Sensacional, video muito bem editado, além de um bom ceramista é um excelente filmaker, isso é realmente a essencia da ceramica, o resto é moda de hobbistas
Boa noite,obrigafo por compartilhar.Estou fazendo um forno a lenha. Tenho 10 anos de ceramica ,queimo sempre com forno elétrico ou a gás. Tive uma dica de um ceramista para queimar esmalte em forno a lenha com uma técnica chamada casaõ Já viu falar? Trata-se de uma caixa de ceramica no ponto de biscoito ,toda furada com tampa onde o fogo não tem contato,somente o calor. Nunca fiz e nunca vi.Pesquisei não encontrei.E coisa muito antiga. Achei muito interessante. Preciso que o forno chegue a 1200 No mínimo. Qual a dica para chegar a esta temperatura. Vc tem uma tabela de patamar para temperatura nesse forno a lenha. Obrigado Domingos Savio
Obrigado por assistir! Não conheço, mas imagino que a técnica que vc falou serve para evitar as marcas na superfície da peça causadas pelas labaredas e principalmente pelas cinzas, que tendem a tornar as superfícies do lado da peça virado para o fogo muito diferente das superfícies do lado oposto. Normalmente, numa queima de esmaltes a lenha, espera-se e deseja-se esses efeitos. Mas eles podem não ser adequados para a funcionalidade de certas peças, ou mesmo para o "gosto do freguês"! Assim, protege-se a peça no interior de outra peça. Deve funcionar até certo ponto, gostaria de ver essa técnica em uso!
Quanto à temperatura do forno a lenha para a queima de esmaltes, há sim algumas dicas importantes: 1- Se vc já assistiu ao video mostrando a construção da Norberta, repare que a chaminé é baixinha. Ela funciona muito bem na queima de biscoito, mas para temperaturas mais altas vale subir sua altura ao dobro disso, pelo menos! 2- À lenha, você vai levar por volta de 15-20hs, talvez tanto quanto 36hs para chegar nas temperaturas acima de 1200°C. Sozinho ninguém aguenta o tranco, precisa revezar com alguém nos cuidados e na alimentação do fogo. É serviço pesado, o lugar fica quente, luvas e roupas grossas são imprescindíveis. 3- Nas últimas horas da queima o consumo de lenha se torna exponencialmente maior do que no início e o "dragão" se torna insaciável! Nunca subestime o volume de lenha necessário para altas temperaturas. Uma queima de biscoito a 850 - 900°C vai consumir por volta de 1/3 a 1/4 do volume de lenha que uma queima de esmalte a 1220°C
Que legal! Amo a hora de queima, eu só fiz na chusrrasqueira, mas as peças fican com cor do fogo... agora estou em outra casa que tem fogão a lenha, com forno de pão/pizza. Será que dá para fazer nesse forno? Gratidão pelo video!
Olá, violeta! A queima de "biscoito", ou seja, aquela que eu mostro nesse video e que fazemos antes de esmaltar e queimar novamente, precisa chegar aos 900°C, aproximadamente. A maioria dos fogões a lenha ou churrasqueiras não suporta essa temperaturas. Digo por experiência, já precisei reconstruir uma churrasqueira no início dos meus testes... A dilatação é muito grande e o cimento refratário, às vezes até os tijolos usados podem não suportar... Você já assistiu ao video sobre como construir o forno, aqui no canal? ua-cam.com/video/zL1WE0yrNwQ/v-deo.html
Sim, não vejo por que não. Não sei se seria mais barato ou mais caro, no entanto. Um ganho seria na leveza do material. Uma desvantagem seria que a manta não tem propriedades estruturais. Como você mesmo sugere, seria melhor na câmara de queima das peças e não na fornalha, onde acumularia cinzas e outros detritos da lenha (grampos, pregos, etc.)
Se for queima de biscoito, pode deixar que peças encostem umas nas outras sem problemas. O que vc deve sempre ter em mente é deixar um caminho eficiente para o fluxo do ar quente. Quanto a ficarem pretas, é provável que a temperatura não tenha chegado alto o suficiente, pois todo o carbono se queima e desaparece depois de certa temperatura. Peças que estouram ou têm bolha de ar de fabricação, ou não estão totalmente secas antes da queima, ou vc está subindo a temperatura do forno rápido demais. As 3 primeiras horas são críticas, não pode ter pressa, é um exercício de paciência e autocontrole!
Qual temperatura vc consegue chegar com esse forno? Eu conseguiria chegar a uma temperatura próxima a 1240 graus para queimar esmalte? Desde já agradeço.
Olá, Alicia. Eu já queimei esmaltes de baixa temperatura nele, aproximadamente 1080°C, em 11 hs. Quanto mais altas as temperaturas, mais demorado vai ficando para continuar elevando. Assim, acredito ser possível cone 5 ou 6, com algumas "melhorias" no projeto: Uma chaminé mais alta (talvez o dobro) e uma superfície "gradeada", feita com os tijolos mesmo, no chão da fornalha, para permitir fluxo de ar de baixo pra cima nas brasas, aumentando a eficiência energética. Também demoraria bem mais tempo, acredito que entre 24 a 30 hs, para cone 6, aproximadamente. Será preciso revezar com alguém os cuidados com a queima, não dá pra ficar esse tempo todo sozinho nesse esforço...
Com lenha boa e bem sequinha, entre 7 e 8 hs pra chegar nos 900°C, uma boa queima de biscoito. Pra queima de alta, acima de 1200°C, ainda não fiz, mas calculo que sejam necessárias outras tantas horas, num total de umas 15 hs ou mais. Os últimos 300 graus são extremamente lentos e difíceis!
Já fiz queima de esmalte de baixa, sem termopar. Julgando pelo resultado acho que cheguei perto dos 1100 °C. mas demora demais,10 - 12 hs, para chegar até aí. Acho que pra chegar aos 1250 +ou-, deve levar umas 20 hs. É preciso muita atenção para subir a temperatura evitando o acumulo de brasas na fornalha, que acaba por entupi-la. Vou fazer um teste de queima híbrida, iniciando com lenha até os 1000° e seguindo com a adição de um bico de maçarico a gás daí em diante. Talvez com o reforço do gás no finalzinho eu possa chegar a tais temperaturas. Mas tem que ser com alguém pra revezar na atenção ao fogo, sozinho ninguém aguenta...
Nesse video eu mostro a maneira mais "roots" de fazer a queima. Sem nem sequer usar um termopar, apenas lendo os sinais que o forno dá. Mas o ideal é usar um termopar tipo k de alta temperatura, com sensor protegido por cerâmica. Vc encontra on line com facilidade. Sempre verifique as temperaturas máximas de trabalho do sensor K, alguns são impróprios para as temperaturas da arte cerâmica. Acompanhar a subida de temperatura com precisão ajuda muito a conhecer o humor do seu forno, a fazer a queima em menos tempo e a economizar muita lenha! Qualquer dúvida específica, é só me perguntar! Um abraço e boa sorte com seu projeto de forno!
I now have a very good idea of the firing process with the wood-burning dragon, Norberta! .. Agora tenho uma ideia muito boa do processo de disparo com o dragão que queima a lenha, Norberta!
O biscoito já é considerado cerâmica, pois já sinterizou e não se dissolve mais em água. Serve para ser usado em situações em que a total impermeabilidade não é importante. Vasos de plantas, telhas e tijolos são normalmente queimados até as temperaturas de biscoito apenas (750°C - 900°C). Para utilitários domésticos, como pratos, cumbucas, copos, jarros, etc, precisamos fazer a esmaltação e queima de baixa ( 950°- 1200°), ou alta (1200° - 1350° ou até mais)
Parabens pelo trabalho, estou iniciando na ceramica, autodidata mesmo, comprei uma argila escura em uma casa de ceramista fiz uma panela com tampa para testar a queima em um forno de barro que construimos, as paredes do forno são bem grossas em torno de 12 cm, então acredito que consigo uma temperatura bem alta, fiz o teste da panela e infelizmente ela estourou, vacilei porque não estudei direito sobre a queima, posso ter errado na velocidade que aumentei a temperatura do fogo e não deu o tempo ideal para os primeiros estágios, também não sei se consegui tirar as bolhas, mas o bom que ao menos consegui chegar na cor de vasos e pelo teste que fiz molhando o dedo e passando sobre a peça, não saiu nada de barro, tem alguma dica e será que consigo queimar nesse forno sem trincar?
Um bom teste para saber se chegou na temperatura mínima para sinterizar o barro é dar um "peteleco" com o dedo e ver se faz aqule barulhinho agudo, o "plim" de cerâmica, ou o "tók" chocho de peça sem queimar. O ideal é ter um termopar para medir a temperatura e ir até uns 800 - 900 C. Mas no forno que eu construí aqui eu consigo ter uma boa ideia de acordo com o que sai da chaminé. Quando o fogo atravessa, é sinal de que já deu para a queima de biscoito. É só segurar assim uma meia horinha e depois parar de alimentar o fogo. O tipo e a condição da lenha também é um fator bem importante.
É importante ir bem devagar com a queima, ao menos nas primeiras horas, tirar bem as bolhas de ar do barro antes de usar e deixar a peça secar muuuuito bem antes da queima.
Legal tenho mais uns 3k de argila aqui. O nome o tipo é terracota, eu tinha deixado secar por 12 dias.. Ja estava bem seca. Agora nessa proxima queima vou cuidar com a velocidade.. A questão da lenha é estar bem seca?
@@natural__leo Sim, acima de tudo estar bem seca. Do contrário ela rouba energia do forno para secar, antes de começar a "entregar" a energia dela. Aí a temperatura demora demais a subir, especialmente mais para o final da queima. O tipo de madeira faz diferença também. Especialmente se vc quiser queimar peças em "Alta" ( 1200° ou mais). Mas aí é um outro nível de trabalho, queimas que levam mais de um dia... Sozinho não dá pra fazer, é preciso alguém para revezar. No gás leva umas 8 - 10 hs, mas na lenha... rsrsrs
Meu desejo de vida é um dia ser tão generoso quanto vc! Muito obrigado!
Muito obrigada por compartilhar conhecimentos.
Parabéns. Trabalho de paciência!
Parabéns! Grata por compartilhar. Adoraria ver um vídeo sobre seu forno.
Veja lá no canal, saiu o video que você queria, com o projeto para a construção do forno!
Ótimo vídeo, parabéns e obrigado. Se o amigo fizer um vídeo ensinando a fazer o forna eu com.certeza iria fazer um pra mim.
ua-cam.com/video/zL1WE0yrNwQ/v-deo.html
Adorei😊
Perfeito amigo. Vou fazer esse projeto. Parabéns
legal! Depois grava ou fotografa pra contar pra gente! Abraço!
Amei todo seu trabalho 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻Parabéns
❤ muito lindo
Sensacional, video muito bem editado, além de um bom ceramista é um excelente filmaker, isso é realmente a essencia da ceramica, o resto é moda de hobbistas
Grato pelo apoio!
Que delícia de vídeo 💓
Boa noite,obrigafo por compartilhar.Estou fazendo um forno a lenha.
Tenho 10 anos de ceramica ,queimo sempre com forno elétrico ou a gás.
Tive uma dica de um ceramista para queimar esmalte em forno a lenha com uma técnica chamada casaõ
Já viu falar?
Trata-se de uma caixa de ceramica no ponto de biscoito ,toda furada com tampa onde o fogo não tem contato,somente o calor.
Nunca fiz e nunca vi.Pesquisei não encontrei.E coisa muito antiga.
Achei muito interessante.
Preciso que o forno chegue a 1200
No mínimo.
Qual a dica para chegar a esta temperatura.
Vc tem uma tabela de patamar para temperatura nesse forno a lenha.
Obrigado
Domingos Savio
Obrigado por assistir! Não conheço, mas imagino que a técnica que vc falou serve para evitar as marcas na superfície da peça causadas pelas labaredas e principalmente pelas cinzas, que tendem a tornar as superfícies do lado da peça virado para o fogo muito diferente das superfícies do lado oposto. Normalmente, numa queima de esmaltes a lenha, espera-se e deseja-se esses efeitos. Mas eles podem não ser adequados para a funcionalidade de certas peças, ou mesmo para o "gosto do freguês"! Assim, protege-se a peça no interior de outra peça. Deve funcionar até certo ponto, gostaria de ver essa técnica em uso!
Quanto à temperatura do forno a lenha para a queima de esmaltes, há sim algumas dicas importantes: 1- Se vc já assistiu ao video mostrando a construção da Norberta, repare que a chaminé é baixinha. Ela funciona muito bem na queima de biscoito, mas para temperaturas mais altas vale subir sua altura ao dobro disso, pelo menos! 2- À lenha, você vai levar por volta de 15-20hs, talvez tanto quanto 36hs para chegar nas temperaturas acima de 1200°C. Sozinho ninguém aguenta o tranco, precisa revezar com alguém nos cuidados e na alimentação do fogo. É serviço pesado, o lugar fica quente, luvas e roupas grossas são imprescindíveis. 3- Nas últimas horas da queima o consumo de lenha se torna exponencialmente maior do que no início e o "dragão" se torna insaciável! Nunca subestime o volume de lenha necessário para altas temperaturas. Uma queima de biscoito a 850 - 900°C vai consumir por volta de 1/3 a 1/4 do volume de lenha que uma queima de esmalte a 1220°C
Muito booom ❤️
Que legal! Amo a hora de queima, eu só fiz na chusrrasqueira, mas as peças fican com cor do fogo... agora estou em outra casa que tem fogão a lenha, com forno de pão/pizza. Será que dá para fazer nesse forno? Gratidão pelo video!
Olá, violeta! A queima de "biscoito", ou seja, aquela que eu mostro nesse video e que fazemos antes de esmaltar e queimar novamente, precisa chegar aos 900°C, aproximadamente. A maioria dos fogões a lenha ou churrasqueiras não suporta essa temperaturas. Digo por experiência, já precisei reconstruir uma churrasqueira no início dos meus testes... A dilatação é muito grande e o cimento refratário, às vezes até os tijolos usados podem não suportar... Você já assistiu ao video sobre como construir o forno, aqui no canal? ua-cam.com/video/zL1WE0yrNwQ/v-deo.html
Poderia usar manta cerâmica no lugar do tijolo refratário por dentro na câmara de colocar as peças?
Sim, não vejo por que não. Não sei se seria mais barato ou mais caro, no entanto. Um ganho seria na leveza do material. Uma desvantagem seria que a manta não tem propriedades estruturais. Como você mesmo sugere, seria melhor na câmara de queima das peças e não na fornalha, onde acumularia cinzas e outros detritos da lenha (grampos, pregos, etc.)
Dito isso, até hoje não vi um forno a lenha sequer, em nenhum lugar, que use manta e não tijolos refratários ou isolantes. 🤔
O que fazer para as peças n ficarem pretas e n estourarem?
Essa é minha dúvida!! Como separar as peças??
Se for queima de biscoito, pode deixar que peças encostem umas nas outras sem problemas. O que vc deve sempre ter em mente é deixar um caminho eficiente para o fluxo do ar quente. Quanto a ficarem pretas, é provável que a temperatura não tenha chegado alto o suficiente, pois todo o carbono se queima e desaparece depois de certa temperatura. Peças que estouram ou têm bolha de ar de fabricação, ou não estão totalmente secas antes da queima, ou vc está subindo a temperatura do forno rápido demais. As 3 primeiras horas são críticas, não pode ter pressa, é um exercício de paciência e autocontrole!
Qual temperatura vc consegue chegar com esse forno? Eu conseguiria chegar a uma temperatura próxima a 1240 graus para queimar esmalte? Desde já agradeço.
Olá, Alicia. Eu já queimei esmaltes de baixa temperatura nele, aproximadamente 1080°C, em 11 hs. Quanto mais altas as temperaturas, mais demorado vai ficando para continuar elevando. Assim, acredito ser possível cone 5 ou 6, com algumas "melhorias" no projeto: Uma chaminé mais alta (talvez o dobro) e uma superfície "gradeada", feita com os tijolos mesmo, no chão da fornalha, para permitir fluxo de ar de baixo pra cima nas brasas, aumentando a eficiência energética. Também demoraria bem mais tempo, acredito que entre 24 a 30 hs, para cone 6, aproximadamente. Será preciso revezar com alguém os cuidados com a queima, não dá pra ficar esse tempo todo sozinho nesse esforço...
Quantas horas de dedicação “em cima” do forno?
Com lenha boa e bem sequinha, entre 7 e 8 hs pra chegar nos 900°C, uma boa queima de biscoito. Pra queima de alta, acima de 1200°C, ainda não fiz, mas calculo que sejam necessárias outras tantas horas, num total de umas 15 hs ou mais. Os últimos 300 graus são extremamente lentos e difíceis!
Parabéns.. consegue fazer queima alta também nesse forno?
Já fiz queima de esmalte de baixa, sem termopar. Julgando pelo resultado acho que cheguei perto dos 1100 °C. mas demora demais,10 - 12 hs, para chegar até aí. Acho que pra chegar aos 1250 +ou-, deve levar umas 20 hs. É preciso muita atenção para subir a temperatura evitando o acumulo de brasas na fornalha, que acaba por entupi-la. Vou fazer um teste de queima híbrida, iniciando com lenha até os 1000° e seguindo com a adição de um bico de maçarico a gás daí em diante. Talvez com o reforço do gás no finalzinho eu possa chegar a tais temperaturas. Mas tem que ser com alguém pra revezar na atenção ao fogo, sozinho ninguém aguenta...
Não é a mesma coisa, mas obrigado!
Nesse video eu mostro a maneira mais "roots" de fazer a queima. Sem nem sequer usar um termopar, apenas lendo os sinais que o forno dá. Mas o ideal é usar um termopar tipo k de alta temperatura, com sensor protegido por cerâmica. Vc encontra on line com facilidade. Sempre verifique as temperaturas máximas de trabalho do sensor K, alguns são impróprios para as temperaturas da arte cerâmica. Acompanhar a subida de temperatura com precisão ajuda muito a conhecer o humor do seu forno, a fazer a queima em menos tempo e a economizar muita lenha! Qualquer dúvida específica, é só me perguntar! Um abraço e boa sorte com seu projeto de forno!
I now have a very good idea of the firing process with the wood-burning dragon, Norberta! ..
Agora tenho uma ideia muito boa do processo de disparo com o dragão que queima a lenha, Norberta!
O biscoito já pode ser usado como vaso ?
O biscoito já é considerado cerâmica, pois já sinterizou e não se dissolve mais em água. Serve para ser usado em situações em que a total impermeabilidade não é importante. Vasos de plantas, telhas e tijolos são normalmente queimados até as temperaturas de biscoito apenas (750°C - 900°C). Para utilitários domésticos, como pratos, cumbucas, copos, jarros, etc, precisamos fazer a esmaltação e queima de baixa ( 950°- 1200°), ou alta (1200° - 1350° ou até mais)
Parabens pelo trabalho, estou iniciando na ceramica, autodidata mesmo, comprei uma argila escura em uma casa de ceramista fiz uma panela com tampa para testar a queima em um forno de barro que construimos, as paredes do forno são bem grossas em torno de 12 cm, então acredito que consigo uma temperatura bem alta, fiz o teste da panela e infelizmente ela estourou, vacilei porque não estudei direito sobre a queima, posso ter errado na velocidade que aumentei a temperatura do fogo e não deu o tempo ideal para os primeiros estágios, também não sei se consegui tirar as bolhas, mas o bom que ao menos consegui chegar na cor de vasos e pelo teste que fiz molhando o dedo e passando sobre a peça, não saiu nada de barro, tem alguma dica e será que consigo queimar nesse forno sem trincar?
Um bom teste para saber se chegou na temperatura mínima para sinterizar o barro é dar um "peteleco" com o dedo e ver se faz aqule barulhinho agudo, o "plim" de cerâmica, ou o "tók" chocho de peça sem queimar. O ideal é ter um termopar para medir a temperatura e ir até uns 800 - 900 C. Mas no forno que eu construí aqui eu consigo ter uma boa ideia de acordo com o que sai da chaminé. Quando o fogo atravessa, é sinal de que já deu para a queima de biscoito. É só segurar assim uma meia horinha e depois parar de alimentar o fogo. O tipo e a condição da lenha também é um fator bem importante.
É importante ir bem devagar com a queima, ao menos nas primeiras horas, tirar bem as bolhas de ar do barro antes de usar e deixar a peça secar muuuuito bem antes da queima.
Legal tenho mais uns 3k de argila aqui. O nome o tipo é terracota, eu tinha deixado secar por 12 dias.. Ja estava bem seca. Agora nessa proxima queima vou cuidar com a velocidade.. A questão da lenha é estar bem seca?
@@natural__leo Sim, acima de tudo estar bem seca. Do contrário ela rouba energia do forno para secar, antes de começar a "entregar" a energia dela. Aí a temperatura demora demais a subir, especialmente mais para o final da queima. O tipo de madeira faz diferença também. Especialmente se vc quiser queimar peças em "Alta" ( 1200° ou mais). Mas aí é um outro nível de trabalho, queimas que levam mais de um dia... Sozinho não dá pra fazer, é preciso alguém para revezar. No gás leva umas 8 - 10 hs, mas na lenha... rsrsrs
Obrigado vou testar aqui e dou um feed back
Natura , diz uma coisa onde vc está ?
Vale do Paraíba, SP