Pomar em Casa, Podas e cuidados com Sergio Semerdjian

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 жов 2024
  • Siga e se inscreva no canal Oficial do Sergio Semerdjian
    / @brfanaticosporparreir...
    São Paulo é uma cidade reconhecida por sua multiplicidade étnica e cultural. Japoneses, portugueses, italianos e descendentes de diversos outros países, principalmente da Europa e da Ásia, ajudaram a construir a identidade da maior cidade do Brasil. Por vezes, vemos essas histórias contadas em livros, filmes e exposições. No entanto, a comunidade armênia é uma das que não ganham esse destaque.
    Registrar memória do povo armênio e narrar a vinda desses imigrantes ao Brasil foi o que levou a historiadora Sonia Maria de Freitas a mergulhar em um longo trabalho de pesquisa e produzir a obra ‘Presença Armênia em São Paulo: imigração, negócios, identidade, religião e interação social’, 11º livro publicado pela autora.
    Ao longo de 236 páginas da publicação, o leitor encontrará depoimentos de descendentes armênios, centenas de fotos e documentos que relatam a chegada dos primeiros grupos de imigrantes em São Paulo, no início do século XX, na esperança de encontrar no Brasil uma oportunidade para recomeçar a vida. Nessa época, muitos armênios deixaram o país após o genocídio que matou mais de 1,5 milhão de pessoas entre 1915 e 1923.
    A autora destaca este fato como um dos motivos que despertaram sua atenção para o povo armênio. “No ano 2000, no Museu da Imigração de São Paulo, tive contato com alguns sobreviventes do genocídio e a oportunidade de perceber essa força do povo armênio, que tem uma trajetória admirável de muita luta, trabalho e fé”, destaca a escritora.
    O livro foi escrito a partir de vasta pesquisa em arquivos públicos e privados, entrevistas com armênios que vieram refugiados ao Brasil e também com seus descendentes, que mantiveram viva a cultura do país, incluindo as tradições religiosas, a língua, os costumes familiares e a culinária armênia.
    Outro ponto de destaque da obra é o registro da trajetória que esse povo percorreu no último século, como a importância do bairro Presidente Altino, em Osasco, para a instalação da comunidade armênia na região e a sua participação no setor de calçados, que foi uma das principais fontes de renda de grande parte dos imigrantes, que chegaram ao país sem recursos financeiros.
    “A pesquisa está muito bem documentada, inclusive com informações inéditas e com uma importante participação das famílias armênias, que foram personagens principais desta linda história que merece ser contada”, finaliza a autora.
    Famílias armênias ajudaram na realização deste projeto
    Desde o início da pesquisa até a publicação do livro passaram-se quase duas décadas. Sonia Freitas relata que durante esse tempo teve muito apoio de algumas famílias armênias, e não apenas nas entrevistas orais e por abrirem a porta de suas casas e compartilharem fotos, documentos e histórias, mas também financeiramente para cobrir os custos que envolvem a produção de um livro como este.
    O empresário Sérgio Semerdjian, que é filho de armênios, foi o responsável pelo convite para que Sonia reunisse suas pesquisas e transformasse o que inicialmente era uma tese de doutorado em livro. Entusiasta de sua cultura, o descendente patrocinou a curadoria do livro e outros custos que oportunizaram sua publicação.
    Além da família de Sérgio, outras famílias armênias também colaboraram com a autora na coleta de dados e nos depoimentos, entre elas as famílias: Manissadjian, Rizkallah, kurdjian, Markossian, Burbulhan, Pamboukian, Kahvegian, Cumrian e Dichtchekenian.
    Lançamento e vendas
    A obra já tem dia e hora para ser lançada e contará com uma celebração especial. No dia 2 de novembro, das 15 às 19h00, será realizado o lançamento do livro no Clube Armênio, Rua Professor Ascendino Reis, 1450, Vila Clementino, em São Paulo.
    O livro estará à venda no próprio Clube e em outras entidades da comunidade Armênia em São Paulo, além de ser comercializado pela internet.
    Sonia Maria de Freitas é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e atuou como pesquisadora e curadora no Museu da Imagem e do Som e no Museu da Imigração, em São Paulo. Há 25 anos, dedica-se ao tema dos imigrantes que se instalaram em São Paulo, sobretudo os portugueses.
    Ao longo de sua carreira, publicou onze livros, muitos deles com a temática da imigração na cidade de São Paulo, entre eles a obra Presença portuguesa em São Paulo (Imprensa Oficial, 2006). Graças ao seu empenho em estudar e retratar a história de emigração dessas pessoas, foi agraciada com diversos prêmios e homenagens, entre eles homenagens da Câmara Municipal de São Paulo pela realização da exposição Memórias da imigração espanhola (1998) e pelos relevantes serviços prestados à comunidade portuguesa (2010), além do 30º Prêmio Clio de História, da Academia Paulistana de História, pela obra Presença Portuguesa em São Paulo (2007)

КОМЕНТАРІ • 40

  • @soniadias300
    @soniadias300 3 роки тому

    Senhor sergio o senhor e maravilhoso e abençoado# Amo o canal

  • @beatriztrindade1186
    @beatriztrindade1186 3 роки тому

    O Sérgio é muito bom

  • @amandoramos6986
    @amandoramos6986 5 років тому +4

    O Sérgio é muito didático. Só não aprende quem não quer. Parabéns!!'

  • @tiao6748
    @tiao6748 4 роки тому +1

    Muito conhecimento. Parabéns!

  • @normas.sbrandao
    @normas.sbrandao 5 років тому +5

    Ai q show de explicação! Muito bom de ver...

  • @georgeandredoamaralcarpent3272
    @georgeandredoamaralcarpent3272 6 років тому +2

    Muuuito bom Sr Serjo! Deus abençoe! Fique com Deus!

  • @terezafernandes6613
    @terezafernandes6613 5 років тому +3

    Muito bom, o Sr. Sérgio é excelente na explicação

  • @sinfroniolazaro8430
    @sinfroniolazaro8430 5 років тому +4

    Sergio.Parabens pelo seu trabalho ,estou aprendendo muinto sobre plantaçoes frutiferas. *sinfra. BH*

  • @Adriano-ej5xc
    @Adriano-ej5xc 6 років тому +3

    Muito bom não me canso de ver esse vídeo me ajudou muito obrigado vou partir pro cultivo de uva Graça seus vídeos

  • @veronicasouza916
    @veronicasouza916 6 років тому +2

    Excelente explicação... Sempre acrescentando conhcimento... Gostaria que o Senhor Sérgio também pudesse vir na minha chácara, também moro em Itapevi...

  • @sergiol766
    @sergiol766 4 роки тому +1

    Meu nome é Sergio e tenho chácara em Ibiúna, com pés de pêra carregada o ano inteiro, limão, mexerica, e um pé de manga que comecei a tratar assistindo seus vídeos Sr Sergio, gostaria de saber porque o pé de manga da folhada,os frutos vem em seguida, mais nunca consegui colher uma só manga, os dois pés de abacateiro produzem de tombar os galhos, abacates enormes ,mais a manga não, seria muito bom ter sua explicação e filmando o motivo do pé nunca segurar os frutos.

  • @rosemerenascimento6127
    @rosemerenascimento6127 6 років тому +1

    Ah como queria o Sérgio aqui no meu quintal !!

  • @mariadefatimacaetana4452
    @mariadefatimacaetana4452 6 років тому +1

    Gostaria que o Sr. Sérgio viesse em minha casa,moro em João Monlevade/MG,fica a 120 km de Belo Horozonte capital mineira. Parabéns ao Sr. Sergio e ao canal.Gosto muito.Maria de Fátima.

  • @MagdalenaDeMagdala
    @MagdalenaDeMagdala 6 років тому +1

    grata por compartilhar!

  • @jonasvieira9172
    @jonasvieira9172 6 років тому +1

    Sr. Sérgio, o senhor é muito bom.
    Queria q o senhor Fala se sobre águaponia. Um grande abraço, sou do Rio de Janeiro e te admiro muito.

  • @dosesdeverdades1334
    @dosesdeverdades1334 6 років тому +8

    O cara ficou bravo, quer saber mais que o Sérgio? kkk
    Sérgio ainda foi bomzinho faltou mais coisa pra podar. kkkk

  • @fatimaruffolo
    @fatimaruffolo 6 років тому +1

    Grande mestre! Já cai na pegadinha querendo tirar o de baixo e era de cima kkk

  • @mecano572
    @mecano572 6 років тому +3

    Muito bom Sergio Carlos e Virgílio, sempre aprendendo com esses caras!

    • @soniadias300
      @soniadias300 4 роки тому

      Muito obrigado amanhã mesmo viu tirar eu tinha colocado uma camada de cama morta bem em cima do pé eu vi que tem que deixar a redor não em cima da raiz

  • @gabrielvalaski5106
    @gabrielvalaski5106 6 років тому +1

    sempre bons ensinamentos, parabéns!
    uma sugestão. Seria interessante um vídeo, que o Sérgio fale qual enxerto usar para cada tipo d frutífera e a epoca ( citrus é por borbulha, uva por fenda cheia, da jabuticaba, goiaba, caqui, pêra, romã, nespera, e assim vai). obrigado e forte abraço

  • @giselesoaresrochamaciel6067
    @giselesoaresrochamaciel6067 4 роки тому +3

    Qdo posso posar minhas frutíferas qual época do ano?
    Tenho limão Taiti e siciliano, pocan , laranjinha kinkan e uma acerola que inclusive está super comprida e fina o tronco e tem uns bichinhos brancos e formigas tô com medo de perder ela, é minha preferida mas sou iniciante e não sei o que fazer pode me ajudar? obrigada!

  • @rosilenefalciano4082
    @rosilenefalciano4082 6 років тому +2

    Boa noite Sérgio, gostaria de saber como posso o pêssego, no ano passado eu podei bem, mas agora estou meia perdida.

  • @ceciliacostayhwhseunomeero6617
    @ceciliacostayhwhseunomeero6617 3 роки тому

    Como é esse cartucho de jornal? Tem algum vídeo que mostra?

  • @alexandrelelesdealmeidaalm3490
    @alexandrelelesdealmeidaalm3490 5 років тому

    Esse cara hudia muito das plantas isso sim to forra

  • @tudoorganico7225
    @tudoorganico7225 6 років тому +1

    Depois do abacaxi flora tem algum perigo de cair a flor?

  • @aninhafrazao9496
    @aninhafrazao9496 4 роки тому

    A jaboticaba tem que ter esse estresse?

  • @luciascholles4235
    @luciascholles4235 3 роки тому

    Fiz cadastro para gratuidade e no final querem cobrar . Como assim?

  • @tudoorganico7225
    @tudoorganico7225 6 років тому

    O meu pé de abacaxi começou a flora gostaria de saber se eu corro algum perigo de perder o fruto

  • @nestorsoares5820
    @nestorsoares5820 6 років тому

    Sr Sérgio,resumindo todas ponteiras deve ser tiradas depois da produção?

  • @Celiowllv6
    @Celiowllv6 4 роки тому

    Não fazi isso 😪🥺🥺😭

  • @ErnestoTani
    @ErnestoTani 3 роки тому

    O que já raleei de frutas do meu pomar deixaria qualquer leigo maluco de raiva. O homem fica com dó de uma nêspera isolada? kkkkkk

  • @filterproxyfllterproxy4047
    @filterproxyfllterproxy4047 4 роки тому

    No translate ?

  • @rafaelnava4438
    @rafaelnava4438 4 роки тому

    Olha, olha, ex prefeito de Itapevi, Sérgio Montanheiro.kkkk

  • @tudoorganico7225
    @tudoorganico7225 6 років тому

    Eu posso aguar o pé de abacaxi todos os dias?

    • @tudoorganico7225
      @tudoorganico7225 6 років тому

      Depois do pé de abacaxi florar tem algum risco de cair a flor e perder o fruto?

  • @claudiocb300r7
    @claudiocb300r7 5 років тому

    Nunca vi ameixa dar bicho ou mosca .

  • @jorgelaveloso4540
    @jorgelaveloso4540 6 років тому

    Serrote neles

  • @paulohenriquemachado4849
    @paulohenriquemachado4849 4 роки тому

    Bolsominio sempre diz que o brasileiro não sabe nada