Opinião | O “Cancelamento’ de Obras Literárias e a Ameaça de Censura | 16/08/2024
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- Recentemente, o banimento de livros em escolas de todo o país e o movimento de 'cancelamento' de títulos por leitores nas redes sociais têm chamado a atenção para um tema controverso: a censura a obras literárias.
Um exemplo disso é o livro "O Avesso da Pele", do escritor carioca Jeferson Tenório, recolhido de uma escola no Rio Grande do Sul e por governos dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. A justificativa apresentada foi que a obra contém "linguagem imprópria para menores" e "conteúdo sexual".
Outros escritores brasileiros renomados também têm sido alvo de silenciamento por motivos variados. Nomes como Machado de Assis, Jorge Amado, Monteiro Lobato e até Ziraldo frequentemente se tornam alvo de polêmicas, principalmente nas redes sociais. No entanto, essa situação não é exclusiva do Brasil.
Nos Estados Unidos, por exemplo, um levantamento da Associação Americana de Bibliotecas revelou que, somente em 2023, 4.240 títulos foram retirados de circulação nas bibliotecas do país, quase o dobro do número registrado em 2022, quando 2.571 livros foram vetados.
Esse é o maior número desde o início do monitoramento, há mais de duas décadas. Para discutir esse assunto, o programa "Opinião" convida o autor e educador Ilan Brenman, além do autor e professor de literatura Ricardo Lísias. Também conversamos com o escritor Jeferson Tenório.
#Opinião #Literatura #Livro #Censura #TVCultura
▶️ BAIXE O APLICATIVO CULTURA PLAY ▶️
Play Store: bit.ly/3KUUHhI
Apple Store: apple.co/3LgEK72
Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
Siga as redes do Jornalismo TV Cultura!
Facebook: / jornalismotvcultura
Twitter: / jornal_cultura
Instagram: / jornalismotvcultura
TikTok: www.tiktok.com...
Site: tvcultura.com.br/
Toda vez que um livro entra na lista de polêmica, eu compro, empresto e dou de presente.
Boa!
Ótima discussão! 👏🏽👏🏽
Boa noite. Ótimo tema. Triste que as GESTÕES das escolas públicas - em especial - pelo menos EM SP capital não revejam seus planos. Os Temas importantes hoje são ignorados onde mais precisam estar. NÃO AOS APP's em escolas SIM A LEITURA E ENSINO BÁSICO. 😢🇧🇷
Assunto riquíssimo e atual 👏🏽👏🏽 Ficou o desejo da continuidade do debate numa data próxima.
Gostaria de saber se esses pais realmente tomam conta do filho a ponto de não deixa-los assistir filmes com cenas semelhantes aos dos livros.
Toda vez que censuram um livro eu pego pra ler, recomendo e, se posso, dou de presente. Se tivesse condições ainda ia comprar um monte e distribuir de graças na rua.
É cada absurdo que agente presencia. E tudo isso é exatamente pela falta de leitura, pela falta de conhecimento da cultura.
Parabéns pelo programa e pela discussão tão pertinente!
Muito importante esse debate.
Parabéns a Tv Cultura por promover temas como esse.
(10:10) Como eu tive que conviver de perto com este tipo de imbecilidade! Vi-a crescer ao nível de ser institucionalizada! E é um mofo social: você combate aqui, reaparece ali.
Primeiramente, crianças não compreendem as camadas até que expliquem e exercitem com elas a leitura dessas camadas. Elas leem a superfície, o enredo. Fato comum é nos pegarmos depois de adultos percebendo camadas que não notamos em histórias infantis quando as lemos enquanto criança. Mesmo depois de muitas experiências ainda não compreendemos algumas simbologias. Ainda assim, livros não devem ser censurados. Lembro de uma passagem no curta-metragem The ABCs of book banning quando um dos relatos diz que "proibir livros é dar (mais) poder a eles, seja qual livro for".
Ensinemos nossas crianças a lerem que tudo se resolve.
bora comprar esses livros e dar de presente PROGRAMA ÓTIMO. CONTINUEM
Sabe quando acontece a censura? Na mesma consideração de quando democracia vira oclocracia; quando a opinião de alguns se acha no direito de vetar a liberdade de (todos os) outros.
Tem um movimento forte de censura e cancelamento vindo das escolas. Quer dizer, meu filho é obrigado a conviver com um cultura sem valores, com gente sem valores, porque o que eles censuram é porque não gostam, não inclui eles ou defende seus pensamentos, mas eles não apresentam nada melhor para colocar no lugar.
E não atoa começa com livros. Livros carregam ideias e todo tipo de ideias.
O pior de tudo é a hipocrisia, quem censura em nome da inclusão mata, sem ironia, inclusão e diversidade. O diferente está sendo proibido por gente que já sofreu muito com preconceitos.
@@SCdelFuego cada um com sua cultura, a cultura que os filhos recebem dos pais não inferior a cultura da escolas, quando um filho precisa de algo ele não procura a escola para ajudá-lo ele procura os pais, e tem filhos que só sentem peso na consciência de ter cortado laço com pais depois que eles morrem.
Ngm lê mesmo, n há com o que se preocupar. Kk
Se as crianças de até vinte anos lessem apenas "Polyana", essas polêmicas não ocorreriam.
Tbm concordo que não se deve queimar livros, mesmo que sejam uma porcaria.
Se o Estado pagasse por vagas nas escolas particulares, cada familia escolheria a escola com os valores em que acredita, o que pouparia muita discussao desnecessária. Mas a maioria dos pais de hoje nem se importam com valores, so querem largar o menino na escola e que se virem os professores, depois vem com encheção de saco sem nem entender realmente do que se trata.
A censura é sempre polêmica. Mas não da pra aceitar com normalidade os escritos racistas da literatura do Monteiro Lobato. Do mesmo modo como e complexo aceitar como normal parte da linguagem utilizada em Avesso da Pele, apesar do livro ter análise crítica social fantástica.
Estamos vivendo a imbecialização no mundo.
Mas sao as emilias que sao a favor da proibicao dessas obras kkkk
Prefiro Olavo Bilac, Drummond, Raquel de Queiroz, Clarice Lispector, Aristóteles, Kant, Nietzsche.
A sua preferência Você pode guardar para você. O que está em jogo é a censura. Você lê todos esses autores e não sabe o que está em jogo?
@@Edgar2023ES os pais tem mais direito de dizer oque os filhos devem ou não ler, livros são produtos.
@@EdivanAbreu e se os pais acharem que seus filhos não devem ler os livros textos escolares de Português, Matemática, Ciências, História e Geografia? (pra ficar só nesses exemplos) Afinal, são produtos, como você mesmo escreveu. Isso por si só já é um problema enorme, mas a questão central é que pessoas sem nenhuma qualificação ou competência na área da educação querem dizer o que as escolas DEVEM ou não indicar e desenvolver com seus alunos com o acompanhamento do professor e coordenação pedagógica. Pra finalizar, porque as mesmas pessoas não procuram um hospital para fazer barulho sobre a "melhor maneira" de se fazer uma cirugia cardíaca, ou uma construtora sobre a maneira "mais moral" de se construir um prédio, uma ponte?
@@gvbarbosa78 em nenhum momento ela falou que os pais impedem os filhos de lerem livros de matérias básicas, muito menos eu... você deve ter sido o aluno nota 10 no ensino médio.
E Rachel de Queiroz é a pura doçura. Ou você não leu Memorial de Maria Moura.?