Não entendo porque até hoje pessoas ainda tem dificuldades em aceitar que o Rock N' roll tem várias e várias vertentes, e é óbvio que o grande público de um país como o nosso não abraçaria Rock pesado direto nas rádios, até porque esse estilo serve mais para jovens rebeldes que tem muita testosterona e adrenalina pra gastar, em todo lugar do mundo é assim.
Rock sempre foi rebeldia desde dos seus primórdios. Sou de 84 e aqui em Salvador eu cresci ouvindo radio e o que tocava no finalzinho dos 80 e inicio de 90 era o hard rock, rock nacional. O principal do rock nacional era a New Wave que era o punk pra cima, o punk alto-astral, festeiro e praieiro. Mas teve de tudo um pouco como bandas que bebia do rockabilly como TNT, Rosa Tatuada o Hardrock etc. O rock estava no auge, era moda. Lembro que na adolescência me identificava com a musica Núcleo base do IRA pôs meu coroa foi militar, mas eu não queria servir. Alguns músicos como Rogério Flauzino já chegou a dizer que não são rock e ele disse isso uma vez no trio da Ivete.
É que a vertente brasileira nessa época era realmente broxada. Um monte de músicista de banda que tinha contrato com gravadora grande reclamou do forte controle delas sobre o material na época.
E onde estavam todas essas vertentes no Brasil? Diferentemente dos EUA, onde surgiram muitas vertentes e misturas conforme o contexto da época e a evolução natural do estilo. Por exemplo: rock clássico, country rock, folk rock, Glam e hard rock. No Brasil, além dos motivos citados no vídeo, houve um movimento da MPB que era contra a guitarra elétrica por causa da acusação de "americanização". Sem contar a ditadura. Tudo isso fez o rock chegar atrasado por aqui, fazendo ele não ter tido tempo de evoluir e sempre ficar nessa mesmice que conhecemos.
Sim, eu assisti o surgimento da onda do rock brazuca logo no início dos anos 80 e sempre digo que a melhor banda disparada era o Barão Vermelho, a que tinha mais peso e mais qualidade musical.
Concordo em número e grau. O cenário underground é bem divertido sem dúvida. Tem bandas boas, claro que tem, porém, bem pontuais. Parabéns pelo excelente vídeo Barba
@@isra197603 dos anos 80 também, comparando com bandas de rock de outros países nosso rock e uma vergonha salvo raras exceções, grandes clássicos do nosso rock medíocre são versões ruins de outras musicas
Sobre 3 das bandas que apareceram no vídeo, sempre vi o Skank mais como uma banda de reggae/Ska do que necessáriomente rock, Jota Quest é uma banda de Funk / Dance e O Rappa também é reggae com elementos de música urbana e alternativa (meio que um Linkin Park Brazuca dadas as devidas proporções), mas por algum motivo todas foram jogadas sobre o mesmo balaio de "rock". Obs: Sobre as bandas dos Anos 70, outra banda boa dessa época era O Terço, inclusive o jeito que eu conheci eles é curioso, eles tem uma música chamada Adormeceu que já foi sampleada por alguns rappers americanos, eu fui saber disso lendo a ficha técnica de uma das faixas do disco Love Story do Yelawolf.
@@LucasAlves-jr9wq , o pop rock é um guarda-chuva tão grande, mas tão grande, que bandas crossover rock/ska como The Police, UB40 e The Specials estão abrigadas da chuva. Em outras palavras, se essas três bandas forem aceitas como "pop rock", então está tudo certo, nem precisa falar em crossover. A importância dos músicos vindos das colônias britânicas do Caribe para o Reino Unido é gigante. Não haveria punk e movimento skin head sem os jamaicanos e afins. Todo mundo estava meio junto nos anos 60. Sobre rock brasileiro dos anos 70 só há uma coisa a afirmar: nada foi tão popular como Rita Lee, Secos e Molhados e Raul Seixas, o resto NUNCA chegou no povão.
capital inicial é tao broxante que se fosse uma comida seria bolacha de agua e sal, se fosse um cachorro seria um Shih-tzu e se fosse um carro seria um hb20
O som do Capital inicial nos anos oitenta era até mais poético já a partir dos anos 2000 eles começaram a fazer músicas no estilo pra seriado adolescente, tipo Malhação.
Lobão já explicou que as gravadoras não deixavam banda de mainstremambrazuca botar mutia distorção. Inlcusive o Marcelo Bonfa da Legião Urbana tinha muita tristeza de seu primeiro disco, que ele queira meter distorção, e a gravadora proibiu. Como o Lobão flava, o rock brasileiro era "perninha" por imposição das gravadoras
Esses caras não sabiam nem produzir disco de rock, eram todos produtores de samba e de brega. Ligavam a guitarra direto na mesa, por isso aquele som de arame.
@@Relogio_cuco guitarra suja geralmente sempre foi algo bem diminuído ao som depois que as gravadores faziam contrato! E Parecia com as bandas. Só procurar o som de antes e depois de certas bandas para se adequar ao mercado popular consumidor
Angra não se enquadra nessa lista ai, Angra é metal, não rock. E no metal até que o Bostil manda bem, Angra é bem conhecido, Shaman,e óbvio Sepultura, que é uma das bandas mais legendarias do metal.
Só quem viveu os anos 80 pode descrever o que foi essa época. Não dá para criticar os anos 80 com base nas vivências dos anos 2000 e 2010. Nem Barba ou Rasta viveram nos anos 80. A verdade: nos anos 80 havia um underground REAL, um rock honesto que era ouvido por muita gente e um pop rock que entrou na TV aberta (para as massas). Havia espaço para todo mundo. E hoje???
@@NarcisoMarcelo_Anngus , então, é preciso procurar. Entre 80 e 95 a gente caminhava pelas ruas do centro de SP e sempre via alguma coisa com cara de rock. Havia roqueiro pobre, classe média e rico. Era Punk, New Wave, Dark, Heavy Metal e até Skinhead para todo lado até 88. Entre 89 e 95 entrou o Hardcore, o Grunge, o Trash e o Industrial. Depois a coisa definhou... sinto muito.
@@gandhinho5466 continua sendo a mesma coisa. Principalmente em SP. Tem bandas de post rock até metal alternativo por lá. Lugar cheio de casas de show. Quem me dera se na minha cidade fosse assim. Nem casa de show tem direito.
@@NarcisoMarcelo_Anngus , sim, concordo. Muita gente curte rock de várias vertentes em SP (Estado). Só destaco que o volume caiu muito. Não é mais tão popular. Acho que SP é 1/4 samba/pagode, 1/4 sertanejo, 1/4 rap/trap/funk e 1/4 pop rock. Isso não é fechado, SP já viveu ondas de lambada/zouk dance, axé music, forró e dance music.
Estas bandas eram boas cara. Tinham uma identidade brasileira na época. Da juventude etc. este papo de que eram ruins (algumas eram vai) é papo de conteúdo de UA-cam.
Eles falavam que a gente tinha que parar com essa americanização musical que estava rolando no mundo. PORR***AAA! O ROCK americano é o melhor do mundo! TODAS AS VERTENTES DO ROCK AMERICANO SÃO UM ESPETÁCULO!!!
Rock europeu é mil vezes melhor, rock americano não tem riqueza lírica. É só comparar nirvana com Pink Floyd por exemplo Agora se vc tiver falando do rock americano dos anos 2000, aí sim é fantástico
essa época dessas bandas de rádio cidade realmente parecia que elas eram todas iguais, mas vendo o cenário qd vc liga o rádio hoje, ou a tv, dá até uma saudade de leve
Patrulha do Espaço nunca foi popular. Nem mesmo quem ouvia rock entre 75 e 85 conhecia a banda. Na verdade, muita gente está ouvindo em razão de boas críticas atuais (Régis Tadeu, Gastão, etc.). Está disponível no UA-cam music. Deep Purple brasileiro??? Menos...
Eu curto o pop rock brasileiro dos anos 80. Letras bacanas, músicas memoráveis. Eu curto música boa, sem preconceito. Distorção não é sinônimo de qualidade. Qualquer estilo tem sempre o bom e o ruim. Curto o rock mais pop dos 80 e 90 da mesma forma que o underground dos anos 70, o rock menos mainstream. Sem preconceito. São conceitos diferentes, só isso..
Se não fosse o Rock Br ir pra midia ele ja tava morto no inicio de 80's, lembrando que nosso rock Br so fez sucesso porque rock era febre mundial a gente so fez a versão brasileira,hoje a gente sabe que o Rock brasileiro e um subgênero,e e muito escutado ainda ate hoje por causa do sucesso que fez.
Eu atualmente no auge dos meus 41 anos de idade gosto de música,como sempre gostei de ouvir,me faz relaxar,me faz viajar e é comprovado pela ciência que faz bem a saúde.Muito diferente da minha adolescência onde eu buscava me espelhar nos meus ídolos e uma ideologia que com o passar dos anos percebi que não me levaria a lugar nenhum como pessoa e como profissional.Faço assim se a música,a letra,a melodia for boa ouço,não importa o estilo musical.😎😎😎😎👄
Aqui no Brasil muita gente priorizou as bandas do rock brasileiro dos anos 80 mas desprezou as bandas do rock brasileiro dos anos 70. O rock brasileiro teve o seu grande momento sem dúvidas foi nos anos 70 com as bandas O Terço,O Peso, Patrulha do Espaço, Joelho de Porco,Ave Sangria,14 Bis, Vimana,Casa das Máquinas, Bacamarte com a bela voz da cantora Jane Duboc e eu sempre vou ao delírio quando eu escuto a música Smog Alado. A partir dos anos 80 começou aquela melação de bandas como todos nós já conhecemos mas dá para garimpar algumas bandas como Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Golpe de Estado,Harpia, Salário Mínimo ,Viper a carreira solo do Lobão. Eu ainda não assisti a matéria do Rasta News mas tem bandas do rock brasileiro anos 80 e 90 que é brochante escutar.
Com certeza, amigo! Sempre que vão falar de rock nacional só mencionam bandas de 80 pra frente, apenas citando Raul Seixas e Rita Lee dos 70 e olha lá ainda...
Eu achava que era eu que tivesse preconceito com rock nacional, mas fiz esse mesmo processo: experimentei rock br dos anos 70 e é infinitamente superior. Hoje em dia, se eu quisesse ouvir rock, eu escuto justamente Os Mutantes e Tutti Frutti pra não ter ouvir Legião Urbana e todas essas bandas depois dos anos 70.
Concordo contigo mano! Dentre as bandas dos anos 70 tem também o Bixo da Seda (nesse estilo rock progressivo/psicodélico) recomendo muito. E nos anos 80 ainda dá pra salvar o TNT e os Cascavelletes. Esta última que, pra mim, é a mais autêntica dessa época. Pois traz letras mais descontraídas, "politicamente incorretas", falando sobre garotas, festa, s3xo e etc. Resgatando o espírito do Rock'n'roll clássico e fugindo dos temas políticos apresentados pelas bandas da época.
Mais o GLM de 1992 é bem fora da curva, quase um CD undregurde de rock progressivo bem conceitual, aquela Canibal Vegetariano devora planta carnivora é uma puta viagem
@@PRS8539 tudo que o eng haw fez antes do 10 mil destinos e aquele fatídico e preguiçoso acustico mtv é muito acima do que foi citado , o glm o minuano o gessinger trio, se é louco pra mim uma das maiores letras nacionais é segunda-feira blues, o foda é q as músicas q ficaram mais mainstream sao as p*nh3tage mesmo kkkkk
@@Lavie-mk7lp, sim, mas to falando da época da formação classica, lógico que mesmo sendo mais pesado o conceito do surfando e dançando e algumas coisas do TR e Minuado é mais pop, eu acho pós GLM melhor comercialmente do que o GLM numa questão de tocar em rádio, considerando o cenário musical dos anos que foram lançados, ou seja Gessinger ainda é bom, tirando o pouca vogal e o acustico NH
@@Lavie-mk7lp Segunda-feira Blues I e II é sensacional!!! Uma pena que ele não coloque no setlist. Prefiro os Lados B do que as músicas mainstream..kkkkk
no fim de tudo, tudo é gosto... quando mais novo tinha muitos preconceitos musicais, hoje em dia vou de Fresno a Metallica sem problema nenhum. É possível ouvir de tudo e ser feliz 😂
Rock nacional pode até ser uma punhet@ de p@u mol&, mas tambem tem muita qualidade e até alguns riffs e distorções pesados como em bandas como Plebe Rude, Inocentes, DeFalla, etc. Mas tem os clássicos Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, etc. Todos foram um marco do rock nacional e deixaram seu legado.
Skank e Jota Quest nunca quiseram ser banda de rock. As próprias influências da banda não vem do rock. Charlie Brown Jr. não amenizava na distorção, e suas guitarras "limpas" eram apenas oriundas das influências da surf music. Tem muita banda de rock boa no Brasil. Mas no final o metaleiro médio sempre vai preferir ir no Barzinho curtir aqueles covers de sempre.
E por isso não podem ser criticadas, amigão? Tá tudo bem em achar todas as citadas uma droga e preferir encostar no barzinho com cover e cerveja barata. Cada um no seu quadrado!
@@brunom9472 Podem criticar a vontade.. até pq não sou fã kk, mas basear o rock nacional nessas bandas nd a v. Tem muita banda boa não conhecida. E agora eu não posso criticar os metaleiros chatos que só curtem os covers de sempre? Eu acho zoado. Se vc ama. Seja feliz.
Mano!!! Enquanto algumas bandas brasileiras tocavam: "perdi meu amor...no paraíso"! Bandas como Black Sabbath, já usavam peso nas guitarras e bandas como o Sex Pistols nos ensinavam o que é ter ATITUDE!
Grande Barda.....assino em baixo tudo que vc falou.....sou ex Roadie do Vírus e realmente a cena nos anos 80 tinha sim muita discussão sobre quem era rock e quem era pop rock. Vivi intensamente o underground. Abraço....
Acho muito besta isso de achincalhar o pop rock nacional... Eu curto de Beatles a Dimmu Borgir, e ainda hoje tem dias que paro pra ouvir um Engenheiros do Hawaii. São muitas vertentes, não dá pra ficar fechado numa coisa só.
⚠️Acho que a questão de gosto ainda é oq pega mais. Mas na minha opinião Charlie Brown Jr. foi muuuito mais banda doque todas as demais mostradas/citadas nesse vídeo. As letras podem até ser meio indigestas pra muitos mas a parte instrumental eles eram muito bons na minha opinião, pra quem gosta de rock/guitarra, etc. E hoje o espaço que era deles foi tomado pelo trap entre outros “gêneros”⚠️
Felizmente, na minha infância, meu primo e eu encontramos nas coisas do pai dele, uma fita k7 do Pink Floyd (Dark Side Of The Moon) e outra do Jethro Tull (Crest Of A Knave). E graças à Deus, o Rock tem feito parte de minha existência terrena. Meu filho de 3 anos, já curte e pede na Alexa pra ouvir Sabbath, Deep Purple, Hendrix, Metallica… Long Live To Rock!
Do rock nacional eu gosto de : Charlie brown jr O Rappa Capital inicial Nx zero Raimundos Rumbora Reação em cadeia Malta Skank Scalene Aurora rules Titãs Ponto nulo no céu Strike Cali rock Tihuana Dead fish Bottoga Acústicos e vauvulados Sea smile Comunidade nin jitsu Cpm 22 PLANET HEMP Project46 Machete bomb
8:23 Bem isso, eu ouvia muito rock nacional quando era moleque, o que me levou a curtir outras bandas. E hoje eu ainda apresento essas bandas nacionais pra quem não é do rock, é uma forma de começar converter a galera.
@@CaixaveiaRealmente eles tem amizades e contatos com Caetanos, Gil e afins. Mas é uma banda que tem algo que poderia fazer muito mais musicalmente.
@@leandro365 A Vanusa foi definitivamente a verdadeira "rainha do rock", não que deteste a Rita Lee, mas musicalmente há uma distância gritante entre as duas.
Discordar como? Lembro uma vez de ouvir aquela cantora Pity falando que existe uma lei no estado da Bahia que praticamente baniu o rock daquele estado. Não sei se essa informação é verdadeira, nunca fui atrás para saber, se alguém já ouviu falar disso deixa aqui nos comentários!
Cara, eu morei oito anos em Salvador, tive banda de rock lá por cinco anos, e nunca ouvi nada sobre isso. Sempre existiu um cenário lá, o problema é que a música baiana - pagode, axé etc. - é muito forte. Mas isso não tem a ver com lei, Estado etc. É uma questão cultural mesmo... A cidade é mais praiana, tem uma cultura de música percussiva que é ancestral e muito valorizada. Rock, em Salvador, pega mais se for com influências de ska, reggae etc., algo mais nessa vibe. E é assim em todo lugar. Goiás, por exemplo, tem um cenário sertanejo forte, por questões culturais. O povo do Estado, que cresceu numa realidade mais rural, de agronegócio e pá, se identifica mais. Deve ter uma cena de rock lá, mas não tem como brigar com a cultura local. Da mesma forma: não existe "lei em Goiás que praticamente baniu o rock do Estado". Isso é história...
Algumas bandas pop dos anos 80 gravaram álbuns bem fora do comercial. Um exemplo é o Erva Doce. Titãs também meteram o pé na jaca com Cabeça Dinossauro, Jesus não tem Dentes, Titanomaquia e Tudo ao Mesmo tempo. Tem o Patife Band, Ira!, Voluntários da Pátria, Plebe Rude.
Curto nenhum desses aí da foto do vídeo,ñ vem com essa q é pagar pau pra gringo os caras são malas tbm , rock vc tem q escolher mesmo o q gosta não importa se gringo ou br se for bom mesmo.
Carvalho, não conhecia nada desse cenário dos anos 70, enterraram os caras até nas lembranças... "Cenário semi-ereto do rock" kkkkkkk, essa foi de f*der já me vejo rindo disso sozinho no meio da rua ou no buzão 😂
Pelo amor hein... cada comparação! Jota Quest não é rock. É groove pop. E dentro dessa vertente, são sim muito competentes no que fazem! Grandes músicos.
@@Caixaveia Quanto rancor! Não ofendi ninguém. Fiz um comentário ao fato de colocar Jota Quest no mesmo balaio de Capital, CPM, etc, que obviamente não tem nada a ver. Já vi vários vídeos desse canal, e curti muitos deles, e realmente fiquei surpreso com o tom da resposta que me foi dada. Analfabetismo funcional? Acho que minha história de vida diz que não! Mas obrigado.
Aqui na cidade fazíamos eventos com bandas de garagem, os "roqueiros" quase não ia, os que ia só enchia o saco e consumia nada entrava com bebida escondidos......os agroboy onde tem viola e bebida os caras fazem a festa bem diferente do roqueiros.
Eu como pessoa pobre do interior percebi que em geral o pobre não tem o acesso as bandas underground, mesmo as mainstream, tipo, na minha família mineira de 70 primos, só 3 conhecem o SOAD por exemplo. Além disso até pra tocar instrumento tipo guitarra ou bateria não é barato se vc for pobre. Os eventos de banda q fui eu sofri preconceito pq não tenho estética de roqueira e tinha àqueles questionamentos se eu sabia até o CPF do guitarrista de banda tal e os caralhos, como eu n tinha acesso fácil a internet n tinha muitas vezes como ouvir uma discografia completa e na minha cidade nem tinha onde comprar CD. Já nos roles de pagode e sertanejo era churrasco, bebida liberada pra mulher, pessoal tratando a gente bem. Nisso eu guardei o rock apenas pra ouvir em casa mesmo e parei de frequentar os eventos, galera chata do caralho, pelo menos na minha cidade.
Cara seu falar pra vc que eu não gostava eu tô mentindo, o rock nacional oitentista formou o meu caráter, Titãs, Paralamas, Legião Urbana, Engenheiros do Hawai, Capital Inicial, Rita Lee, Lobão, Ultraje A Rigor, Camisa de Venus essas bandas e cantores me fez feliz pra baralho no começo da minha pré adolescência, agora os anos 90 foi tédio realmente, tirando Raimundos obviamente o resto foi difícil aguentar.
Citou bandas que eu não conheço, vou pesquisar pra ampliar minhas playlists. E deixo aqui uma banda anos 80 de Metal Brazuca, procurem sobre HARPPIA 🎸🎶 🤘
Cresci vendo o meu pai ouvindo muitas bandas de rock internacionais,mas o rock brasileiro ele ouve poucas. Entre elas ele curte muito uma banda chamada Uns e Outros.
Que vergonha, ser do Ceará e não conhecer O Peso mas eu já assisti vários documentários sobre rock da minha terra e nunca eles foram mencionados que falta de respeito. Ainda bem que minha porta de entrada não foi com essas bandas do "Rock nacional" mas sim com Nu Metal e Grunge, pois tínhamos a nossa MTV cearense que era a TV União onde só rolava isso na maioria das vezes dificilmente tinha uma coisa de rock nacional, depois através dela conheci Angra e Iron Maiden daí então foi só para pior. 😂😂😂
Esse roquinho br anos 80 era bem raquítico e feito pra novela da globo. Esses metal br anos 80 também são bem fraquinhos na minha opinião, meio amador demais comparado com o que tinha lá fora. Nos anos 90 algumas bandas pesadas conseguiram sucesso nas rádios tipo Raimundos, mas são exceções. Depois falam que é complexo de vira-lata mas é uma constatação, aqui pouca coisa se aproveita em termos de rock.
Eu sou da década de 70 e cresci ouvindo rock clássico da gringa através da minha mãe e ela tinha um disco do Kiss que me marcou bastante Eu ouvia o rock brasileiro dos anos 80 paralelamente com as bandas de rock gringas que tocavam nas rádios, principalmente as de new wave w hard rock. Mas essas bandas serviram apenas como boca de funil para as bandas de metal que conheci mais tarde. Para mim a importância do rock brasileiro é essa, introduzir jovens a bandas mais pesadas e importantes depois como Raimundos, Sepultura, etc...
A questão é que cada país possui sua cultura e isso leva a diferentes estilos para um gênero musical. Cada banda com suas referências… há muito rock em bandas que cantam calmo, afinal, rock não é só gritaria e loucura… é bom entender os aspectos nacionais tbm… afinal, tivemos uma ditadura. Duas, se contar com a Polaca de Vargas.
Comparando com o que se toca nas rádios hoje em dia, o pop rock é uma maravilha, acredito que muita música boa é feita hoje, mas a mídia só divulga as ruins, as vezes quando estou ouvindo as músicas que gosto fico pensando, por que não vejo músicas novas com belas melodias, riffs e solos como as belas canções dos anos 90 para trás? É provável que associe aquele tempo bom as músicas, e o sentimento que tenhos ouvindo não se repetirá, pois acaba não sendo apenas sons, mas sim as lembranças e sentimentos que só tenho ou sinto com as músicas do passado.
Literalmente o "rock" que todo pagodeiro ouve, qualquer festa na laje intercala pagode, funk e o dito rock nacional. Vai me surpreender o dia que tocarem judas priest, digo o mesmo do sambô, duvido criarem uma versão de sucesso de alguma musica do Testament.
Aeee concordo com a matéria… fui baterista do centúrias, gravei o sp metal e vi todo esse movimento do pop se desenvolver, paralelo ao nosso movimento do rock pesado , mas o investimento maciço das grandes gravadoras .. nos sufocou.
Uma coisa eu aprendi na vida. Cada pessoa tem seu gosto e sua verdade. Ainda bem que a vida não é só Rock. E ainda bem que o Rock não é só uma vida. A vida segue por diversos caminhos e temos o Rock dos Beatles, Led Zeppelin, Pink Floyd, Sex Pistols, Stones, Legião, Titãs, Mutantes, Sepultura...e até do cara que faz som ali no barzinho da esquina esperando um dia fazer sucesso.
Desde que me conheço por gente eu adoro, amo e venero música! Já passei por todos os estágios progressivos possíveis da música, em todos os gêneros e estilos - sempre filtrando o que, de fato, me agradava. Isto tudo, é claro, lá nos primórdios auditivos, onde a música sertaneja fazia despertar um conhecimento refinado de tudo daquilo que era absorvido intelectualmente. Os "Gargantas de Ouro" (só para os mais velhos (!) 😅) servem de exemplo, respectivamente, entre outros. Na mesma passada, a música gaúcha, com seu vanerão, milonga, etc, ia entrando na bagagem; grupos como Os Serranos, Os Monarcas, Jayme Caetano Braun, chamavam atenção pela excelente musicalidade e engenhosidade apurada na letras. Enfim, depois veio todas as demais fases que a maioria de nós todos vivenciamos paulatina e contemporaneamente. Evidente que isto tudo só poderia desaguar no mar do Rock, pois, o encanto pelas melodias não teria outro ápice senão em tal. Em suma: o Heavy Metal Europeu se transformou em minha predileção musical; não obstante, sempre continuei a escutar tudo que um dia me agradou, ainda que esporadicamente. Vez por outra, é muito bom os recuerdos da infância e adolescência... E, sim, quase todos os grupos listados no vídeo têm uma ou outra música que faz parte do meu repertório "psiquicomusical", por assim dizer. Seja como for, eu não digo que gosto disso ou daquilo, apenas tenho uma regra: eu gosto de música boa! E não interessa quem é o maestro, seja este deus ou o diabo. ✌😇🙏 🤘👹👍 👈😂🤣🤣😅
Eu Gosto muito de rock nacional,mas eu não acho que poderia ser considerado rockKKKKKLLLKJK Inclusive o mais perto de rock é só sepultura e sarcófago etc
Atualmente não existe mais esse lance de gravadora segurar um artista e falar que sabe o que o público quer, tem alguns artistas independentes que conseguem fazer o som em casa através de um computador e lançar na internet Ex: existe sim essa parcela de empresários que gereciam artistas de qual música vai na rádio ou fica de fora de cada plataforma de streaming, porém, observo aos poucos que isso tá mudando conforme ao tempo Desde o artista fazer sua própria música e lançar, enquanto o empresário só fica na contabilidade, eventos e shows sem interferir na criatividade
Charlie Brown e Skank eu ate acho legal. Já o resto eu não curto, eu literalmente não fui de graça em detonautas do lado de casa e rasguei ingresso pra capital inicial
Vou ser bem polêmica, gosto das músicas do Titãs por causa do Nando Reis, considero ele um excelente letrista, as vezes bastante subestimado, agora espero que essa bagaça que ele tá fazendo fique boa 😅
Não entendo porque até hoje pessoas ainda tem dificuldades em aceitar que o Rock N' roll tem várias e várias vertentes, e é óbvio que o grande público de um país como o nosso não abraçaria Rock pesado direto nas rádios, até porque esse estilo serve mais para jovens rebeldes que tem muita testosterona e adrenalina pra gastar, em todo lugar do mundo é assim.
Concordo mano
Complementando: "...jovens rebeldes... e sem dinheiro pra gastar" kkkk
Rock sempre foi rebeldia desde dos seus primórdios. Sou de 84 e aqui em Salvador eu cresci ouvindo radio e o que tocava no finalzinho dos 80 e inicio de 90 era o hard rock, rock nacional. O principal do rock nacional era a New Wave que era o punk pra cima, o punk alto-astral, festeiro e praieiro. Mas teve de tudo um pouco como bandas que bebia do rockabilly como TNT, Rosa Tatuada o Hardrock etc. O rock estava no auge, era moda. Lembro que na adolescência me identificava com a musica Núcleo base do IRA pôs meu coroa foi militar, mas eu não queria servir. Alguns músicos como Rogério Flauzino já chegou a dizer que não são rock e ele disse isso uma vez no trio da Ivete.
É que a vertente brasileira nessa época era realmente broxada. Um monte de músicista de banda que tinha contrato com gravadora grande reclamou do forte controle delas sobre o material na época.
E onde estavam todas essas vertentes no Brasil? Diferentemente dos EUA, onde surgiram muitas vertentes e misturas conforme o contexto da época e a evolução natural do estilo. Por exemplo: rock clássico, country rock, folk rock, Glam e hard rock.
No Brasil, além dos motivos citados no vídeo, houve um movimento da MPB que era contra a guitarra elétrica por causa da acusação de "americanização". Sem contar a ditadura. Tudo isso fez o rock chegar atrasado por aqui, fazendo ele não ter tido tempo de evoluir e sempre ficar nessa mesmice que conhecemos.
O Barão Vermelho era uma das poucas bandas dessa época que não tinha medo de beber nas fontes do blues.
Sim, eu assisti o surgimento da onda do rock brazuca logo no início dos anos 80 e sempre digo que a melhor banda disparada era o Barão Vermelho, a que tinha mais peso e mais qualidade musical.
Eu curto o primeiro disco do barão, me lembra bastante o Machine Head do Deep Purple.
Blues da piedade é uma música bacana
@@mariofelicianojrBarão e Legião andas juntos na questão da qualidade musical
Já escutou o album Carnaval de 1990?Tem um peso bem bacana.
É rir pra não chorar jota quest é o Luciano Huck do rock banda de sapatênis kkkkkk
HAHAHAHAHAHAH
Jotaquest é banda usada em encerramento de programa da globo
Essa bandeca é a cara da globosta. A definição perfeita do roqueiro(escrito assim pra ficar mais patético e mais engessado)de sapatenis
J. Quest , Restart , Fresno e NX zero são horríveis!!!Um verdadeiro pé no saco!!!
@@marcosreis1580 esqueceu do cpm 22
Acho que o Rock dos anos 80, no Brasil, teve seu papel na cultura Pop e na formação de novos públicos para o bom e velho Rock n'Roll.
Sim
Mas dos anos 90 pra cá, pouquíssimas coisas se aproveita.
@@isra197603 concordo
Concordo em número e grau. O cenário underground é bem divertido sem dúvida. Tem bandas boas, claro que tem, porém, bem pontuais. Parabéns pelo excelente vídeo Barba
@@isra197603 dos anos 80 também, comparando com bandas de rock de outros países nosso rock e uma vergonha salvo raras exceções, grandes clássicos do nosso rock medíocre são versões ruins de outras musicas
Jota Quest é tão empolgante quanto ficar lendo painel de informações numa UPA 24h
😂😂😂😂😂
Sobre 3 das bandas que apareceram no vídeo, sempre vi o Skank mais como uma banda de reggae/Ska do que necessáriomente rock, Jota Quest é uma banda de Funk / Dance e O Rappa também é reggae com elementos de música urbana e alternativa (meio que um Linkin Park Brazuca dadas as devidas proporções), mas por algum motivo todas foram jogadas sobre o mesmo balaio de "rock".
Obs: Sobre as bandas dos Anos 70, outra banda boa dessa época era O Terço, inclusive o jeito que eu conheci eles é curioso, eles tem uma música chamada Adormeceu que já foi sampleada por alguns rappers americanos, eu fui saber disso lendo a ficha técnica de uma das faixas do disco Love Story do Yelawolf.
O Samuel Rosa auto-denomina o Skank como "Rock brasileiro".
@@LucasAlves-jr9wq , o pop rock é um guarda-chuva tão grande, mas tão grande, que bandas crossover rock/ska como The Police, UB40 e The Specials estão abrigadas da chuva. Em outras palavras, se essas três bandas forem aceitas como "pop rock", então está tudo certo, nem precisa falar em crossover. A importância dos músicos vindos das colônias britânicas do Caribe para o Reino Unido é gigante. Não haveria punk e movimento skin head sem os jamaicanos e afins. Todo mundo estava meio junto nos anos 60. Sobre rock brasileiro dos anos 70 só há uma coisa a afirmar: nada foi tão popular como Rita Lee, Secos e Molhados e Raul Seixas, o resto NUNCA chegou no povão.
capital inicial é tao broxante que se fosse uma comida seria bolacha de agua e sal, se fosse um cachorro seria um Shih-tzu e se fosse um carro seria um hb20
Kkkk gostei da analogia
Shabital inicial😂😂😂
E o Jota Quest é o Luciano Huck da música segundo o Régis Tadeu 😂
O som do Capital inicial nos anos oitenta era até mais poético já a partir dos anos 2000 eles começaram a fazer músicas no estilo pra seriado adolescente, tipo Malhação.
Eu gosto do Shih tzu.
O Raimundos foi uma exceção que atingiu o grande público e não economizavam na distorção.
Realmente raimundos eram muito top. Pe a ter acabado mais foi bom pra o Rodolfo.
Os Raimundos era foda, fez parte da minha adolescência até hoje eu escuto o bom velho Rock in Roll🤟🤟🤟🤟🤟🤟🤟🤟🤟🤟🤟🤟.
Raimundos virou uma merda com aquela bosta bostonarista conservador que assumiu a bandinha.
Fatos.
Hoje o que restou deles foi um magote de reaça da terceira idade.
Lobão já explicou que as gravadoras não deixavam banda de mainstremambrazuca botar mutia distorção. Inlcusive o Marcelo Bonfa da Legião Urbana tinha muita tristeza de seu primeiro disco, que ele queira meter distorção, e a gravadora proibiu. Como o Lobão flava, o rock brasileiro era "perninha" por imposição das gravadoras
Exatamente
Ainda bem que as gravadoras tinham bom senso, música com distorção são ruins.
Esses caras não sabiam nem produzir disco de rock, eram todos produtores de samba e de brega. Ligavam a guitarra direto na mesa, por isso aquele som de arame.
@@NorthstarBRsapatênis detectado kkk
@@Relogio_cuco guitarra suja geralmente sempre foi algo bem diminuído ao som depois que as gravadores faziam contrato! E Parecia com as bandas. Só procurar o som de antes e depois de certas bandas para se adequar ao mercado popular consumidor
Nos 2000 o bicho pegou e o nível desceu...teve um tal de O Surto que pirou o cabeção🤦🏻♂️😂😂😂😂😂😂😂
Aquelas bandas emo insuportáveis 😂
@@LucasSilva-m7r7m outra tristeza🤷🏻♂️🤣🤣🤣🤣
@@danilolopes534 foi também a década do pop punk e do rock radiofônico, que não eram ruins, mas enjoava muito rápido.
@@LucasSilva-m7r7m e pq entupiam a MTV de clipe, tbm
@@danilolopes534 Sim! Já desde a MTV americana com o hard rock farofa e com a new wave lá nos anos 80.
*Engenheiros do Hawaii, Titãs e Paralamas do Sucesso e Angra essas são bandas BRs que eu nunca deixei de gostar.*
Engenheiros do Hawaii é um lixo!!!!!
@@Relogio_cuco esse parece coletânea, todas as faixas são boas
Angra não se enquadra nessa lista ai, Angra é metal, não rock.
E no metal até que o Bostil manda bem, Angra é bem conhecido, Shaman,e óbvio Sepultura, que é uma das bandas mais legendarias do metal.
Titãs se perdeu no caminho, virou piegas no meio do caminho e ultimamente aderiu ao petismo.
youtube censurou meu comentário e ainda tem a cara de pau de me mandar notificação das respostas de um posto em que meu comentário não aparece!!
Só quem viveu os anos 80 pode descrever o que foi essa época. Não dá para criticar os anos 80 com base nas vivências dos anos 2000 e 2010. Nem Barba ou Rasta viveram nos anos 80. A verdade: nos anos 80 havia um underground REAL, um rock honesto que era ouvido por muita gente e um pop rock que entrou na TV aberta (para as massas). Havia espaço para todo mundo. E hoje???
Só sertanejo merdiario
Hoje tem espaço também. Só procurar direito.
@@NarcisoMarcelo_Anngus , então, é preciso procurar. Entre 80 e 95 a gente caminhava pelas ruas do centro de SP e sempre via alguma coisa com cara de rock. Havia roqueiro pobre, classe média e rico. Era Punk, New Wave, Dark, Heavy Metal e até Skinhead para todo lado até 88. Entre 89 e 95 entrou o Hardcore, o Grunge, o Trash e o Industrial. Depois a coisa definhou... sinto muito.
@@gandhinho5466 continua sendo a mesma coisa. Principalmente em SP. Tem bandas de post rock até metal alternativo por lá. Lugar cheio de casas de show. Quem me dera se na minha cidade fosse assim. Nem casa de show tem direito.
@@NarcisoMarcelo_Anngus , sim, concordo. Muita gente curte rock de várias vertentes em SP (Estado). Só destaco que o volume caiu muito. Não é mais tão popular. Acho que SP é 1/4 samba/pagode, 1/4 sertanejo, 1/4 rap/trap/funk e 1/4 pop rock. Isso não é fechado, SP já viveu ondas de lambada/zouk dance, axé music, forró e dance music.
Pior que dessa lista eu curto Charlie Brown Jr, desde as músicas dos primórdios até a abertura da Malhação 😅
Charlie brown conseguiu sobreviver às gravadoras e não perder completamente a essência
Estas bandas eram boas cara. Tinham uma identidade brasileira na época. Da juventude etc. este papo de que eram ruins (algumas eram vai) é papo de conteúdo de UA-cam.
Sem nexo cbjr ser citado nesse vídeo...
@@hon8177 todo mundo tem o direito de estar errado
@@hon8177problema seu
Eles falavam que a gente tinha que parar com essa americanização musical que estava rolando no mundo. PORR***AAA! O ROCK americano é o melhor do mundo! TODAS AS VERTENTES DO ROCK AMERICANO SÃO UM ESPETÁCULO!!!
Pois é, por isso tinha esse toque caribenho dos infernos hahaha
Acho o europeu mais técnico e com letras melhores
@@LucasSilva-m7r7m bom também
Rock europeu é mil vezes melhor, rock americano não tem riqueza lírica. É só comparar nirvana com Pink Floyd por exemplo
Agora se vc tiver falando do rock americano dos anos 2000, aí sim é fantástico
@@lucasandrade2277 Falou o cara
essa época dessas bandas de rádio cidade realmente parecia que elas eram todas iguais, mas vendo o cenário qd vc liga o rádio hoje, ou a tv, dá até uma saudade de leve
Patrulha do Espaço era maravilhoso, nem parece que era som feito no Brasil, quem não escutou vale a pena correr atrás.
Verdade... Patrulha do espaço era excelente!! Era o Deep Purple brasileiro!!
Patrulha do Espaço nunca foi popular. Nem mesmo quem ouvia rock entre 75 e 85 conhecia a banda. Na verdade, muita gente está ouvindo em razão de boas críticas atuais (Régis Tadeu, Gastão, etc.). Está disponível no UA-cam music. Deep Purple brasileiro??? Menos...
Recomenda alguma faixa em específico, amigo?
@@matheusurbano7045 Escuta "Columbia" e "Cão Vadio", mano! São música que curto demais deles
Menos, bem menos. Então a Legião é o Smiths e o Paralamas o Police.
Eu curto o pop rock brasileiro dos anos 80. Letras bacanas, músicas memoráveis. Eu curto música boa, sem preconceito. Distorção não é sinônimo de qualidade. Qualquer estilo tem sempre o bom e o ruim. Curto o rock mais pop dos 80 e 90 da mesma forma que o underground dos anos 70, o rock menos mainstream. Sem preconceito. São conceitos diferentes, só isso..
😅
Se não fosse o Rock Br ir pra midia ele ja tava morto no inicio de 80's, lembrando que nosso rock Br so fez sucesso porque rock era febre mundial a gente so fez a versão brasileira,hoje a gente sabe que o Rock brasileiro e um subgênero,e e muito escutado ainda ate hoje por causa do sucesso que fez.
Eu atualmente no auge dos meus 41 anos de idade gosto de música,como sempre gostei de ouvir,me faz relaxar,me faz viajar e é comprovado pela ciência que faz bem a saúde.Muito diferente da minha adolescência onde eu buscava me espelhar nos meus ídolos e uma ideologia que com o passar dos anos percebi que não me levaria a lugar nenhum como pessoa e como profissional.Faço assim se a música,a letra,a melodia for boa ouço,não importa o estilo musical.😎😎😎😎👄
Aqui no Brasil muita gente priorizou as bandas do rock brasileiro dos anos 80 mas desprezou as bandas do rock brasileiro dos anos 70. O rock brasileiro teve o seu grande momento sem dúvidas foi nos anos 70 com as bandas O Terço,O Peso, Patrulha do Espaço, Joelho de Porco,Ave Sangria,14 Bis, Vimana,Casa das Máquinas, Bacamarte com a bela voz da cantora Jane Duboc e eu sempre vou ao delírio quando eu escuto a música Smog Alado. A partir dos anos 80 começou aquela melação de bandas como todos nós já conhecemos mas dá para garimpar algumas bandas como Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Golpe de Estado,Harpia, Salário Mínimo ,Viper a carreira solo do Lobão. Eu ainda não assisti a matéria do Rasta News mas tem bandas do rock brasileiro anos 80 e 90 que é brochante escutar.
Com certeza, amigo!
Sempre que vão falar de rock nacional só mencionam bandas de 80 pra frente, apenas citando Raul Seixas e Rita Lee dos 70 e olha lá ainda...
Eu achava que era eu que tivesse preconceito com rock nacional, mas fiz esse mesmo processo: experimentei rock br dos anos 70 e é infinitamente superior. Hoje em dia, se eu quisesse ouvir rock, eu escuto justamente Os Mutantes e Tutti Frutti pra não ter ouvir Legião Urbana e todas essas bandas depois dos anos 70.
Concordo contigo mano! Dentre as bandas dos anos 70 tem também o Bixo da Seda (nesse estilo rock progressivo/psicodélico) recomendo muito. E nos anos 80 ainda dá pra salvar o TNT e os Cascavelletes. Esta última que, pra mim, é a mais autêntica dessa época. Pois traz letras mais descontraídas, "politicamente incorretas", falando sobre garotas, festa, s3xo e etc. Resgatando o espírito do Rock'n'roll clássico e fugindo dos temas políticos apresentados pelas bandas da época.
Máfia do Dendê foi ducarai
Eu fui da musica raiz caipira pra o metal. Na época quando criança do sertanejo para ouvir Black Sabbath.
Tu foi de um extremo ao outro hein 😅
Pior eu que dancei Rouge na quarta série e na quinta fiz trabalho na aula de inglês sobre o Ozzy kkk
Eu não suporto a cara do Dinho Ouro Preto, sério, pra mim a cara dele traduz tudo que é essa cena rock de boutique globeleza. Excelente vídeo mano!
Também não, mano. O pior é que o infeliz se acha rockstar fodão. A presunção dele é tão irritante quanto a voz.
Humberto Gessinger sempre ironiza quem fala que Engenheiros do Hawaii era rock..kkkkk
Mais o GLM de 1992 é bem fora da curva, quase um CD undregurde de rock progressivo bem conceitual, aquela Canibal Vegetariano devora planta carnivora é uma puta viagem
@@PRS8539 tudo que o eng haw fez antes do 10 mil destinos e aquele fatídico e preguiçoso acustico mtv é muito acima do que foi citado , o glm o minuano o gessinger trio, se é louco pra mim uma das maiores letras nacionais é segunda-feira blues, o foda é q as músicas q ficaram mais mainstream sao as p*nh3tage mesmo kkkkk
@@Lavie-mk7lp, sim, mas to falando da época da formação classica, lógico que mesmo sendo mais pesado o conceito do surfando e dançando e algumas coisas do TR e Minuado é mais pop, eu acho pós GLM melhor comercialmente do que o GLM numa questão de tocar em rádio, considerando o cenário musical dos anos que foram lançados, ou seja Gessinger ainda é bom, tirando o pouca vogal e o acustico NH
@@PRS8539 Humberto Gessinger Trio também acho bem rock'n'roll. Muitos o colocam como um álbum do Engenheiros pós formação original
@@Lavie-mk7lp Segunda-feira Blues I e II é sensacional!!! Uma pena que ele não coloque no setlist.
Prefiro os Lados B do que as músicas mainstream..kkkkk
Sinto muito,mas eu curto esse pop rock e vida que segue🫡
Eu também
Eu também
@@leandromarques6123Tamo junto 🫡
@@renatopereira3463Ainda bem🫡
Eu tbm gosto!! ❤
no fim de tudo, tudo é gosto... quando mais novo tinha muitos preconceitos musicais, hoje em dia vou de Fresno a Metallica sem problema nenhum. É possível ouvir de tudo e ser feliz 😂
Concordo, me divertindo é o que importa!
Rock nacional pode até ser uma punhet@ de p@u mol&, mas tambem tem muita qualidade e até alguns riffs e distorções pesados como em bandas como Plebe Rude, Inocentes, DeFalla, etc. Mas tem os clássicos Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, etc. Todos foram um marco do rock nacional e deixaram seu legado.
Skank e Jota Quest nunca quiseram ser banda de rock. As próprias influências da banda não vem do rock. Charlie Brown Jr. não amenizava na distorção, e suas guitarras "limpas" eram apenas oriundas das influências da surf music. Tem muita banda de rock boa no Brasil. Mas no final o metaleiro médio sempre vai preferir ir no Barzinho curtir aqueles covers de sempre.
E por isso não podem ser criticadas, amigão? Tá tudo bem em achar todas as citadas uma droga e preferir encostar no barzinho com cover e cerveja barata. Cada um no seu quadrado!
@@brunom9472 Podem criticar a vontade.. até pq não sou fã kk, mas basear o rock nacional nessas bandas nd a v. Tem muita banda boa não conhecida. E agora eu não posso criticar os metaleiros chatos que só curtem os covers de sempre? Eu acho zoado. Se vc ama. Seja feliz.
Isso não tem nada a ver com ser "metaleiro médio", isso se chama GOSTO, apenas.
Mano!!! Enquanto algumas bandas brasileiras tocavam: "perdi meu amor...no paraíso"! Bandas como Black Sabbath, já usavam peso nas guitarras e bandas como o Sex Pistols nos ensinavam o que é ter ATITUDE!
Eu confesso que vim assistir o vídeo só pelo título engraçado KAKAKAKAKAKKAKAKAKA
3:45 a musica do governo MULA kkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkk
Eles já sabiam desde os tempos de dante!
Hahaha
@@Caixaveia eu achando que era produzida por IA sobre o taxad, kkkkkk
Kkkkkkkkkk perfeito . Parece escrito pelo taxaad
Colocar O Rappa e Charlie Brown Jr aí foi sacanagem
Verdade
Grande Barda.....assino em baixo tudo que vc falou.....sou ex Roadie do Vírus e realmente a cena nos anos 80 tinha sim muita discussão sobre quem era rock e quem era pop rock.
Vivi intensamente o underground.
Abraço....
Acho muito besta isso de achincalhar o pop rock nacional... Eu curto de Beatles a Dimmu Borgir, e ainda hoje tem dias que paro pra ouvir um Engenheiros do Hawaii. São muitas vertentes, não dá pra ficar fechado numa coisa só.
⚠️Acho que a questão de gosto ainda é oq pega mais. Mas na minha opinião Charlie Brown Jr. foi muuuito mais banda doque todas as demais mostradas/citadas nesse vídeo. As letras podem até ser meio indigestas pra muitos mas a parte instrumental eles eram muito bons na minha opinião, pra quem gosta de rock/guitarra, etc. E hoje o espaço que era deles foi tomado pelo trap entre outros “gêneros”⚠️
Quem reclama das letras é metaleiro sequelado
O Rasta é foda, nunca imaginei que o Barba assistia kkkkk Mas muito bom
As vezes dou uma sacada
Surpresa aqui também
Discutir gosto musical é igual discutir religião e politica!
Rock brasileiro é um subgênero do Funcionalismo Público
kkkkkkkkk
@@cavalobroxa Falta um pouco de povão nesse Rock. Só vi Raul Seixas e Raimundos fazer conexão com o povão.
@@lucianosilva3316 Não nos esquecamos dos Mamonas !
Kkkkkkkkkkkkkk😂😂😂😂
@@90fulyan O grande acerto do Rick Bonadio! Já que a base dos mamonas, o utopia, era uma versão ruim dos Titãs.
Felizmente, na minha infância, meu primo e eu encontramos nas coisas do pai dele, uma fita k7 do Pink Floyd (Dark Side Of The Moon) e outra do Jethro Tull (Crest Of A Knave).
E graças à Deus, o Rock tem feito parte de minha existência terrena. Meu filho de 3 anos, já curte e pede na Alexa pra ouvir Sabbath, Deep Purple, Hendrix, Metallica…
Long Live To Rock!
Do rock nacional eu gosto de :
Charlie brown jr
O Rappa
Capital inicial
Nx zero
Raimundos
Rumbora
Reação em cadeia
Malta
Skank
Scalene
Aurora rules
Titãs
Ponto nulo no céu
Strike
Cali rock
Tihuana
Dead fish
Bottoga
Acústicos e vauvulados
Sea smile
Comunidade nin jitsu
Cpm 22
PLANET HEMP
Project46
Machete bomb
8:23 Bem isso, eu ouvia muito rock nacional quando era moleque, o que me levou a curtir outras bandas.
E hoje eu ainda apresento essas bandas nacionais pra quem não é do rock, é uma forma de começar converter a galera.
o Charlie Brown antes de lançarem o primeiro disco parecia muito o Suicidal Tendencies,tem uma Demo deles dessa época que era igualzinho!..🤣🤣🤣
Sim
Até gosto dos mutantes, mas existia muitas bandas de prog que deveriam ser bem mais reconhecidas.
Problema do Mutantes é que parece uma versão da Tropicália só que psicodélica
@@CaixaveiaRealmente eles tem amizades e contatos com Caetanos, Gil e afins. Mas é uma banda que tem algo que poderia fazer muito mais musicalmente.
O Terço é uma delas.
Escutou os álbuns do Roni Von e da Vanusa? Não pensava que sairia aquelas músicas deles
@@leandro365 A Vanusa foi definitivamente a verdadeira "rainha do rock", não que deteste a Rita Lee, mas musicalmente há uma distância gritante entre as duas.
Discordar como? Lembro uma vez de ouvir aquela cantora Pity falando que existe uma lei no estado da Bahia que praticamente baniu o rock daquele estado. Não sei se essa informação é verdadeira, nunca fui atrás para saber, se alguém já ouviu falar disso deixa aqui nos comentários!
Não duvido! A Bahia não decepciona quando o assunto é decepcionar
Lá é o QG da máfia do dendê 😂
Qualquer lugar tem uns rolês de rock. Pequenos, mas tem
Cara, eu morei oito anos em Salvador, tive banda de rock lá por cinco anos, e nunca ouvi nada sobre isso. Sempre existiu um cenário lá, o problema é que a música baiana - pagode, axé etc. - é muito forte. Mas isso não tem a ver com lei, Estado etc. É uma questão cultural mesmo... A cidade é mais praiana, tem uma cultura de música percussiva que é ancestral e muito valorizada. Rock, em Salvador, pega mais se for com influências de ska, reggae etc., algo mais nessa vibe. E é assim em todo lugar. Goiás, por exemplo, tem um cenário sertanejo forte, por questões culturais. O povo do Estado, que cresceu numa realidade mais rural, de agronegócio e pá, se identifica mais. Deve ter uma cena de rock lá, mas não tem como brigar com a cultura local. Da mesma forma: não existe "lei em Goiás que praticamente baniu o rock do Estado". Isso é história...
Gosto do Caixa veia porque fala a verdade que ninguém fala...😎
Algumas bandas pop dos anos 80 gravaram álbuns bem fora do comercial. Um exemplo é o Erva Doce. Titãs também meteram o pé na jaca com Cabeça Dinossauro, Jesus não tem Dentes, Titanomaquia e Tudo ao Mesmo tempo. Tem o Patife Band, Ira!, Voluntários da Pátria, Plebe Rude.
To ouvindo muito Cavaleiro Dragão esses dias e to gostando muito. Iron Maiden Br kkkk
E tem os tapados que falam que Rita Lee cantava rock............
De butique haha
Uma maconheira velha que não respeitava a Polícia no seu último Show.
Pop rock?
Charlie Brown era mó onda rhcp anos anos80 e 90. muito bom.
Curto nenhum desses aí da foto do vídeo,ñ vem com essa q é pagar pau pra gringo os caras são malas tbm , rock vc tem q escolher mesmo o q gosta não importa se gringo ou br se for bom mesmo.
Carvalho, não conhecia nada desse cenário dos anos 70, enterraram os caras até nas lembranças...
"Cenário semi-ereto do rock" kkkkkkk, essa foi de f*der já me vejo rindo disso sozinho no meio da rua ou no buzão 😂
Charlie Brown Jr é a única banda realmente foda no brasil, a única que conseguiu introduzir um rock brasileiro raiz, sem ser fresco, e playboy.
Concordo!
Nada mais era que uma eterno criança de 30 e poucos anos que achava que a vida era skate e maloqueragem
@@Lorenzzomariano se é frustado, o cara é uma lenda, o maior rockstar brasileiro, ele era original, respeita o legado do cara.
Skate Life 🛹
Pelo amor hein... cada comparação! Jota Quest não é rock. É groove pop. E dentro dessa vertente, são sim muito competentes no que fazem! Grandes músicos.
Babaca é vc! Ninguém comparou nada com nada, seu analfabetismo funcional atrapalhou a sua interpretação!
@@Caixaveia Quanto rancor! Não ofendi ninguém. Fiz um comentário ao fato de colocar Jota Quest no mesmo balaio de Capital, CPM, etc, que obviamente não tem nada a ver. Já vi vários vídeos desse canal, e curti muitos deles, e realmente fiquei surpreso com o tom da resposta que me foi dada. Analfabetismo funcional? Acho que minha história de vida diz que não! Mas obrigado.
Aqui na cidade fazíamos eventos com bandas de garagem, os "roqueiros" quase não ia, os que ia só enchia o saco e consumia nada entrava com bebida escondidos......os agroboy onde tem viola e bebida os caras fazem a festa bem diferente do roqueiros.
O que menos tem.pra agroboy é viola, champz ... E sim, roqueiro é uma raça de arrombados!
Eu como pessoa pobre do interior percebi que em geral o pobre não tem o acesso as bandas underground, mesmo as mainstream, tipo, na minha família mineira de 70 primos, só 3 conhecem o SOAD por exemplo. Além disso até pra tocar instrumento tipo guitarra ou bateria não é barato se vc for pobre.
Os eventos de banda q fui eu sofri preconceito pq não tenho estética de roqueira e tinha àqueles questionamentos se eu sabia até o CPF do guitarrista de banda tal e os caralhos, como eu n tinha acesso fácil a internet n tinha muitas vezes como ouvir uma discografia completa e na minha cidade nem tinha onde comprar CD.
Já nos roles de pagode e sertanejo era churrasco, bebida liberada pra mulher, pessoal tratando a gente bem.
Nisso eu guardei o rock apenas pra ouvir em casa mesmo e parei de frequentar os eventos, galera chata do caralho, pelo menos na minha cidade.
Cara seu falar pra vc que eu não gostava eu tô mentindo, o rock nacional oitentista formou o meu caráter, Titãs, Paralamas, Legião Urbana, Engenheiros do Hawai, Capital Inicial, Rita Lee, Lobão, Ultraje A Rigor, Camisa de Venus essas bandas e cantores me fez feliz pra baralho no começo da minha pré adolescência, agora os anos 90 foi tédio realmente, tirando Raimundos obviamente o resto foi difícil aguentar.
Na época do Rock nacional, eu já tava escutando RDP, Exploited e Black Sabbath kkk
Aí sim salvaram a patria mano, RDP muito foda!
Citou bandas que eu não conheço, vou pesquisar pra ampliar minhas playlists.
E deixo aqui uma banda anos 80 de Metal Brazuca, procurem sobre HARPPIA
🎸🎶 🤘
Opa! Camisa de Vênus, Plebe Rude, até o Raulzito(músicas estranhas), traziam o rock à tona!
Cresci vendo o meu pai ouvindo muitas bandas de rock internacionais,mas o rock brasileiro ele ouve poucas. Entre elas ele curte muito uma banda chamada Uns e Outros.
Essa eu não manjo
Que vergonha, ser do Ceará e não conhecer O Peso mas eu já assisti vários documentários sobre rock da minha terra e nunca eles foram mencionados que falta de respeito. Ainda bem que minha porta de entrada não foi com essas bandas do "Rock nacional" mas sim com Nu Metal e Grunge, pois tínhamos a nossa MTV cearense que era a TV União onde só rolava isso na maioria das vezes dificilmente tinha uma coisa de rock nacional, depois através dela conheci Angra e Iron Maiden daí então foi só para pior. 😂😂😂
O NE de um modo geral, tem altas bandas boas!
outra banda foda daí é o cidadao instigado
@@zejunior456 boa, essa eu conheço.
Caixa veia sempre adicionando sólidas bandas na minha playlist. Hehe. Vlws 👍🏽
Esse roquinho br anos 80 era bem raquítico e feito pra novela da globo. Esses metal br anos 80 também são bem fraquinhos na minha opinião, meio amador demais comparado com o que tinha lá fora.
Nos anos 90 algumas bandas pesadas conseguiram sucesso nas rádios tipo Raimundos, mas são exceções. Depois falam que é complexo de vira-lata mas é uma constatação, aqui pouca coisa se aproveita em termos de rock.
Curto demais o rock mais gosto de música " acho que respeitar o gosto dos outros é mais importante que tudo
Esse trechinho do sertanejo antigo que foi tocado é uma letra ANCAP 😂
Descobrimos os professores de economia do Daniel fraga
Eu sou da década de 70 e cresci ouvindo rock clássico da gringa através da minha mãe e ela tinha um disco do Kiss que me marcou bastante Eu ouvia o rock brasileiro dos anos 80 paralelamente com as bandas de rock gringas que tocavam nas rádios, principalmente as de new wave w hard rock. Mas essas bandas serviram apenas como boca de funil para as bandas de metal que conheci mais tarde. Para mim a importância do rock brasileiro é essa, introduzir jovens a bandas mais pesadas e importantes depois como Raimundos, Sepultura, etc...
365 e o clássico "São Paulo" é foda demais.
A questão é que cada país possui sua cultura e isso leva a diferentes estilos para um gênero musical. Cada banda com suas referências… há muito rock em bandas que cantam calmo, afinal, rock não é só gritaria e loucura… é bom entender os aspectos nacionais tbm… afinal, tivemos uma ditadura. Duas, se contar com a Polaca de Vargas.
mano, essas bandas de faustão ninguém merece.
Que bom que a Verdade não é absoluta e sim relativa; tudo depende do ponto de vista !!!
O Rappa é daora demais pow, os caras inovavam mt no som deles e a mixagem das musicas é mt bem feita
O Rock como o Samba tem várias vertentes cada uma agrada a um determinado público específico ou ambas agrada a todos.Música é música
Grande Barba!! Sou um entusiasta do caixa tv. Melhor quadro do caixa véia!!
Pior que comecei gostar de rock através do pop rock 😂
Aos poucos o Barba ta se tornando um Regis Tadeu kkkkkkkkkkkkk
Ué, só pode abrir a boca pra falar bem e afagar seu ego?
KKKKKKKK Por mais Régis Tadeus. são necessários.
Por que Regis Tadeu? Explica isso.
Ah o Regis Tadeu e legal 😂
@@Caixaveia Sua resposta mostra que ele tá certo kkkk
Comparando com o que se toca nas rádios hoje em dia, o pop rock é uma maravilha, acredito que muita música boa é feita hoje, mas a mídia só divulga as ruins, as vezes quando estou ouvindo as músicas que gosto fico pensando, por que não vejo músicas novas com belas melodias, riffs e solos como as belas canções dos anos 90 para trás? É provável que associe aquele tempo bom as músicas, e o sentimento que tenhos ouvindo não se repetirá, pois acaba não sendo apenas sons, mas sim as lembranças e sentimentos que só tenho ou sinto com as músicas do passado.
Celso blues boy era fodão, o cara foi o blueseiro brasuca mais reconhecido la fora, o próprio BB King gravou com o cara.
O bom rock não procura agradar a grande mídia
Literalmente o "rock" que todo pagodeiro ouve, qualquer festa na laje intercala pagode, funk e o dito rock nacional.
Vai me surpreender o dia que tocarem judas priest, digo o mesmo do sambô, duvido criarem uma versão de sucesso de alguma musica do Testament.
Se Eagles que é leve só toca "hotel Califórnia" imagina Judas Priest kkkkk
Aí já é pra gosta de descer pro inferno né , sem curva
Aeee concordo com a matéria… fui baterista do centúrias, gravei o sp metal e vi todo esse movimento do pop se desenvolver, paralelo ao nosso movimento do rock pesado , mas o investimento maciço das grandes gravadoras .. nos sufocou.
Lembro quando ouvi pela primeira vez mamonas, nem sabia o que era rock, mas nunca tinha ouvido aquele som de guitarra, fiquei maravilhado kk
Começou bem hein. 😂
Porra Barba, obrigado por esse vídeo, ver alguém falando de Made In Brazil e Salário Mínimo aqui no UA-cam é sensacional e altamente necessário lml
A sorte é que o Dr. Sin escapou das mãos das rádios!
Amo Dr.Sin
Dr Sin, hard rock de qualidade!
Curtia mto. Por onde andam??
@@BrunoCampos0122ano passado o Dr. Sin fizeram um acústico
Uma coisa eu aprendi na vida. Cada pessoa tem seu gosto e sua verdade. Ainda bem que a vida não é só Rock. E ainda bem que o Rock não é só uma vida. A vida segue por diversos caminhos e temos o Rock dos Beatles, Led Zeppelin, Pink Floyd, Sex Pistols, Stones, Legião, Titãs, Mutantes, Sepultura...e até do cara que faz som ali no barzinho da esquina esperando um dia fazer sucesso.
O Pholas também era uma ótima banda do rock nacional.
Só vou assistir a noite mas já vale o like pelo título. Alguém precisava falar disso.
Dos anos 1970, além dos Mutantes, eu gosto de Secos e Molhados, 14 Bis e A cor do som.
Eu ein...cada um ouve o que quer. Mas realmente, "o peso" é muito foda!
Tenho o vinil do Bacamarte, o Depois do Fim. Instrumental de primeiríssima e Jane Duboc arrasando nos vocais.
Na véspera do show do Reação em Cadeia na minha cidade, Venho em encarecidamente pedir um vídeo sobre o cenário Pop Rock lengalenga do Sul haha
Já tem
@@Caixaveia opaaa vou procurar aqui
O Rick Bonadio acha que os Mamonas só estouraram por causa dele. Só faltou ele falar que inventou os Mamonas.
Barba, tenho 43 anos e esse seu video é o UNICO que expressa minha opinião ORIGINAL sobre o rock nacional dos anos 80 e 90.
Eu gosto do Rasta e desse programa dele.
Rapaz... Amei esse vídeo... Pra remeter aos 80, vc tem muita cultura pra cuspir nessa estrutura...
Esses rocks dos anos 70 eram bons hein nem sabia q existiam ❤
Desde que me conheço por gente eu adoro, amo e venero música!
Já passei por todos os estágios progressivos possíveis da música,
em todos os gêneros e estilos - sempre filtrando o que, de fato,
me agradava. Isto tudo, é claro, lá nos primórdios auditivos,
onde a música sertaneja fazia despertar um conhecimento
refinado de tudo daquilo que era absorvido intelectualmente.
Os "Gargantas de Ouro" (só para os mais velhos (!) 😅)
servem de exemplo, respectivamente, entre outros.
Na mesma passada, a música gaúcha, com seu vanerão, milonga, etc,
ia entrando na bagagem; grupos como Os Serranos, Os Monarcas,
Jayme Caetano Braun, chamavam atenção pela excelente musicalidade
e engenhosidade apurada na letras.
Enfim, depois veio todas as demais fases que a maioria de nós todos
vivenciamos paulatina e contemporaneamente.
Evidente que isto tudo só poderia desaguar no mar do Rock,
pois, o encanto pelas melodias não teria outro ápice senão em tal.
Em suma: o Heavy Metal Europeu se transformou em minha predileção
musical; não obstante, sempre continuei a escutar tudo que um dia
me agradou, ainda que esporadicamente.
Vez por outra, é muito bom os recuerdos da infância e adolescência...
E, sim, quase todos os grupos listados no vídeo têm uma ou outra música
que faz parte do meu repertório "psiquicomusical", por assim dizer.
Seja como for, eu não digo que gosto disso ou daquilo,
apenas tenho uma regra: eu gosto de música boa!
E não interessa quem é o maestro, seja este deus ou o diabo.
✌😇🙏 🤘👹👍 👈😂🤣🤣😅
Eu Gosto muito de rock nacional,mas eu não acho que poderia ser considerado rockKKKKKLLLKJK
Inclusive o mais perto de rock é só sepultura e sarcófago etc
Isso se ignorar o underground, claro
e os Raimundos
@@magelajojos3849 odeio💀 KKKKKKKKKKKKK e Los hermanos misericórdia
Pop rock, ué? Rock não é só peso e distorção.
@@LucasSilva-m7r7m Exatamente, o cara ali encima citou bandas de metal, não rock.
Atualmente não existe mais esse lance de gravadora segurar um artista e falar que sabe o que o público quer, tem alguns artistas independentes que conseguem fazer o som em casa através de um computador e lançar na internet
Ex: existe sim essa parcela de empresários que gereciam artistas de qual música vai na rádio ou fica de fora de cada plataforma de streaming, porém, observo aos poucos que isso tá mudando conforme ao tempo
Desde o artista fazer sua própria música e lançar, enquanto o empresário só fica na contabilidade, eventos e shows sem interferir na criatividade
Charlie Brown e Skank eu ate acho legal. Já o resto eu não curto, eu literalmente não fui de graça em detonautas do lado de casa e rasguei ingresso pra capital inicial
"Máfia de Dendê"!!!
SEN.SA.CIO.NAALL!!!!🤣🤣
Calma que o Nando Reis vai lançar um "projeto grandioso" com participações de Pearl Jam, Nirvana, R.E.M. e Guns N’ Roses. 🤣
Hahahahahahahahaha pqp
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Vou ser bem polêmica, gosto das músicas do Titãs por causa do Nando Reis, considero ele um excelente letrista, as vezes bastante subestimado, agora espero que essa bagaça que ele tá fazendo fique boa 😅