Se algum dia esse canal já te ajudou com algo, eu preciso da sua ajuda. A Jovens está concorrendo para o prêmio Top Educação como o melhor produto de educação financeira para escolas. E VOCÊ pode votar. Entra nesse site e seleciona "Jovens for Schools" na categoria de educação financeira: fly3.short.gy/breno Sério. Essa é a melhor forma de você retribuir. Vai ajudar MUITO, é gratuito e leva só 1 minuto. Posso contar contigo?
Sugestão: Faltou explicar como essa oferta maior de dinheiro corre na prática, como ela vai parar na mao das pessoas pra que elas tenham mais poder de compra e provoquem o aumento dos preços
Mises é brabo. A Escola Austríaca, como um todo, é excelente... Essa mesma escola de Economia define que "a inflação é a diminuição do poder de compra", acredito que essa definição é mais assertiva que: "a inflação é o aumento dos preços".
@@SuportoVc Não vejo erro pq Assertivo é quando algo ou alguém consegue falar/fazer algo com clareza, é quando se consegue uma melhor definição, como nesse caso.
É tanta informação em um vídeo só que eu fico perdido. Tenho que assistir mais de uma vez pra entender tudo que o Breno passa e ir pausando pra refletir. Obrigado por disseminar esse conhecimento, meu amigo.
A escola austríaca de economia de baseia em que? Não existe modelo prático para provar as teorias, então não passa de pura ilusão e praxeologia furada e sem fundamento.
Votado. Vídeos sempre de altíssima qualidade. Impressionante a capacidade que o time da Jovens tem de trazer assuntos "complexos" ou "desinteressante" para todos de uma forma simples e dinâmica. Acompanho o canal a bastante tempo. Estava sentindo falta dos videos mas sabia que era por uma boa causa. Desejo sucesso nos projetos da Jovens!
Há 20 anos o pote de Whey Protein nosEUA custa entre 29 e 32 dólares. Voltei pro Brasil há pouco mais de 1 ano e o suco de uva integral já dobrou de preço. Não suporto esse lugar!
Sempre assisto esses vídeos da Jovens de Negócios com meu caderninho e fazendo anotações, isso aí é puro conhecimento. Riquíssimo em valor, obrigado Breno. ✨
já votei na Jovens for Schools vcs merecem e apoio a idéia de trazer educação financeira para os jovens dessa nação, Brasil pode ser um dos Países com maior potencial de se tornar de primeiro mundo, porém temos um longo caminho até lá. o conhecimento será o grande alicerce para começar a haver mudanças significativas por aqui - o que posso Dizer esse Canal já me ajudou muito financeiramente e psicologicamente. hoje sei e entendo muito mais sobre a economia do brasil e de outros países do mundo, além de empreendedorismo, investimentos e muito, muito mais. tenho grande respeito e admiração pelo seu trabalho, enfim , agradeço por tudo que esse canal e a equipe por trás dele já fez por mim.😆
Inflação é a perda do poder de compra do dinheiro, provocada pela expansão monetária gerada pelo estado. É de suma importância que a população, voluntariamente, adote uma moeda descentralizada e livre das mãos do governo.
Mas, o que mais tem feito crescer isso aqui no Brasil é a cobrança abusiva de impostos fazendo que a quantidade de empresas existentes no pais diminua fazendo que a quantidade de produção e vendas dos produtos em nosso pais diminua cada dia mais.
Uma coisa é certa, dinheiro não é nada, acertou miserave😂. Brasil percebeu isso quando a inflação subiu tanto que foi necessário mudar a moeda, até os ricos ficou sem sabe o que fazer na época
Inflação que aprendi na faculdade é a sensação de circulação de dinheiro à mais, ou seja, o mercado acha que as pessoas estão com mais poder monetário.
Muito bom o vídeo, mas reforçando que os bancos comerciais também podem criar dinheiro, claro que com políticas estabelecidas pelo BACEN por meio do controle do compulsório, que é uma política monetária para que se aumente ou reduza o multiplicador bancário, que faz com que mais ou menos crédito seja distribuído na economia, para consumo ou investimento.
@@zMasterFlashSz Legalmente existe sim, uma vez que no contrato de formação de conta é descrito a utilização do seu saldo nas reservas fracionárias, e ainda é algo regulamentado e normatizado pelo BACEN.
Cara, obrigado pelo vídeo. Eu aprendo muito com o seu conteúdo, com os livros que vc indica, com os conceitos que tu explica de forma simples e objetiva. Cada vídeo que vc solta é uma baita aula.
Cada dia que passa mais tenho certeza que estou aprendendo muito com esse canal fantástico que so enriquece mais o meu conhecimento, e aqui vai o meu muito obrigado mesmo.
Breno, fico impressionado com seus videos pela tamanha qualidade. Obrigado por compartilhar conosco tanto conhecimento. Você e toda sua equipe são fundamentais para nossa sociedade. Por que você não vira ministro da economia? Kkkk nos ajuda ai vai! Kkkkkkkk parabéns pelo projeto Jovens school, vocês estão sendo cirúrgicos ao implantar esse tipo de ensino nas escolas, os jovens são o futuro da nossa nação. Deus abençõe vocês! Tmj 🎉🎉
O vídeo foi bom, mas faltou uma coisa fundamental que é explicar que a deflação também é danosa para a economia do país como um todo... Se o dinheiro ganha valor há desestimulo para aumento da produção de capital, o que faz com que haja uma maior procura por guardar o dinheiro do que produzir riqueza para o PIB (menor Q). A meta é ter inflação sim, pois em baixas taxas ela é benéfica a qualquer nação. Da forma como você explicou ficou muito demonizado o fenômeno da inflação, como se ela deveria ser completamente combatida. Enfim, parabéns pelo conteúdo e por retornar à plataforma, bons produtores como vc não podem abandonar o UA-cam. Sucesso
Ótimo vídeo, meus parabéns a todos da equipe pelas coisas que vocês vem fazendo ao longo do tempo querendo que o nosso povo entenda algo que deveriqmos ter conhecimento desee sempe, espero que o seu programa chegue nas escolas públicas logo
Aprendi sobre inflação consideravelmente cedo (uns 14-15) graças a um videogame onde vários jogadores jogavam ao mesmo tempo, no mesmo mundo. No lançamento do game, tudo era muito barato porque a moeda era escassa. Eventualmente a empresa do jogo criou formas fáceis de se obter a moeda do jogo com dinheiro real. Logo, o que era barato ficou absurdamente caro, afinal, por que cobrar barato se a moeda de troca (o dinheiro) era tão abundante? E assim eu entendi que quanto mais dinheiro se tem disponível sem o uso do mesmo, mais caro irá ser cobrado.
Exatamente o que eu aprendi na aula de Economia Brasileira Contemporâna na faculdade: Impressão de dinheiro causa inflação? A resposta certa é DEPENDE (primeira resposta do economista kkk) Se houver um aumento na demanda agregada e a oferta agregada conseguir acompanhar essa demanda, então não haverá inflação. Contudo, se a oferta agregada não acompanhar a demanda, ai sim terá inflação. Também poderá ocorrer inflação sem necessariamente a demanda agregada aumentar, mas com a queda a oferta agregada.
muitos parabens que sempre achei esse canal como os outros de economia por ai, mas na verdade ta realmente conversando e entendendo as pessoas. Muito bom
Tem algo que quase ninguem fala, bancos privados tbm tem permissão de imprimir dinheiro. Porém é bem mais limitado. Digamos que a base do banco em volume de saldo de dinheiro de um banco X é de 500Bilhões, e digamos q ele pode emprestar 100Bi a 5% de juros anuais, isso não quer dizer que ele vai pegar parte desses 500Bi e transferir para esses emprestimos. Ele usa esses 500Bi como colateral(seguro) e imprimi 100Bi de credito e repassa aos clientes que o banco acha confiavel e que tenha pouco risco de calote, as vezes esses credito acontece até entre bancos, e quando um banco quebra, todos quebram, por que um tava devendo para o outro. Então o papel do BC é controlar esses emprestimo. Isso tbm foi o real motivo que teve a crise de 2008. As pessoas hipotecavam casas e pegavam credito(criação de dolares) e depois com esse credito compravam casas e depois reipotecavam, criando um mercado com varias hipotecas, e varios creditos. Hoje em dia em vez de usar casas como hipoteca, se usa os bonds americanos.
Só que esse caso de 2008 ocorreu porque os bancos não tinha nenhum parâmetro para saber se os clientes teriam renda estável para pagar esses empréstimos. Se naquela época as pessoas estivessem sujeitas a análise de créditos VERDADEIRAS, não iria acontecer essa crise.
O problema é que no Brasil, aumentam os juros para conter a inflação mas a nossa inflação não está relacionada com o aumento do consumo e sim com o gasto excessivo do governo.
A quantidade de moeda aumenta 20% ao ano, o país cresce 1% e te dizem que a inflação é 6%. Nunca na história a humanidade foi tão produtiva quanto hoje, mas ainda assim os preços subiram absurdamente. Colhemos muito mais alimento por m² que há 20 anos atrás. Geramos energia de forma muito mais eficiente que há 20 anos atrás. Produzimos a maioria dos produtos em escalas faraônicas. Pelo aumento de oferta, os valores deveriam cair, mas isso nunca aconteceu. Nunca se esqueçam: Roubança; Bolsa de Rumores; Perda Fixa; Perda Variável; Teroubo Direto; Fundos Estelionatários.
Ótimos seus vídeos e sua iniciativa... Já pensou em parceria com o setor público, trocar talvez rentabilidade por filantropia, sem "esqueminhas", já pensou em conversar com partidos, como o NOVO, por exemplo, acho que muito do que você fala , vai direto ao que o NOVO pensa... Se houver interesse poderíamos conversar. Obg
Tá maluco cara, o trabalho que o jovens faz vai totalmente de encontra com o que o estado quer. E olha quem, se juntar com novo. Tem confusão aí nessa mente.
Cara, nesse sistema de coisas a gente ver muitos menos favorecidos, várias formas de escravidão oculta e muitas outras coisas por afins; porque o assunto é um pouco longo. Eu vejo que esse sistema não durará para sempre; ele mesmo se denunciará e se auto-destruirá. Esse não é o caminho para o ser humano viver em paz. Na verdade Jesus está voltando. Teus vídeos são sempre luz.✌️
faltou falar dos bancos comerciais (no caso itau, bradesco etc), que podem emprestar dinheiro que eles não tem em reserva e esse processo cria dinheiro na forma de divida, que entra muito mais rapidamente na economia. O dinheiro criado por bancos comuns na forma de emprestimos pode causar um impacto na inflação maior do que a compra de titulos pelo banco central de acordo com chat gpt: - O total de empréstimos pendentes dos bancos comerciais dos EUA está na faixa de trilhões de dólares (aproximadamente $15 trilhões em 2024). - Durante as três rodadas de QE (2008-2014), o Federal Reserve comprou mais de $4,5 trilhões em ativos. Ou seja, os bancos comerciais teriam quase 3x mais responsabilidade na quantidade de dinheiro injetado.
Banco comercial respeita a regra de Basileia, que é alavancagem máxima de 9x sua reserva. Aprende a olhar o balanço financeiros dos bancos que vc vai ver isso. Governos centrais não respeitam nada , individam-se ao infinito, e usam dívida nova para pagar dívida velha (rolagem), o que é um tipo especial de trapaça.
@@drjp4212 Sim, mas meu ponto ainda vale não? de que os bancos comerciais tem um papel ainda maior que os bancos centrais na injeção de dinheiro na economiaa. A alavancagem de um banco não acaba virando reserva de outro? Banco A, cria dinheiro na forma de emprestimo, , esse emprestimo é depositado no Banco B, que agora pode gerar mais credito.
@@Teks123 Não vale, porque os bancos, obviamente, já vivem saturados disso. A maior dificuldades deles é levantar mais ativos para poder alavancar em 9x, ao mesmo tempo que eles precisam guardar PDD. Quem pega empréstimo raramente o faz para depositar em outra banco, tipicamente é para consumo ou investimento. O próprio sistema de entrada é extremamente restrito, regulações infinitas...os bancos potencializam o problema, mas não são os criadores. É como vc dizer que a culpa de uma briga não é de quem deu o primeiro soco, mas sim daquele que revidou, pois se não tivesse revidado a briga acabaria ali....ilógico. A base do problema é a expansão de base monetária, gerando desproporção entre capacidade de produção e de compra, o que gera inflação.
@@drjp4212 Mas meu ponto é que os emprestimos interbancarios acabam também gerando aumento da base monetaria. E em magnitude ainda maior do que o que é causada pelo BC ex: Quando uma pessoa compra um imovel e faz um financiamento, o banco credita ao vendedor o valor do imovel, efetivamente "criando" mais dinheiro na economia. Esse valor do imovel agora entra no balanço do banco do vendedor como depósito permitindo que ele gere novos empréstimos, criando uma bola de neve de ingestão de crédito. Esse crédito geralmente acaba entrando muito rapidamente na economia real (já que esta caindo na conta de pessoas fisicas), gerando aumento de preços. Veja que eu não estou negando o impacto do BC, ele é sim parte do problema. Estou só demonstrando que os bancos comerciais tem uma parcela de culpa relevante e isso não foi dito no video. E os bancos comerciais só podem ter esse tipo de comportamento pq hoje em dia eles tem esse status de "too big to fail" que sabem que vao ser resgatados pelo BC se fizerem merda.
faz um vídeo sobre a gestão do atual presidente do banco central, Roberto Campos Neto, por favor, parece que ele foi eleito o melhor presidente de banco central do mundo, então acho que há o que aprender com ele. adoro teu canal
Vídeo sensacional, eu só tenho uma dúvida: se o preço aumenta de acordo com a demanda, como funciona a questão de uma Ferrari por exemplo? A demanda é baixa mas o preço é alto. Não sei se essa questão é óbvia, mas tô pensando sobre isso
Recomendo a TODOS que assistam o Episódio 4 da série Hidden Secrets of Money, ele explica esse mesmo processo de compras de títulos pelo banco central, só que nesse caso é o federal reserve dos EUA, que influencia o mundo inteiro.
6 місяців тому+2
Tem mais um ponto importante. O funcionário quer aumento todo ano por causa da inflação, pra manter a empresa e seu lucro, você precisa aumentar o valor do produto. E mesmo se houver uma deflação, você não pode reduzir o salário do funcionário, como vai reduzir o valor do produto então?
Não vão reduzir por conta das políticas do governo, mas é possível estabilizar os preços. Bom, é isso que um governo minimamente descente deveria fazer, mas né.
6 місяців тому
@@desarme5853 pois é Quando foi a última vez que tivemos um governo decente?
O vídeo é excelente e muito didático, mas infelizmente faltou uma informação muito importante, além de ser a primeira resposta dos políticos mal-intencionados ou simplesmente ingênuos e daqueles que pouco entendem de economia: "Então, por que não tabelar o preço dos produtos? Pelo menos daqueles essenciais para a sociedade?" . Um exemplo muito bom para introduzir essa explicação foi a greve dos camioneiros no Brasil. Já que a Dilma não estava fazendo muita coisa útil, decidiu interferir na economia, sob a justificativa de estimular a indústria, resolve criar uma série de medidas para baratear os preços dos caminhões. Em 2012 lança o "Programa Procaminhões", além da redução do IPI entre 2013 a 2018 Como a teoria econômica já explica que os agentes econômicos reagem a incentivos, o mercado ficou com excesso de caminhões e os preços dos fretes não subiram ao mesmo passo do preço do diesel, já que o petróleo não quer aber dos planos da Dilma. Então, o resto é história e o governo federal teve que intervir mais uma vez nos preços da economia para dessa vez segurar artificialmente o preço do diesel. Nesse momento, vem a tona novamente a pergunta: por que não tabelar o preço do frete? Por que isso é ruim? Se você pensar por 3 minutos perceberá que não é tão fácil, ou até mesmo possível criar uma tabela para isso. Veja: o preço depende da carga. Você precisa saber se é viva, liquida, inflamável, de difícil carga e descarga, controlada ou perigosa. O preço também depende do tipo de caminhão e do consumo dele, caminhões mais passados e mais fortes consomem mais. Além disso, exite o fator do percurso. As nossas estradas são umas mais maravilhosas do que outras, o que também influencia on preço, pois o automóvel precisa andar devagar e desviar dos buracos que decoram as vias do Brasil. Agora imagine toda essa complexidade na definição dos preços de uma economia inteira, na cadeia de todos os produtos e tendo que ser feia a todos os meses ou até semanas, pois a economia e dinâmica e as coisas mudam a todo tempo. A explicação é simples. Se você tabela ou controla o preço dos produtos e serviços, eles somem das prateleiras e deixam de ser oferecidos, pois não vale mais a pena serem vendidos.
Se algum dia esse canal já te ajudou com algo, eu preciso da sua ajuda. A Jovens está concorrendo para o prêmio Top Educação como o melhor produto de educação financeira para escolas. E VOCÊ pode votar.
Entra nesse site e seleciona "Jovens for Schools" na categoria de educação financeira: fly3.short.gy/breno
Sério. Essa é a melhor forma de você retribuir.
Vai ajudar MUITO, é gratuito e leva só 1 minuto.
Posso contar contigo?
Oi mano
votado mano..
Votado
Curtindo pra caramba esse vídeo sobre economia, é isso que vai abrir os olhos das pessoas
Sugestão: Faltou explicar como essa oferta maior de dinheiro corre na prática, como ela vai parar na mao das pessoas pra que elas tenham mais poder de compra e provoquem o aumento dos preços
"A INFLAÇÃO É UM AUMENTO NA QUANTIDADE DE DINHEIRO SEM UM AUMENTO CORRESPONDENTE NA DEMANDA DE DINHEIRO" - Ludwig Von Mises
Mises é brabo. A Escola Austríaca, como um todo, é excelente... Essa mesma escola de Economia define que "a inflação é a diminuição do poder de compra", acredito que essa definição é mais assertiva que: "a inflação é o aumento dos preços".
@@real_blessed"Assertivo" não tem nada a ver com "acertado".
@@SuportoVc Não vejo erro pq Assertivo é quando algo ou alguém consegue falar/fazer algo com clareza, é quando se consegue uma melhor definição, como nesse caso.
Exatamente
@@real_blessedsim e não, a inflação é o aumento dos preços nominais, mas não necessariamente a diminuição do poder de compra
Com tanta informação disponível hoje na internet e você percebe o quão carente é o povo brasileiro de informações básicas. Esse mercado é gigantesco.
O povo gosta é de picaretagem, tá nem aí pra obra do Br, são poucos os que fazem a diferença
Nos nao somos carentes de informaçao nos somos carentes da VONTADE de se informar.
Não somos carentes, a maioria tem preguiça mental ou ignorância de ser informa.
E o povo brigando
Eu desejo que apareça alguém que realmente sabe o que está fazendo pra deixar o brasil ao nível dos outros países
Sou de Angola e posso dizer que os teus vídeos me ajudam muito, tens uma forma de explicar simples e clara, continua assim.
Privilégio ler esse comentário, meu amigo
CARACA, entendi agora oq é inflação... puts mano, vc é o cara
Disponha, irmãooo
Mano pra vc ficar ninja no assunto assiste a fabula do estado da ilha do José kobori vai por mim
É tanta informação em um vídeo só que eu fico perdido. Tenho que assistir mais de uma vez pra entender tudo que o Breno passa e ir pausando pra refletir. Obrigado por disseminar esse conhecimento, meu amigo.
Cara você na rua é a melhor coisa que poderia acontecer nesse canal e para esse país😅❤
Entre nós, estou me amarrando em fazer esses vídeos mais interativos
"INFLAÇÃO É O AUMENTO DA BASE MONETARIA!"
- Amoêdo, Renato (Renato 38tão)
Aí sim 👏👏👏
Esqueceu da melhor parte:
"Bitcoin é a única salvação"
Inflação também é causada pela redução da produção oferta) ou aumento da demanda.
@@FelipeMartinin É ISSO OU NÃO? HEIN ?
Em breve resumo:faizueli que estaremos daqui pra dois anos igual ou se no pior do que a Argentina.
Estou gostando muito do rumo que o canal tomou, mais voltado à educação financeira, a explicação dos conceitos básicos da economia.
O que acontece socioeconomicamente só reafirma o que a escola austríaca de economia já disse. Continuará assim até o fim dos tempos.
O que é que eles disseram?
Também quero saber@@thomazerik7620
Você sabe?@@thomazerik7620
@danieldocarmoalvesgobi1352 É fake, irmão. Veja antes o perfil pq aqui tá cheio de golpista
A escola austríaca de economia de baseia em que? Não existe modelo prático para provar as teorias, então não passa de pura ilusão e praxeologia furada e sem fundamento.
Não sei se foi so pra mim,mas com o complemento de mostrar esse exemplo na rua ajudou demais a entender com mais facilidade❤
Foi um vídeo espetacular!! Faltam aulas assim nas Escola Públicas do Brasil.
Psé
Votado. Vídeos sempre de altíssima qualidade. Impressionante a capacidade que o time da Jovens tem de trazer assuntos "complexos" ou "desinteressante" para todos de uma forma simples e dinâmica.
Acompanho o canal a bastante tempo.
Estava sentindo falta dos videos mas sabia que era por uma boa causa.
Desejo sucesso nos projetos da Jovens!
Há 20 anos o pote de Whey Protein nosEUA custa entre 29 e 32 dólares. Voltei pro Brasil há pouco mais de 1 ano e o suco de uva integral já dobrou de preço. Não suporto esse lugar!
A mais essa é fácil de justificar: Rio grande do sul era o maior produtor de uva do pais
@@thiagoviana1641inocente 😇
@@thiagoviana1641ele deu só um exemplo muito antes de acontecer a tragédia em rio grande do sul .
ja estava subindo
Vdd foi só o suco de uva que dobrou de preço (contém ironia) @@thiagoviana1641
@@thiagoviana1641substitua o suco de uva por qualquer outra coisa, o exemplo se mantém
Sempre assisto esses vídeos da Jovens de Negócios com meu caderninho e fazendo anotações, isso aí é puro conhecimento. Riquíssimo em valor, obrigado Breno. ✨
Vou fazer isso também
já votei na Jovens for Schools vcs merecem e apoio a idéia de trazer educação financeira para os jovens dessa nação, Brasil pode ser um dos Países com maior potencial de se tornar de primeiro mundo, porém temos um longo caminho até lá. o conhecimento será o grande alicerce para começar a haver mudanças significativas por aqui - o que posso Dizer esse Canal já me ajudou muito financeiramente e psicologicamente. hoje sei e entendo muito mais sobre a economia do brasil e de outros países do mundo, além de empreendedorismo, investimentos e muito, muito mais. tenho grande respeito e admiração pelo seu trabalho, enfim , agradeço por tudo que esse canal e a equipe por trás dele já fez por mim.😆
Inflação é a perda do poder de compra do dinheiro, provocada pela expansão monetária gerada pelo estado. É de suma importância que a população, voluntariamente, adote uma moeda descentralizada e livre das mãos do governo.
Bitcoin
👏🏻
os cara na rua que responderam que inflação é um imposto, estavam certo sem saber 😂
Pois é kkkk
@@Vagner... 🎯
Que bom ver novamente a jovens lançando videos. Sempre trazem conteúdos de ótima qualidade.
Faz um vídeo sobre oratória, postura corporal.
Sou seu fã, você já me ajudou muito.
Mas, o que mais tem feito crescer isso aqui no Brasil é a cobrança abusiva de impostos fazendo que a quantidade de empresas existentes no pais diminua fazendo que a quantidade de produção e vendas dos produtos em nosso pais diminua cada dia mais.
Uma coisa é certa, dinheiro não é nada, acertou miserave😂. Brasil percebeu isso quando a inflação subiu tanto que foi necessário mudar a moeda, até os ricos ficou sem sabe o que fazer na época
Esse vídeo deveria ser mostrado em todas as escolas brasileiras
Um dos melhores vídeos de expliação sobre a inflação que já vi! 👏🏽👏🏽👏🏽
Inflação que aprendi na faculdade é a sensação de circulação de dinheiro à mais, ou seja, o mercado acha que as pessoas estão com mais poder monetário.
Esse conteúdo deveria passar todos os nas escolas
Muito bom o vídeo, mas reforçando que os bancos comerciais também podem criar dinheiro, claro que com políticas estabelecidas pelo BACEN por meio do controle do compulsório, que é uma política monetária para que se aumente ou reduza o multiplicador bancário, que faz com que mais ou menos crédito seja distribuído na economia, para consumo ou investimento.
Esse tipo de alavancagem é anti-ética, não existe cláusula alguma entre o banco e o cliente dizendo que o seu dinheiro da poupança vai ser usado.
@@zMasterFlashSz Legalmente existe sim, uma vez que no contrato de formação de conta é descrito a utilização do seu saldo nas reservas fracionárias, e ainda é algo regulamentado e normatizado pelo BACEN.
Obrigada professor Bruno 😮que aula foi essa😮😮😮😮35 anos aprendendo agora sobre o que e infração 😊👏👏👏👏Bruno vc e uma luz no fim do túnel Obrigada 😢😢😢
Incrível!! Pela primeira vez entendi de fato como funciona a inflação!! Super didático!! ❤
A filmmaker oficial do canal
Obrigada por reforçar o que eu já sabia e aprender contigo.❤
Saudades dos seus vídeos Breno conteúdo informativo e de qualidade parabéns pelo trabalho.
Cara não consigo descrever o quão esclarecedor esse vídeo foi pra mim, minha cabeça simplesmente explodiu
Conteudo muito bom com a didatica perfeita e o melhor é gratuito
😊😊
Cara, obrigado pelo vídeo. Eu aprendo muito com o seu conteúdo, com os livros que vc indica, com os conceitos que tu explica de forma simples e objetiva. Cada vídeo que vc solta é uma baita aula.
Cada dia que passa mais tenho certeza que estou aprendendo muito com esse canal fantástico que so enriquece mais o meu conhecimento, e aqui vai o meu muito obrigado mesmo.
Que conteúdo incrível, agradeço novamente por compartilhá-lo.
Poderia fazer um video explicando o pq da decadência da economia da Argentina
Que bom que retornou!!! Sucesso em seu novo momento em sua vida!!!
Eu entendo pq eles sobem mas nao entendo pq eles nao descem. A inflaçao justifica a subida dos preços mas tbm justifica a descida.
A onda agora é reduzir o conteúdo do que você compra ao invés de aumentar o preço, a tal da reduflação.
Nunca tive a oportunidade de aprender sobre economia na escola, mas nesse canal estou aprendendo muito sobre, obrigado.
Ler o livro, introdução economia
Breno, fico impressionado com seus videos pela tamanha qualidade. Obrigado por compartilhar conosco tanto conhecimento. Você e toda sua equipe são fundamentais para nossa sociedade. Por que você não vira ministro da economia? Kkkk nos ajuda ai vai! Kkkkkkkk parabéns pelo projeto Jovens school, vocês estão sendo cirúrgicos ao implantar esse tipo de ensino nas escolas, os jovens são o futuro da nossa nação. Deus abençõe vocês! Tmj 🎉🎉
O vídeo foi bom, mas faltou uma coisa fundamental que é explicar que a deflação também é danosa para a economia do país como um todo... Se o dinheiro ganha valor há desestimulo para aumento da produção de capital, o que faz com que haja uma maior procura por guardar o dinheiro do que produzir riqueza para o PIB (menor Q). A meta é ter inflação sim, pois em baixas taxas ela é benéfica a qualquer nação. Da forma como você explicou ficou muito demonizado o fenômeno da inflação, como se ela deveria ser completamente combatida. Enfim, parabéns pelo conteúdo e por retornar à plataforma, bons produtores como vc não podem abandonar o UA-cam. Sucesso
Breno eu amo seus vídeo eles são claros com uma qualidade extremamente alta ❤
Faz uma matéria de como ficaria o preco dos produtos se o salário nao aumentasse
Este canal pode realmente iniciar uma mudança no nosso país.
Me lembrou do "como funciona a economia", excepcional.
Ótimo vídeo, meus parabéns a todos da equipe pelas coisas que vocês vem fazendo ao longo do tempo querendo que o nosso povo entenda algo que deveriqmos ter conhecimento desee sempe, espero que o seu programa chegue nas escolas públicas logo
Inflação é a alta emissão de papel moeda , causando o aumento no custo de objetos ou serviços
Aula top. Anos atrás era impensável aula assim sem precisar pagar.
Conteúdo e dinâmica dos vídeos desse canal são incríveis! 👏🏾👏🏾👏🏾 parabéns para equipe
Aprendi sobre inflação consideravelmente cedo (uns 14-15) graças a um videogame onde vários jogadores jogavam ao mesmo tempo, no mesmo mundo. No lançamento do game, tudo era muito barato porque a moeda era escassa. Eventualmente a empresa do jogo criou formas fáceis de se obter a moeda do jogo com dinheiro real. Logo, o que era barato ficou absurdamente caro, afinal, por que cobrar barato se a moeda de troca (o dinheiro) era tão abundante? E assim eu entendi que quanto mais dinheiro se tem disponível sem o uso do mesmo, mais caro irá ser cobrado.
Uma pergunta... é se muitas pessoas parassem de comprar muito, os produtos abaixam?
Exatamente o que eu aprendi na aula de Economia Brasileira Contemporâna na faculdade:
Impressão de dinheiro causa inflação? A resposta certa é DEPENDE (primeira resposta do economista kkk)
Se houver um aumento na demanda agregada e a oferta agregada conseguir acompanhar essa demanda, então não haverá inflação. Contudo, se a oferta agregada não acompanhar a demanda, ai sim terá inflação.
Também poderá ocorrer inflação sem necessariamente a demanda agregada aumentar, mas com a queda a oferta agregada.
Primeiro opção na votação é Primeiro lugar no final das votação 👏👏🤜🤜votação concluída isso é o mínimo depois dessa aula aqui professor Bruno tmj
Feito, votação muito rápida. Parabéns pelo conteúdo 👏👏👏
O problema também ocorre quando os produtores retêm sua produção para manter os preços elevados e obter lucros cada vez maiores.
Faz um vídeo falando das descriminalização da planta que vcs sabem qual é, como pode ajudar na economia por favorr
Saudade desses vídeos incrivelmente educadores ❤
muitos parabens que sempre achei esse canal como os outros de economia por ai, mas na verdade ta realmente conversando e entendendo as pessoas. Muito bom
Tem algo que quase ninguem fala, bancos privados tbm tem permissão de imprimir dinheiro.
Porém é bem mais limitado.
Digamos que a base do banco em volume de saldo de dinheiro de um banco X é de 500Bilhões, e digamos q ele pode emprestar 100Bi a 5% de juros anuais, isso não quer dizer que ele vai pegar parte desses 500Bi e transferir para esses emprestimos.
Ele usa esses 500Bi como colateral(seguro) e imprimi 100Bi de credito e repassa aos clientes que o banco acha confiavel e que tenha pouco risco de calote, as vezes esses credito acontece até entre bancos, e quando um banco quebra, todos quebram, por que um tava devendo para o outro.
Então o papel do BC é controlar esses emprestimo.
Isso tbm foi o real motivo que teve a crise de 2008.
As pessoas hipotecavam casas e pegavam credito(criação de dolares) e depois com esse credito compravam casas e depois reipotecavam, criando um mercado com varias hipotecas, e varios creditos.
Hoje em dia em vez de usar casas como hipoteca, se usa os bonds americanos.
Só que esse caso de 2008 ocorreu porque os bancos não tinha nenhum parâmetro para saber se os clientes teriam renda estável para pagar esses empréstimos. Se naquela época as pessoas estivessem sujeitas a análise de créditos VERDADEIRAS, não iria acontecer essa crise.
Os videos dele sã omuito bons e principailmente facil de entender
Feliz em ler isso. A ideia é exatamente essa.
3:47 Livro bom d+, quero comprar esse livro e o Animais Fantásticos e onde habitam
Gosto muito dos seus vídeos, são simples e estimulam a aprender mais
Parabens pelo seu trabalho , informação e conhecimento é um bem que transforma vidas .
Saudades de tuas aulas 👏
Produção incrivel! Literalmente, desenhando pra ensinar hahah
Quanto tempo que eu n acessava esse canal, a qualidade continou a mesma slk
Fala jovem estou com saudades dos seus vídeos os contro são muito bom,espero vê mais conteúdo seus vídeos são tops 🎉❤
Sou Venezuelano. Parabéns garoto. Conteudo top. Brasil precisa sair do buraco. Só o estudo e a liberdade financeira para nos salvar da hecatombe.
O problema é que no Brasil, aumentam os juros para conter a inflação mas a nossa inflação não está relacionada com o aumento do consumo e sim com o gasto excessivo do governo.
Grande aula....parabéns.
Já estou inscrito nesse canal e indico a todos
A quantidade de moeda aumenta 20% ao ano, o país cresce 1% e te dizem que a inflação é 6%.
Nunca na história a humanidade foi tão produtiva quanto hoje, mas ainda assim os preços subiram absurdamente.
Colhemos muito mais alimento por m² que há 20 anos atrás.
Geramos energia de forma muito mais eficiente que há 20 anos atrás.
Produzimos a maioria dos produtos em escalas faraônicas.
Pelo aumento de oferta, os valores deveriam cair, mas isso nunca aconteceu.
Nunca se esqueçam:
Roubança;
Bolsa de Rumores;
Perda Fixa;
Perda Variável;
Teroubo Direto;
Fundos Estelionatários.
Parabéns pelo conteúdo.muito bem explicado
Cara seus videos são de niveis muito alto.. poderia ser ate uma materia do fantástico esse video!! Parabéns!!
Que bom que o canal voltou
Como aprendemos com esse canal!
Uma aula bem detalhada, parabéns pelo o conteúdo.
muito boa a explicação e no final ainda injetou dinheiro na economia!
Estou no terceiro ano de economia e adorei o conteúdo
Mais didático impossível… Excelente conteúdo
É mais fácil o macaco mudar de árvore ou mudar a árvore de lugar ? Esse país aqui acabou fuja dele enquanto a tempo 😅
Ótimos seus vídeos e sua iniciativa... Já pensou em parceria com o setor público, trocar talvez rentabilidade por filantropia, sem "esqueminhas", já pensou em conversar com partidos, como o NOVO, por exemplo, acho que muito do que você fala , vai direto ao que o NOVO pensa... Se houver interesse poderíamos conversar. Obg
Tá maluco cara, o trabalho que o jovens faz vai totalmente de encontra com o que o estado quer. E olha quem, se juntar com novo. Tem confusão aí nessa mente.
Fala sobre o motivo de os carros e eletrônicos ser tão caro aqui no Brasil
Sério, faz uma minissérie sobre noções de economia e finanças.
Conteúdo de qualidade!! Sensacional 👏🏻👏🏻
Cara, nesse sistema de coisas a gente ver muitos menos favorecidos, várias formas de escravidão oculta e muitas outras coisas por afins; porque o assunto é um pouco longo. Eu vejo que esse sistema não durará para sempre; ele mesmo se denunciará e se auto-destruirá. Esse não é o caminho para o ser humano viver em paz. Na verdade Jesus está voltando. Teus vídeos são sempre luz.✌️
Que aula excelente..... Parabéns e obrigado
Explicado excepcionalmente bem 👏🏻👏🏻
faltou falar dos bancos comerciais (no caso itau, bradesco etc), que podem emprestar dinheiro que eles não tem em reserva e esse processo cria dinheiro na forma de divida, que entra muito mais rapidamente na economia. O dinheiro criado por bancos comuns na forma de emprestimos pode causar um impacto na inflação maior do que a compra de titulos pelo banco central
de acordo com chat gpt:
- O total de empréstimos pendentes dos bancos comerciais dos EUA está na faixa de trilhões de dólares (aproximadamente $15 trilhões em 2024).
- Durante as três rodadas de QE (2008-2014), o Federal Reserve comprou mais de $4,5 trilhões em ativos.
Ou seja, os bancos comerciais teriam quase 3x mais responsabilidade na quantidade de dinheiro injetado.
Banco comercial respeita a regra de Basileia, que é alavancagem máxima de 9x sua reserva. Aprende a olhar o balanço financeiros dos bancos que vc vai ver isso.
Governos centrais não respeitam nada , individam-se ao infinito, e usam dívida nova para pagar dívida velha (rolagem), o que é um tipo especial de trapaça.
@@drjp4212 Sim, mas meu ponto ainda vale não? de que os bancos comerciais tem um papel ainda maior que os bancos centrais na injeção de dinheiro na economiaa. A alavancagem de um banco não acaba virando reserva de outro?
Banco A, cria dinheiro na forma de emprestimo, , esse emprestimo é depositado no Banco B, que agora pode gerar mais credito.
@@Teks123 Não vale, porque os bancos, obviamente, já vivem saturados disso.
A maior dificuldades deles é levantar mais ativos para poder alavancar em 9x, ao mesmo tempo que eles precisam guardar PDD.
Quem pega empréstimo raramente o faz para depositar em outra banco, tipicamente é para consumo ou investimento.
O próprio sistema de entrada é extremamente restrito, regulações infinitas...os bancos potencializam o problema, mas não são os criadores.
É como vc dizer que a culpa de uma briga não é de quem deu o primeiro soco, mas sim daquele que revidou, pois se não tivesse revidado a briga acabaria ali....ilógico.
A base do problema é a expansão de base monetária, gerando desproporção entre capacidade de produção e de compra, o que gera inflação.
@@drjp4212 Mas meu ponto é que os emprestimos interbancarios acabam também gerando aumento da base monetaria. E em magnitude ainda maior do que o que é causada pelo BC
ex: Quando uma pessoa compra um imovel e faz um financiamento, o banco credita ao vendedor o valor do imovel, efetivamente "criando" mais dinheiro na economia. Esse valor do imovel agora entra no balanço do banco do vendedor como depósito permitindo que ele gere novos empréstimos, criando uma bola de neve de ingestão de crédito. Esse crédito geralmente acaba entrando muito rapidamente na economia real (já que esta caindo na conta de pessoas fisicas), gerando aumento de preços.
Veja que eu não estou negando o impacto do BC, ele é sim parte do problema. Estou só demonstrando que os bancos comerciais tem uma parcela de culpa relevante e isso não foi dito no video.
E os bancos comerciais só podem ter esse tipo de comportamento pq hoje em dia eles tem esse status de "too big to fail" que sabem que vao ser resgatados pelo BC se fizerem merda.
faz um vídeo sobre a gestão do atual presidente do banco central, Roberto Campos Neto, por favor, parece que ele foi eleito o melhor presidente de banco central do mundo, então acho que há o que aprender com ele.
adoro teu canal
Opa meu mano, bem que poderia deixar as fontes (com links) na descrição, ajudaria muito.
Vídeo sensacional, eu só tenho uma dúvida: se o preço aumenta de acordo com a demanda, como funciona a questão de uma Ferrari por exemplo? A demanda é baixa mas o preço é alto. Não sei se essa questão é óbvia, mas tô pensando sobre isso
Recomendo a TODOS que assistam o Episódio 4 da série Hidden Secrets of Money, ele explica esse mesmo processo de compras de títulos pelo banco central, só que nesse caso é o federal reserve dos EUA, que influencia o mundo inteiro.
Tem mais um ponto importante.
O funcionário quer aumento todo ano por causa da inflação, pra manter a empresa e seu lucro, você precisa aumentar o valor do produto. E mesmo se houver uma deflação, você não pode reduzir o salário do funcionário, como vai reduzir o valor do produto então?
Não vão reduzir por conta das políticas do governo, mas é possível estabilizar os preços.
Bom, é isso que um governo minimamente descente deveria fazer, mas né.
@@desarme5853 pois é
Quando foi a última vez que tivemos um governo decente?
O vídeo é excelente e muito didático, mas infelizmente faltou uma informação muito importante, além de ser a primeira resposta dos políticos mal-intencionados ou simplesmente ingênuos e daqueles que pouco entendem de economia: "Então, por que não tabelar o preço dos produtos? Pelo menos daqueles essenciais para a sociedade?" .
Um exemplo muito bom para introduzir essa explicação foi a greve dos camioneiros no Brasil. Já que a Dilma não estava fazendo muita coisa útil, decidiu interferir na economia, sob a justificativa de estimular a indústria, resolve criar uma série de medidas para baratear os preços dos caminhões. Em 2012 lança o "Programa Procaminhões", além da redução do IPI entre 2013 a 2018
Como a teoria econômica já explica que os agentes econômicos reagem a incentivos, o mercado ficou com excesso de caminhões e os preços dos fretes não subiram ao mesmo passo do preço do diesel, já que o petróleo não quer aber dos planos da Dilma. Então, o resto é história e o governo federal teve que intervir mais uma vez nos preços da economia para dessa vez segurar artificialmente o preço do diesel.
Nesse momento, vem a tona novamente a pergunta: por que não tabelar o preço do frete? Por que isso é ruim?
Se você pensar por 3 minutos perceberá que não é tão fácil, ou até mesmo possível criar uma tabela para isso.
Veja: o preço depende da carga. Você precisa saber se é viva, liquida, inflamável, de difícil carga e descarga, controlada ou perigosa. O preço também depende do tipo de caminhão e do consumo dele, caminhões mais passados e mais fortes consomem mais. Além disso, exite o fator do percurso. As nossas estradas são umas mais maravilhosas do que outras, o que também influencia on preço, pois o automóvel precisa andar devagar e desviar dos buracos que decoram as vias do Brasil.
Agora imagine toda essa complexidade na definição dos preços de uma economia inteira, na cadeia de todos os produtos e tendo que ser feia a todos os meses ou até semanas, pois a economia e dinâmica e as coisas mudam a todo tempo.
A explicação é simples. Se você tabela ou controla o preço dos produtos e serviços, eles somem das prateleiras e deixam de ser oferecidos, pois não vale mais a pena serem vendidos.
Explicação perfeita.. 👏👏
Vídeo super informativo, obrigado irmos
Amo seus vídeos, são muito educativos! ❤❤
Conteúdo sensacional!! ⚡
Que vídeo sensacional!!