@@ninjababilonia3040não é isso meu caro... Quem acompanha o Jovem Nerd desde os primórdios sabe como foi uma mudança drástica depois da compra pela Magalu, isso não tem como negar
@@ninjababilonia3040 pelo contrário. Quem se recusou a conversar com o outro lado não foi ele. E olha que o Affonso nem é conservador, vide a opinião dele sobre casais homossexuais. Tem muito conservador que é completamente contra essa visão dele.
cara desde 2011 ou ate antes conheço o jovem nerd, eles sempre foram do mesmo jeito, o que mudou foi que eles ficaram mais distantes da empresa jovem nerd no geral, qualquer outra coisa é meme, aonde que o jovem nerd foi de direita? ou o azaghal? kkkkkkkkkkkk vcs NUNCA viram nenhum nerdcast antes do 300 e ta ai falando besteira
Enquanto gramática, eu diria que linguagem neutra no português é só a histeria do esforço desproporcional de tentar mudar um idioma inteiro na marra só pela tentativa de poupar os sentimentos de algumas poucas pessoas extremamente frágeis e/ou desequilibradas - até porque o idioma JÁ CONTEMPLA palavras neutras em termos de funcionalidade. A "terra plana" de fato dessa turma é a crença de que gênero é uma construção 100% social - o que é absolutamente anticientífico e tem implicações nefastas diretas, como no caso dos atletas transgênero batendo recordes a rodo em esportes físicos femininos. No fim das contas, não existe ideologia a favor da ciência, porque esta última é mestra em chegar na verdade (ou o mais próximo disso), e a primeira só está disposta a aceitar essas verdades enquanto forem convenientes - seja a ideologia que for. O que mais me assusta nos anos recentes é gente que se denomina "cientista" caindo nesse papo de "direita" e "esquerda" ou bobagens equivalentes por aí.
Eu não concordo porque para a esquerda a linguagem neutra faz parte da ideologia, é um requisito para a revolução. O Terra planismo não é requisito para a direita e muito menos faz parte das ideologias. A comparação se limita apenas em mostrar a maluquice das pessoas
O meu herói não usa capa, ele tem um moicano foda e um bigode que tá quase furando o olho, e ainda por cima tem um amigo alienígena que toma cerveja! Sou fã do Solano, o acompanho desde 2015!
Só ouvi verdades proferidas pelo rei dos escritores. Nem de esquerda nem de direita, mas sim da coerência! Sou fâ do MRG desde 2014, era fã do JN também mas eles já não merecem minha audiencia.
Criar novas formas neutras para o português é praticamente impossível, pois a nossa língua tem um sistema morfossintático bastante intrincado por meio da concordância nominal e não tem como montar uma frase inteira baseada nos tais pronomes neutros sem quebrar toda a concordância nominal já estabelecida. Isto seria um pesadelo para os alfabetizandos, que mal aprendem a ortografia e ficariam ainda mais confusos com esse enxerto esdrúxulo de uma nova forma neutra.
VERDADE É IMPOSSÍVEL tanto que nunca vimos na história da humanidade uma língua mudar e se transformar por meio da mescla com outros sotaques, com regionalismos, formas de falar de certos grupos e outras línguas veja por exemplo as línguas latinas, nem deveriam chamar assim, pois são 100% fiéis ao latin, romenos, italianos, espanhóis, franceses, brasileiros, portugueses, falam a mesma língua, dentre outros como: "nas diferentes regiões da Espanha, onde são falados o catalão (que tem o valenciano como dialeto), o aragonês, o galego, o asturiano e o leonês; em Portugal, onde é falado o mirandês; nas diferentes regiões da Itália, onde são falados o lombardo, o vêneto, o lígure, o siciliano, o piemontês, o napolitano (com as suas variações dialetais) e o sardo; no sul da França, onde são falados o occitano (que tem o provençal e o gascão como dialetos), o franco-provençal e outras línguas dialetais derivadas do próprio idioma (como o picardo, o Pictavo-sântone e o normando) e o corso" (wikkipedia língua latinas) nem sei porque tem outros nomes, já que são IDÊNTICAS uma vez que IMPOSSÍVEL uma língua mudar! 🤡
@@duduelado Mudanças diacrônicas acontecem em toda língua como um processo natural que leva décadas ou até séculos, fruto da experiência cotidiana do POVO e não de militantes iluminados que tentam forçar mudanças arbitrárias e incongruentes com essa evolução natural. A língua pertence ao povo, não aos militantes que vivem descolados da realidade do povo em seus castelos de utopia.
@@duduelado mudanças linguisticas são feitas gradativamente, de baixo pra cima de acordo com os hábitos e costumes da população. Elas não são impostas de cima pra baixo quando convém.
@@eduardosantos9160 exatamente como a linguagem neutra está sendo construída, na boca do povo, de baixo pra cima na realidade vc precisa lutar contra a reforma ortográfica de 2009, essa sim imposta de cima pelos Estados nacionais falantes da língua portuguesa vale o destaque que já temos e usamos inúmeras palavras neutras como: presidente, tenente, superintendente, etc vc precisa adequar seu argumento a realidade, pois a linguagem neutra não está sendo imposta de cima pra baixo e não pretende substituir a língua já existente, é apenas mais uma das inúmeras formas de articular nossa língua, que, diga-se de passagem, é completamente inteligível pra qualquer um e esse é um aspecto essencial arriscaria dizer que as pessoas comuns entendem muito melhor a linguagem neutra do que a linguagem jurídica ou até mesmo o português oficial, por exemplo
@@duduelado o de baixo pra cima que o mano tá falando é de regionalismo, dialeto, gíria e sotaque, vem da interação do povo naquela região causando palavras novas, expressões ou modificações das mesmas, a linguagem neutra é sim de cima pra baixo pq ela foi pensada. E faz parte de um grupo ideológico, que altera a base da regra gramatical. se fosse de baixo pra cima alguma região do brasil não um grupo especifico estaria falando
Affonso Solano é um cara excelente! Já fui numa palestra dele e, no final, tirou fotos com todo mundo que pediu, conversou comigo e com o pessoal que ficou. Cara muito gente boa, sensato e um dos motivos que continuo ouvindo Matando Robôs Gigantes, e não Jovem Nerd.
Solano é foda,uma das poucas pessoas que atualmente não foi estragada por ideologias politicas. Está dentro da realidade,não ficou bitolado com papo de direita ou esquerda,tem opinioes pautadas na realidade,não em fé ou ideologias malucas.
Vim pelo Solano que eu curto. Depois vejo se o host é bacana e tudo mais para curtir/membro/assinar. Logo de primeira já vem casa de aposta, até que gostei, já tira loga a duvida e sei que não vou fazer nada disso aqui. Kkkk
Sobre o beijo do casal do Jurassic Park.... O que o Solano falou faz sentido... Com 10 anos, a criança nao tem que estar pensando em namoro ou algo assim... agora, é inegavel que essa criança vê demonstrações de afeto na vida pessoal dela. Seja da mae com o pai, ou de um dos pais com o padrasto/madrasta, as vezes entre o irmao mais velho ou a prima que já é casada, as vezes um casal g@y dos pais e por aí vai. Eu acho que, mais importante do que se o casal eh g@y ou nao, é como essa demonstração está acontecendo. Uma coisa é um casal se dar um beijinho, segurar as maos, dar um abraço mais forte ou algo assim... outra coisa é um aspirador de pó dentro da garganta do outro!!!
Baita papo. Sou mto fã do Solano, muito autêntico e honesto na sua forma de pensar sempre. Pena que um vídeo desses começa com os cara fazendo propaganda de casa de aposta...sem fundamento...quando é q vão parar com isso!
Tem muita coisa neutra no inglês, já que lá os artigos são neutros e eles tem 2 pronomes que são neutros, o it e o they. Mas não faz sentido usar esses pronomes em pessoas, ah não ser que você esteja falando de mais de uma pessoa, aí você vai pra terceira pessoa do plural, they. Além disso tem as profissões, muitas não mostram o gênero, por exemplo: teacher, lawyer, singer, judge, musician e etc... Outras não tinham, mas começaram a fazer a separação, tipo policeman e policewoman ou fireman e firewoman, houve essa mudança pelo mesmo motivo aqui do Brasil ter feito a diferenciação de homicídio e feminicidio.
O Solano é o cara que mais gostei desde que comecei a ouvir o Nerdcast, há 8 anos atrás. Não esperava o Azaghal abraçar essas causas, mas deve ser por causa do enteado. Parabéns ao Solano e todos que não se ajoelharam perante tanta tolice e falta de senso.
Ele questiona um conteúdo sexualmente explícito, inexistente no conteúdo do corte (desenho de dinossauro), cuja classificação indicativa é de 10 anos e o filho tem 7, e tem como único conteúdo a exibição de, além de um casal hétero, um casal homo, demonstrando, como Solano bem disse, certa naturalidade. Ou seja, por mais polido que tenha sido a conversa, o apresentador claramente tem receios ou até mesmo preconceitos com determinado tema, pois não faz o menor sentido ele discordar do conteúdo do desenho e, ao mesmo tempo, não ser contrário a nada do que o Solano apontou, quando seu discurso foi no sentido de até mesmo encorajar determinada abordagem nas obras ficcionais. Isso só demonstra, ao menos pra mim, que o Solano realmente não é o que tentam taxar ele nessa rotulação chula, qual seja de direita ou de esquerda. Infelizmente, como ele também apontou em outro programa, pessoas de esquerda acabaram se fechando pra ele enquanto alguns de direita, por acharem que ele se enquadra nesses vieses ideológicos, passaram a convidá-lo mais vezes.
Aí depois o Solano diz que não entende pq a galera do Jovem Nerd não chama mais eles. Hauheauehau E claro, ele criou um espantalho para bater, supondo que uma mulher trans iria negar a realidade de que ela pode ter câncer de próstata. Que cara patético.
Acho incrível como pessoas que não tem a menor formação no assunto podem dar opiniões tão fortes de um jeito trivial. O Affonso claramente não vê o propósito da utilização da língua e como ela pode sim se transformar
A mudança é uma das características da própria linguagem. “Uma língua que não muda é uma língua morta ou que deixou de ser falada porque seu povo foi exterminado, como aconteceu com inúmeras línguas indígenas no Brasil”, denuncia Cardoso. “Basta lembrar as diversas mudanças que aconteceram na língua e que posteriormente foram incorporadas à norma culta”, completa Lima
Sobre o filme da monster high parece que na dublagem original, em inglês, tem a linguagem neutra. Na dublagem brasileira, pelo menos na primeira, realmente não tem mesmo.
Se for o corte que to pensando sobre Monster high o filme da Netflix, não é fake , fui no filme conferir , realmente elas se apresentam com os pronomes e tudo mais, é real
Concordo com Solano em tudo na introdução. Só tem uma coisa pra acrescentar. Quem acredita que a Terra é plana não me afeta em nada, não afeta a sociedade. Já a linguagem neutra me afeta, afeta a sociedade inteira. O prejuízo é muito, mas muito maior.
pior que afeta cara, esses caras criam uma comunidade e isolam o pensamento cético. não permitem que suas idéias sejam postos a prova. em suma não muda para a sua vida, mas pra mim quando um cara desses cria conteúdo na internet e começa a cooptar crianças e adolescentes com essas ideias e logo uma parcela grande da sociedade não vai aceitar argumentos científicos. Voce pode não se incomodar com isso.
@@dh422 Claro que pronome neutro afeta, no video mesmo ele citam desenhos infantis em que a linguagem neutra, e isso pode afetar a educação e mentalidade do seu filho, sobrinho, neto, etc, em escolas tem professores que estão usando isso, então sim isso pode afetar sua vida.
Acho que na verdade, a questão é mais o respeito a pessoa do que a linguagem em si. Só pra deixar bem claro, sou sim uma pessoa mais doutrinada a social democracia, projetos sociais e tal (de esquerda). Só por isso concordo com a linguagem neutra? Não. Mas no caso se um colega meu de trabalho, que não se identifica com os "gêneros disponíveis" e ficar falando com linguagem neutra, eu simplesmente respeito isso, pq não cabe a mim julgar. Cabe a mim respeitar ou não. Eu prefiro ir pelo caminho do respeito ao próximo. Então assim, acho que o que o Solano fala, é bem OK, mas dúvido que ele agiria diferente num cenário desse. Temos nossas convicções, mas enfiar isso goela abaixo em outra pessoa sabemos que não é a melhor maneira.
Para esse apresentador que diz que não é preconceituoso, com certeza se a cena de beijo do desenho fosse um garoto com garota, tenho certeza que teria passado batido. Mas como eram 2 meninas, acendeu o "alerta" nele. O velho discurso do "nada contra tenho até amigos que são". E outra, o desenho é 10+, se o filho dele tem 7 anos, quem assumiu o risco foi ele enquanto pai de deixar o filho ver.
Isso me soou um alerta, também. 10 anos é pré-adolescente, 7 anos não. 10 anos, inclusive, começam algumas descobertas e curiosidades sobre sexualidade, 7 não. Ele disse "ah, mas é desenho"... Pô, irmão, cê vai botar Akira pro seu filho de 7 anos assistir só porque "é desenho"?
Ele quase fala que o terraplanismo é da direita. Ele é muito inteligente e percebeu imediatamente a falsa equivalência. O terraplanismo não é apoiado por nenhuma corrente política. Já o pronome neutro é marcadamente apoiado e divulgado pela esquerda contemporânea.
Acho que deve ser tolerada, mas não obrigatória como norma culta de escrita ou digitação. Socialmente, como forma de expressão do eu, ok, não considero nem saudável querer mandar em como a pessoa se vê. Mas também vale para nós, os cis. Não queremos usar elu, todes, etc. Quem quiser usa, quem não quiser, ninguém obriga. Minha opinião.
Ok, ao invés de nos chamarmos de "ele" e "ela" vamos nos chamar de Elo. Mas já vi esses militantes da causa mudar a entonação do Elo quando vão se referir a outra pessoa dependendo do sexo biologico dela. ex: Quando vão se referir a uma pessoa biologicamente mulher eles falam: Élo. Quando vão se referir a uma pessoa biologicamente homem eles falam: Êlo. Élo: Ela, Êlo: Ele Vc percebe que a mente da pessoa ainda vê a outra pessoa se baseando no sexo biologico dela.
Ele ou ela td bem mas Elu, delu, elx, delx é doença demais cara. As pessoas querem impor os problemas pessoais dela mesmo com ela mesmo para as outras pessoas.
Pra mim esse negocio de direita vs esquerda, e junto com isso esse negocio de genero neutro e etc, vem muito do capitalismo E das redes sociais. Precisamos sempre ser definidos em grupos pra "marketizar" em cima.
Rapaziada da linguagem neutra, como outras arregimentações de esquerda, interpreta que se alguma coisa é social, é maleável e não tão presa à leis fundamentais da natureza como, por exemplo, matemática. É só ver o discurso de economia free-style que eles assinam embaixo para ver isso
Eu acho q essa de tratar a pessoa como ela ta pedindo tem um limite. Hoje em dia tem doente q fala q se vê como cavalo, cachorro... E ai isso traz outro questionamento: se um imbecil se identifica como um boi o q me impede de abater e comer a carne desse indivíduo?
Só tem uma grande diferença entre a analogia entre linguagem neutra ser de esquerda e terra planismo de direita. O terra planismo não é um fundamento das ideologias de direita, não é uma base onde as ideias são cultivadas, já a linguagem neutra faz parte da estrutura das ideologias esquerdistas pois é uma mudança para desestabilizar o sistema e poder ter a tão sonhada revolução.
@@HerculesLF ao dizer que os astros determinam isso, podemos dizer que está negando a biologia e psicologia, que explicam de fato os comportamentos de cada ser humano.
A comparação do Afonso é ao mesmo tempo ótima e horrível, horrível em questão de sentido e ótima para ilustrar a sua linha de pensamento. Não, terraplanismo não tem comparação possível com linguagem neutra, uma vez que que terraplanismo é a negação de estudos e fatos empíricos, a linguagem neutra é uma manifestação contra uma tradição puramente SOCIAL que é a língua. Ou seja, se é social é algo sujeito à mudança ininterrupta e sim, vc pode questionar o tipo de mudança que ocorre com a linguagem neutra e o movimento político, mas invalidar o debate ali proposto por conta da tradição do latim como sendo naturalista é só um conservadorismo barato. De novo, o debate se a linguagem neutra é o melhor caminho é válido, mas essa resistência tão grande a um fator tão pequeno do movimento e a tomada da pauta como não sendo o melhor caminho para a comunidade é no mínimo cínico para quem nunca se importou com o tema antes.
Na do casal gay eu to 100% com o Solano, essa ideia de que a simples existência de pessoas homossexuais é algo inerentemente sexual e, por isso, impróprio pra crianças, é completamente irracional. E não adianta vir com papo de "também não deveria mostrar beijo hétero" porque todo mundo sabe que quem fala isso não daria um piu se fosse um beijo hétero.
Affonso, caso você, por algum milagre, chegue a ler isso, a questão trans é um pouco mais complexa. Biologicamente falando, uma mulher trans *não é* um homem. O sistema neurológico e hormonal dela é diferente. Ela tem, sim, órgãos reprodutores masculinos, mas tem particularidades que um homem cis não teria. E as pessoas trans sabem disso, por isso nenhum trans vai chegar num médico e falar "é impossível que eu tenha câncer de próstata porque eu sou mulher", elas *sabem* que tem próstata, *apesar* de serem mulheres *trans*. E a questão da identificação é tão, mas TÃO sofrida para uma pessoa trans, que ouvir alguém falando "você pode se identificar como mulher, mas 'na realidade você é um homem'" é dilacerante. Entendo que você vá para um linguajar científico-academico, mas às vezes precisamos tomar mais cuidado com a forma de falar, para não causar sofrimento desnecessário aos outros.
"Eu", "você", "nós", "vocês", são alguns dos pronomes neutros que existem na lingua portuguesa, esses pronomes contrariam as bases da lingua portuguesa tb? Em inglês, o "they" não é só usado somente para gênero neutro, é usado em frases para se referir a um sujeito que pode ser homem ou mulher. Acho bizarro a pessoa q tem literalmente 0 estudo em letras falar que quem defende o gênero neutro não tem estudo.
Pelo que vi você acabou de dizer que a linguagem portuguesa já abrange a linguagem neutra nela. Então pra que mudar ela pra acrescentar um a linguagem neutra? Se já existe nela a linguagem neutra
Concordo com o Affonso que a linguagem neutra no português é uma parada meio esquisita, sem necessidade. Mas é importante lembrar que a linguagem é viva e está sujeita a mudanças conforme o tempo, por exemplo, existem um monte de palavras inglesas que foram adotadas para o português (mindset, farmar, grindar etc.). Então digo que se as futuras gerações quiserem utilizar pronomes neutros ou corruptela de palavras para torna-las neutras, eu acho que isso é um direito dessas pessoas, society moves on.
O Solano está totalmente equivocado, falando algo q n sabe. Em Grego e Latim existem 3 gêneros. O Masculino, o Feminino e o Neutro. E em Português q só tem o Maculino e o Feminino. Por exemplo em inglês n tem o Masculino e o Feminino, o pronome lá sempre é o neutro. Logo para respeitar as raízes ou n, pode ter sim um Genêro Neutro. As palavras de gênero neutro do Grego passaram para o Latim como neutro, ainda, e depois passam pro português todas para o genero masculino. Assim, originalmente, o gênero neutro se fundiu com o masculino na passagem do latim para o português. Por fim, O Italino apensar de ser como o Português hj tendo somente gêneros Masculino e Feminino, no Italino há vestígios do gênero Neutro, já que algumas palavras no singular são do Gênero Masculino, mas as mesmas palavras no Plural são do Gênero feminino.
Começando com a definição de homem e mulher, isso são apenas caixinhas que os biologos determinaram com base nas observações que fizeram da natureza lá atrás. Hoje a discussão é que essa caixinha está incompleta porque ela não enquadra a disforia entre sexo e genero (sendo um biologico e outro social) que é um fato observável na nossa sociedade. Usando analogia de outras areas da ciência, é como se a definição antiga fosse a teoria da gravidade do Isaac Newton e estivessemos caminhando agora para a teoria da relatividade geral do Einstein... Na minha opinião, quem questiona isso que é o terraplanista questionando estudos científicos com base em "observações do mundo real" que já tem a conclusão esperada antes de ser feita.
O problema que o host do podcast é pouco dotado de intelecto, consequentemente o filho também é, então se ele ver um casal gay em uma animação vai confundir a cabecinha vazia dele...
Não acho q a linguagem neutra seja esse monstro todo, é estranho, mas é inteligente de qualquer ponto de vista sóbrio. ao invés de usar; ele, ela, eles, elas se usaria só el e els, isso valeria pra todos os gêneros, incluindo os mais complicados.
Se for um casal de dinossauro macho e fêmea qual a diferença? A história é a mesma, é um casal da mesma forma. Esse barbudo só é preconceituoso e fica fingindo que não.
Faça seu cadastro na segurobet: www.segurobet.com/affiliates/?btag=2119906
Parabens Solano, por manter firme suas convicções e não perder as pregas como O Jovem Nerd e Azanguinha.
Jovem Left
Quem não concorda comigo = se manteve longe de suas convicções hahahahahah
@@ninjababilonia3040não é isso meu caro... Quem acompanha o Jovem Nerd desde os primórdios sabe como foi uma mudança drástica depois da compra pela Magalu, isso não tem como negar
@@ninjababilonia3040 pelo contrário. Quem se recusou a conversar com o outro lado não foi ele. E olha que o Affonso nem é conservador, vide a opinião dele sobre casais homossexuais. Tem muito conservador que é completamente contra essa visão dele.
cara desde 2011 ou ate antes conheço o jovem nerd, eles sempre foram do mesmo jeito, o que mudou foi que eles ficaram mais distantes da empresa jovem nerd no geral, qualquer outra coisa é meme, aonde que o jovem nerd foi de direita? ou o azaghal? kkkkkkkkkkkk vcs NUNCA viram nenhum nerdcast antes do 300 e ta ai falando besteira
"Linguagem neutra é a terra plana da esquerda", não poderia ter colocado melhor.
Enquanto gramática, eu diria que linguagem neutra no português é só a histeria do esforço desproporcional de tentar mudar um idioma inteiro na marra só pela tentativa de poupar os sentimentos de algumas poucas pessoas extremamente frágeis e/ou desequilibradas - até porque o idioma JÁ CONTEMPLA palavras neutras em termos de funcionalidade. A "terra plana" de fato dessa turma é a crença de que gênero é uma construção 100% social - o que é absolutamente anticientífico e tem implicações nefastas diretas, como no caso dos atletas transgênero batendo recordes a rodo em esportes físicos femininos.
No fim das contas, não existe ideologia a favor da ciência, porque esta última é mestra em chegar na verdade (ou o mais próximo disso), e a primeira só está disposta a aceitar essas verdades enquanto forem convenientes - seja a ideologia que for. O que mais me assusta nos anos recentes é gente que se denomina "cientista" caindo nesse papo de "direita" e "esquerda" ou bobagens equivalentes por aí.
Eu não concordo porque para a esquerda a linguagem neutra faz parte da ideologia, é um requisito para a revolução. O Terra planismo não é requisito para a direita e muito menos faz parte das ideologias. A comparação se limita apenas em mostrar a maluquice das pessoas
Eu diria que astrologia é o terraplanismo da esquerda
O meu herói não usa capa, ele tem um moicano foda e um bigode que tá quase furando o olho, e ainda por cima tem um amigo alienígena que toma cerveja! Sou fã do Solano, o acompanho desde 2015!
Só ouvi verdades proferidas pelo rei dos escritores. Nem de esquerda nem de direita, mas sim da coerência! Sou fâ do MRG desde 2014, era fã do JN também mas eles já não merecem minha audiencia.
Criar novas formas neutras para o português é praticamente impossível, pois a nossa língua tem um sistema morfossintático bastante intrincado por meio da concordância nominal e não tem como montar uma frase inteira baseada nos tais pronomes neutros sem quebrar toda a concordância nominal já estabelecida. Isto seria um pesadelo para os alfabetizandos, que mal aprendem a ortografia e ficariam ainda mais confusos com esse enxerto esdrúxulo de uma nova forma neutra.
VERDADE É IMPOSSÍVEL tanto que nunca vimos na história da humanidade uma língua mudar e se transformar por meio da mescla com outros sotaques, com regionalismos, formas de falar de certos grupos e outras línguas
veja por exemplo as línguas latinas, nem deveriam chamar assim, pois são 100% fiéis ao latin, romenos, italianos, espanhóis, franceses, brasileiros, portugueses, falam a mesma língua, dentre outros como:
"nas diferentes regiões da Espanha, onde são falados o catalão (que tem o valenciano como dialeto), o aragonês, o galego, o asturiano e o leonês;
em Portugal, onde é falado o mirandês;
nas diferentes regiões da Itália, onde são falados o lombardo, o vêneto, o lígure, o siciliano, o piemontês, o napolitano (com as suas variações dialetais) e o sardo;
no sul da França, onde são falados o occitano (que tem o provençal e o gascão como dialetos), o franco-provençal e outras línguas dialetais derivadas do próprio idioma (como o picardo, o Pictavo-sântone e o normando) e o corso" (wikkipedia língua latinas)
nem sei porque tem outros nomes, já que são IDÊNTICAS uma vez que IMPOSSÍVEL uma língua mudar! 🤡
@@duduelado Mudanças diacrônicas acontecem em toda língua como um processo natural que leva décadas ou até séculos, fruto da experiência cotidiana do POVO e não de militantes iluminados que tentam forçar mudanças arbitrárias e incongruentes com essa evolução natural. A língua pertence ao povo, não aos militantes que vivem descolados da realidade do povo em seus castelos de utopia.
@@duduelado mudanças linguisticas são feitas gradativamente, de baixo pra cima de acordo com os hábitos e costumes da população. Elas não são impostas de cima pra baixo quando convém.
@@eduardosantos9160 exatamente como a linguagem neutra está sendo construída, na boca do povo, de baixo pra cima
na realidade vc precisa lutar contra a reforma ortográfica de 2009, essa sim imposta de cima pelos Estados nacionais falantes da língua portuguesa
vale o destaque que já temos e usamos inúmeras palavras neutras como: presidente, tenente, superintendente, etc
vc precisa adequar seu argumento a realidade, pois a linguagem neutra não está sendo imposta de cima pra baixo e não pretende substituir a língua já existente, é apenas mais uma das inúmeras formas de articular nossa língua, que, diga-se de passagem, é completamente inteligível pra qualquer um e esse é um aspecto essencial
arriscaria dizer que as pessoas comuns entendem muito melhor a linguagem neutra do que a linguagem jurídica ou até mesmo o português oficial, por exemplo
@@duduelado o de baixo pra cima que o mano tá falando é de regionalismo, dialeto, gíria e sotaque, vem da interação do povo naquela região causando palavras novas, expressões ou modificações das mesmas, a linguagem neutra é sim de cima pra baixo pq ela foi pensada. E faz parte de um grupo ideológico, que altera a base da regra gramatical. se fosse de baixo pra cima alguma região do brasil não um grupo especifico estaria falando
Affonso Solano é um cara excelente!
Já fui numa palestra dele e, no final, tirou fotos com todo mundo que pediu, conversou comigo e com o pessoal que ficou.
Cara muito gente boa, sensato e um dos motivos que continuo ouvindo Matando Robôs Gigantes, e não Jovem Nerd.
Solano é foda,uma das poucas pessoas que atualmente não foi estragada por ideologias politicas.
Está dentro da realidade,não ficou bitolado com papo de direita ou esquerda,tem opinioes pautadas na realidade,não em fé ou ideologias malucas.
Senhor Affonso com dois F de faca, sempre muito lucido em seus discursos.
PARABÉNS SOLANO MUITO EQUILIBRADO NA PAUTA E É ISSO QUE AS PESSOAS QUEREM
Vim pelo Solano que eu curto. Depois vejo se o host é bacana e tudo mais para curtir/membro/assinar. Logo de primeira já vem casa de aposta, até que gostei, já tira loga a duvida e sei que não vou fazer nada disso aqui. Kkkk
18:23 e foi com isso que Affonso Solano tretou com o Jovem Nerd kkkkkkkkk
Sério? quando foi essa treta? parei de acompanhar JN faz tempo!
@@Gustavoxd5 As esposas do Jovem Nerd e Azaghal fizeram um podcast defendendo que crianças trans existem
"A linguagem neutra é certa, podem usar sim!" - Alunos para seus concorrentes no vestibular e ENEM
Sobre o beijo do casal do Jurassic Park.... O que o Solano falou faz sentido... Com 10 anos, a criança nao tem que estar pensando em namoro ou algo assim... agora, é inegavel que essa criança vê demonstrações de afeto na vida pessoal dela. Seja da mae com o pai, ou de um dos pais com o padrasto/madrasta, as vezes entre o irmao mais velho ou a prima que já é casada, as vezes um casal g@y dos pais e por aí vai. Eu acho que, mais importante do que se o casal eh g@y ou nao, é como essa demonstração está acontecendo. Uma coisa é um casal se dar um beijinho, segurar as maos, dar um abraço mais forte ou algo assim... outra coisa é um aspirador de pó dentro da garganta do outro!!!
exato, achei bem zuado foi a ideia do careca, foi tipo "olha so tem gays no desenho do meu filho"
Perfeito e cirurgico nos argumentos nota 10.
Me identifico muito com as opiniões do Affonso, principalmente essa parte sobre sexualidade e limites para "ambos os lados".
Baita papo. Sou mto fã do Solano, muito autêntico e honesto na sua forma de pensar sempre. Pena que um vídeo desses começa com os cara fazendo propaganda de casa de aposta...sem fundamento...quando é q vão parar com isso!
Linguagem neutra não faz nem sentido em inglês, quanto mais em português
Tem muita coisa neutra no inglês, já que lá os artigos são neutros e eles tem 2 pronomes que são neutros, o it e o they. Mas não faz sentido usar esses pronomes em pessoas, ah não ser que você esteja falando de mais de uma pessoa, aí você vai pra terceira pessoa do plural, they. Além disso tem as profissões, muitas não mostram o gênero, por exemplo: teacher, lawyer, singer, judge, musician e etc... Outras não tinham, mas começaram a fazer a separação, tipo policeman e policewoman ou fireman e firewoman, houve essa mudança pelo mesmo motivo aqui do Brasil ter feito a diferenciação de homicídio e feminicidio.
@@whobeinQuanto à profissão de fireman, eu já vi um termo "firefighter" sendo usado para distanciar a conotação masculina da profissão.
@@sergio_henrique sim, também existe
@@whobein”they” singular existence e é reconhecido no inglês
O Solano é o cara que mais gostei desde que comecei a ouvir o Nerdcast, há 8 anos atrás. Não esperava o Azaghal abraçar essas causas, mas deve ser por causa do enteado. Parabéns ao Solano e todos que não se ajoelharam perante tanta tolice e falta de senso.
Fala Afonso !!! Parabéns !!!!!
Solano, não vou mentir, nunca fui fã de voce no Nerd Cast, mas caralho, tu está foda! Pensamentos sensacionais!
Pra muita gente o defeito do Solano é ter bom senso. Ele só não quer ser louco.
N tem que mostrar nem pra criança e nem pra ninguém. Ngm é obrigado a saber do que os outros fazem entre 4 paredes
O filme falado no começo do vídeo deve ser monster high, e sim, tem a bendita linguagem neutra na Netflix, dublado. A partir de 1:15 de filme
Ele questiona um conteúdo sexualmente explícito, inexistente no conteúdo do corte (desenho de dinossauro), cuja classificação indicativa é de 10 anos e o filho tem 7, e tem como único conteúdo a exibição de, além de um casal hétero, um casal homo, demonstrando, como Solano bem disse, certa naturalidade.
Ou seja, por mais polido que tenha sido a conversa, o apresentador claramente tem receios ou até mesmo preconceitos com determinado tema, pois não faz o menor sentido ele discordar do conteúdo do desenho e, ao mesmo tempo, não ser contrário a nada do que o Solano apontou, quando seu discurso foi no sentido de até mesmo encorajar determinada abordagem nas obras ficcionais.
Isso só demonstra, ao menos pra mim, que o Solano realmente não é o que tentam taxar ele nessa rotulação chula, qual seja de direita ou de esquerda. Infelizmente, como ele também apontou em outro programa, pessoas de esquerda acabaram se fechando pra ele enquanto alguns de direita, por acharem que ele se enquadra nesses vieses ideológicos, passaram a convidá-lo mais vezes.
Aí depois o Solano diz que não entende pq a galera do Jovem Nerd não chama mais eles. Hauheauehau
E claro, ele criou um espantalho para bater, supondo que uma mulher trans iria negar a realidade de que ela pode ter câncer de próstata. Que cara patético.
11:30, entendo esse ponto de vista, mas por que beijo hétero em desenho infantil é aceitável então?
pq é mais provavel que a criança tenha 1 pai e 1 mãe(que demonstra carinho e afeto) do q 2 maes ou 2 paes
@@eduardomarques5422 é realmente, ter dois pães como pais deve ser nice
Porque toda criança tem pai e mãe 👍🏻
Acho incrível como pessoas que não tem a menor formação no assunto podem dar opiniões tão fortes de um jeito trivial. O Affonso claramente não vê o propósito da utilização da língua e como ela pode sim se transformar
A mudança é uma das características da própria linguagem. “Uma língua que não muda é uma língua morta ou que deixou de ser falada porque seu povo foi exterminado, como aconteceu com inúmeras línguas indígenas no Brasil”, denuncia Cardoso.
“Basta lembrar as diversas mudanças que aconteceram na língua e que posteriormente foram incorporadas à norma culta”, completa Lima
Mas pra um monstro de Frankenstein faz muito sentido, já que tem pedaços de várias pessoas, homens e mulheres, e é uma piada engraçada.
eu ja adimirava o Solano antes, agora entao...
Sobre o filme da monster high parece que na dublagem original, em inglês, tem a linguagem neutra. Na dublagem brasileira, pelo menos na primeira, realmente não tem mesmo.
Parabéns, Solano! Não vendeu suas convicções a Magalu 😂
Tá explicado pq não é mais convidado pelo Jovem Nerd. Concordo com tudo o que o Affonso (com dois f de faca) disse!
Eu tenho um amigo que nasceu mulher e me pefiu, com educação, que tratasse pir homem. Tudo bem.
Se for o corte que to pensando sobre Monster high o filme da Netflix, não é fake , fui no filme conferir , realmente elas se apresentam com os pronomes e tudo mais, é real
Concordo com Solano em tudo na introdução. Só tem uma coisa pra acrescentar. Quem acredita que a Terra é plana não me afeta em nada, não afeta a sociedade. Já a linguagem neutra me afeta, afeta a sociedade inteira. O prejuízo é muito, mas muito maior.
Na verdade os dois te afetam no mesmo nível, vc só tem birra com um, e com o outro vc simpatiza.
Afeta o que mané, o que muda na sua vida kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
pior que afeta cara, esses caras criam uma comunidade e isolam o pensamento cético. não permitem que suas idéias sejam postos a prova. em suma não muda para a sua vida, mas pra mim quando um cara desses cria conteúdo na internet e começa a cooptar crianças e adolescentes com essas ideias e logo uma parcela grande da sociedade não vai aceitar argumentos científicos.
Voce pode não se incomodar com isso.
uma anticiencia puxa a outra, agora pronome neutro nao muda em nada a sua vida
@@dh422 Claro que pronome neutro afeta, no video mesmo ele citam desenhos infantis em que a linguagem neutra, e isso pode afetar a educação e mentalidade do seu filho, sobrinho, neto, etc, em escolas tem professores que estão usando isso, então sim isso pode afetar sua vida.
Na primeira frase eu já soltei um sorriso kkkkkk
Pior que não, o nome do filme é monter High 2 alguma coisa assim.
obrigado pelo corte
📌 Jovem Nerd se Vendeu Irmão 🌈
Essa é a verdade
Acho que na verdade, a questão é mais o respeito a pessoa do que a linguagem em si.
Só pra deixar bem claro, sou sim uma pessoa mais doutrinada a social democracia, projetos sociais e tal (de esquerda).
Só por isso concordo com a linguagem neutra? Não. Mas no caso se um colega meu de trabalho, que não se identifica com os "gêneros disponíveis" e ficar falando com linguagem neutra, eu simplesmente respeito isso, pq não cabe a mim julgar. Cabe a mim respeitar ou não. Eu prefiro ir pelo caminho do respeito ao próximo.
Então assim, acho que o que o Solano fala, é bem OK, mas dúvido que ele agiria diferente num cenário desse. Temos nossas convicções, mas enfiar isso goela abaixo em outra pessoa sabemos que não é a melhor maneira.
No caso de desenho, não lembro de ver casais hetero se beijando.
Para esse apresentador que diz que não é preconceituoso, com certeza se a cena de beijo do desenho fosse um garoto com garota, tenho certeza que teria passado batido. Mas como eram 2 meninas, acendeu o "alerta" nele. O velho discurso do "nada contra tenho até amigos que são". E outra, o desenho é 10+, se o filho dele tem 7 anos, quem assumiu o risco foi ele enquanto pai de deixar o filho ver.
Ele tá certo, se tu tem fetiche em botar criança pra ver beijo gay faça isso com teus filhos
Isso me soou um alerta, também. 10 anos é pré-adolescente, 7 anos não. 10 anos, inclusive, começam algumas descobertas e curiosidades sobre sexualidade, 7 não. Ele disse "ah, mas é desenho"... Pô, irmão, cê vai botar Akira pro seu filho de 7 anos assistir só porque "é desenho"?
Ele quase fala que o terraplanismo é da direita. Ele é muito inteligente e percebeu imediatamente a falsa equivalência. O terraplanismo não é apoiado por nenhuma corrente política. Já o pronome neutro é marcadamente apoiado e divulgado pela esquerda contemporânea.
Nao ser chamado pelo JN é uma bencao. Poder falar sem compromisso, é bom.
A Justiça jovem deu uma dessas nos pós crédito de um capítulo! Que por sinal foi a Halo, que é muçulmana!
Acho que deve ser tolerada, mas não obrigatória como norma culta de escrita ou digitação. Socialmente, como forma de expressão do eu, ok, não considero nem saudável querer mandar em como a pessoa se vê. Mas também vale para nós, os cis. Não queremos usar elu, todes, etc. Quem quiser usa, quem não quiser, ninguém obriga. Minha opinião.
Ok, ao invés de nos chamarmos de "ele" e "ela" vamos nos chamar de Elo.
Mas já vi esses militantes da causa mudar a entonação do Elo quando vão se referir a outra pessoa dependendo do sexo biologico dela.
ex: Quando vão se referir a uma pessoa biologicamente mulher eles falam: Élo.
Quando vão se referir a uma pessoa biologicamente homem eles falam: Êlo.
Élo: Ela, Êlo: Ele
Vc percebe que a mente da pessoa ainda vê a outra pessoa se baseando no sexo biologico dela.
Nem o neutro deles é tão neutro assim 😂
o cara reclamando que existe uma personagem lésbica em um desenho DE DINOSSAURO... meu deus do céu que nervoso.
Ele ou ela td bem mas Elu, delu, elx, delx é doença demais cara. As pessoas querem impor os problemas pessoais dela mesmo com ela mesmo para as outras pessoas.
Pra mim esse negocio de direita vs esquerda, e junto com isso esse negocio de genero neutro e etc, vem muito do capitalismo E das redes sociais. Precisamos sempre ser definidos em grupos pra "marketizar" em cima.
*já conheci esquerdista defendendo terraplanismo mas nunca conheci direitista defendendo pronome neutro*
Rapaziada da linguagem neutra, como outras arregimentações de esquerda, interpreta que se alguma coisa é social, é maleável e não tão presa à leis fundamentais da natureza como, por exemplo, matemática. É só ver o discurso de economia free-style que eles assinam embaixo para ver isso
Caraio solano. Vc caiu na pegadinha e está tentando justificar.
Eu acho q essa de tratar a pessoa como ela ta pedindo tem um limite.
Hoje em dia tem doente q fala q se vê como cavalo, cachorro...
E ai isso traz outro questionamento: se um imbecil se identifica como um boi o q me impede de abater e comer a carne desse indivíduo?
Se for friboi chama o Roberto Carlos, vegano mas a carteira se identifica como carnívoro 😂
Po, mas aí o Affonso fazer confusão entre identidade de gênero e sexo não ajuda pro argumento dele.
Sempre gostei do Solano desde o jn e os rpg. Você se prender em uma ideologia é perder seu valor como humanos e nossa individualidade.
Só tem uma grande diferença entre a analogia entre linguagem neutra ser de esquerda e terra planismo de direita.
O terra planismo não é um fundamento das ideologias de direita, não é uma base onde as ideias são cultivadas, já a linguagem neutra faz parte da estrutura das ideologias esquerdistas pois é uma mudança para desestabilizar o sistema e poder ter a tão sonhada revolução.
Tem algo muito anterior a isso pra chamar de "Terra plana da esquerda", se chama Astrologia
A astrologia não nega a astronomia, diferente do terraplanismo.
@HerculesLF mas ela já é incoerente por si só, não precisa de mais nada pra isso.
@@leonardosato2582 ser incoerente é uma coisa, agora negar à realidade (terraplanismo) é outra.
@HerculesLF e o que a astrologia prega está dentro da realidade ? A posição dos astros determina que você vai ser uma pessoa mais ou menos teimosa ?
@@HerculesLF ao dizer que os astros determinam isso, podemos dizer que está negando a biologia e psicologia, que explicam de fato os comportamentos de cada ser humano.
Todo mundo ficou totalmente doido e quem não mudou é visto como extremista
A comparação do Afonso é ao mesmo tempo ótima e horrível, horrível em questão de sentido e ótima para ilustrar a sua linha de pensamento. Não, terraplanismo não tem comparação possível com linguagem neutra, uma vez que que terraplanismo é a negação de estudos e fatos empíricos, a linguagem neutra é uma manifestação contra uma tradição puramente SOCIAL que é a língua. Ou seja, se é social é algo sujeito à mudança ininterrupta e sim, vc pode questionar o tipo de mudança que ocorre com a linguagem neutra e o movimento político, mas invalidar o debate ali proposto por conta da tradição do latim como sendo naturalista é só um conservadorismo barato.
De novo, o debate se a linguagem neutra é o melhor caminho é válido, mas essa resistência tão grande a um fator tão pequeno do movimento e a tomada da pauta como não sendo o melhor caminho para a comunidade é no mínimo cínico para quem nunca se importou com o tema antes.
Em portugal tem isso😂
A linguagem é viva. A neutra é inclusiva. Triste ver o Solano se tornar um conversador. Depois fala q não tem ideologia.
Solano pondo o pauzao na mesa...
🏳️🌈?
Ain pai, parããm
@@eldonmiranda y r u gueh ?
Em português, pronome neutro é 'ele'.
Na do casal gay eu to 100% com o Solano, essa ideia de que a simples existência de pessoas homossexuais é algo inerentemente sexual e, por isso, impróprio pra crianças, é completamente irracional. E não adianta vir com papo de "também não deveria mostrar beijo hétero" porque todo mundo sabe que quem fala isso não daria um piu se fosse um beijo hétero.
Agr nao vai mais poder participar da patota do jovem nerd
Affonso, caso você, por algum milagre, chegue a ler isso, a questão trans é um pouco mais complexa. Biologicamente falando, uma mulher trans *não é* um homem. O sistema neurológico e hormonal dela é diferente. Ela tem, sim, órgãos reprodutores masculinos, mas tem particularidades que um homem cis não teria. E as pessoas trans sabem disso, por isso nenhum trans vai chegar num médico e falar "é impossível que eu tenha câncer de próstata porque eu sou mulher", elas *sabem* que tem próstata, *apesar* de serem mulheres *trans*. E a questão da identificação é tão, mas TÃO sofrida para uma pessoa trans, que ouvir alguém falando "você pode se identificar como mulher, mas 'na realidade você é um homem'" é dilacerante. Entendo que você vá para um linguajar científico-academico, mas às vezes precisamos tomar mais cuidado com a forma de falar, para não causar sofrimento desnecessário aos outros.
Ideologias não devem vencer o bom senso
"Eu", "você", "nós", "vocês", são alguns dos pronomes neutros que existem na lingua portuguesa, esses pronomes contrariam as bases da lingua portuguesa tb? Em inglês, o "they" não é só usado somente para gênero neutro, é usado em frases para se referir a um sujeito que pode ser homem ou mulher. Acho bizarro a pessoa q tem literalmente 0 estudo em letras falar que quem defende o gênero neutro não tem estudo.
Pelo que vi você acabou de dizer que a linguagem portuguesa já abrange a linguagem neutra nela. Então pra que mudar ela pra acrescentar um a linguagem neutra? Se já existe nela a linguagem neutra
Rapaz, tinha coram de falar isso não, preferia mentir e falar a coisa mais genérica possível.
Concordo com o Affonso que a linguagem neutra no português é uma parada meio esquisita, sem necessidade. Mas é importante lembrar que a linguagem é viva e está sujeita a mudanças conforme o tempo, por exemplo, existem um monte de palavras inglesas que foram adotadas para o português (mindset, farmar, grindar etc.). Então digo que se as futuras gerações quiserem utilizar pronomes neutros ou corruptela de palavras para torna-las neutras, eu acho que isso é um direito dessas pessoas, society moves on.
A esquerda já é o terraplanismo das ciências econômicas ....
Fazendo propaganda de bet
Solano based
o they para referir uma pessoa de gênero neutro está correto porque sozinha essa alma não está!
Cala a boca doente, papo de maluco da porra.
O Solano está totalmente equivocado, falando algo q n sabe. Em Grego e Latim existem 3 gêneros. O Masculino, o Feminino e o Neutro. E em Português q só tem o Maculino e o Feminino. Por exemplo em inglês n tem o Masculino e o Feminino, o pronome lá sempre é o neutro. Logo para respeitar as raízes ou n, pode ter sim um Genêro Neutro. As palavras de gênero neutro do Grego passaram para o Latim como neutro, ainda, e depois passam pro português todas para o genero masculino. Assim, originalmente, o gênero neutro se fundiu com o masculino na passagem do latim para o português. Por fim, O Italino apensar de ser como o Português hj tendo somente gêneros Masculino e Feminino, no Italino há vestígios do gênero Neutro, já que algumas palavras no singular são do Gênero Masculino, mas as mesmas palavras no Plural são do Gênero feminino.
Boa, o mal do "esperto" é achar que ele é inteligente quando conversa com burros kkk
Verdade, her é um filme e him é uma banda.
Ou seja: não precisa de neutro😅😅😅😅😅😅😅
Primeiro,
Se você expõe seu filho a conteúdos que podem apresentar esse tipo de linguagem, você é um péssimo responsável.
Joven Nerd agora é extremamente soberbo.
Affonso solano o cara que sabe os que as pessoas trans estão passando mais do que elas mesmo.
Começando com a definição de homem e mulher, isso são apenas caixinhas que os biologos determinaram com base nas observações que fizeram da natureza lá atrás. Hoje a discussão é que essa caixinha está incompleta porque ela não enquadra a disforia entre sexo e genero (sendo um biologico e outro social) que é um fato observável na nossa sociedade.
Usando analogia de outras areas da ciência, é como se a definição antiga fosse a teoria da gravidade do Isaac Newton e estivessemos caminhando agora para a teoria da relatividade geral do Einstein...
Na minha opinião, quem questiona isso que é o terraplanista questionando estudos científicos com base em "observações do mundo real" que já tem a conclusão esperada antes de ser feita.
O que suja vcs e essa casa de aposta. Perde credibilidade.
propaganda de bet, bros? e vocês jogam sem ser ot4rios?
Astrologia é o terraplanismo.
O problema que o host do podcast é pouco dotado de intelecto, consequentemente o filho também é, então se ele ver um casal gay em uma animação vai confundir a cabecinha vazia dele...
Não acho q a linguagem neutra seja esse monstro todo, é estranho, mas é inteligente de qualquer ponto de vista sóbrio.
ao invés de usar; ele, ela, eles, elas se usaria só el e els, isso valeria pra todos os gêneros, incluindo os mais complicados.
Que merda se ta falando ai amigo? Quer mudar algo que nem faz sentido. Seu cérebro é uma ameba
Lucas Bebe rsrs
Pois é kkkkkk
Solano virou isso daí, né?! Um esquisitão reaça que fecha com a extrema direita. Muito triste.
Ainda bem que no MRG tem o Didi e o Beto, Affonso só fala bosta.
Se for um casal de dinossauro macho e fêmea qual a diferença? A história é a mesma, é um casal da mesma forma. Esse barbudo só é preconceituoso e fica fingindo que não.
Existem diferenças anatômicas entre um sexo e outro, animal.
Você é daqueles que quem pensa diferente de voce é fascista, homofóbico e racista.
Falo pouco mas falou merda!👏👏👏
Utilizando o seu método de interpretação, posso então interpretar que tu é um preconceituoso com quem possui barba?
Lhe falta neurônios kkk😊