Boa noite Iberê, submarino tem uma saída de emergência, aqui no Brasil chamamos de Guarita de salvamento, na literatura estrangeira é chamado de escape trunk, é possível ver aqui no UA-cam alguns vídeos sobre essas saídas de emergência. A física é essa mesma que você falou sobre a equalização da pressão internas com a externas e é usado uma roupa especial para fazer esse escape, chamamos de macacão de salvamento e na literatura estrangeira submarine escape immersion equipament(SEIE). É uma operação arriscada, mas para quem está embaixo d'água sem poder vir a superfície, qualquer coisa vale.
Oi Iberê, eu sou instrutor de mergulho e se eu não morasse no sertão da Paraiba (cidade de Patos) eu não apenas daria um treinamento de mergulho pra vc mas também daria o apoio subaquático nessa maravilhosa empreitada!! Parabéns e obrigado!!
Ibere, seu trabalho é sensacional, vc está criando uma geração de engenheiros nesse país. Quantas crianças e adolescentes não assistem o seu vídeo e devem pensar „que legal isso aí eu quero fazer submarinos quando crescer“. Parabéns e sucesso com o melhor canal do UA-cam
Whoa, eu não tinha me ligado nisso, mas se vedar o cabo que leva para o sonar, pode utiliza-lo. Não tenho ideia se o sonar custa muito mais caro que o gps com sonar da Garmin. Ah, outra coisa.. já pensaram em fazer um submarino utilizando o princípio da bolsa de ar? Igual quando afundamos com um balde de boca na água de forma rápida, o ar acumula e podemos ficar por um tempo determinado em baixo da superfície da água. Com os lastros se controla a profundidade e usa um tanque de oxigênio. De antemão já penso que precisa ser bem pesado para funcionar, mas é uma ideia..
Sobre " já pensaram em fazer um submarino utilizando o princípio da bolsa de ar? Igual quando afundamos com um balde de boca na água de forma rápida, o ar acumula e podemos ficar por um tempo determinado em baixo da superfície da água." Mas dependendo da profundidade, e da pressão que o submarino vai enfrentar, a água vai entrar um pouco por baixo, e comprimir o ar que esta dentro do submarino, seria como você mergulhar a aquela mesma profundidade sem nenhum equipamento de segurança, com exceção do oxigênio, iria aumentar a pressão na pele, porem com o ar fazendo isso, em áreas sensíveis do corpo humano poderia causar danos irreverencieis, como no tímpano. Um lado positivo seria que o material utilizado no submarino não precisaria de resistência nenhuma, pois a pressão externa seria a exata a pressão interna.
Iberê em vez de usar um lastro, use vários lastros de 30kg por exemplo, de modo que vc possa tirar um por um na hora de tirar e colocar o submarino na água, e permitindo as manobras sem precisar de guindaste, dê uma visitada em algum ferro-velho, pode ter peças de ferro ou aço pesadas que sirvam a um custo muito baixo. Se vc conseguir uma daquelas carretinhas de carregar barco que vc puxa com a caminhonete e que entram dentro da água na hora de colocar o barco na água também pode facilitar bastante o embarque e desembarque do submarino. Quanto ao vidro para as janelas vc n precisa cortar, é só encomendar vidro temperado na medida que vc precisa, as vidraçarias encomendam da fabrica pra vc já na medida certa, eles devem saber orientar a espessura que vai ser necessária para suportar a pressão que vc precisa.
Que da hora! Tá demais esse projeto! Detalhes, segurança, Iberê interagindo e respondendo as dúvidas da galera! Parabéns! Estamos todos aguardando ansiosamente e torcendo pra que tudo dê certo!
Boas Ideias. Segurança em primeiro lugar! Recomendo testar todos esses itens antes de partir para o campo aberto. Teste sistematicamente para avaliar cada um dos itens. E que venha o Submarino! uhuuuu Valeu.
Muito legal seu projeto, Iberê! Estou construindo um barco com meu pai usando a técnica do stitch and glue. O vídeo de nome "Wooden boat building" tem muitas dicas interessantes a respeito dessa técnica. Grande abraço!
Ibere, vai andar no tikuna ??? Que legal em, uma boa ideia seria você ir visitar (não sei se e aberto para visitação mas...) os estaleiros onde estão sendo construidos os submarinos da classe riachuelo e scorpene no Brasil, seria bem interessante ( alem de dar um belo video para manual do mundo ) Boa visita
Mari e Iberê, primeiramente, sou super fã! Guardo o livro autografado às sete chaves rsrsrsrsrsrs!! Eu faço parte da UFRJ Nautilus, uma equipe de competição que monta um Submarino completamente Autônomo! A gente participa da RoboSub, a competição lá em San Diego em Agosto! Vamos trocar uma ideia! Vai ser muito bom! A gente fica aqui na ilha do Fundão no Centro de Tecnologia da UFRJ. Mandamos um e-mail pra vocês!
ibere, eu espero ate 10 anos com esse projeto sendo que vc se preocupe primeiro com sua segurança, parabéns pelo bom senso e continue nos ajudando com ciência pratica!!!
Gostei da ideia dos sinais luminosos e ainda da um bom vídeo para o canal, da para fazer fácil com Arduíno ou então com circuitos integrados Exemplo: para implementar sua ideia de acender uma luz caso vc nao apete um botão. Basta coloca um oscilador ( Ci555) para gerar um clock com tempo controlado para um contador (Ci 4024), no final da contagem ele acende a luz. Quando vc aperta o botão vc envia um pulso de reset no contador, resumindo se vc apertar o botao ele nunca chega no fim da contagem e assim nao acende a luz. Implementei um sistema parecido para controle de micro controladores, se em determinado tempo o micro não mandasse um pulso de reset para o contador, ele chegava no fim da contagem e reiniciava o micro, desse jeito se ocorresse algum erro q travasse o micro ele era automaticamente reiniciado.
Concordo com a parte das coisas eletrônicas frágeis 😂, me ferrei com o robô que anda sozinho lá da Mauá, não funcionou, maaas, depois da minha feira de ciências eu enfezei e fui lá estudar robótica simples, achei o erro! Postei meu whats lá no vídeo do robô e já são mais de 50 pessoas que também fizeram e deu errado, que eu ajudei 😁 Iberê, não tem como fazer um vídeo correção do robô? Se quiser eu até passo meu circuito pra você dar uma olhada 👍 (mesmos materiais do seu vídeo) É que tem gente que não vê meu comentário e daí perde um tempão tentando arrumar e acaba perdendo também investimento porque desanima 🔧
Iberê, outra coisa que pode ser importante para comunicação seria ter junto ao lastro bolinhas de isopor para um plano B. Digo, caso vc não consiga ejetar o lastro, teria uma segunda alavanca para ejetar um saco com bola de isopor que subiria para superfície para comunicar aos mergulhadores que algo ocorreu de errado e vc precisa de ajuda.
Iberê tô gostando muito Pq vc n levanta uma # pra chegar mais perto dos mergulhadores do Brasil todo Tô sentindo q isso vai chegar até a tv Parabéns continue fazendo isso !! Vc ta provando pra mim mesmo q se vc quer algo vc consegue ! Eu sempre quis fazer algo assim q ao ponto de vista dos meus parentes aqui , é impossível e eu n passava de um sonhador . Cara vc é uma inspiração pra mim !
nossa iderê tava so dando uma ideia da gro pro, mais ta de boas, olha eu vi tudo seu video e olhei uma coisa aqui, pra vc infrar as boias e as boixas debaixo do casco vc pode pegar aquelas pedras de solda, aquelas que nos dos dias atuais usamos pra gerar o gás pra fazer as soldas em oficinas, vc so prescisa de um pouco de agua dentro de um recipiente que suporte presção e coloque as pedras ai abre as valvula de agua e deixe essas pegras vão gerar gás, claro que será gas imflamavel, mais como o submarino não vai tar perto de chamas n vai explodir, olha busque em uma oficina de solda o modelo do cilindro e faça um pequeno de ums 5 litros pelo menos ai vc pega e faz um local das pedras e deixa uma saida de gas e uma entrada de agua e um registro pra liberar o gas pra dentro das boias, vai la e veja e bem facil de fazer ou pedi pra alguem fazer, ok espero ter ajudado, qualquer coisa estamos ai, flw, boa sorte em seu projete.
Parece uma construção de um avião sempre e levado em conta que algo pode estraga e precisa de algo para substituir tal elemento em segunda opção! Parabéns pelas ideias Iberê
Iberê dependo da profundidade que vc vai descer, e desse algum problema e vc ativasse um mecanismo que faça o submarino ou vc mesmo subir rapidamente n pode dar algum problema de pressurização no sangue? Seria legal vc explicar isso.
Na realidade pressurização no sangue afeta mais mergulhadores pois dentro do submarino devido a presão do próprio submarino o corpo e o sangue estariam Em uma presão constante o que permitiria que o submarino emergisse r só então começasse s voltar a presão interna para o normal
Ibere acho que você sabe mas enfim o principal motivo de não poder decer demais é por causa da integridade estrutural do submarino que a não ser o usado por james Cameron pra ir ao fundo da fossa das marianas 11 km de profundidade ( o ponto mais profundo dos oceanos) qualquer outro submarino chegada uma certa profundidade seria esmagado
Isso poderia causar problema se ele tivesse respirado ar de um cilindro lá em baixo, geralmente abaixo de 10m, pois ao subir esse ar iria dobrar de volume nos pulmões dele aí causaria grandes problemas, se ele subir e descer somente com o ar capturado na superfície não tem problema não
Iberê, pensei numa coisa sobre o lastro e queria compartilhar com vc. Pensei que a saída de emergência podia estar só de um lado e quando vc abandor o lastro de fundo do submarino tbm pudesse abando o lastro do lado oposto a saída de emergencia. Isso poderia ajudar o submarino virar de lado com o lastro lateral pouco pesado para baixo e já na superfície vc teria a saída de emergência virada para cima. Abração do fiel seguidor Rafaela Corrêa.
Oi Iberê . meu nome é Dione . sou de Macapá. Acompanho seu canal . e acho muito legal. Iberê tenho uma experiência muito legal. Alimentando bactéria. Com açúcar. Essa experiência do jeito que eu faço não tem no UA-cam
Iberê, para ter uma ideia da velocidade que o submarino subiria de vc soltasse o lastro você pode usar a fórmula de empuxo, que é Densidade da água em kg/m³ x Volume do corpo imerso x aceleração da gravidade (d•Vi•g). Sabendo o empuxo e sabendo que o submarino vai boiar vc pode utilizar a fórmula da segunda lei de Newton: Força resultante = massa x aceleração (Fr=m•a), sendo a Força Resultante = Peso - Empuxo (Fr= P-E). Dessa maneira vc encontra a aceleração podendo assim calcular a velocidade de acordo com a profundidade
no outro vídeo vc fala de moldar com pequenas chapas de madeira e fibra de vidro sobre o frame da estrutura, mas se o frame é de madeira uma maneira que eu acho que pode ser mais interessante é vc usar chapas de PVC que são baratas, para criar os painéis, essas chapas vc pode facilmente grampear na madeira e recortar, assim vc cria uma base boa e depois faz a laminação com a fibra de vidro por cima, e pode usar melhor o tecido para distribuir as forças. A vantagem ao meu ver é usar tecidos sem emendas o que deve deixar mais forte. Você poderia inclusive fazer cada camada em diferentes direções.
Cara usa e muito entusiastico fico pensando no que os construtores pensaram em cada detalhe que fez da sua invenção um sucesso de produção colossal a pequeno Porte em larga escala como os construtores navais de navios transatlântico lanchas yatches ibere se considere um gênio
Iberê, pra essa boia de emergência tenta ver o funcionamento de airbag,pois funciona com uma reação química de dois materiais que em contato libera uma grande quantidade de nitrogênio
Além de painéis de policarbonato planos como um cockpit de avião seria uma boa por duas escotilhas em forma de bolhas para facilitar a observação ao redor do sub, eu tbm tenho uma CNC router
Ibere, existe absorvedor de CO2, da mesma forma q silica gel. Acho q uns 4kg deve ser uns 160,00. Cuida desta questão de gases senão vc apaga sem nem saber. Olha a NR33 ou faz um curso disto.
Iberê, uma parte q eu acho muito importante vc falar é como vc faria os "faróis" do submarino, afinal de baixo d'água vai ser difícil enxergar só usando a luz do sol
Ibere, quando um mergulhador vai descer a uma grande profundidade ou subir de lá ele tem que ir com calma para não sobrer com a diferença de pressão, se você por acaso tiver que sair do submarino embaixo d'água já sob uma pressão maior não vai dar problema?
Iberê, seria interessante ter uma espécie de lâmpada externa para iluminação frontal, caso a visibilidade da água não seja tão boa e vc possa enxergar melhor. Caso vc use Madeirite e fibra de vidro, dá para usar aquela espuma de expansão que vende na casa de material de construção.
Iberê você esta pensando em colocar um sistema de comunicação com as pessoas de fora. Acho também que poderia pensar em colocar do lado de fora algumas travas no lastro que podem ser tiradas sendo puxadas, pelos mergulhadores que você disse que quer que te acompanhe. Para caso o sitema de alavanca dentro do submarino falhe. É só mais uma redundância que acho legal pensar, segurança nunca é demais!
Vlog do Manual do Mundo entendi,estava pensando que vocês iam usar a estratégia de fazer um furo embaixo do submarino pra igualar a pressão do submarino com o lado de fora... mas sera que se entrar água no submarino você pode acionar esse dispositivo das boias? Porque ai a pressão do submarino vai igualar com o lado de fora e corre o risco de subir muito rápido. Se lerem isso eu amo o canal e impulsionou meu interesse por ciência!!!
Iberê, não sou pessimista. Nunca fui. Tô torcendo demais para que o submarino de certo e não vejo a hora ver o vídeo. Mas toda vez que vejo algum vídeo seu falando do submarino eu sinto algo estranho no peito. Não sei, pode ser o medo que eu tenho de me afogar, mas tenho um certo receio quanto ao submarino. Que boas energias estejam contigo no dia da inauguração desse submarino e que dê tudo certo. Desculpa esse meu comentário estranho, não me leve a mal. Sou seu fã a anos e adoro seus vídeos. Abraço!!
Boa noite, Iberê. O ideal é que você equalize a pressão interna do submarino com o cilindro de ar. Desta forma o esforço no casco será minimizado, além de permitir você colocar uma saída de emergência por baixo do submarino sem o risco de entrada de água. Aliás, ao utilizar o cilindro de oxigênio para respirar, você vai pressurizar o interior do submarino e vai precisar de algum mecanismo de compensação, tal como um compressor ou tomada de exaustão. Boa sorte!
Leva o submarino pra arraial do cabo, fiz um mergulho lá e foi sensacional o lugar é perfeito pra isso a vida marinha abundante tartarugas muito lindo, gostaria de estar no dia que você fosse descer no sub seria uma honra presenciar isso
Muito importante as medidas de emergência, contudo sugir que acha uma coordenação entre elas, algo do tipo, primeira medida, passou 10 s sem efeito, segunda medida, 8 s, sem efeito, próxima média, etc, se acionar todas as mesmo tempo a chance de ter problemas é grande. O dispositivo que o operador tem que ficar apertando, de tempos em tempos é geralmente chamado de " homem morto ". Da pra fazer com arduino e deixar a parafernalha eletrônica na bóia. Boa sorte Ibere
*eu tenho mta vontade de entrar num submarino e ver as coisas de baixo d'água, mas minha claustrofobia n me permite ;-; Só de pensar em ficar um lugar fechado relativamente pequeno e ainda de baixo d'água já me dá uma sensação de sufocamento;-;*
Iberê, algumas sugestões para os problemas apresentados: 1. A boia de superfície com cabo para limitar a profundidade pode ter dois cabos: um guia (que pode ser também um cabo de dados para usar os seus sistemas de comunicação) outro de segurança (que vai ser usado para a sustentação do sub na profundidade máxima). Ao esticar o cabo de segurança ele dispara o alarme. O seu "panic button" pode funcionar com IR, melhor forma de comunicação. 2. Tenha dois ou mais lastros, um principal que seja equivalente ao peso principal, com massa suficiente pra deixar de afundar, outro(s) para subir. 3. Estude a possibilidade de instalar airbags no submarino. O CO2 é, de fato, a melhor alternativa. O volume do gás, quando comprimido, é bem menor do que dele liberado. Existem cilindros para pistolas de gás comprimido (Airsoft GBB) que podem ser liberados com um simples prego, que vai liberar o gás bem rápido e fácil.
Muito massa, acho legal os conceitos técnico que o Iberê tem, em janeiro de 2020 Iberê vai fazer um avião, pq do jeito que vai a única coisa que irá impedir é o céu! Parabéns pelo projeto!
To torcendo muito pro submarino, e toma cuidado Ibere!!!!!
rsereno eh vdd quero ver um avião na proxima
ANDRÉ RAPPA é noisss
Iberê, concordo que tem que ter janelinha senão, não tem graça! ! Abraço! !!
Eu não entendo nada . Não vou dar palpites. Vou acompanhar os vídeos e aprender com você.
Fernando Nando tbm kkk
Hmmmm gaguejou pra falar os vídeos que assiste no banheiro kkkk
kkkkkkkk xvideos
Tô. Apaixonado por esse projeto
Eu tbm velho, mecheu com o meu sonho de ter um barco
Dj Guiih Sousa. Eu tbm mano.... Muito bem planejado.
O vídeo mais esperado para 2019
Lucas Play-BR™ verdade
o video mais esperado e o felipe neto pintando cabelo!!!!11
2020*
🤷🏻♀️
Boa noite Iberê, submarino tem uma saída de emergência, aqui no Brasil chamamos de Guarita de salvamento, na literatura estrangeira é chamado de escape trunk, é possível ver aqui no UA-cam alguns vídeos sobre essas saídas de emergência. A física é essa mesma que você falou sobre a equalização da pressão internas com a externas e é usado uma roupa especial para fazer esse escape, chamamos de macacão de salvamento e na literatura estrangeira submarine escape immersion equipament(SEIE). É uma operação arriscada, mas para quem está embaixo d'água sem poder vir a superfície, qualquer coisa vale.
Muito legal essas redundâncias! Me lembrou o que o Lito sempre fala nos vídeos hahahaha
Verdade hahahaha
Litoooooo....
Oi Iberê, eu sou instrutor de mergulho e se eu não morasse no sertão da Paraiba (cidade de Patos) eu não apenas daria um treinamento de mergulho pra vc mas também daria o apoio subaquático nessa maravilhosa empreitada!! Parabéns e obrigado!!
Já estou esperando o avião movido a corante
E cola quente
João Pedro Bottega mas lembra que tem que ser azul... os fãs antigos vai entender....
Kkkkkkkkk
Fico impressionada em como uma pessoa pode saber de tanta coisa assim como o Ibêre, vc é incrível cara.
Estou tentando acompanhar a construção e estou curtindo muito! Boa sorte!
Essa ideia de desenvolvimento de um veículo submarino é magnífica. Parabéns.
o manual do mundo é um dos únicos canais que a minha mãe deixa eu assistir
Ibere, seu trabalho é sensacional, vc está criando uma geração de engenheiros nesse país. Quantas crianças e adolescentes não assistem o seu vídeo e devem pensar „que legal isso aí eu quero fazer submarinos quando crescer“. Parabéns e sucesso com o melhor canal do UA-cam
Sonar é simples, compra um Garmin que tem GPS e Sonar, utilizado em embarcações de recreação. Não é muito caro e é bom.
GPS não funciona embaixo da água :-(
Vlog do Manual do Mundo porque não sabia disso ?
Whoa, eu não tinha me ligado nisso, mas se vedar o cabo que leva para o sonar, pode utiliza-lo. Não tenho ideia se o sonar custa muito mais caro que o gps com sonar da Garmin. Ah, outra coisa.. já pensaram em fazer um submarino utilizando o princípio da bolsa de ar? Igual quando afundamos com um balde de boca na água de forma rápida, o ar acumula e podemos ficar por um tempo determinado em baixo da superfície da água. Com os lastros se controla a profundidade e usa um tanque de oxigênio. De antemão já penso que precisa ser bem pesado para funcionar, mas é uma ideia..
Sobre " já pensaram em fazer um submarino utilizando o princípio da bolsa de ar? Igual quando afundamos com um balde de boca na água de forma rápida, o ar acumula e podemos ficar por um tempo determinado em baixo da superfície da água."
Mas dependendo da profundidade, e da pressão que o submarino vai enfrentar, a água vai entrar um pouco por baixo, e comprimir o ar que esta dentro do submarino, seria como você mergulhar a aquela mesma profundidade sem nenhum equipamento de segurança, com exceção do oxigênio, iria aumentar a pressão na pele, porem com o ar fazendo isso, em áreas sensíveis do corpo humano poderia causar danos irreverencieis, como no tímpano.
Um lado positivo seria que o material utilizado no submarino não precisaria de resistência nenhuma, pois a pressão externa seria a exata a pressão interna.
povo nerd q isso to ate assustado
Iberê em vez de usar um lastro, use vários lastros de 30kg por exemplo, de modo que vc possa tirar um por um na hora de tirar e colocar o submarino na água, e permitindo as manobras sem precisar de guindaste, dê uma visitada em algum ferro-velho, pode ter peças de ferro ou aço pesadas que sirvam a um custo muito baixo. Se vc conseguir uma daquelas carretinhas de carregar barco que vc puxa com a caminhonete e que entram dentro da água na hora de colocar o barco na água também pode facilitar bastante o embarque e desembarque do submarino. Quanto ao vidro para as janelas vc n precisa cortar, é só encomendar vidro temperado na medida que vc precisa, as vidraçarias encomendam da fabrica pra vc já na medida certa, eles devem saber orientar a espessura que vai ser necessária para suportar a pressão que vc precisa.
O vídeo mais esperado do ano esse do Iberê no submarino! rs
Anderson Melo Ano que vem, kk
@@amandafarias64263 anos depois né akakk
Que da hora! Tá demais esse projeto! Detalhes, segurança, Iberê interagindo e respondendo as dúvidas da galera! Parabéns! Estamos todos aguardando ansiosamente e torcendo pra que tudo dê certo!
Vai dá tudo certo, só confiar!
Boas Ideias.
Segurança em primeiro lugar!
Recomendo testar todos esses itens antes de partir para o campo aberto.
Teste sistematicamente para avaliar cada um dos itens.
E que venha o Submarino!
uhuuuu
Valeu.
Tô sentindo firmeza em ,ansioso pra 2019
Muito legal seu projeto, Iberê! Estou construindo um barco com meu pai usando a técnica do stitch and glue. O vídeo de nome "Wooden boat building" tem muitas dicas interessantes a respeito dessa técnica. Grande abraço!
Ibere, vai andar no tikuna ??? Que legal em, uma boa ideia seria você ir visitar (não sei se e aberto para visitação mas...) os estaleiros onde estão sendo construidos os submarinos da classe riachuelo e scorpene no Brasil, seria bem interessante ( alem de dar um belo video para manual do mundo )
Boa visita
Mari e Iberê, primeiramente, sou super fã! Guardo o livro autografado às sete chaves rsrsrsrsrsrs!! Eu faço parte da UFRJ Nautilus, uma equipe de competição que monta um Submarino completamente Autônomo! A gente participa da RoboSub, a competição lá em San Diego em Agosto! Vamos trocar uma ideia! Vai ser muito bom! A gente fica aqui na ilha do Fundão no Centro de Tecnologia da UFRJ. Mandamos um e-mail pra vocês!
Tô ansioso para ver o submarino pronto
ibere, eu espero ate 10 anos com esse projeto sendo que vc se preocupe primeiro com sua segurança, parabéns pelo bom senso e continue nos ajudando com ciência pratica!!!
Estou mais aflito que você para começar este submarino Iberê!!!
VAMOS QUE VAMOS...👍😉✌
quer ver morte neh?!
Gostei da ideia dos sinais luminosos e ainda da um bom vídeo para o canal, da para fazer fácil com Arduíno ou então com circuitos integrados
Exemplo: para implementar sua ideia de acender uma luz caso vc nao apete um botão. Basta coloca um oscilador ( Ci555) para gerar um clock com tempo controlado para um contador (Ci 4024), no final da contagem ele acende a luz. Quando vc aperta o botão vc envia um pulso de reset no contador, resumindo se vc apertar o botao ele nunca chega no fim da contagem e assim nao acende a luz.
Implementei um sistema parecido para controle de micro controladores, se em determinado tempo o micro não mandasse um pulso de reset para o contador, ele chegava no fim da contagem e reiniciava o micro, desse jeito se ocorresse algum erro q travasse o micro ele era automaticamente reiniciado.
Concordo com a parte das coisas eletrônicas frágeis 😂, me ferrei com o robô que anda sozinho lá da Mauá, não funcionou, maaas, depois da minha feira de ciências eu enfezei e fui lá estudar robótica simples, achei o erro! Postei meu whats lá no vídeo do robô e já são mais de 50 pessoas que também fizeram e deu errado, que eu ajudei 😁
Iberê, não tem como fazer um vídeo correção do robô? Se quiser eu até passo meu circuito pra você dar uma olhada 👍 (mesmos materiais do seu vídeo)
É que tem gente que não vê meu comentário e daí perde um tempão tentando arrumar e acaba perdendo também investimento porque desanima 🔧
Ainda não caiu a ficha de que o Manual do Mundo está fazendo um SUBMARINO. Cara, vcs são demais!!!!
Tomara que nenhum tipo de problema exista e o video saia legal
Iberê, outra coisa que pode ser importante para comunicação seria ter junto ao lastro bolinhas de isopor para um plano B. Digo, caso vc não consiga ejetar o lastro, teria uma segunda alavanca para ejetar um saco com bola de isopor que subiria para superfície para comunicar aos mergulhadores que algo ocorreu de errado e vc precisa de ajuda.
A bateria tem que ser bem selada pra qualquer problema de água molhar ela, tudo pela segurança
Iberê esse video acalmou algumas das minhas preocupações quanto a sua segurança, que bom que você pensou nisso. Você e foda cara.
Iberê, faça um teste no submarino antes com a minha sogra. Se der algo errado fazer o que, foi em nome da ciência.
Kkkk
Fernando Rosa kkkkkkk
Fernando Rosa ñ entendi pq com sua sogra?
Brenda Duarte nunca ouviu piadas de sogras ?
Brenda Duarte todo mundo quer que sua sogra morra se vc for mae e sua filha namora consertesa o namorado dela te odeia
Legal todas as idéias. Aconselho consultar um mergulhador sobre os efeitos da descompressão no seu sangue. É um item muito importante. Abraço.
Iberê, olhando pela janela do submarino, não vai ficar muito escuro pra enxergar ? Não deveria ter uma fonte de luz ou algo do tipo de fora do casco ?
Iberê tô gostando muito
Pq vc n levanta uma # pra chegar mais perto dos mergulhadores do Brasil todo
Tô sentindo q isso vai chegar até a tv
Parabéns continue fazendo isso !!
Vc ta provando pra mim mesmo q se vc quer algo vc consegue !
Eu sempre quis fazer algo assim q ao ponto de vista dos meus parentes aqui , é impossível e eu n passava de um sonhador .
Cara vc é uma inspiração pra mim !
Em 2020 o Iberê vai fazer um avião com Silver tape e palito de sorvete com motores de carrinho de controle remoto
nossa iderê tava so dando uma ideia da gro pro, mais ta de boas, olha eu vi tudo seu video e olhei uma coisa aqui, pra vc infrar as boias e as boixas debaixo do casco vc pode pegar aquelas pedras de solda, aquelas que nos dos dias atuais usamos pra gerar o gás pra fazer as soldas em oficinas, vc so prescisa de um pouco de agua dentro de um recipiente que suporte presção e coloque as pedras ai abre as valvula de agua e deixe essas pegras vão gerar gás, claro que será gas imflamavel, mais como o submarino não vai tar perto de chamas n vai explodir, olha busque em uma oficina de solda o modelo do cilindro e faça um pequeno de ums 5 litros pelo menos ai vc pega e faz um local das pedras e deixa uma saida de gas e uma entrada de agua e um registro pra liberar o gas pra dentro das boias, vai la e veja e bem facil de fazer ou pedi pra alguem fazer, ok espero ter ajudado, qualquer coisa estamos ai, flw, boa sorte em seu projete.
MANUAL DO MUNDO É TOP! 😍 FÃ DESDE 2010
Dinossaulo rex também
Parece uma construção de um avião sempre e levado em conta que algo pode estraga e precisa de algo para substituir tal elemento em segunda opção! Parabéns pelas ideias Iberê
Iberê dependo da profundidade que vc vai descer, e desse algum problema e vc ativasse um mecanismo que faça o submarino ou vc mesmo subir rapidamente n pode dar algum problema de pressurização no sangue? Seria legal vc explicar isso.
Sim, é por isso que eu não posso descer demais :-)
Na realidade pressurização no sangue afeta mais mergulhadores pois dentro do submarino devido a presão do próprio submarino o corpo e o sangue estariam Em uma presão constante o que permitiria que o submarino emergisse r só então começasse s voltar a presão interna para o normal
O que por sua vez os mergulhadores tem que fazer a casa 10 metros
Ibere acho que você sabe mas enfim o principal motivo de não poder decer demais é por causa da integridade estrutural do submarino que a não ser o usado por james Cameron pra ir ao fundo da fossa das marianas 11 km de profundidade ( o ponto mais profundo dos oceanos) qualquer outro submarino chegada uma certa profundidade seria esmagado
Isso poderia causar problema se ele tivesse respirado ar de um cilindro lá em baixo, geralmente abaixo de 10m, pois ao subir esse ar iria dobrar de volume nos pulmões dele aí causaria grandes problemas, se ele subir e descer somente com o ar capturado na superfície não tem problema não
Iberê, pensei numa coisa sobre o lastro e queria compartilhar com vc. Pensei que a saída de emergência podia estar só de um lado e quando vc abandor o lastro de fundo do submarino tbm pudesse abando o lastro do lado oposto a saída de emergencia. Isso poderia ajudar o submarino virar de lado com o lastro lateral pouco pesado para baixo e já na superfície vc teria a saída de emergência virada para cima. Abração do fiel seguidor Rafaela Corrêa.
*Esse Cara é um Gênio Né manooo
Não sei se ele é Gênio, mas tem muito talento e nenhuma preguiça pra aprender coisas novas.
Iberê, da uma olhada naquelas fitas adesivas a prova d'água, pode ser útil começar a entrar água no submarino por um buraco/rachadura pequeno.
Como será a troca de ar?
Quanto a isso é de boa. O ar que já vai ter dentro do submarino é mais que o suficiente para o Iberê respirar enquanto estiver dentro de água.
Parabéns Iberê ..... Pode ter certeza que vai dar tudo certo esse projeto do submarino
Ibere vc e muito inteligente cara
Gabriel Rodrigues
Ué kkkkkkkk
Oi Iberê . meu nome é Dione . sou de Macapá. Acompanho seu canal . e acho muito legal. Iberê tenho uma experiência muito legal. Alimentando bactéria. Com açúcar. Essa experiência do jeito que eu faço não tem no UA-cam
Iberê, faz um boravê em uma fábrica de pasta de dente ou um boravê em um navio de guerra da Marinha do Brasil
Já estamos marcando o da pasta de dentes :-)
Já estamos marcando o da pasta de dentes :-)
Vlog do Manual do Mundo uhuuuuuu
*_Muito inteligente, nunca ia pensar nisso!!_*
Olá Ibere, sou engenheiro eletrônico, seria um prazer te ajudar a desenvolver alguma tecnologia embarcada para o submarino.
Gustavo Aveiro kkkkkkkkkkkkkk
Gustavo Aveiro e msm e ?
Iberê, para ter uma ideia da velocidade que o submarino subiria de vc soltasse o lastro você pode usar a fórmula de empuxo, que é Densidade da água em kg/m³ x Volume do corpo imerso x aceleração da gravidade (d•Vi•g). Sabendo o empuxo e sabendo que o submarino vai boiar vc pode utilizar a fórmula da segunda lei de Newton: Força resultante = massa x aceleração (Fr=m•a), sendo a Força Resultante = Peso - Empuxo (Fr= P-E). Dessa maneira vc encontra a aceleração podendo assim calcular a velocidade de acordo com a profundidade
Vai ter Live no dia em que vc entrar dentro da água???????
Também quero saber se vai ter live!!
thales whiph tbm kkkkkk
E quando ele entrar fora do submarino
no outro vídeo vc fala de moldar com pequenas chapas de madeira e fibra de vidro sobre o frame da estrutura, mas se o frame é de madeira uma maneira que eu acho que pode ser mais interessante é vc usar chapas de PVC que são baratas, para criar os painéis, essas chapas vc pode facilmente grampear na madeira e recortar, assim vc cria uma base boa e depois faz a laminação com a fibra de vidro por cima, e pode usar melhor o tecido para distribuir as forças. A vantagem ao meu ver é usar tecidos sem emendas o que deve deixar mais forte. Você poderia inclusive fazer cada camada em diferentes direções.
Só de assistir os vídeos do submarino, já fico com falta de ar.
Só porque você falou em ficar sem ar eu fique sem ar
Sem Nome também hauahshah
Kkkk
Eudes Lima. Somos 2
imagina quem vai morrer lá em baixo.
Cara usa e muito entusiastico fico pensando no que os construtores pensaram em cada detalhe que fez da sua invenção um sucesso de produção colossal a pequeno Porte em larga escala como os construtores navais de navios transatlântico lanchas yatches ibere se considere um gênio
Eu ainda não acredito que vcs vão fazer um submarino
Lucas Augustinho eu acredito
Iberê, pra essa boia de emergência tenta ver o funcionamento de airbag,pois funciona com uma reação química de dois materiais que em contato libera uma grande quantidade de nitrogênio
E o que vcs vao fazer sobre a circulacao de ar na cabine do submarino? vcs ja pensaram nisso ou ja tem alguma solução?
Além de painéis de policarbonato planos como um cockpit de avião seria uma boa por duas escotilhas em forma de bolhas para facilitar a observação ao redor do sub, eu tbm tenho uma CNC router
Ibere... Me responde uma dúvida muito cruel... Pra onde vai seu gás carbônico? Como você vai fazer pra expulsar? Ajudem a ele ver galera!!!!
Vou trocar o ar rápido. Terei volume suficiente para alguns minutos :-)
Ibere, existe absorvedor de CO2, da mesma forma q silica gel.
Acho q uns 4kg deve ser uns 160,00.
Cuida desta questão de gases senão vc apaga sem nem saber.
Olha a NR33 ou faz um curso disto.
Iberê para inflar a bóia lateral do item 3 vc pode usar o mesmo sistema do canhão de batatas como bomba de ar comprimido
e se em vez de empurrar a porta de emergência, puxar ela?a pressão não vai estar empurrando ela, aí só puxar para abrir não seria o suficiente?
Ela explode pra dentro. São toneladas de força.
Fora que quem tivesse detro seria esmagado com uma força e velocidade contra a “parede” do submarino que vc não mede
Que loucura, kkkk
nada mais a comentar kkkk
Ikarian volta pro seu Minecraft que é melhor kkkk
Esse canal é muito interessante e se supera a cada ano com esses projetos.
Muito top quero dá uma volta nesse submarino kk
Iberê, uma parte q eu acho muito importante vc falar é como vc faria os "faróis" do submarino, afinal de baixo d'água vai ser difícil enxergar só usando a luz do sol
Ibere, quando um mergulhador vai descer a uma grande profundidade ou subir de lá ele tem que ir com calma para não sobrer com a diferença de pressão, se você por acaso tiver que sair do submarino embaixo d'água já sob uma pressão maior não vai dar problema?
A uma profundidade muito baixa, não :-)
Ele explicou mais sobre isso nos vlogs anteriores sobre o submarino
Explicações muito boas! esse submarino vai ficar top com certeza!
Eu tô muito ansioso para ver isso acontecer
Iberê, seria interessante ter uma espécie de lâmpada externa para iluminação frontal, caso a visibilidade da água não seja tão boa e vc possa enxergar melhor. Caso vc use Madeirite e fibra de vidro, dá para usar aquela espuma de expansão que vende na casa de material de construção.
Faz um avião na próxima
Iberê você esta pensando em colocar um sistema de comunicação com as pessoas de fora. Acho também que poderia pensar em colocar do lado de fora algumas travas no lastro que podem ser tiradas sendo puxadas, pelos mergulhadores que você disse que quer que te acompanhe. Para caso o sitema de alavanca dentro do submarino falhe. É só mais uma redundância que acho legal pensar, segurança nunca é demais!
Iberê,se você subir muito rápido no caso do lastro de metal não tem perigo com a questão da respiração?
Não, pois o submarino vai ter 1 ATM na parte interna. Então não tem variação de pressão :-)
Vlog do Manual do Mundo entendi,estava pensando que vocês iam usar a estratégia de fazer um furo embaixo do submarino pra igualar a pressão do submarino com o lado de fora... mas sera que se entrar água no submarino você pode acionar esse dispositivo das boias? Porque ai a pressão do submarino vai igualar com o lado de fora e corre o risco de subir muito rápido.
Se lerem isso eu amo o canal e impulsionou meu interesse por ciência!!!
Parabéns Iberê, tô apaixonado pelo projeto.
To ansioso pra 2019😂😂
OI DOUGLAS eu tbm kskkss
faz um veleiro depois do submarino, de madeira que caiba 2 pessoas ou mais, to adorando o processo aí, boa sorte!
Iberê, não sou pessimista. Nunca fui. Tô torcendo demais para que o submarino de certo e não vejo a hora ver o vídeo. Mas toda vez que vejo algum vídeo seu falando do submarino eu sinto algo estranho no peito. Não sei, pode ser o medo que eu tenho de me afogar, mas tenho um certo receio quanto ao submarino. Que boas energias estejam contigo no dia da inauguração desse submarino e que dê tudo certo. Desculpa esse meu comentário estranho, não me leve a mal. Sou seu fã a anos e adoro seus vídeos. Abraço!!
Essa sensação vai passar quadro começar a construção :-)
Então, vamos ao submarino!! 👏👏👏👏👏
Jefferson Simplicio eu também... Às vezes fico meio preocupado
Jefferson Simplicio Cara, como eu amo esse canal!
Estou muito ancioso por esse dia...
E quero muito que dê tudo certo.
Boa sorte Iberê e mary também!
Abraços
Estamos todos ansiosos; você vai levar uma câmera pra filmar lá embaixo certo? Por dentro?
Com certeza!!!
franck willy oi chará
will a.s difícil achar kkk
franck willy verdade kkk mas meu nome é só willy
Boa noite, Iberê.
O ideal é que você equalize a pressão interna do submarino com o cilindro de ar. Desta forma o esforço no casco será minimizado, além de permitir você colocar uma saída de emergência por baixo do submarino sem o risco de entrada de água. Aliás, ao utilizar o cilindro de oxigênio para respirar, você vai pressurizar o interior do submarino e vai precisar de algum mecanismo de compensação, tal como um compressor ou tomada de exaustão.
Boa sorte!
Quero um coraçãozinho do Iberê!
Leva o submarino pra arraial do cabo, fiz um mergulho lá e foi sensacional o lugar é perfeito pra isso a vida marinha abundante tartarugas muito lindo, gostaria de estar no dia que você fosse descer no sub seria uma honra presenciar isso
Mano the hype is real
Eu rebatizava a Go pro se Go PROblem. Agora essas idéias aí são todas top. Show d bola, já tô curioso pra chegar janeiro. Hehe
O próximo projeto vai ser um avião feito de papelão e algumas gotinhas de corante, certo?
Acompanhando Direto! Vamos que vamos Manoal do Mundo
vai ter lança torpedos? kkkkkk
Bem planejado a gente consegue roubar alguns torpedos da antiga união sovética heim
nem precisa, ele vai morrer de boa.
Muito importante as medidas de emergência, contudo sugir que acha uma coordenação entre elas, algo do tipo, primeira medida, passou 10 s sem efeito, segunda medida, 8 s, sem efeito, próxima média, etc, se acionar todas as mesmo tempo a chance de ter problemas é grande. O dispositivo que o operador tem que ficar apertando, de tempos em tempos é geralmente chamado de " homem morto ". Da pra fazer com arduino e deixar a parafernalha eletrônica na bóia. Boa sorte Ibere
*eu tenho mta vontade de entrar num submarino e ver as coisas de baixo d'água, mas minha claustrofobia n me permite ;-; Só de pensar em ficar um lugar fechado relativamente pequeno e ainda de baixo d'água já me dá uma sensação de sufocamento;-;*
Cara é sério tô bem empolgado com esse projeto. Manual do Mundo é muito foda!!!
Cortar a madeira? não ia ser de fibra de vidro?
Fibra laminada sobre madeira :-)
Iberê, algumas sugestões para os problemas apresentados:
1. A boia de superfície com cabo para limitar a profundidade pode ter dois cabos: um guia (que pode ser também um cabo de dados para usar os seus sistemas de comunicação) outro de segurança (que vai ser usado para a sustentação do sub na profundidade máxima). Ao esticar o cabo de segurança ele dispara o alarme. O seu "panic button" pode funcionar com IR, melhor forma de comunicação.
2. Tenha dois ou mais lastros, um principal que seja equivalente ao peso principal, com massa suficiente pra deixar de afundar, outro(s) para subir.
3. Estude a possibilidade de instalar airbags no submarino. O CO2 é, de fato, a melhor alternativa. O volume do gás, quando comprimido, é bem menor do que dele liberado. Existem cilindros para pistolas de gás comprimido (Airsoft GBB) que podem ser liberados com um simples prego, que vai liberar o gás bem rápido e fácil.
2020 faz um avião que pousa na agua hehehe
Nao vejo a hora de ver esse vídeo
É o mais esperado do ano de 2018 e de 2019 😍😙 melhor canal
Ano q vem vcs vão fzr um submarino q pd ir até as zonas abissais.
Ano que vem vai ser um foguete pra provar que a terra não é plana
Muito massa, acho legal os conceitos técnico que o Iberê tem, em janeiro de 2020 Iberê vai fazer um avião, pq do jeito que vai a única coisa que irá impedir é o céu! Parabéns pelo projeto!
Iberê faz a porta de emergência que abre pra dentro de algum jeito ou porta com trilho mais acho que com trilho n da certo
Pra dentro é impossível. Se abrir, me esmaga.
Aaa verdade kkk
Muito top o projeto..
To louco para ver funcionando😊👏👏👍