Belém, PA (1975)
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- Edição Especial do Brasil Hoje, da Agência Nacional, sobre Belém, capital do estado do Pará. O vídeo mostra aspectos da cidade, do Banco da Amazônia, do Distrito Industrial, criado com investimentos da SUDAM, e da Festa do Círio de Nazaré, quando estavam presentes o vice-presidente Adalberto Pereira dos Santos, os governadores do Pará, Aluísio Chaves, de São Paulo, Paulo Egídio, e o cardeal-arcebispo Dom Avelar Brandão. Brasil Hoje n. 118. Edição Especial (1975). Fundo Agência Nacional. BR_RJANRIO_EH_0_FIL_BHO_119
Belas imagens de Belém que ficaram no passado infelizmente.
Minha cidade maravilhosa ❤️
A fabrica da Phebo ficava perto da AV. Doca, e ocupava 2 quarteirões. Sempre que eu passava de ônibus sentia o perfume bom do sabonete, pois ficava impregnando as ruas ao redor.
Depois que desativaram ela (foi vendida) na década de 90, o cheiro do sabonete Phebo ficou no ar por mais de 1 ano. Até que as telhas da fábrica quebraram e a chuva levou ou lavou o local e o perfume do sabonete foi sumindo aos poucos.
Lembro também!!!
Amo Belém antiga!
Uma pena não terem filmado grandes ícones arquitetônicos da cidade, que a época ainda estavam de pé como o Grande Hotel e a Fábrica Palmeira, que na mesma década, assim como outros prédios históricos pelo Brasil, viriam ser demolidos.
Concordo que faltaram grandes exemplos arquitetônicos, principalmente o Teatro da Paz. Mas o filme é bem interessante.
Fico imaginando como era a cidade nova de Ananindeua nessa época...😍
Era uma vila dormitório, com casas do BNH iguais onde todos trabalhavam e estudavam em Belém.
Acho que 75 ainda não existia cidade nova
Tédoido...😂 como você consegue essas belas imagens🤔😆 Parabéns pelo video 👏👏👏 Esse canal é oficial do Arquivo Nacional?
Ameeei
Amei 💖
Salve Maria mãe de Jesus, salve Belém.
O tempo que a televisao dava noticia boa do Pará.
A meu ver não mudou muito, tirando o aspecto do crescimento populacional e suas consequências. O foco econômico na pesca, artesanato e no setor de serviços se via desde aquela época, e ainda hoje continua, o que a meu ver é preocupante. Alguns chamariam de "preservação" cultural, outros de estagnação, em muitos casos eles andam juntos.
estás muito enganado, Belém, se tornou uma metrópole, a cidade cresceu em todos os sentidos, temos muitos shopings e industriais e o turismo cresceu muito, essa Belém que você se refere é a da década de 70.
Tínhamos muitas indústrias ma época..Fosnor,Inca,AZPA,Souza Cruz,Gelar ,Gráfica.. Perdemos yodo nosso parque industrial a partir dos anos 90..
Belem hoje é de dar dó...
Uma dinastia governa o Pará, que não deixa o estado se desenvolver, mts tem deixar sua terra, sua família em busca de emprego em Estados principalmente sudeste e sul
E pensar que as companhias aéreas já ofereceram até missa completa a bordo, e hoje, no máximo um saquinho de amendoim kkkkkkkkkk
Porque nós anos 70 o povo era mais católico
É O MEU ESTADO
❤
Oh, morena linda e maravilhosa sempre foi a minha Belém. Cidade Jambeira com seus encantos que nenhuma possui.
O Bandeirante Portugues Pedro Teixeir a no seculo 17 connquistou o alto do Rio Amazonas ,e a partir dai a maior pa rte da Amazonia passa a ser do Brasil .
Sudam que o Jader dilapidou
Agora é o Paulo Rocha que esta dando um grau! 😂😂😂
Ainda requisios da bela epoc da borracha