Olá passando para te agradeçer por nós dar a oportunidade de dividir seus conhecimentos, e com isto mas pessoas como eu poder estudar através dos seus vídeos , o meu muito obrigado.
Valeu, Rafael. Depois vou postar o cálculo completo, com base na informação da potência de curto-circuito no ponto de conexão da instalação elétrica (fornecida pela Distribuidora de Energia). Abração ⚡
Boa aula Professor, muito obrigado pelo conteúdo. Agradeceria que o professor fizesse uma aula sobre as proteções do transformador de potência e explica função de cada uma. Por outra gostaria também que fizesse aula sobre o Control Shunt Reator (CSR).
Ótima sugestão. Essa semana eu terminei uma apresentação sobre reator shunt, mas equivocadamente deletei a apresentação, e não consegui recuperar o arquivo. Vou ter que fazer tudo de novo. Abração!
PARABÉNS PEO VÍDEO E PELA EXPLICAÇÃO. Bom dia amigo professor. Este cálculo de curto-círculo é para achar o KA DE UM DISJUNTOR TERMOMAGNÉTICO QUALQUER, EX.:. 3000 KA QUE VEM ECPRESSO NO CORPO DOS DISJUNTORES PARA QD PARA OS CIRCUITOS TERMINAIS , EX. PARA UM CIRCUITO DE CHUVEIRO ELÉTRICO? ESTE CÁLCULO SERIA PARA O TRANSFORMADOR PRIMÁRIO/ SEGUNDARIO DE ONDE VEM A MINHA REDE ELÉTRICA (OS RAMAIS DO PADRÃO DE ENTRADA DE MINHA CASA - QUADRO DE MEDIÇÃO ( MD) QUE VAI ATÉ QDC ONDE ESTÃO OS CIRCUITOS TERMINAIS LIGADOS). ESTE CÁLCULO DE Icc eu usaria a DEMANDA TOTAL DE MINHA INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESISTÊNCIAL E APLICARIA ESTÁ FORMA? ESTOU CORRETO NESSE MEU PENSAMENTO. OBRIGADO, TENHA UM ÓTIMO DIA, ÉDIO.
Excelente, professor. Para dimensionamentos reais de Icc para quadros, cabos e disjuntores de uma indústria, a realização desse cálculo simplificado atende a Norma? Em que situação é necessário utilizar a impedância equivalente da rede da concessionária?
Olá! Parabéns pelo conteúdo e pelo canal. Me esclareceu bastantes coisas, mas ainda tenho uma dúvida: a impedância em percentual do trafo não é uma reatância, não? Eu posso utilizar como resistência para cálculo do curto? Desde já, obrigado pela atenção e parabéns mais uma vez.
Ótimos vídeos, meus parabéns Mestre!!! A respeito da parte dos transformadores em paralelo, a impedência percentual ficou reduzida pela metade, Ok...mas como se tornaram 2 transformadores, a corrente nominal do barramento não deveria ter dobrado também? No caso, não seriam 381 A de cada transformador?
Olá, Jorge, você pode calcular a corrente de Icc para cada transformador e somá-las, obtendo a Icc final no secundário. Ou pode obter a impedância equivalente, mas mantendo a corrente de um único transformador no cálculo, ou pode dobrar a corrente e considerar a impedância de um único trato. Abração ⚡
Obrigado professor Claudio. Uma pergunta, no cálculo da corrente de curto circuito pq não foi considerado a corrente nominal dos 2 trafos dividido pela impedância equivalente????? Abraço.
Olá Professor, 👊💪😃 esse calculo pode ser feito no primário também só substituindo a tensão do secundario pela tensão do primário para saber a corrente de curto circuito do primário?
Pode sim, sem problemas, mas o valor calculado será a corrente de curto-circuito que passa no primário para uma falta no secundário. É o mesmo que refletir a Icc do secundário para o primário. Abração ⚡
Tenho uma dúvida bem banal professor, quando calculamos uma corrente de curto circuito para especificar um disjuntor. Nós calculamos a corrente para a proteção na montante do dispositivo? Ou para a sua jusante? Ele irá atuar para se tiver uma corrente de curto em ambos os lados?
Olá, meu Nobre. Para especificação do disjuntor, devemos levar em conta a corrente de curto-circuito que passa efetivamente por ele. A proteção vai atuar de acordo com o valor da Icc, e atendendo aos critérios de coordenação e seletividade definidos pela engenharia. Abração ⚡
Raiz de 3 * 380 = 658, não entendi nessa parte. Se eu calcular o curto de fase-fase usaria o 380, o 220v é de fase pra neutro. Então seria raiz de 3 * 220 = 381, pois quando maior a tensao maior o ICC. Então no secundário a tensao seria 220v entre fases, o 380 é fase fase. Poderia me explicar?
Olá, Paulo Roberto. Esse cálculo é do curto-circuito trifásico, e por isso utilizamos o valor fase-fase. O cálculo do curto circuito monofásico é mais complexo e exige o cálculo das impedâncias de sequência, e o detalhamento da ligação dos transformadores. Abração ⚡
Olá João, eu executei o vídeo no celular e no notebook, pela página do canal, e está tudo funcionando corretamente. Talvez seja algum problema no seu reprodutor de vídeo. Abração ⚡
Consegue resolver essa questão? Para o diagrama de impedância do SEP abaixo, calcule o curto-circuito trifásico (em pu) na barra 3. Qual seria o valor dessa corrente para uma potência base de 200 MVA e uma tensão base de 230 kV?
@@eletrica-sem-limites A questão é essa... mas tem uma imagem fornecendo dados. Para o diagrama de impedância do SEP abaixo, calcule o curto-circuito trifásico (em pu) na barra 3. Qual seria o valor dessa corrente para uma potência base de 200 MVA e uma tensão base de 230 kV?
EXCELENTE EXPLICAÇÃO! SEM RODEIO! DIRETO AO PONTO. PARABENS!
Este professor é o melhor do UA-cam neste tipo de conteúdo. 👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍🤙🤙🤙🤙🤙🤙🤙🤙🤙🤙👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏✍✍✍✍✍✍✍✍✍✍✍✍✍✍✍✍✍✍
Quem me dera 😁 Valeu amigo, aproveite o canal. Abração 👍
De longe é melhor.
Muito bom meus parabéns
100% explicativo!!!! É o melhor, sem firulas sem merchan ou mimimi!!!!
Valeu 👍
Excelente aula e bem didatica, e o melhor muito bem elaborada e simplificada!! Parabens professor.
Valeu Evando, aproveite o canal. Abraço ⚡
Um dia melhores canais de engenharia elétrica do UA-cam...Top!.. obg por transmitir essa riqueza conosco !! Vlw pessoal!
Olá passando para te agradeçer por nós dar a oportunidade de dividir seus conhecimentos, e com isto mas pessoas como eu poder estudar através dos seus vídeos , o meu muito obrigado.
É uma satisfação pra mim ⚡👍
Excelente aula! Obrigado por contribuir na formação de muitos estudantes.
Informações fenômenal de importancia relevante de sabedoria muito legal parabêns professor!!!...
Valeu, Vanderlei. Abração ⚡
Excelente vídeo, Professor!
Muito obrigado!
Valeu Max 👍⚡
Professor Claudio o vídeo ficou bem didático com uma explicação clara e objetiva, sucesso e vida longa a esse canal!!!!
Valeu, Rafael. Depois vou postar o cálculo completo, com base na informação da potência de curto-circuito no ponto de conexão da instalação elétrica (fornecida pela Distribuidora de Energia). Abração ⚡
Uma aula melhor que a outra.valeu professor.
Valeu Alex, depois vamos comparar com o cálculo completo de curto-circuito. Aproveite o canal, abração ⚡👍
Vídeo perfeito: clareza, objetividade e conteúdo! Parabéns, Prof. Cláudio
Valeu professor Francisco, do alto nível da Matemática. Um abração e fique na paz de Cristo 🙏
O melhor canal da atualidade. Todos os dias ficou ansioso da espera de um novo conteúdo
Eita, Osvaldo. Fico feliz com suas palavras, mesmo exagerando um pouco 😁 Abração ⚡
❤❤❤Prof nota mil ..
Valeu, Venceslau. Aproveite o canal ⚡👍
Excelente!!! Parabéns pela qualidade dos seus vídeos e didática!!
Muito obrigado 👍
Professor, tudo bem!
Acompanho as explicações, sugiro produzir cursos sobre coordenação e seletividade.
Espetáculo de aula!
Valeu, Rodrigo. Aproveite o canal 👍
Excelente professor!!!!
Valeu, Felipe 👍⚡
excelente vídeo. Um cuidado muito grande com o vídeo e a explicação. parabéns professor!
Valeu, meu nobre 👍 Aproveite o canal ⚡
Muito bom! excelente aula.
Obrigado 😃 abração, Marcelo.
Vídeo aula #top parabéns
Valeu, Reggys 😁
MUITO BOM. 👍👍👍
Valeu, Tadeu. Teremos uma sequência de vídeos sobre curto-circuito. Abração ⚡
Muito bom conteúdo e um excelente profissional 👏
Muito obrigado, abração ⚡
Mestre muito boa a explicação
Que bom que gostou, abração ⚡
Faz um curso chefe, o senhor é muito bom.
Quem sabe no futuro, mas é uma boa 💡 Abração ⚡
Muito bom ,eletrica industrial ou sistemas de potência são
raros os canais que explicam
os conteúdos .
Valeu Alexandre. Aproveite o canal. Abração ⚡
Sugestão:
ua-cam.com/video/FKgWijCIB4o/v-deo.html
Parabéns mestre
Valeu, Levi 👍
Olá Prof. boa aula
Valeu, José Carlos ⚡👍
Excelente informações Professor!
Valeu, Tom 👍
Professor gostei do vídeo.
Que ótimo!
Muito bom seus conteúdos professor, parabéns!
Valeu, Ariagner. Aproveite o canal, abração ⚡👍
Excelente.Obrigado. Continuem
Ca cagamba!!! Mui mui boa a aula!
Valeu, Edmundo. Abração ⚡
Boa aula Professor, muito obrigado pelo conteúdo. Agradeceria que o professor fizesse uma aula sobre as proteções do transformador de potência e explica função de cada uma.
Por outra gostaria também que fizesse aula sobre o Control Shunt Reator (CSR).
Ótima sugestão. Essa semana eu terminei uma apresentação sobre reator shunt, mas equivocadamente deletei a apresentação, e não consegui recuperar o arquivo. Vou ter que fazer tudo de novo. Abração!
@@eletrica-sem-limites estarei a espera do conteúdo Formador. Deus te abençoe muito e sempre. Abraço 🤗
Excelente prof
PARABÉNS PEO VÍDEO E PELA EXPLICAÇÃO.
Bom dia amigo professor.
Este cálculo de curto-círculo é para achar o KA DE UM DISJUNTOR TERMOMAGNÉTICO QUALQUER, EX.:. 3000 KA QUE VEM ECPRESSO NO CORPO DOS DISJUNTORES PARA QD PARA OS CIRCUITOS TERMINAIS , EX. PARA UM CIRCUITO DE CHUVEIRO ELÉTRICO? ESTE CÁLCULO SERIA PARA O TRANSFORMADOR PRIMÁRIO/ SEGUNDARIO DE ONDE VEM A MINHA REDE ELÉTRICA (OS RAMAIS DO PADRÃO DE ENTRADA DE MINHA CASA - QUADRO DE MEDIÇÃO ( MD) QUE VAI ATÉ QDC ONDE ESTÃO OS CIRCUITOS TERMINAIS LIGADOS). ESTE CÁLCULO DE Icc eu usaria a DEMANDA TOTAL DE MINHA INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESISTÊNCIAL E APLICARIA ESTÁ FORMA? ESTOU CORRETO NESSE MEU PENSAMENTO. OBRIGADO, TENHA UM ÓTIMO DIA, ÉDIO.
Joia, já tem o vídeo do calculo mais completo de curto circuito? proteções etc..? obrigado
Excelente, professor. Para dimensionamentos reais de Icc para quadros, cabos e disjuntores de uma indústria, a realização desse cálculo simplificado atende a Norma? Em que situação é necessário utilizar a impedância equivalente da rede da concessionária?
No caso do trafo em paraleo não deveria somar as potências dos dois trafos para achar a corrente?
*SHOW!*
👍⚡
Excelente vídeo. Mas só uma pequena correção, no minuto 5:43 seria média tensão
Isso é verdade. Às vezes insisto em dividir na mente apenas ALTA e BAIXA tensão. Abraço ⚡
top demais
Boa 👍
Olá! Parabéns pelo conteúdo e pelo canal. Me esclareceu bastantes coisas, mas ainda tenho uma dúvida: a impedância em percentual do trafo não é uma reatância, não? Eu posso utilizar como resistência para cálculo do curto? Desde já, obrigado pela atenção e parabéns mais uma vez.
Ótimos vídeos, meus parabéns Mestre!!!
A respeito da parte dos transformadores em paralelo, a impedência percentual ficou reduzida pela metade, Ok...mas como se tornaram 2 transformadores, a corrente nominal do barramento não deveria ter dobrado também? No caso, não seriam 381 A de cada transformador?
Olá, Jorge, você pode calcular a corrente de Icc para cada transformador e somá-las, obtendo a Icc final no secundário. Ou pode obter a impedância equivalente, mas mantendo a corrente de um único transformador no cálculo, ou pode dobrar a corrente e considerar a impedância de um único trato.
Abração ⚡
Show!!!!!
Valeu, Magno ⚡
Joia!
Valeu 👍
Obrigado professor Claudio. Uma pergunta, no cálculo da corrente de curto circuito pq não foi considerado a corrente nominal dos 2 trafos dividido pela impedância equivalente????? Abraço.
Não teria que somar a potência dos transformadores no segundo caso?
Não precisa, todo o cálculo é feito com a impedância percentual equivalente. Abração ⚡
Vc é muito bom!!!
Olá Professor, 👊💪😃 esse calculo pode ser feito no primário também só substituindo a tensão do secundario pela tensão do primário para saber a corrente de curto circuito do primário?
Pode sim, sem problemas, mas o valor calculado será a corrente de curto-circuito que passa no primário para uma falta no secundário. É o mesmo que refletir a Icc do secundário para o primário. Abração ⚡
Professor, mas este valor não serve para dimensionar o disjuntor correto? Pra isso não precisa do valor da corrente de curto assimétrico De pico ?
Tenho uma dúvida bem banal professor, quando calculamos uma corrente de curto circuito para especificar um disjuntor. Nós calculamos a corrente para a proteção na montante do dispositivo? Ou para a sua jusante? Ele irá atuar para se tiver uma corrente de curto em ambos os lados?
Olá, meu Nobre. Para especificação do disjuntor, devemos levar em conta a corrente de curto-circuito que passa efetivamente por ele.
A proteção vai atuar de acordo com o valor da Icc, e atendendo aos critérios de coordenação e seletividade definidos pela engenharia.
Abração ⚡
Raiz de 3 * 380 = 658, não entendi nessa parte. Se eu calcular o curto de fase-fase usaria o 380, o 220v é de fase pra neutro. Então seria raiz de 3 * 220 = 381, pois quando maior a tensao maior o ICC. Então no secundário a tensao seria 220v entre fases, o 380 é fase fase. Poderia me explicar?
Olá, Paulo Roberto. Esse cálculo é do curto-circuito trifásico, e por isso utilizamos o valor fase-fase. O cálculo do curto circuito monofásico é mais complexo e exige o cálculo das impedâncias de sequência, e o detalhamento da ligação dos transformadores. Abração ⚡
Boa noite, professor o vídeo não tem imagem apenas só tem áudio.
Olá João, eu executei o vídeo no celular e no notebook, pela página do canal, e está tudo funcionando corretamente. Talvez seja algum problema no seu reprodutor de vídeo. Abração ⚡
Consegue resolver essa questão?
Para o diagrama de impedância do SEP abaixo, calcule o curto-circuito trifásico (em pu) na barra 3. Qual seria o valor dessa corrente para uma potência base de 200 MVA e uma tensão base de 230 kV?
Primeiramente você tem que calcular a impedância equivalente, vista pela barra 3, essa será a impedância de curto-circuito. Abração ⚡
@@eletrica-sem-limites Teria como lhe enviar uma imagem desse curto? Não estou conseguindo resolver. Encontrei 251,02 de corrente de base. Travei aí!
Me mande a questão.
@@eletrica-sem-limites A questão é essa... mas tem uma imagem fornecendo dados.
Para o diagrama de impedância do SEP abaixo, calcule o curto-circuito trifásico (em pu) na barra 3. Qual seria o valor dessa corrente para uma potência base de 200 MVA e uma tensão base de 230 kV?
@@roneipg3126 manda pra meu email: claudiorg78@gmail.com
Olá.. consegue me ajudar a resolver um exercício pica das galáxias, de curto circuito trifásico?
Talvez seja muito difícil , é uma questão pica das galáxias 😁
@@eletrica-sem-limites Mas é mesmo. vou enviar por email. hahaha
Enviei pro seu email. Consegue ajudar?
S = raizDe3*VI, logo S/V = RaizDe3*I. Com isso a corrente de curto circuito nao deveria ser Icc2 = RaizDe3*I2/Z% ?
Você está certo, mas a impedância é percentual na base do transformador, e também usamos o valor da corrente nominal, por isso Icc = V/Z%.
Abração ⚡
Muito bom conteúdo e um excelente profissional 👏
Gratidão⚡👍