Conheci o canal há dois dias e tenho melhorado muito minha capacidade de síntese e organização de ideias, assistindo aos videos (1x) sem ver as imagens. Só por isso, Muuuuuuuito obrigado. Gostaria de ver um vídeo de como vocês fazem seus resumos. Parabéns a todos!
Desde que comecei a ouvir David Bowie, eu meio que já moro lá. Antes disso, o Pink Floyd já tinha me deixado uma casinha na lua. Mas lá não pega muito sol. (Mas dependendo do resultado das eleições, eu vou pra lá de vez.)
Caíque Marlon, recomendo Aladdin Sane, Heroes, Space Oddity, American Young, porém pra ele era tão foda que amo todos os álbuns dele, mas recomendo esses acima, depois é com você ... um abraço.
Como alguém da deslike nos vídeos do nerdologia? Pesquisa, produção e execução perfeita! Sonhar que todos os canais estejam nessa quantidade de conteúdo não custa nada
Como diria Neil deGrasse Tyson, se tivermos tecnologia suficiente para terraformar Marte, teremos tecnologia suficiente para terraformar a propria Terra de volta ao que era. Muito mais facil
@Gustavo Marucci aí fica aquela dúvida no ar, mudar um planeta inabitável para torná-lo habitável para uma possível catástrofe que levará centenas de milhares de anos para acontecer ou modificar um planeta já habitável para suportar essas possíveis interperies no caminho da humanidade?
a questão é marte não tem dono, n tem habitantes , não tem nada . já aqui se for transformar o planeta iria atrapalhar economia, pessoas, casa, industrias e as pessoas e donos não iriam permitir entende ?
As pessoas ainda tem certa dificuldade em entender que o crescimento da tecnologia é exponencial. É como juros compostos. A partir de uma nova tecnologia X criada, outra (Y), nem ao menos pensada antes, será resultado disso. O que, por sua vez, alavancará a tecnologia W, isso tudo em um curto período de tempo. A capacidade de processamento dos computadores cresce de forma exponencial. Em 2100, falando sem medo ou sendo fanático, o ser humano vai estar morando em Marte. Imagine, como o amigo disse acima, em 1900 voar era um sonho, que estava prestes a ser alcançado (sondas foram enviadas aos montes para Marte no início da década passada), com o fim da 1ª Guerra em 1918 , a evolução nos aviões já tinha sido notável (em 2018, foguetes são reutilizados, pousam sozinhos, já chegam à Marte com frequência)... Tem certeza que nesse século não botaremos humanos lá, ou vamos atingir meios de começar a terraformar?
É muito mais fácil terraformar marte do que impedir que a Terra seja engolida pelo Sol. As pessoas adoram xingar a humanidade, dizendo que está destruindo o planeta, que é um câncer e que deve ser extinta. Mas a humanidade é a única chance da vida na Terra a longo prazo. Sem a humanidade , é provável que daqui a 1 bilhão de anos, não exista mais vida na Terra, talvez só algumas bactérias e tardígrados sobrevivam. 1 bilhão de anos pode parecer muito, mas é só 1/4 do que a vida na Terra tem. Ou seja, sem a humanidade, a vida na Terra provavelmente já está no fim. Mas se a humanidade continuar desenvolvendo tecnologia, em 1 bilhão de anos, a vida que começou na Terra estará espalhada por toda a galáxia, talvez até por outras galáxias.
Acompanho o nerdologia desde o começo e toda semana sempre tem um novo episodio maravilhoso , parabens a todos os envolvidos , com certeza um dos melhores canais do youtoba , com certeza esta entre os 3 melhores ficando atras apenas do canal do lucas neto e do felipe neto. Otimo trabalho.
Boa noite, Átila. Eu queria que você falasse algo sobre ufologia. Não sobre vida fora da Terra, mas ufologia mesmo. Acho esse um tema muito vasto e fascinante, e seria muito interessante ver um vídeo nesse assunto explicado do seu jeito.
Lembrei da série "The Expanse"... eles foram bem fiéis às questões de atmosfera e gravidade, tanto que os humanos nascidos em Marte sofrem com a gravidade e com a luminosidade quando estão na Terra... Excelente episódio do Nerdologia!
Isso MUITO me interessa! Acha que poderíamos solidificar CO2 aqui da Terra pra mandar pra Marte? Conseguiríamos matar dois problemas com uma solução! *Adoro assuntos espaciais no Nerdologia :)*
Pesterenan Acredito que seria inviável levar a quantidade suficiente de CO2 necessária em Marte da Terra. O ideal é realmente trabalhar com o que tem lá.
Talvez se der um jeito de solidificar como um projétil que aguente a viagem daqui até lá, acho seria viável, não? Uma verdadeira metralhadora de CO2 kkkk
Kkkkkk uma metralhadora. A dificuldade disso seria apenas de enviar os "projéteis" pra fora da nossa atmosfera. Porém mesmo assim continuaria sendo inviável, porque nós passaríamos um bom tempo sem CO2 afim de esperar que os projéteis cheguem lá e torne o lugar habitável. Nós morreríamos aqui mesmo sem nada só esperando que lá se torne habitável
Sobre a pergunta do final do vídeo: explicaria as pirâmides, como os antigos tinham conhecimento avançado em engenharia com coisa difíceis de se fz até msm hj, explicaria tb o rápido espalhamento do ser humano pelo mundo
Muito bom o vídeo, Atila! Um problema da minha área e que é mais “humano” para morarmos em Marte, que você citou no episódio de Perdido em Marte e Colonização Espacial seria a nossa perda de massa muscular e massa óssea devido a diferença da gravidade. Nossos músculos e ossos são moldados pelo impacto que recebem, o que é totalmente influenciado pela ação da gravidade aqui na Terra. E apesar da crença comum, o impacto quando bem dosado, ele é essencial para aumentar a saúde óssea e prevenir fraturas e doenças como osteoporose. Existem até estudos mostrando que nadadores profissionais, por realizarem uma atividade de baixo impacto, podem possuir uma menor densidade mineral óssea comparado com não-nadadores. Imagina só o que aconteceria se fôssemos pra Marte e mudasse tanto a gravidade assim? Acho que isso até rende um Nerdologia, hein?! Abração e parabéns pelo trabalho! Me inspiro demais para produzir para o meu canal!
Nerdologia - Faça um sobre a imortalidade e as formas de consegui-la, como nos mitos ocidentais, orientais e pela maneira biológica, ou o porque de não ser possível neste momento!
E se a gente supor a existência humana em Marte em uma linha de tempo diferente da nossa, será que Marte e os demais planetas ainda iriam ser nomeados assim?
@@planetjupiter5783 cara mercúrio é quente pra caralho é os cara pousar lá e morrer assado é o planeta mais próximo do Sol única solução pra terraformar é mudar o planeta de lugar o que no momento é impossível.
A dedicação e o empenho de vocês pra manter sempre o nível alto dos vídeos me traz esperança na ciência desse Brasilsão. Cada vez mais me lembro do vsauce na questão de pegar um tema introdutório e expandir a abordagem de maneira inteligente, ou seja, vcs são fodas! Obrigado
O que vocês acham, será que Marte permanecerá como uma Colônia da Terra, ou repetirá a história e tentará a Indepêndencia contra a metrópole? Como acontece no seriado The Expanse.
Machadins Eu concordo, principalmente em razão de Marte ter vários recursos minerais, chegará um momento em que eles não precisarão mais da Terra, resta saber se o governo(s) daqui aceitarão uma independência ou mandarão a frota para "pacificar" o Planeta Vermelho.
tem um vídeo do Ciência todo Dia que fala sobre isso se não me engano, existe um tratado na ONU que impossibilita qualquer colonia espacial de buscar independência. A solução mais eficaz seria: ou derrubar esse tratado ou derrubar a ONU
+Garuda Drakon Existe um outro fator que dificultaria ainda mais uma indepêndencia, uma colonização em marte por exemplo, não seria feita por apenas uma nação, mas por várias, nações essas com culturas divergentes entre si, por isso seria difícil(para não dizer impossível) a colônia americana aceitar se rebelar contra a Terra ao lado da colônia chinesa ou da colônia russa, por exemplo. Alguns podem argumentar que as nações que existirem daqui a 200 anos seriam totalmente diferentes das nações atuais, bem, concordo com isso, mas acha mesmo que as rivalidades entre as culturas vão simplesmente desaparecer em tão pouco tempo? Eu dúvido muito disso.
Poderia ter um Nerdologia sobre o porquê de terem pessoas viciadas em Nerdologia (eu), qualquer seja o assunto. Eu consumo outros casts, muitos em áudio, e de longe o Nerdologia é o meu favorito.
Essa teoria que o Atila disse no final do vídeo, sobre termos vindo de Marte, sempre disse e pensei isso desde que comecei a me interessar por Astronomia.
Nerdologia sobre o Visão do Ucm, por favor Átila, ele é o meu herói favorito, e sempre tive a curiosidade se poderíamos criar um corpo com os poderes do Visão! 🤔
Marte: um sonho ainda distante. pergunta: é realmente Vital irmos pra lá? ou mera propaganda de uma Mega Empresa Norte Americana para valorizar o mercado de ações??muito bom Atila.
Nerd Narrador. salve. sim eu concordo. mas não concordo com os trilhões de dólares que serão gastos se podemos salvar nossa própria civilização terrestre. investir em novas pesquisar que nos possibilitarão novas formas de exploração do espaço é válido. com a atual tecnologia os gastos são proibitivos. a Terra não está a beira de uma catástrofe hollywoodiana. temos tempo. devemos ir para o espaço com segurança. uma viagem pra Marte sem retorno é um sacrifício aceitável? mandemos robôs que construirão confortáveis bases pra vida humana. mandemos máquinas que se repliquem e fação de Marte uma segunda Terra. por quê a pressa? a Lua foi conquistada em menos de uma década com computadores a válvula e réguas de calculo. mas a Lua estava bem ali. astronautas em condições tão frágil que um micrometeorito poderia ceifar suas vidas. Marte não pode esperrar um século? obrigado por ter me respondido.
Gabriel Peres. salve. a exploração espacial pode ser feita sem a presença humana. máquinas avançadas são uma aposta mais segura e lógica. humanos têm muitas necessidades. essas necessidades ocupariam um espaço desnecessário numa nave ou cápsula espacial e consumiria muita energia. alguém disse: nós humanos temos a necessidade do céu acima de nossas cabeças e o chão firme sob os pés. eu diria: temos a necessidade dos grandes espaços abertos. uma cápsula espacial ou nave seria claustrofóbica com o tempo. somos seres bípedes. não podermos andar por um longo período deve ser torturante. agora: nossa evolução como espécie não se limita a exploração espacial. faz parte dela. temos que ser ``seres´´ completos e avançarmos em todas as direções possíveis. com a tecnologia atual o espaço é pras máquinas. avancemos mais aqui na Terra pra partirmos pras estrelas. a nave espacial Terra pode avançar também. obrigado por responder.
@@lez7875 quando você tem um projeto capaz de mandar homens à lua com um computador tão potente quanto uma calculadora atual, não acho que seja algo tão inacessível... Aliás, se mandar máquinas for o suficiente pra ser considerado exploração espacial, por que não mandamos pedaços de plástico e dizemos que exploramos o espaço?
Gabriel Peres. salve. entendi. mas não fomos projetados pra funcionar no espaço. em poucos dias nossos ossos iniciam um processo de desmineralização que não é repostos adequadamente com incrementos alimentícios ou drogas. nossos músculos enfraquecem e não adianta muito exercícios intensos. resumo: nosso corpo se fragiliza com a permanência no espaço até a falência total de uma jornada extensa. nem mesmo se focemos ciborgues nossas partes orgânicas sobrantes aguentariam uma longa jornada pelo espaço. enviemos máquinas e aguardemos o dia no qual teremos uma NCC-1707. o espaço é agressivo. um erro e todos morrem. máquinas podem ser substituídas. vidas humanas não. tempo ao tempo. obrigado por sua resposta.
Em outro episódio eu pensei sobre essa questão feita no fim do vídeo e andei comentando com minha professora de química. Tem o filme dos robôs terrestre colonizadores que perderam o contato com a Terra e quando voltam, os humanos têm que lutar com eles para sobreviver e tal invasão deles mesmos. Seria algo realmente engraçado, uma civilização que viveu e prosperou em Marte, enviou cianobactérias para cá, para que fosse colonizado, e colapsou de alguma forma antes de poder vir. Ai a gente evoluiu e faz a mesma coisa, colapsa, ai eles evoluem, fazem isso, colapsam e infinitamente. É algo louco de se pensar então, sei lá. Queria parar para compartilhar esse pensamento, visto que a pergunta apareceu e eu me surpreendi.
Se ao invés de ocupar um planeta fizéssemos uma nave espacial habitável, com vegetação, plantações, sistema de rotação para simular gravidade. Claro que teria que ser uma nave gigante, ou talvez um conjunto de naves menores (nos espalhar por aí?). Assim não seríamos dependente de um planeta em específico. Para coletar recursos naturais, poderiam haver centros de mineração em planetas, satélites naturais ou asteroides. Poderíamos ficar em órbita de um planeta qq enquanto usamos seus recursos, depois partiríamos para o próximo. Viajando de trailer pela galaxia! 💼🚀
a pergunta no final do episódio é bastante interessante e foi abordada por diversos filmes de ficção científica, de certa maneira há um possibilidade de fato, mas isso depende de milhares (ou milhões) de fatores associados e combinados como aconteceu aqui na terra, e de certa maneira há probabilidades, mesmo que fictícias. Vlw Átila por estimular a nossa imaginação rsrsrs, gostei do refletor de radiação solar kkkk, possibilidades!!!!
Mais um Nerdologia brilhante. #Resposta: Primeiro deveríamos dizer em que ponto da história isso aconteceu. Possibilidade 1 - Vou supor que tenha sido em primórdios da civilização. Isso poderia explicar todas as construções "Aliens" tais como pirâmides e desenhos em fazendas, seriam pontos de desembarque. O complicado é como isso influenciaria na própria questão do desenvolvimento da vida segundo a Teoria da Evolução. - A vida teria sido originada em Marte e enviada para cá? - Em ambos e coincidiu de ser muito próxima? - Justificaria a nossa espécie não reproduzir (híbridos) com nenhuma outra do planeta? A Evolução não afirma sobre o surgimento, apenas explica o processo pelo o qual a vida se desenvolve, "descendência com mudança" em termo curtos. Algo assim sugeriria que a forma de se "fazer vida" baseada em Carbono é uma "solução" para o qual a natureza converge. Mas ainda assim, levantaria perguntas sobre fósseis marcianos e o desenvolvimento da vida lá. Possibilidade 2 - Humanos-marcianos teriam enviado à Terra as cianobactérias. Nesse cenário a vida que se desenvolveu na terra é descendente da marciana (esta sem se saber como originou, caso de panspermia que apenas mudou o problema de lugar). O humanos-marcianos enviaram diversas espécies que tinham disponíveis no seu planeta para a Terra até ela está apta a recebê-los. Seria uma explicação meia-boca para o "registro fóssil incompleto", tão citado por criacionistas. Aqui tem-se alguns problemas como por exemplo os dinossauros. Eles poderiam ser uma espécie que se desenvolveu aqui e obrigou os humanos-marciano a "formatarem o planeta", mandando o meteoro para retirar os dinossauros de cena e abrir caminho para o envio dos humanos. Possibilidade 3 - A partir da Possibilidade 2, a Terra poderia ser um zoológico marciano que passou a ser a casa principal quando os humanos-marcianos concluíram que seu planeta estava condenado. Em todos os cenários que pensei, só consigo ver que isso gera mais perguntas que respostas, mais incoerências do que coesividades e a principal conclusão que eu chegaria seria que humanos são uma praga devastadora de planetas.
Poderia haver o uso de rochas de água congeladas dos anéis de Saturno ou no caso dos satélites da Júpiter, como Ganimedes e Europa por exemplo. Tendo em vista que a velocidade de escape no caso dos satélites é bem menor que a da Terra. Além da velocidade de rotação que também poderia ajudar.
Sobre esse último comentário do Àtila. É exatamente o que imagino que acontecerá. Espero viver para ver nossa espécie voltando ao menos como visitante em um possível ultimo lar. Pois se transformamos a "Terra", quem sabe de onde viemos?
10:05 Pegou isso de algum anime? pois seria um grande Plot Twist. Eu acho que deveríamos aumentar nosso ênfase em desenvolver naves colônias e expandir nosso império galáctico humano!
Meu sonho é gritar Heil Terra, em cima da carcaça da escória alienígena! kkkk. (Alienígenas não me matem pfv, é uma piada, um conceito humano de humor que vocês não devem entender.)
Se sobrevivermos até irmos pro espaço pq do jeito que a humanidade está acho que se durarmos mas 500 anos ramos no lucro e por isso que os dinossauros eram foda viveram aqui por 160 milhões de anos sem problemas até vir o meteoro.
"Expandir nosso império galáctico humano" olha, pelo nível em que os seres humanos estão caminhando, é mais fácil destruirmos nossa própria civilização do que expandirmos ela
Se vc der um mini Google, vai ver que g no Equador de Marte vale por volta de 3.71 m/s^2 o que comparando com o nosso g de 9.8m/s^2, da um pouco menos de 40%.
Se chegássemos em marte e descobríssemos que já havíamos vívido lá e acabado com tudo a biliões de anos atrás, explicaríamos como a ciência pode salvar nossa raça (e todas as demais). Também explicaríamos o livro "Eram os Deuses Astronautas?". P.S.: Além de dar uma explicação cientifica ao trecho da bíblia "E Deus fez o homem sua imagem e semelhança".
Se já tivermos vivido lá com certeza daria pra ver algum tipo de construção através das imagens do satélite, mesmo que mais primitivas. Até por que, o planeta é pequeno.
Mas se a gente terraformou a Terra, neste caso hipotético, como que a gente não teria a tecnologia que tínhamos para isso antes? Se hoje é impossível, como que no passado foi e nós teríamos menos tecnologia que no passado?
Se eu chegasse em Marte e descobrisse que a humanidade já viveu por lá, mas cagou tudo e se mudou, a minha reação seria: "YOU MANIACS! YOU BLEW IT UP! GOD DAMN YOU! GOD... DAMN YOU ALL TO HELL!" (Spoiler alert) Igual a última cena do Planeta dos Macacos.
Supondo que o nosso planeta anterior era Marte e terraformamos o nosso atual, acredito que seria algo impossível, por certos motivos: 1- Nossa "antiga sociedade marciana" teria que ser extremamente evoluída, em um tempo relativamente muito curto, tendo que descartar ideias altamente relevantes como a evolução e os processos históricos dos povos do planeta. 2- Caso houvesse até todo esse processo evolutivo e civilizatório ( que demoraria muito), poderia ainda alegar que não conseguiram fazer a terraformação daqui, caso contrário, essa "colônia" teria os restos de uma tecnologia extremamente avançada e o próprio ser humano não teria que passar por todo o processo evolutivo, já que a raça marciana seríamos nós. 3- Por fim. Caso houvesse uma sociedade evoluída e viesse para cá em um tempo onde a raça humana já tenha evoluído ao ponto de criar as primeiras civilizações, seriam eles os Deuses Alienígenas. Conteúdo, Marte ainda teria suas bases arquitetônicas, podendo ser vistas com nossa atual tecnologia. Além, é claro, que haveriam ainda descendentes dos marcianos, caso essa raça não tenha sido extinta por algum motivo, ou mais dificilmente, ela ter começado a viver como os seres humanos.
a maior contradição dessa teoria é: como uma espécie altamente evoluída pode regredir ao estado de um mero animal irracional como eram os homens da caverna? a única forma de justificar a colonização da Terra pelos marcianos é usando religião
@@garudadrakon4728 Exatamente, não daria. Por isso formulei 3 possibilidades que demonstram que não daria para sermos descendente de uma sociedade marciana. Mesmo usando a religião ( como eu fiz na terceira teoria ), ainda existe o problema que você apontou e a questão das estruturas em marte.
Porque no anime de Terraformars a humanidade manda baratas para Marte, ai devido a alguma coisa que eu não lembro elas ficaram bombadas e assassinas. (se você tiver interesse pela obra, leia o mangá e veja somente a primeira temporada do anime, a segunda não vale a pena.)
Sim só que se esquecem que baratas necessitam de oxigênio tanto quanto nos, mas com o volume atual elas não tem como ficarem gigantes, claro que estivesse no periodo onde a quantindade de oxigenio era quase o dobro atual uma barata normal teria o tamanho de passaro como um bem te vi.
Eu acharia interessante se tipo nós trabalhassemos nas duas bases ao mesmo tempo, tipo a space x manda as Starships para lá e, durante a viajem, a NASA continua a construir a base lunar, assim a base lunar poderia dar suporte a base em Marte pois seria um tempo relativamente mais próximo;assim, a base lunar seria ajudada pela Terra até se tornar a própria colônia independente com infraestrutura própria, e assim a base lunar também poderia ajudar a base marciana.
O anime começa mais de 100 anos depois de mandarem baratas e algas pra colonizar/terraformar Marte, então a explicação é rápida e no episódio 2 já tem ação e um gore também (baratas bombadas enfiando a porrada em geral)
Respondendo sua pergunta...eu acho que seria inviável, já que teria alguns resquícios da antiga civilização de Marte, sem contar do processo evolutivo dos nossos antepassados.
Cara, tem um seriado, Sherlock. Em uma das temporadas (não lembro ao certo se é a 3 ou 4) ele descreve as sensações de tomar um tiro de uma forma bem legal. Além de ser uma ótima dica de série que vale a pena assistir
rapaz tem varios documentarios sobre isso, mas caso não tenha visto, procurei sobre documentarios de colete, como funciona e afins eles sempre mostram os tipos de armas e os estragos que uma bala pode causar no corpo humano e policia, exercito e afins trabalham e investem em cima de disso. um documentario rapido que pode sanar suas duvidas é: Armas e Táticas - Armadura (colete balístico). mas tem muitos outros, até aqui no youtube tem varios.
Eu sei, mas acho que seria interessante um nerdologia sobre isso, já que poderiam falar também sobre a história das primeiras armas e também quais matérias serviriam melhor como blindagem e proteção contra balas
Cara se tu tiver coragem de fazer esse experimento em si mesmo tenta arranja uma espingada de pressao e da um tiro numa parte com menos musculos pra nao doer tanto e multiplica por 10000 mais ou menos
Realmente não seria algo tão impossível, mas acho difícil pensar que tudo se decompôs. Imagino que o homem, em marte, provavelmente, evolui mais tecnologicamente do que o homem da terra. E mesmo não tendo vestígios de civilização em marte, acho bem difícil não ter no espaço. Já lançamos mais de 5.500 satélites em orbita e mais algumas dezenas em orbitas de outros plantas e do sol, imagina uma outra civilização mais avançada. Sei que com o tempo eles se desintegra e até podem cair no planeta por causa da gravidade ou serem destruídos por algum outro detrito espacial. No entanto acho bem difícil que nenhum sobreviva, apesar de milhares de anos terem passado, e não ter sobrado vestígios de algum deles. E como você disse, dependendo da causa da "morte" de marte e do tipo de sociedade hipotética em que os humanos la viviam e bem difícil determina como era as coisas por lá. Com base no meu achismo, acho difícil eles não terem bunkers, cofres, gigantescas estruturas de aço, uma Itaipu e outras coisas mais que podem durar até milhões de anos na natureza que estariam debaixo do solo.
Que? Eles mal vão usar os recursos, e se fazerem um filho ele também não, já que não vai ter uma educação boa, então...não, não vai destruir o planeta, até ajudar na real, já que os corpos podem virar arvores depois, haha.
eu acho legal os otimistas pró-humanos negando essa frase quem criou o Holocausto, Bombas Nucleares, Inquisição, Cruzadas, Impérios antigos e afins? Foram os reptilianos? pelamor, ser humano tem capacidade de destruir qualquer planeta que quiser. Negar isso é desonestidade intelectual
Adoro temas que envolvem planetas, espaço, galáxia e afins! =D
Astronomia ❤️
Tem um excelente canal: viagens pelo universo
Quem não gosta
Tô viciado nisso
Adoro temas que falam de erros de Átila prevendo 1 milhão de mortes por covid no Brasil
Nerdologia quando aborda assuntos espaciais, é o melhor que tem!
Nerdologia - estocagem de vento: qual seria o próximo passo para a energia eólica?
Muito dilma
Aqui não tem a reação de "haha" ;-;
Entendi a referência kkk
KKKKKKKKKKKKK E o próximo: "Nerdologia - Mulheres Sapiens"
Creio que não dá para estocar vento. Vento é o ar em movimento. O ar se movimenta por diferenças de pressão..
Conheci o canal há dois dias e tenho melhorado muito minha capacidade de síntese e organização de ideias, assistindo aos videos (1x) sem ver as imagens. Só por isso, Muuuuuuuito obrigado. Gostaria de ver um vídeo de como vocês fazem seus resumos. Parabéns a todos!
Desde que comecei a ouvir David Bowie, eu meio que já moro lá. Antes disso, o Pink Floyd já tinha me deixado uma casinha na lua. Mas lá não pega muito sol.
(Mas dependendo do resultado das eleições, eu vou pra lá de vez.)
Mano me diz, qual vc acha que é o melhor álbum do Bowie, tô há um tempo querendo escutar
Tem uma vaguinha? Eu tava indo pro uruguai mas pelo visto a lua tbm serve.
Te dou a confirmaçao no segundo turno.
Quando ouvi Speak To Me, dei uma passada por la, mas infelizmente não obtive uma casa, se puder dar uma vaguinha pra mim na varanda, fico grato!
Caíque Marlon, recomendo Aladdin Sane, Heroes, Space Oddity, American Young, porém pra ele era tão foda que amo todos os álbuns dele, mas recomendo esses acima, depois é com você ... um abraço.
Como alguém da deslike nos vídeos do nerdologia? Pesquisa, produção e execução perfeita! Sonhar que todos os canais estejam nessa quantidade de conteúdo não custa nada
Como diria Neil deGrasse Tyson, se tivermos tecnologia suficiente para terraformar Marte, teremos tecnologia suficiente para terraformar a propria Terra de volta ao que era. Muito mais facil
@Gustavo Marucci aí fica aquela dúvida no ar, mudar um planeta inabitável para torná-lo habitável para uma possível catástrofe que levará centenas de milhares de anos para acontecer ou modificar um planeta já habitável para suportar essas possíveis interperies no caminho da humanidade?
a questão é marte não tem dono, n tem habitantes , não tem nada . já aqui se for transformar o planeta iria atrapalhar economia, pessoas, casa, industrias e as pessoas e donos não iriam permitir entende ?
As pessoas ainda tem certa dificuldade em entender que o crescimento da tecnologia é exponencial. É como juros compostos. A partir de uma nova tecnologia X criada, outra (Y), nem ao menos pensada antes, será resultado disso. O que, por sua vez, alavancará a tecnologia W, isso tudo em um curto período de tempo. A capacidade de processamento dos computadores cresce de forma exponencial. Em 2100, falando sem medo ou sendo fanático, o ser humano vai estar morando em Marte. Imagine, como o amigo disse acima, em 1900 voar era um sonho, que estava prestes a ser alcançado (sondas foram enviadas aos montes para Marte no início da década passada), com o fim da 1ª Guerra em 1918 , a evolução nos aviões já tinha sido notável (em 2018, foguetes são reutilizados, pousam sozinhos, já chegam à Marte com frequência)... Tem certeza que nesse século não botaremos humanos lá, ou vamos atingir meios de começar a terraformar?
É muito mais fácil terraformar marte do que impedir que a Terra seja engolida pelo Sol. As pessoas adoram xingar a humanidade, dizendo que está destruindo o planeta, que é um câncer e que deve ser extinta. Mas a humanidade é a única chance da vida na Terra a longo prazo. Sem a humanidade , é provável que daqui a 1 bilhão de anos, não exista mais vida na Terra, talvez só algumas bactérias e tardígrados sobrevivam. 1 bilhão de anos pode parecer muito, mas é só 1/4 do que a vida na Terra tem. Ou seja, sem a humanidade, a vida na Terra provavelmente já está no fim. Mas se a humanidade continuar desenvolvendo tecnologia, em 1 bilhão de anos, a vida que começou na Terra estará espalhada por toda a galáxia, talvez até por outras galáxias.
Tbm existe a necessidade de espaço, nasce mais gente do q morre
Acompanho o nerdologia desde o começo e toda semana sempre tem um novo episodio maravilhoso , parabens a todos os envolvidos , com certeza um dos melhores canais do youtoba , com certeza esta entre os 3 melhores ficando atras apenas do canal do lucas neto e do felipe neto.
Otimo trabalho.
Astronauta de mármore no fundo foi um show à parte!!
Não, é Starman do David Bowie, Austronauta de Mármore é uma copia barata.
Que astronauta de mármore fi, isso é David Bowie, respeita
kkkkkkkkkkkkk
Boa noite, Átila. Eu queria que você falasse algo sobre ufologia. Não sobre vida fora da Terra, mas ufologia mesmo. Acho esse um tema muito vasto e fascinante, e seria muito interessante ver um vídeo nesse assunto explicado do seu jeito.
*Essa pergunta do Atila no final do vídeo daria um ótimo roteiro de filme com um plot twist de deixar maluco*
Lembrei da série "The Expanse"... eles foram bem fiéis às questões de atmosfera e gravidade, tanto que os humanos nascidos em Marte sofrem com a gravidade e com a luminosidade quando estão na Terra...
Excelente episódio do Nerdologia!
Se ciência fosse assim na escola, talvez eu não fosse tão de humanas. Cara, você é incrível, obrigada.
o melhor é no fundo tocando starman. Melhor musica.
Isso MUITO me interessa! Acha que poderíamos solidificar CO2 aqui da Terra pra mandar pra Marte? Conseguiríamos matar dois problemas com uma solução!
*Adoro assuntos espaciais no Nerdologia :)*
Pesterenan Acredito que seria inviável levar a quantidade suficiente de CO2 necessária em Marte da Terra. O ideal é realmente trabalhar com o que tem lá.
Talvez se der um jeito de solidificar como um projétil que aguente a viagem daqui até lá, acho seria viável, não? Uma verdadeira metralhadora de CO2 kkkk
Não, não mataria, só nos mataria congelados. Apaga esse comentário antes que um politico imbecil goste da ideia
Kkkkkk uma metralhadora. A dificuldade disso seria apenas de enviar os "projéteis" pra fora da nossa atmosfera. Porém mesmo assim continuaria sendo inviável, porque nós passaríamos um bom tempo sem CO2 afim de esperar que os projéteis cheguem lá e torne o lugar habitável. Nós morreríamos aqui mesmo sem nada só esperando que lá se torne habitável
O melhor, acredito eu, seria usar o que tem lá ao nosso favor enquanto arrumamos nossa "bagagem" pra poder se sustentar lá
Sobre a pergunta do final do vídeo: explicaria as pirâmides, como os antigos tinham conhecimento avançado em engenharia com coisa difíceis de se fz até msm hj, explicaria tb o rápido espalhamento do ser humano pelo mundo
Pra saber quem soltou esses gases primeiro, basta ver quem está com a palma da mão amarela. #ciencia
Kkkkkkkkkkk
😂😂😂😂😂😂
Se esse não é o melhor canal do mundo eu nao sei qual é
Muito bom o vídeo, Atila! Um problema da minha área e que é mais “humano” para morarmos em Marte, que você citou no episódio de Perdido em Marte e Colonização Espacial seria a nossa perda de massa muscular e massa óssea devido a diferença da gravidade.
Nossos músculos e ossos são moldados pelo impacto que recebem, o que é totalmente influenciado pela ação da gravidade aqui na Terra. E apesar da crença comum, o impacto quando bem dosado, ele é essencial para aumentar a saúde óssea e prevenir fraturas e doenças como osteoporose.
Existem até estudos mostrando que nadadores profissionais, por realizarem uma atividade de baixo impacto, podem possuir uma menor densidade mineral óssea comparado com não-nadadores. Imagina só o que aconteceria se fôssemos pra Marte e mudasse tanto a gravidade assim? Acho que isso até rende um Nerdologia, hein?!
Abração e parabéns pelo trabalho! Me inspiro demais para produzir para o meu canal!
ComCiência Corporal lembrei que vi não lembro onde, que praticantes de muay thay tem ossos mais densos
ComCiência Corporal mas se lá a gravidade é menor e tudo é mais leve isso não compensaria a fragilidade dos ossos?
Rende uma resposta no final do próximo nerdologia.
Comentario foda, tomara que o atila veja
Nerdologia - Faça um sobre a imortalidade e as formas de consegui-la, como nos mitos ocidentais, orientais e pela maneira biológica, ou o porque de não ser possível neste momento!
Se descobríssemos que morávamos em marte antes da terra nos teríamos Marteformado a terra e não Terraformado a terra.
Excelente conclusão linguística. Não tinha pensado nessa possibilidade.
Sim, que visão unica!
E se a gente supor a existência humana em Marte em uma linha de tempo diferente da nossa, será que Marte e os demais planetas ainda iriam ser nomeados assim?
Será que a terra foi Marteformada por "terráqueos" (marcianos na época) no passado mas que não viveram o suficiente para se mudar pra cá?
mas se a terra chamasse marte, e a marte chamasse terra?
A cara do Átila no hot pocket foi demais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mesmo sabendo que ele sempre faz montagens assim, eu sempre morro de rir
Próximo episódio: Terraformando Vênus.
Terraformando Mercúrio
É mais impossível q lamber o cotovelo
@@marcosgregorio2633 e mais facil terraformar mercurio do que venus
Aí é hardcore.
@@planetjupiter5783 cara mercúrio é quente pra caralho é os cara pousar lá e morrer assado é o planeta mais próximo do Sol única solução pra terraformar é mudar o planeta de lugar o que no momento é impossível.
Nossa, imagina o quão difícil deve ser existir um planeta como o nosso, com tantos detalhas para existir vida.
''Praticamente inofensiva'' acho que foi só eu que ficou toda felizinha com essa referência...
3:19
" os primeiros e únicos organismo "
- Excelente e muito bem lembrado, vale um nerdologia para endossimbioses secundarias..
Abraço Atila
Agora minha quinta-feira esta completa.
sem dúvidas a melhor música fundo que poderia se escolher
Tava pensando em comprar uma casa aqui, estou atrasado.
kkkkk boa
A dedicação e o empenho de vocês pra manter sempre o nível alto dos vídeos me traz esperança na ciência desse Brasilsão.
Cada vez mais me lembro do vsauce na questão de pegar um tema introdutório e expandir a abordagem de maneira inteligente, ou seja, vcs são fodas! Obrigado
Eu acho q a gente ferrou foi Vênus. Ele tem o mesmo tamanho, mesma composição e até aquecimento global. E falou de anime eu dou like.
Mas é o planeta mais quente do sistema solar, porém um faro interressante, é que os céus são idênticos aos da terra.
Adoro essa música de fundo é pura nostalgia
Colocar a música do Bowie no fundo do vídeo faz todo sentido biológico!
Melhor video do canal! Extremamente simples, rico em conhecimento e de grande interesse de todos, ótimo trabalho!
O que vocês acham, será que Marte permanecerá como uma Colônia da Terra, ou repetirá a história e tentará a Indepêndencia contra a metrópole? Como acontece no seriado The Expanse.
depende de quanto tempo a google vai levar pra criar a skynet
Acho que a independência é natural, assim como o senso de nacionalismo que essas pessoas nascidas em marte vão desenvolver.
Machadins Eu concordo, principalmente em razão de Marte ter vários recursos minerais, chegará um momento em que eles não precisarão mais da Terra, resta saber se o governo(s) daqui aceitarão uma independência ou mandarão a frota para "pacificar" o Planeta Vermelho.
tem um vídeo do Ciência todo Dia que fala sobre isso
se não me engano, existe um tratado na ONU que impossibilita qualquer colonia espacial de buscar independência. A solução mais eficaz seria: ou derrubar esse tratado ou derrubar a ONU
+Garuda Drakon Existe um outro fator que dificultaria ainda mais uma indepêndencia, uma colonização em marte por exemplo, não seria feita por apenas uma nação, mas por várias, nações essas com culturas divergentes entre si, por isso seria difícil(para não dizer impossível) a colônia americana aceitar se rebelar contra a Terra ao lado da colônia chinesa ou da colônia russa, por exemplo. Alguns podem argumentar que as nações que existirem daqui a 200 anos seriam totalmente diferentes das nações atuais, bem, concordo com isso, mas acha mesmo que as rivalidades entre as culturas vão simplesmente desaparecer em tão pouco tempo? Eu dúvido muito disso.
Poderia ter um Nerdologia sobre o porquê de terem pessoas viciadas em Nerdologia (eu), qualquer seja o assunto. Eu consumo outros casts, muitos em áudio, e de longe o Nerdologia é o meu favorito.
já to com meu terreno comprado lá
Melhor comentário que vi kkkkkkkkkkkk
Talvez seus tataranetos possam desfrutar do seu terreno marciano
Talvez ,no futuro, seu terreno seja no fundo do mar :/
Essa teoria que o Atila disse no final do vídeo, sobre termos vindo de Marte, sempre disse e pensei isso desde que comecei a me interessar por Astronomia.
Nerdologia sobre o Visão do Ucm, por favor Átila, ele é o meu herói favorito, e sempre tive a curiosidade se poderíamos criar um corpo com os poderes do Visão! 🤔
Átila faz vídeo falando de como seria criar, ou se seria possível criar o visão dos Vingadores
Fico pensando, quem dá dislike em um video desse?
Pessoas que prefeririam colonizar Venus.
Como o Filipe neto pega top10 no UA-cam?
Terraplanistas e geocentricos talvez
A Galera que tem parentesco com telhas e tijolos de barro, talvez.
Vesgos que erram o like
Próxima Parada Marte é um livro incrível para quem gosta do tema!!!
As cianobactérias foram as primeiras a peidar?
marcelo henrique morares Isso não seria tão estranho, pois a gente também caga pelo nariz!
Ela respirava peido, e peidava oxigênio
kkkkkkkkkkkkkk
cagar pelo nariz é boa. kkkkk
Adilson Lucindo lol é pra isso que eu pago internet kkkkkk
Átila como sempre FANTÁSTICO
Marte: um sonho ainda distante. pergunta: é realmente Vital irmos pra lá? ou mera propaganda de uma Mega Empresa Norte Americana para valorizar o mercado de ações??muito bom Atila.
No caso, para o avanço da exploração espacial e nossa evolução como espécie, colonizar um planeta é algo importante
Nerd Narrador. salve. sim eu concordo. mas não concordo com os trilhões de dólares que serão gastos se podemos salvar nossa própria civilização terrestre. investir em novas pesquisar que nos possibilitarão novas formas de exploração do espaço é válido. com a atual tecnologia os gastos são proibitivos. a Terra não está a beira de uma catástrofe hollywoodiana. temos tempo. devemos ir para o espaço com segurança. uma viagem pra Marte sem retorno é um sacrifício aceitável? mandemos robôs que construirão confortáveis bases pra vida humana. mandemos máquinas que se repliquem e fação de Marte uma segunda Terra. por quê a pressa? a Lua foi conquistada em menos de uma década com computadores a válvula e réguas de calculo. mas a Lua estava bem ali. astronautas em condições tão frágil que um micrometeorito poderia ceifar suas vidas. Marte não pode esperrar um século? obrigado por ter me respondido.
Gabriel Peres. salve. a exploração espacial pode ser feita sem a presença humana. máquinas avançadas são uma aposta mais segura e lógica. humanos têm muitas necessidades. essas necessidades ocupariam um espaço desnecessário numa nave ou cápsula espacial e consumiria muita energia. alguém disse: nós humanos temos a necessidade do céu acima de nossas cabeças e o chão firme sob os pés. eu diria: temos a necessidade dos grandes espaços abertos. uma cápsula espacial ou nave seria claustrofóbica com o tempo. somos seres bípedes. não podermos andar por um longo período deve ser torturante. agora: nossa evolução como espécie não se limita a exploração espacial. faz parte dela. temos que ser ``seres´´ completos e avançarmos em todas as direções possíveis. com a tecnologia atual o espaço é pras máquinas. avancemos mais aqui na Terra pra partirmos pras estrelas. a nave espacial Terra pode avançar também. obrigado por responder.
@@lez7875 quando você tem um projeto capaz de mandar homens à lua com um computador tão potente quanto uma calculadora atual, não acho que seja algo tão inacessível... Aliás, se mandar máquinas for o suficiente pra ser considerado exploração espacial, por que não mandamos pedaços de plástico e dizemos que exploramos o espaço?
Gabriel Peres. salve. entendi. mas não fomos projetados pra funcionar no espaço. em poucos dias nossos ossos iniciam um processo de desmineralização que não é repostos adequadamente com incrementos alimentícios ou drogas. nossos músculos enfraquecem e não adianta muito exercícios intensos. resumo: nosso corpo se fragiliza com a permanência no espaço até a falência total de uma jornada extensa. nem mesmo se focemos ciborgues nossas partes orgânicas sobrantes aguentariam uma longa jornada pelo espaço. enviemos máquinas e aguardemos o dia no qual teremos uma NCC-1707. o espaço é agressivo. um erro e todos morrem. máquinas podem ser substituídas. vidas humanas não. tempo ao tempo. obrigado por sua resposta.
Estúdio42 PALMAS, MEU DEUS, QUE ARTE LINDA.
Em outro episódio eu pensei sobre essa questão feita no fim do vídeo e andei comentando com minha professora de química. Tem o filme dos robôs terrestre colonizadores que perderam o contato com a Terra e quando voltam, os humanos têm que lutar com eles para sobreviver e tal invasão deles mesmos. Seria algo realmente engraçado, uma civilização que viveu e prosperou em Marte, enviou cianobactérias para cá, para que fosse colonizado, e colapsou de alguma forma antes de poder vir. Ai a gente evoluiu e faz a mesma coisa, colapsa, ai eles evoluem, fazem isso, colapsam e infinitamente. É algo louco de se pensar então, sei lá. Queria parar para compartilhar esse pensamento, visto que a pergunta apareceu e eu me surpreendi.
Essa música de fundo ficou muito boa com o vídeo!!
Tocando David Bowie atrás aaaaaaa
@@stendhaI1 ?
starman o nome da musica original kkk
@@lucassss9314 tem outro nome além desse?
é q tem a versao brasileira q ele disse ali astronauta de marmore
@@lucassss9314 obrigado cara
Amo quando temos referências de anime no Nerdologia.
Se ao invés de ocupar um planeta fizéssemos uma nave espacial habitável, com vegetação, plantações, sistema de rotação para simular gravidade. Claro que teria que ser uma nave gigante, ou talvez um conjunto de naves menores (nos espalhar por aí?).
Assim não seríamos dependente de um planeta em específico. Para coletar recursos naturais, poderiam haver centros de mineração em planetas, satélites naturais ou asteroides.
Poderíamos ficar em órbita de um planeta qq enquanto usamos seus recursos, depois partiríamos para o próximo. Viajando de trailer pela galaxia! 💼🚀
Não teria como, por causa que teremos que extrair ferro e a quantidade de ferro e pouca kkkkkk mais boa ideia
Mass effect❤
sim até pq n existe asteróide, cometa pra colidir se ficar assím várias vezes 😂😂😂
Muito bom! Um video sobre revolução científica e os seus impactos ao longo da historia seria bem interessante.
E esse plot-twist no final hein!!!!!
Somewhere waiting in sky!!!! amo essa musica.
10:00 Plot twist, mind blowing @.@
a pergunta no final do episódio é bastante interessante e foi abordada por diversos filmes de ficção científica, de certa maneira há um possibilidade de fato, mas isso depende de milhares (ou milhões) de fatores associados e combinados como aconteceu aqui na terra, e de certa maneira há probabilidades, mesmo que fictícias. Vlw Átila por estimular a nossa imaginação rsrsrs, gostei do refletor de radiação solar kkkk, possibilidades!!!!
"Praticamente inofensiva" I got it! Kkkkkk
Vem do guia?
We got it hehehe
Eduardo, é do livro o guia do Mochileiro das Galáxias, onde citam a terra como praticamente inofensiva
é o titulo do 5 livro da trilogia de 5 de Douglas adams
Lucas Duboc trilogia de 5?
Sua última pergunta deu um blowmind aqui! Daria pra um roteiro de Ficção científica tranquilamente! Excelente vídeo!
Mais um Nerdologia brilhante.
#Resposta:
Primeiro deveríamos dizer em que ponto da história isso aconteceu.
Possibilidade 1 - Vou supor que tenha sido em primórdios da civilização.
Isso poderia explicar todas as construções "Aliens" tais como pirâmides e desenhos em fazendas, seriam pontos de desembarque.
O complicado é como isso influenciaria na própria questão do desenvolvimento da vida segundo a Teoria da Evolução.
- A vida teria sido originada em Marte e enviada para cá?
- Em ambos e coincidiu de ser muito próxima?
- Justificaria a nossa espécie não reproduzir (híbridos) com nenhuma outra do planeta?
A Evolução não afirma sobre o surgimento, apenas explica o processo pelo o qual a vida se desenvolve, "descendência com mudança" em termo curtos.
Algo assim sugeriria que a forma de se "fazer vida" baseada em Carbono é uma "solução" para o qual a natureza converge.
Mas ainda assim, levantaria perguntas sobre fósseis marcianos e o desenvolvimento da vida lá.
Possibilidade 2 - Humanos-marcianos teriam enviado à Terra as cianobactérias.
Nesse cenário a vida que se desenvolveu na terra é descendente da marciana (esta sem se saber como originou, caso de panspermia que apenas mudou o problema de lugar).
O humanos-marcianos enviaram diversas espécies que tinham disponíveis no seu planeta para a Terra até ela está apta a recebê-los.
Seria uma explicação meia-boca para o "registro fóssil incompleto", tão citado por criacionistas.
Aqui tem-se alguns problemas como por exemplo os dinossauros. Eles poderiam ser uma espécie que se desenvolveu aqui e obrigou os humanos-marciano a "formatarem o planeta", mandando o meteoro para retirar os dinossauros de cena e abrir caminho para o envio dos humanos.
Possibilidade 3 - A partir da Possibilidade 2, a Terra poderia ser um zoológico marciano que passou a ser a casa principal quando os humanos-marcianos concluíram que seu planeta estava condenado.
Em todos os cenários que pensei, só consigo ver que isso gera mais perguntas que respostas, mais incoerências do que coesividades e a principal conclusão que eu chegaria seria que humanos são uma praga devastadora de planetas.
Vale a penas ver o comentário de "Hiarrhuancles Miranda" tem uma resposta bem interessante para a pergunta do Átila. Eu gostei bastante.
Eu concordo com a 1°junto com a 3°
Gente esse canal é o melhor do mundo.
Atila otaku, varias referencias em varios ep
Pse ele até gravou com o JN esses dias sobre algo do tipo
Fascinante! Parabéns pelo trabalho, Dr. Átila e equipe nerdologia.
0:26 "praticamente inofensivo" '-')👌
*Eu entendi a referência*👍 ('-'
Seu guia está atualizado ein.
@@yosasukeuchiha6290 Mas é claro, ele é muito útil, inclusive pra comer um sanduíche '-')👉
Eu não entendi. O que é?
"Praticamente inofensiva" É o título do quinto livro da trilogia de cinco livros de O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams.
Capitão América piraria com essa kkkk
Poderia haver o uso de rochas de água congeladas dos anéis de Saturno ou no caso dos satélites da Júpiter, como Ganimedes e Europa por exemplo. Tendo em vista que a velocidade de escape no caso dos satélites é bem menor que a da Terra. Além da velocidade de rotação que também poderia ajudar.
Baratas e pernilogos deveriam ser proibidos em qualquer ecossistema!!!
Elas são, só que elas não dão a mínima para isso.
É so dizer o caminho errado
+Rafael kkkkkkk
+Samuel Souza Luz
Como se ligassem para caminho
No final ele fez menção de baratas por causa do anime terraformars.
Sobre esse último comentário do Àtila. É exatamente o que imagino que acontecerá. Espero viver para ver nossa espécie voltando ao menos como visitante em um possível ultimo lar. Pois se transformamos a "Terra", quem sabe de onde viemos?
10:05 Pegou isso de algum anime? pois seria um grande Plot Twist. Eu acho que deveríamos aumentar nosso ênfase em desenvolver naves colônias e expandir nosso império galáctico humano!
Meu sonho é gritar Heil Terra, em cima da carcaça da escória alienígena! kkkk. (Alienígenas não me matem pfv, é uma piada, um conceito humano de humor que vocês não devem entender.)
Se sobrevivermos até irmos pro espaço pq do jeito que a humanidade está acho que se durarmos mas 500 anos ramos no lucro e por isso que os dinossauros eram foda viveram aqui por 160 milhões de anos sem problemas até vir o meteoro.
Terra formars um anime que tem baratas ressentidas huehuehue
Victor Amorim Cuidado com oq fala rapais ... eles estao por toda Terra , ou melhor , Universo ! Huehuehue
"Expandir nosso império galáctico humano"
olha, pelo nível em que os seres humanos estão caminhando, é mais fácil destruirmos nossa própria civilização do que expandirmos ela
Parabéns aos envolvidos na escolha da música de fundo
''-Mãããee, to saindo de casa viu, vou morar em outro lugar.''
Aí que legal filho, onde ?
''-Marte''
Interessante essa análise sobre o planeta vermelho;Professor Atila......Muito bom mesmo Biólogo.
1:40 O Átila diz que a gravidade em marte é 40% da nossa, mas no texto mostra 40% menor. É 40% da nossa gravidade ou 40% menor que a nossa?
Tbm n entendi
eis a questão
40% menor seria se marte tivesse 60% da nossa gravidade, então, o correto seria dizer que marte tem 60% menos gravidade que a terra
@@josueamaral41 thanks
Se vc der um mini Google, vai ver que g no Equador de Marte vale por volta de 3.71 m/s^2 o que comparando com o nosso g de 9.8m/s^2, da um pouco menos de 40%.
ESSA TRILHA SONORAAAAAAAAAAAA
MDS NERDOLOGIA, VCS SÃO DEMAIS
Se chegássemos em marte e descobríssemos que já havíamos vívido lá e acabado com tudo a biliões de anos atrás, explicaríamos como a ciência pode salvar nossa raça (e todas as demais). Também explicaríamos o livro "Eram os Deuses Astronautas?".
P.S.: Além de dar uma explicação cientifica ao trecho da bíblia "E Deus fez o homem sua imagem e semelhança".
Se já tivermos vivido lá com certeza daria pra ver algum tipo de construção através das imagens do satélite, mesmo que mais primitivas. Até por que, o planeta é pequeno.
Bilhôes de anos atrás? Será mesmo que sobraria alguma coisa "construída" de pé?
Mas se a gente terraformou a Terra, neste caso hipotético, como que a gente não teria a tecnologia que tínhamos para isso antes? Se hoje é impossível, como que no passado foi e nós teríamos menos tecnologia que no passado?
Tá viajando demais ae kkkm
Se eu chegasse em Marte e descobrisse que a humanidade já viveu por lá, mas cagou tudo e se mudou, a minha reação seria:
"YOU MANIACS! YOU BLEW IT UP! GOD DAMN YOU! GOD... DAMN YOU ALL TO HELL!"
(Spoiler alert)
Igual a última cena do Planeta dos Macacos.
Interessante questão levantada pelo Atila ao final do vídeo!
Só eu que reparei em “Starman” do Bowie tocando no fundo? Kkkkk
Nossa mano eu adoro essa música
Gostei muito, tava esperando uma explicação mais ampla desse assunto. Fala da FOTOGRÁFICA DE UM ÁTOMO e a filmagem da LUZZZZZZZ.
Supondo que o nosso planeta anterior era Marte e terraformamos o nosso atual, acredito que seria algo impossível, por certos motivos:
1- Nossa "antiga sociedade marciana" teria que ser extremamente evoluída, em um tempo relativamente muito curto, tendo que descartar ideias altamente relevantes como a evolução e os processos históricos dos povos do planeta.
2- Caso houvesse até todo esse processo evolutivo e civilizatório ( que demoraria muito), poderia ainda alegar que não conseguiram fazer a terraformação daqui, caso contrário, essa "colônia" teria os restos de uma tecnologia extremamente avançada e o próprio ser humano não teria que passar por todo o processo evolutivo, já que a raça marciana seríamos nós.
3- Por fim. Caso houvesse uma sociedade evoluída e viesse para cá em um tempo onde a raça humana já tenha evoluído ao ponto de criar as primeiras civilizações, seriam eles os Deuses Alienígenas. Conteúdo, Marte ainda teria suas bases arquitetônicas, podendo ser vistas com nossa atual tecnologia. Além, é claro, que haveriam ainda descendentes dos marcianos, caso essa raça não tenha sido extinta por algum motivo, ou mais dificilmente, ela ter começado a viver como os seres humanos.
Anaue
@@argent1631
Anauê!
drive.google.com/file/d/1CPqKE19sDknmk5SdWZ4s63ogdv0HIdl2/view?usp=drivesdk
a maior contradição dessa teoria é:
como uma espécie altamente evoluída pode regredir ao estado de um mero animal irracional como eram os homens da caverna?
a única forma de justificar a colonização da Terra pelos marcianos é usando religião
@@garudadrakon4728
Exatamente, não daria. Por isso formulei 3 possibilidades que demonstram que não daria para sermos descendente de uma sociedade marciana.
Mesmo usando a religião ( como eu fiz na terceira teoria ), ainda existe o problema que você apontou e a questão das estruturas em marte.
Sensacional o questionamento final
Porque as baratas estão proibidas por lá?
Porque no anime de Terraformars a humanidade manda baratas para Marte, ai devido a alguma coisa que eu não lembro elas ficaram bombadas e assassinas. (se você tiver interesse pela obra, leia o mangá e veja somente a primeira temporada do anime, a segunda não vale a pena.)
Cara, pessoas que ja jogaram fallout sabem (isso é ate ficçao cintifica) mas caso aconteça as baratas ficariam grandes e vem fortes
Sim só que se esquecem que baratas necessitam de oxigênio tanto quanto nos, mas com o volume atual elas não tem como ficarem gigantes, claro que estivesse no periodo onde a quantindade de oxigenio era quase o dobro atual uma barata normal teria o tamanho de passaro como um bem te vi.
Você poderia falar sobre segurança e oque é feito para diminuir e porque fazer aquilo diminui
Teorema da singularidade Penrose-Hawking | Nerdologia
ainda não consegui parar pra estudar essa parada, obrigado por me lembrar Groot.
A edição desse vídeo está de parabéns. Muito bem feito.
Precisamos colonizar a lua primeiro! E eu respondo a sua pergunta dizendo pra assistir/ler Shingeki no Kyojin.
Eu acharia interessante se tipo nós trabalhassemos nas duas bases ao mesmo tempo, tipo a space x manda as Starships para lá e, durante a viajem, a NASA continua a construir a base lunar, assim a base lunar poderia dar suporte a base em Marte pois seria um tempo relativamente mais próximo;assim, a base lunar seria ajudada pela Terra até se tornar a própria colônia independente com infraestrutura própria, e assim a base lunar também poderia ajudar a base marciana.
Faz um vídeo sobre seu TCC Atila, tenho curiosidade sobre virologia
6:45 é sério que eu vou ter de ver um anime todo só pra saber o pq disso??
Michel _ o anime é +/-
@Diego Barbosa Seria terraformars um zetman 2?
O mangá é bem melhor
O anime começa mais de 100 anos depois de mandarem baratas e algas pra colonizar/terraformar Marte, então a explicação é rápida e no episódio 2 já tem ação e um gore também (baratas bombadas enfiando a porrada em geral)
amei essa direção de arte
Nerdologia sobre a veracidade bíblica
TRETA mas seria interessante
Respondendo sua pergunta...eu acho que seria inviável, já que teria alguns resquícios da antiga civilização de Marte, sem contar do processo evolutivo dos nossos antepassados.
Vim mais rápido que o Boulos invadindo Marte por que ninguém tá usando.
*kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkj
Ķkkkkkkkkkkkkkkk
Boa kkkkk
Vim mais rápido que bolsonabo dizendo que só não estupra marcianos pq são -homossexuais-...
Boa. KKK
Você explicar tão bem
*Nerdologia - Transtornos mentais*
Em homenagem ao dia mundial de prevenção ao suicídio, quem concorda?
Firm
Ele já fez um vídeo sobre suicídio
@@Dragao_Bebado Transtorno mentais
se eu não me engano, ele também já fez um vídeo sobre isso, no caso, sobre o Ursinho Po
Pergunta sensacional, Átila
*Nerdologia: Como é levar um tiro*
Cara, tem um seriado, Sherlock. Em uma das temporadas (não lembro ao certo se é a 3 ou 4) ele descreve as sensações de tomar um tiro de uma forma bem legal. Além de ser uma ótima dica de série que vale a pena assistir
rapaz tem varios documentarios sobre isso, mas caso não tenha visto, procurei sobre documentarios de colete, como funciona e afins eles sempre mostram os tipos de armas e os estragos que uma bala pode causar no corpo humano e policia, exercito e afins trabalham e investem em cima de disso.
um documentario rapido que pode sanar suas duvidas é: Armas e Táticas - Armadura (colete balístico). mas tem muitos outros, até aqui no youtube tem varios.
Eu sei, mas acho que seria interessante um nerdologia sobre isso, já que poderiam falar também sobre a história das primeiras armas e também quais matérias serviriam melhor como blindagem e proteção contra balas
PdeRick entendi
Cara se tu tiver coragem de fazer esse experimento em si mesmo tenta arranja uma espingada de pressao e da um tiro numa parte com menos musculos pra nao doer tanto e multiplica por 10000 mais ou menos
Ninguém viu esse jabá do Guia Bolso chegando nesse gancho de planejamento interplanetário. Excelente!
Quanto tempo vai demorar pro atila virar politico e ajudar esse pais
QUE PERGUNTA DE FINAL DE EPISÓDIO MAIS LOOOOOOOOOUCA ADOREI
Se ja vivemos em marte, era para ter satélites, ruínas, plásticos, chicletes e outras coisas mais no planeta
Realmente não seria algo tão impossível, mas acho difícil pensar que tudo se decompôs.
Imagino que o homem, em marte, provavelmente, evolui mais tecnologicamente do que o homem da terra.
E mesmo não tendo vestígios de civilização em marte, acho bem difícil não ter no espaço.
Já lançamos mais de 5.500 satélites em orbita e mais algumas dezenas em orbitas de outros plantas e do sol, imagina uma outra civilização mais avançada.
Sei que com o tempo eles se desintegra e até podem cair no planeta por causa da gravidade ou serem destruídos por algum outro detrito espacial. No entanto acho bem difícil que nenhum sobreviva, apesar de milhares de anos terem passado, e não ter sobrado vestígios de algum deles.
E como você disse, dependendo da causa da "morte" de marte e do tipo de sociedade hipotética em que os humanos la viviam e bem difícil determina como era as coisas por lá.
Com base no meu achismo, acho difícil eles não terem bunkers, cofres, gigantescas estruturas de aço, uma Itaipu e outras coisas mais que podem durar até milhões de anos na natureza que estariam debaixo do solo.
Pensando no que você disse.
Acho que tentaram implementar o comunismo em marte e não deu certo de novo kkkk
@@leandressonreis1762 😂😂😂😂
ou a tentativa de implantar o comunismo não deu certo ou o capitalismo chegou a um ponto tão extremo que dizimou a população marciana
Bruno Caruso esse estudou filosofia
Joinha pela menção do terra formars.
Quer destruir um planeta?!
Coloca um homem e uma mulher nele!
Vive na mata sem civilização então, divirta-se com seus 30 anos de vida no maximo
Que? Eles mal vão usar os recursos, e se fazerem um filho ele também não, já que não vai ter uma educação boa, então...não, não vai destruir o planeta, até ajudar na real, já que os corpos podem virar arvores depois, haha.
Coloca a Dilma e o Lula. 😂
@@ErickLuc vai dar Pt.
eu acho legal os otimistas pró-humanos negando essa frase
quem criou o Holocausto, Bombas Nucleares, Inquisição, Cruzadas, Impérios antigos e afins? Foram os reptilianos?
pelamor, ser humano tem capacidade de destruir qualquer planeta que quiser. Negar isso é desonestidade intelectual
10:01 Que baita roteiro de filme!