5 MENTIRAS sobre o Caminho de Santiago que eu Acreditei 😲

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 26 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 96

  • @joseeduardopernambuco6224
    @joseeduardopernambuco6224 3 місяці тому +2

    Este foi o melhor relato do caminho de Santiago que escutei.
    Foi exatamente o que você falou que aconteceu comigo. A única diferença é que eu fiz andando mas o perrengue, a solidariedade, até o calor foi o mesmo.
    Parabéns pela simplicidade e a força de suas palavras.

    • @entrerumos
      @entrerumos  3 місяці тому

      Que alegria saber que meu relato tocou você de uma forma tão especial! O Caminho de Santiago realmente é uma experiência única, independente de como o fazemos, né? Fico muito feliz em saber que você também viveu essa solidariedade e superou os desafios. Muito obrigada pelo carinho e por compartilhar sua jornada comigo! Bom caminho sempre! 🙏✨

  • @soulilianchaves
    @soulilianchaves 6 місяців тому +7

    Eu fiz o Caminho a Pé, Saímos de San Jen Pier De Port para Rosenvalle... Meu amigo que foi de Bicicleta na segunda cidade ele despachou a bicicleta. Fomos ate Finester... Para mim foi muito transformador. Fiz um diário e dediquei a cada dia, um dia para cada pessoa importante para mim. ficamos dois dias em Santiago de Compostela.Nossa Agenda foi tranquila. Amei e vou voltar com certeza.

    • @entrerumos
      @entrerumos  6 місяців тому

      Nossa que delícia de ideia Lilian na nossa próxima ida a Santiago farei isso ❤️ e espero dessa vez conseguir ir para Finisterra obrigada por compartilhar ✨

  • @FatimaeNeto58
    @FatimaeNeto58 6 місяців тому +5

    Amei o cenário ❤e das informações ❤

  • @RICARDOVICTORIO1
    @RICARDOVICTORIO1 4 місяці тому +2

    Muito legal você compartilhar sua experiência, ela serve para que as pessoas tenham uma perspectiva com as suas dicas do que esperar fazendo o caminho francês de bike, isso é enriquecedor aos conteúdos sobre o caminho de compostela, não ligue aos comentários comparativos de outros "caminhos" ou quem fez a pé ou de joelhos ou de carro ou voando rssss, Irei fazer esse mesmo caminho francês de bike agora dia 29/09/2024 e pretendemos fazer em 15 dias, irei me lembrar do seu vídeo com certeza, obrigado pelo seu relato.

    • @entrerumos
      @entrerumos  4 місяці тому +2

      Que mensagem incrível! Fico super feliz em saber que meu vídeo foi útil para você e que está prestes a embarcar nessa jornada tão especial! Fazer o Caminho de Santiago de bike é uma experiência única, e tenho certeza de que você vai aproveitar cada momento. Adorei o seu bom humor sobre os diferentes modos de percorrer o Caminho - no fim, cada pessoa faz do seu jeito, e isso é o mais bonito. Espero que sua viagem seja maravilhosa e que você aproveite ao máximo esses 15 dias. Estarei torcendo por você! 😊🚴‍♀ Buen Camino!

    • @RICARDOVICTORIO1
      @RICARDOVICTORIO1 4 місяці тому

      ​@@entrerumosamém..

  • @teresinhasantana3698
    @teresinhasantana3698 18 днів тому +2

    Olá, voltei em outubro de 2024 do caminho. Fiz o Português Central, a pé. Quando vi sobre mentiras do caminho senti vontade de conhecer sua experiência. Mas quando acabou, senti que não era o que entendo por mentira. A pergunta que faço é: vocês pesquisaram bem? Estudaram o caminho que ia. Fazer? Que expectativa foi essa tão fora da realidade? Você é psicóloga, então vou dizer o que senti. Não acredito que nenhum peregrino tenha passado por vocês e pensado sobre o fato de estarem de bicicleta. É tão cansativo estar ali, é um caminho que obriga a reflexão, e tão fora da nossa linha de conforto que nem dá tempo de olhar pra um ser humano que nunca se viu na vida e achar tudo isso. Tenho 70 anos. Passei dois anos me preparando, estudando, vendo a realidade. Não deixei nada pelo caminho. Minha mochila pesava quatro kilos. E ainda assim não usei minha lanterna de cabeça nem os Esparadrapos. Com o tempo de preparação descobrir que fazer 30 km era ilusão. Cortei pra 15 em média e acabava fazendo 20 mais ou menos. Deu certo a minha planilha. Vi que chegar a compostela pela.manha seria melhor pra mim. Então deixei os sete kilometros pra fazer no último dia. Enfim cada um faz seu caminho, ele transforma se você deixar que isso.aconteça. caso contrário será só mais uma viagem exótica. Então reflita. Foi mentira, ou foi sua avaliação que foi errônea? E fim, medite sobre essa vivência. Qual a maneira que você se encara? Qual a real importância sua para as outras pessoas? Será que não seria hora de deixar mais algumas coisas pelo caminho? Será que a lição do caminho acabou? Enfim, acredito que você seja inteligente para entender o que falo e refletir sobre esse seu texto. Obrigada

    • @entrerumos
      @entrerumos  17 днів тому

      Olá, obrigado por compartilhar sua experiência e reflexões tão desenvolvidas sobre o Caminho de Santiago. É inspirador perceber como ele tocou sua vida de forma tão significativa. Cada peregrino vive o Caminho de maneira única, e acredito que essa diversidade de experiências é uma das maiores riquezas dessa jornada.
      Sobre o meu vídeo, minha intenção foi dividir as minhas percepções e aprendizados, refletindo sobre expectativas que nívelei e que foram ajustadas ao longo do percurso. Sei que o termo 'mentiras' pode não ressoar com todos, mas foi uma escolha para apresentar, de forma descontraída, algumas ideias que preciso ressignificar ao longo da minha experiência.
      Quanto à preparação, pesquisei muito antes de fazer o Caminho. Planejei meu percurso, me informei sobre os desafios e procurei entender o que esperar, mas também reconheço que vivenciar o Caminho é muito diferente de qualquer planejamento. Por mais que estudemos, algumas lições só se revelaram estar lá, enfrentar as situações reais
      Gostaria também de pontuar algo sobre o que você causou no final do comentário. Como psicóloga e alguém que vive um processo terapêutico há anos, medita sobre minhas vivências e sobre o que escrevo faz parte do meu cotidiano. No entanto, o vídeo não reflete meu olhar profissional, e sim a minha vivência pessoal, com toda a subjetividade que ela carrega. Por isso, acredite que julgar como outro peregrino vivencia e interpretar o Caminho pode ser uma visão limitada, já que cada jornada é única e transformadora à sua maneira.
      Se você quiser compreender melhor o impacto que o Caminho teve em mim, convenha você a assistir outros vídeos no canal onde compartilho com mais profundidade a minha experiência. Sugiro especialmente 'Vivendo o Sonho', '12 Coisas que Aprendi' e também 'De Peregrinos a Imigrantes: Começando Novos Caminhos em Portugal'. Esses vídeos trazem uma visão mais ampla sobre como o Caminho de Santiago transformou minha vida e continua sendo uma fonte constante de aprendizado e inspiração.
      Por fim, seria muito interessante se você considerasse compartilhar sua experiência em vídeos também, assim como fiz. Tenho certeza de que sua experiência e conhecimentos foram desenvolvidos para outros peregrinos que desejam compreender diferentes perspectivas sobre o Caminho.
      Novamente, agradeço por dividir sua experiência e pelos pontos reflexivos que trouxe. O Caminho é, para mim, uma jornada que continua mesmo após o fim, e cada passo nos ensina a respeitar nossas diferenças e processos. Desejo que o espírito do Caminho continue trazendo aprendizados e transformações para nós dois.

  • @dorvalinolovera5045
    @dorvalinolovera5045 5 місяців тому +2

    Fiz o caminho à pé em 2017. Conheci peregrinos que o fizeram à pé e de bike e eles também comentaram que pedalando é mais difícil. Há sim um “algo mais” no caminho. Parabéns pelo depoimento.

    • @entrerumos
      @entrerumos  5 місяців тому

      Olá Dorval, bem como você sabe, rsrs tem alguns trechos bem complicados de fazer de bike, principalmente ao subir com muitas pedras, vale a aventura, mas não quer dizer que seja "fácil". Muito obrigada pela compreensão do depoimento. Eu vi muita coisa referente ao caminho antes de fazê-lo, achei interessante trazer esse olhar que ninguém fala e antes de eu ir eu gostaria de ter visto algo diferente do que se coloca nos videos referente a Santiago.

  • @1brasileira
    @1brasileira 20 днів тому

    Amei ❤ em maio estarei lá ❤️

    • @entrerumos
      @entrerumos  17 днів тому

      Olá! Que alegria saber que você estará no Caminho em maio! Tenho certeza de que será uma experiência transformadora e única para você, como foi para mim.
      Fico muito feliz que tenha gostado do vídeo! Esse foi um dos muitos conteúdos que compartilho sobre o Caminho de Santiago aqui no canal. Caso tenha interesse em se aprofundar ainda mais, convido você a assistir outros vídeos onde falo de forma mais detalhada sobre minha jornada e os aprendizados que ela me trouxe. Sugiro especialmente:
      'Vivendo o Sonho',
      '12 Coisas que Aprendi', e
      'De Peregrinos a Imigrantes: Começando Novos Caminhos em Portugal'.
      Cada um desses vídeos traz um olhar mais profundo sobre como o Caminho impactou minha vida e as lições que continuo carregando comigo.
      Desejo que sua jornada seja repleta de momentos especiais e de muito aprendizado. Se precisar de alguma dica ou quiser trocar ideias, esteja aqui! Bom Caminho!

  • @patriciosiqueira6563
    @patriciosiqueira6563 4 місяці тому +4

    Fiz o caminho da fé a pé saindo de São José do Rio Preto foram 894 km muita coisa boa aconteceu durante a caminhada, ainda assim passei alguns perrengue, Santiago de Compostela é um sonho no qual quero investir.

    • @entrerumos
      @entrerumos  4 місяці тому

      Que incrível, 894 km a pé é uma conquista e tanto! Imagino quantas histórias e aprendizados você acumulou ao longo do Caminho da Fé, é uma jornada transformadora! Santiago de Compostela com certeza vai ser outra experiência inesquecível, e estou torcendo para que você realize esse sonho logo. Com toda essa bagagem, você já está super preparado para enfrentar os desafios e viver momentos mágicos. Vai ser uma nova aventura cheia de descobertas. Buen Camino, desde já! 🌟👣

  • @cecilyasf
    @cecilyasf 6 місяців тому +3

    Eu tenho muito receio com essa questão dos hostels … fico com receio de não chegar a tempo e não cumprir a planilha. Como sou mto controladora, isso é complicado… mas o caminho é mais que uma viagem, é realmente um aprendizado

    • @entrerumos
      @entrerumos  6 місяців тому +2

      Foi minha maior lição de Santiago, a gnt planeja... mas esteja aberta imprevistos e reajuste as suas expectativas "referente" ao controle...rs Fique tranquila, tem hostels pra caramba.... vc irá conseguir encontrar uma vaga sim ☺

  • @tatashopaapohsatat4139
    @tatashopaapohsatat4139 3 місяці тому +1

    Quando penso que não vou mais fazer, agora quero fazer de Le-Puy até Saint Jean Pied de Port, um trecho exclusivamente francês.

  • @anavaleriadeoliveiracruz
    @anavaleriadeoliveiracruz 3 місяці тому

    Esse seu último relato do pessoal da van com água aconteceu várias vezes no caminho da Fé quando eu fiz. Fiz com um grupo grande, mas eu sempre ficava pra trás. Eu ia curtindo o Caminho, cada lugar até hoje estão na minha memória. Me sinto preparada pra fazer o caminho de Santiago. Em 2025 irei fazer. Obrigada pelas informações. 🙏🏼❤👣

    • @entrerumos
      @entrerumos  3 місяці тому +1

      Que bacana saber que você também teve experiências tão marcantes no Caminho da Fé! O legal dessas jornadas é justamente poder aproveitar o caminho no seu ritmo e guardar cada momento especial. Fico muito feliz que minhas informações estejam te ajudando e mais ainda em saber que você já está se preparando para o Caminho de Santiago! Tenho certeza de que será uma experiência transformadora. Se precisar de mais dicas ou quiser trocar ideias, estarei por aqui! 😊 Boa sorte nos seus planos para 2025, e que essa jornada seja tão incrível quanto você imagina! 🚶‍♀️🗺️

  • @rauleduardohartmannescandi4824
    @rauleduardohartmannescandi4824 2 місяці тому +2

    Olá, obrigado pelo depoimento... ja fui a pé e ano que vem vou de bike.
    Mas o nome do video deveria ser: meus 5 erros no caminho de compostela 😅😅😅😅.
    Buen camino

    • @entrerumos
      @entrerumos  2 місяці тому

      Oi! Obrigada por assistir e pelo comentário! 😄 A ideia do vídeo foi compartilhar algumas percepções e expectativas que eu tinha antes do Caminho e como elas mudaram ao longo da jornada. Que bom saber que você já fez o percurso a pé e que vai de bike ano que vem! Boa sorte e aproveite muito essa nova aventura 🚴‍♀✨

  • @adrianolacerda6364
    @adrianolacerda6364 2 місяці тому +1

    Estou organizando fazer de bike, sou ciclista e queria saber qual sua experiência com bike e pedais longos, tipo 150 a 200km dia? Assim vou entender sua dificuldade.

    • @entrerumos
      @entrerumos  2 місяці тому

      Vc fará qual caminho?
      Se for o Francês - existem dois trechos complicados devido a estrada mesmo e a altitude, seria os Pirineus (primeiro dia de pedal) e o Cebreiro. O restante dos trechos tem uma altitude - ok que não passa dos mil iguais esses dois trechos.
      Quanto a minha rodagem, eu não sou ciclista - e nem era quando fomos para Santiago... isso quer dizer, é que eu não pedalava nem 10k por semana...rsrs ai mora um pouco a dificuldade que eu tive. Tentei garantir só no cardio e esforço físico... Sou corredora, minha rodagem semanal na época estava entre 55 - 70k, correndo de 5vezes na semana.
      Então se vc é ciclista não terá tantas dificuldades - julgando na questão de treino mesmo.
      Esta programando sua aventura para quando?

  • @christinafelixterapeuta1484
    @christinafelixterapeuta1484 6 місяців тому +4

    Muito bacana seu depoimento.

  • @nossoamorvaidebike
    @nossoamorvaidebike 6 місяців тому +3

    Eu ainda não fiz o Caminho Francês. Em 2019 fiz o Caminho Português pela Costa, também de bike. Fiz no mês de Setembro onde o clima estava bem ameno. Sai de Porto no dia 12/09 e finalizei no dia 18/09 em Santiago. Fiz minha programação com 9 meses de antecedência. Tive um problema no primeiro dia, quando em Vila do Conde meu Pedevela quebrou e tive que comprar outro. Neste dia cheguei mais tarde no Hostel onde ia fica na cidade de Esposende, mas não tive problemas para entrar. Nos demais dia foram super tranquilos, todos os hoteis que reservei não tive problemas. Conheci muita gente neste caminho, Suecas, Londrinos, Portugueses, Brasileiros! Mesmo sem falar nada de Espanhol muito menos Inglês, foi um experiência incrível, tanto que estou indo novamente agora em Setembro como minha namorada. Iremos fazer o mesmo trajeto porém iremos até Finisterra. Serão 9 dias de pedal, com média de 50Km por dia. 😀

    • @entrerumos
      @entrerumos  6 місяців тому +2

      Nossa Carlos que bacana o seu depoimento! Tivemos um problema com a bike tb a bendita da gancheira zuou, ainda bem que meu marido de tantooo falar da gancheira levou duas para caso precisasse e ainda bem que levou .. hahaha
      Vou querer dicas do caminho Português..rs
      Olha como são as coisas da vida, qdo estávamos fazendo o caminho eu disse vamos fazer o caminho da costa a pé qdo completarmos 40 ou no mais tarde 45anos (pra juntar grana neh..rs) ele disse vamos.
      E descobrimos a pouco que meu marido conseguiu um trabalho em Porto. Estamos nos organizando para ir embora para Portugal... Ou seja acho que vai rolar o caminho com 40anos ✨ só para constar ele já tem 39 e eu completarei 39 no final do ano!

    • @nossoamorvaidebike
      @nossoamorvaidebike 6 місяців тому

      @@entrerumos Que legal! Porto é uma linda cidade. Tenho certeza que vocês vão gostar muito de lá. Vocês são novos, tem muito que aproveitar. Eu completei 60 anos agora em Julho e minha namorada tem 58, e estamos ai firmes e forte! Quando estabelecerem ai em Porto programem mesmo para fazer o Caminho Português pela Costa. Você não iram se arrepender. No mais um abraço e sucesso para você nesta nova jornada! 😀

    • @entrerumos
      @entrerumos  4 місяці тому

      @@nossoamorvaidebike Muito obrigada pelo carinho... estamos em ritmo de organização pro aqui. Na esperança de termos tomado a melhor decisão para nós e para os nossos filhos... pelo menos teremos mais uma baita aventura para contar! rs. Ahhhh, mas vcs tb estão jovens e desfrutando da vida e é isso que importa. Pq no fim temos somente nossas lembranças do que vivemos no aqui e agora. Obrigada pela torcida.

  • @euterpestarco3220
    @euterpestarco3220 2 місяці тому +2

    A partilha não deveria ter no título a palavra "Mentira", pode trocar por " 5 coisas que foram Mal Compreendidas, por nós".
    Até porque ouvindo até ao fim, percebemos que foi uma experiência com sacrifício, mas positiva.
    Eu já fiz o Caminho 7 vezes e continuo a descobrir como o Caminho providencia aos que se dispõem a fazê-lo.

    • @entrerumos
      @entrerumos  2 місяці тому +1

      Que incrível que você já fez o Caminho 7 vezes! Deve ser maravilhoso ter tantas vivências e aprendizados ao longo dessas jornadas. Escolhi o título ‘mentiras’ porque quis trazer algo que chamasse atenção para as percepções que tive antes de viver essa experiência, e que depois se mostraram bem diferentes na prática. Foi a forma que encontrei para compartilhar minha perspectiva de forma autêntica. 😊 Adoro saber que o Caminho continua a surpreender e a providenciar tanto para todos nós!

    • @euterpestarco3220
      @euterpestarco3220 2 місяці тому

      @@entrerumos Obrigado pela resposta, de facto que consegue sentir o Caminho, como uma oportunidade de nos dar um tempo a nós mesmos para descobrir a força que desconhecíamos em nós e com isso sermos pessoas melhores, vai querer repetir a experiência muitas vezes. Infelizmente a vida nem sempre nos permite fazê-lo, mas se estivermos atentos à oportunidade e não tivermos receio de sair da zona de conforto, então tudo faz sentido e nós vamos para o Caminho.
      Espero que um dia possa realizar o Caminho Português do interior, vai igualmente adorar, tenho a certeza.
      Ultreia Peregrina

    • @entrerumos
      @entrerumos  2 місяці тому

      @@euterpestarco3220 É exatamente isso, lindas palavras!!! Ultreia

  • @wesleywelingtongarbintheod1349
    @wesleywelingtongarbintheod1349 16 днів тому +1

    Boa tarde, pode informar o valores do aluguel da bike e com quem alugou ?
    E se os albergues aceita com bike ?
    E se recebe o diploma com bike
    Obrigado

    • @entrerumos
      @entrerumos  14 днів тому

      Olá! Bem quanto aos valores de aluguel da bike (não sei bem te informar) sei que existem locais para alugar. Nós resolvemos levar as nossas. Existe um aplicativo chamado buen camino (eu comento dele em um video no canal chamado "Vou de Bike"). Lá vc tem acesso aos albergues do caminho e se eles aceitam bike. Quanto ao diploma recebe sim, desde que vc ao longo do caminho, carimbe o seu passaporte de peregrino ao menos duas vezes por dia. Quanto chegar em Santiago vc apresenta na Oficina do Peregrino e lá eles dão o último carimbo e fazem o seu certificado. Recomento vc dar uma olhada nos videos aqui do canal que eu até mostro o certificado e o passaporte. Espero ter ajudado!

  • @marciarezendecosta8986
    @marciarezendecosta8986 5 місяців тому +1

    Excelente. ❤

  • @MeiaNove
    @MeiaNove 3 місяці тому

    Vídeo importantíssimo!!

    • @entrerumos
      @entrerumos  2 місяці тому

      Fico muito feliz que tenha achado o vídeo importante! 😊 Fazer o Caminho realmente muda muitas perspectivas e desmistifica várias ideias. Que bom que esse conteúdo também ajudou você!

  • @joseangelobertolacini3316
    @joseangelobertolacini3316 5 місяців тому +1

    Eccellente video. Parabéns.

    • @entrerumos
      @entrerumos  5 місяців тому

      Muito Obrigada. Sinta-se a vontade para conferir outros vídeos em nosso canal ☺

  • @fullferjacare
    @fullferjacare 6 місяців тому +2

    Olá. Ótimo. Estava procurando justamente essas informações kkkk.. até então só via maravilhas... Os perrengues fazem parte mas ninguém mostra , parabéns . Irei na próxima primavera.

    • @entrerumos
      @entrerumos  6 місяців тому +1

      Exatamente foi essa a sensação que tive. Tipo gnt ninguém passou um apuro? Ou pensou algo diferente? Sem contar que tivemos várias dúvidas que não encontramos aqui. Como por exemplo, como vc volta com a bike? Como despachar a bike para Madrid ? Não encontramos nadaaaa. Por isso que irei falar desses por menores no próximo vídeo.
      Que ótimo, tenho certeza que irá curtir essa jornada ✨

  • @AdrianaMonteiroTorquato
    @AdrianaMonteiroTorquato 5 місяців тому +1

    Boa tarde, fiz de bike em abril, realmente é muuuito difícil. E para ajudar, estava muuuito frio. Até neve pegamos. Nosso projeto era 15 dias, fizemos, mas foi desafiador, foi no talo. Faltou, no nosso caso, preparo. Mas é isso mesmo, a força maior.
    Vamos fazer a pé...

    • @entrerumos
      @entrerumos  5 місяців тому +1

      Nossa Adriana não consigo imaginar o perrengue em pegar neve no caminho 😳 acredito que mesmo estando preparada.. seria bem complicado, afinal não temos neve por aqui. Eu sofri um pouco em iniciar o dia de pedal no -2graus. Jura que vão fazer a pé? O caminho francês? Temos planos de fazer o caminho português a pé.

    • @AdrianaMonteiroTorquato
      @AdrianaMonteiroTorquato 5 місяців тому

      @@entrerumos realmente bastante perrengue, mas amamos cada minuto. Pegamos -3 num dia se sol, mais descida, congelamos kkk. Vamos fazer o francês mesmo, dessa vez quero fazer com bastante calma, parando para ver tudo. A programação já é para ano que vem. Vamos ver se vai dar certo. 🙌
      Parabéns pelo vídeo. Assino embaixo kkk

  • @valdemarlinhares9105
    @valdemarlinhares9105 6 місяців тому +1

    qual foi o mes e ano ?

    • @entrerumos
      @entrerumos  6 місяців тому +2

      Fizemos o Caminho em Agosto de 2022. Saímos de Saint Jean Pier de Port 09/08 e chegamos dia 21/08 em Santiago de Compostela. Foram 830km em 12 dias. Pegamos o maior verão da história até então na Espanha. Isso prejudicou muito o nosso rendimento durante o dia, o que fez o pedal ser mais duro. (chegando mais tarde nas cidades do que prevíamos).

    • @valdemarlinhares9105
      @valdemarlinhares9105 6 місяців тому +1

      @@entrerumos obrigado pela atenção

  • @valmirpaiva3959
    @valmirpaiva3959 14 днів тому

    Boa noite antes de vc ir para qualquer lugar vc precisa saber como e o local

    • @entrerumos
      @entrerumos  12 днів тому

      Falo sobre a minha Percepção nesse vídeo. Ao contrário do que vc julga não foi uma viagem aleatória. Sugiro vc assistir outros vídeos para ver o planejamento e o conhecimento.

  • @tatashopaapohsatat4139
    @tatashopaapohsatat4139 3 місяці тому

    Sou de Santo André, comecei o Camino o ano passado, me machuquei e agora terminei a partir de Ponferrada, acho melhor fazer a pé, mais demorado, sim, mas dá para administrar melhor. No calor temos que planejar para fazer o caminho em no mínimo 36 dias.

    • @entrerumos
      @entrerumos  3 місяці тому

      Que incrível sua jornada, admiro muito sua determinação! 😍 Imagino que caminhar dá mesmo outra perspectiva e deve ser uma experiência única. Também tenho o desejo de fazer o Caminho a pé, e o Caminho Português está nos meus planos. 😊 JSeu novo trecho parece ser desafiador e inspirador, passa aqui depois pra falar como foi essa aventura francesa!

  • @guilhermevaldofaria1983
    @guilhermevaldofaria1983 5 місяців тому +1

    Vocês fizeram o Caminho em quantos dias? Eu fiz em Maio/24, também de bike, e MUITOS dos seus relatos seriam idênticos aos meus.

    • @entrerumos
      @entrerumos  5 місяців тому

      Nossa Guilherme que bom que se identificou.. tive algumas críticas, mas como já informei é o meuuuu relato..rs e sim eu tinha acreditado nisso, por mais preparada que eu estivesse. Rs pq teve coisas que aconteciam ao longo do caminho. Fizemos o caminho francês em 12 dias em agosto de 2022. Dia 21/08 completou 2 anos 🤩. Vc levou a sua bike?

  • @joelantonio5570
    @joelantonio5570 3 місяці тому

    Belo depoimento

    • @entrerumos
      @entrerumos  2 місяці тому

      Muito obrigada! 😊 Fico feliz que tenha gostado! Foi uma experiência transformadora, e compartilhar esses aprendizados é algo que me faz reviver o caminho.

  • @irene-s4s
    @irene-s4s 2 місяці тому

    O Hugo Corelli, viajante, fez o percurso a pé. Passou perrengue. Rsrsrs. Cada peregrino tem a própria caminhada pra contar, quer coisa mais rica.😊

    • @entrerumos
      @entrerumos  2 місяці тому

      Verdade! Cada peregrino vive o Caminho de uma maneira única, e é isso que torna essas histórias tão especiais! O Hugo deve ter muitas histórias boas pra contar também. 😄 Obrigada por compartilhar! Buen Camino para todos nós! 🌄👣

    • @irene-s4s
      @irene-s4s 2 місяці тому

      @entrerumos o Hugo Corelli, foi no fim do mundo, viagem incrível, lugares lindos, e muito bom ver os vídeos dele.

  • @MarceloSalles-m7f
    @MarceloSalles-m7f 3 місяці тому

    Oiii
    Uma opção são as e-bike
    Aí conseguiriam fazer no tempo que programaram….

    • @entrerumos
      @entrerumos  3 місяці тому

      Não queríamos ir com bikes elétricas. Mas apesar das reformulações na planilha, deu tudo certo e completamos da maneira que deveria ter acontecido! 🤩

  • @LucianoSchlindwein
    @LucianoSchlindwein 3 місяці тому +5

    Estar preparado fisicamente é importante. O problema não é a bike, é ir sem estar preparado pra isso.

    • @entrerumos
      @entrerumos  3 місяці тому +1

      Concordo com você que o preparo físico é extremamente importante, mas ir de bike não é tão simples como eu julgava.

  • @john1954avai
    @john1954avai 4 місяці тому

    O camino de santiago de compostela é excelente a questão é que as pessoas não fazem um planejamento correto.
    Principalmente a época de fazer o caminho.
    Os peregrinos que eu conheci são excelentes todos ajudam .
    Melhor época de ir Abril, Maio , Setembro outubro.
    Já fiz 5 vezes é muito bom.
    As pessoas é que tem que pesquisar.
    Um grande abraço.

    • @entrerumos
      @entrerumos  4 місяці тому

      Oi! Que incrível já ter feito o Caminho cinco vezes! Realmente, cada detalhe do planejamento faz diferença, e a escolha da época é algo que sempre vale considerar com carinho. Concordo que os peregrinos tornam a jornada ainda mais especial, sempre dispostos a ajudar. É sempre bom compartilhar experiências e aprender uns com os outros. Obrigada pelo comentário e um grande abraço!

  • @carlossetubal4863
    @carlossetubal4863 18 днів тому

    Eu e minha esposa fizemos o Caminho a pé numa época do ano com a temperatura um pouco mais amena, contudo carregar as pesadas mochilas não é facil, neste ponto imagino que uma bicicleta ajudaria. Mas só sabe de fato a resposta para esta situação quem faz o Caminho das duas formas: a pé e de bicicleta. Um ponto citado aqui mt interessante é a interação com outras pessoas de países e culturas toralmente diferentes da nossa. A gente chegava e dizia alto e sorrindo : "hi people" ou "hi everybody" e todos sorriam e cumprimentavam de volta, faziam alguma piada ou comentário engraçado etc. Teve uma vez q tive um pequeno desentendimento com minha esposa e andei um pouco a frente dela, ao passar por um grupo de alemães um deles deu um tapa ao lado de minha bunda e falou : " brigou com a mulher?" Eu respondi meio constrangido que não, no que ele retrucou rindo " tá, eu acredito..."

    • @entrerumos
      @entrerumos  17 днів тому +1

      Olá! Que experiência incrível, obrigado por compartilhar! 😄 Esses momentos únicos, como o que você contou com os alemães, são mesmo uma das grandes riquezas do Caminho - encontros que viram histórias para toda a vida, né?
      Sobre fazer o Caminho a pé ou de bicicleta, você tem toda a razão: cada forma de viver traz suas próprias dinâmicas, desafios e aprendizados. Fui de bicicleta e senti que isso adicionou um tempero diferente à jornada, mas admiro demais quem carrega as mochilas e ainda cada passo com tanta determinação. Quem sabe um dia não faço o Caminho a pé para conhecer essa outra perspectiva?
      Se você curtiu esse vídeo, tem outros no canal onde compartilho mais histórias e reflexões sobre o Caminho e as lições que ele me trouxe. Fique à vontade para explorar, acho que você pode se identificar com algumas delas! 😉
      Desejo muitas outras jornadas marcantes para você e sua esposa. Bom Caminho

    • @carlossetubal4863
      @carlossetubal4863 17 днів тому

      @entrerumos , agora em 2025 iremos fazer o Caminho partindo de Portugal.

    • @entrerumos
      @entrerumos  14 днів тому

      @@carlossetubal4863 Pretendo fazer caminhando tb... vou me adaptar primeiro no país e depois começaremos o planejamento! mas é algo que ainda irei realizar.. saindo de Porto

  • @denneretsincero
    @denneretsincero 5 місяців тому +1

    Na boa, o caminho se faz a pé, respeito quem faz de bike, porém a pé tem outra magia.

    • @entrerumos
      @entrerumos  5 місяців тому

      "Oi! Eu entendo que cada pessoa tenha uma percepção única do Caminho de Santiago, e respeito muito isso. Fizemos de bike por questão de tempo, já que, infelizmente, nem todos têm a disponibilidade de pelo menos 30 dias para realizá-lo a pé. Mas acredito que cada um encontre sua própria magia no caminho, independentemente do meio que usa. E você, já fez o Caminho a pé? Seria incrível ouvir sua experiência!" ☺

  • @LidianetaPires
    @LidianetaPires 5 днів тому

    Cada um cria uma espectativa.
    Cada um tem uma resistencia fisica.
    Basico :...saber da variacao de clima.
    Obvio..obvio qnto mais vc carrega..mais pesado..mais dificil..
    O problema nao é bike.
    O problema nao e a chuva..ou pedras..ou calor..ou saber idioma..
    O problens É...nao sacar nem o que voce quer...nem entender a propria vida e a beleza dos revezes..
    NAO TEM PERFIL PARA TAIS EVENTOS DA VIDA...
    NAO VÁ..
    NAO EXISTE MENTIRA.
    EXISTE IMATURIDADE PARA PROJETOS...TODOS DA VIDA.

    • @entrerumos
      @entrerumos  4 дні тому

      Olá. Entendo seu ponto de vista, mas acredite que julgamentos assim não são restritos para o propósito do Caminho de Santiago ou de qualquer experiência transformadora. Cada pessoa vive essa jornada de forma única, com suas expectativas, aprendizados e desafios - físicos, emocionais ou até existenciais.
      É fácil falar sobre maturidade ou perfil, mas ninguém começa algo já tendo todas as respostas ou a compreensão plena da vida. O Caminho é sobre aprender enquanto se caminha, enfrentar revelações e descobrir mais sobre si mesmo.
      Agora, fiquei curiosa: você já fez o Caminho? Se sim, adoraria que compartilhasse sua experiência. Toda troca é válida, desde que seja feita com respeito.

  • @AMSBatista
    @AMSBatista 5 місяців тому +2

    Em relação à dificuldade em pedalar eu diria que foi mais má preparação ou então não ter experiência em MTB. Nunca fiz o caminho francês mas sim o central em Portual, entre Porto e Santiago,cerca de 280KM e foram feitos em 3 dias. Diria que qualquer ciclista que esteja habituado a pedalar 1 vez por semana faz com muita facilidade. Mas é sempre bom ouvir o feedback e outros pontos de vista. Felicidades e parabéns pela superação pessoal.

    • @entrerumos
      @entrerumos  5 місяців тому +2

      Oie! Muito obrigada pelo seu comentário e por compartilhar sua experiência. Eu não tenho experiência em MTB, sou corredora e karateca. Fiz alguns trechos na região onde moro, mas foi uma nova experiência pedalar longas distâncias. Detalho mais sobre a minha preparação e planejamento no vídeo chamado "Vou de Bike". Agradeço por compartilhar a sua perspectiva e pelas felicitações. Olha pelo que vi e estudei sobre a altimetria do caminho português é bemmmm mais de boa do que o Francês... Chegamos a uma altimetria acumulada mas de 9mil. Só no primeiro dia passamos de mil. E sim se vc não é da galera da bike e não esta acostumado a fazer outros trechos, tem que se garantir o mínimo no preparo físico (que foi o meu caso). Penso em fazer o Caminho Português - porém a pé.
      Boas pedaladas e felicidades para você!

    • @rosanamartinez1967
      @rosanamartinez1967 3 місяці тому

      ​O que é MTB​?@@entrerumos

  • @traveltime-t7t
    @traveltime-t7t 6 місяців тому +2

    Na verdade não são mentiras. Não foram bem informados e desculpa mal preparados. Não é crítica é a realidade.

    • @entrerumos
      @entrerumos  6 місяців тому +4

      Obrigada pela sua opinião. Interessante essa sua perspectiva julgando como despreparo. Considerei válido compartilhar com outras pessoas o que eu passei e pensei. Que bom que qdo você realizou, você não teve essas dificuldades, fico feliz. Acho que seria bacana você também fazer um vídeo com informações referente ao caminho de santiago, assim como eu. Quem sabe conseguiremos ajudar muitas pessoas a ficarem mais preparadas! Fica a dica 😉

  • @hanaildosilva2047
    @hanaildosilva2047 4 місяці тому +1

    O caminho da fé de águas da Prata até Aparecida é muito mais desafiador do que Santiago em termos de altimetria. Quem fizer esse no Brasil faz os outros com mais tranquilidade

    • @entrerumos
      @entrerumos  4 місяці тому +3

      Obrigado pelo seu comentário e pela observação sobre a altimetria do Caminho da Fé. De fato, esse caminho apresenta um perfil de elevação desafiador, que pode ser uma experiência intensa para quem o percorre de bicicleta.
      No entanto, é importante considerar que o Caminho Francês de Santiago, mesmo que tenha um perfil de altimetria diferente, também apresenta seus próprios desafios e características únicas. A experiência de pedalar pelo Caminho Francês envolve uma variedade de terrenos, condições climáticas e contextos culturais que não devem ser subestimados.
      Cada caminho tem seus próprios desafios e aspectos que podem torná-los mais ou menos difíceis, dependendo das habilidades e preparo de cada ciclista. O Caminho da Fé é notoriamente exigente em termos de altimetria, mas o Caminho Francês oferece uma jornada rica em história, cultura e paisagens variadas, que também demandam preparo e resistência.
      Falar sobre os dois caminhos e comparar pode ser interessante, mas é essencial reconhecer e valorizar a singularidade de cada um. Ambos proporcionam experiências transformadoras e enriquecedoras, e cada peregrino encontrará suas próprias nuances e desafios em cada percurso.
      Agradeço novamente por compartilhar sua perspectiva e enriquecer os comentários 😉

  • @analyvia.
    @analyvia. Місяць тому +1

    Moça, mas foi falta de planejamento. KKKKK Tudo isso que você falou é muito óbvio, e olha que eu nem tenho data marcada pra ir. Vocês não pesquisaram o BÁSICO pra fazer o negócio.

    • @entrerumos
      @entrerumos  Місяць тому

      Que bom que você tem interesse no Caminho de Santiago 😊. Sobre o seu comentário, gostaria de esclarecer que o que compartilho no vídeo é fruto de ANOS de pesquisa e planejamento, além da minha vivência no Caminho. O que eu relato são percepções e aprendizados que vieram COM A EXPERIÊNCIA, e não por falta de preparo ou pesquisa.
      O Caminho, por mais que você leia e planeje, sempre ensina algo novo que nenhum guia ou planejamento pode antecipar.
      Aliás, você já fez o Caminho? Caso tenha feito, adoraria ouvir sobre a SUA experiência. Se não, sugiro que, quando realizar, volte aqui e compartilhe como foi. Tenho certeza de que cada um tem algo único a aprender nessa jornada. 😉

  • @70gugabarros
    @70gugabarros 5 місяців тому +1

    Eu fiz o caminho de bike e não tive problemas, você não observou o melhor no momento pra fazer o Caminho, fiz em 15 dia ce paramos um dia em Leon outro dia em Burgos quem faz a pé leva 30. dias você é muito fraca de pedal

    • @entrerumos
      @entrerumos  5 місяців тому +3

      Olá @70gugabarros, fico feliz que tenha feito o Caminho de Santiago de bike e em um tempo que te agradou! 😂 Eu, na verdade, fiz o caminho em menos tempo, mas como bem sabemos, o Caminho não é uma competição. Cada um tem seu ritmo e suas motivações, e eu aproveitei cada momento no meu tempo. E como frisei no vídeo é a Minha Experiência e Percepção!
      Quem sabe você faz um vídeo compartilhando essa sua experiência incrível de ser tão forte no pedal? Tenho certeza de que muitas pessoas vão adorar ouvir! 😉 Abraço e boas pedaladas!

  • @rubensmendanha7579
    @rubensmendanha7579 4 місяці тому +1

    Que vídeo negativo .....moça tira isso daí........

    • @entrerumos
      @entrerumos  4 місяці тому

      Oi! Que pena que você achou o vídeo negativo, pois minha intenção foi justamente ajudar as pessoas a lidarem com as expectativas e frustrações que surgem antes de uma jornada tão importante como o Caminho de Santiago. Afinal, a vida nem sempre é só flores, né? Mas fico curiosa: em qual parte você achou o vídeo negativo? Pode ser que seja só uma questão de perspectiva 😉. Obrigada por assistir!

    • @rosanamartinez1967
      @rosanamartinez1967 3 місяці тому +1

      Talvez você fez tantas planilhas e este caminho não é para fazer ansioso...Fizeram muito rápido mas com muito stress... Tenho assistido vários vídeos inclusive um casal que fez a pé com duas crianças na faixa de 9 e 10 anos que iam de bike... e foram tranquilos. Por isto pensei em ir de bike com meu filho porque ele só tem 15 dias por conta do trabalho. Mas teu vídeo me fez pensar em fazer sozinha sem pressa para observar, sentir, apreciar o caminho e meu filho é muito estressado vai me atrapalhar!!! Mas vou repensar se vou de bike...

    • @rosanamartinez1967
      @rosanamartinez1967 3 місяці тому +1

      Às vezes a ansiedade não permite que a pessoa curta a viagem. Tem que estar preparado psicologicamente para os obstáculos que surgem. Eu jamais faria esta viagem no verão porque eu me conheço sei que canso muito e minha pressão abaixa. Mas de alguma forma o vídeo dela foi bom... vou assistir outros vídeos de pessoas que foram de bike!!!

    • @entrerumos
      @entrerumos  3 місяці тому

      @@rosanamartinez1967 Oi! Que bom que meu vídeo te fez refletir. 😊 Realmente, tive uma certa ansiedade no começo, principalmente por ter planejado e seguido uma planilha como referência para o tempo. Mas isso, de forma alguma, tirou a beleza e a profundidade da experiência. Muito pelo contrário! O caminho reverberou e ainda reverbera muito em mim até hoje. Cada passo e cada paisagem me proporcionaram momentos de reflexão e presença.
      Entendo que o ritmo mais acelerado possa não ser ideal para todos, e se você tiver mais dias, é claro que pode ser ótimo para aproveitar com mais calma os lugares que te tocam. Mas mesmo com a ansiedade inicial, consegui absorver muito da magia do Caminho.
      No futuro, meu marido e eu pretendemos fazer o Caminho Português a pé, em um ritmo mais tranquilo. Acho que, no fim, o importante é encontrar o jeito que faz sentido para você e aproveitar essa jornada única.

    • @entrerumos
      @entrerumos  3 місяці тому

      @@rosanamartinez1967 e olha que eu entendo muito sobre preparo psicológico, mas a vida tem dessas peripécias..rs ... o que me permitiu vivenciar cada momento, foi me colocar em resiliência e a ressignificar cada obstáculo pelo caminho. Gostaria de ressaltar, que pesquisamos o período que faríamos e em outro anos jamais tinha batido 45 ou 47graus. O que aconteceu foi que em agosto de 2022 houve um evento histórico na Europa e especificadamente na Espanha pelas temperaturas elevadíssimas, algo que não acontecia em 10 anos. Se vc tiver a oportunidade de ir em um outro momento, passa aqui depois pra me contar como foi, assim eu me planejo para a minha próxima aventura. Beijos

  • @john1954avai
    @john1954avai 5 місяців тому

    Desculpa foi muito mal planejado.
    Um abraço

    • @entrerumos
      @entrerumos  5 місяців тому

      Agradeço pelo seu comentário. Meu vídeo reflete minha experiência pessoal e as percepções que tive antes de fazer o Caminho de Santiago de Compostela. Acredito que cada pessoa tem uma jornada única e diferentes desafios.
      Seria muito interessante ouvir sobre a sua experiência e como você planejou sua viagem. Talvez você possa compartilhar essas informações em um vídeo ou comentário aqui, ajudando outras pessoas que também estão se preparando para essa aventura. ✨ 🚴🏾‍♀
      Ah, se você quiser saber sobre PLANEJAMENTO recomendo assistir meu vídeo VOU DE BIKE, dê uma olhadinha lá na descrição - tem um gabarito no excel bacana para ajudar a se planejar, claro, caso você ainda não tenha feito o caminho. ✌🏽