Independentemente das preferências, tendências ou opiniões sobre onde ou quando criar um Dashboard (PB - Py)... essa aplicação foi valiosa e sua demonstração excelente. Parabéns!!
Galera não briguem haha. O canal não é de PBI então obviamente não iriam divulgar vídeo falando dele, cada um usa o que tem. Python é bom mas pra conseguir criar um relatório desse necessidade de um certo conhecimento na linguagem. Se você não programa e prefere o PBI, use-o, se sabe Python e não tem o PBI, use Python, no fim o importante é ter o gráfico e quem pediu não quer muito saber o que usou pra criar o dash
em empresas que tenham pelo menos um pouco de organização, as ferramentas e a base de dados de extração são derminadas por grupo que pode ou não ser da TI. A gerencia / diretoria devem receber relatórios pré determinados, validaddos e que seguem a cultura da empresa. Se o pessoal usa Excel, com macros e funciona, vai ser dificil mudar tudo. Empresas, no dia a dia, querem é ganhar dinheiro.
para com isso... a gente gosta é das tretas sem sentido, gente brigando sem a menor necessidade.... a torcida louca, falando coisas sem razão... é isso que move a vida, sem isso não teríamos o próximo vídeo.
Eu não tenho muita experiência com dashboards mas eu criei um modelo de validação diário para comparar duas tabelas, que podem ter entre 20 mil e 60 mil registros cada, usando M e DAX. O modelo demora em média 5 minutos pra atualizar, mas dependendo de outros fatores pode chegar a 20 minutos. Eu refiz o modelo usando Python, ainda dentro do Power BI, e ele atualiza em cerca de 1 minuto. Dava pra otimizar dentro do M e DAX, mas aí era ajuste fino pouco intuitivo que talvez levasse mais tempo do que recriar o modelo no Python. O problema é que, no caso do Python, se você quiser passar esse modelo para outra pessoa, ela tem que ter o Python e as bibliotecas instaladas na máquina dela, aí complica um pouco. Essa questão de como compartilhar o modelo é coisa que eu ainda não sentei pra estudar. Mas particularmente eu prefiro a liberdade que a programação te dá, depois que você passa da barreira de entrada. A maioria dos usuários de Power BI que eu conheço constrói o modelo no braço usando Excel e só usa o BI para visualização. Eu vou buscar um modelo em que o único trabalho necessário é clicar no botão de atualizar, e é aí que a leveza do Python aparece.
É possível automatizar o tratamento dos dados utilizando outros softwares, exemplo do Alteryx. Onde você configura a base ou bases de dados, faz todo o tratamento e tem o output que vai ser carregado automaticamente no Power BI.
Ganhou um incirto pela qualidade do vídeo.... Hoje trabalho com power bi, mas um bom profissional, jamais poderá estar limitado à apenas uma ferramenta....
Excelente demonstração de mais uma ferramenta para análise de dados. Trabalho com Power BI e a grande diferença e a colaboração. Calma, não é a deficiência ou eficiencia entre as ferramentas, apenas um ponto de vista. No PB temos um pacote de app e pessoas, onde os graficos são customizados e as consultas são consumidas tbm em tempo real, ou seja, ambas tem as mesmas funcionalidades, ai o diferencial é a empresa trabalhar com um pacote de ferramentas (microsoft) ou trabalhar com um time de programadores. Para os PB a ferramenta é simples e intuitiva, para o PY geralmente o usuário tem familiaridade com a linguagem de programação o que não é facil para todos. no final da análise, existe certo ou errado ? melhor ou pior ? Não, claro que não, o que existe são preferências. O que seguir com os valores da empresa ta no jogo, mas há sol para todos nesse contexto
Amigo, sou javeiro há mais de 25 anos. Mas é impossível deixar de admitir o óbvio: Python para determinadas atividades é insuperável. Uma dessas áreas é sem dúvida a ciência de dados, plotagem, dataframes, stream de dados. Defender a ferramenta "preferida" quando ela não atende é apenas perda de tempo. Costumo repetir que existem ferramentas que são fáceis para o que é fácil, mas difíceis para o que é difícil. O PowerBI é um facilitador, mas como você disse, é limitado. Uma linguagem de programação, seja ela qual for, SEMPRE vai te levar bem mais longe. Parabéns pelo post. Me inscrevi no canal e fiquei muito interessado pela streamlist e potly-chart. Parabéns. Seu vídeo é impolgante!
Entendo que aqui teriamos 2 classes diferentes na forma de utilizar Power BI, quem sua P-BI através do aplicativo e os que são programadores que usam P-BI através de codigo. É obivio que o programador experiente faz isso e sem muito esforços. Vamos nos atentar aqui é aprender cada vez mais. Muito bom este video. O melhor Dashboard é aquele que funciona e te de moral. Ambas formas de executar dash são otimas. Quero ver se você faz isso com IA em 30 minutos. kkkkkkk isso é um desafio e não briga.
Cara, que vídeo excelente! Aprendi muito. Sou programador Java e JavaScript e vou começar com Python em breve. Esse vídeo me mostrou muita coisa útil. Em minha antiga empresa eu fazia esses dashboards também, mas com JavaScript e HighCharts, eu achava ela muito simples de utilizar, mas o que vc fez aí é mais simples ainda, com certeza estarei aprendendo isso, dashboards é sempre útil hoje em dia.
Sou engenheiro mecânico e utilizo o power bi, pois eu não sei programação. Eu utilizo o python para fazer coisas simples como forma de estudo. É sempre bom aprender novas formas de construção de dashboard. Gostei bastante dessa explicação.
Shooooow! Estou começando a aprender flet, por ser bem mais prático de usar do q o próprio Flutter e agora me deparei com essa maravilha de possibilidade com o python! Sou hobbista em programação, pois tenho outra profissão e busco ferramentas/linguagens mais práticas. Com menos de 10 dias, tou amando python e suas ferramentas.
Parabéns!!! Era exatamente isso que eu procurava por meses. Uso power bi por 3 anos e posso afirmar que quando você vai fazer um embedded e distribuir o dash com um mínimo de segurança o pbi vira um problema, amenos se vc pagar muito mais por versões mais caras das licenças da Microsoft. Obrigado por ensinar mais essa, seu conteúdo é muito relevante.
inscrito. Parabéns, muito didático. Estou aprendendo e ao terminar o PBI, vou partir pro Python com essa finalidade de dashboards, bastante útil. Obrigado por compartilhar essa aula!
Show de bola! ótimo curso e excelente didática. De fato, o Python nos concede infinitas possibilidades, pois é programável. Não imaginava que tinham tantas bibliotecas rápidas como streamlit. Parabéns pelo vídeo.
Cara excelente conteúdo, ganhou mais um inscrito. Assim que eu terminar meu aprendizado no PBI, vou partir pro Python com essa finalidade de dashboards, bastante útil. Obrigado por compartilhar essa aula!
Olhar para o Power BI como uma evolução do Excel não é adequado. O Power BI está integrado com uma completa plataforma que envolve não apenas desenhar um dashboard, mas toda uma plataforma de dados, gestão de acesso e automação. Mas mesmo que olhemos para um único dashboard, o Power BI permite nativamente filtros de contexto, ou seja, se clicar em uma barra de um gráfico, esta funcionará como filtro das outras visualizações, conforme configuração. Sou um admirador de Python, estudei a linguagem e temos desenvolvedores Python em nosso time. Uma coisa que incentivamos é o uso integrado do Python no Power BI, mas tentar comparar o poder de fogo do Power BI com o que se faz com uma liguagem de programação não faz sentido. Nesse "dashboard" foi necessário inclusive programar o uso de um filtro. E se fossem 2 ou 3? Quanto tempo levaria para alterar e manter? Que tal publicar e fazer a gestão de acesso? Há muita coisa envolvida.
Consumir dados do Azure Databricks, é muito simples, sem contar que todo gerenciamento de acesso da empresa é herdado automaticamente no PBI. Mas uma coisa eu vejo, a comunidade em volta do Python é muito competente, acho que isso vai evoluir e daqui um tempo podemos ter algo próximo do PBI e gratuito.
@@reneporto-ai penso que não. Eu acompanho o Linux e o universo Open Source desde que nasceu (utilizei Linux pela primeira vez em 1998), e precisamos aceitar onde funciona bem e onde não. A competência do pessoal do Python não se discute, mas a criação de um serviço sim. Mesmo que o software seja gratuito, haverá os custos de infraestrutura e pessoal. Não é atoa que as empresas de SaaS e IaaS têm crescido tanto.
@@emanuelalexandretavares6618 Você tem muito mais experiência que eu neste aspecto, sou cientista de dados, que mandaram fazer coisas no Power BI, eu já usei a uns anos atrás e fiquei impressionado com o poder da ferramenta atualmente, mas esse mundo é tão dinâmico, que agora é PBI e amanhã surge algo melhor e todos temos quer correr e aprender mais uma coisa. 😅 Você tem acompanhado esse novo Python para Excel? O que achou disso? Eu vi uns vídeos e achei interessante, quero brincar com isso quando lançar para minha licença do trabalho.
@@reneporto-ai é verdade que trabalho na área há uns anitos mais, mas amigo, em tecnologia, estamos sempre correndo atrás, portanto com certeza tens conhecimentos que eu não tenho e é por isso que temos que ser um time. Com relação ao Python + Excel, eu não testei, mas fiz uso do Python + Power BI (que também pode receber código R). O que eu gostei é que é possível utilizar o Python na camada de visualizações e na de tratamento de dados (Power Query). Na de visualizações não vi muito sentido, pois as do Power BI são mais ricas e interavem com as outras, já no Power Query você pode processar os dados que vêm da base utilizando Python, fazer o que bem entender e entregar os resultados à camada de visualizações. Quanto ao Excel, eu penso que é mais um puxadinho, me desculpe a quem curte o Excel, mas eu nasci na base de dados na década de 1980 e jamais utilizei Excel para analisar dados, pois com mais de 10.000 registros ele já começa a andar de lado e a minha escala era milhões. Eu escrevi um artigo recente no LinkedIn, se tiver interesse, claro. www.linkedin.com/pulse/ad-hoc-analysis-power-bi-excel-emanuel-a-tavares/
Oi, Emanuel, obrigado pelo comentário, excelentes pontos trazidos. O vídeo só defende este ponto por conta a biblioteca Streamlit, que é um lançamento recente do Python e possui essa velocidade de desenvolvimento elevada (até para uma linguagem de programação). Se não fosse por ela, concordaria com todos os seus pontos. Mas não é o caso. Por exemplo: Para criarmos um filtro padrão, basta eu criar uma variável e associar ela a algum tipo de controlador e usar esta variável nos filtros do pandas e pronto: ao alterar esta variável, todo os os filtros correspondentes serão aplicados. Para criar um "filtro de contexto", usamos a mesma lógica associando outra variável ao callback do gráfico. Isto torna o processo muuuuito mais simples do que qualquer outra linguagem de programação já conseguiu. E o ponto central é: você começa pela programação para construir dashboards... e termina com uma ferramenta que lhe permite também gerar aplicativos web, criar automações, analisar qualquer tipo de dado, usar machine learning... Abraços.
CARA, muiiiiitoooo top... vc manja muito... Python é um linguagem perfeita, pois é uma linguagem de alto nível então é bem fácil de aprender...! sua aula foi muito top !!!!!!!!!!!! quem critica é pq não sabe usar o python e acha que uma ferramenta é universal...
cara isso é muito legal. curso estatística na faculdade e aprender essa forma de construir visualização de dados é bem interessante pq to acostumado a utilizar o Rstudio com o PB
Legal, mas no Power BI eu construiria em menos de 5 minutos. Acredito que o python seria mais eficiente trabalhando com grande volume de dados. Para coisas do dia a dia em médias empresas o Power BI atende muito bem.
Eu criei um sistema de controle de clientes e pagamentos com dashboard e muita iteração que o python oferece para que em poucos clics tenhamos controles bem organizados e muitas informações processadas. No meu caso criei o sistema completo com executável e instalação padrão! O python é sensacional!
A melhor ferramenta é a que lhe atende e soluciona o problema em questão e que o envolvido saiba usar. Inclusive Python tem integração com o Power BI também. Cada ferramenta tem vantagens e desvantagens.
Perfeito, funciona bem. Mas acho difícil comparar as duas ferramentas. Sempre vai depender do que a empresa disponibiliza. Sem contar que tem várias personalizações que você não consegue utilizar em um ou em outro. Por exemplo, coisas simples como RLS, hierarquia de datas, personalização de visuais para o usuário final, não sei como ficariam em um relatório publicado feito com Python. Provavelmente não é possível alterar/personalizar um visual(gráfico) após publicado, somente no código fonte do relatório. São pontos únicos que cada ferramenta oferece, não existe melhor ou pior. Inclusive um relatório simples assim, com 5 gráficos e 2 filtros, no Power BI, com os dados já carregados, você faz em 5 minutos. E obviamente, tem pontos positivos que o python oferece que não é possível no pbi.
comentário de quem entende não somente de codificação, mas de negócio tb. Eu já programei em Qlik e agora uso powerBI. Cada um tem prós e contras! Agora, tb quero apreder o phyton pois conforme o problema vc escolhe a melhor ferramenta pra resolver.
Um dos recursos que particularmente acho bem interessante em dashboards no streamlit é justamente o recurso de escrita em tempo real na web (web 3.0). É possível alterar/personalizar o visual (gráfico) após publicado, apenas na view do relatório. Esta funcionalidade se torna interessante quando existe uma necessidade de uma coleta de dados em tempo real para um banco de dados ou até mesmo uma escrita online nas tabelas do Excel. Enquanto no Power BI fazemos um painel de forma (unilateral) sempre da base de dados para o painel, caso necessário, utilizando o streamlit podemos ter este recurso de leitura/escrita simultânea de forma bilateral.
Pontos a se considerar: 1º - Foi rápido porque domina a linguagem; 2º - Dá pra fazer isso em 5 minutos no Power BI; 3º - Esse exemplo é muito fácil; 4º - Poucos dados, quero ver quando linka com banco de dados gigantes como funciona; 5º - Quero ver a flexibilidade de mexer com esse projeto em tempo real em uma reunião, ainda mais quando o projeto trabalha com centenas de relações e você precisa mexer umas 10 delas pra obter um insight.
Oi, Vini, vamos lá. 1 - Mas isto é meio óbvio, não? Mas esse seu comentário também é aplicável para qualquer ferramenta que a pessoa domine. Coloque um inexperiente na frente do Power BI e meça sua eficiência... 2 - O ponto do vídeo não foi dizer que faz mais rápido que o Power BI - foi rebater a objeção de que "Python é lento e não é compatível com a velocidade do mundo real". Power BI de fato seria sim mais rápido que Python, mas quando se aprende a programar para resolver problemas como este, você passa a dominar uma ferramenta com uma gama muito maior de aplicações do que o PBI/Excel. 3 - Poderia colocar exemplos de outra natureza aqui, mas precisaria fazer outros vídeos para comportar cada uma, o que não faz muito sentido. 4 - Funciona melhor ainda que PBI! Python, através do Pandas e PySpark, é a ferramenta mais usada em Big Data. Quando lidamos com dados de mercado financeiro, é comum desenvolvermos lógicas para suportar arquivos com 50 milhões de linhas e centenas de colunas. 5 - Pelo código eu achei que tivesse ficado claro que é simples sim... basta trocar uma ou duas linhas para adicionar novos controlares ou mudar a lógica do ETL.
@@ruangabriel9803 sim amigo, Python é ótimo, porém como disse, precisa ter alto conhecimento sobre ele para trabalhar algo que qualquer iniciante faz no Power BI, principalmente quando se trata de grande volume de dados, conexões e interações com bancos criptografados ou serviços específicos. Enfim, não é algo tão simples quanto se imagina, principalmente quando se trata de inteligência de dados, onde a Microsoft vem inovando muito em serviços de Big Data. Há ferramentas pagas por tempo de uso para analisar grande volume de dados por exemplo, situações muito específicas, impossível se rodar em um ambiente de desktop.
Ótimo vídeo. Quem fica polarizando linguagens (pelo visto isso existe kkkk) só está tentando supervalorizar o próprio conhecimento subvalorizando o conhecimento alheio. Não tem nem pé nem cabeça criar brigas sobre isso. Power BI é um integrador fantástico e Python é uma linguagem muito poderosa. Inclusive dá pra integrar Python dentro do Power BI. Se não tiver um vídeo sobre isso, seria um conteúdo interessante pra todos nós criar uma ferramenta de Power BI com Python integrado! Uma Dashboard com IA por exemplo hoho
Otimo video! No inicio do video estava com certas retricoes a sua defesa sobre o Python. Mas concordo plenamente com o final do video que defende a utilizacao da liguagem Python, pois as plataformas prontas as vezes nos limitam nas ferramentas oferecidas. Eu estava utilizando PBI e minitab para analise de dados mas acabei me limitando as ferramentas disponiveis por cada plataforma. Resolvi fazer o que precisava no Python e consegui o resultado que esperava. Sua aula so me ajudou a ter mais ideias na ferramenta que estou desenvolvendo. Obrigado pelo Video esta salvo, canal inscrito e like no video.
Parabéns, o Python soluciona com maestria e velocidade incontáveis desafios, basta aplicar a lógica, estrutura e "conhecimento" das funções e bibliotecas necessárias ...
A treta ao meu ver é p/promover a inquietação e derrubar o favoritismo. Acho interessante que para muitos vai abrir os horizontes. Deixando claro q para cada contexto tem sua ferramenta ideal vs a expertise do executor na mesma. Ótimo video @AsimovAcademy
Parabéns pelo vídeo! Morro de vontade de aprender para fazer análises mais avancadas, mas tenho que concordar com quem prefere o PB. O estagiário do departamento faz isso em 10 min no PB.
Caraca que aula foda, eu não te conhecia e vi por acaso um vídeo seu no instagram. SENSACIONAL! Inclinado a futuramente adquirir o seu curso, pois já trabalho com Power BI, estou aprendendo a trabalhar com Python, mas isso me impressionou. Parabéns!
eu não faço isso em python mas nem em 2horas kkk em power bi eu faço isso em 5 minutos e ainda faço toda o gerenciamento de segurança, atualização e compartilhamento de relatório no power bi web em outros 5 minutos. mas é um baita feito vc manja muito de python um dia quero chegar a esse nivel de lembrar cada um desses funções
@@Henrique-en8gusim esse é um dos pontos tbm. Eu curti mto o vídeo e a didática, mas nesse vídeo ele "apenas" refez algo que já tinha sido pensando e programado e testado antes.
Ferramenta incrivel, inclusive a utilizo pra desenvolver saidas de modelos ML mas quando se fala de power bi nao da pra esquecer a infra que ja vem junto, se eu fizer isso tenho q fazer meu servidor configurar minha atualização diaria do relatorio, essa forma de escrever o codigo em um arquivo so tbm nao é mais o indicado tem a parte do sistesma pro usuario logar entre outras coisas q ja está no power bi. Isso tbm dever ser olhado e nao esquecido
No Powerbi o mesmo trabalho tomaria 5 -10 minutos. Ótima aula de Python, e com certeza vou usar essa biblioteca, mas é uma comparação meio que sem necessidade. Cada ferramenta para a sua necessidade.
Boa noite a todos. Nao conhecia o canal. Esse vídeo apareceu como sugestão e o tema me chamou muito a atenção. Achei simplesmente incrível. Tenho estudado python, mas estou focadno muito na base ainda, entender e absorver bem os conceitos básicos da linguagem. Achei muito interessante o vídeo e extremamente relevante. Parabéns pelo trabalho e acabou de ganhar mais um inscrito no canal. Forte abraço!!!
Essa historia é de reserva de mercado por parte de programadores. Esta historia do Power bi possibilitava muita gente que nao programava entrar no mercado. Como este mercado e bem fechado e os programadores bem unidos estao tentando minar o pessoal do Bi. Acho o bi maravilhoso. Acredito que para as empresas e mais facili do que contratar um programador que e mais caro e vc tem um profissional que tambem pode fazer funcoes administrativas. Minha opiniao.
Exatamente . O que a Asimov ensina pode ser analise de dados mas não Business Inteligence. No mundo real, as empresas pedem métricas SUPER rebuscadas num prazo curto pra poder agir rápido e precisam q esse profissional saiba se situar administrativamente. O programador tem o foco apenas de CRIAR a aplicação (que por si só não é fácil)
@@GustavoSilva-pz9kj todo o respeito aos programadores mais o Bi e muito melhor pois a pessoa que cria participa do processo diário da empresa principalmente na area adm. O programador fica às vezes um.pouco isolado.
Parabéns pelo vídeo, quanto a questão de Power BI ou Python, prefiro saber as duas porque são complementares. Ganhou mais um inscrito no canal, foi de um excelente conteúdo esse vídeo.
É muito legal saber que é possível... Mas ao ponto de imaginar que irá competir com uma "plataforma (Microsoft e suas ferramentas)" chega a ser quase uma utopia. Seria como dizer que o sal poderia ser substituído por ervas em qualquer receita culinária. A dependência da Suite MS Office é muito grande. Desde a pequena empresa até a multi-nacional. Mas muito legal ver como usar! Obrigado pelo vídeo!!!
Cara isso é surreal! porém são muitos comandos no qual vc precisa aprender. Por isso o BI, se torna mais intuitivo. Pois durante o dianvc trabalha mais com essas rotinas. Mas parabéns pelo video!
Com o mesmo tempo de trabalho da pra fazer o mesmo no Power BI e aproveitar os recursos nativos dele como a interação entre os gráficos. Pra mim são propostas e casos de uso diferentes. Se for fazer Dashboards dentro de uma aplicação eu iria de Python.
Pra Dashboards simples eu acho que o streamlit atende. O desafio seria construir um Dashboard pra subir pra produção com funcionalidades mais avançadas como streaming, múltiplos datasets, autenticação, autorização, query builder, etc. A minha preferência é o Grafana 😅
Caraca, estou começando a estudar agora Programação, nao entendi praticamente nada desse video kkkkkkkkkk, mas cara, fiquei meio 'empolgado", espero um dia ter a capacidade de fazer isso, que dahora
Cai aqui por acaso e fiquei de queixo caído, sou administrador e lido basicamente com pacote office na geração de reportes executivos. Ganhou um seguidor e potencial aluno. Conteúdo nota 100.
Trabalho muito top, parabéns por ele. PBI vem com o papo do self service BI, mas em pouco tempo, quando necessidtamos de mais, aí tem que aprender DAX pra valer, e precisar de mais, tem que ter Linguagem M na bagagem, e se precisar aprimorar mais, tem que por Pyhton e R por lá também, aí o AD fica lascado tendo que dominar tudo isso e lidar com as atualizações de todo esse conhecimento. Já trabalhando apenas com Python, o cara aprende regras da linguagem e algumas bibliotecas, depois atualiza conhecimentos somente no que já usa há tempos da mesma forma. Isso é extremamante mais produtivo, olhando por este ponto de vista. E fora que é extremamente mais flexível, bem como livre de espaços protegidos, limitados e pagos para uso, como o serviço do PBI.
Primeiro obrigado por compartilhar a informação, muito bom ! É uma alternativa que é interessante e fácil. Agora aplicar isso em uma empresa média / grande é outro esquema. Sou a favor de programar tudo que a gente pode, no caso da visualização de dados é uma exceção (como algumas outras no mundo de dados). Não é porque PBI é melhor ou porque Python é "difícil" de aprender, simplesmente não vale a pena dedicar tempo para fazer um dash em Python, o mercado tem alternativas muito mais escaláveis (em todos os sentidos). Parabéns pelo conteúdo!
Sou cientista de dados e uso tanto um quanto outro. O powerbi não tem recurso suficiente para Machine learning, e o python não tem interface e capacidade de gerar análises e explorar cenários que o powerbi possui. É importante conhecer o que é um projeto de BI, e a demanda de informação que é necessária para se construir um projeto de BI. Até o momento o powerBI atende minhas expectativas em todo projeto que realizo. Levando em consideração que uma coisa é um Dashboard, um infográfico e outra é um projeto de inteligência de negócio.
Minha visão sobre essa discussão: A escolha da ferramenta depende da capacidade do usuário. Tenho colegas que desenvolvem o mesmo Dashboard rapidamente em outras linguagens, a questão central é a visão de negócios. Empresas buscam lucro com custos mínimos. Python pode exigir a contratação de desenvolvedores experientes e infraestrutura complexa. Com Power BI, o processo pode ser mais simples e econômico, especialmente para profissionais não técnicos. Além disso, há outros fatores além da capacidade de programação, como custos gerais, que devem ser considerados. Por exemplo, já vi empresas adotando ferramentas Low/No Code para reduzir custos de desenvolvimento.
Acabei de pegar uma base e aplicar a lógica do código do vídeo. Minha conclusão é que quem defende dashboard com Python é porque já está acostumado a programar e não quer aprender Power BI porque já sabe fazer com programação. É aquela história do backend que pega uma base de dados pequena e quer passar 15 minutos fazendo uma query SQL complexa porque não tá a fim de aprender Excel e resolver em 2 minutos. Concordo com frases como "a melhor ferramenta é a que você sabe usar com eficiência", mas cada ferramenta é mais eficiente para um tipo de tarefa. Ter uma gama maior de ferramentas otimiza tempo e qualidade da entrega. Uma análise ad hoc com uma base pequena é mil vezes mais fácil e rápido de se fazer no Excel. Um dashboard bonito e com insights concretos que será utilizado constantemente é muito melhor com Power BI. Um modelo de machine learning eficaz é indiscutivelmente mais eficiente com Python. Um exemplo do meu ponto é o seguinte - tentei colocar rótulos de dados no gráfico de colunas empilhadas no python e para isso dar certo eu tive que criar um bloco de código para somar o total das barras de cada cor e depois usar esse bloco para adicionar os rótulos. No Power BI você adiciona um gráfico de coluna empilhada com os rótulos em 3 cliques. Não tem comparação.
A melhor ferramenta é aquela que você sabe usar com eficiência
E que não precisa pagar por ela.
@ atestado de profissão baixo
Perfeitamente, não é sobre a ferramenta em si. É sobre o a pessoa que está manuseando ela. Analista 😊
KKKKK AI AI, a melhor ferramenta é aquela que tem vaga de emprego
fato
Independentemente das preferências, tendências ou opiniões sobre onde ou quando criar um Dashboard (PB - Py)... essa aplicação foi valiosa e sua demonstração excelente. Parabéns!!
Galera não briguem haha. O canal não é de PBI então obviamente não iriam divulgar vídeo falando dele, cada um usa o que tem. Python é bom mas pra conseguir criar um relatório desse necessidade de um certo conhecimento na linguagem. Se você não programa e prefere o PBI, use-o, se sabe Python e não tem o PBI, use Python, no fim o importante é ter o gráfico e quem pediu não quer muito saber o que usou pra criar o dash
essa é a mais pura vdd
em empresas que tenham pelo menos um pouco de organização, as ferramentas e a base de dados de extração são derminadas por grupo que pode ou não ser da TI. A gerencia / diretoria devem receber relatórios pré determinados, validaddos e que seguem a cultura da empresa. Se o pessoal usa Excel, com macros e funciona, vai ser dificil mudar tudo. Empresas, no dia a dia, querem é ganhar dinheiro.
Exatamente! Nenhum gestor vai te exigir ferramenta x, e sim a informação gerada dos dados brutos.
aii sim, sua opinião foi bem coerente e pontual... falou tudo.
para com isso... a gente gosta é das tretas sem sentido, gente brigando sem a menor necessidade.... a torcida louca, falando coisas sem razão... é isso que move a vida, sem isso não teríamos o próximo vídeo.
É aquela famosa frase
"A melhor ferramenta é aquela que vai pagar suas contas"
Eu não tenho muita experiência com dashboards mas eu criei um modelo de validação diário para comparar duas tabelas, que podem ter entre 20 mil e 60 mil registros cada, usando M e DAX. O modelo demora em média 5 minutos pra atualizar, mas dependendo de outros fatores pode chegar a 20 minutos. Eu refiz o modelo usando Python, ainda dentro do Power BI, e ele atualiza em cerca de 1 minuto. Dava pra otimizar dentro do M e DAX, mas aí era ajuste fino pouco intuitivo que talvez levasse mais tempo do que recriar o modelo no Python. O problema é que, no caso do Python, se você quiser passar esse modelo para outra pessoa, ela tem que ter o Python e as bibliotecas instaladas na máquina dela, aí complica um pouco. Essa questão de como compartilhar o modelo é coisa que eu ainda não sentei pra estudar. Mas particularmente eu prefiro a liberdade que a programação te dá, depois que você passa da barreira de entrada. A maioria dos usuários de Power BI que eu conheço constrói o modelo no braço usando Excel e só usa o BI para visualização. Eu vou buscar um modelo em que o único trabalho necessário é clicar no botão de atualizar, e é aí que a leveza do Python aparece.
É possível automatizar o tratamento dos dados utilizando outros softwares, exemplo do Alteryx. Onde você configura a base ou bases de dados, faz todo o tratamento e tem o output que vai ser carregado automaticamente no Power BI.
Ganhou um incirto pela qualidade do vídeo.... Hoje trabalho com power bi, mas um bom profissional, jamais poderá estar limitado à apenas uma ferramenta....
me ensina?
Impressionante a velocidade da construção dessa dashboard. Já sei o que vou oferecer aos meus clientes... MUITO OBRIGADO! Quem sabe sabe.
Muita boa a aula. Eu estudo Python , Power Bi e Ciência de Dados. Estava querendo ver a Streamlit em ação e foi muito bom. Show.
Excelente demonstração de mais uma ferramenta para análise de dados.
Trabalho com Power BI e a grande diferença e a colaboração. Calma, não é a deficiência ou eficiencia entre as ferramentas, apenas um ponto de vista. No PB temos um pacote de app e pessoas, onde os graficos são customizados e as consultas são consumidas tbm em tempo real, ou seja, ambas tem as mesmas funcionalidades, ai o diferencial é a empresa trabalhar com um pacote de ferramentas (microsoft) ou trabalhar com um time de programadores. Para os PB a ferramenta é simples e intuitiva, para o PY geralmente o usuário tem familiaridade com a linguagem de programação o que não é facil para todos. no final da análise, existe certo ou errado ? melhor ou pior ? Não, claro que não, o que existe são preferências. O que seguir com os valores da empresa ta no jogo, mas há sol para todos nesse contexto
Amigo, sou javeiro há mais de 25 anos. Mas é impossível deixar de admitir o óbvio: Python para determinadas atividades é insuperável. Uma dessas áreas é sem dúvida a ciência de dados, plotagem, dataframes, stream de dados. Defender a ferramenta "preferida" quando ela não atende é apenas perda de tempo. Costumo repetir que existem ferramentas que são fáceis para o que é fácil, mas difíceis para o que é difícil. O PowerBI é um facilitador, mas como você disse, é limitado. Uma linguagem de programação, seja ela qual for, SEMPRE vai te levar bem mais longe. Parabéns pelo post. Me inscrevi no canal e fiquei muito interessado pela streamlist e potly-chart. Parabéns. Seu vídeo é impolgante!
Que aula, parabéns, o mais importante é apresentar resultado é mais importante, se funciona e é mais barato tá valendo, parabéns!
Você é excelente na explicação, não gagueja em nada, parabéns pelo conhecimento
@@MuriloMD Agradecemos, Murilo!
Esse cara tem uma didática absurda, me deu muita vontade de aprender a programar.
Agradecemos!! Vamos aprender a programar? Nos chama no whatsApp wa.me/555197100833
Muito interessante essa integração Python x Power BI 🔥 Saber usar ambos é com certeza um baita diferencial!!!
Entendo que aqui teriamos 2 classes diferentes na forma de utilizar Power BI, quem sua P-BI através do aplicativo e os que são programadores que usam P-BI através de codigo. É obivio que o programador experiente faz isso e sem muito esforços. Vamos nos atentar aqui é aprender cada vez mais. Muito bom este video. O melhor Dashboard é aquele que funciona e te de moral. Ambas formas de executar dash são otimas. Quero ver se você faz isso com IA em 30 minutos. kkkkkkk isso é um desafio e não briga.
Fico sempre sempre que procuro um video bom , voce esta nele .
Abç
Cara, que vídeo excelente! Aprendi muito. Sou programador Java e JavaScript e vou começar com Python em breve. Esse vídeo me mostrou muita coisa útil. Em minha antiga empresa eu fazia esses dashboards também, mas com JavaScript e HighCharts, eu achava ela muito simples de utilizar, mas o que vc fez aí é mais simples ainda, com certeza estarei aprendendo isso, dashboards é sempre útil hoje em dia.
Sou engenheiro mecânico e utilizo o power bi, pois eu não sei programação. Eu utilizo o python para fazer coisas simples como forma de estudo. É sempre bom aprender novas formas de construção de dashboard. Gostei bastante dessa explicação.
Shooooow! Estou começando a aprender flet, por ser bem mais prático de usar do q o próprio Flutter e agora me deparei com essa maravilha de possibilidade com o python! Sou hobbista em programação, pois tenho outra profissão e busco ferramentas/linguagens mais práticas. Com menos de 10 dias, tou amando python e suas ferramentas.
Muito bom conteudo! Trabalho com python e nunca tinha visto esse tipo de aplicação. Ja to seguindo pra aprender mais!
Parabéns!!! Era exatamente isso que eu procurava por meses. Uso power bi por 3 anos e posso afirmar que quando você vai fazer um embedded e distribuir o dash com um mínimo de segurança o pbi vira um problema, amenos se vc pagar muito mais por versões mais caras das licenças da Microsoft. Obrigado por ensinar mais essa, seu conteúdo é muito relevante.
voce e o cara eu sou especilaista em power bi, mais estou ficando apaixonado por python
Ganhou um escrito, além de fazer antes do tempo determinado, foi explicando tudo o que estava fazendo...
inscrito. Parabéns, muito didático.
Estou aprendendo e ao terminar o PBI, vou partir pro Python com essa finalidade de dashboards, bastante útil. Obrigado por compartilhar essa aula!
Amassou os haters, cara que incrível e ágil a construção absurdo. Parabéns!!!
Show de bola! ótimo curso e excelente didática. De fato, o Python nos concede infinitas possibilidades, pois é programável. Não imaginava que tinham tantas bibliotecas rápidas como streamlit. Parabéns pelo vídeo.
@@curiosidadesdogabriel Ficamos felizes e gratos por isso!
Muito bommmmmm. Estou aprendendo do zero, sobre pyton e este video caiu do céu. Gratidão!!!
pesquisando Pareto no YT, cai nesse video e assisti pelo desafio. Não entendi quase nada mas botou quente na entrega e cumpriu. TOP
Cara excelente conteúdo, ganhou mais um inscrito. Assim que eu terminar meu aprendizado no PBI, vou partir pro Python com essa finalidade de dashboards, bastante útil. Obrigado por compartilhar essa aula!
Olhar para o Power BI como uma evolução do Excel não é adequado. O Power BI está integrado com uma completa plataforma que envolve não apenas desenhar um dashboard, mas toda uma plataforma de dados, gestão de acesso e automação.
Mas mesmo que olhemos para um único dashboard, o Power BI permite nativamente filtros de contexto, ou seja, se clicar em uma barra de um gráfico, esta funcionará como filtro das outras visualizações, conforme configuração.
Sou um admirador de Python, estudei a linguagem e temos desenvolvedores Python em nosso time. Uma coisa que incentivamos é o uso integrado do Python no Power BI, mas tentar comparar o poder de fogo do Power BI com o que se faz com uma liguagem de programação não faz sentido.
Nesse "dashboard" foi necessário inclusive programar o uso de um filtro. E se fossem 2 ou 3? Quanto tempo levaria para alterar e manter? Que tal publicar e fazer a gestão de acesso?
Há muita coisa envolvida.
Consumir dados do Azure Databricks, é muito simples, sem contar que todo gerenciamento de acesso da empresa é herdado automaticamente no PBI.
Mas uma coisa eu vejo, a comunidade em volta do Python é muito competente, acho que isso vai evoluir e daqui um tempo podemos ter algo próximo do PBI e gratuito.
@@reneporto-ai penso que não. Eu acompanho o Linux e o universo Open Source desde que nasceu (utilizei Linux pela primeira vez em 1998), e precisamos aceitar onde funciona bem e onde não. A competência do pessoal do Python não se discute, mas a criação de um serviço sim. Mesmo que o software seja gratuito, haverá os custos de infraestrutura e pessoal. Não é atoa que as empresas de SaaS e IaaS têm crescido tanto.
@@emanuelalexandretavares6618 Você tem muito mais experiência que eu neste aspecto, sou cientista de dados, que mandaram fazer coisas no Power BI, eu já usei a uns anos atrás e fiquei impressionado com o poder da ferramenta atualmente, mas esse mundo é tão dinâmico, que agora é PBI e amanhã surge algo melhor e todos temos quer correr e aprender mais uma coisa. 😅
Você tem acompanhado esse novo Python para Excel? O que achou disso? Eu vi uns vídeos e achei interessante, quero brincar com isso quando lançar para minha licença do trabalho.
@@reneporto-ai é verdade que trabalho na área há uns anitos mais, mas amigo, em tecnologia, estamos sempre correndo atrás, portanto com certeza tens conhecimentos que eu não tenho e é por isso que temos que ser um time.
Com relação ao Python + Excel, eu não testei, mas fiz uso do Python + Power BI (que também pode receber código R).
O que eu gostei é que é possível utilizar o Python na camada de visualizações e na de tratamento de dados (Power Query). Na de visualizações não vi muito sentido, pois as do Power BI são mais ricas e interavem com as outras, já no Power Query você pode processar os dados que vêm da base utilizando Python, fazer o que bem entender e entregar os resultados à camada de visualizações.
Quanto ao Excel, eu penso que é mais um puxadinho, me desculpe a quem curte o Excel, mas eu nasci na base de dados na década de 1980 e jamais utilizei Excel para analisar dados, pois com mais de 10.000 registros ele já começa a andar de lado e a minha escala era milhões.
Eu escrevi um artigo recente no LinkedIn, se tiver interesse, claro.
www.linkedin.com/pulse/ad-hoc-analysis-power-bi-excel-emanuel-a-tavares/
Oi, Emanuel, obrigado pelo comentário, excelentes pontos trazidos.
O vídeo só defende este ponto por conta a biblioteca Streamlit, que é um lançamento recente do Python e possui essa velocidade de desenvolvimento elevada (até para uma linguagem de programação). Se não fosse por ela, concordaria com todos os seus pontos. Mas não é o caso. Por exemplo: Para criarmos um filtro padrão, basta eu criar uma variável e associar ela a algum tipo de controlador e usar esta variável nos filtros do pandas e pronto: ao alterar esta variável, todo os os filtros correspondentes serão aplicados. Para criar um "filtro de contexto", usamos a mesma lógica associando outra variável ao callback do gráfico. Isto torna o processo muuuuito mais simples do que qualquer outra linguagem de programação já conseguiu. E o ponto central é: você começa pela programação para construir dashboards... e termina com uma ferramenta que lhe permite também gerar aplicativos web, criar automações, analisar qualquer tipo de dado, usar machine learning...
Abraços.
CARA, muiiiiitoooo top... vc manja muito... Python é um linguagem perfeita, pois é uma linguagem de alto nível então é bem fácil de aprender...! sua aula foi muito top !!!!!!!!!!!! quem critica é pq não sabe usar o python e acha que uma ferramenta é universal...
Esse combo: streamlit, pandas e plotly é poderoso!! Valeuuuuuuuuuuu!!
Excelente o vídeo. Sou iniciante em Python e senti firmeza nas abordagens.
cara isso é muito legal. curso estatística na faculdade e aprender essa forma de construir visualização de dados é bem interessante pq to acostumado a utilizar o Rstudio com o PB
MANO, PARABENS PELO CONTEUDO, SHOW DE BOLA MESMO.
É isso amigos.. quem sabe, sabe! O cara mandou bem!
Muito bom!!! Daí para frente acredito que tem um leque enorme de customizações possíveis... SENSACIONAL
Legal, mas no Power BI eu construiria em menos de 5 minutos. Acredito que o python seria mais eficiente trabalhando com grande volume de dados. Para coisas do dia a dia em médias empresas o Power BI atende muito bem.
Eu criei um sistema de controle de clientes e pagamentos com dashboard e muita iteração que o python oferece para que em poucos clics tenhamos controles bem organizados e muitas informações processadas. No meu caso criei o sistema completo com executável e instalação padrão! O python é sensacional!
Conheço bem pouco de Python e achei fantastica. Parabens pela didatica e por partilhar o conhecimento.
A melhor ferramenta é a que lhe atende e soluciona o problema em questão e que o envolvido saiba usar. Inclusive Python tem integração com o Power BI também. Cada ferramenta tem vantagens e desvantagens.
Parabéns pelo grande conteúdo. Quem sabe faz ao vivo! 👏👏👏👏
Conquistou minha atenção e respeito. Produziu um dash razoável em 15min, ensinando e na classe! kkkkkkk
"Mestre dos magos" eu diria!
Perfeito, funciona bem.
Mas acho difícil comparar as duas ferramentas. Sempre vai depender do que a empresa disponibiliza.
Sem contar que tem várias personalizações que você não consegue utilizar em um ou em outro. Por exemplo, coisas simples como RLS, hierarquia de datas, personalização de visuais para o usuário final, não sei como ficariam em um relatório publicado feito com Python. Provavelmente não é possível alterar/personalizar um visual(gráfico) após publicado, somente no código fonte do relatório.
São pontos únicos que cada ferramenta oferece, não existe melhor ou pior. Inclusive um relatório simples assim, com 5 gráficos e 2 filtros, no Power BI, com os dados já carregados, você faz em 5 minutos.
E obviamente, tem pontos positivos que o python oferece que não é possível no pbi.
comentário de quem entende não somente de codificação, mas de negócio tb. Eu já programei em Qlik e agora uso powerBI. Cada um tem prós e contras! Agora, tb quero apreder o phyton pois conforme o problema vc escolhe a melhor ferramenta pra resolver.
Um dos recursos que particularmente acho bem interessante em dashboards no streamlit é justamente o recurso de escrita em tempo real na web (web 3.0). É possível alterar/personalizar o visual (gráfico) após publicado, apenas na view do relatório.
Esta funcionalidade se torna interessante quando existe uma necessidade de uma coleta de dados em tempo real para um banco de dados ou até mesmo uma escrita online nas tabelas do Excel. Enquanto no Power BI fazemos um painel de forma (unilateral) sempre da base de dados para o painel, caso necessário, utilizando o streamlit podemos ter este recurso de leitura/escrita simultânea de forma bilateral.
eh amigo.. quem ENTENDE sabe.. ai os caras vem com Python reinventado a roda e pode sair mais caro ou pior..
Pontos a se considerar:
1º - Foi rápido porque domina a linguagem;
2º - Dá pra fazer isso em 5 minutos no Power BI;
3º - Esse exemplo é muito fácil;
4º - Poucos dados, quero ver quando linka com banco de dados gigantes como funciona;
5º - Quero ver a flexibilidade de mexer com esse projeto em tempo real em uma reunião, ainda mais quando o projeto trabalha com centenas de relações e você precisa mexer umas 10 delas pra obter um insight.
Oi, Vini, vamos lá.
1 - Mas isto é meio óbvio, não? Mas esse seu comentário também é aplicável para qualquer ferramenta que a pessoa domine. Coloque um inexperiente na frente do Power BI e meça sua eficiência...
2 - O ponto do vídeo não foi dizer que faz mais rápido que o Power BI - foi rebater a objeção de que "Python é lento e não é compatível com a velocidade do mundo real". Power BI de fato seria sim mais rápido que Python, mas quando se aprende a programar para resolver problemas como este, você passa a dominar uma ferramenta com uma gama muito maior de aplicações do que o PBI/Excel.
3 - Poderia colocar exemplos de outra natureza aqui, mas precisaria fazer outros vídeos para comportar cada uma, o que não faz muito sentido.
4 - Funciona melhor ainda que PBI! Python, através do Pandas e PySpark, é a ferramenta mais usada em Big Data. Quando lidamos com dados de mercado financeiro, é comum desenvolvermos lógicas para suportar arquivos com 50 milhões de linhas e centenas de colunas.
5 - Pelo código eu achei que tivesse ficado claro que é simples sim... basta trocar uma ou duas linhas para adicionar novos controlares ou mudar a lógica do ETL.
Mexer com dados é uma das maiores especialidades do Python. Alem de que grande parte de suas ferramentas são de fácil acesso e gratuitas.
@@ruangabriel9803 sim amigo, Python é ótimo, porém como disse, precisa ter alto conhecimento sobre ele para trabalhar algo que qualquer iniciante faz no Power BI, principalmente quando se trata de grande volume de dados, conexões e interações com bancos criptografados ou serviços específicos. Enfim, não é algo tão simples quanto se imagina, principalmente quando se trata de inteligência de dados, onde a Microsoft vem inovando muito em serviços de Big Data. Há ferramentas pagas por tempo de uso para analisar grande volume de dados por exemplo, situações muito específicas, impossível se rodar em um ambiente de desktop.
O Asimov mostrou na prática, enquanto outros levantando suposições. Para cada solução apresentada, haverá alguém mostrando suposições.
Ótimo vídeo.
Quem fica polarizando linguagens (pelo visto isso existe kkkk) só está tentando supervalorizar o próprio conhecimento subvalorizando o conhecimento alheio.
Não tem nem pé nem cabeça criar brigas sobre isso.
Power BI é um integrador fantástico e Python é uma linguagem muito poderosa. Inclusive dá pra integrar Python dentro do Power BI.
Se não tiver um vídeo sobre isso, seria um conteúdo interessante pra todos nós criar uma ferramenta de Power BI com Python integrado! Uma Dashboard com IA por exemplo hoho
Otimo video! No inicio do video estava com certas retricoes a sua defesa sobre o Python. Mas concordo plenamente com o final do video que defende a utilizacao da liguagem Python, pois as plataformas prontas as vezes nos limitam nas ferramentas oferecidas. Eu estava utilizando PBI e minitab para analise de dados mas acabei me limitando as ferramentas disponiveis por cada plataforma. Resolvi fazer o que precisava no Python e consegui o resultado que esperava. Sua aula so me ajudou a ter mais ideias na ferramenta que estou desenvolvendo. Obrigado pelo Video esta salvo, canal inscrito e like no video.
Parabéns, o Python soluciona com maestria e velocidade incontáveis desafios, basta aplicar a lógica, estrutura e "conhecimento" das funções e bibliotecas necessárias ...
Rapaz, me deixou sem palavras, hehehhe. Parabéns, provou de maneira simples e objetiva
Eu em particular gosto de códigos, gosto do python. Não sou muito atraído por ferramentas de arrastar e soltar. Cada um com sua beleza natural : )
Cara, estou começando a aprender~9 python e achei realmente incrível. E realmente ele é poderosíssimo. Valeu!!!!
A treta ao meu ver é p/promover a inquietação e derrubar o favoritismo. Acho interessante que para muitos vai abrir os horizontes. Deixando claro q para cada contexto tem sua ferramenta ideal vs a expertise do executor na mesma. Ótimo video @AsimovAcademy
Parabéns pelo vídeo! Morro de vontade de aprender para fazer análises mais avancadas, mas tenho que concordar com quem prefere o PB. O estagiário do departamento faz isso em 10 min no PB.
Po ótimo. Agora é só tratar a planilha quando precisar adicionar mais dados. Perfeito!
Caraca que aula foda, eu não te conhecia e vi por acaso um vídeo seu no instagram. SENSACIONAL! Inclinado a futuramente adquirir o seu curso, pois já trabalho com Power BI, estou aprendendo a trabalhar com Python, mas isso me impressionou. Parabéns!
Show de bola, Nicolas, será muito bem-vindo à nossa escola!
pow, voces fazem parecer fácil!!
tu manja muito!
E com esse vídeo, vc acaba de me comprar pra aprender isso de uma vez kkkkk excelente vídeo
Muito bom!! Gosto do Power BI, mas quero muito aprender programação e Python.
Parabéns! Estou iniciando no Python e fiquei realmente impressionado.
Coisa boa! Ficamos felizes. Conte conosco.
Ótima aula! Parabéns pela aula, que foi muito didática.
eu não faço isso em python mas nem em 2horas kkk em power bi eu faço isso em 5 minutos e ainda faço toda o gerenciamento de segurança, atualização e compartilhamento de relatório no power bi web em outros 5 minutos.
mas é um baita feito vc manja muito de python um dia quero chegar a esse nivel de lembrar cada um desses funções
Ele não lembra, só se preparou para o video .
@@Henrique-en8gusim esse é um dos pontos tbm. Eu curti mto o vídeo e a didática, mas nesse vídeo ele "apenas" refez algo que já tinha sido pensando e programado e testado antes.
Ferramenta incrivel, inclusive a utilizo pra desenvolver saidas de modelos ML mas quando se fala de power bi nao da pra esquecer a infra que ja vem junto, se eu fizer isso tenho q fazer meu servidor configurar minha atualização diaria do relatorio, essa forma de escrever o codigo em um arquivo so tbm nao é mais o indicado tem a parte do sistesma pro usuario logar entre outras coisas q ja está no power bi. Isso tbm dever ser olhado e nao esquecido
No Powerbi o mesmo trabalho tomaria 5 -10 minutos. Ótima aula de Python, e com certeza vou usar essa biblioteca, mas é uma comparação meio que sem necessidade. Cada ferramenta para a sua necessidade.
Excelente vídeo. Sou iniciante na área de Dados e soluções como do vídeo me deixa muito curioso e interessado pra testar
Boa noite a todos.
Nao conhecia o canal. Esse vídeo apareceu como sugestão e o tema me chamou muito a atenção. Achei simplesmente incrível.
Tenho estudado python, mas estou focadno muito na base ainda, entender e absorver bem os conceitos básicos da linguagem. Achei muito interessante o vídeo e extremamente relevante.
Parabéns pelo trabalho e acabou de ganhar mais um inscrito no canal. Forte abraço!!!
Essa historia é de reserva de mercado por parte de programadores. Esta historia do Power bi possibilitava muita gente que nao programava entrar no mercado. Como este mercado e bem fechado e os programadores bem unidos estao tentando minar o pessoal do Bi. Acho o bi maravilhoso. Acredito que para as empresas e mais facili do que contratar um programador que e mais caro e vc tem um profissional que tambem pode fazer funcoes administrativas. Minha opiniao.
Exatamente . O que a Asimov ensina pode ser analise de dados mas não Business Inteligence. No mundo real, as empresas pedem métricas SUPER rebuscadas num prazo curto pra poder agir rápido e precisam q esse profissional saiba se situar administrativamente. O programador tem o foco apenas de CRIAR a aplicação (que por si só não é fácil)
@@GustavoSilva-pz9kj todo o respeito aos programadores mais o Bi e muito melhor pois a pessoa que cria participa do processo diário da empresa principalmente na area adm. O programador fica às vezes um.pouco isolado.
Muito bom video, super didático.. estou aprendendo Python e achei sensacional o conteúdo!!! Como todo bom professor, faz parecer ser fácil!
Que maravilha, Richard! Ficamos felizes com o seu feedback. Sucesso e conte conosco.
Parabéns pelo vídeo, quanto a questão de Power BI ou Python, prefiro saber as duas porque são complementares. Ganhou mais um inscrito no canal, foi de um excelente conteúdo esse vídeo.
Muito bom, tenho várias ideias pra largar de vez o Power BI e partir pro Python.
É muito legal saber que é possível... Mas ao ponto de imaginar que irá competir com uma "plataforma (Microsoft e suas ferramentas)" chega a ser quase uma utopia.
Seria como dizer que o sal poderia ser substituído por ervas em qualquer receita culinária.
A dependência da Suite MS Office é muito grande. Desde a pequena empresa até a multi-nacional.
Mas muito legal ver como usar! Obrigado pelo vídeo!!!
Cara, eu tô de box aberta, pq tô aprendendo Python agora, e quero chegar nesse nível, pra mais... Perfeito
Conte conosco! ;)
Não entendi nada do que você fez, mas achei muito bom!
Parabéns!
Quem sabe um dia migre do pbi pro python
Sensacional... mudei meus pensamentos com relação ao Python depois desta aula
Primeira vez que vejo alguém usando libs python para plotagem de dados e isso ter ficado tão bom
Cara isso é surreal! porém são muitos comandos no qual vc precisa aprender.
Por isso o BI, se torna mais intuitivo. Pois durante o dianvc trabalha mais com essas rotinas.
Mas parabéns pelo video!
Com o mesmo tempo de trabalho da pra fazer o mesmo no Power BI e aproveitar os recursos nativos dele como a interação entre os gráficos.
Pra mim são propostas e casos de uso diferentes.
Se for fazer Dashboards dentro de uma aplicação eu iria de Python.
Cara como eu nao conhecia esse canal incrivel
É só pegar o streamity, o panda , o ploty, o terminal do júpiter e pronto! Muito fácil pra quem está começando. Parabéns pelo canal e conhecimento
Sensacional.... para programador é top..., lá vou eu passar a noite testando kkkk
Pra Dashboards simples eu acho que o streamlit atende. O desafio seria construir um Dashboard pra subir pra produção com funcionalidades mais avançadas como streaming, múltiplos datasets, autenticação, autorização, query builder, etc. A minha preferência é o Grafana 😅
Pegou pesado agora, já usei diversas ferramentas, mas o Grafana é foda demais.
Fala colega, tem algum curso que você indica de grafana?
Caraca, estou começando a estudar agora Programação, nao entendi praticamente nada desse video kkkkkkkkkk, mas cara, fiquei meio 'empolgado", espero um dia ter a capacidade de fazer isso, que dahora
Cai aqui por acaso e fiquei de queixo caído, sou administrador e lido basicamente com pacote office na geração de reportes executivos. Ganhou um seguidor e potencial aluno. Conteúdo nota 100.
Fico feliz que tenha te ajudado de alguma forma. Um forte abraço!
Show de bola! Vamos nessa!
Adorei o conteúdo! Ótima didática !
showww, o homem é bom, queria ver a cara da pessoa que falou que o dash no python é ruim e lento.... agora senta e pede a proxima aula.. show
Sensacional, parabéns pelo modo de ensinar!
Parabéns !!! Python é para quem sabe. PowerBI é para NUTELLA !!!
Trabalho muito top, parabéns por ele. PBI vem com o papo do self service BI, mas em pouco tempo, quando necessidtamos de mais, aí tem que aprender DAX pra valer, e precisar de mais, tem que ter Linguagem M na bagagem, e se precisar aprimorar mais, tem que por Pyhton e R por lá também, aí o AD fica lascado tendo que dominar tudo isso e lidar com as atualizações de todo esse conhecimento. Já trabalhando apenas com Python, o cara aprende regras da linguagem e algumas bibliotecas, depois atualiza conhecimentos somente no que já usa há tempos da mesma forma. Isso é extremamante mais produtivo, olhando por este ponto de vista. E fora que é extremamente mais flexível, bem como livre de espaços protegidos, limitados e pagos para uso, como o serviço do PBI.
Parabéns pela abordagem do tema. Foi valiosa essa demonstração. parabéns.
Primeiro obrigado por compartilhar a informação, muito bom ! É uma alternativa que é interessante e fácil. Agora aplicar isso em uma empresa média / grande é outro esquema. Sou a favor de programar tudo que a gente pode, no caso da visualização de dados é uma exceção (como algumas outras no mundo de dados). Não é porque PBI é melhor ou porque Python é "difícil" de aprender, simplesmente não vale a pena dedicar tempo para fazer um dash em Python, o mercado tem alternativas muito mais escaláveis (em todos os sentidos). Parabéns pelo conteúdo!
Caracas me incentivou a aprender Pyton, parabéns pelo conteúdo ❤❤
Jovem, eu defendia excel, Libre Google Sheet, até ver este video kkkk, Parabens pelo trabalho nos veremos na Asimov Academy!
Rapaz.... vendo isso percebo que tenho muito que aprender!!!!!!!
Sou cientista de dados e uso tanto um quanto outro. O powerbi não tem recurso suficiente para Machine learning, e o python não tem interface e capacidade de gerar análises e explorar cenários que o powerbi possui. É importante conhecer o que é um projeto de BI, e a demanda de informação que é necessária para se construir um projeto de BI. Até o momento o powerBI atende minhas expectativas em todo projeto que realizo. Levando em consideração que uma coisa é um Dashboard, um infográfico e outra é um projeto de inteligência de negócio.
Muito legal, você abriu minha compreensão do uso da ferramenta. Obrigado e parabéns!
Ficamos felizes por isso, Sergio. Continue contando conosco!
Minha visão sobre essa discussão: A escolha da ferramenta depende da capacidade do usuário. Tenho colegas que desenvolvem o mesmo Dashboard rapidamente em outras linguagens, a questão central é a visão de negócios. Empresas buscam lucro com custos mínimos. Python pode exigir a contratação de desenvolvedores experientes e infraestrutura complexa. Com Power BI, o processo pode ser mais simples e econômico, especialmente para profissionais não técnicos. Além disso, há outros fatores além da capacidade de programação, como custos gerais, que devem ser considerados. Por exemplo, já vi empresas adotando ferramentas Low/No Code para reduzir custos de desenvolvimento.
Acabei de pegar uma base e aplicar a lógica do código do vídeo. Minha conclusão é que quem defende dashboard com Python é porque já está acostumado a programar e não quer aprender Power BI porque já sabe fazer com programação. É aquela história do backend que pega uma base de dados pequena e quer passar 15 minutos fazendo uma query SQL complexa porque não tá a fim de aprender Excel e resolver em 2 minutos. Concordo com frases como "a melhor ferramenta é a que você sabe usar com eficiência", mas cada ferramenta é mais eficiente para um tipo de tarefa. Ter uma gama maior de ferramentas otimiza tempo e qualidade da entrega. Uma análise ad hoc com uma base pequena é mil vezes mais fácil e rápido de se fazer no Excel. Um dashboard bonito e com insights concretos que será utilizado constantemente é muito melhor com Power BI. Um modelo de machine learning eficaz é indiscutivelmente mais eficiente com Python. Um exemplo do meu ponto é o seguinte - tentei colocar rótulos de dados no gráfico de colunas empilhadas no python e para isso dar certo eu tive que criar um bloco de código para somar o total das barras de cada cor e depois usar esse bloco para adicionar os rótulos. No Power BI você adiciona um gráfico de coluna empilhada com os rótulos em 3 cliques. Não tem comparação.
Baralho, mano, sensacional....muito massa
Curti demais seu vídeo estou aprendendo python e me tirou algumas dúvidas vlw mais um inscrito
Ferramenta ótima, explicação melhor ainda. Valeu !