Sobre o Baal e Beelzebu, o que os Hebreus fizeram foi fazer um trocadilho sacana Baal Zebul era um título para Baal, que significava 'Senhor das Terras Celestiais'. Isso foi trocado para Beelzebub, que significa 'Senhor das Moscas', para ridicularizar e demonizar Baal.
tem um capitulo q ele fala pro cara trazer tipo 500 cabeças de x 300 cabeças de y etc em um curto periodo de tempo algo assim , ai eu fiz uns caculos e o cara basicamente matava muito mais rapido doq os abatedouros de hoje em dia oO , e queria saber como o cara conseguiu tantos animais assim naquela epoca em tão pouco tempo.
No épico de Gigalmesh tem sim uma "lição de moral" no final das contas. Se vc vc observar a estrutura do conto, ele possui a estrutura todinha do mito do herói. Sem contar que no final, Gigalmesh é aconselhado a viver e aproveitar a vida enquanto ela existir e que a sua imortalidade reside em seus feitos e obras que para sempre seriam lembrados.
"Baal zebub" me lembrou meu irmão que, quando criança, acreditava que Malamém era um demônio, pois sua mãe fazia-o rezar junto com ela e dizia: ... e livrai-nos do mal, amém." XD
No principio havia o caos, que após um longo tempo de existência se desfez em 2 particulas, a primeira se chamava Carlos e a segunda Paulo. Com o passar de eras, Paulo e Carlos se tornaram amigos e começaram a criar coisas juntos, primeiro tentando criar algo bonito de suas mentes, Paulo criou a terra e Carlos o mar, ao juntar os dois foi visto que era belo e assim ficou. Mas a terra e o mar pareciam frios e sem vida, assim Paulo criou o dia e Carlos criou a noite e foi visto que era belo, e assim ficou. Algo ainda faltava e assim Carlos com seu lapis mágico criou as feras e Paulo com seus cálculos criou as plantas e foi visto que era belo, e assim ficou. Um dia porém, Paulo por acidente deixou cair um fio de sua sombrancelha na terra, e essa se tornou um ser vivente, superior aos outros em forma e em pensamento, com medo da reação de Carlos, Paulo aprisionou a inteligencia e escondeu suas criaturas em cavernas. Algum tempo depois, retocando sua criação, Carlos encontrou um desses seres viventes e o perguntou: -Ora, ser vivente que nunca criei, como chegastes aqui? Quem te fez? Não sabendo do que se tratava, o ser olhou para Carlos com medo e depois para Paulo. Entendendo a mensagem Carlos questionou Paulo, que tentou negar, mas falhou. Houve então uma crescente ira e inveja no interior de Carlos, que tentou inutilmente criar criaturas melhores com raspas de lápis, tais criaturas ficavam piores ou tão boas quanto, mas nunca melhores. Eis que no ápice de ira, Carlos declarou guerra contra paulo e ambos se destruíram, criando assim Rio de Janeiro e São Paulo, e suas criaturas passaram a viver sobre seus criadores, nunca sendo melhores umas que as outras, mas sempre com grande mágoa em seus interiores.
***** a letra A no latim não quer dizer a mesma coisa que no grego. No grego A quer dizer não, no latim significa se aproximar. É quase um significado oposto.
Que ótima dupla!!! Vc´s são uns lindusssss. Hehehehe. Espero que o Curiosity e o BláBláLogia tenham longa vida. Todas essas Mitologias eu já tive o prazer de conhecer através dos livros do Campbell, mas é muito divertido ver vc´s. Obrigado... muito obrigado.
Eu lembro de quando estudei sobre a mesopotâmia na escola, faz muito tempo, mas eu lembro que eu comecei a achar que a bíblia era fraude, havia uma historinha lá no meu livro que deixava isso bem óbvio kkk eu não sabia o que era ateísmo, no entanto eu já não levava a sério essa história de deus cristão.
muito boa a iniciativa, tava faltando videos sobre as outras religiões aqui, a proposito ja tava surreal o vídeo com as piadas do Pirula ai no final ele fala : " cara vc ta queimando largada, o vídeo ja ta cumprido de mais ", MEU CHAPA quando o Pirula fala q o vídeo ta cumprido de mais, ja vui né kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
9:00 mal eles sabem que caverna do dragão é baseado no forgotten realms do d&d, e de fato tiamat, a deusa dos dragões cromáticos é baseada na mitologia suméria
O vídeo tem algumas imprecisões. O código de Hamurabi não foi o primeiro, é o mais antigo inteiro, e ele tbm não era nada tão precário, na verdade era algo bastante desenvolvido já, com leis bem detalhadas quanto ao casamento, herança, filhos e tinha penalizações diferentes para a classe social da pessoa
Ruas e Pirulla se lerem este comentário, realmente os criadores de D&D se basearam em culturas babilônias para criar as divindades de Forgothen Realms, além de outras, Tiamat, a deusa maligna dos dragões irmã de Bahamut, outro detalhe que todos pensam errado aqui no Brasil pensam que Tiamat por conta do desenho seja um macho, quando na verdade é uma fêmea, no original em inglês a voz é feminina.
Por favor, organizem os vídeos relacionados a esse em uma playlist. Assim fica fácil sua localização. Se já houver outros, me indiquem os links. Obrigado.
já consideraram criar legendas pra surdos? Seria muito útil já que eles não tem muito acesso a esse tipo de conteúdo e as automáticas do UA-cam não fazem sentido e não são guiadas.
Sugestão Como vocês estão fazendo uma série sobre mitos criacionistas, levando em consideração TODOS os mitos criacionistas, Não seria a hora de já estarem utilizando a expressão antes (ou depois) da "era comum", ao invés de antes (ou depois) "de Cristo"?
Salve! canal muito bom, já vi vários videos hoje apenas uma observação: - Baalzebub pelo que já li é a união de dois deuses, Baal (deus dos trovões e fertilidade) e Zebub (deus das moscas e pestilências)
Vídeo excelente. É o meu mais novo criacionismo favorito. Vamos ver até quando ele vai durar enquanto vão surgindo os novos vídeos! "O lobo mau sempre vai ser o lobo mau enquanto vc só escutar a versão da Chapeuzinho." Profundo.
Thor não era metade Deus e metade humano, como falado no minuto 11:49. Segundo as Eddas, Thor é filho de Odin com Jörd(Terra) que era uma Jottun. Sendo assim, ele era um Aesir e não um semi-deus. Siegfried era um semi-deus e Ragnar Lodbrok também.
Ótima explicação. Há textos que dizem que foi um deus chamado EA quem, durante uma reunião de deuses na qual se decidia sobre o dilúvio (que teria sido a última desgraçada lançada contra a humanidade) para matar os humanos barulhentos que não deixava os deuses dormir, fingiu estar falando com a parede (!) e na verdade estava contando para UTNAPISTHTIM (o "Noé" sumério) o plano dos deuses e o que ele devia fazer para escapar da catastrofe: fazer um barco para salvar alguns animais e sua família!
Para se evitar o uso de mitologias no calendário atual é conveniente utilizar a expressão 'era comum' (EC) para os últimos 2016 anos. Portanto sumérios é um povo de 4.000 anos AEC, ou seja, 'antes da era comum'. Grande vídeo, parabéns!
To muito afim de ver o próximo vídeo!! =D Tiamat explodiu minha cabeça!!!!! rsrsrs E Marduk também, porque ele é um inimigo chato do jogo MMO Ragnarok (Pois é, uma mistureba nórdica/coreana com tudo em cima. rsrs)
interessante.. eu conheço um outro final pra epopeia de Gilgamesh: a flor da imortalidade fica no fundo de um lago (ou rio, não lembro) e ele tem que nadar até lá pra pegar a planta, mas como é muito fundo ele ou pega a planta e morre afogado (não da pra comer a planta dentro d'água) ou ele desiste. A moral da história é que não importa o quão poderoso você seja, todas as pessoas são fadadas a morrer :) é uma história muito legal :)
Muito bom o vídeo. Depois de ver alguns curiositys em sequência notei que a pessoa que fica a direita (o pirula nesse caso) tem um áudio melhor que o da esquerda. A princípio achei que era os microfones de lapelas que tem design diferentes, portanto, possivelmente marcas diferentes e qualidades diferentes, mas no curiosity 8 é o Carlos Rua que esta a direita e seu áudio está melhor. Se usarem um microfone direcional sugiro que apontem ele pro meio de vcs dois, captando assim igualmente os dois sons. Do mais seus vídeos são ótimos e muito curiosos. Tem meu like e share sempre :)
É uma conjectura, mas imaginem Abraão em 2238 AEC, caldeu de Ur, crescido num ambiente influenciado por antigos mitos sumérios, código de Hamurabi, no trajeto de várias culturas que praticavam comércio entre si, as figuras mitológicas terem semelhanças entre narrativa bíblica do Gênesis e criacionismo sumério.
vi, acho que foi numa revista superinteressante, que Jeová e baal pertenciam ao mesmo panteão. Como em todo panteão sempre há vários deuses com atributos diferentes mas que as vezes compartilham o mesmo atributo... havia El "o altíssimo" (também elohim), Asterate, sua esposa (também Astarte) e seu filho predileto Baal, deus da chuva e da fertilidade. Jeová seria o Deus das montanhas, do deserto, mas aqueles que o cultuavam também atribuíam a ele o dom da chuva. Com o conflito destes povos, primeiro Jeová desbancou Baal (inclusive o sacrifício humano, notoriamente o de crianças, era comum tanto a Baal quanto a Jeová, vide a naturalidade com que é tratado na bíblia o quase sacrifício de isaac). mais tarde, Jeová também desbancou Elohim tanto que há inscrições antigas onde Jeová é representado ao lado de Asterate como seu esposo.
Hauahahha muuuuito bom e realmente curioso, “coincidência” demais né gurizada, as piada de tiozão do Pirulla duram até hoje e não seria tão legal se não tivesse, curti a “Tríblia” Hauahaua sou daqui do RS!
O vídeo foi mais uma vez muito esclarecedor, gostei muito. Só uma recomendação.. parem de se preocupar com o tempo de vídeo. Deixa rolar, vlw? abraço!!
2:46 de tão ruim a piada do Pirula ficou massa, tipo as da Nilce (Cade a chave) kkk. É o primeiro desta série que vi, vou adicionar aqui em uma playlist e divulgar, parabéns!
Pode ser que Moisés na verdade apenas repassou as leis que já existia no Egito, já que foi criado pela princesa de Faraó, então podemos pensar que na verdade Moisés, apenas batizou as leis dos sumérios para os hebreus, ou seja, se Moisés ensinasse essas leis para os hebreus sendo regras de uma cultura estranha para eles, talvez eles não aceitariam as leis, então Moisés deu as regras de Talião para os Hebreus em nome do deus deles, que é Yavé, por isso ele criou a história de que deus havia passado as leis para ele, foi tudo uma tentativa de civilizar os hebreus, já que eles eram nômades, e provavelmente bem selvagem e sem regras...
Muito bom!! parabéns aos dois pelo vídeo, não apenas pelas risadas que me proporcionaram mas também por tanto conhecimento!! nota 7856214685 (esperando ansiosamente pela continuação) muito bom acompanhar o blablalogia e vcs também Carlos Ruas e Pirula. Grande abraço!
Não só a proximidade explica isso. Há vários acontecimentos semelhantes em diversas religiões porque não importa onde o povo vivia: ele estava no mesmo planeta que os outros e vivenciava coisas parecidas. Para explicar esses fenômenos, eles criavam mitos, que acabavam tendo pontos parecidos com os dos mitos de outros povos.
André Rodrigues Separar céu da terra: Do ponto de vista de uma pessoa primitiva sem conhecimentos de ciência, o céu e a terra parecem as duas maiores "coisas" que você vê, logo faz sentido que um mito de criação explique como os dois passaram a existir. Homem vir da matéria e com origem diferente dos animais: Os mitos são criados por humanos, então é lógico que os humanos vão ser especiais, com um propósito especial criado pelos deuses. Além disso é complicado para uma pessoa primitiva imaginar uma pessoa sendo formada do nada, então nos mitos eles sempre pegam um material importante para aquela cultura e dizem que as pessoas foram feitas por uma divindade da mesma forma que as pessoas faziam objetos com esse material.
Acho que vocês esqueceram de parte da criação, copiei do Wikipédia não sei é fato: O Génesis descreve seis dias de criação, seguido de um dia de descanso, enquanto que o Enuma Elish descreve a criação de seis deuses e a escravização do homem, para que os deuses tenham um dia de descanso. Em ambos a criação é feita pela mesma ordem, começando na Luz e acabando no Homem. A deusa Tiamat é comparável ao Oceano(acho que diz dizer aqui:"ÁGUAS") no Génesis, sendo que a palavra hebraica para oceano tem a mesma raiz etimológica que Tiamat.
Interessante citar que quando vocês falaram em dois oceanos eu percebi logo uma ligação com a bíblia, mas vocês não falaram nada, na bíblia deus pairava sobre as águas, não fala em deus criar as águas, as águas seria como o caos, depois é citado que a cima do firmamento chamado "céu" tem as águas, inclusive uns dos objetivo do firmamento é não deixar as águas cair na terra, e o outro lugar onde tem mais água é o abismo, na criação não demonstra isso, mas no diluvio é falado que "naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram" e depois: "Cerraram-se também as fontes do abismo e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se". Gênesis 7 e 8. Ou seja o abismo também tinha águas, se abriram junto, e depois fecharam junto, lembrou no inicio existia dois oceanos, da mitologia babilônica, de acordo com a bíblia a terra estar em volta de águas, embaixo e em cima.
??? Q foi? Isso não sou eu qm diz. Por exemplo, o poeta José Tolentino Mendonça diz que a Bíblia é um clássico da literatura universal e deve ser vista como uma biblioteca inteira. O grande especialista em poesia hebraica, Alonso Schökel chama o autor do livro de Jó de "gênio anônimo" e tece elogios.
No Rio Grande do Sul há uma expressão popular, uma gíria, que emprega o tri como uma figura de linguagem de ênfase. Como uma hipérbole. Tri legal, três vezes legal.
Piadas ruins são as melhores! Quando falou de olho por olho, dente por dente eu já tava prevendo a piada da punheta, hahahaha! Vocês poderiam convidar o João Carvalho pra vídeos sobre sumérios, ele é especialista nesse assunto!
AndrasDix, pensei o mesmo! 😉 O João Carvalho faz o ótimo podcast "Decrépitos", participa do podcast "Anticast", faz o produtor no "Show do Kibe" da TBS, entre outros. 😆
É muito bom depois de me descobrir ATEU e assistir esse vídeo. Obrigado Firula e Carlos Avenidas.
Gostei desses nomes aí. hahahaha
Ary Felix hahaha
Sobre o Baal e Beelzebu, o que os Hebreus fizeram foi fazer um trocadilho sacana
Baal Zebul era um título para Baal, que significava 'Senhor das Terras Celestiais'. Isso foi trocado para Beelzebub, que significa 'Senhor das Moscas', para ridicularizar e demonizar Baal.
Pra sacanear o fato de que era oferecido carne ao Baal como sacrifício, então juntavam moscas nos templos de Baal.
Madio #Viva a Democracia Mas um macaco só enxerga o rabo do outro, e nunca o seu.
tem um capitulo q ele fala pro cara trazer tipo 500 cabeças de x 300 cabeças de y etc em um curto periodo de tempo algo assim , ai eu fiz uns caculos e o cara basicamente matava muito mais rapido doq os abatedouros de hoje em dia oO , e queria saber como o cara conseguiu tantos animais assim naquela epoca em tão pouco tempo.
onde c viu isso, fi?
Rodrigo biblia
No épico de Gigalmesh tem sim uma "lição de moral" no final das contas. Se vc vc observar a estrutura do conto, ele possui a estrutura todinha do mito do herói. Sem contar que no final, Gigalmesh é aconselhado a viver e aproveitar a vida enquanto ela existir e que a sua imortalidade reside em seus feitos e obras que para sempre seriam lembrados.
Continueeem com o Criacionismo!!! Melhor série do canal... Falem do criacionismo Yorubá por exemplo
"Baal zebub" me lembrou meu irmão que, quando criança, acreditava que Malamém era um demônio, pois sua mãe fazia-o rezar junto com ela e dizia: ... e livrai-nos do mal, amém." XD
HAHAHAHA! Genial!
Eu zoava que era o Mala Men
kkkkkkk que fofo
kkk
Ferdinando Martins
Heusjehshehshehe o "mala man" HAUEHAHEAHEHAH
2:36 a reação do Pirula nessa parte é simplesmente impagável!!!! Ele tinha que usar na intro do canal dele.
No principio havia o caos, que após um longo tempo de existência se desfez em 2 particulas, a primeira se chamava Carlos e a segunda Paulo. Com o passar de eras, Paulo e Carlos se tornaram amigos e começaram a criar coisas juntos, primeiro tentando criar algo bonito de suas mentes, Paulo criou a terra e Carlos o mar, ao juntar os dois foi visto que era belo e assim ficou. Mas a terra e o mar pareciam frios e sem vida, assim Paulo criou o dia e Carlos criou a noite e foi visto que era belo, e assim ficou. Algo ainda faltava e assim Carlos com seu lapis mágico criou as feras e Paulo com seus cálculos criou as plantas e foi visto que era belo, e assim ficou. Um dia porém, Paulo por acidente deixou cair um fio de sua sombrancelha na terra, e essa se tornou um ser vivente, superior aos outros em forma e em pensamento, com medo da reação de Carlos, Paulo aprisionou a inteligencia e escondeu suas criaturas em cavernas. Algum tempo depois, retocando sua criação, Carlos encontrou um desses seres viventes e o perguntou:
-Ora, ser vivente que nunca criei, como chegastes aqui? Quem te fez?
Não sabendo do que se tratava, o ser olhou para Carlos com medo e depois para Paulo. Entendendo a mensagem Carlos questionou Paulo, que tentou negar, mas falhou. Houve então uma crescente ira e inveja no interior de Carlos, que tentou inutilmente criar criaturas melhores com raspas de lápis, tais criaturas ficavam piores ou tão boas quanto, mas nunca melhores. Eis que no ápice de ira, Carlos declarou guerra contra paulo e ambos se destruíram, criando assim Rio de Janeiro e São Paulo, e suas criaturas passaram a viver sobre seus criadores, nunca sendo melhores umas que as outras, mas sempre com grande mágoa em seus interiores.
Profundo.
Muito bom mesmo, é de sua autoria esse testo? Um final zueiro , profundo e reflexivo.
huehuedismo
muito bom
Vou tomar esse texto como real e usarei como minha crença
Maravilhosas as piadas do Pirula. Fantástico. Morri de rir. Continuem assim
*_"A bíblia vem do politeísmo da suméria"_*, é um vídeo do Pedro do Ateu informa, é um vídeo excelente, recomento muito.
Concordo, é um excelente vídeo! Infelizmente ele parou de enviar mais vídeos, o que é, na minha opinião, uma pena.
Anderson Melo Ele vai voltar, mas tá sem tempo e quer se reinventar, pelo jeito assim que reinventar o conteúdo e tiver tempo ele volta.
Ael Ah! É muito bom saber disso! Espero ansiosamente por sua volta, pois seus vídeos sobre ateísmo/religião, na minha opinião, são muito bons.
Carlos Ruas, é muito bom através do humor ele esclarece assuntos polêmicos como a Religião!!! Parabéns !!!!
Pirulla tava INSPIRADAÇO nesse vídeo hahahah
Continuem com as piadas ruins, por favor!
Ah não, aahhh nããoooo, AAAHHHHHH NÃÃÃÃÃOOOOOOO! Melhor falar de criacionismo. huehue
Mari Lima nesse ritmo ele vai substituir o Marcos Castro
ele tava tiranossarro
Daniel Henrique
hahahahahaha melhor resposta!!!
Mari Lima vamos melhorar sua sensibilidade às piadas aew, que a minha piada foi um lixo kkkkkkkk
Pra quem acha que ateus "não podem falar de religião" o vídeo foi uma verdadeira refutação a esse "argumento". Parabéns! 👏👏👏👏👏
Eu sou Assírio, pois não nasci na Síria.
Matheus Rodrigues se for latim, vc nasceu com a Síria. :)
***** a quando vem do latim, quer dizer se aproximar.
***** a letra A no latim não quer dizer a mesma coisa que no grego. No grego A quer dizer não, no latim significa se aproximar. É quase um significado oposto.
Matheus Rodrigues KKKKKKKKKK
kkkk entedi
Que ótima dupla!!! Vc´s são uns lindusssss. Hehehehe. Espero que o Curiosity e o BláBláLogia tenham longa vida. Todas essas Mitologias eu já tive o prazer de conhecer através dos livros do Campbell, mas é muito divertido ver vc´s. Obrigado... muito obrigado.
Cristão: você fez o trabalho? Deixa eu copiar?
Sumério: ok, só não faz igualzinho
nice meme
Marcio Alves Kkkk... Desse "mudelo".
Kkkkkk, mitou.
Ai o cristão colocou as mãos pra traz cruzou os dedos e ...pingo ! eis então a vdd sobre a origem da biblia.
Na verdade foi o pai do Cristão, o Judeu, quem copiou o trabalho.
cheio das graças esse Pirula .....kkkkkkkķ
kkkkk
Gosto de ver meus canais de diferentes gostos, com ideias parecidas! ♥
Façam mais vídeos as três da manhã. Ficou muito bom kkkkk
"O lobo mal sempre vai ser o lobo mal enquanto você só escutar a versão da chapelzinho". hahaha nunca pensei nisso antes, aprendi algo novo hehaha :V
Lobo maU, ChapeUzinho...
@William Otacílio a questão não é se ele é um herói ou não, mas sim o que teria levado o lobo mau a tal ato.
@@valeriaarteta1580 ou se ele realmente fez tal ato. Sempre há os dois lados da história.
"O lobo mal sempre vai ser o lobo mal enquanto vc só escutar a versão da Chapeuzinho"
Carlos Ruas
Vocês dois juntos mereciam ter um programa na TV Cultura, com certeza levantariam o canal que se encontra na UTI.
Eu lembro de quando estudei sobre a mesopotâmia na escola, faz muito tempo, mas eu lembro que eu comecei a achar que a bíblia era fraude, havia uma historinha lá no meu livro que deixava isso bem óbvio kkk eu não sabia o que era ateísmo, no entanto eu já não levava a sério essa história de deus cristão.
Muito bom o vídeo sobre a religião dos Sumérios. Isto fortaleceu minha fé em DEUS TODO PODEROSO.
Um dos melhores Curiosity até agora !!
muito boa a iniciativa, tava faltando videos sobre as outras religiões aqui, a proposito ja tava surreal o vídeo com as piadas do Pirula ai no final ele fala : " cara vc ta queimando largada, o vídeo ja ta cumprido de mais ", MEU CHAPA quando o Pirula fala q o vídeo ta cumprido de mais, ja vui né kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
"O Lobo 'Mau' sempre vai ser o Lobo Mau enquanto você só escutar a versão da Chapeuzinho.". Carlos Ruas.
cada dia melhores meninos... adoro vcs...
9:00 mal eles sabem que caverna do dragão é baseado no forgotten realms do d&d, e de fato tiamat, a deusa dos dragões cromáticos é baseada na mitologia suméria
Melhor programa desse canal ♥
O vídeo tem algumas imprecisões. O código de Hamurabi não foi o primeiro, é o mais antigo inteiro, e ele tbm não era nada tão precário, na verdade era algo bastante desenvolvido já, com leis bem detalhadas quanto ao casamento, herança, filhos e tinha penalizações diferentes para a classe social da pessoa
o que deram pro Pirulla?
Oportunidade.
Liberdade...
Sono.
Eu também fico rindo de tudo quando tô sonolento.
corote
privação de sono...
Acho que o dilúvio merece um video próprio. Certamente houve um evento em comum entre tantas histórias.
A Tiamat do Caverna do Dragão é baseada na deusa dos dragões, de mesmo nome, no RPG Dungeons & Dragons (nome original da nossa caverna do dragão).
Esses dias tive uma brisa que o Pirúla era cantor de axé...
o maior sucesso é: ''dinossauros da bahia, que calor''
A planta que Ziusudra (ou Utnapishtim) aconselha a Gilgamesh não era uma planta da imortalidade, mas sim uma que seria capaz de torna-lo mais jovem.
Ruas e Pirulla se lerem este comentário, realmente os criadores de D&D se basearam em culturas babilônias para criar as divindades de Forgothen Realms, além de outras, Tiamat, a deusa maligna dos dragões irmã de Bahamut, outro detalhe que todos pensam errado aqui no Brasil pensam que Tiamat por conta do desenho seja um macho, quando na verdade é uma fêmea, no original em inglês a voz é feminina.
Poooow eu lembrei de D&D na hora!! Kkkkk queria mais informações sobre dark sun, pena que não achei nada
Que vídeo BOM!
Vocês não podem imaginar o quanto quero ver o próximo.
O que deram para o Pirula???
Tomou dollynho?
Mas foi ótimo, e adoro o Curiosity e o Blablálogia
Tiamat também é uma excelente banda.
Por favor, organizem os vídeos relacionados a esse em uma playlist. Assim fica fácil sua localização. Se já houver outros, me indiquem os links. Obrigado.
já consideraram criar legendas pra surdos? Seria muito útil já que eles não tem muito acesso a esse tipo de conteúdo e as automáticas do UA-cam não fazem sentido e não são guiadas.
Até que fim saiu =D vcs são foda!
Entendi o Pirula tava bêbado de sono, gente ele tava impossível lol
Quantos Prassodias....O Pirula está bêbado? kkkkkkkkkkkk
Adorei o criacionismo Sumério, daria um ótimo livro de fantasia U.U
Existe um livro que usa a mitologia suméria que é O Espadachim de Carvão
Gustavo Reis Eu já tinha ouvido falar desse livro, agora vai entrar para listinha U.U
Recomendo mto eu li os 2 primeiros e estou empolgado para o terceiro :D
Gustavo Reis É uma trilogia?
Não sei se vai ser uma trilogia ou se vai ter mais, atualmente tem 2 livros e vai ter um terceiro
Sugestão
Como vocês estão fazendo uma série sobre mitos criacionistas, levando em consideração TODOS os mitos criacionistas,
Não seria a hora de já estarem utilizando a expressão antes (ou depois) da "era comum", ao invés de antes (ou depois) "de Cristo"?
muito obrigado. adorei a aula
Chá Mate
TeaMate
Agora tudo faz sentido.
Virgílio Bernardo e eu achando que o pirula tava insano 😂😂😂
Salve!
canal muito bom, já vi vários videos hoje
apenas uma observação:
- Baalzebub pelo que já li é a união de dois deuses, Baal (deus dos trovões e fertilidade) e Zebub (deus das moscas e pestilências)
O canal "ateuinforma" já falou exatamente sobre isso em 2012.
Vídeo excelente.
É o meu mais novo criacionismo favorito. Vamos ver até quando ele vai durar enquanto vão surgindo os novos vídeos!
"O lobo mau sempre vai ser o lobo mau enquanto vc só escutar a versão da Chapeuzinho." Profundo.
Vdd
Thor não era metade Deus e metade humano, como falado no minuto 11:49.
Segundo as Eddas, Thor é filho de Odin com Jörd(Terra) que era uma Jottun.
Sendo assim, ele era um Aesir e não um semi-deus.
Siegfried era um semi-deus e Ragnar Lodbrok também.
Mas ragnar era só um humano po, figura histórica
O bom é ver que enquanto o Carlos tá contando os fatos o Pirula tá numa brisa inimaginável
1ª geração de deuses, 2ª geração de deuses. Era tipo Pokemon, então? A 3ª geração já era irrelevante, na 4ª esqueceram que existia e por aí vai.
É tipo isso.
Cara vcs são uma dupla dinâmica kkkkkkkkkkkkk queremos MAIS!!!!!!!!!
Eu poderia assistir esses dois por horas... deve ser massa tomar umas com esses caras kkkk
Ótima explicação.
Há textos que dizem que foi um deus chamado EA quem, durante uma reunião de deuses na qual se decidia sobre o dilúvio (que teria sido a última desgraçada lançada contra a humanidade) para matar os humanos barulhentos que não deixava os deuses dormir, fingiu estar falando com a parede (!) e na verdade estava contando para UTNAPISTHTIM (o "Noé" sumério) o plano dos deuses e o que ele devia fazer para escapar da catastrofe: fazer um barco para salvar alguns animais e sua família!
Gilgamesh foi sacaneado por uma cobra VEGANA, que isso sirva de lição, nunca confie em minguem que não coma churrasco. KKKKKKKK
Eu acho o cabelo do Ruas super lindo!
Para se evitar o uso de mitologias no calendário atual é conveniente utilizar a expressão 'era comum' (EC) para os últimos 2016 anos. Portanto sumérios é um povo de 4.000 anos AEC, ou seja, 'antes da era comum'. Grande vídeo, parabéns!
Esses vídeos mereciam mais visualizações. É uma pena!!!
Pirula fora de controle!!!
vcs dois juntos quanto mais longo melhor!
19 MINUTOS e o pirula falando longo demais? algo de errado não está certo
mas é muito hipocrita esse pirula mesmo kkkkkkkkkkkkkkk
ultimamente o Pirula mau liga a camera e ja desliga, é quase uma foto. com videos de 30min
Sinceramente. Se a questão dele é manter frequência de vídeos sem perder qualidade. Apoio ele dividir os vídeos em partes. E todo mundo sai ganhando
ele quer manter o monopólio dos vídeos gigantescos
o tolkien do youtube
To muito afim de ver o próximo vídeo!! =D
Tiamat explodiu minha cabeça!!!!! rsrsrs E Marduk também, porque ele é um inimigo chato do jogo MMO Ragnarok (Pois é, uma mistureba nórdica/coreana com tudo em cima. rsrs)
quando for falar de periodo sumerio vocês precisam chamar o joão carvalho do decrepitos
AMO esse quadro
eu quero um curiosity do batataismo
interessante.. eu conheço um outro final pra epopeia de Gilgamesh: a flor da imortalidade fica no fundo de um lago (ou rio, não lembro) e ele tem que nadar até lá pra pegar a planta, mas como é muito fundo ele ou pega a planta e morre afogado (não da pra comer a planta dentro d'água) ou ele desiste. A moral da história é que não importa o quão poderoso você seja, todas as pessoas são fadadas a morrer :)
é uma história muito legal :)
Porra. O pirula não pode aparecer que o vídeo passa rindo dos 15 minutos. kk
Esperando o próximo Vídeo!!!
"O Lobo Mau vai ser sempre Lobo Mau enquanto você só ouvir a versão da Chapéuzinho Vermelho" Carlos Ruas
Vou usar essa frase sempre agora! 😎
Eu também kkkk
Muito bom o vídeo. Depois de ver alguns curiositys em sequência notei que a pessoa que fica a direita (o pirula nesse caso) tem um áudio melhor que o da esquerda. A princípio achei que era os microfones de lapelas que tem design diferentes, portanto, possivelmente marcas diferentes e qualidades diferentes, mas no curiosity 8 é o Carlos Rua que esta a direita e seu áudio está melhor. Se usarem um microfone direcional sugiro que apontem ele pro meio de vcs dois, captando assim igualmente os dois sons. Do mais seus vídeos são ótimos e muito curiosos. Tem meu like e share sempre :)
Pirula, para de fazer cosplay de Jesus. Brincadeiras à parte, ótimo vídeo.
Para quem se interessar pelo assunto, é bom ler "As máscaras de deus", de Joseph Campbell.
Meu deus gente alguem segura o pirula coitado do carlos auhuahuahuha
É uma conjectura, mas imaginem Abraão em 2238 AEC, caldeu de Ur, crescido num ambiente influenciado por antigos mitos sumérios, código de Hamurabi, no trajeto de várias culturas que praticavam comércio entre si, as figuras mitológicas terem semelhanças entre narrativa bíblica do Gênesis e criacionismo sumério.
Estranho o Pirula reclamar que o vídeo longo.
vi, acho que foi numa revista superinteressante, que Jeová e baal pertenciam ao mesmo panteão. Como em todo panteão sempre há vários deuses com atributos diferentes mas que as vezes compartilham o mesmo atributo...
havia El "o altíssimo" (também elohim), Asterate, sua esposa (também Astarte) e seu filho predileto Baal, deus da chuva e da fertilidade. Jeová seria o Deus das montanhas, do deserto, mas aqueles que o cultuavam também atribuíam a ele o dom da chuva.
Com o conflito destes povos, primeiro Jeová desbancou Baal (inclusive o sacrifício humano, notoriamente o de crianças, era comum tanto a Baal quanto a Jeová, vide a naturalidade com que é tratado na bíblia o quase sacrifício de isaac).
mais tarde, Jeová também desbancou Elohim tanto que há inscrições antigas onde Jeová é representado ao lado de Asterate como seu esposo.
Gosto muito do Pirulla,mas pra este vídeo ele podia ter ficado em casa.
Hauahahha muuuuito bom e realmente curioso, “coincidência” demais né gurizada, as piada de tiozão do Pirulla duram até hoje e não seria tão legal se não tivesse, curti a “Tríblia” Hauahaua sou daqui do RS!
o que é que tinha na água desses dois???
paulaaquino Tinha energético!!!
O vídeo foi mais uma vez muito esclarecedor, gostei muito. Só uma recomendação.. parem de se preocupar com o tempo de vídeo. Deixa rolar, vlw? abraço!!
Tanta gente inteligente trabalhando no canal e conseguiram errar o numero do programa
Maratonando aqui. Adorando as religiões antigas que as de hoje plagiaram.
pirula reclamando pq o video ta comprido?????
2:46 de tão ruim a piada do Pirula ficou massa, tipo as da Nilce (Cade a chave) kkk.
É o primeiro desta série que vi, vou adicionar aqui em uma playlist e divulgar, parabéns!
Pode ser que Moisés na verdade apenas repassou as leis que já existia no Egito, já que foi criado pela princesa de Faraó, então podemos pensar que na verdade Moisés, apenas batizou as leis dos sumérios para os hebreus, ou seja, se Moisés ensinasse essas leis para os hebreus sendo regras de uma cultura estranha para eles, talvez eles não aceitariam as leis, então Moisés deu as regras de Talião para os Hebreus em nome do deus deles, que é Yavé, por isso ele criou a história de que deus havia passado as leis para ele, foi tudo uma tentativa de civilizar os hebreus, já que eles eram nômades, e provavelmente bem selvagem e sem regras...
Muito bom!! parabéns aos dois pelo vídeo, não apenas pelas risadas que me proporcionaram mas também por tanto conhecimento!! nota 7856214685 (esperando ansiosamente pela continuação)
muito bom acompanhar o blablalogia e vcs também Carlos Ruas e Pirula.
Grande abraço!
Qual é o idioma falado pelos cães da América do norte?
latiNdO - americano
show de bola esse efeito no fundo do video
por que há tantas semelhanças entre várias religiões?
Porque os mitos religiosos são escritos por povos que tiveram contato uns com os outros ao longo do tempo.
Não só a proximidade explica isso. Há vários acontecimentos semelhantes em diversas religiões porque não importa onde o povo vivia: ele estava no mesmo planeta que os outros e vivenciava coisas parecidas. Para explicar esses fenômenos, eles criavam mitos, que acabavam tendo pontos parecidos com os dos mitos de outros povos.
porque o criador é o mesmo: o ser humano... que por sua vez também é semelhante no mundo inteiro..
então, mas esse negócio de separar céu da terra, homem vir de matéria sem vida e com origem diferente dos demais animais...
André Rodrigues
Separar céu da terra: Do ponto de vista de uma pessoa primitiva sem conhecimentos de ciência, o céu e a terra parecem as duas maiores "coisas" que você vê, logo faz sentido que um mito de criação explique como os dois passaram a existir.
Homem vir da matéria e com origem diferente dos animais: Os mitos são criados por humanos, então é lógico que os humanos vão ser especiais, com um propósito especial criado pelos deuses. Além disso é complicado para uma pessoa primitiva imaginar uma pessoa sendo formada do nada, então nos mitos eles sempre pegam um material importante para aquela cultura e dizem que as pessoas foram feitas por uma divindade da mesma forma que as pessoas faziam objetos com esse material.
Para melhores informações sugiro a leitura do 12 planeta vai esclarecer algumas questões.
Acho que vocês esqueceram de parte da criação, copiei do Wikipédia não sei é fato: O Génesis descreve seis dias de criação, seguido de um dia de descanso, enquanto que o Enuma Elish descreve a criação de seis deuses e a escravização do homem, para que os deuses tenham um dia de descanso. Em ambos a criação é feita pela mesma ordem, começando na Luz e acabando no Homem. A deusa Tiamat é comparável ao Oceano(acho que diz dizer aqui:"ÁGUAS") no Génesis, sendo que a palavra hebraica para oceano tem a mesma raiz etimológica que Tiamat.
Interessante citar que quando vocês falaram em dois oceanos eu percebi logo uma ligação com a bíblia, mas vocês não falaram nada, na bíblia deus pairava sobre as águas, não fala em deus criar as águas, as águas seria como o caos, depois é citado que a cima do firmamento chamado "céu" tem as águas, inclusive uns dos objetivo do firmamento é não deixar as águas cair na terra, e o outro lugar onde tem mais água é o abismo, na criação não demonstra isso, mas no diluvio é falado que "naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram" e depois: "Cerraram-se também as fontes do abismo e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se". Gênesis 7 e 8. Ou seja o abismo também tinha águas, se abriram junto, e depois fecharam junto, lembrou no inicio existia dois oceanos, da mitologia babilônica, de acordo com a bíblia a terra estar em volta de águas, embaixo e em cima.
Muito bom. Poderiam disponibilizar o link para assessar a compilação assiria? Por favor!
Ruas qual o nome do livro que contém todas as mitologias? Uma vez você citou.
O trabalho de vocês esta fantástico, parabéns!
O Livro de Ouro da Mitologia eh bom.
O que ele citou é "A bíblia da MItologia" de Sarah Bartlett. Eu tenho esse.
segue o link filosofianreapucarana.pbworks.com/f/O+LIVRO+DE+OURO+DA+MITOLOGIA.pdf
Tenta o livro de enki
adorei esta explicação
A Bíblia é como um roteiro de novela ruim da Record.
Novela ruim da Record é redundância rsss (ri alto do seu comentário rsss)
Luis Bulek kkkkkkkk
Esse comentário ta tão atual kkkkkkkkk
Engraçado ver tu dizer isso: só o livro de Jó é considerado um dos maiores clássicos da literatura de todos os tempos ;)
??? Q foi? Isso não sou eu qm diz. Por exemplo, o poeta José Tolentino Mendonça diz que a Bíblia é um clássico da literatura universal e deve ser vista como uma biblioteca inteira. O grande especialista em poesia hebraica, Alonso Schökel chama o autor do livro de Jó de "gênio anônimo" e tece elogios.
O melhor até agora. Ri demais caras!
Tríblia é pra foder mesmo Pirula, fala sério...
hahahahahaha
Gustavo Lanes eu não entendi
No Rio Grande do Sul há uma expressão popular, uma gíria, que emprega o tri como uma figura de linguagem de ênfase. Como uma hipérbole. Tri legal, três vezes legal.
tri genil kkkk
Talvez isso venha do francês, com o très. Como em 'très bien'.
Interessante ouvir essas histórias...
Piadas ruins são as melhores! Quando falou de olho por olho, dente por dente eu já tava prevendo a piada da punheta, hahahaha! Vocês poderiam convidar o João Carvalho pra vídeos sobre sumérios, ele é especialista nesse assunto!
Sim, se convidassem o João seria muito interessante!
AndrasDix
AndrasDix, pensei o mesmo! 😉
O João Carvalho faz o ótimo podcast "Decrépitos", participa do podcast "Anticast", faz o produtor no "Show do Kibe" da TBS, entre outros. 😆
"O vídeo está comprido demais" (Pirula, 2016). A parte mais chocante do vídeo.