Paço Municipal de Santos

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 17 жов 2024
  • Olá pessoal, hoje o vídeo será sobre o prédio construído exclusivamente para a Prefeitura de Santos, e a Câmera Municipal, uma obra de arte construída em 2 anos. Bora lá vê?
    Estamos aqui na praça Mauá em Santos, e aquele é o Palácio José Bonifácio, construído para ser sede da Prefeitura de Santos e a Câmara Municipal.
    Uma foto de 1937 mostra o canteiro das obras do paço municipal, notem ao fundo o prédio dos correios inaugurado em 1924.
    O prédio dos correios foi construído pela família Guinle e entregue como presente ao município de Santos.
    O patriarca da família Guinle prosperou como sócio da Companhia Docas de Santos, que investiu nas melhorias das atividades portuárias por 90 anos.
    O paço municipal de Santos foi um projeto do arquiteto Plinio Botelho do Amaral, foi construído em 2 anos a fim de ser inaugurado no centenário da Cidade de Santos em 26 de janeiro de 1939.
    Há quem diga que o patriarca da independência José Bonifácio teve influência na emancipação da Vila de Santos, em 26 janeiro de 1839.
    Na entrada do palácio nos deparamos com uma escadaria ladeada por duas figuras. A do lado direito, Minerva que representa a vida civilizada, o artesanato e a agricultura. A do lado esquerdo Mercúrio, que representa o comércio, segundo a mitologia grega.
    No topo da escada abrem-se três vãos em arco e o topo do vão central ostenta o brasão da República, com a inscrição “Estados Unidos do Brasil” por força da proclamação da república, o que foi modificado em 1968, por força de lei, para “República Federativa do Brasil”.
    A porta central do palácio leva ao saguão principal com piso revestido em mármore e uma belíssima escadaria com corrimãos em bronze.
    Também em bronze, há no saguão duas estátuas, “O Desbravador” que representa os bandeirantes e a estátua “O Catequista” que representa os padres jesuítas.
    No topo do primeiro lance de escadas encontra-se o busto de José Bonifácio, instalado ali em 1995, feito em fibra de vidro pelo artista plástico Daniel Gonzales.
    Neste ponto a escada divide-se em dois, para acesso ao piso superior onde há o Salão nobre e a Sala Princesa Isabel.
    O Salão Nobre, decorado em estilo Luiz XVI, possui nove lustres importados, em cristal da Bohemia, e mobiliário em madeira, pintado com folhas de ouro. No teto e contorno das portas, o estuque foi trabalhado, representando folhagens, frutos de café e delfins, reforçando o estilo francês. O piso apresenta trabalho em marchetaria e os pontaletes das cortinas são de porcelana inglesa Werdwood. Em 1992, o Salão Nobre recebeu o nome de Esmeraldo Tarquínio de Campos Filho, eleito prefeito em 1967. Não tomou posse por questões políticas da época.
    Sala Princesa Isabel
    Na Sala Princesa Isabel, vitrais, afrescos e quadros contam um pouco da história. A Câmara Municipal de Santos ocupou esta sala até 2011 quando mudou para o castelinho, antiga sede do corpo de bombeiros.
    Acima da bancada da Mesa Diretora, encontra-se o quadro da Princesa Isabel, intitulado ‘A Redentora’, de Ângelo Cantú.
    Nas laterais, sobre as portas de acesso à sala de espera, dois quadros de Mimi Alfaia: à esquerda, Martim Afonso de Souza e sua expedição pela Ilha de Santo Amaro, e, à direita, o Forte de São João da Barra.
    Na entrada da Sala Princesa Isabel, à direita, há uma imagem de Martim Afonso de Souza, fundador da Vila de São Vicente e, do outro lado, a de Braz Cubas, fundador da Vila de Santos, ambas assinadas por R. Mertig. Ele também é o autor das pinturas nas paredes que retratam os transportes marítimo e ferroviários, que representam o porto e a economia; a Agricultura e a indústria.
    Ainda na Sala Princesa Isabel, impressiona também o conjunto de 12 lustres, todos em cristal da Bohemia, com destaque para o central, com 2,90m de altura, 2m de diâmetro e cerca de 300 quilos.
    Já os móveis do plenário, utilizado pelos vereadores, foram confeccionados em madeira caviúna, enquanto os da galeria são em imbuia.
    Agora é hora de ir, uns vão de bonde outros a pé e nós vamos de bike. Obrigado nos acompanhar, deixem seu like e... BORA LÁ VÊ? Até o próximo vídeo, inscrevam-se no canal... Fui!!!
    MUSICAS:
    Dobro Mash de Audionautix é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. creativecommon...
    Artista: audionautix.com/
    Smooth Sailing (with Guitar) de Audionautix é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. creativecommon...
    Artista: audionautix.com/

КОМЕНТАРІ • 3