e like dado ;)
Boa tarde amigo. Tenho uma fonte toroidal no meu equipamento de audio cuja é entrada é 220v. Gostaria de tornar este meu equipamento bivolt automático. é possivel? consegues me ajudar?
Os resistores de 1k e 10k que estão no Output do LM393 estão invertidos. E recomendo utilizar R1 de 1W, pois ele esquenta MUITO. Não consegui fazer o relê armar com LM7805, então utilizei um Relê de 5V e um LM7809. No final das contas não consegui fazer de forma invertida, o 220V Normalmente fechado e 110V normalmente aberto. Quando eu inverto as entradas no comparador, o relê arma nas duas situações. Alguma luz, alguém?
wagner,eu posso no lugar do comparador usar um pic12f675 como comparador? é claro q alguns parametros irao mudar devido a polarizaçao do pic ser diferente.
Desculpe-me, não estou querendo abusar da sua boa vontade mas tenho dificuldade de montar circuitos baseados em esquemas, e acredito que vários tenham, baseado em minhas conversas com o pessoal da eletrônica ( iniciantes ) se você puder criar esses esquemas no Fritzem, seria legal.
Você pode acompanhar nosso curso de eletrônica para iniciantes, onde ensinaremos a interpretação de diagramas esquemáticos. Se quer evoluir na eletrônica, não se prenda aos desenhos do Fritzem, são didáticos para quem está lá bem no começo, mas é importante interpretar diagramas esquemáticos.
Massa a aula Wagner, mas se eu quisesse fazer diferente, inverter a saída do relé para deixá-lo no estado de repouso em 220V e só acioná-lo quando a voltagem for 110V, como seria o procedimento?
acho que seria invertendo o pino 2 com o pino 3 do comparador. tambem pensei nisso, pq parece mais seguro o rele ta com o NF em 220V e so depois de identificada a tensao ele passar para 110V
Ola Vagner, poderia nos ajudar com esquema de montagem de uma fonte chaveada 12v 5Amp? Desde ja agradeço e que Deus te abençoe sempre meu amigo. Fica na paz.
Bom dia Wagner!! Ótimo vídeo. Gostaria apenas de confirmar uma afirmação minha. O resistor R5 ele apenas server para limitar a corrente para o gate o SCR, enquanto o comparador tiver na saída 1. Quando o o comparador está com a saída em 0, quer dizer que ele aterra o gate. Este é o raciocínio?
Olá Wagner isso sim é uma aula de sexta faz tempo que eu queria entender esse tipo de circuito uma pergunta o transformador é sempre 220V ou seja a tensão maior
Wagner, vc está bem? Estou preocupado, ontem e hoje sem video no canal, nunca vi isso acontecer. Espero que esteja tudo bem? Sei que esta resfriado. Se cuida ! Michel_RJ
Olá LikeWR, Estou com um projeto na faculdade, o qual preciso montar um fonte bivolt automática e com saída de 15Vcc 200mA. E estou tendo dificuldade para fazer essa regulação de 15Vcc. Pois os reguladores possuem tensão maxima de entrada em 32V, sendo que tenho na entrada 220/110V. Como posso proceder ? Desde já, obrigado ! :)
Se eu conecto em uma rede de 220v ele aciona o relé e conecta em 220v o trafo certo? mas e se o relé queimar a bobina ele ira conectar em 110v estando em uma rede de 220v não seria melhor inverter os contatos do relé?
marcelo henrique morares vc poderia redesenhar o esquema com suas sugestões e ainda fazer o layout da placa, ajudaria muita gente iniciante como eu. Abraço
eu tb achei que deixar em 110 seria ruim , mas pelo meu conhecimento não seria melhor primeiro selecionar a voltagem depois alimentar o trafo eu já ví alguma fonte desta forma.. um circuito que temporiza e a seleção se acontece neste período. lógico vai sair do simples...
@@oscarroque5396 vou responder depois de 5 anos eu coloquei que deixar o circuito em 110 volts é ruim pois se colocar em 220v. e acontecer de não ter o chaveamento vai dar ruim, trabalho com eletronica dessde os 15 anos e tenho 55 anos hj, e conserto equipamento que tem um processador que define a tensão de entrada mas tendo um circuito compativel a este citarei um exemplo se por acaso der uma queda de tensão na entrada estando em 220 volts alcansando a tensão onde se chaveia em 110v os capacitores vão explodir assim que a tensão alcansar acima de 110 estando chaveado então demora a chavear para 220v não dando tempo entende , mas este circuito tem scr que somente para de conduzir retirando a tensão total e mesmo que cair a tensão da entrada sem desligar o circuito ela continuará ativa em 220v, mas poderá chavear em 220 se por acaso a tensão da fonte estiver em 110v e subir por um pico breve e chaveará em 220v assim mantendo se retornar a tensão normal.. fui abraços.
Olá! Gostaria de saber se é possível fazer fontes da alimentação via Arduíno? Minha intenção é começar a construir teclados, mesas de som, e, placas de áudio.
gostei da vídeo aula.
, muito obrigado!
D+...👍🏻
Top.....
Valeu!
Sensacional! Estive me perguntando como este tipo de sistema funcionava por dias e finalmente encontrei uma ótima explicação com exemplo prático. Muito obrigado!
Excelente explicação!! Com clareza, sem firulas.. nota 10!!
Show de bola Wagner , parabéns !
Valeu , nos acompanhe sempre!
Palmas prof.excelente aula como sempre...
valeu Renato!
muito bom video
muito bom! consegui entender o diagrama vendo o teste de bancada.
Obrigado pela explicação.
Ótimo projeto, muito simples e muito funcional.
Muito obrigado Felipe!
Muito bom este projeto e bastante útil para uso de diário de pequenas cargas, gostei muito.
parabéns, montei este projeto e funcionou perfeitamente.
+Sebastião Arantes , que ótimo! Nos acompanhe sempre!
Parabéns! e melhoras!
Valeu meu amigo! Já estou 100%, obrigado pela preocupação!
Que projeto maravilhoso!!! farei um com certeza!!!
Obrigado meu amigo! Faça e depois mande um vídeo para publicarmos na série Projeto do Assinante!
Saudações Wagner Rambo, somente uma observação, se o circuito ou o relé falhar poderá entrar 220v no primário do 127v, eu coloquei um varistor de 175v no primário do 127 como uma segurança, se houver alguma falha não irá torrar o trafo e sim abrir o fusível de entrada, aguardo seu comentário
Muito bom.... obrigado!
Parabéns Wagner, projeto muito útil !
+Marco Mendes , muito obrigado!
muito top
Genial!
meu like wr
mais uma vez um excelente projeto com esse circuito não precisará mexer na chave 115/220
que massa
+jonas pontes , muito obrigado meu amigo!
Como sempre arrebentando , e como não me canso de repetir, os projetos de sexta ainda são os meu favoritos, mais sei que tem muita coisa boa, nas outra aulas também.
Wagner Parabéns!
Já dei o meu joinha e até a próxima aula!
Michel-RJ
Valeu meu amigo, nos acompanhe sempre! abraço
Muito bom, parabéns!
Muito obrigado!
Muito bom mesmo!!!!!
Excelente vídeo!! Achado ao tentar achar referências sobre o funcionamento de uma fonte full range 90-240 --> 12v que os capacitores no setor primário 150uF/400v seguem estufando. Ponte retificadora associada, a princípio não aparenta fuga que passaria componente CA para os capacitores, danificando-os, mas só pode parece, seguem estufando, duram uma semana, estufam e aciona o fusível de proteção.
Que demais, parabéns mesmo, eu preciso um bivolt 127/220V Ac para 30V Ac (1,5 mA), nesse caso só preciso mudar o transformador?
Eu usuária a saída normalmente comutando 220vca, pois se queimar ou algum retardo no funcionamento a saída estará configurada para 220vca, evitando de colocar 220vca na entrada do tráfo de 110vca..
muito bom !
+Gustavo Aveiro , muito obrigado!
MUITO BOM WAGNER, EU TINHA ESSA CURIOSIDADE DE COMO FUNCIONAVA A SELEÇÃO AUTOMÁTICA DE TENÇÃO , PARABÉNS . PODERIA FAZER TAMBÉM UMA PROTEÇÃO CONTRA CURTO CIRCUITO PARA PARA FONTE NÃO QUEIMAR COM SOBRECARGA .
Valeu! Talvez este vídeo lhe ajude: ua-cam.com/video/4BzBSuJu5ZE/v-deo.html
Wagner, vou dar uma sugestão de projeto para a aula da sexta-feira.
Sou aeromodelista e talvez em seu canal existam outros. Minha sugestão é um projeto de construção de um carregador/balanceador de baterias LIPO. Baterias LiPO são feitas a partir de pacotes/células individuais de 4,20V quando totalmente carregadas 3,80V para armazenamento e 3,30V quando descarregadas.
Se eu tiver uma bateria Lipo de 3S eu terei uma bateria feita pela união de 3 pacotes deste que descrevi. A função do carregador/balanceador é carregar cada uma das células de forma uniforme, isto é, ao final do carregamento as 3 células atinjam 4,20 V cada, sendo assim, o carregador deve ter a capacidade de ir dando carga nas células e em intervalos regulares fazer a leitura da carga na célula, caso uma tenha acumulado mais carga que as outras sua carga cessa por um momento, até que as outra atinjam o mesmo nível de carga dela e assim sua carga é restabelecida.
Não sei se consegui me explicar. mas enfim, era um projeto que gostaria de ver feito aqui no canal.
Obrigado pela sugestão meu amigo! Compreendi sim. Talvez aborde este tema em um vídeo futuro. Nos acompanhe sempre!
Eu não sei se meu raciocínio está correto, mas para garantir uma segurança a mais, inverteria a parte da copmparação e relé para ele ficar normalmente fechado em 220V, para caso haja uma falha nele como por exemplo queima da bobina do relé, não ter risco de sobretensão no equipamento que estiver ligado em 220 e receba 24V ao invés disso, na falha o equipamento receberia 6V. Procede?
Wagner, acredito que o circuito possui uma falha, acredito que o contato NF do rele precise ser o 220 do trafo, pois se um dia houver um problema no circuito, você não vai causar uma sobretensão no circuito, também acredito que poderia colocar um varistor no tape 110 do travo com um fusível simples, caso o rele trave ou outra falha ocorra, mesmo assim parabéns, já está salvo aqui na playlist de projetos futuros, abraço
Terminei de construir e projetei uma placa bem reduzida para o circuito! Já com a modificação para usar o 220v no normalmente fechado e o 110v no normalmente fechado (o relê só arma se conectar em 110v, e não arma se for conectado em 220v). Se alguém quiser o arquivo com a placa e instruções, só me mandar o e-mail que eu envio! (:
Manda pra mim Leonardo... edi.singles@gmail.com
Boa noite Leonardo. Vc refez o diagrama tbm?
Se puder passar ficaria muito grato.
andersbenradt@gmail.com
Buenas Wagner! Excelente video, muito obrigado!! Grande abraço!
+Fredi Machado , valeu meu amigo, nos acompanhe sempre! abraço!
você poderia fazer um vídeo de alimentação em rampa? tipo assim quando se alimenta um amplificador de áudio, ele não é ligado instantaneamente, e sim gradual como um rampa kkk essa é só uma sugestão, parabéns pelo vídeo
Valeu a sugestão Jefferson, podemos sim. Nos acompanhe sempre!
pode deixar
As explicações estão sendo feitas muito técnica, tem que serem feitas também para LEIGOS!
Eh isso aí, muito bem explicado, mais um inscrito, e novo na area de eletrônica hehe
Opa????????? CadÊ o vídeo do sábado? Cadê o vídeo do domingo????
A gripe derrubou o WR????
Estava bem do resfriado já meu amigo, o problema é que minha voz terminou, estava totalmente sem voz e não pude gravar as aulas de sábado e domingo :(
Olá tudo bem
Comprei uma fonte pc 500w sem chave seletora de tensão
Então posso ligar direto na tomada?
Tem alguma vídeo falando de fonte com pfc
Não daria para retificar e aplicar um divisor resistivo diretamente na rede AC de entrada?
wagner, se eu quiser apenas 5V, eu poderia pegar um transformador 220v - 15v, retificar esse sinal e conectar direto no LM7805, visto que se minha entrada for 110v, a saida será 7.5V, e o 7805 aguenta tanto 15 quanto 7.5V?
Correto, é possível.
Funciona com com trafo de potência de voltagem Auta e corrente Auta
Boa noite, Rambo. Este é um circuito semelhante ao usado em no-breaks??
É diferente dos circuitos de no-break.
Não seria interessante a alimentação com o relé desligado ficar na 220v e ligado na 110v para caso este circuito falhe, não correr o risco de entrar 220v no 110v do transformador?
Parabéns pelo circuito, muito útil.
Supondo que alguém solicite modificação no aparelho para chavear automaticamente entre 110/220 e não autorize colocar outro trafo ou por algum motivo não tenha como colocar outro trafo. O que poderia ser feito?
Fazer o mesmo circuito porém ao invés de monitorar 24V/12V, retificar a tensão direto da rede + monitorar o nível de tensão para o relé chavear o primário do transformador? Isso seria perigoso caso o circuito da fonte fique exposto, mas se ele ficar fechado dentro de uma caixa 'patola' etc teria algum problema? Abraço, melhoras da gripe.
Obrigado pelos elogios! Você pode projetar um divisor de tensão com resistores para monitorar a tensão da rede. Projete para uma saída de 24V. O único inconveniente é o desperdício de potência. Obrigado, já estou 100%! abraços
Muito interessante , mas tenho um dúvida o transformador de entrada que monitora a tensão sendo 220 volts e estando ligado em 110 volts , por questões de reatância indutiva não vai esquentar com o tempo e queimar . Pois já vi isso acontecer com bobinas de contactores . Certo de sua orientação agradeço e desculpe se a questão foi incorreta .
Wagner sei que este vídeo é antigo sendo datado de 2016, mas se ver e puder responder agradeceria muito, faria alguma diferença ao circuito se eu retificasse a onda completa ? em vez de apenas meia onda como foi feito ?
alexandre Marinho de Souza Júnior, Bom amigo faz o seguinte, instala um software simulador, circuit wizard, (acredito que na cidade dele seja comum 110), se usar onda completa é melhor.
Qual a função do zener 12v, entre R1 / R2?
a minha fonte é bivolt ai liguei ela fora do estabilizador e o fusivel estourou, entao troquei o fusivel e agora estou usando só no estabilizador que ele tem saida de 110. nao tive coragem de ligar em 220 de novo, mas eu preciso ligar em 220 entao to aqui pra ver onde que essa minha fonte falhou kdkskskksks
Tenho uma duvida, se o transformador foi projetado para transformar 220V em 24V, e este apresenta apenas dois terminais de entrada/saida, se eu conectar ele na alimentação 115 vai danificar o transformador? Caso não, sua saida vai ser 12V certo?
+Guigo soldadinho , exatamente, você pode ligar sem problema nenhum um transformador cujo primário é 220Vac na tensão de 110Vac. O que terá de consequência será a saída (secundário) com a metade da tensão. Se é 24Vac, terá 12Vac na saída. Esta técnica utilizamos para implementar o "sensor" de tensão de entrada.
Boa noite
Queria fazer um projeto de entrada bivolt
Com saída para um equipamento de 18v
Como consigo esse projeto???
Você já fez alguma aula explicando o funcionamento de no-breaks??
Ainda não.
Vagner como fazer com automático. Para um transformador com emrolamento 110 mas 110 ou seja 4 fio de entrada de rede e muito complicado fazer uma automação com transformador de 4 fio de entrada de rede
Não quero usar um relé e sim um componente eletrônico.oque usarei?
Wagner parabéns polo projeto. Fica mais seguro ligado no NF do relê em 220V. Obrigado por mais um vídeo
Valeu os elogios e sugestão! É uma boa mesmo!
@@canalwrkits Como faria esse comparação ? colocar o NF no 220V
E se transformador sensor queimar ou doido abrir
Quema tudo 220 v
ola como que faz para ficar em 110v com o rele chaveado e 220v com o rele desativado para ter maior corrente de carga
Wagner, se puder me ajudar eu montei o circuito conforme o esquema e o resistor R1 quando alimentado em 220V ele aquece bastante, poderia me dar uma ajuda com isso.
Bom Dia wagner, eu montei o circuito de acordo com o diagrama, funcionou mas o diodo zener de 12v volts esta aquecendo muito, este eu coloquei de 1watt e o diagrama pede 32ma. o que pode estar acontencendo?
Simples e funcional!
Eu quebro cabeça para projetar um ao contrario.
Entrada 220 Vac - relé desligado
Entrada 110 Vac - Relé ligado!
Porque isso? Questão de proteção de equipamento. Se um dia o circuito falhar e a rede for de 220 Vac, não causará sobretensão no trafo!
+André Maia Ãããããã???????????? Não entendi?! O projeta tá ai !
Você conseguiu o resultado? Estou tentando aqui, já inverti as entradas do comparador, mas nada do relê armar! Já testei o relê e ele está bom, inclusive se eu encostar uma bateria externa com o negativo no pino 4 do comparador e o positivo no pino 1 do comparador, ele arma o relê e esse fica armado!
Descobri o problema! Meu diodo de polarização da bobina estava na direção errada da bobina!
Olá meu nome é Max, há algum meio de produzir um aparato automático, que identifique a tensão da tomada e automaticamente ao detectar 220v transforme em 110v, pois já queimei alguns aparelhos, na correria de montagem o pessoal acaba não verificando
Ola amigo estes resistores de 330 sao de ohmos
Olá Wagner quando ligo esse transformador que a entrada é 220V, quando ligado em 110V só sai metade da tensão é isso mesmo
+Jose carlos tavares ribeiro , obrigado pelos elogios meu amigo, nos acompanhe sempre! Sim, ligando um trafo de 220Vac em 110Vac você terá na sua saída (secundário) metade da tensão.
Fala aí Wr, beleza? tenho uma dúvida cara, eu montei esse circuio em um software de simulação, e quando eu altero a tensão de entrada, o transformador de saída (que seria o meu transformador convencional), altera muito a tensão de saída (o que eu acho normal)... Porém , o seu transformador não altera tanto assim, o que eu poderia fazer? desde já eu agradeço, inscrito e like dado ;)
muito bom nego....mas pergunto....este é o mesmo funciinamento das fonte de note ou cellular bivolt????
Boa tarde amigo. Tenho uma fonte toroidal no meu equipamento de audio cuja é entrada é 220v. Gostaria de tornar este meu equipamento bivolt automático. é possivel? consegues me ajudar?
MUITO SHOW MESTRE!!!
O senhor poderia fazer um vídeo elaborando um Vu meter? Por favor rrss
Muuuuito show o projeto Wagner. Eu posso usar um outro dispositivo para chavear ao invés do relé. Tipo um transistor ou um Mosfet ?
Os resistores de 1k e 10k que estão no Output do LM393 estão invertidos. E recomendo utilizar R1 de 1W, pois ele esquenta MUITO. Não consegui fazer o relê armar com LM7805, então utilizei um Relê de 5V e um LM7809. No final das contas não consegui fazer de forma invertida, o 220V Normalmente fechado e 110V normalmente aberto. Quando eu inverto as entradas no comparador, o relê arma nas duas situações. Alguma luz, alguém?
Existe um limite de corrente / tensão de secundários / VAC para o tranformador que vou usar para ligar meu aparelho?
Esse circuito é o mesmo utilizado nas fontes de celular?
Wagner, se possível gostaria que postasse um vídeo ensinando a fabricara uma fonte simétrica com ajuste fino, valeu!, abraço.
wagner,eu posso no lugar do comparador usar um pic12f675 como comparador?
é claro q alguns parametros irao mudar devido a polarizaçao do pic ser diferente.
Pode sim, mas acredito que seja desnecessário, visto que o PIC é mais caro.
Olá Wagner! Muito boa montagem, parabéns! Pode-se usar um relé de 12v e aproveitar D2 para alimenta-lo ou isso causaria instabilidade no circuito?
Ou colar os contatos
tudo bem mas um carregador bivolt não usa relé acredito
Desculpe-me, não estou querendo abusar da sua boa vontade mas tenho dificuldade de montar circuitos baseados em esquemas, e acredito que vários tenham, baseado em minhas conversas com o pessoal da eletrônica ( iniciantes ) se você puder criar esses esquemas no Fritzem, seria legal.
Você pode acompanhar nosso curso de eletrônica para iniciantes, onde ensinaremos a interpretação de diagramas esquemáticos. Se quer evoluir na eletrônica, não se prenda aos desenhos do Fritzem, são didáticos para quem está lá bem no começo, mas é importante interpretar diagramas esquemáticos.
Sim, concordo,mas não encontro cursos em video aulas de esquemas
Procurei em suas aulas e não achei, obrigado
Massa a aula Wagner, mas se eu quisesse fazer diferente, inverter a saída do relé para deixá-lo no estado de repouso em 220V e só acioná-lo quando a voltagem for 110V, como seria o procedimento?
acho que seria invertendo o pino 2 com o pino 3 do comparador. tambem pensei nisso, pq parece mais seguro o rele ta com o NF em 220V e so depois de identificada a tensao ele passar para 110V
Ola Vagner, poderia nos ajudar com esquema de montagem de uma fonte chaveada 12v 5Amp?
Desde ja agradeço e que Deus te abençoe sempre meu amigo. Fica na paz.
Oi Wagner, me ajuda! Consigo reduzir esta tensao utilizando zenner ou somente com o trafo?
Bom dia Wagner!! Ótimo vídeo. Gostaria apenas de confirmar uma afirmação minha. O resistor R5 ele apenas server para limitar a corrente para o gate o SCR, enquanto o comparador tiver na saída 1. Quando o o comparador está com a saída em 0, quer dizer que ele aterra o gate. Este é o raciocínio?
Bom dia Wagner,
Quando puder podia fazer um similar a esse mas com trafo de 4 fios de entrada?
Olá Wagner isso sim é uma aula de sexta faz tempo que eu queria entender esse tipo de circuito uma pergunta o transformador é sempre 220V ou seja a tensão maior
Puxa pensei aqui e se o rele queimar a bobina?
Seria bom fusível também né?
não tem problema inverter os fio de entrada do transformado o fase com neutro
Posso utilizar esse sistema em fontes ATX !
blz Wagner esse trafinho de 24 v eu tenho um de 18v não daserto ?
Pode utilizar o de 18V, mas terá que reprojetar para que a tensão de referência e os regulares funcionem.
Wagner, vc está bem? Estou preocupado, ontem e hoje sem video no canal, nunca vi isso acontecer.
Espero que esteja tudo bem?
Sei que esta resfriado.
Se cuida !
Michel_RJ
Estava totalmente sem voz e não pude gravar as aulas de sábado e domingo. Obrigado pela preocupação meu amigo!
Excelente aula Wagner. .. cara será que você poderia fazer uma aula explicando sobre fontes chaveadas. .. abraço
Valeu meu amigo, pretendo fazer sim. Continue nos acompanhando, abraço
Olá LikeWR,
Estou com um projeto na faculdade, o qual preciso montar um fonte bivolt automática e com saída de 15Vcc 200mA. E estou tendo dificuldade para fazer essa regulação de 15Vcc. Pois os reguladores possuem tensão maxima de entrada em 32V, sendo que tenho na entrada 220/110V. Como posso proceder ? Desde já, obrigado ! :)
Se eu conecto em uma rede de 220v ele aciona o relé e conecta em 220v o trafo certo? mas e se o relé queimar a bobina
ele ira conectar em 110v estando em uma rede de 220v não seria melhor inverter os contatos do relé?
+Maurício De Freitas pode cre.....Boa ideia
+marcelo henrique morares kkkkkk
Vlw pelas dicas
Sou novo na área de eletrônica, mas quais partes deveriam ser invertidas? Um abraço
marcelo henrique morares vc poderia redesenhar o esquema com suas sugestões e ainda fazer o layout da placa, ajudaria muita gente iniciante como eu. Abraço
Se ele me indicar as trocas que devem ser feitas, eu desenho a placa sem problemas.
eu tb achei que deixar em 110 seria ruim , mas pelo meu conhecimento não seria melhor primeiro selecionar a voltagem depois alimentar o trafo eu já ví alguma fonte desta forma.. um circuito que temporiza e a seleção se acontece neste período. lógico vai sair do simples...
Pra que esse circuito então? Seria mais fácil colocar só uma chave seletora 127-220V.
@@oscarroque5396 vou responder depois de 5 anos eu coloquei que deixar o circuito em 110 volts é ruim pois se colocar em 220v. e acontecer de não ter o chaveamento vai dar ruim, trabalho com eletronica dessde os 15 anos e tenho 55 anos hj, e conserto equipamento que tem um processador que define a tensão de entrada mas tendo um circuito compativel a este citarei um exemplo se por acaso der uma queda de tensão na entrada estando em 220 volts alcansando a tensão onde se chaveia em 110v os capacitores vão explodir assim que a tensão alcansar acima de 110 estando chaveado então demora a chavear para 220v não dando tempo entende , mas este circuito tem scr que somente para de conduzir retirando a tensão total e mesmo que cair a tensão da entrada sem desligar o circuito ela continuará ativa em 220v, mas poderá chavear em 220 se por acaso a tensão da fonte estiver em 110v e subir por um pico breve e chaveará em 220v assim mantendo se retornar a tensão normal.. fui abraços.
Olá! Gostaria de saber se é possível fazer fontes da alimentação via Arduíno? Minha intenção é começar a construir teclados, mesas de som, e, placas de áudio.
Bivolt 90 a 240 eu posso ligar na rede 220v
Funcionaria em 220V Bifásico ?
daria pra fazer sem usar o transformador 24vcc?
como fazemos para adaptar um relé de 12 vdc que são mais utilizado. desde já agradeço sua atenção.
Se a rede for 110v e o aparelho 220v?
Outra coisa, quando ligado em 220V, o regulador de tensão esquenta MUITO também, seria bom usar um dissipador.