Teste de papeis para caneta-tinteiro

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 гру 2017
  • Neste vídeo apresento alguns papeis que utilizo para escrever com caneta-tinteiro, com exemplos de escrita, comparações, e discussão de aspectos como qualidade, conforto ao escrever, e preço.
  • Навчання та стиль

КОМЕНТАРІ • 76

  • @ferragut88
    @ferragut88 3 роки тому +15

    Elvis, pessoal, estou meio atrasado para a discussão, mas acho que sinceramente descobri sem querer uma opção nacional que me animou muito, mas muito mesmo, a ponto de quase bater de frente com Rhodia e Clairefontaine: Papel OPALINE da SPIRAL, 120 g.
    Estava em uma Kalunga, a procura de um adaptador HDMI para meu PC, e descubro que eles tem uma seção de papéis “especiais”: Verge, Couche, papéis fotográficos e papel para cartão de visita, e nessa última seção era justamente estava esse papel Opaline. Resolvi pegar um pacote de papel de cada tipo para testar (Verge, Couche e Opaline). O Opaline, infelizmente só tinha a partir de 120g/m2. Não é ideal, já é meio pesado, mas considero aceitável. E bem, custando o pacote menos de R$15,00 por 50 folhas, valia a tentativa.
    O Verge e o Couche se mostraram um pouco problemáticos, nem vou comentar muito. Agora, falando do Opaline: é um papel bem liso, dá para perceber que ele tem uma cobertura/tratamento na superfície, mas não apresenta uma sensação tão artificial quanto o Couche, tanto na textura quanto no brilho.
    Começo tentando ele com uma Lamy Studio pena B, com a Lamy Mango. Os traços se mostram muito bem comportados, a linha não se espalha e engrossa que nem no Couche, e também não consegui ver nenhum sinal de feathering. Deu para ver no traço um shading bem interessante, lembra o que eu consigo no Rhodia. No verso, nenhum sinal de sombra, muito menos de sangramento, até pela espessura do papel.
    Continuei escrevendo um pouco, a escrita é bem agradável e funcionou legal com as canetas que eu testei: a Lamy, uma Jinhao X450 M com Herbin Perle Noir e uma Pilot Penmanship EF com Diamine/Cult Pens Christine. A absorção não é imediata, com pena B da Lamy secou em uns 25 segundos, mas com as penas mais finas, não passou de 10 segundos. Claro, isso vai depender da tinta também.
    Já bastante satisfeito com os resultados, resolvi meter o cotonete no papel com a Diamine, um azul com sheen vermelho, e que nunca mostrou muito sheen pra ser sincero até então. E foi aí que eu assustei. Nunca vi tanto sheen nos meus Rhodia ou Clairefontaine quanto eu vi no Opaline. Foi a primeira vez que consegui aquela variação de cor que vemos em sites gringos, com cores bem vivas e brilho bem evidente. Joguei umas gotas no papel também. Mesmo resultado: muito sheen e, o melhor, nenhum sangramento para o outro lado, mesmo trabalhando com muita tinta (mas agora com um pouco de sobra). E mesmo com pena EF da Pilot deu para conseguir um pouco do efeito, guardada as devidas proporções.
    Como eu não curto muito escrever em papel sem linhas/pontos, resolvi tentar imprimir aquele padrão de pontos estilo Rhodia. Consegui sem problemas e, diferentemente do Couche, o Opaline aceitou bem a tinta da impressora sem borrar. Outra bola dentro.
    A desvantagem fica no fato de encontrarmos apenas em folhas avulsas, e na alta gramatura. As 120 gramas dão QUASE uma sensação de cartolina, mas pelo menos ainda é uma gramatura funcional para o dia a dia. Em compensação, por ser uma folha mais robusta, acho que daria até para furá-las e trabalhar com fichário, sem maiores dores de cabeça.
    Em resumo, achei sensacional! Mesmo não sendo muito barato (0,30 centavos por folha A4), ainda sai mais em conta que esse material importado, com performance talvez até superior.
    Bem, ficou um textão, peço desculpas, mais queria compartilhar com vocês essa descoberta.

    • @pu5epx
      @pu5epx  3 роки тому

      Legal vou testar!

    • @GuilhermeRussel
      @GuilhermeRussel 3 роки тому

      Puxa, vou testar. Só conheço caderno da Rhodia e eu amo muito! Mas tá muito caro 😅 e eu escrevo quase o dia todo

    • @GuilhermeRussel
      @GuilhermeRussel 3 роки тому +1

      Será que tem em menor gramatura?

    • @r.g.f.9904
      @r.g.f.9904 2 роки тому +3

      Olá, amigo. Esse papel pode ser escrito no verso? E se pode, como fica os resultados?

  • @pauloom108
    @pauloom108 2 роки тому +4

    Agradeço imensamente sua explanação usando papéis de fácil aquisição.
    Dos grandes problemas dos usuários de caneta tinteiro é exatamente o garimpo de papéis adequados.
    Há um milhar de canetas tinteiro e ofertas de tintas e encontrar papéis adequados ou pautados fica o escritor obrigado a negociar rins, córneas ou medula.
    Uma vez mais agradeço sua exposição clara e esclarecedora.

  • @reilisam
    @reilisam 4 роки тому +3

    Excelente vídeo! Parabéns pelo trabalho e obrigado por compartilhar conosco!

  • @alecmonteiro
    @alecmonteiro Рік тому

    Excelente trabalho, esclarecedor. A gente encontra pouca informação sobre papéis nacionais em relação ao uso em caneta tinteiro.

  • @Nicomacobr
    @Nicomacobr 4 роки тому +1

    Ótimo video. A dica do papel Spiral foi muito boa. Obrigado.

  • @juanufba
    @juanufba 3 роки тому

    Obrigado por este vídeo! Me serviu muito...

  • @pu5epx
    @pu5epx  6 років тому +3

    UPDATE: o papel Report 75g comportou-se melhor que os outros sulfites.

    • @marcinhocacarato5709
      @marcinhocacarato5709 4 роки тому

      Gostaria de saber se, o report foi bem nos dois lados?

    • @pu5epx
      @pu5epx  4 роки тому

      @@marcinhocacarato5709 o lado da impressão vai bem melhor, o lado avesso dá um pouco de feathering.

    • @thiagoramos9076
      @thiagoramos9076 3 роки тому

      @@pu5epx ola, tudo bem? poderia me responder uma coisa? eu faço as folhas para o meu fichario, e gosto de usar caneta tinteiro, qual a melhor folha que funcione dos dois lados? muito obg

  • @r.g.f.9904
    @r.g.f.9904 2 роки тому +3

    Eu comprei o HP Laserjet 90g, mas não obtive os mesmos resultados, além de não conseguir identificar qual seria o lado tratado do papel. Acredito que isso tenha relação direta com a caneta e a tinta, pois notei diferenças entre a minha tinta da Cross e da Pelikan, sem contar o uso de uma pena M. Agora, essa questão de lado da folha parece não existir, pois a sensação ao toque é exatamente a mesma em ambos os lados. Inclusive fiz o teste com a caneta e os dois lados tem resultados iguais, o que atesta a provável piora na qualidade do papel. Pode ser que em 2017 houvesse tal tratamento kkkkkk... (Porque eu duvido muito que tenham realizado o tratamento em ambos os lados. O que mais se vê é a piora do produto para conter o aumento de preços.)

  • @carlorjj
    @carlorjj 4 роки тому

    Òtimo Video!!!

  • @guilhermejf8642
    @guilhermejf8642 2 роки тому

    Que bom ter uma referência no Brasil! Mais ou menos em 2014, eu tinha comprado o HP Laserjet 90g, mas ele era tratado com ColorLok. Absorvia tanta tinta quanto papel toalha.
    Uma alternativa boa e barata é o Copimax 75g, ele é bem liso e absorve pouca tinta.

    • @r.g.f.9904
      @r.g.f.9904 2 роки тому

      Então, tive esse mesmo problema com os HP Laserjet 90g, o resultado foi péssimo. Sinceramente, não sei como ele conseguiu obter aquele resultado do vídeo. O que resta é testar o Canson Marker 70g e o Opaline Spiral 120g, sendo o último citado em um comentário.

  • @MiguelGonzalez365
    @MiguelGonzalez365 3 роки тому +1

    Achei o sua resenha ótima, ela resume bem a situação do papel utilizável para canetas de tinteiro no Brasil.
    Eu queria acrescentar a marca Tilibra, especificamente o tipo "Refil Fichário Folhas Pontiladas Academie 80 F Pct c/04". Não é o Clairefontaine, mas achei o seu desempenho melhor do que qualquer papel sulfite. Como papel de rascunho no tem concorrente. E custa menos de R$ 10,00 o refill de 80 folhas. Ele tem pouca gramatura, 56 g, mas a tinta não passa para o outro lado, embora se transparente um pouco, mas nada que chegue a incomodar; o Tomoe River se transparenta mais. A experiência de escritura com o Tilibra é agradável. Só não escreva nos bordes, pois esse local tem uma composição diferente.
    Sobre o Raport, eu o testei há uns dias e não gostei muito, achei parecido com o Chamex. Mas também testei o Seninha da Raport e o achei algo melhor que os papeis de impressão. Este papel é indicado para atividades escolares, inclusive a escrita. A textura do papel é diferente do de impressão. Mas não considero que seja perfeito.
    Em geral, o papeis como Report ou Chamex tem um bom rendimento em uma dos lados. A resposta depende também da pena. Na parte áspera, a penas com bom fluxo escrevem sem problemas e a linha é bem definida, não ramifica. Mas a fricção com o papel é maior e deixa certo desconforto. A caneta que melhor escreveu (das que eu tenho) em todos os tipos de papeis foi a Lamy Safari ponta M.
    Neste momento, estou provando diversos papeis, mas ainda não encontrei, entre os nacionais, nenhum que possa se comparar com ClaireFontaine. Do que gostei mais foi do Tilibra.
    Sobre as tintas, as azuis e pretas Pelikan 4001 e Parker Quink têm um ótimo desempenho, sobretudo porque é difícil que o escrito fique translúcido. Herbin violeta o Pelikan 4001 turquesa também são boas, mas com pontas com grande fluxo vão ter mais problemas que a azul royal o a preta.

    • @pu5epx
      @pu5epx  3 роки тому

      Gratíssimo pela dica, sempre estou a procura de papéis decentes, até porque os importados estão impossivelmente caros.

    • @MiguelGonzalez365
      @MiguelGonzalez365 3 роки тому +1

      @@pu5epx Eu recebi o papel e já o testei. A informação da web estava errada, a gramatura não é 56 g, mas 63. Embora a variação seja pouca, faz diferença, melhora o desempenho do pautado de 56 que já tinha provado. Na minha opinião é superior a todos os papeis de impressão da Report e a Chamex. O fato de ter pontilhado já indica que foi pensado para a escrita, embora não especificamente para caneta de tinteiro. Para pontas E, EF e M resulta magnífico. Com tinta Pelikan 4001 o desempenho é muito bom. Com a Herbin violette pensée fica algo translúcido no lado reverso, mas dá para usar sem problema. Só fico na dúvida de como seria como uma pena B ou de caligrafia muito úmida. Dos que provei, nenhum chega ao nível do Clairefontaine, mas este é o melhor, seguido do Seninha da Report.
      Coloquei Herbin violette pensée numa Jinhao X750 que sempre escreveu perfeitamente com Pelikan 4001 Blue Royal e deu problemas em todos os papéis de impressão. Era como se o papel rejeitasse a tinta ou produzisse um problema de capilaridade. Com o Tilibra pontilhado o problema acabou.
      Tilibra também tem cadernetas de tapa dura de 90 g. Há uns meses comprei uma de 130 × 210 mm por uns RS 30,00. Tem uma boa qualidade, próxima à da Rhodia e a Clairefontain, mas é muito cara. A Tilibra tem mais cadernetas pontilhadas, com apresentação luxuosa, de diferentes tamanhos, mas as achei excessivamente caras.
      Sugiro que faça uma segunda parte do vídeo com a Seninha e a Tilibra pontilhada de 63 g.

    • @MiguelGonzalez365
      @MiguelGonzalez365 3 роки тому +1

      @@pu5epx Encontrei mais dois. Um Faber Castell de 222 × 297 mm, de 90 gramas, fabricado no Brasil, muito parecido com os cadernos Clairefontaine, até a capa lembra os lembra. O comprei hoje por R$ 33,80 em Fortaleza. Bom desempenho. Também encontrei um caderno velho por casa que me supreendeu, un Stiff de Jandaia. Não tem a qualidade do Faber Castell, mas é bastante digno, aguenta quase tudo e resulta macio. Gostei da prova de escrita. com ele. 96 folhas, 200 × 275 mm. Mas é preciso olhar bem, olhei um pequeno do mesmo tipo, Stiff, e o papel era de pior qualidade. Não se adaptava à caneta.

    • @OLucasZanella
      @OLucasZanella 3 роки тому

      Estou agora procurando sobre papéis e qual serve melhor para caneta. Vi esse seu comentário e também outro sobre o Spiral Opaline de 120g. Já testou esse, dentre os dois, qual prefere?

    • @MiguelGonzalez365
      @MiguelGonzalez365 3 роки тому +1

      @@OLucasZanella Até o momento não encontrei nenhum papel da qualidade do Tomoe River ou o Rhodia. Pelo momento, o Tilibra Academie de 63 g e o melhor. Dentre os do sulfite, o Seninha do Suzano Report é o melhor para mim. Apesar de ter 75 g, aguenta muito bem a tinta, nem traspassa nem se transparenta. Pero é algo mais absorvente do que o Tilibra. Além disso, é muito barato.
      Sobre o Spiral Opaline, não o conheço. Eu acho que já o vi em alguma papelaria, mas não gosto de um papel tão grosso. A gramatura nem sempre quer dizer que é bom para caneta de tinteiro. Eu olhei no site deles e vi alguns cadernos que parecem interessantes, mas são pequenos para mim.
      O essencial para que seja bom para escrever com caneta de tinteiro é que esteja revestido. O Tomoe River tem menos de 60 g. Ele não traspassa de jeito nenhum, mas se transparenta.
      Se você gosta de fazer caligrafia e tem uma pena bem grossa, com fluxo abundante de tinta, tal vez o Spiral Opaline seja uma boa opção. considero que esses papeis tem um uso mais artístico. Eu utilizo o papel para escrever anotações e prefiro uma gramatura menor. Eu gostaria do Tomoe River o ou Rhodia, mas pelo momento são inacessíveis.S
      Se testar o Spiral Opaline, me diga o que achou, estou com curiosidade.
      Eu vi que havia comentários sobre o Opala neste vídeo. Parece que ele é muito bom. Tem um comentário bem extenso e detalhado de Gabriel Ferragut que explica muito bem como é que é esse papel. Ele faz a mesma ressalva do que eu, ele é tão grosso que parece cartolina.

  • @IgorAccioly
    @IgorAccioly 6 років тому +5

    Papel pólen ou papel Avena, você já testou?
    Que me diz?
    Estou atrás de uma alternativa mais barata e relativamente fácil de achar do que os consogrados Rhodia, Clairefntaine, Tomoe River...

    • @rafaellavratti
      @rafaellavratti 4 роки тому +1

      Conseguiu achar algum com preço razoável?

  • @zerba1371
    @zerba1371 3 роки тому

    Elvis, tudo bem? Encontrei um papel que achei ótimo para tinteiro e a um preço super bom: Folha Fichário RoyalPad Officce Pautado. É de uma empresa chamada RoyalPaper, estão vendedno no Mercado livre e tem o site deles RoaylPaper Store. Custa em torno de R$16,00 80 folhas, é um avena. Resolveu meu problema de tinteiro em fichário a um preço que eu achei bem legal. Se quiser dá uma conferida. Esse avena eles pelo que vi só têm nesse formato, e as cadernetas deles, muito parecidas com as moleskines, talvez usem o mesmo papel avena, mas não experimentei. Valeu pelo vídeo, um grande abraço!

    • @pu5epx
      @pu5epx  3 роки тому

      Blz, vou tentar este quando comprar papel de novo

  • @brendaleticia5119
    @brendaleticia5119 2 роки тому

    Aquele papel da chamex a4 - 75g reciclado é bom

  • @reismw
    @reismw 4 роки тому

    Insta like

  • @paulojpcarvalho74
    @paulojpcarvalho74 2 роки тому

    Utilizo o caderno Moleskine e não consigo usar minhas canetas tinteiro pois suja muito o papel do lado de trás. Como resolver isso? Alguém conhece um caderno com folhas adequadas para canetas tinteiro?

  • @annamattos8627
    @annamattos8627 5 років тому +1

    Tenho usado com caneta tinteiro o papel dos cadernos Arc, que é vendido no Brasil em refis pela Staples. Tem uma gramatura de 100 g/m2 e me pareceu mais liso que os papéis normais. Tenho um caderninho de Clairefontaine e o da Staples chegou perto, na minha opinião, principalmente pela disponibilidade. Você conhece? Poderia fazer uma comparação dele com o Rhodia e o Tomoe River?

    • @pu5epx
      @pu5epx  5 років тому +1

      Onde tem pra comprar ?

    • @annamattos8627
      @annamattos8627 5 років тому

      @@pu5epx Na loja online da Staples: staples.com.br
      Tem que pesquisar pelo caderno Arc.

  • @diegocatalanoferraioli6557
    @diegocatalanoferraioli6557 4 роки тому

    Oi Elvis, gostaria de saber se você teria alguma novidade sobre este tema. Qual è sua opinião do papel Pólen? Eu estou procurando algum tipo de papel conveniente para rascunhos, e com comportamento adequado com a tinta de caneta tinteiro. Obrigado!

    • @pu5epx
      @pu5epx  4 роки тому +1

      Nunca testei papel pólen, no mais não tenho novidades, exceto que tem papel Rhodia pra comprar no Mercado Livre ultimamente (caro pra caramba, mas tem). Pensei em comprar papel Tomoe River e descobri que a Goulet Pen não remete mais pro Brasil...

  • @rafaellavratti
    @rafaellavratti 4 роки тому

    Olá, Elvis, o papel couché 90g/m² poderia ser um bom papel para canetas-tinteiro?

    • @pu5epx
      @pu5epx  4 роки тому

      Teria de testar uma folha de couché liso pra ver o que acontece. A última vez que fui na papelaria, tentei encontrar mas só tinha daqueles rugosos/com textura, e estes definitivamente não servem.

  • @marcinhocacarato5709
    @marcinhocacarato5709 4 роки тому

    A resenha em si é excelente, gostaria apenas de esclarecer o seguinte: Qual a caneta, pena (EF, F, M ou B) e tintas utilizadas?

    • @marcinhocacarato5709
      @marcinhocacarato5709 4 роки тому

      Além disso, o report 75g é bem revestido em ambos os lados?

    • @pu5epx
      @pu5epx  4 роки тому

      Realmente não lembro, pena provavelmente foi M mas a tinta não tenho ideia.

  • @gabryellacosta7971
    @gabryellacosta7971 3 роки тому

    Olá Elvis. A Goulet Pens não está enviando para o Brasil, quais outras lojas você poderia indicar para comprar canetas tinteiro?

    • @pu5epx
      @pu5epx  3 роки тому +1

      JetPens talvez.

    • @pu5epx
      @pu5epx  3 роки тому

      Você pode tentar algum serviço de reenvio tipo shipito (nunca usei mas muita gente usa).

    • @gabryellacosta7971
      @gabryellacosta7971 3 роки тому

      @@pu5epx obrigada, vou verificar!

  • @jhones464
    @jhones464 4 роки тому

    Existe alguma tinta especifica para papeis em geral, os papeis comuns que usamos no dia a dia, sulfite, papel moeda de cheques etc ?

    • @pu5epx
      @pu5epx  4 роки тому +1

      Algumas tintas da Noodler's têm como alvo funcionar bem em papel comum, em particular a X-Feather.

    • @jhones464
      @jhones464 4 роки тому

      @@pu5epx obrigado pela atençao irmao

    • @pu5epx
      @pu5epx  4 роки тому +1

      Ah, e no geral quanto melhor a tinta, melhor ela funciona em papel comum, como as Pelikan Edelstein. As tintas Pelikan 4001 são baratas e boas, tintas ferrogálicas também.

    • @jhones464
      @jhones464 4 роки тому +1

      @@pu5epx poxa muito obrigado pela atenção Elvis, ou apaixonado por essas canetas mas acreditava que não poderia escrever em papeis comuns. Ja estou ate pesquisando pra comprar. Obrigado pelo esclarecimento

  • @gabrielaayres642
    @gabrielaayres642 3 роки тому

    Alguém sabe me dizer se a caneta tinteiro da para usar em caderno normal de escola ?

    • @pu5epx
      @pu5epx  3 роки тому +2

      Dá (era o que o pessoal usava antigamente), só tem de escolher bem a tinta e usar ponta mais fina para ter menos espalhamento (feathering).

  • @slicktires2011
    @slicktires2011 6 років тому +2

    O problema é que a maioria dos papéis usa uma camada de cera ou polietileno para repelir umidade e gordura, mas justamente essa camada repele a tinta a base de agua e faz a caneta tinteiro falhar, ou precisar de uma pressão maior. Vc já usou papel reciclado, aquele amarelado/amarronzado? Ele não tem essa camada (acho q pra reduzir o custo de fabricacao) , e por isso a caneta tinteiro escreve mto bem nele, sem esforço algum.

    • @pu5epx
      @pu5epx  6 років тому +1

      O problema é o 'feathering' (cabelinhos de tinta). Já ouvi dizer que um certo papel feito de bagaço de cana-de-açúcar funciona bem, mas não tive a oportunidade de botar as mãos nele ainda.

  • @cferracini
    @cferracini 2 роки тому

    Desculpa, mas q papel da Spiral é esse? Eu vasculhei o site da Kalunga e não dá pra encontrar um com a descrição layout... Da Spiral eu achei Verge, Lumicolor, Color, Opaline, Reciclado, Fotográfico, texturizado, cartolina, cartão, danfe... Estou com a impressão que o mais próximo seria Color ou Reciclado

    • @cferracini
      @cferracini 2 роки тому

      Acho q achei. No site ele só aparece pesquisando por tracing pad. Tá disponível em a4, a3 e a2, em 70g/m2

    • @pu5epx
      @pu5epx  2 роки тому

      @@cferracini exatamente: www.kalunga.com.br/prod/bloco-lay-out-liso-a4-70g-tracing-pad-81470-spiral-bl-50-fl/038950

  • @SrSagittarius
    @SrSagittarius 5 років тому

    Estou usando papel reciclado, estou tendo bons resultados.

    • @juanmantilla6229
      @juanmantilla6229 3 роки тому

      Qual marca amigo?

    • @SrSagittarius
      @SrSagittarius 3 роки тому +1

      @@juanmantilla6229 Chamex Eco

    • @coelhaavoadora5399
      @coelhaavoadora5399 3 роки тому

      @@SrSagittarius qual gramatura?

    • @SrSagittarius
      @SrSagittarius 3 роки тому +1

      @@coelhaavoadora5399 Normal, 75g/m2

    • @coelhaavoadora5399
      @coelhaavoadora5399 3 роки тому

      @@SrSagittarius obrigada por responder. Ele é amarelado ou amarronzado? Nunca vi esse papel eco e pretendo comprar pela internet pois tenho caderno inteligente e eu mesma corto minhas folhas.

  • @feu91
    @feu91 5 років тому

    Nunca foi tão caro limpar a bunda.

    • @pu5epx
      @pu5epx  5 років тому +4

      É importante, também, afinal duas coisas movem a economia: o que as pessoas comem, e o que elas descartam, então é justo dar atenção pras duas pontas :D