Rios mortos são a cara desse país morto. Grande episódio como sempre!! Agora o canal podia fazer um sobre a construção da hidrelétrica de Itaipu, fui visitar ela outro dia e fiquei curioso pra saber com mais detalhes a história dessa obra monstruosa.
Veja o vídeo do Manual do mundo. Salvo engano foram 20 min de conteúdo e mais conteúdo. E imagens. Mas sim, a história dele (e contexto) pode ser complementado pelo Eduardo mesmo.
@@HelgaCavoli o vídeo do Iberê diz muito mais sobre o funcionamento da usina do que sobre a sua história. e tudo bem pois é essa a proposta do manual do mundo mesmo né mas sinto falta de mais gente falando sobre a destruição das Sete Quedas, o superfaturamento e o ex-embaixador assassinado pelos militares o engraçado foi eu achar que não tinha mais escândalo pra acontecer em Itaipu, eis q fomos surpreendidos em 2019...
Eu ainda fui ingênuo ao crer que foram somente imprudentes de terem feito assentamentos próximo dos rios, mas não, foi a intervenção humana que prejudicou e pra sempre prejudicará até a população tomar vergonha na cara e limpar esta cagada que fizeram.
Peninha fica aqui uma sugestão, peça para a CIA do Metrô de SP, para você visitar os túneis e estações pelo centro de São Paulo, nos túneis você poderá escutar a água dos rios encanados. Sério mesmo, trabalhei lá e dava pra ouvir.
Caramba!!!! a unica coisa que eu sabia é que a estação Tiradentes cortou um túnel que ligava o quartel da polícia militar com o palácio do Campos Elíseos, mas também não sei se isso é verdade ou apenas uma lenda da cidade de São Paulo.
Nos tempos coloniais, o rio Pinheiros foi chamado de Jurubatuba, que, em língua tupi, significa "lugar com muitas palmeiras jerivás", pela junção dos termos jeri'wa ("jerivá") e tyba ("ajuntamento").
Grande Eduardo Bueno: Tenho 67 anos, e morei na Vila Prosperidade que até 1963 pertencia a Santo André, passando após a pertencer a São Caetano do Sul. A Vila Prosperidade, sempre foi inundada pelo Tamanduateí na época de verão, e fazíamos da tragédia a nossa praia. Amigo, nadei muito, mas muito mesmo. nas décadas de 1960 e 1970, no Tamanduateí, sem me dar conta do seu valor histórico para São Paulo. Todos os rios tem o meu respeito, mas o Tamanduateí sempre será especial, pois faz parte da minha vida. Quem dera eu um dia poder vê-lo despoluído. Seria o melhor presente para a minha querida Vila Prosperidade! Aula fantástica. Muito obrigado!
Peninha, sou gaúcho em vim morar em sp em 2020, plena pandemia. Em uma caminho espiritual acessei algumas memórias de elementais dessa cidade que manifestaram a necessidade imediata um olhar regenerativo, desde então meu caminho tem sido com esse propósito. 💙
Conheço mais de uma pessoa que teve epifanias quando viu o vale do Anhangabaú, a partir do viaduto dos correios... Eu nunca tinha escutado que "havia alguma magia" ali... Eu mesmo comecei a chorar...
The best history teacher of Brazil ever! Your videos have filled the unfortunately lack of history knowledge that all Brazilians must have known about it. Thank you a lot for sharing an unique, needed and witty information about the amazing, captivating, new, precise, unknown and most necessary facts that all must know to do be proud and informed about your own origins. “ The people who does not know its own history, are faded to repeating it.”
Que vídeo maravilhoso! A propósito, depois de milhões e milhões gastos em tentativas frustradas de despoluir o Tietê e Pinheiros finalmente conseguimos ver alguma evolução, hoje é possível ver alguns peixes e animais no pinheiros e o seu cheiro já não é tão fétido como antes.
Amooo seu canal!!! O Rio Pinheiros foi chamado de Jurubatuba, que em tupi significa “lugar com muitas palmeiras jerivás”. Ele foi chamado assim por conta da grande quantidade de araucárias (ou pinheiro-do-Brasil) que cobriam a região. No ano de 1560, o Rio Pinheiros recebeu seu nome atual pelos jesuítas, quando eles criaram um aldeamento indígena que tinha o mesmo nome.
Aqui mesmo na Freguesia do ó, minha mãe e os mais velho falam sobre o rio que tinha (ainda tem mas está soterrado e podre) Tem a famosa rua da balsa onde tinha a locomoção para o outro lado do rio, e também os banhos que dava pra tomar e peixes que tinham.. E fora outros riozinhos quem um em frente em casa que hoje em dia e um córrego.
CLAP! CLAP! CLAP! É um crime o que foi feito com os rios de São Paulo.... tanta vida transformada em esgoto.... Lindos Rios cheios de vida... a sua última frase possui é forte e perfeita para uma profunda reflexão e mudança! Abçs meu caro.
Cara, caiu uma lágrima aqui. Um tanto por tristeza, um tanto por emoção. Mais um vídeo incrível, com edição maravilhosa e com professor mais eloquente e apaixonado. Obrigada mais uma vez! Os melhores temas são aqueles que acordam nossa consciência 🙏🏻❤️
Quando eu for eleita Deputada Estadual por São Paulo, vu convidar o Eduardo Bueno para escrever um livro que fale sobre a História do Capão Redondo o bairro onde moro e resido desde quando eu nasci, há 29 anos. O Bairro do Capão Redondo é mais que centenário, era uma antiga fazenda pertencente à Igreja Adventista do Sétimo Dia, tanto que o bairro onde moro chama-se Cohab Adventista, porque fica o lado da Primeira Igreja Adventista do Sétimo Dia em São Paulo. Daqui do Capão Redondo saiu a primeira mulher eleita ao senado brasileiro. Vale a pena contar esta historia em livro!
Sou de SP e fiquei emocionado com a definição de Anhangabaú... quantos vezes passei por está região central da capital e agora é só degradação, que tristeza.
Que legal ouvir falar da minha cidade, Porto Feliz, conhecida como terra das monções, outrora conhecida como Araritaguaba que significava " lugar onde as araras comem pedra, devido ao paredão salitroso que havia perto do então porto de onde partiam as monções, hoje esse paredão está dentro do parque das monções e abriga uma cópia da gruta de nossa senhora de Lourdes, já o nosso Museu que conta boa parte da nossa história local e do Brasil agoniza como os rios de São Paulo.
Neste exato momento, em que me encontro ultimamente na atual fase da minha vida ,tenho apenas as minhas palavras a expressar e transmitir nesse mundo virtual que eu aprecio, admiro e gosto tanto chamado UA-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um grande abraço fraterno de felicidade, parabéns e de muito obrigado a todos(as) os(as) idealizadores(as). A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, voltado e visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, muito obrigado por tudo, amém e gratidão.
Meu nobre xará, não sei o que me é mais enriquecedor, se suas preciosas informações ou suas hilárias indignações. Sobre as calhordices do nosso passado histórico fico arrepiado. Porém, como bem o disseste, a história é apenas histórias, sem futuro.
VOCÊ É UM SER APAIXONANTE E INVEJÁVEL, QUANTO CONHECIMENTO, QUE DIDÁTICA MARAVILHOSA UMA RETÓRICA ADMIRÁVEL.... NOS DISPERTA A VONTADE DE ASSISTIR TODOS OS VÍDEOS DO CANAL.
A historia e a temática brilhantemente apresentada tu já sabe que vai achar aqui. Agora essa facada no coração com The Boss cantando The River, foi demais!
cara fui fazer um concurso da ESA e na parte de historia tinha perguntando sobre o ria madeira e só lembrei de ti com o video da ferrovia madeira-mamoré ,logo, acertei . obg
Francisco Marins, escritor paulista narra esse cenário das monções na trilogia Expedição aos Martírios. Uma das histórias mais impactantes que li na minha juventude e que ainda ecoam em minh’alma.
Fale sobre o fato de Chico Mendes abominar homossexuais. Fale também que Zumbi escravizava os próprios negros e raptava mulheres brancas. Essa história você não quer ouvir.
@@josedeanchieta1574 Será porque que existe essa corrente revisionista contra os herois que defendiam causa de pessoas exploradas né? Será que é pra evitar que eles virem exemplos? Será que é pra formar jovens com referências tortas desacreditados e incapacitados? espero que nao tenha votado em ninguém que elogia a tortura nao é mesmo. Seria muita burrice ou hipocrisia nao é mesmo!?
@@vincentevangogh4312 Por que o medo com a revelação de fatos da história que sempre foram mantidos ocultos pela "elite" acadêmica. Conhecereis a verdade e ela vos libertará.
Vídeo fantástico! Eu sou de SP e toda vez que vejo o Rio Tietê, me dá muita angústia. Eu imagino os rios paulistas limpos e sublimes, como eram no passado. 🥺
Porto Feliz tem o parque das monções, uma gruta no centro da cidade que conta toda historia das monções, possui uma canoa da epoca e tudo mais... é muito bonito, visitem Porto Feliz!!
Ah , se o Brasil cuidasse das suas riquezas naturais e da sua gente, seríamos um grande país, cheio de bom ar pra respirar. Fessor, sua frase final tem tudo há ver, depois das queimadas brabas que fez São Paulo escurecer em pleno dia...
Sou Paulista...nascido no interior mas vivo desde criança nessa megalópole chamada SP. Estou aprendendo muito vendo tuas histórias e tem coisa q nunca imaginei...passo sempre no Anhangabaú e juro q nunca imaginei que ali havia um Rio...meu Deus da tristeza de ver o que tínhamos no passado e o que temos no presente!!! Parabéns pelo trabalho...comecei e vendo um vídeo e agora não consigo parar!! Muito bom msm...
Excelente Peninha! Mergulhando na História da Paisagem, como um Alain Corbin! Bravo! Há um tempo, me veio a ideia de que ao se "entender" como Europa (até hoje), nos impomos os fracassos urbanos de não aceitarmos sermos tropicais. Para minha surpresa, ao ler o historiador italiano Marco Armiero, vi que tampouco a Europa passou impune das presunções modernistas de domar a natureza. Por fim: Que baita trilha sonora: Paulinho da Viola, Neil Young, The Birds!!!! Fantástico!
Assisti um documentário, há muito tempo, chamado Entre Rios e também aborda a destruição dos nossos rios. Lamentável! Poderíamos ser uma Veneza tupiniquim. Agora se Anhanga é um espírito protetor dos animais, como ficaria a tradução de Anhanga? Porque aqui em São Paulo usam Anhanga como espírito mal, como por exemplo em Anhanguera, Anhangabaú. Mais um excelente vídeo!
Peninha, conta a história do Rio São Francisco e suas cidades ribeirinhas. garanto que tem muita história e importância esse majestoso rio, o velho Chico...
Parabéns por este e os demais vídeos. A ponte das Bandeiras sobre o Rio Tietê na capital (que existe até hoje) que liga a região central a ZN erá local de partida para competição de canoagem (inacreditável)
Trate de fazer um episódio sobre o Rio Ribeira de Iguape, Rio Jacupiranga, Rio Juquiá e os demais rios do Vale do Ribeira, a maior bacia hidrográfica do Estado de SP e possível refúgio às secas da capital.
Nos anos 30 em Santa Catarina foi construida uma estrada que liga São Bento do sul à São Francisco do sul, pelos nazistas, inclusive foi feito um aterro no canal do linguado que causa um sério impacto ambiental até hoje. Esse tema daria um baita episodio.
Indique o canal Buenas Ideias para os amigos. bit.ly/buenasideias
Caro Eduardo Bueno, faltou falar do Rio Saracura (sob a 9 de julho) que era (é) tributário do Anhangabaú na altura da Praça da Bandeira.
Peninha, dá pra fazer um vídeo sobre a história do interior de SP?
Indicarei! Se fizer um do Marechal Rondon. Abraço
maravilhoso merece infinitos aplausos
AAAAA. Sdds eternas dos vídeos sobre figuras históricas
Rios mortos são a cara desse país morto. Grande episódio como sempre!!
Agora o canal podia fazer um sobre a construção da hidrelétrica de Itaipu, fui visitar ela outro dia e fiquei curioso pra saber com mais detalhes a história dessa obra monstruosa.
Veja o vídeo do Manual do mundo. Salvo engano foram 20 min de conteúdo e mais conteúdo. E imagens.
Mas sim, a história dele (e contexto) pode ser complementado pelo Eduardo mesmo.
Amigo, tem um documentário feiro durante a construção, deve ter por aqui Mas o peninha poderia fazer algo, abço.
Tenho certeza que podemos recuperar muito desses rios. Com revive.
@@HelgaCavoli o vídeo do Iberê diz muito mais sobre o funcionamento da usina do que sobre a sua história. e tudo bem pois é essa a proposta do manual do mundo mesmo né
mas sinto falta de mais gente falando sobre a destruição das Sete Quedas, o superfaturamento e o ex-embaixador assassinado pelos militares
o engraçado foi eu achar que não tinha mais escândalo pra acontecer em Itaipu, eis q fomos surpreendidos em 2019...
A história da desgraça ambiental que fizeram com as Sete Quedas é de chorar, dá vontade de rasgar a roupa de raiva. Daria um ótimo tópico.
É por isso que a cidade de São Paulo sofre com tantas inundações. Alteraram o traçado natural das águas pluviais.
Na verdade sempre houve inundações. É o natural dos rios, mas ignoraram isso e construiram a cidade sobre as varzeas dos rios
Eu ainda fui ingênuo ao crer que foram somente imprudentes de terem feito assentamentos próximo dos rios, mas não, foi a intervenção humana que prejudicou e pra sempre prejudicará até a população tomar vergonha na cara e limpar esta cagada que fizeram.
Joga na busca “entre rios”, documentário excelente que vai a fundo neste tópico
Praticamente todas as grandes avenidas da cidade correm ao lado ou em cima de rios, córregos e ribeirões canalizados.
@@levilima9925 , o que a intervenção humana prejudicou e prejudicará?
Peninha fica aqui uma sugestão, peça para a CIA do Metrô de SP, para você visitar os túneis e estações pelo centro de São Paulo, nos túneis você poderá escutar a água dos rios encanados. Sério mesmo, trabalhei lá e dava pra ouvir.
Caramba!!!! a unica coisa que eu sabia é que a estação Tiradentes cortou um túnel que ligava o quartel da polícia militar com o palácio do Campos Elíseos, mas também não sei se isso é verdade ou apenas uma lenda da cidade de São Paulo.
rios aprisionados q não se calam. emocionante e ao mesmo tempo triste♥
💔
@@renatas.5531 😯🌼
Weslei Oki Que emocionante, Weslei. Arrepiante!
Peninha é fantástico.
Anhangabaú um rio?
jamais imaginei
O Rio Pinheiros se chamava Jurubatuba em tupi =)
juruba = papagaios + tyba muitos ajuntamento.
Nos tempos coloniais, o rio Pinheiros foi chamado de Jurubatuba, que, em língua tupi, significa "lugar com muitas palmeiras jerivás", pela junção dos termos jeri'wa ("jerivá") e tyba ("ajuntamento").
@@MrThales157, até hoje aínda se usa o nome jurubá pra a palmeira entre as súas variantes jurubá, juruwá, jeriwá, jerivá.
Ao longo do Rio Pinheiros hoje existe a estação de trem Jurubatuba da CPTM
Meu avo contava sobre as pescarias, e que nadava nesses rios. Ele nasceu em 1919.
Grande Eduardo Bueno:
Tenho 67 anos, e morei na Vila Prosperidade que até 1963 pertencia a Santo André, passando após
a pertencer a São Caetano do Sul.
A Vila Prosperidade, sempre foi inundada pelo Tamanduateí na época de verão, e fazíamos da tragédia a nossa praia.
Amigo, nadei muito, mas muito mesmo. nas décadas de 1960 e 1970, no Tamanduateí, sem me dar conta do seu valor histórico para São Paulo.
Todos os rios tem o meu respeito, mas o Tamanduateí sempre será especial, pois faz parte da minha vida.
Quem dera eu um dia poder vê-lo despoluído. Seria o melhor presente para a minha querida
Vila Prosperidade!
Aula fantástica. Muito obrigado!
Sou paulistano , adoro saber nossa história , gostaria de saber mais sobre guaianazes e Itaquerus.
Peninha, sou gaúcho em vim morar em sp em 2020, plena pandemia. Em uma caminho espiritual acessei algumas memórias de elementais dessa cidade que manifestaram a necessidade imediata um olhar regenerativo, desde então meu caminho tem sido com esse propósito. 💙
Conheço mais de uma pessoa que teve epifanias quando viu o vale do Anhangabaú, a partir do viaduto dos correios... Eu nunca tinha escutado que "havia alguma magia" ali... Eu mesmo comecei a chorar...
"Enquanto esses Rios não forem limpos, esse país não será um país limpo."
Esses rios aí já estão mortos, e não se pode ressuscitar os mortos! É proteger os que ainda restam!
Nélio Barbosa
Reflita sobre a metáfora que foi dita, independente de sua afirmação estar correta😉
@@neliobarbosa7789 Se ainda existir as nascentes o rio pode voltar a vida. E pelo que eu aprendi é quase impossível matar uma nascente.
Melhor canal sobre a real história do Brasil!
To assistindo 10 videos por dia rs
Faz um vídeo sobre a fundação de Curitiba chefe ❤️
The best history teacher of Brazil ever! Your videos have filled the unfortunately lack of history knowledge that all Brazilians must have known about it. Thank you a lot for sharing an unique, needed and witty information about the amazing, captivating, new, precise, unknown and most necessary facts that all must know to do be proud and informed about your own origins.
“ The people who does not know its own history, are faded to repeating it.”
Vale muito ver o documentário são Paulo entre rios está no UA-cam é um ótimo documentário sobre os rios de sp
Que vídeo maravilhoso!
A propósito, depois de milhões e milhões gastos em tentativas frustradas de despoluir o Tietê e Pinheiros finalmente conseguimos ver alguma evolução, hoje é possível ver alguns peixes e animais no pinheiros e o seu cheiro já não é tão fétido como antes.
Cara eu amo as histórias de são Paulo
Amooo seu canal!!! O Rio Pinheiros foi chamado de Jurubatuba, que em tupi significa “lugar com muitas palmeiras jerivás”. Ele foi chamado assim por conta da grande quantidade de araucárias (ou pinheiro-do-Brasil) que cobriam a região. No ano de 1560, o Rio Pinheiros recebeu seu nome atual pelos jesuítas, quando eles criaram um aldeamento indígena que tinha o mesmo nome.
Pô, me corta o coração sempre que vejo o que fizeram com os rios de São Paulo...
Aqui mesmo na Freguesia do ó, minha mãe e os mais velho falam sobre o rio que tinha (ainda tem mas está soterrado e podre)
Tem a famosa rua da balsa onde tinha a locomoção para o outro lado do rio, e também os banhos que dava pra tomar e peixes que tinham..
E fora outros riozinhos quem um em frente em casa que hoje em dia e um córrego.
CLAP! CLAP! CLAP! É um crime o que foi feito com os rios de São Paulo.... tanta vida transformada em esgoto.... Lindos Rios cheios de vida... a sua última frase possui é forte e perfeita para uma profunda reflexão e mudança! Abçs meu caro.
Eduardo seu canal me fez conhecer um mundo novo, onde a história não é só contada por quem smp sai por cima. Agradeço pelo conteúdo, nunca pare.
Uma ave metida a garça kkkk show!!!
prof. não se deixe corromper por media chamada youtube vc é muito carismático e brasileiro. gosto do seu canal.
Cara, caiu uma lágrima aqui. Um tanto por tristeza, um tanto por emoção. Mais um vídeo incrível, com edição maravilhosa e com professor mais eloquente e apaixonado.
Obrigada mais uma vez! Os melhores temas são aqueles que acordam nossa consciência 🙏🏻❤️
Muito bom! Há muitos rios do país que merecem episódios próprios!
Fiquei impressionada em ver o Rio Pinheiros tão sinuoso originalmente! Claro que inundará! Forte!
Vc é bom demais cara.
Parabéns pelo amor da nossa história.
Beijo no coração querido.
Ai, adoro quando você traduz palavras indígenas!😍
Faz um sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas no RJ e sobre o Lago Paranoá no DF!
Procura no site MultiRio lá vai encontra a história da Lagoa Rodrigo de Freitas , que tem vários acontecimento desse do Rio Império. Você é carioca?
@@anamadalena7260 eu sou sim!
Meu professor de história colocou o seu vídeo sobre os bandeirantes para que nós o assistissemos, hoje em dia estou viciado no seu trabalho
Belissimo vídeo! Sou paulista, moro em São Paulo, você não calcula o tamanho da minha tristeza! 😢
MARAVILHOSO! É de entristecer o coração a situação dos rios do Brasil!
Verdade enquanto os rios não estiverem limpos o país não estará. Parabéns!!!
Quando eu for eleita Deputada Estadual por São Paulo, vu convidar o Eduardo Bueno para escrever um livro que fale sobre a História do Capão Redondo o bairro onde moro e resido desde quando eu nasci, há 29 anos. O Bairro do Capão Redondo é mais que centenário, era uma antiga fazenda pertencente à Igreja Adventista do Sétimo Dia, tanto que o bairro onde moro chama-se Cohab Adventista, porque fica o lado da Primeira Igreja Adventista do Sétimo Dia em São Paulo. Daqui do Capão Redondo saiu a primeira mulher eleita ao senado brasileiro. Vale a pena contar esta historia em livro!
SIMPLESMENTE AMOOOOOO SEU CANAL CADA HISTÓRIA MARAVILHOSA, UM LUFAR DE CULTURA PARA ESTE PAÍS CADA DIA MAIS NO LIMBO DA IGNORÂNCIA.
Com a reforma do vale, as últimas chuvas (outubro\2020) fizeram o Anhangabaú virar rio de novo ou no mínimo uma piscina. Genios da engenharia!
Que lindo tudo que vc ensinou!
Obrigado pela Explicacao!! !!! !!
Sou de SP e fiquei emocionado com a definição de Anhangabaú... quantos vezes passei por está região central da capital e agora é só degradação, que tristeza.
Muito legal. Sem esse canal nunca saberia essas coisas. Obrigado.
Falou tudo... Enquanto não cuidarmos de nossos rios somos sujos e caminhamos para a morte.
Eu apresentei um trabalho na escola "fantasiado" de Anhangá, nunca fui tão zuado na minha vidaa KKKKKKKKKKK
Amei o episódio! Como sempre. 💕
kkk
Que legal ouvir falar da minha cidade, Porto Feliz, conhecida como terra das monções, outrora conhecida como Araritaguaba que significava " lugar onde as araras comem pedra, devido ao paredão salitroso que havia perto do então porto de onde partiam as monções, hoje esse paredão está dentro do parque das monções e abriga uma cópia da gruta de nossa senhora de Lourdes, já o nosso Museu que conta boa parte da nossa história local e do Brasil agoniza como os rios de São Paulo.
Neste exato momento, em que me encontro ultimamente na atual fase da minha vida ,tenho apenas as minhas palavras a expressar e transmitir nesse mundo virtual que eu aprecio, admiro e gosto tanto chamado UA-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um grande abraço fraterno de felicidade, parabéns e de muito obrigado a todos(as) os(as) idealizadores(as).
A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, voltado e visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, muito obrigado por tudo, amém e gratidão.
Meu nobre xará, não sei o que me é mais enriquecedor, se suas preciosas informações ou suas hilárias indignações. Sobre as calhordices do nosso passado histórico fico arrepiado. Porém, como bem o disseste, a história é apenas histórias, sem futuro.
Cada gole de conhecimento desse canal é quase um afogamento! !!
Rios de são Paulo... que tristeza... que lástima... que sacrilégio... que pecado... que absurdo.
Bem-vindo ao Brasil dos brasileiros.
Minha filha adorou a trilha sonora.... bossa, rock... ela só tem 4 anos...hahaha
Vc sabe o nome das músicas? Queria saber
Maravilhoso vídeo. Obrigado
A trilha sonora hoje foi sensacional!!!
VOCÊ É UM SER APAIXONANTE E INVEJÁVEL, QUANTO CONHECIMENTO, QUE DIDÁTICA MARAVILHOSA UMA RETÓRICA ADMIRÁVEL.... NOS DISPERTA A VONTADE DE ASSISTIR TODOS OS VÍDEOS DO CANAL.
A historia e a temática brilhantemente apresentada tu já sabe que vai achar aqui. Agora essa facada no coração com The Boss cantando The River, foi demais!
Em Joinville SC tem um rio que corta a cidade ao meio, o rio cachoeira, e que está tão podre quanto o rio tietè
cara fui fazer um concurso da ESA e na parte de historia tinha perguntando sobre o ria madeira e só lembrei de ti com o video da ferrovia madeira-mamoré ,logo, acertei . obg
adorei o final!! viva os rios do Brasil!!!
Francisco Marins, escritor paulista narra esse cenário das monções na trilogia Expedição aos Martírios. Uma das histórias mais impactantes que li na minha juventude e que ainda ecoam em minh’alma.
Revivi meus anos de caminhoneiro, onde abastecia no posto rei da Castelo em Porto feliz e seguia para Cuiabá
Top
nunca dei um like com tanto gosto. Amo água e os rios. Infelizmente a barbárie humana se mostra muito no absoluto desprezo pela água.
Peninha fale sobre o Grande Chico Mendes, tema super atual nas trevas de hoje em dia !
verdade.
Fale sobre o fato de Chico Mendes abominar homossexuais. Fale também que Zumbi escravizava os próprios negros e raptava mulheres brancas. Essa história você não quer ouvir.
@@josedeanchieta1574 não tem o que falar fica quiet, ninguém te perguntou porra nenhuma !
@@josedeanchieta1574 Será porque que existe essa corrente revisionista contra os herois que defendiam causa de pessoas exploradas né? Será que é pra evitar que eles virem exemplos? Será que é pra formar jovens com referências tortas desacreditados e incapacitados? espero que nao tenha votado em ninguém que elogia a tortura nao é mesmo. Seria muita burrice ou hipocrisia nao é mesmo!?
@@vincentevangogh4312 Por que o medo com a revelação de fatos da história que sempre foram mantidos ocultos pela "elite" acadêmica. Conhecereis a verdade e ela vos libertará.
Muitoo Bom!! showw
Peninha, se fizesse a série: Os Rios mortos das cidades brasileiras, teria tipo 8 temporadas de 40 episodios. Abraço!
Mas esse cara é um "Rio" de conhecimento! Hahahah otimo vídeo. Cada dia mostrando que não temos idéia das riquezas históricas do nosso país!
Vídeo fantástico! Eu sou de SP e toda vez que vejo o Rio Tietê, me dá muita angústia. Eu imagino os rios paulistas limpos e sublimes, como eram no passado. 🥺
Muitos córregos e riachos de Itu deságuam no Tietê: Guaraú, Brochado, Taboão, Itaim...
O sr é o doido mais bacana que ja vi. Descobri hoje e ja virei fã do seu canal.
Porto Feliz tem o parque das monções, uma gruta no centro da cidade que conta toda historia das monções, possui uma canoa da epoca e tudo mais... é muito bonito, visitem Porto Feliz!!
Aqui no ES tem um rio de importância ímpar, que hoje infelizmente sofre. O Rio Itapemirim.
Ah , se o Brasil cuidasse das suas riquezas naturais e da sua gente, seríamos um grande país, cheio de bom ar pra respirar. Fessor, sua frase final tem tudo há ver, depois das queimadas brabas que fez São Paulo escurecer em pleno dia...
virei membro muito gostoso estudar historia com buenas ideias !!!!!!!
Que tristeza esse país!!!! Desgraça coletiva, perfeita definição, Aza Njeri, professora filósofa
Excelente a história e a trilha sonora
Um dos meus episódios prediletos de tantos bons episódios! Mto bom!!! Vlw Peninha!
Nossa... última frase foi perfeitamente colocada! Verdadeiro e Impactante.
Sou Paulista...nascido no interior mas vivo desde criança nessa megalópole chamada SP. Estou aprendendo muito vendo tuas histórias e tem coisa q nunca imaginei...passo sempre no Anhangabaú e juro q nunca imaginei que ali havia um Rio...meu Deus da tristeza de ver o que tínhamos no passado e o que temos no presente!!! Parabéns pelo trabalho...comecei e vendo um vídeo e agora não consigo parar!! Muito bom msm...
Quantas vezes eu posso curtir esse vídeo? parabéns peninha !
Uau!!! Que discurso! Já tem o meu voto!
Muito bonito o episódio.
Eduardo Bueno eh bom demais.
Eu sou de Porto Feliz
Eduardo, o rio Pinheiros originalmente era o Jurubatuba (jerivá + tuba) = muitas palmeiras Jerivás (Syagrus romanzofiana).... Valeu pelo vídeo!!!
Faz um vídeo sobre história de Pernambuco
Issoooooo!
Excelente Peninha! Mergulhando na História da Paisagem, como um Alain Corbin! Bravo! Há um tempo, me veio a ideia de que ao se "entender" como Europa (até hoje), nos impomos os fracassos urbanos de não aceitarmos sermos tropicais. Para minha surpresa, ao ler o historiador italiano Marco Armiero, vi que tampouco a Europa passou impune das presunções modernistas de domar a natureza. Por fim: Que baita trilha sonora: Paulinho da Viola, Neil Young, The Birds!!!! Fantástico!
Muito bom, e outra Coincidência que hoje estava montando um material sobre crescimento desordenado e os rios de São Paulo para o curso de logística.
Assisti um documentário, há muito tempo, chamado Entre Rios e também aborda a destruição dos nossos rios. Lamentável! Poderíamos ser uma Veneza tupiniquim.
Agora se Anhanga é um espírito protetor dos animais, como ficaria a tradução de Anhanga? Porque aqui em São Paulo usam Anhanga como espírito mal, como por exemplo em Anhanguera, Anhangabaú.
Mais um excelente vídeo!
Peninha, conta a história do Rio São Francisco e suas cidades ribeirinhas. garanto que tem muita história e importância esse majestoso rio, o velho Chico...
Parabéns por este e os demais vídeos. A ponte das Bandeiras sobre o Rio Tietê na capital (que existe até hoje) que liga a região central a ZN erá local de partida para competição de canoagem (inacreditável)
E verdade a natureza nos quer como amigos do contrário ela nos pune ela não perdoa
EXCELENTE VÍDEO, BAITA AULA!!
Sou de Barra Bonita SP,o Tietê passa por aqui, dividindo duas cidades,Barra Bonita e Igaraçu do Tietê.
Que história legal tem São Paulo
Trate de fazer um episódio sobre o Rio Ribeira de Iguape, Rio Jacupiranga, Rio Juquiá e os demais rios do Vale do Ribeira, a maior bacia hidrográfica do Estado de SP e possível refúgio às secas da capital.
Trilha sonora de peso nesse episódio! ☆♡
Sempre soube da difícil gestão dos rios de S. Paulo, obrigada por me fazer entender melhor as dificuldades e surpresas do processo. Abraço.
Tem um documentário lindo sobre o assunto no canal da Contexto
Que episódio 👏👏👏
Nos anos 30 em Santa Catarina foi construida uma estrada que liga São Bento do sul à São Francisco do sul, pelos nazistas, inclusive foi feito um aterro no canal do linguado que causa um sério impacto ambiental até hoje.
Esse tema daria um baita episodio.
Cara. Há muito tempo assisto a seu canal, mas esse episódio foi um dos melhores. O rio é o espelho da sociedade
Paulinho da Viola! Amo!