A RIXA ENTRE ÁREAS

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 гру 2024

КОМЕНТАРІ • 173

  • @eliasfreire5901
    @eliasfreire5901 7 років тому +75

    Ja disse Einstein: Uma mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original. Segregar pessoas em relaçao a areas do conhecimento é deixar de aprender.

  • @patrickestudante5792
    @patrickestudante5792 7 років тому +331

    Acredito que essa arrogância generalizada por parte do "grupo de exatas" se deve à defasagem que o Brasil tem com o ensino de matemática e, consequentemente, Física e Química. Esses dias eu assisti a um vídeo da Kéfera em que ela afirmava detestar matemática e ser muito ruim na disciplina. Ver nos comentários do vídeo o número de pessoas que se identificaram com isso é simplesmente espantoso. Eu acredito que nós temos uma certa tendência a gostar daquilo que temos mais conhecimento, ou seja, se na escola eu tiro 5,0 em Física e 9,5 em História, não é difícil imaginar qual área eu estou mais apto a gostar. Então, quando uma pessoa percebe que se "encaixa" no grupo das exatas, ela tem a falsa sensação de que é superior por ter afinidade com uma área que, teoricamente, é de uma minoria. Nesse momento, infelizmente, a análise da importância de cada área do conhecimento fica em segundo plano por causa dessas rixas totalmente infrutíferas :(

    • @UniversoNarrado
      @UniversoNarrado  7 років тому +75

      Verdade velho, excelente reflexão!!! Não tinha parado para pensar por esse lado...muito bom!!

    • @tobiasnobrega6419
      @tobiasnobrega6419 4 роки тому +7

      Cara, mas se me permite discordar, eu sempre tive física como a pior nota do meu boletim e independente disso, sempre gostei da área, estou terminando meu ensino médio e quero cursar física. Claro que se tiver um nível alto a ponto de muitos não conseguirem fazer, haverá mais resistência, mas não acredito que seja fator crucial pra esse olhar pras exatas

    • @cabelinho97
      @cabelinho97 4 роки тому +3

      @@tobiasnobrega6419 Tobias, a conclusão da sua discordância se encaixa, exclusivamente, no mérito individual de seus vivências cotidianas. A famosa evidência anedótica. Não concordo categoricamente que o seu relato nem o do Patrick sejam estritos aos problemas socioeducativos da atualidade. Lembre-se do argumento dedutivo, o qual a conclusão é abstraída do individual para o coletivo, porém não vale como lei ou teoria. Eu, por exemplo, era péssimo e abominava Física, Biologia, Filosofia e, principalmente, História, entre outras. Hoje, busco apetecer meus conhecimentos graças as sequelas, negativas, obtidas em algumas áreas do conhecimento. Analiso-me como alguém apaixonado por Física (do orginal, "pathos", com o sentindo de sofrer por gostar) e fissurado na reflexão do pensamento crítico: a Filosofia. Também curto muito aprender sobre o mecanismo de funcionamento do corpo, por sua vez, através da imensidão da Biologia - Taxonomia e Paleontologia - cuja efetividade do conteúdo apreendido permeia o dia a dia de todas as espécies; não obstante, é uma estirpe mais alocada, claro, às ciências biológicas. Em suma, o prognóstico do Patrick é válido pelo espectro empírico e estatístico da exultação da desvalorização do desconhecimento (não vou colocar fontes porque pode-se encontrar em diversas notícias). Ex: "Ah, eu não gosto de matemática. Mas nem vou "usar" no futuro mesmo, pois vou trabalhar com estética. Então, para que estudar?"... ironica e, por ignorância e arrogância de alguns, arbitrariamente, a matemática está presente em tudo, por menor que seja a utilização dela. Por consequência, existe uma horda de ingênuos que corroboram com esta percepção minudência tal qual influencia os demais do mesmo nicho a seguirem os mesmos princípios da "inutilidade" de determinado ramo de estudo. É deplorável a presença de tamanha defasagem no setor da curiosidade pelo conhecimento, não da formação acadêmica, porquanto é complexo demais saber quando haverá um fim; dado que pode ser apenas o começo.

    • @tobiasnobrega6419
      @tobiasnobrega6419 4 роки тому

      @@cabelinho97 Na verdade você só confirmou o que eu disse. Não disse que era regra quem cursa física, em algum momento não ter gostado, não coloquei minha experiência individual na frente do coletivo, apenas usei o meu exemplo como prova de que os argumentos do Patrick não são necessariamente fator decisivo para a escolha de um curso, visto que, assim como eu, muitas pessoas se encantaram pela física ou qualquer outra área de conhecimento justamente por não ser algo simplório, mas que necessita de diversas visões para a entender. Não disse que o argumento de Patrick não existe, apenas disse que não era uma das causas principais de haver tanta discordância quanto a matérias que não tiramos boas notas, afinal, isso é causa ou consequência de não gostarmos da matéria? Cabe um raciocínio maior quanto a esse ponto, citei meu exemplo, de tirar notas não tão boas no começo, mas com muito esforço consegui melhorar essas notas e creio que isso pode acontecer com qualquer um, basta notar pensamentos como o de Tesla e tantos outros cientistas, ao afirmarem que a genialidade não é, em si, algo genético, espontâneo, mas fruto de esforço e persistência.

    • @cabelinho97
      @cabelinho97 4 роки тому +1

      @@tobiasnobrega6419 Tranquilo, caro. Afinal, eu também não disse coisas que você disse que não disse. A comunicação é assim. Faz parte! Talvez eu tenha subentendido mal a sua primeira explicação, todavia ao final ficou evidente. O mérito do ato de discordar de uma ideia implica na possibilidade de algo contestado ser menos vantajoso que algo sugerido. Portanto, entendi seu ponto de vista e permaneço com a mesma percepção, não da sua ideia porque fora esclarecida, mas da minha opinião acerca da realidade tangível. Sobre este último final: as palavras são bastantes relativas dependendo do contexto acerca da genialidade. Certa feita, o falecido professor, Pierluigi Piazzi, disse em uma entrevista "A inteligência é diretamente proporcional a densidade de ligações dendríticas dos neurônios". Agora, pela análise sociológico-estatística, o pesquisador de inteligência, James Flynn, realizou pesquisas sobre a meritocracia de determinadas regiões e conseguiu extrair informações precisas com relação ao desenvolvimento da maturação intelectual da média demográfica de cada região estudada. Não vou destacar os cinco tópicos, porque eu não me recordo de todos e, caso eu pesquise para adicionar, o comentário ficará muito grande. Caso tenha interesse, veja o vídeo do Pirula a despeito da meritocracia: ua-cam.com/video/cb5_OmhG_IQ/v-deo.html. Ele irá ressaltar o estudo de J.F. e demonstrar fatores remanescentes perpetrantes à capacidade cognitiva das pessoas. Se quiser ampliar o espectro de definições, há uma abordagem sobre o Tabuleiro de Galton do de Átila Iamarino também: ua-cam.com/video/YINTTVjBrY4/v-deo.html. Por fim, sucesso com sua vida pessoal. Curto muito Física e, por este motivo, incisivamente, desejo que você evolua bastante. ^^

  • @iSuy100
    @iSuy100 7 років тому +75

    Cara, só p/ agradecer a resolução de exercícios da fuvest e ITA da 2a fase. Com eles consegui ser aprovado em eng. elétrica na poli-usp! valeu demais!!!!!

  • @punkrockrules205
    @punkrockrules205 7 років тому +34

    Concordo totalmente! Conhecimento é conhecimento, e aprender nunca é fácil! Mas como tudo que não vem de mão beijada é extremamente prazeroso.
    É gostoso saber!

  • @jamilebarreto9060
    @jamilebarreto9060 7 років тому +10

    Eu acabei de achar esse canal ..e tô impressionada com a maneira como vc passa o conteúdo e leva o seu público a questionar as coisas e mergulhar ao invés de ficar só na parte raza da busca pelo conhecimento .
    Obrigado Deus por esse canal 😍😍😍

  • @arielportugal4473
    @arielportugal4473 4 роки тому +91

    O Segredo é ser das Biológicas, mais especificamente Medicina, quando houver a Briga entre Humanas e exatas, vou lucrar cuidando dos dois.

  • @Matheus-qt3ud
    @Matheus-qt3ud 7 років тому +16

    Sábias palavras. Estou aprendendo muito contigo!

  • @fisicamente1979
    @fisicamente1979 4 роки тому +9

    Tenho 41 anos e gostaria de deixar meu relato aqui.
    Eu me formei em Filosofia na Unicamp e para vc fazer Filosofia vc tem de ser poliglota e capaz de ler e interpretar textos em grego clássicp e latim, alem de ler no original os clássicos da Filosofia nos idiomas em que foram escritos, ou seja, saber ler e entender em francês, italiano, alemão e inglês. E, acima de tudo, ser capaz de se expressar perfeitamente na linguagem oral e escrita em português.
    Gostaria de lembrar que todos os gênios de Matemática cultivavam além da própria Matemática também a Filosofia e as Artes.
    Bem, comecei a fazer ano passado a fazer Licenciatura em Matemática no IFSP.
    Não existe isto de ser bom só em Matematica ou bom com palavras e textos. O importante é cultivar a curiosidade e querer aprender coisas novas sempre.
    Sugiro a todos aqui que procurem informacoes sobre Edgar Morin, um teorico frances que é um critico brilhante desta triste divisão do conhecimento em compartimentos que somente nos emburrece.
    Parabens pelo excelente vídeo.
    Matematica e Filosofia são as mães de todas as demais ciências.
    Estudá-las a fundo é o que faz a diferença.
    Parabens pelo excelente video.

  • @GuiSac
    @GuiSac 7 років тому +11

    você disse tudo, comecei no curso de engenharia mecânica faz 3 semanas, e não entender demonstrações e deduções me faz sentir que não estou aprendendo nada, mesmo sabendo aplicar eles em qualquer tipo de exercício. Esse tipo de coisa gera muito desconforto. Você pode me dar alguma dica? um abraço e muito sucesso!!

    • @pedropaiva1898
      @pedropaiva1898 4 роки тому

      E aí cara, conseguiu entender as demonstrações ou se rendeu ao processo alienado?

  • @matheusfranco1484
    @matheusfranco1484 7 років тому +20

    mano, tu é o máximo. um dos caras mais inteligentes do UA-cam, infelizmente, muitos não conseguem ver isso!
    cara, compraste essa camisa onde ?

    • @UniversoNarrado
      @UniversoNarrado  7 років тому +3

      Valeu!!!
      É de um cursinho onde eu trampo...no ano passado os alunos fizeram essa camisa pro pessoal da sala, ai eu peguei uma.

  • @evelynazeredo7889
    @evelynazeredo7889 7 років тому +47

    Eu faço engenharia, e sempre amei humanas, na verdade sempre achei que faria humanas e sinceramente a galera de humanas são pensadores incríveis, eles tornam a vida mais bonita, são pessoas líricas,amo pessoas de humanas e nenhum está acima do outro!!! Acredito que humanas é mais difícil do que exatas, pq como vc mesmo disse exatas é mais operacional, humanas não, vc é obrigado a ser um pensador...

    • @gustavo.g.pereira
      @gustavo.g.pereira 6 років тому +9

      Evelyn Azeredo poisé, sempre gostei das duas, gosto de filosofia até hoje. Obs: faço ciência da computação.

    • @ftd-erickluzaquino2261
      @ftd-erickluzaquino2261 4 роки тому +9

      Não concordo com isso, você deve achar fácil ser uma calculadora ( uma pessoa que só faz contas e usa fórmulas mesmo sem entendelas), porém entender o por que daquela fórmula funcionar ou como o mundo funciona e o universo é muito mais complicado, por isso não fale que exatas é mais fácil, matemática e física é uma filosofia expressa em números. Todas as matérias são fáceis, a questão é se você sabe por que aquilo funciona.

    • @tioyesir6713
      @tioyesir6713 4 роки тому

      Humanas é 1 mol de x mais fácil que exatas, e vc provavelmente é de humanas e não faz engenharia de verdade pra falar uma caquinha dessas bro

    • @pensativo2805
      @pensativo2805 3 роки тому

      Nem os de exatas, quem é realmente valorizado são os jogadores

    • @isa__wuw
      @isa__wuw 2 роки тому

      Vdd

  • @biancaleite3778
    @biancaleite3778 6 років тому +5

    Sensacional!!! Seus videos sempre me fazem pensar... Nao deixe de postar, por favor . obrigada ❤✨

  • @evelynazeredo7889
    @evelynazeredo7889 7 років тому +83

    Infelizmente os profissionais de humanas não são valorizados como os de exatas!!!

    • @UniversoNarrado
      @UniversoNarrado  7 років тому +21

      Bem observado!

    • @AlanRobson_
      @AlanRobson_ 5 років тому +11

      São mais! Machado de Assis ou Cesar Lattes? Quem é mais lembrado?

    • @davihonorio8760
      @davihonorio8760 5 років тому +4

      @@AlanRobson_ generalizado, amigo!

    • @AlanRobson_
      @AlanRobson_ 5 років тому +1

      @@davihonorio8760 Ann?

    • @jaimiltonsouza6721
      @jaimiltonsouza6721 4 роки тому +12

      @@davihonorio8760 quem generalizou foi a mina e não ele

  • @danielvieira957
    @danielvieira957 7 років тому +4

    Tá louco,um dos canais mais interessantes desse youtube,parabéns ! Poderia fazer um vídeo dos melhores livros que você já leu,não necessariamente didáticos. Abraço!

  • @rrafaiel
    @rrafaiel 7 років тому +21

    Muito foda cara, o conteúdo que você produz nesse canal é oque sempre mais me intrigou nos sistemas de ensino, toda essa separação do conhecimento e divisão em blocos distintos como se uma coisa não tivesse relação ou não influenciasse na outra. Muito massa seu canal cara, continue produzindo conteúdo desse tipo que esse questionamento e busca do conhecimento além das barreiras limitantes do sitema de ensino é fundamental para todos!
    Só uma pequena sugestão, porque não faz uns vídeos explicando todo o conceito de alguns assuntos que carecem bastante nas escolas principalmente de explicações mais aprofundadas na raiz, no conceito mesmo da matéria como física matemática e quimica? Uma coisa explicando mesmo a ideia principal, sem cálculos. Valeu cara, abração.

    • @UniversoNarrado
      @UniversoNarrado  7 років тому +5

      "Não há sabe mais ou saber menos, há saberes diferentes." - Paulo Freire.
      Isso ai brother!
      Opa, nessa quinta feira mesmo vai ser um video desse modelo ai que vc falou, acho que vc vai curtir!

  • @reinaldobrito6454
    @reinaldobrito6454 4 роки тому

    Ja fiz cursos nas duas areas (Engenharias e Direito) e tenho a dizer que voce esta coberfo de razao. CResci muito como ser humano apos fazer curdo na area de HUmanas.

  • @renankoji1
    @renankoji1 7 років тому +1

    Cara, to gostando muito desses seus últimos vídeos. Acho que essas reflexões nos acrescentam muito, assim como as video aulas que vc traz. Ta de parabéns, continue com esse trabalho incrível. Ainda quero ter a oportunidade de te conhecer pra sentarmos e bater um papo cabeça descontraído haha. Sucesso nesse seu novo curso

    • @UniversoNarrado
      @UniversoNarrado  7 років тому

      Opa, tomará que aconteça então!! hahaha
      abras!!!

  • @o_trystan_
    @o_trystan_ 7 років тому +11

    Eu amei a sua camiseta, preciso de uma!

  • @witfilho
    @witfilho 7 років тому +14

    O teu pensamento é idêntico ao meu cara, faço engenharia e isso me impossibilita de amar as ciências humanas.
    Obs: Li Nietzsche e amei

    • @mohamedwst
      @mohamedwst 4 роки тому +1

      Sou engenheiro e matematico.
      Sou ruim no portugues, e o cara mais inteligente que conheco, e formado em história.
      Questoes Geo politicas, ele e fora de serie.
      E os conhecimentos dele, me ajudaram a enxergar todo xadrez que os poderosos manipulam os bois.

  • @RaimBoult
    @RaimBoult 5 років тому +74

    Quando digo que sou 50/50 com as matérias, dizem que estou louco. Mas as matérias são uma só, são filhos da mesma mãe : filosofia.

    • @cabelinho97
      @cabelinho97 4 роки тому +14

      Pior que a "chacina" é tão colossal, que dizem que a Filosofia é insignificante.

    • @bankibankai3698
      @bankibankai3698 4 роки тому +2

      Entre os vários comentários "mimimi" que eu vi neste vídeo, o seu é o único que se baseia num fato epistemológico para embasar a sua opinião, portanto, apesar deixa de ser "mimimi".

    • @JoaoGuilherme-gi1dh
      @JoaoGuilherme-gi1dh 3 роки тому +2

      É pq nos colégios a gente tem a sensação que o conteúdo de filosofia não vai pra frente meio que temo a sensação que a matéria fica estagnada, e, por isso as pessoas nem ligam tanto pra essa matéria

  • @fabioricardors
    @fabioricardors 7 років тому +1

    Disse tudo. Parabéns, brother, teu canal tá cada vez melhor!

  • @rafaelbarbelinoo
    @rafaelbarbelinoo 5 років тому +1

    Parabéns! Vc é muito bom. Uma pena um vídeo como esse de 2017 ter somente 6,2k de visualizações.

  • @pauloandre6487
    @pauloandre6487 3 роки тому +1

    👏👏👏👏. Olha, comecei a seguir seu canal porque sempre tive um interesse em ter mais conhecimentona área de exatas. Apesar de ser da área econômica - que é tida como exatas, economia é humanas pq todo contexto econômico e teorias dessa área dão baseadas no comportamento humano, logo é como o homem age. Daí a importância das humanas, minha área de maior expetise. No entanto sempre fui interessado nas leis naturais e é como enxergo a física. Quando vejo um rapaz novo como você com uma visão excelente da interação dos conhecimentos, só me arrependo de não ter encontrado seu canal antes. Parabéns pelo seu trabalho. 👏👏👏👏

  • @michelwandermaas815
    @michelwandermaas815 7 років тому +47

    É legal entender da onde vem essa rixa e estereótipos. A verdade é que profissionais da área de exatas ganham, em média, mais do que da área de humanas. Isso é devido à características do nosso mercado, da qualidade de ser um país em desenvolvimento e até mesmo do próprio capitalismo.
    Eu arriscaria dizer também que formar numa disciplina de humanas também costuma ser mais fácil, visto que os professores/disciplinas requerem menos. Isso pode ser visto comparando médias de rendimento acadêmico dos alunos. Na minha faculdade, por exemplo, há 3 cursos com média de rendimento menor que 60%, todos de exatas, enquanto as médias de notas de humanas são as maiores.
    Resumindo, para um aluno mediocre, é mais fácil formar em humanas do que em exatas. No entanto, para um aluno esforçado, todas as áreas de conhecimento apresentam igual desafio.
    Como a maioria dos alunos são medíocres, eles gastam seu tempo zombando da mediocridade alheia, e daí vem a rixa.

    • @UniversoNarrado
      @UniversoNarrado  7 років тому +12

      Grande Michel!! Excelente reflexão meu caro! Muitíssimo obrigado por compartilhar essas ideias!!! Acrescentou demais na reflexão.
      Abraço!!!

  • @lucasassuncao8805
    @lucasassuncao8805 4 роки тому +2

    Estou me formando em engenharia civil, eu apoio 100% de tudo que foi falado. Não quero me prender a um esteriótipo, o conhecimento está aí para quem quiser aprender.

    • @alefdias4435
      @alefdias4435 4 роки тому

      Hahaha olha quem eu encontrei por aqui !

  • @igorjasenovski4313
    @igorjasenovski4313 6 років тому +1

    Vc é fera, Felipe.

  • @izabelmarques3510
    @izabelmarques3510 6 років тому

    Lindíssimo falou tudo!
    Todo o conhecimento é válido!

  • @moisesyuditelestavares
    @moisesyuditelestavares Рік тому +1

    (Quem é de exatas, imagina a vida sem ser bela . É igual ter dinheiro e sem infeliz. Respeitem quem é de humanas, eles já são considerados menos importantes por matemática e português entre outras... Mas é na humanas onde aprendemos quem somos, de onde viemos... Aprender humanas, torna a vida melhor. Exatas também tem várias coisas maravilhosas.

  • @fernanduca12
    @fernanduca12 3 роки тому

    Algo que você disse matou a pau: que ao ler literatura e filosofia, isso dá a você a capacidade de avaliar conceiros físicos e matemáticos com um outro olhar. Esse é um dos motivos pelos quais suas aulas são tão legais: você sempre consegue mostrar COMO uma equação ou uma abstração matemática se revela uma forma de olhar para o mundo. Acima de tudo você faz a conexão com os conceitos, que, embora baseados na realidade do mundo físico, são em última análise um produto do pensamento, que aproxima tanto a física e principalmente a matemática do processo intelectual da abordagem filosófica. E o mesmo deveria valer no sentido inverso. A pessoa de humanas pode até não conhecer todas as fórmulas matemáticas, mas é preciso ter a noção de que um outro tipo de raciocínio existe, e que pode seguramente ser aplicado quando se deseja compreender os mecanismos que formam a "engrenagem" de uma modificação em um momento histórico, por exemplo.

  • @peepeeweewee824
    @peepeeweewee824 7 років тому +24

    onde vc comprou essa camisa?

    • @UniversoNarrado
      @UniversoNarrado  7 років тому +13

      É de um cursinho onde eu trampo...no ano passado os alunos fizeram essa camisa pro pessoal da sala, ai eu peguei uma.

    • @Fisica-pr8he
      @Fisica-pr8he 7 років тому +2

      Poderia disponibilizar a foto dela.

    • @MarcosAurelio-sc9ok
      @MarcosAurelio-sc9ok 5 років тому +1

      @@UniversoNarrado como poderia consegui uma?

    • @netuniano3860
      @netuniano3860 4 роки тому

      Vi uma camisa, pelo que parece é exatamente igual a essa, no mercado livre

  • @brunacasati4100
    @brunacasati4100 7 років тому +5

    O pior que ate mesmo as instituições de ensino, na maioria das vezes, induzem o individuo a pensar assim.

  • @wellemdantas1239
    @wellemdantas1239 5 років тому +1

    Muito bom esse seu vídeo parabéns,vc é de mais👏👏👏

  • @TheThiagolider
    @TheThiagolider 7 років тому +1

    Belo video cara, aprendo d+ com vc , belo trabalho

  • @lucasfernando4110
    @lucasfernando4110 3 роки тому

    Muito dahora seu conteúdo, mano! Parabéns!

  • @vladimirsaraiva7213
    @vladimirsaraiva7213 7 років тому +1

    excelente,muito boaaaa.

  • @paulocabral1047
    @paulocabral1047 2 роки тому

    Show! Certíssimo!

  • @adriellesaboia5066
    @adriellesaboia5066 6 років тому +1

    adorei seu canal!!

  • @Lu7984
    @Lu7984 6 років тому +3

    Exatamente isso que penso. Estudo geografia e vivo na pele essa dilema humanas X exatas.

  • @mohamedwst
    @mohamedwst 4 роки тому

    Sou engenheiro e matematico.
    Sou ruim no portugues, e o cara mais inteligente que conheco, e formado em história.
    Questoes Geo politicas, ele e fora de serie.
    E os conhecimentos dele, me ajudaram a enxergar todo xadrez que os poderosos manipulam os bois.

  • @arthurpaz5226
    @arthurpaz5226 4 роки тому

    Excluir ou diminuir uma área do conhecimento é ridículo... Todas as áreas tem seus fascínios e suas importâncias ♥️

  • @eduardofcoura
    @eduardofcoura 3 роки тому +1

    pensa num maluco inteligente pra caralho

  • @heitorreis9896
    @heitorreis9896 4 роки тому +1

    Felipe, os termos não são esses: a filosofia não é uma ciência humana, é metafísica ou ciência do ser em geral (ontologia geral), nas Universidades a filosofia pertence ao departamento das ciências humanas. Mas a divisão dos departamentos acadêmicos não é exata. Atualmente os núcles pedagógicos de AC (Ação de Coordenação) nas escolas colocam o ensino de português, inglês, espanhol e língua de sinais como AC de linguagem e não de humanas, embora uma longa tradição que vem dos gregos e romanos, passando pelo medievo e renascença, convencionou incluir a Gramática como base das humanidades. As humanidades são então as disciplinas literárias, na renascença o latim, o grego, os escritos dos autores pagãos, em oposição às letras sacras: os escritos dos santos pais da Igreja e a Escritura Sagrada (Bíblia). O filósofo alemão Wilhelm Dilthey batizou as ciências humanas nascidas no século XIX de ciências do espírito: Geistwissenschften. Não há uma separação real entre o domínio das ciências humanas ou do espírito e as ciências formais e naturais, essa divisão é lógica, mas não ontológica (do ser), porque por exemplo a semântica algébrica é um ramo da lógica que funde formalismo algébrico e estudo do significado dos termos da língua, enquanto a economia emprega muito da matemática. A degradação dos alunos de humanas é real sim e não mero preconceito, a razão foi magistralmente exposta por Roger Kimball em Radicais nas Universidades: abandono do cânon da literatura.

  • @daniel57345
    @daniel57345 4 роки тому +1

    Que vídeo! QUE VÍDEO!

  • @ricardodaijiro7361
    @ricardodaijiro7361 6 років тому

    Eae como é q vc fez essa parede??são várias lousas??ou é algum plástico??

  • @nataqnemleite5742
    @nataqnemleite5742 3 роки тому

    Vc q fez suas tranças?

  • @alunoqualquer109
    @alunoqualquer109 7 років тому +35

    Você já foi aluno do ITA ou do IME, ou já prestou estes vestibulares ?!

    • @victorsantolin5388
      @victorsantolin5388 5 років тому +2

      ELITE Vinícius ele já prestou o vestibular do ITA, o IME eu n sei

  • @victormatos6730
    @victormatos6730 7 років тому +2

    Muito fera irmão!

  • @Fernandes-Ferreira
    @Fernandes-Ferreira 5 років тому +5

    da onde é seu sotaque? estou estudando fonética. achei interessante

  • @kenzoohi
    @kenzoohi 2 роки тому +1

    O processo de entender matemática para além da mecânica lembra mais ler Nietzsche do que pensa o engenheiro macaqueador.

  • @matheuscardoso1
    @matheuscardoso1 7 років тому +1

    Mandou muito, meu parceiro.

  • @SharPlays
    @SharPlays 5 років тому

    Sempre fui bem declinado, compelido para a matemática, sempre gostei, tanto que pretendo fazer física. No entanto, também sou muito bom em humanas, linguística e biológicas!

  • @gustavogomes6749
    @gustavogomes6749 7 років тому +1

    Faz vídeo do ITA

  • @desatinofm
    @desatinofm 7 років тому +6

    R.I.P Cabelo.

  • @dorivaljr4746
    @dorivaljr4746 4 роки тому +1

    enquanto isso os das biológicas comem pipoca assistindo as tretas nada haver hahahaha

  • @fim4421
    @fim4421 3 роки тому +1

    O papo mó reto
    E a musiquinha de fundo:
    Tututututuu

  • @AlanRobson_
    @AlanRobson_ 5 років тому

    Bertrand Russel veio pra sintetizar essa discussão e torná-la obsoleta

  • @elvisluizmachado
    @elvisluizmachado 5 років тому +2

    Multidisciplinaridade é a minha área.

  • @metododiretoaoponto3896
    @metododiretoaoponto3896 7 років тому +1

    Todas precisam de base para existir, do mesmo modo que Mario Bunge disse: "construir um sistema filosófico baseado nas ciências"

  • @joaosinho5272
    @joaosinho5272 3 роки тому +1

    Eeee ...
    Por isso que os ANTIGOS englobaram tudo num que eles chamaram de ESPIRITUALIDADE .
    Mas , os "modernos" fatiram a realidade , para sendo eles unir tudo lá na frente . Porém na pratica no Brasil não existe profissionais suficiente é nem os alunos conseguem faz essa INTEGRAÇÃO .

  • @park7santos
    @park7santos 5 років тому

    Muito bom excelente vídeo

  • @fernandofrancoserpa265
    @fernandofrancoserpa265 3 роки тому

    Mas não dá pra comparar o Nietzsche como somar fração... Faz uma equivalência legal aí que vc vai ver que aprender exatas tem muita teoria envolvida. Vc mesmo diz que tá ligado com a filosofia... Pra ser justo diz que é pelo menos a mesma dificuldade. N dá pra dizer que humanas é mais difícil...

  • @mateusgarcia4833
    @mateusgarcia4833 4 роки тому

    Melhor Canal

  • @eletrolavmaqeletronicos
    @eletrolavmaqeletronicos 3 роки тому

    Da um livro de Aristóteles para ele ler, eu li, imas dez vezes um Trecho e toda vez aprendo algo diferente. Não sei quando vai ser o fim mas vou terminar com certe,a

  • @mikaelsilva2823
    @mikaelsilva2823 7 років тому +3

    Cara, vc poderia me indicar livros de química e física pro ITA? De preferencia em volume único?

  • @guilhermefelixcrespimvieir3292
    @guilhermefelixcrespimvieir3292 3 роки тому +1

    Belo cabelo

  • @chrisff3468
    @chrisff3468 4 роки тому +1

    Essa camisa é linda dmss, vc vende?

  • @MitoKiler
    @MitoKiler 4 роки тому +1

    Essa trilha sonora não ficou mto boa, mas o conteúdo do vídeo ficou perfeito

  • @paulocabral1047
    @paulocabral1047 2 роки тому

    Gostei da camisa, bb! Do cabelo tb! Rs!

  • @jasminsantos4172
    @jasminsantos4172 7 років тому

    Incrível! :)

  • @lakoiwtd9397
    @lakoiwtd9397 3 роки тому

    e esse cabelo? Mt gangster. Esse guisoli tem o molho...

  • @ruthvitoria5302
    @ruthvitoria5302 4 роки тому

    Cara esse cara e lindo

  • @matheusabreu7934
    @matheusabreu7934 7 років тому +2

    Eu sou MT bom em matemática em concurso. Porém sou ruim em humanas

  • @lorraynetavares1667
    @lorraynetavares1667 7 років тому

    Amo o conteúdo que você produz. Falou exatamente o que eu penso, sempre achei ridícula essa comparação.

  • @gabrielbarcelos9006
    @gabrielbarcelos9006 Рік тому

    Estou entre as duas areas

  • @menteprimitiva2212
    @menteprimitiva2212 4 роки тому +1

    Eu sou um nojo nisso to tentando mudar , as humanas e biologicas são tão inportantes quanto . Que vergonha de min.

  • @simmun3271
    @simmun3271 4 роки тому

    Quarentena 2020 u.u

  • @wevertoncarlos9243
    @wevertoncarlos9243 4 роки тому +1

    Da Hegel para o pessoal de exatas estudar

  • @lhs9841
    @lhs9841 7 років тому +3

    porque deixou engenharia bro? nao acha que física é uma área de certa forma limitada ,digo profissionalmente ?... ou vc realmente ama e gosta independente do diniheiro ne hehe

    • @oempresario-t6o
      @oempresario-t6o 7 років тому

      Lucas Henrique Ele explica num vídeo... sobre o pq engenharia!
      Ñ se identificou tanto

    • @victorferreira5852
      @victorferreira5852 7 років тому +1

      Lucas Henrique A resposta que a maioria tem, amor pela física. Por isso ele saiu da engenharia.

    • @UniversoNarrado
      @UniversoNarrado  7 років тому +6

      Dinheiro é apenas um recurso, não é um fator decisivo na tomada de decisões.
      “A man is rich in proportion to the number of things which he can afford to let alone.” Thoreau.

  • @charlessiewerdt2832
    @charlessiewerdt2832 3 роки тому +1

    Não existe rixa alguma entre as ciências exatas e ditas humanas (segundo DAVID HUME, grande filósofo escocês , não existe certeza de nada, tudo é só crença e suposição!). Para começar a argumentação, a matemática, de fato "a rainha das ciências", é baseada em axiomas, não em fatos!

    • @rodriguesita4393
      @rodriguesita4393 3 роки тому

      e como a matemática ser composta por obviedades explica não existir rixa entre exatas e humanas? não entendi a ligação, acho que faltou coesão no seu comentário

  • @jonathan2388
    @jonathan2388 6 років тому +1

    Não sei o que é mais frustante de ouvir alguém falar: 1) "Cara, odeio as disciplinas de humanas porque é muita conversa e exaustiva." Ou 2) "Ai, meu negócio é sociologia ! Odeio números, sai de mim ! Sou incapaz de compreender essas coisas !"
    Ouvi variações das frases (1) e (2) várias vezes. Realmente é triste.
    Como você já comentou em outros vídeos, os conceitos que dão base pra a Matemática e a Física desafiam nosso cérebro. Ler um livro de Nietzsche ou de Kant da mesma forma, ou até mais mesmo.... E você usou boas palavras: que outras área de conhecimento podem dar "outras formas de se compreender e interpretar" o mundo a nossa volta.
    É bacana ver pessoas além de mim que vêem que é possível gostar e compreender tanto assuntos discutidos pelas "exatas" como pelas "humanas".
    E, pra ser bem sincero, quando nos aventuramos nas duas áreas e vamos entendendo, percebemos logo que ambas se complementam; que não existe essa segregação tosca e "imatura".

  • @rodrigosilva6213
    @rodrigosilva6213 3 роки тому +2

    Apropriação cultural branco privilegiado
    Brins

  • @isabelacunha2576
    @isabelacunha2576 6 років тому +1

    Maravilhoso!

  • @desmonetizacao4944
    @desmonetizacao4944 2 роки тому

    Maluco envelheceu mas, a voz não mudou

  • @kalebdasilvavitorino2877
    @kalebdasilvavitorino2877 3 місяці тому

    Ciências exatas se vhama assim pq chegam mais perto de um exatidão. Mas exatas é superior msm sim kkk

  • @diplu5527
    @diplu5527 2 роки тому

    Ue cabelo top

  • @Ruan_gameplay23
    @Ruan_gameplay23 6 років тому

    Legal 😎

  • @ricardoferreira1107
    @ricardoferreira1107 4 роки тому +1

    Dá Kant pra um cara de exatas ler pra ele ver se não é tão difícil quanto cálculo

  • @wellingtonmatos5512
    @wellingtonmatos5512 7 років тому

    gostei dá camisa parceiro

  • @marcosc2953
    @marcosc2953 3 роки тому

    👏👏👏👏👏👏

  • @Kevenwillian200
    @Kevenwillian200 4 роки тому

    Li o capital, não considero ele difícil, só besteira pura, baseada em valor objetivo e que existe literalmente coletivos e que eles estão em constante guerra, além de ser uma falsa crítica ao estabeleciment (estado)....
    Fraco de mais

  • @heberalmeida19
    @heberalmeida19 7 років тому +1

    A parada por tras dessa discussao é que, aqueles que mais contribuiram para a evoluçao tecnologica foram os caras das exatas. Se o mundo so houvessem advogados, filosofos e professores de historia, estariamos "ferrados"

  • @ceciliasouza9315
    @ceciliasouza9315 4 роки тому

    💙💙💙💙💙

  • @JoseCarlos-dm4im
    @JoseCarlos-dm4im 7 років тому +8

    estereótipos, são só estereótipos e um pouco de empatia é sempre bom, além,do que todo conhecimento é conhecimento . ;). ( cara já percebeu que estás "rixas " idiotas estão en tudo , desde quem ganha mais , que escola você estuda , que carro você tem etc etc etc ? só para mostrar o quão maior eu sou perto de você ) aah e ótimo conteúdo parabéns pelo canal .

    • @UniversoNarrado
      @UniversoNarrado  7 років тому +1

      Exatamente, o ser humano é assim mesmo! A rixa aparece naturalmente, sempre queremos nos sobressair como sendo participantes do grupo que é superior...seja do mais rico, do mais inteligente, do mais não sei o que....

  • @tayanpeixoto8757
    @tayanpeixoto8757 5 років тому

    #ERUDIÇÃO

  • @jblmv
    @jblmv 4 роки тому

    Pagando pau pra o capital do Marx, tu não é de exatas mesmo véi.

  • @caioleandro07
    @caioleandro07 7 років тому

    e quanto tu faz um curso que tem muita matemática e muita exatas como Economia? ahahaha

  • @poesiasfisiologicas1213
    @poesiasfisiologicas1213 7 років тому +1

    Concordo, porém você não vê essa richa como um humor saudável? Muitos realmente segregam e desvalorizam outras áreas,outros só fazem a vida mais divertida. E você, o que acha?

    • @UniversoNarrado
      @UniversoNarrado  7 років тому +3

      Se for apenas um humor saudável, sem problemas. O negócio é que na maior parte das vezes esse "humor" trás consigo todos os preceitos que discutimos no video, a crença de que tal grupo é superior ao outro, que tal área é mais relevante...na maior parte das vezes não é apenas humor, as pessoas realmente acreditam nessas coisas e diminuem outras faculdades mentais, o que só nos empobrece intelectualmente...

    • @poesiasfisiologicas1213
      @poesiasfisiologicas1213 7 років тому +1

      Meu Deus, ele me respondeu. Quanta emoção!

  • @rafael.1302
    @rafael.1302 4 роки тому

    Muitos cursos de humanas não se valorizam. Viraram cursos de militância política. Deixam as paixões excederem EM EXCESSO a razão.

  • @valmirximenes4281
    @valmirximenes4281 3 роки тому

    Para de conversa fiada.