Acho que a dúvida se dá para quem não quer entender as premissas. Se o investidor faz pequenos aportes intervalados, uma hora ele tende a comprar “caro” e outra “barato” e se esse investimento for em ativo de qualidade, no longo prazo o valor aportado se torna irrelevante diante do aumento do patrimônio ( graças aos juros compostos). Preço importa? Não, se você respeitar as seguintes premissas: 1) Pequenos aportes em relação ao seu patrimônio 2) aportes regulares / em intervalos 3) ser um investimento de longo prazo ( os juros compostos precisam de tempo) 4) ser um ativo que mantenha o seu valor durante os anos. É fácil de entender? Sim É fácil de fazer ? Não
Você é fantástico Fábio! Tenho 54 anos, e quando você falou que a melhor hora de começar é a "hora que a gente se conscientizou", eu me senti mais animada do que estou para começar a trabalhar meu dinheiro de uma forma inusitada para mim. Bolsa de valores sempre foi um "bicho de sete cabeças" e coisa para quem tem muito dinheiro. Tenho estudado "um bocado" nestes últimos tempos e ouvi muita gente no youtube, mas você traz bastante segurança para quem te ouve! Grata pela dica! Muito sucesso para você.
Eu recebo meu salário no segundo dia útil e no mesmo dia faço o TED para a corretora e compro, dane-se pra lá e nem olho preço, só vou acertando as porcentagens, mas só invisto em empresa com fundamentos, prefiro ganhar pouco na valorização mas ganhar sempre, as minhas empresas estão em uma carteira feijão com arroz, simples, elétricas, saneamento, bancos e algumas empresas menores de qualidade comprovada e alguns FII conhecidos da galera, HGLG, KNRI, VISC, simples assim, tem dado certo até o momento.
Curiosamente, descobri que isso se aplica até a compras no mercado: Compras de mês, grandes, para o mês todo ou mais, é melhor comprar mais barato, numa rede atacadista, por exemplo. Mas compras corriqueiras, pequenas não vai fazer diferença ficar esperando promoção ou perder muito tempo indo pra longe ou enfrentar filas por causa de uma pequena diferença a mais. Na verdade, parece mais um " esforço burro ".
Quando digo que Preço Importa, não é exatamente guardar o dinheiro até a cotação de sua ação cair até determinado ponto que é o ideal para colocar dinheiro nela, e sim na hora de escolher em quais ações investir!! Existem ações que tem qualidade excepcional na bolsa e estão sendo vendidas com preços abaixo ao seu valor intrísseco. Eu adoro investir desse jeito. Benjamin Graham quando diz que preço importa ele fala sobre a hora de escolher as ações e não sobre o gráfico da cotação da ação... isso é loucura! Parece até Day Traders que ficam fazendo análise gráfico para investir. A gente tá falando é de análise fundamentalista.
Oi, Fabio. Acho que faltou apenas citar o fato/estudo de que há pouca diferença no longo prazo entre compras na baixa, na alta ou aleatórias. Para quem faz B&H, é um bálsamo para a mente.
A resposta verdadeira é: se vc pretende aportar mensalmente por mais de 15 anos, NÃO. Mas se você pretende investir muito de uma só vez e deseja fazer lucro em menos de 15 anos, importa SIM.
Os próprios holders admitem que o preço da ação acompanha o lucro. É claro que o preço importa. Mas é claro que não é tudo. Na minhaopinião, uma boa estratégia é fazer os aportes mensais (ou em qualquer intervalo regular de tempo) dando mais importância à qualidade do ativo que ao preço, porém ter uma reserva de oportunidade para aportes extras em períodos de baixa. Se você sabe que o preço vai voltar a acompanhar os resultados em algum momento, é claro que é uma boa oportunidade comprar mais barato nesses ciclos.
Muito bom o seu ponto de vista, no início devemos nos preocupar em ganhar mais dinheiro pra poder aportar mais, depois de 10 ou 20 anos fazendo isso teremos bastante experiência pra saber a que preço comprar e onde colocar esse dinheiro.
Parabéns Fábio esse conhecimento para iniciantes sobre tempo/aporte/ rentabilidade é fundamental e necessário para que as pessoas não percam o tempo sentadas de olo no HB tentando arriscar qual ação será a melhor ou que lhe trará um ótimo retorno.
Perfeito, fábio. Estou começando e não tinha analisado essa questão sobre a importancia no começo ser maior nos aportes! Faz todo sentido! Obrigado por compartilhar sua experiencia!
a questao é que analisar o preco so por essa otica está enviezado. Por exemplo, os bancos estavam "mais baratos" tomaram muita pancada na pandemia entao pq nao compra-los?? mesma coisa com as eletricas em 2015 no gov Dilma!!! ou seja preco importa sim agora NAO DEVE SER UM FATOR EXCLUSIVO DE ANALISE mas APENAS MAIS UM FATOR A SER ANALISADO. COMPREI BRADESCO A 17,00 NA PANDEMIA, CARAMBA COMO PRECO NAO IMPORTA??? fiz otimos negocios de boa empresa com precos que a volatilidade me permitiu. Sou muito fã do teu trabalho mas nessa discordo de boa na humildade!!👊👏
Fábio eu já faço isso lendo os fatos e comunicados e acompanhando os passos das empresas da minha carteira...a minha dificuldade é com as empresas internacionais no caso eu cito uma que tenho em carteira AES e CHK ambas boas empresas do setor de energia um eletrica e transmissão e outra na exploração de hidrocarbonetos meus esforço tem sido maior por conta da parte de lingua estrangeira. Ainda não comprei WEGE e Engie mas está na minha lista de compra e no momento estou ainda minha carteira e diversificando ela . Em fevereiro Mdias ta na agenda de entrada de minha carteira e troquei os bancões por ABC Brasil e Banrisul e ainda vai entrar a unica holding brasileira Itaúsa....na verdade eu olho preço por exemplo com o custo de B3SA3 quantas ações eu posso fazer aporte em minha carteira com o custo desta e qual vantagem tenho e se vai contribuir com a meta que estabelici....muitos chamam isso de sardinhagem mas eu chamo de estratégia pois quanto antes eu começar receber mais dividendos mais aportes e ações como B3 vão compor minha carteira...e com esta estratégia consequi uma rentabilidade de 10,89% sobre o Ibovespa isso com 10 empresas na carteira e investido 183 reais....agora vou receber meu primeiro provento e claro a wege vai entrar em minha carteira definitivamente por conta de um novo aporte junto com este provento!
Conteúdo muito bom Fábio, parabéns! Naturalmente o cérebro dos humanos foca em preço. A educação financeira - como a que você faz - é fundamental para condicionar o mindset para o longo prazo, que me parece ser o mais adequado para o sucesso do investidor. Forte abraco!
Fábio, voce colocou muito bem a questão se preço importa ou não, vai de cada um para que fim serve suas ações, tambem tenho esse mesmo pensamento, um grão de soja não é nada e ao mesmo tempo é tudo, depende do contesto que ele está alocado. Colocou muito bem, temos que nos preocupar no montante de aportes.
Cara tu fez eu mudar de pensamento. Eu estava me prendendo a um monte de coisas q não faziam sentido aprender agora. Obrigado por compartilhar a tua experiência :) vlw
Cara... vc me deu o start que eu precisava. Fiquei nessa de avaliar tanto, cheguei ate fazer tabelas das ações depois de tanta análise e ainda assim sintia a necessidade de mais análise. Hora de Ação nas ações.
@@CanaldoHolder Claro claro... digo eu adquiri o curso do Fogaça e fiz já uma pre selecao de ações tb... mas sempre fiquei na idéia do "calma, deixa eu ver mais um negocinho ali..."
Bom dia Fábio! Tudo bem com você? Aprendendo muito a cada vídeo do seu canal. Obrigado! Estou montando a minha carteira baseada nos conceitos que você ensina no seu canal!! Bora ser holder de sucesso!! 🚀🚀🚀🚀🚀
Boa tarde Fabio! Começo agradecendo todas as informações relevantes que você passa. Estou acompanhando alguns especialistas em renda variável e você é o profissional mais didático na minha opinião, mas não desmerecendo os demais! Comecei hoje fazendo meus aportes pensando a longo prazo. Pretendo fazer seu curso para adquirir mais conhecimentos. Sucesso para você.
Parabéns pelo vídeo. Excelente resposta a questão preço importa, ótimos argumentos, bem ponderados. Ajudou muita gente a esclarecer essa questão de maneira racional.
Mais c o preço no futuro sobe então o preço tem a ver com tempo . Isto q pensei . Ae quem compra de uma vez importa mais aportes nao da pra ficar adivinhando . C for olhar as ações a 5 anos atrás a maioria estão mais caras então tempo .
Engraçado como depois de um tempo investindo a gente vai perdendo essa mania do preço e de ficar olhando cotação e o volume da caretira diariamente, leva tempo, só aprendi isso depois de 2 anos na bolsa, mas acontece e realmente como o Fabio reforça, no inicio preço é o de menos e uma pessoa inexperiente jamais acertará um bom preço, isso tb leva tempo para ser aprendido, e mesmo assim se erra mais do que se acerta, parabéns Fábio.
Como sempre muito bom! Só posso usufruir dos recursos investidos após pagar o IR, portanto não levo em conta o IR a pagar para vender a ação. Sempre calculo o valor líquido (após IR).
Ótimo vídeo! Parabéns, Fábio! Essa discussão é muito frequente, né?! Mas claro que preço importa, não há dúvida. A questão que deve ser discutida é: devo TENTAR ACERTAR O MELHOR PREÇO? Para esta pergunta a resposta é que pode ser NÃO (cabem argumentos válidos pros dois lados aqui, depende do perfil do investidor ao meu ver). Mas é óbvio que quanto mais barato pagar por uma ação, maior o número de ações que vai comprar com o mesmo aporte. Logo, quem compra ações a um preço mais baixo acumula mais ações, consequentemente mais patrimônio e os rendimentos dele (seja em dividendos, crescimento da empresa ou programa de recompra). Exemplo a própria Ambev. Quem aportou 10 mil em 2018 a R$ 22 a ação, tem 454 ações hoje. Já quem aportou 10 mil no auge da crise 2020, a R$ 11, tem 908 ações. Mesmo aporte, dobro de patrimônio! E aí preço importa ou não importa?
fala Fabio.. antes de mais nada, parabens por mais este vid. sei que o que vou falar esta OFF topic aqui, e nao diria ser algo urgente, mas acho valido pois acabei de ver um vid sobre desdobramento das acoes do itau... e se isso procede mesmo, é uma ótima sugestão para um vid ASAP ja que td mundo gosta e tem muito publico (tanto dos q ja te acompanham qto para novos viewers)
Tenho 33 anos e pretendo fazer aportes de 400 reais mensalmente, não vejo ninguém falando em pequenos aportes para se ter um resultado, mas seu vídeo é muito bom.
Valor é diferente de preço, se o valor da empresa e os fundamentos nao mudaram, os aportes na minha opinião devem continuar, porém nas baixa alem dos aportes ter um caixa pra comprar as ações com preços baixos como aconteceu nessa crise
parabéns pelo canal TU É MUITO INTELIGENTE. você PODE FAZER UM VIDEO OU ME EXPLICAR AQUI SOBRE O QUE SIGNIFICA E PRA QUE SERVE O QUE PETER LYNCH DIZ SOBRE asset plays ?
Apesar de não ter interesse em vender meus aportes, sempre verifico o preço ao investir novamente. Em um mercado, como a bolsa de valores, que possui muitas oscilações e especulações, olhar o gráfico de cotação não custa nada por prevenção. O que considero fundamental não é o preço do ativo, mas sim a qualidade dele. E, o MAIS IMPORTANTE, é não alocar parte grande de sua renda em investimento, pois dessa forma não ficará preocupado em vender quando o valor cair ou subir demais. Isso é o mais importante para evitar perda de tempo e dinheiro
Bom dia holder, mto bom acordar no domingo, e ter vídeo novo no canal, p ficar na cama antes do café da manhã, realmente os preços não importam p os investidores b&h, eh vcs observarem o passado
Grande Fábio, seu canal é show. Gostaria de desenvolver com vocês um raciocínio tomando como partida este vídeo. Se, no longo prazo, o que mais importa são a frequência dos aportes e o montante aportado, conforme descrito no vídeo, para aqueles que não têm muito tempo para se dedicar aos estudos sobre o marcado acionário, não seria mais fácil e prático investir num fundo de ações ao invés de fazê-lo diretamente, já que o rendimento, ao final, seria aproximado?
Penso que importa SIM, pois se for alto demais o preço as chances e oportunidades de crescimento, valorização da ação tende a estagnar-se e no longo prazo se a empresa não for no mínimo expressivo em dividendos, por ex.... o ativo ficaria....(parado?). Já errei muito na bolsa e me arrependo de uma que ate hoje me tira o sono....mas, é a vida.
Oi Fábio, bom dia. Acho show de bola os seus vídeos. Uma sugestão que gostaria de dar é você apresentar suas idéias também através de números. Acho que assim você conseguirá atingir ainda mais escritos, com exemplos práticos sobre os assuntos apresentados. Parabéns pelo Canal e sucesso em 2019!
Cara eu tenho muita dificuldade em focar a minha carteira mais em equilibrio entre os ativos ou dy mais alto. Lógico que só coloco empresas boas, mas ainda sim é um dúvida
Fala, Fábio! Descobrindo seu canal agora, cara. Cheguei nele pelos vídeos do Bastter e já de cara percebi uma diferença brutal: A "didática" do Bastter se escora em agressividade e repetição de conceitos. O grande problema disso é que muitas vezes eu me sentia burro por não pegar conceitos que ele repetia insistentemente e de forma agressiva. Vendo esse e outros vídeos seus, ficou claro que o problema não era eu. O problema é que pra ele tudo era "muito óbvio" e muito dos fundamentos que sustentavam os conceitos que ele repetia, ele simplesmente não se preocupava em explicar. A merda é que, pro leigo, tudo parece raciocínio circular. Tipo: "O preço do ativo não importa porque preço médio é bullshit. O importante é ser sócio de boas empresas". O leigo continua sem saber se o preço do ativo importa. Com paciência e didática você fugiu desse raciocínio circular. Parabéns.
Ei Fábio, essa forma de comprar ações ordinárias fortes mensalmente em tempos bons e ruins é o mesmo programa que o Graham cita na introdução do investidor inteligente que é conhecido como "Fazer custo médio em dólares"?
Da minha parte, só sigo o Ben Graham, que é mt claro nisso "Com relação a 99% dos valores mobiliários, podemos afirmar que, a algum preço, estão suficientemente baratos para serem comprados e, a algum outro preço, tão caros que deveriam ser vendidos." [...] "As perdas realmente as-sombrosas dos últimos anos (e em muitas ocasiões anteriores semelhantes) aconteceram com aquelas ações ordinárias das quais os compradores se esqueceram de perguntar o preço." O Investidor Inteligente, pag. 26
5 років тому+1
Graham fala de valor intrínseco da ação, de comprar quando abaixo e vender acima. Mas ele tbm fala que uma alternativa seria o “preço médio em dólar”, que ele não recomenda começar a fazer em tempos que se acha o mercado caro, mas que ainda é uma alternativa.
@@CanaldoHolder ia ser muito bom, esse ano tive que aprender na marra, meu contador nem sabia o que era ação kkkk, foi bom que aprendi a fazer toda declaração sozinho , e economizei 150 conto
Para quem começar zerado e investir entre 500 a 1000 reais mensais, será que 10 anos teria um patrimônio minimamente relevante? Qual seria a rentabilidade esperada para 10 anos?
Bacana Fábio! Eu estou c o Daniel Nigri no momento, pois somente com ele comecei a ter confiança pra investir em ações. Mas comecei a olhar o site do Bastter e fiquei em dúvida haha, pois o Daniel tem preço de compra c segurança e preço médio das ações. Esse mundo é meio complicado ainda pra mim 😞
Oi Renata, a única certeza que existe no mundo dos investimentos é que não existe certo ou errado. Realmente é muito confortante para o investidor ter um preço máximo que te dê uma margem de segurança, porém, no longo prazo, não dá pra saber se essa será a melhor estratégia. São muitas variáveis que precisam ser analisadas. Eu prefiro deixar o preço um pouco de lado e focar nas empresas vencedoras no longo prazo. Como dizia buffet: "It's a far better deal to buy a wonderful company at a fair price, than a fair company at a wonderful price".
Compra renda fixa, já que preço x valor não importa...Ou compra Cielo a 32,00... Eternit a 15,00...Quem sabe Microsoft em 1999 a USD52,00 e dezesseis anos depois neste mesmo preço....
fabio, já pensou em criar um site de análises (tipo fundamentei, fundamentos, e etc...) mas trazendo tb o contexto de funcionamento da empresa? Hoje em dia vemos muitos números, p/l aqui, p/vp ali, roic isso, roe aquilo, mas muitas vezes sem a análise da empresa, setor e sua forma de trabalhar, não servem de nada. Não sei se já existe (e se você souber, ficaria mt contente se pudesse compartilhar), mas acho que inovaria o jeito de realizar o VALUE das empresas. Análise somente de números é um modo muito engessado ao meu ver
A gente só acha um vídeo desse depois que estudou tudo que tinha que estudar ! 😩 agora vou correr atrás de investir em aumentar o meu trabalho pra ganhar mais dinheiro 💰
Sempre ótimos videos e assuntos...a propósito, os dividendos das empresas, ex: ITAU, ambev e ENGIE , como eu descubro e como calculo ou seja, onde descubro tudo isso? ABRAÇO meu GURI!!!!!
As empresas divulgam em fatos relevantes. No portal CEI (dentro da bovespa) você tem acesso a tudo que vai receber das empresas. Tudo que já foi declarado e vai entrar no futuro. É só se cadastrar no CEI (Canal Eletrônico do Investidor), dentro do site da bovespa.
O exemplo do imposto (de um milhão para 950mil) não ficou muito preciso. O imposto de renda incide sobre o ganho de capital e não sobre o capital ele próprio. No teu exemplo a pessoa juntou a maior parte desse milhão com aportes. Portanto a maior parte desse milhão deveria ser considerada capital sobre o qual não incide imposto. (A não ser que você estivesse sugerindo que esse milhão era apenas o rendimento da carteira da pessoa.) Mas não tome este comentário como uma crítica mesquinha, por favor. Eu gosto do teu canal e acho que você faz um grande serviço aos investidores autônomos.
Sim, foi simplista mas é mais ou menos por aí. No longo prazo, a maior parte do patrimônio é rendimento, e não aporte. Mas não quis entrar nesse detalhe.
Concordo caiu compre 😁😁😁 sem falar que ficar mexendo mto ir destrói meses as vezes de rentabilidade e já não é fácil vencer a inflação em todos investimentos...
Oi, Fabio, parabens pelo excelente trabalho. Fiquei com uma dúvida: Se o preço não importa pq o mercado é eficiente em precificar os ativos e consoderando que é impossivel bater o mercado no longo prazo, então, por que eu deveria fazer qualquer esforço para avaliar as empresas? Não bastaria apenas acompanhar o mercado?
opa,eu acho que você deve analisar as empresas para conseguir escolher boas empresas e que derão bons frutos no futuro.Com isso,você terá um rendimento acima da média,ficar na média não é difícil o problema é estar acima dela e para isso é necessário dedicação e muito estudo.(eu acho)
@@carlosdourado79 Valeu, amigo, obrigado pela resposta. Mas, acho que ainda não resolve a questão. Se é possível bater o mercado, então, o que significa dizer que o mercado é eficiente em precificar os ativos? Eu entendo agora que o mercado não é totalmente eficiente e nem totalmente ineficiente mais tem um grau de eficiência.
Fala Fábio... tinha uma ótima reserva que vim aportando desde fevereiro e finalizei antes das eleições, ou seja, consegui pegar bastante as baixas! Agora com a bolsa subindo, devo acumular uma nova reserva para uma futura baixa ou devo aportar mês a mês naquela que estiver mais barata?
Estava revendo seu vídeo hoje, 19.11.22 e quero expor meu exemplo. Em 19.08.19 fiz meu primeiro aporte em WEGE3, paguei "caro", depois fiz mais alguns, sempre ouvindo que WEGE3 estava "cara". Hoje meu PM está em R$ 15,16 enquanto cotação está R$ 39,28. Será que o preço realmente importou ou o que realmente importou foi comprar um ativo bom?
Fábio, estive olhando no home broker de uma empresa. E lá apareciam no book de ofertas pessoas negociando preços de compra 11,57 e pessoas vendendo 11,50. Não entendi muito porque o preço de quem estava vendendo estava menor do que o que estava comprando. Fiquei pensando quando ocorrer de fato a compra qual dos valores será cobrado de quem comprou 11,57 ou 11,50?
Fabio, eu sei disso e se as ações não cairem, fico fora definitivamente, porque como vc sabe, existem centenas de empresas na bolsa, pra gente investir e não dá pra ser sócio de todas elas. A minha carteira, já está formada e eu só vou aumenta-la, quando achar alguma empresa boa e descontada, senão paciência, vou continuar aportando em uma ou duas das que já tenho em carteira.
Entendi! Porém voce fala de carteira e de aportes supondo sempre existir rentabilidade. E SE durante o tempo e com os aportes a carteira nao tiver rentabilidade, pelo contrário, desvalorizar, mesmo assim ainda tenho que continuar aportando e so depois gastar o meu tempo estudando? eu nao estaria patinando no gelo? Desde já agradeço sua resposta.
Acho que a dúvida se dá para quem não quer entender as premissas. Se o investidor faz pequenos aportes intervalados, uma hora ele tende a comprar “caro” e outra “barato” e se esse investimento for em ativo de qualidade, no longo prazo o valor aportado se torna irrelevante diante do aumento do patrimônio ( graças aos juros compostos).
Preço importa?
Não, se você respeitar as seguintes premissas:
1) Pequenos aportes em relação ao seu patrimônio
2) aportes regulares / em intervalos
3) ser um investimento de longo prazo ( os juros compostos precisam de tempo)
4) ser um ativo que mantenha o seu valor durante os anos.
É fácil de entender? Sim
É fácil de fazer ? Não
Perfeito
Perfeito [2]
Perfeito [3]
Perfeito [4]
Perfeito
Você é fantástico Fábio! Tenho 54 anos, e quando você falou que a melhor hora de começar é a "hora que a gente se conscientizou", eu me senti mais animada do que estou para começar a trabalhar meu dinheiro de uma forma inusitada para mim. Bolsa de valores sempre foi um "bicho de sete cabeças" e coisa para quem tem muito dinheiro. Tenho estudado "um bocado" nestes últimos tempos e ouvi muita gente no youtube, mas você traz bastante segurança para quem te ouve! Grata pela dica! Muito sucesso para você.
Obrigado Iara!
Parabéns pela atitude, Iara
@@satoruuu02 Vamos ver como você estará, SE chegar até lá...
@@satoruuu02 sem querer ofender, mas vai se foder
Eu recebo meu salário no segundo dia útil e no mesmo dia faço o TED para a corretora e compro, dane-se pra lá e nem olho preço, só vou acertando as porcentagens, mas só invisto em empresa com fundamentos, prefiro ganhar pouco na valorização mas ganhar sempre, as minhas empresas estão em uma carteira feijão com arroz, simples, elétricas, saneamento, bancos e algumas empresas menores de qualidade comprovada e alguns FII conhecidos da galera, HGLG, KNRI, VISC, simples assim, tem dado certo até o momento.
Parabéns. Sucesso Nos investimentos
Está 4 anos fazendo o mesmo ainda ?
KKKK agradece ai o Eduardo Cavalcanti, vim parar aqui por causa dele. Fez uma playlist e colocou seus vídeos junto.
Curiosamente, descobri que isso se aplica até a compras no mercado:
Compras de mês, grandes, para o mês todo ou mais, é melhor comprar mais barato, numa rede atacadista, por exemplo.
Mas compras corriqueiras, pequenas não vai fazer diferença ficar esperando promoção ou perder muito tempo indo pra longe ou enfrentar filas por causa de uma pequena diferença a mais.
Na verdade, parece mais um " esforço burro ".
Quando digo que Preço Importa, não é exatamente guardar o dinheiro até a cotação de sua ação cair até determinado ponto que é o ideal para colocar dinheiro nela, e sim na hora de escolher em quais ações investir!! Existem ações que tem qualidade excepcional na bolsa e estão sendo vendidas com preços abaixo ao seu valor intrísseco. Eu adoro investir desse jeito. Benjamin Graham quando diz que preço importa ele fala sobre a hora de escolher as ações e não sobre o gráfico da cotação da ação... isso é loucura! Parece até Day Traders que ficam fazendo análise gráfico para investir. A gente tá falando é de análise fundamentalista.
Fábio vc é analista mais didático e inteligente que já vi. Vc me ajuda muito. Obrigado
Oi, Fabio. Acho que faltou apenas citar o fato/estudo de que há pouca diferença no longo prazo entre compras na baixa, na alta ou aleatórias. Para quem faz B&H, é um bálsamo para a mente.
Sim! Faltou mesmo!
A resposta verdadeira é: se vc pretende aportar mensalmente por mais de 15 anos, NÃO. Mas se você pretende investir muito de uma só vez e deseja fazer lucro em menos de 15 anos, importa SIM.
Sim, por aí mesmo.
@Monty Montana Mas é quando vc estiver velho que você mais vai precisar.
Concordo, Corvo José.
Eu diria até menos, 5 a 10 anos
Os próprios holders admitem que o preço da ação acompanha o lucro. É claro que o preço importa. Mas é claro que não é tudo. Na minhaopinião, uma boa estratégia é fazer os aportes mensais (ou em qualquer intervalo regular de tempo) dando mais importância à qualidade do ativo que ao preço, porém ter uma reserva de oportunidade para aportes extras em períodos de baixa. Se você sabe que o preço vai voltar a acompanhar os resultados em algum momento, é claro que é uma boa oportunidade comprar mais barato nesses ciclos.
Muito bom o seu ponto de vista, no início devemos nos preocupar em ganhar mais dinheiro pra poder aportar mais, depois de 10 ou 20 anos fazendo isso teremos bastante experiência pra saber a que preço comprar e onde colocar esse dinheiro.
Sugestão de tema para futuros vídeos: técnicas/métodos de como usufruir de uma carteira de ações já consolidada
Só tem 2 formas: dividendos ou vendendo parte da carteira. Mas obrigado pela sugestão!
Parabéns Fábio esse conhecimento para iniciantes sobre tempo/aporte/ rentabilidade é fundamental e necessário para que as pessoas não percam o tempo sentadas de olo no HB tentando arriscar qual ação será a melhor ou que lhe trará um ótimo retorno.
Obrigado Antonio!
Estou estudando pra começar e esse foi o vídeo mais significativo que vi até agora. Obrigado!
Perfeito, fábio. Estou começando e não tinha analisado essa questão sobre a importancia no começo ser maior nos aportes! Faz todo sentido! Obrigado por compartilhar sua experiencia!
Obrigado Anon!
Muito esclarecedor esse vídeo. Parabéns, Fábio, seu canal é referência .
a questao é que analisar o preco so por essa otica está enviezado. Por exemplo, os bancos estavam "mais baratos" tomaram muita pancada na pandemia entao pq nao compra-los?? mesma coisa com as eletricas em 2015 no gov Dilma!!! ou seja preco importa sim agora NAO DEVE SER UM FATOR EXCLUSIVO DE ANALISE mas APENAS MAIS UM FATOR A SER ANALISADO. COMPREI BRADESCO A 17,00 NA PANDEMIA, CARAMBA COMO PRECO NAO IMPORTA??? fiz otimos negocios de boa empresa com precos que a volatilidade me permitiu. Sou muito fã do teu trabalho mas nessa discordo de boa na humildade!!👊👏
Fábio eu já faço isso lendo os fatos e comunicados e acompanhando os passos das empresas da minha carteira...a minha dificuldade é com as empresas internacionais no caso eu cito uma que tenho em carteira AES e CHK ambas boas empresas do setor de energia um eletrica e transmissão e outra na exploração de hidrocarbonetos meus esforço tem sido maior por conta da parte de lingua estrangeira. Ainda não comprei WEGE e Engie mas está na minha lista de compra e no momento estou ainda minha carteira e diversificando ela . Em fevereiro Mdias ta na agenda de entrada de minha carteira e troquei os bancões por ABC Brasil e Banrisul e ainda vai entrar a unica holding brasileira Itaúsa....na verdade eu olho preço por exemplo com o custo de B3SA3 quantas ações eu posso fazer aporte em minha carteira com o custo desta e qual vantagem tenho e se vai contribuir com a meta que estabelici....muitos chamam isso de sardinhagem mas eu chamo de estratégia pois quanto antes eu começar receber mais dividendos mais aportes e ações como B3 vão compor minha carteira...e com esta estratégia consequi uma rentabilidade de 10,89% sobre o Ibovespa isso com 10 empresas na carteira e investido 183 reais....agora vou receber meu primeiro provento e claro a wege vai entrar em minha carteira definitivamente por conta de um novo aporte junto com este provento!
Show!! Uma visão mais panorâmica, levando em consideração os principais fatores no tempo 👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado!
Já dou o like antes de assistir, pois sei que vou aprender mais, parabéns. Obrigado pelo compartilhamento das informações.
Obrigado pela confiança!
Excelente explicação. Top demais.
Conteúdo muito bom Fábio, parabéns! Naturalmente o cérebro dos humanos foca em preço. A educação financeira - como a que você faz - é fundamental para condicionar o mindset para o longo prazo, que me parece ser o mais adequado para o sucesso do investidor. Forte abraco!
Eh, não devemos operar dinheiro na bolsa, mas as posições dos papéis, ações, as qtdes delas
Obrigado Robson!
Fábio, voce colocou muito bem a questão se preço importa ou não, vai de cada um para que fim serve suas ações, tambem tenho esse mesmo pensamento, um grão de soja não é nada e ao mesmo tempo é tudo, depende do contesto que ele está alocado. Colocou muito bem, temos que nos preocupar no montante de aportes.
Obrigado Rogério!
Cara tu fez eu mudar de pensamento.
Eu estava me prendendo a um monte de coisas q não faziam sentido aprender agora. Obrigado por compartilhar a tua experiência :) vlw
Cara... vc me deu o start que eu precisava. Fiquei nessa de avaliar tanto, cheguei ate fazer tabelas das ações depois de tanta análise e ainda assim sintia a necessidade de mais análise. Hora de Ação nas ações.
Tem que começar para aprender. Comece sempre pequeno pois no começo sempre fazemos besteira rsrsrsrsrs
@@CanaldoHolder Claro claro... digo eu adquiri o curso do Fogaça e fiz já uma pre selecao de ações tb... mas sempre fiquei na idéia do "calma, deixa eu ver mais um negocinho ali..."
Gostaria de deixar aqui um recado para as propagandas excessivas da Empiricus: EU NÃO AGUENTO MAIS VCS!
Kkkkkkkk tá difícil
@@CanaldoHolder Boa , Jean!! realmente é insuportável!! Além do que a forma como eles se apresentam é presunçosa , antipática e muito alarmista!!
Consegui desativar, cara. Procura no Google.
Aprendendo muito a cada vídeo do seu canal. Obrigado!
Obrigado!
Bom dia Fábio! Tudo bem com você?
Aprendendo muito a cada vídeo do seu canal. Obrigado!
Estou montando a minha carteira baseada nos conceitos que você ensina no seu canal!!
Bora ser holder de sucesso!! 🚀🚀🚀🚀🚀
Parabéns Fabrício, o Fábio eh d primeiro mundo
R SN obrigado meu amigo! Fábio é fera mesmo!! 👍🏾
Obrigado Fabricio! Fico feliz em poder ajudar! 🙌
@@CanaldoHolder, 😍
Boa tarde Fabio! Começo agradecendo todas as informações relevantes que você passa. Estou acompanhando alguns especialistas em renda variável e você é o profissional mais didático na minha opinião, mas não desmerecendo os demais! Comecei hoje fazendo meus aportes pensando a longo prazo. Pretendo fazer seu curso para adquirir mais conhecimentos. Sucesso para você.
Oi Sandra! Obrigado pelo depoimento! Um abs!
Parabéns pelo vídeo. Excelente resposta a questão preço importa, ótimos argumentos, bem ponderados.
Ajudou muita gente a esclarecer essa questão de maneira racional.
Obrigado!
Para mim, pouco importa o preço, o que me importa é os fundamentos da empresa, aquisição de boas empresas pagam essas contas. Ótimo vídeo.
Obrigaod!
Mais c o preço no futuro sobe então o preço tem a ver com tempo . Isto q pensei . Ae quem compra de uma vez importa mais aportes nao da pra ficar adivinhando . C for olhar as ações a 5 anos atrás a maioria estão mais caras então tempo .
Engraçado como depois de um tempo investindo a gente vai perdendo essa mania do preço e de ficar olhando cotação e o volume da caretira diariamente, leva tempo, só aprendi isso depois de 2 anos na bolsa, mas acontece e realmente como o Fabio reforça, no inicio preço é o de menos e uma pessoa inexperiente jamais acertará um bom preço, isso tb leva tempo para ser aprendido, e mesmo assim se erra mais do que se acerta, parabéns Fábio.
Esse vídeo abriu meus olhos, obrigado!
Como sempre muito bom! Só posso usufruir dos recursos investidos após pagar o IR, portanto não levo em conta o IR a pagar para vender a ação. Sempre calculo o valor líquido (após IR).
Maios ou menos, vc pode usufruir dos dividendos, sem pagar IR.
👍🏻verdade
Excelente vídeo, ótimas ponderaçoes sobre aporte, rentabilidade e prazo e os momentos que cada uma tem mais ou menos relevância. Parabéns.
Parabéns pela análise.. Conteúdo de primeiríssima qualidade!
Obrigado por compartilhar!
Obrigado!
Ótimo vídeo! Parabéns, Fábio!
Essa discussão é muito frequente, né?! Mas claro que preço importa, não há dúvida. A questão que deve ser discutida é: devo TENTAR ACERTAR O MELHOR PREÇO? Para esta pergunta a resposta é que pode ser NÃO (cabem argumentos válidos pros dois lados aqui, depende do perfil do investidor ao meu ver).
Mas é óbvio que quanto mais barato pagar por uma ação, maior o número de ações que vai comprar com o mesmo aporte. Logo, quem compra ações a um preço mais baixo acumula mais ações, consequentemente mais patrimônio e os rendimentos dele (seja em dividendos, crescimento da empresa ou programa de recompra).
Exemplo a própria Ambev. Quem aportou 10 mil em 2018 a R$ 22 a ação, tem 454 ações hoje. Já quem aportou 10 mil no auge da crise 2020, a R$ 11, tem 908 ações. Mesmo aporte, dobro de patrimônio! E aí preço importa ou não importa?
O difícil é ter a bola de cristal...😅
fala Fabio.. antes de mais nada, parabens por mais este vid.
sei que o que vou falar esta OFF topic aqui, e nao diria ser algo urgente, mas acho valido pois acabei de ver um vid sobre desdobramento das acoes do itau... e se isso procede mesmo, é uma ótima sugestão para um vid ASAP ja que td mundo gosta e tem muito publico (tanto dos q ja te acompanham qto para novos viewers)
Esse cara é muito bom!
Obrigado!
Gratidão pelo seu tempo.
Parabéns Fábio! E vamos em frente! Boas empresas, aporte e tempo!
Nada ganha do tempo, nem taxas, rs
Obrigado!
Fabio, fale de Linx... empresa abriu na bolsa de NY esse mês...
Tenho 33 anos e pretendo fazer aportes de 400 reais mensalmente, não vejo ninguém falando em pequenos aportes para se ter um resultado, mas seu vídeo é muito bom.
Valor é diferente de preço, se o valor da empresa e os fundamentos nao mudaram, os aportes na minha opinião devem continuar, porém nas baixa alem dos aportes ter um caixa pra comprar as ações com preços baixos como aconteceu nessa crise
parabéns pelo canal TU É MUITO INTELIGENTE. você PODE FAZER UM VIDEO OU ME EXPLICAR AQUI SOBRE O QUE SIGNIFICA E PRA QUE SERVE O QUE PETER LYNCH DIZ SOBRE asset plays ?
Apesar de não ter interesse em vender meus aportes, sempre verifico o preço ao investir novamente. Em um mercado, como a bolsa de valores, que possui muitas oscilações e especulações, olhar o gráfico de cotação não custa nada por prevenção.
O que considero fundamental não é o preço do ativo, mas sim a qualidade dele. E, o MAIS IMPORTANTE, é não alocar parte grande de sua renda em investimento, pois dessa forma não ficará preocupado em vender quando o valor cair ou subir demais. Isso é o mais importante para evitar perda de tempo e dinheiro
Conteúdo incrível 👊🏻
Bom dia holder, mto bom acordar no domingo, e ter vídeo novo no canal, p ficar na cama antes do café da manhã, realmente os preços não importam p os investidores b&h, eh vcs observarem o passado
Obrigado R SN!
@@CanaldoHolder, 😍
@Monty Montana, não eh lavagem cerebral dos cachorros brancos e loucos, eh uma realidade, o preço não importa, se vc discorda, prova p gente
@Monty Montana, então não reclama, p ser adivinho tipo mãe dinah, não precisa nem ter jardim 1
@Monty Montana, hahahaha, vc aportaria mensalmente onde então, diz aí o que faz
Vc manda muito bem mano!!
Está me ajudando d+
Muito obrigado por compartilhar conhecimento
Grande Fábio, seu canal é show. Gostaria de desenvolver com vocês um raciocínio tomando como partida este vídeo. Se, no longo prazo, o que mais importa são a frequência dos aportes e o montante aportado, conforme descrito no vídeo, para aqueles que não têm muito tempo para se dedicar aos estudos sobre o marcado acionário, não seria mais fácil e prático investir num fundo de ações ao invés de fazê-lo diretamente, já que o rendimento, ao final, seria aproximado?
Penso que importa SIM, pois se for alto demais o preço as chances e oportunidades de crescimento, valorização da ação tende a estagnar-se e no longo prazo se a empresa não for no mínimo expressivo em dividendos, por ex.... o ativo ficaria....(parado?). Já errei muito na bolsa e me arrependo de uma que ate hoje me tira o sono....mas, é a vida.
Oi Fábio, bom dia. Acho show de bola os seus vídeos. Uma sugestão que gostaria de dar é você apresentar suas idéias também através de números. Acho que assim você conseguirá atingir ainda mais escritos, com exemplos práticos sobre os assuntos apresentados. Parabéns pelo Canal e sucesso em 2019!
Aporte e tempo ... Essa é a fórmula do sucesso 💪👍☝
👍
Considerando investimento em fundos de mais ou menos 100 a cota.
Cara eu tenho muita dificuldade em focar a minha carteira mais em equilibrio entre os ativos ou dy mais alto. Lógico que só coloco empresas boas, mas ainda sim é um dúvida
Fala, Fábio! Descobrindo seu canal agora, cara. Cheguei nele pelos vídeos do Bastter e já de cara percebi uma diferença brutal: A "didática" do Bastter se escora em agressividade e repetição de conceitos. O grande problema disso é que muitas vezes eu me sentia burro por não pegar conceitos que ele repetia insistentemente e de forma agressiva. Vendo esse e outros vídeos seus, ficou claro que o problema não era eu. O problema é que pra ele tudo era "muito óbvio" e muito dos fundamentos que sustentavam os conceitos que ele repetia, ele simplesmente não se preocupava em explicar. A merda é que, pro leigo, tudo parece raciocínio circular. Tipo: "O preço do ativo não importa porque preço médio é bullshit. O importante é ser sócio de boas empresas". O leigo continua sem saber se o preço do ativo importa.
Com paciência e didática você fugiu desse raciocínio circular.
Parabéns.
Muito bom o vídeo Fábio, bem esclarecedor e didático!
Obg!
Aqui é like antes do Fábio começar a falar! Parabéns pelo canal, cara.. você é sinistro!
Obrigado demais!!!
Fabinho. Quando você fala de no máximo 20 ou 25 ativos na diversificação os fiis estão inclusos?
Cara, q conteúdo foda! Obg
Ei Fábio, essa forma de comprar ações ordinárias fortes mensalmente em tempos bons e ruins é o mesmo programa que o Graham cita na introdução do investidor inteligente que é conhecido como "Fazer custo médio em dólares"?
Perfeita explicação!!!
Da minha parte, só sigo o Ben Graham, que é mt claro nisso
"Com relação a 99% dos valores mobiliários, podemos afirmar que, a algum preço, estão suficientemente baratos para serem comprados e, a algum outro preço, tão caros que deveriam ser vendidos." [...]
"As perdas realmente as-sombrosas dos últimos anos (e em muitas ocasiões anteriores semelhantes) aconteceram com aquelas ações ordinárias das quais os compradores se esqueceram de perguntar o preço."
O Investidor Inteligente, pag. 26
Graham fala de valor intrínseco da ação, de comprar quando abaixo e vender acima. Mas ele tbm fala que uma alternativa seria o “preço médio em dólar”, que ele não recomenda começar a fazer em tempos que se acha o mercado caro, mas que ainda é uma alternativa.
Excelente vídeo, obrigado!
Bacana 👍👍👍Faz um vídeo como fazer declarações de ações...no imposto de renda, seria legal.
Mais pro final do ano eu faço sim!
@@CanaldoHolder ia ser muito bom, esse ano tive que aprender na marra, meu contador nem sabia o que era ação kkkk, foi bom que aprendi a fazer toda declaração sozinho , e economizei 150 conto
Ou como faz a guia quando se vende ações e tem que recolher ir sobre o lucro.
Fale a IRB re seguros, estava pensando nela
Para quem começar zerado e investir entre 500 a 1000 reais mensais, será que 10 anos teria um patrimônio minimamente relevante? Qual seria a rentabilidade esperada para 10 anos?
Ótima explicação, parabéns!
Bacana Fábio! Eu estou c o Daniel Nigri no momento, pois somente com ele comecei a ter confiança pra investir em ações. Mas comecei a olhar o site do Bastter e fiquei em dúvida haha, pois o Daniel tem preço de compra c segurança e preço médio das ações. Esse mundo é meio complicado ainda pra mim 😞
Oi Renata, a única certeza que existe no mundo dos investimentos é que não existe certo ou errado. Realmente é muito confortante para o investidor ter um preço máximo que te dê uma margem de segurança, porém, no longo prazo, não dá pra saber se essa será a melhor estratégia. São muitas variáveis que precisam ser analisadas. Eu prefiro deixar o preço um pouco de lado e focar nas empresas vencedoras no longo prazo. Como dizia buffet: "It's a far better deal to buy a wonderful company at a fair price, than a fair company at a wonderful price".
Compra renda fixa, já que preço x valor não importa...Ou compra Cielo a 32,00... Eternit a 15,00...Quem sabe Microsoft em 1999 a USD52,00 e dezesseis anos depois neste mesmo preço....
5 anos atrás o vídeo e o UA-cam me recomendou agora
fabio, já pensou em criar um site de análises (tipo fundamentei, fundamentos, e etc...) mas trazendo tb o contexto de funcionamento da empresa? Hoje em dia vemos muitos números, p/l aqui, p/vp ali, roic isso, roe aquilo, mas muitas vezes sem a análise da empresa, setor e sua forma de trabalhar, não servem de nada. Não sei se já existe (e se você souber, ficaria mt contente se pudesse compartilhar), mas acho que inovaria o jeito de realizar o VALUE das empresas. Análise somente de números é um modo muito engessado ao meu ver
Excelente o conteúdo deste vídeo!!!
Excelente....segura o like ae...
A gente só acha um vídeo desse depois que estudou tudo que tinha que estudar ! 😩 agora vou correr atrás de investir em aumentar o meu trabalho pra ganhar mais dinheiro 💰
É isso Carla! Foco nos aportes!
Excelente explicação!
Obrigado!
Sempre ótimos videos e assuntos...a propósito, os dividendos das empresas, ex: ITAU, ambev e ENGIE , como eu descubro e como calculo ou seja, onde descubro tudo isso? ABRAÇO meu GURI!!!!!
As empresas divulgam em fatos relevantes. No portal CEI (dentro da bovespa) você tem acesso a tudo que vai receber das empresas. Tudo que já foi declarado e vai entrar no futuro. É só se cadastrar no CEI (Canal Eletrônico do Investidor), dentro do site da bovespa.
Valeu Fábio!!!!
Entrei numa ação sem estudar preço teto comprei ela custando 13 ela tá chegando nos 15$ estou com 33$ de lucro o preço teto e 11 🙂
O exemplo do imposto (de um milhão para 950mil) não ficou muito preciso.
O imposto de renda incide sobre o ganho de capital e não sobre o capital ele próprio. No teu exemplo a pessoa juntou a maior parte desse milhão com aportes. Portanto a maior parte desse milhão deveria ser considerada capital sobre o qual não incide imposto. (A não ser que você estivesse sugerindo que esse milhão era apenas o rendimento da carteira da pessoa.)
Mas não tome este comentário como uma crítica mesquinha, por favor. Eu gosto do teu canal e acho que você faz um grande serviço aos investidores autônomos.
Sim, foi simplista mas é mais ou menos por aí. No longo prazo, a maior parte do patrimônio é rendimento, e não aporte. Mas não quis entrar nesse detalhe.
Concordo caiu compre 😁😁😁 sem falar que ficar mexendo mto ir destrói meses as vezes de rentabilidade e já não é fácil vencer a inflação em todos investimentos...
Parabéns pelo vídeo
Agradeço o vídeo! 👍✌
Oi, Fabio, parabens pelo excelente trabalho. Fiquei com uma dúvida: Se o preço não importa pq o mercado é eficiente em precificar os ativos e consoderando que é impossivel bater o mercado no longo prazo, então, por que eu deveria fazer qualquer esforço para avaliar as empresas? Não bastaria apenas acompanhar o mercado?
opa,eu acho que você deve analisar as empresas para conseguir escolher boas empresas e que derão bons frutos no futuro.Com isso,você terá um rendimento acima da média,ficar na média não é difícil o problema é estar acima dela e para isso é necessário dedicação e muito estudo.(eu acho)
@@carlosdourado79
Valeu, amigo, obrigado pela resposta. Mas, acho que ainda não resolve a questão. Se é possível bater o mercado, então, o que significa dizer que o mercado é eficiente em precificar os ativos? Eu entendo agora que o mercado não é totalmente eficiente e nem totalmente ineficiente mais tem um grau de eficiência.
Muito boa a análise!
que aula parabéns
Obrigado!
Fala Fábio... tinha uma ótima reserva que vim aportando desde fevereiro e finalizei antes das eleições, ou seja, consegui pegar bastante as baixas! Agora com a bolsa subindo, devo acumular uma nova reserva para uma futura baixa ou devo aportar mês a mês naquela que estiver mais barata?
Depende muito de cada investidor, tem gente que faz, tem gente que não faz, tem gente que faz os dois.
Ótimo vídeo, excelente explicação.
Obrigado!
Duas palavras , para béns
Estava revendo seu vídeo hoje, 19.11.22 e quero expor meu exemplo. Em 19.08.19 fiz meu primeiro aporte em WEGE3, paguei "caro", depois fiz mais alguns, sempre ouvindo que WEGE3 estava "cara". Hoje meu PM está em R$ 15,16 enquanto cotação está R$ 39,28. Será que o preço realmente importou ou o que realmente importou foi comprar um ativo bom?
Ótimo Vídeo
To aprendendo muito
Obrigado!
Fábio, estive olhando no home broker de uma empresa. E lá apareciam no book de ofertas pessoas negociando preços de compra 11,57 e pessoas vendendo 11,50. Não entendi muito porque o preço de quem estava vendendo estava menor do que o que estava comprando. Fiquei pensando quando ocorrer de fato a compra qual dos valores será cobrado de quem comprou 11,57 ou 11,50?
boa analise!
Muito bom Fábio. 👊
Bom dia Fábio. Sou pão duro. Estou iniciando e toda despesa ou preço mais alto para mim importa muito.
Eu também penso assim,tanto que quero investir no banco Inter, mas como está muito caro, estou igual a jacaré: de boca aberta esperando a ação cair.
Ok, mas saibam que você podem ficar a vida inteira esperando essa queda e ela não vir. É o trade off que se paga.
Fabio, eu sei disso e se as ações não cairem, fico fora definitivamente, porque como vc sabe, existem centenas de empresas na bolsa, pra gente investir e não dá pra ser sócio de todas elas. A minha carteira, já está formada e eu só vou aumenta-la, quando achar alguma empresa boa e descontada, senão paciência, vou continuar aportando em uma ou duas das que já tenho em carteira.
Duvida sobre o IR. O imposto sobre ações na venda só é cobrado caso o valor seja superior a 20k, certo? Ou independe do valor eu pago o IR?
Entendi! Porém voce fala de carteira e de aportes supondo sempre existir rentabilidade. E SE durante o tempo e com os aportes a carteira nao tiver rentabilidade, pelo contrário, desvalorizar, mesmo assim ainda tenho que continuar aportando e so depois gastar o meu tempo estudando? eu nao estaria patinando no gelo? Desde já agradeço sua resposta.
gostei da camiseta