Aula Pública: A Educação das Relações Étnico-Raciais
Вставка
- Опубліковано 9 лют 2025
- Discutir questões étnico-raciais é um dos principais desafios de educadores na atualidade.
Mesmo em um país plural como o Brasil, o sistema de ensino tem dificuldade em lidar com preconceitos e discriminação na escola.
Para evitar conflitos, muitos educadores preferem não discutir ou se posicionar sobre racismo e intolerância.
Sem debate e mediação, escolas acabam naturalizando práticas discriminatórias. Por outro lado, crescem no brasil movimentos para fortalecer o ensino de história e de cultura afro-brasileira e indígena.
Para especialistas, a implantação dessas questões no currículo escolar é fundamental para promover uma sociedade igualitária.
Mas, afinal, como trabalhar racismo e preconceito na sala de aula?
Como deve ser a educação das relações étnico raciais?
Convidado: Oswaldo de Oliveira Santos
Bacharel em Geografia e mestre em Ciências da Religião, Oswaldo é coordenador do Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista
Meu Deus, vim aqui revisar o assunto para uma prova de concurso e me deparo com essa preciosidade de aula. Professor, sua explicação é muito didática e direta, impossível não compreender tantos aspectos citados, mesmo em tão pouco tempo. Obrigada por compartilhar saberes tão essenciais conosco!
2 . Porquê eu também. Kkkkkkk
Amei de mais a aula e a explicação é clara e objetiva 😻❤️
Parabéns aos envolvidos pelo tema da aula.
é fundamental abordar essa questão, pois o que não se mensura, não se age.
gostei!
Parabéns, Professor! A tua discussão articulando classe e raça é fundamental. Um forte abraço!
Obrigada pelas partilhas! Conhecer a nossa história e os porquês da necessidade de haver uma educação voltada às relações étnicos raciais é o caminho para a desconstrução e ressignificação. Sigamos!
Adoro professor Oswaldo, explica muito bem, melhores aulas sempre.
Muito bem explanado. Claro e objetivo! Ele praticamente desenha meu projeto de pesquisa de Pós-graduação em Direitos Humanos. Já sou fã.
Uma abordagem objetiva e esclarecedora.Parabéns.
Excelente aula,essa mentalidade racista precisa ser mudada realmente,por isso tão necessário essa matéria obrigatória na educação.
Excelente aula, obrigado pelos pontos abordados.
Parabéns pela aula magestosa, professor! Parabéns!
q aula incrível! Parabéns!!!
Aulas importante, temos que conhecer os acontecimentos de revoltas ocorridas no Brasil, passar esse processo de grande importância da história social é cultura do nosso país.
Que aula fantástica obrigado professor...
Perfeito professor ao meu ver a escravidão é subjetiva agora. Estão nas relações, na territorialidade. Colônia e metrópole ainda existem porém não nos moldes passados.
Hahahahaha vc viu essa aula mesmo, pra estar falando isso?!?!?!?!!?!?
"A população negra no Brasil não se vê na sociedade"....
Infelizmente, uma grande verdade!
Aula muito boa! Parabéns professor!
Aula maravilhosa 👏👏👏
Excelente palestra , parabéns 👏🏽👏🏽
Explanação maravilhosa
VERDADE VERDADEIRA. .
Esta é uma luta diria.
verdade verdadeira? só porque ela disse isso e afirma que é verdadeira entao pra voce é verdadeira. se eu afirma que tu pertence ao grupo dos equideos e afirmar isso voce vai acreditar tambem. pelo amor de Deus. pede pelo menos a fonte de onde eles estao tirando isso. eles estao falando da boca pra fora e todo mundo acredita?
Aula super dinâmica, amei !! 📚❤🙌⚠ #2019!
Parabéns,ótima aula !
Excelente didática, muito bem explanada!!
excelente!!
Excelente aula, didática maravilhosa!!!
Aula top!
Participei de Aula pública:A educação das relações Ético racional, foi uma aula extremamente educativa.
Onde tive a oportunidade de sabe mais sobre a história da humildade, sobre chibata e escravidão , discutir questões relacionada a etnias.
O palestrante Oswaldo de oliveira Santos , bacharel em geografia e mestre em ciências da religião, mostra a entre raça e classe.
Muito boa a aula, infelizmente como nação ainda somos racistas , é necessário valorizar todas as culturas e povos neste país. O respeito sempre em primeiro lugar. Parabéns pela a aula.
Professsora, gostei muito da aula
muito bom!!!
que aula!!
Legal essa aula e esse video
Excelente aula!
Maravilhoso
eu concordo com você ao dizer que todo tipo de etnia sofre algún tipo de escravidão,mas, todos eles saíram de sua situação com manifestações, revoltas e leis que reconhecem sua identidade como cidadão,aliás, os negros e indígenas foram as etnias mais masacradas a nivel mundial, e só ver o que está acontecendo no haiti e sua história.
Maravilha. Te mais?
Excelente!!! professor top!
21:48 👏👏👏
Ótimo
muito bom!
Oi❤😊
A cara desses estudantes brancos sem entender um A 😢
onde é essa palestra?
🫶🏻🫶🏻🫶🏻🫶🏻
Iniuca
eu queria uma verdade com documentos sobre alguem ganhar mais que outro em um ambito trabalhista porque no mundo em que vivemos isso é muito ruim, acredito que o negro há alguns anos sofreu de varios males impostos por uma maioria branca e até por eles mesmos mas sou contra hoje você dar cotas para uma uma pele por há varios anos temos os mesmos professores e as mesmas escolas os mesmos livros acho que as cotas deveriam ser para a questão financeira seja ela para branco,negro,amarelo.
Explicando o que diz RECEBER MENOS para NEGROS-AS E MULHERES...significa dizer que ocupam os cargos de menor valor monetario...hello!..kkkk...
Procure por laeser.ufrj. Eles publicaram relatórios mensais sobre isso durante anos.
Leia e veja.....pt.slideshare.net/laeserieufrj/rdr-2007-2008pt-11890611
Muito obrigada por compartilhar essa informação, Giovani!
Isso de ensinar história africana em escola é lobby dos professores que estudam essa merda e depois não têm como arrumar emprego. Quer aprender história africana? Compre livros e leia.
a gente não aprende nem a historia portuguesa na escola imagina a africana ou indigena
A ignorância é uma benção. Que comentário infeliz !!!
Com a palavra o BRANCO BURGUÊS. Quem se importa com uma opinião tão medíocre e racista como a sua ????? Vá para a sua baladinha, almofadinha.
GENIEL LIMA você é a prova que precisamos do ensino de História e Cultura Afro nas escolas Brasileiras
racista do infernos. deveria ter vergonha do que está falando, branco privilegiado. aff,, respeite nós pretos e indigenas seu idiota.
Esse cara tá bebado
Está bêbado de conhecimento. Parabéns, professor!