Muito obrigado amigo pela sua aula e de grande importância pra nós relojoeiros ficar antenados sobre as funções dos mecanismos dos relógios em geral. Meu nome é Ivanildo. Trabalho com relógio já bastante tempo e tenho muito interesse quando chega ao nosso conhecimento, algo muito bom há nos ser transmitido, valeu amigo
Gosto muito desses vídeos, apesar de saber que existem vários vídeos similares, mas, acho importante ouvir pessoas com conhecimento, para ter uma noção na hora que nos depararmos com algum problema com nossos relógios. Possuo relógios automáticos e, quando inicio o ajuste das horas, o mecanismo já começa a funcionar normalmente e não preciso dar corda e nem chacoalhar os relógios. E os relógios funcionam normalmente e não atrasam e nem adiantam. Acredito que dependendo da máquina, realmente precisa dar corda.
Que conteúdo de qualidade. Já tinha visto alguns vídeos no dez e dez. Mas aqui ficou show de mais. Um assunto mais técnico mas de forma muito simples e facil de enteder. Parabéns mesmo Adriano. De agora em diante só me refiro a você como "Professor"😜 e ponto final. Por que não adianta ter muito conhecimento se não passar de forma clara. Top dos tops.
Parabéns pelo vídeo, Adriano. Tenho um Swiss B Prestige automático (Sellita W200-1). O relógio ficou parado quase 9 anos, assim que peguei, bastou um leve balanço para começar a funcionar. Todo dia eu dou corda nele.
5:14 Eu tenho um orient automático que não possui essa tecnologia de corda pela coroa. Recentemente, adquiri um relógio automático que possui corda tanto pelo modo automático, quanto pela coroa, aí, procurei informações da marca sobre até quando girar a coroa para dar corda, encontrei conteúdo que diz que se der corda pela coroa, vai estragar o relógio, ou pode estourar a mola interna. No caso deste meu novo relógio, eu girei a coroa várias vezes até que aconteceu que ouvi um barulho, à certo ponto, a mola começa a deslizar lá dentro, sinalizando que já foi enrolada ao máximo, como o sr. falou.
muito bom teus vídeos. Eu tenho um relógio de parede a quartzo, à pilha, não dá diferença de mais de um segundo por dia. Claro, não se compara com um relógio de pulso mecânico, mas estou admirado com a precisão dele. E você merece os parabéns, por nos mostrar teu conhecimento a cerca desses relógios mecânicos, que são verdadeiras obras de engenharia. Estou aprendendo muito mesmo com teus vídeos.
Boa tarde Adriano!!! Nossa que vídeo bacana e muito oportuno, para quem gosta, e é entusiasta do mundo da relojoaria, esse tipo de vídeo, acompanhado desse tipo de explicação é realmente muito importante para que saibamos como manusear e carregar efetivamente bem nossos relógios mecânicos automáticos!!! Muito obrigado por compartilhar conosco vídeos como este. Grande abraço.
Oi Adriano? Aqui estou eu em 29/12/2023 parabéns pelos seus vídeos! Muitíssimo inteligente você! Eu assisto todos os seus vídeos tanto no seu canal como no de seus amigos! Sou sua fã número 1❤ morro no interior Rio Grande do Norte! Cidade João câmara! Queria muito poder manda três relógios tissot um automático e 2 quartzo feminino! Eles estão meio doidinhos.😢😢 fico muito triste pois onde eu morro não tem ninguém que possa ajeita. E também não confio! Pois não comprei nenhuma dois três, eram da minha minha família! Aí fiquei para mim! Comecei a pesquisar sobre relógio ai te encontrei! Então e estou eu aqui. Seus vídeos esta sendo uma série para mim. Todos os dias são episódios diferentes!
Eu já não tenho esse problema com meu gshock 🙈... Mais ...eu tenho um citizen Homer muito antigo, mecânico enrolamento manual, dou corda todos os dias...suas informações são valiosas 👏👏👏
Obrigado pelo esclarecimento. Comprei recentemente meu primeiro mecânico automático Seiko. O vendedor me entregou o relógio sem falar sobre esta funcionalidade. O manual confirma a existência da corda pela coroa, mas não faz nenhuma menção sobre a importância para o funcionamento do relógio.
Obrigado por compartilhar todo seu conhecimento! Parabéns pelo canal! Aproveitando a oportunidade, poderia esclarecer aos compradores de relógios usados, em especial Vintages da década de 70, se submeter o relógio ao chronoscope, vibrograph ou equipamento similar que mede frequência, acuração, amplitude, etc, é suficiente para concluir que o calibre está em boas condições, sem peças trocadas, lesionadas, dispensando a revisão. Ou em determinado lapso temporal, é realmente necessário realizar a limpeza e revisão do relógio. Obrigado novamente e um grande abraço!
Bora pra mais um canal!!! Subscribed! Uma curiosidade que me veio a mente... Só pra compartilhar... Eu tenho um Technos Skydiver com movimento mecânico automático Miyota a pelo menos uns 20 anos. Descobri a coisa de 2 anos atrás que possui hand winding kkkkkk. Que burro! Dá zero pra ele kkkk. Vim pelo 10 e 10 e estarei atento por novos vídeos! Grande abraço
Muito valiosa a dica, Adriano! No caso dos mecanismos que não dispõem de corda manual (como o 7s26 da Seiko), você recomenda “chacoalhar” o relógio algumas vezes antes de usá-lo? Se sim, quantas vezes? Obrigado!
Marcus, o manual aconselha por 30 segundos e podemos entender como umas 30x. Mas em outro vídeo o Adriano informa que isso não é muito, aconselha fazer por 1 minuto. Obs: tbm tenho um 7S26. Seiko 5.
Acho que corda manual ou modo manual de relógios semi automáticos é pra quem quer maior reserva de marcha. Como uso relógio direto não tenho mais de um, não tenho o que reclamar do meu relógio automático.
Bom dia, parabéns pela linguagem simples e objetiva! por favor, tenho uma dúvida, tenho um seiko 5, 7s26, como faço para carregá-lo? a coroa na carrega. obrigado.
Tenho um Orient 3 estrelas ALL STANLESS STELL . WATER PROOF - ANTI -SHOCK lembro quando tinha meus 6 anos de idade ele no braço do meu avô.. E hoje está comigo .. E hoje estou com 37 anos.. E apenas balanço o braço umas vezes.. O pêndulo já carrega ele, e nada de atrasar ou adiantar as horas... Relógio antigo.. São máquinas feitas para durar.. e durar...
Grande Adriano! Excelente canal! E se eu usei no dia anterior, dando corda? Mesmo assim, ao pegar no dia seguinte tenho que dar corda? Abraços! Henrique
Muito bom o vídeo. Tenho um oris BC3 advanced, ele possui a corda manual também. No manual, é dito que devemos dar corda até sentir uma resistência, pois, pode romper a corda caso force com mais voltas. No vídeo vi que no Swatch isso não aconteceu. Enfim, preciso me preocupar com a quantidade de voltas? Tem um limite para isso? Muito obrigado meu amigo
Exitem relogios automaticos finos (caixa slin)? A anos procuro um Oriente ou Technos, mas só encontro caixas com 1.5 cm de altura ou mais. Uma boa referencia do que busco seria o modelo golf/safira slin, da Technos. No entanto, como disse: Não sei se estou procurando algo realmente raro, ou inexistente...
Muito bacana termos um canal mais técnico. Parabéns. Mas a explicação me trouxe a memória uma questão: Os relógios não automáticos, antigamente chamados de "a corda" precisavam dar corda todos os dias, para o seu funcionamento, pois não tinham o mecanismo automático. Então os automáticos podem também receber corda pela coroa diariamente para não parar? (no caso dos que ficam guardados) Ou o mecanismo automático poderia interferir e danificar algum componente do sistema? Parabéns pela iniciativa. Boa sorte e muitos inscritos.
Muito obrigado pelo apoio! E sim, usar a corda auxiliar pela coroa todos os dias em um automático não é recomendável, pois em quase todos os mecanismos acaba fazendo com que partes do sistema sofram esforço acima do normal, o que pode acentuar desgaste com o tempo. Não é nada imediato, mas depois de anos fazendo isso, certamente as peças do sistema terão sofrido.
Marco Bittar Tenho essa mesma dúvida no sentido de como garantir que um automático esteja “sempre” com toda a corda se não movemos muito o braço durante o dia?
4 роки тому+1
@@sergiohegner8844 Caro, basta andar normalmente e evite carregar coisas com o braço do relógio se possível. Acredito que o rotor dê conta. O meu Orient 3 Estrelas tem corda até o dia seguinte com 3 horas de uso. Ok que na primeira hora sacudo o pulso igual ao Sinhozinho Malta, de tempos em tempos más depois relaxo e desencano. 😂 😂
Olá, parabéns pelo Canal te sigo nos dois canais, neste e no Dez e Dez. Vc acha que mesmo sendo automatico, devo dar pelo menos algumas cordas pela coroa todos os dias?
Adriano, se vc por acaso ver este comentário, por favor, tire-me esta dúvida: eu costumo a cada três semanas, ou a cada um mês, efetuar corda nos meus relógios dando 60 voltas. Há problema em exceder as 20 ou 40 cordas? Apesar de vc ter explicado que sim, pode dar até cem voltas na corda; mas, afinal, este excesso provoca dano? Ou é somente perda de energia?
Não há problema algum em dar mais do que 20 ou 40 voltas. Nessa situação, inclusive, cujo objetivo é colocar eles em funcionamento (sem usar posteriormente), é até desejável dar mais corda para fazer com que ela deslize na parede do tambor.
Adriano, estou usando diariamente um dos meus relógios automáticos com corda manual. Contudo, por ele não ter o controle da reserva de marcha, nunca sei se ele está com uma reserva boa (que permita que o maquinário funcione num desempenho bom, sem atrasar muito, como explicastes no vídeo. Você me indica dar corda diariamente? notei que quando faço isso, passo semanas sem notar um certo atraso. Mas se eu só usá-lo, sem dar corda, em menos de uma semana percebo o atraso. OBS - meu relógio é novo. Posso fazer isso? é saudável pro maquinário?
Olá! É difícil opinar sobre o que pode estar acontecendo sem uma análise mais de perto, mas, esse comportamento não é normal. E eu não recomendo que se use a corda auxiliar todos os dias de nenhuma maneira, pois isso pode sim abreviar a vida útil do sistema do automático se repetido por muito tempo. Na melhor das hipóteses, o que pode estar acontecendo é que está usando muito pouco, ou com muito pouca movimentação, que pode não estar permitindo que a corda carregue durante o uso, e assim causando o atraso - que nem dá para saber se é decorrente disso. Agora, se seu uso é intenso e mesmo assim isso acontece, aí pode estar com algum problema de carregamento. E nessa situação, dar corda pela coroa só acentuará o problema. Acho que precisa ter seu relógio checado por um relojoeiro.
Olá, comprei hoje um relógio seiko 5 sports zero. porem estou comparando a precisão dele a cerca de 7 horas e notei que ele está adiantando muito, +40s em 7 horas. Na sua opinião essa baixa precisão é decorrente do relógio ser muito novo e sem corda suficiente ou o relógio está com defeito? Agradeço qualquer comentário. Obs, esse relógio não permite corda pela coroa.
Provável que seja por falta de corda. Certifique-se de que ele está com bastante corda ao fazer o procedimento indicado nos manuais desses modelos que não possuem corda pela coroa.
Que excelente explicação! Valeu mesmo. Eu achando que o relógio que comprei não presta. Comprei um relógio baratinho para começar. Bosck automatic 8680. Não dou mais que vinte voltas na corda, por medo de romper. Mas uso poucas horas por dia e ele para. Achei que não presta, mas pode ser falta de informação minha. Alguém pode me aconselhar?
Comprei um seiko e ele veio parado novo na caixa daí chacoalhei ele e nada de funcionar chacoalhei várias veses e nada ! Daí comecei a dar corda dei umas 20 voltas e eles não funcionou também daí peguei e chacoalhei denovo aí ele começou a funcionar ! Isso e normal acontecer com um relógio novo?? Recém tirado da caixa?
Eu vou citar um exemplo que aconteceu comigo para justificar que não é normal, comprei meu orient automático na loja, era a peça de exposição, tava parado, a mulher só balançou umas 5 vezes e já estava funcionando.
amigo, descupe, mas não concordo! eu faço manunteção em relogio, vai depender da qualidade da maquina, eu tenho relogio que funciona no pulso sem corda de 7 hs até 22 hs e não atrasa nem adianta , eu fiz um teste com um Relogio dei 10 voltas na corda e ele funcionou 12 horas em cima da mesa sem atrasar nem adiantar. se der mais de 10 voltas na corda poderá danificar a corda e travar o automático, porque eu já destravei relogio por excesso de corda. A amplitude do Relogio informa a saude do Relogio, se tiver abaixo de 240° graus a maquina está Ruim, precisa de reparo, com amplitude ruim não consegue regular.
Amigo, isso só acontece se a corda do relógio estiver fraca, uma corda bem esticada não acontece isso, ou se for de má qualidade, uma corda bem esticada, faz O relógio trabalhar bem mesmo com pouca corda, mas vc não está errado.
Tem essas questões também que mereciam ser faladas do vídeo, tudo depende da qualidade dessa corda e se o mecanismo permite dar corda em relógios "automáticos," pois alguns calibres não tem esse modo manual.
Muito obrigado amigo pela sua aula e de grande importância pra nós relojoeiros ficar antenados sobre as funções dos mecanismos dos relógios em geral. Meu nome é Ivanildo. Trabalho com relógio já bastante tempo e tenho muito interesse quando chega ao nosso conhecimento, algo muito bom há nos ser transmitido, valeu amigo
Muito bom! Esse canal é um verdadeiro oásis para nós aficionados pela relojoaria mecânica! Parabéns e sucesso Adriano!
Gosto muito desses vídeos, apesar de saber que existem vários vídeos similares, mas, acho importante ouvir pessoas com conhecimento, para ter uma noção na hora que nos depararmos com algum problema com nossos relógios.
Possuo relógios automáticos e, quando inicio o ajuste das horas, o mecanismo já começa a funcionar normalmente e não preciso dar corda e nem chacoalhar os relógios. E os relógios funcionam normalmente e não atrasam e nem adiantam.
Acredito que dependendo da máquina, realmente precisa dar corda.
Que conteúdo de qualidade.
Já tinha visto alguns vídeos no dez e dez. Mas aqui ficou show de mais. Um assunto mais técnico mas de forma muito simples e facil de enteder.
Parabéns mesmo Adriano.
De agora em diante só me refiro a você como "Professor"😜 e ponto final.
Por que não adianta ter muito conhecimento se não passar de forma clara. Top dos tops.
Que vídeo fantástico. Informações detalhadas e passadas com uma didática primorosa
É muito bom obter informações técnicas com um especialista, obrigado Adriano, sucesso!
Parabéns, Adriano. Excelente iniciativa. Vai suprir um pouco da carência que temos sobre um material mais técnico em português. Sucesso.
Parabéns pelo vídeo, Adriano.
Tenho um Swiss B Prestige automático (Sellita W200-1). O relógio ficou parado quase 9 anos, assim que peguei, bastou um leve balanço para começar a funcionar.
Todo dia eu dou corda nele.
Levei um susto quando a corda começou a deslizar dentro do tambor kkk mas é este mesmo o mecanismo de segurança. Muito bom, o vídeo.
Tem pessoas que explicam com + precisão e a gente consegui entender de primeira, aí nesse caso ñ entendi nada! Mais o que vale é intenção!👍👍🤝
Adriano, seu canal está muitooo bom. Parabéns. Ele e o dez e dez se complementam perfeitamente.
Excelente informação parabéns, ter um relógio automático só não basta é preciso saber como utiliza-lo
de maneira correta !
5:14 Eu tenho um orient automático que não possui essa tecnologia de corda pela coroa. Recentemente, adquiri um relógio automático que possui corda tanto pelo modo automático, quanto pela coroa, aí, procurei informações da marca sobre até quando girar a coroa para dar corda, encontrei conteúdo que diz que se der corda pela coroa, vai estragar o relógio, ou pode estourar a mola interna. No caso deste meu novo relógio, eu girei a coroa várias vezes até que aconteceu que ouvi um barulho, à certo ponto, a mola começa a deslizar lá dentro, sinalizando que já foi enrolada ao máximo, como o sr. falou.
muito bom teus vídeos.
Eu tenho um relógio de parede a quartzo, à pilha, não dá diferença de mais de um segundo por dia. Claro, não se compara com um relógio de pulso mecânico, mas estou admirado com a precisão dele.
E você merece os parabéns, por nos mostrar teu conhecimento a cerca desses relógios mecânicos, que são verdadeiras obras de engenharia.
Estou aprendendo muito mesmo com teus vídeos.
Os relógios de pulsos a quartzo mais econômicos atrasam 30 segundos no mês, os melhores atrasam isso ou menos num ano.
Queremos novos vídeos!!!
Parabéns Adriano, estou muito animado com o seu canal. Somos colegas lá no "Relógios Mecânicos". Grande abraço!
Boa tarde Adriano!!! Nossa que vídeo bacana e muito oportuno, para quem gosta, e é entusiasta do mundo da relojoaria, esse tipo de vídeo, acompanhado desse tipo de explicação é realmente muito importante para que saibamos como manusear e carregar efetivamente bem nossos relógios mecânicos automáticos!!! Muito obrigado por compartilhar conosco vídeos como este. Grande abraço.
Oi Adriano? Aqui estou eu em 29/12/2023 parabéns pelos seus vídeos! Muitíssimo inteligente você! Eu assisto todos os seus vídeos tanto no seu canal como no de seus amigos! Sou sua fã número 1❤ morro no interior Rio Grande do Norte! Cidade João câmara! Queria muito poder manda três relógios tissot um automático e 2 quartzo feminino! Eles estão meio doidinhos.😢😢 fico muito triste pois onde eu morro não tem ninguém que possa ajeita. E também não confio! Pois não comprei nenhuma dois três, eram da minha minha família! Aí fiquei para mim! Comecei a pesquisar sobre relógio ai te encontrei! Então e estou eu aqui. Seus vídeos esta sendo uma série para mim. Todos os dias são episódios diferentes!
Parabéns pelo vídeo!
Poderia fazer um vídeo sobre aplicativos de celular com função de crono-comparador?
Ansioso pelo vídeo a respeito dessa máquina que mede a precisão. Obg
Vídeo simplesmente fantástico.
Eu já não tenho esse problema com meu gshock 🙈...
Mais ...eu tenho um citizen Homer muito antigo, mecânico enrolamento manual, dou corda todos os dias...suas informações são valiosas 👏👏👏
MUITO BOM ADRIANO CONTINUE ASSIM
Parabéns Adriano pelas informações!
Sensacional. Aprendi muito. Obrigado
O Adriano é o melhor
Parabéns pelo canal, amigo Adriano.
Aula!
Obrigado pelo esclarecimento. Comprei recentemente meu primeiro mecânico automático Seiko. O vendedor me entregou o relógio sem falar sobre esta funcionalidade. O manual confirma a existência da corda pela coroa, mas não faz nenhuma menção sobre a importância para o funcionamento do relógio.
Obrigado por compartilhar todo seu conhecimento! Parabéns pelo canal! Aproveitando a oportunidade, poderia esclarecer aos compradores de relógios usados, em especial Vintages da década de 70, se submeter o relógio ao chronoscope, vibrograph ou equipamento similar que mede frequência, acuração, amplitude, etc, é suficiente para concluir que o calibre está em boas condições, sem peças trocadas, lesionadas, dispensando a revisão. Ou em determinado lapso temporal, é realmente necessário realizar a limpeza e revisão do relógio. Obrigado novamente e um grande abraço!
Muito bom vídeo! Obrigado!..
Ótima dicas
Valiosa dica !! Parabém e meus agradecimentos.
Vídeo fantástico! As dicas foram excelentes!
Bora pra mais um canal!!! Subscribed!
Uma curiosidade que me veio a mente... Só pra compartilhar... Eu tenho um Technos Skydiver com movimento mecânico automático Miyota a pelo menos uns 20 anos. Descobri a coisa de 2 anos atrás que possui hand winding kkkkkk. Que burro! Dá zero pra ele kkkk. Vim pelo 10 e 10 e estarei atento por novos vídeos! Grande abraço
Muito bom ter um canal tecnico.
Aproveitando o assunto, poderia falar dos pros e contras da utilizacao de 'watch winders' em futuros videos?
Adriano, você é o mesmo Adriano Moderador do fórum Relógios Relógios Mecânicos?
Parabéns Adriano, top de mais!!!
Muito valiosa a dica, Adriano!
No caso dos mecanismos que não dispõem de corda manual (como o 7s26 da Seiko), você recomenda “chacoalhar” o relógio algumas vezes antes de usá-lo? Se sim, quantas vezes?
Obrigado!
Vendi meu 7s26 justamente por não ter corda manual, comprei um com o 4r36 mais atual, modelo srpd55b1 e não tenho do que reclamar
Marcus, o manual aconselha por 30 segundos e podemos entender como umas 30x. Mas em outro vídeo o Adriano informa que isso não é muito, aconselha fazer por 1 minuto.
Obs: tbm tenho um 7S26. Seiko 5.
Acho que corda manual ou modo manual de relógios semi automáticos é pra quem quer maior reserva de marcha. Como uso relógio direto não tenho mais de um, não tenho o que reclamar do meu relógio automático.
Tenho um Orient que não dá corda pela coroa só balançando mesmo,
@@wesleyteo eu uso direto o meu Orient e ele dá 2 segundos por dia, precisão de relógio suíço e faz um ano que uso direto.
Bom dia, parabéns pela linguagem simples e objetiva!
por favor, tenho uma dúvida, tenho um seiko 5, 7s26, como faço para carregá-lo? a coroa na carrega.
obrigado.
Você é muito fera, aula!!!
Parabéns amigo muito bom seus esclarecimentos
Muito bom Adriano. Serei fiel seguidor.
Tenho um Orient 3 estrelas
ALL STANLESS STELL . WATER PROOF - ANTI -SHOCK
lembro quando tinha meus 6 anos de idade ele no braço do meu avô..
E hoje está comigo ..
E hoje estou com 37 anos..
E apenas balanço o braço umas vezes..
O pêndulo já carrega ele, e nada de atrasar ou adiantar as horas...
Relógio antigo..
São máquinas feitas para durar.. e durar...
Sim, meus tios e meu pai tinham relógios automáticos Orient, eles duravam uma vida toda com eles.
Parabéns pela explicação! Top
Conheço o Adriano pelo Dez e Dez. É muito conhecimento, impressionante. Vc trabalha com relojoaria ou é um hobby?
Parabéns pelo novo canal.
Grande Adriano! Excelente canal! E se eu usei no dia anterior, dando corda? Mesmo assim, ao pegar no dia seguinte tenho que dar corda? Abraços! Henrique
Show Adriano! parabéns pelo excelente vídeo! Abraço Serafim
❤
Oi . Qual o horário ideal para dar corda no relógio? Grato.
tenho um Mondaine automático máquina ETA e as vezes dou corda manual pela coroa nele
Vídeo excelente
Muito bom
Muito obrigado pela rica informação.
Muito bom o vídeo. Tenho um oris BC3 advanced, ele possui a corda manual também.
No manual, é dito que devemos dar corda até sentir uma resistência, pois, pode romper a corda caso force com mais voltas. No vídeo vi que no Swatch isso não aconteceu.
Enfim, preciso me preocupar com a quantidade de voltas? Tem um limite para isso?
Muito obrigado meu amigo
Exitem relogios automaticos finos (caixa slin)?
A anos procuro um Oriente ou Technos, mas só encontro caixas com 1.5 cm de altura ou mais. Uma boa referencia do que busco seria o modelo golf/safira slin, da Technos. No entanto, como disse: Não sei se estou procurando algo realmente raro, ou inexistente...
Muito bacana termos um canal mais técnico. Parabéns. Mas a explicação me trouxe a memória uma questão: Os relógios não automáticos, antigamente chamados de "a corda" precisavam dar corda todos os dias, para o seu funcionamento, pois não tinham o mecanismo automático. Então os automáticos podem também receber corda pela coroa diariamente para não parar? (no caso dos que ficam guardados) Ou o mecanismo automático poderia interferir e danificar algum componente do sistema?
Parabéns pela iniciativa. Boa sorte e muitos inscritos.
Muito obrigado pelo apoio! E sim, usar a corda auxiliar pela coroa todos os dias em um automático não é recomendável, pois em quase todos os mecanismos acaba fazendo com que partes do sistema sofram esforço acima do normal, o que pode acentuar desgaste com o tempo. Não é nada imediato, mas depois de anos fazendo isso, certamente as peças do sistema terão sofrido.
Marco Bittar Tenho essa mesma dúvida no sentido de como garantir que um automático esteja “sempre” com toda a corda se não movemos muito o braço durante o dia?
@@sergiohegner8844 Caro, basta andar normalmente e evite carregar coisas com o braço do relógio se possível.
Acredito que o rotor dê conta. O meu Orient 3 Estrelas tem corda até o dia seguinte com 3 horas de uso. Ok que na primeira hora sacudo o pulso igual ao Sinhozinho Malta, de tempos em tempos más depois relaxo e desencano. 😂 😂
Eu chamaria esses relógios de semi automáticos.
@@sergiohegner8844 você pode mover um pouquinho o braço, as vezes eu movimento o braço e depois eu descanso e ele funciona de boa.
Boa Mestre
Ótimo canal!
Quantas voltas pela coroa posso dar no meu seiko 5 Sport?
Ele tem balanço também,obrigado.
E é nesse ponto que alguns seikos ficam pra trás?
👏🏻👏🏻 👏🏻⌚
Olá, parabéns pelo Canal te sigo nos dois canais, neste e no Dez e Dez. Vc acha que mesmo sendo automatico, devo dar pelo menos algumas cordas pela coroa todos os dias?
No meu balanço ele em média 5 minutos por dia para dar uma reserva de marcha maior.
Uma pergunta os relógios Orient esses novos como dar corda neles Maria ou balançado o relógio já agradeço muito por sua resposta
Tenho um Orient modelo novo que só dá corda balançando mesmo
Adriano, se vc por acaso ver este comentário, por favor, tire-me esta dúvida: eu costumo a cada três semanas, ou a cada um mês, efetuar corda nos meus relógios dando 60 voltas. Há problema em exceder as 20 ou 40 cordas? Apesar de vc ter explicado que sim, pode dar até cem voltas na corda; mas, afinal, este excesso provoca dano? Ou é somente perda de energia?
Não há problema algum em dar mais do que 20 ou 40 voltas. Nessa situação, inclusive, cujo objetivo é colocar eles em funcionamento (sem usar posteriormente), é até desejável dar mais corda para fazer com que ela deslize na parede do tambor.
@@CHRONOTALK Muitíssimo obrigado, Adriano!
Adriano, estou usando diariamente um dos meus relógios automáticos com corda manual. Contudo, por ele não ter o controle da reserva de marcha, nunca sei se ele está com uma reserva boa (que permita que o maquinário funcione num desempenho bom, sem atrasar muito, como explicastes no vídeo. Você me indica dar corda diariamente? notei que quando faço isso, passo semanas sem notar um certo atraso. Mas se eu só usá-lo, sem dar corda, em menos de uma semana percebo o atraso. OBS - meu relógio é novo. Posso fazer isso? é saudável pro maquinário?
Olá! É difícil opinar sobre o que pode estar acontecendo sem uma análise mais de perto, mas, esse comportamento não é normal. E eu não recomendo que se use a corda auxiliar todos os dias de nenhuma maneira, pois isso pode sim abreviar a vida útil do sistema do automático se repetido por muito tempo. Na melhor das hipóteses, o que pode estar acontecendo é que está usando muito pouco, ou com muito pouca movimentação, que pode não estar permitindo que a corda carregue durante o uso, e assim causando o atraso - que nem dá para saber se é decorrente disso. Agora, se seu uso é intenso e mesmo assim isso acontece, aí pode estar com algum problema de carregamento. E nessa situação, dar corda pela coroa só acentuará o problema. Acho que precisa ter seu relógio checado por um relojoeiro.
CHRONO TALK entendi! Acredito que deve ser pela pouca movimentação. Chacoalhar o relógio pode ser uma alternativa boa?
@@joaopaulodutra9500 Pode ser uma alternativa, mas ainda acho que vale investigar. Qual a marca do relógio e qual mecanismo ele usa?
CHRONO TALK É um seiko SRPD 55 (da serie nova, que substituiu os “SKX009”), mecanismo 4R36.
Uma duvida, eu devo ajustar a hora antes ou depois de dar a corda? Obg
Realmente tanto faz.
mas tem alguns relógios automáticos que não tem função de corda na coroa
Olá, comprei hoje um relógio seiko 5 sports zero. porem estou comparando a precisão dele a cerca de 7 horas e notei que ele está adiantando muito, +40s em 7 horas. Na sua opinião essa baixa precisão é decorrente do relógio ser muito novo e sem corda suficiente ou o relógio está com defeito? Agradeço qualquer comentário. Obs, esse relógio não permite corda pela coroa.
Provável que seja por falta de corda. Certifique-se de que ele está com bastante corda ao fazer o procedimento indicado nos manuais desses modelos que não possuem corda pela coroa.
Que excelente explicação!
Valeu mesmo.
Eu achando que o relógio que comprei não presta.
Comprei um relógio baratinho para começar.
Bosck automatic 8680.
Não dou mais que vinte voltas na corda, por medo de romper.
Mas uso poucas horas por dia e ele para. Achei que não presta, mas pode ser falta de informação minha.
Alguém pode me aconselhar?
Provavelmente seu relógio não tem reserva de marcha, tem que pesquisar isso, o meu orient tem 40 horas de reserva de marcha.
@@mrkarate2481
Valeu pela dica.
O relógio já não presta mais.
Uma pessoa olhou para mim, e ficou mais zoado ainda.
Vou comprar um orient mesmo.
@@bebelleitetina Que pena amigo, tenho certeza que um bom Orient não irá decepciona-lo, boa sorte.
@@mrkarate2481
Verdade, oriente usa mecânismo tradicional há décadas. Não tem erro! Valeu!
Bom Dia! Consigo fazer isso com o Orient Poseidon?
Constate se tem modo manual, se tiver ele é semi automático.
Comprei um seiko e ele veio parado novo na caixa daí chacoalhei ele e nada de funcionar chacoalhei várias veses e nada ! Daí comecei a dar corda dei umas 20 voltas e eles não funcionou também daí peguei e chacoalhei denovo aí ele começou a funcionar ! Isso e normal acontecer com um relógio novo?? Recém tirado da caixa?
Eu vou citar um exemplo que aconteceu comigo para justificar que não é normal, comprei meu orient automático na loja, era a peça de exposição, tava parado, a mulher só balançou umas 5 vezes e já estava funcionando.
vc tem um video que fala q nao estraga mas que nao e bom dar corda pela coroa .. ai buguei
amigo, descupe, mas não concordo! eu faço manunteção em relogio, vai depender da qualidade da maquina, eu tenho relogio que funciona no pulso sem corda de 7 hs até 22 hs e não atrasa nem adianta , eu fiz um teste com um Relogio dei 10 voltas na corda e ele funcionou 12 horas em cima da mesa sem atrasar nem adiantar. se der mais de 10 voltas na corda poderá danificar a corda e travar o automático, porque eu já destravei relogio por excesso de corda. A amplitude do Relogio informa a saude do Relogio, se tiver abaixo de 240° graus a maquina está Ruim, precisa de reparo, com amplitude ruim não consegue regular.
Amigo, isso só acontece se a corda do relógio estiver fraca, uma corda bem esticada não acontece isso, ou se for de má qualidade, uma corda bem esticada, faz O relógio trabalhar bem mesmo com pouca corda, mas vc não está errado.
Tem essas questões também que mereciam ser faladas do vídeo, tudo depende da qualidade dessa corda e se o mecanismo permite dar corda em relógios "automáticos," pois alguns calibres não tem esse modo manual.
O meu adianta 1minuto ao dia
Eu acho q eu me ferrei comprei um desse nao funciona jadei corda ja sacudi ja pesquisei bastante até agora nada
Não Maria eu quis dizer coroa