Olá, possivelmente temos sim uma tocha para atender sua demanda sim... pedimos por favor para que entre em contato no WhatsApp clicando no link abaixo, ou adicionando o número em seu telefone (54) 99964-4254 para falar com o nosso setor comercial interno da SUMIG... Obrigado pelo contato = api.whatsapp.com/send?phone=54999644254 ou pelo email: tiago.santos@sumig.com e jackson.nolasco@sumig.com
Prezado seguidor Sumig. Ótima pergunta e ela vai nos levar a fazer uma Dica nova para sempre procurar esclarecer detalhes particulares dos processos de solda ou de um sistema de soldagem. Acreditamos que esteja se referindo aos Processos MIG e TIG e ambos têm ajustes, características operacionais, técnicas de soldagem e equipamentos totalmente diferentes. O Alumínio tem várias particularidades e uma delas é o baixo ponto de fusão. Enquanto o Aço carbono entra em fusão ou funde com temperatura acima de 1.400 ºC, o Alumínio funde com 660 ºC. Este é um detalhe importante pois o processo a ser utilizado vai ter o ajuste da corrente e tensão apropriados a 2 variáveis: 1. Espessura da Chapa ou dimensões do componente a ser soldado ou reparado, 2. No caso do Processo MIG, irá depender do diâmetro do arame e no Processo TIG vai depender do diâmetro do Eletrodo e tipo de Tungstênio. Lembre-se que no Processo MIG você deve ajustar dois parâmetros: a. Corrente (Velocidade de Alimentação do Arame) b. Tensão ou Voltagem Deve também trabalhar com o Stick-out (distância do Arame entre o Bico de Contato e a Chapa) apropriado que pode variar entre 10 e 20 mm dependendo do diâmetro do arame. Sempre soldar no sentido com a Tocha empurrando. Usar Gás Argônio. Como estes ajustes dependem basicamente do diâmetro do arame, considerando os diâmetros mais utilizados, 1 e 1,2 mm sugerimos usar entre 16 e 23 Volts e Corrente entre 80 e 200 Ampères. Este ajuste estamos considerando soldagem de chapas entre 2 e 6,5 mm de espessura. De resto, vai depender da velocidade de soldagem e habilidade. Nada difícil. Para Soldagem no Processo TIG o Ajuste é feito somente na Corrente (Ampères) pois a Tensão/Voltagem é ajustada pela distância entre o Eletrodo de Tungstênio e a Junta/Chapa. Maior esta distância (entre o Tungstênio e a Chapa) maior será a Tensão/Voltagem. Use Gás Argônio e Polaridade CA (Corrente Alternada). Solde sempre no sentido da tocha empurrando. Se seu equipamento for Inversor, não use Tungstênio de Ponta Verde (Puro) pois o arco fica muito instável. Use os de Ponta Azul ou Amarela (Lantânio). Se tiver ajuste de Balanço da Onda para Limpeza, coloque no meio e depois reduza para mais penetração caso o eletrodo se deteriorar muito rápido. Como para este processo depende também do diâmetro do Eletrodo de Tungstênio e da habilidade e velocidade de soldagem, procure trabalhar na faixa ideal do diâmetro do eletrodo que está utilizando. As tabelas anexa vai te ajudar assim como o melhor tipo de Eletrodo e preparação da extremidade/ponta. Um detalhe importante. A velocidade de soldagem do Alumínio é sempre maior do que quando se solda em Aço Carbono ou Inox. Alumínio é fácil soldar, mas ele tem personalidade forte. 😊 Esperamos que estas explicações te ajudem a obter soldas com a melhor qualidade e se necessitar esclarecer algum ponto adicional não hesite em nos contatar novamente. Forte abraço e ótima sexta feira.
Prezado José. Muito obrigado por seguir nossas mídias e envio da questão. Aliás excelente duvida e em breve iremos fazer uma Dica sobre esta questão. Na soldagem do Alumínio ou de qualquer outro material, o importante é utilizar a vazão do gás correta, seja ele CXO2, Mistura, Argônio, ou outra combinação de gás. A vazão é definida conforme a energia do arco que utiliza. Ou seja, quanto maior a Corrente/Amperagem e Tensão/Voltagem ser utilizada, maior será a vazão do gás que é LITROS POR MINUTO (l/min). O importante é que o gás não crie turbulência no arco para evitar respingos, porosidade e arco instável. Neste caso, o Bocal e o porta bico/difusor da tocha devem estar em bom estado e desentupidos. Para regular a vazão do gás, você deve seguir as seguintes instruções e ter em mãos um medido de vazão, conhecido como Fluxometro ou Bibimetro (segue imagem) e mede a vazão no Bocal da tocha que é o mais correto; 1. Se o seu equipamento tem algum botão para liberar o gás (purga do gás, vazão do gás, etc.) faça o seguinte: a. Recolha o arame uns 10 centímetros para o interior da tocha (solte a roldanas e enrole o carretel para trás); b. Coloque o Fluxometro no Bocal da Tocha apontada para cima; c. Aperte o botão de saída do gás e juste o regulador em 12 a 15 l/minuto. 2. Caso seu equipamento não ter o comando acima, você deve proceder conforme a seguir; a. Solte as roldanas do arame e recolha o arame para o interior da tocha uns 10 cm, b. Coloque o Fluxometro no Bocal da tocha, apontada para cima, e aperte o gatilho da tocha, c. Ajuste o Regulador do gás em 12 a 15 l/min. Esta regulagem vai permitir você soldar sem problema, mas se necessitar pode aumentar a vazão para acima de 15 l/min. Esperamos que estas orientações o ajudem e se necessitar volte a nos contatar.
Excelentes dicas. Só faltou mostrar um pouco de prática. Estou com dificuldades nesse processo.
Quando é q sei q saí do arco curto circuito para o spray
Amigo poderia me responder ?eu preciso de uma tocha mig especial para soldar com rolo de aluminio no processo mig?muito obrigado c caso for.
Olá, possivelmente temos sim uma tocha para atender sua demanda sim... pedimos por favor para que entre em contato no WhatsApp clicando no link abaixo, ou adicionando o número em seu telefone (54) 99964-4254 para falar com o nosso setor comercial interno da SUMIG... Obrigado pelo contato = api.whatsapp.com/send?phone=54999644254 ou pelo email: tiago.santos@sumig.com e jackson.nolasco@sumig.com
Obrigado! Mas qual o mínimo de amperagem a máquina precisa ter para derreter o alumínio?
Prezado seguidor Sumig.
Ótima pergunta e ela vai nos levar a fazer uma Dica nova para sempre procurar esclarecer detalhes particulares dos processos de solda ou de um sistema de soldagem.
Acreditamos que esteja se referindo aos Processos MIG e TIG e ambos têm ajustes, características operacionais, técnicas de soldagem e equipamentos totalmente diferentes.
O Alumínio tem várias particularidades e uma delas é o baixo ponto de fusão. Enquanto o Aço carbono entra em fusão ou funde com temperatura acima de 1.400 ºC, o Alumínio funde com 660 ºC.
Este é um detalhe importante pois o processo a ser utilizado vai ter o ajuste da corrente e tensão apropriados a 2 variáveis:
1. Espessura da Chapa ou dimensões do componente a ser soldado ou reparado,
2. No caso do Processo MIG, irá depender do diâmetro do arame e no Processo TIG vai depender do diâmetro do Eletrodo e tipo de Tungstênio.
Lembre-se que no Processo MIG você deve ajustar dois parâmetros:
a. Corrente (Velocidade de Alimentação do Arame)
b. Tensão ou Voltagem
Deve também trabalhar com o Stick-out (distância do Arame entre o Bico de Contato e a Chapa) apropriado que pode variar entre 10 e 20 mm dependendo do diâmetro do arame. Sempre soldar no sentido com a Tocha empurrando. Usar Gás Argônio.
Como estes ajustes dependem basicamente do diâmetro do arame, considerando os diâmetros mais utilizados, 1 e 1,2 mm sugerimos usar entre 16 e 23 Volts e Corrente entre 80 e 200 Ampères.
Este ajuste estamos considerando soldagem de chapas entre 2 e 6,5 mm de espessura.
De resto, vai depender da velocidade de soldagem e habilidade. Nada difícil.
Para Soldagem no Processo TIG o Ajuste é feito somente na Corrente (Ampères) pois a Tensão/Voltagem é ajustada pela distância entre o Eletrodo de Tungstênio e a Junta/Chapa.
Maior esta distância (entre o Tungstênio e a Chapa) maior será a Tensão/Voltagem.
Use Gás Argônio e Polaridade CA (Corrente Alternada). Solde sempre no sentido da tocha empurrando.
Se seu equipamento for Inversor, não use Tungstênio de Ponta Verde (Puro) pois o arco fica muito instável. Use os de Ponta Azul ou Amarela (Lantânio).
Se tiver ajuste de Balanço da Onda para Limpeza, coloque no meio e depois reduza para mais penetração caso o eletrodo se deteriorar muito rápido.
Como para este processo depende também do diâmetro do Eletrodo de Tungstênio e da habilidade e velocidade de soldagem, procure trabalhar na faixa ideal do diâmetro do eletrodo que está utilizando.
As tabelas anexa vai te ajudar assim como o melhor tipo de Eletrodo e preparação da extremidade/ponta.
Um detalhe importante. A velocidade de soldagem do Alumínio é sempre maior do que quando se solda em Aço Carbono ou Inox. Alumínio é fácil soldar, mas ele tem personalidade forte. 😊
Esperamos que estas explicações te ajudem a obter soldas com a melhor qualidade e se necessitar esclarecer algum ponto adicional não hesite em nos contatar novamente.
Forte abraço e ótima sexta feira.
Excelentes observações e conteúdo muito importante 👍🏾🔥👨🏾🏭
PRESSÃO DO GÁS PRA SOLDAR ALUMÍNIO É QUANTOS ? NÃO SEI REGULAR O GÁS ISSO NÃO TEM NO UA-cam 😢
Prezado José. Muito obrigado por seguir nossas mídias e envio da questão. Aliás excelente duvida e em breve iremos fazer uma Dica sobre esta questão.
Na soldagem do Alumínio ou de qualquer outro material, o importante é utilizar a vazão do gás correta, seja ele CXO2, Mistura, Argônio, ou outra combinação de gás.
A vazão é definida conforme a energia do arco que utiliza. Ou seja, quanto maior a Corrente/Amperagem e Tensão/Voltagem ser utilizada, maior será a vazão do gás que é LITROS POR MINUTO (l/min).
O importante é que o gás não crie turbulência no arco para evitar respingos, porosidade e arco instável. Neste caso, o Bocal e o porta bico/difusor da tocha devem estar em bom estado e desentupidos.
Para regular a vazão do gás, você deve seguir as seguintes instruções e ter em mãos um medido de vazão, conhecido como Fluxometro ou Bibimetro (segue imagem) e mede a vazão no Bocal da tocha que é o mais correto;
1. Se o seu equipamento tem algum botão para liberar o gás (purga do gás, vazão do gás, etc.) faça o seguinte:
a. Recolha o arame uns 10 centímetros para o interior da tocha (solte a roldanas e enrole o carretel para trás);
b. Coloque o Fluxometro no Bocal da Tocha apontada para cima;
c. Aperte o botão de saída do gás e juste o regulador em 12 a 15 l/minuto.
2. Caso seu equipamento não ter o comando acima, você deve proceder conforme a seguir;
a. Solte as roldanas do arame e recolha o arame para o interior da tocha uns 10 cm,
b. Coloque o Fluxometro no Bocal da tocha, apontada para cima, e aperte o gatilho da tocha,
c. Ajuste o Regulador do gás em 12 a 15 l/min.
Esta regulagem vai permitir você soldar sem problema, mas se necessitar pode aumentar a vazão para acima de 15 l/min.
Esperamos que estas orientações o ajudem e se necessitar volte a nos contatar.
Bla. Bla. Bla. É nada