*ATENÇÃO, LEIA ANTES DE HATEAR: Esse vídeo é de 2014 e depois dele eu pensei muito (muito mesmo!) sobre esse assunto e conversei com vários professores e profissionais da área. Amadureci as ideias e estudei bastante sobre os temas. Os comentários me fizeram pensar sobre essa discussão de CI x Biblio e hoje penso um pouco diferente. Acredito que todo curso poderia se chamar Biblioteconomia e Ciência da Informação. Resolveria muitos problemas e briguinhas de ego. Ainda vejo uma certa distância entre áreas e acho que a Biblio ainda é mais focada para o mercado de trabalho, enquanto a CI trabalha mais com pesquisa acadêmica e algumas questões epistemológicas, mas mudei bastante meu ponto de vista e hoje eu acho que a nomenclatura poderia se unir, mas mantendo as diferenças de currículos de cada curso, porque isso enriquece a formação individual. Para esclarecer um pouco mais: bsf.org.br/2009/02/01/ensino-de-biblioteconomia-ou-de-ciencia-da-informacao/ E outro vídeo que fiz sobre o tema: ua-cam.com/video/TfkZyqIKjFQ/v-deo.html
Sou estudante de biblio em Belém, na UFPA, é a única no estado que dispõem o curso, estou lutando para terminar a graduação, gostaria muito de fazer pesquisa cientifica mas a faculdade está com essa carência, minha esperança é terminar e ir pro sudeste atrás de pós onde eu possa construir minha carreira como pesquisadora, estou pensando em trabalhar com biografias, sou apaixonada por histórias pessoais e vou tentar seguir nesse rumo. Gostei muito desse video, ver que uma colega tem se dado muito bem na área me motiva a não desistir.
Muito legal o vídeo... Só uma ressalva, o curso de biblioteconomia forma sim bibliotecários, mas sua única área de atuação não é a biblioteca somente, mas também todas as opções que você citou em ciências da informação.
Janaina Ferreira não resumi, foquei, é bastante diferente. Ali na descrição deixei bastante claro 'Fiz uma breve e simples explicação da minha profissão e do curso que cursei na graduação. Já deixo claro aqui que o vídeo é apenas uma explicação por cima, não vou discutir cursos melhores ou piores nem avaliar. É só para quem não sabe o que é e tem curiosidade.'.
To indo pro último ano de biblioteconomia e comecei a ver o vídeo empolgada e fui desanimando aos poucos, me incomodou primeiro a diferenciação entre cientistas da informação e bibliotecários e o que cada um faz, primeiro que são ciências irmãs, assim como museologia e arquivologia, com apenas alguns paradigmas diferentes, a essência da profissão é a mesma, vc resumiu bibliotecário a biblioteca e livros, algo que todo leigo faz, além de ser um conceito pra lá de arcaico, e não, bibliotecário organiza, preserva, recupera e dissemina a informação independente do suporte dela. E isso inclui trabalhar em centro de memoria, documentação, arquivos, museus, bases de dados e acervos empresariais também. Não são exclusividade do cientista da informação, é um debate complicado, pq quem é arquivista, tb acha que só eles devem atuar em arquivos, e que cientistas da informação e bibliotecários não deveria mexer neles. ( E sim, já fui arquivista jurídica, e vários dos meus colegas gerenciam equipes inteiras em arquivos, assim como já tive que recusar estágios em museus que solicitavam minha formação) . Assim como muitos dos cursos de ciência da informação não é reconhecido pelo CRB e consequentemente não dá a licença pra ser um bibliotecário. Natural cada um tentar olhar pro seu lado, mas acho que esperava um discurso mais atualizado, sei lá. bjs
Oi prixike, então, não concordo com você. Eu resumi a profissão onde? Disse que todo leigo faz? Em momento algum. Acho que é bem o contrário, eu fiz o vídeo com a inteção de mostrar a importância da profissão. E você acha que 'bibliotecas e livros' são coisas que todo leigo faz? Estou bem certa que disse exatamente que bibliotecário organiza, recupera, preserva e dissemina informação. O que me incomoda é achar que tudo é a mesma coisa e que todo mundo pode fazer o que quiser e chamar isso de atualizado. Dizer que existem diferenças não quer dizer que uma profissão é melhor que a outra. Todo mundo que reclamou aqui foi por isso, porque achou que eu estou diminuindo a profissão e não fiz isso em momento algum. Não estou 'olhando pro meu lado', estou fazendo uma simples diferenciação e mais nada. Se arder por uma diferenciação é besteira. Volto ao mesmo ponto que já disse, se todo mundo pode fazer tudo por que existem graduações diferentes? Se é tudo a mesma coisa? Eu esperava da maioria das pessoas aqui um discurso menos individualista e auto protetor. Não acho que 'todo mundo pode fazer tudo' seja ser atualizado. Existem necessidades diferentes que precisam ser olhadas com cuidado e se especializar para que sejam atendidas de maneira eficaz. É simples assim. Mas acho que o tema deve sim ser discutido. quando coloquei o vídeo esperava que isso acontecesse. Todo mundo pensa de uma maneira e também por isso defendo a não padronização, porque tem que haver discussão! Bjs.
Tinha escrito um texto enorme, mas decidi fazer apenas uma única pergunta, antes de falar mais coisa, o que veio escrito no seu diploma? a nomenclatura do seu curso no caso.
Ou seja, vc É formada em biblioteconomia e por isso tem o CRB, caso contrario não poderia atuar como bibliotecária. Sabe o que virá no meu? Bacharel em Biblioteconomia e Ciências da Informação! Em outras faculdades pode ser Biblioteconomia e Documentação ou ainda Biblioteconomia e Gestão de Unid. de inf. Entendeu pq todo bibliotecário formado questionou a sua tentativa de diferenciação? Pq NÃO há diferenciação, nós podemos atuar nas mesmas áreas simplesmente pq temos sim a mesma profissão e formação. Se tiver alguma dúvida, troco ate grade curricular contigo. É muito mais uma questão de nomenclaturas diferentes do que atividades diferentes. Acho que passou batido pra todo mundo a sua titulação. E é isso, nem entrarei nos outros pontos, bj.
Muito bom seu vídeo. Adoro quando vejo vídeos de bibliotecários falando sobre a profissão e formação. Sou bibliotecário (fiz biblioteconomia na UFMG) e faço mestrado (na UFMG tbm), apesar de não trabalhar na área no momento sou apaixonado pela bibliosfera! Até mais!
Gabi quero te agradecer por vc fazer esses vídeos maravilhosos. Estou concluindo o técnico em biblioteconomia e no segundo semestre inicio o bacharel em biblioteconomia e foi conhecendo o seu canal aqui no youtube que me deu um incentivo a mais em dar continuidade na área, pois cm vc sabe toda profissão tem seus altos e baixos e a iniciativa de compartilhar suas experiências nessa área da informação foi de grande ajuda . Obrigada de verdade, são pessoas como vc que inspiram e que fazem a diferença em nosso país.
Amei o seu video. Eu fui aprovado para o curso na UFAM estou ansioso e o video me insentivou mais ainda. Pois sempre foi um dos cursos que mais me identifiquei. Muito obrigado.
Olá, sou bibliotecário também! Não poderia deixar de levantar algumas questões, rsrs. Formação Ciência da Informação e Documentação = Biblioteconomia, na minha concepção de comparação de grades curriculares. É bonito dizer que se formou em Ciência da Informação, ou que o curso X é promissor nisso ou naquilo, mas, para muitos colegas, é a mesma coisa. O curso da UFSCar é um dos que mais se distanciam da grade tradicional central da UFRJ e UFMG, por exemplo, mas, igualmente, se intitula Biblioteconomia e Ciência da Informação simplesmente porque pretende formar profissionais bibliotecários com o viés da ciência da informação. Pode parecer besteira mas essa diferenciação de que "me formei em x e não em y" acaba mais segregando forças na área do que as unindo. E o cientista da informação trabalha em quê? É muito vago isso, na concepção do guarda-chuva o cara cientista da informação poderia ser arquivista e museólogo ao mesmo tempo? Três formações em 1 só? Mal se consegue ver tudo da Biblioteconomia em 4 anos, o que dirá nas três. Profissional da informação? Jornalista, radialista, jornaleiro também são profissionais da informação. Na hora do registro da carteira de trabalho é colocado bibliotecário (é tanto que vocês de rp tiveram problemas com o Conselho justamente por causa disso). É apenas minha opinião como recém-formado; o bibliotecário e o cientista da informação na vida real é a mesma coisa. Vejo bibliotecário trabalhando com gestão do conhecimento e propriedade intelectual, ele está tirando vaga de cientista da informação? Não! Porque é tudo a mesma coisa. Dizer que bibliotecário fica focado em biblioteca é muito prejudicial para a profissão, só reforça o estereótipo que estamos tentando quebrar há anos!
+Lucas Santos concordo com vc! Algumas coisas que estão no vídeo eu revi e discuti bastante no último ano, essa 'rixa' foi uma delas. Atualmente o que diferencia, na minha opinião, é que a CI está mais próxima da área acadêmica (inclusive não existem pós em Biblioteconomia), mas apenas isso. Isso que vc disse sobre a formação eu não poderia concordar mais. Acho absurdo bibliotecários e cientistas da informção atuando como arquivistas ou museologos. Não acho correto, são áreas diferentes que necessitam de formações diferentes. Só discordo de vc no que se diz respeito a estereótipos. A profissão surgiu nas bibliotecas e, quer queira, quer não, ainda é um dos maiores mercados de trabalho, não vejo problema nenhum relacionar como um dos principais focos, até porque muitos cursos ainda se chamam 'Biblioteconomia', o nome já reforça mais que tudo, rsrs. Obrigada pelo comentário! :D
Oí , Meu nome é Vinicius, estou estudando Biblioteconomia na UNIRIO ( Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ) Achei seu vídeo muito legal , mas não concordo com o que vc disse em relação ao Bibliotecário ser um profissional exclusivamente destinado à Bibliotecas. Todo Bibliotecário é um Cientista da Informação. Nossa formação nos permite trabalhar em qualquer lugar. Vamos lembrar que Ciência da Informação, Arquivologia, Museologia, etc , são ciências derivadas da Biblioteconomia.
Vinicius Rodrigues não concordo. Não acho que todo bibliotecário é cientista da informação. São formações diferentes que visam coisas diferentes. A CI trabalha mais com o conceito de informação e a teoria do conhecimento. E também não acho certo dizer que a formação permite trabalhar em qualquer lugar, senão porque haveria distinção de cursos, se ao final todo mundo pode trabalhar com tudo, certo? Cada curso tem sua especialidade e é importante levar isso em consideração sem diminuir áreas. Dizer também que todas as áreas derivam da Biblioteconomia é complicado. São áreas irmãs, não derivações, Arquivologia por exemplo, tem princípios de recuperção e tratamento completamente diferentes da Biblioteconomia, não acho que um bibliotecário conseguiria fazer o trabalho de um arquivista. Cada profissional tem seu campo e sua formação, generalizar é complicado e eu, particularmente, não concordo.
É o último, juro! Generalizar é mesmo complicado, acho que é só uma questão de nomenclatura. Penso que vai grade curricular que cada faculdade oferece, porque se não for a nomenclatura no diploma, você não pode exercer a função. Sou formado pela UFG, e também cursei a maioria das disciplinas que você citou. Tive quase 3 anos de matérias teóricas, dentre elas Tecnologia da informação, Usos e usuários da informação, Marketing, Gestão da Informação... Tive vários professores, bibliotecários de formação, que nunca atuaram em bibliotecas. Meu TCC teve foco em analise de Mídias Sociais. Então, é difícil limitar todos os bibliotecários a uma só atuação: bibliotecas.
Caio Henrique com certeza! Mas também não dá pra dizer que pode atuar onde quiser e fazer qualquer coisa, porque também não é bem assim. Tem um meio termo. Eu disse apenas que é o foco principal ;)
"Nossa formação nos permite trabalhar em qualquer lugar". Será mesmo? Expectativa versus Realidade! E C.I., Arquivologia e Museologia são áreas correlatas à Biblioteconomia.
Nossa, muito obrigada pelo vídeo! To esperando o resultado do vestibular e o curso que escolhi é biblioteconomia, achei esse curso por coincidência quando tava no primeiro ano do ensino médio e foi paixão a primeira lida, ainda nem entrei na faculdade e já sofro aquela zoação básica por ser um curso um pouco desconhecido e todo mundo acha que eu só vou limpar livro e mandar calarem a boca hehehe mas não ligo, sigo firme e espero ser aprovada esse ano. Seu video me ajudou muito, mesmo não cursando biblioteconomia me tirou várias dúvidas.
Oie Day, meu curso abrange Biblioteconomia também ;) Tenho uma playlist só de vídeos de biblio, dá uma olhadinha lá! Boa sorte e não ligue para o que os outros falam!
Eu sempre quis psicologia, agora que chegou o ano de eu entrar em uma faculdade, tô pensando seriamente em biblioteconomia. Essa semana que passei a conhecer melhor sobre o curso (já conhecia, mas não sabia muito sobre), e a cada informação que ganho, ganho também mais vontade de cursar biblioteconomia. E esse vídeo aumentou mais uns 40% na minha vontade. Só falta eu convencer minha mãe de que não vou estar abandonado meu sonho, e que isso também é uma coisa que eu quero.
Oi Gabriela! Procurei pelo tema deste vídeo com a intenção de buscar esclarecimentos quanto ao curso de biblioteconomia. Assisti ao vídeo e gostaria de agradecer por tê-lo feito e comentar que achei muito esclarecedor e acredito que me ajudou a ter uma noção mais clara do que e pra o quê o curso é voltado. Excelente vídeo! Visitarei também o seu blog a procura do post com o mesmo assunto. Gratidão!
Meu sonho de ser Bibliotecária veio de dois filmes que eu vi quando criança. Pagemaster- O Mestre da Fantasia e A múmia. S2 ADOREI seu jeito. Você é muito inteligente, focada e divertida. Inscrita!
É o último, juro! S2, obrigado por me responder!!! Esses filmes são mágicos, meu preferidos dentre muitos. AH! Um dos meu sonhos é trabalhar na Biblioteca Nacional. Estou aguardando o Concurso!!!
É o último, juro! S2, obrigado por me responder!!! Esses filmes são mágicos, meu preferidos dentre muitos. AH! Um dos meu sonhos é trabalhar na Biblioteca Nacional. Estou aguardando o Concurso!!!
Parabéns pelo vídeo, ficou bem explicativo. Não concordo com a diferenciação entre bibliotecário e cientista da informação, mesmo com muitas contradições e polêmicas que giram em torno disso, enfim. Sou formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás e acredito que na maior parte do Brasil sim, isso devia ser melhor padronizado, tanto falando em questão de grade curricular mesmo, como falando entre as possibilidades de atuar em cada área. Diferenciar um bibliotecário de um cientista da informação eu acho ridículo, porque são profissões que tiveram infelizmente uma criação e/desenvolvimento diferentes porém primos, porque utilizam a mesma essência, digamos assim (a informação). Para mim os bibliotecarios são cientistas da informação e vice-versa. Se vamos padronizar a nomenclatura utilizada ou não é algo a se pensar, mas eu vejo como a questão menos importante de tudo, sabe? Ser bibliotecário é bem o que você menciona... não somente gostar de ler.. mas querer auxiliar as pessoas sobre como elas devem ler e pesquisar para encontrarem quaisquer informações. Eu acredito (não somente por pensar, mas também por experiência própria) que ser formado em biblioteconomia ou ciência da informação te faz sim, capaz (pelo menos deveria fazer), de atuar em quaisquer cargos que utilizam e gerenciam informações. Eu sou gestora da informação e trabalho com arquitetura da informação, um lado bem mais tecnológico da área e bem menos comum de trabalho, mas posso dizer com certeza que, aquele que cursou (e aproveitou, claro), o curso, tem toda qualificação técnico-científica para trabalhar com áreas muito abrangentes, desde gestão da informação, programação, arquitetutura (uma mistura de tudo isso). até a área bem mais tradicional, como trabalhar com bibliotecas de acervo imprenso, centros de documentação etc. Enfim... espero que bibliotecários e cientistas da informação nunca sejam vistos como inimigos e diferentes, porquê não são. Abraços
Obrigada Carla Ferreira! Mas então, eu concordo e discordo de você, haha. Acho que as formações tem sim algumas diferenças, e não acho que deveriam ser padronizadas. As diferenças de currículo e curso enriquecem bastante também, possibilitam trocas e tudo mais... Acho que na profissão as áreas são mais próximas, porém na pesquisa existem algumas diferenças. A CI se volta muito para conceitos do que é informação, teoria do conhecimento e sociedade da informação e acredito que a diferença maior seja esse ponto. Concordo muito com você e acho que as áreas não devem nunnnca serem vistas como rivais, não são e nem teria cabimento isso! Bjs! :)
Acho que depende muito do local. Todas as bibliotecas em que trabalhei todos os bibliotecários cumpriam hora no balcão. O atendimento era obrigatório para todos. Quando a biblioteca não tem uma grande infra estrutura, o bibliotecário acaba fazendo todos os serviços.
Poxa Gabis, que legal da sua parte falar da sua área de atuação e formação. Eu acho interessante a área de pesquisa também, posso até dizer que quando eu era mais novo, eu estudava constantemente para física, para que um dia eu viesse a me tornar pesquisador na área. Aliás, eu estudava para física desde meus 12 anos(Hoje estou com 22), sempre fui apaixonado, apesar de não estudar mais para isso, hoje em dia eu ainda leio algumas coisas relacionadas, mesmo que eu esteja cursando algo que não tem nem ligação com física, kkk. Quero te desejar parabéns pela sua caminhada, realmente é algo bem interessante. Não somente isso, desejar lhe boa sorte com seu doutorado. Grande abraço para vocês e para os seus seguidores no canal, sucesso e tudo de bom sempre !!
Concordo com você, arquelogia no Brasil é bem complicado. Também pensei em história, mas dar aula pra crianças não era meu foco. Não mesmo! Amo teologia e também o ambiente de bibliotecas. Sou muito organizado e me dou bem com catalogação etc. Por isso pensei em biblioteconomia. Deixa eu te fazer uma pergunta: É possível o bibliotecário atuar com apenas um segmento de livros? Exemplo: Ser responsável apenas pelos manuscritos e livros religiosos de uma biblioteca (grande). É possível? Parabéns pelos vídeos.
André, é mais complicado, mas se vc se especializar em obras raras, manuscritos e talvez até restauro de livros, é possível. A biblioteca teria que ter um setor desse tipo bem estruturado, como por exemplo, a Biblioteca Nacional tem. Para ficar mais próximo de uma temática específica e, se sua vontade for, fazer pesquisas sobre esse tema, a área acadêmica é uma boa opção, vai te colocar em contato mais próximo com as especificidades. Depois dá uma olhadinha na minha playlist 'Fala, Bibliotecária' que falo sobre pós graduação e pesquisa por lá! Boa sorte e obrigada!
Sou Bibliotecária, gostei do seu video mas faço uma ressalva n qo momento em que você diz que o Bacharel em biblioteconomia esta restrito a biblioteca. Podemos sim atuar em outros centros de informação que não seja especificamente uma biblioteca.
Michelle Ellem tudo bem? Então repito aqui o que já respondi para a maioria do pessoal, eu disse apenas ENFOQUE em bibliotecas e não que não se pode trabalhar em outras áreas. ;) Bjos!
Não concordo com algumas coisas que vc falou. Mas na minha opinião já passou da hora da Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia se unirem em um único curso de Ciência da Informação em todo o território nacional, desse modo os profissionais dessas áreas não seriam mais tão limitados, a visibilidade do curso melhoraria muito e seriamos mais respeitados pela sociedade.
Oie, não deixe de ver os outros vídeos, esse já é bem velhinho e, como eu disse na descrição do vídeo, mudei muito de opinião sobre alguns aspectos. Bjs!
Oi Gabriela gostei do seu vídeo, porque estava aqui pesquisando sobre o curso de Biblioteconomia , gostei muito das disciplinas mais onde moro é difícil encontrar esse curso, mas ai você falou o que você cursou , achei bem interessante você sabe algum outro curso nesse ramo com outro nome , pra clarear minha mente ? Ja agradeço bjos e parabéns.
Meu amor por saber e conhecer a Verdade me levou a passar "algumas" horas da minha vida em bibliotecas; ao ponto de me tornar um _rato_ de biblioteca - uma boa viagem em boa companhia! Embora não seja um leitor de literatura dedicado. Atualmente procuro conteúdo na internet, e leio muito temas e comentários que me estimulem também a escrever algo, e compartilhar as informações que encontrei. "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo." Provérbios 25.11
Olá tudo bem? Então, tenho 19 anos e ainda estou em dúvida em que área cursar. Estudos literários ou bibliotecamia ( apesar que seu vídeo me ajudou muito na escolha) gostei da sua explicação sobre bibliotecamia e acho que vou cursar essa área😍 Sucesso pra ty
Oii meu nome é Maria Carolina e eu sou estudante de biblioteconomia eu escolhi esse curso pq eu não encontrei nenhum outro q fosse parecido comigo, pode parecer estranho mas eu so escolhi fazer biblioteconomia pq eu amo livros e amo ler. Eu pensei: "Ah eu gosto de livros pq não trabalhar onde eles ficam, acho q seria legal." Estou no segundo semestre e Amoo o meu curso, me sinto feliz e realizada todos os dias. Adorei o video. Bjss
maria carolina texeira de carvalho que bom que vc se encontrou no curso! Fico feliz, e também por ter curtido o vídeo! Obrigada e boa sorte nos estudos! :D
+Paulo Alves habilita sim, Paulo! Inclusive o curso precisou mudar de nome para que o CRB fosse autorizado. Ele modificaram a nomenclatura e o registro está autorizado.
Eu moro em Ribeirão também e estava pensando em fazer biblioteconomia ou algo do gênero. O mercado aqui na nossa região está bem aberto? Digo, quero saber se é muito concorrido e difícil conseguir uma vaga por aqui.
+Bearainha para entrar no curso atualmente está bem tranquilo, aqui na USP o candidato/vaga foi bem baixo esse ano! No mercado de trabalho em si é um pouco concorrido sim, como não são todas as escolas que contratam bibliotecários formados, sempre que abre uma vaga tem procura, mas posso te dizer que meus amigos que trabalham na área estão todos empregados! :D Espero ter ajudado, se tiver mais dúvidas, fico à disposição!
Oii! Tô pensando em fazer Biblioteconomia, porque já me falaram que é um curso legal. Não confio muito na internet para informar sobre o salário, pq muitas vezes não é aquilo. Então você pode me informar quanto você ganha? Desculpa perguntar, mas eu queria saber (:
+Rebeca Silva no momento eu não estou no mercado de trabalho, faço doutorado e estou me dedicando exclusivamente aos estudos. Mas sobre essas dúvidas comuns vc pode consultar o site do sindicato, pelo que vi lá o piso atualmente é R$2600, mas se quiser consultar esse é o link: www.sinbiesp.org.br/ No meu blog fiz um post bem completo sobre a graduação tbm, se quiser esse é o link: oultimojuro.com/2014/09/11/falando-sobre-minha-profissao/
Meu anjo , sou universitário faço licenciatura em geografia ,mas pensei em me inscrever em um curso de técnico em biblioteca que tbém curto muito (porém é EAD ) ,vc acha que existe concurso para um técnico ou apenas para um graduado ?
Biblioteconomia é pra trabalhar em bibliotecas SIM. Existem outros cursos voltados para a área empresarial: Arquivologia, Gestão da Informação e os diversos cursos de informática. Dizer que um Bibliotecário ocupa a função de um Arquivista ou Gestor da Informação chega a ser uma piada. Ciência da Informação é uma área ampla (muito mesmo) que engloba o estudo da informação em todos os aspectos. Gerar cursos de graduação em Ciência da Informação chega a ser algo ridículo, uma vez que é impossível trabalhar esta ciência em nível inicial (por isso que a maioria dos cursos em CI são em nível de pós no Brasil).
Eu li ! A opinião que eu postei é pessoal, não é uma crítica ao seu vídeo. Aliás, eu concordo mais com a do vídeo do que com a sua retificação na descrição.
Oi Liliane! Eu estou respondendo automaticamente a esse vídeo para sempre lembrar da descrição para quem comenta pq já tive muuuuitos problemas rsrs, vc nem imagina! Mas concordo com vc que CI é bem mais para pós do que para graduação! Acaba ficando tudo meio superficial, né?
kamilla A. existe sim! Foi a graduação que cursei na USP de Ribeirão Preto, mas tem em outras universidades também! Tem um post no meu blog sobre isso! Dá uma procuradinha por lá! ;)
Atila Faria, então, tudo depende da grade curricular, eu não tive disciplinas de arquivística, então não tenho noção, mas se o curso oferecer, pode ser que dê. Mas eu acredito que apenas se o aluno tiver cursado o básico, pois as classificações são bem diferentes em arquivologia. :)
Ciência da Informação é uma disciplina interdisciplinar onde o foco não é só a informação e sim o suporte da informação. É um conteúdo mais puxado pro epistemológico do que técnico. Para esse universo técnico tem o bibliotecário, o documentalista e o arquivologista. Enfim, cada um no seu quadrado.
+Flavia Sivan to mt confuso, eu qria outro curso. Mas foi esse q eu consegui passar pelo sisu, vou tentar o ProUni, mas acho q vou acabar fazendo biblioteconomia msm kkk
Batata Oswaldo Hu3hu3 vou tentar o ProUni tbm, mas acho que vou acabar fazendo mesmo é pelo fies, tem momentos em que quero fazer a matrícula pra biblioteconomia e ver no que vai dar, mas minha irmã disse que não é pra eu fazer isso pois é meu futuro que está em jogo, então não posso fazer coisas das quais vou me arrepender... Mas boa sorte, que Deus nos mostre o melhor caminho
Batata Oswaldo, me formo esse ano em Biblioteconomia pela UFMG..... Cara é um curso incrível onde oferece ótimas oportunidades de estagio, atualmente faço estagio no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, conheci pessoas maravilhosas.... Então aproveite cada minuto da graduação..... Super indico
E quer dizer que o Bilbiotecário só pode atuar na biblioteca e pra atuar em outras unidades de informação tem que fazer Mestrado em Ciências da Informação? Ah tá.
Oi Lucas, tudo bem? Esse vídeo é beeem antigo já e deixei alguns esclarecimentos sobre algumas posiçoes que tenho nele (e hj já não penso mais da mesma forma) na descrição. Mas também não disse que para atuar em outros locais precisa de mestrado, pós é ouuutra coisa. Mas enfim, depois dá uma olhadinha lá! :)
DÊ algumas dicas de como organizar livros/quadrinhos e como conserva-los em cada ambiente: seco, umido, praia, cidade, interior etc... vai render um ótimo vídeo
Gostei muito do seu vídeo, mas farei uma observação em que senti uma certa irritação da sua parte porque mais de uma pessoa fez essa mesma observação e você ao invés de admitir que errou na informação apenas contradizeu o que está registrado no seu próprio vídeo, você não disse "enfoque em bibliotecas" como respondeu pra Michelle, você fez sim distinção da seguinte maneira: Biblioteconomia é restrito a bibliotecas e Ciência da informação seria mais abrangente, você disse exatamente isso e depois tentou negar no comentário da Michelle, e como você disse no vídeo, você está atuando como bibliotecária porque seu diploma está explícito que pode atuar como tal, estou fazendo o curso de bibliotecomia e comigo há três colegas formados em ciência da informação pela PUC em BH, eles são formados em ciência da informação e estão fazendo biblioteconomia porque o diploma deles não é igual ao seu, eles só poderiam atuar como profissionais da ciência da informação, o nome é bonito, mas nem conselho de classe existe pra ciência da informação e a maioria dos concursos pedem registro no conselho, então é só uma questão de nomenclaturas mesmo, pois na formação acadêmica não há diferença entre ciência da informação e biblioteconomia, mas muita gente por aí caiu no conto de que o curso de ciência da informação seria uma "evolução" do curso de biblioteconomia e hoje em dia estão com um diploma que serve apenas pra enfeitar a parede, os concursos pedem profissionais formados em biblioteconomia ou ciência da informação com registro no conselho de classe, esse ultimo requisito eliminaria quem possui diploma válido só pra ciência da informação justamente por falta do conselho de classe, no seu caso voce teve sorte da sua faculdade ter registrado que seu curso também valeria para biblioteconomia, muitos estudantes que fizerem o curso que você fez (ciência da informação) não tiveram a mesma sorte.
+Max Soares Sabe Max, esse vídeo é de um ano atrás e depois dele eu pensei muito (muito mesmo!) sobre esse assunto e conversei com vários professores. Os comentários me fizeram pensar sobre essa discussão de CI x Biblio e hoje penso um pouco diferente. Acredito que as áreas estão se aproximando bastante e cada vez mais e hj eu acredito que todo curso poderia se chamar Biblioteconomia e Ciência da Informação, resolveria muitos problemas e briguinhas de ego. Ainda vejo uma certa distancia entre áreas e acho que a Biblio ainda é mais focada para o trabalho de campo, enquanto a CI trabalha mais com pesquisa acadêmica e algumas questões epistemológicas (tanto que não existe mais nenhuma pós com o nome de biblioteconomia!), mas mudei bastante meu ponto de vista e hj eu acho que a nomenclatura poderia se unir, mas mantendo as diferenças de currículos de cada curso, porque isso enriquece a formação individual. O conselho é algo complicado, eu particularmente acho meio desnecessário e só pago porque sou obrigada e sem ele não posso atuar. Acho que ele faz pouco pelo profissional e cobra muito, rsrs. Já pensei em gravar outro vídeo falando sobre algumas dicussões que tive e sobre como penso agora, mas não sei se realmente farei, esse já me deu bastante trabalho e nem todos foram tão educados e simpáticos como vc, rsrs. Apesar da 'polêmica' não quis deletar esse porque também gosto de algumas coisas que disse aqui e algumas informações bacanas que disponibilizo. Mas é isso, abs!
Jamais pense em deletar, está muito bom assim e nós não somos obrigados a saber tudo, quanto mais aprendo, mais perco a noção do quão ignorante eu sou, isso deve servir de incentivo para que faça mais e mais vídeos e não que pare de vez e nem delete o que está pronto, eu por exemplo já fui carteiro e quando alguém me perguntava sobre um endereço e eu respondia que não sabia a pessoa me olhava perplexa exclamando: Ué! Você é carteiro e não sabe??? Como se eu fosse obrigado a saber todos os endereços do mundo, como bibliotecário penso que acontecerá a mesma coisa.kkkkkkk Abraços!!!!
Oi Bianca, tudo bem? Como está escrito e explicado na descrição, esse vídeo é de 2014, ou seja, de 3 anos atrás. Muita coisa mudou, revi muitos pontos e estudei muito. O reflexo dessa caminhada está aqui no canal com quase 30 vídeos sobre Biblioteconomia. Você pode assisti-los em vez de jogar pedras gratuitamente no primeiro deles. Um abraço.
*ATENÇÃO, LEIA ANTES DE HATEAR:
Esse vídeo é de 2014 e depois dele eu pensei muito (muito mesmo!) sobre esse assunto e conversei com vários professores e profissionais da área. Amadureci as ideias e estudei bastante sobre os temas. Os comentários me fizeram pensar sobre essa discussão de CI x Biblio e hoje penso um pouco diferente.
Acredito que todo curso poderia se chamar Biblioteconomia e Ciência da Informação. Resolveria muitos problemas e briguinhas de ego. Ainda vejo uma certa distância entre áreas e acho que a Biblio ainda é mais focada para o mercado de trabalho, enquanto a CI trabalha mais com pesquisa acadêmica e algumas questões epistemológicas, mas mudei bastante meu ponto de vista e hoje eu acho que a nomenclatura poderia se unir, mas mantendo as diferenças de currículos de cada curso, porque isso enriquece a formação individual.
Para esclarecer um pouco mais: bsf.org.br/2009/02/01/ensino-de-biblioteconomia-ou-de-ciencia-da-informacao/
E outro vídeo que fiz sobre o tema: ua-cam.com/video/TfkZyqIKjFQ/v-deo.html
É o último, juro! por Gabriela Pedrão tem que ter o ensino médio completo , porque estou no 2 ano
Sou estudante de biblio em Belém, na UFPA, é a única no estado que dispõem o curso, estou lutando para terminar a graduação, gostaria muito de fazer pesquisa cientifica mas a faculdade está com essa carência, minha esperança é terminar e ir pro sudeste atrás de pós onde eu possa construir minha carreira como pesquisadora, estou pensando em trabalhar com biografias, sou apaixonada por histórias pessoais e vou tentar seguir nesse rumo. Gostei muito desse video, ver que uma colega tem se dado muito bem na área me motiva a não desistir.
+Keilla Nihira bacana demais! Sorte pra vc e tenho certeza que vai dar certo! ;)
Obrigada por me acompanhar por aqui!
Muito legal o vídeo... Só uma ressalva, o curso de biblioteconomia forma sim bibliotecários, mas sua única área de atuação não é a biblioteca somente, mas também todas as opções que você citou em ciências da informação.
+Christian Lumos realmente, já rediscuti esse ponto e até coloquei uma observação na descrição! :D
Obrigada pelo comentário!
:)
Falou muita coisa interessante, mas doeu na alma resumir Biblioteconomia somente em Biblioteca.
Janaina Ferreira não resumi, foquei, é bastante diferente. Ali na descrição deixei bastante claro 'Fiz uma breve e simples explicação da minha profissão e do curso que cursei na graduação. Já deixo claro aqui que o vídeo é apenas uma explicação por cima, não vou discutir cursos melhores ou piores nem avaliar. É só para quem não sabe o que é e tem curiosidade.'.
To indo pro último ano de biblioteconomia e comecei a ver o vídeo empolgada e fui desanimando aos poucos, me incomodou primeiro a diferenciação entre cientistas da informação e bibliotecários e o que cada um faz, primeiro que são ciências irmãs, assim como museologia e arquivologia, com apenas alguns paradigmas diferentes, a essência da profissão é a mesma, vc resumiu bibliotecário a biblioteca e livros, algo que todo leigo faz, além de ser um conceito pra lá de arcaico, e não, bibliotecário organiza, preserva, recupera e dissemina a informação independente do suporte dela. E isso inclui trabalhar em centro de memoria, documentação, arquivos, museus, bases de dados e acervos empresariais também. Não são exclusividade do cientista da informação, é um debate complicado, pq quem é arquivista, tb acha que só eles devem atuar em arquivos, e que cientistas da informação e bibliotecários não deveria mexer neles. ( E sim, já fui arquivista jurídica, e vários dos meus colegas gerenciam equipes inteiras em arquivos, assim como já tive que recusar estágios em museus que solicitavam minha formação) . Assim como muitos dos cursos de ciência da informação não é reconhecido pelo CRB e consequentemente não dá a licença pra ser um bibliotecário. Natural cada um tentar olhar pro seu lado, mas acho que esperava um discurso mais atualizado, sei lá. bjs
Oi prixike, então, não concordo com você.
Eu resumi a profissão onde? Disse que todo leigo faz? Em momento algum. Acho que é bem o contrário, eu fiz o vídeo com a inteção de mostrar a importância da profissão. E você acha que 'bibliotecas e livros' são coisas que todo leigo faz?
Estou bem certa que disse exatamente que bibliotecário organiza, recupera, preserva e dissemina informação.
O que me incomoda é achar que tudo é a mesma coisa e que todo mundo pode fazer o que quiser e chamar isso de atualizado.
Dizer que existem diferenças não quer dizer que uma profissão é melhor que a outra. Todo mundo que reclamou aqui foi por isso, porque achou que eu estou diminuindo a profissão e não fiz isso em momento algum. Não estou 'olhando pro meu lado', estou fazendo uma simples diferenciação e mais nada. Se arder por uma diferenciação é besteira.
Volto ao mesmo ponto que já disse, se todo mundo pode fazer tudo por que existem graduações diferentes? Se é tudo a mesma coisa?
Eu esperava da maioria das pessoas aqui um discurso menos individualista e auto protetor. Não acho que 'todo mundo pode fazer tudo' seja ser atualizado. Existem necessidades diferentes que precisam ser olhadas com cuidado e se especializar para que sejam atendidas de maneira eficaz. É simples assim.
Mas acho que o tema deve sim ser discutido. quando coloquei o vídeo esperava que isso acontecesse. Todo mundo pensa de uma maneira e também por isso defendo a não padronização, porque tem que haver discussão!
Bjs.
Tinha escrito um texto enorme, mas decidi fazer apenas uma única pergunta, antes de falar mais coisa, o que veio escrito no seu diploma? a nomenclatura do seu curso no caso.
prixike como eu já disse no vídeo Bacharel em Biblioteconomia e Ciências da Informação e Documentação.
Ou seja, vc É formada em biblioteconomia e por isso tem o CRB, caso contrario não poderia atuar como bibliotecária. Sabe o que virá no meu? Bacharel em Biblioteconomia e Ciências da Informação! Em outras faculdades pode ser Biblioteconomia e Documentação ou ainda Biblioteconomia e Gestão de Unid. de inf. Entendeu pq todo bibliotecário formado questionou a sua tentativa de diferenciação? Pq NÃO há diferenciação, nós podemos atuar nas mesmas áreas simplesmente pq temos sim a mesma profissão e formação. Se tiver alguma dúvida, troco ate grade curricular contigo. É muito mais uma questão de nomenclaturas diferentes do que atividades diferentes. Acho que passou batido pra todo mundo a sua titulação. E é isso, nem entrarei nos outros pontos, bj.
Adorei o vídeo! Vou cursar biblioteconomia e ciência da informação em 2017
Ae, bem vindo! :D
Muito bom seu vídeo. Adoro quando vejo vídeos de bibliotecários falando sobre a profissão e formação. Sou bibliotecário (fiz biblioteconomia na UFMG) e faço mestrado (na UFMG tbm), apesar de não trabalhar na área no momento sou apaixonado pela bibliosfera! Até mais!
Gabi quero te agradecer por vc fazer esses vídeos maravilhosos. Estou concluindo o técnico em biblioteconomia e no segundo semestre inicio o bacharel em biblioteconomia e foi conhecendo o seu canal aqui no youtube que me deu um incentivo a mais em dar continuidade na área, pois cm vc sabe toda profissão tem seus altos e baixos e a iniciativa de compartilhar suas experiências nessa área da informação foi de grande ajuda . Obrigada de verdade, são pessoas como vc que inspiram e que fazem a diferença em nosso país.
Ah que linda! Eu que agradeço, e muito!
Fico feliz demais com seu comentário e espero sempre poder ajudar!
Amei o seu video. Eu fui aprovado para o curso na UFAM estou ansioso e o video me insentivou mais ainda. Pois sempre foi um dos cursos que mais me identifiquei. Muito obrigado.
+romulo ligtwood fico feliz de saber! Obrigada e boa sorte! :D
+É o último, juro! Obrigado.
romulo lightwood iai, o que achou?
Lucas S' Luca' me apaixonando cada vez mais.
Olá, sou bibliotecário também! Não poderia deixar de levantar algumas questões, rsrs.
Formação Ciência da Informação e Documentação = Biblioteconomia, na minha concepção de comparação de grades curriculares. É bonito dizer que se formou em Ciência da Informação, ou que o curso X é promissor nisso ou naquilo, mas, para muitos colegas, é a mesma coisa. O curso da UFSCar é um dos que mais se distanciam da grade tradicional central da UFRJ e UFMG, por exemplo, mas, igualmente, se intitula Biblioteconomia e Ciência da Informação simplesmente porque pretende formar profissionais bibliotecários com o viés da ciência da informação. Pode parecer besteira mas essa diferenciação de que "me formei em x e não em y" acaba mais segregando forças na área do que as unindo.
E o cientista da informação trabalha em quê? É muito vago isso, na concepção do guarda-chuva o cara cientista da informação poderia ser arquivista e museólogo ao mesmo tempo? Três formações em 1 só? Mal se consegue ver tudo da Biblioteconomia em 4 anos, o que dirá nas três. Profissional da informação? Jornalista, radialista, jornaleiro também são profissionais da informação. Na hora do registro da carteira de trabalho é colocado bibliotecário (é tanto que vocês de rp tiveram problemas com o Conselho justamente por causa disso). É apenas minha opinião como recém-formado; o bibliotecário e o cientista da informação na vida real é a mesma coisa. Vejo bibliotecário trabalhando com gestão do conhecimento e propriedade intelectual, ele está tirando vaga de cientista da informação? Não! Porque é tudo a mesma coisa. Dizer que bibliotecário fica focado em biblioteca é muito prejudicial para a profissão, só reforça o estereótipo que estamos tentando quebrar há anos!
+Lucas Santos concordo com vc! Algumas coisas que estão no vídeo eu revi e discuti bastante no último ano, essa 'rixa' foi uma delas. Atualmente o que diferencia, na minha opinião, é que a CI está mais próxima da área acadêmica (inclusive não existem pós em Biblioteconomia), mas apenas isso.
Isso que vc disse sobre a formação eu não poderia concordar mais. Acho absurdo bibliotecários e cientistas da informção atuando como arquivistas ou museologos. Não acho correto, são áreas diferentes que necessitam de formações diferentes.
Só discordo de vc no que se diz respeito a estereótipos. A profissão surgiu nas bibliotecas e, quer queira, quer não, ainda é um dos maiores mercados de trabalho, não vejo problema nenhum relacionar como um dos principais focos, até porque muitos cursos ainda se chamam 'Biblioteconomia', o nome já reforça mais que tudo, rsrs.
Obrigada pelo comentário!
:D
Oí , Meu nome é Vinicius, estou estudando Biblioteconomia na UNIRIO ( Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ) Achei seu vídeo muito legal , mas não concordo com o que vc disse em relação ao Bibliotecário ser um profissional exclusivamente destinado à Bibliotecas. Todo Bibliotecário é um Cientista da Informação. Nossa formação nos permite trabalhar em qualquer lugar. Vamos lembrar que Ciência da Informação, Arquivologia, Museologia, etc , são ciências derivadas da Biblioteconomia.
Vinicius Rodrigues não concordo. Não acho que todo bibliotecário é cientista da informação. São formações diferentes que visam coisas diferentes. A CI trabalha mais com o conceito de informação e a teoria do conhecimento. E também não acho certo dizer que a formação permite trabalhar em qualquer lugar, senão porque haveria distinção de cursos, se ao final todo mundo pode trabalhar com tudo, certo? Cada curso tem sua especialidade e é importante levar isso em consideração sem diminuir áreas.
Dizer também que todas as áreas derivam da Biblioteconomia é complicado. São áreas irmãs, não derivações, Arquivologia por exemplo, tem princípios de recuperção e tratamento completamente diferentes da Biblioteconomia, não acho que um bibliotecário conseguiria fazer o trabalho de um arquivista.
Cada profissional tem seu campo e sua formação, generalizar é complicado e eu, particularmente, não concordo.
É o último, juro! Generalizar é mesmo complicado, acho que é só uma questão de nomenclatura. Penso que vai grade curricular que cada faculdade oferece, porque se não for a nomenclatura no diploma, você não pode exercer a função.
Sou formado pela UFG, e também cursei a maioria das disciplinas que você citou. Tive quase 3 anos de matérias teóricas, dentre elas Tecnologia da informação, Usos e usuários da informação, Marketing, Gestão da Informação...
Tive vários professores, bibliotecários de formação, que nunca atuaram em bibliotecas.
Meu TCC teve foco em analise de Mídias Sociais.
Então, é difícil limitar todos os bibliotecários a uma só atuação: bibliotecas.
Caio Henrique com certeza! Mas também não dá pra dizer que pode atuar onde quiser e fazer qualquer coisa, porque também não é bem assim. Tem um meio termo. Eu disse apenas que é o foco principal ;)
"Nossa formação nos permite trabalhar em qualquer lugar". Será mesmo? Expectativa versus Realidade! E C.I., Arquivologia e Museologia são áreas correlatas à Biblioteconomia.
Também faço Biblioteconomia na UNIRIO :)
Nossa, muito obrigada pelo vídeo! To esperando o resultado do vestibular e o curso que escolhi é biblioteconomia, achei esse curso por coincidência quando tava no primeiro ano do ensino médio e foi paixão a primeira lida, ainda nem entrei na faculdade e já sofro aquela zoação básica por ser um curso um pouco desconhecido e todo mundo acha que eu só vou limpar livro e mandar calarem a boca hehehe mas não ligo, sigo firme e espero ser aprovada esse ano. Seu video me ajudou muito, mesmo não cursando biblioteconomia me tirou várias dúvidas.
Oie Day, meu curso abrange Biblioteconomia também ;)
Tenho uma playlist só de vídeos de biblio, dá uma olhadinha lá!
Boa sorte e não ligue para o que os outros falam!
Eu sempre quis psicologia, agora que chegou o ano de eu entrar em uma faculdade, tô pensando seriamente em biblioteconomia. Essa semana que passei a conhecer melhor sobre o curso (já conhecia, mas não sabia muito sobre), e a cada informação que ganho, ganho também mais vontade de cursar biblioteconomia. E esse vídeo aumentou mais uns 40% na minha vontade. Só falta eu convencer minha mãe de que não vou estar abandonado meu sonho, e que isso também é uma coisa que eu quero.
Boa sorte, Debora!
Tem uma playlist só de vídeos de biblio aqui no canal, dá uma olhadinha depois!
Oi Gabriela!
Procurei pelo tema deste vídeo com a intenção de buscar esclarecimentos quanto ao curso de biblioteconomia. Assisti ao vídeo e gostaria de agradecer por tê-lo feito e comentar que achei muito esclarecedor e acredito que me ajudou a ter uma noção mais clara do que e pra o quê o curso é voltado. Excelente vídeo! Visitarei também o seu blog a procura do post com o mesmo assunto. Gratidão!
Muito obrigada! :)
Infelizmente o Bibliotecário e o Professor não tem o devido reconhecimento, haja vista que o Brasil não dar o devido valor a EDUCAÇÃO.
Exatamente, Elton! É o problema mais grave de todos
verdade.
Acho super importante!! Principalmente quando se trata de universidade.
+Matheus Marlley obrigada!
Meu sonho de ser Bibliotecária veio de dois filmes que eu vi quando criança. Pagemaster- O Mestre da Fantasia e A múmia. S2 ADOREI seu jeito. Você é muito inteligente, focada e divertida. Inscrita!
Alessandra Garcia suuuper me identifiquei com os filmes! é muita inspiração, né? haha
Obrigadaa! Feliz que vc curtiu! :D
É o último, juro! S2, obrigado por me responder!!! Esses filmes são mágicos, meu preferidos dentre muitos. AH! Um dos meu sonhos é trabalhar na Biblioteca Nacional. Estou aguardando o Concurso!!!
É o último, juro! S2, obrigado por me responder!!! Esses filmes são mágicos, meu preferidos dentre muitos. AH! Um dos meu sonhos é trabalhar na Biblioteca Nacional. Estou aguardando o Concurso!!!
Alessandra Garcia sonho demais!
Parabéns pelo vídeo, ficou bem explicativo. Não concordo com a diferenciação entre bibliotecário e cientista da informação, mesmo com muitas contradições e polêmicas que giram em torno disso, enfim. Sou formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás e acredito que na maior parte do Brasil sim, isso devia ser melhor padronizado, tanto falando em questão de grade curricular mesmo, como falando entre as possibilidades de atuar em cada área. Diferenciar um bibliotecário de um cientista da informação eu acho ridículo, porque são profissões que tiveram infelizmente uma criação e/desenvolvimento diferentes porém primos, porque utilizam a mesma essência, digamos assim (a informação). Para mim os bibliotecarios são cientistas da informação e vice-versa. Se vamos padronizar a nomenclatura utilizada ou não é algo a se pensar, mas eu vejo como a questão menos importante de tudo, sabe?
Ser bibliotecário é bem o que você menciona... não somente gostar de ler.. mas querer auxiliar as pessoas sobre como elas devem ler e pesquisar para encontrarem quaisquer informações.
Eu acredito (não somente por pensar, mas também por experiência própria) que ser formado em biblioteconomia ou ciência da informação te faz sim, capaz (pelo menos deveria fazer), de atuar em quaisquer cargos que utilizam e gerenciam informações.
Eu sou gestora da informação e trabalho com arquitetura da informação, um lado bem mais tecnológico da área e bem menos comum de trabalho, mas posso dizer com certeza que, aquele que cursou (e aproveitou, claro), o curso, tem toda qualificação técnico-científica para trabalhar com áreas muito abrangentes, desde gestão da informação, programação, arquitetutura (uma mistura de tudo isso). até a área bem mais tradicional, como trabalhar com bibliotecas de acervo imprenso, centros de documentação etc.
Enfim... espero que bibliotecários e cientistas da informação nunca sejam vistos como inimigos e diferentes, porquê não são. Abraços
Obrigada Carla Ferreira! Mas então, eu concordo e discordo de você, haha.
Acho que as formações tem sim algumas diferenças, e não acho que deveriam ser padronizadas. As diferenças de currículo e curso enriquecem bastante também, possibilitam trocas e tudo mais...
Acho que na profissão as áreas são mais próximas, porém na pesquisa existem algumas diferenças. A CI se volta muito para conceitos do que é informação, teoria do conhecimento e sociedade da informação e acredito que a diferença maior seja esse ponto.
Concordo muito com você e acho que as áreas não devem nunnnca serem vistas como rivais, não são e nem teria cabimento isso!
Bjs! :)
só não diria que a pessoa que te atende no balcão é, a maioria das vezes, bibliotecário. pelo contrário.
Acho que depende muito do local. Todas as bibliotecas em que trabalhei todos os bibliotecários cumpriam hora no balcão. O atendimento era obrigatório para todos. Quando a biblioteca não tem uma grande infra estrutura, o bibliotecário acaba fazendo todos os serviços.
Sou Bibliotecário formado pela FURG! Amo minha profissão. Parabéns pela iniciativa na realização deste canal.
Obrigada! :D
Poxa Gabis, que legal da sua parte falar da sua área de atuação e formação. Eu acho interessante a área de pesquisa também, posso até dizer que quando eu era mais novo, eu estudava constantemente para física, para que um dia eu viesse a me tornar pesquisador na área. Aliás, eu estudava para física desde meus 12 anos(Hoje estou com 22), sempre fui apaixonado, apesar de não estudar mais para isso, hoje em dia eu ainda leio algumas coisas relacionadas, mesmo que eu esteja cursando algo que não tem nem ligação com física, kkk. Quero te desejar parabéns pela sua caminhada, realmente é algo bem interessante. Não somente isso, desejar lhe boa sorte com seu doutorado.
Grande abraço para vocês e para os seus seguidores no canal, sucesso e tudo de bom sempre !!
Filipe Lima, que bom que você gostou, muito obrigada!
Muita sorte e sucesso pra você também!
Tudo de bom!
:D
Concordo com você, arquelogia no Brasil é bem complicado. Também pensei em história, mas dar aula pra crianças não era meu foco. Não mesmo! Amo teologia e também o ambiente de bibliotecas. Sou muito organizado e me dou bem com catalogação etc. Por isso pensei em biblioteconomia. Deixa eu te fazer uma pergunta: É possível o bibliotecário atuar com apenas um segmento de livros? Exemplo: Ser responsável apenas pelos manuscritos e livros religiosos de uma biblioteca (grande).
É possível? Parabéns pelos vídeos.
André, é mais complicado, mas se vc se especializar em obras raras, manuscritos e talvez até restauro de livros, é possível. A biblioteca teria que ter um setor desse tipo bem estruturado, como por exemplo, a Biblioteca Nacional tem. Para ficar mais próximo de uma temática específica e, se sua vontade for, fazer pesquisas sobre esse tema, a área acadêmica é uma boa opção, vai te colocar em contato mais próximo com as especificidades.
Depois dá uma olhadinha na minha playlist 'Fala, Bibliotecária' que falo sobre pós graduação e pesquisa por lá!
Boa sorte e obrigada!
Sou Bibliotecária, gostei do seu video mas faço uma ressalva n qo momento em que você diz que o Bacharel em biblioteconomia esta restrito a biblioteca. Podemos sim atuar em outros centros de informação que não seja especificamente uma biblioteca.
Michelle Ellem tudo bem? Então repito aqui o que já respondi para a maioria do pessoal, eu disse apenas ENFOQUE em bibliotecas e não que não se pode trabalhar em outras áreas.
;)
Bjos!
Gabi,adorei o vídeo..
me esclareceu bastante, adoro organização e estou estudando a oportunidade de cursar um dos cursos falados
Obrigadaa!
Dá uma olhadinha nos outros vídeos da série que estão mais atualizados! ;)
Não concordo com algumas coisas que vc falou. Mas na minha opinião já passou da hora da Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia se unirem em um único curso de Ciência da Informação em todo o território nacional, desse modo os profissionais dessas áreas não seriam mais tão limitados, a visibilidade do curso melhoraria muito e seriamos mais respeitados pela sociedade.
Oie, não deixe de ver os outros vídeos, esse já é bem velhinho e, como eu disse na descrição do vídeo, mudei muito de opinião sobre alguns aspectos.
Bjs!
Oi Gabriela gostei do seu vídeo, porque estava aqui pesquisando sobre o curso de Biblioteconomia , gostei muito das disciplinas mais onde moro é difícil encontrar esse curso, mas ai você falou o que você cursou , achei bem interessante você sabe algum outro curso nesse ramo com outro nome , pra clarear minha mente ? Ja agradeço bjos e parabéns.
Biblioteconomia é só com essa nomenclatura mesmo! ;)
Mas vc pode achar algumas opções à distância, dá uma procuradinha
Obrigada!
Achei legal sua trajetoria. To divulgando seu canal no meu blog.
+Derne Ribeiro super obrigada! :D
Faço biblioteconomia, adoro seus vídeos!
Obrigada!
como vc imagina a profissão daqui 50 anos...? com toda a tecnologia desenfreada tomando conta da leitura ''manual''
Ahh fiz um vídeo sobre isso, aqui oh: ua-cam.com/video/_5r6khike2E/v-deo.html
Meu amor por saber e conhecer a Verdade me levou a passar "algumas" horas da minha vida em bibliotecas; ao ponto de me tornar um _rato_ de biblioteca - uma boa viagem em boa companhia! Embora não seja um leitor de literatura dedicado.
Atualmente procuro conteúdo na internet, e leio muito temas e comentários que me estimulem também a escrever algo, e compartilhar as informações que encontrei.
"Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo."
Provérbios 25.11
Eu vou prestar na Unesp (2017)de Marília é um sonho e vou conseguir e muito top seu video
+Fabitos Duarte toda sorte pra vc! Seremos colegas de facul! :D
Olá tudo bem? Então, tenho 19 anos e ainda estou em dúvida em que área cursar. Estudos literários ou bibliotecamia ( apesar que seu vídeo me ajudou muito na escolha) gostei da sua explicação sobre bibliotecamia e acho que vou cursar essa área😍 Sucesso pra ty
Ah que bom que te ajudei! Tem outros vídeos mais atualizados sobre o tema aqui no canal, dá uma olhadinha tbm!
Oii meu nome é Maria Carolina e eu sou estudante de biblioteconomia eu escolhi esse curso pq eu não encontrei nenhum outro q fosse parecido comigo, pode parecer estranho mas eu so escolhi fazer biblioteconomia pq eu amo livros e amo ler. Eu pensei: "Ah eu gosto de livros pq não trabalhar onde eles ficam, acho q seria legal." Estou no segundo semestre e Amoo o meu curso, me sinto feliz e realizada todos os dias. Adorei o video. Bjss
maria carolina texeira de carvalho que bom que vc se encontrou no curso! Fico feliz, e também por ter curtido o vídeo! Obrigada e boa sorte nos estudos!
:D
É o último, juro! Mto obrigada!!
Mesmo sendo formada em Ciência da Informação, você é bibliotecária? Então, você possui o CRB. Certo?
Sim, Rafael. Meu diploma é de bacharel em Biblioteconomia e Ciências da Informação e Documentação.
Sou bibliotecária com registo CRB8: 8687.
Posso construir uma carreira de bibliotecário, sem o mestrado ou o doutorado?
Com certeza! A pós (mestrado e doutorado) são voltados para quem quer construir carreira de pesquisador.
Muito obrigado, seus videos estão me ajudando muito!!
O curso que vc fez habilita a ter um registro no CRB? Eu sou Bibliotecário e estudo Arquivologia no momento. Abraços
+Paulo Alves habilita sim, Paulo! Inclusive o curso precisou mudar de nome para que o CRB fosse autorizado. Ele modificaram a nomenclatura e o registro está autorizado.
Qual é o melhor currículo? Há muitas faculdades de Biblioteconomia com currículos diferentes. Como escolher? Poderia dar dicas?
é dificil pq não conheço mtos, o ideal é vc olhar e ver as disciplinas que vc se interessa mais!
Eu moro em Ribeirão também e estava pensando em fazer biblioteconomia ou algo do gênero. O mercado aqui na nossa região está bem aberto? Digo, quero saber se é muito concorrido e difícil conseguir uma vaga por aqui.
+Bearainha para entrar no curso atualmente está bem tranquilo, aqui na USP o candidato/vaga foi bem baixo esse ano!
No mercado de trabalho em si é um pouco concorrido sim, como não são todas as escolas que contratam bibliotecários formados, sempre que abre uma vaga tem procura, mas posso te dizer que meus amigos que trabalham na área estão todos empregados! :D
Espero ter ajudado, se tiver mais dúvidas, fico à disposição!
Obrigada
Oii! Tô pensando em fazer Biblioteconomia, porque já me falaram que é um curso legal. Não confio muito na internet para informar sobre o salário, pq muitas vezes não é aquilo. Então você pode me informar quanto você ganha? Desculpa perguntar, mas eu queria saber (:
+Rebeca Silva no momento eu não estou no mercado de trabalho, faço doutorado e estou me dedicando exclusivamente aos estudos. Mas sobre essas dúvidas comuns vc pode consultar o site do sindicato, pelo que vi lá o piso atualmente é R$2600, mas se quiser consultar esse é o link: www.sinbiesp.org.br/
No meu blog fiz um post bem completo sobre a graduação tbm, se quiser esse é o link: oultimojuro.com/2014/09/11/falando-sobre-minha-profissao/
+É o último, juro! Obrigada, flor (:
qual é o piso salarial?
Atualmente em torno de R$2800,00, vc pode verificar no site do sindicato.
Meu anjo , sou universitário faço licenciatura em geografia ,mas pensei em me inscrever em um curso de técnico em biblioteca que tbém curto muito (porém é EAD ) ,vc acha que existe concurso para um técnico ou apenas para um graduado ?
Então, quando é vaga de bibliotecário, é para graduado mesmo!
Os técnicos estão aumentando agora, mas não sei se já há concursos com o cargo.
:)
Biblioteconomia é pra trabalhar em bibliotecas SIM. Existem outros cursos voltados para a área empresarial: Arquivologia, Gestão da Informação e os diversos cursos de informática. Dizer que um Bibliotecário ocupa a função de um Arquivista ou Gestor da Informação chega a ser uma piada. Ciência da Informação é uma área ampla (muito mesmo) que engloba o estudo da informação em todos os aspectos. Gerar cursos de graduação em Ciência da Informação chega a ser algo ridículo, uma vez que é impossível trabalhar esta ciência em nível inicial (por isso que a maioria dos cursos em CI são em nível de pós no Brasil).
Oi, não deixe de ler a descrição do vídeo!
Eu li ! A opinião que eu postei é pessoal, não é uma crítica ao seu vídeo. Aliás, eu concordo mais com a do vídeo do que com a sua retificação na descrição.
Oi Liliane! Eu estou respondendo automaticamente a esse vídeo para sempre lembrar da descrição para quem comenta pq já tive muuuuitos problemas rsrs, vc nem imagina!
Mas concordo com vc que CI é bem mais para pós do que para graduação! Acaba ficando tudo meio superficial, né?
Eu quero ser você quando crescer *-*
Existe graduação na área de Ciencias da Informação?
kamilla A. existe sim! Foi a graduação que cursei na USP de Ribeirão Preto, mas tem em outras universidades também! Tem um post no meu blog sobre isso! Dá uma procuradinha por lá!
;)
Ola, seu vídeo é cativante, como posso ter mais informações? Tem email?
+Andreia Paiva Cade o blog?
+Andreia Paiva Qual é seu facebook?
+Andreia Paiva vc já me achou, né? :P
+É o último, juro! Vou prestar concurso para Auxiliar de biblioteca e estou procurando materiais na internet e não encontro. Pode me ajudar?
A pessoa formada em CI poderia trabalhar como arquivista?
Atila Faria, então, tudo depende da grade curricular, eu não tive disciplinas de arquivística, então não tenho noção, mas se o curso oferecer, pode ser que dê. Mas eu acredito que apenas se o aluno tiver cursado o básico, pois as classificações são bem diferentes em arquivologia.
:)
É o último, juro!
Obrigado, ainda estou na duvida de qual curso eu escolho. rs
Biblioteconomia também tem a ver com Indiana Jones...
fala muito rápido nome do canal, rsrsrsrsrs. Mais está de parabéns pelo canal também sou Bibliotecário de Maceió/AL.
É para o vídeo não ficar muito grande rsrs
e o salário??
e salário é ruim...rsss
Hoje, segundo o sindicato dos bibliotecários, o piso salarial por 40hrs semanais é de R$2600,00.
Mas cumprir o sugerido é outra coisa, rs.
Ciência da Informação é uma disciplina interdisciplinar onde o foco não é só a informação e sim o suporte da informação. É um conteúdo mais puxado pro epistemológico do que técnico. Para esse universo técnico tem o bibliotecário, o documentalista e o arquivologista. Enfim, cada um no seu quadrado.
Com certeza!
Oi Gabriela, td bem? Acabei de passar na UFMG em biblioteconomia, mas todos diminuem essa profissão e dizem que recebe mt mal. Isso é vdd?😞
Batata Oswaldo Hu3hu3 acabei de passar tbm, estou meio que completamente desesperada kkkk
+Flavia Sivan to mt confuso, eu qria outro curso. Mas foi esse q eu consegui passar pelo sisu, vou tentar o ProUni, mas acho q vou acabar fazendo biblioteconomia msm kkk
Batata Oswaldo Hu3hu3 vou tentar o ProUni tbm, mas acho que vou acabar fazendo mesmo é pelo fies, tem momentos em que quero fazer a matrícula pra biblioteconomia e ver no que vai dar, mas minha irmã disse que não é pra eu fazer isso pois é meu futuro que está em jogo, então não posso fazer coisas das quais vou me arrepender...
Mas boa sorte, que Deus nos mostre o melhor caminho
+Flavia Sivan vdd, obrigado. Mas eu tb n sei ao certo oq eu faço. talvez tento o FIES tb, mas ainda n sei kkk. Te desejo td em dobro e boa sorte :v
Batata Oswaldo, me formo esse ano em Biblioteconomia pela UFMG..... Cara é um curso incrível onde oferece ótimas oportunidades de estagio, atualmente faço estagio no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, conheci pessoas maravilhosas.... Então aproveite cada minuto da graduação..... Super indico
E quer dizer que o Bilbiotecário só pode atuar na biblioteca e pra atuar em outras unidades de informação tem que fazer Mestrado em Ciências da Informação? Ah tá.
Oi Lucas, tudo bem? Esse vídeo é beeem antigo já e deixei alguns esclarecimentos sobre algumas posiçoes que tenho nele (e hj já não penso mais da mesma forma) na descrição. Mas também não disse que para atuar em outros locais precisa de mestrado, pós é ouuutra coisa.
Mas enfim, depois dá uma olhadinha lá! :)
Desnecessário aquele livro de _Sherlock Holmes_ ali atrás! T.T Huahuahua
Beckham Galáctico hahaha, lindo demais né!? É muito amor!
:P
Ele ficaria mais lindo na minha Estante! kkkkkk :'D
DÊ algumas dicas de como organizar livros/quadrinhos e como conserva-los em cada ambiente: seco, umido, praia, cidade, interior etc...
vai render um ótimo vídeo
Gostei muito do seu vídeo, mas farei uma observação em que senti uma certa irritação da sua parte porque mais de uma pessoa fez essa mesma observação e você ao invés de admitir que errou na informação apenas contradizeu o que está registrado no seu próprio vídeo, você não disse "enfoque em bibliotecas" como respondeu pra Michelle, você fez sim distinção da seguinte maneira: Biblioteconomia é restrito a bibliotecas e Ciência da informação seria mais abrangente, você disse exatamente isso e depois tentou negar no comentário da Michelle, e como você disse no vídeo, você está atuando como bibliotecária porque seu diploma está explícito que pode atuar como tal, estou fazendo o curso de bibliotecomia e comigo há três colegas formados em ciência da informação pela PUC em BH, eles são formados em ciência da informação e estão fazendo biblioteconomia porque o diploma deles não é igual ao seu, eles só poderiam atuar como profissionais da ciência da informação, o nome é bonito, mas nem conselho de classe existe pra ciência da informação e a maioria dos concursos pedem registro no conselho, então é só uma questão de nomenclaturas mesmo, pois na formação acadêmica não há diferença entre ciência da informação e biblioteconomia, mas muita gente por aí caiu no conto de que o curso de ciência da informação seria uma "evolução" do curso de biblioteconomia e hoje em dia estão com um diploma que serve apenas pra enfeitar a parede, os concursos pedem profissionais formados em biblioteconomia ou ciência da informação com registro no conselho de classe, esse ultimo requisito eliminaria quem possui diploma válido só pra ciência da informação justamente por falta do conselho de classe, no seu caso voce teve sorte da sua faculdade ter registrado que seu curso também valeria para biblioteconomia, muitos estudantes que fizerem o curso que você fez (ciência da informação) não tiveram a mesma sorte.
+Max Soares Sabe Max, esse vídeo é de um ano atrás e depois dele eu pensei muito (muito mesmo!) sobre esse assunto e conversei com vários professores. Os comentários me fizeram pensar sobre essa discussão de CI x Biblio e hoje penso um pouco diferente.
Acredito que as áreas estão se aproximando bastante e cada vez mais e hj eu acredito que todo curso poderia se chamar Biblioteconomia e Ciência da Informação, resolveria muitos problemas e briguinhas de ego. Ainda vejo uma certa distancia entre áreas e acho que a Biblio ainda é mais focada para o trabalho de campo, enquanto a CI trabalha mais com pesquisa acadêmica e algumas questões epistemológicas (tanto que não existe mais nenhuma pós com o nome de biblioteconomia!), mas mudei bastante meu ponto de vista e hj eu acho que a nomenclatura poderia se unir, mas mantendo as diferenças de currículos de cada curso, porque isso enriquece a formação individual.
O conselho é algo complicado, eu particularmente acho meio desnecessário e só pago porque sou obrigada e sem ele não posso atuar. Acho que ele faz pouco pelo profissional e cobra muito, rsrs.
Já pensei em gravar outro vídeo falando sobre algumas dicussões que tive e sobre como penso agora, mas não sei se realmente farei, esse já me deu bastante trabalho e nem todos foram tão educados e simpáticos como vc, rsrs. Apesar da 'polêmica' não quis deletar esse porque também gosto de algumas coisas que disse aqui e algumas informações bacanas que disponibilizo.
Mas é isso, abs!
Jamais pense em deletar, está muito bom assim e nós não somos obrigados a saber tudo, quanto mais aprendo, mais perco a noção do quão ignorante eu sou, isso deve servir de incentivo para que faça mais e mais vídeos e não que pare de vez e nem delete o que está pronto, eu por exemplo já fui carteiro e quando alguém me perguntava sobre um endereço e eu respondia que não sabia a pessoa me olhava perplexa exclamando: Ué! Você é carteiro e não sabe??? Como se eu fosse obrigado a saber todos os endereços do mundo, como bibliotecário penso que acontecerá a mesma coisa.kkkkkkk Abraços!!!!
+Max Soares obrigada! Realmente quanto mais aprendemos mais descobrimos o qnto somos ignorantes, é um sentimento eterno, acho! rs
:)
N entendo nada -.-
Ôo
Por que não muda "Fala, bibliotecária" para "Fala, ciência da informação", já que você é formada em ciência da informação, não em biblioteconomia?
Oi Bianca, tudo bem?
Como está escrito e explicado na descrição, esse vídeo é de 2014, ou seja, de 3 anos atrás. Muita coisa mudou, revi muitos pontos e estudei muito.
O reflexo dessa caminhada está aqui no canal com quase 30 vídeos sobre Biblioteconomia. Você pode assisti-los em vez de jogar pedras gratuitamente no primeiro deles.
Um abraço.