No código penal nunca teve nada especificando isso e mesmo hoje não tem tipificação que autorize prisão por falta de documentos. Aliás, como que é a tipificação ( _''crime passível de detenção e _*_tortura_*_ ''_ ) de um crime dentro de um crime?
Primeiro vídeo seu que assisti e gostei, o título me chamou atenção. Como escritor, sempre me interessei em analisar letras de músicas diversas. E sempre tem o que aprender. Como sou daquela época (nasci nos anos 60), convivi com a realidade e as mensagens subliminares. Desta canção do Caetano, boa parte que você relatou já era de meu conhecimento, mas como citei acima, sempre tem o que aprender. Não sabia que O Sol era um jornal, mesmo com tantas pesquisas feitas sobre aquela época que era criança e estava descobrindo o mundo, como funciona a sociedade. Lembro-me bem das revistas. Revistas que destacavam muito as personalidades norte-americanas, era uma espécie de coluna social fazendo apologia ao "american way of life". Tenho até hoje guardadas algumas revistas da época que meu pai comprava, inclusive uma "puxando o saco" da Brigitte Bardot. Vou assistir outros vídeos com suas análises das composições da época, me interessou bastante.
"casamento" - Caetano diz que o casamento não tem relação com o a certidão, mas com o amor. " Eu nunca mais fui a escola" que dizer saber/ estudar não tem relação com ter diploma. "Sem lenço e sem fuzil"...quer dizer que ele não tem que se alistar no exercíto para ser um bom cidadão ! Etc...
Exatamente. Casamento entre a ditadura e o imperialismo americano, que tenta vender a imagem de democracia para o mundo. Guantanamo que o diga que democracia é essa.
Sem fotos e nomes, pode ser referências aos cartazes dos "subversivos "!! O gostoso são as várias versões do mesmo verso, parafraseando Mário Quintana!!
@@WW-kz6ubmeu pai, foi preso nessa época, negou que foi ativista, por medo, tinha filhos pequenos e esposa, nunca roubou nada, o contrário foi os militares enriquecerem ilicitamente, delapidando as riquezas do pais, e tbm associação ao narcotráficos e assaltos a bancos😢
Quando eu era criança com mais ou menos 4 anos amava essa música, então eu cantava muito , ela me chamava atenção, me passava coisas boas otimismo , força e delicadeza ao mesmo tempo . Essa música pra mim era perfeita na voz do Caetano . Então, minha avó e meu Tio , nas rodas de conversas deles na época , me chamavam para canta la e eu toda orgulhosa , cantava e sabia que estava transmitindo algo bom , pois eu tinha tanta felicidade quando a cantava ...
Essa música continua atual. Vibrei com ela e o Caetano no Festival da Record e ainda vibro. Infelizmente, o que presenciei na minha pré adolescência, adolescência e juventude está de repetindo pouco a pouco.
INFELIZMENTE A POLARIZAÇÃO DE HJ, NÃO VAI DEIXAR NADA DE ARTE, BELEZA, IDEIAS, SÓ XINGAMENTOS, AGRESSIVIDADE GRATUITA, PALAVRAS DE BAIXO CALÃO ... E TUDO ISSO SE REFLETE NAS MÚSICAS, FILMES, NOVELAS... É UMA POBREZA INTELECTUAI ...
E quando o próprio artista uma posição política polarizada (aliás, extremamente hipócrita)? Caetano Lixoso é um verme hipócrita sanguessuga da esquerda caviar e merece ser esculachado.
@@rodpb4988 É inacreditável que pessoas, como você querem destruir todas as posições contrárias à sua, além de não reconhecer toda o contexto histórico quando essa música foi criada.
@@rodpb4988 Tua estereotipada e reaccionária atitude, sim, que é retrógrada. Tuas ideias tristes, teu leitmotiv antimodernidade. Só o fato de você escrever em maiúsculas é idiota. Careta.
Hello, I am an American who loves Caetano Veloso, Maria Bethânia, and many of the other musicians that you highlight on this channel. Could you please turn on English subtitles for this video? Even if they are just auto-translated, it would help me a lot! I am learning a lot about Portuguese and about Brazilian music watching these videos and I would love to make sure that I am understanding these beautiful songs. This video in particular is one I would love to have a translation of. Thank you so much for what you do!
E você não menciona em momento nenhum a grande subversão que era declarar que anda sem documento em pleno regime ditatorial. Andar sem documentos poderia ser sinal de que você estava devendo. Poderia ser recolhido como suspeito de ser contrário ao regime e nunca mais ver você. A cada esquina, como bem nos lembra Belchior, um guarda parava você para pedir os seus documentos (conferir o 3x4 da fotografia, cidade de nascimento, verificar se seu nome não é um dos da lista de procurados, etc.).
Não era tudo isso não, Pablo, o documento que se carregava era a carteira profissional, não existia a RG e a CNH não tinha foto, a polícia só pedia pra você apresentar o documento se você estivesse numa atitude suspeita, as pessoas não desapareciam assim como num passe de mágica como querem fazer a gente crer e não tinha um guarda a cada esquina, você tinha o direito de não gostar do regime, só não lhe era permitido organizar manifestações, fazer passeatas ou outros atos que pusessem em risco a ordem estabelecida, mas você podia ter uma arma legalmente comprada, isso não lhe parece estranho? um governo que lhe oprime lhe permite que se arme. E hoje, o que mudou? Você pode protestar, gritar palavras de ordem até ficar rouco, levantar cartazes, mas não consegue nada, além de bala de borracha, spray de pimenta na cara, e borrachadas no lombo; O que mudou?
Ah, e na época que a música foi composta Brigitte Bardot namorava um brasileiro e passava algum tempo no Brasil, provavelmente por isso ela estava em evidência.
Com certeza não tem nada a ver com o fato de ele ser assumidamente pedófilo. Fora isso, nem lado político ele tem, já ofendeu tanto esquerda quanto direita, provavelmente é a única coisa que gosto nele.
Resumindo,CAETANO é um Excelente Professor de Português já me disseram isso antes,Aliás foi um professor mesmo na minha Suplencia de supletivos!Caro Aluno,este é Professor viu?Gênio mesmo!E ele,como professor me disse ainda,que faltava muitos anos,para chegar até Caetano!🗿Otima postagem Juscelino Kubichetck de Oliveira😀😁👍👏👏👏
@@mariarosario6994 essa música é de 1967, simplesmente impossível uma composição dessa não se tratar de uma opinião dele sobre o Brasil na época, onde ele tinha que burlar a censura com letras mais rebuscadas do que o normal.
Isso nunca foi tão lindo quanto agora!!!! O hino de resistência contra a ditadura e a sensura! A democracia está ameaçada no Brasil agora! Mas o hino do nosso poeta nós dá forças para continuar! "Porque não? Porque não? ..."
Que bom voltar a ver esse canal... As ocupções me fez afastar.. Mas hoje parei para ver e rever vários vídeos..e fiquei muito feliz. Sobre tudo sobre essa analise: Alegria , alegria... Eu sou Baiano...e no meu ensino médio em colégio particular....rs..um grandre colégio daqui de Salvador...eu ouvia um professor dizer que essa música era meio que Dadaísta...como se o Caetano..fosse tirando papéis de uma bolsa com palavras e tentando encaixar isso numa música...para mim...isso nunca fez sentido! Essa interpretação..faz muito mais sentido.
Show, cara! Não se apegue às críticas ideológicas nos comentários, pois você só faz uma análise da letra. Faltou apenas dizer que 'Alegria, alegria' era uma saudação jovial de Simonal em suas apresentações.
Quando ele fala no Sol de quase Dezembro,dá impressão de que ele quis dizer que o ano já está acabando e nada mudou...a edição do jornal Sol de Dezembro.
Bravo Juscelino! Merece todos os elogios esse trabalho de análise das letras de canções clássicas da MPB. Tenho apenas uma observação: no caso de "Alegria Alegria", o jornal O Sol, citado na letra, não era uma publicação clandestina. Foi um tabloide que circulou entre setembro/1967 e janeiro/1968. Começou como suplemento cultural do Jornal dos Sports, mas logo passou a circular de forma independente. Na equipe estavam figuras como Reynaldo Jardim e Zuenir Ventura. Portanto, O Sol não tinha nada de clandestino. Confira aqui: pt.wikipedia.org/wiki/O_Sol_(jornal).
Jucelino arrebentou nessa análise, também na sua visão de como isso é atual e próximo da crítica à superficialidade em que transita o debate político atual. Parabéns Jucelino, você arrebenta.
Bom dia! Estou muito agradecido pelo comentário da música do Caetano Veloso, e realmente, música se trata de uma denuncia mesmo. Muito obrigado pela interpretação.
Você só esqueceu de dizer que: "Sem Lenço e Sem Documento" ele estava protestando contra o modismo do consumo do LSD na época (equivale dizer; SEM FAZER USO DO LSD). A juventude PAZ e AMOR os hippies. Faziam muito uso deste alucinógeno e o Caetano fala indiretamente para a juventude brasileira não entrar nessa! Ficar "Atento e Forte" e ligado no que estava acontecendo em nosso país. De resto amei! Parabéns! 👏👏👏👏
lembrando que as parcerias do caetano com os beat boys e gilberto gil com os mutantes foram uma virada na carreira, se é que podemos chamar assim, pois ambos participaram das manifestações contra a incorporação das guitarras elétricas na música popular brasileira. depois eles viram a bobagem que isso era (tem entrevistas deles falando sobre o tema no youtube). então eles lançam essas duas brilhantes parcerias “alegria, alegria” e “domingo no parque”. no próprio filme “uma noite em 67” é possível ver algo do tipo, não me recordo ao certo quem comenta o tema, mas lembro do gil elogiando os garotos dos mutantes antes de subir no palco do festival.
To fazendo maratona! Ótimo canal! Observei que funk não é sua praia, mas tem uns dos anos 90 que são uma crítica espetacular. RAP DA FELICIDADE de Cididnho e Doca.
Pois é, tivemos dias na nossa música onde uma letra era repleta de figuras de linguagem, frases instigantes a decifrar todo o significado. Olha o que são as letras hoje, tudo rasteiro e até chulo, ou aquele estilo "mela-cueca" dos inferno que assola com uma obviedade que aborrece. Decadas passaram e quase tudo que é exaltado comercialmente na musica popular foi nivelado por baixo.
Você fala lindo. É um homem humano como eu e Caetano Veloso. Somos três ao lado de todos os outros humanos cúmplices pela humanidade, sem deus, sem autoridade imposta, dever, dívida, moral “do bem em luta contra o invisível mal”, ou desejo de posse - ideias autoritárias de humanos romanos, dominadores, arrogantes, coitados - vamos ter paciência que a humanidade ainda vai se encontrar, mas não é pra hoje.
Olá Jucelino, grande análise da música Alegria Alegria, apenas para acrescentar acredito que "Ela" Caetano se refere à esquerda e "Casamento" seria assumir um compromisso com os ideais conservadores.
Legal essa interpretacao. Gostei. Uma particularidade musical sobre essa bela canção, ela tocada tem as 7 notas musicais. Dó ré mi fá sol la si.( Nas devidas proporções musicais é claro). O que a torna uma rara cançao tanto a nivel nacional como internacional.
Excelente análise, Juscelino! Eu tinha uma noção bem rasa das metáforas dessa canção, por exemplo, jamais iria decifrar as críticas que ele fez aos valores musicais arcaicos da esquerda na época. 10/10 sua análise. Seria legal se fizesse análise da canção "Tropicália" e da canção "Frevo Mulher" do Zé Ramalho. Sejamos marginais, sejamos heróis.
Caro Juscelino, posso estar enganado, mas a pessoa a qual Caetano, insistentemente, se refere quando fala em casamento é a própria esquerda. Politicamente falando, ele sempre se colocou meio equidistante das duas correntes, mesmo tendo sido exilado. O pessoal da esquerda sempre esperou dele, posições semelhantes as de Chico. Por isso, a insistência em casamento! De resto, valeu pela interpretação! As artes, em particular a música, são excelentes fontes de informações sobre as várias épocas de nossa história! :) (y)
Faça o Pré-salvamento do EP de Juscelino Filho
onerpm.link/101774226691
Vim pelo artista plástico @tamirfarina 🎉
Essa música me dá extrema sensação de liberdade.
Um adendo quanto ao "sem lenço, sem documento": era um crime passível de detenção e tortura andar sem documentos na época.
é uma referência a LSD tbm. Lenço, Sem Documento
É um convite ao povo em ir contra o regime sem armas, na cara dura
No código penal nunca teve nada especificando isso e mesmo hoje não tem tipificação que autorize prisão por falta de documentos.
Aliás, como que é a tipificação ( _''crime passível de detenção e _*_tortura_*_ ''_ ) de um crime dentro de um crime?
É uma expressão que diz que a pessoa está sem rumo.
DEVIA SE ATÉ HOJE, POIS O QUE MAIS TEM É VAGABUNDO FUMADOR DE MACONHA QUE NEM EM SONHO PENSA EM TRABALHAR!
Primeiro vídeo seu que assisti e gostei, o título me chamou atenção. Como escritor, sempre me interessei em analisar letras de músicas diversas. E sempre tem o que aprender. Como sou daquela época (nasci nos anos 60), convivi com a realidade e as mensagens subliminares. Desta canção do Caetano, boa parte que você relatou já era de meu conhecimento, mas como citei acima, sempre tem o que aprender. Não sabia que O Sol era um jornal, mesmo com tantas pesquisas feitas sobre aquela época que era criança e estava descobrindo o mundo, como funciona a sociedade. Lembro-me bem das revistas. Revistas que destacavam muito as personalidades norte-americanas, era uma espécie de coluna social fazendo apologia ao "american way of life". Tenho até hoje guardadas algumas revistas da época que meu pai comprava, inclusive uma "puxando o saco" da Brigitte Bardot. Vou assistir outros vídeos com suas análises das composições da época, me interessou bastante.
"casamento" - Caetano diz que o casamento não tem relação com o a certidão, mas com o amor. " Eu nunca mais fui a escola" que dizer saber/ estudar não tem relação com ter diploma. "Sem lenço e sem fuzil"...quer dizer que ele não tem que se alistar no exercíto para ser um bom cidadão ! Etc...
As músicas de Gil e Caetano são demais liberdade de expressão!
Eu tomo uma Coca Cola faz referência ao golpe apoiado pelos Eua
Operação condor pela dominação do mundo capitalista em contraste com o eixo socialista
Caramba, eu achei que o cara estava falando que só queria uma coca enquanto a mina queria casar.
Exatamente. Casamento entre a ditadura e o imperialismo americano, que tenta vender a imagem de democracia para o mundo. Guantanamo que o diga que democracia é essa.
O Herói, merece, sem dúvida, uma análise. Mas qual canção de Caetano não merece, né?
P.S.: adorei Jorge compondo o cenário. :)
Essa musica lembra a minha infância, tempo que eu vivi os melhores momentos da minha vida .
Faltou a parte:
"Por entre fotos e nomes
sem livros e sem fuzil
sem fome e sem telefone
no coração do Brasil"
Fora isso, ótima análise!
Essa tava óbvio, pena que os guerrilheiros pregavam isso mais sequestravam e roubavam nas manifestações!
@@WW-kz6ub me explica por favor,não entendi o óbvio
Sem fotos e nomes, pode ser referências aos cartazes dos "subversivos "!! O gostoso são as várias versões do mesmo verso, parafraseando Mário Quintana!!
❤
@@WW-kz6ubmeu pai, foi preso nessa época, negou que foi ativista, por medo, tinha filhos pequenos e esposa, nunca roubou nada, o contrário foi os militares enriquecerem ilicitamente, delapidando as riquezas do pais, e tbm associação ao narcotráficos e assaltos a bancos😢
*VC É PROFESSOR DE PORTUGUÊS SIM📓📚📙📘📗📕📔🖌🖊🖋✏️📝 VC AMIGO É O NOSSO TALIBÃ👋👋👋👍*
Acho que esta canção exprime perfeitamente o finalzinho da década de 1960. Adorei!
Quando eu era criança com mais ou menos 4 anos amava essa música, então eu cantava muito , ela me chamava atenção, me passava coisas boas otimismo , força e delicadeza ao mesmo tempo . Essa música pra mim era perfeita na voz do Caetano . Então, minha avó e meu Tio , nas rodas de conversas deles na época , me chamavam para canta la e eu toda orgulhosa , cantava e sabia que estava transmitindo algo bom , pois eu tinha tanta felicidade quando a cantava ...
é impressionante como continua atual
Essa música continua atual. Vibrei com ela e o Caetano no Festival da Record e ainda vibro. Infelizmente, o que presenciei na minha pré adolescência, adolescência e juventude está de repetindo pouco a pouco.
Assisto incessantemente o Festival Record que apresenta essa música. Você aparece nas filmagens?
Você é bárbaro Jucelino e nos enche de esperança por promover o conhecimento com humor inteligente. Bravo
INFELIZMENTE A POLARIZAÇÃO DE HJ, NÃO VAI DEIXAR NADA DE ARTE, BELEZA, IDEIAS, SÓ XINGAMENTOS, AGRESSIVIDADE GRATUITA, PALAVRAS DE BAIXO CALÃO ... E TUDO ISSO SE REFLETE NAS MÚSICAS, FILMES, NOVELAS... É UMA POBREZA INTELECTUAI ...
E quando o próprio artista uma posição política polarizada (aliás, extremamente hipócrita)? Caetano Lixoso é um verme hipócrita sanguessuga da esquerda caviar e merece ser esculachado.
Disse Tudo
@@rodpb4988 É inacreditável que pessoas, como você querem destruir todas as posições contrárias à sua, além de não reconhecer toda o contexto histórico quando essa música foi criada.
@@rodpb4988
Tua estereotipada e reaccionária atitude, sim, que é retrógrada. Tuas ideias tristes, teu leitmotiv antimodernidade. Só o fato de você escrever em maiúsculas é idiota. Careta.
Só queria entender o que faz uma pessoa querer estar aqui ofendendo pessoas escrevendo em caixa alta
Hello, I am an American who loves Caetano Veloso, Maria Bethânia, and many of the other musicians that you highlight on this channel. Could you please turn on English subtitles for this video? Even if they are just auto-translated, it would help me a lot! I am learning a lot about Portuguese and about Brazilian music watching these videos and I would love to make sure that I am understanding these beautiful songs. This video in particular is one I would love to have a translation of. Thank you so much for what you do!
@canalmusicalia please!
E você não menciona em momento nenhum a grande subversão que era declarar que anda sem documento em pleno regime ditatorial. Andar sem documentos poderia ser sinal de que você estava devendo. Poderia ser recolhido como suspeito de ser contrário ao regime e nunca mais ver você. A cada esquina, como bem nos lembra Belchior, um guarda parava você para pedir os seus documentos (conferir o 3x4 da fotografia, cidade de nascimento, verificar se seu nome não é um dos da lista de procurados, etc.).
Muito bem lembrado.
Não era tudo isso não, Pablo, o documento que se carregava era a carteira profissional, não existia a RG e a CNH não tinha foto, a polícia só pedia pra você apresentar o documento se você estivesse numa atitude suspeita, as pessoas não desapareciam assim como num passe de mágica como querem fazer a gente crer e não tinha um guarda a cada esquina, você tinha o direito de não gostar do regime, só não lhe era permitido organizar manifestações, fazer passeatas ou outros atos que pusessem em risco a ordem estabelecida, mas você podia ter uma arma legalmente comprada, isso não lhe parece estranho? um governo que lhe oprime lhe permite que se arme.
E hoje, o que mudou? Você pode protestar, gritar palavras de ordem até ficar rouco, levantar cartazes, mas não consegue nada, além de bala de borracha, spray de pimenta na cara, e borrachadas no lombo; O que mudou?
Bem observado! Canto essa música há uns 20 anos e nunca tinha me atentado para isso!
ja ouvi falar q era uma referencia a lsd, mas nunca li nada p comprovar
O " sem lenço"' tem algum significado?
Ah, e na época que a música foi composta Brigitte Bardot namorava um brasileiro e passava algum tempo no Brasil, provavelmente por isso ela estava em evidência.
*CARETANO ZELOSO,ZELBERTO ZEL MEUS IDOLOS👋👋👋👍*
Acho que os dislikes se deram pela posição política do Caetano Veloso. Fazer o quê? 🤷🏻♂️
Outro grande vídeo 👏👏👏👏
isso só mostra a ignorância de quem dá os dislikes. O cara não é obrigado a ter a posição política que as pessoas querem. Coisa de gente mimada.
@@guitardosongs São bolsonominios
Com certeza não tem nada a ver com o fato de ele ser assumidamente pedófilo. Fora isso, nem lado político ele tem, já ofendeu tanto esquerda quanto direita, provavelmente é a única coisa que gosto nele.
Sensacional a sua interpretação, agora deu para entender porque o Caetano ri em boa parte da música, enquanto canta.
Não sei o que é melhor:a música,sua análise ou os livros do cenário!Esse filho do Enéias...
Eu não seria capaz de interpretar tudo isso simplesmente por não saber da existência do jornal "O sol"
Essa canção é quase um hino para mim. Sou português, mas sou dessa geração e aqui também havia uma ditadura. Muito bom. Obrigado.
Já fuí em Lisboa. Um abraço ao povo português. Foram os melhores no descobrimento do Mundo...
O refrão "por que não ?...por que não ?..." Resume que a letra é uma "direta" contra a ditadura ...
A luta sempre vai continuar...
Resumindo,CAETANO é um Excelente Professor de Português já me disseram isso antes,Aliás foi um professor mesmo na minha Suplencia de supletivos!Caro Aluno,este é Professor viu?Gênio mesmo!E ele,como professor me disse ainda,que faltava muitos anos,para chegar até Caetano!🗿Otima postagem Juscelino Kubichetck de Oliveira😀😁👍👏👏👏
Parabéns pelo o comentário ficou perfeito parabéns obrigada
Muito bom o comentário... essa letra é genial
Caetano Veloso um dos grandes revolucionários da música brasileira
Chico Buarque tbem
Eu não vejo nada de política nessa música. Cada um interpreta como quiser
@@mariarosario6994 essa música é de 1967, simplesmente impossível uma composição dessa não se tratar de uma opinião dele sobre o Brasil na época, onde ele tinha que burlar a censura com letras mais rebuscadas do que o normal.
Já passou da hora de ter cem mil. Canal maravilhosoooo.
Perfeita interpretação!
esse video me ajudou muito em um trabalho do escola, video sensacional!!! obrigada
Isso nunca foi tão lindo quanto agora!!!! O hino de resistência contra a ditadura e a sensura! A democracia está ameaçada no Brasil agora! Mas o hino do nosso poeta nós dá forças para continuar! "Porque não? Porque não? ..."
Que bom q te achei 😊 , ganhou mais uma inscrita.❤
"Alegria, alegria" era tbm uma "vinheta" do Wilson Simonal...
Vc é basicamente o google dos significados das músicas. Aprendendo demais!
Que bom voltar a ver esse canal...
As ocupções me fez afastar..
Mas hoje parei para ver e rever vários vídeos..e fiquei muito feliz.
Sobre tudo sobre essa analise: Alegria , alegria...
Eu sou Baiano...e no meu ensino médio em colégio particular....rs..um grandre colégio daqui de Salvador...eu ouvia um professor dizer que essa música era meio que Dadaísta...como se o Caetano..fosse tirando papéis de uma bolsa com palavras e tentando encaixar isso numa música...para mim...isso nunca fez sentido!
Essa interpretação..faz muito mais sentido.
Show, cara! Não se apegue às críticas ideológicas nos comentários, pois você só faz uma análise da letra. Faltou apenas dizer que 'Alegria, alegria' era uma saudação jovial de Simonal em suas apresentações.
Quanta besteira!
@@j.a.b.storti8994 Você não entendeu o que eu disse ou é muito burro.
Jucelino faz uma análise da música do Beolchior, - Eu sou apenas um rapaz latino americano.
Quando ele fala no Sol de quase Dezembro,dá impressão de que ele quis dizer que o ano já está acabando e nada mudou...a edição do jornal Sol de Dezembro.
Meus parabéns professor 👏.
Hoje ele botu muito nas mãos.
Ruanê.
Excelente análise. A melhor que já vi/li.
incrível essa análise!! ótimo repertório para redação sobre jornalismo!
Bravo Juscelino! Merece todos os elogios esse trabalho de análise das letras de canções clássicas da MPB. Tenho apenas uma observação: no caso de "Alegria Alegria", o jornal O Sol, citado na letra, não era uma publicação clandestina. Foi um tabloide que circulou entre setembro/1967 e janeiro/1968. Começou como suplemento cultural do Jornal dos Sports, mas logo passou a circular de forma independente. Na equipe estavam figuras como Reynaldo Jardim e Zuenir Ventura. Portanto, O Sol não tinha nada de clandestino. Confira aqui: pt.wikipedia.org/wiki/O_Sol_(jornal).
Excelente comentário 👍👍👍👍👍👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤
Gosto muito da maneira que vc faz o análise das músicas
Parabéns, pelo seu trabalho 👍👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤
Puxa! Amo Caetano Veloso e,agora entendendo a letra,amo mais ainda. ..obrigada! Valeu mesmo...
Já vou deixar meu like pelo 'Capitães da Areia' ali atrás! Meu livro preferido! Kkkkk
"O cara fala rápido mas explica bem."
Jucelino arrebentou nessa análise, também na sua visão de como isso é atual e próximo da crítica à superficialidade em que transita o debate político atual. Parabéns Jucelino, você arrebenta.
Só eu que percebi que faltou uma estrofe?
"Por entre fotos e nomes
Sem livros e sem fuzil
Sem fome, sem telefone
No coração do Brasil"
Bom dia! Estou muito agradecido pelo comentário da música do Caetano Veloso, e realmente, música se trata de uma denuncia mesmo.
Muito obrigado pela interpretação.
É muito bonita essa música
Mto bom definição da música alegria alegria,bem explícito.
Legal gosto muito de você Juscelino você é muito simpático
Excelente! 👏👏👏👏
Você só esqueceu de dizer que: "Sem Lenço e Sem Documento" ele estava protestando contra o modismo do consumo do LSD na época (equivale dizer; SEM FAZER USO DO LSD).
A juventude PAZ e AMOR os hippies. Faziam muito uso deste alucinógeno e o Caetano fala indiretamente para a juventude brasileira não entrar nessa! Ficar "Atento e Forte" e ligado no que estava acontecendo em nosso país.
De resto amei! Parabéns! 👏👏👏👏
@@eliomarmaia7118 qual a necessidade?
Legal, desde adolescente eu sempre tive curiosidades de entender melhor a letra dessa belíssima canção
Parabéns ,adoro seu canal .
Estou adorando suas análises!!!!!!!
Parabens pela interpretação, traz luz a uma belíssima letra de resistência democrática, rememorar nunca é demais para os dias atuais.
Genial brother! Eu realmente não tinha entendido hahahah. Parabéns pelo conteúdo, bem fundamentado!
Abraço, irmão!
Música que mais gosto do Caetano.
Bom esforço, obrigado
lembrando que as parcerias do caetano com os beat boys e gilberto gil com os mutantes foram uma virada na carreira, se é que podemos chamar assim, pois ambos participaram das manifestações contra a incorporação das guitarras elétricas na música popular brasileira. depois eles viram a bobagem que isso era (tem entrevistas deles falando sobre o tema no youtube). então eles lançam essas duas brilhantes parcerias “alegria, alegria” e “domingo no parque”.
no próprio filme “uma noite em 67” é possível ver algo do tipo, não me recordo ao certo quem comenta o tema, mas lembro do gil elogiando os garotos dos mutantes antes de subir no palco do festival.
Caetano é atemporal!❤️
Vídeo maravilhoso. Obrigado
Vai me ajudar pra caramba na atividade escolar. S2
Depois dessa análise nunca mais vou ouvir essa música como antigamente, brilhante análise!!
Show Juscelino, o canal tá cada vez melhor! Abraço
To fazendo maratona! Ótimo canal! Observei que funk não é sua praia, mas tem uns dos anos 90 que são uma crítica espetacular.
RAP DA FELICIDADE de Cididnho e Doca.
funk tem profundidade? pra mim é só música pra danças, obscenas por sinal...
A parte do "Em cardinales" sempre pensei que era sobre uma nave, kkk
Muito bem desvendado a letra.gostei muito
Ótima análise!
Excelente! A música é claro e sua análise. Parabéns! Muito legal o seu canal.
Sensacional, tanto a música quanto a tradução 👍👏👏
Pois é, tivemos dias na nossa música onde uma letra era repleta de figuras de linguagem, frases instigantes a decifrar todo o significado.
Olha o que são as letras hoje, tudo rasteiro e até chulo, ou aquele estilo "mela-cueca" dos inferno que assola com uma obviedade que aborrece.
Decadas passaram e quase tudo que é exaltado comercialmente na musica popular foi nivelado por baixo.
que análise incrível, amei❤️🥰
Perfeito, ganhou mais um inscrito. Parabéns!!
Meus parabéns pelo canal.❤😊
Realmente você é sensacional. Muito bom comentarista.
Você fala lindo. É um homem humano como eu e Caetano Veloso. Somos três ao lado de todos os outros humanos cúmplices pela humanidade, sem deus, sem autoridade imposta, dever, dívida, moral “do bem em luta contra o invisível mal”, ou desejo de posse - ideias autoritárias de humanos romanos, dominadores, arrogantes, coitados - vamos ter paciência que a humanidade ainda vai se encontrar, mas não é pra hoje.
Grande musico
Olá Jucelino, grande análise da música Alegria
Alegria, apenas para acrescentar acredito que "Ela" Caetano se refere à esquerda e "Casamento" seria assumir um compromisso com os ideais conservadores.
Como que um canal tão bom tem tão poucas visualizações.
Fantástica a análise dessa letra!👏👏👏
Eu tenho essa jóia da MPB em uma coletânea em vinil😁
Legal essa interpretacao. Gostei. Uma particularidade musical sobre essa bela canção, ela tocada tem as 7 notas musicais. Dó ré mi fá sol la si.( Nas devidas proporções musicais é claro). O que a torna uma rara cançao tanto a nivel nacional como internacional.
Excelente análise, Juscelino! Eu tinha uma noção bem rasa das metáforas dessa canção, por exemplo, jamais iria decifrar as críticas que ele fez aos valores musicais arcaicos da esquerda na época. 10/10 sua análise. Seria legal se fizesse análise da canção "Tropicália" e da canção "Frevo Mulher" do Zé Ramalho.
Sejamos marginais, sejamos heróis.
Caro Juscelino, posso estar enganado, mas a pessoa a qual Caetano, insistentemente, se refere quando fala em casamento é a própria esquerda. Politicamente falando, ele sempre se colocou meio equidistante das duas correntes, mesmo tendo sido exilado. O pessoal da esquerda sempre esperou dele, posições semelhantes as de Chico. Por isso, a insistência em casamento! De resto, valeu pela interpretação! As artes, em particular a música, são excelentes fontes de informações sobre as várias épocas de nossa história! :) (y)
Pensei nessa ideia também
Não era uma pessoa
Cara, Parabéns, que análise interessantíssima... 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Ótima análise. Parabéns Musicalia.
muito bom !
Logo a música é enigmática,tem duplo sentido.
Adorei esse vídeo!
Muito bom, gostei! Por favor, tem como fazer a análise da música " Proibido Proibir" do Caetano Veloso!?
Mais um material de primeira grandeza! Valeu muito, Juscelino! Abraço! ✌👍
Excelente trabalho.
Caetano o maior poeta da música popular brasileira.
Espetacular! ❤❤
Muito boa análise, podia ter analisado a música todaaa
Melhor canal no quesito