O que eu sempre ouvi, desde adolescente: "Você é muito exigente com os homens! Se continuar assim, vai acabar sem ninguém!" Esta frase e outras situações vividas desde a infância, me levaram a aceitar relacionamentos Insalubres e Abusivos. Precisei de terapia pra descobrir porque sempre tive relacionamentos assim. O auto-conhecimento é fundamental para ser feliz sozinha ou acompanhada! Parabéns! Você é inteligente e bem humoradada! Por isso seus vídeos são tão bons! Adoro!
Gabriela estou casado a 40 anos nunca tivemos problemas como adultério nunca brigamos conheci minha esposa com 15 anos insisti que ela fizesse uma faculdade se formo prestou concurso na educação passo hoje já é aposentada ...tivemos momentos de sem dinheiro por uma década mas sempre juntos criamos 2 filhos maravilhosos e estamos juntos até hoje.nos amamos muito.
Algo interessante é que aqui nos comentários tem muitas pessoas que se identificam com o tema abordado no vídeo por estarem no papel de vítima. Mas eu, após tê-lo assistido, pude identificar características que fazem de mim - inconscientemente, devo dizer - um possível abusador. Triste isso :(
Já fui ambos, o abusador e a vítima. Hoje amadureci e procuro ter responsabilidade afetiva comigo mesmo e com o outro.
4 роки тому+53
Pra mim o maior sinal é: você tem vergonha de falar do seu relacionamento pra outras pessoas? De contar as coisas que você ouve, vive... se tem, é porque tem coisa errada aí.
Nossa, eu passei por um relacionamento bem abusivo psicologicamente. Depois de 8 anos e 3 filhos, eu decidi me separar. Aí sofri violência psicológica dos advogados com quem conversei. Foi horrível. Esses advogados de família foram muito desumanos, numa separação que seria litigiosa. Falaram que ele iria tirar tudo de mim, até os filhos, se eu não brigasse. Que se eu desse mole ele ia subornar o juiz. Desisti de me separar e procurei me fortalecer. Continuei ouvindo horrores sobre mim. Mas cada vez mais forte e com redes de apoio. Agora consigo enfrentar uma separação sendo forte, sendo suporte emocional pros meus filhos. Minha autoestima tá lá encima, me amo demais. Mas não é fácil desconstruir os absurdos que escutei sobre mim e tudo que acabei absorvendo dessas críticas infundadas.
Se o seu relacionamento tá te fazendo sofrer, mais do que fazer bem: "cilada, Bino!" - PERFEITO! Passei por estas ciladas, o quão antes escapar delas, melhor pra saúde e crescimento emocional.
Eu dirigindo e te escutando. Pensei q a polícia estava atrás d mim e comecei reduzir a velocidade, olhava e n via nada. Hahahahah Aí vc disse “obrigado polícia militar”. Rindo litros aqui!
Meu ..... que vídeo incrível que vídeo que me ajudou ..... Estou sem palavras. Agressividade não é força. Obrigada, você consegui uma seguidora. Uma fã e se tornou uma inspiração. Obrigada mais uma vez.
A primeira pergunta sobre o sinal , se há um sinal que a pessoa ao perceber já consegue identificar que aquele relacionamento e abusivo, vou relatar algo da minha experiência com mulheres! Sou advogada e voluntária todos os sábados em uma casa espírita atendendo a comunidade, são vários profissionais e nós nos dividimos nas demandas que se apresentam. Percebi que há algo em comum em todas as mulheres que sofrem abuso e nos procuram, que e o medo, o medo, ele e o elemento que não se justifica ali, se o relacionamento não fosse abusivo! Não faz nenhum sentido você ter medo do seu parceiro, quando há medo não há igualdade ali e se não há igualdade alguém está preponderando! Relacionamentos são o reflexo de uma plêiade de diálogos para que os corpos ali não se choquem, pelo diálogo achamos uma forma gravitacional suficientemente poderosa para giramos em torno de um objetivo comum, e uma metáfora, mas vejo dessa forma!
Eu disse, num disse? Isso o q vc falou é muito real, o medo é um sentimento que não deveria existir numa relação saudável! Eu tenho medo do meu pai pq ele era autoriatario, acabei me afastando, jamais me relacionaria com um homem que me fizesse sentir o que meu pai fazia eu sentir, medo de expor minha opinião, medo de discutir com ele qualquer assunto, agente tinha que aceitar tudo que ele falava, hj ele esta mais maleavel e por conta disso voltamos a nos reaproximar! Relacionamento abusivo é falta de liberdade!
Gabriela, eu tive um relacionamento abusivo de 9 anos e descobri que ela tinha NPD (Narcissist Personality Disorder). É um tema incrível e acabei me tornando um “expert” no assunto. Sugiro que vc procure no youtube por Dr. Ramani Durvasula. Ela é Phd em psicologia e expert em relacionamentos abusivos, narcisistas. Se foi o seu caso vc vai rir muito com as palavras dela pois vc relaciona com tudo que aconteceu com vc. Vale a pena!
Além de esclarecedor por você explicar onde podem estar as armadilhas, também é muito bonito e estimulante também porque as pessoas que hoje vivenciam relacionamentos abusivos com certeza vão sentir o gostinho de um relacionamento leve através da sua história e isso se transforma numa semente que com certeza transformará a vida de muitos!
Infelizmente, esses comportamentos são característicos em pessoas que revelam sentimentos como: baixo auto estima, complexo de inferioridade, insegurança, carência afetiva e tantas outras mazelas que nos atrapalham em nossas vidas... Porém, saliento que se seu parceiro(a) tem esses comportamentos você também os têm, em maior ou menor grau...! Deixo claro(Como a Gabriela citou no vídeo) É INCONCIENTE! Quando adultos nós temos a tendência (INCONCIENTEMENTE) de nos identificarmos com pessoas que lembrem o relacionamento amoroso de nossos pais, ou, figuras de autoridade que tiveram influência sobre nossa Educação. Nesse sentido, pode se observar: Pais, avós, tios, babás etc... A pergunta é.... "Como resolver tudo isso?" Eu respondo, rs... Trabalhando o Auto Conhecimento para identificar esses comportamentos que tem origem na infância, e, posteriormente, trata-los. Pra isso, deixo como sugestão profissionais e técnicas/exercícios excelentes que realmente resolvem o problema! Dediquem esse tempo a vocês, priorizem-se! São eles... Cristina Cairo(Psicóloga Holística) André Lima(Terapeuta em EFT). Técnica(s) Auto Hipnose Cromoterapia EFT (Acupuntura aplicada com a ponta dos dedos) Meditação Yoga e tantas outras.... OBS: Tudo isso encontrado aqui no UA-cam de forma gratuita❤️ Pessoal, espero ter ajudado, pois assim como vocês estou buscando, e o melhor, resolvendo todas essas questões❤️❤️❤️ Abraços🤝
Super me identifiquei. É muito bom ter a paz de um amor tranquilo, em que não é necessário demonstrações exageradas de ciúmes e que as brigas acaloradas não fazem parte do relacionamento. Isso permite que consigamos ter foco em outras coisas como por exemplo nos estudos e na profissão. Resumindo é muito bom ser feliz.
Ainda bem que o UA-cam me indicou esse vídeo porque eu estava precisando EXATAMENTE DISSO!!! Vc descreveu tudinho que estou vivendo e eu não aguento mais viver nesse ciclo vicioso.Obrigada por me ajudar a esclarecer algumas questões da minha mente❤
Gabi de fato existe uma compulsão inconsciente em repetir padrões de relacionamento. Assim como você diz que buscava agressividade, pois confundia com força. Infelizmente tem pessoas que inconscientemente carregam culpas e que por isso acreditam (inconscientemente) que é justo serem punidas. O ideal é você ter uma análise profunda da sua história de relações, não só conjugais, pra conhecer que emoções sintonizam com suas demandas internas. Você acredita que confundia agressividade com força, mas pode ser interpretado de forma diferente: você poderia também buscar a agressão porque se sentia frágil; ou você buscava esse perfil para triunfar sobre a agressividade; ou a agressividade vista no outro alivia e contém sua própria agressividade. Enfim, é vital o autoconhecimento no contexto dessas relações. Bjo linda!
Gabriela você é uma mulher notável. Conheci seu trabalho pela CNN Brasil. Tranquila e firme, argumentos muito bem estruturados. É uma brisa de esperança em um momento de caos. Pessoa que consegue resolver problemas sem usar da violência.
Parabéns pela clareza, pela objetividade e pela coragem. Comecei a me interessar por esse assunto há poucos anos e é muito difícil escutar uma opinião como a sua, de protagonismo, de reconhecimento da responsabilidade e das sutilezas (e inconsciência) desse jogo que é o relacionamento abusivo. O seu gesto de respiração profunda diz muito sobre o que é o efeito desse mal na vida das pessoas,
Gabriela obrigado, obrigado, obrigado, você tem nos trazido uma luz no fim do túnel nesses dias tão sombrios, com pessoas ignorantes e mal informada, vejo seu trabalho na CNN e fico imaginando o preparo, estudo a dedicação para acabar com aqueles analfabetos políticos, sou seu fã, não para vá em frente pois tenho a convicção, que não é fácil mas você é bem preparada um beijo....
A gente só percebe quando está de fora. Que orgulho desse vídeo e de tantos outros de pessoas que assumem que viveram um relacionamento abusivo e entendem o quão abusivo foi e sentem a necessidade de informar que se sentimos que está errado ou ruim, realmente está e devemos sair do ambiente (e da pessoa) que nos adoeceu
relacionamentos abusivos não existem só entre um casal, mas em amizades, parentalidades... assistindo o bbb a gente percebe o que é um relacionamento saudável (rafa e manu) e um ótimo exemplo do que não fazer (gizelly e marcela).
Gabriela, vc é fantástica! Obrigada pelo conteúdo, desse e do outro vídeo de comportar-se como uma garota. Faça mais como esse, de desenvolvimento pessoal e de força interior, é muito inspirador. Vc está ajudando muita gente!
Parabéns pelo seu relacionamento atual. Todas pessoas deveriam acordar pra essa realidade de paz. Lindo relato de autoconhecimento e busca por paz. 👏👏👏
Sua retórica é muito clara. Me identifico mas ainda tenho dúvidas de que parte do qie estou vivendo cabe somente a mim. É muito difícil. No relacionamento às vezes a gente se mistura tanto que já não sabe mais quem é quem.
Ouvir uma mulher que eu admiro, falando sobre isso me dá tanta força pra falar sobre o que vivi. Ouvir outras mulheres como vc foi muito importante pra mim. E foi algo que eu só consegui perceber depois que terminamos, e eu finalmente consegui cortar vínculo com ele, e foi após ouvir várias falas de pessoas que viveram o mesmo que eu. Então parabéns mais uma vez, Gabi. Esse vídeo é muito importante!
Ah, querida! Vc é tão necessária pra gente. És uma humana e profissional tão especial!! Obrigada por estar conosco ♥️ Ah, conta pra gente de onde é essa roupa linda?!🙈
Fui policial por 9 anos, vejo como sendo mto comum as pessoas diminuírem a condição destrutiva de um relacionamento abusivo, nas suas mais diversas formas. Perdi a conta de quantas vezes atendi mulheres, em qualquer hora do dia, vítimas de violência, com o agressor preso no cofre da viatura, mas indecisas se fizeram o certo em denunciar, pq nao tem uma fonte de renda que dê sustento aos filhos e, além disso, não tem uma casa para se abrigar. É mto difícil o trabalho de mudar o pensamento social sobre esse tema, mesmo com as manchetes diárias.
Gabi, que vídeo foda. Percebi através do vídeo que fiz muitas das coisas que foram citadas no vídeo no meu último relacionamento, achando que estava ajudando, o que é triste. Muito obrigado por apresentar uma visão clara e sensível sobre o tema :)
Gabi eu adoro os seus vídeos. Parabéns e obrigado pela generosidade em compartilhar conhecimentos. Posso apenas dar uma sugestão? Evite usar textos na tela, como quando sao feitas as perguntas, sem usar o recurso da fala. Pois isso não deixa acessível para pessoas com deficiência visual. E os seus conteúdos são tão legais para todas as pessoas. Assim, quando usar o texto na tela fale o que está escrito também. Isso serve sempre para o uso de imagens , indicações, etc. Precisamos tornar o UA-cam mais acessível e democrático. Beijo no coração.
"Você q é muito sensivel". Ouvi muito isso, ao ponto de me convencer e eu mesma dizer isso a mim. Finalmente entendi q não importa se pro outro não faz sentido, se faz sentido pra mim então é importante e devo exigir respeito.
Gabriela . . . somos teu fã e sigo bem essas dicas que você relatou muito bem aqui nesse vídeo. Eu e Rô somos casados há 22 anos e + 4 de namoro . . . Ufa kkkk quase 26. O segredo disso é respeito, harmonia e bom humor. E claro . . . tem um toque divino aí que ajuda bastante que é a fé e a união de boas ações que é a gentileza e carinho sempre presentes em nosso dia a dia. Abraço carinhoso
GABRIELA yo veo todos sus videos, todos. Y LEJOS DE SER UN VIDENTE y si veo a usted cómo la Oprah Winfrey Brasileira usted tiene mucho futuro menina Su éxito está en su personalidad que complementa su conocimiento. Felicitaciones a su esposo THIAGO. DESDE LIMA-PERU
Pow vídeos como esse são mega importantes, somente depois de 5 anos de término eu percebi que eu estava num relacionamento abusivo, doeu mas passou. Relatos como estes mostram q muitos de nós passaram por isso. Obrigado pela iniciativa 😉
também sou do time dos relacionamentos serenos sem altos e baixos! haha montanha russa emocional em um relacionamento nao é pra mim nao, disso já basta a vida por si só hehe
Eu já vivi os dois papeis, e hoje, depois de ler muito e ver muitos conteúdos sobre o assunto, percebo que é mais uma questão de maturidade e busca de conhecimento em si, uma vez que sou adepto de que "o conhecimento liberta". Porque se não buscarmos outras referencias, outros pontos de vistas a nossa percepção das situações vão ser sempre as mesmas.
Eu ouvi "casamento é pra sempre", "ñ pode se separar", "você precisa suportar", "você sô pode contar com a pessoa", "você não tem mais ninguém, "só a pessoa te ama"
Meu Deus, me identifiquei MUITO com a sua encenation, Gabi!! Me arrepio só de lembrar dessa época de viver pisando em ovos, sem nem ter mais forcas pra me posicionar... juro que as vezes eu concordava com ele/fazia o que ele pedia só pra ele parar de falar, porque eu já nao aguentava mais! E o pior é que, apesar de saber que aquilo nao estava certo, nao tinha forcas pra romper a situacao, sabe? horrível mesmo, só quem viveu sabe. Hoje, vivendo um relacionamento saudável e maduro, eu fico chocada de pensar que me sujeitei àquilo. Amor pode sim ser leve e fácil, gente, acreditem!
Eu vivi um relacionamento abusivo psicologicamente por cerca de 3 anos. Eu tive o meu próprio tempo para aprender a lidar com isso. E hoje, quase 2 anos depois, consigo enxergar o que me fazia mal, aprendi a me conhecer, me entender e saber exatamente o que quero em um relacionamento. Ótimo vídeo! Falou muito bem, Gabi arrasa sempre!
Gabi, temos que ter em mente também que as pessoas são diferentes e consequentemente terão divergencias, muitas vezes a pessoa não vai agir como vc esperava que ela agisse por justamente ter uma visão de mundo diferente. Dai que surge essa ideia de que "Relacionamento é dificil", "ter que ceder se não o relacionamento não vai para frente", etc. Encontrar alguém que vc não tenha divergências, cuidado, muito provavelmente um dos lados está se "anulando" em nome do sentimento de paixão, porém, com o passar do tempo a pessoa se cansa de sempre ceder e vc passa ver a pessoa diferente ( "Nossa, como fulano mudou. Antigamente ele não era assim). Então, assim, na minha opinião, o que vc falou é normal em qualquer relacionamento. Ao meu ver, se caracteriza abusivo, quando estrapola as divergências, para ter uma relação de poder: a pessoa te manipula, explora seus pontos fracos, fica constantemente atacando sua auto estima, é controlador e às vezes até agressivo.
Acho muito legal o interesse em conversar sobre esse assunto porque quando eu namorava não se falava muito disso e embora eu percebesse muitas atitudes abusivas do meu ex, não tinha conhecimento de causa e fui descobrir que estava em uma situação muito errada e perigosa! A importância de sair cedo dessas relações é gigante pois a tendência é piorar, digo isso por experiência própria e não recomendo. Mas também sei que é muito difícil se desprender de uma relação dessa natureza pois ela tem ciclos de chantagem emocional pesada, então é complicado!
Eu não estou acreditando nessa mulher e no que ela expôs !!! Muito obrigada Gabi você está me ajudando em muitos aspectos Não é pq sou burra ou qualquer coisa assim Mas é preciso alguém pra ajudar a gente a pensar refletir e vc faz isso comigo Obg
Eu já passei por relacionamentos abusivos e já tive relações saudáveis e é exatamente isso que vc falou!!! Não é normal ser infeliz!!! Lógico que sempre teremos momentos de infelicidade mas isso não deve ser uma constância.
Muito bom, Gabriela!! Seus comentários valem para qualquer tipo de relacionamento. No meu caso, tive um casamento maravilhoso e bem longe de ser abusivo (acabou porque ele faleceu). Mas, sofri, recentemente, por causa de um relacionamento abusivo com uma amiga! Os sentimentos são exatamente como você descreveu. Enfim, vale como experiência de vida.
Esse vídeo foi o que mais mexeu comigo, pensando em suas palavras , cheguei a conclusão que estive em um relacionamento abusivo, é triste descobrir isso. Sai de um casamento, graças a Deus já faz um tempo. Depois de todo perrengue de um divórcio, vem o preconceito por ser divorciada. Gabi, sei que você comenta mais sobre política, mas quando tiver um tempinho poderia fazer um vídeo sobre o preconceito quando assinamos ser divorciados. Fora o medo, pq desconhecemos a reação do outro.
Talvez não exista mesmo uma verdade absoluta e relações diferentes funcionem para pessoas diferentes. Eu concordo com alguns comentários acima no sentido de que errar é, muitas vezes, inevitável, porém acrescento que nesse caso é necessário existir respeito e diálogo. Diálogo para expor o que a gente não admite, o que nos faz mal e respeito para que o outro acate isso e vice versa. Acho que é possível crescer juntos sim. Talvez a gente não mude a essência das pessoas, mas alguns comportamentos podem ser ajustados para a gente ter uma relação mais harmoniosa, a própria maturidade faz isso. A dificuldade é quando não existe diálogo ou respeito e a relação passa a ser mais sofrimento do que qualquer outra coisa. Eu também prefiro a paz de um amor calmo. É que nem a Lygia Fagundes Telles escreveu: “Pois o amor não era ilogicidade? Transgressão? Digo-lhe que a indisciplina está só na aparência, na superfície. Na casca. Porque la nas profundezas o amor é de uma ordem e de uma harmonia só comparável a abóbada celeste.”
Muito importante este video pra mim, vivo um relacionamento complicado e que me faz pensar exatamente como voce disse, que relacionamento é desafio e que não tem saídas. Grato!
Gabi, você é incrível! Te admiro mais e mais. Já adorava ouvir você falar sobre nosso contexto político, e fiquei positivamente surpresa ao ver que vc também compartilha relatos da vida diária. Muito bom!
É por isso, que SEMPRE indico que procurem um psicólogo (com quem se sinta bem). Ninguém, infelizmente, está livre de entrar num relacionamento abusivo. É preciso exercitar nosso amor-próprio diariamente. É uma das formas de manter em mente: "se não me faz bem, não vale a pena"; "eu não mereço isso". E pensar essas coisas, para manter a própria saúde mental não é crime, não é errado. Precisamos aprender a dizer "não", principalmente quando o "sim" pode custar nossa vida.
Achei legal o video, os argumentos e tals, parabens por ter descoberto alguem que te respeita de verdade e por ter superado esse senso comum das pessoas. E tipo, apesar de a grande maioria dos relacionamentos abusivos acontecerem contra a mulher, ateh mesmo de agressoes fisicas e tals, acredito que hajam casos de mulheres que tambem abusam dos homens, nao estou dizendo por experiência pessoal, nunca me relacionei de verdade com ninguém, mas ja vi casos de homens que sentem a mesma angustia e talvez recebam o mesmo tratamento que mulheres abusadas, nao eh soh pq eh homem que eh mais forte, ou agressivo que uma mulher.
Eu tbm vivia angustiada, eu "mendigava " carinho e consideração, quando percebi que ele não me tratava mal, mas era tanto faz....Percebi que isso tbm era abusivo, terminei.
Eu amei o vídeo e todas as suas colocações. Obrigado! (Uma dica, seria legal se você tivesse lido as perguntas, daria pra ouvir seu vídeo como num podcast, sem necessariamente precisar assistir.).
Você acredita que o maior combustível de um relacionamento abusivo é o ciúme? No que eu observei em minha vida, e na de pessoas próximas, sim. Fazendo um link quanto ao ciúme dominador e ao despertar pelo qual você relatou passar, também acordei quando percebi que a demostração (exacerbada) de ciúme me realizava. Fazia-me sentir desejado (amado). Eu deturpei os sentimentos e sensações. Concordo, portanto, plenamenete quando disse que relacionamento não dói, ajuda a curar!!! Obrigado pelo conteúdo.
O que eu sempre ouvi, desde adolescente: "Você é muito exigente com os homens! Se continuar assim, vai acabar sem ninguém!"
Esta frase e outras situações vividas desde a infância, me levaram a aceitar relacionamentos Insalubres e Abusivos.
Precisei de terapia pra descobrir porque sempre tive relacionamentos assim.
O auto-conhecimento é fundamental para ser feliz sozinha ou acompanhada! Parabéns! Você é inteligente e bem humoradada! Por isso seus vídeos são tão bons! Adoro!
Gabriela estou casado a 40 anos nunca tivemos problemas como adultério nunca brigamos conheci minha esposa com 15 anos insisti que ela fizesse uma faculdade se formo prestou concurso na educação passo hoje já é aposentada ...tivemos momentos de sem dinheiro por uma década mas sempre juntos criamos 2 filhos maravilhosos e estamos juntos até hoje.nos amamos muito.
Algo interessante é que aqui nos comentários tem muitas pessoas que se identificam com o tema abordado no vídeo por estarem no papel de vítima. Mas eu, após tê-lo assistido, pude identificar características que fazem de mim - inconscientemente, devo dizer - um possível abusador. Triste isso :(
Já fui ambos, o abusador e a vítima. Hoje amadureci e procuro ter responsabilidade afetiva comigo mesmo e com o outro.
Pra mim o maior sinal é: você tem vergonha de falar do seu relacionamento pra outras pessoas? De contar as coisas que você ouve, vive... se tem, é porque tem coisa errada aí.
Nossa, eu passei por um relacionamento bem abusivo psicologicamente. Depois de 8 anos e 3 filhos, eu decidi me separar. Aí sofri violência psicológica dos advogados com quem conversei. Foi horrível. Esses advogados de família foram muito desumanos, numa separação que seria litigiosa. Falaram que ele iria tirar tudo de mim, até os filhos, se eu não brigasse. Que se eu desse mole ele ia subornar o juiz. Desisti de me separar e procurei me fortalecer. Continuei ouvindo horrores sobre mim. Mas cada vez mais forte e com redes de apoio. Agora consigo enfrentar uma separação sendo forte, sendo suporte emocional pros meus filhos. Minha autoestima tá lá encima, me amo demais. Mas não é fácil desconstruir os absurdos que escutei sobre mim e tudo que acabei absorvendo dessas críticas infundadas.
Qualquer relacionamento onde não há gentileza, companheirismo e respeito, sempre, é abusivo!.
Gabi, você é uma mulher incrível. Impressionante.
O tema devia ser: "relacionamento saudável é possível/existe" haha gratidão, lindeza! 🙏🥰🤩❤
Que achado virtual incrível que é essa Gabriela Prioli pra me entreter nessa quarentena!!!
Pode ser empolgação, mas tudo na tua explicação parece melhor abordado 💎
Se o seu relacionamento tá te fazendo sofrer, mais do que fazer bem: "cilada, Bino!" - PERFEITO! Passei por estas ciladas, o quão antes escapar delas, melhor pra saúde e crescimento emocional.
Acabei de me inscrever.
Você tem um raciocínio rápido, ótima linha de pensamento e argumentos profundos.
Parabéns, Dra.
Sou PSICÓLOGA e psicoterapeuta. 😉 ótimo vídeo e exemplo. Postado também no meu canal do UA-cam.
😘
Eu dirigindo e te escutando. Pensei q a polícia estava atrás d mim e comecei reduzir a velocidade, olhava e n via nada. Hahahahah Aí vc disse “obrigado polícia militar”. Rindo litros aqui!
dificuldades são aquelas que os dois enfrentam juntos e não um com o outro.
Relacionamento não muda NINGUÉM;as pessoas se mostram realmente o que são na convivência,na conquista não é suficiente pra se conhecer.
Meu ..... que vídeo incrível que vídeo que me ajudou ..... Estou sem palavras. Agressividade não é força. Obrigada, você consegui uma seguidora. Uma fã e se tornou uma inspiração. Obrigada mais uma vez.
A primeira pergunta sobre o sinal , se há um sinal que a pessoa ao perceber já consegue identificar que aquele relacionamento e abusivo, vou relatar algo da minha experiência com mulheres!
Sou advogada e voluntária todos os sábados em uma casa espírita atendendo a comunidade, são vários profissionais e nós nos dividimos nas demandas que se apresentam.
Percebi que há algo em comum em todas as mulheres que sofrem abuso e nos procuram, que e o medo, o medo, ele e o elemento que não se justifica ali, se o relacionamento não fosse abusivo!
Não faz nenhum sentido você ter medo do seu parceiro, quando há medo não há igualdade ali e se não há igualdade alguém está preponderando!
Relacionamentos são o reflexo de uma plêiade de diálogos para que os corpos ali não se choquem, pelo diálogo achamos uma forma gravitacional suficientemente poderosa para giramos em torno de um objetivo comum, e uma metáfora, mas vejo dessa forma!
Eu disse, num disse? Isso o q vc falou é muito real, o medo é um sentimento que não deveria existir numa relação saudável! Eu tenho medo do meu pai pq ele era autoriatario, acabei me afastando, jamais me relacionaria com um homem que me fizesse sentir o que meu pai fazia eu sentir, medo de expor minha opinião, medo de discutir com ele qualquer assunto, agente tinha que aceitar tudo que ele falava, hj ele esta mais maleavel e por conta disso voltamos a nos reaproximar! Relacionamento abusivo é falta de liberdade!
Gabriela, eu tive um relacionamento abusivo de 9 anos e descobri que ela tinha NPD (Narcissist Personality Disorder). É um tema incrível e acabei me tornando um “expert” no assunto. Sugiro que vc procure no youtube por Dr. Ramani Durvasula. Ela é Phd em psicologia e expert em relacionamentos abusivos, narcisistas. Se foi o seu caso vc vai rir muito com as palavras dela pois vc relaciona com tudo que aconteceu com vc. Vale a pena!
Além de esclarecedor por você explicar onde podem estar as armadilhas, também é muito bonito e estimulante também porque as pessoas que hoje vivenciam relacionamentos abusivos com certeza vão sentir o gostinho de um relacionamento leve através da sua história e isso se transforma numa semente que com certeza transformará a vida de muitos!
Infelizmente, esses comportamentos são característicos em pessoas que revelam sentimentos como: baixo auto estima, complexo de inferioridade, insegurança, carência afetiva e tantas outras mazelas que nos atrapalham em nossas vidas... Porém, saliento que se seu parceiro(a) tem esses comportamentos você também os têm, em maior ou menor grau...! Deixo claro(Como a Gabriela citou no vídeo) É INCONCIENTE! Quando adultos nós temos a tendência (INCONCIENTEMENTE) de nos identificarmos com pessoas que lembrem o relacionamento amoroso de nossos pais, ou, figuras de autoridade que tiveram influência sobre nossa Educação. Nesse sentido, pode se observar: Pais, avós, tios, babás etc...
A pergunta é....
"Como resolver tudo isso?"
Eu respondo, rs...
Trabalhando o Auto Conhecimento para identificar esses comportamentos que tem origem na infância, e, posteriormente, trata-los.
Pra isso, deixo como sugestão profissionais e técnicas/exercícios excelentes que realmente resolvem o problema! Dediquem esse tempo a vocês, priorizem-se!
São eles...
Cristina Cairo(Psicóloga Holística) André Lima(Terapeuta em EFT).
Técnica(s)
Auto Hipnose
Cromoterapia
EFT (Acupuntura aplicada com a ponta dos dedos)
Meditação
Yoga e tantas outras....
OBS: Tudo isso encontrado aqui no UA-cam de forma gratuita❤️
Pessoal, espero ter ajudado, pois assim como vocês estou buscando, e o melhor, resolvendo todas essas questões❤️❤️❤️
Abraços🤝
Super me identifiquei. É muito bom ter a paz de um amor tranquilo, em que não é necessário demonstrações exageradas de ciúmes e que as brigas acaloradas não fazem parte do relacionamento. Isso permite que consigamos ter foco em outras coisas como por exemplo nos estudos e na profissão. Resumindo é muito bom ser feliz.
Sim, eu sei que o tema é importantíssimo e fiquei atenta a tudo que ela disse! Mas vcs repararam nesta camisetinha incrível?
Conheci seu canal hoje, e Gabi, você é inteligentíssima, muito eloquente, agradável; Admiração total por ti! Parabéns pelo trabalho🙂
'Não dá pra ter medo de quem vc está dividindo a sua vida.' Um bom resumo para saber quando fugir de um relacionamento abusivo.
Ainda bem que o UA-cam me indicou esse vídeo porque eu estava precisando EXATAMENTE DISSO!!!
Vc descreveu tudinho que estou vivendo e eu não aguento mais viver nesse ciclo vicioso.Obrigada por me ajudar a esclarecer algumas questões da minha mente❤
Gabi de fato existe uma compulsão inconsciente em repetir padrões de relacionamento. Assim como você diz que buscava agressividade, pois confundia com força. Infelizmente tem pessoas que inconscientemente carregam culpas e que por isso acreditam (inconscientemente) que é justo serem punidas. O ideal é você ter uma análise profunda da sua história de relações, não só conjugais, pra conhecer que emoções sintonizam com suas demandas internas.
Você acredita que confundia agressividade com força, mas pode ser interpretado de forma diferente: você poderia também buscar a agressão porque se sentia frágil; ou você buscava esse perfil para triunfar sobre a agressividade; ou a agressividade vista no outro alivia e contém sua própria agressividade. Enfim, é vital o autoconhecimento no contexto dessas relações.
Bjo linda!
É admirável a sua preocupação e delicadeza de encaixar as palavras certas no contexto. Isso é mega importante! Parabéns, Gabi! 😘😘
Gabriela você é uma mulher notável. Conheci seu trabalho pela CNN Brasil. Tranquila e firme, argumentos muito bem estruturados. É uma brisa de esperança em um momento de caos. Pessoa que consegue resolver problemas sem usar da violência.
Ser amiga dessa mulher: MEU SONHO!
Obrigada por dividir. Pode ter certeza que a lucidez da sua narrativa ajuda muito a "clarear" as coisas pra muita gente.
Lindíssima, eloquente e muitíssimo inteligente. Já sou fã da Gabriela! Uma oportunidade incrível ouvir o que ela tem para dizer.
Parabéns Gabriela você é inteligente e coerente, uma garota com coração de mulher !!! Felicidades sempre Gabriela !!!
Parabéns pela clareza, pela objetividade e pela coragem. Comecei a me interessar por esse assunto há poucos anos e é muito difícil escutar uma opinião como a sua, de protagonismo, de reconhecimento da responsabilidade e das sutilezas (e inconsciência) desse jogo que é o relacionamento abusivo. O seu gesto de respiração profunda diz muito sobre o que é o efeito desse mal na vida das pessoas,
Nossa, que vídeo necessário!
eu estou vivendo um relacionamento complicado e esse vídeo falou muito para mim. Obrigada, Gabi!
Me identifiquei muito na sua fala!! Fortalecimento é mto importante!! Ajuda mais que ficar apontando que ela esta num relacionamento tóxico!!!
Gabriela obrigado, obrigado, obrigado, você tem nos trazido uma luz no fim do túnel nesses dias tão sombrios, com pessoas ignorantes e mal informada, vejo seu trabalho na CNN e fico imaginando o preparo, estudo a dedicação para acabar com aqueles analfabetos políticos, sou seu fã, não para vá em frente pois tenho a convicção, que não é fácil mas você é bem preparada um beijo....
A gente só percebe quando está de fora. Que orgulho desse vídeo e de tantos outros de pessoas que assumem que viveram um relacionamento abusivo e entendem o quão abusivo foi e sentem a necessidade de informar que se sentimos que está errado ou ruim, realmente está e devemos sair do ambiente (e da pessoa) que nos adoeceu
Muito generoso de sua parte trazer um relato pessoal tão rico. Acende uma luz pra quem passa por isso. 🙏🏿
A Gabriela é um exemplo da evolução humana. Parabéns.
relacionamentos abusivos não existem só entre um casal, mas em amizades, parentalidades... assistindo o bbb a gente percebe o que é um relacionamento saudável (rafa e manu) e um ótimo exemplo do que não fazer (gizelly e marcela).
tão sensata, inteligente e relatable. Tudo ao mesmo tempo
Gabriela, vc é fantástica! Obrigada pelo conteúdo, desse e do outro vídeo de comportar-se como uma garota. Faça mais como esse, de desenvolvimento pessoal e de força interior, é muito inspirador. Vc está ajudando muita gente!
Parabéns pelo seu relacionamento atual. Todas pessoas deveriam acordar pra essa realidade de paz. Lindo relato de autoconhecimento e busca por paz. 👏👏👏
Sua retórica é muito clara. Me identifico mas ainda tenho dúvidas de que parte do qie estou vivendo cabe somente a mim. É muito difícil. No relacionamento às vezes a gente se mistura tanto que já não sabe mais quem é quem.
Ouvir uma mulher que eu admiro, falando sobre isso me dá tanta força pra falar sobre o que vivi. Ouvir outras mulheres como vc foi muito importante pra mim. E foi algo que eu só consegui perceber depois que terminamos, e eu finalmente consegui cortar vínculo com ele, e foi após ouvir várias falas de pessoas que viveram o mesmo que eu. Então parabéns mais uma vez, Gabi. Esse vídeo é muito importante!
Ah, querida! Vc é tão necessária pra gente. És uma humana e profissional tão especial!! Obrigada por estar conosco ♥️ Ah, conta pra gente de onde é essa roupa linda?!🙈
Legal vc dividir sua perspectiva sobre o que seja um relacionamento abusivo.A informação divulgada de maneira responsável é muito valorosa.Agradecido.
Queria ouvir isso e poder agir na prática. Tão difícil...
Esse vídeo abriu minha mente e meu coração. Uma mente e um coração que já estavam fechados pro amor.
Oi Gabi... parabéns pelo depoimento e esclarecimentos. Homens e mulheres passam por isso...
👏👏👏👏... caramba Gabi! Concordo em gênero, número é grau! Se não é pra viver bem, melhor não viver ou melhor, viva sem!
Fui policial por 9 anos, vejo como sendo mto comum as pessoas diminuírem a condição destrutiva de um relacionamento abusivo, nas suas mais diversas formas. Perdi a conta de quantas vezes atendi mulheres, em qualquer hora do dia, vítimas de violência, com o agressor preso no cofre da viatura, mas indecisas se fizeram o certo em denunciar, pq nao tem uma fonte de renda que dê sustento aos filhos e, além disso, não tem uma casa para se abrigar. É mto difícil o trabalho de mudar o pensamento social sobre esse tema, mesmo com as manchetes diárias.
Gabi, que vídeo foda. Percebi através do vídeo que fiz muitas das coisas que foram citadas no vídeo no meu último relacionamento, achando que estava ajudando, o que é triste. Muito obrigado por apresentar uma visão clara e sensível sobre o tema :)
Gabi eu adoro os seus vídeos. Parabéns e obrigado pela generosidade em compartilhar conhecimentos. Posso apenas dar uma sugestão? Evite usar textos na tela, como quando sao feitas as perguntas, sem usar o recurso da fala. Pois isso não deixa acessível para pessoas com deficiência visual. E os seus conteúdos são tão legais para todas as pessoas. Assim, quando usar o texto na tela fale o que está escrito também. Isso serve sempre para o uso de imagens , indicações, etc. Precisamos tornar o UA-cam mais acessível e democrático. Beijo no coração.
Cuidar-se e cuidar. Gentileza e perdão. Reconciliação
"Você q é muito sensivel". Ouvi muito isso, ao ponto de me convencer e eu mesma dizer isso a mim. Finalmente entendi q não importa se pro outro não faz sentido, se faz sentido pra mim então é importante e devo exigir respeito.
Você foi corajosa demais ao expor sua vida. Parabéns, ajudou muita gente. Foste incrível. Passei a ser sua seguidora.💐💜
Gabriela . . . somos teu fã e sigo bem essas dicas que você relatou muito bem aqui nesse vídeo.
Eu e Rô somos casados há 22 anos e + 4 de namoro . . . Ufa kkkk quase 26.
O segredo disso é respeito, harmonia e bom humor.
E claro . . . tem um toque divino aí que ajuda bastante que é a fé e a união de boas ações que é a gentileza e carinho sempre presentes em nosso dia a dia.
Abraço carinhoso
GABRIELA yo veo todos sus videos, todos.
Y LEJOS DE SER UN VIDENTE y si veo a usted cómo la Oprah Winfrey
Brasileira usted tiene mucho futuro menina Su éxito está en su personalidad que complementa su conocimiento.
Felicitaciones a su esposo THIAGO.
DESDE LIMA-PERU
Vídeo excelente. Certíssima do começo ao fim.
Pow vídeos como esse são mega importantes, somente depois de 5 anos de término eu percebi que eu estava num relacionamento abusivo, doeu mas passou. Relatos como estes mostram q muitos de nós passaram por isso. Obrigado pela iniciativa 😉
Que mulher incrível tu és, Gabi!
também sou do time dos relacionamentos serenos sem altos e baixos! haha montanha russa emocional em um relacionamento nao é pra mim nao, disso já basta a vida por si só hehe
Eu já vivi os dois papeis, e hoje, depois de ler muito e ver muitos conteúdos sobre o assunto, percebo que é mais uma questão de maturidade e busca de conhecimento em si, uma vez que sou adepto de que "o conhecimento liberta". Porque se não buscarmos outras referencias, outros pontos de vistas a nossa percepção das situações vão ser sempre as mesmas.
Eu ouvi "casamento é pra sempre", "ñ pode se separar", "você precisa suportar", "você sô pode contar com a pessoa", "você não tem mais ninguém, "só a pessoa te ama"
Tudo q eu precisava ouvir. Vim pra aprender sobre política e encontrei este vídeo maravilhoso, obrigado❤️
Meu Deus, me identifiquei MUITO com a sua encenation, Gabi!! Me arrepio só de lembrar dessa época de viver pisando em ovos, sem nem ter mais forcas pra me posicionar... juro que as vezes eu concordava com ele/fazia o que ele pedia só pra ele parar de falar, porque eu já nao aguentava mais! E o pior é que, apesar de saber que aquilo nao estava certo, nao tinha forcas pra romper a situacao, sabe? horrível mesmo, só quem viveu sabe.
Hoje, vivendo um relacionamento saudável e maduro, eu fico chocada de pensar que me sujeitei àquilo.
Amor pode sim ser leve e fácil, gente, acreditem!
Ótima mensagem que esse vídeo passa. Obrigado Gabi.
Gabriela, você é ótima!!! Muito lúcida e clara em suas explanações!!!
Eu vivi um relacionamento abusivo psicologicamente por cerca de 3 anos. Eu tive o meu próprio tempo para aprender a lidar com isso. E hoje, quase 2 anos depois, consigo enxergar o que me fazia mal, aprendi a me conhecer, me entender e saber exatamente o que quero em um relacionamento.
Ótimo vídeo! Falou muito bem, Gabi arrasa sempre!
Gabi, temos que ter em mente também que as pessoas são diferentes e consequentemente terão divergencias, muitas vezes a pessoa não vai agir como vc esperava que ela agisse por justamente ter uma visão de mundo diferente. Dai que surge essa ideia de que "Relacionamento é dificil", "ter que ceder se não o relacionamento não vai para frente", etc. Encontrar alguém que vc não tenha divergências, cuidado, muito provavelmente um dos lados está se "anulando" em nome do sentimento de paixão, porém, com o passar do tempo a pessoa se cansa de sempre ceder e vc passa ver a pessoa diferente ( "Nossa, como fulano mudou. Antigamente ele não era assim). Então, assim, na minha opinião, o que vc falou é normal em qualquer relacionamento. Ao meu ver, se caracteriza abusivo, quando estrapola as divergências, para ter uma relação de poder: a pessoa te manipula, explora seus pontos fracos, fica constantemente atacando sua auto estima, é controlador e às vezes até agressivo.
Acho muito legal o interesse em conversar sobre esse assunto porque quando eu namorava não se falava muito disso e embora eu percebesse muitas atitudes abusivas do meu ex, não tinha conhecimento de causa e fui descobrir que estava em uma situação muito errada e perigosa! A importância de sair cedo dessas relações é gigante pois a tendência é piorar, digo isso por experiência própria e não recomendo. Mas também sei que é muito difícil se desprender de uma relação dessa natureza pois ela tem ciclos de chantagem emocional pesada, então é complicado!
Eu não estou acreditando nessa mulher e no que ela expôs !!! Muito obrigada Gabi você está me ajudando em muitos aspectos
Não é pq sou burra ou qualquer coisa assim
Mas é preciso alguém pra ajudar a gente a pensar refletir e vc faz isso comigo
Obg
Adorei sua camisa Gabi. Além de linda e sábia tem bom gosto!
Eu já passei por relacionamentos abusivos e já tive relações saudáveis e é exatamente isso que vc falou!!! Não é normal ser infeliz!!! Lógico que sempre teremos momentos de infelicidade mas isso não deve ser uma constância.
Muito bom, Gabriela!! Seus comentários valem para qualquer tipo de relacionamento. No meu caso, tive um casamento maravilhoso e bem longe de ser abusivo (acabou porque ele faleceu). Mas, sofri, recentemente, por causa de um relacionamento abusivo com uma amiga! Os sentimentos são exatamente como você descreveu. Enfim, vale como experiência de vida.
Esse vídeo foi o que mais mexeu comigo, pensando em suas palavras , cheguei a conclusão que estive em um relacionamento abusivo, é triste descobrir isso. Sai de um casamento, graças a Deus já faz um tempo. Depois de todo perrengue de um divórcio, vem o preconceito por ser divorciada. Gabi, sei que você comenta mais sobre política, mas quando tiver um tempinho poderia fazer um vídeo sobre o preconceito quando assinamos ser divorciados. Fora o medo, pq desconhecemos a reação do outro.
Talvez não exista mesmo uma verdade absoluta e relações diferentes funcionem para pessoas diferentes.
Eu concordo com alguns comentários acima no sentido de que errar é, muitas vezes, inevitável, porém acrescento que nesse caso é necessário existir respeito e diálogo. Diálogo para expor o que a gente não admite, o que nos faz mal e respeito para que o outro acate isso e vice versa. Acho que é possível crescer juntos sim. Talvez a gente não mude a essência das pessoas, mas alguns comportamentos podem ser ajustados para a gente ter uma relação mais harmoniosa, a própria maturidade faz isso.
A dificuldade é quando não existe diálogo ou respeito e a relação passa a ser mais sofrimento do que qualquer outra coisa.
Eu também prefiro a paz de um amor calmo. É que nem a Lygia Fagundes Telles escreveu: “Pois o amor não era ilogicidade? Transgressão? Digo-lhe que a indisciplina está só na aparência, na superfície. Na casca. Porque la nas profundezas o amor é de uma ordem e de uma harmonia só comparável a abóbada celeste.”
Muito importante este video pra mim, vivo um relacionamento complicado e que me faz pensar exatamente como voce disse, que relacionamento é desafio e que não tem saídas. Grato!
Gabi, você é incrível! Te admiro mais e mais. Já adorava ouvir você falar sobre nosso contexto político, e fiquei positivamente surpresa ao ver que vc também compartilha relatos da vida diária. Muito bom!
Não poderia ter dito melhor. Obrigada por ter mencionado os dois gêneros.
Poxa Gabi, muito grato pela partilha... super pertinente
É por isso, que SEMPRE indico que procurem um psicólogo (com quem se sinta bem). Ninguém, infelizmente, está livre de entrar num relacionamento abusivo. É preciso exercitar nosso amor-próprio diariamente. É uma das formas de manter em mente: "se não me faz bem, não vale a pena"; "eu não mereço isso". E pensar essas coisas, para manter a própria saúde mental não é crime, não é errado.
Precisamos aprender a dizer "não", principalmente quando o "sim" pode custar nossa vida.
A mulher que eu amo aaaaa tu é incrível gabi
Me identifiquei demais. Obrigada por este vídeo. Anotei muitas pérolas. 💜
Amiga vc é muito boa! Tô te acompanhando por aqui. Feliz se esse vídeo ajudar outras pessoas. Homens, assistam!!
Ótimo você ter saído daquilo lá !!! Já estou inscrito aqui, bjs e sussesso!!!
Gente, super esclarecedor ... me identifiquei total!
Muito bom. Parabéns Gaby
Um dos melhores videos que eu já vi sobre o assunto.
Achei legal o video, os argumentos e tals, parabens por ter descoberto alguem que te respeita de verdade e por ter superado esse senso comum das pessoas. E tipo, apesar de a grande maioria dos relacionamentos abusivos acontecerem contra a mulher, ateh mesmo de agressoes fisicas e tals, acredito que hajam casos de mulheres que tambem abusam dos homens, nao estou dizendo por experiência pessoal, nunca me relacionei de verdade com ninguém, mas ja vi casos de homens que sentem a mesma angustia e talvez recebam o mesmo tratamento que mulheres abusadas, nao eh soh pq eh homem que eh mais forte, ou agressivo que uma mulher.
Adorei, Gabriela!!!
Muito boa tua colocação. É bom ouvir de alguém de fora. Obrigada
Vendo agora, percebo que estive em um relacionamento de abuso psicológico... vivia angustiado me culpando e sendo culpado por tudo.
Eu tbm vivia angustiada, eu "mendigava " carinho e consideração, quando percebi que ele não me tratava mal, mas era tanto faz....Percebi que isso tbm era abusivo, terminei.
Obrigada Gabriela por trazer temas tão necessários. 👏👏👏
Eu amei o vídeo e todas as suas colocações. Obrigado! (Uma dica, seria legal se você tivesse lido as perguntas, daria pra ouvir seu vídeo como num podcast, sem necessariamente precisar assistir.).
Pensar se a culpa não eh sua pra mim eh uma das piores e mais preocupantes frases q alguém pode dizer...
Você acredita que o maior combustível de um relacionamento abusivo é o ciúme?
No que eu observei em minha vida, e na de pessoas próximas, sim.
Fazendo um link quanto ao ciúme dominador e ao despertar pelo qual você relatou passar, também acordei quando percebi que a demostração (exacerbada) de ciúme me realizava. Fazia-me sentir desejado (amado). Eu deturpei os sentimentos e sensações.
Concordo, portanto, plenamenete quando disse que relacionamento não dói, ajuda a curar!!!
Obrigado pelo conteúdo.