✔ Faça o Curso de Energia Solar Completo ☀ Detalhes 👉 cursoeletricaecia.com.br/curso-de-energia-solar-fotovoltaica-2-2/ Duvidas Sobre os Cursos Zap 21-989590472
@@cursoeletricaecia Poderia usar apenas UMA haste de aterramento exclusiva para o sistema fotovoltaico, e se durante a vistoria costuma-se medir a resistência de aterramento?
Quero parabenizá-lo pela excelente explicação e pela excelente didática. Parabéns de verdade. Não tenho conhecimento algum de eletricidade, muito menos de energia fotovoltaica. Mas agora, depois de assistir esse vídeo, comecei a pegar noção da coisa toda. Penso em um dia "$" colocar esse sistema em minha residência.
Oi boa tarde, Alex, obrigado por seus ótimos esclarecimentos. Eu achava que os painéis tinham que ficar virados para o sul justamente por nós estarmos localizados no hemisfério sul, por isso essa informação veio a se encaixar bem.
Professor, hoje está sendo muito utilizado o micro inversor HOYMILES ou apsystem e outros, para pequenos sistemas. Ex. 4 painéis ligados ao micro inversor , hoje de 1200 ,1500, 700, E 500 . TEMOS o HOYMILES mi 1200 sendo vendido à 1800,00 e mi 1500 à 2.750,00
Obrigado Alex, este vídeo foi muito proveitoso para mim, você tem uma boa didática e explica com muitos detalhes um sistema de energia fotovoltaica. Parabéns.
Só fazer suportes com o outras estruturas metálicas acima dos telhados com escadas externa para acessar o sistema de placas pra manutenção e limpeza , ele não tem que ser feito na estrutura do telhado,sim pode reforçando melhor as estruturas metálicas
Coloquei energia solar na minha casa e entendo o básico um pouco sobre a montagem de um QDC. a instalação é monofásica 220v fase-neutro. E particularmente eu gosto muito do esquema de aterramento TN-S porque acho que é melhor. A cosern faz a potencialização do neutro com o terra no medidor e de lá sai 1 fase e 1 neutro para o QDC, porém na hora de montar o QDC o técnico que montou falou que não poderia ligar o neutro e o terra em um BEP do QDC. Então queria saber se realmente existe algum problema em potencializar o neutro com o terra com a casa? O sistema são 8 Placas de 540w e 2 micro inversores deye de 2000w e para aterramento coloquei 6 hastes de aterramento no QDC tem 2 DPS(fase-neutro), 2 Disjuntor(Geral-inversores), 1 DR (desativado) e vários disjuntores(distribuição) e nos próximos dias/meses será feito uma instalação nova na casa porque a instalação é antiga e o DR não esta funcionando no momento então farei algumas mudanças no QDC.
Pergunta, o micro inversor instalado direto na instrutura dos módulos, substituí o inversor instalado na parede próxima a caixa de distribuição da casa?
Boa noite Bom , trabalho!! Porém uma ressalva com respeito ao aterramento. O aterramento pra seguir as normas elétricas vigentes, NBR 5410, 5415, 16690. Precisa-se fazer o aterramento para o gerador fotovoltaico, porém é preciso fazer toda a equipotencialização do local e interligar ao aterramento existente.
Olá Alex muito bem esplicado essa aula tudo bem completo só tenho uma dúvida se o meu sistema tiver 2 inversores on grid como faria para ligar os 2 valeu amigo agradeço
Ótimo curso!!apenas uma dúvida sobre o vídeo pois sou eletricista mas leigo na área solar. A energia que sai do inversor e vai para o qdc... como saber se será as mesmas fases ligadas no quadro para que fiquem ligados sem entrar em curto?
Bom dia colega consegui tira minha dúvida sobre o transformador isolador? Eu posso conecta o neutro do transformador isolador na minha rede elétrica onde meu transformador 13800 está a 6 metros do local
No meu caso aqui sao 2 fazes 127v e 1 terra.. a duvida ta sendo no aterramento,. O cabo AC eu coloco com 3 fios e ligo as 2 fazes e o terra da casa junto com o terra do sistema? ou ligo somente as 2 fazes e deixo os terras isolados? Porque 220v sao apenas os Ar condicionados e os chuveiros.. o resto sao tudo 127v q usa 1 faze e o terra... Essa é minha dúvida
Alex bom dia! Sou Jeremias Souza e gostaria que me tirasse uma dúvida sobre a energia gerada em excesso que poderá ser utilizada a noite ou quando em dias nublados onde não tem presença do sol. como funciona isso?
Alex, quando você fala em engenheiro para elaborar e assinar o projeto você se refere a qual engenheiro? Engenheiro Elétrico ou pode ser qualquer outro engenheiro como o civil, por exemplo?
Professor uma dúvida na parte do diagrama. O inversor vai gerar duas fases por exemplo, como vou saber a compatibilidade de defasagem entre as fases geradas pelo inversor e as fases da concessionária, porque caso eu faça o jump de fases erradas vou provocar um curto certo? Não sei se conseguiu entender minha pergunta. Ou o inversor lê as fases da concessionária e corrige isso?
a respeito de ter 2 tensão diferente no mesmo quadro , existe uma norma que trata disso , ate onde eu sei nao pode. NBR 54 104.2.5.7 Quando a instalação comportar mais de uma alimentação (rede pública, geração local, etc.), a distribuição associada especificamente a cada uma delas deve ser disposta separadamente e de forma claramente diferenciada das demais. Em particular, não se admite que componentes vinculados especificamente a uma determinada alimentação compartilhem, com elementos de outra alimentação, quadros de distribuição e linhas, incluindo as caixas dessas linhas, salvo as seguintes exceções: circuitos de sinalização e comando, no interior de quadros; conjuntos de manobra especialmente projetados para efetuar o intercâmbio das fontes de alimentação; linhas abertas e nas quais os condutores de uma e de outra alimentação sejam adequadamente identificados. um abraço .
O telhado foi aprovado? Eu nao vi nenhuma coluna pra ajudar na sustentação,. Parecia que era só a parede que fazia todo o trabalho... ariscado. Gosto dos seus videos, ajuda muito. Abraço!
Quando eu estou injetando a mais na rede trifasica o relógio bidirecional tem que mostrar negativo o fator de potência ou positivo, tem como vc me esclarecer por gentileza
Eu sou morador de Foz do Iguaçu, terra das Cataratas do Iguaçu no Paraná, e o calor aqui é escaldante, chega no verão a 45 graus, e tenho 3 (três) aparelhos de AR-CONDICIONADO que no verão ficam ligados o dia todo e a noite toda, sendo um de 12.000 btus e dois de 10.000 btus. A questão que gostaria de levantar aqui como pergunta é o seguinte: "QUANTOS PAINÉIS E MICROVERSORES PARA ENERGIA SOLAR EU NECESSITO PARA PODER CONTINUAR USANDO DA MESMA FORMA QUE EU USO AQUI EM CASA DURANTE O VERÃO:" Eu ainda utilizo energia da concessionária de energia COPEL é muito alto o valor que eu gasto aqui, acima de 800 reais em energia, quero instalar PAINÉIS SOLARES e tanto faz ON-GRID ou OFF-GRID ainda não decidi como vou fazer aqui e quero sanar esta dúvida. PODEM ME EXPLICAR DE FORMA APROXIMADA. OBRIGADO!
Excelente vídeo, porém você falou que só Engenheiro eletricista que pode assinar a ART, más o Eletroténico tambem pode desde que seja até 70kWp. Certo o errado?
O técnico em eletrotécnica também pode fazer este projeto, né?! Visto que projetos até 800 kva pode ser assinado por eletrotécnico. É que vi apenas você falando sobre engenheiro.
Boa noite, esse não é um mini curso Esse é um BAITA CURSO onde em pouco tempo e pra quem gosta de aprender como eu , não deixou nada a desejar,deixando praticamente tudo esclarecido. Pena que, eu conheci teu canal só agora, mas já avisando que me escrevi rsrsrs . Fiz um curso EaD por outro canal onde já tinha feito outro curso de Comandos Elétricos e aprendi muito por isso é que fiz esse de Energia Solar só que, desta vez as explicações foram muito vagas sem contar que não explicou nada sobre cálculos, resumindo não gostei nem um pouco do curso, a única coisa de bom foi mesmo o certificado que é reconhecido em todo o Brasil, tive que pesquisar vários outros vídeos para me aprofundar porque acho que vai ser um bom negócio esse de Instalação de Módulos Fotovoltaicos e achei bons vídeos mas, o teu foi o melhor, onde tirei um monte de dúvidas a respeito do assunto. Alias tenho uma pergunta pra te fazer. Vamos dizer que eu queira instalar um sistema on grid onde eu ultrapassaria o meu consumo de propósito para ter em créditos com a concessionaria para uma outra residencia em meu nome mesmo sabendo que iria aumentar o meu orçamento dos equipamentos a serem instalados. Isso é possivel? E se sim você como profissional que é, acha viavel ou não? Desde já eu agradeço e PARABÉNS pela aula, essa valeu muito a pena assistir aprendi muito.
A NBR 5410, que apresenta as condições mínimas de segurança para instalações elétricas de baixa tensão traz o seguinte trecho: 4.2.5.7 Quando a instalação comportar mais de uma alimentação (rede pública, geração local, etc.), a distribuição associada especificamente a cada uma delas deve ser disposta separadamente e de forma claramente diferenciada das demais. Em particular, não se admite que componentes vinculados especificamente a uma determinada alimentação compartilhem, com elementos de outra alimentação, quadros de distribuição e linhas, incluindo as caixas dessas linhas, salvo as seguintes exceções: circuitos de sinalização e comando, no interior de quadros; conjuntos de manobra especialmente projetados para efetuar o intercâmbio das fontes de alimentação; linhas abertas e nas quais os condutores de uma e de outra alimentação sejam adequadamente identificados. Como uma instalação fotovoltaica não se enquadra em nenhuma dessas exceções, conclui-se que as fontes de alimentação (CC e CA) devem permanecer em recipientes separados. Não se usa disjuntores, fusíveis ou chaves seccionadora de corrente alternada em corrente continua, funções diferentes.
✔ Faça o Curso de Energia Solar Completo ☀
Detalhes 👉 cursoeletricaecia.com.br/curso-de-energia-solar-fotovoltaica-2-2/
Duvidas Sobre os Cursos
Zap 21-989590472
Boa tarde! Esse curso pode ser presencial e quanto seria?
Boa tarde, Alex!
@@josueoliveira5568 .
Parabéns belas dicas
Top assistir 20 vezes agora já estou ganhando dinheiro com instalação só eletricista Predial e eletrotécnico muito bom
Esse não é um Minicurso, é um super curso, muito bem explicado, sem enrolação. Parabéns e muito obrigado
Eu que agradeço
@@cursoeletricaecia Poderia usar apenas UMA haste de aterramento exclusiva para o sistema fotovoltaico, e se durante a vistoria costuma-se medir a resistência de aterramento?
Eletrotécnicos também podem assinar projetos até 800 kVA.
Grato pelo vídeo! Abraço!
Sim exatamente
Boa noite.amigo nesta noite eu fui contemplado com a melhor Aula sobre energia foto fotovoltaica e ac.dc.em tempo. Aristeu goes
Muito obrigado.
Muito obrigado, eu atualmente estou trabalhando com instalação e montagem de módulos mas sou novato então não tinha conhecimento como tô tendo agora.
um dos vídeos mais produtivos que assisti até hoje
meus parabéns pelo esforço e pela dedicação,
Boa noite. Tudo bem explicadinho. Parabéns!
Amigo vc é muito bom, super aula. Grato
Eu que agradeço
Valdenei rocha , Pernambuco. Explicação nota 10, não tinha visto ainda.
Quero parabenizá-lo pela excelente explicação e pela excelente didática. Parabéns de verdade. Não tenho conhecimento algum de eletricidade, muito menos de energia fotovoltaica. Mas agora, depois de assistir esse vídeo, comecei a pegar noção da coisa toda. Penso em um dia "$" colocar esse sistema em minha residência.
muito bom melhor q um curso q paguei ,e isso é so um resumo hein imagina o curso, esse sim....
Pagou quanto no curso
Excelente exposição; Detalhes fundamentais são mostrados de cabeamento e equipamentos utilizados .Parabéns Instrutor. A nota é DEZ Nota DEZ.
Que vídeo excelente, bem explicado. O melhor que vi na Internet. Parabéns.
Oi boa tarde, Alex, obrigado por seus ótimos esclarecimentos. Eu achava que os painéis tinham que ficar virados para o sul justamente por nós estarmos localizados no hemisfério sul, por isso essa informação veio a se encaixar bem.
Parabéns pela aula muito bem planejada! Excelente didática e direto no ponto!
Obrigado pela excelente e detalhada aula.
Meu Amigo, meus parabéns por todos os detalhes e conhecimento doado, com certeza ganhou minha admiração e de outros mais!
Professor, hoje está sendo muito utilizado o micro inversor HOYMILES ou apsystem e outros, para pequenos sistemas. Ex. 4 painéis ligados ao micro inversor , hoje de 1200 ,1500, 700, E 500 . TEMOS o HOYMILES mi 1200 sendo vendido à 1800,00 e mi 1500 à 2.750,00
Parabéns muito pratico e sem mi mi mi Deus te abençoe sempre
Boa noite, amigo sou instrutor de curso e suas explicação são de outro nível, parabéns...
Melhor vídeo sobre o assunto, foi bastante objetivo e simples, consegui ter a visão geral.
parabéns, conhecimentos profundo, técnico e profissional de instalação, gratidão, aula perfeita.
Obrigado Alex, este vídeo foi muito proveitoso para mim, você tem uma boa didática e explica com muitos detalhes um sistema de energia fotovoltaica. Parabéns.
Alex, adorei o conteúdo.
melhor vídeo explicativo que já vi sobre o assunto..parabéns
Professor,
Excelente trabalho.
Parabéns!
Muito explicativo o seu vídeo, meu amigo. Parabéns!
Parabens... O video é muito bem explicativo!
Parabéns, muito boa aula
Boa noite, ótima aula.
Quando devo utilizar micro-inversor e quando devo utilizar inversor único, vantagens e desvantagens?
Seu padrão é muito elevado. Parabéns.
Só fazer suportes com o outras estruturas metálicas acima dos telhados com escadas externa para acessar o sistema de placas pra manutenção e limpeza , ele não tem que ser feito na estrutura do telhado,sim pode reforçando melhor as estruturas metálicas
Sensacional Alex
Parabéns pela didática e pela qualidade do material de apresentação....
Obrigado....👍🤜
Gostei muito. Fácil de entender.
Aulão! Parabéns.
Adorei!!! Assisti do principio ao fim. Tirou todas as minhas duvidas. Parabéns pela ótima publicação. Seus videos são ótimos.
Coloquei energia solar na minha casa e entendo o básico um pouco sobre a montagem de um QDC. a instalação é monofásica 220v fase-neutro. E particularmente eu gosto muito do esquema de aterramento TN-S porque acho que é melhor. A cosern faz a potencialização do neutro com o terra no medidor e de lá sai 1 fase e 1 neutro para o QDC, porém na hora de montar o QDC o técnico que montou falou que não poderia ligar o neutro e o terra em um BEP do QDC. Então queria saber se realmente existe algum problema em potencializar o neutro com o terra com a casa? O sistema são 8 Placas de 540w e 2 micro inversores deye de 2000w e para aterramento coloquei 6 hastes de aterramento no QDC tem 2 DPS(fase-neutro), 2 Disjuntor(Geral-inversores), 1 DR (desativado) e vários disjuntores(distribuição) e nos próximos dias/meses será feito uma instalação nova na casa porque a instalação é antiga e o DR não esta funcionando no momento então farei algumas mudanças no QDC.
Ótima aula! Será que você poderia disponibilizar esse slide?
Melhor vídeo até o momento
Parabéns. Excelente explicação.
Verdade bem explicado
Pergunta, o micro inversor instalado direto na instrutura dos módulos, substituí o inversor instalado na parede próxima a caixa de distribuição da casa?
Muito bom cara 👏🏽👏🏽👏🏽
da compra esse sistema 220v ligando -o somente na duas fase, é consumir na tenção de 110v
Boa noite
Bom , trabalho!!
Porém uma ressalva com respeito ao aterramento. O aterramento pra seguir as normas elétricas vigentes, NBR 5410, 5415, 16690. Precisa-se fazer o aterramento para o gerador fotovoltaico, porém é preciso fazer toda a equipotencialização do local e interligar ao aterramento existente.
Excelente explanação!
Parabéns pela coragem e transparência!
Magnífica explicação
Muito boa sua explicação ,parabéns pela disponibilidade de instruir ,que Deus o abençõe.
Olá Alex muito bem esplicado essa aula tudo bem completo só tenho uma dúvida se o meu sistema tiver 2 inversores on grid como faria para ligar os 2 valeu amigo agradeço
Que curso top, parabéns!
Ótimo vídeo viu ter quer fazer o curso agora sim
Parabéns muito pratico e sem m
otimo otimo video super completo me tirou varias duvidas abraços!!!!
Ótimo curso!!apenas uma dúvida sobre o vídeo pois sou eletricista mas leigo na área solar.
A energia que sai do inversor e vai para o qdc... como saber se será as mesmas fases ligadas no quadro para que fiquem ligados sem entrar em curto?
muito bom conteudo parabens.
Qual aplicativo vc utiliza para achar o desvio azimutal e a inclinação do telhado?
Boa tarde. Qdo a residência não possui QDC, pode ser conectado no QM?
Obrigado professor
aula superimportante
Parabéns! Ótimo vídeo.
Ótimo conteúdo. Parabéns me esclareceu muito.
Boa tarde, Posso conectar direto ao padrão de entrada, em vez de ser no quadro de disjuntores?
Bom dia colega consegui tira minha dúvida sobre o transformador isolador? Eu posso conecta o neutro do transformador isolador na minha rede elétrica onde meu transformador 13800 está a 6 metros do local
PARABÉNS PROFESSOR ANOTEI TUDO.
Boa noite, gostaria de saber se o engenheiro civil pode fazer esse projeto ou apenas o engenheiro elétrico? Obrigado
beleza gostei muito parabens pelo video, abraco carlos malheiros
Poderia ser apenas UMA haste de aterramento exclusiva o sistema fotovoltaico? A vistoria testa a resistência do aterramento também?
No meu caso aqui sao 2 fazes 127v e 1 terra.. a duvida ta sendo no aterramento,.
O cabo AC eu coloco com 3 fios e ligo as 2 fazes e o terra da casa junto com o terra do sistema? ou ligo somente as 2 fazes e deixo os terras isolados?
Porque 220v sao apenas os Ar condicionados e os chuveiros.. o resto sao tudo 127v q usa 1 faze e o terra... Essa é minha dúvida
Bom dia!!! Pergunto qual o melhor sistema on/ ou off grid
Alex bom dia!
Sou Jeremias Souza e gostaria que me tirasse uma dúvida sobre a energia gerada em excesso que poderá ser utilizada a noite ou quando em dias nublados onde não tem presença do sol.
como funciona isso?
Parabéns! Que show, bem explicativo e fácil de absorver ou entender.
Muito bom
Alex, quando você fala em engenheiro para elaborar e assinar o projeto você se refere a qual engenheiro? Engenheiro Elétrico ou pode ser qualquer outro engenheiro como o civil, por exemplo?
Geralmente é eletrico o engenheiro
Bem explicado !
Boa noite! Quando for micro inversor, o disjuntor no caso seria C. A procede esta informação ?
Parabéns pelo sua explicação
Professor moro no Amazonas em Manaus já estou no Norte e na linha do equador oque fazer nesse caso?
Obrigado.
Professor uma dúvida na parte do diagrama.
O inversor vai gerar duas fases por exemplo, como vou saber a compatibilidade de defasagem entre as fases geradas pelo inversor e as fases da concessionária, porque caso eu faça o jump de fases erradas vou provocar um curto certo?
Não sei se conseguiu entender minha pergunta.
Ou o inversor lê as fases da concessionária e corrige isso?
Excelente explicação!!! Muito obrigado professor.
Muito bom o vídeo, excelente explicação, parabéns 👏👏👏
a respeito de ter 2 tensão diferente no mesmo quadro , existe uma norma que trata disso , ate onde eu sei nao pode. NBR 54 104.2.5.7 Quando a instalação comportar mais de uma alimentação (rede pública, geração local, etc.), a distribuição associada especificamente a cada uma delas deve ser disposta separadamente e de forma claramente diferenciada das demais. Em particular, não se admite que componentes vinculados especificamente a uma determinada alimentação compartilhem, com elementos de outra alimentação, quadros de distribuição e linhas, incluindo as caixas dessas linhas, salvo as seguintes exceções:
circuitos de sinalização e comando, no interior de quadros;
conjuntos de manobra especialmente projetados para efetuar o intercâmbio das fontes de alimentação;
linhas abertas e nas quais os condutores de uma e de outra alimentação sejam adequadamente identificados.
um abraço .
O telhado foi aprovado? Eu nao vi nenhuma coluna pra ajudar na sustentação,. Parecia que era só a parede que fazia todo o trabalho... ariscado. Gosto dos seus videos, ajuda muito. Abraço!
Quando eu estou injetando a mais na rede trifasica o relógio bidirecional tem que mostrar negativo o fator de potência ou positivo, tem como vc me esclarecer por gentileza
Eu sou morador de Foz do Iguaçu, terra das Cataratas do Iguaçu no Paraná, e o calor aqui é escaldante, chega no verão a 45 graus, e tenho 3 (três) aparelhos de AR-CONDICIONADO que no verão ficam ligados o dia todo e a noite toda, sendo um de 12.000 btus e dois de 10.000 btus. A questão que gostaria de levantar aqui como pergunta é o seguinte: "QUANTOS PAINÉIS E MICROVERSORES PARA ENERGIA SOLAR EU NECESSITO PARA PODER CONTINUAR USANDO DA MESMA FORMA QUE EU USO AQUI EM CASA DURANTE O VERÃO:" Eu ainda utilizo energia da concessionária de energia COPEL é muito alto o valor que eu gasto aqui, acima de 800 reais em energia, quero instalar PAINÉIS SOLARES e tanto faz ON-GRID ou OFF-GRID ainda não decidi como vou fazer aqui e quero sanar esta dúvida. PODEM ME EXPLICAR DE FORMA APROXIMADA. OBRIGADO!
Excelente vídeo, porém você falou que só Engenheiro eletricista que pode assinar a ART, más o Eletroténico tambem pode desde que seja até 70kWp. Certo o errado?
Muito obrigado!
Parabens, ótima explicação.
muito bom. deu uma reciclada. ótima iniciativa. tmj.
muito bom gostei
Parabéns professor, ótima explicação! Qual software você indica para fazer projetos?? OBRIGADO!
O técnico em eletrotécnica também pode fazer este projeto, né?! Visto que projetos até 800 kva pode ser assinado por eletrotécnico. É que vi apenas você falando sobre engenheiro.
Em 1:12:03s , as duas strings estão nomeadas como string box cc , na verdade 1 é cc e a outra é CA, correto?
Mim tire uma dúvida,tenho uma placa 315w 8A 36v e o controlador 40A com inversor 12v,posso ligar em série ou em paralelo as placas?
Tenho que colocar uma string box por cada string do sistema? ou posso unir os strings em um stringbox? o meu inversor admite 2 entradas mppt
Olá amigo ! Eu assisti o curso seu...mais gostaria de ter mais informações... Valentim Rocha meu nome
Quem tem CFT na área pode assinar, sim o Técnico pode fazer projetos e assinar sim!
no curso você ensina a usar esse software que faz os cálculos?
Alex sensacional esse vídeo, qual seria a ferramenta pra ter conhecimento do ângulo do telhado.
existe uma ferramenta que se chama enclínometro é simples mas muito funcional
Hoje possui app's para smartphones, com funções onde medimos os níveis de inclinação á partir de um poto de refrência
Boa noite, esse não é um mini curso
Esse é um BAITA CURSO onde em pouco tempo e pra quem gosta de aprender como eu , não deixou nada a desejar,deixando praticamente tudo esclarecido.
Pena que, eu conheci teu canal só agora, mas já avisando que me escrevi rsrsrs .
Fiz um curso EaD por outro canal onde já tinha feito outro curso de Comandos Elétricos e aprendi muito por isso é que fiz esse de Energia Solar só que, desta vez as explicações foram muito vagas sem contar que não explicou nada sobre cálculos, resumindo não gostei nem um pouco do curso, a única coisa de bom foi mesmo o certificado que é reconhecido em todo o Brasil, tive que pesquisar vários outros vídeos para me aprofundar porque acho que vai ser um bom negócio esse de Instalação de Módulos Fotovoltaicos e achei bons vídeos mas, o teu foi o melhor, onde tirei um monte de dúvidas a respeito do assunto.
Alias tenho uma pergunta pra te fazer.
Vamos dizer que eu queira instalar um sistema on grid onde eu ultrapassaria o meu consumo de propósito para ter em créditos com a concessionaria para uma outra residencia em meu nome mesmo sabendo que iria aumentar o meu orçamento dos equipamentos a serem instalados.
Isso é possivel? E se sim você como profissional que é, acha viavel ou não?
Desde já eu agradeço e PARABÉNS pela aula, essa valeu muito a pena assistir aprendi muito.
A NBR 5410, que apresenta as condições mínimas de segurança para instalações elétricas de baixa tensão traz o seguinte trecho:
4.2.5.7 Quando a instalação comportar mais de uma alimentação (rede pública, geração local, etc.), a distribuição associada especificamente a cada uma delas deve ser disposta separadamente e de forma claramente diferenciada das demais. Em particular, não se admite que componentes vinculados especificamente a uma determinada alimentação compartilhem, com elementos de outra alimentação, quadros de distribuição e linhas, incluindo as caixas dessas linhas, salvo as seguintes exceções:
circuitos de sinalização e comando, no interior de quadros;
conjuntos de manobra especialmente projetados para efetuar o intercâmbio das fontes de alimentação;
linhas abertas e nas quais os condutores de uma e de outra alimentação sejam adequadamente identificados.
Como uma instalação fotovoltaica não se enquadra em nenhuma dessas exceções, conclui-se que as fontes de alimentação (CC e CA) devem permanecer em recipientes separados.
Não se usa disjuntores, fusíveis ou chaves seccionadora de corrente alternada em corrente continua, funções diferentes.